04 (Sábado) Sessão de Abertura: - Conferência Os Forais Novos Manuelinos e o seu significado na organização política-administrativa portuguesa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "04 (Sábado) Sessão de Abertura: - Conferência Os Forais Novos Manuelinos e o seu significado na organização política-administrativa portuguesa"

Transcrição

1

2

3 Mote: Em 2014 (04 de janeiro) passam 500 anos da renovação em 1514 da Carta de Foral do Concelho de Lanhoso, bem assim ao antigo concelho de S. João de Rei (25 de dezembro), este já extinto e integrado no concelho de Lanhoso (31 de dezembro de 1853). Após a outorga da primeira Carta de Foral ao concelho de Lanhoso por D. Dinis em 25 de setembro de 1292, esta conduziu ao desejado povoamento e desenvolvimento socioeconómico das terras de Lanhoso, o que se confere pela própria Carta de Feira que Lanhoso detém já em Por imperativos sociais, económicos e jurídicos, foi necessário adequar o texto dos forais antigos, o conjunto das leis que pretendiam regular não apenas as suas atividades, como a respetiva proteção, a moralização de costumes e as novas necessidades ou realidades fiscais, que no caso de Lanhoso tinha já 220 anos. Paradoxalmente, ou talvez não, é exatamente num momento de centralização do poder régio, movido pela nova realidade em que o país estava empenhado, que Portugal assiste à reforma dos forais velhos pelos Forais Novos. Passam, em 2014, cinco séculos sobre a renovação legal da nossa comunidade, reafirmando-se direitos e deveres, reconhecendo-se benefícios e obrigações, valorizando-se propriedade e propriedades, vincando-se costumes e tradições Da mesma forma que na vida de uma comunidade, ciclicamente, é imperioso reformar numa perspetiva de evolução dialética, também a evocação desses marcos é necessária e fundamental na renovação de horizontes

4 Janeiro. 04 (Sábado) Sessão de Abertura: - Conferência Os Forais Novos Manuelinos e o seu significado na organização política-administrativa portuguesa Prof. Dr. José Viriato Capela (Professor Catedrático da U. Minho) - Apresentação do Programa O arranque das comemorações do 5º centenário da renovação das Cartas de Foral aos antigos concelhos de Lanhoso e S. João de Rei, ocorridas em 04 de janeiro e 25 de setembro de 1514, por El Rei D. Manuel I, acontece com as apresentações dos documentos objeto da efeméride, o seu enquadramento na História de Portugal e das principais atividades previstas ocorrerem na Póvoa de Lanhoso durante o ano de 2014 e inseridas nas Comemorações. A Comissão Executiva das Comemorações, representativa das forças vivas do concelho, presidida pelo Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal das Póvoa de Lanhoso, integra os agrupamentos de escolas da Póvoa de Lanhoso e Prof. Gonçalo Sampaio, a Escola Profissional do Alto Ave (EPAVE), a Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso e a Junta de Freguesia de S. João de Rei. A Comissão Executiva, além de preparar este Programa, assumindo uma função catalisadora e de sensibilidades, pretende reunir e recolher os contributos de todos os parceiros, particulares ou institucionais, disponíveis à valorização das efemérides integrando as suas propostas e ações ao longo do ano de 2014.

5 Fevereiro. - Desfiles de Carnaval Os desfiles de Carnaval são, de há muito, um particular momento de tradição, onde crianças, jovens e adultos dão asas à sua fantasia, imaginação e criatividade. Neste sentido, e aproveitando dinâmicas já existentes, nomeadamente de instituições como a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, com trabalho na área educativa, saúde e social, foi diligenciado que em 2014 o tema a ser trabalhado pelos diversos intervenientes fosse exatamente os 500 anos da renovação da Carta de Foral, o que foi desde logo aceite. Está ainda em consideração a realização de diversos desfiles por outras instituições e parceiros como os agrupamentos escolares (Infantários e escolas do 1.º Ciclo EB).

6 Março. - Cortejo Etnográfico S. José (freguesias e associações) As Festas de S. José retomaram em 2013 uma atividade que foi em tempos um particular evento de destaque no âmbito da festa e romaria, os cortejos bíblicos e depois etnográficos. Para 2014, este cortejo terá como tema a ser trabalhado, pelas diversas juntas de freguesia e associações representativas das diversas comunidades, os 500 anos da renovação da Carta de Foral por D. Manuel.

7 Abril. - Exposição: A Póvoa de Lanhoso no Século XVI - Curso Breve de História Local: A Póvoa de Lanhoso no Século XVI - Apresentação da Revista Lanyoso N.º 4 No mês de abril será o momento escolhido para conferir às comemorações uma vertente mais histórica e documental de âmbito local, já que os serviços culturais do município promoverão um conjunto de ações de sensibilização, divulgação e formação em torno, não apenas da temática da renovação da Carta de Foral em 1514, mas de uma forma mais abrangente em torno de todo o século XVI, cuja história ainda está por contar. Aproveitando as ações de caráter histórico, será apresentado, também em abril, o n.º 4 (2012) da Lanyoso Revista Cultural da Póvoa de Lanhoso, reunindo e compilando um conjunto de trabalhos de investigação de vários autores sobre diversas temáticas, com a Póvoa de Lanhoso como objeto central. Apesar da revista ter uma periodicidade bienal, e reportando-se esta edição ao ano de 2012, foi opção a concentração da apresentação deste número incluído no âmbito das comemorações.

8 Maio. - Congresso: Forais Novos Manuelinos - História e futuro do município e municipalismo português Departamento de Historia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e outros - Mercado Quinhentista (Escolas 2.º, 3.º Ciclos Secundário e profissional; associações, etc.) - Concurso de Espantalhos Espaço Jovem O mês de maio será um dos particulares momentos de relevância no âmbito do Programa Comemorativo dos 500 anos da renovação da Carta de Foral aos antigos Concelhos de Lanhoso e S. João de Rei. Prevê-se a realização de um encontro em Congresso de alguns dos maiores especialistas das vertentes históricas e contemporâneas que enformam as dialéticas das reformas Numa parceria com o Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e outros departamentos,, a Póvoa de Lanhoso aproveitará para concentrar as atenções em torno da temática do Municipalismo em Portugal. Pretende-se com este congresso, além de analisar a componente histórica da renovação ou reforma dos Forais, promovida por D. Manuel no primeiro quartel do século XVI, num momento de forte centralização do poder, aportar alguma contemporaneidade e considerar a necessidade cíclica de reformas ao nível da administração pública, até pela contemporaneidade que o assunto encerra no presente momento. Em simultâneo, decorrerá em espaços públicos da Vila da Póvoa de Lanhoso um Mercado Quinhentista através da recriação de quadros que apelam ao imaginário das vivências locais no período do século XVI, numa iniciativa que procurará pedagogicamente permitir fazer reviver esse momento da história local aos alunos dos diversos agrupamentos e escolas, a par das dinâmicas interpretadas por animadores e criadores, ou recuperando o espírito de mercado da terra das cartas de feira do século anterior. O Concurso de Espantalhos, habitualmente promovido pelo Espaço Jovem vocacionará, mercê da atualidade a sua temática para as comemorações em curso.

9 Junho. - Fóruns Pensar a Póvoa em voz alta - Semanas Culturais (Escolas) Imbuídos do espírito reformista evocado na renovação das Cartas de Foral de D. Manuel I, será lançado o mote às instituições e aos Povoenses para ajudarem a pensar o presente e o futuro da Póvoa de Lanhoso em diversos domínios da vida concelhia. Partindo da definição de história, enquanto conhecimento do passado, para compreendermos o presente e perspetivar o melhor futuro para a Póvoa de Lanhoso, serão promovidos fóruns de conversa e tertúlia em diversos domínios, no intuito de reconhecimento e valorização das potencialidades e recursos endógenos da Póvoa de Lanhoso, abrindo novas perspetivas face às realidades Aproveitando ainda todo o trabalho que vai sendo desenvolvido em torno da temática das comemorações pelas escolas dos diversos agrupamentos e níveis de ensino, as respetivas Semanas Culturais serão momentos por excelência para a sensibilização e mostra do esforço desenvolvido.

10 Julho e Agosto. - Atividades e Animação de Verão Nos meses de julho e agosto, um pouco por todo o concelho, mas de forma particularmente intensa na vila da Póvoa de Lanhoso, acontecem as atividades de animação de verão e as festas, feiras e romarias. Sempre que oportuno e apropriado, serão desenvolvidas e multiplicadas ações em evocação da comemoração dos 500 anos da renovação das Cartas de foral em 1514, nomeadamente em animação de espaços patrimoniais e turísticos. Também, a título meramente exemplificativo, salientamos o desafio a lançar aos criadores e estilistas que habitualmente preparam criações para apresentação no desfile ModaLanhoso, onde as propostas serão majoradas pela sua eventual correlação ao estilo manuelino

11 Setembro. - Dia do Município - Apresentação da Revista Lanyoso N.º 5 - Apresentação das Atas do Congresso Forais Novos Manuelinos - História e futuro do município e municipalismo português A 25 de setembro acontece o Dia do Município, quando se assinala a passagem pela data de outorga da primeira carta de foral ao concelho de Lanhoso, o que aconteceu por D. Dinis, em Coimbra. Este momento em que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove um conjunto de iniciativas evocativas da criação do município, será mais um momento para a evocação desse momento determinante da nossa história enquanto comunidade, honrando a nossa tradição municipalista. O programa para a comemoração deste dia será oportunamente apresentado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Aproveitando a data do Dia do Município, e valorizando sobremaneira a publicação de fontes no intuito de abrir novas perspetivas à investigação histórica, no caso quinhentista, será apresentado neste dia 25 de setembro a edição da transcrição do Livro de Tombo dos Bens do Concelho da Póvoa de Lanhoso de 1595, num trabalho da Dr.ª Mariana Sá Pereira, técnica dos serviços do Património da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Esta edição enquadra-se nos estudos da Lanyoso, agora o n.º 5 (2014) da Revista Cultural da Póvoa de Lanhoso. Também neste momento se pretende que possam ser apresentadas as Atas do Congresso Forais Novos Manuelinos - História e futuro do município e municipalismo português, fazendo culminar um conjunto de edições evocativas da comemoração.

12 Outubro e Novembro. - Descentralização (atividades nas freguesias) - Serviços Educativos - Fóruns Pensar a Póvoa em voz alta (2ª parte) Considerando que o Foral de Lanhoso, instituindo para o conjunto das terras do Julgado de Lanhoso um conjunto uniforme de leis e mecanismos legais, comuns a todos, permitiu o desenvolvimento, interpretação e construção de um espírito de comunidade almejando o bem comum, é natural que na sua evocação possam ser desenvolvidas um conjunto de atividades culturais de forma descentralizada e itinerante que a todos leve parte desse sentimento que ainda hoje, 720 anos depois, mais do que manter, queremos reforçar. Da mesma forma que ciclicamente se renovam ou reformam leis ou renovam perspetivas, pretende a Comissão Executiva dos 500 anos da Renovação das Cartas de Foral da Póvoa de Lanhoso, fazer sentir esse espírito de comunidade pela realização de ações de descentralização e itinerância cultural, com a realização de exposições, espetáculos, concertos e outras ações culturais no maior número de freguesias possível. Coincidindo com o arranque do novo ano letivo, os serviços culturais da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso disponibilizam um conjunto de ações e atividades, ao nível dos respetivos serviços educativos, que passam pela realização e/ou itinerância de cursos breves de história local, jogos, sessões de sensibilização e intervenção, visitas guiadas, exposições temáticas como recursos substantivos à interpretação da história, património e recursos locais.

13 Dezembro. - O Foral Manuelino de S. João de Rei Dr. Manuel Joaquim Ferreira de Sousa - Concerto (Igreja Paroquial S. João de Rei) - Fim de Ano na Rua dia 31 No mês de dezembro terminam as comemorações com a evocação da passagem dos 500 anos sobre a data da renovação do Foral de S. João de Rei, o que acontece a 25 de dezembro. Assim, está prevista a realização de uma sessão evocativa do Foral Novo com a participação do Dr. Manuel Sousa, autor de um estudo do documento objeto da mesma comemoração. Esta sessão está prevista acontecer na própria freguesia de S. João de Rei, complementada com a realização de um concerto temático. As comemorações do 5.º centenário da renovação das Cartas de Foral de Lanhoso e S. João de Rei, que mais tarde (31 de dezembro de 1853) acabaria por integrar o Concelho da Póvoa de Lanhoso, terminam exatamente evocando a data 161 anos depois da plena constituição do Concelho da Póvoa de Lanhoso com uma festa de passagem de ano, na rua, aberta à população que é convidada a brindar a um futuro mais ou menos próximo, desejadamente mais feliz que possa coincidir com o novo ano de 2015!

14

15 Resumo. Janeiro. Fevereiro. Março. Abril. Maio. Junho. Julho e Agosto. 04 (Sábado) Sessão de Abertura: - Conferência Os Forais Novos Manuelinos e o seu significado na organização política-administrativa portuguesa Prof. Dr. José Viriato Capela (Professor Catedrático da U. Minho) - Apresentação do Programa - Desfiles de Carnaval - Cortejo Etnográfico S. José (freguesias e associações) - Exposição: A Póvoa de Lanhoso no Século XVI - Curso Breve de História Local: A Póvoa de Lanhoso no Século XVI - Apresentação da Revista Lanyoso N.º 4 - Congresso: Forais Novos Manuelinos - História e futuro do município e municipalismo português Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais e outros - Mercado Quinhentista (Escolas do 2.º, 3.º ciclos, Secundário e Profissional; Associações, etc.) - Concurso de Espantalhos (Espaço Jovem) - Fóruns Pensar a Póvoa em voz alta - Semanas Culturais (Escolas) - Atividades e Animação de Verão Setembro. Outubro e Novembro. - Dia do Município - Apresentação da Revista Lanyoso N.º 5 - Apresentação das Atas do Congresso Forais Novos Manuelinos - História e futuro do município e municipalismo português - Descentralização (atividades nas freguesias) - Serviços Educativos - Fóruns Pensar a Póvoa em voz alta (2.ª parte) Dezembro. - O Foral Manuelino de S. João de Rei Dr. Manuel Joaquim Ferreira de Sousa - Concerto (Igreja Paroquial S. João de Rei) - Fim de Ano na Rua Mensalmente será emitida uma newsletter divulgando o conjunto das ações programadas no âmbito das comemorações.

16

500 anos Foral de Arruda RELATÓRIO JANEIRO A NOVEMBRO DE 2017

500 anos Foral de Arruda RELATÓRIO JANEIRO A NOVEMBRO DE 2017 500 anos Foral de Arruda 1517-2017 RELATÓRIO JANEIRO A NOVEMBRO DE 2017 ANIMAÇÕES VideoMapping 13 de janeiro Assistiram mais de 3000 pessoas ANIMAÇÕES Recital Cantus Manuelinus 15 de janeiro Assistiram

Leia mais

Loures em Congresso. O que é o Loures em Congresso?

Loures em Congresso. O que é o Loures em Congresso? Loures em Congresso O que é o Loures em Congresso? Uma iniciativa que visa realizar um debate e uma reflexão alargados sobre a realidade do Município, os seus problemas e as suas potencialidades, com vista

Leia mais

Programa. 10 a 14 Dia do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires Feira quinhentista Exposição Invocações a Frei Bartolomeu, homem santo dos pescadores

Programa. 10 a 14 Dia do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires Feira quinhentista Exposição Invocações a Frei Bartolomeu, homem santo dos pescadores Programa setembro Abertura do ano letivo do Município de Viana do Castelo 24 Apresentação pública do programa comemorativo do 500º aniversário de Frei Bartolomeu dos Mártires Intervenção do Coro da Frei

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA Plano Municipal de Cultura CulturFornos 2017 Introdução A Câmara Municipal de Fornos de Algodres considera a CULTURA como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável do concelho. Esta visão

Leia mais

Academia de Música Fernandes Fão AMFF PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016/2017

Academia de Música Fernandes Fão AMFF PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016/2017 Academia de Música Fernandes Fão PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016/2017 0 Índice ENQUADRAMENTO... 2 OBJETIVOS... 3 ÂMBITO TERRITORIAL DE INTERVENÇÃO... 3 PROJECTO PEDAGÓGICO... 3 ARTICULAÇÃO COM OS AGRUPAMENTOS

Leia mais

junho 2017 Ano Nº44 Publicação Semestral Distribuição Gratuita

junho 2017 Ano Nº44 Publicação Semestral Distribuição Gratuita junho 2017 Ano 2017 - Nº44 Publicação Semestral Distribuição Gratuita Medalha de Honra - Grau Ouro CMPVL - 19/03/1985 Diretor: Dr. Humberto Carneiro Jornal da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso

Leia mais

CONTRIBUTO PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO O Município de Mondim de Basto tem um Plano de Atividades próprio, dirigido ao

CONTRIBUTO PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO O Município de Mondim de Basto tem um Plano de Atividades próprio, dirigido ao CONTRIBUTO PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2017-2018 ENQUADRAMENTO: O Município de Mondim de Basto tem um Plano de Atividades próprio, dirigido ao substrato populacional de todo o concelho. Sendo destinado

Leia mais

Formação. Bullyng - Sensibilizar/alertar para a existência de não violência e agressões. - Prevenir agressões intencionais verbais ou físicas.

Formação. Bullyng - Sensibilizar/alertar para a existência de não violência e agressões. - Prevenir agressões intencionais verbais ou físicas. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA ESCOLA EB1/JI DE S. BENTO DA BATALHA ANO LETIVO 2014/2015 Prioridade PE /Operacionalização Reunião de Pais - Informar da organização e dinâmica r do ano letivo que se inicia.

Leia mais

> Serviço Educativo. Atividades Visitas Oficinas

> Serviço Educativo. Atividades Visitas Oficinas > Serviço Educativo Atividades Visitas Oficinas O Arquivo Municipal de Lisboa guarda documentos sobre a história e a administração da cidade de Lisboa, desde o século XIII até à atualidade. Nele se reúne,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades. PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA Quadriénio

Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades. PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA Quadriénio Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA Quadriénio 2014-18 Aprender a ler e ler para aprender é uma questão central no ensino e na aprendizagem. Os programas e metas do

Leia mais

Comissão científica Carlos Guardado da Silva Ivan Coletti

Comissão científica Carlos Guardado da Silva Ivan Coletti Comissão de honra Comendador António Lopes Bogalho Presidente da Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço Júlio Lourenço Rodrigues Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço José Alberto

Leia mais

Festas de São José 2013 Actualizado em Quarta, 06 Março :45

Festas de São José 2013 Actualizado em Quarta, 06 Março :45 De 9 a 19 de março decorrem, na Póvoa de Lanhoso, as Festas de São José e as ruas da Vila começam a engalanar-se para as festividades concelhias, que continuam a ser o principal cartaz turístico do concelho.

Leia mais

Enquadramento/Metodologia. Objetivos e Atividades

Enquadramento/Metodologia. Objetivos e Atividades Enquadramento/Metodologia Objetivos e Atividades Construção do PIICIE Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar 1ª Fase Pré Avisos Avisos 66-2016-28 66-2016-29 Pós Avisos 2ª Fase Promoção

Leia mais

Plano Anual de Atividades do CIJ 2017/2018

Plano Anual de Atividades do CIJ 2017/2018 Plano Anual de Atividades do 2017/2018 Equipa Técnica do Funcionários do dos novos clientes do dos clientes do dos clientes do Clientes, Preparar o ano letivo; Preparar os espaços educativos; Integrar/acolher

Leia mais

Plano de Atividades 2014 / 2015

Plano de Atividades 2014 / 2015 Plano de Atividades 2014 / 2015 Rua Padre Manuel Castro - 4465-199 S. MAMEDE DE INFESTA (MTS) Tlm: 918 359 469 e-mail: asspaispmcastro.jisdias@gmail.com www.assocpaispmc.pt.vu Apresentação O Plano de Atividades,

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARLOS AMARANTE Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EB1 de Gualtar Data início Hora Data fim Hora Nome

Leia mais

Plano de atividades 3ª Idade - Janeiro a Agosto de 2017

Plano de atividades 3ª Idade - Janeiro a Agosto de 2017 Plano de atividades 3ª Idade - Janeiro a Agosto de 2017 Atividades Descrição Periodicidade Local Objetivos Recursos Humanos Comemoração dos aniversários dos utentes Realização de um lanche convivio, com

Leia mais

Projeto Curricular do 1.º Ciclo

Projeto Curricular do 1.º Ciclo Projeto Curricular do 1.º Ciclo Tema Dá sentido à vida com gestos de misericórdia Externato de Santa Joana 2015-2016 1 Introdução Para este ano letivo 2015-2016 ficou definido como tema geral Vive a misericórdia

Leia mais

Associação dos Amigos da Ludoteca Parque Infantil Jardim Público Évora. Plano Anual de Atividades 2016

Associação dos Amigos da Ludoteca Parque Infantil Jardim Público Évora. Plano Anual de Atividades 2016 dos Amigos da Ludoteca Parque Infantil Jardim Público 7000 763 Évora Plano Anual de Atividades 2016 dos Amigos da Ludoteca de Évora Introdução A dos Amigos da Ludoteca, em parceria com a Câmara Municipal

Leia mais

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância dos Olivais PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância dos Olivais PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância dos Olivais PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 O ano letivo 2015/2016 será um ano de implementação da Associação de Pais e Encarregados de

Leia mais

Projeto Curricular do 1.º Ciclo

Projeto Curricular do 1.º Ciclo Projeto Curricular do 1.º Ciclo Tema Caminha de mãos dadas com o Amor 1 Externato de Santa Joana 2016-2017 Introdução Este ano letivo 2016-2017 foi definido o seguinte tema geral: Com Maria refazer o caminho

Leia mais

Rede Bibliotecas de Braga

Rede Bibliotecas de Braga Rede Bibliotecas de Braga Reunião concelhia 28 de junho CIBE Regina Campos Assuntos da reunião Informações Plano anual de atividades Outros assuntos Documentos de avaliação 1. Base de Dados 2. Relatório

Leia mais

Outros Assuntos da Actualidade

Outros Assuntos da Actualidade Outros Assuntos da Actualidade Coronel David Martelo Capitão-de-mar-e-guerra Armando José Dias Correia II - Outros Assuntos de Actualidade Apresentação do livro "Teoria Geral da Estratégia - o essencial

Leia mais

Distribuição Gratuita REVISTA DO CENTRO SOCIAL CORTEGACENSE. Janeiro a Abril 2017 O NOSSO CANTINHO

Distribuição Gratuita REVISTA DO CENTRO SOCIAL CORTEGACENSE. Janeiro a Abril 2017 O NOSSO CANTINHO REVISTA DO CENTRO SOCIAL CORTEGACENSE Distribuição Gratuita Janeiro a Abril 2017 O NOSSO CANTINHO Por vezes temos sonhos que não correspondem às nossas capacidades por mais que as desenvolvamos. Mas que

Leia mais

VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016

VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016 VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016 MAIO DIA EVENTO LOCAL OBERVAÇÕE 1 D Abertura Bienal de Pintura Eixo Atlântico 2 3 T 4 5 Abertura "alão Luso-Galaico de Caricatura" e "Festa da Caricatura"

Leia mais

16/03 (segunda-feira) 6ª Edição da Semana Concelhia da Leitura 2015 Arcos de Valdevez lê-se de A a Z. Atividades. 16 a 21 de Março

16/03 (segunda-feira) 6ª Edição da Semana Concelhia da Leitura 2015 Arcos de Valdevez lê-se de A a Z. Atividades. 16 a 21 de Março 6ª Edição da Semana Concelhia da Leitura 2015 Arcos de Valdevez lê-se de A a Z 16 a 21 de Março Palavras do Mundo Evocação dos 500 anos de atribuição do Foral a Valdevez A 6ª edição da Semana Concelhia

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2014/15

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2014/15 Subdomínios Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos média Atividades Visitas guiadas à BE com os alunos do 5º ano e respetivos Encarregados de Educação Formação de utentes

Leia mais

Plano de atividades RBB 2015/2016

Plano de atividades RBB 2015/2016 Plano de atividades RBB 2015/2016 3º Encontro de Boas Práticas A Rede Concelhia de Bibliotecas de Braga desenvolverá o 3º Encontro de Boas Práticas, com o objetivo de apresentar alguns dos projetos desenvolvidos

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades constitui-se como um documento orientador de todas as atividades desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Este plano é caracterizado por

Leia mais

Festas decorrem de 14 a 22 de março

Festas decorrem de 14 a 22 de março Festas decorrem de 14 a 22 de março A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou o programa das Frestas de São José 2015, que irão decorrer de 14 a 22 de março, e que continuam a ser o principal cartaz

Leia mais

Música Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim congrega 20 agrupamentos em espetáculos pouco usuais

Música Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim congrega 20 agrupamentos em espetáculos pouco usuais Música Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim congrega 20 agrupamentos em espetáculos pouco usuais por V N 02/11/2018 De 10 de novembro a 1 de dezembro, a Associação Cultural Capela Marta vai realizar

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017

PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017 PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017 A Associação de Pais e Encarregados de do Agrupamento de Escolas Muralhas

Leia mais

Direção. Flexibilidade Curricular

Direção. Flexibilidade Curricular 05 a 09 de fevereiro de 2018 Direção Flexibilidade Curricular No dia 6 de fevereiro, a Direção do AEOS organizou um seminário sobre a Flexibilidade Curricular. Neste encontro, dirigido essencialmente aos

Leia mais

etnografia ou outras relevantes para a caracterização cultural de Coimbra Carmen Pereira 1 e Clara Sousa 2

etnografia ou outras relevantes para a caracterização cultural de Coimbra Carmen Pereira 1 e Clara Sousa 2 Apresentação de projeto - informação tipificada para recolha de dados sobre tradições, etnografia Carmen Pereira 1 e Clara Sousa 2 No âmbito do objetivo estabelecido no Gabinete para o Centro Histórico

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - INOVAÇÃO NA ESCOLA E PELA ESCOLA SESSÃO DE ABERTURA

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - INOVAÇÃO NA ESCOLA E PELA ESCOLA SESSÃO DE ABERTURA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - INOVAÇÃO NA ESCOLA E PELA ESCOLA SESSÃO DE ABERTURA Segunda, 23 de outubro de 2017 9h30 Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 2 Senhor Ministro da Educação, (Doutor

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas Departamento / Grupo Disciplinar - 110 de Sobreposta - Turmas SOB1, SOB2 e SOB3 Data início Hora Data fim Hora Nome da atividade Ações (Descrição breve da atividade)

Leia mais

Póvoa de Lanhoso, a estrela do Natal prepara-se para receber visitantes Quarta, 05 Dezembro :20 -

Póvoa de Lanhoso, a estrela do Natal prepara-se para receber visitantes Quarta, 05 Dezembro :20 - Póvoa de Lanhoso, a estrela do Natal é como se designa a proposta que pretende atrair visitantes ao concelho povoense a propósito de duas iniciativas: Aldeia Natal (na Diverlanhoso) e Garfe, Aldeia dos

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Ser Mais e Melhor em Rede

PLANO DE AÇÃO Ser Mais e Melhor em Rede PLANO DE AÇÃO - 2014 Ser Mais e Melhor em Rede O Plano de Ação anual dos Conselhos Locais de Ação Social é, por definição, o documento que identifica as atividades e as iniciativas previstas para o ano

Leia mais

Definição do plano de desenvolvimento em função dos Domínios do Projeto e dos aspetos positivos e negativos referidos no balanço realizado --

Definição do plano de desenvolvimento em função dos Domínios do Projeto e dos aspetos positivos e negativos referidos no balanço realizado -- Projeto aler+ Continuidade em 2016/2017 2 - PROJETO Designação do Projeto André Soares a ALer+ 6.1. Plano de desenvolvimento do Projeto Definição do plano de desenvolvimento em função dos Domínios do Projeto

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Aprovado em Conselho Pedagógico de 07 de outubro de 2015 PLANO DE ACTIVIDADES 2015-2016 Índice INTRODUÇÃO... 3 1. FINALIDADES... 3 2. OBJECTIVOS... 4 3. ÂMBITO TERRITORIAL DE

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do Clube etwinning Professora Dinamizadora: Carla Alexandra F. A Alves Ano letivo 2017/2018 Índice 1.

Leia mais

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Setembro 2012

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Setembro 2012 Ponte de Lima Agenda Cultural Setembro 2012 Espetáculos Encontro Concelhio de Tocadores de Concertina 5 Setembro Ruas da Vila de Ponte de Lima e Largo de Camões 22h00 (Org. MPL) Concerto Banda de Música

Leia mais

REGULAMENTO. 6ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura de Santiago do Cacém. Ler com Prazer

REGULAMENTO. 6ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura de Santiago do Cacém. Ler com Prazer REGULAMENTO 6ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura de Santiago do Cacém Ler com Prazer 1. O concurso Ler com Prazer tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da expressividade/ leitura

Leia mais

Plano de atividades da Apee Da Igreja Velha 2016/2017

Plano de atividades da Apee Da Igreja Velha 2016/2017 Apresentação O Plano de Atividades, da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB da Igreja Velha é um documento orientador, que resume o conjunto de atividades que esta Associação de Pais se

Leia mais

Serviço Educativo da Galeria dos Prazeres Estímulo e aprendizagem num encontro com a Arte

Serviço Educativo da Galeria dos Prazeres Estímulo e aprendizagem num encontro com a Arte Rua da Igreja - 9370-626 Prazeres - Calheta Madeira Portugal servicoeducativo@galeriadosprazeres.pt www.galeriadosprazeres.pt www.facebook.com/galeriadosprazeres Serviço Educativo da Galeria dos Prazeres

Leia mais

Concurso Promovido pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa Apoios: Comissão de Comemorações dos 500 anos dos Forais Manuelinos das Freguesias de

Concurso Promovido pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa Apoios: Comissão de Comemorações dos 500 anos dos Forais Manuelinos das Freguesias de Concurso Promovido pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa Apoios: Comissão de Comemorações dos 500 anos dos Forais Manuelinos das Freguesias de Anobra, Ega e Condeixa-a-Nova Concurso de Expressão Plástica

Leia mais

Conselho Local de Acção Social. Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 20 de Julho de 2010

Conselho Local de Acção Social. Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 20 de Julho de 2010 Acta da reunião do realizada a 20 de Julho de 2010 Ao dia vinte do mês de Julho de dois mil e dez, pelas 20h45, reuniram-se, no auditório da Casa da Botica, os representantes das entidades do CLAS, tendo

Leia mais

PROGRAMA SEMANA DA DIABETES EM TAVIRA 2018

PROGRAMA SEMANA DA DIABETES EM TAVIRA 2018 PROGRAMA 0 PROGRAMA SEMANA DA DIABETES EM TAVIRA 2018 12 A 18 NOVEMBRO PAÇOS DO CONCELHO ILUMINADO DE AZUL 12 de Novembro de 2018 ABERTURA DA SEMANA DA DIABETES A Família e a Escola de mãos dadas pela

Leia mais

Plano de Atividades Associação os Pais com a Escola da Sarrazola

Plano de Atividades Associação os Pais com a Escola da Sarrazola Prosseguimos empenhados por acreditarmos que a participação ativa de pais e encarregados de educação é determinante para alcançar o patamar de qualidade na escola e no ensino que queremos para os nossos

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011

PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 O Plano Anual de Actividades deve ser entendido como o instrumento da planificação das actividades es, para um ano lectivo, no qual estão plasmadas as decisões sobre os objectivos

Leia mais

INFÂNCIA. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2017/2018

INFÂNCIA. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2017/2018 INFÂNCIA PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2017/2018 IMP.INF.17_00 1 Âmbito Pedagógico Subdomínio Objetivos Atividade/Ação Responsável Calendarização Avaliação das crianças Divulgação das práticas pedagógicas

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância PL ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância LETIVO 2016/2017 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas

Leia mais

Biblioteca Escolar Ana Fortuna

Biblioteca Escolar Ana Fortuna 08 a 12 de maio 34 Biblioteca Escolar Ana Fortuna BE E AEOS A CAMINHO DA MARCHA DA FELICIDADE Na próxima sexta-feira, dia 19, pelas 11 horas, decorrerá a iniciativa Marcha da felicidade, atividade de encerramento

Leia mais

SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL MOSTRA DOCUMENTAL SEMINÁRIO SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO INTEGRADA DE ARQUIVOS PALESTRA SOBRE HERÁLDICA VISITAS

Leia mais

ANIMAÇÃO, SOLIDARIEDADE E TRADIÇÃO JUNTAM-SE EM MANGUALDE PARA MAIS UM NATAL INESQUECÍVEL!

ANIMAÇÃO, SOLIDARIEDADE E TRADIÇÃO JUNTAM-SE EM MANGUALDE PARA MAIS UM NATAL INESQUECÍVEL! PROGRAMAÇÃO DE 1 A 21 DE DEZEMBRO ANIMAÇÃO, SOLIDARIEDADE E TRADIÇÃO JUNTAM-SE EM MANGUALDE PARA MAIS UM NATAL INESQUECÍVEL! Estão quase a arrancar as comemorações da época natalícia no concelho de Mangualde!

Leia mais

Plano Anual de Atividades Lúdicas e Socioculturais 2019

Plano Anual de Atividades Lúdicas e Socioculturais 2019 Atividades Socioculturais Tipo Lúdicas e recreativas Culturais Desportivas Sociais Artes Plásticas Outros Objetivos Gerais Promover dinâmicas lúdicas e recreativas facilitadoras do convívio e confraternização

Leia mais

FREGUESIA DE RAMALDE. Comissão do Centenário da Republica Freguesia de Ramalde

FREGUESIA DE RAMALDE. Comissão do Centenário da Republica Freguesia de Ramalde CENTENÁRIO DA REPUBLICA 1910 2010 FREGUESIA DE RAMALDE MANIFESTO A República Portuguesa atinge o 1º século de vida. Os seus representantes preparam, como não podia deixar de ser, uma gala, que será dominada

Leia mais

INFÂNCIA. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2018/2019

INFÂNCIA. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2018/2019 INFÂNCIA PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2018/2019 IMP.INF.17_00 1 Âmbito Pedagógico Avaliação das crianças Divulgação das práticas pedagógicas Literacia e cultura Melhorar o processo de avaliação

Leia mais

Ação Social Freguesia da Guarda

Ação Social Freguesia da Guarda Ação Social Freguesia da Guarda Relatório de Atividades Setembro, Outubro e Novembro 2018 Cabazes Distribuídos 80 70 71 60 50 40 30 20 10 20 22 42 12 17 29 32 39 0 set-18 out-18 nov-18 TOTAL S. Miguel

Leia mais

Forais de Lanhoso Actualizado em Quinta, 26 Fevereiro :31

Forais de Lanhoso Actualizado em Quinta, 26 Fevereiro :31 É exatamente a partir das Terras do Julgado de Lanhoso que, em 25 de Setembro de 1292, D. Dinis, da cidade de Coimbra, outorga Carta de Foral ao Concelho de Lanhoso, continuando ou respeitando a tradição

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LOURES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LOURES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Conselho Municipal de Educação de Loures REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LOURES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º Natureza e Objetivos 1 - O Conselho Municipal de Educação do Concelho

Leia mais

Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões. 7ª Edição 2017/2018

Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões. 7ª Edição 2017/2018 Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões 7ª Edição 2017/2018 Agenda 1. Enquadramento e contextualização 2. Programa de empreendedorismo para o 1º ciclo do Ensino Básico 3. Programa de empreendedorismo

Leia mais

- Concurso Um presidente por mês, biografias e questões relativas a cada presidente Org.: Escola Secundária de Rocha Peixoto

- Concurso Um presidente por mês, biografias e questões relativas a cada presidente Org.: Escola Secundária de Rocha Peixoto FEVEREIRO 8 a 27 de Fevereiro - Mostra documental O Movimento do 31 de Janeiro de 1891 na Póvoa de Varzim Org.: Biblioteca Municipal Rocha Peixoto Galeria de Imagens - Participação no concurso T-shirt

Leia mais

Cooperação DLBC - Plano de atividades para a cooperação e animação do território

Cooperação DLBC - Plano de atividades para a cooperação e animação do território Cooperação DLBC - Plano de atividades para a cooperação e animação do território Ações para a Promoção e Animação O envolvimento entre as diversas entidades do território será uma mais-valia para a região

Leia mais

Seminário Nacional Eco-Escolas 19. Centro de Congressos do Arade e Escola EB 2º e 3º Ciclos Rio Arade de Parchal

Seminário Nacional Eco-Escolas 19. Centro de Congressos do Arade e Escola EB 2º e 3º Ciclos Rio Arade de Parchal Seminário Nacional Eco-Escolas 19 Centro de Congressos do Arade e Escola EB 2º e 3º Ciclos Rio Arade de Parchal Painel V EDS Programa Eco-Escolas 2018/19 Município de Lagoa Programa Eco-Escolas 2018/19

Leia mais

Contacto imprensa Ana Vale Costa

Contacto imprensa Ana Vale Costa Olhar o passado para construir o futuro é o tema da XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que irá decorrer de 18 julho a 19 setembro de 2015, para apresentar 300 artistas de 33 países, cerca

Leia mais

DOSSIER DE IMPRENSA

DOSSIER DE IMPRENSA DOSSIER DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO Depois de uma primeira edição de sucesso, o YMOTION Concurso e Mostra e Cinema Jovem, organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão através do pelouro da Juventude,

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES ANO SOCIAL 2008/2009

PLANO DE ACTIVIDADES ANO SOCIAL 2008/2009 PLANO DE ACTIVIDADES ANO SOCIAL 2008/2009 As associações de pais visam a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos que

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO PLANO DE AÇÃO 2014-2015 REDE SOCIAL DO CONCELHO DE VIMIOSO Introdução O Plano de Ação 2014-2015 é um documento de planeamento onde se identificam os projetos e intervenções previstos para esse período,

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS Pretende-se com este documento organizar a oferta cultural no Município de Fornos de Algodres, de modo a promover a diversidade de espetáculos e a atração e formação

Leia mais

1. C O M U N I D A D E

1. C O M U N I D A D E 1. C O M U N I D A D E 1 Parte II Indice do relatório de atividades da Fundação Luso de 2015 Vertente 1 Voluntariado SAL /Júnior Achievement Portugal ( JAP ) 1.1 - Aprender a Empreeender com os alunos

Leia mais

Dossier Especial Minho IN BTL 2015

Dossier Especial Minho IN BTL 2015 Dossier Especial Minho IN BTL 2015 Minho IN marca presença na BTL 2015 Mais um passo para reforçar o potencial turístico do Minho Dia 25 de fevereiro de 2015 Minho IN marca presença na BTL 2015 Mais um

Leia mais

IX Congresso Português de Sociologia - Portugal: território de territórios

IX Congresso Português de Sociologia - Portugal: território de territórios Reportagens IX Congresso Português de Sociologia - Portugal: território de territórios Mariana Gaio Alves FCT/Universidade Nova de Lisboa Os congressos de sociologia que vêm sendo organizados periodicamente

Leia mais

BOLETIM DA BE. O Regresso à Biblioteca. BIBLIOTECA ESCOLAR Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira

BOLETIM DA BE. O Regresso à Biblioteca. BIBLIOTECA ESCOLAR Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira A biblioteca escolar desenvolve nos estudantes competências para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, permitindo-lhes tornaremse cidadãos responsáveis In Manifesto da Biblioteca Escolar,

Leia mais

Geminação Figueiró dos Vinhos - Saint Maximin (França)

Geminação Figueiró dos Vinhos - Saint Maximin (França) As conversações relativas a uma eventual geminação do Município de Figueiró dos Vinhos com Saint Maximin, uma vila Francesa situada 40 Km s a norte de Paris foram oficialmente iniciadas em setembro de

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância PL ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância LETIVO 2018/2019 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas

Leia mais

Fundamentos. Multiculturalidade. Cooperação. Turismo

Fundamentos. Multiculturalidade. Cooperação. Turismo Seminário Fundamentos. Multiculturalidade. Cooperação. Turismo A Semana Cultural - Lugares de Globalização resulta de uma parceria constituída pela Vicentina Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste,

Leia mais

ROTA DAS IGREJAS DO CONCELHO DE PENICHE. Promoção e Valorização do

ROTA DAS IGREJAS DO CONCELHO DE PENICHE. Promoção e Valorização do ROTA DAS IGREJAS DO CONCELHO DE PENICHE Promoção e Valorização do Património Histórico-Religioso Peniche dispõe de um volumoso, diversificado e raro património histórico cultural, tanto móvel como imóvel.

Leia mais

2017, ANO OFICIAL PARA VISITAR VISEU

2017, ANO OFICIAL PARA VISITAR VISEU 2017, ANO OFICIAL PARA VISITAR VISEU Síntese informativa apresentada em reunião do Conselho Estratégico do Município, a 4 de janeiro de 2017 2017, ANO OFICIAL PARA VISITAR VISEU Viseu está a ganhar uma

Leia mais

Academia de Marinha SESSÃO SOLENE DE ENCERRAMENTO DO ANO ACADÉMICO

Academia de Marinha SESSÃO SOLENE DE ENCERRAMENTO DO ANO ACADÉMICO Academia de Marinha Newsletter Nº10 Dezembro 2018 SESSÃO SOLENE DE ENCERRAMENTO DO ANO ACADÉMICO Sob a presidência do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado, teve lugar em 11

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2018/ º PERÍODO

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2018/ º PERÍODO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2018/2019 1.º PERÍODO SETEMBRO Dia 04 09:00 Abertura do Ano Letivo (para os alunos que não têm com quem ficar). Dia 14 Dia do ProSucesso. 09:00 Receção a todos os alunos ProSucesso

Leia mais

Centro Infantil da Lixa Associação de Solidariedade Social nº

Centro Infantil da Lixa Associação de Solidariedade Social nº Ano letivo de 2017/2018 Introdução Este Plano é um documento de orientação com acesso a toda a comunidade escolar, onde constam as atividades que fazem parte integrante do projeto educativo da escola (do

Leia mais

ROTA DAS IGREJAS DO CONCELHO DE PENICHE

ROTA DAS IGREJAS DO CONCELHO DE PENICHE ROTA DAS IGREJAS DO CONCELHO DE PENICHE Promoção e Valorização do Património Histórico-Religioso 6 ª Temporada 31 de julho - 24 de outubro de 2014 Peniche dispõe de um volumoso, diversificado e raro património

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcabideche Escola Básica de Alcabideche PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO

Agrupamento de Escolas de Alcabideche Escola Básica de Alcabideche PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO BIBLIOTECA ESCOLAR - ALCABIDECHE E ALTO DA PEÇA - GLOBAL Data Atividades Reuniões entre a Professora Bibliotecária/Coordenadora da Biblioteca Escolar () o Diretor do Agrupamento (DA) e/ou a Coordenadora

Leia mais

50 anos a construir rumos

50 anos a construir rumos Comemoração do cinquentenário do Liceu Nacional de Cascais / Escola Secundária de S. João do Estoril Agora que passaram alguns dias após a Sessão de Encerramento da Comemoração do 50º aniversário da nossa

Leia mais

Relatório do Plano de Atividades 2014

Relatório do Plano de Atividades 2014 Relatório do Plano de s 2014 Respostas Socais: Centro s Ocupacionais e Lar Residencial Data Objetivo Público-alvo Indicador de eficácia Janeiro Comemorar as datas anuais de maior importância no âmbito

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do Clube etwinning Professora Dinamizadora: Carla Alexandra F. A Alves Ano letivo 2016/2017 Índice 1.

Leia mais

Sala: CATL Educadora: Isabel Ferreira Professora: Elisabete Oliveira

Sala: CATL Educadora: Isabel Ferreira Professora: Elisabete Oliveira Sala: CATL Educadora: Isabel Ferreira Professora: Elisabete Oliveira 1 SETEMBRO OUTUBRO A minha Escola À volta das Estórias Outono Dia das bruxas Conhecer os diferentes espaços da instituição Conhecer

Leia mais

BOLETIM 15. Serviços de Cultura e Museologia

BOLETIM 15. Serviços de Cultura e Museologia BOLETIM 15 Serviços de Cultura e Museologia FÉRIAS COM A CULTURA NATAL 'BOSQUE ENCANTADO' Juntos iremos construir um espaço que vá ao encontro dos nossos imaginários de infância. A ideia de sonho, magia,

Leia mais

O Município de Esposende promove, de 25 de maio a 3 de junho, a edição de 2018 do Fórum da Educação. Subordinado ao tema Educação e Património,

O Município de Esposende promove, de 25 de maio a 3 de junho, a edição de 2018 do Fórum da Educação. Subordinado ao tema Educação e Património, O Município de Esposende promove, de 25 de maio a 3 de junho, a edição de 2018 do Fórum da Educação. Subordinado ao tema Educação e Património, pretende-se potenciar a reflexão sobre a interseção entre

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE PL ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE LETIVO 2016/ 2017 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas importantes,

Leia mais

Incentivar a participação e organização dos seniores em actividades culturais, de cidadania, de ensino e de lazer.

Incentivar a participação e organização dos seniores em actividades culturais, de cidadania, de ensino e de lazer. Odivelas, Dezembro 2008 1. Enquadramento A Universidade Sénior de Odivelas é um projecto inovador que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando a sua formação científica,

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades constitui-se como um documento orientador de todas as atividades desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Este plano é caracterizado por

Leia mais

À DESCOBERTA DE BRAGA. Cultura Educação

À DESCOBERTA DE BRAGA. Cultura Educação À DESCOBERTA DE BRAGA Cultura Educação APRESENTAÇÃO O projeto À Descoberta de Braga pretende fomentar no público escolar e na população bracarense o conhecimento e afeto pela história, património e identidade

Leia mais

Conselho Local de Acção Social (CLAS)

Conselho Local de Acção Social (CLAS) Conselho Local de Acção Social (CLAS) Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 28 de Junho de 2006. Aos vinte e oito dias do mês de Junho de dois mil e seis, pelas catorze horas e

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES DO

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES DO PLANO DE ATIVIDADES DO SERVIÇO EDUCATIVO DA CULTURA 2012/2013 BIBLIOTECA MUNICIPAL CAMILO CASTELO BRANCO Coordenador do espaço cultural: Dra. Carla Araújo Contactos Avenida Dr. Carlos Bacelar Apart. 154

Leia mais

Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim Plano de Atividades de Animação Sociocultural Centro de Dia e Lar Ano 2013

Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim Plano de Atividades de Animação Sociocultural Centro de Dia e Lar Ano 2013 Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim Plano de Atividades de Animação Sociocultural Centro de Dia e Lar Ano 2013 Cantar os reis pelas ruas da povoação de Aguim e pelos restaurantes que se

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE PL ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE LETIVO 2018/ 2019 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas importantes,

Leia mais

ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA CIM DÃO LAFÕES 2012/2013. Tondela, 26 de setembro de 2012

ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA CIM DÃO LAFÕES 2012/2013. Tondela, 26 de setembro de 2012 ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA 2012/2013 Tondela, 26 de setembro de 2012 Objetivos do projeto Criar uma cultura empreendedora; Promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade; Partilhar experiências

Leia mais