GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio"

Transcrição

1 GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio Monitora 1 Onde é que nós estamos? Alunos 1 Na Fábrica. Monitora 2 Mas em que espaço? Ora reparem à vossa volta. Alunos 2 Numa cozinha. Monitora 3 Uma cozinha. Na cozinha é um laboratório. Monitora 4 Vocês já sabem o que é um laboratório, estiveram num, a fazer pasta de dentes. Aqui, na cozinha, vamos usar alimentos para fazer experiências. Está bom? Monitora 5 - De onde é que vocês vêm? Alunos 3 Talhadas. Monitora 6 Então, como é que estava lá o tempo? Estava calor ou estava frio? Alunos 4 Estava calor. Monitora 7 Eu hoje também estou com calor, mas ontem estava cheia de frio. Apesar de estar calor, eu estava com frio. Se calhar estava doente. Sabem que há coisas que influenciam o calor e o frio. Monitora 8 Os Físicos gostam de ser um pouco rigorosos, muito certinhos, então, não dizem que está calor ou está frio. Usam um aparelho. Em casa, para saberem se estão com febre, o que é que vocês usam? Alunos 5 Um termómetro. Monitora 9 É um termómetro que usam para medir o febre. É um termómetro que, para se ser mais rigoroso, mede a temperatura. Como este que eu tenho aqui, que é um bocadinho grande, se calhar não conhecem. Mas como este, que é parecido com o que medem o febre, que se põe no frigorífico, se calhar já conhecem. Este termómetro grande tem muitos números. Já conhecem os números? Alunos 6 Quarenta, Monitora 10 Mas tem aqui um tracinho atrás, é o sinal menos. Então é 40 graus Celsius. Alunos 7 Graus Celsius. Monitora 11- Este por exemplo aqui é o Alunos 8 Zero. Monitora 12 Zero graus Celsius. Este aqui? Alunos 9 Vinte. Monitora 13 Vinte graus Celsius. Monitora 14 Aqui à nossa frente existe ar, o ambiente e este termómetro vai-me dar a temperatura a que este ar está, vai-me dar a temperatura do ambiente. Como é que se mede a temperatura neste termómetro? Vocês vão ver aqui neste fiozinho, que aparece um risquinho vermelho. Até onde for esse risquinho é até onde vai a temperatura do nosso ambiente. Vocês olham aqui para o lado e dizem-me o número que aí está. Está bom? Alunos 10 vinte. Monitora 15 Se o tracinho vai até ao vinte, significa que a temperatura da nossa cozinha é vinte graus Celsius. Monitora 16 Se eu agora for ali ao congelador será que a temperatura é mais baixa ou mais elevada? Primeiro, está mais frio ou mais calor? Alunos 11 Está mais frio. Monitora 17 Se está mais frio, significa que a temperatura está mais Alunos 12 - baixa. Monitora 18 Mais baixa. Muito bem.

2 Exploração das mostras à temperatura ambiente Monitora 19 Eu tenho aqui um conjunto de materiais, em saquinhos, que estão à temperatura ambiente. Umas coisas são da cozinha, outras da casa de banho, coisas que vocês conhecem. Vocês pegam assim no saquinho, que está aqui para vocês não se sujarem e vão tentar descobrir o que está lá dentro, sem abri e sem cheirar,.. eu vou dar um saquinho a cada um e depois vocês trocam. Monitora 20 Podem mexer, ver se está líquido, se está sólido Monitora 21 Já alguém descobriu o que é? Alunos 13 Já descobri. Monitora 22 Então, é o quê? Alunos 14 Parece sal. Alunos 15 Gelatina Monitora 23 Gelatina? E o teu, é o quê? Alunos 16 Leite. Alunos 17 Água para o congelador. Educadora 1 Ele está a dizer isso porque parecem os nossos sacos de gelo. Monitora 24 E mais? E estes meninos aqui, o que é que têm? Alunos 18 O meu parece água. Monitora 25 E o teu, parece o quê? Alunos 19 Mel. Monitora 26 Mel, e o teu? Dá para pôr no pão, assim, meio amarelado, o que é que te parece, para além de queijo. Alunos 20 Marmelada. Educadora 2 Marmelada dessa cor? Alunos 21 Manteiga. Monitora 27 E mais? Alunos 22 Água. Monitora 28 Agora podem trocar entre vocês, para descobrir o que têm os outros. Monitora 29 Já descobriram o que é o quê? Alunos 23 Queijo, isto é queijo. Alunos 24 Água. Monitora 30 Água? Quem é que tem água? Levantem lá o braço. Eu vou recolher. Monitora 31 Então, que aspecto tem a nossa água? Eu mexo-lhe e ela é dura é mole, pode entornar-se ou não? Alunos 25 É mole. Monitora 32 Se eu abrir o saquinho, a água cai no chão e molha isto tudo. Quando temos assim um material com este aspecto, dizemos que está no estado líquido. A água à temperatura que esta sala está, está líquida. Monitora 33 Se eu pegar, por exemplo, neste aqui (manteiga), já não está líquido. Alunos 26 Está grosso. Monitora 34 É mais grosso, é mais duro. Este era líquido. Este é. Sólido. Monitora 35 Por exemplo, quem é que tem leite? Monitora 36 Então, o leite, é líquido ou é sólido? Alunos 27 É líquido. Monitora 37 Mais alguém tem alguma coisa líquida? Pensem lá. Alunos 28 Eu. Monitora 38 O que é isso?

3 Alunos 29 Gelatina. Monitora 39 Gelatina? Mais alguém tem igual a este? O que é isto? Alunos 30 Azeite. Monitora 40 É sólido ou líquido? É igual à água ou à manteiga? Alunos 31 A Água. É líquido Monitora 41 Esta está Monitora 42 e Alunos 32 - líquida (água), esta está sólida (manteiga), está líquida (leite). Monitora 43 E agora esta (azeite)? Alunos 33 Está líquida. Monitora 44 Está líquida, muito bem. E esta aqui, como é que está? E isto é o quê, já agora? Alunos 34 É mel. Monitora 45 Ele não está nem muito sólido nem muito líquido. Mas reparem, se eu continuar assim, com ele virado para baixo, ele continua a escorrer Monitora 46 Agora reparem aqui neste, na manteiga que já está a ficar mais líquida. Pois, a temperatura das nossas mãos faz com que ela comece a ficar líquida. Monitora 47 E este aqui, é o quê? Alunos 35 Sal. Monitora 48 E o sal é sólido ou líquido? Alunos 36 Sólido. Monitora 49 Sólido, muito bem. (à medida que recolheu cada amostra de cada menino, pergunta o que é e em que estado está, não tendo havido qualquer hesitação). Exploração a uma temperatura aproximada de - 7ºC Monitora 50 Agora, o que é que eu fiz? Eu coloquei saquinhos iguais a estes, dentro desta caixa de esferovite, que é como se fosse um congelador. Como é que é a temperatura dentro de um congelador? É alta ou baixa? Alunos 37 Baixa. Monitora 51 Baixa. Muito bem. Então o que é que vai acontecer a todas estas coisas? Fica tudo líquido?... Algumas ficam sólidas?... O que é que vocês acham? Alunos 38 Ficam líquidas. Monitora 52 Então, se vocês colocarem água no congelador, o que é que acontece? A água transforma-se em Alunos 39 - gelo. Monitora 53 Fica dura ou mole? Alunos 40 Dura. Monitora 54 Então, se fica dura é porque é sólida. Monitora 55 Na caixa, eu coloquei aqui num saquinhos com gelo, para que a temperatura fique muito baixa. Isto é gelo. Vamos ver o que aconteceu aos nossos saquinhos. Como os saquinhos estão muito frios, peguem aqui, assim, por cima. Depois apertam assim para ver se está duro ou mole, se está sólido ou se está líquido e procurem descobrir o que é. (distribui uma amostra por cada menino) Alunos 41 Manteiga. Monitora 56 Depois, podem trocar entre vocês. ( a monitora dá algum tempo para que as crianças possam tactear e trocar opiniões) Monitora 57 Então, já identificaram alguma coisa?

4 Alunos 42 Isto está muito duro. Alunos 43 Isto é leite. Alunos 44 Isto é manteiga. Monitora 58 E mais? O teu (leite) está sólido ou líquido? Alunos 45 Líquido. Monitora 59 Líquido? Repara lá. Então, tu mexes Este está líquido (álcool). Mas, o teu quem mais tem líquidos na mão? Levantem lá. Monitora 60 A manteiga ficou sólida, o leite ficou sólido, o azeite quem é que tem azeite? Já alguma vez tinham visto o azeite a temperaturas muito baixas? Reparem no azeite à temperatura ambiente e aqui, a uma temperatura muito baixa. Monitora 61 Quem é que tem uma amostra igual a esta? O que é isto? Alunos 46 É mel. Está duro. Monitora 62 Muito bem, está duro, está sólido. Monitora 63 E isto, o que é isto? (álcool) Alunos 47 É água. Monitora 64 Água? Então nós não dissemos que a água no congelador ficava dura, ficava em gelo, sólida? Será que isto é água? Não me parece. Monitora 65 Sabem o que é isso? È usado para desinfectar e arde. Parece água mas não é. É álcool. Monitora 66 Aqui a minha água estava dura, estava a uma temperatura muito baixa. Se eu agora a colocar em água quente, o que é que lhe vai acontecer? Monitora 67 Continua sólida ou fica líquida? Aliás, os materiais ou são sólidos ou são líquidos, consoante a temperatura a que nós os colocamos. Certo? Por exemplo, no Verão, está calor, vocês querem beber um sumo bem fresquinho. O que é que vocês põem? Pedras de de Alunos 46 - gelo. Monitora 68 Pedras de gelo. Mas passado um bocado, as pedras de gelo já não estão lá, pois não? O que é que acontece ao gelo? Alunos 47 Fica em água. Monitora 69 Fica em água porque derrete. Derrete porque a temperatura varia. É tudo em função da temperatura. Se a temperatura aumenta, os materiais ficam mais líquidos, se a temperatura baixa, os materiais ficam mais sólidos. Mas nem todos, como é ali o caso do álcool. Ele foi ao congelador e não ficou sólido. Certo? Variação da massa na mudança de estado Monitora 70 Ora bem. Todos os saquinhos que vocês têm na mão, têm um peso. O que é que se utiliza quando nós queremos pesar? Educadora 3 Não se lembram o que usamos quando fizemos o bolo, para pesar a farinha e o açúcar? Lembram-se? Monitora 71 O que é isto? Se calhar a que vocês usam em casa para pesar, é diferente desta. Provavelmente a da escola também. Mas, para pesar nós usamos uma. Alunos 47 balança. Monitora 72 Muito bem. Para pesar usamos uma balança. E, o que é que está aqui? Alunos 48 Água. Monitora 73 Está líquida ou está sólida? Alunos 49 Sólida.

5 Monitora 74 Isto tem um peso. Certo? Será que pesa muito ou pesa pouco? Alunos 50 Pouco. Monitora 75 É um saquinho pequenino Sabem quanto é que pesa? Quem é que já conhece os números? Queres ajudar-me? Assim está zero. E agora, fica quanto? Alunos 51 Cinquenta e dois. Monitora 76 Muito bem, cinquenta e dois. Sim senhor. Agora digam-me uma coisa. Este saquinho, com água sólida pesa cinquenta e duas gramas. O que é que acontece ao peso daquele saquinho, quando a água está líquida. Monitora 77 -Será que vai aumentar o peso, será que vai diminuir o peso, será que fica igual? O que é que vocês acham? Será que é a mesma coisa? Alunos 52 Não. Monitora 78 E toda a gente acha a mesma coisa? Ou será que aumenta ou diminui? A que é que acham? Se eu colocar o saquinho no microondas, o que é que acham que vai acontecer ao peso? Monitora 79 É difícil, não é? Então vamos ver o que acontece. Lembram-se quanto era o peso? Alunos 53 Cinquenta e dois. Educadora 4 Não se esqueçam. Será que vai pesar mais, pesar menos, será igual? Monitora 80 Já está. Como é que está, está sólido ou líquido? Alunos 53 Líquido. Monitora 80 - Acham que pesa mais ou menos? Alunos 54 Menos. Monitora 81 Menos? Mas eu não pus cá nada dentro nem tirei. Só usei o microondas. Educadora 5 Antes estava no estado sólido e agora está líquido. Monitora 82 Quanto é que era, quanto é que era? Alunos 55 Cinquenta e dois. Monitora 83 E agora está quanto? Alunos 56 Cinquenta e dois. Monitora 84 Curiosamente, pesa a mesma coisa. Por que é que será a mesma coisa? Eu tinha gelo aqui dentro, estava sólido, estava duro. Eu coloquei no microondas, ficou líquido. E agora se eu colocar de novo no congelador, como é que fica? Alunos 57 Fica sólido. Monitora 85 E se eu voltar a tirar fica sólido ou líquido? Se eu colocar no microondas outra vez? Alunos 58 Fica líquido. Monitora 86 Fica outra vez líquido. Neste processo eu não estou a tirar nem a adicionar nada. Como é que ficará o peso? Como viram, o peso é o mesmo. Monitora 87 Muito bem. Eu espero que tenham gostado do que estivemos a fazer e ia pedir-vos para colocarem uma pecinha para dizerem se gostaram muito, se gostaram assim-assim, ou se não gostaram da actividade. Pode ser? Obrigada.

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente sentarem-se,

Leia mais

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Monitora 1 Bom dia! Vocês vêm de onde? Alunos 1 Do Couto. Monitora 2 E o tempo aqui, como é que está? Alunos 2 Está calor. Monitora 3 -

Leia mais

GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos

GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos GJI 1 - Jardim de Infância da Figueira - 17 alunos de 3 e 4 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos

GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos GJI 3 Grupo do Jardim de Infância de Azurva 12 crianças 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho

GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho GJI 5 Jardim de Infância de Azurva Alunos de 3, 4 e 5 anos 07 de Junho Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente

Leia mais

Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel. Ensaio 1

Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel. Ensaio 1 Grupo 3 4ºano Maria Jorge, Júlia, Daniel Ensaio 1 E 1 Neste tabuleiro temos diferentes materiais que vocês conhecem que eu gostaria que vocês identificassem. Podem mexer, tocar, para saber o que está dentro

Leia mais

Grupo 2 4º ano. Ana, Ana Filipe, Guilherme. Ensaio 1

Grupo 2 4º ano. Ana, Ana Filipe, Guilherme. Ensaio 1 Grupo 2 4º ano Ana, Ana Filipe, Guilherme Ensaio 1 E1 Dentro deste tabuleiro estão saquinhos com materiais que vocês conhecem. A Ana está aqui a fazer uma cara podem pegar, podem mexer e tentar identificar

Leia mais

Escondidinho de Carne Moída

Escondidinho de Carne Moída Escondidinho de Carne Moída Olá, hoje vou colocar a receita de um prato que não fiz para receber, na verdade foi um jantarzinho prático para uma segunda qualquer mas ficou tão gostoso que resolvi postar.

Leia mais

Fatores que podem influenciar o tempo de Dissolução de um material

Fatores que podem influenciar o tempo de Dissolução de um material Fatores que podem influenciar o tempo de Dissolução de um material Questão I O Tamanho do Rebuçado Questão II O Tipo de Rebuçado Questão III O Estado de Divisão do rebuçado Questão IV A Quantidade de Líquido

Leia mais

Intenção: Desenvolver a habilidade de reconhecer diferentes tipos de moradia.

Intenção: Desenvolver a habilidade de reconhecer diferentes tipos de moradia. JARDIM C MORADIAS Intenção: Desenvolver a habilidade de reconhecer diferentes tipos de moradia. 2 Roda de Conversa: descrever os tipos de moradias apresentados, tipos de materiais usados e ambientes. Problematização

Leia mais

1 Fazer brigadeiros é fácil

1 Fazer brigadeiros é fácil Neste E-Book Mini Curso Brigadeiro Gourmet irei apresentar uma breve introdução para você que quer começar a vender brigadeiro, e apresentarei as mais conhecidas receitas de brigadeiro, as menos comum

Leia mais

Brigadeiro Passo-a-Passo

Brigadeiro Passo-a-Passo Brigadeiro Passo-a-Passo Misture em uma panela pequena o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga, o sal e o mel. O sal acentua o sabor e o mel dá um brilho extra à massa. Leve ao fogo médio e cozinhe

Leia mais

O copo que não transborda! É possível caminhar sobre a água?

O copo que não transborda! É possível caminhar sobre a água? O copo que não transborda! Um copo; Clipes; Jarro com água. Deita água no copo de modo a ficar completamente cheio, sem entornar. Coloca devagar e sem tocar com o dedo na água, um clipe dentro do copo.

Leia mais

Filet mignon com talharim ao molho pesto

Filet mignon com talharim ao molho pesto Filet mignon com talharim ao molho pesto Olá, essa receita na verdade foi tudo meio pronto coloquei esse pesto de manjericão trufado, que comprei em uma loja de importados e fiz um filet temperado com

Leia mais

A Transformação dos Alimentos

A Transformação dos Alimentos Unidade 2 A Transformação dos Alimentos Na fábrica e na cozinha O QUE VAMOS APRENDER? Sumário Página A transformação dos alimentos. 2 A conservação dos alimentos.... 7 Como é que se organiza o frigorífico?.

Leia mais

Nhoque com molho de cogumelos e paillard de filé

Nhoque com molho de cogumelos e paillard de filé Nhoque com molho de cogumelos e paillard de filé Olá, a receita de hoje é de um prato super saboroso! Vamos fazer para 04 pessoas! O molho de cogumelos é um coringa vai bem com massas, carnes e até sozinho

Leia mais

Doutor Q.I. Ataca Novamente Matheus Porfirio

Doutor Q.I. Ataca Novamente Matheus Porfirio Doutor Q.I. Ataca Novamente Matheus Porfirio (Baseado no livro A Droga da Obediência) Editora Matheuslândia Depois do mistério da Droga da Obediência, os Karas já estavam prontos para uma nova aventura.

Leia mais

Ementa de primavera /verão

Ementa de primavera /verão 1 Ementa de primavera /verão Sopa: Creme de ervilhas com hortelã Prato principal: Salmão no forno com arroz de cenoura Bebida: Sumo de laranja natural Sobremesa: Delícia de morango Creme de Ervilhas com

Leia mais

Cream. O Sour Cream nada mais é do que um creme de leite com um toque azedo e é facilmente feito em casa, como mostramos hoje:

Cream. O Sour Cream nada mais é do que um creme de leite com um toque azedo e é facilmente feito em casa, como mostramos hoje: Receita: Cream Como Fazer Sour Uma das complicações para quem gosta de cozinhar, é quando a receita pede um ingrediente que nós não encontramos em nosso país. Cada país possui diversos ingredientes típicos

Leia mais

cocada clique para ampliar Ingredientes do bolo (1 Pão-de-ló): 4 ovos;

cocada clique para ampliar Ingredientes do bolo (1 Pão-de-ló): 4 ovos; Naked Cake cocada com recheio de Hoje vamos dar a receita de um bolo feito para uma pessoa muito especial! Naked com recheios de cocada e leite condensado cozido! Todos aprovaram Espero que gostem! clique

Leia mais

Sopa Creme de cenoura e espinafres

Sopa Creme de cenoura e espinafres Sopa Creme de cenoura e espinafres 45 minutos 200 g courgette ( courgette média) 50 g de batata ( batata média) 50 g de cenoura (2 cenouras médias) 00 g de cebola ( cebola média) 00 gramas espinafres 5,8

Leia mais

receitas de sobremesas

receitas de sobremesas receitas de sobremesas introdução Este e-book foi elaborado pensando em nossos leitores, que buscam uma vida saudável e tem uma rotina corrida. Nós do blog Malu Saudável além de gostar de cozinhar, gostamos

Leia mais

Poro e Pesto. A receita de hoje é uma boa alternativa para quem já está aproveitando o tempo mais friozinho: creme de ervilha com alho e pesto!

Poro e Pesto. A receita de hoje é uma boa alternativa para quem já está aproveitando o tempo mais friozinho: creme de ervilha com alho e pesto! Creme de Ervilha Poro e Pesto Com Alho A receita de hoje é uma boa alternativa para quem já está aproveitando o tempo mais friozinho: creme de ervilha com alho e pesto! 1) 2 colheres de sopa de suco de

Leia mais

Experiência 9 Transferência de Calor

Experiência 9 Transferência de Calor Roteiro de Física Experimental II 39 Experiência 9 Transferência de Calor OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar os processos de transferência de calor entre dois corpos, na situação em que nenhum deles

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 41 Comportamento da água com sal - 4

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 41 Comportamento da água com sal - 4 AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 41 Comportamento da água com sal - 4 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º e 2º ANO DO ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO Na parte anterior, investigamos o método de

Leia mais

Direção e Gestão Hoteleira

Direção e Gestão Hoteleira Direção e Gestão Hoteleira 2º Ano 1º Semestre Pastelaria Docente: Elias Silva Discentes: Maria Correia, nº7889 Marlene Romão, nº7922 Rita Gouveia, nº7887 Sara Matos, nº7898 Novembro 2015 Pastel de Nata

Leia mais

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO?

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO? QUEM SOMOS? Caros jovens participantes do Jovens em Ação, para ajudar o grupo na realização do seu empreendimento social, o projeto entregará a vocês, em partes, algumas propostas de atividades que contribuirão

Leia mais

Tabela de Equivalência Culinária Medidas

Tabela de Equivalência Culinária Medidas Tabela de Equivalência Culinária Medidas Não basta saber cozinhar ou fazer experimentos na cozinha! Tem horas que a receita quebra a cabeça da gente. Ainda mais quando precisamos dividir uma receita ao

Leia mais

Bolos decorados divertidos 2

Bolos decorados divertidos 2 Bolos decorados divertidos 2 com Ramon Serpa Massa básica de bolo tradicional Pode multiplicar a receita pela quantidade de massas que você precisa. 4 ovos 200 g de açúcar refinado 80 g de manteiga em

Leia mais

Plano de Ementas Fichas Técnicas

Plano de Ementas Fichas Técnicas Plano de Ementas Fichas Técnicas Escola Alemã Tipo: Sobremesa Prato: IOGURTE DE AROMAS (7) Carbono Fibra Sal (kcal) Iogurte De Aromas (7) 125,0 371,3 88,8 5,1 2,0 12,6 0,0 0,2 Tipo de Confeção: Cru Total:

Leia mais

Mini Churros. Hoje a receita é de uma sobremesa deliciosa. Clique para ampliar

Mini Churros. Hoje a receita é de uma sobremesa deliciosa. Clique para ampliar Mini Churros Hoje a receita é de uma sobremesa deliciosa. Ingredientes: 1 2 2 1 1/2 xícara de água colheres de manteiga colheres de açúcar pitada de sal 2 xícaras de farinha de trigo óleo para fritar açúcar

Leia mais

Os Relógios. O relógio de Sol

Os Relógios. O relógio de Sol Os Relógios Ó Tio João onde é que foi o primo Manuel? perguntava a ovelha Tété ao Tio João Nabiça foi à vila comprar um relógio de pulso porque o dele se partiu respondeu-lhe ele. Ora ainda bem que falámos

Leia mais

Receita: Gyros, o Sanduíche Grego

Receita: Gyros, o Sanduíche Grego Receita: Gyros, o Sanduíche Grego Hoje ensinaremos a fazer o Gyros, que é uma comida grega de rua basicamente como o nosso churrasquinho, ou cachorro quente. Só de saber que é uma comida de rua, já é uma

Leia mais

Oração Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia!

Oração Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia! 2ª FEIRA 22 outubro ANO MISSIONÁRIO E UM GRANDE SANTO- S. JOÃO PAULO II E boa semana. Ontem celebrou-se o Dia Mundial das Missões. O Papa Francisco escreveu uma mensagem muito bonita aos jovens falando

Leia mais

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005

Título: Poemas da verdade e da mentira. Autor: Luísa Ducla Soares. Ilustação: Ana Cristina Inácio. Edição original: Livros Horizonte, 2005 Título: Poemas da verdade e da mentira Autor: Luísa Ducla Soares Ilustação: Ana Cristina Inácio Edição original: Livros Horizonte, 2005 Edição: Serviço das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Finisterra-

Leia mais

Alimentar( mente) Título. Alunos: pré, 1º,2º,3º e 4º anos. Destinarários. Material. Objetivos. Descrição da actividade:

Alimentar( mente) Título. Alunos: pré, 1º,2º,3º e 4º anos. Destinarários. Material. Objetivos. Descrição da actividade: 2014/2015 Título Destinarários Material Objetivos Alimentar( mente) Alunos: pré, 1º,2º,3º e 4º anos -Livros - Ficha de leitura - Promover o prazer da leitura - Ler e ouvir ler obras de literatura para

Leia mais

Receita de Calda de Chocolate Com Casquinha Crocante

Receita de Calda de Chocolate Com Casquinha Crocante Receita de Calda de Chocolate Com Casquinha Crocante Uma coisa que esteve presente na infância de todos é o bolo. Bolo é algo fácil de fazer e que toda mãe faz para adoçar a vida dos filhos. Porém, assim

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar. Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias

CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar. Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias CENTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA VIVA Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-Escolar Formanda: Lília da Piedade Maçãs Realinho Dias OS No ínicio: Hoje vamos falar dos sentidos. O que é que vocês já sabem

Leia mais

Mesa de doces decorados para o Natal. com Claudia Thomaz

Mesa de doces decorados para o Natal. com Claudia Thomaz Mesa de doces decorados para o Natal com Claudia Thomaz 2 Olá! O Natal é uma ocasião especial, de celebração com os amigos e família. É um momento especial também pela variedade das comidas da época, com

Leia mais

Receitas para o Campo de Verão

Receitas para o Campo de Verão Livro de Cozinha Receitas para o Campo de Verão Campo de Verão 29 de Julho a 2 de Agosto de 2016 CNE Agrupamento 1128 Belas Torcidinhos Torcidinhos Chouriço Bacon Cogumelos laminados Pacotes de natas Cebola

Leia mais

INICIADOS - 2ª Sessão ClubeMath 7-11-2009

INICIADOS - 2ª Sessão ClubeMath 7-11-2009 INICIADOS - 2ª Sessão ClubeMath 7-11-2009 Adivinhar o dia de aniversário de outra pessoa e o mês Temos uns cartões mágicos, que vão permitir adivinhar o dia de aniversário de qualquer pessoa e outros que

Leia mais

FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 1.º Ano 3.

FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 1.º Ano 3. FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00 LUZ E ESCURIDÃO Nível aconselhado 1.º Ano 3.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Reconhecer o Sol como fonte de luz * Reconhecer que o Sol emite calor * Ser capaz

Leia mais

DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA

DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA Monique Aparecida Voltarelli Resumo Este trabalho foi desenvolvido com crianças da fase 5 da educação infantil de uma Escola Municipal de Educação Infantil de São Carlos.

Leia mais

Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro

Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro 8 a 10 8.00 1h 30min Misturador Batedor Tr/Amassar Ingredientes Massa: 80gr manteiga 5 ovos 10gr fermento pó 380gr açúcar 120gr chocolate pó 200ml leite 290gr

Leia mais

Cobertura de Chocolate cremosa

Cobertura de Chocolate cremosa Cobertura de Chocolate cremosa nd 2.00 10min Ingredientes 1 Tablete de chocolate de culinária (200gr) 1 pacote de natas (200ml) Tr/Amassar 2min 8min 1ª Parta a tablete de chocolate aos cubos e coloque

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 1 Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz. Torta de Banana rápida 2 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 1 colher de sopa de

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

cocada clique para ampliar Ingredientes do bolo (1 Pão-de-ló): 4 ovos;

cocada clique para ampliar Ingredientes do bolo (1 Pão-de-ló): 4 ovos; Naked Cake cocada com recheio de Hoje vamos dar a receita de um bolo feito para uma pessoa muito especial! Naked com recheios de cocada e leite condensado cozido! Todos aprovaram Espero que gostem! Ingredientes

Leia mais

S III SOLUÇÕES DAS FICHAS DE TRABALHO

S III SOLUÇÕES DAS FICHAS DE TRABALHO S III O Brócoli à Descoberta do Mundo dos Alimentos S III Soluções das fichas de trabalho Ficha de trabalho A Pequeno-almoço e Lanche: Leite ou Iogurte + Pão de mistura (com ou sem Fruta e Água) Meio

Leia mais

O Semáforo Nutricional

O Semáforo Nutricional As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável? Sustentável é um adjetivo

Leia mais

Bala de Gelatina Light Com Dekopon Receita

Bala de Gelatina Light Com Dekopon Receita Bala de Gelatina Light Com Dekopon Receita Há poucos dias nós mostramos como é a fruta Dekopon e contamos um pouco de sua história. Na postagem nós comentamos que a fruta é ótima não só para o consumo

Leia mais

Provamos: M&M s Peanut Butter Recheio de Manteiga de Amendoim

Provamos: M&M s Peanut Butter Recheio de Manteiga de Amendoim Provamos: M&M s Peanut Butter Recheio de Manteiga de Amendoim O que mais tem é produto bom que não é comercializado no Brasil. Quando a marca não está presente aqui, tudo bem, eu me conformo, mas quando

Leia mais

crocante de carne seca e pistache.

crocante de carne seca e pistache. Arroz de cordeiro com crocante de carne seca e pistache. Olá, essa receita eu vi no programa Que Marravilha e deu muita vontade Demorou mas saiu. A receita é relativamente simples, mas os ingredientes

Leia mais

Salada de atum com sorbet de limão

Salada de atum com sorbet de limão Salada de atum com sorbet de limão Essa salada ficou deliciosa Ai vão os ingredientes e o modo de fazer: - Rúcula: só temperei com aceto balsâmico, azeite e uma pitada de sal; - Atum selado: coloque uma

Leia mais

Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados

Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados Actividade: Medir quadrados. Tipo: Resolução de problemas. Conteúdos: Noção de quadrado, introdução à medida, noções de tamanho, identificação das características

Leia mais

ANEXO II CONCEITOS RELATIVOS À ENERGIA NA COMBUSTÃO

ANEXO II CONCEITOS RELATIVOS À ENERGIA NA COMBUSTÃO ANEXO II CONCEITOS RELATIVOS À ENERGIA NA COMBUSTÃO TEMPERATURA Segundo [9], a temperatura mede a energia cinética média das moléculas de um corpo. De um modo geral, os corpos aumentam de volume com o

Leia mais

INTRODUÇÃO HOME DISTILLING

INTRODUÇÃO HOME DISTILLING INTRODUÇÃO HOME DISTILLING É o modo de produção caseiro de bebidas destiladas de qualidade, utilizando equipamentos idênticos aos das grandes destilarias, porém reproduzidos em escala menor. Tem como objetivos:

Leia mais

Bolo Red Velvet com Candy Cane (Veludo Vermelho com Bengalinhas)

Bolo Red Velvet com Candy Cane (Veludo Vermelho com Bengalinhas) Bolo Red Velvet com Candy Cane (Veludo Vermelho com Bengalinhas) Fiz esse bolo para o Natal lá em casa e mesmo que o próximo natal esteja bem longe, queria deixar essa inspiração pra vocês A inspiração

Leia mais

Acção de Formação UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES. (Realizada com uma turma de alunos do 8º ano de escolaridade)

Acção de Formação UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES. (Realizada com uma turma de alunos do 8º ano de escolaridade) Acção de Formação UTILIZAÇÃO DOS NOVOS LABORATÓRIOS ESCOLARES (Realizada com uma turma de alunos do 8º ano de escolaridade) Formanda: Maria Ana Mestre Formador: Professor Vítor Duarte Teodoro Lisboa 2010

Leia mais

RECEITAS: Autores: Camila Letícia Paula

RECEITAS: Autores: Camila Letícia Paula RECEITAS: Autores: Camila Letícia Paula BOLO DE ERVA-MATE Ingredientes: *4 ovos *11/2 xícara de leite morno *2 xícaras de farinha de trigo *1/2 xícara de óleo *3 colheres de erva-mate peneirada *1 colher

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

Transcrição Completa dos Experimentos.

Transcrição Completa dos Experimentos. Transcrição Completa dos Experimentos. Grupo 1 Neste vídeo iremos fazer duas gelatinas com abacaxi, uma irá endurecer e outra não, mais adiante iremos falar o porquê. A receita a seguir não endurecerá

Leia mais

Poro e Pesto. A receita de hoje é uma boa alternativa para quem já está aproveitando o tempo mais friozinho: creme de ervilha com alho e pesto!

Poro e Pesto. A receita de hoje é uma boa alternativa para quem já está aproveitando o tempo mais friozinho: creme de ervilha com alho e pesto! Creme de Ervilha Poro e Pesto Com Alho A receita de hoje é uma boa alternativa para quem já está aproveitando o tempo mais friozinho: creme de ervilha com alho e pesto! 1) 2 colheres de sopa de suco de

Leia mais

Receita: Homus Com Pesto Genovese Homus tradicional

Receita: Homus Com Pesto Genovese Homus tradicional Receita: Genovese Homus Com Pesto A receita de hoje é mais uma que ajuda a ter uma alimentação saudável, pois é fácil de fazer e fica uma delícia. Há algum tempo nós ensinamos a fazer o Homus tradicional,

Leia mais

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef!

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Todos podemos ser bons cozinheiros, basta querer aprender! Que tal pedires a um adulto para te ajudar a experimentar algumas receitas? Mas atenção!

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Alimentix. O teu jogo dos Alimentos. Jogar. Como Jogar?

Alimentix. O teu jogo dos Alimentos. Jogar. Como Jogar? Alimentix O teu jogo dos Alimentos Jogar Como Jogar? Olá amigo! O Alimentix é um jogo extraordinário que não vais poder deixar de conhecer. Estás pronto? 1. Começa por escolher o jogo que queres jogar;

Leia mais

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef!

Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Receitas simples para seres um verdadeiro mini-chef! Todos podemos ser bons cozinheiros, basta querer aprender! Que tal pedires a um adulto para te ajudar a experimentar algumas receitas? Mas atenção!

Leia mais

Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro

Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro Bolo chocolate com cobertura de brigadeiro 8 a 10 8.00 1h 30min Acessórios Misturador Batedor Tr/Amassar Ingredientes Massa: 80gr manteiga 5 ovos 10gr fermento pó 380gr açúcar 120gr chocolate pó 200ml

Leia mais

Sorvete de coco verde

Sorvete de coco verde Sorvete de coco verde 500g de polpa de coco verde (use a polpa quando estiver branca e carnuda, mas ainda mole e de fácil remoção) 400ml de leite de coco 400ml de creme de leite +/- 1 1/2 xícaras de açúcar

Leia mais

Mousseline de batata com lascas de bacalhau e farofa de azeitonas

Mousseline de batata com lascas de bacalhau e farofa de azeitonas Mousseline de batata com lascas de bacalhau e farofa de azeitonas clique para ampliar Olá, ontem a noite fizemos uma receita que recebeu muitos elogios. Foi uma adaptação de uma receita do Chef Claude

Leia mais

Receita de Bolo Cremoso de Laranja

Receita de Bolo Cremoso de Laranja Receita de Bolo Cremoso de Laranja Tarde fria em São Paulo e prenúncio de noite de inverno com cara de inverno. Nada melhor do que um bolo quentinho para um chá especial, bem quente para aquecer a noite.

Leia mais

A montagem é feita da seguinte forma:

A montagem é feita da seguinte forma: OBS: A quanidade de recheio é equivalente para 15 bolos no copo do tamanho de 100grs. O pote que uso é o: A montagem é feita da seguinte forma: Passo 1: Colocar um pouquinho de recheio, (equivalente a

Leia mais

Salada de atum com sorbet de limão

Salada de atum com sorbet de limão Salada de atum com sorbet de limão clique para ampliar Essa salada ficou deliciosa Ai vão os ingredientes e o modo de fazer: - Rúcula: só temperei com aceto balsâmico, azeite e uma pitada de sal; - Atum

Leia mais

Receita de Salada Italiana

Receita de Salada Italiana Receita de Salada Italiana Salada é sempre uma ótima pedida quando o tempo está quente coisa bem comum aqui no Brasil. Aqui em casa, nós fazemos da salada o prato principal em algumas ocasiões, porém,

Leia mais

Naked Cake com recheio de Brigadeiro de Paçoca e cobertura de Ganache

Naked Cake com recheio de Brigadeiro de Paçoca e cobertura de Ganache Naked Cake com recheio de Brigadeiro de Paçoca e cobertura de Ganache Eu estava assistindo ao programa Que Seja Doce do canal GNT e no episódio do dia, os participantes tiveram que fazer um bolo de banquete.

Leia mais

Oficina de Páscoa sem Glúten

Oficina de Páscoa sem Glúten Oficina de Páscoa sem Glúten Renata Zandonadi, Naara Caroline Souza, Amanda Rosa, Isabela Feitosa, Marcela Novais, Luana de Oliveira, Alana Sampaio, Thamires Marinho, Giuliana, Larissa Berber. 1) Ovo de

Leia mais

Receita: Molho de Tomate

Receita: Molho de Tomate Receita: Molho de Tomate Um belo prato de macarrão é uma ótima opção de almoço/jantar, pois é prático de fazer, fica uma delícia e é basicamente impossível encontrar alguém que não goste de massa. Outro

Leia mais

Bolo no pote (pão de ló) com creme diplomata e musseline

Bolo no pote (pão de ló) com creme diplomata e musseline Minhas Receitas Bolo no pote (pão de ló) com creme diplomata e musseline Ingredientes do Pão de Ló: 6 ovos (separar clara em neve) 360 g de açúcar refinado 250 ml de água filtrada 360 g de farinha de trigo

Leia mais

embuscadaáguaperdida Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

embuscadaáguaperdida Câmara Municipal de Arcos de Valdevez embuscadaáguaperdida Câmara Municipal de Arcos de Valdevez EMBARCA COMIGO NA AVENTURA EM BUSCA DA ÁGUA PERDIDA Embarca com o salpico na aventura em busca da água perdida!!! este livro é para ti!!! Torna-te

Leia mais

Receita de Macarrão Queijos e Abobrinha

Receita de Macarrão Queijos e Abobrinha Receita de Macarrão Queijos e Abobrinha aos 4 A receita de hoje foi uma tortura, pois fizemos toda a edição das fotos e texto no meio da madrugada e com uma fome danada e confie em mim, depois de provar

Leia mais

Bala de Gelatina Light Com Dekopon Receita

Bala de Gelatina Light Com Dekopon Receita Bala de Gelatina Light Com Dekopon Receita Há poucos dias nós mostramos como é a fruta Dekopon e contamos um pouco de sua história. Na postagem nós comentamos que a fruta é ótima não só para o consumo

Leia mais

2ª FEIRA 03 de Dezembro

2ª FEIRA 03 de Dezembro 2ª FEIRA 03 de Dezembro KILO & LITRO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Antes de mais, um forte agradecimento a todos os meninos e meninas que neste fim-de-semana colaboraram como voluntários na

Leia mais

Receita de Frango com Cerveja

Receita de Frango com Cerveja Receita de Frango com Cerveja 1 Frango ou pedaços grandes 1 Saqueta de sopa de cebola Knorr 1 Cerveja 1.Coloca-se óleo num tacho com uma cebola picada, 2.Deixa-se alourar e junta o frango cortado em pedaços

Leia mais

Pizza no Pão de Forma

Pizza no Pão de Forma Pizza no Pão de Forma A receita de hoje é perfeita para quem procura algo gostoso e saudável pois além de gostosa é ser fácil de fazer. A pizza no pão de forma é prática e em poucos minutos fica pronta,

Leia mais

PIPOCA DE VINHO. Modo de preparo: Coloque o vinho e o açúcar em uma panela, deixe ferver até reduzir e ficar uma calda espessa.

PIPOCA DE VINHO. Modo de preparo: Coloque o vinho e o açúcar em uma panela, deixe ferver até reduzir e ficar uma calda espessa. PIPOCA GOURMET PIPOCA DE VINHO 500ml de Dal Pizzol Gamay Beaujolais 2013 7 colheres (sopa) de açúcar Pipoca Coloque o vinho e o açúcar em uma panela, deixe ferver até reduzir e ficar uma calda espessa.

Leia mais

Lanches Infantis para Celíacos

Lanches Infantis para Celíacos Mini-Pizza Napolitana Lanches Infantis para Celíacos Ovo 360g 6 unidades Açúcar Refinado 90g 5 e ½ colheres de sopa cheias Amido de Milho 75g 5 colheres de sopa cheias Fécula de Batata 25g 2 colheres de

Leia mais

Pequenos Almoços Saudáveis Para Uma Semana

Pequenos Almoços Saudáveis Para Uma Semana INDICE Sandes Ao Acordar 3 Maça 4 Melancia 5 Panquecas 6 Barra De Energia Matinal 8 Omolete 10 Muesli 11 SANDES AO ACORDAR Você vai querer acordar logo para comer este sanduíche no café da manhã. Ingredientes:

Leia mais

QUE OS TEUS PAIS. inês faria

QUE OS TEUS PAIS. inês faria QUE OS TEUS PAIS 2 QUE OS TEUS PAIS inês faria 3 Olá a todos! P. 7 ALGUMAS COISAS QUE OS TEUS PAIS NÃO TE DISSERAM P. 9 INDEPENDÊNCIA! P. 23 4 SER MULHER O PRIMEIRO DRAMA DRAMÁTICO DA VIDA DE UMA MULHER

Leia mais

Resumo. O Coelho Mágico fica doente

Resumo. O Coelho Mágico fica doente Resumo Um dia o coelho estava no parque e apanho uma grande molha. No dia seguinte, adoeceu. Tentou curar-se a si próprio com magia mas não conseguiu. O que fez ele a segui? Se quiseres saber o fim da

Leia mais

Receita: Beijinho Com Coco Fresco

Receita: Beijinho Com Coco Fresco Receita: Beijinho Com Coco Fresco Nas festinhas infantis, o beijinho normalmente é um pouco desprezado, pois a estrela da vez sempre é o brigadeiro. Por outro lado, há muitos fãs de beijinho, pois é um

Leia mais

Professor Marco Antonio

Professor Marco Antonio Professor Marco Antonio observações macroscópicas interpretações microscópicas Termologia Quente ou frio? Termologia Temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um

Leia mais

Como fazer coco ralado Receita leite de coco caseiro A receita do leite de coco já foi ao ar

Como fazer coco ralado Receita leite de coco caseiro A receita do leite de coco já foi ao ar Como fazer Receita coco ralado Coco ralado é um ingrediente comumente usado na culinária brasileira. Pense na quantidade de doces típicos do Brasil que leva coco ou que pelo menos, tem como opção a adição

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 18 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Dilatação dos

Leia mais

Tartare de salmão. clique para ampliar

Tartare de salmão. clique para ampliar Tartare de salmão clique para ampliar Olá, vou fazer uma receita de tartare de salmão bem fácil, que eu peguei do livro A Dieta do Chef, de Roland Villard! Esse livro é muito bom São receitas super elaboradas

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

MATEMÁTICA FÁCIL. Se você respondeu sim para estas questões então podemos perceber algumas características. São elas:

MATEMÁTICA FÁCIL. Se você respondeu sim para estas questões então podemos perceber algumas características. São elas: 1 MATEMÁTICA FÁCIL Ao escrever este material, pensei em todas as pessoas que gostariam de aprender matemática de uma forma simples, como se estivessem conversando com um colega. Assim, os objetivos são

Leia mais

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado Dimensões Institucionalização Entrevistado F 2 Imagem sobre a velhice Entristece-me muito chegar aqui e olhar para determinados idosos que estão aqui, venho cá três vezes por semana no mínimo e nunca vejo

Leia mais