ESTUDO DOS NOMES DE LUGARES (ACIDENTES HUMANOS) E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE HISTÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DOS NOMES DE LUGARES (ACIDENTES HUMANOS) E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE HISTÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Transcrição

1 ESTUDO DOS NOMES DE LUGARES (ACIDENTES HUMANOS) E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE HISTÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Anna Inez Alexandre Reis 1 ; Karylleila dos Santos Andrade 2 ; RESUMO O estudo toponímico não poder ser pensado desvinculado de outras ciências: é uma disciplina que se volta para a História, a Geografia, a Linguística, a Antropologia, a Psicologia Social e, até mesmo, à Zoologia, à Botânica, à Arqueologia, de acordo com a formação intelectual do pesquisador (DICK, 1992: II). Deve ser pensada como um complexo línguo-cultural: um fato do sistema das línguas humanas. Faz parte de uma ciência maior que se subdivide em toponímia, estudo do nome de lugar, e antroponímia, estudo do nome de pessoas. É fundamental compreender os topônimos a partir dos diferentes significados, olhares e áreas de atuação, pois, por se organizarem de maneira dinâmica, constantemente (re)inventam-se no tempo e no espaço, sobrepondo-se valores socioculturais, econômicos, políticos e religiosos. O estudo toponímico apenas pode ser compreendido e apreendido a partir dos fios tecidos sob os olhares de diversos saberes. A proposta deste trabalho vincula-se ao estudo dos nomes de lugares (acidentes humanos) e sua relação com o ensino de História no Ensino Fundamental a partir dos livros didáticos tendo em vista o foco da interdisciplinaridade. Os objetivos do projeto são: identificar de que forma os nomes de lugares estão dispostos nos livros didáticos de História e descrever o estudo dos nomes de lugares e sua relação com o ensino de História no Ensino Fundamental, e discutir, ainda que de forma preliminar, uma proposta pedagógica utilizando os topônimos numa perspectiva interdisciplinar para o ensino fundamental. Palavras-chave: toponímia; ensino de história; interdisciplinaridade. 1 Aluna do Curso de Letras; Campus de Porto Nacional; annainezalexandre@hotmail.com PIBIC/CNPq 2 Professora do Curso de Artes e do Programa de Pós-Graduação; Campus de Palmas; karylleila@gmail.com

2 INTRODUÇÃO A Onomástica está vinculada à lexicologia por apresentar-se como estudo dos nomes próprios, subdividindo-se em Toponímia (estudo dos nomes de lugares) e Antropotoponímia (estudo dos nomes de pessoas). A Toponímia investiga a etimologia, o significado e as transformações linguísticas dos nomes de lugares (topônimos). Essa disciplina não pode ser pensada desvinculada de outras ciências: deve ser pensada como um complexo línguo-cultural: um fato do sistema das línguas humanas (ANDRADE e DICK, 2012, p. 4), visto que a toponímia contribui para preservação da cultura e memória de determinado lugar. A proposta deste trabalho vincula-se ao estudo dos nomes de lugares (acidentes humanos) e sua relação com o ensino de História no Ensino Fundamental a partir dos livros didáticos, tendo em vista o foco da interdisciplinaridade. A Toponímia que é por natureza uma disciplina interdisciplinar é capaz de evidenciar marcas na história social (formação étnica, processos migratórios, sistema de povoamento de uma região administrativa), perpetua características do ambiente físico (vegetação, hidrografia, geomorfologia, fauna...) de uma região (ISQUERDO; SEABRA, 2010, p. 79). A toponímia de um lugar manifesta os aspectos e a própria história do local. Dessa forma, o estudo toponímico não pode dissociarse desta disciplina, pois para compreender a relação dos nomes com o lugar que denominam deve se levar em conta também a história do local e do próprio nome. MATERIAL E MÉTODOS Os instrumentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento deste estudo são a pesquisa documental e revisão bibliográfica. A característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias (LAKATOS; MARCONI, 2003, p.174). Os materiais que constituem as fontes de pesquisa documental deste estudo são os livros didáticos História e vida integrada e os Parâmetros Curriculares Nacionais de História do Ensino Fundamental. Os materiais que constituem as fontes de análise bibliográfica são os trabalhos de Dick (1990), Andrade e Dick (2012), Andrade (2012), Carvalhinhos (2007), Isquerdo e Seabra (2010) no campo da Toponímia; Fazenda, (2001), (2009) e Morin (1990) serão referências no campo da interdisciplinaridade.

3 Foram selecionados como fonte de pesquisa documental dois livros didáticos de história do 8º e 9º do ensino fundamental, História e vida integrada de Nelson Piletti, Cláudio Piletti e Thiago Tremonte. São livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro de Didático (PNLD) e utilizados na rede pública de ensino. Para consubstanciar o procedimento metodológico da pesquisa foi elaborada uma ficha lexicográfico-toponímica, adaptada a partir de DICK (2004) e ANDRADE (2010). Nesta ficha foram registrados todos os aspectos verificados durante a análise. Ela é parte integrante do processo de investigação e análise dos dados. RESULTADOS E DISCUSSÃO No levantamento dos topônimos realizado no livro do 9º ano, verificou-se a presença de acidentes humanos em sua maioria de origem estrangeira. Quanto à presença da etimologia e do histórico, não foram observados dados consideráveis. Quanto à presença de mapas e imagens, apresentam-se em pequena quantidade. Os livros mostram os acontecimentos históricos ocorridos nesses locais. Na segunda fase do estudo, foi analisado o segundo livro didático do 8º ano. Foram selecionados três capítulos para que a análise fosse mais detalha. O primeiro capítulo do livro trata de como se deu início a expansão da América Portuguesa. Como exemplificação, apresentamos um mapa em que explicita o primeiro nome dado a diversas cidades e capitais do país, bem como, a mudança do nome. Podemos observar a atividade de nomeação ocorrida durante o período Figura 1 - (PILETTI;PILETTI, 2009)

4 de ocupação holandesa. Como se pode observar, a capital do Rio Grande do Norte, Natal, já foi chamada de Nova Amsterdã, a de Recife já teve o nome de Maurícia, Paraíba foi chamada de Fabrícia, e Fortaleza já teve o nome de Forte Nossa Senhora de Assunção. Em um outro capítulo, que fala sobre a atividade de pecuária e sua relação com a ocupação e povoamento de um território, identificamos que na região da Amazônia, explorada a partir do século XVII, o processo de ocupação se deu através da ação de missionários católicos que reuniam indígenas em missões 3. Nas margens dos rios amazônicos, estabeleceram-se vários núcleos de povoamento que, mais tarde, deram origem a algumas cidades da região. No mapa a seguir, observam-se os nomes das missões das quais se originaram cidades. Os nomes de lugares são motivados por línguas indígenas. Duas das cidades apresentadas no mapa ainda têm o mesmo nome: Tefé e Coari. As demais alteraram os nomes. Figura 2- (PILETTI;PILETTI, 2009) Se um lugar tem uma identidade, algo que o identifique e singularize, é porque há uma história, uma memória dos acontecimentos que a levaram a construir o que é. Os nomes de lugares podem evidencias essas marcas, pois são um recorte no plano das significações, um registro do momento em que se deu a nomeação (ANDRADE, 2010, p. 106). Os topônimos, como são apresentados nestes três capítulos analisados, nos permitem compreender a ligação entre eles e a sua motivação: resgate de uma memória que se inscreve neles. Ao resgatar essa 3 Local onde os padres reuniam os indígenas com o propósito de ensinar-lhes a cultura europeia.

5 memória é possível compreender o surgimento e a formação desses lugares. Da forma como aparecem os nomes de lugares nos livros é possível explorá-los a partir dos elementos toponímicos (história, memória, identidade, etimologia/origem), trabalhando de uma forma mais interativa. Introduzir, apresentar ou acrescentar aos conteúdos, por exemplo, informações complementares acerca da etimologia/origem do nome e da formação geo-histórica do lugar podem proporcionar uma leitura mais ampla sobre os nomes de lugares (mais especificadamente, os acidentes humanos). Uma possibilidade didática que pode ser inserida no livro é a utilização de boxes e janelas a fim de apresentar informações relevantes para a compreensão do tema estudado em cada capítulo. LITERATURA CITADA ANDRADE, Karylleila dos Santos; DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. Os nomes de lugares em rede: um estudo com foco na interdisciplinaridade. Domínios de Linguagem, v. 6, n. 1, 1 Semestre Disponível em: < Acesso em: 25 mar ANDRADE, Karylleila dos Santos. Atlas toponímico de origem indígena do estado do Tocantins: Atito. Goiânia: Ed. da PUC de Goiás, ISQUERDO, Maria Aparecida Negri; SEABRA, Maria Cândida Trindade Costa de. A trilha dos buritis no vocabulário onomástico-toponímico: um estudo na toponímia de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul. In: BARROS, Lidia Almeida; ISQUERDO, Maria Aparecida Negri (Orgs.). O léxico em foco. São Paulo: Cultura Acadêmica, LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica, 5. ed. São Paulo : Atlas PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino; TREMONTE, Thiago. História e vida integrada, 9º ano, 4 ed. São Paulo: Ática, História e vida integrada, 8º ano, 4 ed. São Paulo: Ática, AGRADECIMENTOS "O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq Brasil"

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas NOMES DE LUGARES EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUSSÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA INTERDISCIPLINARIDADE Rodrigo Vieira do Nascimento 1 Karylleila Andrade

Leia mais

ESTUDO DOS NOMES DE LUGARES (ACIDENTES HUMANOS) E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE HISTÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESTUDO DOS NOMES DE LUGARES (ACIDENTES HUMANOS) E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE HISTÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 13 ESTUDO DOS NOMES DE LUGARES (ACIDENTES HUMANOS) E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE HISTÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Anna Inez Alexandre Reis (PIBIC/UFT) annaimezalexandre@hotmail.com Karylleila

Leia mais

OS NOMES DE LUGARES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES

OS NOMES DE LUGARES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES OS NOMES DE LUGARES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES ANDRADE, Karylleila dos Santos (PPGL/UFT ) * NASCIMENTO, Rodrigo Vieira (PIBIC/CNPq/UFT) ** REIS, Anna Inez Alexandre

Leia mais

em: < Acesso em: 31 jul Anais do XXII Congresso Nacional de Linguística e Filologia.

em: <  Acesso em: 31 jul Anais do XXII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. SISTEMA TOPONÍMICO DO TOCANTINS SISTOP 122 : RESULTADOS PRELIMINARES Karylleila dos Santos Andrade (UFT/PPGL/CNPq-PQ) karylleila@gmail.com Rodrigo Vieira do Nascimento (PPGL/UFT) rdrgviera@hotmail.com

Leia mais

MEMÓRIA ORAL E NARRATIVA NA CONSTRUÇÃO DOS NOMES DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO TOCANTINS: MALHADINHA E REDENÇÃO

MEMÓRIA ORAL E NARRATIVA NA CONSTRUÇÃO DOS NOMES DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO TOCANTINS: MALHADINHA E REDENÇÃO MEMÓRIA ORAL E NARRATIVA NA CONSTRUÇÃO DOS NOMES DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO TOCANTINS: MALHADINHA E REDENÇÃO Lucília Paula de Azevedo Ferreira 1 Karylleila dos Santos Andrade 2 RESUMO:

Leia mais

DESCRIÇÃO ETIMOLÓGICA E CLASSIFICAÇÃO TAXIONÔMICA DOS NOMES DE LUGARES (TOPÔNIMOS) NAS CARTAS TOPOGRÁFICAS DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO

DESCRIÇÃO ETIMOLÓGICA E CLASSIFICAÇÃO TAXIONÔMICA DOS NOMES DE LUGARES (TOPÔNIMOS) NAS CARTAS TOPOGRÁFICAS DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO DESCRIÇÃO ETIMOLÓGICA E CLASSIFICAÇÃO TAXIONÔMICA DOS NOMES DE LUGARES (TOPÔNIMOS) NAS CARTAS TOPOGRÁFICAS DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO Rodrigo Vieira do Nascimento 1 Karylleila dos Santos Andrade 2 RESUMO:

Leia mais

TOPONÍMIA E ENSINO: OS NOMES DE LUGARES DE ORIGEM INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERAÇÕES INICIAIS

TOPONÍMIA E ENSINO: OS NOMES DE LUGARES DE ORIGEM INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERAÇÕES INICIAIS 609 TOPONÍMIA E ENSINO: OS NOMES DE LUGARES DE ORIGEM INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERAÇÕES INICIAIS Verônica Ramalho Nunes (UFT) vevethin@gmail.com 1. Introdução

Leia mais

Toponímia e ensino:desafios e perspectivas na implementação de um software pedagógico

Toponímia e ensino:desafios e perspectivas na implementação de um software pedagógico Toponímia e ensino:desafios e perspectivas na implementação de um software pedagógico Karylleila dos S. Andrade (Universidade Federal do Tocantins UFT) 1 Rodrigo V. Nascimento (Universidade Federal do

Leia mais

OS ZOOTOPÔNIMOS DE ORIGEM INDÍGENA DAS MICRORREGIÕES DE CASSILÂNDIA, PARANAÍBA E TRÊS LAGOAS - ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.

OS ZOOTOPÔNIMOS DE ORIGEM INDÍGENA DAS MICRORREGIÕES DE CASSILÂNDIA, PARANAÍBA E TRÊS LAGOAS - ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. OS ZOOTOPÔNIMOS DE ORIGEM INDÍGENA DAS MICRORREGIÕES DE CASSILÂNDIA, PARANAÍBA E TRÊS LAGOAS - ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Simone Valentim Machado (PIBIC/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)

Leia mais

Aluna do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins e bolsista PIBIC/CNPq.

Aluna do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins e bolsista PIBIC/CNPq. O ONOMA E SUA RELAÇÃO COM A INTERDISCIPLINARIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO PRELIMINAR COM FOCO NA TOPONÍMIA 1 Veronica Ramalho Nunes 2 Karylleila dos Santos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA INTEGRADA EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA

MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA INTEGRADA EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA INTEGRADA EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA O curso de Licenciatura Integrada e História e Geografia foi estruturado para ser finalizado em, no mínimo, 04 anos e meio e, no máximo,

Leia mais

ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO ATEMA: ESTUDOS PRELIMINARES DA MESORREGIÃO OESTE MARANHENSE

ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO ATEMA: ESTUDOS PRELIMINARES DA MESORREGIÃO OESTE MARANHENSE ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DO MARANHÃO ATEMA: ESTUDOS PRELIMINARES DA MESORREGIÃO OESTE MARANHENSE Autora: Hellen Vitória Queiroz de Brito Luciara Silva Teixeira Isabella Divina Nunes Lazarin Universidade

Leia mais

CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS E SOCIOCULTURAIS DO LÉXICO GOIANO

CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS E SOCIOCULTURAIS DO LÉXICO GOIANO CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS E SOCIOCULTURAIS DO LÉXICO GOIANO Palavras-chave: Toponímia. Sociedade. Léxico. I Introdução Evanaide Alves DE SOUZA (UFG/PG) evanaideas@hotmail.com Tânia Ferreira REZENDE

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços Belo Horizonte 17 a 20 de outubro de 2006 Sessões

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR (ES):

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR (ES): I.IDENTIFICAÇÂO PLANO DE CURSO ANO 01 ESCOLA ESTADUAL CONTEÙDO: TURMA:7º ano Nº DE AULAS SEMANAIS: PROFESSOR (ES): OBJETIVOS GERAIS *Promover a aquisição de ferramentas intelectuais e a formação de atitudes

Leia mais

Estudo Dirigido 2017

Estudo Dirigido 2017 Estudo Dirigido 2017 CONTEÚDO DO BIMESTRE União Ibérica Expansão Territorial América Portuguesa Invasões Holandesas Tráfico Negreiro As Missões Jesuíticas ESTUDO DIRIGIDO História/ Maria Goretti CRITÉRIOS

Leia mais

OS ZOOTOPÔNIMOS DE ORIGEM INDÍGENA DA MICRORREGIÃO DE DOURADOS-MS

OS ZOOTOPÔNIMOS DE ORIGEM INDÍGENA DA MICRORREGIÃO DE DOURADOS-MS OS ZOOTOPÔNIMOS DE ORIGEM INDÍGENA DA MICRORREGIÃO DE DOURADOS-MS 1 Letícia Moraes Lima¹; Carla Regina de Souza Figueiredo² ¹Estudante do Curso de Letras Português/Inglês da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

APRENDER E ENSINAR EM ACAMPAMENTOS-MST- TOCANTINS: REFLEXÕES SOBRE SABERES CONSTRUÍDOS NA LUTA PELA TERRA.

APRENDER E ENSINAR EM ACAMPAMENTOS-MST- TOCANTINS: REFLEXÕES SOBRE SABERES CONSTRUÍDOS NA LUTA PELA TERRA. APRENDER E ENSINAR EM ACAMPAMENTOS-MST- TOCANTINS: REFLEXÕES SOBRE SABERES CONSTRUÍDOS NA LUTA PELA TERRA. Mariane Emanuelle da S.Lucena Orientador 2 ; Rejane C. Medeiros de Almeida. 1 Aluno do Curso de

Leia mais

OS QUILOMBOS REMANESCENTES DO TOCANTINS: ESTUDO DOS NOMES DAS COMUNIDADES COM FOCO NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E NAS PRÁTICAS CULTURAIS E HISTÓRICAS

OS QUILOMBOS REMANESCENTES DO TOCANTINS: ESTUDO DOS NOMES DAS COMUNIDADES COM FOCO NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E NAS PRÁTICAS CULTURAIS E HISTÓRICAS OS QUILOMBOS REMANESCENTES DO TOCANTINS: ESTUDO DOS NOMES DAS COMUNIDADES COM FOCO NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E NAS PRÁTICAS CULTURAIS E HISTÓRICAS Lucília Paula de Azevedo Ferreira 1 Karylleila dos Santos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 23 DE JANEIRO DE 2019

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 23 DE JANEIRO DE 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 5.124, DE 23 DE JANEIRO DE 2019 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

A ESCOLA PÚBLICA E AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO PROMOVENDO A DIVERSIDADE COMO ATITUDE EMANCIPADORA

A ESCOLA PÚBLICA E AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO PROMOVENDO A DIVERSIDADE COMO ATITUDE EMANCIPADORA A ESCOLA PÚBLICA E AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO PROMOVENDO A DIVERSIDADE COMO ATITUDE EMANCIPADORA Currículo e Educação Básica Apresentadora: Cristiane Méri

Leia mais

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais Isabela Cristina Neias Coronha* (IC) 1 ; Loçandra Borges de Moraes (PQ) 2 1 Acadêmica do

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 A Coordenação de Pesquisa da Faculdade Sumaré torna público o presente Edital para abertura

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

TERRITÓRIO, POLÍTICA E ELEIÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS: ANÁLISE DOS RESULTADOS ELEITORAIS MUNICIPAIS DE 1996 À 2012.

TERRITÓRIO, POLÍTICA E ELEIÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS: ANÁLISE DOS RESULTADOS ELEITORAIS MUNICIPAIS DE 1996 À 2012. TERRITÓRIO, POLÍTICA E ELEIÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS: ANÁLISE DOS RESULTADOS ELEITORAIS MUNICIPAIS DE 1996 À 2012. Nome do Aluno: Robson Francisco Barros dos Santos; Nome do Orientado: Prof. Jean Carlos

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E CATALOGAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL E NATIVIDADE (SÉC. XIX).

IDENTIFICAÇÃO E CATALOGAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL E NATIVIDADE (SÉC. XIX). IDENTIFICAÇÃO E CATALOGAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL E NATIVIDADE (SÉC. XIX). Eliana Batista dos Santos 1 ; Benvinda Barros Dourado 2 1 Aluna do Curso de História; Campus de

Leia mais

Educação Escolar Indígena Krahô: Uma contribuição para a educação de material didático

Educação Escolar Indígena Krahô: Uma contribuição para a educação de material didático Educação Escolar Indígena Krahô: Uma contribuição para a educação de material didático Nome dos autores: Ana Beatriz Sena da Silva e Francisco Edviges Albuquerque Ana Beatriz Sena da Silva 1 ; Francisco

Leia mais

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A Formação do Território Brasileiro O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Mercantil europeia, desencadeado

Leia mais

TOPONÍMIA: análise de nomes de edifícios residenciais segundo a taxinomia de Dick

TOPONÍMIA: análise de nomes de edifícios residenciais segundo a taxinomia de Dick TOPONÍMIA: análise de nomes de edifícios residenciais segundo a taxinomia de Dick Rebeca Cristina Kerkhoven UNIOESTE (bolsista PIBIC Fundação Araucária) Prof.ª Orientadora Márcia Sipavicius Seide USP RESUMO:

Leia mais

O VOCABULÁRIO DE MANOEL DE BARROS: CONSTRUINDO SENTIDOS POR MEIO DA EXPRESSIVIDADE DAS PALAVRAS 1

O VOCABULÁRIO DE MANOEL DE BARROS: CONSTRUINDO SENTIDOS POR MEIO DA EXPRESSIVIDADE DAS PALAVRAS 1 O VOCABULÁRIO DE MANOEL DE BARROS: CONSTRUINDO SENTIDOS POR MEIO DA EXPRESSIVIDADE DAS PALAVRAS 1 Simone Cristina Spironelli2 A língua é instrumento de comunicação e de interação, mas seu papel ultrapassa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 13 DE JUNHO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 13 DE JUNHO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.295, DE 13 DE JUNHO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC 137 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1º semestre de 2015 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. Proposta de Projeto ao PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica.

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. Proposta de Projeto ao PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica. Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC Proposta de Projeto ao PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica Araguaína (ano) Fundação Educacional Dom Orione, mantenedora da Faculdade

Leia mais

Geografia Marcelo Saraiva

Geografia Marcelo Saraiva Geografia Marcelo Saraiva Questões www.concursovirtual.com.br 1 www.concursovirtual.com.br 2 1 O atual território brasileiro é fruto de um longo processo de formação. Seu passado colonial trás a necessidade

Leia mais

Exercícios extras. Explique a caracterização que o texto faz do Renascimento e dê exemplo de uma obra artística em que tal intenção se manifeste.

Exercícios extras. Explique a caracterização que o texto faz do Renascimento e dê exemplo de uma obra artística em que tal intenção se manifeste. Exercícios extras Lista de História João Ivo 1. (Fuvest 1988) Na Europa do século XVI a religião foi usada como instrumento de fortalecimento do poder político, tanto nos Estados católicos quanto nos protestantes.

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente.

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Jackeline Império Soares 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL BILINGUE PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL BILINGUE PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL BILINGUE PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Débora Rebeca da Silva Santos 1 Rennan Andrade dos Santos 2 Bárbara Amaral Martins 3 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do

Leia mais

Tabela 25 Matriz Curricular do Curso de História - Licenciatura

Tabela 25 Matriz Curricular do Curso de História - Licenciatura Matriz Curricular A Matriz Curricular a seguir apresentada faz a indicação de todos os componentes que já foram oferecidos até o momento, cada aluno deverá cursar, obrigatoriamente, a carga mínima definida

Leia mais

36ª Reunião Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO

36ª Reunião Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO A PRIMEIRA INFÂNCIA NA CRECHE: DO QUE TRATAM AS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE 1997 A 2011? Angélica Aparecida Ferreira da Silva UnB Introdução O interesse por pesquisas sobre a infância,

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas)

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Jose Eduardo Nunes do Nascimento

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

A Formação Territorial do BRASIL

A Formação Territorial do BRASIL A Formação Territorial do BRASIL Descobrimento da América O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Marítimo Comercial europeia, desencadeado

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

CIDADE E CULTURA NO TOCANTINS: ASPECTOS ÉTNICO- CULTURAIS DA COMUNIDADE AFRO DESCENDENTE DA FAZENDA AÇUDE NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA-TO

CIDADE E CULTURA NO TOCANTINS: ASPECTOS ÉTNICO- CULTURAIS DA COMUNIDADE AFRO DESCENDENTE DA FAZENDA AÇUDE NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA-TO CIDADE E CULTURA NO TOCANTINS: ASPECTOS ÉTNICO- CULTURAIS DA COMUNIDADE AFRO DESCENDENTE DA FAZENDA AÇUDE NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA-TO Nome do autore: Valdina Gomes de Almeida Nome do Aluno; Valdina Gomes

Leia mais

ABNT E AS NORMAS PARA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ABNT E AS NORMAS PARA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ABNT E AS NORMAS PARA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Osvaldo José Sobral 1 Resumo: Este artigo científico de revisão foi produzido com o intuito primordial de ser apresentado

Leia mais

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS Perfil: LPH001-1 PERFIL CURRICULAR Código INEP: 14514 Descrição: PROJETO PEDAGÓGICO LIC. EM HISTÓRIA 2014-1 Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA Início da Validade: 2014.1 Data de Emissão: 08/05/2018 19:53

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD

DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD GEOGRAFIA: PARANÁ LEITURAS E INTERAÇÃO 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela Escala

Leia mais

OS RUMOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O EHPS. David Budeus Franco Doutorando PUC-SP

OS RUMOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O EHPS. David Budeus Franco Doutorando PUC-SP OS RUMOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O EHPS Introdução David Budeus Franco davidbudeus@hotmail.com Doutorando PUC-SP O objetivo central deste trabalho foi realizar o levantamento

Leia mais

CIDADE E CULTURA NO TOCANTINS: ASPECTOS ÉTNICO- CULTURAIS DA COMUNIDADE AFRO DESCENDENTE DA FAZENDA AÇUDE NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA-TO

CIDADE E CULTURA NO TOCANTINS: ASPECTOS ÉTNICO- CULTURAIS DA COMUNIDADE AFRO DESCENDENTE DA FAZENDA AÇUDE NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA-TO CIDADE E CULTURA NO TOCANTINS: ASPECTOS ÉTNICO- CULTURAIS DA COMUNIDADE AFRO DESCENDENTE DA FAZENDA AÇUDE NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA-TO Valdina Gomes de Almeida¹; Dr. Elizeu Ribeiro Lira². ¹ Aluna do Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 50/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 50/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 50/2016 O Presidente em exercíciodo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições e com fundamento na Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA A divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma. A primeira sugestão de regionalização foi apresentada em 1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando

Leia mais

7. Uma análise final sobre os meus resultados

7. Uma análise final sobre os meus resultados 7. Uma análise final sobre os meus resultados Este trabalho discutiu a necessidade que alunos de nível básico demonstram quanto ao uso do dicionário bilíngüe em atividades de leitura e também verificou

Leia mais

O ENSINO DE GEOGRAFIA DO NORDESTE BRASILEIRO ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO

O ENSINO DE GEOGRAFIA DO NORDESTE BRASILEIRO ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO O ENSINO DE GEOGRAFIA DO NORDESTE BRASILEIRO ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO Bruna Maria Rodrigues de Freitas, UFC, bfreitas_@hotmail.com Edson Vicente da Silva, UFC, cacau@ufc.br INTRODUÇÃO É cada vez

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA Sem Código Nome da Disciplina no Currículo CH PCC Créd. 1 GEO0028 Geografia Física I 80 20 4 1 GEO0029 Introdução à Geografia 80 4 1 GEO0030 Geografia da População

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio- Goiás

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio- Goiás A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio- Goiás Luana Kellen Alves Silva (1), Jane Cristina Nunes (2), Igor

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS QUE LEVARAM OS ALUNOS A OPTAREM PELO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO GÊNERO MEMORIAL

UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS QUE LEVARAM OS ALUNOS A OPTAREM PELO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO GÊNERO MEMORIAL 1 UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS QUE LEVARAM OS ALUNOS A OPTAREM PELO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO GÊNERO MEMORIAL Nelson Antonio Pirola UNESP - Bauru Gilmara Aparecida da Silva UNESP

Leia mais

EXPANSÃO E PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA: MAPEAMENTO DO MERCADO DE FORMAÇÃO DE HISTORIADORES

EXPANSÃO E PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA: MAPEAMENTO DO MERCADO DE FORMAÇÃO DE HISTORIADORES EXPANSÃO E PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA: MAPEAMENTO DO MERCADO DE FORMAÇÃO DE HISTORIADORES NOME DO ALUNO: KAMILLA FRANSOZI LIBERATO DE SOUSA ORIENTADOR: NORMA LUCIA DA SILVA/ BRAZ BATISTA

Leia mais

JOGO MEMÓRIA DAS INTEGRAIS COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DAS INTEGRAIS NO CÁLCULO INTEGRAL 1. Wélida Neves Martins; Thiago Beirigo Lopes

JOGO MEMÓRIA DAS INTEGRAIS COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DAS INTEGRAIS NO CÁLCULO INTEGRAL 1. Wélida Neves Martins; Thiago Beirigo Lopes JOGO MEMÓRIA DAS INTEGRAIS COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DAS INTEGRAIS NO CÁLCULO INTEGRAL 1 Wélida Neves Martins; Thiago Beirigo Lopes Graduanda em Licenciatura em Biologia; Mestre em Matemática welidaneves12@gmail.com;

Leia mais

ANTROPÔNIMOS E MEMÓRIA: O LÉXICO ENQUANTO POSSIBILIDADE DE RESGATE DA HISTÓRIA SOCIAL POR MEIO DA ANÁLISE DO NOME PRÓPRIO

ANTROPÔNIMOS E MEMÓRIA: O LÉXICO ENQUANTO POSSIBILIDADE DE RESGATE DA HISTÓRIA SOCIAL POR MEIO DA ANÁLISE DO NOME PRÓPRIO ANTROPÔNIMOS E MEMÓRIA: O LÉXICO ENQUANTO POSSIBILIDADE DE RESGATE DA HISTÓRIA SOCIAL POR MEIO DA ANÁLISE DO NOME PRÓPRIO ANTHROPONYMS AND MEMORY: THE LEXICON AS A POSSIBILITY OF REDEMPTION OF SOCIAL HISTORY

Leia mais

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Educação. Relações étnico-raciais. Educação infantil.

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Educação. Relações étnico-raciais. Educação infantil. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Thabyta Lopes Rego Rede Municipal de Educação de Goiânia Daniela da Costa Britto Pereira Lima Universidade Federal de Goiás Resumo: Este trabalho

Leia mais

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes.

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Tema 4: A Ciência Geográfica e a Concepção de Leitura Tema 5: Competências Pedagógicas e os Conteúdos para o Ensino da Geografia Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Ensinar a ler Segundo o Dicionário Aurélio,

Leia mais

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO)

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO) Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC Plano de Trabalho PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa Leitura e Produção de Texto I 30h Ementa: Ocupa-se das estratégias de leitura e produção de textos orais e escritos considerando os aspectos formal e estilístico e sua relação

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC213 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1 semestre de 2016 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

TÍTULO: LINGUAGEM EM TRANSFORMAÇÃO: O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DOS JOVENS

TÍTULO: LINGUAGEM EM TRANSFORMAÇÃO: O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DOS JOVENS TÍTULO: LINGUAGEM EM TRANSFORMAÇÃO: O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DOS JOVENS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Flavia Geane dos Santos (IFMT) - flavia.santos@vgd.ifmt.edu.br Resumo: O presente relato

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Campus Universitário - Viçosa, MG - 36570-000 - Telefone: (31) 3899-1583 Fax: (31) 3899-2410-E-mail: posgradla@ufv.br EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES PERMANENTES/ORIENTADORES

Leia mais

ATLAS TOPONÍMICO DO TOCANTINS (ATT): CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A CATALOGAÇÃO DOS DADOS DAS FICHAS LEXICOGRÁFICO-TOPONÍMICAS

ATLAS TOPONÍMICO DO TOCANTINS (ATT): CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A CATALOGAÇÃO DOS DADOS DAS FICHAS LEXICOGRÁFICO-TOPONÍMICAS ATLAS TOPONÍMICO DO TOCANTINS (ATT): CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A CATALOGAÇÃO DOS DADOS DAS FICHAS LEXICOGRÁFICO-TOPONÍMICAS RESUMO Dr. ª Karylleila Santos Andrade. Esta proposta é um recorte do ATT Atlas

Leia mais

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DESAFIOS E POSSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DESAFIOS E POSSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DESAFIOS E POSSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Flávia B. Pereira 1 ; Melissa S. BRESCI 2 RESUMO O presente trabalho objetiva uma reflexão sobre o conhecimento

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

PROPOSTAS METODOLOGICAS PARA ENSINAR GEOMORFOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSTAS METODOLOGICAS PARA ENSINAR GEOMORFOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTAS METODOLOGICAS PARA ENSINAR GEOMORFOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL VIEIRA, Mayara Teixeira¹ mayatvieira@hotmail.com; SILVA, Daniela Helena¹ dani.geo06@hotmail.com; SILVA, Flávia Gabriela Domingos¹

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

GEOGRAFIA ESCOLAR E MEIO AMBIENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

GEOGRAFIA ESCOLAR E MEIO AMBIENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA ESCOLAR E MEIO AMBIENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa integrante do Projeto: Universidade-Escola: uma rede de formação mútua Autores: Daniel Luiz Ignacio Pires (Graduando;

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : GEOGRAFIA - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 24.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : GEOGRAFIA - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 24. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:38:24 Curso : GEOGRAFIA

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes

Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes - 2015 Data: 18/05/2016 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de acidentes -

Leia mais

MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL

MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MAPA MUNDI MAPA MUNDI MAPA MUNDI O BRASIL NO MAPA MÚNDI ESTADOS BRASILEIROS ESTADOS BRASILEIROS ESTADOS BRASILEIROS - SIGLAS CAPITAIS BRASILEIRAS BRASIL: REGIÕES DO IBGE

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa 1º Semestre Significação e Contexto LE0002/ 60h Ementa: Estuda os processos semânticos e analisa a relação do significado com o contexto, considerando as abordagens da semântica,

Leia mais

AULA 11 APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação

AULA 11 APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação AULA 11 TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA: BIBLIOGRÁFICA; DOCUMENTAL; TEÓRICA, APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação Edvan Sousa

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da construção do

Leia mais

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS Curso: Engenharia de Computação Departamento: Engenharia Mecânica e Produção Disciplina: Metodologia da Pesquisa Código:

Leia mais

ATENÇÃO: Serão desclassificados os candidatos que não apresentarem, no ato da inscrição, a documentação exigida;

ATENÇÃO: Serão desclassificados os candidatos que não apresentarem, no ato da inscrição, a documentação exigida; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS DE PORTO NACIONAL PROCESSO SELETIVO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS ALUNO ESPECIAL 1 SEMESTRE/2011 O Campus de Porto Nacional torna

Leia mais

ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA

ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA Heibe Santana Da Silva Discente do Curso de Licenciatura em Geografia e bolsista - FAPESB E-mail: heibe.geouesc@hotmail.com Ednice de Oliveira Fontes Profa.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico; Dimensão política do espaço Geográfico; Dimensão

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 16 DE SETEMBRO DE 2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 16 DE SETEMBRO DE 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.751 DE 16 DE SETEMBRO DE 2008 Aprova o Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Bacharelado

Leia mais

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: RECONHECENDO E TRABALHANDO COM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM FUNÇÕES

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: RECONHECENDO E TRABALHANDO COM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM FUNÇÕES A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: RECONHECENDO E TRABALHANDO COM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM FUNÇÕES Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio GT 10 José Jorge Casimiro Dos SANTOS jorge.cassimiro14@gmail.com

Leia mais

Elaboração de artigo científico

Elaboração de artigo científico Elaboração de artigo científico Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin Material instrucional para uso interno Janeiro de 2018. Elaboração de Artigo Científico Um artigo científico é, antes de tudo, um texto científico.

Leia mais

O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES DA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE UM SOFTWARE TOPONÍMICO

O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES DA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE UM SOFTWARE TOPONÍMICO O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES DA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE UM SOFTWARE TOPONÍMICO Rodrigo Vieira do Nascimento Karylleila dos Santos Andrade Submetido em 07 de junho de 2018.

Leia mais

TURISMO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL: UM PERCURSO TURÍSTICO NO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL-TO

TURISMO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL: UM PERCURSO TURÍSTICO NO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL-TO TURISMO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL: UM PERCURSO TURÍSTICO NO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL-TO Thalyta de Cássia da Silva Feitosa 1 ; Rosane Balsan 2 1 Aluna do Curso de Geografia; Campus de Porto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 13/2013 CONSUNI/CGRAD Institui o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFFS. A Câmara de Graduação do Conselho Universitário CGRAD/CONSUNI, da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, no

Leia mais