Parte I. Exercícios de pré-leitura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Parte I. Exercícios de pré-leitura"

Transcrição

1

2 Prepara-te para uma das maiores aventuras da História da humanidade! Vamos embarcar numa viagem de encantar que nos proporcionará aprendizagens únicas. Aproveita-a! Parte I Exercícios de pré-leitura 1) Quem escreveu a história de Ulisses, um dos mais corajosos heróis da História, adaptando-a para crianças? 2) Já tinhas ouvido falar deste nome Ulisses? Se sim, o quê e em que circunstâncias? 3) Já adivinhaste qual a obra que vais ler? Se sim, regista o seu título (lembra-te como se escrevem títulos de obras): 4) Qual o nome da autora desta história? 5) Se quiseres saber informações objectivas sobre a vida de alguém que tipo de texto lerias: a) - Notícia b) - Biografia c) - Diário d) - Conto

3 6) Este texto biográfico apresenta vários erros. Sublinha os erros, escrevendo por cima os dados correctos: Maria Alberta Menezes nasceu a 25 de Dezembro de 1930 em Vila Franca do Campo. Foi uma criança irrequieta e curiosa que fazia muitos disparates e que gostava de viver no mundo encantador do faz de conta. Aos nove anos começou a escrever, «achava que se os outros eram capazes eu também era e pensava: vou ao dicionário, escolho palavras difíceis e já está!». Foi professora de Língua Inglesa e Filosofia. Trabalho para a SIC e, em 1886, recebeu o Grande Prémio da Fundação Camões. 7) Já alguma vez viste uma foto de Maria Alberta Menéres?. As fotos que se seguem são de 3 escritoras portuguesas famosas. Faz um círculo à volta da foto de Maria Alberta Meneres.

4 Parte II Exercícios de pré-leitura 8) Observe o livro. a) Qual o título da obra? b) Quem desenhou as ilustrações do livro? c) Qual é a editora do livro? d) Que tipo de informação se encontra na lombada? e) Lê o texto que se encontra na contracapa e responde. i) Quem foi Homero? ii) Qual a obra da autoria de Homero que é aí referida? iii) Quem foi Ulisses? f) Folheia o livro e responda. i) O texto está escrito em prosa ou em verso? ii) Há alguma coisa nesta obra que te lembre a poesia? Se sim, o quê? iii) A história está dividida em capítulos?

5 iv) O que pensas das ilustrações do texto, particularmente no que respeita à quantidade e à qualidade destas. v) Descobre, nas últimas páginas, em que ano este livro foi editado pela primeira vez. vi) Que te sugere o número da edição sobre o sucesso de vendas deste livro? _ 9) Lê o texto introdutório e indica o título da obra da literatura mundial em que M.ª Alberta Menéres se inspirou. 10) A que famoso escritor se atribui a autoria dessa obra? 11) De que nacionalidade é este autor? 12) O que sabe acerca do seu país? 13) Conheces mais alguém que seja do mesmo país (personalidades históricas ou da actualidade)? Se sim, quem e em que área se distinguiu?

6 Parte III Para compreenderes bem a obra Ulisses tens de aprender um pouco sobre a Antiguidade Clássica e sobre uma das civilizações mais brilhantes da História, a civilização grega. 14) Os gregos eram politeístas. Procura no dicionário o significado de: a) Politeísmo b) Monoteísmo 15) Como te descreverias no que diz respeita à fé que professas? Serás politeísta ou monoteísta? Agora que sabes o significado destas palavras, justifica a tua resposta adequadamente. 16) Observa com atenção o documentário Gods of Ancient Greek Mythology e tenta descobrir quantos deuses gregos habitavam no Olimpo. 17) Recordas-te dos nomes de alguns? Se sim, regista-os: a) b) c) d)

7 18) Estas são imagens que povoavam o imaginário dos gregos antigos. A cada deus associam-se mil histórias e poderes mágicos. Escuta com atenção as histórias que se seguem e tenta ligar cada um deles à sua especialidade. a) Hera, da sabedoria b) Zeus, deus dos mares c) Ares, deus do mundo subterrâneo d) Apolo, deus dos deuses e) Afrodite, deusa do fogo f) Hermes, do amor g) Atena, deusa rainha dos deuses h) Eros, deus da guerra i) Poseídon, deus do vinho j) Hades, deus do sol k) Efesto, deus mensageiro dos deuses l) Dionísio, deus da beleza 19) Imagina uma história em que o(s) protagonista(s) seja(m) um destes deuses.

8 (Esta pequena história pode ser um óptimo ponto de partida para o texto livre deste mês!) 20) Identifica os elementos da família nuclear de Ulisses: a) b) 21) Para onde teve de partir Ulisses e os seus guerreiros? 22) Fê-lo de boa vontade ou não? 23) Como descreverias o estado de espírito de Ulisses, nesta altura da narrativa? 24) Depois de muito tempo a combater em Tróia sem conseguir libertar a princesa Helena, que solução arranjou Ulisses para a salvar das mãos dos troianos? 25) Há um filme produzido pelos famosos estúdios de Hollywood, cujo protagonista é Brad Pitt, que retrata este conhecido episódio histórico- -mitológico. Sabes qual? Se sim, como se intitula? 26) Numa palavra, como descreverias Polifemo? 27) Depois de escapar da gruta de Polifemo, [o]s marinheiros corriam como cavalos bravos Identifica a figura de estilo presente nesta citação.

9 28) No meio de toda a tensão que este episódio expressa, há uma situação cómica. Qual? 29) Com certeza conheces muitos provérbios. A que episódio aplicarias o seguinte provérbio: «A curiosidade matou o gato.» - Justifica. 30) Regista outros três provérbios que aches adequados às peripécias vividas por Ulisses e os seus companheiros, identificando-as: a) b) c) 31) Copia as frases que se seguem, ordenando-as (1 7), para que fiques com um resumo da primeira parte do episódio da Ilha de Circe: Circe convidou-os a entrar. Ao explorarem a ilha, os marinheiros encontraram muitos animais. A deusa serviu-lhes licor. Junto de um palácio, avistaram uma mulher lindíssima. Com a sua varinha de condão, Circe transformou os homens em porcos. Ulisses corre para tentar salvá-los. Ofereceu-lhes um magnífico banquete.

10 32) Completa o texto que se segue com as palavras da caixa e ficarás com um resumo do resto deste episódio. Companheiros Mar de sereias Tirésias Erva da vida Sorte Salvar Ilha dos Triste Infernos Animal Ulisses Minerva Canto oferece a Ulisses a, que o livrará da má. Circe, ao vê-lo, apaixona-se por ele, mas, mesmo assim, decide transformá-lo num. Não consegue! Assombrada, Circe adivinha quem é aquele homem:. Este, desesperado, não reconhece os seus. Ao sentir que Ulisses está, Circe deixa-o ir e faz voltar à forma humana os seus marinheiros. Pede a Ulisses que se dirija à e fale com. Ainda lhe dá um conselho: quando passarem pelo, devem tapar os ouvidos e resistir ao seu, pois só assim se poderão. 33) Quem povoava a ilha dos Infernos? 34) Qual era a cor predominante da paisagem desse ilha? 35) Quem guardava a entrada da gruta?

11 36) Ulisses consegue contactar com várias almas que povoam aquele lugar. Quem eram as referidas almas? 37) Como se protegeram os marinheiros do canto das sereias? 38) Como se protegeu Ulisses? 39) Que faziam as sereias para atrair os humanos que por ali passavam? 40) A família real da ilha Córcia é adversa ou favorável aos objectivos de Ulisses? Justifica. 41) Coloca por ordem (de 1 a 10) os seguintes títulos. a) A emoção de Argus, o cão de Ulisses b) A chegada de Ulisses adormecido c) Penélope e Ulisses de novo juntos e felizes d) A aparição de Minerva e o disfarce de Ulisses e) A revelação de Ulisses a Telémaco f) O plano de Ulisses e de Telémaco g) O diálogo de Ulisses com Eumeu h) A descoberta da ama Euricleia i) A troça dos pretendentes e a bondade de Penélope j) O aniquilamento dos pretendentes por Ulisses e Telémaco 42) Chegado/a ao fim desta aventura, o que pensas sobre a obra Ulisses?

A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16)

A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16) A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16) Ulisses vivia numa ilha grega que se chamava Ítaca, muito feliz com a sua mulher Penélope e o seu filho ainda muito pequenino, Telémaco. Ulisses era o rei dessa ilha,

Leia mais

GUIÃO DE LEITURA. Ulisses de Maria Alberta Menéres

GUIÃO DE LEITURA. Ulisses de Maria Alberta Menéres GUIÃO DE LEITURA Ulisses de Maria Alberta Menéres 1. Regista, completando o quadro. Título Nome do autor Nome do ilustrador Editora Colecção 2. Faz a correspondência correcta. Homérico voz sedutora Um

Leia mais

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA INTRODUÇÃO Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos

Leia mais

Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha

Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha Nome: R.A.: 7º 1. Escreva os nomes dos: deuses que aparecem no livro: monstros e criaturas: 2. Identifique os personagens de acordo com o livro lido:

Leia mais

Professor: TÁCIUS FERNANDES

Professor: TÁCIUS FERNANDES Professor: TÁCIUS FERNANDES As classes da sociedade grega variavam de uma cidade-estado para outra. Atenas contava com três classes: Cidadãos, ou eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS RESENHA CRÍTICA DO FILME A ODISSEIA BASEADO NOS POEMAS ÉPICOS DE HOMERO ALUNO: ALCIDES WENNER FERREIRA

Leia mais

A_Prova GRUPO I PARTE A. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3

A_Prova GRUPO I PARTE A. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3 A_Prova 90 PROVA-MODELO 3 GRUPO I PARTE A Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. 1 2 2.º Ciclo Português 91 3 4 VOCABULÁRIO 1 Circe na mitologia grega, uma feiticeira.

Leia mais

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens.

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. Alguns elementos são essenciais: Sabemos que as histórias (ação) são contadas por alguém (narrador),

Leia mais

sérgio franclim MITOS GREGOS O Triunfo dos Deuses e outras Histórias

sérgio franclim MITOS GREGOS O Triunfo dos Deuses e outras Histórias sérgio franclim MITOS GREGOS O Triunfo dos Deuses e outras Histórias Os Doze Deuses do Olimpo I Afrodite e Atena O maior dos deuses escolhera o Olimpo, a mais alta montanha da antiguidade, para viver.

Leia mais

Homero é o provável autor da Ilíada, poema sobre a longa guerra entre gregos e troianos, no século XII a.c., e da Odisséia, que conta o retorno do gue

Homero é o provável autor da Ilíada, poema sobre a longa guerra entre gregos e troianos, no século XII a.c., e da Odisséia, que conta o retorno do gue ODISSÉIA Introdução ao tema A contribuição de Homero à civilização foi tão importante que sua poesia épica se tornou um marco para a Antiguidade clássica, e, por isso, o período que vai do século XII a.c.

Leia mais

OLIMPVS.NET BIBLIOTECAS. DURAÇÃO PREVISTA DA SESSÃO EM SALA DE AULA OU BIBLIOTECA: 50 +15 minutos opcionais

OLIMPVS.NET BIBLIOTECAS. DURAÇÃO PREVISTA DA SESSÃO EM SALA DE AULA OU BIBLIOTECA: 50 +15 minutos opcionais OLIMPVS.NET BIBLIOTECAS VOLUME 4 O ENIGMA DE ULISSES GUIÃO DESTINATÁRIOS: dos 9 aos 14 anos NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 26 DURAÇÃO PREVISTA DA SESSÃO EM SALA DE AULA OU BIBLIOTECA: 50 +15 minutos opcionais

Leia mais

VIAGEM COM ULISSES 6º Ano

VIAGEM COM ULISSES 6º Ano BEM-VINDOS! PREPARADOS? VIAGEM COM ULISSES 6º Ano Actividade 1 1 - Leiam com atenção e escolham a opção correcta (assinalar com X): «Quando os amigos o desmascaram e provam que Ulisses não está doido,

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Nome: Nome: Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO NIV HBL. Nome: Ethos: [ ] perfil: NIV HBL. perfil: NIV HBL SOC SOC SOC INT

Nome: Nome: Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO NIV HBL. Nome: Ethos: [ ] perfil: NIV HBL. perfil: NIV HBL SOC SOC SOC INT Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO conhecimentos -- poderes -- imortal Técnicas militares Armas brancas Segurança Psicocinese Sincronicidade Vitalidade A guerra de Tróia enfim

Leia mais

Peddy-paper VIAGEM COM ULISSES

Peddy-paper VIAGEM COM ULISSES Peddy-paper VIAGEM COM ULISSES No âmbito do Projecto Crescer a ler (Plano Nacional de Leitura), foi seleccionada a obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres, destinada a alunos de 6º ano. Os momentos destinados

Leia mais

A Grécia Antiga - Origem

A Grécia Antiga - Origem A Grécia Antiga - Origem A Grécia antiga é dividida em 3 partes: Continental: Península Balcânica Peninsular: Península do Peloponeso Insular: Ilhas do Mar Egeu A navegação foi a principal fonte de comércio

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar Fui à biblioteca tentar escolher Um bom livro para ler Mas era difícil descobrir Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar E vim cá para fora brincar. Os meus amigos riam-se de mim E eu

Leia mais

Confira a seguir o excelente trabalho dessa turma!

Confira a seguir o excelente trabalho dessa turma! Durante as aulas no Laboratório de Informática, os alunos e alunas do 1º ano A montaram cenários de contos de fadas utilizando o software Oficina de Histórias e elaboraram textos de autoria sobre o tema.

Leia mais

Eu vou me tornar diretora em 5 meses

Eu vou me tornar diretora em 5 meses Eu vou me tornar diretora em 5 meses "Lembre-se: se você faz aquilo que deve fazer no exato momento em que tem de ser feito, algum dia você poderá fazer tudo o que desejar, no momento em que desejar. Qualquer

Leia mais

A_Prova GRUPO II. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3

A_Prova GRUPO II. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3 A_Prova 92 PROVA-MODELO 3 GRUPO II Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. 1 2 2.º Ciclo Português 93 3 4 VOCABULÁRIO 1 Circe na mitologia grega, uma feiticeira. 2 prudentemente

Leia mais

OS LUSÍADAS LUÍS DE CAMÕES. Biblioteca Escolar

OS LUSÍADAS LUÍS DE CAMÕES. Biblioteca Escolar OS LUSÍADAS DE LUÍS DE CAMÕES Biblioteca Escolar Sumário O que é um poema épico? Qual a matéria épica de Os Lusíadas? Qual a estrutura externa de Os Lusíadas? Qual a estrutura interna de Os Lusíadas? Quais

Leia mais

O MITO DA CAVERNA - 1

O MITO DA CAVERNA - 1 O MITO DA CAVERNA - 1 ϕ Platão nos conta uma parábola que ilustra bem esta reflexão. ϕ Nós a conhecemos por Alegoria da Caverna. Vou conta-lá com minhas próprias palavras. 1 O MITO DA CAVERNA - 1 ϕ Imagine

Leia mais

A conversão é 95% responsável por definir se ele vai te amar ou não, e apenas 5% é através da sua beleza física.

A conversão é 95% responsável por definir se ele vai te amar ou não, e apenas 5% é através da sua beleza física. Olá amiga, meu nome é Lia a Sedutora autora do Blog Como Deixar um Homem Apaixonado e gostaria de agradecer imensamente por estar lendo esse E-book que é disponibilizado gratuitamente no nosso site. Espero

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

T Ulisses APRESENTAÇÃO SOBRE O AUTOR

T Ulisses APRESENTAÇÃO SOBRE O AUTOR T Ulisses APRESENTAÇÃO Os gregos antigos acreditavam que Homero era um poeta histórico, autor de Ilíada e Odisseia mas os investigadores estão céticos: não há nenhuma informação biográfica concreta da

Leia mais

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves EM VERSO E EM PROSA Prosa e Poesia: qual a diferença? A diferença

Leia mais

ATIVIDADE. Este livro é a minha cara

ATIVIDADE. Este livro é a minha cara ATIVIDADE Este livro é a minha cara Ler é crescer com cultura Lê e descobre-te na leitura É preciso ler! Este livro é a minha cara Objetivos Promover a competência da leitura; Fomentar o prazer de ler;

Leia mais

A História da Grécia é dividida em três períodos:

A História da Grécia é dividida em três períodos: A História da Grécia é dividida em três períodos: Período Homérico Corresponde ao período de povoamento até a Formação das Cidades-estados Período Arcaico Corresponde a formação das cidades-estados as

Leia mais

Ulisses. Maria Alberta Menéres GUIÃO DE LEITURA. Introdução. 1. Nesta obra contam-se as aventuras fantásticas de Ulisses, um herói grego.

Ulisses. Maria Alberta Menéres GUIÃO DE LEITURA. Introdução. 1. Nesta obra contam-se as aventuras fantásticas de Ulisses, um herói grego. GUIÃO DE LEITURA Ulisses Maria Alberta Menéres (ASA, 2011) Introdução 1. Nesta obra contam-se as aventuras fantásticas de Ulisses, um herói grego. 1.1. Observa o mapa e identifica dois locais importantes

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (14A1BS) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (14A1BS) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (14A1BS) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

A BÍBLIA E A ORAÇÃO 1 João 5:14,15

A BÍBLIA E A ORAÇÃO 1 João 5:14,15 A BÍBLIA E A ORAÇÃO 1 João 5:14,15 Quero dar a todos as boas vindas a este encontro, quando Dave Butts e eu vamos falar sobre a oração. Dave é presidente do Ministério Colheita, e presidente do Conselho

Leia mais

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA - 2º ano 2017/2018 1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo 1.Reconhecer o valor da amizade. N. Promover o bem comum e o cuidado do outro. G. Identificar

Leia mais

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como prejudica-los; Quando queriam agradar um deus ou uma deusa

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Filosofia - 4º Bimestre Nome: Série: 9 A/B/C CONTEÚDO DO BIMESTRE: O mito de Pigmalião. O mito de Édipo Rei. O mito de Ulisses. Prof. Juliano

Leia mais

com o professor Cláudio Moreno de 8 a 16 de outubro

com o professor Cláudio Moreno de 8 a 16 de outubro com o professor Cláudio Moreno de 8 a 16 de outubro SEJA bem-vindo Voltar à Grécia Antiga e à sua mitologia é como voltar para casa. É lá que vamos encontrar as raízes de nosso pensamento e a principal

Leia mais

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore.

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Aprender sobre ditos populares brasileiros.

Leia mais

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA Coleção FLORESTA MÁGICA Actividades Propostas Leitura em voz alta de cada um dos capítulos, feita pelo professor Leitura silenciosa e preenchimento de ficha, feita pelos

Leia mais

Para aprenderes a escrever textos narrativos primeiro deves compreender como estão organizados.

Para aprenderes a escrever textos narrativos primeiro deves compreender como estão organizados. Para aprenderes a escrever textos narrativos primeiro deves compreender como estão organizados. 1. Propomos-te que leias este pequeno texto narrativo e que, depois, respondas a algumas questões. 2.ª

Leia mais

Agrupamento de escolas de Sardoal Escola EB 2,3/S Dra. Maria Judite Serrão de Andrade BIBLIOTECA ESCOLAR

Agrupamento de escolas de Sardoal Escola EB 2,3/S Dra. Maria Judite Serrão de Andrade BIBLIOTECA ESCOLAR Análise global da obra A FADA ORIANA Atenção, cada questão do Grupo I vale 1 ponto, a composição vale 40 pontos. Grupo I Análise literária e Funcionamento da Língua 1. A introdução desta obra está contida:

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR DO PINHÃO MIBE

BIBLIOTECA ESCOLAR DO PINHÃO MIBE BIBLIOTECA ESCOLAR DO PINHÃO MIBE Outubro 2015 Atividades desenvolvidas no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com os seguintes objetivos: Promover o livro e a leitura;

Leia mais

O mar na gota de água

O mar na gota de água O mar na gota de água! O mar na gota de água, Página 1 Há uma pergunta que tem de ser feita: seja o que for que esteja a acontecer na minha vida, em qualquer altura, em tempos de alegria, em tempos de

Leia mais

Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativoargumentativo

Carta: quando se trata de carta aberta ou carta ao leitor, tende a ser do tipo dissertativoargumentativo Gêneros textuais Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas,

Leia mais

Mundiverso: Literatura do mundo

Mundiverso: Literatura do mundo Mundiverso: Literatura do mundo Ficha de catalogação e análise de obras literárias Curso: 3º ASE diurno Nome do estudante: Sandra Daniela Brito Martins Titulo Autor Referência bibliográfica completa Esta

Leia mais

PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA

PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA NOTA: LEIA ATENTAMENTE ESTE DOCUMENTO QUE CONTÉM UMA PARTE TEÓRICA E UMA PARTE PRÁTICA: UM EXEMPLO DAQUILO QUE DEVEM FAZER INTRODUÇÃO: PARTE UM: TEORIA

Leia mais

ESTRUTURAS MITOLÓGICAS DA. Uberaba Fevereiro de 2016 GRÉCIA CLÁSSICA. Professor Uilson Fernandes

ESTRUTURAS MITOLÓGICAS DA. Uberaba Fevereiro de 2016 GRÉCIA CLÁSSICA. Professor Uilson Fernandes ESTRUTURAS MITOLÓGICAS DA GRÉCIA CLÁSSICA Professor Uilson Fernandes Uberaba Fevereiro de 2016 AS ORIGENS DA ESTRUTURA MITOLÓGICA Basicamente podemos determinar duas fontes centrais onde estão expressas

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos

Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO VISO Escola E.B.2,3 do Viso Ano Letivo de 2011/ 2012 Língua Portuguesa Guião de Leitura da obra Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos de Alves Redol Professora: Salete Pereira

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

A misteriosa caixa de Pandora

A misteriosa caixa de Pandora Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Em Cristo somos todos irmãos. (Mt 23,8) Disciplina: Língua Portuguesa/ ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 15

Leia mais

Oficina 1: Introdução ao Scratch

Oficina 1: Introdução ao Scratch 1 2 Oficina 1: Introdução ao Scratch 3 INTRODUÇÃO O Scratch O Scratch é um plataforma que utiliza programação em blocos junto a uma interface interativa, simples e intuitiva, visando principiantes no ramo

Leia mais

Teste de Avaliação Escrita nº 1

Teste de Avaliação Escrita nº 1 Ministério da Educação Marinha Grande 1º Período 2008/2009 Teste de Avaliação Escrita nº 1 Nome: N.º: Turma: 9º A Data: / / Classificação: % - A Professora: Data: /10/2008 O Enc. de Educ.: Data: / /2008

Leia mais

Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança

Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança Tempo para ser criança e ser feliz Textos e ilustrações dos alunos do 3º ano 1 de junho de 2017 Dia da Criança Ser criança e ser feliz Ser criança é uma das virtudes do homem Podem fazer-se coisas que

Leia mais

Exercício Extra 27. As três laranjas mágicas

Exercício Extra 27. As três laranjas mágicas Exercício Extra 27 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 12/09/2016 Data de devolução: 19/09/2016 As três laranjas mágicas Achando que já estava mais que na hora de seu filho

Leia mais

A religião grega era politeísta (muitos deuses) e antropomórfica (deuses com forma humana). Os gregos imaginavam seus deuses como seres humanos.

A religião grega era politeísta (muitos deuses) e antropomórfica (deuses com forma humana). Os gregos imaginavam seus deuses como seres humanos. MITOLOGIA GREGA A religião grega era politeísta (muitos deuses) e antropomórfica (deuses com forma humana). Os gregos imaginavam seus deuses como seres humanos. Havia entre eles parentescos, casamentos,

Leia mais

REVISTA ACADÊMICA DA FACULDADE FERNÃO DIAS

REVISTA ACADÊMICA DA FACULDADE FERNÃO DIAS COLETÂNEA DE POESIAS: SER CRIANÇA, SONHAR, SER PROFESSOR, LEMBRANÇAS Maria Cecília Ribeiro Santana (FAFE) * É poder brincar livremente Escolher as brincadeiras E estar sempre contente. É ser feliz Da pontinha

Leia mais

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar...

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... 4º ano Querido(a) educando(a), Atividades de férias As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... Mas para continuar progredindo e melhorar

Leia mais

Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola.

Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola. Jessy Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola. Jessi era uma garota linda, tinha a pele escura como o chocolate, seus olhos eram pretos e brilhantes que pareciam duas lindas amoras, seu

Leia mais

Homero é o provável autor da Ilíada, poema sobre a longa guerra entre gregos e troianos, no século XII a.c., e da Odisséia, que conta o retorno do gue

Homero é o provável autor da Ilíada, poema sobre a longa guerra entre gregos e troianos, no século XII a.c., e da Odisséia, que conta o retorno do gue ILÍADA Introdução ao tema A contribuição de Homero à civilização foi tão importante que sua poesia épica se tornou um marco para a Antiguidade clássica, e, por isso, o período que vai do século XII a.c.

Leia mais

Percy Jackson e os ladrões do Olimpo

Percy Jackson e os ladrões do Olimpo Nas frases que se seguem, ordenadas de acordo com a narrativa, há palavras incorretas. Identifica-as e insere as palavras corretas na grelha. a. A sério, eu não queria ser um semideus. Se estão a ler isto

Leia mais

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género Índice Tudo tem um princípio Pág. 8 Pág. 9 Pág. 14 Pág. 18 Pág. 26 Pág. 32 Pág. 36 Pág. 42 Pág. 47 CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género CAPÍTULO 4 - Criar as personagens

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

O Rapaz e a Guitarra Mágica

O Rapaz e a Guitarra Mágica O Rapaz e a Guitarra Mágica Conto linha-a-linha Autoria: todas as turmas da Escola E.B. 2,3 de Palmeira Data: 21 a 25 de Março de 2011 Local de realização: Biblioteca Escolar Era uma vez um menino chamado

Leia mais

Douglas Silva DESTINOS. 1ª edição. São Bernardo do Campo GARCIA edizioni

Douglas Silva DESTINOS. 1ª edição. São Bernardo do Campo GARCIA edizioni DESTINOS Douglas Silva DESTINOS 1ª edição São Bernardo do Campo GARCIA edizioni 2014 DESTINOS Douglas Silva 2013 Douglas Silva Todos os direitos reservados ISBN 978-88-65490-73-3 Dados Internacionais

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

O canteiro dos livros

O canteiro dos livros LER a partir dos 6 anos GUIA DE LEITURA MARIAALZIRACABRAL O canteiro dos livros JOSÉ JORGE LETRIA Ilustrações de Carla Nazareth Apresentação da obra A história d O Canteiro dos Livros começa com um facto

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 05 / 06 / 2018 1) LEIA os textos com bastante atenção. LEMBRE-SE que a Língua Portuguesa depende

Leia mais

6 Meu desejo: AMOR verdadeiro. O amor é um caminho. Na construção do amor. Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente.

6 Meu desejo: AMOR verdadeiro. O amor é um caminho. Na construção do amor. Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente. Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente. Cor 2,3 Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente. Cor 2,3 Observe bem a foto! São pessoas mais velhas. Homem e mulher, que caminham juntos. Estão

Leia mais

Área de Competência-Chave: Portefólio Reflexivo de Aprendizagem. ESLC - Mediadora: Marina Santos

Área de Competência-Chave: Portefólio Reflexivo de Aprendizagem. ESLC - Mediadora: Marina Santos Área de Competência-Chave: Portefólio Reflexivo de Aprendizagem A AUTOBIOGRAFIA É uma descrição ou narrativa dos aspectos mais significativos da vida de um indivíduo, contados por si próprio. 2 Autobiografia

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 6º História Rafael Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

ROTEIRO COM ACOMPANHAMENTO EM PORTUGUÊS

ROTEIRO COM ACOMPANHAMENTO EM PORTUGUÊS ROTEIRO COM ACOMPANHAMENTO EM PORTUGUÊS *curso de mitologia na Grécia com Luciana Aires Mesquita. 1 dia - 19/05/2018 Atenas 2 dia - 20/05/2018 Atenas Início dos nossos serviços com o check-in no hotel

Leia mais

Mênon A reminiscência: a demonstração do teorema de Pitágoras pelo escravo

Mênon A reminiscência: a demonstração do teorema de Pitágoras pelo escravo Mênon A reminiscência: a demonstração do teorema de Pitágoras pelo escravo Roteiro de Atividades: 1. Leia o texto com atenção. Em uma folha de papel (de punho próprio ou digitada) a ser entregue como AS2

Leia mais

A.S. Franchini. L&PM POCKET

A.S. Franchini.  L&PM POCKET A.S. Franchini AS Grandes histórias da Mitologia greco-romana www.lpm.com.br L&PM POCKET 1 Aos meus pais, Noé e Sofia, exemplos de dedicação e responsabilidade. Estarão sempre comigo, até o reencontro.

Leia mais

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ASSINE SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. NÃO FAÇA

Leia mais

Biblioteca Escolar Pedro Jacques de Magalhães

Biblioteca Escolar Pedro Jacques de Magalhães Grupo 1 Tarefa nº2: Selecionem o livro onde podem encontrar sinónimos. O livro que têm à vossa frente é um Dicionário e pertence à classe 0. Agora procurem o significado da palavra incumbência. Qual o

Leia mais

Índice. Prelúdio...7. Quadro de equivalência...89 Atividades...90

Índice. Prelúdio...7. Quadro de equivalência...89 Atividades...90 Índice Prelúdio...7 Perseu, o Caçador de Medusa...9 Jasão e os Argonautas...23 Belerofonte e o Monstro Quimera...41 Héracles, o maior dos Heróis...47 Teseu e o Minotauro...71 Quadro de equivalência...89

Leia mais

Prefácio. Este livro fala do amor pela vida que habita em cada ser humano. Ele conta a sua biografia.

Prefácio. Este livro fala do amor pela vida que habita em cada ser humano. Ele conta a sua biografia. Prefácio Este livro fala do amor pela vida que habita em cada ser humano. Ele conta a sua biografia. 4 Se até hoje sua história nunca foi contada em um livro, agora ela será, pelo menos em parte. Você

Leia mais

Plano de Aula 6. 1) Citação: Não há dor que dure para sempre, depois da chuva o sol sempre aparece. 2) Meditação. 3) História: O anel.

Plano de Aula 6. 1) Citação: Não há dor que dure para sempre, depois da chuva o sol sempre aparece. 2) Meditação. 3) História: O anel. Plano de Aula 6 1) Citação: Não há dor que dure para sempre, depois da chuva o sol sempre aparece. 2) Meditação. 3) História: O anel. 4) Música: Se não teve sucesso. 5) Atividade Integrada: Painel grupal.

Leia mais

Caderno 1. I. Compreensão do oral. Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período

Caderno 1. I. Compreensão do oral. Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período Nome: _ Data: / / Avaliação: Professor(a): Encarregado de educação: I. Compreensão do oral Caderno 1 1.1. Ir ao Jardim Zoológico Andar na

Leia mais

Pequeno Grupo. maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem (Salmo 139:14)

Pequeno Grupo. maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem (Salmo 139:14) Pequeno Grupo História Bíblica: Lucas 1:26-56 Na lição de hoje as crianças aprenderão que Jesus foi um bebê que nasceu na cidade de Belém e que sua mãe era uma jovem que se chamava Maria. Aprenderão que

Leia mais

Projeto: leitura e produção de texto

Projeto: leitura e produção de texto As 14 pérolas da mitologia grega Texto Ilan Brenman Ilustrações: Ionit Zilberman Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Fundamental 1 e Fundamental 2 Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello Conto

Leia mais

Trabalhand as Em ções

Trabalhand as Em ções Caderno de Atividades Trabalhand as Em ções Psicologia Acessível Por: Caroline Janiro @carolinejaniro Psicologia Acessível, o que é? Psicologia Acessível é um projeto idealizado pela psicóloga Ane Caroline

Leia mais

GÊNEROS LITERÁRIOS. Dramático, Épico, Narrativo e Lírico

GÊNEROS LITERÁRIOS. Dramático, Épico, Narrativo e Lírico GÊNEROS LITERÁRIOS Dramático, Épico, Narrativo e Lírico O QUE SÃO GÊNEROS LITERÁRIOS? Designam as famílias de obras literárias dotadas de características iguais ou semelhantes. Porém, os gêneros não são

Leia mais

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo.

Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a Bíblia tem com a história de um povo. A Bíblia A Bíblia chegou e chega até nós, sendo Palavra de Deus e Fruto da revelação direta de Deus. Quando a Bíblia é vista assim, ela parece um livro caído do céu. E aí, acaba negando a relação que a

Leia mais

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ASSINE SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. NÃO FAÇA

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Diego História Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar:

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar: Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01 Versículos para Decorar: 1 - Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Leia mais

PODES SER O QUE TU QUISERES

PODES SER O QUE TU QUISERES PODES SER O QUE TU QUISERES Índice: 9: Dedicatória 10: Prefácio 14: Toda a gente duvida de ti no início 21: Eu gravava todo torto 28: 1001 Ideias 31: É tudo aquilo que vivo 36: Feliz Dia do Pai 41:

Leia mais

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa.

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Introdução Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Entretanto, antes de passarmos a analisar a regência de alguns verbos,

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO GREGA. Foi em Atenas, uma Cidade-Estado que se fundou a primeira democracia, isto é, o governo do povo.

A CIVILIZAÇÃO GREGA. Foi em Atenas, uma Cidade-Estado que se fundou a primeira democracia, isto é, o governo do povo. A CIVILIZAÇÃO GREGA A CIVILIZAÇÃO GREGA A partir do século VIII a.c., desenvolveu-se na Península Balcânica uma das Civilizações mais importantes da Antiguidade A CIVILIZAÇÃO GREGA. Os Arquitetos Gregos

Leia mais

Piadas com Dez Mil Anos

Piadas com Dez Mil Anos Piadas com Dez Mil Anos???? O Crava e a Matemática Diz o Crava para a Ruby: Este ano vou chumbar a Matemática! Porque é que dizes isso? perguntou a Ruby. Ora respondeu o Crava, é tão certo como dois mais

Leia mais

LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida!

LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida! LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida! SE VOCÊ ESTIVER TRISTE E DESMOTIVADO? Lembre-se de que estes momentos virão, e o que você precisa fazer é superá-los

Leia mais

68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI

68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI WWW.JANEISATOMAS.COM.BR 68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38

Leia mais

MÊNON A REMINISCÊNCIA 1

MÊNON A REMINISCÊNCIA 1 MÊNON A REMINISCÊNCIA 1 [...] Sócrates: Disse há pouco, Mênon, que você é um brincalhão. E aí está você me perguntando se posso instruí-lo, quando digo que não há aprendizado mas apenas lembrança. Quer

Leia mais

Estudo dos gêneros literários

Estudo dos gêneros literários Estudo dos gêneros literários Os gêneros literários são um conjunto de obras que apresentam características semelhantes tanto em termos de forma como conteúdo. Existem três categorias básicas de gênero:

Leia mais

VIAGENS DE GULLIVER. Jonathan Swift Adaptação Cláudia Lopes. Profª Kelly de Sousa Alves

VIAGENS DE GULLIVER. Jonathan Swift Adaptação Cláudia Lopes. Profª Kelly de Sousa Alves VIAGENS DE GULLIVER Jonathan Swift Adaptação Cláudia Lopes Profª Kelly de Sousa Alves Contexto A obra Viagens de Gulliver, foi publicada em 1726. Trata-se do relato das viagens de um médico através de

Leia mais

Título: Autor: Data de conclusão da leitura: / / Principal aprendizado: Ilustração:

Título: Autor: Data de conclusão da leitura: / / Principal aprendizado: Ilustração: Título Auto Data Princ Ilustr Título: Autor: Data de conclusão da leitura: _/ / Principal aprendizado: Ler é muito bom! Por meio da leitura, descobrimos um mundo repleto de histórias, notícias, experiências

Leia mais

PAZ TEM VOZ PAZ NA ESCOLA (O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO)

PAZ TEM VOZ PAZ NA ESCOLA (O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO) Instituto de Educação infantil e juvenil Outono, 2012. Londrina, de. Nome: Ano: tempo Início: Término: Total: Edição VII MMXII fase 3 parte 3 grupo A PAZ TEM VOZ PAZ NA ESCOLA (O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO)

Leia mais