COLÉGIO MAGNUM BURITIS

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO MAGNUM BURITIS"

Transcrição

1 COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / º PERÍODO

2 Linguagem Oral e Escrita: LÍNGUA PORTUGUESA ( ) Relatar experiências vividas e narrar fatos. ( ) Manter a atenção nos momentos de escuta da leitura de diversos tipos de textos. ( ) Manipular textos orais. ( ) Compreender a escrita como um modo de representação da linguagem oral. ( ) Utilizar palavras adequadas ao trato social. ( ) Escrever o nome com apoio visual da ficha, utilizando-o nas diversas situações do cotidiano. ( ) Reconhecer os nomes dos colegas e o da professora. ( ) Reconhecer a função social da escrita por meio do contato com gêneros e portadores textuais. ( ) Compreender a explicação, de acordo com o que foi solicitado. ( ) Diferenciar letras de números. Rodas de conversas informais. Construção da rotina diária. Manter a atenção nas rodas de história e fazer reconto das mesmas mantendo algumas características da história original e o contexto. Ouvir história em capítulos. Transmissão de recados, bilhetes orais. Relatos de experiências do cotidiano. Discussões, em roda, que possibilitem as expressões de ideias, opiniões, críticas e emoções. Leitura de imagens e criação de histórias a partir de gravuras. Criação de novos finais para as histórias. Descrição de personagens (oral e desenho). Dramatização de histórias conhecidas.

3 Jogo simbólico faz-de-conta. Reconhecimento do nome, por meio de jogos, brincadeiras. Escrita do nome com apoio da ficha. Escrita espontânea. Trabalho com parlendas e músicas. Criação de textos coletivos, sendo o professor o escriba. Trabalhar com regras, combinados e hábitos de atitude. Criar título e final para as histórias e antecipar acontecimentos. Trazer informações, pesquisar sobre o tema transversal Compartilhar e conviver. Trazer notícias atuais de jornais e revistas e contá-las na roda. Trabalhar com o traçado correto das letras maiúsculas de forma. Declamar poesias e parlendas. Poesias. Participar do processo de construção da identidade e vínculo do grupo através do projeto Identidade e Cultura A caixa de Pandora. Atividades para estimular a consciência fonológica. Livraria Corre Cutia Rua Outono, Cruzeiro

4 MATEMÁTICA ( ) Reconhecer a função social do número. ( ) Levantar hipóteses na resolução de situações-problema. ( ) Utilizar a contagem oral em brincadeiras e em situações nas quais a criança reconheça a sua necessidade. ( ) Localizar-se na rotina diária de aula, identificando o que vem antes e depois, com apoio visual. ( ) Reconhecer, identificar e nomear cores diversas e suas tonalidades. ( ) Utilizar as noções topológicas em situações cotidianas (ao lado / à frente / atrás / dentro / fora). ( ) Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram. ( ) Identificar os algarismos escritos de 0 a 9. ( ) Diferenciar letras de números. ( ) Reconhecer os eixos, tomando como referência o próprio corpo. ( ) Reconhecer as formas geométricas planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo. Contagem oral nas brincadeiras e situações do cotidiano até no mínimo 10. Trabalho com o calendário de diversos tipos, ressaltando a data e reconhecendo os dias da semana, as datas comemorativas, aniversários e outras datas significativas ao grupo. Experimentações, mistura de cores. Contagem oral em brincadeiras e situações funcionais. Jogos diversos: dominó, jogo da memória com números, boliche, bingo, quebra-cabeça, jogos com dados (comparar quantidades: mais, menos, mesma quantidade, muito, pouco). Trabalho com Blocos lógicos (manipulação, construções livres e uso de atributos: cor, forma, espessura, tamanho).

5 Desenho em escala. Trabalhar com materiais concretos tampinhas, botões, palitos. Manipular objetos leves e pesados. Jogos de Matemática disponíveis em lojas especializadas em brinquedos infantis.

6 MOVIMENTO ( ) Reconhecer as partes do corpo reconhecendo a função de cada uma delas. ( ) Explorar e utilizar movimentos manuais como rasgar papéis e massinha, pintar respeitando limites, tirar e calçar o tênis e a meia, enfiar contas no cordão, vestir a roupa. ( ) Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força ao arremessar objetos, equilíbrio ao andar sobre uma linha segurando um objeto na mão. ( ) Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para interagir e comunicar. ( ) Utilizar os movimentos de preensão e encaixe para ampliação das possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. ( ) Utilizar o recurso de deslocamento nos jogos e brincadeiras dos quais participa. ( ) Controlar gradualmente o próprio corpo ao participar de brincadeiras e jogos que envolvam subir, correr, descer, escorregar, pendurar-se e dançar. ( ) Desenvolver uma postura correta nas diversas situações do cotidiano. Brincadeiras e Jogos Cooperativos. Desenho Livre do Esquema Corporal. Recorte a dedo. Contornar a sombra do colega. Brincadeiras com bolas, corda, passa anel e bambolês. Tour pela escola. Desenhos e pinturas com suportes e posições diferentes. Brincar em praças e parques de BH.

7 NATUREZA E SOCIEDADE ( ) Explorar o ambiente e os espaços da escola, identificando lugares, sua organização, pessoas e suas funções. ( ) Identificar alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição. ( ) Adaptar-se e respeitar, as normas e hábitos de convivência. ( ) Desenvolver atitudes facilitadoras do funcionamento e organização da turma no cotidiano. ( ) Envolver-se em atividades que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos, por meio de histórias, brincadeiras, jogos e canções. ( ) Abordar datas comemorativas mais significativas. ( ) Explorar diversos materiais realizando experimentos que permitam a criança observar, levantar hipóteses e fazer generalizações. ( ) Associar a saúde com o consumo equilibrado de alimentos saudáveis. ( ) Desenvolver hábitos de higiene corporal. ( ) Registrar informações por meio de desenho. Elaboração dos combinados junto com a turma. Conhecer os espaços da escola, bem como seus funcionários (identificando os diversos papéis existentes). Trabalhar com a formação de hábitos: higiene, organização da sala, dos materiais, dos pertences, hora do lanche, livros da sala, biblioteca, banheiro, reciclagem do lixo. Projetos de sala: relacionar os conhecimentos prévios com os conhecimentos pesquisados em diferentes fontes e as ideias do grupo. Rodas de conversa para formular perguntas, imaginando soluções para compreender o mundo social e natural. Escolha do nome da turma.

8 Conscientização da reciclagem e coleta seletiva do lixo. Explorar imagens em diversos portadores textuais Trabalho de campo. Projeto Identidade e Cultura A Caixa de Pandora. Rodas de conversas. Dinâmicas no período de adaptação. Projeto: Jogos Cooperativos. Trabalhar as datas comemorativas: Carnaval, Dia do índio, Páscoa, Horas Cívicas. Visitar o Memorial da Vale na Praça da Liberdade.

9 MÚSICA ( ) Brincar com a música experimentando as possibilidades expressivas do próprio movimento. ( ) Explorar gestos sonoros como bater palma, pés, pernas ritmados com o que se ouve. ( ) Explorar materiais e escutar obras musicais para ter contato e experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio. ( ) Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança. ( ) Desenvolver a memória musical por meio de um repertório de canções. Música: A Abelha. Cantar músicas aprendidas nas histórias musicais espontâneas com interpretações diversas. A cara da música. Dia da criação musical. História musicada. Ouvir e cantar músicas. Brincadeiras: - O grande mestre. - Dança Maluca. - Zabumba. Histórias com sons. CD - Canções de Brincar Paulo Tatit e Sandra Peres.

10 ARTES VISUAIS ( ) Realizar experiências com desenho, obtendo diferentes resultados. ( ) Expressar ideias individuais e coletivas, utilizando suporte de grande dimensão. ( ) Respeitar a opinião do colega a respeito do seu gosto estético. ( ) Expressar ideias, utilizando técnicas artísticas. ( ) Utilizar, sem desperdício, os materiais oferecidos. ( ) Observar imagens, analisando suas composições. ( ) Desenvolver e ampliar o conhecimento artístico. ( ) Criar, a partir da leitura de obras observadas, sua própria produção. ( ) Criar objetos tridimensionais, utilizando materiais como caixas, garrafas, rolos, jornais. ( ) Experimentar misturas de cores. ( ) Respeitar o trabalho do colega. Desenho livre. Desenho com interferência. Desenho descritivo. Desenho de complementação da figura humana. Desenho de observação. Desenho: Eu sou assim... Técnicas de pintura. Modelagem (massinha e argila). Apreciação de obras de arte variadas. Observação de elementos, cores, sentimentos e formas. Confecção de painéis. Desenho de escala. Modelagem. Desenho de simetria. Desenhos em suportes variados.

11 Utilizar diferentes instrumentos para o registro das atividades. Explorar diversas técnicas artísticas. Confecção de adereços e artes das datas comemorativas (Carnaval, índio, Páscoa, Dia Mundial da Água). Brincar com argila e massinha.

12 FORMAÇÃO HUMANA E CRISTÃ ( ) Identificar o próprio corpo como meio de crescimento e realização pessoal. ( ) Reconhecer a necessidade de cuidar do próprio corpo e protegê-lo, bem como ter os mesmos cuidados com o corpo do outro. ( ) Reconhecer o corpo como morada de si mesmo. ( ) Desenvolver hábitos de higiene e cuidados pessoais, fundamentais para a saúde. CONTEÚDOS E EIXOS TEMÁTICOS: Meu mundo Meu corpo Tema Transversal: Conviver e Compartilhar. Campanha da Fraternidade 2012: Fraternidade e Saúde. Músicas Registro das atividades Texto: Minhas mãos Revistas Livro: O Mundinho Editora: DCL Ingrid B. Bellinghausen

13 FILOSOFIA Vida e Ser de forma responsável hedonista. Desenvolver hábitos saudáveis. Valorizar a oralidade. Buscar formas de convivência agradáveis. Sentir-se responsável pelo patrimônio da escola. Perceber a importância da filosofia. Conhecer as regras de convivência. CONTEÚDOS : Vida e Alegria. Saúde e responsabilidade. Pensamentos saudáveis. Iniciação à Filosofia. Mundo melhor e Filosofia. Conviver e compartilhar. Leituras de histórias que tragam mensagens de alegria comungada com a responsabildade para com o Próximo.

14 EDUCAÇÃO FÍSICA ( ) Conhecer e vivenciar diferentes formas de jogos. ( ) Vivenciar e criar brincadeiras. ( ) Desenvolver habilidades motoras. ( ) Descobrir características e propriedades dos objetos. ( ) Interagir com uma ou mais crianças, compartilhando objetos. ( ) Compreender e adaptar-se às regras. ( ) Saber ouvir e falar. ( ) Compreender a vitória e a derrota. ( ) Respeitar as diferenças e semelhanças entre as pessoas. ( ) Brincar vivenciando o jogo simbólico. ( ) Locomover de forma variada no meio líquido. ( ) Identificar a relação entre lutas e violência. ( ) Dançar e respeitar as diferenças e as características da dança de cada um. ( ) Expressar-se sozinho e coletivamente através do corpo. ( ) Imitar movimentos e sons através das brincadeiras cantadas e atividades rítmicas e expressivas. ( ) Brincar de soltar pipa. Semana da pipa. Lutas. Danças. Jogos. Brincadeiras. Piscina. Ginástica. Visitar parques e praças de Belo Horizonte.

15

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2012 MATERNAL III LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Enriquecer o vocabulário, utilizando novas palavras e expressões. Reconhecer algumas letras do

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA ROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL II Tema Transversal 2014: A diversidade do Encontro Eventos / Datas Comemorativas: Carnaval Manhã de Integração Reunião de Pais Páscoa Hora Cívica

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 2ª ETAPA / 2013 MATERNAL III COLÉGIO MAGNUM BURITIS Senhores pais, Vocês estão recebendo a Programação da 2ª Etapa letiva de 2013. Esta é uma previsão

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 3ª 1ª ETAPA MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 3ª 1ª ETAPA MATERNAL II Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 3ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL III

PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL III PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL III Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 2ª Etapa de 2014. Este material serve de apoio para o acompanhamento das habilidades

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís Tema Transversal 2017: Trabalho, condição humana para a construção de um mundo melhor. EVENTO / DATA COMEMORATIVA: PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA Maternal II Jussara Thaís Ter fé é acreditar naquilo que você

Leia mais

Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil

Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Programação da 3ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Prezados Pais: Chegamos à etapa final de mais um ano de estudo e aprendizagem. Continuaremos mantendo a parceria necessária entre a família e a escola

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 1º Período Educação Infantil

Programação da 2ª Etapa 1º Período Educação Infantil Programação da 2ª Etapa 1º Período Educação Infantil Prezados Pais: Este documento foi preparado com o objetivo de oferecer a vocês informações sobre o trabalho que será realizado com as crianças durante

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento Orientador: Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar PRÉ-ESCOLAR Na Educação Pré-escolar os conteúdos

Leia mais

Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros

Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico 2 Formação Pessoal e Social- Convivência Democrática/ Cidadania 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico

Leia mais

Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros

Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Prezados Pais: Nunca falamos tanto em autonomia, quando tratamos da educação dos mais novos. Está muito claro para nós que o processo de construção

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II MATERNAL II Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 1ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016 MÊS: maio Área de Conteúdo Domínio Objetivos Estratégias Formação Pessoal e Social

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

Jussara Thaís. Tema Transversal 2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA ACONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.

Jussara Thaís. Tema Transversal 2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA ACONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. Tema Transversal 2017 TRABALHO, CONDIÇÃO HUMANA PARA ACONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR. EVENTO / DATA COMEMORATIVA: PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA Jussara Thaís Maternal II Ter fé é acreditar naquilo que você não

Leia mais

1.1. Creche Objectivos gerais

1.1. Creche Objectivos gerais 1.1. Creche 1.1.1. Objectivos gerais Os processos de ensino e aprendizagem deverão contribuir nesta primeira etapa da Educação para a Infância, para que as crianças alcancem os seguintes objectivos: -

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:...

FICHA DE PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA CMEI MADRE ELISIA Professora:... Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso-motora. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre.

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar ativamente

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º BIMESTRE Jogos e brincadeiras Reconhecer a importância do trabalho em equipe para o sucesso no coletivo. jogos de perseguição e jogos de marca (ex: quem salta ou lança mais longe, quem chega primeiro, etc.). jogos

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Adquirir habilidades para

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES APRENDIZAGENS A PROMOVER Construção da identidade e da auto estima *Conhecer e aceitar as suas caraterísticas pessoais

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2014 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e do desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros

Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar ativamente

Leia mais

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues SETEMBRO A minha Escola Conhecer a sala Vamos conhecer o outro Conhecer os diferentes espaços da instituição, regras da sala e da escola

Leia mais

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Bloco/Conteúdos N.º de aulas Expressão Físico- Motora Ginástica - Realização de habilidades gímnicas básicas em

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Anual

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Anual Construção da Conhecer e aceitar as suas características pessoais e a sua identidade identidade e da social e cultural, situando-as em relação às de outros. autoestima Reconhecer e valorizar laços de pertença

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL PLANO CURRICULAR ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Componentes Construção da identidade e da autoestima Conhecer e aceitar as suas características pessoais e a sua identidade social e cultural, situando-as

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 3.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Nº Tempos previstos (Horas) Modelagem e escultura. Construções. - Estimular

Leia mais

Proposta curricular de 2 a 3 anos PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES MOVIMENTO Unidade I A CRIANÇA E O SEU CORPO

Proposta curricular de 2 a 3 anos PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES MOVIMENTO Unidade I A CRIANÇA E O SEU CORPO Proposta curricular de 2 a 3 anos MOVIMENTO Unidade I A CRIANÇA E O SEU CORPO Unidade II A CRIANÇA E O BRINQUEDO Brincadeiras cantadas explorando o corpo; Reconhecimento corporal partes simples e amplas,

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano (Carga horária: Português

Leia mais

PLANIFICAÇÃO Dezembro 2016 Da minha Escola viajo pelo Mundo

PLANIFICAÇÃO Dezembro 2016 Da minha Escola viajo pelo Mundo PLANIFICAÇÃO Dezembro 2016 Da minha Escola viajo pelo Mundo Jardim de Infância do Ingote através do etwinning Áreas de Conteúdo Objetivos Estratégias/Atividades Sim Avaliação Não Formação Pessoal E Social

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017

PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 2017 PLANO DE USO DE MATERIAIS: INFANTIL I (03 ANOS) 27 Possibilitar as habilidades motoras. Desenhos, pinturas, colagens, modelagens com Rolo de fita dupla face. Construir (ou ajudar a construir) e descobrir

Leia mais

Plano Trimestral da Educação Infantil

Plano Trimestral da Educação Infantil Como Corpo em Missão, sob a inspiração de Maria, promover a dignidade da Mulher e o Cuidado com a Criação. (Assembleia Provincial). Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida. Campanha da Fraternidade/JPIC

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária:

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: 2º ano PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Currículo Ana Paula Froes Língua Portuguesa: Língua Portuguesa: Realizar leituras acompanhando

Leia mais

COMUNICADO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º SEMESTRE INFANTIL I

COMUNICADO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º SEMESTRE INFANTIL I Palmas, de fevereiro de 2015 Educar é promover o outro em sua totalidade. (Madre Clélia Merloni) Da: Coordenação Segmento I Aos: Senhores Pais ou Responsáveis Assunto: Eixos temáticos COMUNICADO Srs. Pais

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 1º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 Ano letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora Oralidade Oralidade Oralidade - Respeitar as regras

Leia mais

PLANIFICAÇÃO fevereiro 2017 Da minha Escola viajo pelo Mundo

PLANIFICAÇÃO fevereiro 2017 Da minha Escola viajo pelo Mundo PLANIFICAÇÃO fevereiro 2017 Da minha Escola viajo pelo Mundo Jardim de Infância do Ingote através do etwinning Áreas de Conteúdo Objetivos Estratégias/Atividades Sim Avaliação Não Sensibilizar as crianças

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 3 Anos

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 3 Anos DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 Departamento da Educação Pré-Escolar Ano Letivo 2016/2017 Perfil de Aprendizagens Específicas,

Leia mais

Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / EA EM APRENDIZAGEM S - SIM NO NÃO OBSERVADO N - NÃO. 1. Área de Formação Pessoal e Social

Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / EA EM APRENDIZAGEM S - SIM NO NÃO OBSERVADO N - NÃO. 1. Área de Formação Pessoal e Social 4 Anos Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / Momentos de Avaliação A Educadora de Infância O Encarregado de Educação 1º Período / / 2º Período / / 3º Período / / Código de Avaliação S - SIM N - NÃO EA

Leia mais

aprendizagem/estrat égias - Experiência com o doce, o amargo e o salgado; - Levar para casa um menino/a de pano para os vestir com roupas adequadas;

aprendizagem/estrat égias - Experiência com o doce, o amargo e o salgado; - Levar para casa um menino/a de pano para os vestir com roupas adequadas; Anexo IX Plano Anual de atividades Identificação da Instituição: Externato Marista de Lisboa Educadora Cooperante: Educadora B. P. Nº de Crianças: 25 Idades: 5 Anos Planificação Curricular Anual Identificação

Leia mais

Plano Trimestral da Educação Infantil

Plano Trimestral da Educação Infantil COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA BRASÍLIA DF EDUCAÇÃO INFANTIL O grão que se semeia e a árvore que se planta não dão fruto imediatamente. (Pe. Gailhac) Plano Trimestral da Educação Infantil Eixo de Trabalho:

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2012 1º ANO Linguagem Oral e Escrita: LÍNGUA PORTUGUESA ( ) Transmitir recados e notícias com clareza e objetividade. ( ) Expressar opiniões

Leia mais

INFORMATIVO 2017 GRUPO 4

INFORMATIVO 2017 GRUPO 4 INFORMATIVO 2017 GRUPO 4 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

cordas individuais e coletivas (longas): amarrar, girar, balançar, bambolê: lançar, girar em diferentes partes do corpo, passar

cordas individuais e coletivas (longas): amarrar, girar, balançar, bambolê: lançar, girar em diferentes partes do corpo, passar Coisas de criança Bicharada! Pura aventura! Bruxas e trovões! Projeto: Espelho, espelho meu... Parte por parte: eu sou assim! Mão, mão, pé, pé! Da cabeça para baixo Brincadeiras da cultura popular Movimentos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017 Ano letivo 2016/2017 ATIVIDADE DE EXPRESSÃO MOTORA 1º/2º/3º Período Deslocamentos e - Desenvolver a coordenação - Realização de corrida e transposição de obstáculos; Participação e equilíbrios motora global

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Educação Infantil III Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Educação Infantil III Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Educação Infantil III Segmento I Área de conhecimento: Língua Portuguesa Série: Infantil III Segmento: I Desenvolver a linguagem oral e corporal com forma

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

Centro Social Monsenhor Júlio Martins

Centro Social Monsenhor Júlio Martins Centro Social Monsenhor Júlio Martins Plano Anual de Atividades 2014/2015 Tema do Projeto Educativo: Brincar a Aprender Tema do Projeto Curricular de Turma: Descobrir com as emoções Sala dos 3,4 e 5 anos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL III DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL III DA EDUCAÇÃO INFANTIL Programação da 2ª Etapa Maternal III Educação Infantil O HOMEM ORGULHOSO É SEMELHANTE A UM BALÃO INCHADO: APARENTEMENTE É UMA GRANDE FIGURA, MAS POR DENTRO ESTÁ OCO. Sto. Agostinho Prezados Pais: É com

Leia mais

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 24 aos 36 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO Educadora Responsável Cristiana Andias A CONTEXTUALIZAÇÃO DO 24 aos 36 meses sala A A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL II JUSSARA THAÍS

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA MATERNAL II JUSSARA THAÍS TEMA TRANSVERSAL 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA!. EVENTO / DATA COMEMORATIVA: DIA DO AMIGO FLIM FESTIVAL LITERÁRIO MAGNUM COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA CRIANÇA DIA DOS PROFESSORES

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 1.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Modelagem e Escultura -Desenvolver a motricidade fina. - Explorar e tirar

Leia mais

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário Material *itens da lista anexa Blocos - de vivências branco - 20 folhas encadernar na vertical (espiralados) com capa e contracapa transparentes (decorar contracapa do bloco) encadernar separadamente um

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN DISCIPLINA : MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva; Escutar discursos para aprender e construir conhecimentos; Utilizar técnicas para registar e reter a informação.

Leia mais

Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional

Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 13/11/17 a 17/11/17 Dia 15/11 Expediente Suspenso Feriado Nacional Jogos de encaixe e de construção Massinha

Leia mais

INFORMATIVO 2016 III UNIDADE 1º ANO

INFORMATIVO 2016 III UNIDADE 1º ANO INFORMATIVO 2016 III UNIDADE 1º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos alunos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO

OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO CALENDARIZAÇÃO E TEMÁTICA Setembro / Outubro Integração das crianças no Outubro / Novembro O Outono Outubro Dia Mundial da Alimentação OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO - Organizar o ambiente

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL III ISIS /TATIANE

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL III ISIS /TATIANE PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL III ISIS /TATIANE Aprova aos bons, tolera os maus e ama a todos. Santo Agostinho TEMA TRANSVERSAL 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA!. EVENTO

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Dar notícias dos grupos. Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educador: Gilberto do Carmo. Infância

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educador: Gilberto do Carmo. Infância Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educador: Gilberto do Carmo Infância CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Receção Medieval A Escola A sala Promover a integração

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL 3 ANOS 007-2015

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA MATERNAL 3 ANOS 007-2015 Programação da 2ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil A RAZÃO E A SABEDORIA FALAM. O ERRO E A IGNORÂNCIA GRITAM. Sto. Agostinho DA 3ª ETAPA Prezados Pais: É com a família e com a escola que a criança cresce,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL II MATERNAL II Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 1ª Etapa de 2016, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais