PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS"

Transcrição

1 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS

2 1- INTRODUÇÃO O Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação (PROADES) constitui parte do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UFJF (PDICCTAE-UFJF).

3 O PROADES foi aprovado pelo Conselho Superior da UFJF, em 27/06/2007, através da Resolução 08/2007, disponível no site da UFJF.

4 O PROADES apresenta as alterações no modo de se avaliar o desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação e também proporciona uma avaliação da Universidade em seus diversos níveis organizacionais. Base do PROADES: Plano de Metas e valorização do trabalho em equipe.

5 O trabalho constitui a base da existência humana. É reconhecidamente uma tarefa coletiva, e uma Instituição caracteriza-se como uma identidade coletiva para compor um ou mais grupos organizados. O desempenho é avaliado compreendendo o seu caráter dinâmico. Nas Universidades, como em qualquer outra instituição educacional, propor uma análise sobre o desempenho implica atentarmos para as particularidades que definem a sua organização interna.

6 A Avaliação de Desempenho É um momento de reflexão, no qual devemos procurar analisar em que erramos e em que precisamos acertar. É a análise sistemática do nosso desempenho e do nosso potencial no cargo, função, no ambiente organizacional. É um processo pedagógico e com ele se deve sempre alcançar a totalidade dos níveis organizacionais e permitir toda uma construção e reconstrução na busca do aproveitamento e melhoria das potencialidades humanas.

7 Para quê Avaliar? Para possibilitar o desenvolvimento do TAE no sentido de: melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho; proporcionar melhorias nas condições de trabalho; identificar necessidade de capacitação, ou remoção; propiciar a progressão por mérito.

8 Estrutura da Avaliação Coordenação Geral de Avaliação. Coordenação de Avaliação de Desempenho vinculada à PRORH. Unidades de Avaliação e suas Coordenações Setoriais. Equipe de Trabalho.

9 Quem fará parte das Coordenações Setoriais de Avaliação? Dirigentes das Unidades Acadêmicas ou Administrativas e, no mínimo, 02 (dois) TAEs eleitos por seus pares integrantes da Unidade a que pertence.

10 Quem será avaliado? Técnico-Administrativos em Educação integrantes do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UFJF (PDICCTAE-UFJF); Chefias exercidas tanto por TAEs quanto por Docentes.

11 O que vai ser avaliado? O desempenho de cada Equipe de Trabalho na realização das atividades pactuadas no Plano de Metas.

12 PLANO DE METAS É o planejamento das atividades a serem desenvolvidas na Unidade. É um dispositivo que auxilia na gestão de pessoas, tornando possíveis informações facilitadoras do planejamento e da coordenação das atividades da Unidade. Conduz ao exercício de uma gerência participativa na busca de resultados e à valorização dos Técnico-Administrativos em Educação da UFJF.

13 O Plano de Metas implementa o gerenciamento contínuo e sistematizado do desempenho, através de uma interação entre as Equipes de Trabalho, onde o trabalho desenvolvido, ao longo do ano, é analisado e discutido, a fim de identificar os aspectos positivos e negativos do desempenho e encontrar oportunidades de desenvolvimento e melhoria.

14 Vantagens do Plano de Metas Melhoria do ambiente de trabalho. Maior troca de informações entre os membros da Equipe de Trabalho e entre as Equipes, sobre o desenvolvimento do trabalho. Oportunidades de crescimento pessoal. Adequada distribuição do trabalho, evitando, assim, a sobrecarga para a consecução das metas estabelecidas. Estímulo e reconhecimento dos esforços para a obtenção dos resultados esperados. Avaliação baseada em critérios objetivos e imparciais. Valorização da capacidade crítica e participativa dos cidadãos.

15 Como será a Avaliação de Desempenho? O processo de avaliação será desenvolvido durante 12 (doze) meses, realizando-se em 3 (três) fases: 1ª FASE - PACTUAÇÃO DAS METAS 2ª FASE - ACOMPANHAMENTO DO 3ª FASE - AVALIAÇÃO DO

16 1ª FASE PACTUAÇÃO DAS METAS O QUE É: Reunião entre Coordenação Setorial de Avaliação e Equipes de Trabalho para planejar os trabalhos a serem realizados. Busca-se o entendimento na formulação de objetivos comuns para chegar a resultados satisfatórios.

17 O QUE É: 2ª FASE ACOMPANHAMENTO DO Observação contínua do andamento das atividades, para verificar se as metas pactuadas estão sendo atingidas.

18 3ª FASE AVALIAÇÃO DO O QUE É: Fase de conclusão de todo o processo avaliativo que se desenvolveu durante o período determinado para o seu funcionamento, ou seja, 12 meses. É o momento de confrontar as metas estabelecidas com os resultados obtidos.

19 Como realizo a minha avaliação? Através da participação da elaboração do Plano de Metas e das reuniões periódicas de acompanhamento das Equipes de Trabalho que formalizarão o preenchimento do relatório do desempenho das atividades, apresentando-o à Coordenação Setorial de Avaliação para ciência e análise conjunta.

20 A Equipe de Trabalho opinará sobre o desempenho do TAE para o fim de sua progressão por mérito, a partir do resultado da avaliação de seu desempenho enquanto sujeito participativo da Equipe de Trabalho, de modo que a sua habilitação individual reflita o desempenho da Equipe na qual está inserido.

21 ATENÇÃO O TAE não será avaliado individualmente, como sujeito isolado, mas enquanto sujeito participativo da Equipe de Trabalho, de modo que a sua habilitação individual reflita o desempenho da Equipe na qual está

22 Quando ocorre a Avaliação de Desempenho? As avaliações da Equipe de Trabalho serão anuais e mediante calendário avaliativo definido pela Coordenação Geral de Avaliação, ocorrendo simultaneamente em toda a Instituição, isto é, as avaliações serão na mesma época

23 Como vou saber o resultado da Avaliação de Desempenho? Através da Síntese dos Resultados das Metas e do Relatório Final do Desempenho Individual - disponível no SIGA.

24 PLANO DE METAS DA UNIDADE SÍNTESE DOS RESULTADOS DAS METAS ( ) ATINGIU 70% DAS METAS ( ) NÃO ATINGIU 69% DAS METAS RELATÓRIO FINAL DO INDIVIDUAL RECOMENDAÇÕES QUANTO À PROGRESSÃO POR MÉRITO ( ) HABILITADO ( ) NÃO HABILITADO

25 Como será aferido o resultado da avaliação? Através do Plano de Metas da Unidade e do Relatório Final do Desempenho Individual

26 Quando vou obter a Progressão por Mérito Profissional? A progressão por mérito profissional será concedida ao TAE, a cada dois anos de efetivo exercício no cargo,desde que apresente resultado fixado no Programa de Avaliação de Desempenho, observado o respectivo padrão de vencimento. O TAE terá a sua progressão efetivada no mês em que completar o seu período aquisitivo para efeito de progressão por mérito, observadas as licenças e afastamentos previstos na Lei 8.112, de 1990.

27 O processo de Avaliação de Desempenho será por meio eletrônico, através do SIGA e estará disponível, em rede, a todas as Unidades Administrativas e Acadêmicas da Instituição

28 O indivíduo tende a mudar de forma mais efetiva quando impelido por decisões grupais. Não significa que se anule o indivíduo enquanto promotor de tarefas especializadas. O PROADES propicia um maior entendimento sobre a complexidade do trabalho em grupo e ao mesmo tempo prima pela necessidade de se compreender os impactos das ações do indivíduo.

29 O PROADES prima em contribuir para a melhoria do desempenho individual, orientando as ações necessárias ao desenvolvimento de pessoas e institucional, possibilitando uma reflexão sobre o trabalho em grupo e sobre o papel da Instituição, motivando o indivíduo na realização de suas funções, na medida em que solicita uma maior interação no ambiente de trabalho e, posteriormente, no contato "direto" com os interlocutores da Instituição. Pode e deve criar condições favoráveis à qualidade de vida no trabalho e fora dele.

30 O trabalho passa a ser visto em relação às tarefas coletivas que se relacionam e possibilita uma maior ascendência do grupo sobre o indivíduo. A avaliação do desempenho nesses moldes é definida através dos objetivos previstos e realizados e a finalidade, a cada instante, meta ou programa, nela se constitui pela interação das valorizações individuais. O bom funcionamento de uma Instituição depende das relações humanas, isto é, das relações psicológicas e sociais recíprocas, nascidas entre os membros no decurso de suas atividades e tarefas definidas, ou seja, das relações existentes entre eles.

31 Recomendações O processo de avaliação deve ser uma oportunidade de reflexão sobre o desempenho real de cada TAE no seu trabalho. Deve ser imparcial e justo, sem favoritismos, preferências, simpatias, antipatias ou protecionismos. Comprometimento: O processo de avaliação tem a finalidade de envolver e comprometer os vários segmentos das Unidades e é de extrema importância que as Chefias e TAEs atuem de forma adequada e coerente visando atingir os objetivos Institucionais.

32 O PROADES deve ser considerado como ponto de partida, e não de chegada, gerando indicadores que servirão como instrumento de gestão e formulação de políticas institucionais capazes de democratizar as tomadas de decisão, sendo de simples utilização, revelandose como instrumento de aprendizagem institucional.

33 A PRORH, através da Coordenação de Avaliação de Desempenho, em consonância com os princípios, diretrizes e objetivos definidos no PROADES, ouvida a Comissão Interna de Supervisão, estabelecerá os instrumentos complementares necessários ao seu cumprimento.

34 Comissão de Avaliação de Desempenho Ana Bernadete da Silva Rocha Ana Lúcia de Almeida Vargas Jorge Quirino de Araújo Campos Léa Maria Chicre Araujo Salomão Marcélia Guimarães Paiva Marilene Fernandes de Oliveira

MANUAL PROADES. Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação da UFJF

MANUAL PROADES. Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação da UFJF MANUAL PROADES Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação da UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora Reitor: Marcus Vinicius David Vice-reitora: Girlene Alves da Silva

Leia mais

PLANO DE METAS. Orientações para a elaboração do Plano de Metas da Unidade

PLANO DE METAS. Orientações para a elaboração do Plano de Metas da Unidade PLANO DE METAS Orientações para a elaboração do Plano de Metas da Unidade Universidade Federal de Juiz de Fora Reitor: Marcus Vinicius David Vice-reitora: Girlene Alves da Silva Pró-reitora de Gestão de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS MANUAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS 2007 SUMÁRIO 1. Apresentação... 03 2. O que é Avaliação de Desempenho?...

Leia mais

MANUAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

MANUAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS MANUAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS UFMT/2009 1 Apresentação O objetivo deste manual é de fornecer orientações aos servidores Técnicos Administrativos da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/2007

RESOLUÇÃO Nº 08/2007 RESOLUÇÃO Nº 08/2007 CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 08/2007 Aprova o Programa de Avaliação de Desempenho (PROADES) dos servidores Técnico Administrativos em Educação da Universidade Federal de Juiz de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Raimundo da Costa Almeida

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Raimundo da Costa Almeida MANUAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Raimundo da Costa Almeida DIRETORIA DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO Cristina kazumi Nakata Yoshino COORDENADOR DE

Leia mais

PROADES - UFJF 9º Ciclo

PROADES - UFJF 9º Ciclo PROADES - UFJF 9º Ciclo - 2018 2» Kátia Maria Silva de Oliveira e Castro Pró-reitora de Gestão de Pessoas» Léa Maria Chicre Araujo Salomão Coordenadora de Avaliação e Movimentação de Pessoas» Maurício

Leia mais

4 Perfil do Quadro de Servidores

4 Perfil do Quadro de Servidores 4 Perfil do Quadro de Servidores 4.1 Servidores Docentes O quadro de servidores docentes do IFRO é composto por Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico regidos pela Lei nº 8.112/90 e Lei nº

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR N o 05/2012, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012 Institui o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico- Administrativos em Educação da UFMG, revogando a Resolução Complementar

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 5 09/02/2009 07:57 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.825, DE 29 DE JUNHO DE 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 09/2007

CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 09/2007 CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 09/2007 Aprova o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento (PROCAP) dos servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O Conselho

Leia mais

Orientações para realização da Avaliação de Desempenho Funcional

Orientações para realização da Avaliação de Desempenho Funcional Orientações para realização da Avaliação de Desempenho Funcional A avaliação de desempenho tem como objetivo não apenas aferir o desempenho individual dos servidores, mas avaliar a Instituição como um

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES RESOLUÇÃO Nº 032/2006 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 29 DE SETEMBRO DE 2006

Leia mais

Assistente em Administração

Assistente em Administração Assistente em Administração Questões sobre Decreto nº 5.825/06 Legislação Prof. Mateus Silveira Legislação QUESTÕES DO DECRETO FEDERAL Nº 5.825/06 1. (2014 UFRJ Psicólogo) Acerca do Programa de Avaliação

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Av. Engenheiro Diniz, Bairro Martins - CP Uberlândia-MG

Universidade Federal de Uberlândia Av. Engenheiro Diniz, Bairro Martins - CP Uberlândia-MG RESOLUÇÃO N o 6/98, DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Institui o Sistema de Análise de Desempenho Funcional para o pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal de Uberlândia e dá outras providências.

Leia mais

Lei: de 12 de janeiro de 2005

Lei: de 12 de janeiro de 2005 PCCTAE Lei: 11.091 de 12 de janeiro de 2005 Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao

Leia mais

PORTARIA UNILA Nº 553/2012

PORTARIA UNILA Nº 553/2012 PORTARIA UNILA Nº 553/2012 Institui provisoriamente a Avaliação de Desempenho dos servidores da carreira dos cargos técnico-administrativos em educação para fins de Progressão por Mérito Profissional.

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2015 RESOLUÇÃO 05/2012 CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFMG FEVEREIRO / 2016 COORDENAÇÃO MEMBRO Profa.

Leia mais

RESOLUÇÃO N 23, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010

RESOLUÇÃO N 23, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010 RESOLUÇÃO N 23, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sessão de 16 de dezembro de 2010, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 19 do

Leia mais

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 24/2006, DO CONSELHO SUPERIOR

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 24/2006, DO CONSELHO SUPERIOR ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 24/2006, DO CONSELHO SUPERIOR PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFJF A Universidade tem por finalidade produzir,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL ANEXO IV

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL ANEXO IV SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL ANEXO IV FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL DO SERVIDOR DOCENTE EM ESTÁGIO PROBATÓRIO Esta ficha

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR *

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR * Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR * 1 - Introdução: A Política Institucional de Capacitação dos Servidores da UTFPR fundamentará

Leia mais

Escola de Governo. d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o. P r o g r a m a d e C a p a c it a ç ã o M u n ic ip a l

Escola de Governo. d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o. P r o g r a m a d e C a p a c it a ç ã o M u n ic ip a l E s c o l a d e G o v e r n o d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o P r o g r a m a E s t a d u a l d e Q u a l if ic a ç ã o P r o f is s io n a l d o Se r v id o r P ú b l ic o P r o g r a m a d

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL ANEXO V

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL ANEXO V SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL ANEXO V FICHA DE AVALIAÇÃO DO SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO INSTRUÇÕES I - CONSIDERAÇÕES: Esta

Leia mais

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme previsto na Resolução n o 7 datada do ano de 2004 do CNE/CES, após finalizar a primeira metade do curso,

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO DA ORIENTAÇÕES GERAIS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO DA ORIENTAÇÕES GERAIS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DO QUADRO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO DA ORIENTAÇÕES GERAIS A Universidade Federal do Amapá UNIFAP, em cumprimento às diretrizes do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Plano de Trabalho do servidor Docente em Estágio Probatório

Plano de Trabalho do servidor Docente em Estágio Probatório SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL ANEXO II Plano de Trabalho do servidor Docente em Estágio Probatório CONSIDERAÇÕES: Este Plano de

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Curso de Graduação em Engenharia Mecânica NORMA PARA ESTÁGIO CAPÍTULO I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização de estágios pelos alunos do

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2020 CAMPUS IBIRUBÁ

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2020 CAMPUS IBIRUBÁ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Coordenadoria de Gestão de Pessoas CGP Campus Ibirubá PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2020 CAMPUS IBIRUBÁ Ibirubá, Junho de 2019.

Leia mais

Estruturação do Novo PDI UFOP

Estruturação do Novo PDI UFOP PROPLAD / UFOP Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Universidade Federal de Ouro Preto Estruturação do Novo PDI UFOP 2016-2026 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 23 de Outubro de 2016 PDI:

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO. Autoavaliação do Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores técnico-administrativos

COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO. Autoavaliação do Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores técnico-administrativos Autoavaliação do Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores técnico-administrativos Portaria 738-R de 14 de maio de 2012 Subcomissão de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos

Leia mais

Programa de Avaliação de Desempenho (Resolução 72) UNIPAMPA. Capacitação: Implementação do Plano de Trabalho

Programa de Avaliação de Desempenho (Resolução 72) UNIPAMPA. Capacitação: Implementação do Plano de Trabalho Programa de Avaliação de Desempenho (Resolução 72) UNIPAMPA Capacitação: Implementação do Plano de Trabalho Tópicos Da Avaliação; O que é um Plano de Trabalho (PT)? ; Quem deverá elaborar um PT? ; Procedimentos

Leia mais

Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Aprovado pela Resolução COP N o 10/2008 de 19 de dezembro de 2008) Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas MA 2008 1 REGULAMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/RIFB, de 29 de maio de 2009.

RESOLUÇÃO Nº 012/RIFB, de 29 de maio de 2009. RESOLUÇÃO Nº 012/RIFB, de 29 de maio de 2009. Dispõe sobre os procedimentos e instrumentos para Avaliação de Desempenho dos servidores Docentes e Técnicos Administrativos em Estágio Probatório. O REITOR

Leia mais

Relatório preliminar dos resultados da Avaliação de Desempenho anual dos servidores Técnico-Administrativos ano 2017

Relatório preliminar dos resultados da Avaliação de Desempenho anual dos servidores Técnico-Administrativos ano 2017 Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente Relatório preliminar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação MANUAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Leia mais

Anexo 11/5. Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP

Anexo 11/5. Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP Diretrizes para Capacitação de equipes do SIBiUSP Premissas Em sua trajetória, as atividades de capacitação desenvolvidas para o Sistema promoveram um

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 071/2015, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº 071/2015, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº 071/2015, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015. Dispõe sobre o processo de avaliação de desempenho dos integrantes do Plano de Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSULDEMINAS.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFCSPA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFCSPA REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFCSPA Aprovado em 1º de julho de 2016, pelo CONSEPE, através da Resolução nº 37/2016. CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1. Os

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL N o 01/2015-CAMP/PRORH PROCESSO SELETIVO DE REMOÇÃO ENTRE CAMPI A Pró-Reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no uso de suas competências, delegadas pela Portaria

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

RESOLUCAO 18/2018 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

RESOLUCAO 18/2018 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUCAO 18/2018 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Dispõe sobre a instituição do Regulamento do Centro Pedagógico e Psicopedagógico do Centro Universitário FG - UniFG. O presidente do Conselho de

Leia mais

FORMULÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GERENCIAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO

FORMULÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GERENCIAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO FORMULÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GERENCIAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO 1. IDENTIFICAÇÃO DO SERVIDOR Servidor

Leia mais

Nilva Celestina do Carmo Coordenadora Geral de Recursos Humanos

Nilva Celestina do Carmo Coordenadora Geral de Recursos Humanos Programa de Capacitação Coordenação Geral de Recursos Humanos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba - MG 1. Introdução Tendo em vista o PDI Plano de Desenvolvimento Institucional e o PDICTAE

Leia mais

DECRETO Nº 9.366, DE 8 DE MAIO DE 2018

DECRETO Nº 9.366, DE 8 DE MAIO DE 2018 Publicado em: 09/05/2018 Edição: 88 Seção: 1 Página: 27 Órgão: Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 9.366, DE 8 DE MAIO DE 2018 Regulamenta os critérios e os procedimentos específicos para o desenvolvimento

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO E PROJETOS ESPECIAIS COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Leia mais

CAD. Câmara de Atividades Docentes

CAD. Câmara de Atividades Docentes CAD Câmara de Atividades Docentes Aluisio Augusto Cotrim Segurado (FM) [Vice-Presidente] Marcílio Alves (EP) [Presidente] Maria Augusta da Costa Vieira (FFLCH) Maria das Graças Bomfim de Carvalho (EERP)

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC)

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC) Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso Computação (CCLC) Planejamento Estratégico 2018 2022 Apresentação: O curso Computação da Universidade Federal do Paraná

Leia mais

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional Como você avalia a gestão ambiental da Instituição? Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional 4 3,36% 8,53% Boa 28 23,53% 36,91% Como você avalia a divulgação dos resultados da Pesquisa de

Leia mais

Art. 5. São atribuições do Núcleo Docente Estruturante (NDE):

Art. 5. São atribuições do Núcleo Docente Estruturante (NDE): REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) CAPÍTULO I Das considerações Preliminares Art. 1. O presente Regulamento dispõe sobre a composição e funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE)

Leia mais

Pressupostos Relato de experiência

Pressupostos Relato de experiência Relação Planejamento-Avaliação Institucional na Universidade Pressupostos Relato de experiência Profª. SUZANA SALVADOR CABRAL GIANOTTI Coordenadora da Avaliação Institucional da Universidade La Salle Coordenadora

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA EM CACHOEIRA

Leia mais

Introdução Carreira, que carreira? Mas afinal o que é o PCCTAE?

Introdução Carreira, que carreira? Mas afinal o que é o PCCTAE? PCCTAE? Introdução Carreira, que carreira? Mas afinal o que é o PCCTAE? A nossa idéia é conversar com os colegas sobre o nosso Plano de Carreira e sobre as dificuldades encontradas na sua implementação

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE ARTES E LETRAS

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) O melhor plano é estudar aqui! REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) 1 CAPÍTULO I Das considerações Preliminares Art. 1. O presente Regulamento

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Aprova a criação da função de Monitor e suas respectivas normas

Aprova a criação da função de Monitor e suas respectivas normas RESOLUÇÃO Nº 522/85 Aprova a criação da função de Monitor e suas respectivas normas Faço saber que o Conselho Universitário, nos termos do disposto na alínea a do art 51 do Estatuto, aprovou e eu promulgo

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS DA

Leia mais

DECRETO Nº, DE DE DE 2017

DECRETO Nº, DE DE DE 2017 DECRETO Nº, DE DE DE 2017 Regulamenta os critérios e procedimentos específicos para o desenvolvimento dos Auditores-Fiscais e dos servidores no cargo das Carreiras Tributária e Aduaneira da Receita Federal

Leia mais

PORTARIA PROGEP Nº 707, DE 11 DE MARÇO DE 2019

PORTARIA PROGEP Nº 707, DE 11 DE MARÇO DE 2019 Boletim de Serviço Eletrônico em 14/03/2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Avenida João Naves de Avila, 2121, Bloco 3P - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho Avaliação de Desempenho Avaliação de Desempenho AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2 Como era: avaliação unilateral; de caráter punitivo e de prestação de contas; característica absolutamente

Leia mais

GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: COMPARAÇÃO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES CURSOS TÉCNICOS DE GUIA DE TURISMO

GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: COMPARAÇÃO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES CURSOS TÉCNICOS DE GUIA DE TURISMO GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: COMPARAÇÃO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES CURSOS TÉCNICOS DE GUIA DE TURISMO RESUMO O ensino da geografia aplicada a uma determinada área de conhecimento exige do docente

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO Aprovado pelo CAS Resolução nº 204/2018 REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 Este Regulamento normatiza o sistema de Estágio Curricular

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA GABINETE DO REITOR PORTARIA Nº 198, de 26 de abril de 2007. Dispõe sobre a progressão funcional de professores para a Classe de Professor Associado, especifica as atividades a serem objeto de avaliação

Leia mais

VI Encontro de Avaliação Institucional da USP

VI Encontro de Avaliação Institucional da USP VI Encontro de Avaliação Institucional da USP Atividades de Graduação Indicadores Profa. Dra. TELMA MARIA TENÓRIO ZORN PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO NOVEMBRO DE 2011 1 A GRADUAÇÃO, diferentemente da pesquisa

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 183, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Define as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da UFABC exercidas pelos docentes para subsidiar o estabelecimento de políticas e ações de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO RESOLUÇÃO CONSEPE N. o 133, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014. Institui o Programa de Qualificação Stricto Sensu dos Servidores Técnico- Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - PQSTAE

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE FREDERICO WESTPHALEN

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES REGULAMENTO DE ESTÁGIO Aprovado pelo CAS Resolução nº 155/2017 REGULAMENTO DE ESTÁGIO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES Art. 1 Este Regulamento tem por finalidade normatizar o sistema

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO 1ª - A Administração Federal, atenta à necessidade de capacitação e qualificação

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná PROPOSTA DE POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Julho /2017 PREÂMBULO 1º - A Administração Federal, atenta à necessidade de capacitação e qualificação do

Leia mais

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI MUNICIPAL Nº 2.221, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2001. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Vencimentos do Grupo Ocupacional Magistério da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia. FAÇO SABER QUE A CÂMARA

Leia mais

O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores.

O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores. O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores. O que é o novo modelo de Gestão do Desempenho por Competências?

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICOS DA UFES 2013

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICOS DA UFES 2013 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICOS DA UFES 2013 RELATÓRIO FINAL DAA/DDP/PROGEPAES - UFES DEZEMBRO/2013 Pag. 1/ 7 1. PLANEJAMENTO 1.1 COORDENAÇÃO E LEGISLAÇÃO A edição de 2013 do

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Assunto: Nota explicativa sobre preenchimento do Quadro Resumo do Projeto Político Pedagógico Prezado Diretor, Com o objetivo de esclarecer a finalidade de cada campo do Quadro Resumo do Projeto Político

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Energia é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Tipo de Documento: REGULAMENTO. Título: ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Emitente: COORDDIR RICARDO MALFATI

Tipo de Documento: REGULAMENTO. Título: ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Emitente: COORDDIR RICARDO MALFATI O CONSEPE ouvido o Colegiado do Curso de Direito do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, tendo em vista as diretrizes curriculares estabelecidas

Leia mais

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES Plano de Cargos, Carreiras e Salários Abril de 2013 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Responsável Descrição 0 15/04/2013 Tríade RH Desenvolvimento e Implantação do Plano 1 26/06/2013 Tríade RH Revisão do

Leia mais

Telefone: (61) Rua Acre, Qd. 02. Lts.17/18, s/n Setor de Chácaras Anhanguera Valparaíso de Goiás/GO CEP

Telefone: (61) Rua Acre, Qd. 02. Lts.17/18, s/n Setor de Chácaras Anhanguera Valparaíso de Goiás/GO CEP 1 SUMÁRIO TÍTULO I DA FINALIDADE E DA ESTRUTURA... 3 TÍTULO II DOS OBJETIVOS... 3 TÍTULO III DAS RESPONSABILIDADES E DAS COMPETÊNCIAS... 4 TÍTULO IV DAS SOLICITAÇÕES E DO ATENDIMENTO... 7 TÍTULO V DOS

Leia mais

Índice. 1. O Processo de Organização Escolar Pensando para a Prática Grupo Módulo 8

Índice. 1. O Processo de Organização Escolar Pensando para a Prática Grupo Módulo 8 GRUPO 5.1 MÓDULO 8 Índice 1. O Processo de Organização Escolar...3 1.1. Pensando para a Prática... 3 2 1. O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR O processo de organização escolar dispõe de etapas a fim de que

Leia mais

CAPACITAÇÃO e QUALIFICAÇÃO

CAPACITAÇÃO e QUALIFICAÇÃO Atividades para CAPACITAÇÃO e QUALIFICAÇÃO 2º SEMESTRE/2018 Em consonância com as demandas levantadas junto às Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFJF através do Levantamento Anual de Necessidades,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 56/2017 Fixa os critérios para pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora. O Conselho Superior da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13/2006 Dispõe sobre a progressão funcional de professores para a Classe de Professor Associado O Conselho Superior CONSU, da Universidade Federal de Juiz de Fora, no exercício

Leia mais

Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 006/2010

Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 006/2010 Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 006/2010 Fixa as normas da Avaliação Periódica de Desempenho e Evolução de Qualificação para Servidores

Leia mais

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) 1. Aluno Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) Manual do Aluno 1.1 O TCC é o produto de uma atividade a ser desenvolvida individualmente. 1.2 É de responsabilidade do aluno procurar

Leia mais

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES:

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: a) Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planejamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO

LEGISLAÇÃO DE PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento do DAP - 2010 LEGISLAÇÃO DE PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO Instrutores Ana Clécia, Camila Layane e Zaqueu Gurgel LEGISLAÇÃO DE PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 045, DE 02 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

DECISÃO Nº 939/2008 (Decisão nº 939/2008 consolidada)

DECISÃO Nº 939/2008 (Decisão nº 939/2008 consolidada) CONSUN Conselho Universitário Alterações incluídas no texto: Decisão nº 328/2010, de 27/08/2010 Decisão nº 417/2014, de 03/10/2014 DECISÃO Nº 939/2008 (Decisão nº 939/2008 consolidada) O CONSELHO UNIVERSITÁRIO,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO PIQ Câmpus Muzambinho

EDITAL Nº 02/2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO PIQ Câmpus Muzambinho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS, CÂMPUS Muzambinho EDITAL Nº 02/2015 PROGRAMA

Leia mais

PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE

PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO 402679 PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE 2010-2011 Desp.n.º 16034-2010, ME (20 Out.) VERTENTE PROFISSIONAL, SOCIAL E ÉTICA Compromisso com a construção e o uso do conhecimento

Leia mais