Meu filho precisa ir para a escola. O que eu preciso fazer? Um guia do sistema escolar para recém-chegados na Bélgica.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Meu filho precisa ir para a escola. O que eu preciso fazer? Um guia do sistema escolar para recém-chegados na Bélgica."

Transcrição

1 Meu filho precisa ir para a escola. O que eu preciso fazer? Um guia do sistema escolar para recém-chegados na Bélgica.

2 Prezadois pais Faz pouco tempo que o senhor/ a senhora chegou à Bélgica? Então o senhor/ a senhora precisa conhecer a maneira de viver aqui na Bélgica. Na Bélgica a escola é muito importante. Este livrinho contém informações sobre o sistema escolar. O senhor/ a senhora tem filhos maiores de 2,5 anos? Na Bélgica as crianças vão para a escola a partir dos 2, 5 anos. A partir do ano escolar em que eles completam 6 anos, eles devem ir para a escola até eles completarem 18 anos. O senhor/ a senhora como pai e/ou mãe é responsável por isto. Leia este livrinho. Assim o senhor/ a senhora saberá melhor o que deve fazer. O senhor/ a senhora encontra neste livrinho respostas às seguintes perguntas. - Como eu devo matricular o meu filho na escola? - Quanto custa quando meu filho vai para a escola? - Quando o meu filho precisa ir para a escola? - Como decorre o dia escolar? - O que acontece quando o meu filho falta à aula sem justa causa? - A organização do ensino na Bélgica Este livrinho foi publicado em dez línguas O senhor/ a senhora não sabe falar bem o holandês? Então leia este livrinho em espanhol, francês, inglês, polaco, servo-croata, àrabe, turco, russo ou português. O senhor/ a senhora ainda tem alguma pergunta? Informe-se com - professor/ a professora de seu filho/ de sua filha - A direção escolar - Alguém do CLB - Pina -18. Deze brochure is een vertaling uit het Nederlands: Mijn kind gaat naar school. Wat moet ik doen?

3 O que é o CLB? O CLB (Centrum voor Leerlingenbegeleiding) é um centro de acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. O que faz o CLB? O CLB acompanha as crianças que vão para escola. Para que possam estudar bem, as crianças devem se sentir bem na escola. O CLB ajuda com isto. O CLB escuta, consulta, informa e aconselha. Quando há um problema, O CLB ajuda a encontrar uma solução. O CLB pode tratar de assuntos como a escolha do estudo a seguir, o comportamento na escola, gazetear a aula, concentração, boletins escolares, agendar encontros, aprender a escolher, autoconfiança, participação, oportunidades e muito mais. Quem trabalha no CLB? No CLB trabalham pedagogos, psicólogos, assistentes psicológicos, assistentes sociais, médicos e enfermeiras. Às vezes também um logopedista ou fisioterapeuta. Todas estas pessoas trabalham juntas para poder ajudar todas as crianças da melhor forma possível. Quem pode pedir ajuda do CLB? Todos os alunos, pais, professores e direções das escolas podem fazer perguntas ao CLB. O aluno toma uma posição central no CLB. Sem autorização do aluno informações não são passadas para terceiros. Nisto a privacidade é muito respeitada. Deze brochure is een vertaling uit het Nederlands: Mijn kind gaat naar school. Wat moet ik doen?

4 Como devo matricular o meu filho numa escola? A partir dos 2,5 anos as crianças podem ir para a escola. A partir do dia 1 o de setembro do ano letivo em que uma criança completa seis anos, a criança tem a obrigação de frequentar as aulas, até completar 18 anos. Assim consta na lei. Também crianças que recém chegaram à Bélgica e não falam o holandês, devem ir para a escola. Meninos e meninas vão para a mesma escola. Isto também é regulamentado pela lei. Também crianças que não falam holandês devem ir para a escola. Isto apenas é possível numa escola onde ainda haja vagas. A matrícula numa escola pode ser feita durante todo o ano letivo. Quem matricular o seu filho numa escola, o senhor/ a senhora deve estar de acordo com as regras daquela escola. Estas regras estão no regulamento escolar. Peça pelo regulamento e leia-o. O senhor/ a senhora precisa assinar na linha abaixo no final do regulamento, junto ao texto voor akkoord. Isto significa que o senhor/ a senhora está de acordo com o regulamento escolar. Para matricular o seu filho, o senhor/ a senhora precisa apresentar estes documentos: Passaporte ou cartão de identidade do seu filho Cartão SIS de seu filho O boletim escolar da escola anterior O senhor/ a senhora não tem estes documentos? Ainda assim o senhor/ a senhora pode matricular o seu filho na escola. Crianças sem documentos também devem frequenter a escola.

5 Quanto devo pagar quando o meu filho vai para a escola? Ir para a escola é gratuito. O senhor/ a senhora não precisa pagar nada para a matrícula do seu filho na escola. Mesmo assim há custos relativos à escola: - Comida e bebida, - Alguém para atender o seu filho durante a tarde. - O acolhimento antes e depois da aula, - Passeios, - Natação, - Etc. - Para isto o senhor/ a senhora precisa pagar. - Os custos variam de escola para escola. Pense nisto na hora de escolher uma escola para seu filho. - A escola faz de antemão uma lista das despesas feitas durante o ano escolar. Assim o senhor/ a senhora sabe quanto precisará pagar para cada ano que seu filho vai para a escola. Peça pela lista na hora de fazer a matrícula! - O senhor/ a senhora recebe mensalmente uma fatura das despesas. Assim sendo, o senhor/ a senhora efetua o pagamento mensalmente. Quando o seu filho precisa ir para a escola? O seu filho precisa ir para a escola a partir do dia 1 o de setembro até o dia 30 de junho. O seu filho precisa ir para a escola - Na segunda-feira, na terça-feira, na quintafeira e na sexta-feira durante o dia todo, - Na quarta-feira pela manhã. O seu filho precisa frequentar a escola em todos os dias de aula. Ele/ela não pode chegar atrasado. Pois assim perderia uma parte da aula e incomodaria os outros alunos. O seu filho não deve ir para a escola - Na quarta-feira à tarde, no sábado e no domingo, - Nas férias, - Nos dias de estudos pedagógicos.

6 Quando são as férias (não há aula)? Nas ferias nenhum aluno precisa vir para a escola. A seguir o senhor/ a senhora encontra todas as datas de férias escolares até os anos letivos Há acolhimento para os alunos antes e depois das aulas? Geralmente há acolhimento para as crianças antes e depois das aulas. Em muitas escolas há acolhimento - De manhã antes das aulas começarem, - No final da tarde depois das aulas, - Na quarta-feira à tarde. - Nas férias (por exemplo, das 8.00 até às horas). Durante estas horas de acolhimento fora do horário das aulas, há sempre alguém que as crianças conhecem na escola. Este acolhimento não é gratuito. O senhor/ a senhora precisa pagar pelo acolhimento. Informe-se de antemão na escola pelo preço. O senhor/ a senhora pode descontar dos impostos os custos do pagamento pelo acolhimento. A escola fornece um atestado para este fim.

7 O meu filho pode tomar o lanche na escola? Sim, isto é possível. As crianças podem tomar o seu lanche na escola. - Elas mesmas precisam trazer o seu lanche. - Elas comem no refeitório. - Elas precisam permanecer na escola. Somente as crianças que vão para casa para comer, podem sair da escola. Os pais precisam dar autorização para isto. - Antes, durante e depois do lanche há alguém para atender o seu filho na escola. Na maioria das escolas os pais devem pagar por este atendimento.

8 Como é o decorrer de um dia de aula? Abaixo segue um exemplo do horário durante um dia na escola. Este horário é diferente para cada escola. Peça o horário exato na hora de matricular o seu filho.

9 Como eu posso seguir diariamente o que o meu filho faz na escola? A agenda A partir do primeiro ano escolar (= a partir dos 6 anos de idade) todos os alunos recebem uma agenda escolar. Esta agenda os alunos levam para casa. Na agenda constam - As mensagens para os pais, - As lições que o seu filho/filha precisa estudar naquele dia. - O dever de casa que o seu filho precisa fazer naquele dia. Controle sempre a agenda do seu filho. Diariamente, assine a agenda do seu filho. Assim o professor sabe que o senhor/ a senhora leu tudo. Verifique sempre se o seu filho tem dever para fazer em casa ou se precisa preparar uma lição para o próximo dia! Assim o senhor/ a senhora pode controlar quando o seu filho terminou as tarefas da escola. O senhor/ a senhora tem um recado para o professor? Escreva na agenda! O boletim escolar Durante o ano letivo, o seu filho recebe quatro vezes um boletim escolar. O boletim escolar sempre é entregue antes das férias: antes das férias de Outono, das férias de Natal, das férias de Páscoa e das férias de Verão. No boletim escolar constam os resultados escolares do seu filho. Também consta se o seu filho executa as tarefas bem ou se precisa se esforçar mais na sala de aula. Coloque a sua assinatura abaixo no final do boletim escolar. Assim o professor saberá que o senhor/ a senhora viu o boletim. Mande o boletim escolar de volta para a escola através do seu filho. Deixe bem em ordem o boletim escolar no final do ano escolar! O momento de contato entre os pais e os professores (oudercontact) Durante o ano escolar, os pais e os professores têm a possibilidade de conversar uns com os outros. Nestes momentos de contato o senhor/ a senhora pode conversar sobre como o seu filho se desenvolve na escola. - O senhor/ a senhora quer discutir algum assunto com o professor ou com a direção da escola? O senhor/ a senhora pode sempre perguntar tudo o que quiser e pode falar sobre todos os seus problemas. Mas sempre marque primeiro um encontro! - O professor quer falar sobre algo com o senhor/ a senhora? Neste caso o senhor/ a senhora recebe um convite em forma de uma carta ou através da agenda do seu filho. Durante este contato entre pais e professores o O senhor/ a senhora pode falar sobre o boletim escolar do seu filho, o O senhor/ a senhora recebe mais explicações sobre o seu filho e sobre seus resultados escolares, o O senhor/ a senhora pode fazer perguntas ao professor. Compareça às reuniões de contato entre pais e professores. Lá o senhor/ a senhora recebe informações úteis. E o senhor/ a senhora demonstra estar interessado no seu filho e na escola. O senhor/ a senhora não pode compareceràs reuniões de contato entre pais e professores? Então, avise de antemão o professor.

10 O que eu preciso fazer quando o meu filho não pode ir à escola? Crianças na classe pré-primária (= de 2,5 até 5 anos) não precisam frequentar a escola diariamente. Mesmo assim é aconselhável que o seu filho venha diariamente para a escola. Senão ele/ela perde muitas aulas e não conhece as outras criancinhas. Por alguma razão a criança não pode ir para a escola? Informe sempre o professor. Todas as crianças do primeiro ano letivo (= a partir dos 6 anos) devem sempre ir para a escola. Também as crianças de 5 anos que já frequentam o primeiro ano letivo, devem estar sempre presentes na escola. Mesmo assim o seu filho não pode ir para a escola? Então o senhor/ a senhora precisa avisar a escola informando qual é a razão do seu filho não ir para a aula. O seu filho/ a sua filha é obrigado a frequentar a escola até completar 18 anos!

11 Quando o meu filho não precisa ir para a escola? Segundo a lei, há quatro razões pelas quais o seu filho não precisar ir para a escola. Quando o seu filho está doente Quando o seu filho precisa ir ao médico ou ao dentista para fazer um exame ou tratamento, isto precisa ser feito fora dos horários da escola. Neste dia o seu filho precisa vir normalmente para a escola. Quando o seu filho está doente, ele pode ficar em casa. Em caso de doença, valem as regras a seguir: a doença do seu filho dura um dia só, ou dois ou três dias seguidos? Avise a escola o mais rápido possível (por exemplo, pelo telefone). - Escreva também numa cartinha explicando que o seu filho está doente. Entregue esta cartinha o mais rápido possível na escola. - Durante o ano letivo o senhor/ a senhor pode escrever uma cartinha de próprio punho apenas quatro vezes. A quinta vez precisa entregar uma cartinha do médico (= atestado médico) na escola. O seu filho está doente durante mais de três dias? - Avise a escola o mais rápido possível (por exemplo, pelo telefone). - Peça uma cartinha do médico (= atestado médico). Entegue este atestado o mais rápido possível na escola. O Ano Novo Dia 1o de janeiro O Segundo dia de Páscoa (na segunda-feira depois da Páscoa) Dia do Trabalho Dia 1o de maio Quinta-feira de Ascenção (na quinta-feira, 40 dias depois da Páscoa) O Segundo dia de Pentecostes (na segunda-feira depois do dia de Pentecostes) Dia de Todos os Santos Dia 1o de novembro Dia de armistício Dia 11 de novembro Natal Dia 25 de dezembro O Segundo dia de Natal Dia 26 de dezembro Quando o seu filho falta às aulas por um motivo legítimo Todos os anos há dias fixos em que o seu filho não precisa vir para a escola. Estes feriados fixos são determinados pela lei. O seu filho tem uma doença crônica (por exemplo, asma, exaqueca,.)? - Marque então um encontro com o CLB. Eles fazem um pedido de um atestado médico para esta doença. Com este atestado o seu filho pode ficar em casa quando está doente (por exemplo, quando tem um ataque de asma). - Avise a escola o mais rápido possível (por exemplo, pelo telefone). O senhor/ a senhora precisa escrever uma cartinha de próprio punho e entregar o mais rápido possível na escola.

12 Idade do teu filho ENSINO BÁSICO ENSINO BÁSICO ESPECIAL 2,5 en ano do pré-primário Bubao anos 4 anos 2 0 ano do pré-primário Bubao 5 anos 3 0 ano do pré-primário Bubao ENSINO ENSINO PRIMÁRIO ESPECIAL 6 anos 1 0 ano letivo 8 tipos Durante 7 anos um 2dia 0 ano de letivo festa religiosa o seu filho também não precisa vir para a escola. Os 8 dias tipos de festas católicas, 8 anos protestantes 3 0 ano letivo e anglicanos são reconhecidos como dias legais de festa. Assim 8 sendo, tipos também crianças 9 anos que 4 0 seguem ano letivo uma outra religião não precisam vir para a escola nestes dias. 8 tipos Crianças 10 anos que 5seguem uma outra religião podem ficar em casa para celebrar os seus dias de festa. ano letivo 8 tipos Avise de antemão durante quais dias de festas religiosas o seu filho fica em casa. 11 anos 6 0 ano letivo 8 tipos Em certas ocasiões ENSINO o seu filho não precisa ir para a escola. Estes dias são determinados ENSINO pela lei. O que o senhor/ a SECUNDÁRIO senhora precisa fazer, é avisar a escola de antemão. ESPECIAL 12 anos ano letivo grau 13 anos 1 0 Ensino de Preparação BUSO grau Profissional 14 anos 2 0 Ensino Artes Ensino Ensino de BUSO grau geral KSO Técnica Formação ASO TSO Profissional BSO 15 anos 2 0 Ensino Artes Ensino Ensino de BUSO grau geral KSO Técnica Formação ASO TSO Profissional BSO 16 anos 3 0 Ensino Artes Ensino Ensino de ENSINO À BUSO grau geral KSO Técnica Formação TEMPO ASO TSO Profissional PARCIAL BSO 17 anos 3 0 Ensino Artes Ensino Ensino de ENSINO À BUSO grau geral KSO Técnica Formação TEMPO ASO TSO Profissional PARCIAL BSO 18 anos ano BSO grau +18 ENSINO SUPERIOR TRABALHAR

13 Quando o diretor dá autorização para faltar à aula. O diretor pode dar autorização para o seu filho faltar à aula - Quando depois de um funeral o seu filho precisa de mais que um dia para superar a perda de um ente querido; - Quando o seu filho precisa viajar para o exterior para assistir a um funeral; - Quando o seu filho participa de uma competição importante de esporte (por exemplo, um campeonato) (no máximo dez partes do dia durante o calendário escolar); - Quando o seu filho participa de uma atividade cultural (por exemplo, de um soundmixshow ou de teatro) (no máximo dez partes do dia durante o calendário escolar); - Por motivos pessoais urgentes; de antemão o senhor/ a senhora precisa falar com o diretor da escola (no máximo quatro partes do dia durante o calendário escolar); Caso o diretor solicite comprovantes, o senhor/ a senhora precisa entregar os papéis que justificam a ausência. quermesse ou num circo, precisam comparecer todos os dias na escola. Às vezes, porém, o senhor/ a senhora precisa viajar e seus filhos precisam ir junto. Neste caso, discuta o assunto de antemão na escola. O senhor/ a senhora deve fazer um acordo com a escola. O senhor/ a senhora deve cumprir o que foi combinado, caso contrário o seu filho não poderá faltar às aulas. Durante a viajem, mantenha sempre o contato com a escola. Ajude o seu filho durante a viajem com o seu dever escolar. E se o meu filho falta às aulas sem causa justificada? Quando o seu filho falta às aulas sem uma causa real ele/ela tem uma falta injustificada. Isto é um problema. A escola então trata de fazer um novo acordo com o senhor/ a senhora. O diretor não pode dar autorização para faltar às aulas - Para treinos num clube de esporte, - Ensaios para atividades culturais, - Para sair antes de férias ou para voltar mais tarde das férias. O senhor/ a senhora não pode exigir estes dias livres. Estes dias livres não são um direito que o teu filho tem, uma vez que o ele/ela precisa frequentar sempre às aulas. Somente o diretor pode fazer uma exceção, dando autorização para o aluno faltar às aulas. Quando os filhos precisam viajar juntos com os pais Também os filhos de uma família ambulante que vive numa caravana, num navio fluvial, na

14 E se o meu filho está doente durante um longo prazo? Neste caso o seu filho pode acompanhar as aulas em casa. Para isto valem algumas condições. - O seu filho precisa seguir aula na escola primária (= ele/ela é menor que 12 anos). - O seu filho está doente ou sofreu um acidente. - O seu filho falta às aula durante 21 dias ou durante mais tempo. - O senhor/ a senhora vive numa distância de no máximo 10 quilômetros da escola. Escreva uma carta para a direção da escola e acrescente um atestado médico. No atestado deve constar que o seu filho pode seguir à aula, mas que não pode ir para a escola. Caso a direção dê autorização, o seu filho receberá ensino em sua casa. E se o meu filho tem problemas na escola? Algumas crianças têm problemas na escola. Eles/elas não se sentem à vontade na escola. Eles/elas não se sentem bem na sala de aula, não entendem a matéria escolar, são judiados, ou eles judiam de outras crianças. Caso o seu filho tenha problemas, a escola tenta encontrar uma solução. A escola discute o problema: - Com o senhor/ a senhora, - Com o CLB (Centrum voor Leerlingenbegeleiding = o Centro que acompanha o desenvolvimento dos alunos), - Com os professores. Durante a reunião dos professores eles falam sobre os alunos, seus resultados e o seu comportamento. Para resolver este problema, existem várias opções. Estes são discutidos contigo.

15 O meu filho precisa consultar o médico escolar? Sim. Todas as crianças na escola devem consultar o médico escolar em todos os anos. - O médico examina a saúde do seu filho. - O médico aplica as vacinas. O senhor/ a senhora precisa primeiro autorizá-lo para isto. - O médico entrega ao aluno uma carta para os pais. Na carta constam os resultados do exame médico. Quando necessário, ele aconselha um exame adicional com um outro médico. O seu filho tem mais de 14 anos? Então ele/ ela não precisa consultar obrigatoriamente o médico escolar. Neste caso o senhor/ a senhora precisa avisar a escola de antemão. Para mais informações o senhor/ a senhora pode entrar em contato com o CLB. Eu como pai/mãe posso ajudar na escola como voluntário? Isto é possível. A maioria das escolas quer muito que os pais ajudem na escola. Os pais podem ajudar - Para organizar uma festa, - Lendo histórias para as crianças, - Fazendo doces para a festa escolar, - Acompanhando os alunos no passeio escolar, Em todas as escolas existe um conselho de pais. Isto é um grupo de pais que apoiam a escola e que ajudam a pensar sobre a política escolar. O senhor/ a senhora quer ajudar na escola? Avise a direção.

16 A organização do ensino na Bélgica As crianças/ os alunos De 2,5 até 5 anos vão para a escola préprimária. Isto não é obrigatório. - De 6 até 11 seguem o o ensino primário. Isto é obrigatório. - De 12 até 18 anos seguem o ensino secundário. Depois disto termina a obrigatoriedade escolar. Às vezes as coisas não vão como esperávamos. - Crianças que não conseguem acompanhar o ensino regular, vão para o ensino especial. Há ensino especial para crianças e alunos de todas as idades, de 2,5 até 17 anos. - Nem todos os alunos sempre passam de ano. Às vezes eles precisam mudar para um outro tipo de ensino ou às vezes eles precisam repetir o ano. Neste caso, na maioria das vezes, eles são mais velhos que os outros alunos na sala de aula.

17 Nesta tabela o senhor/ a senhora encontra as diferentes direções de ensino e a idade respectiva em que o teu filho pode seguir estas direções na escola.

18 O que as crianças e os alunos aprendem na escola? Na escola pré-primária as crianças brincam muito. Elas aprendem a fazer trabalhos manuais, colorir, pintar, cantar, ouvir uma história, falar, fazer ginástica, dançar e brincar com as outras crianças. Na escola primária os alunos aprendem a ler, escrever, fazer contas, história e geografia. Eles começam também com aulas de Francês. Eles aprendem a conviver de uma boa maneira uns com os outros, e eles aprendem a estudar. O ensino secundário tem três graus. No 10 grau (12-13 anos) os jovens recebem um ensino geral. Eles têm as matérias Holandês, Matemática, Geografia, História, et cetera. No 20 grau (14-15 anos) eles devem escolher uma das quatro direções. - No ASO (Algemeen Secundair Onderwijs = Ensino Secundário Geral) eles recebem um ensino geral. É uma preparação para o ensino superior. Eles têm as matérias Holandês, Francês, Inglês, Informática, Matemática, Geografia, História, etc. - No KSO (Kunst Secundair Onderwijs = Ensino Secundário de Artes) eles recebem um ensino geral e tem aulas de Artes. Eles também têm matérias como Balé, Teatro, Escultura, etc. - No TSO (Technisch Secundair Onderwijs = Ensino Secundário Técnico) eles recebem um ensino geral e um ensino técnico. Eles podem escolher diferentes direções: Fotografia, Construção, Enfermagem, Automecânica, Turismo, Navegação, etc. - No BSO (Beroeps Secundair Onderwijs = Ensino Secundário de Formação Professional) eles recebem ensino geral e aprendem uma profissão: Marceneiro, Enfermagem, Automecânica, Horticultura, etc. O BSO é um ensino muito prático. Nas diferentes direções de ensino os alunos têm matérias obrigatórias e matérias facultativas que eles mesmos podem escolher. Há sempre muitas matérias para escolher. No 30 grau (16-17 anos) os jovens continuam a seguir o ensino no ASO, KSO, TSO ou BSO. Algumas matérias são obrigatórias, algumas matérias os jovens mesmos podem escolher. Assim eles podem preparer-se para o ensino superior ou para excercer uma profissão. Quem segue BSO, ainda deve seguir um 70 anos (40 grau). - Quem termina com sucesso o 30 grau do ASO, KSO, TSO ou o 40 grau do BSO, recebe um diploma de ensino secundário. Com este diploma o estudante pode entrar no Ensino Superior. Quem completa 18 anos, pode parar de estudar e começar a trabalhar. - Alguns jovens não querem esperar até completar 18 anos para começar a trabalhar. Quem não quer começar com o 30 grau do Ensino Secundário, pode seguir o Ensino a Tempo Parcial. Fazendo isto, jovens com 16 anos (ou 15 anos que têm o diploma do 20 grau) podem começar a trabalhar enquanto ainda frequentam a escola. Eles podem seguir um estudo na direção de: Automecânica, Metal, Vendas, Hotelaria, etc.

19 O que fazer caso o seu filho não consega acompanhar bem o ensino regular? Às vezes as crianças não conseguem acompanhar o ensino regular por causa de - Uma deficiência - Problemas de comportamento ou problemas emocionais - Por terem dificuldades para estudar (= disturbio da aprendizagem). Estas crianças recebem um apoio extra na escola. Há diferentes possibilidades. Nisto o senhor/ a senhora é aconselhado pelo CLB. O seu filho continua na escola regular. Ele/ ela recebe acompanhamento especial de professores do ensino especial. O seu filho vai para o ensino especial. - No ensino primário existem 8 tipos de escolas. Cada tipo de escola é adaptada a um determinado tipo de aluno. O ensino primário dura 7 anos. - O ensino secundário (BUSO) dura 5 anos. O que fazer quando o teu filho tem um diploma ou certificado estrangeiro? O diploma não é em holandês, francês, inglês ou alemão? Deixa-o traduzir por um tradutor juramentado. Entregue este diploma ou certificado na escola que o seu filho freqüenta. A escola começa um procedimento para uma declaração de igualdade do diploma. Depois deste procedimento a escola determina em que série ou em que grau o seu filho pode começar a estudar.

20 Colofon stad Antwerpen Samenleven in diversiteit Onthaalbureau Inburgering Antwerpen Eindredactie: Wablieft tekstadvies Layout: Birgit Vanden Bempt Wettelijk depot: D/2007/0306/227 V.U. Marjan Knockaert, Van Immerseelstraat 11 23, 2018 Antwerpen.

A escola italiana Textos da apresentação em ppt

A escola italiana Textos da apresentação em ppt Projeto Certifique seu italiano. A língua para a inclusão social, o trabalho e a cidadania Ano letivo 2011/12 A escola italiana Textos da apresentação em ppt Slide 1 ESTUDAR NA ITÁLIA Slide 2 A ESCOLA

Leia mais

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo 1 INTRODUÇÃO O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas em colaboração com o Secretariado Entreculturas elaborou esta brochura

Leia mais

Projeto recuperação paralela Escola Otávio

Projeto recuperação paralela Escola Otávio Projeto recuperação paralela Escola Otávio Público alvo: alunos com dificuldade ou defasagem de aprendizagem do Ensino Fundamental do 3º ano acima que estudam na Escola Otávio Gonçalves Gomes. Duração:

Leia mais

atividades fora da escola escolaridade obrigatória inscrição agenda escolar escola gratuita dificuldades escola maternal associações de pais Ensino

atividades fora da escola escolaridade obrigatória inscrição agenda escolar escola gratuita dificuldades escola maternal associações de pais Ensino escolaridade obrigatória agenda escolar escola gratuita dificuldades atividades fora da escola inscrição escola maternal associações de pais Ensino Na Bélgica, as crianças entre 6 a 18 anos tem a obrigação

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser

Leia mais

A ESCOLARIDADE EM FRANÇA

A ESCOLARIDADE EM FRANÇA Portugais P.R.I.P.I Programa Regional de Integração das Populações Imigradas C.A.S.N.A.V Centro Académico Para a Escolarização Dos Recém-Chegados E das Crianças em Viagem A ESCOLARIDADE EM FRANÇA Documento

Leia mais

ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES

ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES HORÁRIO MATUTINO Aulas 1ª aula 7:00-7:50 2ª aula 7:50 8:40 Intervalo 3ª aula 9:00 9:50 4ª aula 9:50 10:40 Intervalo 5ª aula 11:00 11:50 6ª aula 11:50 12:40 HORÁRIO VESPERTINO

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam orientação

Leia mais

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 2 1 2 3 VISITEM A ESCOLA DE SEUS FILHOS SEMPRE QUE PUDEREM. CONVERSEM COM OS PROFESSORES. PERGUNTEM

Leia mais

A Escola obrigatória no Cantão de Zurique

A Escola obrigatória no Cantão de Zurique Portugiesisch A Escola obrigatória no Cantão de Zurique Informação para os pais Objectivos e linhas gerais A escola obrigatória oficial, no Cantão de Zurique, é obrigada a respeitar os valores fundamentais

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 2 1 2 3 Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 4 Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam

Leia mais

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ Uma das principais preocupações de casais que pretendem morar no Canadá levando os filhos diz respeito à educação das crianças e adolescentes

Leia mais

Roteiro de perguntas e respostas sobre estágios Fonte: Portaria EACH 016/06, de junho de 2006

Roteiro de perguntas e respostas sobre estágios Fonte: Portaria EACH 016/06, de junho de 2006 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES Roteiro de perguntas e respostas sobre estágios Fonte: Portaria EACH 016/06, de junho de 2006 1 - Para que serve a realização de estágios

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1 PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1. O que é estágio? É um período de aprendizado para o futuro profissional, permitindo a integração da formação à prática. O estágio proporciona a aplicação dos conhecimentos

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

CHECK LIST dos documentos para os Estados Unidos Enologia

CHECK LIST dos documentos para os Estados Unidos Enologia CHECK LIST dos documentos para os Estados Unidos Enologia Prezado(a) Candidato(a), Seja bem vindo à CAEP Intercâmbio Agrícola. Esta é uma grande oportunidade para um estágio internacional remunerado e

Leia mais

www.nlconstruction.info Doença e segurança social Trabalhar de forma segura e saudável

www.nlconstruction.info Doença e segurança social Trabalhar de forma segura e saudável Portugees / Portuguese Trabalha temporariamente na indústria da construção na Holanda Recebe aquilo a que tem direito? Informação para trabalhadores estrangeiros e trabalhadores temporários Esta informação

Leia mais

Regulamentos Internos

Regulamentos Internos Regulamentos Internos INFÂNCIA: Período para a construção de alicerces da personalidade de cada criança: Aprendendo a CONHECER, Aprendendo a FAZER, Aprendendo a SER C A I Q U E Ano Letivo 2015/16 1. VALÊNCIAS

Leia mais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais Deutsch für die Schule Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância Informações para pais 22.04.2015 Quando uma criança com cinco anos inicia o jardim de infância (Kindergarten), deve

Leia mais

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015.

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. INFORMATIVO ESCOLAR Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. PROFISSIONAIS EXPERIENTES Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e qualificados para

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O calendário escolar constitui um elemento indispensável à planificação das atividades a desenvolver por cada agrupamento de escolas e escolas não agrupadas, tendo em vista a execução do seu projeto

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES - 2014

PLANO DE ATIVIDADES - 2014 PLANO DE ATIVIDADES - 2014 I-Objetivos Gerais *Promover a formação integral dos alunos, favorecendo o desenvolvimentode sua personalidade de forma harmoniosa. *Integrar a Unidade Escolar à Comunidade Local

Leia mais

ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015

ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015 Serviço de Atendimento Psicopedagógico Silvany Brasil Serviço Socioeducacional Divaneid Araújo ENCONTRO 2: ESTABELECENDO LIMITES AOS FILHOS 11 DE FEVEREIRO DE 2015 Datas JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA AUTORA Luciana de Almeida COORDENAÇÃO EDITORIAL Sílnia N. Martins Prado REVISÃO DE TEXTO Katia Rossini PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Linea Creativa ILUSTRAÇÕES

Leia mais

Srs. Pais, A direção.

Srs. Pais, A direção. Srs. Pais, Para o Centro de Educação Básica Prof. Luciano Feijão, educar é mais do que transmitir conhecimentos, é formar um cidadão completo, não apenas com informações, mas com valores éticos e morais.

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Nomeações Estudantes que desejarem fazer intercâmbio, durante a graduação ou a pósgraduação, na Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

casal nascimento Família casamento mediação separação acolhimento das crianças divórcio puericultura coabitação legal gravidez

casal nascimento Família casamento mediação separação acolhimento das crianças divórcio puericultura coabitação legal gravidez separação acolhimento das crianças coabitação legal casamento divórcio puericultura nascimento gravidez casal mediação Família Nós vivemos juntos, mas não queremos casar. Isso é possível? Sim. Na Bélgica,

Leia mais

Informações e instruções para os candidatos

Informações e instruções para os candidatos A preencher pelo candidato: Nome: N.º de inscrição: Documento de identificação: N.º : Local de realização da prova: A preencher pelo avaliador: Classificação final: Ass: Informações e instruções para os

Leia mais

ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO

ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO ADMISSÃO HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO (Secção 2 da Lei de Saúde Mental de 1983) 1. NOME DO DOENTE 2. NOME DO RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO (O SEU MÉDICO RESPONSÁVEL ) 3. NOME DO HOSPITAL E ENFERMARIA Porque

Leia mais

AD2015/CGC/001 26 de janeiro de 2015 Revisão nº 03/15 CONDIÇÕES GERAIS PARA O ATENDIMENTO NO PEANDRA

AD2015/CGC/001 26 de janeiro de 2015 Revisão nº 03/15 CONDIÇÕES GERAIS PARA O ATENDIMENTO NO PEANDRA CONDIÇÕES GERAIS PARA O ATENDIMENTO NO PEANDRA Caros Clientes, CONDIÇÕES GERAIS PARA OS CLIENTES Queiram por favor tomar conhecimento das condições para o seu atendimento nas nossas instalações: I- Marcação

Leia mais

Para informações não encontradas aqui, recomendamos que visitem no site o Regulamento do CAA e os Direitos e os Deveres dos Alunos

Para informações não encontradas aqui, recomendamos que visitem no site o Regulamento do CAA e os Direitos e os Deveres dos Alunos Perguntas Frequentes sobre os Cursos do CAA Para informações não encontradas aqui, recomendamos que visitem no site o Regulamento do CAA e os Direitos e os Deveres dos Alunos 1. Qual é a melhor época para

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O Despacho Normativo n.º 24/2000, de 11 de maio, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Despacho Normativo n.º 36/2002, de 4 de junho, estabelece as regras orientadoras para a organização

Leia mais

A escolaridade em França : do jardim de infância até ao liceu

A escolaridade em França : do jardim de infância até ao liceu A escolaridade em França : do jardim de infância até ao liceu O jardim de infância «l école maternelle» faz parte do sistema educativo francês no serviço publico. A maior parte das crianças entram no jardim

Leia mais

O jardim de infância. Informações destinadas aos pais. na região de língua alemã do cantão de Berna. Direcção da Instrução Pública do Cantão de Berna

O jardim de infância. Informações destinadas aos pais. na região de língua alemã do cantão de Berna. Direcção da Instrução Pública do Cantão de Berna O jardim de infância na região de língua alemã do cantão de Berna Informações destinadas aos pais Direcção da Instrução Pública do Cantão de Berna Ficha técnica: Edição e Copyright: Direcção da Instrução

Leia mais

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES O que é a semestralidade? É o valor que deve ser pago por cada aluno durante os 6 (seis) meses de cada período letivo. Este valor depende da faixa de créditos (isto

Leia mais

C O L É G I O D O A M O R D E D E U S

C O L É G I O D O A M O R D E D E U S C O L É G I O D O A M O R D E D E U S N.ª Ref.ª: 311/3 * 20.08.2015 Assunto: Informações diversas: Ano Escolar 2015/2016 A todos os Pais e Encarregados de Educação Exmo/a Senhor/a Encarregado/a Educação,

Leia mais

... pág 1... > Escolher a Escola... pág 2... > Processo de Bolsas... pág 3... > Circular Informativa 2014... pág 4... > Balanço no Maternal > Agenda

... pág 1... > Escolher a Escola... pág 2... > Processo de Bolsas... pág 3... > Circular Informativa 2014... pág 4... > Balanço no Maternal > Agenda Informativo Semanal. Ano VI. 03/10/2013. N. 282... pág 1... > Escolher a Escola... pág 2... > Processo de Bolsas... pág 3... > Circular Informativa 2014... pág 4... > Balanço no Maternal > Agenda Expediente:

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

Bons empregos e cosmopolitismo atraem brasileiros a Dubai

Bons empregos e cosmopolitismo atraem brasileiros a Dubai Bons empregos e cosmopolitismo atraem brasileiros a Dubai Emirado permite ter padrão de vida semelhante ao da classe alta do Brasil. Estrangeiros vão a festas 'ocidentalizadas' e pouco interagem com locais.

Leia mais

Exames Finais Nacionais e Exames de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário

Exames Finais Nacionais e Exames de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Exames Finais Nacionais e Exames de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário EXAMES NA 1ª FASE - OS ALUNOS INTERNOS (alunos da Via Científica) e AUTOPROPOSTOS que faltarem à 1ª fase dos exames finais

Leia mais

Créateur d échanges. Dossiê de Patrocínio

Créateur d échanges. Dossiê de Patrocínio Créateur d échanges + Dossiê de Patrocínio Apresentação Rio Accueil: Integração Rio Accueil é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é acolher os recém-chegados de língua francesa no

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Inverno 2015 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté.

Leia mais

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver).

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver). OBJETIVO Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e os funcionários. O documento será modificado sempre que necessário, em função dos novos cenários da empresa.

Leia mais

COOPERATIVA DE ENSINO DE BENFICA, C.R.L. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016

COOPERATIVA DE ENSINO DE BENFICA, C.R.L. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016 NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016 1. FREQUÊNCIA 1.1. A frequência da CEBE está condicionada a que um dos pais e/ou encarregado de educação da criança se tornem sócios da CEBE, para

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Apresentação sobre a 3ª Série do Ensino Médio em 2014

Apresentação sobre a 3ª Série do Ensino Médio em 2014 1 Roteiro da Apresentação: Grade Curricular em 2014 Apresentação sobre Premiação pelo Desempenho Individual no ENEM de 2014 Programa de Mentoria Formatura em 2014 2 Grade Curricular em 2014 3 Em 2014,

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES P. O QUE É A PATERNIDADE? R. Paternidade significa ser um pai. A determinação da paternidade significa que uma pessoa foi determinada

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Arquitetura e Urbanismo noturno, Administração noturno, Administração vespertino, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura

Leia mais

Apresentação. O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais

Apresentação. O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais Apresentação O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais A Corregedoria da Justiça apresenta aos cidadãos do Distrito Federal a série Conversando Sobre Cartórios, onde as dúvidas mais freqüentes

Leia mais

SABE, ESSA É A MINHA FAMÍLIA. É isso mesmo! A gente nem pensa nisso, não é? Mas vamos ver como acontece. Venha comigo.

SABE, ESSA É A MINHA FAMÍLIA. É isso mesmo! A gente nem pensa nisso, não é? Mas vamos ver como acontece. Venha comigo. Apoio: A Constituição Federal do Brasil diz que: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e número de vagas para o Processo Seletivo/2013 dos cursos presenciais de graduação. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

LMS: Manual do aluno

LMS: Manual do aluno UNO Internacional LMS: Manual do aluno Neste Learning Coffee você vai aprender a: Aceder à plataforma e editar o seu perfil. Aceder às suas notificações. Consultar o calendário e criar eventos pessoais.

Leia mais

K21 SEREIS BRASIL 2015 K KIDS. ETAPA: Maresias - SP. CHEGADA: Na praia, em frente ao Bar Os Alemão, endereço Av. Francisco Loup, 991, Maresias, São

K21 SEREIS BRASIL 2015 K KIDS. ETAPA: Maresias - SP. CHEGADA: Na praia, em frente ao Bar Os Alemão, endereço Av. Francisco Loup, 991, Maresias, São K21 SEREIS BRASIL 2015 K KIDS ETAPA: Maresias - SP LARGADA: Na praia, em frente ao Bar Os Alemão, endereço Av. Francisco Loup, 991, Maresias, São Sebastião, Estado de São Paulo CHEGADA: Na praia, em frente

Leia mais

Informações e instruções para os candidatos

Informações e instruções para os candidatos A preencher pelo candidato: Nome: Nº de inscrição: Documento de identificação: Nº: Local de realização da prova: A preencher pelo avaliador: Classificação final: Ass: Informações e instruções para os candidatos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES DÚVIDAS FREQUENTES A UFFS abre mais de um Processo Seletivo no mesmo ano? Não. Há apenas um Processo Seletivo por ano. Nele, você pode optar por cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre, mas

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY 1)Documentos exigidos para o Rally e Pós Rally (tradicional e Silver): Passaporte com validade mínima até 6 meses após a data de entrada em território americano. Visto

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS

REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS O Programa Trainee tem o intuito de proporcionar aos alunos dos cursos de Pós- Graduação Lato Sensu Bio Cursos (cursos selecionados

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 Normas Internas 2013 *Objetivos Gerais: Nosso objetivo á desenvolver a construção do conhecimento das competências e habilidades, a formação dos valores éticos

Leia mais

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - Sou so profes r a, Posso m a s n ão parar d aguento m e ai ensinar s? d a r a u la s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A

Leia mais

Voluntariado Internacional em Schoenstatt

Voluntariado Internacional em Schoenstatt Convocação Voluntariado Internacional em Schoenstatt O Movimento Internacional de Schoenstatt celebra, em outubro de 2014, os cem anos de sua fundação. Centenas de milhares de pessoas renovarão a Aliança

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

ELEIÇÕES REGIONAIS ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

ELEIÇÕES REGIONAIS ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ELEIÇÕES REGIONAIS 2 0 1 5 ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA O que é uma eleição? Uma eleição é quando votamos para escolher quem nos vai representar e falar em nosso nome.

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

Instruções para se fazer o estágio obrigatório

Instruções para se fazer o estágio obrigatório Instruções para se fazer o estágio obrigatório 1. O estágio é obrigatório para se concluir o curso de Publicidade O estágio obrigatório está previsto no Projeto Pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda

Leia mais

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ?

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? Se você quer aplicar para conseguir o visto de residência permanente no Canadá, vai precisar, antes de mais nada, de um certificado que ateste a sua proficiência na

Leia mais

1 de 9 09-12-2013 11:02

1 de 9 09-12-2013 11:02 1 de 9 09-12-2013 11:02 Fuga de Oleo 21 mensagens 5 de Setembro de 2013 às 18:45 Boa tarde Sr Hugo como está. Estou a contacta-lo porque estou com

Leia mais

Conversando com a Família Práticas Narrativas

Conversando com a Família Práticas Narrativas Conversando com a Família Práticas Narrativas Projeto Reciclando Mentes Conversando sobre o trauma A abordagem narrativa no trabalho com trauma Considerações importantes no trabalho com trauma A terapia

Leia mais

Eleição. para o Presidente da República

Eleição. para o Presidente da República Eleição para o Presidente da República O que é uma eleição? Uma eleição é quando votamos na melhor pessoa para defender os nossos interesses. Podemos decidir votar numa pessoa porque concordamos com as

Leia mais

CURSOS INGLÊS RÁPIDO Liberdade de Escolha

CURSOS INGLÊS RÁPIDO Liberdade de Escolha 1 Nossos cursos são dirigidos a adolescentes, jovens e adultos que querem aprender inglês de forma rápida e eficiente. Pessoas que já tentaram estudar inglês e tiveram dificuldades vão se surpreender com

Leia mais

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

De: Alina Fernandes Enviado: sexta-feira, 19 de Abril de 2013 14:58 Para: ijportugal@pt.intrum.com Assunto: Regularização de valores relativos a serviços CABOVISÃO - SOC. TELEVISÃO

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA

SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA Informações Super Rally 2012 Phoenix/Arizona EUA 1)Documentos exigidos para o Rally e Pós Rally (tradicional e Silver): Passaporte com validade mínima até 6 meses

Leia mais

Departamento de Estágios FACCAMP. Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio

Departamento de Estágios FACCAMP. Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio Departamento de Estágios FACCAMP Procedimentos Básicos para assinatura de Convênio e Contrato de Estágio OBRIGAÇÕES DO ESTAGIÁRIO. Solicitar na Secretaria Geral da FACCAMP declaração de autorização para

Leia mais

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA -2014/2015

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA -2014/2015 EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA -2014/2015 ESCLARECIMENTOS PARA DIRETORES DE TURMA E ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO (11º e 12º anos dos cursos científico-humanísticos e 12º ano dos

Leia mais

Discover... Free Entitlement. (Early Years Provision) A guide for parents and carers by the Family Information Service. www.westsussex.gov.

Discover... Free Entitlement. (Early Years Provision) A guide for parents and carers by the Family Information Service. www.westsussex.gov. Discover... Free Entitlement (Early Years Provision) A guide for parents and carers by the Family Information Service www.westsussex.gov.uk/family P. O que é Free Entitlement (FE) na provisão de educação

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

08 Capital de giro e fluxo de caixa

08 Capital de giro e fluxo de caixa 08 Capital de giro e fluxo de caixa Qual o capital que sua empresa precisa para funcionar antes de receber o pagamento dos clientes? Como calcular os gastos, as entradas de dinheiro, e as variações de

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS NORMAS E PROCEDIMENTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2014 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: NORMAS E PROCEDIMENTOS I Das Condições Específicas De acordo com a Resolução CNE/CES no. 1 de 8 de Julho de 2007,

Leia mais

Tutorial para agendar o exame OCEB 2 Fundamental na VUE

Tutorial para agendar o exame OCEB 2 Fundamental na VUE Cursos e-learning para gestão de TI & Negócio www.tiexames.com.br Tutorial para agendar o exame OCEB 2 Fundamental na VUE Este tutorial explica passo a passo como se inscrever no exame OMG OCEB Fundamental

Leia mais

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUCCAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 o Este Processo Seletivo tem

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR FÉRIAS DA LIPOR 1. Considerações Gerais A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com sede em Baguim do Monte, concelho de Gondomar, realiza atividades de promoção e organização

Leia mais

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS INTRODUÇÃO 1) Qual a legislação que regulamenta o estágio? Os estágios são regulamentados pela: 1.1 - Lei Federal 11.788, de 25 de setembro de 2008; 1.2 - Resolução USP Nº 5.528 de 18 de março de 2009

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

Data do programa: 08 a 19 de fevereiro de 2016

Data do programa: 08 a 19 de fevereiro de 2016 Alunos/as, Professores/as e Funcionários/as da FADERGS e UNIRITTER, vocês estão prontos/as para passar as suas férias de verão de um jeito muito diferente? Venham para New School of Architecture+Design

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 4

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 4 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 4 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 4 5. Do

Leia mais

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais