Apostila de aulas práticas de topografia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apostila de aulas práticas de topografia"

Transcrição

1 Centro Universitário do Planalto de Araxá Apostila de aulas práticas de topografia Prof. M.Sc. Diogo Aristóteles Rodrigues Gonçalves Prof. Cristiano Ferreira Alves Araxá MG

2 AULAS PRÁTICAS PRATICA 1 Goniologia Goniologia é a parte da topografia que se encarrega do estudo dos ângulos utilizados na execução de seus trabalhos. É dividida em goniometria e goniografia. Goniometria: é a parte da Goniologia que se encarrega da medição de ângulos no campo. Goniografia: é a parte da Goniologia que se encarrega da representação gráfica ou geométrica dos ângulos. Goniômetro: todo aparelho utilizado para medir ângulos (teodolito). CUIDADOS GERAIS NO MANUSEIO DO TEODOLITO 1. SEMPRE conduzir o instrumento dentro do estojo ao local de trabalho; 2. Antes de retirar o instrumento do estojo, deve-se observar a posição que o mesmo se encontra de maneira que se possa, ao guardá-lo, encaixá-lo coincidindo com a estrutura do estojo. Ao sacar o instrumento, deve-se segurar com uma das mãos na alça de transportes e a outra por baixo da base nivelante; 3. NUNCA tocar os níveis tubular e esférico dos instrumentos; 4. Coloca-se o instrumento sobre a plataforma do tripé e, sustentando-o com uma das mãos, fixa-se imediatamente a base nivelante na plataforma. CUIDADO PARA NÃO ESPANAR O PARAFUSO DE FIXAÇÃO DA BASE AO APERTÁ-LO; 5. NUNCA deixar o instrumento SOLTO SOBRE O TRIPÉ; 6. NÃO apontar a luneta do instrumento diretamente para o sol, pois pode causar sérios danos aos seus olhos e ao instrumento; 7. NÃO expor o instrumento à água; 8. SEMPRE proporcionar as proteções para diminuir o risco de golpes, pois estes podem causar falhas nas medições. 9. SEMPRE guardar os aparelhos com os movimentos vertical e horizontal soltos. 10. NUNCA sentar-se na caixa do equipamento.

3 PASSOS PARA INSTALAÇÃO DO TEODOLITO 1º. Abrir o tripé; 2º. Instalar o tripé no ponto de interesse; 3º. Retirar o teodolito da caixa; 4º. Fixar o teodolito no tripé; 5º. Movimentar 2 pés do tripé para ajustar o prumo óptico no centro do piquete; 6º. Fixar o tripé no chão; 7º. Ajustar a bolha do nível circular movimentando os pés do tripé para cima ou para baixo. Para isso solte o parafuso/presilha de movimento do tripé. 8º. Verificar pelo prumo ótico se o teodolito saiu do centro do piquete. Caso isso tenha ocorrido afrouxar (um pouco) o parafuso de fixação do teodolito no tripé e movimentá-lo ate que o mesmo esteja alinhado com o centro do piquete; 9º. Nivelar a bolha tubular utilizando os calantes; 10º. Repetir o passo 8; 11º. Verificar se o teodolito se encontra nivelado, caso não esteja repita os passos 9º e 8º. ORGÃOS E PARTES COMPONENTES DOS TEODOLITOS A Figura 1 apresenta os principais órgãos e partes componentes de um teodolito.

4 Figura 1. Órgãos e partes componentes de um teodolito. 1. Órgãos de sustentação: tripés, pratos e parafuso de fixação do instrumento no prato; 2. Órgãos de manobra: parafusos calantes ou niveladores, parafuso de fixação do limbo horizontal e parafuso de fixação da luneta; 3. Orgãos de ajuste: parafuso de chamada do movimento geral, parafuso de chamada da luneta, parafuso de enfoque do objeto visado e parafuso de enfoque dos fios do reticulo; 4. Orgãos de visada: luneta; 5. Orgãos de leitura: tela de informação (visor), fios do reticulo;

5 5.Órgão acessórios: prumo, níveis de bolha, bússolas e alça de mira.

6 PRÁTICA 2 Manejo de teodolitos (medição de ângulos horizontais e mira) Materias utilizados: 01 teodolito com seu respectivo tripé, 01 baliza, 01 mira, caderneta de campo, 03 piquetes, 01 trena e 01 marreta. Procedimentos: 1. Materializar os pontos topográficos A, B e C, conforme apresentada na Figura 2; 2. Estacionar e centralizar o Teodolito no ponto topográfico A e medir a altura do instrumento; 3. Visar a baliza no ponto topográfico B e zerar o ângulo horizontal; 4. Trocar a baliza pela mira e fazer as leituras dos fios (superior, médio e inferior); 5. Fazer a feitura do ângulo zenital; 6. Girar o movimento do ângulo horizontal ate o ponto C; 7. Fazer as leituras dos fios e dos ângulos zenital e horizontal; 8. Medir com a trena a distancia entre os pontos AB e AC; 9. Repetir os passos 4 a 8 para os demais pontos, conforme solicitado na caderneta de campo apresentada a seguir. Figura 2. Alinhamentos a serem medidos. Ré Estação Vante Descrição Altura do Instrumento C A Piquete B Piquete A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 Ângulo Fios Distância Horizontal Zenital Sup. Méd. Inf. trena

7 A figura abaixo mostra uma parte da mira e algumas leituras. Marque as leituras apresentadas na mira. 1,615m 1,705m 1,658m 1,600m 1,725m

8 PRÁTICA 3 Manejo de teodolitos (medição de ângulos externos de um triângulo) Materiais utilizados: 01 teodolito com seu respectivo tripé, 01 baliza, 01 mira, caderneta de campo, 03 piquetes, 01 trena e 01 marreta. Procedimentos: 1. Materializar os pontos topográficos A, B, e C (polígono de 3 lados); 2. Estacionar e centralizar o Teodolito no ponto topográfico A e medir a Altura do instrumento; 3. Visar o ponto C e zerar o ângulo horizontal; 4. Trocar a baliza pela mira e fazer as leituras dos fios (superior, médio e inferior); 5. Fazer a leitura do ângulo zenital; 6. Girar o movimento do ângulo horizontal até o ponto B; 7. Fazer as leituras dos fios e ângulos zenital. Fazer a leitura do ângulo externo do triângulo; 8. Medir com a trena a distancia entre os pontos AB, AC e BC; 9. Repetir os passos 2 a 7 para os demais pontos. Ré Estação Vante Descrição Altura do Instrumento C A Piquete B Piquete A B Piquete C Piquete B C Piquete A Piquete C1 C2 C3 Ângulo Fios Distância Horizontal Zenital Sup. Méd. Inf.

9 A soma dos ângulos externos de um polígono é dada pela equação: = 180. (n + 2) ae em que: n é o numero de lados da poligonal.

10 PRÁTICA 4 Levantamento Topográfico por irradiação Materiais Utilizados: 01 teodolito com seu respectivo tripé, 01 baliza, 02 miras, caderneta de campo, 01 piquete e 01 marreta. Procedimentos: 1. Materializar o ponto topográfico A que será a sede da irradiação 2. Escolher alguns pontos definidores do polígono a ser levantado (limite da área a ser levantada); 3. Estacionar e centralizar o Teodolito no ponto topográfico A e medir a altura do instrumento; 4. Visar o ponto 0 e zerar o ângulo horizontal; 5. Trocar a baliza pela mira e fazer as leituras dos fios (superior, médio e inferior); 6. Fazer a leitura do ângulo zenital; 7. Girar o movimento do ângulo horizontal até o ponto 1; 8. Fazer as leituras dos fios e dos ângulos zenital e horizontal; 9. Repetir os passos 7 e 8 para os demais pontos. 10. Determinar as Dr e Dn dos pontos levantados. A caderneta apresentada a seguir deve ser preenchida com os dados levantados nesta aula prática. Estação A Pontos visados Descrição Altura do Instrumento Ângulo Fios Dr Dn Horizontal Zenital Sup. Méd. Inf.

11 PRÁTICA 5 Levantamento Topográfico por caminhamento (ângulos e horários) Materiais utilizados: 01 teodolito com seu respectivo tripé, 02 balizas, 02 miras, caderneta de campo, 04 piquetes e 01 marreta. Ré Estação Vante Descrição Altura do Instrumento D A Piquete B Piquete Ângulo Fios OBS Horizontal Zenital Sup. Méd. Inf.

12 Procedimentos: 1. Materializar a poligonal com 4 vértices; 2. Estacionar e centralizar o Teodolito no ponto topográfico A e medir a altura do instrumento; 3. Visar à estação D (Ré) e zerar o ângulo horizontal; 4. Trocar a baliza pela mira e fazer as leituras dos fios (sup., méd. e inf.); 5. Fazer a leitura do ângulo zenital; 6. Girar o movimento do ângulo horizontal até o ponto B; 7. Fazer as leituras dos fios e dos ângulos zenital e horizontal; 8. Visar todas as irradiações possíveis e fazer as leituras dos fios e dos ângulos zenital e horizontal; 9. Estacionar o teodolito no ponto B e repetir os passos 2 a 8; 10. Repetir os passos para todos os vértices da poligonal; 11. Fazer o croqui da área levantada; 12. Fazer todos os cálculos, verificando as tolerâncias e erros, para determinar as coordenadas absolutas; 13. Fazer o desenho; e 14. Interpolar as curvas de nível do desenho.

13 PRÁTICA 6 Nivelamento Geométrico Simples e composto Materiais utilizados: 01 nível com seu respectivo tripé, 02 balizas, 02 miras, caderneta de campo, 06 piquetes e 01 marreta. Para exemplificar será projetada uma rede de drenagem pluvial que tenha 20 cm de profundidade inicial e 0,5% de declividade. Cota RN= 20,00 a) Trabalho de campo Procedimentos: 1. Locar e estaquear o eixo de uma rede de drenagem pluvial (5,00 em 5,00m). Deve-se estaquear a posição/estaca 6+2, pois neste ponto existe uma mudança de declividade (depressão), sendo necessário apresentá-la no perfil longitudinal; 2. Realizar o nivelamento geométrico simples do eixo locado; b) Trabalho de escritório (SIMPLES) 1. Calcular as cotas do terreno; 2. Desenhar o perfil longitudinal do eixo levantado; 3. Calcular a linha de greide (tendo 20 c, de profundidade inicial e 0,5% de declividade); e 4. Calcular as alturas de corte e aterro.

14 Estacas Caderneta de campo Leitura Diferença de nível da mira + - Cota 5 LM RM: Caderneta de escritório Estacas Cotas Alturas Terreno Greide Corte Aterro c) Trabalho de campo (COMPOSTO) Procedimentos: 1. Locar e estaquear o eixo de uma rede de drenagem pluvial (5,00 em 5,00 m). 2. Realizar o nivelamento geométrico composto do eixo locado; 3. Realizar o contra-nivelamento do eixo locado.

15 Estacas A B LM RM: Caderneta de nivelamento Visadas Ré Vante Ponto visado Plano de Visada Cota Caderneta do contra- nivelamento Estacas Ponto Visadas Plano de visado Ré Vante Visada A B LM RM: Cota d) Trabalho de escritório (COMPOSTO) 1. Calcular as cotas do terreno; 2. Verificar se o erro esta abaixo da tolerância exigida; 3. Corrigir as cotas; 4. Desenhar o perfil longitudinal do eixo levantado; 5. Calcular a linha de greide (tendo 20 cm de profundidade inicial e 0,5% de declividade); e 6. Calcular as alturas de corte e aterro.

16 Estacas 1 Cotas Nivelamento Cotas Contra- Nivelamento Cotas Corrigidas Cotas Compensadas RN Estacas Cotas Alturas Terreno Greide Corte Aterro

17 Pratica 7 Sistematizações de terrenos Materiais utilizados: 01 nível com seu respectivo tripé, 02 balizas, 02 miras, caderneta de campo, 12 piquetes e 01 marreta. Para exemplificar será protegida a construção de um pátio de secagem de grãos com dimensões de 20 x 10 m. Tendo -1% de declividade nos eixos transversais e - 2% no eixo longitudinal. As estacas serão locadas com equidistância de 5 m a) Trabalho de campo Procedimentos: 1. Localização e estaqueamento do eixo longitudinal do pátio; 2. Abertura das seções transversais (utilizar esquadro e trena); 3. Fazer o nivelamento geométrico do eixo e das seções, anotadas os dados em quadriculadas; b) Trabalho de escritório 1. Calcular as cotas do terreno; 2. Calcular as cotas do greide; 3. Calcular as alturas de corte e aterro; e 4. Fazer o balanceamento dos cortes e aterros.

18 Pratica 8 manejos de teodolitos (mediação de azimutes) marreta. Matérias utilizadas: 01 teodolito com seu respectivo tripé,01 baliza, 02 piquetes e 01 Azimute magnético de um alinhamento é um ângulo horizontal medido a partir do Norte Magnético no sentido horário até o plano vertical que contém o alinhamento considerado. Procedimentos 1. Materializar os pontos topográficos A e B; 2. Estacionar e centralizar o Teodolito no ponto topográfico A; 3. Zerar o limbo horizontal e travar o movimento do limbo; 4. Soltar a alavanca de fixação da agulha imantada da bússola; 5. Orientar a luneta para o Meridiano Magnético com o movimento geral solto; 6. Travar o movimento geral; e 7. Liberar o movimento do limbo, visar a baliza no ponto topográfico B e fazer a leitura do azimute.

19 Práticas 9 a 14 trabalhos práticos PRÁTICA 15 Demonstração com GPS de navegação e Estação Total

INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA

INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Curso de Engenharia Civil Topografia Aplicada INSTRUMENTOS DE TOPOGRAFIA Prof.ª AMANSLEONE DA S. TEMÓTEO 26/02/13 CONTEÚDO INSTRUMENTOS UTILIZADOS EM MEDIDAS LINEARES DIRETAS

Leia mais

PRÁTICAS TOPOGRÁFICAS

PRÁTICAS TOPOGRÁFICAS PRÁTICAS TOPOGRÁFICAS Elaboração: Professora Rachel Gonçalves Braga Estagiária Paula Marinho Ferreira Estagiária Renata Gonçalves da Silva Revisão: 0 0 1. Prática Manejo com o GPS Local de realização da

Leia mais

INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS (PLANIMETRIA)

INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS (PLANIMETRIA) Topografia INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS (PLANIMETRIA) Prof. Paulo Carvalho, M.Sc Macedo, M.Sc Prof. Emilia Rabanni, Dra. Poli, Brasil.. 2014 2/27 Instrumentos Topográficos do Equipamento 3/27 TEODOLITO É

Leia mais

Existe um desvio entre o azimute verdadeiro e o azimute magnético.

Existe um desvio entre o azimute verdadeiro e o azimute magnético. AZIMUTE MAGNÉTICO E VERDADEIRO Existe um desvio entre o azimute verdadeiro e o azimute magnético. 1 COORDENADAS RETANGULARES E POLARES No sistema de coordenadas cartesianas a posição de um ponto fica definida

Leia mais

Topografia 1. Métodos de Levantamento Planimétrico. Prof.ª MSc. Antonia Fabiana Marques Almeida Outubro/2013

Topografia 1. Métodos de Levantamento Planimétrico. Prof.ª MSc. Antonia Fabiana Marques Almeida Outubro/2013 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM ESTRADAS E TOPOGRAFIA Topografia 1 Métodos de Levantamento Planimétrico Prof.ª MSc. Antonia Fabiana Marques Almeida fabiana_urca@live.com

Leia mais

O objetivo da Topografia é, representar graficamente uma porção limitada do terreno, através das etapas:

O objetivo da Topografia é, representar graficamente uma porção limitada do terreno, através das etapas: O objetivo da Topografia é, representar graficamente uma porção limitada do terreno, através das etapas: 1. Materialização de um eixo de referência no terreno ao qual serão amarrados todos os pontos julgados

Leia mais

FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério. Topografia Básica. Aula 03 Goniologia (Medições de ângulos, azimutes e rumos) Profº Weldon Martins

FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério. Topografia Básica. Aula 03 Goniologia (Medições de ângulos, azimutes e rumos) Profº Weldon Martins FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério Topografia Básica Aula 03 Goniologia (Medições de ângulos, azimutes e rumos) Profº Weldon Martins Sumário Goniologia(Medições de Ângulos) Ângulos Horizontais

Leia mais

INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS Extraído de: VEIGA, L. A.K, ZANETTI, M. A. Z.; FAGGION, P. L. Fundamentos de Topografia. Curitiba, UFPR, 2012, 288p. Disponível em estacionar equipamento

Leia mais

NOMENCLATURA DO TEODOLITO

NOMENCLATURA DO TEODOLITO NOMENCLATURA DO TEODOLITO O NOME TEODOLITO THEA = VISTA HODOS = UM MEIO LITOS = CLARO SURGIU EM 1560 DIVISÃO BASE DO LIMBO TEODOLITO ALIDADE ALIDADE LIMBO BASE TEODOLITO BASE SE COMPÕE DE UMA PLACA ESPESSA

Leia mais

ALTIMETRIA. É a parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo da Terra.

ALTIMETRIA. É a parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo da Terra. ALTIMETRIA É a parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo da Terra. Sheila 1 LEVANTAMENTOS ALTIMÉTRICOS Ou simplesmente nivelamento: é a operação

Leia mais

7 NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

7 NIVELAMENTO GEOMÉTRICO 7 NIVELAMENTO GEOMÉTRICO 44 7 NIVELAMENTO GEOMÉTRICO A partir dos dados mostrados nas planilhas anexas, pede-se determinar as cotas ajustadas dos pontos da poligonal levantada no campo, pelo processo de

Leia mais

CAPÍTULO 3 INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

CAPÍTULO 3 INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS 19 CAPÍTULO 3 INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS 3.1. INTRODUÇÃO Diversos procedimentos de campo em Topografia são realizados com o auxílio de equipamentos como estações totais e teodolitos. Para que estes equipamentos

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CURSO: TOPOGRAFIA PROF.: RIDECI FARIAS LEVANTAMENTO DE NIVELAMENTO

ENGENHARIA CIVIL CURSO: TOPOGRAFIA PROF.: RIDECI FARIAS LEVANTAMENTO DE NIVELAMENTO ENGENHARIA CIVIL CURSO: TOPOGRAFIA PROF.: RIDECI FARIAS LEVANTAMENTO DE NIVELAMENTO BRASÍLIA, DF 13/11/2004 1. OBJETIVOS Ao final do levantamento de nivelamento, o grupo deverá ser capaz de realizar um

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Altimetria. Aula 2

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Altimetria. Aula 2 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Altimetria Aula 2 Recife, 2014 2 3 4 5 Equipamentos Teodolito: É um instrumento óptico de medida utilizado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO Aluno(a) Turma. 1ª LISTA DE EXERCICIOS de Topografia I

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO Aluno(a) Turma. 1ª LISTA DE EXERCICIOS de Topografia I UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO Aluno(a) Turma 1ª LISTA DE EXERCICIOS de Topografia I 2013.1 Parte 1 ( Descrever em manuscrito e resumidamente, colocar só as figuras na

Leia mais

NIVELAMENTO TOPOGRÁFICO. Douglas Luiz Grando¹, Valdemir Land², Laudir Rafael Bressler³

NIVELAMENTO TOPOGRÁFICO. Douglas Luiz Grando¹, Valdemir Land², Laudir Rafael Bressler³ NIVELAMENTO TOPOGRÁFICO Douglas Luiz Grando¹, Valdemir Land², Laudir Rafael Bressler³ Palavras-chave: Topografia; Altimetria, Levantamento; Cota. INTRODUÇÃO A altimetria é a parte da topografia que trata

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes EXERCÍCIOS - TOPOGRAFIA Prof.: CARLOS YUKIO SUZUKI APRESENTAÇÃO Esta apostila de apoio didático à disciplina Topografia,

Leia mais

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO. Prof. Dr. Daniel Caetano

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO. Prof. Dr. Daniel Caetano TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO Prof. Dr. Daniel Caetano 203 - Objetivos Levantamento taqueométrico Perfil LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO Levantamento Taqueométrico Processo para obter rapidamente:

Leia mais

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEODÉSIA TOPOGRAFIA I NIVELAMENTO GEOMÉTRICO PROFESSOR JORGE LUIZ BARBOSA DA SILVA JUNHO/2003 MONITORES: VIVIAN, RODRIGO

Leia mais

CENTRO DE SERVIÇOS TÉCNICO-EDUCACIONAIS E CIENTÍFICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - CET. Aluno: Data: AVALIAÇÃO DE TOPOGRAFIA

CENTRO DE SERVIÇOS TÉCNICO-EDUCACIONAIS E CIENTÍFICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - CET. Aluno: Data: AVALIAÇÃO DE TOPOGRAFIA CENTRO DE SERVIÇOS TÉCNICO-EDUCACIONAIS E CIENTÍFICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - CET Aluno: Data: AVALIAÇÃO DE TOPOGRAFIA 1. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) A Topografia consiste na descrição

Leia mais

Topografia Aula 4 (Parte 1)- Planimetria - Goniologia RESUMO PARTE 1

Topografia Aula 4 (Parte 1)- Planimetria - Goniologia RESUMO PARTE 1 Topografia Aula 4 (Parte 1)- Planimetria - Goniologia RESUMO PARTE 1 Prof. Luiz Miguel de Barros Luizmiguel.barros@yahoo.com.br Planimetria Dentro dos objetivos de topografia de representar no papel uma

Leia mais

MATERIAL DE APOIO TOPOGRAFIA II ALTIMETRIA NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

MATERIAL DE APOIO TOPOGRAFIA II ALTIMETRIA NIVELAMENTO GEOMÉTRICO MATERIAL DE APOIO TOPOGRAFIA II ALTIMETRIA NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Prof. João Marcelo 45 Capítulo III ALTIMETRIA 1. Introdução A altimetria ou nivelamento tem por finalidade determinar a distância vertical

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia da UNICAP LABTOP Topografia 1. Prática. Instrumentos Topográficos

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia da UNICAP LABTOP Topografia 1. Prática. Instrumentos Topográficos UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia da UNICAP LABTOP Topografia 1 Prática Instrumentos Topográficos Recife, 2014 Instrumentos Topográficos Equipamentos Acessórios Instalação

Leia mais

NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE TOPOGRAFIA I CURVELO 2017

NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE TOPOGRAFIA I CURVELO 2017 NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE Elaboração: Professora Juliana Reinert Professora Rachel Gonçalves Braga Professora Tais Lorena Pereira da Silva Estagiária Bárbara Ribeiro Costa Estagiária Paula Marinho Ferreira

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ECV310 Fundamentos de Cartografia e Topografia

Programa Analítico de Disciplina ECV310 Fundamentos de Cartografia e Topografia 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 2 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Engenharia de Biossistemas

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Engenharia de Biossistemas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Engenharia de Biossistemas Disciplina: LEB0340 - Topografia e Geoprocessamento I Créditos: 6 Período: 1 semestre

Leia mais

FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA

FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA Estrutura do Curso Conceitos Topografia Ângulos e Distâncias Poligonal e Aplicações Medição de Ângulos Aulas Práticas Cálculo de Áreas Cálculo da Distância Remota Topografia...do grego topos (lugar) e

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Orientação

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Orientação UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Orientação Recife, 2014 Orientação Topográfica A palavra ORIENTAÇÃO significa, em sentido restrito, a

Leia mais

NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE TOPOGRAFIA

NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE TOPOGRAFIA 5 NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE Elaboração: Professora Juliana Reinert Professora Rachel Gonçalves Braga Professora Rachel Martini Professora Tais Lorena Pereira da Silva Estagiária Bárbara Ribeiro Costa

Leia mais

CYGNUS KS-102.

CYGNUS KS-102. www.santiagoecintra.com.br www.santiagoecintra.com.br www.santiagoecintra.com.br INTRODUÇÃO Teodolito observação de ângulos H, V e distância por taqueometria. Teodolito com distânciômetro observação ângulos

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes EXERCÍCIOS - TOPOGRAFIA Prof.: CARLOS YUKIO SUZUKI APRESENTAÇÃO Esta apostila de apoio didático à disciplina Topografia,

Leia mais

Modelo de estação total Leica TS02

Modelo de estação total Leica TS02 Teodolito/ Taqueômetro/ Estação Total Modelo de estação total Leica TS02 (utilizado nas aulas práticas) 2/25 Teodolito/Taqueômetro/ET Teodolito mede ângulos horizontais e verticais. Taqueômetro é um teodolito

Leia mais

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO. Prof. Dr. Daniel Caetano

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO. Prof. Dr. Daniel Caetano TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-1 Objetivos Levantamento taqueométrico Perfil LEVANTAMENTO TAQUEOMÉTRICO Levantamento Taqueométrico Processo para obter rapidamente:

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil Nivelamento

Departamento de Engenharia Civil Nivelamento Departamento de Engenharia Civil Nivelamento Rosa Marques Santos Coelho Paulo Flores Ribeiro 2006 / 2007 4. NIVELAMENTO O conjunto de operações topográficas que permitem definir a posição altimétrica dos

Leia mais

FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério. Topografia Básica. Aula 07 Levantamento Topográfico. Profº Weldon Martins

FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério. Topografia Básica. Aula 07 Levantamento Topográfico. Profº Weldon Martins FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério Topografia Básica Aula 07 Levantamento Topográfico Profº Weldon Martins Sumário Levantamento Topográfico Metódos de Levantamento para pontos de apoio Triangulação

Leia mais

CONTROLE DIMENSIONAL TOPOGRAFIA VERIFICAÇÃO DE ESTAÇÃO TOTAL / TEODOLITO PR-093

CONTROLE DIMENSIONAL TOPOGRAFIA VERIFICAÇÃO DE ESTAÇÃO TOTAL / TEODOLITO PR-093 Página: 1 de 5 1. OBJETIO Este procedimento tem por objetivo descrever o processo de verificação de Estação Total / Teodolito, no local de trabalho, visando garantir que as condições de operação resultem

Leia mais

Curso Técnico de Agrimensura

Curso Técnico de Agrimensura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Construção Civil Curso Técnico de Agrimensura Unidade Curricular: TOPOGRAFIA IV SUMÁRIO

Leia mais

Modelo de estação total Leica TS02

Modelo de estação total Leica TS02 Teodolito/ Taqueômetro/ Estação Total Modelo de estação total Leica TS02 (utilizado nas aulas práticas) 2/25 Teodolito/Taqueômetro/ET Teodolito mede ângulos horizontais e verticais. Taqueômetro é um teodolito

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- TOPOGRAFIA

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- TOPOGRAFIA FACULDADE SUDOESTE PAULISTA CURSO - ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA- TOPOGRAFIA EXERCÍCIO DE REVISÃO 1. Com base nos seus conhecimentos, complete a lacuna com a alternativa abaixo que preencha corretamente

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Disciplina: Topografia Básica Facilitadores: Nonato,

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Disciplina: Topografia Básica Facilitadores: Nonato, Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Disciplina: Topografia Básica Facilitadores: Nonato, Julien e Fabrício AULA 06 MEDIDAS INDIRETAS DE DISTÂNCIAS

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra - Departamento de Geomática Prof a Regiane Dalazoana

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra - Departamento de Geomática Prof a Regiane Dalazoana 1 Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra - Departamento de Geomática Prof a Regiane Dalazoana CAPÍTULO 1 - REVISÃO MATEMÁTICA GA069 - TOPOGRAFIA I LISTA DE EXERCÍCIOS a) Transforme os

Leia mais

APOSTILA DE TOPOGRAFIA

APOSTILA DE TOPOGRAFIA UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL SÃO PAULO CEETPS CENTRO ESTADUAL EDUCACIONAL TECNOLÓGICO PAULA SOUZA ETECC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CARLOS DE CAMPOS EDIFICAÇÕES TOPOGRAFIA PROFESSOR EDUARDO ANDREOLI APOSTILA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA I Profa. Adriana Goulart dos Santos Planimetria Uso de instrumentos para a obtenção das medidas das distâncias e das

Leia mais

Aula 07 Medidas Indiretas Medidas eletrônicas

Aula 07 Medidas Indiretas Medidas eletrônicas UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA Departamento de Solos e Engenharia Rural - DSER Laboratório de Topografia Aula 07 Medidas Indiretas Medidas eletrônicas Prof. Dr.

Leia mais

1. LEVANTAMENTO EM CAMPO

1. LEVANTAMENTO EM CAMPO 1. LEVANTAMENTO EM CAMPO O primeiro passo antes de começar um levantamento é identificar as estações que comporão à poligonal, tal que sejam acessíveis e que em conjunto abrangiam à totalidade do nosso

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EAM300 Topografia e Estradas

Programa Analítico de Disciplina EAM300 Topografia e Estradas 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Topografia NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

Topografia NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Topografia NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Macedo, M.Sc. Poli, Brasil.. 2014 2/32 É o sistema de medições altimétricas que consiste em determinar as diferenças de nível entre dois pontos observados mediante visadas

Leia mais

CARGA HORÁRIA (horas) VI DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA (horas) VI DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO: TOPOGRAFIA PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO Aluno(a) turma 1ª Lista de Exercícios de Topografia 2 Parte 1 PARTE I ( Escreva a mão, não aceitamos digitação) 1. Defina cota e desnível.

Leia mais

Sumário. Agradecimentos Sobre os Autores Prefácio. CAPÍTULO 1 Conceitos Gerais de Geomática 1

Sumário. Agradecimentos Sobre os Autores Prefácio. CAPÍTULO 1 Conceitos Gerais de Geomática 1 Sumário Agradecimentos Sobre os Autores Prefácio V IX XI CAPÍTULO 1 Conceitos Gerais de Geomática 1 1.1 Introdução 1 1.2 Ciências e técnicas englobadas pela Geomática 2 1.2.1 Geodésia 2 1.2.2 Topografia

Leia mais

EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO

EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO a) Calcular as cotas dos pontos abaixo, obtidos por nivelamento trigonométrico. b) Fazer um esboço do levantamento. Cota do ponto A = 125,2 m Estação P. V. Ângulo Altura Altura

Leia mais

POSICIONAMENTOS PLANIMÉTRICO E ALTIMÉTRICO UD 4 - NIVELAMENTO

POSICIONAMENTOS PLANIMÉTRICO E ALTIMÉTRICO UD 4 - NIVELAMENTO UD 4 - NIVELAMENTO INTRODUÇÃO Levantamento topográfico altimétrico (ou nivelamento): Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO. Aluno(a) turma. 1ª Lista de Exercícios de Topografia 1 (2013.2)

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO. Aluno(a) turma. 1ª Lista de Exercícios de Topografia 1 (2013.2) UIVERSIDADE DE PERAMBUCO - UPE ESCOLA POLITÉCICA DE PERAMBUCO Aluno(a) turma 1ª Lista de Exercícios de Topografia 1 (013.) PARTE I ( Em poucas palavras responda o que se pede) 1. O que é topografia? Qual

Leia mais

Posicionamento considerando a Terra Plana. Prof. Carlos Aurélio Nadal

Posicionamento considerando a Terra Plana. Prof. Carlos Aurélio Nadal Posicionamento considerando a Terra Plana Prof. Carlos Aurélio Nadal Fio de prumo Plano topográfico g VETOR GRAVIDADE Plano Topográfico z fio de prumo x 0=PP ps Plano topográfico Plano tangente y (N) pn

Leia mais

E-QP-ECD-096 REV. A 15/Abr/2008

E-QP-ECD-096 REV. A 15/Abr/2008 ENGENHARIA CONTROLE DIMENSIONAL TOPOGRAFIA VERIFICAÇÃO DE NÍVEL ÓTICO Os comentários e sugestões referentes a este documento devem ser encaminhados ao SEQUI, indicando o item a ser revisado, a proposta

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA Campus: Medianeira Curso: Engenharia Civil Disciplina: Topografia. Docente: Dr. Fábio Palczewski Pacheco

FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA Campus: Medianeira Curso: Engenharia Civil Disciplina: Topografia. Docente: Dr. Fábio Palczewski Pacheco FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA Campus: Medianeira Curso: Engenharia Civil Disciplina: Topografia Docente: Dr. Fábio Palczewski Pacheco Lista de Exercícios Topografia 1. Sabendo que o ângulo de inclinação

Leia mais

MÉTODOS PARA EXECUÇÃO DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ALTIMÉTRICOS. (PROF. ENOQUE)

MÉTODOS PARA EXECUÇÃO DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ALTIMÉTRICOS. (PROF. ENOQUE) MÉTODOS PARA EXECUÇÃO DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ALTIMÉTRICOS. (PROF. ENOQUE) A determinação da cota ou altitude de um ponto é uma atividade fundamental em diversas atividades, principalmente na engenharia.

Leia mais

TOPOGRAFIA INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA E ALTIMETRIA. Professor: Kaio Vilas Boas Kurimori

TOPOGRAFIA INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA E ALTIMETRIA. Professor: Kaio Vilas Boas Kurimori TOPOGRAFIA INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA E ALTIMETRIA Professor: Kaio Vilas Boas Kurimori RECORDANDO A AULA PASSADA Vamos recordar a Aula passada!!!!! Porque os desníveis entre as equipes deram diferentes? Problemas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Altimetria Nivelamento TOPOGRAFIA D

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Altimetria Nivelamento TOPOGRAFIA D RE (resultados não revisados) LISTA DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Altimetria Nivelamento TOPOGRAFIA D 1. Defina cota, altitude e desnível. Em seguida, elabore um desenho esquemático com estas entidades. C A,

Leia mais

TOPOGRAFIA II TOPOGRAFIA II

TOPOGRAFIA II TOPOGRAFIA II Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA II TOPOGRAFIA II Profa. Adriana Goulart dos Santos Nivelamento Trigonométrico A diferença de nível entre pontos é dada

Leia mais

Departamento de Engenharia de Transportes PTR Laboratório de Topografia e Geodésia LTG

Departamento de Engenharia de Transportes PTR Laboratório de Topografia e Geodésia LTG Departamento de Engenharia de Transportes PTR Laboratório de Topografia e Geodésia LTG PTR 0101 DD = 180 Topografia - a TERRENO A LEVANTAR Alcance do Instrumento POLIGONAL PRINCIPAL POLIGONAL SECUNDÁRIA

Leia mais

NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE TOPOGRAFIA II

NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE TOPOGRAFIA II NOTAS DE AULAS PRÁTICAS DE Elaboração: Professora Juliana Reinert Professora Rachel Gonçalves Braga Professora Rachel Martini Professora Tais Lorena Pereira da Silva Estagiária Bárbara Ribeiro Costa Estagiária

Leia mais

Blumenau Engenharia Civil

Blumenau Engenharia Civil Blumenau Engenharia Civil Disciplina TOPOGRAFIA E GEODÉSIA I Aula 7: Medição de Distâncias Medidas Indiretas Medição de Direções Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Medição Indireta MEDIÇÃO INDIRETA Uma

Leia mais

APOSTILA DIDÁTICA DE COLETA DE DADOS NA ESTAÇÃO TOTAL TOPCON E PROCESSAMENTO NO PROGRAMA POSIÇÃO FUNÇOES BÁSICAS

APOSTILA DIDÁTICA DE COLETA DE DADOS NA ESTAÇÃO TOTAL TOPCON E PROCESSAMENTO NO PROGRAMA POSIÇÃO FUNÇOES BÁSICAS APOSTILA DIDÁTICA DE COLETA DE DADOS NA ESTAÇÃO TOTAL TOPCON E PROCESSAMENTO NO PROGRAMA POSIÇÃO FUNÇOES BÁSICAS Unidade Curricular: Topografia 3 Autor: Flavio Boscatto Dezembro 2009 ÍNDICE 1 OBJETIVO

Leia mais

TOPOGRAFIA I. Prof. Diego Custódio

TOPOGRAFIA I. Prof. Diego Custódio TOPOGRAFIA I Prof. Diego Custódio Planimetria Uso de instrumentos para a obtenção das medidas das distâncias e das áreas projetadas sobre o plano horizontal. 4 1 3 Plano horizontal 2 PROJEÇÃO HORIZONTAL

Leia mais

NIVELAMENTO TAQUEOMÉTRICO

NIVELAMENTO TAQUEOMÉTRICO Topografia NIVELAMENTO TAQUEOMÉTRICO Prof. Paulo Carvalho, M.Sc. Macedo, M.Sc. Poli, Brasil.. 2014 2/32 São as operações topográficas de observações e cálculos (medições) que permitem a obtenção simultânea

Leia mais

GONIÓMETRO BÚSSOLA 1. GONIÓMETRO BÚSSOLA

GONIÓMETRO BÚSSOLA 1. GONIÓMETRO BÚSSOLA GONIÓMETRO BÚSSOLA 1. GONIÓMETRO BÚSSOLA O goniómetro-bússola M2A2 é um teodolito fácil de operar, destinado ao uso nas baterias de bocas de fogo (para dar pontarias) e em levantamentos topográficos executados

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Medidas de Ângulos

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Medidas de Ângulos UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Medidas de Ângulos Recife, 2014 Medidas de Ângulos Dentro dos objetivos de topografia de representar no

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DECLIVIDADE

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DECLIVIDADE 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DECLIVIDADE 1- Calcular a declividade para os casos abaixo, sendo que os valores altimétricos referemse às cotas dos pontos: a) b) 1 c) d) Calcular a declividade entre os pontos

Leia mais

Topografia I (Aula 04) Medidas de Ângulos. Prof. Diego Custódio

Topografia I (Aula 04) Medidas de Ângulos. Prof. Diego Custódio Topografia I (Aula 04) Medidas de Ângulos Prof. Diego Custódio Medidas de Ângulos Dentro dos objetivos de topografia de representar no papel uma porção limitada da superfície terrestre e o controle geométrico

Leia mais

Medidas de Direções. Material de apoio Topografia

Medidas de Direções. Material de apoio Topografia Medidas de Direções Material de apoio Topografia Érica Santos Matos Departamento de Geomática Setor de Ciências da Terra Universidade Federal do Paraná -UFPR Medida de direções O que se mede em campo são

Leia mais

Assunto: Medições de direções Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 5. Ângulos horizontais e verticais: Uma das operações básicas em Topografia é a medição de ângulos horizontais

Leia mais

Posicionamento considerando a Terra Plana. Prof. Carlos Aurélio Nadal

Posicionamento considerando a Terra Plana. Prof. Carlos Aurélio Nadal Posicionamento considerando a Terra Plana Prof. Carlos Aurélio Nadal Fio de prumo Plano topográfico g VETOR GRAVIDADE Plano Topográfico z fio de prumo x 0=PP ps Plano topográfico Plano tangente y (N) pn

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE GEOMENSURA MÓDULO I UNIDADE CURRICULAR TOPOGRAFIA I 5.10.4

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 PROJETO TOPOGRÁFICO 2 O que é Topografia? ETIMOLOGIA: A palavra TOPOGRAFIA

Leia mais

IT-152 Revisão: 3 (Mar/2009)

IT-152 Revisão: 3 (Mar/2009) Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo orientar o candidato na execução de provas, na especialidade Inspetor de Controle Dimensional, modalidade Topografia. 2. REGRAS GERAIS 2.1

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com É o conjunto de operações, procedimentos e equipamentos utilizados no campo (terreno), de forma a implantar e materializar pontos de apoio topográfico,

Leia mais

Geoprocessamento Orientação. Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira

Geoprocessamento Orientação. Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira Geoprocessamento Orientação Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira Os pontos cardeais, colaterais, sub-colaterais e a rosa dos ventos Norte: onde o Sol é mais alto O movimento aparente do Sol desenha

Leia mais

CAPÍTULO I I TRANSPORTE DE COORDENADAS RETANGULARES POLIGONAIS ABERTAS

CAPÍTULO I I TRANSPORTE DE COORDENADAS RETANGULARES POLIGONAIS ABERTAS CAPÍTULO I I TRANSPORTE DE COORDENADAS RETANGULARES POLIGONAIS ABERTAS 1 o ) Em recente levantamento topográfico planimétrico foram medidos os seguintes valores angulares e lineares, apresentados na Caderneta

Leia mais

Professor:: Mário Paulo

Professor:: Mário Paulo TOPO GRAFIA I Professor: Mário Paulo MEDIDA INDIRETA DE DISTÂNCIA AS Em Topografia e Geodésia os parâmetros essenciais são os ângulos e as distâncias. Qualquer determinação ge ométrica é obtida a partir

Leia mais

E-QP-ECD-092 REV. A 15/Abr/ OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3. TERMINOLOGIA 4. INSTRUMENTOS E ACESSÓRIOS

E-QP-ECD-092 REV. A 15/Abr/ OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3. TERMINOLOGIA 4. INSTRUMENTOS E ACESSÓRIOS ENGENHARIA CONTROLE DIMENSIONAL TOPOGRAFIA LEVANTAMENTO DE POLIGONAL FECHADA Os comentários e sugestões referentes a este documento devem ser encaminhados ao SEQUI, indicando o item a ser revisado, a proposta

Leia mais

TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS. Prof. Dr. Daniel Caetano

TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS. Prof. Dr. Daniel Caetano TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-1 Objetivos Conceituar e determinar os azimutes Conceituar rumo Determinação de distância entre dois pontos MAPEAMENTO DE ESPAÇO

Leia mais

Topografia I. Professora mestre: Gilmara Rocha

Topografia I. Professora mestre: Gilmara Rocha Topografia I Professora mestre: Gilmara Rocha Apresentação do professor Formação: CST em Geoprocessamento (IFPB) Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (UFPE) Atuação: Analista

Leia mais

TOPOGRAFIA Ano letivo de º teste sumativo (22/04/14)

TOPOGRAFIA Ano letivo de º teste sumativo (22/04/14) TOPOGRAFIA 1º teste sumativo (22/04/14) Número: Nome: Nota: não é permitida a utilização da máquina de calcular 1. (3.0 valores) Complete as afirmações preenchendo os espaços em branco com uma palavra

Leia mais

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: CÁLCULO DE COTAS

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: CÁLCULO DE COTAS TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: CÁLCULO DE COTAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos O que é uma cota Como se determina uma cota Nivelamento geométrico simples Material de Estudo Material Apresentação Acesso

Leia mais

Aparelhos topográficos (Teodolitos e nível); Nível de mangueira/nível a laser; Régua; Fio de prumo e trena; Cavaletes; Tabeira/gabarito/tábua corrida.

Aparelhos topográficos (Teodolitos e nível); Nível de mangueira/nível a laser; Régua; Fio de prumo e trena; Cavaletes; Tabeira/gabarito/tábua corrida. Como materializar os pontos e eixos Aparelhos topográficos (Teodolitos e nível); Nível de mangueira/nível a laser; Régua; Fio de prumo e trena; Cavaletes; Tabeira/gabarito/tábua corrida. 1) Definir a referência

Leia mais

LEVANTAMENTO DE PONTOS DETALHE. Copyright LTG 2013 LTG/PTR/EPUSP

LEVANTAMENTO DE PONTOS DETALHE. Copyright LTG 2013 LTG/PTR/EPUSP LEVANTAMENTO DE PONTOS DETALHE 1 TAQUEOMETRIA (COM TEODOLITO ELETRÔNICO) Processo para obter rapidamente a distância e a diferença de cota entre dois pontos. Permite obter as coordenadas espaciais de um

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EAM311 Topografia II

Programa Analítico de Disciplina EAM311 Topografia II Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em

Leia mais

PROF. D. Sc. JOÃO PAULO BESTETE DE OLIVEIRA

PROF. D. Sc. JOÃO PAULO BESTETE DE OLIVEIRA PROF. D. Sc. JOÃO PAULO BESTETE DE OLIVEIRA Ângulos utilizados em Topografia Verticais ÂNGULOS VERTICAIS Ângulos utilizados em Topografia Horizontais Horizontais Externos - São ângulos medidos entre dois

Leia mais

TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS. Prof. Dr. Daniel Caetano

TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS. Prof. Dr. Daniel Caetano TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-1 Objetivos Conceituar e determinar os azimutes Conceituar rumo Determinação de distância entre dois pontos MAPEAMENTO DE ESPAÇO

Leia mais

TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS. Prof. Dr. Daniel Caetano

TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS. Prof. Dr. Daniel Caetano TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conceituar e determinar os azimutes Conceituar rumo Determinação de distância entre dois pontos Material de Estudo

Leia mais

PUC UCG - ESCOLA DE ENGENHARIA. Curso : Engenharia Civil

PUC UCG - ESCOLA DE ENGENHARIA. Curso : Engenharia Civil PUC UCG - ESCOLA DE ENGENHARIA Curso : Engenharia Civil 1. Dados de Identificação Disciplina : ENG1062 TOPOGRAFIA E GEODÉSIA II Professor : TULE CÉSAR BARCELOS MAIA Turma : C01 Subturma : 1, 2, 3 Créditos

Leia mais

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: CÁLCULO DE COTAS

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: CÁLCULO DE COTAS TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: CÁLCULO DE COTAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 Objetivos O que é uma cota Como se determina uma cota Nivelamento geométrico simples Material de Estudo Material Apresentação Acesso

Leia mais

Planimetria DOCENTES: LUCAS H. P. SILVA PRISCILA B. ALVES

Planimetria DOCENTES: LUCAS H. P. SILVA PRISCILA B. ALVES Planimetria DOCENTES: LUCAS H. P. SILVA PRISCILA B. ALVES Introdução Durante um levantamento topográfico, normalmente são determinados pontos de apoio ao levantamento (pontos planimétricos, altimétricos

Leia mais

NUPENGE I Jornada Científica da Engenharia

NUPENGE I Jornada Científica da Engenharia NUPENGE I Jornada Científica da Engenharia COMPARAÇÃO ENTRE OS NIVELAMENTOS TRIGONOMÉTRICO E GPS COM O NIVELAMENTO GEOMÉTRICO DE ACORDO COM A NBR 13.133 Tule César Barcelos Maia email: tule@ucg.br Universidade

Leia mais

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: CÁLCULO DE COTAS

TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: CÁLCULO DE COTAS TOPOGRAFIA ALTIMETRIA: CÁLCULO DE COTAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-1 Objetivos O que é uma cota Como se determina uma cota Nivelamento geométrico simples COTA E ALTITUDE O que é cota? Cota: altura com

Leia mais

TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS. Prof. Dr. Daniel Caetano

TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS. Prof. Dr. Daniel Caetano TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-2 Objetivos Conceituar e determinar os azimutes Conceituar rumo Determinação de distância entre dois pontos Material de Estudo

Leia mais

TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS. Prof. Dr. Daniel Caetano

TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS. Prof. Dr. Daniel Caetano TOPOGRAFIA PLANIMETRIA: AZIMUTES E DISTÂNCIAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Conceituar e determinar os azimutes Conceituar rumo Determinação de distância entre dois pontos Material de

Leia mais

GA069 TOPOGRAFIA I 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS

GA069 TOPOGRAFIA I 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS GABARITO NÃO REVISADO GA069 TOPOGRAFIA I 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS Irradiação Um engenheiro ocupa com uma estação total o ponto B, orienta o equipamento à ré, fazendo pontaria em A, e depois, faz pontaria

Leia mais

E-QP-ECD-095 REV. A 15/Abr/2008

E-QP-ECD-095 REV. A 15/Abr/2008 ENGENHARIA CONTROLE DIMENSIONAL TOPOGRAFIA NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Os comentários e sugestões referentes a este documento devem ser encaminhados ao SEQUI, indicando o item a ser revisado, a proposta e a

Leia mais