Meu filho precisa ir para a escola. O que eu preciso fazer? Um guia do sistema escolar para recém-chegados na Bélgica.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Meu filho precisa ir para a escola. O que eu preciso fazer? Um guia do sistema escolar para recém-chegados na Bélgica."

Transcrição

1 Meu filho precisa ir para a escola. O que eu preciso fazer? Um guia do sistema escolar para recém-chegados na Bélgica.

2 Prezadois pais Faz pouco tempo que o senhor/ a senhora chegou à Bélgica? Então o senhor/ a senhora precisa conhecer a maneira de viver aqui na Bélgica. Na Bélgica a escola é muito importante. Este livrinho contém informações sobre o sistema escolar. O senhor/ a senhora tem filhos maiores de 2,5 anos? Na Bélgica as crianças vão para a escola a partir dos 2, 5 anos. A partir do ano escolar em que eles completam 6 anos, eles devem ir para a escola até eles completarem 18 anos. O senhor/ a senhora como pai e/ou mãe é responsável por isto. Leia este livrinho. Assim o senhor/ a senhora saberá melhor o que deve fazer. O senhor/ a senhora encontra neste livrinho respostas às seguintes perguntas. - Como eu devo matricular o meu filho na escola? - Quanto custa quando meu filho vai para a escola? - Quando o meu filho precisa ir para a escola? - Como decorre o dia escolar? - O que acontece quando o meu filho falta à aula sem justa causa? - A organização do ensino na Bélgica Este livrinho foi publicado em dez línguas O senhor/ a senhora não sabe falar bem o holandês? Então leia este livrinho em espanhol, francês, inglês, polaco, servo-croata, àrabe, turco, russo ou português. O senhor/ a senhora ainda tem alguma pergunta? Informe-se com - professor/ a professora de seu filho/ de sua filha - A direção escolar - Alguém do CLB - Pina -18. Deze brochure is een vertaling uit het Nederlands: Mijn kind gaat naar school. Wat moet ik doen?

3 O que é o CLB? O CLB (Centrum voor Leerlingenbegeleiding) é um centro de acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. O que faz o CLB? O CLB acompanha as crianças que vão para escola. Para que possam estudar bem, as crianças devem se sentir bem na escola. O CLB ajuda com isto. O CLB escuta, consulta, informa e aconselha. Quando há um problema, O CLB ajuda a encontrar uma solução. O CLB pode tratar de assuntos como a escolha do estudo a seguir, o comportamento na escola, gazetear a aula, concentração, boletins escolares, agendar encontros, aprender a escolher, autoconfiança, participação, oportunidades e muito mais. Quem trabalha no CLB? No CLB trabalham pedagogos, psicólogos, assistentes psicológicos, assistentes sociais, médicos e enfermeiras. Às vezes também um logopedista ou fisioterapeuta. Todas estas pessoas trabalham juntas para poder ajudar todas as crianças da melhor forma possível. Quem pode pedir ajuda do CLB? Todos os alunos, pais, professores e direções das escolas podem fazer perguntas ao CLB. O aluno toma uma posição central no CLB. Sem autorização do aluno informações não são passadas para terceiros. Nisto a privacidade é muito respeitada. Deze brochure is een vertaling uit het Nederlands: Mijn kind gaat naar school. Wat moet ik doen?

4 Como devo matricular o meu filho numa escola? A partir dos 2,5 anos as crianças podem ir para a escola. A partir do dia 1 o de setembro do ano letivo em que uma criança completa seis anos, a criança tem a obrigação de frequentar as aulas, até completar 18 anos. Assim consta na lei. Também crianças que recém chegaram à Bélgica e não falam o holandês, devem ir para a escola. Meninos e meninas vão para a mesma escola. Isto também é regulamentado pela lei. Também crianças que não falam holandês devem ir para a escola. Isto apenas é possível numa escola onde ainda haja vagas. A matrícula numa escola pode ser feita durante todo o ano letivo. Quem matricular o seu filho numa escola, o senhor/ a senhora deve estar de acordo com as regras daquela escola. Estas regras estão no regulamento escolar. Peça pelo regulamento e leia-o. O senhor/ a senhora precisa assinar na linha abaixo no final do regulamento, junto ao texto voor akkoord. Isto significa que o senhor/ a senhora está de acordo com o regulamento escolar. Para matricular o seu filho, o senhor/ a senhora precisa apresentar estes documentos: Passaporte ou cartão de identidade do seu filho Cartão SIS de seu filho O boletim escolar da escola anterior O senhor/ a senhora não tem estes documentos? Ainda assim o senhor/ a senhora pode matricular o seu filho na escola. Crianças sem documentos também devem frequenter a escola.

5 Quanto devo pagar quando o meu filho vai para a escola? Ir para a escola é gratuito. O senhor/ a senhora não precisa pagar nada para a matrícula do seu filho na escola. Mesmo assim há custos relativos à escola: - Comida e bebida, - Alguém para atender o seu filho durante a tarde. - O acolhimento antes e depois da aula, - Passeios, - Natação, - Etc. - Para isto o senhor/ a senhora precisa pagar. - Os custos variam de escola para escola. Pense nisto na hora de escolher uma escola para seu filho. - A escola faz de antemão uma lista das despesas feitas durante o ano escolar. Assim o senhor/ a senhora sabe quanto precisará pagar para cada ano que seu filho vai para a escola. Peça pela lista na hora de fazer a matrícula! - O senhor/ a senhora recebe mensalmente uma fatura das despesas. Assim sendo, o senhor/ a senhora efetua o pagamento mensalmente. Quando o seu filho precisa ir para a escola? O seu filho precisa ir para a escola a partir do dia 1 o de setembro até o dia 30 de junho. O seu filho precisa ir para a escola - Na segunda-feira, na terça-feira, na quintafeira e na sexta-feira durante o dia todo, - Na quarta-feira pela manhã. O seu filho precisa frequentar a escola em todos os dias de aula. Ele/ela não pode chegar atrasado. Pois assim perderia uma parte da aula e incomodaria os outros alunos. O seu filho não deve ir para a escola - Na quarta-feira à tarde, no sábado e no domingo, - Nas férias, - Nos dias de estudos pedagógicos.

6 Quando são as férias (não há aula)? Nas ferias nenhum aluno precisa vir para a escola. A seguir o senhor/ a senhora encontra todas as datas de férias escolares até os anos letivos Há acolhimento para os alunos antes e depois das aulas? Geralmente há acolhimento para as crianças antes e depois das aulas. Em muitas escolas há acolhimento - De manhã antes das aulas começarem, - No final da tarde depois das aulas, - Na quarta-feira à tarde. - Nas férias (por exemplo, das 8.00 até às horas). Durante estas horas de acolhimento fora do horário das aulas, há sempre alguém que as crianças conhecem na escola. Este acolhimento não é gratuito. O senhor/ a senhora precisa pagar pelo acolhimento. Informe-se de antemão na escola pelo preço. O senhor/ a senhora pode descontar dos impostos os custos do pagamento pelo acolhimento. A escola fornece um atestado para este fim.

7 O meu filho pode tomar o lanche na escola? Sim, isto é possível. As crianças podem tomar o seu lanche na escola. - Elas mesmas precisam trazer o seu lanche. - Elas comem no refeitório. - Elas precisam permanecer na escola. Somente as crianças que vão para casa para comer, podem sair da escola. Os pais precisam dar autorização para isto. - Antes, durante e depois do lanche há alguém para atender o seu filho na escola. Na maioria das escolas os pais devem pagar por este atendimento.

8 Como é o decorrer de um dia de aula? Abaixo segue um exemplo do horário durante um dia na escola. Este horário é diferente para cada escola. Peça o horário exato na hora de matricular o seu filho.

9 Como eu posso seguir diariamente o que o meu filho faz na escola? A agenda A partir do primeiro ano escolar (= a partir dos 6 anos de idade) todos os alunos recebem uma agenda escolar. Esta agenda os alunos levam para casa. Na agenda constam - As mensagens para os pais, - As lições que o seu filho/filha precisa estudar naquele dia. - O dever de casa que o seu filho precisa fazer naquele dia. Controle sempre a agenda do seu filho. Diariamente, assine a agenda do seu filho. Assim o professor sabe que o senhor/ a senhora leu tudo. Verifique sempre se o seu filho tem dever para fazer em casa ou se precisa preparar uma lição para o próximo dia! Assim o senhor/ a senhora pode controlar quando o seu filho terminou as tarefas da escola. O senhor/ a senhora tem um recado para o professor? Escreva na agenda! O boletim escolar Durante o ano letivo, o seu filho recebe quatro vezes um boletim escolar. O boletim escolar sempre é entregue antes das férias: antes das férias de Outono, das férias de Natal, das férias de Páscoa e das férias de Verão. No boletim escolar constam os resultados escolares do seu filho. Também consta se o seu filho executa as tarefas bem ou se precisa se esforçar mais na sala de aula. Coloque a sua assinatura abaixo no final do boletim escolar. Assim o professor saberá que o senhor/ a senhora viu o boletim. Mande o boletim escolar de volta para a escola através do seu filho. Deixe bem em ordem o boletim escolar no final do ano escolar! O momento de contato entre os pais e os professores (oudercontact) Durante o ano escolar, os pais e os professores têm a possibilidade de conversar uns com os outros. Nestes momentos de contato o senhor/ a senhora pode conversar sobre como o seu filho se desenvolve na escola. - O senhor/ a senhora quer discutir algum assunto com o professor ou com a direção da escola? O senhor/ a senhora pode sempre perguntar tudo o que quiser e pode falar sobre todos os seus problemas. Mas sempre marque primeiro um encontro! - O professor quer falar sobre algo com o senhor/ a senhora? Neste caso o senhor/ a senhora recebe um convite em forma de uma carta ou através da agenda do seu filho. Durante este contato entre pais e professores o O senhor/ a senhora pode falar sobre o boletim escolar do seu filho, o O senhor/ a senhora recebe mais explicações sobre o seu filho e sobre seus resultados escolares, o O senhor/ a senhora pode fazer perguntas ao professor. Compareça às reuniões de contato entre pais e professores. Lá o senhor/ a senhora recebe informações úteis. E o senhor/ a senhora demonstra estar interessado no seu filho e na escola. O senhor/ a senhora não pode compareceràs reuniões de contato entre pais e professores? Então, avise de antemão o professor.

10 O que eu preciso fazer quando o meu filho não pode ir à escola? Crianças na classe pré-primária (= de 2,5 até 5 anos) não precisam frequentar a escola diariamente. Mesmo assim é aconselhável que o seu filho venha diariamente para a escola. Senão ele/ela perde muitas aulas e não conhece as outras criancinhas. Por alguma razão a criança não pode ir para a escola? Informe sempre o professor. Todas as crianças do primeiro ano letivo (= a partir dos 6 anos) devem sempre ir para a escola. Também as crianças de 5 anos que já frequentam o primeiro ano letivo, devem estar sempre presentes na escola. Mesmo assim o seu filho não pode ir para a escola? Então o senhor/ a senhora precisa avisar a escola informando qual é a razão do seu filho não ir para a aula. O seu filho/ a sua filha é obrigado a frequentar a escola até completar 18 anos!

11 Quando o meu filho não precisa ir para a escola? Segundo a lei, há quatro razões pelas quais o seu filho não precisar ir para a escola. Quando o seu filho está doente Quando o seu filho precisa ir ao médico ou ao dentista para fazer um exame ou tratamento, isto precisa ser feito fora dos horários da escola. Neste dia o seu filho precisa vir normalmente para a escola. Quando o seu filho está doente, ele pode ficar em casa. Em caso de doença, valem as regras a seguir: a doença do seu filho dura um dia só, ou dois ou três dias seguidos? Avise a escola o mais rápido possível (por exemplo, pelo telefone). - Escreva também numa cartinha explicando que o seu filho está doente. Entregue esta cartinha o mais rápido possível na escola. - Durante o ano letivo o senhor/ a senhor pode escrever uma cartinha de próprio punho apenas quatro vezes. A quinta vez precisa entregar uma cartinha do médico (= atestado médico) na escola. O seu filho está doente durante mais de três dias? - Avise a escola o mais rápido possível (por exemplo, pelo telefone). - Peça uma cartinha do médico (= atestado médico). Entegue este atestado o mais rápido possível na escola. O Ano Novo Dia 1o de janeiro O Segundo dia de Páscoa (na segunda-feira depois da Páscoa) Dia do Trabalho Dia 1o de maio Quinta-feira de Ascenção (na quinta-feira, 40 dias depois da Páscoa) O Segundo dia de Pentecostes (na segunda-feira depois do dia de Pentecostes) Dia de Todos os Santos Dia 1o de novembro Dia de armistício Dia 11 de novembro Natal Dia 25 de dezembro O Segundo dia de Natal Dia 26 de dezembro Quando o seu filho falta às aulas por um motivo legítimo Todos os anos há dias fixos em que o seu filho não precisa vir para a escola. Estes feriados fixos são determinados pela lei. O seu filho tem uma doença crônica (por exemplo, asma, exaqueca,.)? - Marque então um encontro com o CLB. Eles fazem um pedido de um atestado médico para esta doença. Com este atestado o seu filho pode ficar em casa quando está doente (por exemplo, quando tem um ataque de asma). - Avise a escola o mais rápido possível (por exemplo, pelo telefone). O senhor/ a senhora precisa escrever uma cartinha de próprio punho e entregar o mais rápido possível na escola.

12 Idade do teu filho ENSINO BÁSICO ENSINO BÁSICO ESPECIAL 2,5 en ano do pré-primário Bubao anos 4 anos 2 0 ano do pré-primário Bubao 5 anos 3 0 ano do pré-primário Bubao ENSINO ENSINO PRIMÁRIO ESPECIAL 6 anos 1 0 ano letivo 8 tipos Durante 7 anos um 2dia 0 ano de letivo festa religiosa o seu filho também não precisa vir para a escola. Os 8 dias tipos de festas católicas, 8 anos protestantes 3 0 ano letivo e anglicanos são reconhecidos como dias legais de festa. Assim 8 sendo, tipos também crianças 9 anos que 4 0 seguem ano letivo uma outra religião não precisam vir para a escola nestes dias. 8 tipos Crianças 10 anos que 5seguem uma outra religião podem ficar em casa para celebrar os seus dias de festa. ano letivo 8 tipos Avise de antemão durante quais dias de festas religiosas o seu filho fica em casa. 11 anos 6 0 ano letivo 8 tipos Em certas ocasiões ENSINO o seu filho não precisa ir para a escola. Estes dias são determinados ENSINO pela lei. O que o senhor/ a SECUNDÁRIO senhora precisa fazer, é avisar a escola de antemão. ESPECIAL 12 anos ano letivo grau 13 anos 1 0 Ensino de Preparação BUSO grau Profissional 14 anos 2 0 Ensino Artes Ensino Ensino de BUSO grau geral KSO Técnica Formação ASO TSO Profissional BSO 15 anos 2 0 Ensino Artes Ensino Ensino de BUSO grau geral KSO Técnica Formação ASO TSO Profissional BSO 16 anos 3 0 Ensino Artes Ensino Ensino de ENSINO À BUSO grau geral KSO Técnica Formação TEMPO ASO TSO Profissional PARCIAL BSO 17 anos 3 0 Ensino Artes Ensino Ensino de ENSINO À BUSO grau geral KSO Técnica Formação TEMPO ASO TSO Profissional PARCIAL BSO 18 anos ano BSO grau +18 ENSINO SUPERIOR TRABALHAR

13 Quando o diretor dá autorização para faltar à aula. O diretor pode dar autorização para o seu filho faltar à aula - Quando depois de um funeral o seu filho precisa de mais que um dia para superar a perda de um ente querido; - Quando o seu filho precisa viajar para o exterior para assistir a um funeral; - Quando o seu filho participa de uma competição importante de esporte (por exemplo, um campeonato) (no máximo dez partes do dia durante o calendário escolar); - Quando o seu filho participa de uma atividade cultural (por exemplo, de um soundmixshow ou de teatro) (no máximo dez partes do dia durante o calendário escolar); - Por motivos pessoais urgentes; de antemão o senhor/ a senhora precisa falar com o diretor da escola (no máximo quatro partes do dia durante o calendário escolar); Caso o diretor solicite comprovantes, o senhor/ a senhora precisa entregar os papéis que justificam a ausência. quermesse ou num circo, precisam comparecer todos os dias na escola. Às vezes, porém, o senhor/ a senhora precisa viajar e seus filhos precisam ir junto. Neste caso, discuta o assunto de antemão na escola. O senhor/ a senhora deve fazer um acordo com a escola. O senhor/ a senhora deve cumprir o que foi combinado, caso contrário o seu filho não poderá faltar às aulas. Durante a viajem, mantenha sempre o contato com a escola. Ajude o seu filho durante a viajem com o seu dever escolar. E se o meu filho falta às aulas sem causa justificada? Quando o seu filho falta às aulas sem uma causa real ele/ela tem uma falta injustificada. Isto é um problema. A escola então trata de fazer um novo acordo com o senhor/ a senhora. O diretor não pode dar autorização para faltar às aulas - Para treinos num clube de esporte, - Ensaios para atividades culturais, - Para sair antes de férias ou para voltar mais tarde das férias. O senhor/ a senhora não pode exigir estes dias livres. Estes dias livres não são um direito que o teu filho tem, uma vez que o ele/ela precisa frequentar sempre às aulas. Somente o diretor pode fazer uma exceção, dando autorização para o aluno faltar às aulas. Quando os filhos precisam viajar juntos com os pais Também os filhos de uma família ambulante que vive numa caravana, num navio fluvial, na

14 E se o meu filho está doente durante um longo prazo? Neste caso o seu filho pode acompanhar as aulas em casa. Para isto valem algumas condições. - O seu filho precisa seguir aula na escola primária (= ele/ela é menor que 12 anos). - O seu filho está doente ou sofreu um acidente. - O seu filho falta às aula durante 21 dias ou durante mais tempo. - O senhor/ a senhora vive numa distância de no máximo 10 quilômetros da escola. Escreva uma carta para a direção da escola e acrescente um atestado médico. No atestado deve constar que o seu filho pode seguir à aula, mas que não pode ir para a escola. Caso a direção dê autorização, o seu filho receberá ensino em sua casa. E se o meu filho tem problemas na escola? Algumas crianças têm problemas na escola. Eles/elas não se sentem à vontade na escola. Eles/elas não se sentem bem na sala de aula, não entendem a matéria escolar, são judiados, ou eles judiam de outras crianças. Caso o seu filho tenha problemas, a escola tenta encontrar uma solução. A escola discute o problema: - Com o senhor/ a senhora, - Com o CLB (Centrum voor Leerlingenbegeleiding = o Centro que acompanha o desenvolvimento dos alunos), - Com os professores. Durante a reunião dos professores eles falam sobre os alunos, seus resultados e o seu comportamento. Para resolver este problema, existem várias opções. Estes são discutidos contigo.

15 O meu filho precisa consultar o médico escolar? Sim. Todas as crianças na escola devem consultar o médico escolar em todos os anos. - O médico examina a saúde do seu filho. - O médico aplica as vacinas. O senhor/ a senhora precisa primeiro autorizá-lo para isto. - O médico entrega ao aluno uma carta para os pais. Na carta constam os resultados do exame médico. Quando necessário, ele aconselha um exame adicional com um outro médico. O seu filho tem mais de 14 anos? Então ele/ ela não precisa consultar obrigatoriamente o médico escolar. Neste caso o senhor/ a senhora precisa avisar a escola de antemão. Para mais informações o senhor/ a senhora pode entrar em contato com o CLB. Eu como pai/mãe posso ajudar na escola como voluntário? Isto é possível. A maioria das escolas quer muito que os pais ajudem na escola. Os pais podem ajudar - Para organizar uma festa, - Lendo histórias para as crianças, - Fazendo doces para a festa escolar, - Acompanhando os alunos no passeio escolar, Em todas as escolas existe um conselho de pais. Isto é um grupo de pais que apoiam a escola e que ajudam a pensar sobre a política escolar. O senhor/ a senhora quer ajudar na escola? Avise a direção.

16 A organização do ensino na Bélgica As crianças/ os alunos De 2,5 até 5 anos vão para a escola préprimária. Isto não é obrigatório. - De 6 até 11 seguem o o ensino primário. Isto é obrigatório. - De 12 até 18 anos seguem o ensino secundário. Depois disto termina a obrigatoriedade escolar. Às vezes as coisas não vão como esperávamos. - Crianças que não conseguem acompanhar o ensino regular, vão para o ensino especial. Há ensino especial para crianças e alunos de todas as idades, de 2,5 até 17 anos. - Nem todos os alunos sempre passam de ano. Às vezes eles precisam mudar para um outro tipo de ensino ou às vezes eles precisam repetir o ano. Neste caso, na maioria das vezes, eles são mais velhos que os outros alunos na sala de aula.

17 Nesta tabela o senhor/ a senhora encontra as diferentes direções de ensino e a idade respectiva em que o teu filho pode seguir estas direções na escola.

18 O que as crianças e os alunos aprendem na escola? Na escola pré-primária as crianças brincam muito. Elas aprendem a fazer trabalhos manuais, colorir, pintar, cantar, ouvir uma história, falar, fazer ginástica, dançar e brincar com as outras crianças. Na escola primária os alunos aprendem a ler, escrever, fazer contas, história e geografia. Eles começam também com aulas de Francês. Eles aprendem a conviver de uma boa maneira uns com os outros, e eles aprendem a estudar. O ensino secundário tem três graus. No 10 grau (12-13 anos) os jovens recebem um ensino geral. Eles têm as matérias Holandês, Matemática, Geografia, História, et cetera. No 20 grau (14-15 anos) eles devem escolher uma das quatro direções. - No ASO (Algemeen Secundair Onderwijs = Ensino Secundário Geral) eles recebem um ensino geral. É uma preparação para o ensino superior. Eles têm as matérias Holandês, Francês, Inglês, Informática, Matemática, Geografia, História, etc. - No KSO (Kunst Secundair Onderwijs = Ensino Secundário de Artes) eles recebem um ensino geral e tem aulas de Artes. Eles também têm matérias como Balé, Teatro, Escultura, etc. - No TSO (Technisch Secundair Onderwijs = Ensino Secundário Técnico) eles recebem um ensino geral e um ensino técnico. Eles podem escolher diferentes direções: Fotografia, Construção, Enfermagem, Automecânica, Turismo, Navegação, etc. - No BSO (Beroeps Secundair Onderwijs = Ensino Secundário de Formação Professional) eles recebem ensino geral e aprendem uma profissão: Marceneiro, Enfermagem, Automecânica, Horticultura, etc. O BSO é um ensino muito prático. Nas diferentes direções de ensino os alunos têm matérias obrigatórias e matérias facultativas que eles mesmos podem escolher. Há sempre muitas matérias para escolher. No 30 grau (16-17 anos) os jovens continuam a seguir o ensino no ASO, KSO, TSO ou BSO. Algumas matérias são obrigatórias, algumas matérias os jovens mesmos podem escolher. Assim eles podem preparer-se para o ensino superior ou para excercer uma profissão. Quem segue BSO, ainda deve seguir um 70 anos (40 grau). - Quem termina com sucesso o 30 grau do ASO, KSO, TSO ou o 40 grau do BSO, recebe um diploma de ensino secundário. Com este diploma o estudante pode entrar no Ensino Superior. Quem completa 18 anos, pode parar de estudar e começar a trabalhar. - Alguns jovens não querem esperar até completar 18 anos para começar a trabalhar. Quem não quer começar com o 30 grau do Ensino Secundário, pode seguir o Ensino a Tempo Parcial. Fazendo isto, jovens com 16 anos (ou 15 anos que têm o diploma do 20 grau) podem começar a trabalhar enquanto ainda frequentam a escola. Eles podem seguir um estudo na direção de: Automecânica, Metal, Vendas, Hotelaria, etc.

19 O que fazer caso o seu filho não consega acompanhar bem o ensino regular? Às vezes as crianças não conseguem acompanhar o ensino regular por causa de - Uma deficiência - Problemas de comportamento ou problemas emocionais - Por terem dificuldades para estudar (= disturbio da aprendizagem). Estas crianças recebem um apoio extra na escola. Há diferentes possibilidades. Nisto o senhor/ a senhora é aconselhado pelo CLB. O seu filho continua na escola regular. Ele/ ela recebe acompanhamento especial de professores do ensino especial. O seu filho vai para o ensino especial. - No ensino primário existem 8 tipos de escolas. Cada tipo de escola é adaptada a um determinado tipo de aluno. O ensino primário dura 7 anos. - O ensino secundário (BUSO) dura 5 anos. O que fazer quando o teu filho tem um diploma ou certificado estrangeiro? O diploma não é em holandês, francês, inglês ou alemão? Deixa-o traduzir por um tradutor juramentado. Entregue este diploma ou certificado na escola que o seu filho freqüenta. A escola começa um procedimento para uma declaração de igualdade do diploma. Depois deste procedimento a escola determina em que série ou em que grau o seu filho pode começar a estudar.

20 Colofon stad Antwerpen Samenleven in diversiteit Onthaalbureau Inburgering Antwerpen Eindredactie: Wablieft tekstadvies Layout: Birgit Vanden Bempt Wettelijk depot: D/2007/0306/227 V.U. Marjan Knockaert, Van Immerseelstraat 11 23, 2018 Antwerpen.

A escola italiana Textos da apresentação em ppt

A escola italiana Textos da apresentação em ppt Projeto Certifique seu italiano. A língua para a inclusão social, o trabalho e a cidadania Ano letivo 2011/12 A escola italiana Textos da apresentação em ppt Slide 1 ESTUDAR NA ITÁLIA Slide 2 A ESCOLA

Leia mais

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo

Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo Acesso à Educação para Filhos de Imigrantes Folheto Informativo 1 INTRODUÇÃO O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas em colaboração com o Secretariado Entreculturas elaborou esta brochura

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES - 2014

PLANO DE ATIVIDADES - 2014 PLANO DE ATIVIDADES - 2014 I-Objetivos Gerais *Promover a formação integral dos alunos, favorecendo o desenvolvimentode sua personalidade de forma harmoniosa. *Integrar a Unidade Escolar à Comunidade Local

Leia mais

C O L É G I O D O A M O R D E D E U S

C O L É G I O D O A M O R D E D E U S C O L É G I O D O A M O R D E D E U S N.ª Ref.ª: 311/3 * 20.08.2015 Assunto: Informações diversas: Ano Escolar 2015/2016 A todos os Pais e Encarregados de Educação Exmo/a Senhor/a Encarregado/a Educação,

Leia mais

Regulamentos Internos

Regulamentos Internos Regulamentos Internos INFÂNCIA: Período para a construção de alicerces da personalidade de cada criança: Aprendendo a CONHECER, Aprendendo a FAZER, Aprendendo a SER C A I Q U E Ano Letivo 2015/16 1. VALÊNCIAS

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O Despacho Normativo n.º 24/2000, de 11 de maio, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Despacho Normativo n.º 36/2002, de 4 de junho, estabelece as regras orientadoras para a organização

Leia mais

Srs. Pais, A direção.

Srs. Pais, A direção. Srs. Pais, Para o Centro de Educação Básica Prof. Luciano Feijão, educar é mais do que transmitir conhecimentos, é formar um cidadão completo, não apenas com informações, mas com valores éticos e morais.

Leia mais

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015.

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. INFORMATIVO ESCOLAR Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. PROFISSIONAIS EXPERIENTES Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e qualificados para

Leia mais

A Escola obrigatória no Cantão de Zurique

A Escola obrigatória no Cantão de Zurique Portugiesisch A Escola obrigatória no Cantão de Zurique Informação para os pais Objectivos e linhas gerais A escola obrigatória oficial, no Cantão de Zurique, é obrigada a respeitar os valores fundamentais

Leia mais

CALENDÁRIO ANUAL DE FESTAS E CELEBRAÇÕES

CALENDÁRIO ANUAL DE FESTAS E CELEBRAÇÕES CALENDÁRIO ANUAL DE FESTAS E CELEBRAÇÕES 2010 2020 Observação: Este calendário de festas e celebrações elaborado a partir do calendário judaico deve ser considerado um guia geral. O calendário de cultos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO 2007-2008

REGULAMENTO INTERNO 2007-2008 REGULAMENTO INTERNO 2007-2008 Regulamento Interno Ano Lectivo 2007/2008 1. Admissão 1.1. O colégio admite crianças com idades entre os 3 meses e os 6 anos. 1.2. No acto da inscrição são necessários os

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações:

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações: COLÉGIO ACLIMAÇÃO Razão: Ensino Infantil e Fundamental W A C S/C Ltda. CNPJ: 05.337.280/0001-41 Tel: 11 3341-1329 Fax: 11 3271-7424 Rua Teodureto Souto, 970 Aclimação CEP: 01539-000 São Paulo SP. www.colegioaclimacao.com.br

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 Normas Internas 2013 *Objetivos Gerais: Nosso objetivo á desenvolver a construção do conhecimento das competências e habilidades, a formação dos valores éticos

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O calendário escolar constitui um elemento indispensável à planificação das atividades a desenvolver por cada agrupamento de escolas e escolas não agrupadas, tendo em vista a execução do seu projeto

Leia mais

Ficha de Inscrição e identificação do Voluntário PND

Ficha de Inscrição e identificação do Voluntário PND Ficha de Inscrição e identificação do Voluntário PND Dados de Identificação: Nome Completo: Data de nascimento: / / Local: Sexo: F M Estado Civil: Numero de BI ou Cartão de Cidadão Segurança Social: Numero

Leia mais

Calendário de provas 2015 Fundamental I

Calendário de provas 2015 Fundamental I 2º ano A e 2º ano B 27/03 Sexta-feira Ciências 31/03 Terça-feira Matemática 01/04 Geografia Calendário de provas 2015 Fundamental I 28/05 Quinta-feira Língua Portuguesa 17/06 Ciências pagamento da taxa

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA - INFANTIL ANO LECTIVO 2012/2013 REGULAMENTO I - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA - INFANTIL ANO LECTIVO 2012/2013 REGULAMENTO I - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA - INFANTIL ANO LECTIVO 2012/2013 REGULAMENTO I - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1- O Externato João Alberto Faria - Infantil destina-se a crianças com idades entre os 3 anos (feitos

Leia mais

NORMAS ADMISSÃO E FUNCIONAMENTO A MELHOR PREPARAÇÃO PARA O AMANHÃ É A UTILIZAÇÃO APROPRIADA DO HOJE

NORMAS ADMISSÃO E FUNCIONAMENTO A MELHOR PREPARAÇÃO PARA O AMANHÃ É A UTILIZAÇÃO APROPRIADA DO HOJE NORMAS DE ADMISSÃO E FUNCIONAMENTO A MELHOR PREPARAÇÃO PARA O AMANHÃ É A UTILIZAÇÃO APROPRIADA DO HOJE NORMAS DE ADMISSÃO E FUNCIONAMENTO 1. CONDIÇÕES DE ADMISSÃO 1.1 O Colégio TAGUSPARK recebe crianças

Leia mais

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 2 1 2 3 VISITEM A ESCOLA DE SEUS FILHOS SEMPRE QUE PUDEREM. CONVERSEM COM OS PROFESSORES. PERGUNTEM

Leia mais

Calendário de Provas 2014

Calendário de Provas 2014 Calendário de Provas 1º BIMESTRE (de 27/01/ a 02/04/) 25 de Fevereiro Terça-feira Horário de Aula Produção Textual 26 de Fevereiro Quarta-feira P1 de Português 27 de Fevereiro Quinta-feira Horário de Aula

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam orientação

Leia mais

COOPERATIVA DE ENSINO DE BENFICA, C.R.L. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016

COOPERATIVA DE ENSINO DE BENFICA, C.R.L. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016 NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016 1. FREQUÊNCIA 1.1. A frequência da CEBE está condicionada a que um dos pais e/ou encarregado de educação da criança se tornem sócios da CEBE, para

Leia mais

SITUAÇÕES ESPECIAIS. Formação de Voluntários em Saúde. savlita 2015/16 DURAÇÃO DO CURSO OUTUBRO

SITUAÇÕES ESPECIAIS. Formação de Voluntários em Saúde. savlita 2015/16 DURAÇÃO DO CURSO OUTUBRO Universidade Católica Portuguesa - savlita SITUAÇÕES ESPECIAIS DURAÇÃO DO CURSO OUTUBRO 2015 a JUNHO 2016 ESTRUTURA DO CURSO Módulo 1 Voluntariado e Identidade Módulo 2 A saúde e a doença Módulo 3 Questões

Leia mais

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 15.2 DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) De acordo com a Lei nº 9.394 de /12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 2 1 2 3 Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 4 Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam

Leia mais

atividades fora da escola escolaridade obrigatória inscrição agenda escolar escola gratuita dificuldades escola maternal associações de pais Ensino

atividades fora da escola escolaridade obrigatória inscrição agenda escolar escola gratuita dificuldades escola maternal associações de pais Ensino escolaridade obrigatória agenda escolar escola gratuita dificuldades atividades fora da escola inscrição escola maternal associações de pais Ensino Na Bélgica, as crianças entre 6 a 18 anos tem a obrigação

Leia mais

浜 松 市 立 高 等 学 校. Hamamatsu Shiritsu Koutou Gakkou. (Colégio Municipal de Ensino Secundário de Hamamatsu) Classe Internacional - Curso de Português

浜 松 市 立 高 等 学 校. Hamamatsu Shiritsu Koutou Gakkou. (Colégio Municipal de Ensino Secundário de Hamamatsu) Classe Internacional - Curso de Português 1 Homepage - Portuguese 浜 松 市 立 高 等 学 校 Hamamatsu Shiritsu Koutou Gakkou (Colégio Municipal de Ensino Secundário de Hamamatsu) Classe Internacional - Curso de Português Exame de Seleção 2007 2 Contextualização

Leia mais

PRESSUPOSTOS, REGRAS E PROCEDIMENTOS 2015 ENSINO MÉDIO

PRESSUPOSTOS, REGRAS E PROCEDIMENTOS 2015 ENSINO MÉDIO São Paulo, 26 de novembro de 2014. PRESSUPOSTOS, REGRAS E PROCEDIMENTOS 2015 ENSINO MÉDIO O Colégio Santa Maria acredita que responsabilidade social e liberdade se aprendem e se exercitam na interação

Leia mais

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUCCAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 o Este Processo Seletivo tem

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES

ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES HORÁRIO MATUTINO Aulas 1ª aula 7:00-7:50 2ª aula 7:50 8:40 Intervalo 3ª aula 9:00 9:50 4ª aula 9:50 10:40 Intervalo 5ª aula 11:00 11:50 6ª aula 11:50 12:40 HORÁRIO VESPERTINO

Leia mais

A ESCOLARIDADE EM FRANÇA

A ESCOLARIDADE EM FRANÇA Portugais P.R.I.P.I Programa Regional de Integração das Populações Imigradas C.A.S.N.A.V Centro Académico Para a Escolarização Dos Recém-Chegados E das Crianças em Viagem A ESCOLARIDADE EM FRANÇA Documento

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 4

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 4 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 4 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 4 5. Do

Leia mais

Despacho nº 9265-B/2013

Despacho nº 9265-B/2013 Regulamento Interno da Componente de Apoio à Família (CAF) dos Jardim-deinfância e das Escola Básica 1 (EB1) da União de Freguesias de Nogueiró e Tenões 444 Ano Letivo 2014/15 Enquadramento...Quando as

Leia mais

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Nomeações Estudantes que desejarem fazer intercâmbio, durante a graduação ou a pósgraduação, na Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio

Leia mais

C O L É G I O P ROF. CARNEIRO RIBEIRO DAAR E d u c a ç ã o e C u l t u r a L t d a (Mantenedora)

C O L É G I O P ROF. CARNEIRO RIBEIRO DAAR E d u c a ç ã o e C u l t u r a L t d a (Mantenedora) Informações Educação Infantil Abril 2015 Dia 24/04 Dia do Brinquedo. Somente na última sexta-feira de cada mês, as crianças poderão trazer um brinquedo ou joguinhos (não eletrônicos), devidamente identificados.

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 63/2015 Reedita, com alterações, o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 1º Semestre de 2016 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA

Leia mais

Rodovia TO 040 KM 349 Loteamento Rio Palmeira. Lote 1 77.300-000 Dianópolis - TO www.dianopolis.ifto.edu.br - dianopolis@ifto.edu.

Rodovia TO 040 KM 349 Loteamento Rio Palmeira. Lote 1 77.300-000 Dianópolis - TO www.dianopolis.ifto.edu.br - dianopolis@ifto.edu. 1 SEMESTRE/ 2015 (100 DIAS) JANEIRO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01/01 - Confraternização Universal ( Nacional) 01/01 a 18/01 - Docentes

Leia mais

Exames Finais Nacionais e Exames de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário

Exames Finais Nacionais e Exames de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Exames Finais Nacionais e Exames de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário EXAMES NA 1ª FASE - OS ALUNOS INTERNOS (alunos da Via Científica) e AUTOPROPOSTOS que faltarem à 1ª fase dos exames finais

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º PERÍODO LETIVO AV2 6º ANO

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º PERÍODO LETIVO AV2 6º ANO 6º ANO 17/04 quarta-feira Ciências 18/04 quinta-feira 19/04 sexta-feira Informática 25/04 quinta-feira Matemática 26/04 sexta-feira Inglês 29/04 segunda-feira Historia 30/04 terça-feira Geografia Música

Leia mais

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ Uma das principais preocupações de casais que pretendem morar no Canadá levando os filhos diz respeito à educação das crianças e adolescentes

Leia mais

Resolução N o 2001/CUN/2014. Calendário Acadêmico 2015

Resolução N o 2001/CUN/2014. Calendário Acadêmico 2015 Resolução N o 2001/CUN/2014 Calendário Acadêmico 2015 Manual Acadêmico 2015 196 DEZEMBRO DE 2014 02 - Início do prazo para solicitação de vagas por transferência externa, reingresso e ingresso de Portadores

Leia mais

RI AEV assiduidade alunos CGT versão consulta pública Página 1

RI AEV assiduidade alunos CGT versão consulta pública Página 1 Artigo 54.º Faltas do aluno do ensino pré-escolar 1. No ensino pré-escolar, o conceito de falta aplica-se quando a criança não comparece durante todo o dia no Jardim de Infância ou nas atividades previstas

Leia mais

Regulamento Creche e Jardim de Infância

Regulamento Creche e Jardim de Infância Regulamento Creche e Jardim de Infância 2012/2013 CASA PASTORINHOS DE FÁTIMA Rua das Janelas Verdes, 11-1200-690 Lisboa Tel.: 21 396 11 24 Fax.: 21 395 27 52 apsov@hotmail.com Assistência Paroquial de

Leia mais

www.nlconstruction.info Doença e segurança social Trabalhar de forma segura e saudável

www.nlconstruction.info Doença e segurança social Trabalhar de forma segura e saudável Portugees / Portuguese Trabalha temporariamente na indústria da construção na Holanda Recebe aquilo a que tem direito? Informação para trabalhadores estrangeiros e trabalhadores temporários Esta informação

Leia mais

INFORMATIVO DE MATRÍCULA - 2014

INFORMATIVO DE MATRÍCULA - 2014 Ciclo: Educação Infantil I e II Mensalidade: R$ 332,64 Até o vencimento: R$ 315,47 Matrícula: R$ 342,64 Horário: Manhã: 7h50 às 12h20 (Ed. Infantil I-3/4 anos) Tarde: 13h10 às17h40(ed Infantil II-5 anos)

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 27 de julho de 2015. Série. Número 135

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 27 de julho de 2015. Série. Número 135 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 27 de julho de 2015 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO Despacho n.º 352/2015 Determina que no ano letivo 2015/2016 fique suspensa a componente

Leia mais

Total de Vagas. Autorizado pela Resolução CONSUNI, nº 05/2012 de 13.07.2012 Autorizado pela Resolução CONSUNI, nº 05/2012 de 13.07.

Total de Vagas. Autorizado pela Resolução CONSUNI, nº 05/2012 de 13.07.2012 Autorizado pela Resolução CONSUNI, nº 05/2012 de 13.07. De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo Agendado

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1 PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1. O que é estágio? É um período de aprendizado para o futuro profissional, permitindo a integração da formação à prática. O estágio proporciona a aplicação dos conhecimentos

Leia mais

EXTERNATO DO OLIVAL BASTO REGULAMENTO INTERNO ATL

EXTERNATO DO OLIVAL BASTO REGULAMENTO INTERNO ATL EXTERNATO DO OLIVAL BASTO REGULAMENTO INTERNO ATL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS NORMA 1 Âmbito de aplicação O presente regulamento aplica-se à frequência no ATL do Externato do Olival Basto, Lda. NORMA

Leia mais

O jardim de infância. Informações destinadas aos pais. na região de língua alemã do cantão de Berna. Direcção da Instrução Pública do Cantão de Berna

O jardim de infância. Informações destinadas aos pais. na região de língua alemã do cantão de Berna. Direcção da Instrução Pública do Cantão de Berna O jardim de infância na região de língua alemã do cantão de Berna Informações destinadas aos pais Direcção da Instrução Pública do Cantão de Berna Ficha técnica: Edição e Copyright: Direcção da Instrução

Leia mais

Horário das aulas: De 2.ª a 6.ª feira das 07:30 às 19:30.

Horário das aulas: De 2.ª a 6.ª feira das 07:30 às 19:30. 12º Não é permitido aos Pais e Encarregados de Educação contactarem pessoalmente, ou através do telefone e, docentes e/ou alunos, durante os tempos letivos. 13º Os serviços cobertos pela anuidade obrigatória

Leia mais

Objetivos. Funcionamento

Objetivos. Funcionamento A Ludoteca é um espaço organizado em função da criança, que pretende aliar a brincadeira à aprendizagem através do desenvolvimento de diversas atividades lúdico/pedagógicas, procurando incentivar a comunicação,

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

FAQ As perguntas mais freqüentes sobre o Incoming (Serviço voluntário na Alemanha)

FAQ As perguntas mais freqüentes sobre o Incoming (Serviço voluntário na Alemanha) 7139 Karlsruhe Tel.: +49 (0)721/ 35480-120, -128 FAQ As perguntas mais freqüentes sobre o Incoming (Serviço voluntário na Alemanha) Perguntas gerais Na verdade eu que eu quero é estudar na Alemanha. O

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio alemanha Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho ou

Leia mais

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A direção da Faculdade Aliança / Faculdade Maurício de Nassau no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais,

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.1B EDITAL Nº 2

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.1B EDITAL Nº 2 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.1B EDITAL Nº 2 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 4 5. Do

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 2014-2015 1.º ANO. 18 de julho de 2014. Uma nova etapa. 1º Ciclo

REUNIÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 2014-2015 1.º ANO. 18 de julho de 2014. Uma nova etapa. 1º Ciclo REUNIÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Uma nova etapa 1.º ANO 2014-2015 18 de julho de 2014 1º Ciclo ORDEM DE TRABALHOS: 1. 1.º ano de 2014-2015 2. Disciplinas e Horários 3. Manuais e material escolar

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Arquitetura e Urbanismo noturno, Administração noturno, Administração vespertino, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura

Leia mais

Estadia: Onde vou morar?

Estadia: Onde vou morar? Estude em Alberta Perguntas frequentes Observação: Esta seção de "Perguntas frequentes" reflete a prática comum em Alberta, no entanto, depois de decidir onde quer estudar, contate o distrito escolar correspondente

Leia mais

O curso é de conversação? Também, ele tem o objetivo de desenvolver habilidades como escrever, ler e ouvir na língua inglesa.

O curso é de conversação? Também, ele tem o objetivo de desenvolver habilidades como escrever, ler e ouvir na língua inglesa. FAQ BBC Como funciona o curso? O curso é EAD. Você faz o curso online através de um computador com acesso à banda larga. Professores-tutores estão disponíveis para resolver suas dúvidas e te dar suporte.

Leia mais

ABERTO DO BRASIL DE XADREZ RÁPIDO ETAPA MARAÚ/BA 2013

ABERTO DO BRASIL DE XADREZ RÁPIDO ETAPA MARAÚ/BA 2013 ABERTO DO BRASIL DE XADREZ RÁPIDO ETAPA MARAÚ/BA 2013 O Aberto do Brasil de Xadrez será realizado na Pousada Recanto da Sereia em Maraú-Ba nos dias 30 de maio a 02 de junho de 2013 sob organização do Enxadrista

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS:

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS: FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 A FACULDADE DO SUL DA BAHIA, credenciada pela Portaria Ministerial nº 944, de 17/05/2001 publicada no DOU em 21/05/2001 e o INSTITUTO

Leia mais

Ⅵ. Gravidez/Parto/ Criação dos Filhos/ Educação

Ⅵ. Gravidez/Parto/ Criação dos Filhos/ Educação Ⅵ. Gravidez/Parto/ Criação dos Filhos/ Educação Ⅵ-1 Gravidez / Parto 1. Quando Ficar Grávida Ao se confirmar a gravidez e desejar parir no Japão, procure a prefeitura a fim de solicitar a Caderneta de

Leia mais

Créateur d échanges. Dossiê de Patrocínio

Créateur d échanges. Dossiê de Patrocínio Créateur d échanges + Dossiê de Patrocínio Apresentação Rio Accueil: Integração Rio Accueil é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é acolher os recém-chegados de língua francesa no

Leia mais

dicas para usar o celular nas aulas

dicas para usar o celular nas aulas E-book 11 dicas para usar o celular nas aulas Sugestões de atividades com os aplicativos mais básicos e simples de um aparelho Por Talita Moretto É permitido compartilhar e adaptar este material, desde

Leia mais

Prova Escrita de Português Língua Não Materna

Prova Escrita de Português Língua Não Materna EXAME NACIONAL DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova 28 739 /1.ª Chamada 1.ª Fase / 2008 Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março A PREENCHER PELO ESTUDANTE

Leia mais

Senhores Pais Educação Infantil níveis II, III e IV

Senhores Pais Educação Infantil níveis II, III e IV Senhores Pais Educação Infantil níveis II, III e IV 09/12 a 13/12: Semana Especial! Acontecerá no horário normal de aula. 09: Apresentação do grupo de teatro da escola. Peça: Três contos 10: Dia do Brinquedo

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO 2010-2011

REGULAMENTO INTERNO 2010-2011 REGULAMENTO INTERNO 2010-2011 1. Admissão e lotação 1.1. O colégio admite crianças com idades entre os 4 meses e os 6 anos. 1.2. A lotação da creche (dos 4 meses aos 3 anos) é de 56 crianças distribuídas

Leia mais

FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio

FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio 1. Devo matricular-me na UAc mesmo indo para o estrangeiro? 2. Tenho de pagar propinas na UAc? 3. Tenho que pagar propinas na Universidade

Leia mais

Duvidas administrativas dos cursos da EAD Metodista:

Duvidas administrativas dos cursos da EAD Metodista: Duvidas administrativas dos cursos da EAD Metodista: A metodista é credenciada pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância? Sim. A Universidade Metodista de São Paulo recebeu o credenciamento do

Leia mais

Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano

Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano Colégio Via Sapiens Manual de Orientações 2012 Educação Infantil e 1º Ano Srs. Pais ou Responsáveis, Iniciamos mais um ano letivo e para o Via esse é um momento importante para estabelecer as relações

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I 2015 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I EQUIPE PEDAGÓGICA Dionéia Menin - Coordenadora Pedagógica - dioneia@albertsabin.com.br Andréa Ferreira Silva

Leia mais

Tradução da brochura sobre Admissões às Escolas Secundárias em Brighton & Hove em 2012/13

Tradução da brochura sobre Admissões às Escolas Secundárias em Brighton & Hove em 2012/13 Tradução da brochura sobre Admissões às Escolas Secundárias em Brighton & Hove em 2012/13 Introdução Este resumo dos procedimentos de admissão à escola é para os pais que falam inglês como língua estrangeira.

Leia mais

Olá Estudante! A Unilins. É com muita satisfação que a UNILINS, Centro Universitário de Lins, da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, o recebe.

Olá Estudante! A Unilins. É com muita satisfação que a UNILINS, Centro Universitário de Lins, da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, o recebe. Olá Estudante! É com muita satisfação que a UNILINS, Centro Universitário de Lins, da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, o recebe. Este Manual tem o objetivo de acolher alunos estrangeiros para

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e número de vagas para o Processo Seletivo/2013 dos cursos presenciais de graduação. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

Número máximo de alunos por turma. Total de Vagas. Curso/Habilitação/ Modalidade. Local de Funcionamento. Legislação do curso.

Número máximo de alunos por turma. Total de Vagas. Curso/Habilitação/ Modalidade. Local de Funcionamento. Legislação do curso. De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo EAD

Leia mais

Academia de Música, Orquestra e Coro do Colégio da Imaculada Conceição CAIC

Academia de Música, Orquestra e Coro do Colégio da Imaculada Conceição CAIC Academia de Música, Orquestra e Coro do Colégio da Imaculada Conceição CAIC =Regulamento= nep. 014.1 Página 1 de 10 1. Introdução O Colégio da Imaculada Conceição pertence à Companhia de Jesus e, por isso,

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE BELÉM MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL CREDENCIAMENTO: PORTARIA Nº 571, DE 13 DE MAIO DE, DOU 16 DE MAIO DE SEÇÃO I EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 O Diretor da Faculdade

Leia mais

Deus não escolheu os capacitados, capacitou os escolhidos

Deus não escolheu os capacitados, capacitou os escolhidos CENTRO EDUCACIONAL VIEIRA BRUM Março/2012 Reunião de Metas Até o fim Não, não pares. É graça divina começar bem. Graça maior, é persistir na caminhada certa, manter o ritmo... Mas a graça das graças é

Leia mais

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 Credenciamento - Ato autorizativo Portaria Nº 998 de 22/10/2007, publicada no DOU em 23/10/2007

Leia mais

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA Prezados Pais, Responsáveis e Alunos Recomendamos a todos que leiam com atenção cada uma destas orientações, pois os pais e responsáveis dos alunos matriculados no SER

Leia mais

ANEXO I CARGOS, JORNADA DE TRABALHO, VAGAS, SALÁRIO MENSAL, PRÉ-REQUISITOS, HORÁRIOS e TIPO DE PROVAS

ANEXO I CARGOS, JORNADA DE TRABALHO, VAGAS, SALÁRIO MENSAL, PRÉ-REQUISITOS, HORÁRIOS e TIPO DE PROVAS SEETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ANEXO I CARGOS, JORNADA DE TRABALHO, VAGAS, SALÁRIO MENSAL, PRÉ-REQUISITOS, HORÁRIOS e TIPO DE PROVAS PROFESSORES- SUPERIOR COMPLETO do DISCIPLINA/CARGO 1. ARTES - Licenciatura

Leia mais

CEBE. Cooperativa de Ensino de Benfica, Crl REGULAMENTO INTERNO

CEBE. Cooperativa de Ensino de Benfica, Crl REGULAMENTO INTERNO CEBE Cooperativa de Ensino de Benfica, Crl REGULAMENTO INTERNO ÍNDICE Introdução 3 Pag 1 Regime de funcionamento 4 1.1 Horário 5 1.2 Acesso, circulação e saída da CEBE 6 2 Estrutura Pedagógica e Administrativa

Leia mais

Nº do Reconhecimento-RES/CEE 946/81 D.O. 09.02.82

Nº do Reconhecimento-RES/CEE 946/81 D.O. 09.02.82 Edital de Matrícula 2013 Nº do Reconhecimento-RES/CEE 946/81 D.O. 09.02.82 Mantenedora: Associação Brasileira de Educação Familiar e Social circ/mod/circ2011 (OS) A Diretora Geral do Instituto Social da

Leia mais

Folk significa povo. Lore significa conhecimento, saber. Folclore é, portanto, um conjunto de manifestações artísticas feitas pelo povo,

Folk significa povo. Lore significa conhecimento, saber. Folclore é, portanto, um conjunto de manifestações artísticas feitas pelo povo, COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano 2 A e B 2ºC e D Semana de 10 a 14 de agosto de 2015 quinta-feira terça-feira Segunda-feira Curitiba, 10 de agosto de

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I 2015 Orientações gerais para as famílias Ensino Fundamental I Prezados Pais, Este livreto contém informações importantes a respeito do funcionamento do Ensino Fundamental do Colégio Albert Sabin. Esperamos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA EDUCANDO PARA O FUTURO DE HARMONIA

REGIMENTO INTERNO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA EDUCANDO PARA O FUTURO DE HARMONIA REGIMENTO INTERNO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA EDUCANDO PARA O FUTURO DE HARMONIA Capítulo I - Da Instituição Art. 1.º - O presente Regimento Interno regula o funcionamento, as atividades e os cursos

Leia mais

FACULDADE SÃO SALVADOR - FSS SEEB - Sociedade de Estudos Empresariais Avançados da Bahia Ltda CNPJ: 03.871.465/0001-06

FACULDADE SÃO SALVADOR - FSS SEEB - Sociedade de Estudos Empresariais Avançados da Bahia Ltda CNPJ: 03.871.465/0001-06 EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES DE DIPLOMA 2014.2 Nº 05/2014 O Diretor Geral da Faculdade São Salvador, no uso de suas atribuições legais, na conformidade do que

Leia mais

Orientações gerais para as famílias

Orientações gerais para as famílias Orientações gerais para as famílias EDUCAÇÃO INFANTIL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I HORÁRIOS ED. INFANTIL 1º ANO E. FUNDAMENTAL Manhã: das 7h20 às 12h10. Manhã: das 7h10 às 12h. Tarde: das 13h10 às 18h.

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 16/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 2º Semestre de 2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES II UNIDADE

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES II UNIDADE 6º ANO M1 / M2 / T1 11/05 Segunda-feira: 6º M1 1ª e 2ª Aulas 6º M2 3ª e 4ª Aulas 6º T1 1ª e 2ª Aulas 18/05 Segunda-feira Redação e Lógica 1ª e 2 ª aulas 16/06 Terça feira Matemática Básica 17/06 Quarta-feira

Leia mais

Discover... Free Entitlement. (Early Years Provision) A guide for parents and carers by the Family Information Service. www.westsussex.gov.

Discover... Free Entitlement. (Early Years Provision) A guide for parents and carers by the Family Information Service. www.westsussex.gov. Discover... Free Entitlement (Early Years Provision) A guide for parents and carers by the Family Information Service www.westsussex.gov.uk/family P. O que é Free Entitlement (FE) na provisão de educação

Leia mais

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo ENEM

Leia mais

Regulamento Interno 2013 / 2014. www.luacrescente.pt geral@luacrescente.pt 21 852 00 43-96 5555 727

Regulamento Interno 2013 / 2014. www.luacrescente.pt geral@luacrescente.pt 21 852 00 43-96 5555 727 Regulamento Interno 2013 / 2014 www.luacrescente.pt geral@luacrescente.pt 21 852 00 43-96 5555 727 REGULAMENTO INTERNO 2013 / 2014 ESCOLA LUA CRESCENTE (Creche, Jardim de Infância e ATL) I NATUREZA E OBJECTIVOS

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@albertsabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@albertsabin.com.br Prezados Pais,

Leia mais

Primeiro Segmento equivalente à alfabetização e às quatro primeiras séries do Ensino Fundamental (1ª à 4ª série).

Primeiro Segmento equivalente à alfabetização e às quatro primeiras séries do Ensino Fundamental (1ª à 4ª série). INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A EJA 1- Você se matriculou em um CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Esse curso tem a equivalência do Ensino Fundamental. As pessoas que estudam na EJA procuram um curso

Leia mais