51 ANOS A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE FIXA O NÚMERO DE VEREADORES (PEC Nº 353/2001) (Série Estudos Especiais nº 64)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "51 ANOS A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE FIXA O NÚMERO DE VEREADORES (PEC Nº 353/2001) (Série Estudos Especiais nº 64)"

Transcrição

1 INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Área de Promoção do Município e da Cidadania Núcleo de Articulação Político-Institucional Banco de Dados Municipais (IBAMCO) IBAM 51 ANOS A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE FIXA O NÚMERO DE VEREADORES (PEC Nº 353/2001) (Série Estudos Especiais nº 64) François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro fevereiro de 2004

2 IBAM 2 A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE FIXA O NÚMERO DE VEREADORES (PEC Nº 353/2001) Trabalho elaborado por François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Coordenador do Núcleo de Articulação Político-Institucional Coordenador Técnico do Banco de Dados Municipais Área de Promoção do Município e da Cidadania do IBAM Depositado na Reserva Legal da Biblioteca Nacional by Instituto Brasileiro de Administração Municipal Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte 1ª edição - fevereiro de 2004 Bremaeker, François E. J. de A Proposta de emenda à Constituição que fixa o número de Vereadores (PEC nº 353/2001). IBAM / APMC / NAPI / IBAMCO, p. 29,7 cm (Estudos especiais, 64) 1. Vereadores PEC nº 353/ Vereadores - Número. I. Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Área de Promoção do Município e da Cidadania. Núcleo de Articulação Político- Institucional. Banco de Dados Municipais. II. Série. III. Título (CDD 15.ed.)

3 IBAM 3 A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE FIXA O NÚMERO DE VEREADORES (PEC Nº 353/2001) François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo do IBAM Coordenador do Núcleo de Articulação Político-Institucional Coordenador-Técnico do Banco de Dados Municipais (IBAMCO) bremaeker@ibam.org.br Destaque 2003 Homenagem concedida pela Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais - ABRASCAM, ao autor, pelo trabalho em defesa dos servidores e do Serviço Público Municipal. A missão do IBAM é a defesa dos interesses municipais e a promoção do Município como esfera autônoma de Governo, fortalecer sua capacidade de formular políticas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento local, objetivando uma sociedade democrática e a valorização da cidadania. Este estudo tem por objetivo a difusão de informações sobre o Governo Local e a promoção do desenvolvimento institucional das Administrações Municipais.

4 IBAM 4 INTRODUÇÃO O deputado Augusto Nardes apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição em 15 de maio de 2001, que assumiu o nº 353/2001, com o objetivo de dar nova redação ao inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal, fixando o número de Vereadores em relação à população do Município. A justificação da proposta diz: A Constituição Federal preceitua em seu art. 29, IV, a, que o número mínimo de Vereadores é de nove e o máximo de vinte e um nos Municípios de até um milhão de habitantes. Logo, o atual número der Vereadores que compõe os legislativos municipais no Brasil nada tem de inconstitucional, mesmo porque a gradação neste intervalo aritmético é remetido às leis orgânicas municipais, a fim do estabelecimento. Porém, este interstício é muito amplo, e como não tem uma gradação constitucional tem sido objeto de questionamentos. A atividade parlamentar municipal tem se destacado pelo exercício direto da democracia. Com efeito, são,os Vereadores que têm contato direto e permanente com a população, mesmo porque, via de regra, os parlamentares estaduais e federais são pouco acessíveis. Ocorre que, apesar das discussões travadas e o elevado número de ações judiciais tendentes a estabelecer o número de Vereadores em função das dimensões dos Municípios, bem como projetos de leis complementares, em tramitação no Congresso nacional, é fato que a matéria tem de ser enfrentada mediante emenda à Constituição, pois não se trata de regulamentação de texto constitucional, mas de modificação. Análise da situação da maioria dos Municípios brasileiros, em especial dos Municípios do Rio Grande do Sul, resulta em que a maioria das cidades brasileiras concentra-se na faixa de até oitenta mil habitantes, por isso necessário é ajustar uma escala representativa nessa categoria, para depois escalonar-se os aglomerados urbanos de maior densidade.

5 IBAM 5 Ademais oportuno seria este escalonamento não ficasse ao livre alvedrio dos Municípios, eis que a matéria é de interesse público, levando-se em conta as diversidades da maioria das regiões do Brasil. Também, deve-se atentar para o sistema eleitoral brasileiro, que, além de eleição pelo método proporcional para os poderes legislativos, apresenta um pluripartidarismo muito acentuado, assim, a questão deve ser enfrentada, pois o exercício da democracia impõe que todos tenham acesso aos parlamentos, o que será facilitado mediante a aprovação desta PEC. A Proposta de Emenda à Constituição diz: Art. 1º O inciso IV do art. 29 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação: Art IV número impar de Vereadores proporcional à população do Município, observada a seguinte composição e limites: a) máximo de nove nos Municípios de até dez mil habitantes; b) máximo de onze nos Municípios de até vinte mil habitantes; c) máximo de treze nos Municípios de até trinta mil habitantes; d) máximo de quinze nos Municípios de até quarenta mil habitantes; e) máximo de dezessete nos Municípios de até cinqüenta mil habitantes; f) máximo de dezenove nos Municípios de até sessenta e cinco mil habitantes; g) máximo de vinte e um nos Municípios de até oitenta mil habitantes; h) máximo de vinte e três nos Municípios de até trezentos mil habitantes; i) máximo de vinte e cinco nos Municípios de até quinhentos mil habitantes; j) máximo de vinte e sete nos Municípios de até setecentos mil habitantes; k) máximo de vinte e nove nos Municípios de até oitocentos mil habitantes; l) máximo de trinta e um nos Municípios de até novecentos mil habitantes; m) máximo de trinta e três nos Municípios de até um milhão de habitantes; n) máximo de trinta e cinco nos Municípios de até um milhão e quinhentos mil habitantes;

6 IBAM 6 o) máximo de trinta e sete nos Municípios de até dois milhões de habitantes; p) máximo de trinta e nove nos Municípios de até dois milhões e quinhentos mil habitantes; q) máximo de quarenta e um nos Municípios de até três milhões de habitantes; r) máximo de quarenta e três nos Municípios de até três milhões e quinhentos mil habitantes; s) máximo de quarenta e cinco nos Municípios de até quatro milhões de habitantes; t) máximo de quarenta e sete nos Municípios de até quatro milhões e quinhentos mil habitantes; u) máximo de quarenta e nove nos Municípios acima de quatro milhões e quinhentos mil habitantes; Art. 2º Estes limites poderão Ter composição menor a critério das leis orgânicas municipais. Art. 3º A aplicabilidade dos preceitos do art. 29, IV, alíneas a a v da Constituição Federal, obedecerá os seguintes prazos: I Se a presente emenda for aprovada e publicada em período superior a doze meses à realização das próximas eleições, estes preceitos vigirão para a próxima legislatura; II caso a aprovação e publicação ocorrer em período inferior a doze meses antecedentes à realização das próximas eleições, estes preceitos vigirão para a Segunda legislatura. Art. 4º Esta Emenda entra em vigor na data de sua publicação Apenas para registro, o inciso IV do art. 29 da Constituição Federal, em vigor, diz que: IV. número de Vereadores proporcional à população do Município, observados os seguintes limites: a) mínimo de nove e máximo de vinte e um nos Municípios de até um milhão de habitantes; b) mínimo de trinta e três e máximo de quarenta e um nos Municípios de mais de um milhão e menos de cinco milhões de habitantes; c) mínimo de quarenta e dois e máximo de cinqüenta e cinco nos Municípios de mais de cinco milhões de habitantes;

7 IBAM 7 O NÚMERO DE VEREADORES SEGUNDO A PEC Nº 353/2001 Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, referente às estatísticas das eleições de 2000, foram eleitos Vereadores. Vale à pena notar que a relação entre o número de Vereadores em 2000 e a estimativa de 2003 sofre com o efeito do crescimento proposto do número de Vereadores, quando efetuada a relativização dos dados com as populações dos diferentes anos (Ver item O número atual de Vereadores, adiante). Segundo a proposta do deputado Augusto Nardes, o Brasil passaria a ter Vereadores, conforme os dados de estimativa de população elaborados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de A distribuição dos Vereadores segundo as regiões mostra que a região Nordeste é aquela que terá maior participação (32,6% do total), sendo secundada pela região Sudeste (31,1%), Sul (20,1%), Norte (8,4%) e Centrooeste (7,8%). Comparando-se estas participações com a distribuição da população, verifica-se que, em média, passaria a existir um Vereador para cada habitantes, sendo que a maior relação estaria na região Sudeste (1 Vereador para habitantes), seguindo-se em importância as regiões Norte (1 para 2.533), Nordeste (1 para 2.326), Sul e Centro-oeste (1 para 1.987). Os números discrepantes encontrados para a região Sudeste, que influenciam a média brasileira, se devem ao quantitativo demográfico dos Municípios das capitais de São Paulo e do Rio de janeiro, que sozinhos somam 16,6 milhões de habitantes. Se estes dois Municípios fossem retirados do universo, a média brasileira cairia para um Vereador para cada habitantes e a média da região Sudeste seria de um Vereador para cada habitantes.

8 IBAM 8 TABELA 1 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DO NÚMERO DE VEREADORES FIXADOS PELA PEC Nº 353/2001, SEGUNDO AS GRANDES REGIÕES. BRASIL 2003 (*) BRASIL E GRANDES REGIÕES NÚMERO DE CÂMARAS POPULAÇÃO ESTIMADA 2003 NÚMERO DE VEREADORES (PEC 353/2001) NÚMERO MÉDIO DE VER / HABIT BRASIL Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-oeste (*) Excluídos Brasília (DF) e Fernando de Noronha (PE). A distribuição dos Vereadores segundo os grupos de habitantes mostra que quase a metade dos Municípios (48,2% do total) tem população até 10 mil habitantes, concentrando 37,0% do número total de Vereadores fixado pela PEC nº 353/2001. Se forem considerados os dois grupos de habitantes com população até 20 mil habitantes, verifica-se que eles concentram 72,4% do total de Municípios do País e 59,7% do total de Vereadores fixados pela PEC. Se forem considerados os quatro grupos com população até 40 mil habitantes, verifica-se que eles concentram 87,6% do total de Municípios e 77,4% do total de Vereadores fixados pela PEC.

9 IBAM 9 TABELA 2 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DO NÚMERO DE VEREADORES FIXADOS PELA PEC Nº 353/2001, SEGUNDO OS GRUPOS DE HABITANTES. BRASIL 2003 (*) GRUPOS DE HABITANTES (por mil) NÚMERO DE CÂMARAS POPULAÇÃO ESTIMADA 2003 NÚMERO DE VEREADORES (PEC 353/2001) NÚMERO MÉDIO DE VER / HABIT BRASIL até I I I I I I I I I I I I I I I I I I I acima de (*) Excluídos Brasília (DF) e Fernando de Noronha (PE).

10 IBAM 10 A distribuição das Câmaras de Vereadores por região segundo os grupos de habitantes definidos pela Proposta de Emenda à Constituição nº 353/2001, mostra que a maior concentração de Câmaras em Municípios com população até 10 mil habitantes que terão 9 Vereadores --, acontece na região Sul (61,8% do total de Municípios da região), seguindo-se em importância as regiões Centro-oeste (57,4% e sudeste (49,8%). A média brasileira é de 48,2%. As regiões que apresentam as menores participações são a Norte (41,2%) e a Nordeste, que tem 37,1% de seus Municípios neste grupo de habitantes. Para os Municípios com população entre 10 mil e 20 mil habitantes que terão 11 Vereadores --, a média brasileira é de 24,1% do total de Câmaras. A região que apresenta a maior participação relativa é a Nordeste (32,0% do total de Municípios da região). As demais regiões apresentam participações abaixo da média nacional: 23,8% para a região Norte; 22,7% para a região Centro-oeste; 19,8% para a região Sudeste; e 18,9% para a região Sul. Para os Municípios com população entre 20 mil e 40 mil habitantes que terão 13 e 15 Vereadores --, a média brasileira é de 15,2% do total de Municípios. As regiões que superam a média nacional são a Norte (20,5% do total de Municípios da região) e a Nordeste (19,3%). As demais regiões apresentam participações abaixo da referida média: sudeste (14,2%), Centrooeste (11,8%) e Sul (9,7%). A reunião dos quatro grupos de menor população (até 40 mil habitantes), mostra que eles concentram 87,5% dos Municípios brasileiros. As regiões que apresentam participações acima da média nacional são: a Centrooeste (91,9%), a Sul (90,4%) e a Nordeste (88,4%). As demais regiões, que se posicionam abaixo da média nacional são a Norte (85,5%) e a Sudeste (83,8%).

11 IBAM 11 TABELA 3 DISTRIBUIÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS SEGUNDO OS GRUPOS DE HABITANTES FIXADOS PELA PEC Nº 353/2001. BRASIL 2003 (*) GRUPOS DE Nº DE GRANDES REGIÕES HABITANTES (por mil) VER P/ CÂMARA BRASIL Norte Nordeste Sudeste Sul Centrooeste TOTAL até I I I I I I I I I I I I I I I I I I I acima de (*) Excluídos Brasília (DF) e Fernando de Noronha (PE). A distribuição no número de Vereadores por região segundo os grupos de habitantes definidos pela Proposta de Emenda à Constituição nº 353/2001, mostra que a maior concentração de Vereadores em Municípios com população até 10 mil habitantes que terão 9 Vereadores --, acontece na região Sul (50,4% do total de Vereadores da região), situando-se ainda acima da média nacional as regiões Centro-oeste (46,8%). As regiões que se situam abaixo da média nacional, que é de 37,0%, são a Sudeste (36,9%), a Norte (30,6%) e a Nordeste (28,2%).

12 IBAM 12 Para os Municípios com população entre 10 mil e 20 mil habitantes que terão 11 Vereadores --, a média brasileira é de 22,7% do total de Vereadores. A única região que apresenta participação acima da média nacional é a Nordeste (29,8% do total de Vereadores da região). A região Centro-oeste apresenta a mesma média nacional e as demais regiões se situam abaixo da média: Norte (21,6%); Sul (18,9%); e Sudeste (18,0%). Para os Municípios com população entre 20 mil e 40 mil habitantes que terão 13 e 15 Vereadores --, a média brasileira é de 17,7% do total de Vereadores. As regiões que se posicionam acima da média nacional são a Norte (23,0% do total de Vereadores da região) e a Nordeste (22,2%). As demais regiões apresentam participações abaixo da média brasileira: Sudeste (16,0%); Centro-oeste (14,8%); e Sul (12,1%). TABELA 4 DISTRIBUIÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES SEGUNDO OS GRUPOS DE HABITANTES FIXADOS PELA PEC Nº 353/2001. BRASIL 2003 (*) GRUPOS DE Nº DE GRANDES REGIÕES HABITANTES (por mil) VER P/ CÂMARA BRASIL Norte Nordeste Sudeste Sul Centrooeste TOTAL até I I I I I I I I I I I I I I I I I I I acima de (*) Excluídos Brasília (DF) e Fernando de Noronha (PE).

13 IBAM 13 A reunião dos quatro grupos de menor população (até 40 mil habitantes), mostra que eles concentram 77,4% do total de Vereadores do Brasil, segundo a fixação da Proposta de Emenda Constitucional nº 353/2001. As três regiões que concentram participações acima da média nacional são a Centro-oeste (84,3% do total de Vereadores da região), a Sul (81,5%) e a Nordeste (80,2%). As duas regiões que apresentam participações abaixo da média brasileira são a Norte (75,2%) e a Sudeste (70,8%). DADOS DETALHADOS Com o objetivo de apresentar informações detalhadas por Unidade da Federação, são apresentadas, a seguir, para cada uma das regiões, a distribuição do número de Câmaras Municipais e do número de Vereadores segundo os grupos de habitantes definidos pela Proposta de Emenda à Constituição nº 353/2001.

14 IBAM 14 NÚMERO VER P/ CÂMARA REGIÃO NORTE TABELA 5 DISTRIBUIÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS SEGUNDO O NÚMERO DE VEREADORES POR CÃMARA CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. REGIÃO NORTE 2003 Rondônia Acre UNIDADES DA FEDERAÇÃO Amazo- Roraima Pará Amapá Tocannas tins TOTAL

15 IBAM 15 NÚMERO VER P/ CÂMARA REGIÃO NORTE TABELA 6 DISTRIBUIÇÃO DOS VEREADORES SEGUNDO O NÚMERO DE VEREADORES POR CÃMARA CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. REGIÃO NORTE 2003 Rondônia Acre UNIDADES DA FEDERAÇÃO Amazo- Roraima Pará Amapá Tocannas tins TOTAL

16 IBAM 16 NÚMERO REGIÃO VER P/ CÂMARA NOR- DESTE TABELA 7 DISTRIBUIÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS SEGUNDO O NÚMERO DE VEREADORES POR CÃMARA CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. REGIÃO NORDESTE 2003 (*) Maranhão Piauí Ceará Rio G. Norte UNIDADES DA FEDERAÇÃO Paraí- Pernamba Buco Alagoas Sergipe Bahia TOTAL (*) Excluído Fernando de Noronha (PE).

17 IBAM 17 NÚMERO REGIÃO VER P/ CÂMARA NOR- DESTE TABELA 8 DISTRIBUIÇÃO DOS VEREADORES SEGUNDO O NÚMERO DE VEREADORES POR CÃMARA CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. REGIÃO NORDESTE 2003 (*) Maranhão Piauí Ceará Rio G. Norte UNIDADES DA FEDERAÇÃO Paraí- Pernamba Buco Alagoas Sergipe Bahia TOTAL (*) Excluído Fernando de Noronha (PE).

18 IBAM 18 TABELA 9 DISTRIBUIÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS SEGUNDO O NÚMERO DE VEREADORES POR CÃMARA CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. REGIÃO SUDESTE 2003 NÚMERO REGIÃO UNIDADES DA FEDERAÇÃO VEREADORES SUDESTE Minas Espírito Rio de POR CÂMARA Gerais Santo Janeiro São Paulo TOTAL

19 IBAM 19 TABELA 10 DISTRIBUIÇÃO DOS VEREADORES SEGUNDO O NÚMERO DE VEREADORES POR CÃMARA CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. REGIÃO SUDESTE 2003 NÚMERO REGIÃO UNIDADES DA FEDERAÇÃO VEREADORES SUDESTE Minas Espírito Rio de POR CÂMARA Gerais Santo Janeiro São Paulo TOTAL

20 IBAM 20 TABELA 11 DISTRIBUIÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS SEGUNDO O NÚMERO DE VEREADORES POR CÃMARA CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. REGIÃO SUL 2003 NÚMERO REGIÃO UNIDADES DA FEDERAÇÃO VEREADORES POR CÂMARA SUL Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul TOTAL

21 IBAM 21 TABELA 12 DISTRIBUIÇÃO DOS VEREADORES SEGUNDO O NÚMERO DE VEREADORES POR CÃMARA CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. REGIÃO SUL 2003 NÚMERO REGIÃO UNIDADES DA FEDERAÇÃO VEREADORES POR CÂMARA SUL Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul TOTAL

22 IBAM 22 TABELA 13 DISTRIBUIÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS SEGUNDO O NÚMERO DE VEREADORES POR CÃMARA CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. REGIÃO CENTRO-OESTE 2003 (*) NÚMERO REGIÃO UNIDADES DA FEDERAÇÃO VEREADORES POR CÂMARA CENTRO- OESTE Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás TOTAL (*) Excluído Brasília (DF).

23 IBAM 23 TABELA 14 DISTRIBUIÇÃO DOS VEREADORES SEGUNDO O NÚMERO DE VEREADORES POR CÃMARA CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. REGIÃO CENTRO-OESTE 2003 (*) NÚMERO REGIÃO UNIDADES DA FEDERAÇÃO VEREADORES POR CÂMARA CENTRO- OESTE Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás TOTAL (*) Excluído Brasília (DF).

24 IBAM 24 O NÚMERO ATUAL DE VEREADORES Os dados referentes às eleições para 2000, época em que a população brasileira somava 167,7 milhões de habitantes (excluído o Distrito Federal), mostram que para um total de Vereadores existia, em média, um Vereador para cada habitantes, resultado não muito distante ao da média para a fixação do número de Vereadores feita pela Proposta de emenda à Constituição nº 353/2001, combinada com a estimativa de população para 2003, que é de um Vereador para cada habitantes. TABELA 15 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DO NÚMERO DE VEREADORES ATUAIS E CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. BRASIL 2000 E 2003 (*) BRASIL E SITUAÇÃO ATUAL PEC Nº 353/2001 GRANDES REGIÕES População 2000 Número de Vereadores População 2000 Número de Vereadores BRASIL Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-oeste (*) Excluído Brasília (DF).

25 IBAM 25 BRASIL E GRANDES REGIÕES TABELA 16 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DO NÚMERO DE VEREADORES ATUAIS E CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. BRASIL 2000 E 2003 (*) NÚMERO MÉDIO VEREADORES (situação 2000) NÚMERO MÉDIO VEREADORES (PEC 353/2001) CRESCIMTO POPULAÇÃO ENTRE 2000/2003 CRESCIMTO Nº VEREADS ENTRE 2000/2003 BRASIL ,1 8,0 Norte ,2 20,8 Nordeste ,4 8,1 Sudeste ,1 4,6 Sul ,7 8,0 Centro-oeste ,7 9,1 (*) Excluído Brasília (DF). Os dados em nível estadual mostram algumas variações maiores nas relações entre o número de habitantes e o número de Vereadores, registrando-se que em apenas 3 Estados ocorrerá, segundo a PEC nº 353/2001, uma redução no número de Vereadores, representando quedas da ordem de 8,0% na Paraíba, 6,9% no Espírito Santo e 2,1% no Ceará. Outros 4 Estados apresentam uma redução apenas em termos relativos, na média do número de Vereadores por habitante: 8,8% em Roraima, 0,5% em Minas Gerais e em São Paulo, e 0,1% no Amapá. Verifica-se pois, que em termos relativos diminui a participação do número de Vereadores em 7 estados enquanto que esta relação cresce em 19 Estados.

26 IBAM 26 TABELA 17 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DO NÚMERO DE VEREADORES ATUAIS E CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. UNIDADES DA FEDERAÇÃO 2000 E 2003 (*) BRASIL E SITUAÇÃO ATUAL PEC Nº 353/2001 UNIDADES FEDERAÇÃO População 2000 Número de Vereadores População 2000 Número de Vereadores BRASIL Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Maranhão Piauí Ceará Rio Grande do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul Mato Grosso do Sul Mato Grosso Goiás (*) Excluído Brasília (DF).

27 IBAM 27 TABELA 18 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DO NÚMERO DE VEREADORES ATUAIS E CONFORME FIXADO PELA PEC Nº 353/2001. UNIDADES DA FEDERAÇÃO 2000 E 2003 (*) BRASIL E UNIDADES FEDERAÇÃO NÚMERO MÉDIO VEREADORES (situação 2000) NÚMERO MÉDIO VEREADORES (PEC 353/2001) CRESCIMTO POPULAÇÃO ENTRE 2000/2003 CRESCIMTO Nº VEREADS ENTRE 2000/2003 BRASIL ,1 8,0 Rondônia ,5 21,8 Acre ,7 21,5 Amazonas ,8 28,6 Roraima ,1 1,3 Pará ,2 31,8 Amapá ,1 12,0 Tocantins ,3 6,5 Maranhão ,9 13,1 Piauí ,6 4,8 Ceará ,4-2,1 Rio Grande do Norte ,7 5,9 Paraíba ,2-8,0 Pernambuco ,1 27,0 Alagoas ,4 21,1 Sergipe ,1 8,1 Bahia ,8 10,7 Minas Gerais ,7 3,2 Espírito Santo ,9-6,9 Rio de Janeiro ,4 26,7 São Paulo ,5 4,0 Paraná ,6 11,9 Santa Catarina ,7 6,8 Rio Grande do Sul ,2 5,6 Mato Grosso do Sul ,4 14,2 Mato Grosso ,9 7,0 Goiás ,1 8,8 (*) Excluído Brasília (DF).

28 IBAM 28 CONCLUSÃO Depois de efetuadas as adaptações e relativizações dos dados de população e do número de Vereadores, verifica-se que em termos globais ocorrerá um aumento do número de Vereadores, vez que a população brasileira cresceu 4,1% no período entre 2000 e 2003 e o número de Vereadores crescerá 8,0%, segundo a Proposta de Emenda à Constituição nº 353/2001. As diferenças em pontos percentuais relativamente expressivas, à exceção do que ocorrerá na região Sudeste, onde houve um crescimento demográfico semelhante ao da população brasileira (4,1%), mas, quanto ao número de Vereadores, haverá um aumento da ordem de 4,6%. Para as demais regiões verifica-se que haverá um mais significativo aumento do número de Vereadores com a PEC nº 353/2001, notadamente nas regiões Norte, Nordeste e Sul..

29 IBAM 29 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Câmara dos Deputados. Proposta de emenda à Constituição nº 353/2001, de 28 de maio de (autor: deputado Ivan Ranzolin). Brasília, p. (meio eletrônico) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa de população Resolução nº 2, de 25 de agosto de IBGE / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. In: Diário Oficial da União de 30 de agosto de N. 167-A. p Tribunal Superior Eleitoral. Estatística de candidatos e eleições de 2000 quantidade de vagas. Brasília, Tribunal superior Eleitoral. (meio eletrônico). BREMAEKER, François E. J. de. Considerações sobre o impacto da PEC nº 89-B, de 1995, que estabelece os parâmetros que determinarão o número de vereadores de cada Câmara Municipal. Rio de Janeiro, IBAM / Área de Promoção do Município e da Cidadania / Núcleo de Articulação Político-Institucional / Banco de Dados Municipais. 11p A proposta de emenda à Constituição que fixa o número de Vereadores (PEC nº 71/2003). Rio de Janeiro, IBAM / Área de Promoção do Município e da Cidadania / Núcleo de Articulação Político-Institucional / Banco de Dados Municipais, p. (Estudos especiais, 63)

30 IBAM 30 SÉRIE ESTUDOS ESPECIAIS 1. Panorama do setor de saúde (1976) 2. Perfil do Prefeito brasileiro: (1990) 3. Como estão as cidades brasileiras? (1991) 4. Os novos Municípios: surgimento, problemas e soluções (1992) 5. A repartição de receitas e encargos com os Municípios atingiu os resultados esperados? (1993) 6. Perfil das receitas municipais (1995) 7. Perfil das receitas tributárias dos Municípios brasileiros (1995) 8. Os Municípios brasileiros frente à reforma tributária (1995) 9. Uma reforma tributária igual para Municípios desiguais (1995) 10. A evolução das finanças dos Municípios brasileiros (1996) 11. Situação financeira dos Municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: com que receitas contaram ao longo de uma década? (1996) 12. O processo de criação de novos Municípios frente à Emenda Constitucional nº 15 (1996) 13. Evolução das finanças dos Municípios no período 1989/1995 (1997) 14. Impactos das propostas de reforma tributária nas finanças municipais (1998) 15. o futuro dos Municípios com a reforma tributária: o que acontecerá com as transferências constitucionais? (1998) 16. As reformas fiscal e tributária: emergência e possibilidades (1998) 17. Os Municípios frente à nova proposta de reforma tributária (1998) 18. Evolução das finanças municipais no período 1989/1998 (2000) 19. Necessidades financeiras para fazer face à pressão demográfica sobre os Municípios (2001) 20. Evolução do quadro municipal brasileiro no período entre 1980 e 2001 (2001) 21. Despesas municipais com as funções de competência da União e dos Estados (2001) 22. A informatização na administração municipal (2001) 23. Os conselhos municipais existentes no Brasil (2001) 24. Instrumentos de gestão urbana existentes nos Municípios (2001) 25. Os consórcios na administração municipal (2001) 26. Distribuição e despesas com funcionários municipais (2001) 27. Atividades municipais terceirizadas (2001) 28. Instrumentos e desempenho da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (2001) 29. Ações municipais para a atração de atividades econômicas (2001) 30. Instrumentos legais de justiça e segurança pública existentes nos Municípios (2001) 31. Equipamentos culturais e de lazer existentes nos Municípios (2001) 32. O papel do Município na política habitacional (2001) 33. guardas municipais existentes nos Municípios (2001) 34. A iluminação pública no Brasil: situação e custeio (2001) 35. A aplicação dos redutores do FPM sobre as finanças municipais (2001) 36. Panorama das finanças municipais no período 1997/2000 (2002) 37. Comportamento fiscal dos Municípios em (2002) 38. Pacto federativo com justiça fiscal. (2002) 39. O verdadeiro comportamento fiscal dos Municípios em (2002) 40. Despesas municipais com as funções de competência da União e dos Estados em (2002) 41. As despesas municipais na função agricultura em (2002). 42. O que os Prefeitos esperam dos Governos federal e estaduais a partir de (2002)

31 IBAM O que os Prefeitos do Estado da Bahia esperam dos governos federal e estadual a partir de (2003) 44. O que os Prefeitos do Estado de Minas Gerais esperam dos governos federal e estadual a partir de (2003) 45. O que os Prefeitos do Estado do Espírito Santo esperam dos governos federal e estadual a partir de (2003) 46. O que os Prefeitos do Estado do Rio de Janeiro esperam dos governos federal e estadual a partir de (2003) 47. O que os Prefeitos do Estado de São Paulo esperam dos governos federal e estadual a partir de (2003) 48. O que os Prefeitos do Estado do Paraná esperam dos governos federal e estadual a partir de (2003) 49. O que os Prefeitos do Estado de Santa Catarina esperam dos governos federal e estadual a partir de (2003) 50. O que os Prefeitos do Estado do Rio Grande do Sul esperam dos governos federal e estadual a partir de (2003) 51. O que os Prefeitos do Estado de Mato Grosso esperam dos governos federal e estadual a partir de (2003) 52. A importância do ISS para os Municípios brasileiros: precauções frente a uma reforma tributária. (2003) 53. O índice de desenvolvimento humano dos Municípios das capitais em (2003) 54. A reforma tributária: implicações nas finanças municipais. (2003) 55. A situação fiscal dos Municípios brasileiros em (2003) 56. Panorama das finanças municipais em (2003) 57. Despesas municipais com as funções de competência da União e dos Estados em (2003) 58. A receita tributária dos Municípios brasileiros em (2003) 59. Efeitos da proposta de reforma tributária nas finanças municipais. (2003) 60. Impostos sobre a propriedade: vantagem ou uma ilusão para os Municípios? (2003) 61. As despesas realizadas pelos Municípios na área social em (2003) 62. Os Municípios brasileiros em situação de déficit fiscal em (2003) 63. A situação fiscal dos Municípios brasileiros em (2003) 64. Panorama das finanças municipais em (2003) 65. Despesas municipais com as funções de competência da União e dos Estados em (2003) 66. A receita tributária dos Municípios brasileiros em (2003) 67. A influência do FUNDEF nas finanças municipais em (2003) 68. As finanças dos Municípios do Estado de Minas Gerais em (2003) 69. As finanças dos Municípios do Estado de São Paulo em (2003) 70. As finanças dos Municípios da região de São José do Rio Preto em (2004). 71. A Proposta de Emenda à Constituição que fixa o número de Vereadores (PEC nº 71/2003). (2004) 72. A Proposta de Emenda à Constituição que fixa o número de Vereadores (PEC nº 353/2001). (2004) OBS: A maior parte dos estudos acima relacionados pode ser encontrado no sítio (home page) do IBAM < ibam.org.br > na seção estudos e pesquisas h:\area\pmc\articul\estespec\esp064.doc

32 IBAM 32 PUBLICAÇÕES EM MEIO ELETRÔNICO Encontram-se à disposição dos usuários, na home page do IBAM - < >, uma série de estudos e publicações. Na seção estudos e pesquisas são encontrados estudos sobre diversos temas: finanças municipais administração municipal pacto federativo alterações territoriais lei de responsabilidade fiscal economia demografia eleições municipais Na seção publicações são encontrados boletins e informes eletrônicos sobre: boletim de conjuntura econômico-financeira (mensal) boletim de evolução do FPM (mensal) boletim de inflação (mensal) atividades do Congresso Nacional (diário) Contatos: Largo IBAM, 1 - sala Rio de Janeiro - RJ Tel: (021) Fax: (021) ou (021) bremaeker@ibam.org.br Home page do IBAM:

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

GUARDAS MUNICIPAIS EXISTENTES NOS MUNICÍPIOS

GUARDAS MUNICIPAIS EXISTENTES NOS MUNICÍPIOS INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Área de Promoção do Município e da Cidadania Núcleo de Articulação Político-Institucional Banco de Dados Municipais (IBAMCO) GUARDAS MUNICIPAIS EXISTENTES

Leia mais

A DÍVIDA ATIVA INSCRITA PELOS MUNICÍPIOS E A RECEITA COM ELA AUFERIDA: A SITUAÇÃO EM 2010

A DÍVIDA ATIVA INSCRITA PELOS MUNICÍPIOS E A RECEITA COM ELA AUFERIDA: A SITUAÇÃO EM 2010 A DÍVIDA ATIVA INSCRITA PELOS MUNICÍPIOS E A RECEITA COM ELA AUFERIDA: A SITUAÇÃO EM 2010 (Estudo Técnico nº 174) François E. J. de Bremaeker Salvador, junho de 2012 2 A DÍVIDA ATIVA INSCRITA PELOS MUNICÍPIOS

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão Gasto Médio por Deputado Estadual - Assembleias Legistativas Estaduais - Ano 2017 R$17,5 R$16,9 R$15,9 Gasto Médio Anual por Deputado Estadual (em Milhões de R$) Média Nacional - Gasto Anual por Deputado

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

AÇÕES MUNICIPAIS PARA A ATRAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS

AÇÕES MUNICIPAIS PARA A ATRAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Área de Promoção do Município e da Cidadania Núcleo de Articulação Político-Institucional Banco de Dados Municipais (IBAMCO) AÇÕES MUNICIPAIS PARA A ATRAÇÃO

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

RECURSOS PARA O FUNDEB PERMANENTE

RECURSOS PARA O FUNDEB PERMANENTE RECURSOS PARA O FUNDEB PERMANENTE François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, setembro de 2017 RECURSOS PARA O FUNDEB PERMANENTE François E. J. de Bremaeker Bacharel em Economia e Licenciado e Bacharel

Leia mais

CENÁRIO FUTURO PARA OS MUNICÍPIOS E AS DESPESAS LEGISLATIVAS

CENÁRIO FUTURO PARA OS MUNICÍPIOS E AS DESPESAS LEGISLATIVAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CÂMARAS MUNICIPAIS Brasília agosto de 2011 CENÁRIO FUTURO PARA OS MUNICÍPIOS E AS DESPESAS LEGISLATIVAS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal

Leia mais

AS DESPESAS DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS COM A FUNÇÃO GESTÃO AMBIENTAL EM 2010

AS DESPESAS DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS COM A FUNÇÃO GESTÃO AMBIENTAL EM 2010 AS S DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS COM A FUNÇÃO AMBIENTAL EM 2010 (Estudo Técnico nº 173) François E. J. de Bremaeker Salvador, maio de 2012 2 AS DESPEAS DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS

Leia mais

DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS

DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS DOM PUBLICAÇÕES LEGAIS AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA ALTERAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE REPARTIÇÃO DO ICMS NAS FINANÇAS DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo Consultor da DOM

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Área de Promoção do Município e da Cidadania Núcleo de Articulação Político-Institucional Banco de Dados Municipais (IBAMCO) IBAM INTRUMENTOS LEGAIS DE JUSTIÇA

Leia mais

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG SS Justiça MG Junho 2018 Tabela 1 Tribunais de Justiça Estaduais posicionados conforme Vencimento Básico Vencimentos

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas - ano 2015 Pernambuco 5,20% Ceará 5,44% Maranhão 5,14% Pará 4,89% Paraná 4,43% Rio Grande do Sul 4,37% Santa Catarina 2,54% Rio Grande do Norte 2,48% Espírito Santo 2,14% Amazonas 2,06% Sergipe 1,87% Alagoas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 Ementa: Aprova o Orçamento Programa do Exercício de 2015 dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão 14,6% 14,5% 14,0% 14,0% 13,2% 13,1% 12,1% Contabilizando para o Cidadão Nº de Famílias Beneficiadas pelo Bolsa Família em Relação ao Total de Famílias do Estado - Ano 2017 50,00% 48,6% Nº de Famílias Beneficiadas

Leia mais

No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante

No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante Levantamento inédito do CFM revela que valor coloca o Pará em último lugar no ranking dos estados e que fragilidades na assistência persistem

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ISS PARA OS MUNICÍPIOS

A IMPORTÂNCIA DO ISS PARA OS MUNICÍPIOS A IMPORTÂNCIA DO ISS PARA OS MUNICÍPIOS François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, março de 2017 A IMPORTÂNCIA DO ISS PARA OS MUNICÍPIOS François E. J. de Bremaeker Bacharel em economia e bacharel e licenciado

Leia mais

Indicadores Econômicos e Fomento à Indústria

Indicadores Econômicos e Fomento à Indústria Edição 008 Setembro de 2018 Publicação do Sistema FIEMT elaborada pela área de Crescimento populacional de Mato Grosso em 2018 Pela estimativa populacional de 2018 divulgada pelo Instituto Brasileiro Geográfico

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 891/ CONFERE

RESOLUÇÃO Nº 891/ CONFERE RESOLUÇÃO Nº 891/2013 - CONFERE Corrige os valores máximos autorizados pela Lei nº 4.886, de 09.12.1965, com a alteração da Lei nº 12.246, de 27.05.2010, e fixa as anuidades para o exercício de 2014 que

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016

RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016 RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016 (Publicada no D.O.U. de 20 de dezembro 2016, Seção I, p. 75) Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

Geografia. Demografia do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Demografia do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Demografia do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX DEMOGRAFIA BRASILEIRA DEMOGRAFIA BRASILEIRA População estimada [2018] 208.494.900 pessoas Homem

Leia mais

SISTEMA PENITENCIÁRIO

SISTEMA PENITENCIÁRIO Avante Instituto Brasil SISTEMA PENITENCIÁRIO Natália Macedo Sanzovo Coordenadora e Pesquisadora do Instituto Avante Brasil Data: 21/12/2012 Evolução da População Carcerária (1990-2012*) 2 Evolução da

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013 RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013 (Publicada no D.O.U. de 09 de janeiro de 2014, Seção I, p. 66) Aprova a previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

AS DESPESAS MUNICIPAIS COM A FUNÇÃO LEGISLATIVA EM 2010

AS DESPESAS MUNICIPAIS COM A FUNÇÃO LEGISLATIVA EM 2010 AS S MUNICIPAIS COM A LEGISLATIVA EM 2010 (Estudo Técnico nº 172) François E. J. de Bremaeker Salvador, abril de 2012 2 AS DESPEAS MUNICIPAIS COM A LEGISLATIVA EM 2010 François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15

RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15 RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15 (Publicada no D.O.U. de 15 de dezembro de 2015, Seção I, p. 248) Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão

Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil O presente documento tem por

Leia mais

Autor: Nicholas Davies, prof. da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Autor: Nicholas Davies, prof. da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RJ É A QUE MAIS DIMINUIU NO BRASIL (-34,7%) NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE 2006 E 2012, COM PERDA DE 516.471 MATRÍCULAS, PORÉM A REDE PRIVADA DO RJ FOI A QUARTA QUE MAIS CRESCEU (193.73

Leia mais

(Atenção Links não estão ativos) Tribunais Superiores. Justiça Federal. União Internacional do Notariado Latino Colégio Notarial do Brasil

(Atenção Links não estão ativos) Tribunais Superiores. Justiça Federal. União Internacional do Notariado Latino Colégio Notarial do Brasil Links Notariais (Atenção Links não estão ativos) União Internacional do Notariado Latino Colégio Notarial do Brasil Tribunais Superiores Supremo Tribunal Federal - STF Superior Tribunal de Justiça - STJ

Leia mais

O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO EM NÍVEL MUNICIPAL NO PERÍODO ENTRE 2000 E 2010

O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO EM NÍVEL MUNICIPAL NO PERÍODO ENTRE 2000 E 2010 O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO EM NÍVEL MUNICIPAL NO PERÍODO ENTRE 2000 E 2010 (Estudo Técnico nº 128) François E. J. de Bremaeker Salvador, fevereiro de 2011 2 A Associação Transparência Municipal (ATM) é

Leia mais

Estimativas e Análises do PIB Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 02 Setembro/2012.

Estimativas e Análises do PIB Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 02 Setembro/2012. O Atual Potencial Econômico do Brasil Estimativas e Análises do PIB 2011 - Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 02 Setembro/2012 Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Fonte: IBGE/Pnad. Elaboração própria. Nota: a PNAD até o ano de 2003 não abrangia a área rural da região Norte (exceto o Tocantins). Nos anos de 1994, 2000

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador ANTONIO ANASTASIA

PARECER Nº, DE Relator: Senador ANTONIO ANASTASIA PARECER Nº, DE 2017 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 315, de 2016 Complementar, do Senador Flexa Ribeiro, que dispõe sobre o número total de Deputados

Leia mais

PADRÕES DE CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM NÍVEL MUNICIPAL ( )

PADRÕES DE CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM NÍVEL MUNICIPAL ( ) PADRÕES DE CRESCIMENTO DA BRASILEIRA EM NÍVEL MUNICIPAL (2008-2009) (Estudo Técnico nº 120) François E. J. de Bremaeker Salvador, novembro de 2010 2 A ASSOCIAÇÃO TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL é uma associação

Leia mais

Desafios do Federalismo Brasileiro. Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais

Desafios do Federalismo Brasileiro. Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais Desafios do Federalismo Brasileiro Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais Federação desigual Arranjo Federativo Brasileiro As desigualdades regionais

Leia mais

PERFIL DOS CANDIDATOS A PREFEITO NAS ELEIÇÕES DE 2012

PERFIL DOS CANDIDATOS A PREFEITO NAS ELEIÇÕES DE 2012 PERFIL DOS CANDIDATOS A PREFEITO NAS ELEIÇÕES DE 2012 (Estudo Técnico nº 176) François E. J. de Bremaeker Salvador, julho de 2012 2 PERFIL DOS CANDIDATOS A PREFEITO NAS ELEIÇÕES DE 2012 François E. J.

Leia mais

ANÁLISE DA REPARTIÇÃO REGIONAL DE RECEITAS E RECURSOS PÚBLICOS

ANÁLISE DA REPARTIÇÃO REGIONAL DE RECEITAS E RECURSOS PÚBLICOS ANÁLISE DA REPARTIÇÃO REGIONAL DE RECEITAS E RECURSOS PÚBLICOS MONTANTE DE RECEITAS E RECURSOS PÚBLICOS (em R$ milhões) Receita Estadual () BNDES Estatais Agências Financeiras União Royalties e Participações

Leia mais

CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016

CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 V2 1 1. SETOR 2 UNIVERSO DISTRIBUIÇÃO MACRO REGIÕES SHOPPINGS EM OPERAÇÃO - UNIDADES 26 NORTE 80 NORDESTE 50 CENTRO OESTE 292 SUDESTE 520 +3,5% 538 SHOPPINGS

Leia mais

PEC 38/2016 Diminuição do número de deputados. Agora vai?

PEC 38/2016 Diminuição do número de deputados. Agora vai? PEC 38/2016 Diminuição do número de deputados. Agora vai? PEC 38/2016. Esse é um assunto que nunca sai de pauta. Entra ano sai ano e a discussão persiste acerca da quantidade de deputados federais no Congresso

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Municípios Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS CAPÍTULO IV DOS MUNICÍPIOS Art. 29. O Município reger-se-á por lei

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas)

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas) PROCESSO SELETIVO UFAL 2014 - SiSU 2014.1 - GERAL (5.168 vagas ofertadas) ALAGOAS AL 2.918 56,46% BAHIA BA 306 5,92% SERGIPE SE 96 1,86% PERNAMBUCO PE 627 12,13% PARAÍBA PB 24 0,46% RIO GRANDE DO NORTE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS ICMS E FPM

A IMPORTÂNCIA DAS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS ICMS E FPM A IMPORTÂNCIA DAS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS ICMS E FPM François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, março de 2017 A IMPORTÂNCIA DAS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PARA

Leia mais

01) CFM CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15

01) CFM CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15 01) CFM RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15 Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício de 2016. O, no uso das atribuições conferidas pela Lei

Leia mais

Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos - Março de Inadimplência com cheques atinge 2,32% em março, aponta Serasa Experian

Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos - Março de Inadimplência com cheques atinge 2,32% em março, aponta Serasa Experian Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos - Março de 2015 Inadimplência com cheques atinge 2,32% em março, aponta Serasa Experian É o 4º pior março de toda a série histórica, iniciada em 1991 São

Leia mais

Déficit Habitacional 2009

Déficit Habitacional 2009 Déficit Habitacional 2009 Eduardo May Zaidan 28 de outubro de 2010 Déficit habitacional: conceito O déficit habitacional é a medida das carências de moradia de uma determinada sociedade. Essas carências

Leia mais

MATERIAL SUPLEMENTAR. Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015.

MATERIAL SUPLEMENTAR. Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015. MATERIAL SUPLEMENTAR Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015. EQUIPAMENTOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - Brasil Equipamento

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos - 2016 Data: 24/05/2017 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de mortos 2016 Estado

Leia mais

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE REGIONAIS BRASIL Aplicada a metodologia descrita nos itens. a. para todos os Estados dos Brasil e para o Distrito Federal, se obteve os números totais de aterros regionais para cada

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PESQUISAS JUDICIÁRIAS JUSTIÇA ESTADUAL. Justiça Estadual 197

DEPARTAMENTO DE PESQUISAS JUDICIÁRIAS JUSTIÇA ESTADUAL. Justiça Estadual 197 JUSTIÇA ESTADUAL Justiça Estadual 197 V. Indicadores da Justiça Estadual Nessa seção serão apresentados os dados informados pelos Tribunais Estaduais (TJ). Faz-se mister destacar, que conforme disposto

Leia mais

FONTE DE DADOS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: Dados de todos os estabelecimentos de saúde do Brasil.

FONTE DE DADOS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: Dados de todos os estabelecimentos de saúde do Brasil. CENSO AMIB 2016 OBJETIVO O objetivo desta proposta é prestar serviços de consultoria para a extração e análise de dados do CNES a respeito de leitos de UTI e profissionais da saúde intensivistas, bem como

Leia mais

Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública. Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas

Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública. Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas Ministério da Justiça Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas Uma Perspectiva Democrática e Contemporânea

Leia mais

Resultado do Estoque de Empregos Formais RAIS 2002 a 2013

Resultado do Estoque de Empregos Formais RAIS 2002 a 2013 Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento

Leia mais

A Comissão Executiva Nacional do PSD, nos termos do art. 60, alínea n do Estatuto do Partido, combinado com o art. 7º, da Lei nº 9.

A Comissão Executiva Nacional do PSD, nos termos do art. 60, alínea n do Estatuto do Partido, combinado com o art. 7º, da Lei nº 9. RESOLUÇÃO Nº 84, DA COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PSD A Comissão Executiva Nacional do PSD, nos termos do art. 60, alínea n do Estatuto do Partido, combinado com o art. 7º, da Lei nº 9.504/97, - Considerando

Leia mais

A SITUAÇÃO DA URBANIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS EM (Estudo Técnico nº 126) François E. J. de Bremaeker

A SITUAÇÃO DA URBANIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS EM (Estudo Técnico nº 126) François E. J. de Bremaeker A SITUAÇÃO DA URBANIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS EM 2010 (Estudo Técnico nº 126) François E. J. de Bremaeker Salvador, janeiro de 2011 2 A Associação Transparência Municipal (ATM) é uma instituição

Leia mais

Política de Desenvolvimento Regional e as Propostas de Reforma Tributária

Política de Desenvolvimento Regional e as Propostas de Reforma Tributária Política de Desenvolvimento Regional e as Propostas de Reforma Tributária Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Audiência Pública em 18 de junho de 2008 Maria Helena Zockun Recursos

Leia mais

Estatísticas do Registro Civil Data 17 / 12 / 2012

Estatísticas do Registro Civil Data 17 / 12 / 2012 Estatísticas do Registro Civil 2011 Data 17 / 12 / 2012 Em 2011, o total de registros foi 2,0% maior que em 2010, indicando a melhoria da cobertura do registro civil de nascimento no País. Houve acréscimo

Leia mais

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6.

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6. Produção Brasileira de Abacaxi por Estado 2007 Pará 15.462 701.948 125.596 Paraíba 11.600 625.527 150.054 Minas Gerais 7.593 596.668 127.597 Bahia 6.430 282.634 63.185 São Paulo 3.620 271.380 76.161 Rio

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 11. As Questões Regionais. As divisões regionais, região e políticas públicas, os desequilíbrios regionais. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 11. As Questões Regionais. As divisões regionais, região e políticas públicas, os desequilíbrios regionais. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 11 As Questões Regionais As divisões regionais, região e políticas públicas, os desequilíbrios regionais Existem três divisões regionais amplamente divulgadas

Leia mais

ção: Motivaçõ ções e Metas

ção: Motivaçõ ções e Metas Equidade e Eficiência Educaçã ção: Motivaçõ ções e Metas RANKINGS REGIONAIS MOTIVOS DE EVASÃO Ranking Motivo de Evasão: TRABALHO (Demanda1) TOTAL BRASIL 1,43 0 a 17 anos 1 Minas Gerais 2,27 2 Pernambuco

Leia mais

Estudo Técnico: Evolução do ICMS no Estado do Rio Grande do Norte no período

Estudo Técnico: Evolução do ICMS no Estado do Rio Grande do Norte no período Estudo Técnico: Evolução do ICMS no Estado do Rio Grande do Norte no período 1995 2014 Novembro de 2015 Técnico Responsável Melquisedec Moreira 1. APRESENTAÇÃO O nível de concentração espacial de renda

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

RESUMO DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Diário Oficial da União RESUMO DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO ATOS PUBLICADOS DE INTERESSE DO TRABALHADOR De 21 a 25 de setembro Destaques Emenda Constitucional n 58. Altera a redação do inciso IV do caput

Leia mais

AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2010

AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2010 AS S TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2010 (Estudo Técnico nº 140) François E. J. de Bremaeker Salvador, dezembro de 2011 2 AS S TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2010 François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo

Leia mais

C.15 Taxa de mortalidade específica por afecções originadas no período perinatal

C.15 Taxa de mortalidade específica por afecções originadas no período perinatal C. Taxa de mortalidade específica por afecções originadas no período perinatal O indicador mede o número de óbitos de menores de um ano de idade causados por afecções originadas no período perinatal, por

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Março/2013 (dados até Fevereiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Março/2013 (dados até Fevereiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Março/2013 (dados até Fevereiro) Sumário Executivo (entrevistas realizadas em fev/13) Este relatório resulta das entrevistas realizadas no mês

Leia mais

Saúde Suplementar em Números

Saúde Suplementar em Números Saúde Suplementar em Números Edição nº 18 2018 Data base: Dezembro de 2017 Análise Especial O crescimento dos planos exclusivamente odontológicos Essa análise especial tem por objetivo fornecer um panorama

Leia mais

A Organização do Município e de seus Poderes

A Organização do Município e de seus Poderes A Organização do Município e de seus Poderes A Organização do Município Brasileiro CF-88 Art. 29 Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Fevereiro/2013 (dados até Janeiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro) Características da pesquisa Objetivo: - medir o impacto da conjuntura econômica nos Pequenos Negócios e suas

Leia mais

OS LIMITES DAS DESPESAS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS EM 2008

OS LIMITES DAS DESPESAS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS EM 2008 OS LIMITES DAS DESPESAS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS EM 2008 (Estudo Técnico nº 101) François E. J. de Bremaeker Salvador, fevereiro de 2010 2 A ASSOCIAÇÃO TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL é uma associação civil de direito

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO FPM PARA AS FINANÇAS MUNICIPAIS E SEU PAPEL NA EQUALIZAÇÃO DAS RECEITAS

A IMPORTÂNCIA DO FPM PARA AS FINANÇAS MUNICIPAIS E SEU PAPEL NA EQUALIZAÇÃO DAS RECEITAS A IMPORTÂNCIA DO FPM PARA AS FINANÇAS MUNICIPAIS E SEU PAPEL NA EQUALIZAÇÃO DAS RECEITAS (Estudo Técnico nº 105) François E. J. de Bremaeker Salvador, julho de 2010 2 A ASSOCIAÇÃO TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL

Leia mais

Entendendo a 2 Conferência Nacional de Juventude

Entendendo a 2 Conferência Nacional de Juventude Entendendo a 2 Conferência Nacional de Juventude A 2 Conferência Nacional de Juventude (2 CNJ) já está na rua! Mas ainda há várias dúvidas sobre como ela vai funcionar. Este documento tem como objetivo

Leia mais

PIB 2012 Estado do Tocantins

PIB 2012 Estado do Tocantins PIB 2012 Estado do Tocantins Parceiros: GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SANDOVAL LÔBO CARDOSO Governador do Estado TOM LYRA Vice-governador do Estado JOAQUIM CARLOS PARENTE JUNIOR Secretário JOAQUÍN EDUARDO

Leia mais

Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde

Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde Brasília - DF 2007 Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde Pesquisa para Saúde: desenvolvimento e inovação

Leia mais

8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014)

8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014) 8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014) Elaboração: Contraf-CUT, CNTV e Federação dos Vigilantes do Paraná Fonte: Notícias da imprensa, SSP e sindicatos Apoio: Sindicato dos Vigilantes de Curitiba

Leia mais

ICMS e Federação. Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF. Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011

ICMS e Federação. Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF. Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011 ICMS e Federação Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011 ICMS e Federação 1 Agenda RECEITAS E A AUTONOMIA DOS ENTES

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Dezembro/2012 (dados até novembro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Dezembro/2012 (dados até novembro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Dezembro/2012 (dados até novembro) Características da pesquisa Objetivo: - medir o impacto da conjuntura econômica nos Pequenos Negócios e suas

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua. Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2017

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua. Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2017 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2017 P R I N C I P A L O PNAD Contínua B J E T I Produzir informações contínuas Sobre a inserção da

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO N.º 10/2012

ESTUDO TÉCNICO N.º 10/2012 ESTUDO TÉCNICO N.º 10/2012 Análise da sub-declaração do recebimento de Benefícios pelo Programa Bolsa Família (PBF) e/ou Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Censo Demográfico 2010 MINISTÉRIO

Leia mais

PROJETO AEDES NA MIRA

PROJETO AEDES NA MIRA PROJETO AEDES NA MIRA Capacitações Autoinstrutivas ProEpi EAD 40h Capacitações com tutoria IPADS EAD 40h Entomologia aplicada à Saúde Pública Vigilância em Saúde Combate ao Aedes na perspectiva da Integração

Leia mais

Estatísticas e Indicadores do Ensino Fundamental e Médio. Tiragem Limitada

Estatísticas e Indicadores do Ensino Fundamental e Médio. Tiragem Limitada Estatísticas e Indicadores do Ensino Fundamental e Médio Tiragem Limitada República Federativa do Brasil Fernando Henrique Cardoso Ministério da Educação e do Desporto - MEC Paulo Renato Souza Secretaria

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Junho de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Junho de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Junho de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Junho de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D TABELA BÁSICA / EDIÇÃO 2016 PRIMEIRA FASE REF ROD DATA - DIA HORA GR JOGO ESTÁDIO CIDADE 1ª 12/06 - Dom A1 Rondônia RO x Amazonas AM A1 Acre AC x Amapá AP A2 Tocantins

Leia mais

Síntese de indicadores. nº 1 setembro 2012 CAGED

Síntese de indicadores. nº 1 setembro 2012 CAGED Síntese de indicadores nº 1 setembro 2012 CAGED Síntese de indicadores CAGED Apresentação A partir deste mês, os Observatórios do Trabalho do DIEESE passam a divulgar a Síntese de Indicadores, com resultados

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2014 (dados até Janeiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2014 (dados até Janeiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2014 (dados até Janeiro) Sumário Executivo Os dados desse relatório são apresentados da ordem geral para específico, ou seja, apresenta

Leia mais

CAPÍTULO I Seção Única Da Abrangência

CAPÍTULO I Seção Única Da Abrangência LEI MUNICIPAL Nº 407/2016 Brejo da Madre de Deus, 07 de novembro de 2016. EMENTA: Estima a RECEITA e fixa a DESPESA do Município para o exercício de 2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BREJO DA MADRE DE DEUS,

Leia mais

PERFIL DOS CANDIDATOS A VEREADOR NAS ELEIÇÕES DE 2012

PERFIL DOS CANDIDATOS A VEREADOR NAS ELEIÇÕES DE 2012 PERFIL DOS CANDIDATOS A VEREADOR NAS ELEIÇÕES DE 2012 (Estudo Técnico nº 177) François E. J. de Bremaeker Salvador, agosto de 2012 2 PERFIL DOS CANDIDATOS A VEREADOR NAS ELEIÇÕES DE 2012 François E. J.

Leia mais

MAPA DO FIM DA FOME. Metas Metas Sociais Contra Miséria no Município Brasiliense MAPA DO FIM DA FOME: Julho CPS Centro de Políticas Sociais

MAPA DO FIM DA FOME. Metas Metas Sociais Contra Miséria no Município Brasiliense MAPA DO FIM DA FOME: Julho CPS Centro de Políticas Sociais CPS Centro de Políticas Sociais MAPA DO FIM DA FOME MAPA DO FIM DA FOME: Metas Metas Sociais Contra Miséria no no Município Município Brasiliense Distrito Federal - PME 2000 Julho 2001 M UN ICIPIO D E

Leia mais

PARECER VENCEDOR (VOTO EM SEPARADO)

PARECER VENCEDOR (VOTO EM SEPARADO) PARECER VENCEDOR (VOTO EM SEPARADO) Perante a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Decreto Legislativo nº 85, de 2013, do Senador Eduardo Lopes, que susta os efeitos da resolução

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Março de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Regiões - Brasil. Prof. Gonzaga

Regiões - Brasil. Prof. Gonzaga Regiões - Brasil Prof. Gonzaga Território Se relaciona ao espaço apropriado e delimitado por uma relação de poder. Território possui várias dimensões e são relações intencionais que promovem uma apropriação

Leia mais

REGULAMENTO DO ENCONTRO NACIONAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

REGULAMENTO DO ENCONTRO NACIONAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA REGULAMENTO DO ENCONTRO NACIONAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Capítulo I Dos Objetivos Art. 1º São objetivos do Encontro Nacional das Diretrizes

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL:

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: 2015-2050 Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais Porto Alegre, 08 de Novembro de 2012 - Evoluções Populacionais

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril) Sumário Executivo (entrevistas realizadas em Abr/13) Nesta edição o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN)

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SEMINÁRIO ESTRUTURA E PROCESSO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA CONJUNTURA DO SETOR RURAL E MERCADODETRABALHONOESTADO DE ESTADO CONTAG CARACTERÍSTICAS GERAIS Rio Grande do Sul TABELA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO

Leia mais

Trabalho Infantil e Trabalho Infantil Doméstico no Brasil

Trabalho Infantil e Trabalho Infantil Doméstico no Brasil Trabalho Infantil e Trabalho Infantil Doméstico no Brasil Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil FNPETI E Realização Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Leia mais

Observatório da Indústria Mato-Grossense

Observatório da Indústria Mato-Grossense CAGED 2018: Análise do fluxo de empregos em Mato Grosso O estoque de empregos do setor industrial de Mato Grosso (148.488 funcionários com carteira assinada) representou 22% do total do estado (683.772

Leia mais

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A ACRE B1 Repouso Semanal Remunerado 18,06 0,00 18,06 0,00 B2 Feriados 4,77 0,00 4,77 0,00 B3 Auxílio - Enfermidade 0,91 0,69 0,91 0,69 B4 13º Salário 10,97 8,33 10,97 8,33 B7 Dias de Chuvas 1,68 0,00 1,68

Leia mais

AS DESPESAS MUNICIPAIS COM A FUNÇÃO LEGISLATIVA EM 2009

AS DESPESAS MUNICIPAIS COM A FUNÇÃO LEGISLATIVA EM 2009 AS S MUNICIPAIS COM A LEGISLATIVA EM 2009 (Estudo Técnico nº 119) François E. J. de Bremaeker Salvador, ouubro de 2010 2 A ASSOCIAÇÃO TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL é uma associação civil de direito privado,

Leia mais

arrecadação da Previdência Social, o fluxo de caixa do INSS e, ainda, informações de indicadores econômicos e dados populacionais.

arrecadação da Previdência Social, o fluxo de caixa do INSS e, ainda, informações de indicadores econômicos e dados populacionais. uytyy APRESENTAÇÃO O Boletim Estatístico da Previdência Social BEPS é uma publicação mensal da Secretaria de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social MPS, elaborado pela Coordenação-Geral

Leia mais

AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2015

AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2015 AS S TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2015 François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, janeiro de 2017 AS S TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS EM 2015 François E. J. de Bremaeker Bacharel em economia e bacharel e licenciado

Leia mais