Resumo. Parte 2 Introdução à Teoria da Probabilidade. Ramiro Brito Willmersdorf Introdução.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resumo. Parte 2 Introdução à Teoria da Probabilidade. Ramiro Brito Willmersdorf Introdução."

Transcrição

1 Parte 2 Introdução à Teoria da Probabilidade Ramiro Brito Willmersdorf ramiro@willmersdorf.net Departamento de Engenharia Mecânica Universidade Federal de Pernambuco Resumo 1 Introdução 2 Espaço Amostral Sistemas de Probabilidade

2 Introdução Teoria da Probabilidade A Teoria da Probabilidade é o modelo matemático que permite estudar de forma abstrata um fenômeno físico ao qual está associado uma incerteza. Este modelo será composto por três elementos: um espaço amostral; uma álgebra de eventos; uma medida de probabilidade. Espaço Amostral Experiências Espaço Amostral Para um fenômeno físico, será denida uma experiência. A experiência caracteriza-se por: denir explicitamente todos os resultados possíveis; ser reprodutível em completa igualdade de condições; para cada repetição, um dos resultados possíveis deve necessariamente ocorrer; condições idênticas podem levar a resultados distintos. Cada resultado da experiência é chamado ponto-amostra e denotado por ω. O conjunto de todos os pontos-amostra é chamado espaço amostral e denotado por Ω.

3 Espaço Amostral Exemplos Lançamento de Dados Experiência: lançar 1 dado, anotar a face visível. ω: face visível. { } Ω = ou Ω = 1, 2, 3, 4, 5, 6. A representação numérica é apenas uma conveniência. Espaço Amostral Exemplos Lançamento de Dados Experiência: lançar 2 dados, onde a ordem importa, e anotar as faces visíveis ω: (Face 1, Face 2). (1, 1), (1, 2), (1, 3), (1, 4), (1, 5), (1, 6), (2, 1), (2, 6), Ω =.. (5, 1), (5, 6), (6, 1), (6, 2), (6, 3), (6, 4), (6, 5), (6, 6) A cardinalidade do espaço amostral é 36.

4 Espaço Amostral Exemplos Lançamento de Dados Experiência: lançar 2 dados, onde a ordem não importa, e anotar as faces visíveis ω: (Face 1, Face 2). (1, 1), (1, 2), (1, 3), (1, 4), (1, 5), (2, 2), (3, 3) Ω= (4, 4) (5, 5 ) (1, 6), (2, 6),... (4, 6), (5, 6), (6, 6) A cardinalidade do espaço amostral é 21. Espaço Amostral Exemplos Sinal Elétrico Ou tensão, pressão, temperatura, etc. Qualquer grandeza contínua, medida analógicamente. ω: uma leitura do mostrador. Ω = [Vmin, Vmax ] Em princípio, há in nitos eventos, que variam continuamente.

5 Espaço Amostral Exemplos Sinal Elétrico Ou tensão, pressão, temperatura, etc. Qualquer grandeza contínua, medida discretamente. ω: uma leitura do mostrador, restrita à resolução do mostrador. Ω = {V min,..., V max }, em saltos discretos. Em princípio, há um número nito de eventos, que variam discretamente. Espaço Amostral Exemplos Diâmetro de barras ω: um diâmetro medido (um número real). Ω = [d min, d max ]. ou, outra interpretação para a mesma experiência, ω: o diâmetro medido é aceitável (um resultado booleano). Ω = [Verdadeiro, Falso]. Uma mesma experiência pode originar espaços amostrais diferentes.

6 Espaço Amostral Exemplos Esquematicamente Conjuntos de Eventos É muito comum estarmos interessados em grupos de pontos amostra, ou subconjuntos de Ω. A manipulação de subconjuntos de pontos amostra, ou eventos, é uma das pedras fundamentais da teoria da probabilidade. Usa-se a Teoria dos Conjuntos para formalizar esta manipulação.

7 Teoria dos Conjuntos Igualdade Dois conjuntos são A e B são iguais se todo o ponto amostra que pertence a A também pertence a B, e todo elemento de B também pertence a A. Denição: A = B ω A ω B ω B ω A Teoria dos Conjuntos Inclusão Um conjunto A está incluído (ou contido) em B se todo elemento de A pertence a B. Inclusão: A B ω A ω B Ou, alternativamente, B A, isto é, B contém A.

8 Teoria dos Conjuntos Diagramas de Venn São extremamente úteis para a visualização de operações com conjuntos. Por exemplo, A B: Teoria dos Conjuntos União A união dos conjuntos A e B é denida como todos os elementos de Ω que pertencem a A ou pertencem a B (ou aos dois.) União: A B A B {ω Ω : ω A ω B}

9 Teoria dos Conjuntos Observação representa a operação lógica ou clássica, não exclusiva isto é: E 1 E 2 E 1 E 2 V V V V F V F V V F F F Teoria dos Conjuntos Intersecção A intersecção dos conjuntos A e B é denida como todos os elementos de Ω que pertencem a A e pertencem a B. Intersecção: A B A B {ω Ω : ω A ω B}

10 Teoria dos Conjuntos Complemento O complemento de A é o conjunto dos elementos de Ω que não pertencem a A. Complemento: A A {ω Ω : ω / A} Teoria dos Conjuntos Diferença O conjunto dos elementos que pertencem a B e não pertencem a A é a diferença entre B e A. Diferença: B A B A {ω Ω : ω B ω / A}

11 Teoria dos Conjuntos Denições Úteis O conjunto que não contém elementos é o conjunto vazio, denotado por. Dois conjuntos que não tem elementos em comum são chamados disjuntos. Classe é o nome dado a um conjunto de conjuntos. Teoria dos Conjuntos Comutatividade As operações de união e intersecção são comutativas. Comutatividade A B = B A e A B = B A. Isto pode ser facilmente demonstrado através das denições e de os operadores lógicos e serem comutativos.

12 Teoria dos Conjuntos Associatividade As operações de união e intersecção são associativas. Associatividade A (B C) = (A B) C e A (B C) = (A B) C. Isto pode ser facilmente demonstrado através das denições e de os operadores lógicos e serem associativos. Teoria dos Conjuntos Distributividade A operação de intersecção é distributiva em relação à união. Distributividade A (B C) = (A B) (A C).

13 Teoria dos Conjuntos Leis de De Morgan Primeira lei: o complemento da união é a intersecção dos complementos. Primeira Lei A B = A B. Segunda lei: o complemento da intersecção é a união do complementos. Segunda Lei A B = A B. Álgebra Álgebra de conjuntos Estamos interessados em trabalhar com subconjuntos do espaço amostral. Os subconjuntos são denominados subconjuntos de interesse. Estes subconjuntos formam uma classe. Para consistência da Teoria da Probabilidade, esta classe deve ter algumas propriedades. As propriedades requeridas denem uma álgebra.

14 Álgebra Álgebra Uma classe A é dita uma álgebra quando satisfaz as condições: 1 A A A A. 2 A A B A (A B) A. Consequências: 1 A A B A (A B) A. 2 A A B A (B A) A. 3 A. 4 Ω A. 5 A i A; i = 1, 2,..., n n i=1 A i A. Álgebra σ-álgebra Se A é uma álgebra e n A i A; i = 1, 2,..., n A i A é válida para um número innito (contável) de conjuntos, isto é i=1 A i A; i = 1, 2,..., n A i A i=1 então a álgebra é uma σ-álgebra. A menor σ-álgebra que contém todos os elementos de uma classe C é representada por A(C) e denominada σ-álgebra gerada por C.

15 Álgebra Exemplo Na experiência do lançamento de um dado, o espaço amostral é: Ω = {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Denindo C = {, Ω, {1, 3, 5}, {2, 4, 6}, {1}}, claramente, C não é uma álgebra, pois não pertence a C. {1} = {2, 3, 4, 5, 6} Álgebra Exemplo Por inspeção, podemos vericar que C = {, Ω, {1, 3, 5}, {2, 4, 6}, {1}, é uma álgebra, e é uma σ-álgebra. {1, 2, 4, 6}, {2, 3, 4, 5, 6}, {3, 5}}, Observação: É possível mostrar que para uma classe qualquer C, existe pelo menos uma σ-álgebra contendo C.

16 Álgebra Denições Evento Evento é qualquer subconjunto de Ω que pertença à σ-álgebra. Eventos Mutuamente Exclusivos Dois eventos são mutuamente exclusivos quando correspondem a conjuntos disjuntos de Ω. Uma σ-álgebra é conveniente para representar os resultados de interesse pois operações entre os membros da classe permitem obter todos as combinações possíveis. Frequência Relativa Noção Intuitiva Temos uma noção muito intuitiva de probabilidade. A idéia é que, se um processo se mantém inalterado, mais ou menos a mesma proporção de coisas que aconteceram no passado acontecerão no futuro. Claramente, a idéia da proporção é fundamental na nossa percepção da chance das coisas acontecerem. Vamos quanticar a proporção numericamente, usando a frequência relativa dos eventos de interesse.

17 Frequência Relativa Frequência Relativa Supondo que uma experiência tenha sido realizada N vezes, e que dentre estas, n(a) o evento A tenha ocorrido, a frequência relativa é f = n(a) N Propriedades óbvias: e 0 n(a) N 1 n(ω) N = 1. Frequência Relativa Propriedade Aditiva Se dois eventos A e B são mutuamente exclusivos, isto é, A B =, então, e consequentemente n(a B) = n(a) + n(b) n(a B) N = n(a) N + n(b) N A frequência relativa da união de dois eventos mutuamente exclusivos é a soma das frequências relativas.

18 Frequência Relativa Probabilidade como Frequência Relativa Naturalmente, esperamos que a frequência relativa estabilize, quando o número de experimentos cresce; Podemos tentar denir a probabilidade de um evento A como P(A) = lim N n(a) No entanto, não faremos isto; para uma dada experiência, N nito não garante a convergência; Tomaremos as propriedades da frequência relativa e deniremos axiomaticamente uma função de eventos que tenha o mesmo comportamento. N Axiomas da Probabilidade Denição Axiomática da Probabilidade A medidade de probabilidade é uma função denida em A que obedece aos três axiomas a seguir Axioma 1 P(A) 0. Axioma 2 P(Ω) = 1.

19 Axiomas da Probabilidade Denição Axiomática da Probabilidade Axioma 3 Se A B =, então P(A B) = P(A) + P(B). Se A i A j =, i, j = 1, 2,... (i j), então P ( ) A i = i=1 i=1 P(A i ). Axiomas da Probabilidade Observações Algumas observações interessantes. O domínio de P é a σ-álgebra A. O contradomínio de P é [0, 1] R. Qualquer função P que atenda aos axiomas é aceitável. A função P pode ser representada pela seguinte notação: P : A = R A P(A)

20 Axiomas da Probabilidade Propriedades A função P tem proprieadades importantes, a saber Aditividade Para n eventos disjuntos {A i, i = 1, 2,..., n}, isto é A i A j = ; i, j = 1, 2,..., n (i j) temos P ( n ) A i = n P(A i ). i=1 i=1 Axiomas da Probabilidade Propriedades Probabilidade do Complemento P(A) = 1 P(A) Probabilidade do Evento Vazio P( ) = 0 Limitante Superior para P(A) P(A) 1

21 Axiomas da Probabilidade Propriedades Probabilidade da União P(A B) = P(A) + P(B) P(A B). Probabilidade Condicional Probabilidade Condicional Dados dois eventos A e B, com P(A) > 0, denimos a probabilidade condicional de B dado A como: P(B A) = P(A B). P(A) A probabilidade condicional mede a probabilidade do evento B ter ocorrido se o evento A ocorreu.

22 Probabilidade Condicional Interpretação A probabilidade condicional mede a parcela das ocorrências do evento A nas quais o evento B ocorreu também. Em termos de frequência relativa, a probabilidade de B, quando A ocorreu é : n(a B). n(a) Rescrevendo: n(a B) n(a) = n(a B) N N n(a) P(A B) =. P(A) Probabilidade Condicional Interpretação Importante: Como não usamos a frequência relativa como denição de probabilidade, não tomamos a expressão anterior como denição de probabilidade condicional.

23 Probabilidade Condicional Consequências 1 Se P(A) > 0 e A e B são mutuamente exclusivos, A B = e P(A B) = 0, portanto 2 Se A B, então A B = A, e 3 Se A B, então A B = B, e P(B A) = 0. P(B A) = 1. P(B A) = P(B) P(A) P(B). Probabilidade Total Partição do Espaço Amostral Dene-se uma partição do espaço amostral com um conjunto de eventos {B i }, i = 1,..., m tal que e B i B j =, i, j = 1,..., m, (i j), m B i = Ω. i=1 Os eventos que compõe a partição são portanto mutuamente exclusivos e exaustivos. O conceito também é válido para qualquer evento C Ω.

24 Probabilidade Total Teorema da Probabilidade Total Dado um evento A e uma partição de Ω {B j }, j = 1,..., m, podemos escrever ou m P(A) = P(A B j ) j=1 m P(A) = j=1 P(A B j )P(B j ) Probabilidade Total Regra de Bayes Considerando uma partição {B j }, j = 1,..., m de Ω, com P(B j ) > 0 para qualquer j e A um evento com P(A) > 0, podemos escrever P(B j A) = P(B j A) P(A) e P(A B j ) = P(B j A) P(B j ) juntando as duas expressões P(B j A) = P(A B j)p(b j ) P(A) e usando o teoremada da probabilidade total P(B j A) = P(B j )P(A B j ) m k=1 P(B k)p(a B k )

25 Probabilidade Total Regra de Bayes Regra de Bayes P(B j A) = P(B j )P(A B j ) m k=1 P(B k)p(a B k ) P(B j ) são as probabilidades a priori. P(B j A) são as probabilidades a posteriori. A regra de Bayes relaciona probabilidades a posteriori com as probabilidades condicionais e a priori. Independência Estatística Independência Estatística Independência Dois eventos A e B são estatisticamente independentes quando P(A B) = P(A)P(B) Em termos da probabilidade condicional, se P(A) > 0 e P(B) > 0, se A e B são independentes, então P(B A) = P(B) e P(A B) = P(A)

26 Independência Estatística Observações 1 Se A e B são mutuamente exclusivos, então P(A B) = 0, e, se P(A) > 0 e P(B) > 0, então os eventos não são independentes, pois P(B A) = P(A B) P(A) = 0 P(B). 2 Se os eventos A e B são independentes e mutuamente exclusivos, então P(A) = 0 ou P(B) = 0. Independência Estatística Generalização Eventos {A k }, k = 1,..., n são estatiscamente independentes quando para qualquer conjunto de índices distintos {k i }, i = 1,..., j com k i {1,..., n}, i = 1,..., j e j 2,..., n temos P ( j A ki ) = j P(A ki ) i=1 i=1

27 Sistemas de Probabilidade Sistema de Probabiliade O trio formado por Um espaço amostral Ω; Uma σ-álgebra A; Uma medida de probabilidade P; congura um sistema de probabilidade, denotado por S = (Ω, A, P) Sistemas de Probabilidade Sistemas de Probabilidade Combinados Produto Cartesiano Pode ser interessante observar mais de uma experiência simultaneamente. Se os espaços amostrais de duas experiênciais são Ω 1 e Ω 2, com pontos amostrais ω 1 i e ω 2 j, respectivamente, construimos pares ordenados (ω 1 i, ω 2 j ) que denem um novo conjunto Ω, o produto cartesiano de Ω 1 e Ω 2, denotado por Ω = Ω 1 Ω 2.

28 Sistemas de Probabilidade Sistemas de Probabilidade Combinados Produto Cartesiano Podemos considerar uma única experiência, cujos resultados são (ω 1 i, ω2 j ). Se as experiências originais correspondem a S 1 = (Ω 1, A 1, P 1 ) e S 2 = (Ω 2, A 2, P 2 ) e a experiência combinada ao sistema seria muito natural tomar S = (Ω, A, P) Ω = Ω 1 Ω 2 e A = A 1 A 2. Infelizmente não é possível arma nada sobre P. Sistemas de Probabilidade Sistemas de Probabilidade Combinados Sistemas Independentes Sistemas de Probabilidade Independentes Dois sistemas de probabilidade S 1 = (Ω 1, A 1, P 1 ) e S 2 = (Ω 2, A 2, P 2 ) são estatisticamente independentes quando para qualquer A 1 A 1 e A 2 A 2, temos P(A 1 A 2 ) = P 1 (A 1 )P 2 (A 2 ) P é a medida de probabilidade da experiência combinada. Observação: Se uma experiência puder ser analisada como a combinação de duas experiências com sistemas independentes, normalmente é conveniente fazê-lo.

29 Sistemas de Probabilidade Sistemas de Probabilidade Combinados Generalização Considerando n sistemas de probabilidades S k = (Ω k, A k, P k ), k = 1,..., n associados a n experiências, e n eventos tais que A ik A k, k = 1,..., n, os sistemas de probabilidade S k, k = 1,..., n são independentes quando a medida probabilidade P da experiência combinada é P(A i1 A i2... A in ) = P 1 (A i1 )P 2 (A i2 ) P n (A in ).

Teoria da Probabilidade

Teoria da Probabilidade Teoria da Probabilidade Luis Henrique Assumpção Lolis 14 de fevereiro de 2014 Luis Henrique Assumpção Lolis Teoria da Probabilidade 1 Conteúdo 1 O Experimento Aleatório 2 Espaço de amostras 3 Álgebra dos

Leia mais

Probabilidade ESQUEMA DO CAPÍTULO. UFMG-ICEx-EST Cap. 2- Probabilidade 1

Probabilidade ESQUEMA DO CAPÍTULO. UFMG-ICEx-EST Cap. 2- Probabilidade 1 Probabilidade ESQUEMA DO CAPÍTULO 2.1 ESPAÇOS AMOSTRAIS E EVENTOS 2.2 INTERPRETAÇÕES DE PROBABILIADE 2.3 REGRAS DE ADIÇÃO 2.4 PROBABILIDADE CONDICIONAL 2.5 REGRAS DA MULTIPLICAÇÃO E DA PROBABILIDADE TOTAL

Leia mais

Probabilidade. Objetivos de Aprendizagem. UFMG-ICEx-EST. Cap. 2 - Probabilidade Espaços Amostrais e Eventos. 2.1.

Probabilidade. Objetivos de Aprendizagem. UFMG-ICEx-EST. Cap. 2 - Probabilidade Espaços Amostrais e Eventos. 2.1. 2 ESQUEMA DO CAPÍTULO 2.1 ESPAÇOS AMOSTRAIS E EVENTOS 2.2 INTERPRETAÇÕES E AXIOMAS DE PROBABILIADE 2.3 REGRAS DE ADIÇÃO 2.4 PROBABILIDADE CONDICIONAL 2.5 REGRAS DA MULTIPLICAÇÃO E DA PROBABILIDADE TOTAL

Leia mais

Probabilidade. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva

Probabilidade. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Probabilidade Probabilidade Experimento Aleatório Um experimento é dito aleatório quando satisfaz

Leia mais

Probabilidade. É o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório.

Probabilidade. É o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório. Probabilidade Introdução O trabalho estatístico se desenvolve a partir da observação de determinados fenômenos e emprega dados numéricos relacionados aos mesmos, para tirar conclusões que permitam conhecê-los

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 2 08/11 1 / 25

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 2 08/11 1 / 25 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 2 08/11 1 / 25 Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 2 08/11 2 / 25 Para apresentar os conceitos

Leia mais

Métodos Estatísticos Básicos

Métodos Estatísticos Básicos Aula 6 - Introdução à probabilidade Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Maio de 2014 Experimento Experimento aleatório (E ): é um experimento que pode ser repetido indenidamente

Leia mais

14/03/2014. Tratamento de Incertezas TIC Aula 1. Conteúdo Espaços Amostrais e Probabilidade. Revisão de conjuntos. Modelos Probabilísticos

14/03/2014. Tratamento de Incertezas TIC Aula 1. Conteúdo Espaços Amostrais e Probabilidade. Revisão de conjuntos. Modelos Probabilísticos Tratamento de Incertezas TIC-00.176 Aula 1 Conteúdo Espaços Amostrais e Probabilidade Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2014.1/tic-00.176

Leia mais

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE 2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE 2019 Conceitos básicos Experimento aleatório ou fenômeno aleatório Situações ou acontecimentos cujos resultados não podem ser previstos com certeza. Um experimento ou fenônemo

Leia mais

Probabilidades. Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer

Probabilidades. Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Probabilidades Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação 06/03/2018 WB, EK, FM ( LEG/DEST/UFPR

Leia mais

Tratamento de Incertezas TIC MINTER-IFMT

Tratamento de Incertezas TIC MINTER-IFMT Tratamento de Incertezas TIC-10.005 MINTER-IFMT Aula 1 Conteúdo Espaços Amostrais e Probabilidade Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2016.2/tic-10.005

Leia mais

1 Probabilidade: Axiomas e Propriedades

1 Probabilidade: Axiomas e Propriedades 1 Probabilidade: Axiomas e Propriedades 1.1 Definição Frequentista Considere um experimento aleatório que consiste no lançamento de um dado honesto. O espaço amostral desse experimento é Ω = {1, 2, 3,

Leia mais

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Departamento de Ciências Exatas. Probabilidades. Cristian Villegas

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Ciências Exatas. Probabilidades. Cristian Villegas Probabilidades Cristian Villegas clobos@usp.br Setembro de 2013 Apostila de Estatística (Cristian Villegas) 1 Introdução Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Departamento de Ciências Exatas

Leia mais

AULA 4 -Probabilidade Condicional e Regra de Bayes

AULA 4 -Probabilidade Condicional e Regra de Bayes AULA 4 - e Regra de Bayes Susan Schommer Introdução à Estatística Econômica - IE/UFRJ : exemplos A soma dos resultados de dois lançamentos de um dado é 9. Qual a probabilidade do primeiro resultado ter

Leia mais

Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Lavras Departamento de Estatística Prof. Daniel Furtado Ferreira 13 a Lista de Exercícios Práticos Conceitos Básicos de Probabilidade 1) Considere um experimento que consiste em

Leia mais

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE 2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE 2012 Conceitos básicos Experimento aleatório ou fenômeno aleatório Situações ou acontecimentos cujos resultados não podem ser previstos com certeza. Um experimento ou fenônemo

Leia mais

Notas de Aula de Probabilidade A

Notas de Aula de Probabilidade A I- CONCEITOS INICIAIS. 1.1- INTRODUÇÃO. PROBABILIDADE POPULAÇÃO AMOSTRA ESTATÍSTICA 1.2- CONJUNTOS. 1.2.1- DEFINIÇÃO. Conjunto é uma coleção de objetos chamados de elementos do conjunto. Em geral denota-se

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 12

Sumário. 2 Índice Remissivo 12 i Sumário 1 Definições Básicas 1 1.1 Fundamentos de Probabilidade............................. 1 1.2 Noções de Probabilidade................................ 3 1.3 Espaços Amostrais Finitos...............................

Leia mais

Chamamos de evento qualquer subconjunto do espaço amostral: A é um evento A Ω.

Chamamos de evento qualquer subconjunto do espaço amostral: A é um evento A Ω. PROBABILIDADE 1.0 Conceitos Gerais No caso em que os possíveis resultados de um experimento aleatório podem ser listados (caso discreto), um modelo probabilístico pode ser entendido como a listagem desses

Leia mais

Probabilidade. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Probabilidade. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Probabilidade Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Experimento aleatório Definição. Qualquer experimento cujo resultado não pode

Leia mais

Probabilidade Parte 1. Camyla Moreno

Probabilidade Parte 1. Camyla Moreno Probabilidade Parte 1 Camyla Moreno Probabilidade A teoria das probabilidades é um ramo da Matemática que cria, elabora e pesquisa modelos para estudar experimentos ou fenômenos aleatórios. Principais

Leia mais

Experiências Aleatórias. Espaço de Resultados. Acontecimentos

Experiências Aleatórias. Espaço de Resultados. Acontecimentos Experiências Aleatórias. Espaço de Resultados. Acontecimentos Experiência Aleatória É uma experiência em que: não se sabe exactamente o resultado que se virá a observar; conhece-se o universo dos resultados

Leia mais

Teoria Elementar dos Conjuntos

Teoria Elementar dos Conjuntos Teoria Elementar dos Conjuntos Este capítulo visa oferecer uma breve revisão sobre teoria elementar dos conjuntos. Além de conceitos básicos importantes em matemática, a sua imprtância reside no fato da

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Licenciatura em Matemática

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Licenciatura em Matemática Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Licenciatura em Matemática 2014 Na teoria dos conjuntos três noções são aceitas sem denição (noção primitiva):: Conjunto;

Leia mais

Teoria Elementar dos Conjuntos

Teoria Elementar dos Conjuntos Teoria Elementar dos Conjuntos Última revisão em 27 de fevereiro de 2009 Este texto é uma breve revisão sobre teoria elementar dos conjuntos. Em particular, importam-nos os aspectos algébricos no estudo

Leia mais

Estatística Empresarial. Fundamentos de Probabilidade

Estatística Empresarial. Fundamentos de Probabilidade Fundamentos de Probabilidade A probabilidade de chuva é de 90% A probabilidade de eu sair é de 5% Conceitos Básicos Conceitos Básicos 1. Experiência Aleatória (E) Processo de obtenção de uma observação

Leia mais

Probabilidade. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Probabilidade. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Probabilidade Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução Experimento aleatório Definição Qualquer experimento cujo resultado

Leia mais

n. 25 DIAGRAMAS DE VENN

n. 25 DIAGRAMAS DE VENN n. 25 DIAGRAMAS DE VENN Foi o matemático inglês John Venn (1834-1923) que criou os diagramas, com o intuito de facilitar a compreensão na relação de união e intersecção entre conjuntos. John Venn desenvolveu

Leia mais

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE 2. INTRODUÇÃO À ROILIDDE 2014 Conceitos básicos Experimento aleatório ou fenômeno aleatório Situações ou acontecimentos cujos resultados não podem ser previstos com certeza. Um experimento ou fenônemo

Leia mais

Notas de aula de MAC0329 Álgebra Booleana e Aplicações

Notas de aula de MAC0329 Álgebra Booleana e Aplicações Notas de aula de MAC0329 Álgebra Booleana e Aplicações Nina S. T. Hirata Depto. de Ciência da Computação IME / USP Este texto é uma referência-base para o curso de MAC0329 (Álgebra Booleana e Aplicações).

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Experiência aleatória Observação de uma acção cujos resultados não são conhecidos a priori (conhecendo-se no entanto quais as possibilidades) Características: Possibilidade de repetição da experiência

Leia mais

Aulas 10 e 11 / 18 e 20 de abril

Aulas 10 e 11 / 18 e 20 de abril 1 Conjuntos Aulas 10 e 11 / 18 e 20 de abril Um conjunto é uma coleção de objetos. Estes objetos são chamados de elementos do conjunto. A única restrição é que em geral um mesmo elemento não pode contar

Leia mais

Enrico Antonio Colosimo Depto. Estatística UFMG

Enrico Antonio Colosimo Depto. Estatística UFMG Bioestatística F Conceitos de Probabilidade Enrico Antonio Colosimo Depto. Estatística UFMG http://www.est.ufmg.br/~enricoc/ Probabilidade Análise Descritiva: exploração através de gráficos e tabelas dos

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Teoria das Prof. Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) 23 de fevereiro de 2018 Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) Teoria das 2018.1 1 / 54 Roteiro Experimento aleatório, espaço amostral, evento 1 Experimento aleatório, espaço

Leia mais

probabilidade PE-MEEC 1S 09/10 16 Capítulo 2 - de probabilidade 2.1 Experiências aleatórias. resultados. Acontecimentos probabilidade.

probabilidade PE-MEEC 1S 09/10 16 Capítulo 2 - de probabilidade 2.1 Experiências aleatórias. resultados. Acontecimentos probabilidade. Capítulo 2 - Noções básicas de probabilidade 2.1 Experiências aleatórias. Espaço de resultados. Acontecimentos 2.2 Noção de probabilidade. Interpretações de Laplace, frequencista e subjectivista. Axiomas

Leia mais

Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Projeto: Fundamentos Matemáticos para Computação INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA DISCRETA 2 Introdução Praticamente qualquer estudo relacionado a computação, teórico ou

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 08:8 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria das

Leia mais

MOQ-13/PO-210: Probabilidade e Estatística

MOQ-13/PO-210: Probabilidade e Estatística Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Mecânica MOQ-13/PO-210: Probabilidade e Estatística Profa. Denise Beatriz Ferrari www.mec.ita.br/ denise denise@ita.br 2o. semestre/2017 SEMANA

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Probabilidade Condicional 08/16 1 / 56 Introdução É provável que você ganhe um aumento....

Leia mais

2 Conceitos Básicos de Probabilidade

2 Conceitos Básicos de Probabilidade CE003 1 1 Introdução No capítulo anterior, foram mostrados alguns conceitos relacionados à estatística descritiva. Neste capítulo apresentamos a base teórica para o desenvolvimento de técnicas estatísticas

Leia mais

1 Operações com conjuntos

1 Operações com conjuntos Notas sobre Conjuntos (2) Anjolina Grisi de Oliveira 1 Operações com conjuntos Definição 1 (União) Sejam A e B dois conjuntos arbitrários. A união dos conjuntos A e B, denotada por A B, é o conjunto que

Leia mais

Definição: É uma coleção bem definida de

Definição: É uma coleção bem definida de EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 1: Introdução à Probabilidade Prof. Clécio da Silva Ferreira Depto Estatística - UFJF Conjuntos: Definição e notação Definição: É uma coleção bem definida de objetos,

Leia mais

TE802 Processos Estocásticos em Engenharia. Informação sobre a disciplina Notes. Processos Estocásticos em Engenharia Conteúdo Notes.

TE802 Processos Estocásticos em Engenharia. Informação sobre a disciplina Notes. Processos Estocásticos em Engenharia Conteúdo Notes. TE802 Processos Estocásticos em Engenharia Conceitos Básicos de Teoria de Probabilidade 7 de março de 2016 Informação sobre a disciplina Terças e Quintas feiras das 09:30 às 11:20 horas Professor: Evelio

Leia mais

IBM1088 Linguagens Formais e Teoria da Computação

IBM1088 Linguagens Formais e Teoria da Computação IBM1088 Linguagens Formais e Teoria da Computação Conceitos fundamentais sobre Teoria dos Conjuntos Evandro Eduardo Seron Ruiz evandro@usp.br Universidade de São Paulo E.E.S. Ruiz (USP) LFA 1 / 26 Frase

Leia mais

TE802 Processos Estocásticos em Engenharia. Informação sobre a disciplina. TE802 Conceitos Básicos de Teoria de Probabilidade. Evelio M. G.

TE802 Processos Estocásticos em Engenharia. Informação sobre a disciplina. TE802 Conceitos Básicos de Teoria de Probabilidade. Evelio M. G. TE802 Processos Estocásticos em Engenharia Conceitos Básicos de Teoria de Probabilidade 23 de agosto de 2017 Informação sobre a disciplina Segundas e Quartas feiras das 09:30 às 11:20 horas Professor:

Leia mais

3 NOÇÕES DE PROBABILIDADE

3 NOÇÕES DE PROBABILIDADE 3 NOÇÕES DE PROILIDDE 3.1 Conjuntos Um conjunto pode ser considerado como uma coleção de objetos chamados elementos do conjunto. Em geral denota-se conjunto por letras maiúsculas,, C,... e a sua representação

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades 08/06/07 Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto

Leia mais

Prof. Tiago Viana Flor de Santana Sala 07

Prof. Tiago Viana Flor de Santana  Sala 07 5.11 Prof. Tiago Viana Flor de Santana www.uel.br/pessoal/tiagodesantana tiagodesantana@uel.br Sala 07 Universidade Estadual de Londrina UEL Departamento de Estatística DSTA Tiago VFS (UEL/DSTA) 1 / 20

Leia mais

1 Noções de Probabilidade

1 Noções de Probabilidade Noções de Probabilidade Já vimos que para se obter informações sobre alguma característica da população, podemos utilizar uma amostra. Estudaremos agora a probabilidade, que é uma ferramenta usada e necessária

Leia mais

Matemática para Ciência de Computadores

Matemática para Ciência de Computadores Matemática para Ciência de Computadores 1 o Ano - LCC & ERSI Luís Antunes lfa@ncc.up.pt DCC-FCUP Complexidade 2002/03 1 Teoria de Conjuntos Um conjunto é uma colecção de objectos/elementos/membros. (Cantor

Leia mais

Probabilidades. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Probabilidades. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Probabilidades Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo 1 / 41 Noções Básicas Os métodos estatísticos para análise de dados estão associados

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE Foto extraída em http://www.alea.pt Profª Maria Eliane Universidade Estadual de Santa Cruz USO DE PROBABILIDADES EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO Escolhas pessoais Previsão do tempo

Leia mais

Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística

Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Período 2016 Sumário 1 Ementa e Bibliografia 2 3 4 Tipos de estudos Tipos de Amostragem 5 6

Leia mais

Introdução a Probabilidade

Introdução a Probabilidade Introdução a Probabilidade Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Cronograma 1. Origem e história 2. Introdução 3. Definições básicas 4. Conceituação de probabilidade 5. Probabilidade

Leia mais

Prof.Letícia Garcia Polac. 26 de setembro de 2017

Prof.Letícia Garcia Polac. 26 de setembro de 2017 Bioestatística Prof.Letícia Garcia Polac Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG 26 de setembro de 2017 Sumário 1 2 Probabilidade Condicional e Independência Introdução Neste capítulo serão abordados

Leia mais

CE Estatística I

CE Estatística I CE 002 - Estatística I Agronomia - Turma B Professor Walmes Marques Zeviani Laboratório de Estatística e Geoinformação Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná 1º semestre de 2012 Zeviani,

Leia mais

Fernando de Pol Mayer. Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fernando de Pol Mayer. Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fernando de Pol Mayer Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Capítulo 2 Teoria das Probabilidades 2.1 Introdução No capítulo anterior, foram mostrados alguns conceitos relacionados à estatística descritiva. Neste capítulo apresentamos a base teórica para o desenvolvimento

Leia mais

Conceitos básicos de teoria da probabilidade

Conceitos básicos de teoria da probabilidade Conceitos básicos de teoria da probabilidade Experimento Aleatório: procedimento que, ao ser repetido sob as mesmas condições, pode fornecer resultados diferentes Exemplos:. Resultado no lançamento de

Leia mais

Introdução à Estatística

Introdução à Estatística Introdução à Estatística Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução a Probabilidade Existem dois tipos de experimentos:

Leia mais

Princípios de Bioestatística Conceitos de Probabilidade

Princípios de Bioestatística Conceitos de Probabilidade 1/37 Princípios de Bioestatística Conceitos de Probabilidade Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/37 Tipos de Fenômenos 1. Aleatório: Situação ou

Leia mais

Departamento de Matemática Instituto Superior Técnico

Departamento de Matemática Instituto Superior Técnico Capítulo 2 Conceição Amado Departamento de Matemática Instituto Superior Técnico Capítulo 2 - Noções básicas de probabilidade 2 2.1 Experiências aleatórias. Espaço de resultados. Acontecimentos.....................

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Probabilidade I 07/16 1 / 23

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Probabilidade I 07/16 1 / 23 I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Probabilidade I 07/16 1 / 23 Probabilidade As definições de probabilidade apresentadas anteriormente podem

Leia mais

Cap. 4 - Probabilidade

Cap. 4 - Probabilidade Estatística para Cursos de Engenharia e Informática Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Menezes Reis / Antonio Cezar Bornia São Paulo: Atlas, 2004 Cap. 4 - Probabilidade APOIO: Fundação de Apoio à Pesquisa

Leia mais

Probabilidade IV. Ulisses U. dos Anjos. Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba. Período

Probabilidade IV. Ulisses U. dos Anjos. Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba. Período Probabilidade IV Ulisses U. dos Anjos Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Período 2014.2 Ulisses Umbelino (DE-UFPB) Probabilidade IV Período 2014.2 1 / 20 Sumário 1 Apresentação

Leia mais

Teoria das probabilidades

Teoria das probabilidades Teoria das probabilidades Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 25 de abril de 2018 Londrina 1 / 22 Conceitos probabiĺısticos são necessários para se

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Teoria das Probabilidades Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 09 de maio de 2018 Londrina 1 / 21 Conceitos probabiĺısticos são necessários

Leia mais

MDI0001 Matemática Discreta Aula 04 Álgebra de Conjuntos

MDI0001 Matemática Discreta Aula 04 Álgebra de Conjuntos MDI0001 Matemática Discreta Aula 04 Álgebra de Conjuntos Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa

Leia mais

Já falamos que, na Matemática, tudo se baseia em axiomas. Já estudamos os números inteiros partindo dos seus axiomas.

Já falamos que, na Matemática, tudo se baseia em axiomas. Já estudamos os números inteiros partindo dos seus axiomas. Teoria dos Conjuntos Já falamos que, na Matemática, tudo se baseia em axiomas. Já estudamos os números inteiros partindo dos seus axiomas. Porém, não é nosso objetivo ver uma teoria axiomática dos conjuntos.

Leia mais

Eisencraft e Loiola 2.1 Probabilidade 37. Para resolver problemas de probabilidades são necessários 3 passos:

Eisencraft e Loiola 2.1 Probabilidade 37. Para resolver problemas de probabilidades são necessários 3 passos: Eisencraft e Loiola 2.1 Probabilidade 37 Modelo matemático de experimentos Para resolver problemas de probabilidades são necessários 3 passos: a Estabelecimento do espaço das amostras b Definição dos eventos

Leia mais

Processos Estocásticos. Luiz Affonso Guedes

Processos Estocásticos. Luiz Affonso Guedes Processos Estocásticos Luiz Affonso Guedes Sumário Probabilidade Variáveis Aleatórias Funções de Uma Variável Aleatória Funções de Várias Variáveis Aleatórias Momentos e Estatística Condicional Teorema

Leia mais

Pode ser a observação de um fenômeno natural:

Pode ser a observação de um fenômeno natural: MAE 116 Introdução à Probabilidade FEA -2º Semestre de 2017 1 Experimento Designaremos por Experimento todo processo que nos fornece dados: Pode ser a observação de um fenômeno natural: 4observação astronômica

Leia mais

Probabilidade. Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise

Probabilidade. Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Probabilidade Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Você reconhece algum desses experimentos? Alguns

Leia mais

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2013

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2013 Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Jussara Almeida DCC-UFMG 2013 Revisão de Probabilidade e Estatística Concentrado em estatística aplicada Estatística apropriada para medições

Leia mais

Fundamentos de Álgebra Moderna Profª Ana Paula CONJUNTOS

Fundamentos de Álgebra Moderna Profª Ana Paula CONJUNTOS Fundamentos de Álgebra Moderna Profª Ana Paula CONJUNTOS O conjunto é um conceito fundamental em todos os ramos da matemática. Intuitivamente, um conjunto é uma lista, coleção ou classe de objetods bem

Leia mais

PROBABILIDADE. Há várias definições para probabilidade. As três mais utilizadas são: Clássica, Frequentista e Axiomática

PROBABILIDADE. Há várias definições para probabilidade. As três mais utilizadas são: Clássica, Frequentista e Axiomática 2 PROBABILIDADE Há várias definições para probabilidade. As três mais utilizadas são: Clássica, Frequentista e Axiomática Definição 2.1 (Clássica): Seja A um evento e Ω o espaço amostral finito, então

Leia mais

Conteúdo: Operações Conjuntos Crisp Operações Conjuntos fuzzy. Operadores de Zadeh Operadores Compensatórios Operadores T-norm e T-conorm

Conteúdo: Operações Conjuntos Crisp Operações Conjuntos fuzzy. Operadores de Zadeh Operadores Compensatórios Operadores T-norm e T-conorm Conteúdo: Operações Conjuntos Crisp Operações Conjuntos fuzzy Operadores de Zadeh Operadores Compensatórios Operadores T-norm e T-conorm Operações com Conjuntos Crisp Função característica: determina se

Leia mais

MATEMÁTICA AULA 4 ÁLGEBRA CONJUNTOS. Conjunto é um conceito primitivo, e portanto, não tem definição.

MATEMÁTICA AULA 4 ÁLGEBRA CONJUNTOS. Conjunto é um conceito primitivo, e portanto, não tem definição. 1 - Conceito de Conjunto MATEMÁTICA AULA 4 ÁLGEBRA CONJUNTOS Conjunto é um conceito primitivo, e portanto, não tem definição. Representação O conjunto pode ser representado de três maneiras diferentes:

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aulas passadas Espaço Amostral Álgebra de Eventos Axiomas de Probabilidade Análise Aula de hoje Probabilidade Condicional Independência de Eventos Teorema

Leia mais

NOTAS DA AULA REVISÃO SOBRE FUNDAMENTOS DE PROBABILIDADE. Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara

NOTAS DA AULA REVISÃO SOBRE FUNDAMENTOS DE PROBABILIDADE. Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara 1 NOTAS DA AULA REVISÃO SOBRE FUNDAMENTOS DE PROBABILIDADE Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara 2 Experimentos aleatórios Definição 1. Experimentos aleatórios são experimentos que quando executados

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE Análise e Elaboração de Projetos Apresentação Prof Dr Isnard Martins Conteúdo: Profº Dr Carlos Alberto (Caio) Dantas Profº Dr Luiz Renato G. Fontes Prof Dr Victor Hugo Lachos

Leia mais

EMC 5223 Estatística e Metrologia para Engenharia Prof. Armando Albertazzi G. Jr. Tópicos

EMC 5223 Estatística e Metrologia para Engenharia Prof. Armando Albertazzi G. Jr. Tópicos Probabilidade EMC 5 Prof. rmando lbertazzi G. Jr. Tópicos Experimento, espaço amostral e evento Diagrama de Venn Contagem: permutações e combinações Probabilidade: conceito, axiomas e teoremas elementares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA. Medida e Probabilidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA. Medida e Probabilidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Medida e Probabilidade Aluno: Daniel Cassimiro Carneiro da Cunha Professor: Andre Toom 1 Resumo Este trabalho contem um resumo dos principais

Leia mais

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE 2. INTRODUÇÃO À PROILIDDE 2011 Conceitos básicos Experimento aleatório ou fenômeno aleatório Situações ou acontecimentos cujos resultados não podem ser previstos com certeza. Um experimento ou fenônemo

Leia mais

Conjuntos e Funções. Ivan Eugênio da Cunha

Conjuntos e Funções. Ivan Eugênio da Cunha Conjuntos e Funções Ivan Eugênio da Cunha 18/07/2011 1 Conteúdo Capítulo I Conjuntos e Relações... 5 1 Noções Elementares Sobre Conjuntos... 5 1.1 Conjunto e elemento... 5 1.2 Pertinência... 5 1.3 Representação...

Leia mais

NOÇÕES DE PROBABILIDADE

NOÇÕES DE PROBABILIDADE NOÇÕES DE PROBABILIDADE ALEATORIEDADE Menino ou Menina me? CARA OU COROA? 3 Qual será o rendimento da Caderneta de Poupança no final deste ano? E qual será a taxa de inflação acumulada em 014? Quem será

Leia mais

Matemática Discreta - 07

Matemática Discreta - 07 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 07 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Teoria de Conjuntos. Matemática Discreta I. Rodrigo Ribeiro. 6 de janeiro de 2013

Teoria de Conjuntos. Matemática Discreta I. Rodrigo Ribeiro. 6 de janeiro de 2013 Teoria de Conjuntos Matemática Discreta I Rodrigo Ribeiro Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade de Federal de Ouro Preto 6 de janeiro de 2013 Motivação (I) Porque estudar Teoria de Conjuntos?

Leia mais

T o e r o ia a da P oba ba i b lida d de

T o e r o ia a da P oba ba i b lida d de Teoria da Probabilidade Prof. Joni Fusinato Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso cotidiano. Usa o princípio básico do aprendizado humano que

Leia mais

Aplicações da teoria de conjuntos álgebra booleana. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Msc. Gustavo Siqueira Vinhal 2016/1

Aplicações da teoria de conjuntos álgebra booleana. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Msc. Gustavo Siqueira Vinhal 2016/1 Aplicações da teoria de conjuntos álgebra booleana Pontifícia Universidade Católica de Goiás Msc. Gustavo Siqueira Vinhal 2016/1 CONJUNTOS Conjuntos são fundamentais para formalização de qualquer teoria.

Leia mais

Probabilidades. Palavras como

Probabilidades. Palavras como Probabilidades Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu Engenharia e Gestão Industrial 1 Introdução Palavras como provável probabilidade acaso sorte pertencem ao vocabulário corrente

Leia mais

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES14. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Vanderlei S. Bagnato

TÓPICO. Fundamentos da Matemática II INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES14. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Vanderlei S. Bagnato INTRODUÇÃO ÀS PROBABILIDADES14 TÓPICO Vanderlei S. Bagnato Fundamentos da Matemática II 14.1 Introdução 14.2 Definição de Probabilidade 14.3 Adição de probabilidade 14.4 Multiplicação de Probabilidades

Leia mais

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2016

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental. Jussara Almeida DCC-UFMG 2016 Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Jussara Almeida DCC-UFMG 2016 Revisão de Probabilidade e Estatística Concentrado em estatística aplicada Estatística apropriada para medições

Leia mais

BIOESTATÍSTICA AULA 3. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT

BIOESTATÍSTICA AULA 3. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT BIOESTATÍSTICA AULA 3 Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz Departamento de Estatística/ICET/UFMT Probabilidade PROBABILIDADE Probabilidade é o ramo da matemática que estuda fenômenos

Leia mais

BIOESTATÍSTICA. Parte 2 - Probabilidade

BIOESTATÍSTICA. Parte 2 - Probabilidade BIOESTATÍSTICA Parte 2 - Probabilidade Aulas Teóricas de 15/02/2011 a 24/03/2011 2.1. Experiência de Resultados. Espaço Amostra. Acontecimentos Frequentemente somos confrontados com situações em que está

Leia mais

Reviso de Teoria da Medida e Elementos Bsicos de Probabilidade

Reviso de Teoria da Medida e Elementos Bsicos de Probabilidade Reviso de Teoria da Medida e Elementos Bsicos de Probabilidade Roberto Imbuzeiro Oliveira 9 de Março de 2009 Resumo Esta lista cobre o básico do básico sobre espaços e distribuições de probabilidade. Pouco

Leia mais

Conceitos de Probabilidade

Conceitos de Probabilidade 1/1 Introdução à Bioestatística Conceitos de Probabilidade Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/1 Tipos de Fenômenos 1. Aleatório: Situação ou acontecimentos

Leia mais

Probabilidade Condicional e Independência

Probabilidade Condicional e Independência Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica MOQ-13 Probabilidade e Estatística Profa. Denise Beatriz Ferrari www.mec.ita.br/ denise denise@ita.br 17/08/2011 Probabilidade

Leia mais

REGRAS DE PROBABILIDADE

REGRAS DE PROBABILIDADE REGRAS DE PROBABILIDADE Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 24 de maio de 2017 Propriedades As probabilidades sempre se referem a

Leia mais