F A Q - D Ú V I D A S F R E Q U E N T E S

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "F A Q - D Ú V I D A S F R E Q U E N T E S"

Transcrição

1 F A Q - D Ú V I D A S F R E Q U E N T E S TEMAS I. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O MÓDULO SEGURANÇA ) Onde encontrar o Módulo Segurança? ) O Módulo Segurança já está em funcionamento? ) Para quem e onde devem ser encaminhadas as dúvidas sobre o Módulo de Segurança?... 4 II. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL SOBRE O MÓDULO SEGURANÇA ) Qual é a legislação que trata do Módulo Segurança?... 4 III. DÚVIDAS SOBRE SENHA E LOGIN ) Para quem devem ser encaminhadas as dúvidas sobre acesso ao sistema ou erro de validação de login e/ou senha?... 4 IV. MUDANÇA DE ESCOLA E/OU DIRETORIA DE ENSINO ) O que deve ser feito se o usuário mudar de uma Escola para outra da mesma Diretoria de Ensino? ) O que deve ser feito se o usuário mudar de Escola pertencente a uma outra Diretoria de Ensino?... 5 V. DÚVIDAS SOBRE VISUALIZAÇÃO DE USUÁRIOS, ESCOLAS, E/OU MUNICÍPIOS ) Sou um Administrador de Segurança: - O que fazer se não conseguir localizar o usuário cadastrado? ) O que fazer com nomes de Municípios que não aparecem no sistema? ) A Escola consta no sistema, mas quando se tenta cadastrar os usuários, aparece a frase Nenhum dado encontrado. O que deve ser feito?... 5 VI. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O MÓDULO ACADÊMICO ) O Módulo Acadêmico já está em funcionamento? ) Em que consiste a Funcionalidade Concluintes? ) A publicação pelo Diário Oficial do Estado deixou de cumprir o seu papel? ) Qual a importância da substituição da publicação em Suplemento do D. O. E. pela publicação através do Sistema GDAE? ) O que significa Visto-Confere? ) Para quem encaminhar as dúvidas sobre os Concluintes?... 6 VII. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL SOBRE O MÓDULO ACADÊMICO ) Qual é a legislação que trata do Módulo Acadêmico?

2 VIII. IMPLICAÇÕES LEGAIS SOBRE O MÓDULO ACADÊMICO ) Como publicar o Nome do Aluno que não tem comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, ou seja, sem a devida certificação por ter sido, no momento da transferência, classificado para o Ensino Médio? ) Os concluintes do Curso de Educação de Jóvens e Adultos - EJA, com atendimento individualizado e presença flexível, que ocorre nas Telessalas, também terão seus nomes publicados no GDAE? ) Os concluintes dos CEES Centros Educacionais de Educação Supletiva também terão seus nomes publicados no GDAE? ) Como deverão ser cadastrados os alunos das Escolas que desenvolveram os Cursos de Educação Profissional integrados ao Ensino Médio? ) Como proceder para publicação do nome de alunos concluintes das Escolas objeto de processo de regularização de vida escolar?... 8 IX. DÚVIDAS A RESPEITO DE CADASTRAMENTO DE ALUNOS CONCLUINTES E SELEÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES ) Meu Perfil é de Secretário e não consigo localizar os alunos para selecionar, o que devo fazer? ) Meu Perfil é de Secretário e não consigo checar se os alunos já foram selecionados, o que devo fazer? ) Meu Perfil é de Secretário e preciso Cadastrar Concluintes, porém ao inserir o número de chamada do aluno, o sistema informa como Número de chamada existente e não efetua a sua gravação. O que devo fazer?... 9 X. ALTERAÇÃO DE DADOS DE CONCLUINTES CADASTRADOS ) O usuário com Perfil de Secretário pode alterar os dados incorretos ou incompletos de alunos após ter procedido a seleção? ) Tenho Perfil de Secretário, como devo proceder para alterar dados incorretos ou incompletos, caso o aluno já esteja ratificado pelo Diretor e validado pelo Supervisor de Ensino?... 9 XI. PUBLICAÇÃO DE CONCLUINTES ) O que é o Número de Registro? ) Qual a finalidade do Número de Registro? ) O que é Consulta Pública e como utilizá-la? XII. RETIFICAÇÃO DE PUBLICAÇÃO DE CONCLUINTES ) Como proceder quando for necessária a retificação de Nome de Curso das turmas implantadas no GDAE a partir de 2001? ) Como proceder à retificação de dados de concluintes de anos anteriores publicados no D.O.E., que não sejam referentes ao Nome de Curso? ) Como proceder à retificação de Nome de Curso de concluintes de anos anteriores publicados no D.O.E.?

3 XIII. INCLUSÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DE ANOS ANTERIORES A ) É possível a inclusão de nomes de concluintes de anos anteriores a 2001 e não publicados no D.O.E. em tempo oportuno? XIV. DÚVIDAS SOBRE NOMES DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ) Qual deve ser a conduta caso algum Nome de Curso de Educação Profissional não seja encontrado no sistema? XV. DÚVIDAS SOBRE OS DADOS DE RG/RNE ) Qual nome a Escola deve incluir no Sistema GDAE para a aluna que teve o seu nome alterado por motivo de casamento, mas que não o alterou no RG? ) O que fazer com os alunos cujo RG só contém o nome de Distrito ou Comarca e não o do Município? ) Como incluir alunos de outra nacionalidade, portadores de RG, e não de RNE? XVI. ESCOLAS EXTINTAS, INCORPORADAS E MUNICIPALIZADAS ) O que devo fazer com as Escolas extintas ou incorporadas ou municipalizadas, que não aparecem mais no sistema para inclusão de concluintes de anos anteriores? ) Como devo proceder para publicação do nome de alunos concluintes de anos anteriores das Escolas extintas ou incorporadas ou municipalizadas? XVII. RELATÓRIO DE CONCLUINTES ) Qual a finalidade do Relatório de Concluintes Não Publicados? ) Qual a finalidade do Relatório de Concluintes Publicados?

4 I. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O MÓDULO SEGURANÇA 1) Onde encontrar o Módulo Segurança? O Módulo Segurança só pode ser visualizado pelo usuário com Perfil de Administrador de Segurança, tanto em nível de D.E. como em nível Central. 2) O Módulo Segurança já está em funcionamento? Sim, já está em funcionamento para administrar as senhas individuais e respectivas funções dos usuários dos Módulos previstos no Sistema GDAE. 3) Para quem e onde devem ser encaminhadas as dúvidas sobre o Módulo de Segurança? 1º - As Escolas devem encaminhar as solicitações ou dúvidas ao Administrador de Segurança da D.E.; 2º - Se o Administrador de Segurança não puder resolver, ligar para o número ; 3º - Persistindo o problema, o Administrador de Segurança da D.E. encaminhará a dúvida para o Administrador de Segurança Central através do gdae@see.sp.gov.br. O expediente contendo a dúvida deve, também, apresentar os seguintes dados: nome da pessoa, telefone, e- mail e código CIE da Escola. II. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL SOBRE O MÓDULO SEGURANÇA 4) Qual é a legislação que trata do Módulo Segurança? É a Resolução SE n.º 8, de , que dispõe sobre a desconcentração e descentralização do Módulo de Segurança do Sistema Gestão Dinâmica de Administração Escolar. E a Resolução SE nº 107, de , que institui no âmbito da Secretaria de Estado da Educação os sistemas de Gestão Dinâmica de Administração Escolar e Sistema de Informações da Educação. III. DÚVIDAS SOBRE SENHA E LOGIN 5) Para quem devem ser encaminhadas as dúvidas sobre acesso ao sistema ou erro de validação de login e/ou senha? 1º - As Escolas devem encaminhar as dúvidas ao Administrador de Segurança da D.E.; 2º - Se o Administrador de Segurança da D.E. não puder resolver, este deve ligar para o HELP DESK, pelo telefone ; 3º - Persistindo o problema, o Administrador de Segurança encaminhará a dúvida para o Administrador de Segurança Central através do gdae@see.sp.gov.br 4

5 IV. MUDANÇA DE ESCOLA E/OU DIRETORIA DE ENSINO 6) O que deve ser feito se o usuário mudar de uma Escola para outra da mesma Diretoria de Ensino? O usuário deve ligar para o Administrador de Segurança da respectiva D.E. a fim de que seja alterada a sua unidade escolar. 7) O que deve ser feito se o usuário mudar de Escola pertencente a uma outra Diretoria de Ensino? Encaminhar a informação da mudança para o Administrador de Segurança da respectiva D.E., e este deverá solicitar a alteração de mudança de Escola e de D.E. para o HELP DESK pelo telefone ou pelo gdae@see.sp.gov.br V. DÚVIDAS SOBRE VISUALIZAÇÃO DE USUÁRIOS, ESCOLAS, E/OU MUNICÍPIOS 8) Sou um Administrador de Segurança: - O que fazer se não conseguir localizar o usuário cadastrado? Se não conseguir localizar o usuário cadastrado, encaminhar a consulta para o HELP DESK pelo telefone ) O que fazer com nomes de Municípios que não aparecem no sistema? Colocar as três primeiras letras do nome do Município, desconsiderando acentos, apóstrofes, vírgulas, pontos e outros sinais e clicar na lupa a fim de localizá-los no sistema. 10) A Escola consta no sistema, mas quando se tenta cadastrar os usuários, aparece a frase Nenhum dado encontrado. O que deve ser feito? Você deve ligar para o HELP DESK, , para a solução ou encaminhamento do problema. VI. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O MÓDULO ACADÊMICO 11) O Módulo Acadêmico já está em funcionamento? No momento, somente a Funcionalidade Concluintes é que está disponibilizada para as Escolas, Diretorias de Ensino e Órgãos Centrais, permitindo a consulta ao público em geral. 12) Em que consiste a Funcionalidade Concluintes? A Funcionalidade Concluintes é parte do Módulo Acadêmico e permite a publicação, via Internet, do Nome dos Alunos Concluintes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da 5

6 Educação Profissional de Nível Técnico do Estado de São Paulo, a partir de 2001, que comporta as redes ou escolas mantidas pelo poder público estadual, municipal e pela iniciativa privada. Esta funcionalidade substitui a publicação de concluintes no Diário Oficial do Estado, passando a publicar os concluintes na Internet, de acordo com a Resolução SE nº 108, de 25, publicada no D. O. E. em 26 de junho de ) A publicação pelo Diário Oficial do Estado deixou de cumprir o seu papel? Não, toda publicação efetuada no D.O.E. até o ano 2000 continua sendo válida e vigente, e não será substituída, a não ser no caso de retificação de dados. O Sistema GDAE Concluintes, via Internet, substituiu essa publicação em D. O. E., a partir de O sistema permite, também: a publicação dos nomes de concluintes dos anos anteriores não publicados no D.O.E. no devido tempo; a retificação de concluintes de anos anteriores a 2001 publicados com incorreção em Suplemento do D.O.E. 14) Qual a importância da substituição da publicação em Suplemento do D. O. E. pela publicação através do Sistema GDAE? Dentre os principais motivos destacam-se a possibilidade de dar publicidade aos nomes dos concluintes a qualquer momento, de forma ágil e disponibilizar a consulta pela Internet ao público em geral - Universidades, instituições empregadoras, órgãos de classe, entre outros, além do próprio interessado. Outra vantagem é a de substituir o processo de Visto-Confere dos documentos escolares dos concluintes, pelo Número de Registro gerado pelo sistema. 15) O que significa Visto-Confere? O Visto-Confere consiste na validação dos documentos escolares expedidos pela Escola para determinado aluno em curso ou concluinte. É realizado pelo Supervisor de Ensino por meio da conferência das informações contidas nesses documentos com os demais registros escolares. O Visto-Confere atesta a autenticidade do documento e a regularidade dos atos escolares praticados pela Escola em relação à vida escolar em exame. O processo de Visto-Confere era utilizado antes da publicação na Internet. Atualmente, esse processo foi substituído pelo Número de Registro ou de Visto-Confere gerado no sistema. 16) Para quem encaminhar as dúvidas sobre os Concluintes? 1º - A Escola deve encaminhar as dúvidas ao respectivo Supervisor de Ensino da D.E.; 2º - Se o Supervisor não puder resolver, este deverá discar para o HELP DESK, número ; 6

7 3º - Caso a dúvida persista, o Supervisor deverá entrar em contato com a respectiva Coordenadoria (COGSP ou CEI), encaminhando as dúvidas para: COGSP: Profª. Diana Diana.Yatiyo@edunet.sp.gov.br, telefones /0148; CEI: Profª. Gilda Gilda.Piorino@edunet.sp.gov.br, telefones ou ramal 1241; ou Profª. Amália Amalia.Reis@edunet.sp.gov.br, telefones ou ramal VII. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL SOBRE O MÓDULO ACADÊMICO 17) Qual é a legislação que trata do Módulo Acadêmico? É a Resolução SE nº 107, de , publicado no D.O.E. de , que institui no âmbito da Secretaria de Estado da Educação os sistemas de Gestão Dinâmica de Administração Escolar e Sistema de Informações da Educação. E a Resolução SE nº 108, de , que dispõe sobre a informatização do sistema de publicação de nomes de alunos concluintes de estudos de nível fundamental e médio, bem como de registro de Diplomas e Certificados. VIII. IMPLICAÇÕES LEGAIS SOBRE O MÓDULO ACADÊMICO 18) Como publicar o Nome do Aluno que não tem comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, ou seja, sem a devida certificação por ter sido, no momento da transferência, classificado para o Ensino Médio? Não haverá publicação para essa situação. Entretanto, a Escola deve atentar para que a referida classificação esteja em consonância com a Deliberação CEE nº 10/97, Indicação CEE nº 09/97 e o Parecer CEE nº 500/98,. 19) Os concluintes do Curso de Educação de Jóvens e Adultos - EJA, com atendimento individualizado e presença flexível, que ocorre nas Telessalas, também terão seus nomes publicados no GDAE? Alunos de EJA só terão seus nomes publicados após exame presencial realizado em instituição credenciada pelo Conselho Estadual de Educação, de acordo com a Resolução SE nº 181, de Este exame comprovará a conclusão do Curso e não apenas de disciplinas. Quanto ao exame presencial realizado nas Telessalas mantidas pela SEE é válido tendo em vista o credenciamento aprovado pelo Parecer CEE n.º 325/2002, de e em conformidade com a Resolução SE 147, de

8 20) Os concluintes dos CEES Centros Educacionais de Educação Supletiva também terão seus nomes publicados no GDAE? Sim, seus nomes serão publicados normalmente no GDAE, uma vez que a Secretaria de Estado da Educação está credenciada para promover o exame final dos seus alunos, conforme Parecer CEE nº 325/02, de e Resolução SE 147, de ) Como deverão ser cadastrados os alunos das Escolas que desenvolveram os Cursos de Educação Profissional integrados ao Ensino Médio? Os Cursos são distintos, portanto, o aluno deverá ser cadastrado nos dois Cursos, originando publicação separada para cada Curso. De acordo com a Deliberação CEE nº 14/97 e Indicação CEE nº 14/97, o aluno deve ter uma matrícula no Curso de Ensino Médio e outra no Curso de Educação Profissional, recebendo como documentos de conclusão: Certificado de Ensino Médio; Certificado de Qualificação Profissional; e/ou Diploma de Habilitação Profissional. 22) Como proceder para publicação do nome de alunos concluintes das Escolas objeto de processo de regularização de vida escolar? Observar as determinações da Portaria Conjunta COGSP / CEI / GVCA, de , publicada no D.O.E. de IX. DÚVIDAS A RESPEITO DE CADASTRAMENTO DE ALUNOS CONCLUINTES E SELEÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES 23) Meu Perfil é de Secretário e não consigo localizar os alunos para selecionar, o que devo fazer? Isto significa que os alunos já foram todos selecionados ou não existem alunos para serem selecionados. Neste caso, o Supervisor deverá cadastrar primeiramente o Curso para que o Secretário possa, em seguida, cadastrar a turma, incluir os alunos e por último, selecioná-los. 24) Meu Perfil é de Secretário e não consigo checar se os alunos já foram selecionados, o que devo fazer? Após a publicação, o Secretário não mais poderá visualizar os alunos, a não ser pelo item Consultar Publicações, que poderá ser consultado por Escola e Curso ou por RG/RNE ou pelo N.º de Registro. Enquanto não estiverem publicados, os alunos poderão ser consultados normalmente pelas seguintes opções: Escola/Cadastrar Concluinte/Consultar, Alterar, Excluir Concluinte. Ao visualizar esta última tela, é possível observar que os alunos: 8

9 que ainda não foram selecionados, apresentam o ícone de alteração (lápis) em vermelho (habilitado); que já foram selecionados apresentam o ícone de alteração (lápis) em preto (não habilitado); 25) Meu Perfil é de Secretário e preciso Cadastrar Concluintes, porém ao inserir o número de chamada do aluno, o sistema informa como Número de chamada existente e não efetua a sua gravação. O que devo fazer? Isto significa que existe um aluno já cadastrado sob este número. Geralmente o próprio sistema pode ter conduzido o aluno para esse número durante a carga inicial dos concluintes. Entretanto, há possibilidade de inserir o aluno verificando qual é o último número daquela turma e incluí-lo no número subseqüente. Esse número de chamada não será publicado, portanto, não haverá implicações maiores para o aluno. Para se saber qual é o aluno que está com determinado número de chamada, acesse a tela de consulta ( Escola / Cadastrar Concluinte / Consultar, Alterar, Excluir ), informe os campos Ano de Conclusão, Nível de Ensino e/ou Modalidade, Turma, Número de Chamada e clique em Pesquisar. X. ALTERAÇÃO DE DADOS DE CONCLUINTES CADASTRADOS 26) O usuário com Perfil de Secretário pode alterar os dados incorretos ou incompletos de alunos após ter procedido a seleção? Não pode. Para alterar dados o usuário deverá Cancelar Concluintes Selecionados, desde que o Diretor não tenha Ratificado e, somente, após essa operação o Secretário poderá alterar ou excluir os dados do aluno. 27) Tenho Perfil de Secretário, como devo proceder para alterar dados incorretos ou incompletos, caso o aluno já esteja ratificado pelo Diretor e validado pelo Supervisor de Ensino? Deve-se realizar o processo inverso para cancelamento: 1º - o Supervisor de Ensino deve Cancelar Atos Escolares ; em seguida 2º - o Diretor deve Cancelar Concluintes Ratificados ; e 3º - o Secretário deverá Cancelar Concluintes Selecionados ; só então, o Secretário poderá efetuar as devidas alterações e recomeçar os procedimentos para o processo de publicação no sistema. 9

10 XI. PUBLICAÇÃO DE CONCLUINTES 28) O que é o Número de Registro? O Número de Registro é o número gerado pelo Sistema GDAE ao tornar pública a conclusão dos estudos efetuados pelo aluno, ficando confirmada a sua identidade, assim como a regularidade dos atos escolares e a autenticidade dos registros após conclusão de um Curso, seja de Ensino Fundamental, de Ensino Médio ou de Educação Profissional. 29) Qual a finalidade do Número de Registro? O Número de Registro será utilizado para: registro dos Diplomas e Certificados; e substituir o Visto-Confere dos documentos escolares de alunos transferidos encaminhados pela Escola recipiendária. 30) O que é Consulta Pública e como utilizá-la? A Consulta Pública é o meio pelo qual o público em geral - Universidades, instituições empregadoras, órgãos de classe, além do próprio interessado, poderão confirmar a conclusão de um Curso realizado por um determinado aluno, através da Internet. A consulta pode ser realizada por meio do RG/RNE do aluno ou do Número de Registro / Visto-Confere específico do aluno. XII. RETIFICAÇÃO DE PUBLICAÇÃO DE CONCLUINTES 31) Como proceder quando for necessária a retificação de Nome de Curso das turmas implantadas no GDAE a partir de 2001? Deve-se realizar os seguintes passos: 1º - O usuário com o Perfil de Retificador de Concluintes deverá excluir os alunos, um a um, sendo imprescindível preencher no campo próprio o(s) motivo(s) da exclusão; 2º - Após a exclusão o Supervisor de Ensino deve Cadastrar o Curso com o nome correto; 3º - O Secretário deve Cadastrar a Turma no Curso já com o nome correto; 4º - Prosseguir seguindo a seqüência normal do processo de publicação no sistema: o Secretário inclui e seleciona os alunos; o Diretor ratifica; o Supervisor valida; e finalmente o Dirigente publica. 32) Como proceder à retificação de dados de concluintes de anos anteriores publicados no D.O.E., que não sejam referentes ao Nome de Curso? Deve-se realizar os seguintes passos: 1º - A Escola deve elaborar um processo contendo: 10

11 ofício dirigido ao Dirigente da D.E. demandando a retificação; cópia do D.O.E. onde constam os dados do aluno com as incorreções; cópia de documentos com os dados corretos do aluno. 2º - Encaminhar o processo à D.E., responsável pela retificação; 3º - O Supervisor de Ensino deve cadastrar o Curso, se este não estiver inserido no sistema; 4º - O Secretário cadastra uma Turma para o respectivo ano de conclusão de curso do concluinte; 5º - O Secretário deve incluir os dados do aluno no Sistema GDAE com as incorreções que foram publicadas no D.O.E. e passar pelo processo de publicação na Internet, ou seja, o aluno deve ser: Selecionado (pelo Secretário), Ratificado (pelo Diretor), Validado (pelo Supervisor de Ensino) e finalmente Publicado (pelo Dirigente da D.E.); 6º - O usuário com Perfil de Retificador de Concluintes efetuará as retificações necessárias de acordo com os documentos contendo os dados corretos encaminhados pela Escola. Observação: Para retificação de dados de concluintes de anos anteriores relativos a Nome de Curso, consultar a resposta de número ) Como proceder à retificação de Nome de Curso de concluintes de anos anteriores publicados no D.O.E.? Realizar os seguintes passos: 1º - A Escola deve elaborar um processo contendo: ofício dirigido ao Dirigente da D.E. demandando a retificação; cópia do D.O.E. onde consta o Nome de Curso incorreto; documento de autorização do Curso com o nome correto; 2º - Encaminhar o processo à D.E., responsável pela retificação; 3º - O Supervisor, considerando a inexistência desses dados no sistema, deve cadastrar o Nome do Curso incorreto, tal como foi publicado no D.O.E; 4º - O Secretário deve cadastrar a(s) Turma(s) no Curso de nome incorreto; 5º - O Secretário deve incluir os dados dos alunos no Sistema GDAE com o Nome do Curso incorreto como foi publicado no D.O.E. e passar pelo processo de publicação na Internet, ou seja, o aluno deve ser Selecionado (pelo Secretário), Ratificado (pelo Diretor), Validado (pelo Supervisor de Ensino) e finalmente Publicado (pelo Dirigente da D.E.); 6º - O usuário com Perfil de Retificador de Concluintes fará a exclusão do concluinte sendo imprescindível o preenchimento do campo Motivo da Exclusão ; 7º - O Supervisor deve cadastrar o nome do curso correto; 8º - O Secretário cadastra a(s) Turma(s) no Curso com o nome correto; 11

12 9º - O Secretário deve incluir os dados dos alunos no Sistema GDAE com o Nome do Curso correto e continuar o processo de publicação normal na Internet, ou seja, o aluno deve ser Selecionado (pelo Secretário), Ratificado (pelo Diretor), Validado (pelo Supervisor de Ensino) e finalmente Publicado (pelo Dirigente da D.E.); XIII. INCLUSÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DE ANOS ANTERIORES A ) É possível a inclusão de nomes de concluintes de anos anteriores a 2001 e não publicados no D.O.E. em tempo oportuno? Sim. Podem ser incluídos a qualquer momento realizando os seguintes passos: 1º - O Supervisor de Ensino cadastra o Curso na respectiva Escola; 2º - O Secretário deve cadastrar a Turma no Curso e em seguida incluir o aluno; 3º - após concluir as etapas acima, prosseguir com as demais etapas: seleção pelo Secretário, ratificação pelo Diretor, validação pelo Supervisor de Ensino e publicação pelo Dirigente. XIV. DÚVIDAS SOBRE NOMES DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 35) Qual deve ser a conduta caso algum Nome de Curso de Educação Profissional não seja encontrado no sistema? Deve-se solicitar à respectiva D.E. o cadastramento do Nome do Curso de Educação Profissional conforme os itens a seguir: 1 Nome da Escola ; 2 Código CIE da Escola; 3 Nível de Ensino (Educação Profissional de Nível Técnico); 4 Tipo/Modalidade (se é Habilitação, Especialização ou Qualificação); 5 Área Profissional (conforme tabela do Censo MEC 2001/2002/2003); 6 Sub-Área Profissional (conforme tabela do Censo MEC 2001/2002/2003); 7 Nome do Curso; 8 Título Conferido ao aluno; 9 Ato Legal do Curso. A D.E., por sua vez deve encaminhar as solicitações para a COGSP ou CEI, aos cuidados, respectivamente de: COGSP: Profª. Diana Diana.Yatiyo@edunet.sp.gov.br, telefones /0148; CEI: Profª. Gilda Gilda.Piorino@edunet.sp.gov.br, telefones ou ramal 1241; ou Profª. Amália Amalia.Reis@edunet.sp.gov.br, telefones ou ramal Observação: As instituições com supervisão própria, como CEETEPS, SENAC, SENAI, deverão encaminhar a solicitação para a CENP. 12

13 XV. DÚVIDAS SOBRE OS DADOS DE RG/RNE 36) Qual nome a Escola deve incluir no Sistema GDAE para a aluna que teve o seu nome alterado por motivo de casamento, mas que não o alterou no RG? Se a aluna casou no ano de conclusão do Curso ou anteriormente, deve utilizar o nome contido na Certidão de Casamento. Se a aluna casou após o término do Curso, deverá manter o nome conforme o que consta na Certidão de Nascimento, ou seja, o nome de solteira. 37) O que fazer com os alunos cujo RG só contém o nome de Distrito ou Comarca e não o do Município? Deve-se proceder como segue: 1º - procurar no sistema colocando as três primeiras letras referentes ao nome do Município, desconsiderando acentos, apóstrofes, vírgulas, cedilhas, pontos e outros sinais e clicar no ícone lupa ; 2º - se o Município não estiver cadastrado no GDAE, consultar no site do IBGE: www1.ibge.gov.br/cidadesat/default.php e clicar em Navegabilidade Completa. * Se o Município constar no site do IBGE, a D.E. deve solicitar via gdae@see.sp.gov.br, o cadastro do respectivo Município no Sistema GDAE; 3º - caso não seja encontrado no GDAE e no IBGE, investigar junto ao aluno ou à sua família se os dados estão corretos e verificar a que Município pertence o Distrito. Investigar, se possível, no local de nascimento indicado, para verificar se se trata de Distrito / Bairro / Comarca ou Município, e verificar também, se o Município teve o nome alterado; 4º - se, usando todas essas possibilidades, o nome do Município não for encontrado, enviar uma cópia do RG e da Certidão de Nascimento ou de Casamento via fax: para: COGSP: aos cuidados da Profª. Diana Yatiyo, FAX: ; CEI: aos cuidados da Profª. Gilda Piorino ou Profª. Amália Reis, FAX: ) Como incluir alunos de outra nacionalidade, portadores de RG, e não de RNE? Uma vez clicada a opção RG, o item nacionalidade fica desabilitado. A seguir, no item UF de nascimento selecionar EXTERIOR. Prosseguir digitando o nome da localidade de nascimento no campo apropriado. XVI. ESCOLAS EXTINTAS, INCORPORADAS E MUNICIPALIZADAS 39) O que devo fazer com as Escolas extintas ou incorporadas ou municipalizadas, que não aparecem mais no sistema para inclusão de concluintes de anos anteriores? A Diretoria de Ensino deve encaminhar a solicitação para o HELP DESK, pelo telefone gdae@see.sp.gov.br a fim de permitir a visualização da respectiva Escola. 13

14 40) Como devo proceder para publicação do nome de alunos concluintes de anos anteriores das Escolas extintas ou incorporadas ou municipalizadas? a) Para o caso das Escolas extintas ou incorporadas, o Dirigente da D.E. que está com o acervo da documentação da Escola indicará: um funcionário da D.E. para receber o Perfil de Secretário, o qual deve incluir e selecionar concluintes; e um Supervisor de Ensino que terá também o Perfil de Diretor para ratificar e validar concluintes. b) Para o caso das Escolas municipalizadas, a D.E. é responsável pela publicidade dos períodos letivos conclusos (concluídos) antes da municipalização. O processo é o mesmo descrito no item a). O Administrador de Segurança da D.E. estará atribuindo os perfis correspondentes para os funcionários indicados pelo Dirigente de Ensino. XVII. RELATÓRIO DE CONCLUINTES 41) Qual a finalidade do Relatório de Concluintes Não Publicados? O Relatório de Concluintes Não Publicados apresenta as informações por Curso de todas as Escolas da Diretoria de Ensino/Instituição para fins de monitoramento. Informa o número de alunos não selecionados pelo Secretário (NS), não ratificados pelo Diretor (NR), não validados pelo Supervisor de Ensino (NV), não publicados pelo Dirigente (NP) e a quantidade de alunos já publicados pela D.E./Instituição (PUBLIC). Este Relatório pode ser extraído pelo usuário com o Perfil de Supervisor, ou de Retificador de Publicações ou de Dirigente. 42) Qual a finalidade do Relatório de Concluintes Publicados? O Relatório de Concluintes Publicados é fundamental para a Escola documentar a publicação dos Nomes dos Alunos Concluintes de Cursos com seus respectivos Números de Registro no GDAE. Deve ser emitido pelo Secretário e arquivado na Escola. Joaquim Alcir Rosseto FDE/GSE 14

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS Manual de Solicitação de Compras 1 SUMÁRIO Acesso ao SIE:... 2 1. Acesso à tela de Solicitação de Compras... 3 2. Abrir nova Solicitação de Compras...

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Material de apoio. Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo.

Material de apoio. Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo. Material de apoio Material de apoio Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo. Informações Gerais O sistema CNES/MJ

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

RESUMO DE CATALOGAÇÃO

RESUMO DE CATALOGAÇÃO RESUMO DE CATALOGAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DISTINTA Contatos: Cirineo Zenere (c.zenere@pucpr.br) Eulália M. Soares (eulalia.soares@pucpr.br) Josilaine O. Cezar (josilaine.cezar@pucpr.br) SUMÁRIO INICIANDO A CATALOGAÇÃO...2

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS MANUAL DO PRESTADOR DE SERVIÇOS DE SADT ELETIVO (FASCÍCULO DO SADT ELETIVO) VERSÃO I - 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Solicitação de transferência do aluno

Solicitação de transferência do aluno Solicitação de transferência do aluno 1 Conteúdo Conteúdo... 2 Introdução... 3 Solicitação de transferência de aluno... 4 Aba Solicitação de Transferência:... 5 Aba Acompanhamento de Solicitações:... 12

Leia mais

AdminIP. Manual do Usuário Módulo Administrador IES

AdminIP. Manual do Usuário Módulo Administrador IES 2 AdminIP Manual do Usuário Módulo Administrador IES Brasília 2012 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 4 1 SISTEMA ADMINIP... 4 1.1 O que é o AdminIP?... 4 1.2 Quem opera?... 4 1.3 Onde acessar?... 5 1.4 Como acessar?...

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Credenciamento de Proponente. Manual do Usuário

Portal dos Convênios - SICONV. Credenciamento de Proponente. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios - SICONV Credenciamento de Proponente

Leia mais

Saúde Online. Serviços Médicos / Faturamento

Saúde Online. Serviços Médicos / Faturamento Saúde Online Serviços Médicos / Faturamento Página 1 INDICE 1 Introdução Página 03 2 Acesso Página 03 3 Faturamento Eletrônico Página 03 4 Guia de Consulta Página 05 5 Guia SP/SADT Página 07 6 Guia de

Leia mais

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro 1.2. Informações gerais 1.3. Tabela Ação

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SISRH

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SISRH Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SISRH Sistema de Gestão de Pessoas Versão 2.0a Manual de Operação

Leia mais

Importação de Dados para o Educacenso 2013

Importação de Dados para o Educacenso 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Importação de Dados para o Educacenso 2013 Objetivo Apresentar a forma

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES.

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Portaria

Leia mais

Manual Operacional do Sistema de

Manual Operacional do Sistema de Manual Operacional do Sistema de ATUALIZADO EM 06/11/2013 por Luiz Andrade ATUALIZADO EM 08/11/2013 por Edson Reis versão 2.0 Diretoria de Sistemas - Atividade Meio 1 Índice ÍNDICE... 2 PERFIL... 3 PERFIL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV 1. O QUE É A RADIODIFUSÃO EDUCATIVA? É o serviço de radiodifusão, tanto em frequência modulada (FM) quanto de sons e imagens (TV), que

Leia mais

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA 1. Informações Gerais. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. O item do menu Manutenção de Matrícula tem por objetivo manter

Leia mais

Portal dos Convênios SICONV. Orientações/Passo a Passo. Credenciamento de Proponente

Portal dos Convênios SICONV. Orientações/Passo a Passo. Credenciamento de Proponente Portal dos Convênios SICONV Orientações/Passo a Passo Credenciamento de Proponente Administração Pública Estadual, Municipal ou do Distrito Federal, Consórcio Público, Entidade Privada sem fins lucrativos

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Nota Fiscal Avulsa para MEI

Nota Fiscal Avulsa para MEI Nota Fiscal Avulsa para MEI Orientação geral quanto ao aplicativo de emissão da Nota Fiscal Avulsa para os contribuintes inscritos no Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado do Pará Sumário Avisos...3

Leia mais

Atualizado em 22/07/2015 PROCEDIMENTO PARA CADASTRO DE GERADOR DE MATERIAL SECUNDÁRIO

Atualizado em 22/07/2015 PROCEDIMENTO PARA CADASTRO DE GERADOR DE MATERIAL SECUNDÁRIO Atualizado em 22/07/2015 PROCEDIMENTO PARA CADASTRO DE GERADOR DE MATERIAL SECUNDÁRIO CADASTRO DA SOLICITAÇÃO 1. Acessar www.agricultura.gov.br => Serviços e Sistemas => Sistemas => Sistemas Integrado

Leia mais

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE.

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. GERAÇÃO DO ARQUIVO SEGURO DESEMPREGO NO SGRH: Depois de calcular a rescisão, acesse o menu Relatórios > Demissionais > Requerimento SD, selecione o empregado que será gerado

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO Com o intuito de agilizar e facilitar as adesões, cancelamentos e al terações de usuários, estamos disponibilizando em nosso site o processo de movimentação bem como o

Leia mais

Manual Passo a Passo

Manual Passo a Passo Manual Passo a Passo 2015 ACESSO SELEÇÃO DE RA SELEÇÃO DO PRODUTO CARRINHO DE COMPRAS FECHAR PEDIDO ENDEREÇO DE ENTREGA TIPO DE FRETE INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO PAGAMENTO CARTÃO DE CRÉDITO PAGAMENTO BOLETO

Leia mais

MANUAL 2ª CAMADA DE SEGURANÇA E NOVAS REGRAS DE CADASTRAMENTO

MANUAL 2ª CAMADA DE SEGURANÇA E NOVAS REGRAS DE CADASTRAMENTO Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública Rede INFOSEG MANUAL 2ª CAMADA DE SEGURANÇA E NOVAS REGRAS DE CADASTRAMENTO REDE INFOSEG AGOSTO/2013 Ministério da Justiça, 2013 Página 1 de

Leia mais

Habilitação Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec

Habilitação Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec 2014 Ministério da Educação Sumário 1. Introdução... 1 2. Requisitos para Habilitação Pronatec... 2 3. Registro

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

CADASTRAMENTO ÚNICO VERSÃO 7.3 INCLUSÃO E MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS

CADASTRAMENTO ÚNICO VERSÃO 7.3 INCLUSÃO E MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS CADASTRAMENTO ÚNICO VERSÃO 7.3 INCLUSÃO E MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS Para a prefeitura foi definido dois tipos de usuários: Usuário máster e Usuário Final. O cadastramento para acesso ao CadÚnico V7 é feita

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

MANUAL EXAME SUPLETIVO ONLINE

MANUAL EXAME SUPLETIVO ONLINE MANUAL EXAME SUPLETIVO ONLINE (CARDERNO I MANUAL DO CANDIDATO) Manual de Procedimentos Para Utilização do sistema EXAME SUPLETIVO ONLINE (SIGEDUCA) APRESENTAÇÃO ONLINE. O Exame Supletivo Online é o sistema

Leia mais

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA 1. Informações Gerais. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. O item do menu Manutenção de Matrícula tem por objetivo manter

Leia mais

Web Empresas. Agemed Saúde S/A. Versão 03

Web Empresas. Agemed Saúde S/A. Versão 03 2011 Versão 03 Web Empresas Agemed Saúde S/A. Esse documento tem como objetivo orientar as empresas contratantes do plano de saúde Agemed a utilizarem o ambiente Web para realização de movimentações cadastrais

Leia mais

Manual Cadastro Completo

Manual Cadastro Completo Manual Cadastro Completo Índice 1. Objetivo... 3 2. O Projeto e-suprir... 3 3. Fluxo do Processo de Cadastro... 3 4. Cadastro Simples... 4 5. Recebendo Usuário e Senha... 7 6. Cadastro Completo... 7 7.

Leia mais

CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E USUÁRIOS - NOTIVISA PERGUNTAS FREQUENTES

CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E USUÁRIOS - NOTIVISA PERGUNTAS FREQUENTES CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E USUÁRIOS - NOTIVISA PERGUNTAS FREQUENTES 01. Como cadastrar uma... 2 02. Quem é o Responsável Legal de uma... 2 03. Como associar o Responsável Legal a uma... 2 04. Como Desassociar

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Página 1 de 12 1 Introdução 2 Procedimentos e padronização dos dados

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...

Leia mais

Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores

Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores Data 07/2013 SUMÁRIO I. Introdução... 3 1. Sistema Cadastro de Operadores... 3 2. Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas Negociação de Instrumentos

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

http://www.portalinovacao.mct.gov.br/sapi/

http://www.portalinovacao.mct.gov.br/sapi/ http://www.portalinovacao.mct.gov.br/sapi/ 1. Para registrar-se, na página principal do Portal SAPI clique no banner Registre-se, posicionado logo abaixo dos dados de login. O Sistema pergunta se a instituição

Leia mais

CIUCA Manual de Operação Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento)

CIUCA Manual de Operação Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Cadastro das Instituições e Comissões de Ética no Uso de Animais CIUCA Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento) Versão 1.01 (Módulo I Cadastro)

Leia mais

ESTÁGIO PROBATÓRIO. Quadro do Magistério QM GDAE

ESTÁGIO PROBATÓRIO. Quadro do Magistério QM GDAE ESTÁGIO PROBATÓRIO Quadro do Magistério QM GDAE Decreto nº 52.344 de 09/11/2007 - Dispõe sobre o Estágio Probatório dos integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação. Lembramos que: 1.

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor Orientações para o Lançamento de Notas Diretor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Como acessar o Conexão Educação... 3 Lançamento de Notas... 5 Notas por Turma... 5 Liberação de Lançamento de Notas... 13 2 COMO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER ORIENTAÇÕES PARA PREENCHER O F O R M U L Á R I O D E I N S C R I Ç Ã O A) INFORMAÇÕES GERAIS 1. Ao acessar o sistema pela primeira vez, digite seu CPF no campo correspondente.o sistema efetuará a atualização

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012)

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012) NFE Nota Fiscal eletrônica Versão 2.0 (07/2012) Sumário INTRODUÇÃO... 2 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA... 3 2º VIA DE SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS...

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED GUIA PARA INSCRIÇÃO As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.pss.pr.gov.br, no período que consta em edital. O candidato deve possuir Cadastro no

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS MANUAL DO PRESTADOR DE SERVIÇOS CONSULTÓRIOS/CLÍNICAS CREDENCIADAS PARA ATENDIMENTO ELETIVO (FASCÍCULO DO ATENDIMENTO ELETIVO) VERSÃO I - 2013 Instituto

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU Perguntas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Sistema de Seleção Unificada - SISU 1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada

Leia mais

1. CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA

1. CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA . CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA Quando um novo Programa de Pós-Graduação é criado no CAPG é necessário o preenchimento inicial de várias informações, criando-se assim um banco de dados com

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

PORTARIA No- 432, DE 5 DE ABRIL DE 2013

PORTARIA No- 432, DE 5 DE ABRIL DE 2013 PORTARIA No- 432, DE 5 DE ABRIL DE 2013 Dispõe sobre a Segurança e o Controle de Acesso Lógico de Responsáveis e Representantes Legais aos Sistemas de Comércio Exterior da Secretaria da Receita Federal

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARTE IX Envio das Informações e documentos para o TCE VERSÃO 2015 Novembro

Leia mais

SAP - Sistema de Avaliação de Projetos. Orientações para a inscrição de Projetos

SAP - Sistema de Avaliação de Projetos. Orientações para a inscrição de Projetos SAP - Sistema de Avaliação de Projetos Orientações para a inscrição de Projetos Versão 1 Página 1 Apresentação O Sistema de Avaliação de Projetos (SAP) tem a finalidade de concentrar informações referentes

Leia mais

Unidade 5. Aba Anexos. Objetivos de Aprendizagem. Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de:

Unidade 5. Aba Anexos. Objetivos de Aprendizagem. Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: Unidade 5 Aba Anexos Objetivos de Aprendizagem Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: Anexar os documentos necessários para reconhecimento federal; Enviar o processo para homologação; e Enviar

Leia mais

Manual de Utilização ao Módulo Rede Federal SIMEC - Versão 14/set/2015.

Manual de Utilização ao Módulo Rede Federal SIMEC - Versão 14/set/2015. Manual de Utilização ao Módulo Rede Federal SIMEC - Versão 14/set/2015. O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC) é um portal operacional e de gestão do

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

Matrículas 1º semestre letivo de 2014

Matrículas 1º semestre letivo de 2014 EDITAL 17/2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Matrículas 1º semestre letivo de 2014 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 1º semestre letivo de 2014, a

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB MÓDULO COMERCIAL 2 ÍNDICE REGISTRO DE EXPORTAÇÃO RE 04 REGISTRO DE VENDA RV 16 REGISTRO DE CRÉDITO RC 24 3 REGISTRO DE EXPORTAÇÃO - RE 4 INCLUSÃO DE RE Na tela de inclusão de Registro

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...

Leia mais

Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar)

Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar) Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar) 1 2 Conteúdo INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICAÇÃO... 5 AUTENTICAR USUÁRIO... 5 USUÁRIO SEM INFORMAÇÃO DE E-MAIL... 5 SOLICITAR NOVA SENHA... 7 Acesso

Leia mais

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros O que é o SISAUT/FC? MANUAL DO USUÁRIO O SISAUT/FC é o sistema por meio do qual são feitos os requerimentos para as autorizações

Leia mais

Sistema de Autorização Unimed

Sistema de Autorização Unimed Diretoria de Gestão Estratégica Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Serviços em TI Sistema de Autorização Unimed MANUAL DO USUÁRIO DIVISÃO DE SERVIÇOS EM TI A Divisão de Serviços em TI

Leia mais

PASSO A PASSO PARA ACESSAR O SAIPS: ACESSAR O SISTEMA GESTOR MUNICIPAL OU ESTADUAL ACESSO DO GESTOR. 1.1 No navegador, digite: www.saips.saude.gov.

PASSO A PASSO PARA ACESSAR O SAIPS: ACESSAR O SISTEMA GESTOR MUNICIPAL OU ESTADUAL ACESSO DO GESTOR. 1.1 No navegador, digite: www.saips.saude.gov. PASSO A PASSO PARA ACESSAR O SAIPS: ACESSAR O SISTEMA GESTOR MUNICIPAL OU ESTADUAL ACESSO DO GESTOR 1.1 No navegador, digite: www.saips.saude.gov.br 1.2. - Deve Digite ser o CNPJ realizado do FUNDO com

Leia mais

Dicas para Realizar sua Inscrição na Segunda Fase do Sistema Seriado de Avaliação

Dicas para Realizar sua Inscrição na Segunda Fase do Sistema Seriado de Avaliação Dicas para Realizar sua Inscrição na Segunda Fase do Sistema Seriado de Avaliação ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. Primeiro

Leia mais

PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL

PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL 1. Acesse http://siops.datasus.gov.br, opção Certificação Digital. 1.1. Acesse a 1ª ETAPA - Orientações Gerais e leia as informações para ter uma visão

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br).

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). Figura 1. Acessando site do Bom Jesus. 2º Passo Selecionar a opção Responsável On-line. Inserir Usuário e Senha e clicar no botão OK. Para realizar

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 051/2015 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC FUNDAÇÃO ADOLPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA FATTEP CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO TRANSPORTE CETT MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

Leia mais

CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E ACESSO AO SISTEMA CANAIS PERGUNTAS FREQUENTES

CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E ACESSO AO SISTEMA CANAIS PERGUNTAS FREQUENTES Agência Nacional de Vigilância Sanitária CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E ACESSO AO SISTEMA CANAIS PERGUNTAS FREQUENTES Brasília, 27 de setembro de 2011 www.anvisa.gov.br Página 1 de 8 CADASTRO DE INSTITUIÇÕES

Leia mais

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 1 2 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 2- Notas de Compra (Incluindo Quantidades no Almoxarifado) 07 2.1 - Notas complementares 12 2.2 - Desmembramento de bens 13 3- Requisições

Leia mais

Manual SAGe v 1.0. Introdução. Cadastro de Usuários

Manual SAGe v 1.0. Introdução. Cadastro de Usuários Manual SAGe v 1.0 Cadastro de Usuários Introdução O Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) é um sistema informatizado da FAPESP que permite ao pesquisador acesso on-line, provido pela Internet, utilizado para

Leia mais

Acesso ao sistema. Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema.

Acesso ao sistema. Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema. PENHORA ONLINE Acesso ao sistema Diretores de Cartórios Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema. Os diretores serão os administradores do sistema e

Leia mais

Manual do sistema SMARsa WEB

Manual do sistema SMARsa WEB Manual do sistema SMARsa WEB Módulo Solicitação/Ouvidoria SMARsa WEB Solicitação/Ouvidoria Versão 2.7 1 Sumário INTRODUÇÃO...4 OBJETIVOS...4 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo solicitação/ouvidoria...5

Leia mais

OPERADORA ON-LINE Manual de funcionamento do sistema para agente de viagens

OPERADORA ON-LINE Manual de funcionamento do sistema para agente de viagens OPERADORA ON-LINE Manual de funcionamento do sistema para agente de viagens v.1.0 RUA DR. LIRÁUCIO GOMES, 55 CAMBUÍ CAMPINAS SP Índice Como entrar no sistema...3 Tela inicial do sistema...3 Iniciando um

Leia mais