AULA 7 24/03/11 O EMBARGO DE DECLARAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 7 24/03/11 O EMBARGO DE DECLARAÇÃO"

Transcrição

1 AULA 7 24/03/11 O EMBARGO DE DECLARAÇÃO 1 O CONCEITO O embargo de declaração é a espécie de recurso que se destina a integrar um ato judicial 1 decisão interlocutória ou sentença (ao despacho não cabe recurso qualquer) permeado por um vício que pode ser uma obscuridade, uma contradição ou uma omissão 2. No tocante ao ato judicial, o embargo declaratório mira a decisão interlocutória inclusive as decisões monocráticas do segundo grau, aquelas do relator do tribunal e a sentença ou o acórdão. Os despachos atos que não prejudicam ninguém não se expõem a recurso qualquer. Note que, sendo o ato do julgador um ato humano é falível e pode vir recheado com eventual vício que pode maculá-lo. O recurso em apreço objetiva resolver o sobredito vício a fim de tornar o ato judicial inequívoco, coerente e completo. Destaque-se que, o instrumento em tela não busca a reforma de um ato judicial, mas sim tornálo bom, adequado. Ainda assim, tem natureza jurídica de recurso porquanto tenha a sistemática brasileira definido o que é recurso em lei 3 e nela está ele textualmente mencionado. 1 Código de Processo Civil do Brasil (1973): Art Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. 1 o Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas nos arts. 267 e 269 desta Lei. (Redação dada pelo Lei nº , de 2005) 2 o Decisão interlocutória é o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente. 3 o São despachos todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte, a cujo respeito a lei não estabelece outra forma. 4 o Os atos meramente ordinatórios, como a juntada e a vista obrigatória, independem de despacho, devendo ser praticados de ofício pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessários. (Incluído pela Lei nº 8.952, de ) 2 Ib.: Art Cabem embargos de declaração quando: (Redação dada pela Lei nº 8.950, de ) I - houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade ou contradição; (Redação dada pela Lei nº 8.950, de ) II - for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal. (Redação dada pela Lei nº 8.950, de ) 3 Op. cit.: Art São cabíveis os seguintes recursos: (Redação dada pela Lei nº 8.038, de ) I - apelação; II - agravo; (Redação dada pela Lei nº 8.950, de ) III - embargos infringentes; IV - embargos de declaração; V - recurso ordinário; Vl - recurso especial; (Incluído pela Lei nº 8.038, de ) Vll - recurso extraordinário; (Incluído pela Lei nº 8.038, de ) VIII - embargos de divergência em recurso especial e em recurso extraordinário. (Incluído pela Lei nº 8.950, de )

2 40 DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2 O CABIMENTO 2.1 A OBSCURIDADE Obscuro quer dizer escuro, hermético, confuso, abstruso, indigesto. O ato judicial obscuro é aquele que não é claro. Exemplo: uma sentença que, ao ser lida pelos usuários do direito, deixa dúvidas no tocante à jurisdição, dizer o direito no caso concreto. 2.2 A CONTRADIÇÃO Contradição quer dizer incoerência, incongruência, absurdo, aberração. O ato judicial contraditório é aquele que não é coerente: há conflito entre trechos ou idéias. Exemplo: o juiz elabora sua fundamentação a favor do autor e no dispositivo registra a improcedência do pedido. 2.3 A OMISSÃO Omissão quer dizer supressão, falha, elipse, deleção, eliminação. O ato judicial omisso é aquele que não é completo: o julgador não se manifesta sobre um ponto relevante da causa, importante para a solução do litígio, no mais das vezes, concernente ao pedido ou a causa de pedir. Exemplo de omissão relevante: o autor, em sua inicial, pede indenização material e indenização moral; o julgador, em sua sentença, declara procedente o pedido da indenização material, entretanto, nada comenta sobre a indenização moral (vício infra ou citra petita). Exemplo de omissão irrelevante: o auto, em sua inicial, pede a rescisão contratual e a devolução dos valores pagos; o julgador, em sua sentença, declara improcedente a rescisão e nada comenta sobre a devolução (note que o primeiro pedido é prejudicial ao segundo: sem um, sem o outro). Apostila-se que, caso o juiz não declare o voto vencido ao longo do processo, caberá o embargo de declaração motivado pela omissão; ademais, a partir da declaração deste voto vencido caberá, por vezes, o embargo infringente.

3 41 AULA 7 O EMBARGO DE DECLARAÇÃO 2.4 OBSERVAÇÕES As Vias Excepcionais Havendo qualquer um dos três vícios, a parte deverá sempre embargar, porquanto possa, no futuro, ter que abrir mão de recurso especial ou extraordinário. Lembremos que os tribunais superiores somente conhecem de matéria que tenha sido conhecida pelas instâncias precedentes. Neste norte, o embargo de declaração deve ser oposto a fim de questionamento que permita abrir as vias excepcionais futuramente. Nos Superior Tribunal de Justiça e no Supremo não se pode inovar. Se o tribunal não se manifestar: embargo do embargo (violação do art. 535, do Código 4 ) A Dúvida Antes da reforma de 73 do Código de Processo Civil, o diploma previa a dúvida como possibilidade de oposição de embargo de declaração. Com a reforma, o elenco de cabimentos foi enxugado, pereceu a dúvida porquanto surja ela sempre de um dos três vícios. Entretanto, destaque-se que, segundo pede a Lei n /1995 Lei dos Juizados especiais a dúvida pode dar causa ao embargo de declaração, devendo a mesma ser concernente à interpretação do ato judicial e não nele em si que é claro, coerente e completo. 4 Código de Processo Civil do Brasil (1973): Art Cabem embargos de declaração quando: (Redação dada pela Lei nº 8.950, de ) I - houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade ou contradição; (Redação dada pela Lei nº 8.950, de ) II - for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal. (Redação dada pela Lei nº 8.950, de )

4 42 DIREITO PROCESSUAL CIVIL 3 OS PRAZOS As partes gozam de um prazo de cinco dias para oporem embargos de declaração, contados da intimação das mesmas. Destaque-se que, a oposição de embargos de declaração interrompe 5 os prazos para interposição de outros recursos para ambas as partes. Interrupção é a paralisação até que se julgue o embargo momento no qual é o prazo é zerado, ou seja, é concedido outro prazo integral, não somente o intervalo de tempo que restava. Difere, pois, da suspensão, fenômeno marcado pelo congelamento do prazo. Exemplo: juiz prolata a sentença. Destrava prazos para apelação e embargo, simultaneamente. No quinto dia, o réu embarga por omissão. O prazo da apelação é interrompido. Dias depois, o embargo é julgado. Então, são concedidos outros quinze dias para as partes apelarem. Comenta-se que, se o embargo for percebido protelatório 6 a parte embargante é punida com multa de um por cento do valor da causa. Se reincidir, dez por cento e para outro recurso deverá comprovar que efetuou o pagamento desta multa. O sobredito ocorre sempre que, na ausência de um dos três vícios comentados, a parte embarga apenas com o intuito de ganhar tempo no processo, uma vez que o embargo interrompe os demais prazos. A multa é uma punição para fugir a procrastinação. 5 Código de Processo Civil do Brasil (1973): Art Os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de outros recursos, por qualquer das partes. (Redação dada pela Lei nº 8.950, de ) [...]. 6 Ib.: Art. 538 [...] Parágrafo único. Quando manifestamente protelatórios os embargos, o juiz ou o tribunal, declarando que o são, condenará o embargante a pagar ao embargado multa não excedente de 1% (um por cento) sobre o valor da causa. Na reiteração de embargos protelatórios, a multa é elevada a até 10% (dez por cento), ficando condicionada a interposição de qualquer outro recurso ao depósito do valor respectivo. (Redação dada pela Lei nº 8.950, de )

5 43 AULA 7 O EMBARGO DE DECLARAÇÃO 4 OS EFEITOS 4.1 OS CLÁSSICOS O efeito suspensivo: suspensão da eficácia da sentença (não pode ser executada). O efeito devolutivo: devolução ao juiz o conhecimento da matéria por ele julgada. E, o efeito expansivo: expansão para todos em caso de litisconsortes (a sentença é aclarada e completada para todos). 4.2 OS MODIFICATIVOS A regra é que: o embargo de declaração não é oposto a fim de reformar um ato judicial, mas sim torná-lo bom, adequado: claro, coerente e completo. Excepcionalmente, o embargo de declaração pode ter efeito infringente, ou seja, modifica a decisão judicial. Percebe-se que, por vezes, o embarco consegue mais do que aclarar, concernir e completar um ato judicial, posto que ele, efetivamente, modifica a decisão do juiz. Tal pode ser observado em duas situações, ambas de caráter excepcional. A primeira: o embargo visa sanar um dos três vícios e com isto altera-se a decisão. Exemplo: o juiz fundamenta a favor do pedido do autor e no dispositivo declara a improcedência do pedido. Embargo por contradição. Reconhecido o embargo vem a nova decisão: procedência do pedido. A segunda: inexiste um dos três vícios; existe sim um erro de fato ou um erro material. Exemplo: o juiz na fundamentação alega falta de prova em face do que declara a improcedência do pedido. Erro de fato: há prova que não foi vista. Reconhecido o embargo: procedência do pedido. Oportuno relembrar preclusão pró judicato: depois de prolatada a sentença, o julgador não mais poderá alterar a sua decisão, salvo em duas hipóteses, quais sejam, o erro material ou de cálculo e por meio do embargo de declaração 7. 7 Código de Processo Civil do Brasil (1973): Art Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: (Redação dada pela Lei nº , de 2005) I - para Ihe corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais, ou Ihe retificar erros de cálculo; II - por meio de embargos de declaração.

6 44 DIREITO PROCESSUAL CIVIL 5 O PROCESSAMENTO O embargante apresenta petição ao juízo a quo aquele que praticou o ato judicial que, por hora, é alvo do recurso em tela. A petição deverá ser escrita 8 ; logo, em caso de decisão interlocutória proferida em audiência, a parte nada fará naquele momento, mas sim nos cinco dias seguintes. A parte que embarga o embargante deve, obrigatoriamente, descrever precisamente a obscuridade, a contradição ou a omissão. Destaque-se que, nominar o cabimento na petição é facultativo e, em o fazendo, se houver erro o mesmo é ignorado pelo julgador. Os prazos para os demais recursos são interrompidos, até que o embargo de declaração seja julgado. Evidentemente, desde que recebido o embargo (acolhido ou rejeitado). Naturalmente, o embargo intempestivo não interromperá o prazo dos demais recursos. Caso a outra parte tenha apelado, a apelação não sobe, porquanto possa ser alterado o ato judicial original que deu causa àquela apelação. Ademais, será conferido ao apelante o direito de aditar o seu recurso, qual seja a apelação. Como a regra geral é a de que o embargo não visa reformar a decisão, mas sim aclará-la, o juiz não intima a parte contrária a fim de que apresente contra-razões. Inexiste contraditório porquanto inexista a possibilidade de prejuízo a outra parte. Excepcionalmente, em se considerando o embargo de declaração com efeito infringente, porquanto ocorra alteração do ato judicial que deu causa ao referido recurso, o juiz intimará a parte contrária a fim de que apresente contra-razões. Igualmente, se o embargante juntar documento novo. O magistrado deverá julgar o embargo de declaração no prazo de cinco 9 dias: reconhece o embargo e sana o respectivo vício (obscuridade, contradição ou omissão); ou rejeita o embargo e declara o ato judicial claro, coerente e completo. 8 Código de Processo Civil do Brasil (1973): Art Os embargos serão opostos, no prazo de 5 (cinco) dias, em petição dirigida ao juiz ou relator, com indicação do ponto obscuro, contraditório ou omisso, não estando sujeitos a preparo. (Redação dada pela Lei nº 8.950, de ) 9 Ib.: Art O juiz julgará os embargos em 5 (cinco) dias; nos tribunais, o relator apresentará os embargos em mesa na sessão subseqüente, proferindo voto. (Redação dada pela Lei nº 8.950, de )

7

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (31/10/2018) Coisa julgada.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (31/10/2018) Coisa julgada. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (31/10/2018) Coisa julgada. Definição: é uma qualidade ou característica que compreende a inalterabilidade/imutabilidade

Leia mais

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 26 RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Art. 897-A da CLT.

Leia mais

Aula 11. Art NCPC Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso.

Aula 11. Art NCPC Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso. Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO: NATUREZA/EFEITOS/ JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E MÉRITO/ EMBARGOS PREQUESTIONADOR/ TECNICA DE JULGAMENTO

Leia mais

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO MÓDULO 31 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão, contradição

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Alteração da Lei 13.015/2014 RECURSOS: classificação 1. ORDINÁRIOS revisão do direito material (fatos jurídicos) e do direito processual 2. EXTRAORDINÁRIOS tratam

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão,

Leia mais

AULA 6 17/03/11 OS EMBARGOS INFRINGENTES

AULA 6 17/03/11 OS EMBARGOS INFRINGENTES AULA 6 17/03/11 OS EMBARGOS INFRINGENTES 1 O CONCEITO E O CABIMENTO 1.1 INTRODUÇÃO Rememorando, os julgamentos dos tribunais podem ocorrer por unanimidade ou por maioria de votos a fim de dar ou negar

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Recursos em espécie Embargos de declaração. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Recursos em espécie Embargos de declaração. Prof. Hermes Cramacon DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Recursos em espécie Embargos de declaração Prof. Hermes Cramacon MAPA PROCESSUAL - FASE RECURSAL 2ª Instância TRT Relator Turma Acórdão E.D. A.I. Sentença R.O. C.R.R.O. 1ª

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Direito Processual Civil Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Apelação Art. 1.009: Da sentença cabe apelação. 1 o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Prof. Gisela Esposel - Previsão Legal: artigo 382 e 619 do CPP e artigo 83 da Lei 9099/95 - Fundamento dos Embargos Declaratórios: o ato decisório deve revestir-se

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração. Prof. Andre Roque

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração. Prof. Andre Roque DIREITO PROCESSUAL CIVIL Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração Prof. Andre Roque 1. Agravo de instrumento: cabimento Somente cabe AI das decisões interlocutórias do CPC, 1015 I -

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.009 a 1.014 do Código de Processo Civil 1. Recurso de Apelação Conceito Cabe recurso de apelação contra a sentença do juiz que põe fim à fase

Leia mais

A lei alterou de certa forma a aplicação dos embargos infringentes, passando o CPC a dispor:

A lei alterou de certa forma a aplicação dos embargos infringentes, passando o CPC a dispor: A essência dos embargos infringentes Valter Nilton Felix Se há votos vencidos, talvez o mérito pudesse ser outro, a sentença merece revisão, quem sabe a decisão tenha sido equivocada, a parte vencida pode

Leia mais

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (NCPC)

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (NCPC) EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (NCPC) PROCESSO CIVIL Curso de Direito Processual Civil de Fredie Didier (2017) INTRODUÇÃO Art. 1.022. Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres Recursos em Espécie: Espécies Prazos (em dias) Atos Recorríveis Embargos de Declaração 5 Qualquer decisão

Leia mais

AULA 1 10/02/11 A FASE RECURSAL

AULA 1 10/02/11 A FASE RECURSAL AULA 1 10/02/11 A FASE RECURSAL 1 AS FASES DO PROCESSO O processo é composto por uma sucessão de atos reunidos em diversas fases que se sucedem: fase postulatória, fase saneadora, fase instrutória ou probatória,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Recursos Eleitorais Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Recursos Eleitorais Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Recursos contra ato de juiz eleitoral Apelação criminal ou recurso eleitoral criminal (REC) a) Previsão legal: das decisões finais de condenação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Espírito Santo JUÍZO DA QUARTA VARA FEDERAL CÍVEL

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Espírito Santo JUÍZO DA QUARTA VARA FEDERAL CÍVEL 567 AÇÃO ORDINÁRIA PROCESSO N. o 0009517-59.2006.4.02.5001 EMBARGANTE: UNIÃO FEDERAL EMBARGADO: GIOVANNA RIBEIRO FRAGA E OUTROS JUIZ FEDERAL: DR. FRANCISCO DE ASSIS BASILIO DE MORAES EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 CABIMENTO PROCESSO DO TRABALHO DECRETO-LEI N.º 5.452, DE

Leia mais

SISTEMA RECURSAL EMBARGOS DE DECLAÇÃO. DPC III - Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE 1

SISTEMA RECURSAL EMBARGOS DE DECLAÇÃO. DPC III - Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE 1 SISTEMA RECURSAL EMBARGOS DE DECLAÇÃO DPC III - Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE 1 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REFERÊNCIA LEGISLATIVA: Art. 1.022, NCPC FINALIDADE: SANAR VÍCIOS ERRO VÍCIOS DA DECISÃO OBSCURIDADE

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

CPC/73 A

CPC/73 A Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: APELAÇÃO: Efeito suspensivo e devolutivo. Teoria da Causa madura Aula 9 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino

Leia mais

FELIPE ROSSI PROCESSO CIVIL

FELIPE ROSSI PROCESSO CIVIL FELIPE ROSSI PROCESSO CIVIL Teorias da ação A doutrina busca explicar o direito de ação em um sentido mais restrito por meio das chamadas teorias da ação. Tratase de uma questão dogmática que visa identificar

Leia mais

Aula nº Embargos de Declaração Protelatórios (Parte I)

Aula nº Embargos de Declaração Protelatórios (Parte I) Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: 272 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 272 Embargos de Declaração Protelatórios (Parte I) O objeto de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recursos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recursos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (05/11/2018) Recursos. Pressupostos objetivos: g) Forma deverá o recorrente na elaboração do seu

Leia mais

Sentença. Processo nº:

Sentença. Processo nº: Sentença Processo nº: 201701005913 PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE Turma Recursal do Estado de Sergipe Acórdão nº: 1448/2018 Relator(a): Membro: Membro: Nº do Processo: Classe: Assuntos: Data de

Leia mais

Embargos de Declaração 1

Embargos de Declaração 1 Embargos de Declaração 1 1. Noções introdutórias Como expõe Leite (2014) a prestação jurisdicional deve ser completa e clara, nesse sentido repousa a existência dos embargos de declaração que tem como

Leia mais

b) PREVISÃO LEGAL Embargos de Declaração a) CONCEITO

b) PREVISÃO LEGAL Embargos de Declaração a) CONCEITO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NA ÁREA TRABALHISTA PRÁTICA 1 a) CONCEITO Embargos de Declaração Segundo o prof. Ovídio Batista da Silva: É o instrumento de que a parte se vale para pedir ao magistrado prolator

Leia mais

Embargos de Declaração

Embargos de Declaração QUADRO ESQUEMÁTICO PARA MEMORIZAÇÃO Embargos de Declaração Não é recurso. Trata-se de um remédio processual cujo objetivo é o aperfeiçoamento da decisão. Cabe contra qualquer decisão, seja proferida por

Leia mais

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RECURSO ORDINÁRIO Art. 895, CLT - Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS. Caderno de exercícios II

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS. Caderno de exercícios II PROFESSORA MEYRE ELIZABETH CARVALHO SANTANA DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS Caderno de exercícios II 1. Anote a opção incorreta: Suponha que, ao receber um recurso de Agravo de Instrumento, o Relator

Leia mais

AULA 5 10/03/11 O AGRAVO

AULA 5 10/03/11 O AGRAVO AULA 5 10/03/11 O AGRAVO 1 O CONCEITO O agravo é o recurso competente para a impugnação de decisão interlocutória. A decisão interlocutória é o ato processual do juiz que tem cunho decisório, mas que não

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais Direito Processual Civil Dos Recursos: Disposições Gerais Conceito de Recurso O recurso é o meio do qual se valem as partes, o Ministério Público ou o terceiro prejudicado, para obter a reforma, a anulação,

Leia mais

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são:

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Efeito Suspensivo dos Recursos (Parte II). Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Do Efeito Suspensivo: Aula 144. É o efeito

Leia mais

Direito Processual Penal. Recursos

Direito Processual Penal. Recursos Direito Processual Penal Recursos Recurso em Sentido Restrito Destina-se a impugnar decisão interlocutória. Hipóteses de cabimento: Art. 581 CPP: Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Embargos de Declaração Art. 1.022. Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade ou eliminar

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO.

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. Página1 Curso/Disciplina: Novo CPC Comparado e Comentado Aula: Embargos de Declaração. Professor (a): Rodolfo Hartmann Monitor (a): Felipe Ignacio Loyola Nº da aula 27 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. Os embargos

Leia mais

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças.

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças. Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 APELAÇÃO NOÇÃO Recurso cabível contra as sentenças. Art. 162, 1o, CPC atual:

Leia mais

PROFESSOR: MAURICIO PEREIRA SIMÕES. CONTATO: SITE: dtbcursos.com.br

PROFESSOR: MAURICIO PEREIRA SIMÕES. CONTATO: SITE: dtbcursos.com.br PROFESSOR: MAURICIO PEREIRA SIMÕES CONTATO: mrcursos@hotmail.com SITE: dtbcursos.com.br RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO ANÁLISE SOB A PERPESTIVA DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 4 Prof. Gisela Esposel - Do procedimento Sumaríssimo. Artigo 77 e seguintes da Lei 9099/95 - Recusada a transação,

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

A Nova Reforma do CPC. Comentários à Lei n , de e à Lei n , de Freitas Bastos Editora

A Nova Reforma do CPC. Comentários à Lei n , de e à Lei n , de Freitas Bastos Editora CELSO MARCELO DE OLIVEIRA Membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial, do Instituto Brasileiro de Direito Bancário, do Instituto Brasileiro de Direito Societário, do Instituto Brasileiro de Política

Leia mais

Art Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

Art Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. SENTENÇA Nos termos dos artigos 162, 1º do CPC: Art. 162. Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. 1º Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Teoria Geral dos Recursos: a) Conceito de Recursos: Prerrogativa da parte de buscar do judiciário o reexame

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

Teoria Geral do Processo

Teoria Geral do Processo Arno Melo Schlichting Teoria Geral do Processo Concreta - Objetiva - Atual Livro 2 3 a Edição SUMÁRIO Apresentação 9 Identificação 11 Natureza... 13 Objetivo... 13 1 Teoria Geral das Ações 15 1.1 Ação,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Agravo Regimental, Agravo Interno, Agravinho Prof ª. Eliane Conde Agravo Regimental Recurso previsto no regimento interno dos tribunais. No processo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.009 a 1.014 do Código de Processo Civil 1. Recurso de Apelação Conceito Cabe recurso de apelação contra a sentença do juiz que põe fim à fase cognitiva do procedimento comum,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL - NOVO

DIREITO PROCESSUAL CIVIL - NOVO DIREITO PROCESSUAL CIVIL - NOVO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NCPC A expressão embargos de declaração ou embargos declaratórios (sempre usada no plural) refere- se a um instrumento jurídico pelo qual uma das

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37 SUMÁRIO 1. Introdução... 19 2. Teoria Geral dos Recursos... 37 2.1. Conceito e natureza jurídica... 37 2.2. Sistema dos meios de impugnação das decisões judiciais... 40 2.3. Classificação dos recursos...

Leia mais

AULA 2 17/02/11 OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DOS RECURSOS

AULA 2 17/02/11 OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DOS RECURSOS AULA 2 17/02/11 OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DOS RECURSOS 1 O PRINCÍPIO DA TAXATIVIDADE Taxativo quer dizer categórico, limitativo, restritivo. Neste norte, somente são possíveis os recursos previstos em

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos...

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos... SUMÁRIO SIGLAS... 25 NOTA À 2ª EDIÇÃO... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA PROCESSO Nº 0010220-86.2014.4.01.3400 EMBARGANTE: TERRACAP EMBARGADO: ANA FAGUNDES ALVES E OUTROS DECISÃO INTEGRATIVA TERRACAP opôs embargos de declaração às fls.4698/4700 em face da decisão de fls.4638/4639

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa...

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa... SIGLAS... 25 INTRODUÇÃO... 27 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 31 1. Introdução e conceito... 31 2. Modalidades recursais e competência legislativa... 32 3. Características...

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito...

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito... SUMÁRIO SIGLAS... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência legislativa...

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Teoria Geral dos Recursos / Embargos de Declaração Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Sentença Decisão interlocutória Despacho remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, o esclarecimento ou a integração

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br FAZENDA PÚBLICA E AS CUSTAS JUDICIAIS Art. 91. As despesas dos atos processuais praticados

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

Prof. Rodrigo Capobianco

Prof. Rodrigo Capobianco Prof. Rodrigo Capobianco RECURSOS Tendo em vista o princípio do duplo grau de jurisdição, em regra, as decisões podem ser reavaliadas por uma instância superior Para essa reavaliação o instrumento adequado

Leia mais

Tema da aula: QUESTÕES CONTROVERTIDAS SOBRE A APELAÇÃO, OS AGRAVOS E OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO.

Tema da aula: QUESTÕES CONTROVERTIDAS SOBRE A APELAÇÃO, OS AGRAVOS E OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL - LFG Artigos do Novo Civil (Lei nº 13.015/2015) relacionados ao tema da aula do dia 11 de junho de 2015. Tema da aula: QUESTÕES CONTROVERTIDAS SOBRE

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos. Aula 4 = Embargos de declaração. Recurso ordinário. Recurso adesivo. Estrutura e processamento

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos. Aula 4 = Embargos de declaração. Recurso ordinário. Recurso adesivo. Estrutura e processamento RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Aula 4 = Embargos de declaração. Recurso ordinário. Recurso adesivo. Estrutura e processamento EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Lei 13.105/2014 Art. 897-A - Caberão embargos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Prof. Gisela Esposel - Previsão legal : artigo 609 e parágrafo único do CPP - São dois recursos com o mesmo tratamento legal e sistemática de processamento,

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Agravo Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO AGRAVO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as

Leia mais

07/03/2015. Direito Processual Civil II PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS RECURSOS DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO

07/03/2015. Direito Processual Civil II PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS RECURSOS DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS S DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO Pressupostos de

Leia mais

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. Professor de Direito Penal e Processual Penal da PUC/Minas campus Betim;

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. Professor de Direito Penal e Processual Penal da PUC/Minas campus Betim; EMBARGOS DE DECLARAÇÃO José de Assis Santiago Neto Advogado sócio do Santiago e Associados Advocacia; Professor de Direito Penal e Processual Penal da PUC/Minas campus Betim; Mestre em Direito Processual

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N º 2.214, DE 2011 Autor: Deputado VALTENIR PEREIRA Relator: Deputado ROBERTO SANTIAGO I - RELATÓRIO A proposta sob exame tem por

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL PROCESSO Nº: 0010220-86.2014.4.01.3400 AÇÃO ORDINÁRIA / OUTRAS CLASSE: 1900 EMBARGANTE: ATRIUM E TAO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA EMBARGADO: ANA FAGUNDES ALVES E OUTROS DECISÃO INTEGRATIVA ATRIUM

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

Recurso de APELAÇÃO ART A 1014

Recurso de APELAÇÃO ART A 1014 Recurso de APELAÇÃO ART. 1009 A 1014 Conceito Sentença é o pronunciamento judicial que encerra a fase cognitiva do procedimento comum. APELAÇÃO => É O RECURSO QUE SE INTERPÕE DAS SENTENÇAS DOS JUIZES DE

Leia mais

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) -

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) - Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Momento do requerimento da antecipação de tutela; Decisão na antecipação de

Leia mais

RECURSOS CIVIS 18/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO DO CURSO. Aula 1 Temas: I) Apresentação II) Teoria Geral dos Recursos Civis Parte 1

RECURSOS CIVIS 18/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO DO CURSO. Aula 1 Temas: I) Apresentação II) Teoria Geral dos Recursos Civis Parte 1 RECURSOS CIVIS Aula 1 Temas: I) Apresentação II) Teoria Geral dos Recursos Civis Parte 1 Prof.: Denis Domingues Hermida A- OBJETO DE ESTUDO DO CURSO I- TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL II- RECURSOS EM ESPÉCIE

Leia mais

1 Elaborado em: 06/04/2016

1 Elaborado em: 06/04/2016 SIMPLIFICANDO O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 1º Resumo Elaborado por Beatriz Galindo Conteúdo: explicações informais e descontraídas sobre o CPC/15, extraídas da página: www.facebook.com/beatrizgalindocpc

Leia mais

Brevíssimas notas ao projeto de lei n /2007 que altera o código de processo civil

Brevíssimas notas ao projeto de lei n /2007 que altera o código de processo civil Brevíssimas notas ao projeto de lei n. 1.040/2007 que altera o código de processo civil Autore: Alencar Frederico In: Diritto brasiliano Alencar Frederico Advogado, mestrando em Direito pela Universidade

Leia mais

RECURSOS CIVIS I- EMBARGOS DE DECLARAÇÃO 06/05/2018. RECURSOS CIVIS Aula 8 Temas: - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - AGRAVO INTERNO

RECURSOS CIVIS I- EMBARGOS DE DECLARAÇÃO 06/05/2018. RECURSOS CIVIS Aula 8 Temas: - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - AGRAVO INTERNO RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 8 Temas: - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - AGRAVO INTERNO Prof.: Denis Domingues Hermida I- EMBARGOS DE DECLARAÇÃO 1) Previsão legal - Arts. 1022 a 1026 do CPC 2) Conceito -

Leia mais

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO)

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO) Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 20 RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE Art. 893 da CLT: trata

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Recursos Parte 3 Prof. Pablo Cruz Art. 535 (...) Julgamento secreto 6º Será secreto o julgamento da apelação, quando o réu estiver sôlto. (Art. 93, Inc. IX da CF/88?) Distinções

Leia mais

18/02/2019. Professor Hugo Penna

18/02/2019. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 502. Denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso. Art. 486. O pronunciamento

Leia mais

Gabinete do Desembargador Gerson Santana Cintra.

Gabinete do Desembargador Gerson Santana Cintra. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NA APELAÇÃO CÍVEL Nº 87664-03.2014.8.09.0083 (201490876642) 3ª CÂMARA CÍVEL COMARCA DE ITAPACI EMBARGANTE : MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CASTRO ALVES LTDA. EMBAGADO : ALMY DIAS DE SOUZA

Leia mais

Recurso ordinário constitucional

Recurso ordinário constitucional Recurso ordinário constitucional Previsão 496 V e 539 CPC 102 II e 105 II CF/88 Atividade do STJ e STF Serve para dar segundo grau de jurisdição às ações que se iniciam nas instâncias inferiores (não na

Leia mais

Sumário RECURSOS CÍVEIS

Sumário RECURSOS CÍVEIS Sumário RECURSOS CÍVEIS 1. Conceito de recurso......................... 25 2. Recurso adesivo (art. 500 do CPC).......... 29 3. Recurso adesivo (art. 500 do CPC)- (Modelo 2)................. 32 4. Desistência

Leia mais

RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL VUNESP 2015 ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO 1. Incumbe ao escrivão a) estar presente às audiências e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem. b) efetuar avaliações e

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 19 PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS CAPÍTULO I MEIOS DE IMPUGNAÇÃO, CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E DIREITO INTERTEMPORAL... 25 1. Meios de impugnação... 25 2. Conceito de recurso...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Recursos embargos de declaração Cabem embargos de declaração (ou declaratórios) da sentença ou acórdão omisso, contraditório, ambíguo, obscuro Recursos

Leia mais

Aula nº. 255 a 256 AGRAVO INTERNO

Aula nº. 255 a 256 AGRAVO INTERNO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Agravo Interno 255 e 256 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 255 a 256 1. Generalidades e Cabimento

Leia mais

SUMÁRIO DESTE MÓDULO

SUMÁRIO DESTE MÓDULO 1. NOTAS INTRODUTÓRIAS 1.1. APRESENTAÇÃO DA PRESENTE PROPOSTA 1.2. INTRODUÇÃO 1.. REVISITANDO ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1.4. EFEITOS DOS RECURSOS 1.5. NOVIDADES DO CPC DE

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR CARLOS ALBERTO MENDES FORTE

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR CARLOS ALBERTO MENDES FORTE fls. 65 Processo: 0620437-78.2017.8.06.0000/50001 - Embargos de Declaração Embargante: Sky Serviços de Banda Larga Ltda Embargado: Up Mídia Alternativa Ltda EMENTA: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM AGRAVO DE

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015.

CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015. CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015. PROFESSORA JULIANA VIEIRA PEREIRA 37. Incumbe ao escrivão (A) efetuar avaliações e executar as ordens do juiz a que estiver subordinado. (B) estar presente às audiências

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

TÍTULO I DO RECURSO ESPECIAL

TÍTULO I DO RECURSO ESPECIAL ÍNDICE SISTEMÁTICO Obras do Autor... XIII Abreviaturas e Siglas Usadas... XV Apresentação da 7ª edição... XVII Exposição Preliminar... 1 TÍTULO I DO RECURSO ESPECIAL Capítulo I Dos Recursos e seu Desdobramento

Leia mais

Aula 150 REQUISITOS DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAIS

Aula 150 REQUISITOS DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil Teoria Geral dos Recursos - 150 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 150 REQUISITOS DO

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br FAZENDA PÚBLICA E AS CUSTAS JUDICIAIS Art. 91. As despesas dos atos processuais praticados

Leia mais