Equipamento adequado. Tênis. Objetivo do tênis

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Equipamento adequado. Tênis. Objetivo do tênis"

Transcrição

1

2 A corrida é uma atividade aeróbica que traz diversos benefícios para o nosso corpo e nossa mente. Quando praticada com regularidade, nos ajuda a perder peso e a aumentar a massa magra, além de aumentar a resistência física, muscular, pulmonar e cardiovascular. Tudo isso sem contar o efeito calmante que o exercício proporciona. Mas iniciar um treinamento sem um programa adequado pode, muitas vezes, ter o efeito contrário. Praticar a atividade física sem uma orientação adequada pode aumentar a fadiga, especialmente a muscular. Logo, logo vai faltar estímulo e as chances de você desistir serão maiores. Foi para orientar suas corridas que criamos este programa. O objetivo é incentivá-lo a criar uma rotina e mantê-lo focado. As dicas servem, inclusive, para quem já tem experiência em corridas. Seguindo as orientações, você vai atingir os 10 km em menos de dois meses. Mais precisamente em oito semanas. Tudo isso sem atingir a saúde e desgastar o corpo. Mas atenção! Antes de iniciar qualquer atividade física consulte um médico. Com os exames adequados e a avaliação de um profissional, você estará seguro para iniciar o treinamento.

3 Equipamento adequado Tênis A escolha do tênis é tão importante quanto não desistir no meio do programa. Depois de definir a meta a partir do cronograma de corrida, escolha o tênis adequado para o seu corpo e sua pisada. Objetivo do tênis Um tênis é fabricado com o objetivo de proteger o pé, aumentar a resistência e dar conforto ao corredor. Mas nem todo mundo tem o mesmo tipo de pisada, o que poderá diferenciar o conforto e a proteção ao pé, entre outros membros do corpo, como canela e coluna.

4 Com o surgimento de tecnologias capazes de corrigir a pisada, os fabricantes conseguem reduzir os prejuízos com a utilização de planilhas específicas que ajudam a melhorar o desempenho. Antes de comprar um tênis que prometa regular sua pisada, é importante consultar um ortopedista, para saber se realmente aquele tênis é adequado para o seu perfil. Esse profissional poderá detalhar com maior precisão e indicar qual é a sua pisada. Existem três tipos que estão presentes na maioria das pessoas - com exceção de quem possui algum problema crônico. Conheça cada uma delas e descubra qual o tênis é mais adequado para você.

5 Tipos de pisadas Pronada - o primeiro contato do pé ao solo é realizado com a parte interna fazendo uma rotação de traz para frente e, ao dar o passo, utiliza o dedão para ganhar impulso. Normal - O primeiro contado do pé ao solo é feito com a parte de traz e externa do pé, ou seja, com o calcanhar. O movimento segue para parte de dentro e para frente até o dedão se elevar. O impulso é dado com toda a parte dianteira do pé. Supinada - O primeiro toque ao solo é feito com a parte de traz e de fora do pé. O movimento continua nesse sentido para parte da frente utilizando o dedinho para ganhar impulso. Embora os corredores não deem a devida importância à pisada, muitas dores no corpo, principalmente na canela, sola do pé, joelhos e até na coluna, podem estar relacionadas ao tipo de pisada. Por isso é tão importante consultar um ortopedista e descobrir como seu membro inferior se movimenta.

6 Escolha do tênis - Tenha certeza da sua pisada para adquirir um tênis com tecnologia compensatória. Se você correr com um tênis neutro, não haverá muita diferença. Mas o calçado não vai se adequar ao seu pé e não vai melhorar o seu desempenho. Por outro lado, se você comprar um tênis que corrija sua postura sem consultar um especialista, corre o risco de aumentar ainda mais os malefícios. - Tênis leves são mais práticos para corrida, pois facilitam o movimento natural do pé. Caso o tênis seja muito pesado, a possibilidade de realizar um movimento errado será muito maior. Ao invés de movimentar o joelho, a tendência é empurrar o movimento com a perna esticada. Tênis mais pesados devem ser utilizados por pessoas mais experientes, pois, com o movimento correto, pode ajudar a melhorar a resistência muscular das pernas, coxas e glúteos. - Tênis mais baixos ajustam melhor a pisada. Um tênis muito alto, com o tempo, poderá ficar torto, aumentando o risco de lesão no tornozelo e no joelho. Para saber mais sobre a escolha do tênis leia o post: Qual o melhor tênis para corrida de rua?

7 Roupas Não tem muito segredo na hora de escolher a roupa para a sua corrida. O ideal é que sejam fabricadas por malhas leves e finas para não segurar calor e suor. Materiais pesados oferecerem resistência por causa do peso, por isso não são indicados para a prática da corrida.

8 Alimentação e hidratação Para melhorar a resistência e aumentar a energia do corpo é necessário tomar cuidado com a alimentação e com a hidratação. Para ter sucesso no programa de treinamento, procure beber ao menos dois litros de água ao longo do dia. Não se esqueça de tomar um copo pela manhã em jejum e outro a noite antes de dormir. O consumo de frutas e legumes nas refeições complementa a ingestão de líquidos. Coma de forma reduzida em cada refeição, de preferência de três em três horas. Você pode se alimentar meia hora antes do treino e meia hora depois. Uma dica de alimento que pode ser ingerido antes do treino é uma fruta (recomendável uma banana) e um sanduiche natural com pão integral.

9 A banana, por possuir potássio, evitará as famosas câimbras, enquanto a proteína do presunto aumentará a resitência e o carboidrato complexo do pão integral aumentará a energia corporal. A combinação açaí, iogurte e aveia também é uma boa opção. Depois do treino, o ideal é consumir alguma fonte proteica soja, carnes, ovos. Procure consumir pouco carboidrato simples encontrado no arroz e macarrão brancos. Opte pelos carboidratos complexos encontrados em produtos integrais e na batata doce. Evite frituras, produtos gordurosos e álcool.

10 Aquecimento e alongamento O aquecimento e o alongamento são muito importantes para melhorar o desempenho e evitar torções e o cansaço inicial na hora da corrida. É importante preparar o corpo com alguns exercícios básicos para aquecer a musculatura das coxas e até mesmo manter os ombros eretos e sem dor. O alongamento é muito importante tanto antes quanto depois da corrida. Em dias de corridas mais rápidas poderá utilizar um aquecimento com uma pequena sessão de polichinelos. Uma contagem de 50 repetições é o suficiente para aquecer e não o deixará cansado antes de iniciar o treinamento.

11 Você deverá ser especialmente cuidadoso na primeira semana se quiser evitar lesões musculares e a fadiga. Afinal de contas, você não pretende parar o projeto antes de completar o primeiro ciclo. Os primeiros dias de exercícios servem para o corpo se acostumar com o ritmo de treinamento e não sentir quando a atividade ficar mais intensa. Segunda-feira Corrida leve com, no mínimo, dez minutos e, no máximo, quinze. Mesmo que ainda se sinta em condições de continuar a corrida, não ultrapasse esse tempo, pois a intenção é seguir um cronograma de corrida. Caminhada de dois minutos de forma acelerada pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhada de dois minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos e dois e três por cinco vezes. Repita o passo um.

12 Quarta-feira Corrida leve com, no mínimo, 10 min e, no máximo, 15. Mesmo que ainda se sinta em condições de continuar a corrida, não ultrapasse esse tempo, pois a intenção é seguir um cronograma de corrida. Caminhada de dois minutos de forma acelerada, pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhada de mais dois minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos e dois e três por cinco vezes. Repita o passo um. Sábado Corrida de dois a três quilômetros de forma contínua. Marque o tempo para comparar com o desempenho dos dias seguintes. Caminhada de dois minutos de forma acelerada, pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhada de mais de dois minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos dois e três por cinco vezes. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descanso regenerativo.

13 A segunda semana serve para aumentar um pouco o ritmo e analisar a melhoria no tempo de acordo com a primeira etapa. Além de ajudar a perder um pouco da massa gorda em função do esforçado ser maior, a segunda semana ajuda no objetivo inicial, que é deixar o organismo apto a resistir e a aumentar o nível de oxigênio. Somente assim você poderá correr 10 Km sem lesões e cansaço extremo. Segunda-feira Corrida leve com no mínimo, 15min e, no máximo, 20. Mesmo que ainda se sinta em condições de continuar a corrida, não ultrapasse esse tempo, pois a intenção é seguir um cronograma. Caminhada por três minutos de forma acelerada, pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhada de mais três minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos e dois e três por cinco vezes. Repita o passo um.

14 Quarta-feira Corrida leve com, no mínimo, 15min e, no máximo, 20. Mesmo que ainda se sinta em condições de continuar a corrida, não ultrapasse esse tempo, pois a intenção é seguir um cronograma. Caminhada por três minutos de forma acelerada pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhada de mais três minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos e dois e três por cinco vezes. Repita o passo um. Sábado Corrida cinco quilômetros de forma contínua. Marque o tempo para analisar o desempenho. Caminhada de dois minutos de forma acelerada pra evitar uma parada brusca nos movimentos. Caminhe mais dois minutos num ritmo mais lento, como se estivesse passeando. Repita os passos e dois e três por cinco vezes. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descanso regenerativo.

15 Na terceira semana, você pode começar a acelerar o ritmo da corrida. Se o cronograma foi seguido à risca até aqui, o corpo já está preparado para suportar esse aumento na carga do treinamento. A principal diferença deve estar no controle da respiração e na ausência de desconforto com a rotina de treinos. Segunda-feira Corrida de 30 minutos de forma continuada. Se puder, marque quantos quilômetros executou nesse tempo. Caminhada rápida de cinco minutos. Caminhada lenta de três minutos. Repita os passos dois e três por cinco vezes.

16 Quarta-feira Corrida 30 minutos de forma continuada. Se puder marque quantos Km executou nesse tempo. Caminhada rápida de cinco minutos. Sábado Corrida cinco quilômetros de forma contínua. Marque o tempo de execução Caminhada rápida de cinco minutos. Caminhada lenta de três minutos. Caminhada lenta de três minutos. Repita os passos dois e três por cinco vezes. Repita os passos dois e três por cinco vezes. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descanso regenerativo.

17 Na quarta semana você terá uma série intermediária para chegar ao objetivo principal. Nessa etapa, os exercícios trarão todos os benefícios aeróbicos que a corrida proporciona e o desconforto ficará próximo à zero. Além disso, o corpo estará se preparando para maiores distâncias e frequências. Segunda-feira Corrida de 30 minutos de forma continuada. Se puder, marque quantos quilômetros executou nesse tempo. Caminhada rápida de cinco minutos. Caminhada lenta de três minutos. Repita os passos dois e três por cinco vezes.

18 Quarta-feira Corrida de 30 minutos de forma continuada. Se puder marque quantos Km executou nesse tempo. Caminhada rápida de cinco minutos. Sábado Corrida de 45min de forma continuada. Se puder, marque quantos quilômetros executou nesse tempo. Caminhada rápida de cinco minutos. Caminhada lenta de três minutos. Caminhada lenta de três minutos. Repita os passos dois e três por cinco vezes. Repita os passos dois e três por cinco vezes. Os outros dias da semana devem ser usados para descanso regenerativo.

19 Na quinta semana o ritmo fica ainda mais acelerado. Nesse momento o corpo já deve estar preparado para acelerar ainda mais. A partir da quinta semana os tempos serão maiores, o que pode gerar um certo incômodo no início, mas o corpo logo, logo se adapta. Segunda-feira Corrida de 30 minutos contínuos. Se for possível marque a distância percorrida. Quarta-feira Repita o treinamento de segunda-feira. Sábado Corrida de oito adapta contínuos. Marque o tempo que levou para completar o percurso. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descanso regenerativo.

20 A sexta semana será, basicamente, uma repetição da anterior, mas os tempo de corrida será maior. A intenção nessa etapa é aumentar a distância. Segunda-feira Corrida de 30 minutos contínuos. Quarta-feira Corrida de 45 minutos contínuos. Sábado Corrida de 50 minutos contínuos. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descansos regenerativos.

21 Nas etapas anteriores, você buscou aumentar sua resistência para alcançar os 10 km. Agora vem o aquecimento para o desempenho da oitava semana que é o seu principal objetivo. Segunda-feira Corrida de 45 minutos contínuos. Quarta-feira Corrida de 45 minutos contínuos. Sábado Corrida de dez quilômetros contínuos, mas com um ritmo mais acelerado. Intercale cinco quilômetros de corrida rápida com cinco quilômetros de corrida leve. Se preferir, você poderá intercalar de dois em dois. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descanso regenerativo.

22 Você está pronto para atingir o seu objetivo? A oitava semana chegou para você correr os 10 Km ininterruptos e num nível elevado. Nessa etapa, além de concluir a sequência de treinamento, você irá identificar o ritmo adequado para alcançar um desempenho melhor e, ao mesmo tempo, evitar o desgaste e a falta de vitaminas no corpo. Vamos lá! Segunda-feira Corrida de 50 minutos contínuos Quarta-feira Corrida de 30 minutos contínuos Sábado O grande objetivo. Corrida de 10 km contínuos e no menor espaço de tempo possível. Corra sempre maior velocidade que conseguiu atingir nas semanas anteriores. Os outros dias da semana devem ser utilizados para descansos regenerativos.

23 Resumo das semanas A primeira e a segunda semanas servem para acostumar o corpo com corridas e caminhadas leves intercaladas. Na terceira e na quarta semana, o objetivo é acelerar o compasso sem sofrer com desconfortos comuns da corrida. Por isso que o programa intercala corridas mais longas e mais rápidas com a segurança das duas primeiras semanas. A quinta e sexta semanas são fundamentais, pois é nessa etapa que centralizamos a resistência buscada nas semanas anteriores com o esforço necessário para as duas últimas semanas. Na sétima e oitava semanas acontece o ápice do treinamento. Por isso que é importante chegar a esse momento extremamente preparado. Procure aumentar o ritmo para melhorar os resultados. Você já adquiriu resistência agora é hora de conseguir agilidade.

24 Mesmo que tenha desempenhado o treinamento de forma satisfatória e da maneira indicada, algumas surpresas podem ocorrer. Para se preparar para todos os empecilhos, considere todos os pontos a seguir: Evite correr muito no início da prova. No início, a necessidade de oxigênio é muito maior. Com o passar do trajeto, a respiração diminui e a velocidade aumenta. Alguns momentos em que você acelera o ritmo podem não ser bem aceitos pelo corpo, por isso que os treinos de duas semanas são sempre bem próximos. Caso você perceba um cansaço fora do controle, diminua o ritmo e mantenha a frequência. O importante é chegar ao final com a meta concluída. Antes de iniciar a contagem das oito semanas e realizar o treinamento proposto, faça algumas caminhadas leves para perceber qual é a resistência de seu corpo e se sente algum tipo de dor, especialmente na canela, pois o incômodo tende a aumentar com a corrida. Alguns tipos de dores podem diminuir com o treinamento. A caminhada será um termômetro para descobrir isso.

25 Guia de compras Compre um tênis adequado para o seu tipo de pisada e de acordo com o seu gosto. Com as informações corretas sobre conforto e a resistência do calçado, você vai perceber que não precisa gastar muito para adquirir um tênis apropriado. Existe uma diversidade de modelos que agradam aos diversos tipos de bolsos, gostos e necessidades. O acessório mais importante para a corrida de rua é o tênis, mas é preciso adquirir uma roupa esportiva. Nesse caso procure roupas leves e que fiquem próximas ao corpo. Esse detalhe é importante para evitar que o vento que poderá ficar preso na roupa aumente o peso do ar e diminua o desempenho. Coloque em prática esse guia e usufrua dos benefícios da corrida em menos de dois meses. Você curte correr? Acompanhe o blog ViverCorrendo.com e deixe seus treinos ainda melhores!

Mesomorfo, Ectomorfo ou Endomorfo? Qual o seu tipo físico?

Mesomorfo, Ectomorfo ou Endomorfo? Qual o seu tipo físico? Mesomorfo, Ectomorfo ou Endomorfo? Qual o seu tipo físico? Você provavelmente já notou que seu corpo não é o mesmo que o de seus amigos ou colegas de trabalho. Algumas pessoas tendem a ser mais magras

Leia mais

www.receitasganharmassamuscular.com

www.receitasganharmassamuscular.com Esse e-book é oferecido como bônus na compra do e- book Receitas Anabólicas no site: www.receitasganharmassamuscular.com INTRODUÇÃO Nesse e-book você vai aprender a montar uma dieta para musculação personalizada,

Leia mais

saúde Sedentarismo Os riscos do Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se!

saúde Sedentarismo Os riscos do Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se! saúde Sinal Canal de Comunicação da Sistel para os Usuários de Saúde Ano I - Nº 4 - Dezembro 2014 Os riscos do Sedentarismo Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se! O sedentarismo é resultado

Leia mais

Treinamento Especial de abdominais.

Treinamento Especial de abdominais. Treinamento Especial de. Aviso Legal Termos e Condições AVISO LEGAL O Editor tem se esforçado para ser o mais preciso e pleto possível na criação deste E-book, não entanto ele não garante ou representa,

Leia mais

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos.

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos. por Christian Haensell A flexibilidade do corpo e das juntas é controlada por vários fatores: estrutura óssea, massa muscular, tendões, ligamentos, e patologias (deformações, artroses, artrites, acidentes,

Leia mais

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf ELÁSTICO OU BORRACHA Sugestão: 1 kit com 3 elásticos ou borrachas (com tensões diferentes: intensidade fraca, média e forte) Preço: de

Leia mais

SEMANA 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12. 16,44 km PLANILHA DE TREINO. Semana de treino para melhora da capacidade pulmonar.

SEMANA 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12. 16,44 km PLANILHA DE TREINO. Semana de treino para melhora da capacidade pulmonar. SEMANA 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 40 42 42 LONGO 5 X (6min CL / 2min CA) Trabalho muscular 6 X (5 min CL / 2 min Caminhada) Trabalho muscular 6 km CL (Pace) 5,13km (8'/km) 5,31 km (8'24"/km) 6

Leia mais

8 DICAS PARA COMEÇAR A EMAGRECER CORRENDO

8 DICAS PARA COMEÇAR A EMAGRECER CORRENDO 8 DICAS PARA COMEÇAR A EMAGRECER CORRENDO Pâmela Torriani Sou Pâmela Torriani, 27 anos, profissional de Educação Física e corredora de rua. Atuo como Personal Trainer e ajudo diversos alunos a enfrentar

Leia mais

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore Manual do corredor n Este manual tem como objetivo orientar o corredor iniciante que pretende praticar corridas em busca de bem estar e condicionamento físico. n São dicas aprendidas em livros e observações

Leia mais

Por Personal Trainer Rui Barros

Por Personal Trainer Rui Barros Por Personal Trainer Rui Barros MANTER O PONTO DE EQUILIBRIO E NÃO RESISTIR À MUDANÇA Uma vez que estamos a terminar o nosso ciclo de treinos de verão, gostava de deixar ao leitor uma mensagem de conforto

Leia mais

FAQ ironguides INSTRUÇÕES DE TREINO : BUILDING ROUTINE

FAQ ironguides INSTRUÇÕES DE TREINO : BUILDING ROUTINE FAQ ironguides INSTRUÇÕES DE TREINO : BUILDING ROUTINE 1 ESTRUTURA DA PLANILHA ESTRUTURA DA PLANILHA Dia da Semana: Procure seguir a ordem da planilha. Descrição detalhada do seu PRIMEIRO TREINO: Aqui

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo

A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo A alimentação adequada e nutricionalmente equilibrada é um dos fatores importantes e essenciais para a otimização do desempenho, sendo

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Flexibilidade Total Saiba como Melhorar sua Flexibilidade através de Alongamentos Específicos por Joey Atlas Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Rotina de 6 minutos

Leia mais

MOVE BRASIL CORRIDAS

MOVE BRASIL CORRIDAS MOVE BRASIL CORRIDAS O MOVE Brasil Corridas é um programa de treinamento de corridas, fácil, prático e acessível, com a ideia de entusiasmar e preparar as pessoas para começarem a correr. A proposta tem

Leia mais

Programa de 5 Km Iniciantes Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Programa de 5 Km Iniciantes Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo A popularização da de rua ocorreu devido a vários interesses, tais como: qualidade de vida, promoção de saúde, estética, integração social, fuga do estresse e busca de atividades prazerosas ou competitivas.

Leia mais

Atualmente muito se tem ouvido falar e os estudos científicos. comprovam que a prática física diária é considerada um dos fatores

Atualmente muito se tem ouvido falar e os estudos científicos. comprovam que a prática física diária é considerada um dos fatores Atualmente muito se tem ouvido falar e os estudos científicos comprovam que a prática física diária é considerada um dos fatores que contribui efetivamente para uma melhor qualidade de vida do indivíduo.

Leia mais

Existem apenas 3 partes importantes para alcançar o seu objetivo.

Existem apenas 3 partes importantes para alcançar o seu objetivo. Por Carlos J. Cara amiga, se você chegou até aqui é porque realmente se interessa em alcançar o corpo que você almeja. Portanto, eu te dou meus parabéns! Se você seguir as instruções que vou te ensinar,

Leia mais

Manual do. Corredor Unimed. Dicas para você ganhar as pistas e mais saúde.

Manual do. Corredor Unimed. Dicas para você ganhar as pistas e mais saúde. Manual do Corredor Unimed Dicas para você ganhar as pistas e mais saúde. Manual do Corredor Unimed Dicas para você ganhar as pistas e mais saúde. Colaboração: Assessoria Gold Runners - Joinville - SC

Leia mais

Como se preparar para a semana de provas

Como se preparar para a semana de provas Como se preparar para a semana de provas REGRAS DE ESTUDO (APLICAR DIARIAMENTE) ANTES DO INÍCIO DE CADA ATIVIDADE 1º CONCENTRAÇÃO (1 A 2 MINUTOS) PROCURE A SEQUÊNCIA: * FIQUE EM POSIÇÃO CONFORTÁVEL; *

Leia mais

O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS

O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS COMO SUPERAR O SEU RECORD PESSOAL Depois de quebrada a barreira de muitos km a pedalar e terminadas com algum conforto as primeiras provas de Granfondo e Ultra Endurance, surge

Leia mais

POR QUE SER ATIVO ALBERTO OGATA

POR QUE SER ATIVO ALBERTO OGATA POR QUE SER ATIVO ALBERTO OGATA O nosso corpo é uma máquina fantástica, que não foi feita para ficar parada. Se você estiver realmente decidido a ter uma atitude positiva em relação a sua saúde e ao seu

Leia mais

INTRODUÇÃO. Bem-vindo ao programa Base Atlética!

INTRODUÇÃO. Bem-vindo ao programa Base Atlética! INTRODUÇÃO Bem-vindo ao programa Base Atlética! Nossa missão é promover o bem-estar, através de atividade física que gere saúde e te proporcione curtir os bons momentos da vida na sua integridade. Afinal,

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

FISIOLOGIA DA HIDRATAÇÃO:

FISIOLOGIA DA HIDRATAÇÃO: FISIOLOGIA DA HIDRATAÇÃO: Ed Burke, Phd. Fisiologista do Esporte da Universidade do Colorado (USA). DEFINIÇÃO: Causas de fadiga muscular: - Desidratação: Transpiração, respiração, produção de urina. -

Leia mais

EMAIL 1 ASSUNTO: Comece a Comer Certo

EMAIL 1 ASSUNTO: Comece a Comer Certo EMAIL 1 ASSUNTO: Comece a Comer Certo Olá, tudo bem? Obrigado pelo cadastro no meu site! Nos próximos dias vou passar para você algumas dicas ótimas para aumentar a massa muscular. Se você está buscando

Leia mais

Tema 2: Mercado. Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor. Unidade 1: Fornecedor é parceiro

Tema 2: Mercado. Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor. Unidade 1: Fornecedor é parceiro Tema 2: Mercado Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor Unidade 1: Fornecedor é parceiro Olá, caro(a) aluno(a). Este material destina-se ao seu uso como aluno(a) inscrito(a) no Curso Aprender a Empreender

Leia mais

DESCUBRA UM GUIA PARA CONSTRUIR UMA BASE FORTE POR JOHN SMITH

DESCUBRA UM GUIA PARA CONSTRUIR UMA BASE FORTE POR JOHN SMITH DESCUBRA A S U A P A S S A D A UM GUIA PARA CONSTRUIR UMA BASE FORTE POR JOHN SMITH COMO USAR ESTE GUIA ESTE GUIA ENSINARÁ TÉCNICAS PARA VOCÊ APERFEIÇOAR A FORMA COMO VOCÊ CORRE AUMENTANDO EQUILÍBRIO,

Leia mais

Qualidade de vida laboral

Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral INTRODUÇÃO: Prevenir doenças ocupacionais (DORT Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho / LER Lesões por Esforços Repetitivos) decorrentes

Leia mais

Calendário de etapas 2015

Calendário de etapas 2015 Calendário de etapas 2015 Cidade Data Joaçaba Itajaí Mafra Jaraguá do Sul Xanxerê Brusque Tubarão São Bento do Sul Blumenau Concórdia Rio do Sul Joinville Fraiburgo Florianópolis São Miguel do Oeste Chapecó

Leia mais

MANUAL DE USO TREINOS E EQUIPAMENTOS

MANUAL DE USO TREINOS E EQUIPAMENTOS 2015 MANUAL DE USO TREINOS E EQUIPAMENTOS FITA SUSPENSA BOLA SUIÇA FAIXA ELÁSTICA CORDA PROFISSIONAL TAPETE DE EXERCÍCIOS MOCHILA SACO Nossos equipamentos são leves, práticos e simples de usar para que

Leia mais

25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar

25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar 25 Dicas Para Viver Com Menos Açúcar O açúcar pode ser ótimo para o nosso humor, mas é péssimo para a nossa saúde. O excesso dele conduz à obesidade, diabetes, ao câncer, entre outros. Às vezes, muitos

Leia mais

Conteúdos Como Ganhar 9 Kg de Massa Muscular em 9 Meses... 4

Conteúdos Como Ganhar 9 Kg de Massa Muscular em 9 Meses... 4 1 Conteúdos Como Ganhar 9 Kg de Massa Muscular em 9 Meses... 4 Dieta Paleo para Ganhar Massa Muscular... 6 Alimentos A Comer e A Evitar na Dieta Paleo... 7 O Que Mudei Na Minha Alimentação?... 8 Como Fazer

Leia mais

Seqüência completa de automassagem

Seqüência completa de automassagem Seqüência completa de automassagem Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha.

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

SAÚDE. Apresentação do tema: Saúde. É um completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade.

SAÚDE. Apresentação do tema: Saúde. É um completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade. Apresentação do tema: Saúde É um completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade. 1.Desenvolvimento das Capacidades Motoras - Resistência - Força - Velocidade

Leia mais

5 Exercícios Para Perder Barriga

5 Exercícios Para Perder Barriga 5 Exercícios Para Perder Barriga PRODUZIDO POR: [MANUAL EMAGRECER] Introdução Todos nós odiamos profundamente a gordura da barriga, mas parece tão fácil aumentar a flacidez e a gordura ali naquele ponto

Leia mais

http://ganharpeso.info

http://ganharpeso.info Saiba Porque Não Consegue Ganhar Peso Já pensou inúmeras vezes na sua vida porque é que não consegue ganhar peso nem massa muscular) e, em 90% dos casos, terá pensado que se deve à sua genética. Se os

Leia mais

Confira a lista dos 25 melhores alimentos para emagrecer:

Confira a lista dos 25 melhores alimentos para emagrecer: Emagrecer nem sempre é uma das tarefas mais simples. A fórmula parece simples (dieta + exercício + descanso) porém diferentes pessoas precisam de diferentes soluções. Uma coisa é certa: qualquer ajuda

Leia mais

Pilates e Treinamento Funcional

Pilates e Treinamento Funcional Pilates e Treinamento Funcional Quem gosta de atividade física com certeza já ouviu falar sobre duas modalidades que estão "em alta" recentemente: o PILATES e o TREINAMENTO FUNCIONAL. Como escolher a melhor

Leia mais

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES O QUE É MUSCULAÇÃO? A musculação é um exercício de contra-resistência utilizado para o desenvolvimento dos músculos esqueléticos. A partir de aparelhos, halteres, barras,

Leia mais

5 receitas para emagrecer e manter a forma física

5 receitas para emagrecer e manter a forma física 5 receitas para emagrecer e manter a forma física Hoje em dia, a busca pelo corpo perfeito e por manter hábitos saudáveis está em voga em boa parte do mundo. As pessoas têm perseguido um estilo de vida

Leia mais

o Amor Fundamental Vínculo mamãe-bebê,

o Amor Fundamental Vínculo mamãe-bebê, Vínculo mamãe-bebê, o Amor Fundamental Tudo que uma mãe mais deseja é ver seu filho crescer independente e feliz. O vínculo entre a mãe e o bebê nasce antes mesmo de o bebê nascer. Essa experiência amorosa

Leia mais

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora?

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora? ATENÇÃO! A informação contida neste material é fornecida somente para finalidades informativas e não é um substituto do aconselhamento por profissionais da área da saúde como médicos, professores de educação

Leia mais

treinofutebol.net treinofutebol.net

treinofutebol.net treinofutebol.net Alimentação do Desportista A alimentação pode influenciar positiva ou negativamente o rendimento dum atleta, devendo consequentemente ser orientada no sentido de não só melhorar a sua capacidade desportiva,

Leia mais

Agora que tenho diabetes... O que posso fazer para permanecer no controle?

Agora que tenho diabetes... O que posso fazer para permanecer no controle? Agora que tenho diabetes... O que posso fazer para permanecer no controle? Tenho diabetes: o que isso significa, afinal? Agora que você recebeu o diagnóstico de diabetes, você começará a pensar em muitas

Leia mais

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão!

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão! Praticando vitalidade Sedentarismo corra desse vilão! O que é sedentarismo? Sedentarismo é a diminuição de atividades ou exercícios físicos que uma pessoa pratica durante o dia. É sedentário aquele que

Leia mais

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano.

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano. Biomecânica Parte do conhecimento da Ergonomia aplicada ao trabalho origina-se no estudo da máquina humana. Os ossos, os músculos, ligamentos e tendões são os elementos dessa máquina que possibilitam realizar

Leia mais

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora?

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora? ATENÇÃO! A informação contida neste material é fornecida somente para finalidades informativas e não é um substituto do aconselhamento por profissionais da área da saúde como médicos, professores de educação

Leia mais

CONSELHOS para uma boa alimentação em viagens por estrada

CONSELHOS para uma boa alimentação em viagens por estrada CONSELHOS para uma boa alimentação em viagens por estrada 1 Água ALIMENTE-SE DE FORMA EQUILIBRADA E SAUDÁVEL. A alimentação influi na sua segurança ao volante. Uma alimentação incorreta pode gerar fadiga,

Leia mais

AIR ALERT III : Um Programa Completo Para Saltos Verticais

AIR ALERT III : Um Programa Completo Para Saltos Verticais AIR ALERT III : Um Programa Completo Para Saltos Verticais AIR ALERT III : Um Programa Completo Para Saltos Verticais Traduzido por: Halian Vilela Original em inglês retirado do link http://www.home.no/slominski/air%20alert%20iii.htm

Leia mais

Conselhos para ter uma vida mais saudável

Conselhos para ter uma vida mais saudável Conselhos para ter uma vida mais saudável Colégio Richard Anderson Turma de Português : 2ºA - 2014 Professora: Nóris Blank Autores: Josefina Galain - Mª Paz Juambeltz San9ago Ribeiro - Luca Spektor María

Leia mais

Uso de salto alto pode encurtar músculos e tendões e até provocar varizes!!!

Uso de salto alto pode encurtar músculos e tendões e até provocar varizes!!! Uso de salto alto pode encurtar músculos e tendões e até provocar varizes!!! Dores frequentes nos pés, calosidades e vermelhidão são os primeiros sinais de abuso do salto alto e bico fino. Bonitos, elegantes

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA DA CAPACITAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO CIÊNCIA PARA SAÚDE E OPERACIONALIDADE

INSTITUTO DE PESQUISA DA CAPACITAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO CIÊNCIA PARA SAÚDE E OPERACIONALIDADE INSTITUTO DE PESQUISA DA CAPACITAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO CIÊNCIA PARA SAÚDE E OPERACIONALIDADE PROGRAMA DE TREINAMENTO FÍSICO PARA O CURSO DE AÇÕES DE COMANDOS ELABORADO PELO INSTITUTO DE PESQUISA DA CAPACITAÇÃO

Leia mais

LER/DORT. www.cpsol.com.br

LER/DORT. www.cpsol.com.br LER/DORT Prevenção através s da ergonomia DEFINIÇÃO LER: Lesões por Esforços Repetitivos; DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho; São doenças provocadas pelo uso inadequado e excessivo

Leia mais

Entendendo a lipodistrofia

Entendendo a lipodistrofia dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,

Leia mais

4 edição. Conteúdo exclusivo com dicas e orientações para pedalar melhor

4 edição. Conteúdo exclusivo com dicas e orientações para pedalar melhor a 4 edição Conteúdo exclusivo com dicas e orientações para pedalar melhor Nanna Pretto Equipe técnica desta edição @ nannapr www.dicademae.com É sócia-diretora da agência GaP Conteúdo, que há mais de três

Leia mais

VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE?

VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE? VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE? Dicas Gerais para uma Boa Postura 1) Manter o topo da tela ao nível dos olhos e distante cerca de um comprimento de braço (45cm ~ 70cm); 2) Manter a cabeça e pescoço

Leia mais

Exercícios além da academia

Exercícios além da academia Exercícios além da academia Pilates É uma modalidade de atividade física realizada em aparelhos, bolas e no solo, que proporciona fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e correção da postura.

Leia mais

Dicas Para Emagrecer com Saúde

Dicas Para Emagrecer com Saúde 2011 www.blog.vivaplenamente.com Página 1 DIREITOS DE DISTRIBUIÇÃO Você pode distribuir este e-book livremente, assim como presenteá-lo a través do seu site ou blog aos seus visitantes e clientes. A única

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva.

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Entender os benefícios

Leia mais

Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com

Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com 1 Distribuição Gratuita. Este e-book em hipótese alguma deve ser comercializado ou ter seu conteúdo modificado. Nenhuma parte deste e-book pode ser reproduzida ou transmitida sem o consentimento prévio

Leia mais

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Treinamento e nutrição.

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Treinamento e nutrição. Conteúdo: Treinamento e nutrição. Habilidades: Relacionar a alimentação saudável com a prática de exercícios físicos. X Nutrientes macronutrientes micronutrientes Micronutrientes Macronutrientes A importância

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma Projeto Verão O Iate é sua Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma por rachel rosa fotos: felipe barreira Com a chegada do final

Leia mais

A DIETA CERTA SAÚDE IATE

A DIETA CERTA SAÚDE IATE Ganhar músculos ou perder peso requer alimentos diferentes. Adequar o hábito alimentar aos objetivos garante resultados mais rápidos e eficazes A DIETA CERTA A alimentação equilibrada é essencial para

Leia mais

Exercícios específicos para a barriga que enrijecem os músculos da região e ajudam na manutenção de uma boa postura.

Exercícios específicos para a barriga que enrijecem os músculos da região e ajudam na manutenção de uma boa postura. 13/05/2004-05h31 Atividades físicas trazem riscos ocultos para o corpo KATIA DEUTNER Free-lance para a Folha de S.Paulo Você sabe: eles fazem bem ao coração, aos ossos, ao colesterol, à pressão, às articulações,

Leia mais

BICICLETA VERTICAL MAGNÉTICA DELUXE

BICICLETA VERTICAL MAGNÉTICA DELUXE BICICLETA VERTICAL MAGNÉTICA DELUXE MANUAL DO USUÁRIO IMPORTANTE! Por favor, leia todas as instruções cuidadosamente antes de usar este produto. Guarde este manual para referência futura. As especificações

Leia mais

BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE

BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE MANUAL DO USUÁRIO IMPORTANTE! Por favor, leia todas as instruções cuidadosamente antes de usar este produto. Guarde este manual para referência futura. As especificações

Leia mais

Perder Peso Pedalando

Perder Peso Pedalando Perder Peso Pedalando Pedalar: Caminho para um estilo de vida saudável. Tudo o que você precisa saber. Quase todo mudo quer perder peso para melhorar a aparência e também para a melhora geral da saúde.

Leia mais

Exercícios e bem estar na gestação

Exercícios e bem estar na gestação na gestação Sete motivos para você exercitar-se durante a gravidez. Aumente sua energia. Melhore a qualidade do seu sono. Reduza o desconforto. Prepare-se para a chegada do bebe. Reduza a ansiedade. Melhore

Leia mais

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho PÓS-OPERATÓRIO Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho Estes exercícios são importantes para aumentar a circulação em seus pés e pernas e prevenir coágulos sanguíneos. Eles também são

Leia mais

Mexa-se. A importância de ser ativo

Mexa-se. A importância de ser ativo Mexa-se A importância de ser ativo Supervisão editorial: Dr. Gilberto Ururahy UNIDADE BOTAFOGO Rua Lauro Müller, 116-34º Andar Torre Rio Sul CEP 22290-160 Botafogo Rio de Janeiro RJ Tel. (21) 2546-3000

Leia mais

Oi Lindona! Eu sou MILLA PADUA, Coach de Boa Forma

Oi Lindona! Eu sou MILLA PADUA, Coach de Boa Forma Oi Lindona! Eu sou MILLA PADUA, Coach de Boa Forma Eu mudei radicalmente o meu estilo de vida e conquistei o corpo que eu sempre sonhei após a maternidade. É isso aí! Tem gente que acha que depois dos

Leia mais

Dieta da Banana Mini-Curso. 1 Copyright 2009 http://dietasobcontrole.org - Todos os Direitos Reservados.

Dieta da Banana Mini-Curso. 1 Copyright 2009 http://dietasobcontrole.org - Todos os Direitos Reservados. 1 Como começar: Sem demora Sem gastos Sem perda de tempo Sumário 1. Só comendo bananas de manhã? 2. Este método de dieta considera o tempo de descanso do estômago e intestino. 3. Uma boa noite de sono

Leia mais

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA APRENDA A CUIDAR DA SUA COLUNA Elaboração: Júlia Catarina Sebba Rios Pesquisa: Efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna em idosos ati vos e sedentários

Leia mais

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA

HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA HÁBITO DE ESTUDO: ORGANIZAÇÃO E PERSISTÊNCIA Franciele Xhabiaras Grapiglia Graduada em Pedagogia Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional frangrapiglia@yahoo.com.br Estamos sempre em processo

Leia mais

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna 4ª\edição 2015 tt Prezado(a) Paciente, Essa cartilha foi elaborada especialmente para você, paciente da Escola de Coluna do Into. Aqui você

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com maior freqüência para a terapia da coluna lombar, Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita.

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita. serenamente A fim de obter o máximo de benefícios a partir da prática da meditação, precisamos entender um pouco sobre postura e técnicas de respiração corretas. Se você não está respirando direito e sua

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MUNICIPAL SEMSA / BONFIM Nº 001/2015 COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL PARA PROVA DE CAPACITAÇÃO FÍSICA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MUNICIPAL SEMSA / BONFIM Nº 001/2015 COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL PARA PROVA DE CAPACITAÇÃO FÍSICA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MUNICIPAL SEMSA / BONFIM Nº 001/2015 COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL PARA PROVA DE CAPACITAÇÃO FÍSICA 1. Participarão desta etapa os candidatos aprovados/classificados

Leia mais

Colaborador técnico desta edicão

Colaborador técnico desta edicão a 7 edição Colaborador técnico desta edicão Marcelo Jaime Vieira Líder Retenção Bio Ritmo Cerro Corá Marcelo Jaime Vieira é Educador Físico formado em 1995 pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí.

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude dos ombros e parte superior das costas. Mobiliza os deltóides, rotadores da

Leia mais

DIVISÃO DESENVOLVIMENTO SOCIAL GABINETE DE DESPORTO

DIVISÃO DESENVOLVIMENTO SOCIAL GABINETE DE DESPORTO DIVISÃO DESENVOLVIMENTO SOCIAL GABINETE DE DESPORTO TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO PARA IDOSOS Introdução Uma velhice tranquila é o somatório de tudo quanto é beneficio do organismo, como por exemplo, exercícios

Leia mais

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM A FIBROMIALGIA consiste numa síndrome - conjunto de sinais e sintomas - com manifestações de

Leia mais

Os erros que te impedem de emagrecer!

Os erros que te impedem de emagrecer! Os erros que te impedem de emagrecer! Os 20 erros que comprometem o seu emagrecimento Este artigo é de total responsabilidade e criação de GWBrasil. Acesse e saiba mais: http://goworkoutbrasil.com 1. Não

Leia mais

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora?

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora? ATENÇÃO! A informação contida neste material é fornecida somente para finalidades informativas e não é um substituto do aconselhamento por profissionais da área da saúde como médicos, professores de educação

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes.

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Atividade Física A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver

Leia mais

24 motivos. academia. para entrar na

24 motivos. academia. para entrar na para entrar na academia Mais um ano se inicia e com ele chegam novas perspectivas e objetivos. Uma das principais promessas feitas é deixar o sedentarismo de lado e entrar na academia! Nesta época é comum

Leia mais

15/08/2013. Acelerado crescimento e desenvolvimento: IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NESSA FASE. Atinge 25% da sua altura final

15/08/2013. Acelerado crescimento e desenvolvimento: IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NESSA FASE. Atinge 25% da sua altura final Laís Cruz Nutricionista CRN 3 18128 2013 Período de transição entre infância e vida adulta (dos 10 aos 19 anos de idade) Muitas transformações físicas, psicológicas e sociais Acelerado crescimento e desenvolvimento:

Leia mais

ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES

ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES Os inquéritos foram realizados junto de alunos do 6º ano da Escola EB 2,3 de Matosinhos, durante o mês de Novembro de 24. Responderam ao inquérito 63

Leia mais

Artigo especial: Os 8 piores hábitos alimentares.

Artigo especial: Os 8 piores hábitos alimentares. Artigo especial: Os 8 piores hábitos alimentares. Hábitos alimentares normalmente se referem a um amplo conceito de preferências, costumes e modos de comer, de um indivíduo ou população. Vários fatores

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

MUSCULAÇÃO PRINCÍPIOS BÁSICOS

MUSCULAÇÃO PRINCÍPIOS BÁSICOS 1 MUSCULAÇÃO PRINCÍPIOS BÁSICOS Prof. Dr. Valdir J. Barbanti Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo A musculação refere-se à forma de exercícios que envolvem

Leia mais

Veja 100 dicas para passar em concursos públicos

Veja 100 dicas para passar em concursos públicos Veja 100 dicas para passar em concursos públicos Concurso público é a opção escolhida por milhares de pessoas que estão em busca de segurança e bom salário. Depois de tantas colunas sobre o tema, reuni

Leia mais

MEIA MARATONA PROGRAMA DE TREINO DE 12 SEMANAS

MEIA MARATONA PROGRAMA DE TREINO DE 12 SEMANAS MEIA MARATONA PROGRAMA DE TREINO DE 12 SEMANAS 1 O OBJETIVO D E S T E P L A N O N Ã O É F A Z E R V O C Ê C R U Z A R A L I N H A D E C H E G A D A, M A S S I M F A Z E R A SUA MELHOR VERSÃO CRUZAR A LINHA

Leia mais