Capítulo 9 Amplificador Operacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 9 Amplificador Operacional"

Transcrição

1 Capítulo 9 Amplificador Operacional Considerações Gerais Amplificadores operacionais fazem parte de várias implementações analógicas e mistas. O projeto de um amplificador operacional ainda é um desafio devido as restrições que ocorrem de tensão de alimentação e de dimensões dos comprimentos de canais, que diminuem a cada tecnologia. Em termos de projetos de circuitos integrados, o projeto de um amplificador operacional enfatiza as característica desejadas em cada projeto, ou seja dependendo da aplicação busca-se uma topologia que a satisfaça. A seguir serão definidos os parâmetros mais importantes que definem as características do amplificador operacional considerando como um caso típico o circuito cascode diferencial mostrado na Fig. 1

2 As tensões Vb1, Vb2 e Vb3 são geradas por circuitos de polarização implementados com espelhos de corrente.

3 Ganho O ganho de malha aberta de um amplificador operacional determina a precisão do sistema de realimentação que emprega o amplificador operacional. O ganho pode variar de 1 a em amplificadores operacionais utilizando tecnologia CMOS. Existem compromissos entre o ganho e a velocidade e também a excursão de saída permitida. Para determinação do ganho necessário a um amplificador operacional, considere o seguinte exemplo. Exemplo 1. Considere o circuito da Fig. 2 projetado para possuir um ganho nominal de 10, i.e. 1+R1/R2=10. Determine o valor mínimo do ganho A1 de malha aberta do amplificador operacional para um erro de ganho menor que 1%.

4 Solução: O ganho de malha fechada pode ser obtido usando a teoria apresentada no capítulo 8 obtendo-se Considerando que A1>>10, pode-se aproximar a equação anterior por O termo (R1+R2)/(R2A1)=(1+R2/R2)/A1 representa o erro do ganho relativo. Para encontrar um erro menor que 1%, é necessário que A1>1000.

5 Largura de Banda a Pequenos Sinais O comportamento em altas frequências do amplificador operacional é importante em muitas aplicações. Este comportamento é caracterizado pela resposta em frequência do amplificador operacional, mostrada de forma esquemática na Fig. 9.4 onde a largura de banda a pequenos sinais é definida como sendo a frequência de ganho unitário fu, que excede 1GHz em processos CMOS atuais. A frequência de corte f3-db pode também ser especificada para predição da resposta em frequência em malha fechada.

6 Exemplo 2: Considere que o circuito da Fig. 9.5, assuma que o amplificador operacional seja um amplificador de tensão com um polo simples. Se Vin é um degrau de pequena amplitude calcule o tempo requerido para a tensão de saída atingir 1% do seu valor final. Qual a largura de banda de ganho unitário que o amplificador precisa ter se 1+R1/R2 10 e o seu tempo de acomodação (settling time) tenha que ser menor que 5ns? Por simplicidade assuma que o ganho em baixas frequências seja muito maior que a unidade.

7 Solução Desde de que tem-se que Para um sistema com um polo, A(s)=Ao/(1+s/ o), sendo o a largura de banda de 3 db e AoX o largura de banda de ganho unitário. Assim

8 Indicando que o amplificador em malha fechada é também um sistema com um polo com uma constante de tempo igual a sabendo que a quantidade R2Ao/(R1+R2) é o ganho de malha em baixas frequências e usualmente muito maior que a unidade, tem-se A resposta ao degrau na saída para Vin=au(t) pode ser expressada como com o valor final VF a(1+r1/r2). Para um tempo de acomodação de 1%, Vout=0.99VF e logo para assegurar t1%= ln Para acomodação de 1% de 5ns, 1.09ns e Ao o=(1+r1/r2)/ =9,21Grad/s (1,47 GHz).

9 Largura de Banda para Grandes Sinais Para aplicações onde o sinal de entrada opera com grandes variações o comportamento do amplificador torna-se não-linear de difícil modelamento e que necessita de simulação cuidadosa. Excursão de Saída Necessidade de grandes excursões na saída do amplificadores operacionais causa compromissos entre dimensões dos componentes, corrente de polarização e velocidade. Esta necessidade leva a configurações de amplificadores completamente diferenciais, a ser verificada mais adiante, e também é um dos principais desafios no projeto de amplificadores operacionais mais atuais. Linearidade Os amplificadores operacionais em malha fechada sofrem de substancial não-linearidade devido as características dos dispositivos. Estas não-linearidades são diminuídas através do uso de configurações completamente diferenciais e através de realimentação negativa.

10 Amplificador Operacional de um Estágio Todos os amplificadores diferenciais estudados anteriormente podem ser considerados como um amplificadores operacionais. Na Fig. 9.6 são mostrados duas configurações, uma com entrada diferencial e saída simples e outra com entrada diferencial e saída diferencial. Ambas possuem ganho em baixas freqüências dada por gmn(ron//rop), onde N e P denotam os transistores NMOS e PMOS respectivamente. A largura de banda é definida pela capacitância CL. O ruído destas configurações são determinadas pelos transistores M1-M4.

11 Para obter alto ganho, as topologias cascode podem ser utilizadas. O ganho destas estruturas é dado por gmn[(gmn ron 2 )//(gmp rop 2 )]. Este ganho é obtido a custa de diminuição na excursão de saída e polos adicionais.

12 Outra desvantagem desta configuração é a sua dificuldade em implementar um seguidor de tensão Sobre que condições M2 e M4 estarão na saturação? Deve-se ter Vout<Vx+VTH2 e Vout>Vb- VTH4. Desde que Vx=Vb-VGS4, Vb- VTH4<Vout< Vb-VGS4+ VTH2. Assim Vmax-Vmin= VTH4-(VGS4- VTH2), ou seja a faixa permitida será sempre menor que VTH4.

13 Visando minimizar os problemas da configuração do amplificador operacional cascode, pode-se utilizar a configuração denominada folded cascode. A configuração básica é mostrada na Fig. 11

14 Pode-se explorar este circuito para implementação de pares diferenciais e de amplificadores operacionais, como mostra a Fig Há diferenças entre estas duas configurações com respeito a corrente de polarização, sinais de modo comum e tensão máxima de excursão na saída.

15 Para determinação do ganho deste amplificador considere o circuito da Fig

16 Para determinação deste ganho utiliza-se o conceito de partir o circuito em duas metades como mostra a Fig Obtendo-se o ganho dado por

17 Em relação ao polo dominante a configuração folding cascode possui uma largura de banda menor. Da Fig O circuito completo do amplificador operacional folding cascode é mostrado na Fig. 9.16

18 O amplificadores operacionais cascode telescópico ou dobrado (folded) podem também ser projetados para ter uma saída simples, como mostra a Fig.9.18.

19 Amplificador Operacional de 2 Estágios Os amplificadores operacionais de um estágio possuem seu ganho determinado pela transcondutância do transistor de entrada e pela impedância vista no seu terminal de saída. Em algumas aplicações os ganhos obtidos não são suficientes com as limitações de excursão de saída permitida. Em tais casos é conveniente utilizar amplificadores operacionais de dois estágios, que possui esquematicamente a forma mostrada na Fig. 9.20

20 A Fig mostra um exemplo simples de um amplificador operacional de dois estágios. Esta configuração possui no primeiro estágio, amplificador diferencial ganho dado por gm1,2(r01,2)//ro3,4) e no segundo estágio, amplificador fonte comum, gm5,6(r05,6)//ro7,8). O ganho total é comparável ao obtido pela configuração cascode e a excursão de saída de Vout1 e Vout2 é igual a VDD- VOD5,6 -VOD7,8.

21 Para obter ganhos maiores o primeiro estágio pode incorporar componentes cascode como mostra a Fig O ganho deste amplificador operacional é dado por

22 Os amplificadores de dois estágios podem também providenciar uma saída simples como mostra a Fig Para o aumento do ganho pode-se colocar em cascata mais estágios? Como será visto posteriormente, cada estágio introduz um polo na função de transferência de malha aberta, tornando difícil manter a estabilidade do sistema com realimentação quando se utiliza de amplificadores com mais de dois estágios. Portanto o projeto de amplificadores com mais de dois estágios não é muito comum.

23

24 Ganho Estimulado Nas configurações cascode e folded cascode, para aumentar o ganho procurou-se maximizar a impedância de saída, e para isso foram adicionados componentes cascode. A idéia do ganho estimulado é aumentar a impedância de saída sem a necessidade de componentes cascode. Esta ideia baseia-se no uso de realimentação como ilustra a Fig Este circuito possui uma resistência de saída dada por

25 Desde que em operação a pequenos sinais Vb é considerado zero, o circuito pode ser simplificado como mostra a Fig. 9.25(a) e implementado de acordo com a Fig. 9.25(b) e incorporado a um amplificador Fig. 9.25(c). O ganho deste amplificador é igual a A v gm1(g m2ro2ro1 )(gm3ro 3) Antes de incorporar esta técnica ao amplificador operacional, vamos examinar a excursão da tensão de saída. Vout= VOD2+VX =VOD2+VGS3, que comparado a configuração cascode é maior, desta forma limita a excursão de saída.

26 Aplicando esta técnica ao estágio diferencial cascode obtêm-se a Fig Verifica-se neste circuito que a tensão mínima no dreno de M3 é dada por VOD3+VGS5+VISS2, sendo que na configuração cascode esta tensão é mais baixa por um valor de VTH.

27 Pode-se também utilizar um circuito folded cascode como amplificador auxiliar, como mostra a Fig

28 O cascode regulado pode também ser utilizado para incrementar a carga do amplificador cascode. A Fig mostra como seria o circuito obtido para o cascode comum e para o folded cascode.

29 Comparação entre as Configurações A Tabela 1 apresenta uma comparação entre as diversas configurações apresentadas.

30 Realimentação de Modo Comum Os amplificadores completamente diferenciais possuem grandes vantagens com relação a excursão de saída, ganho e velocidade, no entanto eles requerem realimentação de modo comum (CMFB) que será vista com detalhes nesta seção. Para compreender a necessidade da CMFB considere o circuito mostrado na Fig Neste circuito o modo comum da entrada e da saída é limitado por VDD-ISSRD/2

31 Suponha agora que os resistores de carga sejam substituídos por fontes de correntes PMOS para aumentar o ganho de tensão, como mostra a Fig. 9.31(a) Neste circuito qual o nível de modo comum dos nós X e Y? O nível de modo comum depende de quão próximo ID3 e ID4 estão de ISS/2. Se eles forem diferente deste valor eles pode levar os transistores para região triodo. O sinal de modo comum em amplificadores com alto ganho é muito sensível as variações dos dispositivos. Assim um malha de realimentação de modo comum precisa ser adicionada para sentir o sinal de modo comum e estabilizá-lo.

32 Esquematicamente a malha atua da forma mostrada na Fig Uma proposta de implementação é mostrada na Fig Esta configuração possui o inconveniente de que os resistores precisam ser maiores que a impedância de saída para não atuarem como carga.

33 Para eliminar o efeito de carga utiliza-se seguidores de tensão entre a saída e o resistor correspondente. Um problema que pode ocorrer neste circuito é detalhado na Fig Se a tensão na fonte de M8 é maior que a de M7 haverá uma corrente fluindo Ix (Vout2- Vout1)/(R1+R2). I1=Ix+ID7. Se R1+R2 ou I1 não forem suficientemente grandes ID7 pode ir a zero e o circuito não atuará.

34 Outro tipo de circuito CMFB é mostrado na Fig Neste circuito os transistores M7 e M8 atuam na região triodo como resistência entre o ponto P e o terra sendo dado por

35 Para o estudo das técnicas de comparação do nível de modo comum com uma referência para retorno da malha de polarização do amplificador operacional, veja a Fig. 9.39

36 Outra possibilidade é mostrada na Fig. 9.40

37 E utilizando o esquema de obter a comparação utilizando os transistores na região triodo? Ele pode ser utilizado na forma mostrada na Fig Assumindo que ID9=ID10=ID tendo Vb-VGS5=2ID(Ron7//Ron8) Isto é O nível CM pode ser obtido notando que

38 A malha CMFB da Fig possui várias desvantagens. Primeiro, o valor do nível CM na saída é função dos parâmetros dos dispositivos. Segundo, a queda de tensão sobre Ron7//Ron8 limita a excursão da tensão de saída. Terceiro, para minimizar isto, os transistores M7 e M8 são de grande geometria o que introduz capacitâncias na saída. A segunda desvantagem pode ser minimizada com o circuito mostrado na Fig Este circuito possui uma tensão de modo comum na saída dependente de Vb. Para minimizar este efeito utiliza-se a seguinte topologia

39 No circuito da Fig. 9.44, procura-se fazer com que ID9 siga I1 e VREF.

40 A Fig mostra uma topologia em que o efeito de modulação de comprimento de canal é minimizado em relação ao circuito da Fig. 9.44

41 Outras possibilidades de topologias para a realimentação de modo comum são mostradas na Fig São topologias mais simples mas possuem ganhos de tensão mais baixos. É importante salientar que amplificadores de dois estágios completamente diferenciais necessitam de duas malhas de realimentação de modo comum, um para cada estágio de saída

42 Limitações na Faixa de Entrada Ao amplificadores operacionais possuem também limitações na sua faixa de entrada. Normalmente o sinal de entrada de modo diferencial são pequenos, mas o nível de entrada de modo comum pode necessitar variações sobre uma grande faixa em determinadas aplicações. Considere o estágio buffer da Fig Neste caso Vin,min Vout,min=VGS1,2+VISS. Se a tensão de entrada cai abaixo deste mínimo, o transistor que gera ISS entra na região triodo e diminui a corrente de polarização e diminuindo a transcondutância.

43 Um forma de evitar este problema é incorporar dois pares diferenciais na entrada do circuito: um NMOS e um PMOS, como mostra a Fig Resultando em uma variação da transcondutância em relação ao nível de tensão de entrada de modo comum dada pela Fig. 9.49

44 Slew Rate (Taxa de Subida) Os amplificadores operacionais exibem o comportamento a grandes sinais chamado de taxa de subida. Analisando a carga de um capacitor (sistema linear) mostrado na Fig Neste circuito a variação do sinal de saída depende da amplitude do sinal de entrada, sendo regida pela seguinte equação

45 Em um amplificador operacional quando a amplitude da entrada aumenta a inclinação aproxima-se de uma reta como mostra a Fig Em um amplificador operacional tem-se

46

47 O comportamento do amplificador operacional pode ser resumido através da Fig e 9.55

48 Considerando o amplificador operacional cascode telescópico mostrado na Fig Quando uma entrada diferencial é aplicada, M1 ou M2 são abertos reduzindo ao circuito da Fig. 9.57(b). Assim Vout1 e Vout2 são rampas com inclinação dada por ISS/(2CL) e consequentemente Vout1-Vout2 possui uma inclinação dada por ISS/CL.

49 Analisando também o comportamento do amplificador operacional folded cascode mostrado na Fig com saída simples.

50 Rejeição a Variação da Tensão de Alimentação (PSRR) Como outros circuitos analógicos, os amplificadores operacionais sofrem influências das variações da tensão de alimentação. Um fator importante é saber como variações na tensão de alimentação afetam o sinal na saída de um amplificador operacional. Considere o circuito da Fig Definindo-se como o fator de rejeição da variação da fonte de tensão (PSRR) como sendo a razão do ganho de tensão da saída pela entrada e o ganho de tensão entre a saída e a tensão de alimentação tem-se

51 Ruído em Amplificadores Operacionais Pode-se estender a análise do comportamento de ruído feita anteriormente para o amplificador operacional, como mostra a Fig Considerando que os dispositivos cascode gerarão ruídos desprezíveis, pode-se calcular o ruído total do amplificador operacional cascode telescópico como sendo

Capítulo 10 Estabilidade e Compensação. em Freqüência. que possui a seguinte função de transferência. Considerações Gerais

Capítulo 10 Estabilidade e Compensação. em Freqüência. que possui a seguinte função de transferência. Considerações Gerais Capítulo 10 Estabilidade e Compensação Considerações Gerais em Freqüência A realimentação que é largamente utilizada por trazer diversas vantagens como as mostradas no capítulo 8, no entanto causa problemas

Leia mais

Ruído. Aula 11 Prof. Nobuo Oki

Ruído. Aula 11 Prof. Nobuo Oki Ruído Aula 11 Prof. Nobuo Oki Considerações Gerais Ruído O ruído limita o nível mínimo do sinal que um circuito pode processar com uma qualidade aceitável. O problema do ruído relaciona-se com a potência

Leia mais

Capítulo 2. Espelhos de Corrente. 2.1 Espelho de Corrente em Inversão Forte, na Configuração Cascode

Capítulo 2. Espelhos de Corrente. 2.1 Espelho de Corrente em Inversão Forte, na Configuração Cascode 50 Espelhos de Corrente Capítulo Os espelhos de corrente são elementos fundamentais nos circuitos integrados CMOS. Através deles, é possível realizar cópias muito precisas de uma corrente de referência,

Leia mais

Capítulo 11 Referência Bandgap

Capítulo 11 Referência Bandgap Capítulo 11 Referência Bandgap Introdução Os circuitos analógicos se utilizam de fontes de correntes e de tensões de referências de forma extensiva. Tais referências são sinais cc que exibem pouca dependência

Leia mais

O MOSFET como Amplificador. ENG04055 Concepção de CI Analógicos Eric Fabris

O MOSFET como Amplificador. ENG04055 Concepção de CI Analógicos Eric Fabris O MOSFET como Amplificador Amplificador Básico Amplificador Fonte Comum Topologia Básica Representação Gráfica da Reta de Carga eterminação da Curva de Transferência v i i O v S f ( v f ( v V GS GS R )

Leia mais

Amplificadores Diferenciais. Aula 8 Prof. Nobuo Oki

Amplificadores Diferenciais. Aula 8 Prof. Nobuo Oki Amplificadores Diferenciais Aula 8 Prof. Nobuo Oki Vantagens dos Amplificadores Diferenciais (1) O amplificadores diferenciais possuem as seguintes vantagens: 1. Circuitos diferenciais possuem maior imunidade

Leia mais

Amplificador Operacional OTA Miller

Amplificador Operacional OTA Miller Amplificador de 2 Estágios Amplificador Operacional OTA Miller O que é um Amplificador Operacional? O OPAMP é um amplificador de alto ganho, acoplado em DC projetado para operar em realimentação negativa

Leia mais

Amplificadores Cascode. Aula 7 Prof. Nobuo Oki

Amplificadores Cascode. Aula 7 Prof. Nobuo Oki Amplificadores Cascode Aula 7 Prof. Nobuo Oki Amplificador Cascode Simples(1) Serão consideradas diferentes topologias do amplificador cascode, incluindo 1. Amplificador cascode simples 2. Amplificador

Leia mais

Espelhos e Fontes de Correntes. Aula 9 Prof. Nobuo Oki

Espelhos e Fontes de Correntes. Aula 9 Prof. Nobuo Oki Espelhos e Fontes de Correntes Aula 9 Prof. Nobuo Oki Espelhos e Fontes de Correntes (1) As fonte e espelhos de correntes são bastante usadas em circuitos integrados analógicos. Eles podem trabalhar como

Leia mais

Capítulo 8 Realimentação

Capítulo 8 Realimentação Capítulo 8 Realimentação Considerações Gerais A Fig. 1 mostra o sistema com realimentação negativa, onde H(s) e G(s) são chamados de malha direta e de realimentação, respectivamente. Fig. 1. Malha de Realimentação

Leia mais

Amplificadores de Estágio Simples (1) Aula 5 Prof. Nobuo Oki

Amplificadores de Estágio Simples (1) Aula 5 Prof. Nobuo Oki Amplificadores de Estágio Simples (1) Aula 5 Prof. Nobuo Oki Estágio Amplificadores Simples (1) Estágio Amplificadores Simples (2) Conceitos Básicos (1) Conceitos de grande e pequenos sinais : Quando x

Leia mais

V in (+) V in (-) V O

V in (+) V in (-) V O CAPÍTULO III INTRODUÇÃO AOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Introdução aos OPAMPS I - Introdução : Os amplificadores operacionais são dispositivos aplicados à eletrônica analógica. É o dispositivo de maior

Leia mais

Microeletrônica. Prof. Fernando Massa Fernandes. Aula 18. Sala 5017 E.

Microeletrônica. Prof. Fernando Massa Fernandes. Aula 18. Sala 5017 E. Microeletrônica Aula 18 Prof. Fernando Massa Fernandes Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br https://www.fermassa.com/microeletronica.php 2 Resistores, capacitores e Cap. 5 MOSFETs Já vimos todas as camadas

Leia mais

Amplificadores de Múltiplos Estágios

Amplificadores de Múltiplos Estágios Universidade do Estado de Santa Catarina CCT Centro de Ciências Tecnológicas Amplificadores de Múltiplos Estágios Acadêmicos: Chrystian Lenon Remes Fernando Raul Esteche Pedrozo Gilmar Nieckarz Hallan

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 09 Amplificador Operacional: Características Buffer Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 AMPLIFICADORES OPERACIONAIS É um amplificador

Leia mais

ELETRÔNICA II. Aula 09 CONFIGURAÇÕES COMPOSTAS PAR DIFERENCIAL. Claretiano 2015 Mecatrônica Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

ELETRÔNICA II. Aula 09 CONFIGURAÇÕES COMPOSTAS PAR DIFERENCIAL. Claretiano 2015 Mecatrônica Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino ELETRÔNICA II Aula 09 CONFIGURAÇÕES COMPOSTAS PAR DIFERENCIAL Claretiano 2015 Mecatrônica Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino CONFIGURAÇÕES COMPOSTAS Conexão em cascata Conexão cascode Conexão Darlington

Leia mais

Eletrônica II. Germano Maioli Penello. II _ html.

Eletrônica II. Germano Maioli Penello.  II _ html. Eletrônica II Germano Maioli Penello gpenello@gmail.com http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/eletronica II _ 2015-1.html Aula 07 1 Resumo da aula passada 2 Modelo de circuito equivalente para pequenos sinais

Leia mais

Realimentação. gerados tanto por os componentes do circuito como interferências externas. (continua) p. 2/2

Realimentação. gerados tanto por os componentes do circuito como interferências externas. (continua) p. 2/2 p. 1/2 Resumo Realimentação Dessensibilização do Ganho Extensão de Largura de Banda Redução de Ruído Redução de Distorção não Linear As quatro tipologias básicas Amplificadores de Tensão Amplificadores

Leia mais

V in (+) V in (-) V O

V in (+) V in (-) V O CAPÍTULO III INTRODUÇÃO AOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Introdução aos OPAMPS I - Introdução : Os amplificadores operacionais são dispositivos aplicados à eletrônica analógica. É o dispositivo de maior

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino CONFIGURAÇÕES COMPOSTAS COM

Leia mais

28/10/2010 IFBA. CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE. Vitória da Conquista, 2010.

28/10/2010 IFBA. CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE. Vitória da Conquista, 2010. IFBA CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE Vitória da Conquista, 2010 2 a Parte Introdução Amplificador Operacional 1 Amp-Ops A maioria são dispositivos de

Leia mais

Microeletrônica. Prof. Fernando Massa Fernandes. https://www.fermassa.com/microeletrônica.php. Sala 5017 E

Microeletrônica. Prof. Fernando Massa Fernandes. https://www.fermassa.com/microeletrônica.php. Sala 5017 E Microeletrônica Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microeletrônica.php Sala 5017 E fermassa@lee.uerj.br http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/microeletronica_2016-2.html (Prof. Germano

Leia mais

Eletrônica II. Germano Maioli Penello. II _ html.

Eletrônica II. Germano Maioli Penello.  II _ html. Eletrônica II Germano Maioli Penello gpenello@gmail.com http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/eletronica II _ 2015-1.html Aula 04 1 Revisão aula passada É comum ter situações temos um sinal de baixa intensidade

Leia mais

1ª Questão (1,0 ponto)

1ª Questão (1,0 ponto) 1ª Questão (1,0 ponto) Um procedimento importante para a análise e utilização de circuitos usando amplificador operacional é a análise nodal usando transformada de Laplace. Esta questão tratará deste procedimento.

Leia mais

Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o

Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o Fig. 1 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-baixo (um polo em s=ω o ). 0 Fig. 2 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-alto (um zero em s=0 e

Leia mais

IFBA. CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE. Vitória da Conquista

IFBA. CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE. Vitória da Conquista IFBA 1 a Parte CELET Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica Professor: Edvaldo Moraes Ruas, EE Vitória da Conquista - 2009 JFET s - estrutura e símbolo Transistor de junção por efeito de campo (Junction

Leia mais

Exercícios Sedra Ed. 3

Exercícios Sedra Ed. 3 Exercícios Sedra Ed. 3 D.8.66 Um amplificador com múltiplos pólos, sendo o primeiro em 2 MHz, e ganho em malha aberta, em DC, de 80 db deve ser compensado para em ganho unitário em malha fechada, pela

Leia mais

Capítulo 5 e 6 - Transistor Efeito de Campo FET e Polarização do FET

Capítulo 5 e 6 - Transistor Efeito de Campo FET e Polarização do FET Capítulo 5 e 6 - Transistor Efeito de Campo FET e Polarização do FET Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva Introdução Os TBJ s são dispositivos controlados por corrente, isto é, I C é controlada por I

Leia mais

Microeletrônica. Aula 18. Prof. Fernando Massa Fernandes. Sala 5017 E.

Microeletrônica. Aula 18. Prof. Fernando Massa Fernandes. Sala 5017 E. Microeletrônica Aula 18 Prof. Fernando Massa Fernandes Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br https://www.fermassa.com/microeletronica.php http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/microeletronica_2016-2.html

Leia mais

Microeletrônica. Aula 18. Prof. Fernando Massa Fernandes. Sala 5017 E.

Microeletrônica. Aula 18. Prof. Fernando Massa Fernandes. Sala 5017 E. Microeletrônica Aula 18 Prof. Fernando Massa Fernandes Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br https://www.fermassa.com/microeletronica.php http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/microeletronica_2016-2.html

Leia mais

Transistor. Este dispositivo de controle de corrente recebeu o nome de transistor.

Transistor. Este dispositivo de controle de corrente recebeu o nome de transistor. Transistor Em 1947, John Bardeen e Walter Brattain, sob a supervisão de William Shockley no AT&T Bell Labs, demonstraram que uma corrente fluindo no sentido de polaridade direta sobre uma junção semicondutora

Leia mais

Amplificadores de Estágio Simples (2) Aula 6 Prof. Nobuo Oki

Amplificadores de Estágio Simples (2) Aula 6 Prof. Nobuo Oki Amplificadores de Estágio Simples (2) Aula 6 Prof. Nobuo Oki Cálculos das Impedâncias de Entrada e de Saída a Pequenos Sinais (1) Como calcular as impedâncias (ou admitâncias) de entrada e de saída de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Prof: Marcos Lajovic Carneiro Aluno (a): Sistemas de Controle I

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Prof: Marcos Lajovic Carneiro Aluno (a): Sistemas de Controle I Pontifícia Universidade Católica de Goiás Projeto de Escola de Engenharia ENG 3502 Controle de Processos Controle I Prof: Marcos Lajovic Carneiro Aluno (a): Sistemas de Controle I Estudo de Caso Antena

Leia mais

AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

AMPLIFICADORES OPERACIONAIS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS OBJETIVOS: Analisar o funcionamento de um amplificador operacional e seus principais parâmetros. INTRODUÇÃO TEÓRICA O nome amplificador operacional (também denominado op-amp)

Leia mais

PROJETO DE AVALIAÇÃO - P1

PROJETO DE AVALIAÇÃO - P1 PROJETO DE AVALIAÇÃO - P1 COE710 - Projeto Físico e Fabricação de Circuitos Integrados Prof.: Carlos Fernando Teodósio Soares 2018/3 Resumo Este documento tem como finalidade apresentar as especificações

Leia mais

Circuitos Elétricos Ativos, análise via transformada de Laplace

Circuitos Elétricos Ativos, análise via transformada de Laplace Circuitos Elétricos Ativos, análise via transformada de Laplace Carlos Eduardo de Brito Novaes carlosnov@gmail.com 8 de maio de 0 Introdução Utilizando a transformada de Laplace, a modelagem dinâmica de

Leia mais

VCC M4. V sa VEE. circuito 2 circuito 3

VCC M4. V sa VEE. circuito 2 circuito 3 ES238 Eletrônica Geral I ř semestre de 2006 09/out/2006 SEGUNDA CHAMADA Para os transistores bipolares presentes, considere que I sat = 0 2 A, V T = 25mV e β = 00.. Obtenha o ganho de tensão M7 v en v

Leia mais

Introdução sobre Pares Diferenciais (Bipolares e MOS)

Introdução sobre Pares Diferenciais (Bipolares e MOS) p. 1/1 Resumo Introdução sobre Pares Diferenciais (Bipolares e MOS) Par Diferencial com Transistor MOS Gama de Tensão em Modo Comum Operação com sinal diferencial Operação para grandes sinais Operação

Leia mais

Aula 03 Especificações do Amp-op (pág. 521 a 526)

Aula 03 Especificações do Amp-op (pág. 521 a 526) Aula 03 Especificações do Amp-op (pág. 521 a 526) Prof. Dr. Aparecido Nicolett PUC-SP Slide 1 Parâmetros de Offset CC A saída do Amp-op deve ser de 0V quando a entrada for 0V, mas, na prática, há um certo

Leia mais

CAPÍTULO IV AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 4.1. TENSÕES E CORRENTES DE COMPENSAÇÃO OU OFFSET

CAPÍTULO IV AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 4.1. TENSÕES E CORRENTES DE COMPENSAÇÃO OU OFFSET CAPÍTULO IV AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 4.1. TENSÕES E CORRENTES DE COMPENSAÇÃO OU OFFSET Definição : O offset é definido como uma tensão residual que aparece na saída do Amplificador Operacional quando

Leia mais

Amplificadores Diferenciais. ENG04055 Concepção de CI Analógicos Eric Fabris

Amplificadores Diferenciais. ENG04055 Concepção de CI Analógicos Eric Fabris Amplificadores Diferenciais Introdução Inserção do Amplificador Diferencial na Hierarquia de Projeto de um Módulo Analógico O amplificador diferencial é um subcircuito composto de um conjunto de transistores

Leia mais

Microeletrônica. Germano Maioli Penello.

Microeletrônica. Germano Maioli Penello. Microeletrônica Germano Maioli Penello http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/microeletronica%20_%202015-1.html Sala 5145 (sala 17 do laboratorio de engenharia elétrica) Aula 18 1 Modelos para projetos digitais

Leia mais

Eletrônica II. Germano Maioli Penello. II _ html.

Eletrônica II. Germano Maioli Penello.  II _ html. Eletrônica II Germano Maioli Penello gpenello@gmail.com http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/eletronica II _ 2015-1.html Aula 08 1 Configuração de amplificadores As três configurações básicas: Fonte comum

Leia mais

Sintonia do compensador PID

Sintonia do compensador PID Sintonia do compensador PID 0.1 Introdução DAELN - UTFPR - Controle I Paulo Roberto Brero de Campos Neste capítulo será estudado um problema muito comum na indústria que consiste em fazer o ajuste dos

Leia mais

Amplificador operacional

Amplificador operacional Amplificador operacional Um amplificador operacional 741 num encapsulamento metálico TO-5. Um amplificador operacional ou amp op é um amplificador com ganho muito elevado, tendo dois terminais de entrada:

Leia mais

1 a AULA PRÁTICA - ESTUDO DE BJT (NPN)

1 a AULA PRÁTICA - ESTUDO DE BJT (NPN) a AULA PÁTICA - ESTUDO DE BJT (NPN) ) Objetio: * Obter características de CC de um transistor bipolar de junção NPN. * Fazer um projeto de polarização. ) Trabalho Preparatório: A) Descrea sucintamente

Leia mais

Transistores de Efeito de Campo FET Parte I

Transistores de Efeito de Campo FET Parte I EN2719 Dispositivos Eletrônicos AULA 11 Transistores de Efeito de Campo FET Parte I Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T1 2018 Conteúdo Transistores de Efeito de Campo JFET MOSFETS Exercícios

Leia mais

Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops).

Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops). Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops). 1. Os fios de ligação aos terminais de saída de um transdutor captam um ruído de interferência com frequência de 60 Hz e 1 V de amplitude. O sinal de saída

Leia mais

GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II

GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE COMPUTAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Guia de Laboratório - Eletrônica

Leia mais

O Amplificador Operacional 741. p. 2/2

O Amplificador Operacional 741. p. 2/2 p. 1/2 Resumo O Amplificador Operacional 741 Circuito de Polarização e circuito de protecção contra curto-circuito O andar de Entrada O Segundo andar e andar de Saída Polarização do 741 Análise de pequeno

Leia mais

OUTROS. Vz C2. 4- O circuito da fig. 2 realiza um multivibrador astável:

OUTROS. Vz C2. 4- O circuito da fig. 2 realiza um multivibrador astável: PP / 0 OS O circuito da fig. realiza um multivibrador astável: (,0) Calcule para que o circuito oscile em 0kHz. Considere C=nF e Vz=V. Vcc=5V IC 555 5 Vz C C=0,0nF fig AMPLIFICADO OPEACIONAL PP / 00 (,5)

Leia mais

SSC0180- ELETRÔNICA PARA COMPUTAÇÃO. Professor: Vanderlei Bonato Estagiária: Leandro S. Rosa

SSC0180- ELETRÔNICA PARA COMPUTAÇÃO. Professor: Vanderlei Bonato Estagiária: Leandro S. Rosa SSC0180- ELETRÔNICA PARA COMPUTAÇÃO Professor: Vanderlei Bonato Estagiária: Leandro S. Rosa 2 Aspectos práticos sobre transistores Serão discutidos os seguintes aspectos: Como os transistores operam; Atrasos

Leia mais

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais.

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais. Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 6 1 Título Prática 6 Características dos Amplificadores Operacionais 2 Objetivos Verificação e análise das diversas características

Leia mais

Eletrônica II. Germano Maioli Penello. II _ html.

Eletrônica II. Germano Maioli Penello.   II _ html. Eletrônica II Germano Maioli Penello gpenello@gmail.com http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/eletronica II _ 2015-1.html Aula 06 1 Revisão: MOSFET como amplificador Na saturação, o MOSFET funciona como

Leia mais

A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse:

A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse: A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse: www.pagina10.com.br ELETRÔNICA, princípios e aplicações 2 Capítulo 8 Amplificador de Sinais Sumário do capítulo: 8.1

Leia mais

Microeletrônica. Aula 19. Prof. Fernando Massa Fernandes. Sala 5017 E.

Microeletrônica. Aula 19. Prof. Fernando Massa Fernandes. Sala 5017 E. Microeletrônica Aula 19 Prof. Fernando Massa Fernandes Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br https://www.fermassa.com/microeletronica.php http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/microeletronica_2016-2.html

Leia mais

Física Básica do Dispositivo MOS. Aula 4 Prof. Nobuo Oki

Física Básica do Dispositivo MOS. Aula 4 Prof. Nobuo Oki Física Básica do Dispositivo MOS Aula 4 Prof. Nobuo Oki Estrutura do Dispositivo MOS O transistor NMOS está sobre um substrato p-. Duas regiões n+ formam os terminais da fonte S (source) e do dreno D (drain).

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. Osciladores Capítulo de Relaxação Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador de relaxação; Analisar

Leia mais

Trabalho 3: Projeto, Leiaute e Análise de um Buffer CMOS Multi-estágio

Trabalho 3: Projeto, Leiaute e Análise de um Buffer CMOS Multi-estágio 1. Introdução Trabalho 3: Projeto, Leiaute e Análise de um Buffer CMOS Multi-estágio Dieison Soares Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Instituto de Informática Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Amplificadores Operacionais

Amplificadores Operacionais AULA 05 Amplificadores Operacionais Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br 2 o Trimestre de 2018 1 Conteúdo Amplificadores Operacionais CMRR Configuração inversora Configuração não inversora

Leia mais

Laboratório Experimental

Laboratório Experimental 1 Roteiro de práticas de Introdução à Intrumentação Biomédica Prof. Adilton Carneiro Laboratório Experimental Prática I: Caracterização e construção de circuitos básicos com amplificadores operacionais

Leia mais

Eletrônica II. Germano Maioli Penello. II _ html.

Eletrônica II. Germano Maioli Penello.  II _ html. Eletrônica II Germano Maioli Penello gpenello@gmail.com http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/eletronica II _ 2015-1.html Aula 18 1 Vimos que: Amplificador cascode Base comum Bom por ter largura de banda

Leia mais

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais.

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais. Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 6 1 Título Prática 11 Características dos Amplificadores Operacionais 2 Objetivos Verificação e análise das diversas características

Leia mais

Transistor NMOSFET (Metal-Oxide-Semiconductor Field Effect Transistor, canal N, tipo Enriquecimento) I DS D

Transistor NMOSFET (Metal-Oxide-Semiconductor Field Effect Transistor, canal N, tipo Enriquecimento) I DS D G V GS Transistor NMOSFET (Metal-Oxide-Semiconductor Field Effect Transistor, canal N, tipo Enriquecimento) I DS D S V DS Porta (G-Gate) Fonte Dreno (S-Source) Metal (D-Drain) Óxido N+ Sem. N+ P Substrato

Leia mais

CAP. 2 RESPOSTA EM FREQUÊNCIA TE 054 CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES

CAP. 2 RESPOSTA EM FREQUÊNCIA TE 054 CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES CAP. 2 RESPOSTA EM FREQUÊNCIA 1 2.1 Função de Transferência de um Amplificador A d B AM FL(jω ) F (jω ) H Médias Frequências ω ωh L ω (log) Banda Passante do Amplificador (BW): BW=ω H ω L BW ω H se ω L

Leia mais

Experiência 5: Circuitos osciladores e conversores digital-analógicos

Experiência 5: Circuitos osciladores e conversores digital-analógicos Experiência 5: Circuitos osciladores e conversores digital-analógicos Esta experiência analisa circuitos osciladores e conversores digital-analógicos. Circuitos osciladores são fundamentais em eletrônica,

Leia mais

PGMicro MIC46. = Filtros =

PGMicro MIC46. = Filtros = PGMicro MIC46 Projeto de Circuitos Integrados Analógicos MOS = Filtros = Prof. Dr. Hamilton Klimach hamilton.klimach@ufrgs.br UFRGS Escola de Engenharia Departamento de Eng. Elétrica Sumário Introdução

Leia mais

6. Classes de Operação

6. Classes de Operação 56 6. Classes de Operação 6.1.Introdução Amplificadores de potência são classificados de acordo com sua classe de operação. As classes são definidas conforme o ponto de polarização, topologias do circuito

Leia mais

Universidade Federal de São João del-rei. Material Teórico de Suporte para as Práticas

Universidade Federal de São João del-rei. Material Teórico de Suporte para as Práticas Universidade Federal de São João del-rei Material Teórico de Suporte para as Práticas 1 Amplificador Operacional Um Amplificador Operacional, ou Amp Op, é um amplificador diferencial de ganho muito alto,

Leia mais

Microeletrônica. Germano Maioli Penello.

Microeletrônica. Germano Maioli Penello. Microeletrônica Germano Maioli Penello http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/microeletronica%20_%202015-1.html Sala 5145 (sala 17 do laboratorio de engenharia elétrica) Aula 17 1 Modelos para projetos digitais

Leia mais

Transistores MOSFET. TE214 Fundamentos da Eletrônica Engenharia Elétrica

Transistores MOSFET. TE214 Fundamentos da Eletrônica Engenharia Elétrica Transistores MOSFET TE214 Fundamentos da Eletrônica Engenharia Elétrica Sumário Introdução Estrutura e Operação Física Introdução Dispositivo semicondutor de três (3) terminais Aplicações: amplificadores

Leia mais

Microeletrônica. Prof. Fernando Massa Fernandes. Aula 21. Sala 5017 E.

Microeletrônica. Prof. Fernando Massa Fernandes. Aula 21. Sala 5017 E. Microeletrônica Aula 21 Prof. Fernando Massa Fernandes Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br https://www.fermassa.com/microeletronica.php Revisão MOSFET pass gate NMOS é bom para passar sinal lógico 0

Leia mais

7. Estabilidade. 7.1.Introdução

7. Estabilidade. 7.1.Introdução 65 7. Estabilidade 7.1.Introdução A análise de estabilidade é um processo importante no projeto de amplificadores de potência para evitar que se torne um oscilador causando problemas de funcionamento no

Leia mais

Microeletrônica. Prof. Fernando Massa Fernandes. https://www.fermassa.com/microeletrônica.php. Sala 5017 E

Microeletrônica. Prof. Fernando Massa Fernandes. https://www.fermassa.com/microeletrônica.php. Sala 5017 E Microeletrônica Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microeletrônica.php Sala 5017 E fermassa@lee.uerj.br http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/microeletronica_2016-2.html (Prof. Germano

Leia mais

MOSFET: Polarização do MOSFET Aula 4

MOSFET: Polarização do MOSFET Aula 4 MOSFET: Polarização do MOSFET Aula 4 69 Aula Matéria Cap./página 1ª 03/08 Eletrônica PS33 Programação para a Primeira Prova Estrutura e operação dos transistores de efeito de campo canal n, características

Leia mais

Introdução 5. Amplificador em coletor comum 6. Princípio de funcionamento 7

Introdução 5. Amplificador em coletor comum 6. Princípio de funcionamento 7 Sumário Introdução 5 Amplificador em coletor comum 6 Princípio de funcionamento 7 Parâmetros do estágio amplificador em coletor comum 10 Ganho de tensão 10 Ganho de corrente 10 Impedância de entrada 10

Leia mais

MOSFET: Polarização do MOSFET Aula 4

MOSFET: Polarização do MOSFET Aula 4 MOSFET: Polarização do MOSFET Aula 4 67 Aula Matéria Cap./página 1ª 03/08 Eletrônica PS33 Programação para a Primeira Prova Estrutura e operação dos transistores de efeito de campo canal n, características

Leia mais

Projeto Através do Lugar das Raízes. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1

Projeto Através do Lugar das Raízes. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1 Projeto Através do Lugar das Raízes Carlos Alexandre Mello 1 Revisão Primeiro, vamos re-lembrar alguns aspectos de sistemas subamortecidos de segunda ordem: cos = 2 Revisão Sobre a taxa de amortecimento:

Leia mais

NBESTA00713SA Eletrônica Analógica Aplicada AULA 18. Osciladores. Prof. Rodrigo Reina Muñoz T2 de 2018

NBESTA00713SA Eletrônica Analógica Aplicada AULA 18. Osciladores. Prof. Rodrigo Reina Muñoz T2 de 2018 AULA 8 Osciladores Prof. odrigo eina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T2 de 208 Conteúdo Estabilidade Critério de Barkhausen Diferentes tipos de oscildores 2 Osciladores São circuitos que produzem um sinal

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5

Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5 Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5 1 Título Prática 11 MOSFETs (parte 1) 2 Objetivos eterminar experimentalmente os parâmetros de um MOSFET. Estudar a

Leia mais

Aula 04 Especificações do Amp-op (pág. 462 a 471)

Aula 04 Especificações do Amp-op (pág. 462 a 471) Aula 04 Especificações do Amp-op (pág. 462 a 471) Prof. Dr. Aparecido Nicolett PUC-SP Slide 1 Parâmetros de Offset CC A saída do amp-op deve ser de 0V quando a entrada for 0V, mas, na prática, há um certo

Leia mais

Microeletrônica. Aula 19. Prof. Fernando Massa Fernandes. Sala 5017 E.

Microeletrônica. Aula 19. Prof. Fernando Massa Fernandes. Sala 5017 E. Microeletrônica Aula 19 Prof. Fernando Massa Fernandes Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br https://www.fermassa.com/microeletronica.php http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/microeletronica_2016-2.html

Leia mais

PSI ELETRÔNICA II. Prof. João Antonio Martino AULA

PSI ELETRÔNICA II. Prof. João Antonio Martino AULA PSI3322 - ELETRÔNICA II Prof. João Antonio Martino AULA 3-2017 Exercício: Desenhe as curvas características do NMOSFET abaixo e o perfil de carga μ nεox k n μ n.c t ox m n = 500 cm 2 /V.s e ox /t ox =

Leia mais

Eletrônica Aula 06 CIN-UPPE

Eletrônica Aula 06 CIN-UPPE Eletrônica Aula 06 CIN-UPPE Amplificador básico (classe A)! Amplificador básico É um circuito eletrônico, baseado em um componente ativo, como o transistor ou a válvula, que tem como função amplificar

Leia mais

PROJETO DE AMPLIFICADOR OPERACIONAL EM TECNOLOGIA CMOS

PROJETO DE AMPLIFICADOR OPERACIONAL EM TECNOLOGIA CMOS BRUNO CEZAR TRANQUILLINI PROJETO DE AMPLIFICADOR OPERACIONAL EM TECNOLOGIA CMOS Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo Curso de Engenharia

Leia mais

Fig. 6 (a) Sistema em malha fechada de um oscilador, e (b) modelo genérico de um ocilador LC.

Fig. 6 (a) Sistema em malha fechada de um oscilador, e (b) modelo genérico de um ocilador LC. Osciladores ressonantes do tipo C Todos os osciladores C podem ser representados e reduzidos a simples malhas de realimentação, como se pode verificar na Figura 6(a. Ao conjunto das condições a serem satisfeitas,

Leia mais

Escola Politécnica - USP

Escola Politécnica - USP Escola Politécnica - USP PSI 2325 Laboratório de Eletrônica I Exp 4: Polarização de Transistores JFET Equipe: - Turma: - - Profs: - - Data de Realização do Experimento: Nota: Bancada: 2002 B 66 Laboratório

Leia mais

4. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

4. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS . AMPLIFICADOES OPEACIONAIS Fernando Gonçalves Instituto Superior Técnico Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Electrónica - 00/005 O Amplificador Operacional O amplificador operacional é um componente

Leia mais

Sumário. Volume II. Capítulo 14 Efeitos de frequência 568. Capítulo 15 Amplificadores diferenciais 624. Capítulo 16 Amplificadores operacionais 666

Sumário. Volume II. Capítulo 14 Efeitos de frequência 568. Capítulo 15 Amplificadores diferenciais 624. Capítulo 16 Amplificadores operacionais 666 Volume II Capítulo 14 Efeitos de frequência 568 14-1 Resposta em frequência de um amplificador 570 14-2 Ganho de potência em decibel 575 14-3 Ganho de tensão em decibel 579 14-4 Casamento de impedância

Leia mais

Proposta de Trabalho. Amplificador de Áudio. Especificações:

Proposta de Trabalho. Amplificador de Áudio. Especificações: Proposta de Trabalho mplificador de Áudio Especificações: Potência média máxima de saída igual a 10W Eficiência melhor que 55% utofalante de 8Ω Ganho em malha aberta igual a 00 nálise do Circuito Figura

Leia mais

Sumário. 1-1 Os três tipos de fórmula Aproximações Fontes de tensão Fontes de corrente 10

Sumário. 1-1 Os três tipos de fórmula Aproximações Fontes de tensão Fontes de corrente 10 Volume I Capítulo 1 Introdução 2 1-1 Os três tipos de fórmula 4 1-2 Aproximações 6 1-3 Fontes de tensão 7 1-4 Fontes de corrente 10 1-5 Teorema de Thevenin 13 1-6 Teorema de Norton 16 1-7 Análise de defeito

Leia mais

Microeletrônica. Aula 17. Prof. Fernando Massa Fernandes. Sala 5017 E.

Microeletrônica. Aula 17. Prof. Fernando Massa Fernandes. Sala 5017 E. Microeletrônica Aula 17 Prof. Fernando Massa Fernandes Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br https://www.fermassa.com/microeletronica.php http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/microeletronica_2016-2.html

Leia mais

Condicionamento de sinais analógicos

Condicionamento de sinais analógicos Condicionamento de sinais analógicos O condicionamento do sinal analógico do sensor/transdutor é uma etapa fundamental antes de ser efetuada a conversão A/D. Os principais processos de condicionamento

Leia mais

controle em instrumentação

controle em instrumentação Circuitos digitais para aquisição de dados e controle em instrumentação O objetivo primordial da conversão de sinais (de ou para sinais elétricos) realizada pelos transdutores, é o de transferir informação

Leia mais

Eletrônica II. Germano Maioli Penello. II _ html.

Eletrônica II. Germano Maioli Penello.  II _ html. Eletrônica II Germano Maioli Penello gpenello@gmail.com http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/eletronica II _ 2015-1.html Aula 10 1 Polarização de transistores A polarização serve para definir a corrente

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. 14 Oscilador Capítulo de Relaxação Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador de relaxação; Analisar

Leia mais

CIRCUITO AUTOPOLARIZAÇÃO Análise do modelo equivalente para o circuito amplificador em autopolarização a JFET.

CIRCUITO AUTOPOLARIZAÇÃO Análise do modelo equivalente para o circuito amplificador em autopolarização a JFET. MÓDULO 6: RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA DO AMPLIFICADOR DE PEQUENOS SINAIS A JFET. 1. Introdução: O circuito amplificador de sinal a JFET possui ganho alto, uma impedância alta de entrada e ampla faixa de resposta

Leia mais

Amplificador Operacional CMOS com Tensão de Alimentação de 1,5V e gm constante

Amplificador Operacional CMOS com Tensão de Alimentação de 1,5V e gm constante UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Leandro Líber Malavolta Amplificador Operacional CMOS com Tensão de Alimentação de 1,5V e gm constante Itajubá, janeiro

Leia mais

Osciladores em Quadratura Integrados em Tecnologia CMOS

Osciladores em Quadratura Integrados em Tecnologia CMOS Osciladores em Quadratura Integrados em Tecnologia CMOS (Fully Integrated CMOS Quadrature Oscillators) Luís B. Oliveira e Jorge. Fernandes Instituto Superior Técnico IST / Instituto de Engenharia de Sistemas

Leia mais