Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Adivinhas o que é, o que é?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Adivinhas o que é, o que é?"

Transcrição

1 Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Adivinhas o que é, o que é?

2 Adivinhas o que é, o que é? 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2.Gênero Textual 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:

3 Plano de Aula ADIVINHAS O QUE É, O QUE É? Nível de Ensino Ano / Semestre Componente Curricular Tema Duração da Aula Modalidade de Ensino Ensino Fundamental I / Anos Iniciais 4º ano Língua Portuguesa Gênero textual 2 aula (50 min cada) Educação Presencial OBJETIVOS Ao final da aula, o aluno será capaz de: D9 F1 PORT - Iden ficar a finalidade de textos de diferentes gêneros, dando ênfase as advinhas; D1.1 F1 TEC - Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações, usando sites de busca e visualizador de vídeo; D1.2 F1 TEC - Iden ficar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrição, u lizando o editor de textos (Kword); D3.2 F1 TEC - Aplicar relações já estabelecidas anteriormente ou conhecimentos já construídos a contextos e situações diferentes; aplicar fatos e princípios a novas situações, para tomar decisões, solucionar problemas, fazer prognós cos etc., u lizando redes sociais (Twi er). PRÉ-REQUISITOS DOS ALUNOS Ter noção de gêneros textuais; saber pesquisar em sites de busca; ter noção de u lização do editor de textos; saber enviar e receber s; ter noção de publicação em redes sociais Twi er. RECURSOS / MATERIAIS DE APOIO - Vídeo Expedição no Butantan ; - laptop educacional com acesso à Internet; - conta no Twi er. GLOSSÁRIO Gênero de texto: refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônica, contos, prosa, a narra va e etc. Folclore: é a ciência das tradições e usos populares, cons tuído pelos costumes e tradições populares transmi dos de geração em geração. Twi er: uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como tweets). Disponível em: pt.wikipedia.org Acessado em:

4 ADIVINHAS O QUE É, O QUE É? 02 QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS Você já deve ter brincado de O que é o que é?. Qual adivinhação você conhece? Como podemos iden ficar uma adivinhação? LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... Adivinhas Podemos considerar a adivinha um gênero textual cômico, composto de uma pergunta, em que a pessoa deve adivinhar a resposta certa. De acordo com Marcuschi (2005, p. 35): O trabalho com gêneros é uma extraordinária oportunidade de se lidar com a língua em seus mais diversos usos autên cos, no dia-a-dia. Pois nada que fizemos linguis camente está fora de ser feito em algum gênero. A adivinha obje va es mular o raciocínio das pessoas, na medida em que elas procuram mostrar relações bem humoradas, mas não chegam a assumir o caráter de uma piada. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos. Conforme Dionisio (2000: 2), as adivinhas, desde a vidades de entretenimento até a vidades de fixação de tópicos grama cais se prestam (e se emprestam) à formação intelectual de nossos alunos. O que é, o que é? Qual é a água que, mesmo fria, pode nos queimar? Resposta: Aguardente. O que é, o que é? Se as crianças vessem que ir para o exército, em que arma elas serviriam? Resposta: Infantaria. O que é, o que é? Que passa a vida na janela e, mesmo dentro de casa, está fora dela? Resposta: o botão. Advinhas O que é, o que é? Que sempre se quebra quando se fala? Resposta: o segredo. O que é, o que é? Que desce de pé e corre deitada? Resposta: a chuva. O que é, o que é? Que anda com os pés na cabeça? Resposta: o piolho. Fontes: DIONISIO, A. (2000). Adivinhas: da calçada à sala de aula. Recife: UFPE. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais & ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

5 ADIVINHAS O QUE É, O QUE É? 03 PARA REFLETIR COM OS ALUNOS Você sabia que as adivinhas, também são conhecidas como adivinhações ou o que é, o que é?? Estas são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se diver r. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 1ª aula Professor, a aula poderá ser iniciada dialogando com os alunos sobre: O que são as advinhas? Para que elas servem? Feito isso, poderá ser solicitado aos alunos que, em grupo, pesquisem em sites de busca o conceito de advinha. Realizada a pesquisa, cada grupo deverá expor o conceito que encontrou e achou mais interessante. Professor, neste momento é importante orientar os alunos quanto à busca na Internet. Mostre para eles u lizando as aspas entre a palavra que se deseja pesquisar, obterá uma busca mais eficaz; que poderão u lizar, também, a busca avançada onde apresenta um detalhamento maior para o item pesquisado e etc. Em seguida, vários textos poderão ser distribuídos aos grupos contendo: 1 bilhete, 1carta, 1 convite, 1 adivinha e 1 parlenda. Feito, isso os grupos deverão ser orientados a ler os textos e iden ficar a finalidade dos mesmos. Caso seja necessário, poderão fazer buscas na Internet. Ao iden ficar os textos, os alunos poderão u lizar o editor de texto (Kword) do laptop educacional para explicar o mo vo o fez iden ficar aquela finalidade para aquele determinado texto. Realizada a a vidade, os alunos deverão enviar o arquivo, por para o professor, o qual corrigirá e dará o feedback. 2ª aula O(a) professor(a) poderá iniciar a aula, perguntando aos(às) alunos(as) se eles(as) sabem ou conhecem as adivinhas. Em seguida, poderá pedir a eles(as) que falem as adivinhas que conhecem, fazendo uma sondagem sobre as adivinhas mais di ceis de responder. Após essa sondagem, algumas adivinhas poderão ser expostas, com o auxílio do projetor de imagens, para que os alunos possam tentar adivinhar as mesmas. Feito isso, o vídeo Expedição Butantan poderá ser exibido. Após a exibição do vídeo, os alunos poderão ser convidados a dialogar sobre o mesmo, falar do tema exposto e etc. Em seguida, os alunos poderão ser desafiados a, em grupos, criar advinhas com o tema tratado no vídeo. Realizada a a vidade, os alunos poderão brincar com as advinhas criadas, da seguinte maneira: Faça o sorteio dos grupos; O primeiro grupo deverá postar, no Twi er, uma adivinha criada; O segundo grupo deverá responder a advinha. Casso erre, o próximo grupo entrará em seu lugar. Caso acerte, fará um advinha ao grupo que o perguntou; Ganhará o jogo grupo que acertar a maior quan dade de adivinhas.

6 ADIVINHAS O QUE É, O QUE É? 04 TAREFA DOS ALUNOS 1ª - Os alunos deverão dialogar sobre o gênero textual: adivinha; 2ª - Os alunos deverão pesquisar em sites de busca o conceito de advinha; 3ª - Os alunos deverão ler os textos distribuídos pelo professor e iden ficar a finalidade dos mesmos e explicar o mo vo que o levar indicar a finalidade e, seguida, enviar para o do professor; 4ª - Os alunos deverão assis r ao vídeo Expedição Butantan; 5ª - Os alunos deverão criar advinhas com o tema tratado no vídeo; 6ª - Os alunos deverão par cipar da brincadeira com as adivinhas criadas. PARA SABER MAIS So ware educacional: O link nos remete ao so ware Adivinha o número. O mesmo, com base em um conjunto de números a escolher previamente, o indivíduo terá que adivinhar o número em que a personagem Casquinha pensou com o menor número de tenta vas. Quanto maior for o conjunto de números, maior será o grau de dificuldade do jogo h p://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10271 Vídeos: O link nos remete ao vídeo A galinha magricela. Trata-se de um vídeo que apresenta o mundo literário que envolve as can gas populares, através do áudio e de imagens h p://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6785 O link nos remete ao vídeo Baile dos passarinhos. Trata-se de um vídeo que apresenta a literatura através das can gas populares. h p://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6787 Acessado em:

7 ADIVINHAS O QUE É, O QUE É? 05 AVALIAÇÃO Critérios Conseguir iden ficar a finalidade de textos de diferentes gêneros, dando ênfase as advinhas Conseguir observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações, usando sites de busca e visualizador de vídeo Conseguir iden ficar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrição, u lizando o editor de textos Conseguir aplicar relações já estabelecidas anteriormente ou conhecimentos já construídos a contextos e situações diferentes; aplicar fatos e princípios a novas situações, para tomar decisões, solucionar problemas, fazer prognós cos etc., u lizando redes sociais (Twi er). Desempenho Avançado Desempenho Médio Desempenho Iniciante

8 ADIVINHAS O QUE É, O QUE É? 06 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1º - Complete a cruzadinha da adivinhação Respostas: Alho / Anzol / Baralho / Botão / Buraco / Garfo 2º - Encontre no caça palavras a resposta das adivinhas. Respostas: Aguardente / Infantaria / segredo / chuva / piolho / botão

9 ADIVINHAS O QUE É, O QUE É? 07 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM Leia o texto e responda as questões. Através de observações do contexto escolar, constata-se que as adivinhas, na maioria das vezes, são u lizadas apenas durante a Semana do Folclore, expressando a cultura popular, ou são usadas pelas crianças como uma forma de entretenimento. Porém, percebe-se que as adivinhas abrangem também conteúdos de Língua Portuguesa, através de jogos de linguagem, processos de formação de palavras, leitura e interpretação de textos, bem como tornam o ensino e aprendizagem de tais conteúdos mais dinâmicos e intera vos, uma vez que es mulam o aluno a buscar soluções para os enigmas apresentados, e desta forma, através do lúdico, ele é levado a conhecer melhor a própria língua, tornando a aprendizagem mais prazerosa e significa va. Verifica-se então que esse gênero textual abrange diversos conteúdos da Língua Portuguesa, mas é pouco u lizado com tal finalidade, o que jus fica a inquietação deste grupo em fazer uma inves gação linguís ca das adivinhas. Disponível em: Acessado em: Segundo o texto, as adivinhas, na maioria das vezes, são u lizadas durante a comemoração de que semana? a) Da árvore b) Do folclore c) Do natal d) Da paz 2. No trecho... de jogos de linguagem, processos de formação de palavras, leitura e interpretação (...), o sinal de pontuação u lizado serviu para indicar: a) uma pausa b) uma indagação c) uma admiração d) uma pausa maior 3. De acordo com o texto, a palavra lúdica se refere a quê? a) Dificuldade b) Trabalho c) Língua d) Diversão 4. No trecho... ele é levado a conhecer melhor a própria língua (...), a palavra destacada refere-se: a) intera vo b) contudo c) dinâmico d) ao aluno 5. As adivinhas tornam o processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos: a) mais organizado b) mais dinâmico c) mais claro d) mais obje vo

10 ANOTAÇÕES

11 ANOTAÇÕES

12

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Felicíssimo

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Felicíssimo Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Felicíssimo Felicíssimo. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Gramá ca 4. Educação Presencial I. Título

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares

Plano de Aula MATEMÁTICA. Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares Plano de Aula MATEMÁTICA Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Matamá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: NOTICIANDO UM FATO Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano Língua Portuguesa Gênero

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como é o meu corpo

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como é o meu corpo Plano de Aula CIÊNCIAS Como é o meu corpo Como é o meu corpo. 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser Humano 3. Ser Humano - Saúde 4. Educação Presencial

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula DOBRANDO E TRIPLICANDO. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4º Ano. Matemática. Dobro, triplo e quádruplo. 3 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula DOBRANDO E TRIPLICANDO. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4º Ano. Matemática. Dobro, triplo e quádruplo. 3 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: DOBRANDO E TRIPLICANDO Nível de Ensino: Ensino Fundamental/Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: 4º Ano Matemática Dobro, triplo

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Brincando com as palavras: parlenda

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Brincando com as palavras: parlenda Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Brincando com as palavras: parlenda Brincando com as palavras: parlenda. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecendo as pessoas do discurso

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecendo as pessoas do discurso Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Conhecendo as pessoas do discurso Conhecendo as pessoas do discurso. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gramá

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real

Plano de Aula MATEMÁTICA. Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real Plano de Aula MATEMÁTICA Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Coordenadas, localização e GPS

Plano de Aula MATEMÁTICA. Coordenadas, localização e GPS Plano de Aula MATEMÁTICA Coordenadas, localização e GPS Coordenadas, localização e GPS. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Coordenadas Cartesianas 3.

Leia mais

Plano de Aula. A carta pessoal

Plano de Aula. A carta pessoal Plano de Aula A carta pessoal A carta pessoal. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) 1. Ensino Fundamental Português 2. Linguís ca 3. Interlocutor Português I. Título II. Série CDU: 37.046.12

Leia mais

Sequência Didática Interdisciplinar

Sequência Didática Interdisciplinar Sequência Didática Interdisciplinar SÉRIE: 3º Ano COMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa, História e Artes CONTEÚDOS: LÍNGUA PORTUGUESA: Oralidade, leitura e Escrita: Gênero Textual Parlendas, Trava-línguas,

Leia mais

Plano de Aula TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA. Anos Finais. 6º ano. Ciências Naturais. Ciência, Tecnologia e Sociedade 3 aulas (45 min cada)

Plano de Aula TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA. Anos Finais. 6º ano. Ciências Naturais. Ciência, Tecnologia e Sociedade 3 aulas (45 min cada) Org.: Claudio André - 1 Autora: Juçara Dias. TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Finais Ano/Semestre de Estudo 6º ano Componente Curricular: Tema: Duração da

Leia mais

Guia básico para acesso à Plataforma Moodle

Guia básico para acesso à Plataforma Moodle Guia básico para acesso à Plataforma Moodle Organização: Profa. Ma. Karlla Catete Especialista em Educação a Distância Mestra em Ciência Política 2015 E ste material é voltado aos alunos dos cursos de

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Estados físicos da água e suas mudanças

Plano de Aula CIÊNCIAS. Estados físicos da água e suas mudanças Plano de Aula CIÊNCIAS Estados físicos da água e suas mudanças Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmi da de qualquer modo ou por qualquer meio, eletrônico

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula TIPOS DE CONJUNTOS. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4 Ano. Matemática. Conjuntos e operações envolvendo conjuntos

TÍTULO: Plano de Aula TIPOS DE CONJUNTOS. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4 Ano. Matemática. Conjuntos e operações envolvendo conjuntos Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: TIPOS DE CONJUNTOS Nível de Ensino: Ensino Fundamental/Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: 4 Ano Matemática Conjuntos e operações

Leia mais

O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES

O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES TEXTO RENATA PALLOTTINI ILUSTRAÇÕES WALTER ONO O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES SUGESTÕES PARA O PROFESSOR USO EXCLUSIVO DO PROFESSOR. VENDA PROIBIDA. ELABORAÇÃO: ANA PAULA DIAS TORRES NEUZA SANCHEZ GUELLI 1 ANTES

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Localizando o pronome oblíquo átono

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Localizando o pronome oblíquo átono Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Localizando o pronome oblíquo átono Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmi da de qualquer modo ou por qualquer meio,

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Escutando os sons

Plano de Aula CIÊNCIAS. Escutando os sons Plano de Aula CIÊNCIAS Escutando os sons Escutando os sons. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser humano e saúde 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula:

RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Org.: Claudio André - 1 Autora: Regina França TÍTULO: RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular:

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dobrando e triplicando

Plano de Aula MATEMÁTICA. Dobrando e triplicando Plano de Aula MATEMÁTICA Dobrando e triplicando Dobrando e triplicando. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Matemá ca - Quádruplo 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Advérbios

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Advérbios Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Advérbios Advérbios. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:37.046.12

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais 9 ano. Matemática. Espaço e forma. 2 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais 9 ano. Matemática. Espaço e forma. 2 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Cabeça, cabecinha e cabeção

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Cabeça, cabecinha e cabeção Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Cabeça, cabecinha e cabeção Cabeça, cabecinha e cabeção. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Substan

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

Práticas de linguagem: textos e contextos da escrita na educação infantil

Práticas de linguagem: textos e contextos da escrita na educação infantil Práticas de linguagem: textos e contextos da escrita na educação infantil Profª. Ms. Maria Cecília Nobrega de Almeida Augusto 17 e 18/05/2011 Pensando a escrita para os pequenos e seus: Contextos Textos

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O cartaz

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O cartaz Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA O cartaz O cartaz. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero textual 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Função quadrática

Plano de Aula MATEMÁTICA. Função quadrática Plano de Aula MATEMÁTICA Função quadrática Função quadrá ca. 12 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Função quadrá ca 3. Números e operações I. Título II. Série

Leia mais

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: NOÇÕES DE TEMPO E CLIMA Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Ensino Fundamental / Anos Iniciais 2º Ano Componente Curricular: Ciências Naturais Tema: Duração da Aula:

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Matéria para revista sobre um país. Conteúdo: Países Capitalistas II Bimestre / 2019 Objetivos: Propor aos alunos atividades

Leia mais

EDITAL Nº 002/2018 CHAMADA PÚBLICA CEAD 002/2018 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA NÚCLEO DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS/CEAD

EDITAL Nº 002/2018 CHAMADA PÚBLICA CEAD 002/2018 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA NÚCLEO DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS/CEAD EDITAL Nº 002/2018 PROCESSO Nº 23106.058457/2018-68 CHAMADA PÚBLICA CEAD 002/2018 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA NÚCLEO DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS/CEAD O Centro de Educação a Distância da Universidade

Leia mais

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual Atividades e Recursos Escola Médica Virtual Atividades Escola Médica Virtual Chat O módulo de atividade Chat permite que participantes tenham discussões síncronas, ou seja, discussões que acontecem durante

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecendo a preposição

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecendo a preposição Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Conhecendo a preposição Conhecendo a preposição. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crônica

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Crônica Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Crônica Crônica 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero textual I. Título II. Série CDU:37.046.12 Plano de

Leia mais

Aplicação de jogos nas empresas.

Aplicação de jogos nas empresas. Aplicação de jogos nas empresas. Explicações gerais e suas etapas, exemplos voltados a empresa. MATHEUS C. N. SOARES MARCELO N. SOARES Sumário Título. Introdução. Estruturação/Criação. Exemplos e explicações(1

Leia mais

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres Nesse ano de 2016 a Escola do Sítio passou a oferecer

Leia mais

DE ENTREVISTAS DA LHH O CENTRO. Guia de Consulta Rápida. Para novos usuários. Acesso. Criar uma conta. Criar senha e login. Desenvolvido pela Montage

DE ENTREVISTAS DA LHH O CENTRO. Guia de Consulta Rápida. Para novos usuários. Acesso. Criar uma conta. Criar senha e login. Desenvolvido pela Montage Guia de Consulta Rápida O CENTRO DE ENTREVISTAS DA LHH Desenvolvido pela Montage Precisa de ajuda? Para novos usuários Usando uma webcam, você pode gravar suas respostas a perguntas que são padrão em entrevistas

Leia mais

Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC

Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC Componentes Curriculares Comuns dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFC Componente Curricular Alfabetização e Letramento I Alfabetização e Letramento II Antropologia Didática I Didática II Diversidade,

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar

Plano de Aula CIÊNCIAS. O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar Plano de Aula CIÊNCIAS O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar O nosso ambiente: conservando o ambiente escolar. 9 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências Naturais) ISBN: 1. Ensino Fundamental

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Org.: Claudio André - 1 Título: UM DIA DE CAIXA Um computador por aluno Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental /

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Geoplano, o mundo das figuras planas

Plano de Aula MATEMÁTICA. Geoplano, o mundo das figuras planas Plano de Aula MATEMÁTICA Geoplano, o mundo das figuras planas Geoplano. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Espaço e forma 3. Educação presencial I. Título

Leia mais

CANTIGAS, ADIVINHAS CANTIGAS, ADIVINHAS. cantigas, adivinhas e outros versos volumes 1 e 2. e outros versos. e outros versos. projeto pedagógico

CANTIGAS, ADIVINHAS CANTIGAS, ADIVINHAS. cantigas, adivinhas e outros versos volumes 1 e 2. e outros versos. e outros versos. projeto pedagógico projeto pedagógico cantigas, adivinhas e outros versos volumes 1 e 2 CANTIGAS, AS, ADIVINHAS INH AS e outros versos VOLUME 2 ilustrado por Veridiana Scarpelli Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. História em quadrinhos

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. História em quadrinhos Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA História em quadrinhos História em quadrinhos. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) 1.Ensino Fundamental Português 2. Produção Textual 3. Gênero Textual I.

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA - Função do corpo na evolução psíquica. Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento, a comunicação corporal. O desenvolvimento psicomotor da criança.

Leia mais

Palavras-Chave: Gênero Textual. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão.

Palavras-Chave: Gênero Textual. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão. O GÊNERO TEXTUAL BILHETE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA EXPERIÊNCIA NA APAE BELÉM Albéria Xavier de Souza Villaça 1 Bruna

Leia mais

PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...)

PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...) PLANEJAMENTO (PARLENDAS,...) Professor (a):sandra Regina Menti NOME DA ATIVIDADE: JOGO O QUE É? O QUE É? Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Competências Objetivos Introduzir palavras

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Frações e medidas

Plano de Aula MATEMÁTICA. Frações e medidas Plano de Aula MATEMÁTICA Frações e medidas Frações e medidas. 13 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá ca 2. Frações 3. Educação Presencial I. Título II. Série CDU:

Leia mais

2 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE PARA FICAR LIMPINHO. Guia Didático do Objeto Educacional Digital

2 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE PARA FICAR LIMPINHO. Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital NATUREZA E SOCIEDADE 2 EDUCAÇÃO INFANTIL PARA FICAR LIMPINHO Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao conteúdo da página 17 do Livro do Aluno.

Leia mais

Sistema de conferência web baseado no software open source BigBlueButton

Sistema de conferência web baseado no software open source BigBlueButton Sistema de conferência web baseado no software open source BigBlueButton Novo sistema a ser adotado pela RNP Rede Nacional de Ensino e Pesquisa 1 Substituirá o software Adobe Connect, disponível para as

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Deslealmente

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Deslealmente Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Deslealmente Deslealmente. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Ortografia 3. Educação Presencial I. Título II. Série

Leia mais

Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 3

Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 3 MÓDULO 9 Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 3 Miryam Pelosi e Liliana Passerino 16/03/2014 slide 1 de 11 UNIDADE 3 BANCO DE ATIVIDADES Nesta unidade conheceremos o Portal Assistiva, um banco

Leia mais

3º DIA Aula 03: TIPOS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA PARA REFLETIR:

3º DIA Aula 03: TIPOS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA PARA REFLETIR: 3º DIA Aula 03: TIPOS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA PARA REFLETIR: Pesquisar é ver o que outros viram, e pensar o que nenhum outro pensou." (Albert Szent-Gyorgyi) ANOTE AÍ! 1)Ao final dessa aula você deverá

Leia mais

2 Versão 1: Funcionalidade Básica e Interface Web

2 Versão 1: Funcionalidade Básica e Interface Web Técnicas de Projeto e Implementação de Sistemas II Descrição do Projeto da Disciplina 1 Introdução O projeto da disciplina consiste na implementação de um sistema de busca de tarifas de passagens aéreas.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ,

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, MANUAL DO ALUNO EAD Acessando e utilizando o sistema EAD Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, 28970-000 Para acessar a sua sala virtual ao entrar no site encontre

Leia mais

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul 1

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul   1 Manual do Aluno Blackboard 1 Introdução O Blackboard é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc. em 1997. Ele promove soluções de e-educação e aprendizagem à distância. É utilizado

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Crescinento das Plantas

Plano de Aula CIÊNCIAS. O Crescinento das Plantas Plano de Aula CIÊNCIAS O Crescinento das Plantas O Crescimento das Plantas. 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Plantas Crescimento 3. Fotossíntese 4. Educação

Leia mais

Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração

Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 07/06/2011 Conteúdos Matemática Educação Infantil Espaço e forma

Leia mais

EDITAL Nº. 293, DE 03 DE SETEMBRO DE 2018 CONCURSO CULTURAL: 10 ANOS DO IFNMG

EDITAL Nº. 293, DE 03 DE SETEMBRO DE 2018 CONCURSO CULTURAL: 10 ANOS DO IFNMG Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ins tuto Federal do Norte de Minas Gerais - Reitoria EDITAL Nº. 293, DE 03 DE SETEMBRO DE 2018 CONCURSO CULTURAL: 10 ANOS DO IFNMG

Leia mais

MANUAL. Portal de Clientes. INOVFLOW Business Solu ons, SA Av. do Forte Nº6 Ed. Ramazzo, Carnaxide NIF:

MANUAL. Portal de Clientes. INOVFLOW Business Solu ons, SA Av. do Forte Nº6 Ed. Ramazzo, Carnaxide NIF: Portal de Clientes MANUAL INOVFLOW Business Solu ons, SA Av. do Forte Nº6 Ed. Ramazzo, 2790-079 Carnaxide NIF: 509 900 690 214 252 730 inovflow.pt /inovflow /company/inovflow ÍNDICE Acesso ao Portal Auten

Leia mais

PROCESSO DE SONDAGEM E ADAPTAÇÃO PARA º ANO ENS. FUND. ANOS INICIAIS

PROCESSO DE SONDAGEM E ADAPTAÇÃO PARA º ANO ENS. FUND. ANOS INICIAIS PROCESSO DE SONDAGEM E ADAPTAÇÃO PARA 2017 1º ANO ENS. FUND. ANOS INICIAIS CNPJ 08.320.384/0001-31 Portaria de Autorização nº 1.048,de 07/12/1977 - SEEC/RN A Educação Salesiana está a serviço da formação

Leia mais

Tutorial de Acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem e-learning Consinco. Agosto 2015, versão 1

Tutorial de Acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem e-learning Consinco. Agosto 2015, versão 1 Tutorial de Acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem e-learning Consinco Agosto 2015, versão 1 Consinco e-learning O Que é? Como Acessar? O Consinco e-learning é o portal de Ensino a Distância

Leia mais

Agora já sei desenhar! Ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual.

Agora já sei desenhar! Ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual. Agora já sei desenhar! Ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual. Liane Carvalho Oleques (UDESC) =239= Nesse ensaio será apresentado um recorte da minha pesquisa de doutorado que busca

Leia mais

Solicitações de visualização de documento

Solicitações de visualização de documento Solicitações de visualização de documento Como eu posso gerenciar uma alta correspondência de semelhança? Se um documento foi enviado para uma de suas aulas, isso indica uma alta porcentagem de semelhança

Leia mais

ENSINO MÉDIO INTEGRADO INFORMÁTICA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Trabalho Semestral

ENSINO MÉDIO INTEGRADO INFORMÁTICA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Trabalho Semestral ENSINO MÉDIO INTEGRADO INFORMÁTICA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Trabalho Semestral CAÇA-PALAVRAS http://www.gileduardo.com.br/ifpr/pci/downloads/referencia.c 1. Introdução O trabalho proposto tem por objetivo

Leia mais

Curso de Extensão Gênero e Diversidade na Escola Informações para o/a cursista

Curso de Extensão Gênero e Diversidade na Escola Informações para o/a cursista 1 of 23 Curso de Extensão Gênero e Diversidade na Escola 2010 Informações para o/a cursista - Informações Gerais - Metodologia do curso - Ambiente Virtual de Aprendizagem Rio de Janeiro Março/Abril 2010

Leia mais

Jogo da adivinhação. Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários

Jogo da adivinhação. Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários sta proposta didática tem o objetivo de proporcionar que os alunos assimilem, de forma lúdica, características do período de transição do mundo antigo para o mundo medieval, compreendendo esse período

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Juntando minha família

Plano de Aula MATEMÁTICA. Juntando minha família Plano de Aula MATEMÁTICA Juntando minha família Juntando minha família. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Número e Operações 3. Álgebra - Funcões I.

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O fascinante mundo das fábulas

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. O fascinante mundo das fábulas Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA O fascinante mundo das fábulas O fascinante mundo das fábulas. 08 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Fábulas - conceitos

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o solo

Plano de Aula CIÊNCIAS. Observando o solo Plano de Aula CIÊNCIAS Observando o solo Observando o solo. 12 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Meio Ambiente 3. Tipos de Solo 4. Educação Presencial I. Título

Leia mais

curso semi presencial

curso semi presencial curso semi presencial facebook.com/luzcameraaula O CURSO O aluno agora está distante e o instrumento para acessá-lo é a câmera. O professor tem que saber lidar com essa nova ferramenta e não precisa ter

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Histórias de vida

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Histórias de vida Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Histórias de vida Histórias de vida. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Autobiografia I. Título II. Série CDU:

Leia mais

CIDADE LABORATÓRIO. Festival Marista de Robótica 16 DE SETEMBRO DE 2016 COLÉGIOS E UNIDADES SOCIAIS DA REDE MARISTA PUCRS

CIDADE LABORATÓRIO. Festival Marista de Robótica 16 DE SETEMBRO DE 2016 COLÉGIOS E UNIDADES SOCIAIS DA REDE MARISTA PUCRS CIDADE LABORATÓRIO Festival Marista de Robótica 16 DE SETEMBRO DE 2016 COLÉGIOS E UNIDADES SOCIAIS DA REDE MARISTA PUCRS A Cidade Laboratório traz como tema o Entendimento Global, com o intuito de despertar

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro DE PRODUÇÃO TEXTUAL. CADERNO Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Jogo da Tabuada. Introdução. Scratch

Jogo da Tabuada. Introdução. Scratch Scratch 2 Jogo da Tabuada All Code Clubs must be registered. By registering your club we can measure our impact, and we can continue to provide free resources that help children learn to code. You can

Leia mais

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS MANUAL DO AVA PARA ALUNOS 2015 Sumário 1. Sobre: pág. 3 2. Para que serve o AVA? pág. 3 3. Para entrar no AVA: pág. 4 4. Ferramentas e Configurações: pág. 5 5. Semanas pág. 7 1. Sobre: AVA (Ambiente Virtual

Leia mais

Como avaliar a leitura na Alfabetização

Como avaliar a leitura na Alfabetização Como avaliar a leitura na Alfabetização Veja uma sugestão de prova para verificar como anda a habilidade dos alunos Foto: Getty Images O fim do ano letivo está bem próximo. Por um lado, penso que todos

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Sofrendo alteração

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Sofrendo alteração Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Sofrendo alteração Sofrendo alteração. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Educação Presencial I. Título

Leia mais

AÇÕES DE VOLUNTARIADO EM SERGIPE: UMA FORMA DE DEMONSTRAR SEU TRABALHO SOLIDÁRIO!

AÇÕES DE VOLUNTARIADO EM SERGIPE: UMA FORMA DE DEMONSTRAR SEU TRABALHO SOLIDÁRIO! AÇÕES DE VOLUNTARIADO EM SERGIPE: UMA FORMA DE DEMONSTRAR SEU TRABALHO SOLIDÁRIO! ESTE INFORMATIVO VISA EXPLICAR DE FORMA SIMPLES E ILUSTRATIVA COMO VOCÊ, PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE, PODE CADASTRAR

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

3º Workshop. O uso do dicionário. em sala de aula

3º Workshop. O uso do dicionário. em sala de aula 3º O uso do dicionário 2013 em sala de aula Nome da Disciplina Atenção! MATERIAL DISPONÍVEL NAS SALA VIRTUAL - ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PROJETOS INTEGRADORES - WORKSHOP 4: O uso do dicionário em sala

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO PEDAGÓGICO E INTEGRADO DO TABLET EDUCACIONAL PROFESSOR:

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO PEDAGÓGICO E INTEGRADO DO TABLET EDUCACIONAL PROFESSOR: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO PEDAGÓGICO E INTEGRADO DO TABLET EDUCACIONAL PROFESSOR: Diana Domingues Donato NTE 12 PÚBLICO: Todas as séries do Ensino Médio Sequência Didática Título da Atividade: A CANA

Leia mais

Como configurar o recurso Lição no Moodle. Tecnologia Educacional - Ensino Médio

Como configurar o recurso Lição no Moodle. Tecnologia Educacional - Ensino Médio Como configurar o recurso Lição no Moodle Tecnologia Educacional - Ensino Médio A lição é uma das atividades mais complexas e interessantes; É uma coleção de páginas web com informação e perguntas dirigidas

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Diferenciando correspondências

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Diferenciando correspondências Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Diferenciando correspondências Diferenciando correspondências. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Língua Portuguesa 2. Língua

Leia mais

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA. avaliativas: estudar?

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA. avaliativas: estudar? Conteúdos 1.História em quadrinhos, suas características e sinais de pontuação 2. História em quadrinhos 3.Adjetivo, adjetivo pátrio concordância: artigo, substantivo e adjetivo. Ortografia: m e n, sons

Leia mais

1º bimestre Sequência didática 1. Título: Apreciação e dramatização de crônicas

1º bimestre Sequência didática 1. Título: Apreciação e dramatização de crônicas Título: Apreciação e dramatização de crônicas Duração: 3 aulas Introdução Por meio da leitura de crônicas, é possível trabalhar a noção global de texto e de gênero textual. Além disso, o uso do discurso

Leia mais

Srs. Pais e ou Responsáveis

Srs. Pais e ou Responsáveis NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Acentuando. PA_Acentuando_Portugues_Port.indd Página espelhada 1 de 8 Páginas(16, 1)

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Acentuando. PA_Acentuando_Portugues_Port.indd Página espelhada 1 de 8 Páginas(16, 1) Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Acentuando PA_Acentuando_Portugues_Port.indd Página espelhada 1 de 8 Páginas(16, 1) 05/11/2012 01:44:56 ANOTAÇÕES Acentuando. 12 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa)

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS Haver concluído a disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos ou disciplina equivalente..

PRÉ-REQUISITOS Haver concluído a disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos ou disciplina equivalente.. GÊNEROS TEXTUAIS PROJETO DIDÁTICO Aula 10 META Apresentar a criação de um produto fi nal, a partir de atividades de leitura e escrita, como possibilidade de ressignifi cação da aprendizagem dos gêneros

Leia mais

PROJETO JOÃO RURAL PROAC 41/2015. Aula- Identidade

PROJETO JOÃO RURAL PROAC 41/2015. Aula- Identidade PROJETO JOÃO RURAL PROAC 41/2015 Aula- Identidade 1 Aula: A cultura caipira e a relação com nossa identidade: Ensino Fundamental I e II Cultural Área:Pluralidade Tema: Identidade Objetivos da aula: - Conhecer

Leia mais

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis.

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis. NOME: 1º ANO Queridos Pais e Responsáveis, O primeiro semestre chegou ao fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo cada dia mais. As férias tão aguardadas chegaram, aproveite

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 Parte A - Exercícios de Fixação de Aprendizagem 1. Faça um programa em C++ que leia do teclado uma sequência de 10 números

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Aprendendo com a parlenda

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Aprendendo com a parlenda Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Aprendendo com a parlenda Aprendendo com a parlenda. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2.Gênero textual I. Título

Leia mais

Maturidade de T.I. Como transformar sua Infra-Estrutura de T.I. em um Ativo Estratégico

Maturidade de T.I. Como transformar sua Infra-Estrutura de T.I. em um Ativo Estratégico Maturidade de T.I. Como transformar sua Infra-Estrutura de T.I. em um Ativo Estratégico Análise personalizada da Maturidade de T.I. O que é? Um modelo que permite iden-ficar áreas de oportunidade em TI

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Redes sociais: presença diária e ativa 89% celular 2013: 31% 2014: 47% 58% dos brasileiros usam internet 40% Comp. mesa 39% notebook 13% televisão Fonte: 11ª edição

Leia mais