PREPARANDO PARA GOVERNAR Ações para estruturar um bom governo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREPARANDO PARA GOVERNAR Ações para estruturar um bom governo"

Transcrição

1

2 PREPARANDO PARA GOVERNAR Ações para estruturar um bom governo

3 PRIMEIROS PASSOS DIAGNÓSTICO - Indicadores - Contas do Município - Contratos e convênios - Estrutura PLANEJAMENTO - Equipe - Planejamento Estratégico - Plano Plurianual - Orçamento - Pacto por Resultados AÇÃO - Ações Emergenciais (100 dias) - Programas, Projetos e Estratégicos - Modelo de Gestão

4 DIAGNÓSTICO

5 INDICADORES É importante que se faça uma aprofundada análise do município, a fim de detectar quais são os principais problemas e gargalos, e quais devem ser os focos deação prioritários. Os indicadores devem ser verificados de maneira comparativa: Como está meu município em relação ao restante do país? E em relação ao restante do estado? Como o município se compara a outros de porte semelhante?

6 INDICADORES Indicadores demonstram como seu município é observado por Agências de Fomento, Organizações sem Fins Lucrativos e pela Sociedade. Acompanhar tais resultados se torna relevante na medida em que há maior controle social por parte da sociedade e maior investimento alocado pelas organizações de fomento nos municípios que demonstram saber para onde estão indo. Indicadores indicam para demais atores e instituições as escolhas de um governo. Uma Gestão Pública Eficiente utiliza métricas como ferramentas para melhorar a gestão.

7

8 INDICADORES Exemplos de importantes indicadores municipais Saúde Mortalidade Infantil e materna Doenças Crônicas Fila de espera para cirurgias eletivas e para consultas médicas especializadas Cobertura do Programa de Saúde da Família

9

10

11

12 INDICADORES Exemplos de importantes indicadores municipais Desenvolvimento Econômico Vagas fechadas no último ano Desemprego PIB por setor da economia

13

14

15 INDICADORES Exemplos de importantes indicadores municipais Educação IDEB escolas municipais Prova Brasil Proficiência no Ensino Fundamental Alunos fora da educação infantil Censo Escolar estrutura das escolas

16

17

18

19

20

21 INDICADORES Exemplos de importantes indicadores municipais Gestão

22

23

24 INDICADORES Exemplos de importantes indicadores municipais Transparência

25

26 CONTAS DO MUNICÍPIO É necessário saber com profundidade como estão as contas do município, para saber o que é possível executar, onde é possível economizar, se o município está adequado às exigências constitucionais e àquelas impostas pela LRF. A análise das contas do município permite identificar a saúde financeira do município e é isso que norteará todo o projeto de governo do Prefeito eleito.

27 CONTAS DO MUNICÍPIO Pontos de atenção no orçamento Receita efetivamente arrecadada x Receita orçada: Quais são de fato os níveis de gasto com que se pode trabalhar? Perfil da Receita: Qual a participação de cada tributo nas contas municipais? Qual o percentual do orçamento provém de transferências governamentais? Qual o grau de dependência do município referente às transferências governamentais? Quais os principais setores pagadores de impostos? Quais setores apresentam bom potencial contributivo?

28 CONTAS DO MUNICÍPIO Pontos de atenção no orçamento Perfil da despesa Qual a representatividade dos gastos de pessoal? Qual a representatividade dos gastos de custeio? Qual a representatividade dos gastos em investimento? Quais despesas são efetivamente executadas? Qual o gasto por setor e por função do orçamento? Quanto da despesa é de natureza obrigatória e quanto é discricionária? Qual o gasto com pagamento de dívida? Com o que são os principais gastos das áreas finalísticas, como saúde, segurança, educação e mobilidade?

29 CONTAS DO MUNICÍPIO Pontos de atenção no orçamento Despesa de pessoal Qual o gasto com despesa de pessoal por cada órgãos? Qual o número de funcionários por tipo de vínculo: estatutários, contrato administrativo, comissionados, etc? Qual o salário médio em cada órgão? E por cargo? Adequação às normas legais Qual o gasto com saúde, conforme parâmetros constitucionais? Qual o gasto com educação, conforme parâmetros constitucionais? Qual o gasto com pessoal, conforme previsto na LRF? Hálimite de endividamento?

30 CONTRATOS E CONVÊNIOS É importante saber os principais serviços já contratados pela prefeitura. Os contratos em andamento significam compromissos já assumidos, e só podem ser suprimidos em determinados casos. Quais contratos significam compromissos assumidos? Quais contratos devem ser considerados despesas obrigatórias? Quais serviços possuem contratos com vencimento próximo e que podem ser remodelados pela prefeitura? Como está a execução dos contratos para aqueles serviços considerados de má qualidade? Os parâmetros e indicadores do contrato estão sendo seguidos? Há necessidade de auditoria de contratos?

31 CONTRATOS E CONVÊNIOS Além das informações é importante saber quem faz a gestão desses contratos e ter acesso a essas pessoas. Entender o contexto em que se situa uma contratação ou um fluxo de caixa também é importante. Os convênios com o estado e com o governo federal representam oportunidades para realização de novos investimentos. É fundamental que os convênios assinados e em andamento sejam conhecidos a fundo, pois o não cumprimento de suas cláusulas pode levar à perda dos recursos.

32 ESTRUTURA É importante que a estrutura da prefeitura seja adequada à estratégia de governo. O ideal é que se tenha uma estrutura enxuta e dinâmica, que permita prestar serviços de qualidade, com grande eficiência e custos relativamente baixos. Existe duplicidade de funções? Existe duplicidade de atribuições? A alocação de pessoal e de orçamento em cada pasta é coerente? Como são as chamadas estruturas meio (compras, finanças, recursos humanos, etc)? É possível otimizá-las? Como é a estrutura da prefeitura comparada com a de outras cidades de porte semelhante?

33 PLANEJAMENTO

34 EQUIPE É de fundamental importância que haja um planejamento da alocação de pessoal, de forma a garantir que as pessoas estejam no local mais adequado para se atingir os objetivos pretendidos pela Administração. Quais são os postos chave para consecução dos objetivos do governo? Lembre-se inclusive do Seu Plano de Governo! Quais foram as prioridades levantadas? Existe pessoal para cumprir com aquilo quevocê prometeu? As equipes responsáveis pelos principais projetos e pelos principais desafios possuem recursos humanos suficientes e com o perfil desejado? A prefeitura pode lançar mão de ferramentas de análise de perfil para avaliar as características das pessoas e aloca-las de forma eficiente (PI, DISC, PDA, dentre outros). Quais são as carreiras estratégicas da prefeitura? Como impulsionar o trabalho destas pessoas?

35 EQUIPE Vetor Brasil: Programa Líderes de Gestão Pública O que é o Vetor Brasil? É uma organização sem fins lucrativos que atrai, seleciona e desenvolve profissionais talentosos para trabalharem no setor público. Objetivo: indicar profissionais com ampla experiência no setor público ou privado para times com projetos prioritários em governos de todo o Brasil. Nosso processo seletivo seleciona profissionais experientes e capacitados para assumir posições naalta liderança de secretarias. Após a seleção pelo programa os Gestores contarão com treinamentos especializados, coaching de performance, mentoria e assessorias jurídica e de comunicação e estarão prontos para compor as equipes de governo a partir do começo de

36 PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL PELP Planejamento Estratégico de Longo Prazo Visão de Futuro Metas de Longo Prazo Resultados Diretrizes Estratégicas (Horizonte de anos) PPA Plano Plurianual Programas Governamentais Metas de Médio Prazo Produtos Materialização da Estratégia em uma Carteira de Políticas Públicas LOA Lei Orçamentária Anual Receita e Despesa Anual Metas de Curto Prazo Recursos Detalhamento da Despesa e do Financiamento dos Programas

37 PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL O Planejamento Estratégico de Longo Prazo (PELP) consiste em definir uma visão de futuro, e de traçar as ações necessárias para se concretizar essa visão, considerando o ambiente no qual o governo está inserido. O PELP externaliza para os gestores e servidores públicos um horizonte de desenvolvimento de longo prazo, de forma que esse horizonte possa ser internalizado nos instrumentos de planejamento e nas práticas de gestão de curto prazo.

38 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Como realizar? Gestão Pública Eficiente. Qual o Seu Problema de Gestão?.

39 PLANO PLURIANUAL A elaboração do Plano Plurianual (PPA) deve se basear no Plano Estratégico de Longo Prazo (PELP) traçado para o município para garantir que as ações sejam selecionadas e priorizadas conforme seu potencial de contribuição para a visão de futuro estabelecida. Não esqueça de considerar a realidade do diagnóstico do município. É a partir dos caminhos e estratégias definidos no PELP que devem ser priorizados os projetos a serem executados pela prefeitura nos próximos quatro anos. Não esqueça de considerar de forma comparada o Diagnóstico com o Seu Plano de Governo. As metas físicas selecionadas devem ser um desdobramento das metas escolhidas no longo prazo. As metas físicas e financeiras devem ser estabelecidas de maneira coerente com o diagnóstico realizado.

40 ORÇAMENTO A elaboração da Lei de Orçamento Anual (LOA) deve ser resultante do desdobramento do PPA. Assim, temos o PELP como o planejamento de longo prazo, que é base para o PPA, planejamento de médio prazo, e este, por sua vez, deve ser refletido na LOA, planejamento de curto prazo. Esta lógica, conhecida como duplo-planejamento, busca garantir a convergência entre as ações que o governo adota para o momento presente (planejamento hoje para hoje ) e para o momento futuro (planejamento hoje para amanhã ), evitando que suas ações sejam guiadas apenas pelo imediatismo e que seja possível, com isso, obter resultados efetivos em todos os horizontes temporais.

41 PACTO POR RESULTADOS A contratualização de resultados, que denominamos de Pacto por Resultados, é um processo no qual o prefeito define junto aos seus secretários e dirigentes máximos de órgãos e entidades, os resultados a prioritários a serem perseguidos a cada ano.

42 PACTO POR RESULTADOS Gestão Pública Eficiente. Qual o Seu Problema de Gestão?

43 AÇÃO

44 AÇÕES EMERGENCIAIS (100 DIAS) É muito importante que, a partir do diagnóstico e das necessidades de planejamento, sejam elencadas aquelas ações prioritárias para os primeiros 100 dias de governo. Trata-se de período crítico em que devem ser adotadas as ações de estruturação do governo, como, por exemplo, a alteração da estrutura, a implantação de um novo modelo de gestão, revisão de contratos e revisão da alocação orçamentária. Estas medidas devem ser definidas na forma de Planos de Ação, para que se tenha uma gestão mais efetiva sobre as mesmas. Planos de Ação são construídos para monitorar uma Agenda Crítica nos 100 Primeiros Dias, que pode acontecer em temporalidades distintas a depender da pauta: semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

45 AÇÕES EMERGENCIAIS (100 DIAS) Lembre-se que para construir bons Planos de Ação as etapas anteriores de cruzamento do Seu Plano de Governo com o Diagnóstico Financeiro e Pessoal da Prefeitura e de elaboração de um planejamento estratégico são igualmente importantes.

46 AÇÕES EMERGENCIAIS (100 DIAS) Planos de Ação

47 PROJETOS ESTRATÉGICOS Projetos são empreendimentos únicos, com início e fim determinados, que mobilizam recursos e competências para a entrega de bens ou serviços específicos.. A seleção de um projeto é realizada conforme a escolha dos produtos ou serviços novos que se deseja criar, e que devem ser coerentes. A definição de projetos estratégicos implica na definição também de parâmetros de prazo, custo e escopo para sua realização.

48 MODELO DE GOVERNANÇA

49 MATERIAIS PRODUZIDOS

50 SAIBA MAIS! Você tem um problema de Gestão? Para acessar Manuais detalhados dos conteúdos apresentados, Boas Práticas em gestão municipal, Artigos e outros materiais para auxiliar a sua gestão, acesse: wwww.gestaopublicaeficiente.org

51 Muito obrigada! Renata Vilhena

PRÁTICAS PARA UM GOVERNO EFICIENTE Ações para amplificar os resultados de governo, a partir de uma gestão profissional

PRÁTICAS PARA UM GOVERNO EFICIENTE Ações para amplificar os resultados de governo, a partir de uma gestão profissional PRÁTICAS PARA UM GOVERNO EFICIENTE Ações para amplificar os resultados de governo, a partir de uma gestão profissional A profissionalização da gestão pública permite amplificar os resultados de governo

Leia mais

NOTA TÉCNICA N. 028/2013 Brasília, 21 de agosto de Desenvolvimento Social. O Planejamento da Assistência Social no Plano Plurianual.

NOTA TÉCNICA N. 028/2013 Brasília, 21 de agosto de Desenvolvimento Social. O Planejamento da Assistência Social no Plano Plurianual. NOTA TÉCNICA N. 028/2013 Brasília, 21 de agosto de 2013. ÁREA: TÍTULO: Desenvolvimento Social. O Planejamento da Assistência Social no Plano Plurianual. REFERÊNCIA: Lei 4.320, de 1964; Lei Complementar

Leia mais

CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS

CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS ARNALDO GOMES FLORES Fonte: Fonte: Fonte: Questão central Como garantir que os programas governamentais cumpram suas finalidades declaradas?

Leia mais

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005 Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual Brasília, 16 de novembro de 2005 1 Monitoramento e Avaliação do PPA Objetivos Proporcionar maior transparência às ações de governo; Auxiliar a tomada de decisão;

Leia mais

Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde

Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde São Paulo, 13 de abril de 2016 No momento em que se aproxima o fim da

Leia mais

11. Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira

11. Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira 11. Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira 188 PDI 2015-2019 11.1 Planejamento orçamentário e financeiro O Orçamento Público, em sentido amplo, é um documento legal (aprovado por lei)

Leia mais

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE 2017 1 Cartilha sobre Orçamento 1 - Entendendo o orçamento público A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a

Leia mais

GESTÃO POR RESULTADOS DA PREFEITURA DE OSASCO/SP Uma reflexão sobre planejamento, monitoramento e avaliação

GESTÃO POR RESULTADOS DA PREFEITURA DE OSASCO/SP Uma reflexão sobre planejamento, monitoramento e avaliação Seminário Reforma Gerencial 20+20 GESTÃO POR RESULTADOS DA PREFEITURA DE OSASCO/SP Uma reflexão sobre planejamento, monitoramento e avaliação Prefeito Jorge Lapas 27 de agosto 2015 TEMAS A SEREM ABORDADOS

Leia mais

ENCONTRO REDE JUNTOS CONTROLE DE DESPESAS: CUSTEIO E PREVIDÊNCIA FÚLVIO PICCININI ALBERTONI

ENCONTRO REDE JUNTOS CONTROLE DE DESPESAS: CUSTEIO E PREVIDÊNCIA FÚLVIO PICCININI ALBERTONI ENCONTRO REDE JUNTOS CONTROLE DE DESPESAS: CUSTEIO E PREVIDÊNCIA FÚLVIO PICCININI ALBERTONI Prefeitura Municipal de Juiz de Fora Secretaria da Fazenda CONTROLE DE DESPESAS PLANEJAMENTO + EXECUÇÃO = BASE

Leia mais

Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária

Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária Definição de Planejamento O processo de planejamento é a ferramenta que pessoas e organizações usam para atuar no presente para lidar com futuro incerto.

Leia mais

A experiência de Belo Horizonte no monitoramento local das metas ODS

A experiência de Belo Horizonte no monitoramento local das metas ODS A experiência de Belo Horizonte no monitoramento local das metas ODS Rodrigo Nunes Ferreira Gerente de Indicadores Diretoria Central de Planejamento DIPL SUPLOR/SMPOG/PBH Brasília, 26 de abril de 2019

Leia mais

Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária

Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária Orçamento Criança: Transparência e gestão orçamentária Definição de Planejamento O processo de planejamento é a ferramenta que pessoas e organizações usam para atuar no presente para lidar com futuro incerto.

Leia mais

Painel. Nova Lei de Finanças Públicas: Análise, Sugestões e Propostas. Painelista: Claudiano Manoel de Albuquerque Secretário-Adjunto SOF/MP

Painel. Nova Lei de Finanças Públicas: Análise, Sugestões e Propostas. Painelista: Claudiano Manoel de Albuquerque Secretário-Adjunto SOF/MP Painel Nova Lei de Finanças Públicas: Análise, Sugestões e Propostas Painelista: Claudiano Manoel de Albuquerque Secretário-Adjunto SOF/MP Justificativa para uma Nova Lei de Finanças O que mudou desde

Leia mais

A experiência de Belo Horizonte no monitoramento local das metas ODS

A experiência de Belo Horizonte no monitoramento local das metas ODS A experiência de Belo Horizonte no monitoramento local das metas ODS Rodrigo Nunes Ferreira Gerente de Indicadores Diretoria Central de Planejamento DIPL Belo Horizonte, 18/09/2018 ROTEIRO BH: contexto,

Leia mais

Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG

Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG Gerência do PPAG Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento PPAG Plano Plurianual de Ação Governamental Planejamento

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E ORÇAMENTO PLURIANUAL

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E ORÇAMENTO PLURIANUAL MANUAL DE ORGANIZAÇÃO COD. 100 ASSUNTO: DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE APROVAÇÃO: Deliberação CONSAD nº 54, de 26/08/2015 VIGÊNCIA: 26/08/2015 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E

Leia mais

PARA ENTENDER OS INDICADORES

PARA ENTENDER OS INDICADORES GESTÃO & GOVERNANÇA PARA ENTENDER OS INDICADORES Leitura do Indicador Para representação do movimento realizado pelo indicador, no que se refere à melhoria, piora ou variação pouco expressiva, optou-se

Leia mais

SEMINÁRIO FINANÇAS PÚBLICAS

SEMINÁRIO FINANÇAS PÚBLICAS SEMINÁRIO FINANÇAS PÚBLICAS SINDIJUDICIÁRIO ES 25/08/2017 Cid Cordeiro Silva Economista 1. ORÇAMENTO PÚBLICO Ciclo orçamentário Plano Plurianual PPA, Lei Anual LOA, Lei de Diretrizes orçamentárias LDO

Leia mais

OFICINA Elaboração do Plano Plurianual

OFICINA Elaboração do Plano Plurianual OFICINA Elaboração do Plano Plurianual 2018 2021 Aspectos históricos do planejamento no Brasil Uma rápida evolução histórica do processo de planejamento no país.. Fonte: STN Aspectos históricos do planejamento

Leia mais

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE 2018 1 Cartilha sobre Orçamento 1 - Entendendo o orçamento público A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a

Leia mais

Portal de Custos do Governo Federal. Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON

Portal de Custos do Governo Federal. Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON Portal de Custos do Governo Federal Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON ÍNDICE 1. Porque utilizar Custos no Setor Público 2. Mensuração de Custos no Setor Público 3. Metodologia do Portal de

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI DE DIRETRIZES EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI DE DIRETRIZES EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E TECNOLOGIA DIRETORIA DE ORÇAMENTO

Leia mais

LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO PÚBLICO FPO-RJ

LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO PÚBLICO FPO-RJ LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO PÚBLICO FPO-RJ Orçamento Criança e Adolescente - 2016 Seção II: DOS ORÇAMENTOS Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I O Plano Plurianual PPA II

Leia mais

PPA. Processo de Elaboração

PPA. Processo de Elaboração PREFEITURA DA ESTÂNCIA DE ATIBAIA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLICA PPA 2018 A 2021 Processo de Elaboração PPA Plano Plurianual Definições Legais Finalidade e abrangência do Plano

Leia mais

Governança Pública e Desenvolvimento

Governança Pública e Desenvolvimento Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente do TCU Governança Pública e Desenvolvimento A Contribuição do Controle Externo Diálogo Público Thomson Reuters Setembro/2014 SUMÁRIO O ESTADO E O DESENVOLVIMENTO;

Leia mais

Instrumentos de Planejamento e Orçamento Público

Instrumentos de Planejamento e Orçamento Público Instrumentos de Planejamento e Orçamento Público Conceitos básicos do orçamento no setor público: ciclo orçamentário e instrumentos Fábio Pereira dos Santos As origens históricas do orçamento público Século

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 38/2017, DE 31 DE MAIO DE 2017.

PROJETO DE LEI Nº 38/2017, DE 31 DE MAIO DE 2017. PROJETO DE LEI Nº 38/2017, DE 31 DE MAIO DE 2017. DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL PARA O QUADRIÊNIO 2018-2021 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE GUAPORÉ-RS faz saber, em cumprimento ao disposto

Leia mais

Orçamento público: conceito e histórico

Orçamento público: conceito e histórico Orçamento público: conceito e histórico Orçamento público: conceito Orçamento público é o instrumento por excelência de planejamento e execução das finanças públicas. É composto de uma estimativa das receitas

Leia mais

SEMINÁRIO ENTÃO PREFEITO!...E A SAÚDE? COSEMS MG

SEMINÁRIO ENTÃO PREFEITO!...E A SAÚDE? COSEMS MG SEMINÁRIO ENTÃO PREFEITO!...E A SAÚDE? COSEMS MG R E G I O N A L I Z A Ç Ã O E O P R O C E S S O D E P L A N E J A M E N T O D O S U S A P A R E C I D A L I N H A R E S P I M E N T A A S S E S S O R A

Leia mais

Secretaria Nacional de Assistência Social. Fundo Nacional de Assistência Social

Secretaria Nacional de Assistência Social. Fundo Nacional de Assistência Social Secretaria Nacional de Assistência Social Fundo Nacional de Assistência Social fevereiro / 2011 O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DO SUAS Bases Legais do Financiamento Instrumentos

Leia mais

2.3 Eficiência do Estado

2.3 Eficiência do Estado Por que Eficiência do Estado? A ineficiência do Estado gera dois efeitos principais sobre a competitividade: extrai recursos das empresas superiores ao necessário, reduzindo a sua eficiência, e provê,

Leia mais

Economia do Setor Público. Profa Rachel

Economia do Setor Público. Profa Rachel Economia do Setor Público Profa Rachel Planejamento 1830: Primeiro orçamento público do Brasil Iniciativa: Poder Executivo Funcionamento: Estima da receita Fixação da despesa Origens do orçamento Processo

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO. Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2018 LDO 2018 ESTADO DA BAHIA

AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO. Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2018 LDO 2018 ESTADO DA BAHIA ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO AUDIÊNCIA PÚBLICA Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2018 Diógenes Tolentino de Oliveira Prefeito Municipal LDO 2018 Simões

Leia mais

Relatório de Acompanhamento Interno

Relatório de Acompanhamento Interno Relatório de Acompanhamento Interno Olintho José de Oliveira Junior Bacharel em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa, Assessor de Planejamento e Gestão Orçamentária do Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Leia mais

((B / A) - (D / C)) = E

((B / A) - (D / C)) = E i-planejamento 6.3 SÍNTESE i-planejamento MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DO PLANEJAMENTO Cada indicador deste índice possui peso em função da sua importância, reflexo sobre as finanças públicas

Leia mais

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2015

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2015 1 USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2015 Com base no Projeto de Lei Orçamentária do Estado de São Paulo para 2015, (Projeto de Lei nº 1291/2014), encaminhada à Assembleia Legislativa, e nas vigentes Diretrizes

Leia mais

Seminário Obras Públicas em Tempos de Crise

Seminário Obras Públicas em Tempos de Crise Endividamento das Famílias Seminário Obras Públicas em Tempos de Crise PAINEL 1: CONTINGENCIAMENTO ORÇAMENTÁRIO E OBRAS EM ANDAMENTO Junho de 2017 CONTINGENCIAMENTO Endividamento ORÇAMENTÁRIO das Famílias

Leia mais

Educação e Orientação. Intervenções Clinicas. Intervenções duradouras de proteção

Educação e Orientação. Intervenções Clinicas. Intervenções duradouras de proteção DESIGUALDADE IMPORTA FATORES SOCIOECONOMICOS E O IMPACTO NA SAÚDE Aumento do impacto na população Educação e Orientação Aumento da necessidade de esforço individual Intervenções Clinicas Intervenções duradouras

Leia mais

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito CONTROLE SOCIAL Jornalista Elton Bozzetto Fone(51) 9666 5592 E-mail: eltonbozzetto@gmail.com DIRETO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Pico do Olho D agua. Pedreira do DIB. Mairiporã, 19 de Abril de 2017.

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Pico do Olho D agua. Pedreira do DIB. Mairiporã, 19 de Abril de 2017. AUDIÊNCIA PÚBLICA Pico do Olho D agua Pedreira do DIB Mairiporã, 19 de Abril de 2017. Amparo Legal Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; II - as diretrizes

Leia mais

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2016

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2016 1 USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2016 Com base no Projeto de Lei Orçamentária do Estado de São Paulo para 2016, (Projeto de Lei nº 071/2015), encaminhada à Assembleia Legislativa, e nas vigentes Diretrizes

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 49, DE 21 DE MARÇO DE 2005 (a publicar)

RESOLUÇÃO N o 49, DE 21 DE MARÇO DE 2005 (a publicar) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO N o 49, DE 21 DE MARÇO DE 2005 (a publicar) Estabelece as prioridades para aplicação dos recursos provenientes da cobrança pelo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ORÇAMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ORÇAMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ORÇAMENTO ORÇAMENTO O orçamento é uma ferramenta de planejamento (aprovado por lei) contendo a previsão de receitas e estimativa de despesas

Leia mais

CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Resolução Resolução Observe:

CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Resolução Resolução Observe: CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Depois das questões resolvidas estamos apresentando a lista da bateria de exercícios comentados, para que o estudante, a seu critério, os resolva antes de ver o gabarito e

Leia mais

Criação de Escritórios Setoriais de Projetos 19 Estabelecer uma metodologia de monitoramento de Programas Estratégicos 19 Estabelecer uma metodologia

Criação de Escritórios Setoriais de Projetos 19 Estabelecer uma metodologia de monitoramento de Programas Estratégicos 19 Estabelecer uma metodologia Créditos: Sumário Lista de siglas 8 Introdução 9 Planejamento e Orçamento 10 Realizar um planejamento estratégico 10 Elaborar um Plano Estratégico de Longo Prazo 10 Estabelecer planos estratégicos setoriais

Leia mais

Planejamento Estratégico x PPA Desafio dos Estados no Brasil

Planejamento Estratégico x PPA Desafio dos Estados no Brasil III Encontro de Coordenação Orçamentária, Financeira e Fiscal de Países Ibero-americanos Planejamento Estratégico x PPA Desafio dos Estados no Brasil PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definir prioridades de ação

Leia mais

Orçamento Público: PPA, LDO e LOA Tudo que você precisa saber!

Orçamento Público: PPA, LDO e LOA Tudo que você precisa saber! Orçamento Público: PPA, LDO e LOA Tudo que você precisa saber! Orçamento Público. Normalmente quando pensamos em prefeituras pensamos logo em algo desorganizado e totalmente desprovido de planejamento.

Leia mais

XXVII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São

XXVII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Normas e Procedimentos do Fundo Municipal de Saúde: preparando o final da gestão Áquilas Mendes Professor Doutor da FSP/USP e do Departamento de Economia da PUC-SP XXVII Congresso de Secretários Municipais

Leia mais

UNIÃO DOS VEREADORES DE PERNAMBUCO PREFEITA RAQUEL LYRA

UNIÃO DOS VEREADORES DE PERNAMBUCO PREFEITA RAQUEL LYRA UNIÃO DOS VEREADORES DE PERNAMBUCO PREFEITA RAQUEL LYRA 21.06.2017 ...Não espere nada do centro Se a periferia esta morta Pois o que era velho no norte * Mundo Livre Se S/A torna Destruindo novo a camada

Leia mais

Painel: Parcerias e Recursos de Planejamento disponíveis aos municípios. 12 de março de 2019

Painel: Parcerias e Recursos de Planejamento disponíveis aos municípios. 12 de março de 2019 Painel: Parcerias e Recursos de Planejamento disponíveis aos municípios 12 de março de 2019 Parceiros apoiadores: 13 institutos e fundações Em 2013, o Conviva surge de maneira colaborativa a partir dos

Leia mais

ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO PARA GASTOS COM PESSOAL. Projeção de Gastos com Pessoal Criação de em Comissão no Legislativo Municipal

ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO PARA GASTOS COM PESSOAL. Projeção de Gastos com Pessoal Criação de em Comissão no Legislativo Municipal ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO PARA GASTOS COM PESSOAL Projeção de Gastos com Pessoal Criação de em Comissão no Legislativo Municipal Exercício de 2013 Março Objetivo Criação de um cargo

Leia mais

Historicidade da elaboração do Decreto nº 5.707/2006

Historicidade da elaboração do Decreto nº 5.707/2006 Historicidade da elaboração do Decreto nº 5.707/2006 Maria do Socorro Gomes Mendes UNB Historicidade da elaboração do Decreto nº 5.707/2006 Contexto 2003 a 2011 Retomada de um Processo de Desenvolvimento

Leia mais

Adoção dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais: A experiência da Prefeitura de Belo Horizonte- MG Lucy Fátima de Assis Freitas

Adoção dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais: A experiência da Prefeitura de Belo Horizonte- MG Lucy Fátima de Assis Freitas Adoção dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais: A experiência da Prefeitura de Belo Horizonte- MG Lucy Fátima de Assis Freitas IMPLEMENTAÇÃO DA NOVO MODELO DE CASP : CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS

Leia mais

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL 2017-2020 SUMÁRIO Apresentação...03 1. Legislação Municipal...04 2. Estrutura...04 3. Servidor...05 4. Licitações & Contratos Administrativos...06

Leia mais

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 Edição N Caderno III

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 Edição N Caderno III Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 Edição N 1.034 Caderno III LEI N 07 DE 21 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre a Criação do Fundo Municipal de Educação - FME e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2010 2013 INSTRUMENTOS TÉCNICOS DO CICLO ORÇAMENTÁRIO CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Constituição de 1988 introduziu significativa alteração no sistema de planejamento e

Leia mais

A Lei Complementar n º 101, de 04 de maio de 2000 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL provocou grandes mudanças em relação à Administração Pública.

A Lei Complementar n º 101, de 04 de maio de 2000 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL provocou grandes mudanças em relação à Administração Pública. A Lei Complementar n º 101, de 04 de maio de 2000 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL provocou grandes mudanças em relação à Administração Pública. Tem como objetivos, a integração entre o Poder Público e a

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE 1. ORÇAMENTO PÚBLICO 2. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO 3. LRF 1. ORÇAMENTO PÚBLICO: 2.1 CONCEITO: 16. Defina orçamento público: É

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 41, DE 02 DE JULHO DE 2004 (Publicada no DOU em 19/11/2004)

RESOLUÇÃO N o 41, DE 02 DE JULHO DE 2004 (Publicada no DOU em 19/11/2004) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO N o 41, DE 02 DE JULHO DE 2004 (Publicada no DOU em 19/11/2004) Estabelece as prioridades para aplicação dos recursos provenientes

Leia mais

O ACORDO DE RESULTADOS E O PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE EM MINAS GERAIS: FORTALECENDO O ALINHAMENTO ENTRE PESSOAS, ORGANIZAÇÕES E A ESTRATÉGIA

O ACORDO DE RESULTADOS E O PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE EM MINAS GERAIS: FORTALECENDO O ALINHAMENTO ENTRE PESSOAS, ORGANIZAÇÕES E A ESTRATÉGIA O ACORDO DE RESULTADOS E O PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE EM MINAS GERAIS: FORTALECENDO O ALINHAMENTO ENTRE PESSOAS, ORGANIZAÇÕES E A ESTRATÉGIA O que é o Acordo de Resultados Instrumento de pactuação de resultados

Leia mais

FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE DIREITOS.

FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE DIREITOS. FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE DIREITOS www.institutocultiva.com.br www.rudaricci.com.br ORÇAMENTO PÚBLICO É através do orçamento que o governante planeja e administra suas ações e seus planos previstos.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 020, DE 31 DE MAIO DE CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

PROJETO DE LEI Nº 020, DE 31 DE MAIO DE CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL PROJETO DE LEI Nº 020, DE 31 DE MAIO DE 2017. INSTITUI O PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE NOVA PÁDUA PARA O PERÍODO DE 2018-2021. CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL Art. 1 -

Leia mais

Lei Municipal nº 892 /2018 de 24 de julho de 2018

Lei Municipal nº 892 /2018 de 24 de julho de 2018 Quarta-feira, 25 de Julho de 2018 Edição N 2.169 Caderno I Lei Municipal nº 892 /2018 de 24 de julho de 2018 Dispõe sobre a Criação do Fundo Municipal de Educação FME e dá outras providências. O Prefeito

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO ANEXO ÚNICO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2018 MESES Janeiro a Janeiro a maio e novembro Estruturação da Unidade Central de Controle Interno responsável pelo Sistema de Controle Interno, dotando-a de

Leia mais

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 Edição N Caderno III

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 Edição N Caderno III Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 Edição N 1.034 Caderno III LEI N 07 DE 21 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre a Criação do Fundo Municipal de Educação - FME e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de Prof. Dr.

Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de Prof. Dr. Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de 2017. Prof. Dr. Paulo Eduardo N. de M. Rocha. Os Orçamentos não são apenas

Leia mais

JUNTOS POR CARUARU PREFEITA RAQUEL LYRA

JUNTOS POR CARUARU PREFEITA RAQUEL LYRA OS MUNICÍPIOS E SEUS DESAFIOS, CRISE FISCAL, PLANEJAMENTO E INVESTIMENTO JUNTOS POR CARUARU PREFEITA RAQUEL LYRA 11.08.2017 CARUARU : DESDE OUTRA PERSPECTIVA CENTRO URBANIZADO PERIFERIA ZONA RURAL COMO

Leia mais

ECONOMIA. Setor Público. Setor Público. Parte 16. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Setor Público. Setor Público. Parte 16. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Parte 16 Prof. Alex Mendes Leis Orçamentárias (C.F. art. 165) Plano Plurianual (PPA): Estabelece o planejamento de médio prazo (quatro anos). Até o dia 31 de agosto do primeiro ano de mandato

Leia mais

MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012

MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012 MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012 DISPÕE SOBRE NORMAS GERAIS A SEREM OBSERVADAS PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NA ELABORAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - LDO. DATA: 14 de novembro de 2012.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 002/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 002/2010 Unidade Responsável: Sistema de Planejamento e Orçamento

Leia mais

Novo Marco Legal de CT&I e seus Possíveis Impactos na área de Atuação na Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica.

Novo Marco Legal de CT&I e seus Possíveis Impactos na área de Atuação na Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica. Novo Marco Legal de CT&I e seus Possíveis Impactos na área de Atuação na Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica Cândido Borges Cândido Borges, 2014 Coordenação de Transferência e Inovação

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ

TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ APRESENTAÇÃO Esse Tutorial do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Alto Caparaó foi criado com o intuito de facilitar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Estágios da Receita e Despesa Etapas da Despesa Parte 1 Professor Sergio Barata Etapas da Despesa MCASP 2017 Planejamento Fixação Descentralização ou Movimentação

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua O Financiamento do SUS: CF-88 art. 198: O SUS é financiado por recursos do Orçamento da Seguridade Social da União, dos estados, do Distrito

Leia mais

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2011

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2011 USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2011 1 A COP, nos termos das Diretrizes Orçamentárias aprovadas pelo Conselho Universitário em sua reunião de 16/11/10 e com base na Proposta Orçamentária para o Estado

Leia mais

ARTIGO DO MÊS 2013 Movimento Nossa Betim Rua Paulo de Freitas nº 16 Sala

ARTIGO DO MÊS 2013 Movimento Nossa Betim Rua Paulo de Freitas nº 16 Sala ARTIGO DO MÊS Setembro 2013 Periodicamente o Movimento Nossa Betim divulga artigos sobre temas ligados à sustentabilidade no contexto da gestão de cidades Movimento Nossa Betim Rua Paulo de Freitas nº

Leia mais

JOGO TWISTER. Objetivo: Manter os pés e mãos conforme a indicação da roleta, sem perder o equilíbrio ou cair. Número de jogadores: De 2 a 4 jogadores.

JOGO TWISTER. Objetivo: Manter os pés e mãos conforme a indicação da roleta, sem perder o equilíbrio ou cair. Número de jogadores: De 2 a 4 jogadores. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIOECONÔMICO - DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE Disciplina: Contabilidade Pública I CCN 5171 Professora: Fabrícia Silva da Rosa Acadêmicos: Beatriz Iris de

Leia mais

FORMULÁRIO PARA ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA EXERCÍCIO NO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA SEPLAN

FORMULÁRIO PARA ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA EXERCÍCIO NO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA SEPLAN FORMULÁRIO PARA ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA EERCÍCIO NO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA SEPLAN I IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DE EERCÍCIO PREVISTA: Órgão/Entidade: Ministério do Planejamento,

Leia mais

Preparando um Novo Começo ORIENTAÇÕES DO TCE/RS AOS NOVOS GESTORES MUNICIPAIS

Preparando um Novo Começo ORIENTAÇÕES DO TCE/RS AOS NOVOS GESTORES MUNICIPAIS Preparando um Novo Começo ORIENTAÇÕES DO TCE/RS AOS NOVOS GESTORES MUNICIPAIS Notícias Notícias Notícias Notícias E o que podemos fazer para mudar isso? Prevenção e Orientação Melhorias na metodologia

Leia mais

Orçamento e financiamento da política integrada para infância e adolescência

Orçamento e financiamento da política integrada para infância e adolescência Orçamento e financiamento da política integrada para infância e adolescência Brasília, agosto de 2010. INESC Trajetória Fundado em 1979 a história do INESC se confunde com a história da democratização

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR 1ª REUNIÃO COM OS GRUPOS DE COMPETÊNCIA. 20 de junho de 2007

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR 1ª REUNIÃO COM OS GRUPOS DE COMPETÊNCIA. 20 de junho de 2007 IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR 1ª REUNIÃO COM OS GRUPOS DE COMPETÊNCIA 20 de junho de 2007 Pauta Síntese do processo de Planejamento Estratégico Plano Diretor 2007 2011 Fase II: Implementação do Plano

Leia mais

O fluxo de elaboração do PPA está divido em três processos distintos:

O fluxo de elaboração do PPA está divido em três processos distintos: Sumário Processo de Elaboração... 4 1 - Formulação da Estratégia Nacional... 5 2 - Definir Estratégia de Atuação Local... 6 3 Identificar Projetos e Atividades e Orçamento... 12 4 Analisar PPA e Orçamento

Leia mais

EXECUTIVO. Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira. Terça Feira 06 de setembro de 2016 Ano III N Publicações deste Diário

EXECUTIVO. Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira. Terça Feira 06 de setembro de 2016 Ano III N Publicações deste Diário Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira Terça Feira Ano III N 1396 Publicações deste Diário MEMÓRIA E METODOLOGIA DE CÁLCULO DAS METAS ANUAIS ATOS OFICIAIS PORTARIA Nº 1, 11, 12, 13/216 site: pmmunizferreiraba.imprensaoficial.org

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

PLANO DE AUDITORIA- PAAI EXERCÍCIO 2018

PLANO DE AUDITORIA- PAAI EXERCÍCIO 2018 PLANO DE AUDITORIA- PAAI EXERCÍCIO 2018 1- DO CONTROLE INTERNO NO MUNICÍPIO DE RIO NOVO DO SUL/ES A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 31, relata que a fiscalização do Município deve ser exercida

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO 1.1. A presente Política de Gestão de Pessoas da Companhia de Desenvolvimento Econômico

Leia mais

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet)

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) MODELO DE GESTÃO PMPA Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) AGENDA IMPLEMENTAÇÃO; PRINCÍPIOS; EVOLUÇÃO; ESTRUTURA; MAPA ESTRATÉGICO e PROGRAMAS DE GOVERNO 2014-2017; DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA;

Leia mais

O sistema orçamentário como parte do sistema de planejamento

O sistema orçamentário como parte do sistema de planejamento O sistema orçamentário como parte do sistema de planejamento Eleições Programas partidários Coalisão Plataforma eleitoral Plano de Desenvolvimento e outros em andamento na Administração Pública Médio prazo

Leia mais

Oficinas de capacitação e diagnóstico De 17 de março a 03 de abril, 2014 IPPUC

Oficinas de capacitação e diagnóstico De 17 de março a 03 de abril, 2014 IPPUC Oficinas de capacitação e diagnóstico De 17 de março a 03 de abril, 2014 Oficina do Plano Diretor Esta oficina tem quatro objetivos principais: Capacitar a comunidade em Plano Diretor Colaborar com o diagnóstico

Leia mais

Análise Projeto de Lei ao Orçamento (PLOA) ano 2012

Análise Projeto de Lei ao Orçamento (PLOA) ano 2012 Análise Projeto de Lei ao Orçamento (PLOA) ano 2012 Principais Pontos da Lei Orçamentária A Lei Orçamentária Anual é a peça de planejamento que detalha quais recursos serão aplicados nos programas de governo,

Leia mais

SEMINÁRIO Integração da Gestão da Saúde

SEMINÁRIO Integração da Gestão da Saúde SEMINÁRIO Integração da Gestão da Saúde FINANCIAMENTO DO SUS SALVADOR, 9 DE FEVEREIRO DE 2017 CONSTITUIÇÃO FEDERAL / 1988 SAÚDE: RESPONSABILIDADE TRIPARTITE CF88,art.198, 1º... as ações e serviços de saúde

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2064 Prefeitura Municipal de publica: Lei Complementar Nº 53 de 02 de fevereiro de 2018 - Dispõe sobre a Criação do Fundo Municipal de Educação FME e dá outras providências

Leia mais

Ministério da Fazenda ABRIL B R A S Í L I A

Ministério da Fazenda ABRIL B R A S Í L I A Ministério da Fazenda Sistema de Informação de Custo Sistema de Custos: Métricas Físicas ABRIL 2 0 0 9 B R A S Í L I A Funcionalidade do Sistema de Custo Gestão estratégica integrada Melhoria do controle

Leia mais

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Best Practices & Improvement A Consultoria A BPI Consultoria nasceu da necessidade de implementação de soluções customizadas para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIXA GRANDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIXA GRANDE PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIXA GRANDE Audiência Pública para avaliação do cumprimento das Metas Fiscais Art. 9º, 4º DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Até o final dos meses de fevereiro, maio e setembro,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Reitoria Auditoria

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Reitoria Auditoria SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Reitoria Auditoria Interna PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA PAINT/2016

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Atualizado em 22/10/2015 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS As competências não são estáticas, tendo em vista a necessidade de adquirir agregar novas competências individuais

Leia mais

23/09/2013. Análise Comparativa da PEC 45/2009 com a atual estrutura e funcionamento dos Órgãos de Controle Interno membros do CONACI

23/09/2013. Análise Comparativa da PEC 45/2009 com a atual estrutura e funcionamento dos Órgãos de Controle Interno membros do CONACI 23/09/2013 Análise Comparativa da PEC 45/2009 com a atual estrutura e funcionamento dos Órgãos de Controle Interno membros do CONACI Eugenio Manuel da Silva Machado Auditor-Geral do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica:

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Prefeitura Municipal de Mutuípe 1 Segunda-feira Ano Nº 2263 Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Lei Nº1030/2018, de 23 de fevereiro de 2018-Dispõe sobre o desmembramento da Secretaria Municipal da

Leia mais