PIROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PIROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr."

Transcrição

1 PIROMETALURGIA Prof. Carlos Falcão Jr.

2 PIROMETALURGIA 1 - Preparação das matérias-primas a)pelotização Pequenas esferas resultantes de um processo de aglomeração de finos do minério, aditivos ou fundentes (calcário e dolomita) e aglomerantes - 0,5 a 0,75% - (bentonita e cal hidratada), que pode ser endurecida a frio ou a quente.

3 1 - Preparação das matérias-primas a) Pelotização PIROMETALURGIA Geralmente, a pelotização do minério é feita pelos produtores de minério de ferro. As pelotas possuem faixa estreita de tamanho, qualidade uniforme e boa permeabilidade do gás durante as reações no alto-forno. São fáceis de armazenar e de transportar.

4 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA Operação realizada com a finalidade de aglutinar os finos do minério de ferro. Teores elevados de finos obstruem a entrada de ar, diminuindo a velocidade de entrada do ar no alto-forno para ocorrer a combustão. Após a sinterização, o sínter pode apresentar teores de ferro entre 55 e 60%.

5 b.4) Sinterização: transformação da mistura em sínter 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA Resumidamente, as etapas da sinterização são: b.1) Carregamento da matéria-prima b.2) Homogeneização: formação, umidificação e nodulização da mistura b.3) Carregamento da mistura na esteira de sinterização

6 b.9) Transporte do sínter aos silos de alimentação do alto-forno 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização Resumidamente, as etapas da sinterização são: b.5) Quebra do bolo de sínter b.6) Peneiramento a quente b.7) Resfriamento PIROMETALURGIA b.8) Peneiramento a frio

7 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.1) Carregamento da matéria-prima Todos os componentes da mistura são carregados e transportados, de forma individual, por correias transportadoras para a unidade de armazenagem.

8 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.1) Carregamento da matéria-prima A mistura é composta por minério de ferro, resíduos de produção (particulados recuperados do alto-forno e da aciaria), fundentes (cal, calcário, olivina e/ou dolomita), finos de retorno (pequenas partículas de minério recuperadas do próprio processo de sinterização) e combustível sólido (coque siderúrgico).

9 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização b.2) Homogeneização PIROMETALURGIA As matérias-primas são introduzidas em um tambor rotatório ( tambor misturador ) Movimento de rotação Água é adicionada à mistura por causa da umidade necessária para facilitar a micropelotização.

10 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.3) Carregamento da mistura na esteira de sinterização Sistema de transporte da mistura que termina na esteira de sinterização, onde é disposta uma camada composta por finos de retorno ( bedding ou falsa grelha ) O objetivo do bedding é filtrar parte dos gases inerentes ao processo, proteger as grelhas e evitar a aderência da mistura nestas.

11 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.4) Sinterização transformação da mistura em sínter A transformação da mistura em sínter ocorre basicamente pela ação do calor presente no processo. Inicialmente, esse calor vem de uma fonte externa (fornalha de ignição) proporcionando a ignição espontânea do combustível sólido (coque) contido na mistura.

12 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.4) Sinterização transformação da mistura em sínter Com a ignição do combustível, o calor gerado pela oxidação deste é suficiente para manter o processo de sinterização, sem fonte externa de calor. Outro pré-requisito, além do calor necessário à ignição, é o suprimento adequado de oxigênio.

13 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.4) Sinterização transformação da mistura em sínter A qualidade do sínter, a taxa de sinterização e o consumo de coque podem atingir níveis melhores com uma ignição adequada. A ignição do combustível inicia-se na camada superior, sinterizando a mistura.

14 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.4) Sinterização transformação da mistura em sínter Devido ao constante fluxo de ar de cima para baixo, as camadas inferiores também são sinterizadas até o final da esteira. A intensidade de ignição (Q/t) ideal é a que propicia somente a combustão necessária do coque da camada superficial da mistura, contribuindo para uma queima uniforme total.

15 melhorar a resistência da camada superficial 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.4) Sinterização transformação da mistura em sínter A ignição tem por objetivo: propagar a queima do coque de maneira uniforme, elevando a temperatura da camada superficial, permitindo sua combustão

16 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.4) Sinterização transformação da mistura em sínter A ignição tem por objetivo: reduzir o consumo de combustível melhorar a permeabilidade da camada superficial

17 No moedor, os pedaços tornam-se ainda menores, estando prontos para ir ao alto-forno. 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.5) Quebra do bolo de sínter O bolo de sínter, que está sobre a esteira, é despejado dentro de um triturador (quebrador de sínter). Este quebra o bolo de sínter em pedaços menores, que são encaminhados para um moedor ou britador de sínter.

18 Um sistema mecânico força os pedaços maiores contra a peneira, quebrando-os até que passem por ela. 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.6) Peneiramento a quente Os pedaços menores de sínter são transferidos, ainda quentes, até as peneiras vibratórias. Só passam pelas peneiras os pedaços entre 8 e 16 mm.

19 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização b.7) Resfriamento PIROMETALURGIA O sínter aquecido e peneirado é carregado através de uma calha até um resfriador circular. Neste, sofre resfriamento até uma temperatura de, aproximadamente, 80ºC.

20 Os finos retornam ao início do processo para serem utilizados como camada inferior nas esteiras de sinterização ( bedding ) ou à mistura inicial. 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.8) Peneiramento a frio O sínter é transportado por meio de correias até uma nova estação de peneiramento. Após o peneiramento, são retiradas amostras para ensaio.

21 1 - Preparação das matérias-primas b) Sinterização PIROMETALURGIA b.9) Transporte do sínter aos silos de alimentação no alto-forno O sínter é armazenado em novos silos. Daí, é transportado para o alto-forno, por meio de correias.

22 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) Ferro-gusa é um produto primário no ciclo da produção do aço. Deriva-se da redução inicial do minério de ferro no alto-forno. Tal redução resulta da combinação do carbono do coque com o oxigênio do minério (reação exotérmica). No alto-forno são misturados: minério (na forma de sínter), coque (ou carvão) e fundente.

23 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) Por ter baixo P.F., o fundente corresponde à fase líquida inicial da mistura. Sua função é tornar fluidas as impurezas, formando uma escória mais fusível. A queima contínua do coque ou do carvão vegetal, ativada pela insuflação de ar, disponibiliza o calor necessário à fusão do material. O ferro é gotejado no cadinho (parte inferior).

24 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) A escória, como é menos densa que o ferro, flutua sobre o material líquido, sendo separada por orifícios presentes em certa altura do cadinho. A retirada do ferro se dá por aberturas no fundo do cadinho. O ferro gusa, então, esfria até se tornar sólido.

25 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) O alto-forno opera em regime de contracorrente, ou seja, ocorrem 2 fluxos contínuos em sentidos contrários. De cima para baixo: desce a carga (minério de ferro, coque e fundentes). De baixo para cima: o ar pré-aquecido soprado pelas ventaneiras e os gases provenientes da combustão seguem em direção ao topo.

26 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.1 Operações no alto-forno Para se obter bons resultados na operação do alto-forno, 3 condições são importantes: Boa qualidade do coque e do minério de ferro utilizados na carga Bom controle do fluxo de gás Procedimentos adequados de operação

27 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.1 Operações no alto-forno * Vazamento O ferro-gusa e a escória são coletados na região interna do alto-forno, denominada de cadinho, localizada logo abaixo das ventaneiras. Devido às diferenças de densidade, ferrogusa (7,2 t/m 3 ) e escória (2,4 t/m 3 ) não se misturam.

28 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.1 Operações no alto-forno * Vazamento Então, a escória flutua sobre o ferro-gusa e os dois produtos formam camadas distintas, sem se misturar. O ferro-gusa é direcionado para um canal, onde é despejado em uma bica basculante, que funciona como panela de controle e transferência para os carros-torpedo.

29 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.1 Operações no alto-forno * Vazamento A escória é direcionada para um canal. Após, é levada para o granulador de escória ou despejada no solo em local adequado. Com o processo contínuo de formação e recolhimento de metal líquido no cadinho, novas quantidades de gusa caem sobre o banho já formado (gusa + escória).

30 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.1 Operações no alto-forno * Vazamento Sendo o gusa mais denso, este desce em forma de gotas, atravessando a camada superior de escória, aumentando assim a quantidade de gusa líquido localizada na parte inferior do banho.

31 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.1 Operações no alto-forno * Situações especiais na operação do alto-forno Após a entrada em operação, um alto-forno funciona de 10 a 15 anos. Este período é chamado de campanha.

32 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.1 Operações no alto-forno * Situações especiais na operação do alto-forno Campanha é o período de duração de um revestimento refratário, ou seja, o tempo desde o início das atividades do alto-forno até a necessidade de sua parada para a renovação deste revestimento e/ou modernização adicional.

33 A injeção de ar pelas ventaneiras é interrompida. Mesmo assim, as interações no processo continuam a ocorrer e a temperatura diminui com o passar do tempo. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.1 Operações no alto-forno * Situações especiais na operação do alto-forno Pequenas paradas ou interrupções na produção para efeito de manutenção são chamadas de blow-down (desobstruções no equipamento).

34 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.1 Operações no alto-forno * Situações especiais na operação do alto-forno As retomadas de produção após blow-down são chamadas de start-up. Quando a operação é reiniciada, recomeça o sopro de ar pré-aquecido pelas ventaneiras e a temperatura do forno volta a aumentar.

35 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.2 Casa de Corrida Área destinada às operações de vazamento de ferro-gusa e de escória. Na casa de corrida, estes são manuseados, transferidos e destinados às etapas posteriores do processo. A casa de corrida é composta das seguintes partes: PRÓXIMOS SLIDES

36 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.2 Casa de Corrida * Sistema de captação e tratamento de gases Capta os gases liberados do interior do altoforno durante o processo de vazamento do metal líquido, tratando-os de forma a tornar o ambiente seguro e recuperando parte desses gases para sua reutilização nos processos.

37 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.2 Casa de Corrida * Furo de vazamento ou furo de corrida É um bloco refratário, instalado na parte inferior do forno, dotado de um furo, que faz a ligação da parte interna do alto-forno com a parte externa da casa de corrida. Por este furo, são vazados o ferro-gusa e a escória.

38 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.2 Casa de Corrida * Calhas de vazamento Canais destinados à coleta e transferência do ferro-gusa e da escória. São revestidas de material refratário apropriado para a operação.

39 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.2 Casa de Corrida * Máquina perfuratriz Equipamento dotado de uma broca especial utilizado para abrir o furo de vazamento. A profundidade e a posição do furo devem ser reproduzidas a cada furo, de forma a evitar um desgaste prematuro do furo de corrida.

40 INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 2 - Produção do ferro-gusa (alto-forno) 2.2 Casa de Corrida * Máquina de tamponamento Equipamento que promove o fechamento do furo de corrida do alto-forno. Esta máquina injeta massa refratária sob pressão no furo de corrida, visando fechá-lo, interrompendo dessa forma o vazamento do ferro-gusa.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS Prof. Carlos Falcão Jr. Etapas: INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 1 - Preparação das matérias-primas (coqueificação e sinterização) 2 - Produção do ferro-gusa

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS Prof. Carlos Falcão Jr. Sucatas de ferro (componentes desgastados, quebrados) também servem como matériaprima. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 1) Matérias-primas

Leia mais

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros ALTO FORNO E ACIARIA Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: 2017.1 Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros 1 Alto forno Serve para produzir o ferro gusa, que é uma forma

Leia mais

Fluxograma parcial de uma usina integrada até o Alto Forno

Fluxograma parcial de uma usina integrada até o Alto Forno Fluxograma parcial de uma usina integrada até o Alto Forno alto forno: primeiro estágio na produção de aço a partir dos óxidos de ferro primeiros altos fornos >>século 14 >> 1 tonelada de ferro gusa /

Leia mais

Processos Metalúrgicos AULA 2 PRODUÇÃO DO FERRO GUSA: ALTO -FORNO

Processos Metalúrgicos AULA 2 PRODUÇÃO DO FERRO GUSA: ALTO -FORNO Processos Metalúrgicos AULA 2 PRODUÇÃO DO FERRO GUSA: ALTO -FORNO PROF.: KAIO DUTRA O alto-fomo constitui o principal aparelho utilizado na metalurgia do ferro. A partir dos primeiros fomos, dos tipos

Leia mais

Fluxograma parcial de uma usina integrada até o Alto Forno

Fluxograma parcial de uma usina integrada até o Alto Forno Alto Forno Parte 1 Fluxograma parcial de uma usina integrada até o Alto Forno alto forno: primeiro estágio na produção de aço a partir dos óxidos de ferro primeiros altos fornos >>século 14 >> 1 tonelada

Leia mais

PERFIL DE EQUIPAMENTO

PERFIL DE EQUIPAMENTO PERFIL DE EQUIPAMENTO MINI SINTERIZAÇÃO PROCESSO SKP MINITEC Minitecnologias Ltda. Rua Bananal, 405-5º andar - Bairro Santo Antônio CEP: 35500-036 Divinópolis/MG - Brasil Fones: +55 (37) 3085-7113 / 3222-7113

Leia mais

Siderurgia = metalurgia do ferro

Siderurgia = metalurgia do ferro Siderurgia = metalurgia do ferro Sistema Fe-O-C Minério de ferro: Fe + Oxigenio Redução: Minério +carbono>> Fe (C)+ CO/CO 2 Refino: Fe (C)+ Oxigênio>> Fe (O) +CO/CO 2 Desoxidação: Fe (O) + desoxidante

Leia mais

Processos Metalúrgicos AULA 1 PRODUÇÃO DE FERRO

Processos Metalúrgicos AULA 1 PRODUÇÃO DE FERRO Processos Metalúrgicos AULA 1 PRODUÇÃO DE FERRO PROF.: KAIO DUTRA A indústria siderúrgica abrange todas as etapas necessárias para, a partir de matérias-primas, produzir-se ferro e aço. O processo clássico

Leia mais

Noções de siderurgia. Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas

Noções de siderurgia. Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas Noções de siderurgia Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas Resumo do processo MINÉRIO+ CARVÃO(Coque ou carvão vegetal) + FUNDENTE (calcário) são adicionados ao ALTO FORNO que produz

Leia mais

Análise Preliminar de Risco. Etapa de Redução no Processo de Produção do Aço Integrado

Análise Preliminar de Risco. Etapa de Redução no Processo de Produção do Aço Integrado Análise Preliminar de Risco Etapa de Redução no Processo de Produção do Aço Integrado Componentes: Alessandro Moriizumi Fabio Kondo Mateus Martins Carvalho Mayara Camila Duarte de Oliveira Escola de Engenharia

Leia mais

Tecnol. Mecânica: Produção do Ferro

Tecnol. Mecânica: Produção do Ferro A história do homem é a história do domínio da tecnologia dos materiais. Não é à toa que alguns de seus períodos se confundem com os materiais mais usados neles: Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade

Leia mais

ProIn I. Cap 2a Beneficiamento do Aço. Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng

ProIn I. Cap 2a Beneficiamento do Aço. Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng Instituto Federal de Santa Catarina Campus de Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal-Mecânica Curso Técnico de Mecânica Industrial ProIn II Cap 2a ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng

Leia mais

Processos Siderúrgicos

Processos Siderúrgicos Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Tecnologia Metalúrgica Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 04/07/2017 11:01 ESTATÍSTICA APLICADA I

Leia mais

Processos de Redução Direta de Minério de Ferro

Processos de Redução Direta de Minério de Ferro Processos de Redução Direta de Minério de Ferro Características do processo em Alto-Forno alta escala de produção ( maior que 1.5 Mt/ano) necessidade de aglomeração do minério necessidade de coque metalúrgico

Leia mais

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS PMT 2509 PMT 3409 Flávio Beneduce SEPARAÇÃO MAGNÉTICA SEPARAÇÃO MAGNÉTICA SEPARAÇÃO ELETROSTÁTICA Baseia-se nas diferenças de algumas de suas propriedades, tais como:

Leia mais

Fluxograma da Metalurgia Primária

Fluxograma da Metalurgia Primária Fluxograma da Metalurgia Primária Fluxograma parcial de uma usina integrada até o Alto Forno alto forno: primeiro estágio na produção de aço a partir dos óxidos de ferro primeiros altos fornos >>século

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SÍNTER UTILIZANDO RESÍDUOS SIDERÚRGICOS COM FOCO NA RESISTÊNCIA MECÂNICA

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SÍNTER UTILIZANDO RESÍDUOS SIDERÚRGICOS COM FOCO NA RESISTÊNCIA MECÂNICA SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SÍNTER UTILIZANDO RESÍDUOS SIDERÚRGICOS COM FOCO NA RESISTÊNCIA MECÂNICA Mestrando: Adailson da Silva Duarte Orientador: Prof. Dr. Alexandre Fernandes Habibe. Resíduos Sólidos

Leia mais

Redução de minério de ferro em alto-forno

Redução de minério de ferro em alto-forno Redução de minério de ferro em alto-forno Prof. Luiz T. F. Eleno Departamento de Engenharia de Materiais Escola de Engenharia de Lorena Universidade de São Paulo 2016 LOM3027 (EEL-USP) Alto-forno Prof.

Leia mais

Aglomeração mineral. 4. Sinterização. Prof. Dr. André Carlos Silva

Aglomeração mineral. 4. Sinterização. Prof. Dr. André Carlos Silva Aglomeração mineral 4. Sinterização Prof. Dr. André Carlos Silva 1. Introdução O escopo da siterização consiste em: Melhorar a permeabilidade da carga; Aumentar o contato entre os sólidos e o gás redutor;

Leia mais

Processos Siderúrgicos

Processos Siderúrgicos Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Tecnologia Metalúrgica Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto de

Leia mais

Processos Metalúrgicos AULA 3 FABRICAÇÃO DO AÇO

Processos Metalúrgicos AULA 3 FABRICAÇÃO DO AÇO Processos Metalúrgicos AULA 3 FABRICAÇÃO DO AÇO PROF.: KAIO DUTRA Sendo o ferro gusa uma liga ferrocarbono em que o carbono e as impurezas normais (Si, Mn, P e S, principalmente o Si e o Mn), se encontram

Leia mais

PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE FERRO E AÇO. Materiais Metálicos Profa.Dra. Lauralice Canale

PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE FERRO E AÇO. Materiais Metálicos Profa.Dra. Lauralice Canale PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE FERRO E AÇO Materiais Metálicos Profa.Dra. Lauralice Canale Introdução Recursos - Minerais Recursos - Minerais Recursos - Minerais Recursos - Minerais Para refletir: - Estamos

Leia mais

O irmão do aço. Obtendo o ferro fundido

O irmão do aço. Obtendo o ferro fundido O irmão do aço Na segunda aula deste módulo, quando nós estudamos a classificação dos materiais, você aprendeu que eles são divididos em dois grupos: os materiais ferrosos e os materiais não-ferrosos.

Leia mais

Influências da Qualidade do Carvão nos Altos-fornos. Slide 0

Influências da Qualidade do Carvão nos Altos-fornos. Slide 0 Influências da Qualidade do Carvão nos Altos-fornos Slide 0 ALTO-FORNO 2 de RIBAS Slide 1 O ALTO-FORNO Carvão, Minério de ferro Carvão e Minério são carregados por cima Ar quente é soprado por baixo Slide

Leia mais

Processos Pré-Extrativos

Processos Pré-Extrativos Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Tecnologia Metalúrgica Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 24/05/2018 08:16 TECNOLOGIA METALÚRGICA

Leia mais

Processos de Fabricação de Aço A o através Siderurgia

Processos de Fabricação de Aço A o através Siderurgia Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Departamento Engenharia Produção e Sistemas DEPS Disciplina: Processos Mecânicos de Fabricação - PMF Processos de Fabricação de Aço A o através Siderurgia

Leia mais

MINÉRIOS DE FERRO E PROCESSOS DE AGLOMERAÇÃO. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Depto. Eng. Metalúrgica e de Materiais

MINÉRIOS DE FERRO E PROCESSOS DE AGLOMERAÇÃO. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Depto. Eng. Metalúrgica e de Materiais MINÉRIOS DE FERRO E PROCESSOS DE AGLOMERAÇÃO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Depto. Eng. Metalúrgica e de Materiais Mineração CORPO DE MINÉRIO Hematita + ganga Fe 2 O 3 SiO 2, Al 2 O 3,

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS DIMENSIONAMENTO SEGUNDO A NBR-8800:2008. O Processo Siderúrgico. Prof Marcelo Leão Cel Prof Moniz de Aragão Maj

ESTRUTURAS METÁLICAS DIMENSIONAMENTO SEGUNDO A NBR-8800:2008. O Processo Siderúrgico. Prof Marcelo Leão Cel Prof Moniz de Aragão Maj ESTRUTURAS METÁLICAS DIMENSIONAMENTO SEGUNDO A NBR-8800:2008 O Processo Siderúrgico Prof Marcelo Leão Cel Prof Moniz de Aragão Maj O Processo Siderúrgico É o processo de obtenção do aço, desde a chegada

Leia mais

Processos Pré-Extrativos

Processos Pré-Extrativos Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Tecnologia Metalúrgica Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 12:03 TECNOLOGIA METALÚRGICA Processos Pré-Extrativos

Leia mais

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 79 6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 6.1. Amostra O spent potliner, estudado neste trabalho, foi fornecido pela Valesul Alumínio S.A., empresa que produz e comercializa alumínio primário e ligas para a indústria

Leia mais

Soluções para proteção contra desgaste na indústria siderúrgica

Soluções para proteção contra desgaste na indústria siderúrgica Soluções para proteção contra desgaste na indústria siderúrgica Com a Kalenborn para a solução ideal Custos reduzidos e prevenção contra tempo inativo Tubos, componentes e serviços A solução ideal para

Leia mais

Modelagem e Monitoramento das Emissões Atmosféricas

Modelagem e Monitoramento das Emissões Atmosféricas Programa do Curso Módulo I - Introdução e Histórico da do Estudo da Poluição do Ar Módulo II - Fundamentos Principais de Controle da Poluição do Ar Módulo III Equipamentos de Controle da Poluição do Ar

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. PRODUÇÃO DO AÇO

1. INTRODUÇÃO 2. PRODUÇÃO DO AÇO 1 1. INTRODUÇÃO Em geral, o que chamamos de ferro, é, na verdade, aço. O ferro não tem resistência mecânica e é usado em grades, portões, e guarda-corpos decorativos em que se aproveita a plasticidade

Leia mais

PROCESSOS DE AGLOMERAÇÃO DE MINÉRIOS. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Depto. Eng. Metalúrgica e de Materiais

PROCESSOS DE AGLOMERAÇÃO DE MINÉRIOS. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Depto. Eng. Metalúrgica e de Materiais PROCESSOS DE AGLOMERAÇÃO DE MINÉRIOS Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Depto. Eng. Metalúrgica e de Materiais Mineração CORPO DE MINÉRIO Hematita + ganga Fe 2 O 3 SiO 2, Al 2 O 3, CaO, MgO,

Leia mais

Recursos Atmosfericos

Recursos Atmosfericos Recursos Atmosfericos Professor: Neyval Costa Reis Jr. Departamento de Engenharia Ambiental Centro Tecnológico UFES Programa Detalhado Atmosfera Camadas Constituintes Balanço de energia Ventos na atmosfera

Leia mais

AUTOMAÇÃO NO CARREGAMENTO DO ALTO FORNO

AUTOMAÇÃO NO CARREGAMENTO DO ALTO FORNO AUTOMAÇÃO NO CARREGAMENTO DO ALTO FORNO Automação Industrial Disciplina: Engenharia de Automação de Processos Produtivos II Professor: Ms. Eng. Jomar Teodoro Gontijo Diego Oliveira Diego Paulo Jordan Bonani

Leia mais

RESULTADOS OPERACIONAIS DA MINI-SINTERIZAÇÃO JL*

RESULTADOS OPERACIONAIS DA MINI-SINTERIZAÇÃO JL* RESULTADOS OPERACIONAIS DA MINI-SINTERIZAÇÃO JL* Juarez Linhares 1 Resumo A mini sinterização processo JL patenteada sob o número PI-9202973-6, é caracterizada por soprar o ar pelo fundo da panela, dispensando

Leia mais

Introdução. Definição

Introdução. Definição Introdução Definição O carvão vegetal é um subproduto florestal resultante da pirólise da madeira, também conhecida como carbonização ou destilação seca da madeira. É um método destrutivo. No processo

Leia mais

Vai para o forno, ou não vai?

Vai para o forno, ou não vai? Vai para o forno, ou não vai? Introdução Você já parou para imaginar um mundo sem coisas simples como facas, agulhas de costura, chaves, fechaduras, alfinetes, lâminas de barbear? Pois é, não faz muito

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecânica. Prof. Carlos Henrique Lauro

Departamento de Engenharia Mecânica. Prof. Carlos Henrique Lauro Departamento de Engenharia Mecânica Tipos de Tratamentos Térmicos Termoquímicos 2 Termoquímicos Os tratamentos termoquímicos têm por objetivo alterar as propriedades superficiais do aço. Adição de elementos

Leia mais

FABRICAÇÃO DO AÇO. Introdução

FABRICAÇÃO DO AÇO. Introdução FABRICAÇÃO DO AÇO Introdução Mesmo quando os métodos de fabricação eram bastante rudimentares os artesãos da Antigüidade, na Ásia e, mais tarde, na Europa medieval, conseguiam fabricar o aço. O aço daquela

Leia mais

LIGANTES HIDRÓFILOS. Hidráulicos. Aplicações argamassas e betões. resistem à água. - cal hidráulica - cimento. aéreos. não resistem à água

LIGANTES HIDRÓFILOS. Hidráulicos. Aplicações argamassas e betões. resistem à água. - cal hidráulica - cimento. aéreos. não resistem à água Aplicações argamassas e betões aéreos Hidráulicos não resistem à água resistem à água - cal hidráulica - cimento - cal aérea - gesso 1 CIMENTO Classificação Constituição Propriedades no desempenho Cimentos

Leia mais

Com base no teste desenvolvido por Lidefelt et al (51), foi desenvolvido um

Com base no teste desenvolvido por Lidefelt et al (51), foi desenvolvido um 64 4 METODOLOGIA Com base no teste desenvolvido por Lidefelt et al (51), foi desenvolvido um equipamento para avaliação da velocidade de fusão em fluxantes, onde a amostra sólida é colocada no interior

Leia mais

Processo de produção de aço

Processo de produção de aço Fabricação de aço Processo de produção de aço A partir de minério de ferro em usinas integradas Etapas principais Redução do minério de ferro a ferro metálico em altos-fornos, obtendo ferro gusa líquido

Leia mais

Prof. Mayara Queiroz Moraes. Materiais metálicos

Prof. Mayara Queiroz Moraes. Materiais metálicos Materiais metálicos METAIS Metais Materiais Metálicos: combinação de elementos metálicos. Ligação Metálica Possui como principal característica a presença de elétrons livres em torno de cátions e átomos

Leia mais

5 Tecnologia de auto-redução

5 Tecnologia de auto-redução 44 5 Tecnologia de auto-redução O setor siderúrgico está caracterizado por uma forte competição internacional, motivo pelo qual, as empresas estão comprometidas a realizar contínuos planejamentos estratégicos

Leia mais

Hoje é praticamente impossível encontrar alguma área da atividade humana na qual o metal não esteja presente e intimamente ligado ao desenvolvimento.

Hoje é praticamente impossível encontrar alguma área da atividade humana na qual o metal não esteja presente e intimamente ligado ao desenvolvimento. Hoje é praticamente impossível encontrar alguma área da atividade humana na qual o metal não esteja presente e intimamente ligado ao desenvolvimento. Mas para isso, o homem percorreu um longo caminho.

Leia mais

JB CONSULTORIA LTDA TOPO AF-JB

JB CONSULTORIA LTDA TOPO AF-JB JB CONSULTORIA LTDA TOPO AF-JB CAÇAMBA ROTATIVA TREMONHAS SISTEMAS ACIONAMENTOS CONES & BACIAS DISTRIBUIDOR DE CARGA JB J.B.Consultoria Ltda. Rio Casca MG Fone: (31)38711139, (31)32223556 jbcsc@jbconsultoria.com.br

Leia mais

PROCESSOS DE AGLOMERAÇÃO DE MINÉRIOS

PROCESSOS DE AGLOMERAÇÃO DE MINÉRIOS PROCESSOS DE AGLOMERAÇÃO DE MINÉRIOS Minérios Os minérios de ferro: hematíticos (Fe 2 O 3 ), magnetíticos (Fe 3 O 4 ), Ilmeníticos (FeTiO 3 ), limoníticos (óxido de ferro hidratado) Os minérios brasileiros:

Leia mais

Realizar a manutenção preditiva, preventiva e corretiva das instalações de forma a não permitir emissões fugitivas.

Realizar a manutenção preditiva, preventiva e corretiva das instalações de forma a não permitir emissões fugitivas. As Diretrizes são ações de cumprimento imediato, que consistem em ações de controle ambientais já estabelecidas, tanto por procedimentos das empresas, quanto solicitadas pelo Órgão Ambiental. Diretrizes

Leia mais

Defeitos de Fundição Defeitos superficiais

Defeitos de Fundição Defeitos superficiais Defeitos de Fundição Defeitos superficiais Ricardo Fuoco Gerente Geral de Tecnologia de Fundição Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda Fone: (015) 2102-1212 Email: ricardo.fuoco@metso.com 1 Índice 4.4

Leia mais

Produção pirometalúrgica do estanho

Produção pirometalúrgica do estanho Produção pirometalúrgica do estanho Prof. Luiz T. F. Eleno Departamento de Engenharia de Materiais Escola de Engenharia de Lorena Universidade de São Paulo 2016 LOM3027 (EEL-USP) Pirometalurgia do estanho

Leia mais

de diminuir os teores de carbono e impurezas até valores especificados para os diferentes tipos de aço produzidos;

de diminuir os teores de carbono e impurezas até valores especificados para os diferentes tipos de aço produzidos; 1 ANEXO XIII Limites de Emissão para Poluentes Atmosféricos gerados nas Indústrias Siderúrgicas Integradas e Semi-Integradas e Usinas de Pelotização de Minério de Ferro 1. Ficam aqui definidos os limites

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES Adições Minerais CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido

Leia mais

MATERIAIS DE CORTE. Os materiais utilizados para as operações de usinagem devem ser suficientemente resistentes a fim de terem uma vida útil

MATERIAIS DE CORTE. Os materiais utilizados para as operações de usinagem devem ser suficientemente resistentes a fim de terem uma vida útil MATERIAIS DE CORTE Os materiais utilizados para as operações de usinagem devem ser suficientemente resistentes a fim de terem uma vida útil mais longa, proporcionado superfícies de corte com a qualidade

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO Definição: O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes que endurece sob a ação da água, ou seja, é um aglomerante ativo hidráulico. Influência

Leia mais

A reatividade é um parâmetro importante na operação de: 1. Alto forno, 2. Forno de redução direta 3. Gaseificador.

A reatividade é um parâmetro importante na operação de: 1. Alto forno, 2. Forno de redução direta 3. Gaseificador. 15 1. Introdução Nos diversos processos de redução de minérios que empregam o carvão como redutor, bem como nos processos de gaseificação do carvão, a reação do gás carbônico com o carbono é de grande

Leia mais

Aula 03 Fundição por gravidade com molde de areia

Aula 03 Fundição por gravidade com molde de areia Aula 03 Fundição por gravidade com molde de areia Para ter acesso a esse material acesse: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/keli Material para a aula: Aparato IFSC de fundição (caixa de moldagem,

Leia mais

2 O processo de produção de tiras a quente em uma usina siderúrgica integrada a coque.

2 O processo de produção de tiras a quente em uma usina siderúrgica integrada a coque. 2 O processo de produção de tiras a quente em uma usina siderúrgica integrada a coque. Uma usina siderúrgica integrada a coque produz ferro gusa líquido em um alto-forno que, em seguida, é transformado

Leia mais

ANEXO II METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÃO

ANEXO II METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÃO ANEXO II METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÃO As metas de redução estabelecidas neste documento são fruto das constatações observadas em campo, dos documentos analisados e dos critérios estabelecidos para a análise,

Leia mais

Goela: Parte cilíndrica superior do onde é feito o carregamento do alto-forno. Contém equipamentos de distribuição da carga, e sensores que medem o

Goela: Parte cilíndrica superior do onde é feito o carregamento do alto-forno. Contém equipamentos de distribuição da carga, e sensores que medem o Alto Forno Parte 2 Zonas do AF Goela: Parte cilíndrica superior do onde é feito o carregamento do alto-forno. Contém equipamentos de distribuição da carga, e sensores que medem o nível da carga, o perfil

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Metalurgia

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Metalurgia : Técnico em Metalurgia Descrição do Perfil Profissional: O profissional Técnico em Metalurgia deverá ser capaz de realizar controle visual, dimensional e laboratorial de materiais e substâncias utilizadas

Leia mais

SOLDAGEM DOS METAIS CAPÍTULO 6 SOLDAGEM A ARCO SUBMERSO

SOLDAGEM DOS METAIS CAPÍTULO 6 SOLDAGEM A ARCO SUBMERSO 37 CAPÍTULO 6 SOLDAGEM A ARCO SUBMERSO 38 SOLDAGEM A ARCO SUBMERSO (SAW) ARCO SUBMERSO é um processo de soldagem por fusão, no qual a energia necessária é fornecida por um arco (ou arcos) elétrico desenvolvido

Leia mais

Processamento de Materiais Cerâmicos

Processamento de Materiais Cerâmicos Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matériasprimas 1 Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas Quanto mais específica a aplicação de um produto cerâmico

Leia mais

Curso Engenharia de Energia

Curso Engenharia de Energia UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FACULDADE DE ENGENHARIA Curso Engenharia de Energia Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br Disciplina: COMBUSTÃO E COMBUSTÍVEIS A queima direta, ou combustão,

Leia mais

22/1/2012. Disciplina: T. e P. de Grãos e Cereais Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Curso: Técnico em Agroindústria. Professora: Roberta M. D.

22/1/2012. Disciplina: T. e P. de Grãos e Cereais Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Curso: Técnico em Agroindústria. Professora: Roberta M. D. Disciplina: T. e P. de Grãos e Cereais Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Curso: Técnico em Agroindústria Secagem, Armazenamento e Beneficiamento de Grãos Professora Roberta Magalhães Dias Cardozo Professora: Roberta

Leia mais

Maquinas Termicas - Fornalha

Maquinas Termicas - Fornalha Máquinas Térmicas: Fornalhas Combustão 1 Fornalha Converte energia química do combustível em energia térmica. De acordo com o tipo e a qualidade do combustível disponível, a queima pode ser em suspensão,

Leia mais

Matéria prima. Fabricação de aço. Fabricação de aço

Matéria prima. Fabricação de aço. Fabricação de aço Matéria prima A fundição é usada para fabricação de componentes acabados. Também p/ produzir lingotes ou placas que serão posteriormente processados em diferentes formas, tais como: vergalhões, barras,

Leia mais

Forno-fornalha para queima dos gases da carbonização

Forno-fornalha para queima dos gases da carbonização Forno-fornalha para queima dos gases da carbonização Prof.ª Angélica de Cássia Oliveira Carneiro DEF UFV Setembro 2011 Visando atender a demanda dos pequenos produtores por tecnologias mais eficientes,

Leia mais

Inicialmente a oxidação do metano em altas temperaturas pode ser realizada através da reação: CH 4 + O2 = CH 3 + HO 2 Ou por: CH 4 + M = CH 3 + H + M

Inicialmente a oxidação do metano em altas temperaturas pode ser realizada através da reação: CH 4 + O2 = CH 3 + HO 2 Ou por: CH 4 + M = CH 3 + H + M 1 1. Introdução O aumento da produção mundial de aço aliada à crescente preocupação com questões ambientais, tem exigido do setor siderúrgico a melhoria dos processos já existentes e o desenvolvimento

Leia mais

Processamento e Manufatura de Metais 1

Processamento e Manufatura de Metais 1 Processamento e Manufatura de Metais 1 Prof. Dr. Lucas Freitas Berti Engenharia de Materiais - UTFPR lenberti@gmail.com 1 Aula 7 29/05/2013 Nucleação Presença Cobrança da presença 3 Ementa Sumário da aula

Leia mais

Food Processing Equipment FRITADEIRA CONTÍNUA

Food Processing Equipment FRITADEIRA CONTÍNUA Food Processing Equipment FRITADEIRA CONTÍNUA NEAEN MasterFry NEAEN MasterFry é uma fritadeira projetada para frituras com imersão total em óleo. Graças à sua grade dupla, também pode ser utilizada com

Leia mais

16/10/2018. Ceras odontológicas. Núcleos metálicos fundidos. Copings metálicos próteses fixas. Material termoplástico

16/10/2018. Ceras odontológicas. Núcleos metálicos fundidos. Copings metálicos próteses fixas. Material termoplástico Ceras odontológicas Copings metálicos próteses fixas Material termoplástico Há 200 anos, a cera já era utilizada na área odontológica para moldagem; hoje, a sua principal aplicação é a tomada de registro,

Leia mais

Processos de Fundição do Alumínio. Ramón S. Cortés Paredes, Dr. Engº. LABATS/DEMEC/UFPR 2017

Processos de Fundição do Alumínio. Ramón S. Cortés Paredes, Dr. Engº. LABATS/DEMEC/UFPR 2017 Processos de Fundição do Alumínio Ramón S. Cortés Paredes, Dr. Engº. LABATS/DEMEC/UFPR 2017 Matéria-Prima Forno de Fundição A fundição é o ponto de partida para a fabricação de todos os produtos. É lá

Leia mais

FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO

FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO A TECNOHARD possui fornos com atmosfera controlada ideais para processos de aquecimento industrial, que exigem qualidade e consistência no aquecimento. O nosso

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO CORTE DE MÁRMORE NA PRODUÇÃO DE PELOTAS DE INTERESSE SIDERÚRGICO

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO CORTE DE MÁRMORE NA PRODUÇÃO DE PELOTAS DE INTERESSE SIDERÚRGICO UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO CORTE DE MÁRMORE NA PRODUÇÃO DE PELOTAS DE INTERESSE SIDERÚRGICO Leandro M. de Avellar 1, Ivan G. da Silva 2, Prof. Dr. José Roberto de Oliveira* 3, Prof. Dr. João Batista

Leia mais

Operações Unitárias Experimental I. Moagem Profa. Lívia Chaguri

Operações Unitárias Experimental I. Moagem Profa. Lívia Chaguri Operações Unitárias Experimental I Moagem Profa. Lívia Chaguri FRAGMENTAÇÃO DE SÓLIDOS: Operação que tem por objetivo reduzir o tamanho dos fragmentos do material, matéria-prima ou produto final. Exemplos

Leia mais

Alumínio Dados Gerais Produção de Alumina - Processo Bayer Eletrólise da Alumina Processo Hall- Heroult

Alumínio Dados Gerais Produção de Alumina - Processo Bayer Eletrólise da Alumina Processo Hall- Heroult Dados Gerais Produção de Alumina - Processo Bayer Eletrólise da Alumina Processo Hall- Heroult Etapas da metalurgia extrativa do alumínio : Custos de produção de cada processo da metalurgia extrativa do

Leia mais

Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades

Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades É um aglomerante hidráulico obtido pela moagem do clínquer Portland com adições de gesso e, eventualmente, escória básica de alto-forno, pozolana

Leia mais

Pré-tratamento do gusa

Pré-tratamento do gusa Fabricação de aço Pré-tratamento do gusa Dessulfuração de gusa em carro Torpedo Dessulfuração de gusa na panela Fluxo do Processo de Aciaria LD Processo L.D. - Operação do Conversor O ciclo de operações

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS Prof. Carlos Falcão Jr. Escórias misturas de vários óxidos, que podem formar compostos químicos, soluções sólidas e líquidas e misturas eutéticas (P.F. não se altera

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 07 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processo de soldagem por arco elétrico Este é mais um processo de soldagem que utiliza como fonte de calor a formação de um arco elétrico

Leia mais

Ensaio de Fluência. A temperatura tem um papel importantíssimo nesse fenômeno; Ocorre devido à movimentação de falhas (como discordâncias);

Ensaio de Fluência. A temperatura tem um papel importantíssimo nesse fenômeno; Ocorre devido à movimentação de falhas (como discordâncias); Ensaio de Fluência Adaptado do material do prof. Rodrigo R. Porcaro. Fluência é a deformação plástica que ocorre num material, sob tensão constante ou quase constante, em função do tempo ; A temperatura

Leia mais

Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA

Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA Energia para Metalurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 >> CO 2 + energia Portanto, carbono é redutor, usado

Leia mais

Aços Alta Liga Resistentes a Corrosão IV

Aços Alta Liga Resistentes a Corrosão IV Aços Alta Liga Resistentes a Corrosão IV Muitos casos são importantes para estimar ou mesmo para calcular a composição química do metal de solda antecipadamente. Se o metal de base e o metal de enchimento

Leia mais

LISTA DE FIGURAS. Figura 1 - Vista lateral dos principais componentes de uma máquina de lingotamento contínuo de aços. (Adaptado da ref. 2)...

LISTA DE FIGURAS. Figura 1 - Vista lateral dos principais componentes de uma máquina de lingotamento contínuo de aços. (Adaptado da ref. 2)... LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Vista lateral dos principais componentes de uma máquina de lingotamento contínuo de aços. (Adaptado da ref. 2)...6 Figura 2 - Formas de produtos lingotados. Medidas em mm.(adaptado

Leia mais

Processo de soldagem: Os processos de soldagem podem ser classificados pelo tipo de fonte de energia ou pela natureza da união.

Processo de soldagem: Os processos de soldagem podem ser classificados pelo tipo de fonte de energia ou pela natureza da união. Soldagem Tipos de Soldagem Soldagem Processo de soldagem: Os processos de soldagem podem ser classificados pelo tipo de fonte de energia ou pela natureza da união. Tipos de Fontes Mecânica: Calor gerado

Leia mais

Figura 3.22 Sínter pronto para ir pra o alto forno Principais características exigidas para o sínter

Figura 3.22 Sínter pronto para ir pra o alto forno Principais características exigidas para o sínter 34 As características que são avaliadas em um sínter (Figura 3.22 ) para uso em altos-fornos são similares àquelas que são monitoradas nos minérios de ferro granulados. Entretanto, nos minérios de ferro

Leia mais

Processos Metalúrgicos

Processos Metalúrgicos Processos Metalúrgicos AULA 4 PRODUÇÃO DE MATERIAIS NÃO FERROSOS PROF.: KAIO DUTRA Cobre Os minérios de cobre podem ser sulfetados ou óxidos, além, mais raramente, do próprio cobre nativo. Geralmente,

Leia mais

valor agregado, diferentemente do sulfato de sódio que é extremamente comum e de baixo valor econômico. Todavia, nesse tradicional processo de

valor agregado, diferentemente do sulfato de sódio que é extremamente comum e de baixo valor econômico. Todavia, nesse tradicional processo de 14 0,3% das reservas e 1,3% da oferta mundial de cromita. Nos últimos doze anos não houve aporte de novas reservas. As reservas brasileiras de cromo resultam em 14,2 milhões de toneladas com 4,6 milhões

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 2 Caldeira de vapor é todo equipamento que utilizando a energia química liberada durante a combustão de um combustível

Leia mais

ROBUSTEZ E QUALIDADE. AirSlide

ROBUSTEZ E QUALIDADE. AirSlide ROBUSTEZ E QUALIDADE AirSlide TRANSPORTADOR AirSlide COMPMETAL Calha Fluidizada A Compmetal desenvolve e fabrica máquinas e equipamentos de acordo com as necessidades específicas de trabalho, agregando

Leia mais

Classificação dos Processos de Fundição

Classificação dos Processos de Fundição Classificação dos Processos de Fundição (1) Moldes Permanentes. ( Exemplos: Injeção, Baixa pressão, Coquilha por gravidade, Lingotamento contínuo e descontínuo, Fundição centrífuga ) (2) Moldes não Permanentes.

Leia mais

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - IV OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DO RAP E RAM

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - IV OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DO RAP E RAM Prof. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em outubro de 2009 PARTE - IV OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DO RAP E RAM 1 EXECUÇÃO DA RECICLAGEM NA PISTA EXECUÇÃO DA RECICLAGEM NA PISTA 1) Caminhão tanque com emulsão

Leia mais

Figura Leito de secagem do lodo de esgoto sanitário doméstico.

Figura Leito de secagem do lodo de esgoto sanitário doméstico. Figura 3.1 - ETE da Região Oeste do município de Cascavel PR, vista Aérea. Fonte: GOOGLE MAPS, 2011. Foram coletadas 20 amostras do lodo de esgoto sanitário de diferentes pontos da lagoa de decantação

Leia mais

Aço na Construção Civil

Aço na Construção Civil Aço na Construção Civil AÇO Liga Ferro-Carbono (0,006% < C < 2%) Denso; Bom condutor de eletricidade e calor; Opaco; Comportamento elasto-plástico. Estrutura cristalina polifásica (grãos com diferentes

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE Curso: Disciplina: Aula 4 Processos de Fabricação Existem um número maior de processos de fabricação, destacando-se os seguintes: 1) Processos de fundição

Leia mais

Disciplina: Projeto de Ferramentais I

Disciplina: Projeto de Ferramentais I Aula 04: Processos de Fundição em Moldes Metálicos por Gravidade (Coquilhas) 01: Introdução - Características do processo - Etapas envolvidas. - Fatores econômicos e tecnológicos - Ligas empregadas 02:

Leia mais

8 REDUÇÃO CARBOTÉRMICA (Redutor Sólido)

8 REDUÇÃO CARBOTÉRMICA (Redutor Sólido) 25 8 REDUÇÃO CARBOTÉRMICA (Redutor Sólido) 8.1 INTRODUÇÃO É o tratamento químico de redução de uma substância mineral (quimicamente um óxido) com o emprego do gás CO que tem origem numa substância portadora

Leia mais