Equipamento adequado. Tênis. Objetivo do tênis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Equipamento adequado. Tênis. Objetivo do tênis"

Transcrição

1

2 A corrida é uma atividade aeróbica que traz diversos benefícios para o nosso corpo e nossa mente. Quando praticada com regularidade, nos ajuda a perder peso e a aumentar a massa magra, além de aumentar a resistência física, muscular, pulmonar e cardiovascular. Tudo isso sem contar o efeito calmante que o exercício proporciona. Mas iniciar um treinamento sem um programa adequado pode, muitas vezes, ter o efeito contrário. Praticar a atividade física sem uma orientação adequada pode aumentar a fadiga, especialmente a muscular. Logo, logo vai faltar estímulo e as chances de você desistir serão maiores. Foi para orientar suas corridas que criamos este programa. O objetivo é incentivá-lo a criar uma rotina e mantê-lo focado. As dicas servem, inclusive, para quem já tem experiência em corridas. Seguindo as orientações, você vai atingir os 10 km em menos de dois meses. Mais precisamente em oito semanas. Tudo isso sem atingir a saúde e desgastar o corpo. Mas atenção! Antes de iniciar qualquer atividade física consulte um médico. Com os exames adequados e a avaliação de um profissional, você estará seguro para iniciar o treinamento.

3 Equipamento adequado Tênis A escolha do tênis é tão importante quanto não desistir no meio do programa. Depois de definir a meta a partir do cronograma de corrida, escolha o tênis adequado para o seu corpo e sua pisada. Objetivo do tênis Um tênis é fabricado com o objetivo de proteger o pé, aumentar a resistência e dar conforto ao corredor. Mas nem todo mundo tem o mesmo tipo de pisada, o que poderá diferenciar o conforto e a proteção ao pé, entre outros membros do corpo, como canela e coluna.

4 Com o surgimento de tecnologias capazes de corrigir a pisada, os fabricantes conseguem reduzir os prejuízos com a utilização de planilhas específicas que ajudam a melhorar o desempenho. Antes de comprar um tênis que prometa regular sua pisada, é importante consultar um ortopedista, para saber se realmente aquele tênis é adequado para o seu perfil. Esse profissional poderá detalhar com maior precisão e indicar qual é a sua pisada. Existem três tipos que estão presentes na maioria das pessoas - com exceção de quem possui algum problema crônico. Conheça cada uma delas e descubra qual o tênis é mais adequado para você.

5 Tipos de pisadas Pronada - o primeiro contato do pé ao solo é realizado com a parte interna fazendo uma rotação de traz para frente e, ao dar o passo, utiliza o dedão para ganhar impulso. Normal - O primeiro contado do pé ao solo é feito com a parte de traz e externa do pé, ou seja, com o calcanhar. O movimento segue para parte de dentro e para frente até o dedão se elevar. O impulso é dado com toda a parte dianteira do pé. Supinada - O primeiro toque ao solo é feito com a parte de traz e de fora do pé. O movimento continua nesse sentido para parte da frente utilizando o dedinho para ganhar impulso. Embora os corredores não deem a devida importância à pisada, muitas dores no corpo, principalmente na canela, sola do pé, joelhos e até na coluna, podem estar relacionadas ao tipo de pisada. Por isso é tão importante consultar um ortopedista e descobrir como seu membro inferior se movimenta.

6 Escolha do tênis - Tenha certeza da sua pisada para adquirir um tênis com tecnologia compensatória. Se você correr com um tênis neutro, não haverá muita diferença. Mas o calçado não vai se adequar ao seu pé e não vai melhorar o seu desempenho. Por outro lado, se você comprar um tênis que corrija sua postura sem consultar um especialista, corre o risco de aumentar ainda mais os malefícios. - Tênis leves são mais práticos para corrida, pois facilitam o movimento natural do pé. Caso o tênis seja muito pesado, a possibilidade de realizar um movimento errado será muito maior. Ao invés de movimentar o joelho, a tendência é empurrar o movimento com a perna esticada. Tênis mais pesados devem ser utilizados por pessoas mais experientes, pois, com o movimento correto, pode ajudar a melhorar a resistência muscular das pernas, coxas e glúteos. - Tênis mais baixos ajustam melhor a pisada. Um tênis muito alto, com o tempo, poderá ficar torto, aumentando o risco de lesão no tornozelo e no joelho. Para saber mais sobre a escolha do tênis leia o post: Qual o melhor tênis para corrida de rua?

7 Roupas Não tem muito segredo na hora de escolher a roupa para a sua corrida. O ideal é que sejam fabricadas por malhas leves e finas para não segurar calor e suor. Materiais pesados oferecerem resistência por causa do peso, por isso não são indicados para a prática da corrida.

8 Alimentação e hidratação Para melhorar a resistência e aumentar a energia do corpo é necessário tomar cuidado com a alimentação e com a hidratação. Para ter sucesso no programa de treinamento, procure beber ao menos dois litros de água ao longo do dia. Não se esqueça de tomar um copo pela manhã em jejum e outro a noite antes de dormir. O consumo de frutas e legumes nas refeições complementa a ingestão de líquidos. Coma de forma reduzida em cada refeição, de preferência de três em três horas. Você pode se alimentar meia hora antes do treino e meia hora depois. Uma dica de alimento que pode ser ingerido antes do treino é uma fruta (recomendável uma banana) e um sanduiche natural com pão integral.

9 A banana, por possuir potássio, evitará as famosas câimbras, enquanto a proteína do presunto aumentará a resitência e o carboidrato complexo do pão integral aumentará a energia corporal. A combinação açaí, iogurte e aveia também é uma boa opção. Depois do treino, o ideal é consumir alguma fonte proteica soja, carnes, ovos. Procure consumir pouco carboidrato simples encontrado no arroz e macarrão brancos. Opte pelos carboidratos complexos encontrados em produtos integrais e na batata doce. Evite frituras, produtos gordurosos e álcool.

10 Aquecimento e alongamento O aquecimento e o alongamento são muito importantes para melhorar o desempenho e evitar torções e o cansaço inicial na hora da corrida. É importante preparar o corpo com alguns exercícios básicos para aquecer a musculatura das coxas e até mesmo manter os ombros eretos e sem dor. O alongamento é muito importante tanto antes quanto depois da corrida. Em dias de corridas mais rápidas poderá utilizar um aquecimento com uma pequena sessão de polichinelos. Uma contagem de 50 repetições é o suficiente para aquecer e não o deixará cansado antes de iniciar o treinamento.

11 Você deverá ser especialmente cuidadoso na primeira semana se quiser evitar lesões musculares e a fadiga. Afinal de contas, você não pretende parar o projeto antes de completar o primeiro ciclo. Os primeiros dias de exercícios servem para o corpo se acostumar com o ritmo de treinamento e não sentir quando a atividade ficar mais intensa. Segunda-feira Corrida leve com, no mínimo, dez minutos e, no máximo, quinze. Mesmo que ainda se sinta em condições de continuar a corrida, não ultrapasse esse tempo, pois a intenção é seguir um cronograma de corrida. Caminhada de dois minutos de forma acelerada pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhada de dois minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos e dois e três por cinco vezes. Repita o passo um.

12 Quarta-feira Corrida leve com, no mínimo, 10 min e, no máximo, 15. Mesmo que ainda se sinta em condições de continuar a corrida, não ultrapasse esse tempo, pois a intenção é seguir um cronograma de corrida. Caminhada de dois minutos de forma acelerada, pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhada de mais dois minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos e dois e três por cinco vezes. Repita o passo um. Sábado Corrida de dois a três quilômetros de forma contínua. Marque o tempo para comparar com o desempenho dos dias seguintes. Caminhada de dois minutos de forma acelerada, pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhada de mais de dois minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos dois e três por cinco vezes. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descanso regenerativo.

13 A segunda semana serve para aumentar um pouco o ritmo e analisar a melhoria no tempo de acordo com a primeira etapa. Além de ajudar a perder um pouco da massa gorda em função do esforçado ser maior, a segunda semana ajuda no objetivo inicial, que é deixar o organismo apto a resistir e a aumentar o nível de oxigênio. Somente assim você poderá correr 10 Km sem lesões e cansaço extremo. Segunda-feira Corrida leve com no mínimo, 15min e, no máximo, 20. Mesmo que ainda se sinta em condições de continuar a corrida, não ultrapasse esse tempo, pois a intenção é seguir um cronograma. Caminhada por três minutos de forma acelerada, pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhada de mais três minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos e dois e três por cinco vezes. Repita o passo um.

14 Quarta-feira Corrida leve com, no mínimo, 15min e, no máximo, 20. Mesmo que ainda se sinta em condições de continuar a corrida, não ultrapasse esse tempo, pois a intenção é seguir um cronograma. Caminhada por três minutos de forma acelerada pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhada de mais três minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos e dois e três por cinco vezes. Repita o passo um. Sábado Corrida cinco quilômetros de forma contínua. Marque o tempo para analisar o desempenho. Caminhada de dois minutos de forma acelerada pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhe mais dois minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos e dois e três por cinco vezes. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descanso regenerativo.

15 Na terceira semana, você pode começar a acelerar o ritmo da corrida. Se o cronograma foi seguido à risca até aqui, o corpo já está preparado para suportar esse aumento na carga do treinamento. A principal diferença deve estar no controle da respiração e na ausência de desconforto com a rotina de treinos. Segunda-feira Corrida de 30 minutos de forma continuada. Se puder, marque quantos quilômetros executou nesse tempo. Caminhada rápida de cinco minutos. Caminhada lenta de três minutos. Repita os passos dois e três por cinco vezes.

16 Quarta-feira Corrida 30 minutos de forma continuada. Se puder marque quantos Km executou nesse tempo. Caminhada rápida de cinco minutos. Sábado Corrida cinco quilômetros de forma contínua. Marque o tempo de execução Caminhada rápida de cinco minutos. Caminhada lenta de três minutos. Caminhada lenta de três minutos. Repita os passos dois e três por cinco vezes. Repita os passos dois e três por cinco vezes. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descanso regenerativo.

17 Na quarta semana você terá uma série intermediária para chegar ao objetivo principal. Nessa etapa, os exercícios trarão todos os benefícios aeróbicos que a corrida proporciona e o desconforto ficará próximo à zero. Além disso, o corpo estará se preparando para maiores distâncias e frequências. Segunda-feira Corrida de 30 minutos de forma continuada. Se puder, marque quantos quilômetros executou nesse tempo. Caminhada rápida de cinco minutos. Caminhada lenta de três minutos. Repita os passos dois e três por cinco vezes.

18 Quarta-feira Corrida de 30 minutos de forma continuada. Se puder marque quantos Km executou nesse tempo. Caminhada rápida de cinco minutos. Sábado Corrida de 45min de forma continuada. Se puder, marque quantos quilômetros executou nesse tempo. Caminhada rápida de cinco minutos. Caminhada lenta de três minutos. Caminhada lenta de três minutos. Repita os passos dois e três por cinco vezes. Repita os passos dois e três por cinco vezes. Os outros dias da semana devem ser usados para descanso regenerativo.

19 Na quinta semana o ritmo fica ainda mais acelerado. Nesse momento o corpo já deve estar preparado para acelerar ainda mais. A partir da quinta semana os tempos serão maiores, o que pode gerar um certo incômodo no início, mas o corpo logo, logo se adapta. Segunda-feira Corrida de 30 minutos contínuos. Se for possível marque a distância percorrida. Quarta-feira Repita o treinamento de segunda-feira. Sábado Corrida de oito adapta contínuos. Marque o tempo que levou para completar o percurso. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descanso regenerativo.

20 A sexta semana será, basicamente, uma repetição da anterior, mas os tempo de corrida será maior. A intenção nessa etapa é aumentar a distância. Segunda-feira Corrida de 30 minutos contínuos. Quarta-feira Corrida de 45 minutos contínuos. Sábado Corrida de 50 minutos contínuos. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descansos regenerativos.

21 Nas etapas anteriores, você buscou aumentar sua resistência para alcançar os 10 km. Agora vem o aquecimento para o desempenho da oitava semana que é o seu principal objetivo. Segunda-feira Corrida de 45 minutos contínuos. Quarta-feira Corrida de 45 minutos contínuos. Sábado Corrida de dez quilômetros contínuos, mas com um ritmo mais acelerado. Intercale cinco quilômetros de corrida rápida com cinco quilômetros de corrida leve. Se preferir, você poderá intercalar de dois em dois. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descanso regenerativo.

22 Você está pronto para atingir o seu objetivo? A oitava semana chegou para você correr os 10 Km ininterruptos e num nível elevado. Nessa etapa, além de concluir a sequência de treinamento, você irá identificar o ritmo adequado para alcançar um desempenho melhor e, ao mesmo tempo, evitar o desgaste e a falta de vitaminas no corpo. Vamos lá! Segunda-feira Corrida de 50 minutos contínuos Quarta-feira Corrida de 30 minutos contínuos Sábado O grande objetivo. Corrida de 10 km contínuos e no menor espaço de tempo possível. Corra sempre maior velocidade que conseguiu atingir nas semanas anteriores. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descansos regenerativos.

23 Resumo das semanas A primeira e a segunda semanas servem para acostumar o corpo com corridas e caminhadas leves intercaladas. Na terceira e na quarta semana, o objetivo é acelerar o compasso sem sofrer com desconfortos comuns da corrida. Por isso que o programa intercala corridas mais longas e mais rápidas com a segurança das duas primeiras semanas. A quinta e sexta semanas são fundamentais, pois é nessa etapa que centralizamos a resistência buscada nas semanas anteriores com o esforço necessário para as duas últimas semanas. Na sétima e oitava semanas acontece o ápice do treinamento. Por isso que é importante chegar a esse momento extremamente preparado. Procure aumentar o ritmo para melhorar os resultados. Você já adquiriu resistência agora é hora de conseguir agilidade.

24 Mesmo que tenha desempenhado o treinamento de forma satisfatória e da maneira indicada, algumas surpresas podem ocorrer. Para se preparar para todos os empecilhos, considere todos os pontos a seguir: Evite correr muito no início da prova. No início, a necessidade de oxigênio é muito maior. Com o passar do trajeto, a respiração diminui e a velocidade aumenta. Alguns momentos em que você acelera o ritmo podem não ser bem aceitos pelo corpo, por isso que os treinos de duas semanas são sempre bem próximos. Caso você perceba um cansaço fora do controle, diminua o ritmo e mantenha a frequência. O importante é chegar ao final com a meta concluída. Antes de iniciar a contagem das oito semanas e realizar o treinamento proposto, faça algumas caminhadas leves para perceber qual é a resistência de seu corpo e se sente algum tipo de dor, especialmente na canela, pois o incômodo tende a aumentar com a corrida. Alguns tipos de dores podem diminuir com o treinamento. A caminhada será um termômetro para descobrir isso.

25 Guia de compras Compre um tênis adequado para o seu tipo de pisada e de acordo com o seu gosto. Com as informações corretas sobre conforto e a resistência do calçado, você vai perceber que não precisa gastar muito para adquirir um tênis apropriado. Existe uma diversidade de modelos que agradam aos diversos tipos de bolsos, gostos e necessidades. O acessório mais importante para a corrida de rua é o tênis, mas é preciso adquirir uma roupa esportiva. Nesse caso procure roupas leves e que fiquem próximas ao corpo. Esse detalhe é importante para evitar que o vento que poderá ficar preso na roupa aumente o peso do ar e diminua o desempenho. Coloque em prática esse guia e usufrua dos benefícios da corrida em menos de dois meses. Você curte correr? Acompanhe o blog ViverCorrendo.com e deixe seus treinos ainda melhores!

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

SEMANA 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12. 16,44 km PLANILHA DE TREINO. Semana de treino para melhora da capacidade pulmonar.

SEMANA 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12. 16,44 km PLANILHA DE TREINO. Semana de treino para melhora da capacidade pulmonar. SEMANA 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 40 42 42 LONGO 5 X (6min CL / 2min CA) Trabalho muscular 6 X (5 min CL / 2 min Caminhada) Trabalho muscular 6 km CL (Pace) 5,13km (8'/km) 5,31 km (8'24"/km) 6

Leia mais

Programa de 5 Km Iniciantes Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Programa de 5 Km Iniciantes Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo A popularização da de rua ocorreu devido a vários interesses, tais como: qualidade de vida, promoção de saúde, estética, integração social, fuga do estresse e busca de atividades prazerosas ou competitivas.

Leia mais

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos.

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos. por Christian Haensell A flexibilidade do corpo e das juntas é controlada por vários fatores: estrutura óssea, massa muscular, tendões, ligamentos, e patologias (deformações, artroses, artrites, acidentes,

Leia mais

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES O QUE É MUSCULAÇÃO? A musculação é um exercício de contra-resistência utilizado para o desenvolvimento dos músculos esqueléticos. A partir de aparelhos, halteres, barras,

Leia mais

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Flexibilidade Total Saiba como Melhorar sua Flexibilidade através de Alongamentos Específicos por Joey Atlas Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Rotina de 6 minutos

Leia mais

saúde Sedentarismo Os riscos do Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se!

saúde Sedentarismo Os riscos do Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se! saúde Sinal Canal de Comunicação da Sistel para os Usuários de Saúde Ano I - Nº 4 - Dezembro 2014 Os riscos do Sedentarismo Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se! O sedentarismo é resultado

Leia mais

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore Manual do corredor n Este manual tem como objetivo orientar o corredor iniciante que pretende praticar corridas em busca de bem estar e condicionamento físico. n São dicas aprendidas em livros e observações

Leia mais

www.receitasganharmassamuscular.com

www.receitasganharmassamuscular.com Esse e-book é oferecido como bônus na compra do e- book Receitas Anabólicas no site: www.receitasganharmassamuscular.com INTRODUÇÃO Nesse e-book você vai aprender a montar uma dieta para musculação personalizada,

Leia mais

Mesomorfo, Ectomorfo ou Endomorfo? Qual o seu tipo físico?

Mesomorfo, Ectomorfo ou Endomorfo? Qual o seu tipo físico? Mesomorfo, Ectomorfo ou Endomorfo? Qual o seu tipo físico? Você provavelmente já notou que seu corpo não é o mesmo que o de seus amigos ou colegas de trabalho. Algumas pessoas tendem a ser mais magras

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

MOVE BRASIL CORRIDAS

MOVE BRASIL CORRIDAS MOVE BRASIL CORRIDAS O MOVE Brasil Corridas é um programa de treinamento de corridas, fácil, prático e acessível, com a ideia de entusiasmar e preparar as pessoas para começarem a correr. A proposta tem

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf ELÁSTICO OU BORRACHA Sugestão: 1 kit com 3 elásticos ou borrachas (com tensões diferentes: intensidade fraca, média e forte) Preço: de

Leia mais

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora?

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora? ATENÇÃO! A informação contida neste material é fornecida somente para finalidades informativas e não é um substituto do aconselhamento por profissionais da área da saúde como médicos, professores de educação

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

Tema 2: Mercado. Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor. Unidade 1: Fornecedor é parceiro

Tema 2: Mercado. Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor. Unidade 1: Fornecedor é parceiro Tema 2: Mercado Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor Unidade 1: Fornecedor é parceiro Olá, caro(a) aluno(a). Este material destina-se ao seu uso como aluno(a) inscrito(a) no Curso Aprender a Empreender

Leia mais

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão!

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão! Praticando vitalidade Sedentarismo corra desse vilão! O que é sedentarismo? Sedentarismo é a diminuição de atividades ou exercícios físicos que uma pessoa pratica durante o dia. É sedentário aquele que

Leia mais

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA Franciele Xhabiaras Grapiglia Graduada em Pedagogia Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional frangrapiglia@yahoo.com.br Estamos sempre em processo

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

FAQ ironguides INSTRUÇÕES DE TREINO : BUILDING ROUTINE

FAQ ironguides INSTRUÇÕES DE TREINO : BUILDING ROUTINE FAQ ironguides INSTRUÇÕES DE TREINO : BUILDING ROUTINE 1 ESTRUTURA DA PLANILHA ESTRUTURA DA PLANILHA Dia da Semana: Procure seguir a ordem da planilha. Descrição detalhada do seu PRIMEIRO TREINO: Aqui

Leia mais

MANUAL DE USO TREINOS E EQUIPAMENTOS

MANUAL DE USO TREINOS E EQUIPAMENTOS 2015 MANUAL DE USO TREINOS E EQUIPAMENTOS FITA SUSPENSA BOLA SUIÇA FAIXA ELÁSTICA CORDA PROFISSIONAL TAPETE DE EXERCÍCIOS MOCHILA SACO Nossos equipamentos são leves, práticos e simples de usar para que

Leia mais

BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS

BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS Tendo em conta o que foi descrito no artigo anterior, vamos então pôr em prática os conceitos necessários para tornar reais as adaptações benéficas ao treino e sobretudo

Leia mais

Pilates e Treinamento Funcional

Pilates e Treinamento Funcional Pilates e Treinamento Funcional Quem gosta de atividade física com certeza já ouviu falar sobre duas modalidades que estão "em alta" recentemente: o PILATES e o TREINAMENTO FUNCIONAL. Como escolher a melhor

Leia mais

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita.

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita. serenamente A fim de obter o máximo de benefícios a partir da prática da meditação, precisamos entender um pouco sobre postura e técnicas de respiração corretas. Se você não está respirando direito e sua

Leia mais

Como se preparar para a semana de provas

Como se preparar para a semana de provas Como se preparar para a semana de provas REGRAS DE ESTUDO (APLICAR DIARIAMENTE) ANTES DO INÍCIO DE CADA ATIVIDADE 1º CONCENTRAÇÃO (1 A 2 MINUTOS) PROCURE A SEQUÊNCIA: * FIQUE EM POSIÇÃO CONFORTÁVEL; *

Leia mais

Treinamento Especial de abdominais.

Treinamento Especial de abdominais. Treinamento Especial de. Aviso Legal Termos e Condições AVISO LEGAL O Editor tem se esforçado para ser o mais preciso e pleto possível na criação deste E-book, não entanto ele não garante ou representa,

Leia mais

Qualidade de vida laboral

Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral INTRODUÇÃO: Prevenir doenças ocupacionais (DORT Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho / LER Lesões por Esforços Repetitivos) decorrentes

Leia mais

Por Personal Trainer Rui Barros

Por Personal Trainer Rui Barros Por Personal Trainer Rui Barros MANTER O PONTO DE EQUILIBRIO E NÃO RESISTIR À MUDANÇA Uma vez que estamos a terminar o nosso ciclo de treinos de verão, gostava de deixar ao leitor uma mensagem de conforto

Leia mais

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Treinamento e nutrição.

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Treinamento e nutrição. Conteúdo: Treinamento e nutrição. Habilidades: Relacionar a alimentação saudável com a prática de exercícios físicos. X Nutrientes macronutrientes micronutrientes Micronutrientes Macronutrientes A importância

Leia mais

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho PÓS-OPERATÓRIO Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho Estes exercícios são importantes para aumentar a circulação em seus pés e pernas e prevenir coágulos sanguíneos. Eles também são

Leia mais

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora?

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora? ATENÇÃO! A informação contida neste material é fornecida somente para finalidades informativas e não é um substituto do aconselhamento por profissionais da área da saúde como médicos, professores de educação

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

Manual do. Corredor Unimed. Dicas para você ganhar as pistas e mais saúde.

Manual do. Corredor Unimed. Dicas para você ganhar as pistas e mais saúde. Manual do Corredor Unimed Dicas para você ganhar as pistas e mais saúde. Manual do Corredor Unimed Dicas para você ganhar as pistas e mais saúde. Colaboração: Assessoria Gold Runners - Joinville - SC

Leia mais

http://saudenocorpo.com/

http://saudenocorpo.com/ Este material é gratuito e foi distribuído no site saudenocorpo.com, onde você encontra Dicas de saúde, nutrição, atividade física, esporte, bem estar, saúde emocional, alimentação. AVISO IMPORTANTE Este

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS

O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS PEDRO MAIA FITNESS & CYCLING BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS PLANEAMENTO OS PRINCÍPIOS DE TREINO Quando treinamos, temos como principal objetivo melhorar alguns dos aspetos das nossas

Leia mais

Uso de salto alto pode encurtar músculos e tendões e até provocar varizes!!!

Uso de salto alto pode encurtar músculos e tendões e até provocar varizes!!! Uso de salto alto pode encurtar músculos e tendões e até provocar varizes!!! Dores frequentes nos pés, calosidades e vermelhidão são os primeiros sinais de abuso do salto alto e bico fino. Bonitos, elegantes

Leia mais

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes.

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Atividade Física A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Revolução industrial Antes da revolução industrial as pessoas eram mais ativas porque viviam constantemente se movimentando no trabalho na escola,

Leia mais

ANEXO VII PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA 1. TESTE DE BARRA FIXA

ANEXO VII PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA 1. TESTE DE BARRA FIXA ANEXO VII 1. TESTE DE BARRA FIXA PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA 1.1 Teste dinâmico de barra fixa (somente para candidatos do sexo masculino) 1.1.1 A metodologia para a preparação e a execução

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva.

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Entender os benefícios

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA APRENDA A CUIDAR DA SUA COLUNA Elaboração: Júlia Catarina Sebba Rios Pesquisa: Efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna em idosos ati vos e sedentários

Leia mais

Seqüência completa de automassagem

Seqüência completa de automassagem Seqüência completa de automassagem Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha.

Leia mais

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora?

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora? ATENÇÃO! A informação contida neste material é fornecida somente para finalidades informativas e não é um substituto do aconselhamento por profissionais da área da saúde como médicos, professores de educação

Leia mais

O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS

O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS COMO SUPERAR O SEU RECORD PESSOAL Depois de quebrada a barreira de muitos km a pedalar e terminadas com algum conforto as primeiras provas de Granfondo e Ultra Endurance, surge

Leia mais

8 DICAS PARA COMEÇAR A EMAGRECER CORRENDO

8 DICAS PARA COMEÇAR A EMAGRECER CORRENDO 8 DICAS PARA COMEÇAR A EMAGRECER CORRENDO Pâmela Torriani Sou Pâmela Torriani, 27 anos, profissional de Educação Física e corredora de rua. Atuo como Personal Trainer e ajudo diversos alunos a enfrentar

Leia mais

5 Exercícios Para Perder Barriga

5 Exercícios Para Perder Barriga 5 Exercícios Para Perder Barriga PRODUZIDO POR: [MANUAL EMAGRECER] Introdução Todos nós odiamos profundamente a gordura da barriga, mas parece tão fácil aumentar a flacidez e a gordura ali naquele ponto

Leia mais

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor

Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor O Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor contempla 3 fases que orientam progressivamente seus alunos

Leia mais

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Projeto Novos Talentos Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Oficina: Comer bem, para viver melhor! Cristiane da Cunha Alves Tatiane Garcez Bianca Maria de Lima Danielle Costa INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Leia mais

Os erros que te impedem de emagrecer!

Os erros que te impedem de emagrecer! Os erros que te impedem de emagrecer! Os 20 erros que comprometem o seu emagrecimento Este artigo é de total responsabilidade e criação de GWBrasil. Acesse e saiba mais: http://goworkoutbrasil.com 1. Não

Leia mais

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL Veja 15 dicas para economizar combustível no carro Da maneira de dirigir à escolha da gasolina, saiba o que pode trazer economia de consumo. Não existe mágica.

Leia mais

Existem apenas 3 partes importantes para alcançar o seu objetivo.

Existem apenas 3 partes importantes para alcançar o seu objetivo. Por Carlos J. Cara amiga, se você chegou até aqui é porque realmente se interessa em alcançar o corpo que você almeja. Portanto, eu te dou meus parabéns! Se você seguir as instruções que vou te ensinar,

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Fundamentos da Matemática

Fundamentos da Matemática Fundamentos da Matemática Aula 10 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

Período de Preparação Período de Competição Período de Transição

Período de Preparação Período de Competição Período de Transição PERIODIZAÇÃO Desde que a chamada "Ciência do Esporte" passou a sistematizar e metodizar o Treinamento Desportivo, a periodização passou a ser a única forma de se organizar todo o trabalho realizado durante

Leia mais

SUGESTÕES DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO FISICO PARA OS CANDIDATOS AOS CURSOS DE OPERAÇÕES NA SELVA

SUGESTÕES DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO FISICO PARA OS CANDIDATOS AOS CURSOS DE OPERAÇÕES NA SELVA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA CENTRO DE INSTRUÇÃO DE GUERRA NA SELVA CENTRO CORONEL JORGE TEIXEIRA SUGESTÕES DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO FISICO PARA OS CANDIDATOS

Leia mais

25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar

25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar 25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar O açúcar pode ser ótimo para o nosso humor, mas é péssimo para a nossa saúde. O excesso dele conduz à obesidade, diabetes, ao câncer, entre outros. Às vezes, muitos

Leia mais

A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo

A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo A alimentação adequada e nutricionalmente equilibrada é um dos fatores importantes e essenciais para a otimização do desempenho, sendo

Leia mais

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Alimento I Toranja A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja

Leia mais

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma Projeto Verão O Iate é sua Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma por rachel rosa fotos: felipe barreira Com a chegada do final

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

Mitos e verdades sobre a prática de Pilates. Escrito por Savassi Pilates Qua, 04 de Janeiro de 2012 09:38

Mitos e verdades sobre a prática de Pilates. Escrito por Savassi Pilates Qua, 04 de Janeiro de 2012 09:38 Os benefícios prometidos geravam curiosidade em torno do método criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século passado. Baseado no movimento dos animais e de crianças durante suas brincadeiras,

Leia mais

Simulador de Caminhada

Simulador de Caminhada Simulador de Caminhada Como usar seu Simulador de Caminhada Instruções de montagem Retire seu Simulador de Caminhada Oceano Fitness da caixa. Procure instalar seu aparelho em local amplo, arejado e que

Leia mais

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09 Sumário Zeca. O amigo da água. 04 A importância da água. 05 Por que preservar 06 Como a água chega à sua casa 07 Dicas para preservar a água 09 Diga não ao desperdício 10 Água de beber em casa 11 Olá!

Leia mais

SEMANA DA SAÚDE. Nutricionista: Carina Schena Estagiárias: Bruna Azevedo e Renata Nóvoa

SEMANA DA SAÚDE. Nutricionista: Carina Schena Estagiárias: Bruna Azevedo e Renata Nóvoa SEMANA DA SAÚDE Nutricionista: Carina Schena Estagiárias: Bruna Azevedo e Renata Nóvoa Pirâmide alimentar Obesidade Desperdício de alimentos Educação na refeição Higiene Pirâmide alimentar Equilíbrio na

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

#Desafiovip90dias Você na sua melhor forma sem precisar passar fome. Manual do Método de Operação Diária

#Desafiovip90dias Você na sua melhor forma sem precisar passar fome. Manual do Método de Operação Diária Manual do Método de Operação Diária #Desafiovip90dias Pesquisa Você na sua melhor forma sem precisar passar fome Bom dia! Pra concorrer a 2 brindes, só 4 pergun>nhas de sim ou não, pode ser? (Aí faça imediatamente

Leia mais

treinofutebol.net treinofutebol.net

treinofutebol.net treinofutebol.net Alimentação do Desportista A alimentação pode influenciar positiva ou negativamente o rendimento dum atleta, devendo consequentemente ser orientada no sentido de não só melhorar a sua capacidade desportiva,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBAÍ EDITAL 1/2013

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBAÍ EDITAL 1/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBAÍ EDITAL 1/2013 ESTE CADERNO DE PROVAS DESTINA-SE AOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CARGO: Auxiliar de Serviços Gerais I PROVAS DE

Leia mais

POR QUE SER ATIVO ALBERTO OGATA

POR QUE SER ATIVO ALBERTO OGATA POR QUE SER ATIVO ALBERTO OGATA O nosso corpo é uma máquina fantástica, que não foi feita para ficar parada. Se você estiver realmente decidido a ter uma atitude positiva em relação a sua saúde e ao seu

Leia mais

INTRODUÇÃO. Bem-vindo ao programa Base Atlética!

INTRODUÇÃO. Bem-vindo ao programa Base Atlética! INTRODUÇÃO Bem-vindo ao programa Base Atlética! Nossa missão é promover o bem-estar, através de atividade física que gere saúde e te proporcione curtir os bons momentos da vida na sua integridade. Afinal,

Leia mais

Entendendo a lipodistrofia

Entendendo a lipodistrofia dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,

Leia mais

Descubra quando você está ovulando

Descubra quando você está ovulando 1 Descubra quando você está ovulando O maior segredo para engravidar logo é saber exatamente quando você está ovulando, ou seja, quando um de seus dois ovários está liberando um óvulo. Pense neste óvulo

Leia mais

Canais ou Sistemas Representacionais (VAC)

Canais ou Sistemas Representacionais (VAC) Canais ou Sistemas Representacionais (VAC) Exercícios de Aplicação: Exercício 1 Calibração Visual Parte 1 Vá a um local próximo de sua casa ou local de trabalho em que você possa sentar-se e ficar tranqüilo

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Tenha uma boa noite de sono

Tenha uma boa noite de sono Tenha uma boa noite de sono Deixe fora da sua vida o cansaço, a produtividade reduzida e o mau-humor causados por uma noite mal dormida. Dormir bem é sinal de que o organismo relaxou e cumpriu suas funções.

Leia mais

SAÚDE. Apresentação do tema: Saúde. É um completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade.

SAÚDE. Apresentação do tema: Saúde. É um completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade. Apresentação do tema: Saúde É um completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade. 1.Desenvolvimento das Capacidades Motoras - Resistência - Força - Velocidade

Leia mais

Todos os direitos reservados

Todos os direitos reservados Todos os direitos reservados E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na integra. Enquanto os autores fizeram os melhores esforços para preparar este livro,

Leia mais

Confira a lista dos 25 melhores alimentos para emagrecer:

Confira a lista dos 25 melhores alimentos para emagrecer: Emagrecer nem sempre é uma das tarefas mais simples. A fórmula parece simples (dieta + exercício + descanso) porém diferentes pessoas precisam de diferentes soluções. Uma coisa é certa: qualquer ajuda

Leia mais

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas O que é escoliose? É um desvio látero-lateral que acomete acoluna vertebral. Esta, quando olhada de frente, possui aparência reta em pessoas saudáveis. Ao

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

PREPARAÇÃO FÍSICA ARBITRAGEM FPF Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

PREPARAÇÃO FÍSICA ARBITRAGEM FPF Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte PREPARAÇÃO FÍSICA ARBITRAGEM FPF Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Antonio Carlos Fedato Filho Guilherme Augusto de Melo Rodrigues O Futebol está em uma constante evolução. Quando falamos

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com maior freqüência para a terapia da coluna lombar, Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Atividade física: pratique essa ideia.

Atividade física: pratique essa ideia. Atividade física: pratique essa ideia. Quando o assunto é qualidade de vida, não dá para ficar parado. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física é o principal fator de promoção do bem-estar

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

O Treino no BTT. COALA Clube Orientação Aventura Litoral Alentejano

O Treino no BTT. COALA Clube Orientação Aventura Litoral Alentejano COALA Clube Orientação Aventura Litoral Alentejano O Treino no BTT Para todos aqueles que se iniciam no BTT, e até no caso de alguns veteranos, existe a tendência natural para copiar esquemas e métodos

Leia mais

BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE

BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE MANUAL DO USUÁRIO IMPORTANTE! Por favor, leia todas as instruções cuidadosamente antes de usar este produto. Guarde este manual para referência futura. As especificações

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

BICICLETA VERTICAL MAGNÉTICA DELUXE

BICICLETA VERTICAL MAGNÉTICA DELUXE BICICLETA VERTICAL MAGNÉTICA DELUXE MANUAL DO USUÁRIO IMPORTANTE! Por favor, leia todas as instruções cuidadosamente antes de usar este produto. Guarde este manual para referência futura. As especificações

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

Conselhos Úteis Para a Realização das Provas Físicas

Conselhos Úteis Para a Realização das Provas Físicas Conselhos Úteis Para a Realização das Provas Físicas A escolha destas provas teve, por finalidade, garantir que os alunos e futuros oficiais respondam satisfatoriamente a uma profissão que também é exigente

Leia mais

Malhar em jejum é nova 'modinha' para perda de gordura Sex, 20 de Dezembro de 2013 09:38 - Última atualização Sex, 20 de Dezembro de 2013 13:11

Malhar em jejum é nova 'modinha' para perda de gordura Sex, 20 de Dezembro de 2013 09:38 - Última atualização Sex, 20 de Dezembro de 2013 13:11 Existem alguns conceitos sobre alimentação e boa forma que, por osmose, já estão dentro da cabeça das pessoas: comer de três em três horas faz bem; exercícios aeróbicos ajudam a queimar gordura; beber

Leia mais

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906 Exercícios com Elástico Os Exercícios com elástico irão trabalhar Resistência Muscular Localizada (RML). Em cada exercício, procure fazer a execução de maneira lenta e com a postura correta. Evitar o SOLAVANCO

Leia mais