Duração e organização do tempo de trabalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Duração e organização do tempo de trabalho"

Transcrição

1 Duração e organização do tempo de trabalho A empresa tem de respeitar restrições legais à duração do trabalho prestado pelos trabalhadores, embora existam várias possibilidades de organizar essa prestação de trabalho de forma a que a empresa possa ajustá-la às suas necessidades. Os limites atualmente existentes à duração do trabalho prestado têm por base determinados conceitos atualmente em vigor. Assim, considera-se tempo de trabalho qualquer período durante o qual o trabalhador exerce a atividade ou permanece adstrito à realização da prestação laboral, bem como algumas interrupções e intervalos, como por exemplo, a que esteja prevista como tal em instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, em regulamento interno de empresa ou resultante de uso da empresa, ou a interrupção ocasional do período de trabalho diário inerente à satisfação de necessidades pessoais inadiáveis do trabalhador ou resultante de consentimento da empresa. Os períodos que não sejam considerados como tempo de trabalho, são períodos de descanso. Sob pena de cometer uma contraordenação laboral grave, a empresa tem de registar os tempos de trabalho dos seus empregados, incluindo os dos trabalhadores que estão isentos de horário de trabalho. Este registo, que terá de se encontrar em local acessível, de forma que permita a sua consulta imediata, terá de conter a indicação das horas de início e de termo do tempo de trabalho, bem como das interrupções ou intervalos, de forma a permitir apurar o número de horas de trabalho prestadas por trabalhador, por dia e por semana. Terá de ser mantido pela empresa por um período mínimo de cinco anos. Limites à duração do trabalho O período normal de trabalho é o tempo de trabalho que o trabalhador se obriga a prestar, medido em número de horas por dia - período normal de trabalho diário - ou por semana - período normal de trabalho semanal. O período normal de trabalho não pode exceder oito horas por dia e 40 horas por semana. Há tolerância de 15 minutos para transações, operações ou outras tarefas começadas e não acabadas na hora estabelecida para o termo do período normal de trabalho diário, tendo tal tolerância caráter excecional e devendo o acréscimo de trabalho ser pago ao perfazer quatro horas ou no termo do ano civil.

2 No entanto, empresa pode adequar a sua força de trabalho às suas reais necessidades através da adaptação do período normal de trabalho, de bancos de horas ou de horários concentrados. Adaptabilidade Esta adaptação do período normal de trabalho consiste em passar a aferir o período normal de trabalho em termos médios, apurado por referência a um determinado período (período de referência) que se estiver estipulado em instrumento de regulação coletiva poderá ter uma duração de até 12 meses; caso contrário, o período de referência será de quatro meses ou, em determinadas situações, como por exemplo, o trabalhador ocupar cargo de administração ou de direção, ou que tenha poder de decisão autónomo ou a sua atividade implicar afastamento entre o local de trabalho e a residência do trabalhador ou entre diversos locais de trabalho do trabalhador, será de seis meses. A adaptação do período normal do trabalho ser efetuada através: - de acordo com o próprio trabalhador - que poderá prever um aumento do período normal de trabalho diário até duas horas e que período normal de trabalho diário atinja 50 horas; a empresa pode obter este acordo através de uma proposta escrita, desde que o trabalhador não se oponha por escrito nos 14 dias seguintes ao conhecimento da mesma; - de convenção coletiva - que pode prever que o limite diário pode ser aumentado até quatro horas e a duração do trabalho semanal pode atingir 60 horas, desde que não pode exceda 50 horas em média num período de dois meses. A empresa pode ainda aplicar um regime de adaptabilidade a um conjunto de trabalhadores de uma equipa, secção ou unidade económica - adaptabilidade grupal. No entanto, este tipo de adaptabilidade apenas pode ser utilizada pelo empregador quando: - exista um instrumento de regulamentação coletiva de trabalho que preveja o regime de adaptabilidade e pelo menos 60% dos trabalhadores, da equipa, da secção ou da unidade económica, sejam filiados na associação sindical que celebrou essa convenção e por essa convenção ter sido escolhida como aplicável. Este regime nunca poderá ser aplicado a um trabalhador abrangido por convenção coletiva que afaste esse regime ou a um trabalhador representado por associação sindical que se tenha oposto a portaria de extensão que incida sobre a convenção coletiva em causa - e apenas pode continuar a ser aplicado enquanto for respeitado aquele limite percentual mínimo de trabalhadores; - existam acordos individuais de adaptabilidade com, pelo menos, 75% dos trabalhadores da equipa, secção ou unidade económica, mas nunca poderá ser aplicado a trabalhador abrangido por convenção coletiva que disponha de modo contrário.

3 Bancos de horas A empresa pode criar um Banco de Horas caso esteja previsto em instrumento de regulamentação coletiva de trabalho que lhe seja aplicável (Banco de Horas Grupal), ou se acordar com cada um dos seus trabalhadores (Banco de Horas Individual) Através de um Banco de Horas previsto em regulamentação coletiva, a empresa poderá aumentar o período normal de trabalho até quatro horas diárias e poderá atingir as 60 horas semanais, tendo o acréscimo por limite 200 horas por ano. O número de horas deste último limite pode ser aumentado, durante 12 meses, por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, desde que a utilização do banco de horas tenha por objetivo evitar a redução do número de trabalhadores. O instrumento de regulamentação coletiva de trabalho que permita a criação deste Banco de Horas disciplina nomeadamente: - a compensação do trabalho prestado em acréscimo pelo trabalhador (que pode ser feita mediante redução equivalente do tempo de trabalho, aumento do período de férias, ou pagamento em dinheiro); - a antecedência que o empregador deve ter na comunicação da necessidade de prestação de trabalho ao trabalhador, - o período em que a redução do tempo de trabalho para compensar trabalho prestado em acréscimo deve ter lugar (por iniciativa do trabalhador ou, na sua falta, do empregador) bem como a antecedência com que qualquer deles deve informar o outro da utilização dessa redução. O Banco de Horas Individual, criado por mero acordo entre a empresa e o trabalhador, ou seja, sem necessidade de previsão em instrumento de regulamentação coletivo, permite que seja aumentado o período normal de trabalho do trabalhador em até duas horas diárias, existindo um limite semanal de cinquenta horas e um limite anual de cento e cinquenta horas anuais. Este acordo terá de regular a forma de compensação do trabalhador, a antecedência que este será avisado da prestação de trabalho em acréscimo, e ainda do período em que a redução do tempo de trabalho para compensar o trabalho prestado em acréscimo deve ter lugar, por iniciativa do trabalhador ou, na sua falta, da empresa, bem como a antecedência que qualquer um deve informar o outro da utilização dessa redução. Para o acordo de criação do banco individual de horas, basta que, relativamente a novos trabalhadores, o preveja no contrato de trabalho, ou, relativamente aos atuais trabalhadores, que envie uma proposta escrita ao trabalhador, e que este não apresente a sua oposição por escrito nos 14 dias seguintes ao conhecimento da mesma.

4 Horários concentrados Em vez do regime de adaptabilidade, a empresa pode também optar estabelecer horários concentrados, ou seja que concentrem o período normal de trabalho dos trabalhadores. Os horários concentrados podem ser implementados através: - de acordo com o próprio trabalhador neste caso o período normal de trabalho diário pode ser aumentado até quatro horas desde que seja para concentrar o período normal de trabalho semanal no máximo de quatro dias de trabalho; - de convenção coletiva - que pode prever um horário de trabalho que contenha, no máximo, três dias de trabalho consecutivos, seguidos no mínimo de dois dias de descanso, devendo a duração do período normal de trabalho semanal ser respeitado, em média, num período de referência de 45 dias. Quer o acordo com o trabalhador, quer o instrumento de regulamentação coletiva de trabalho terão de prever a retribuição a pagar aos trabalhadores com este tipo de horários bem como outras condições da sua aplicação. Aos que sejam abrangidos por este tipo de horário de trabalho não pode ser simultaneamente aplicável o regime de adaptabilidade. Horário de trabalho O horário de trabalho determina as horas de início e termo do período normal de trabalho diário e do intervalo de descanso, bem como do descanso semanal, e é elaborado pela empresa. No entanto, esta deve consultar previamente a comissão de trabalhadores ou, na sua falta, as comissões intersindicais, as comissões sindicais ou os delegados sindicais relativamente à definição e à organização dos horários de trabalho, sob pena de cometer uma contraordenação laboral grave. Se a empresa acordar um determinado horário com um dado trabalhador, não pode alterá-lo sem o consentimento deste. Em qualquer dos casos, a empresa terá de pagar uma compensação económica ao trabalhador caso a alteração do seu horário de trabalho que implique acréscimo de despesas para este. Intervalos de descanso

5 Na feitura do horário de trabalho a empresa tem de ter em conta o período normal de trabalho e os intervalos de descanso. Assim, terá de existir intervalo de descanso que interrompa o período de trabalho diário, de modo que o trabalhador não preste mais de cinco horas de trabalho consecutivo diário (ou seis horas no caso do período de trabalho ser superior a 10 horas), cuja duração não pode ser inferior a uma nem superior a duas horas. Este intervalo pode ser reduzido, excluído ou ter duração superior caso tal esteja previsto em instrumento de regulamentação coletiva de trabalho. A redução ou exclusão deste intervalo pode ainda ser requerida pela empresa à Autoridade para as Condições de Trabalho, desde que o trabalhador esteja de acordo. Se as alterações ao intervalo de descanso implicarem mais de seis horas de trabalho consecutivo, não podem ser efetuadas, exceto se em relação a atividades de pessoal operacional de vigilância, transporte e tratamento de sistemas eletrónicos de segurança e indústrias em que o processo de laboração não possa ser interrompido por motivos técnicos e, bem assim, quanto a trabalhadores que ocupem cargos de administração e de direção e outras pessoas com poder de decisão autónomo que estejam isentos de horário de trabalho. Por outro lado, o trabalhador tem direito a um período de descanso de, pelo menos, 11 horas seguidas entre dois períodos diários de trabalho consecutivos, salvo algumas exceções tais como trabalhadores que ocupem cargos de administração ou de direção ou com poder de decisão autónomo, que esteja isento de horário de trabalho, ou quando seja necessária a prestação de trabalho suplementar, por motivo de força maior. Isenção de horário de trabalho Determinados trabalhadores podem ser isentados de cumprir o horário de trabalho pela empresa. Esta isenção implica que haja acordo escrito entre a empresa e o trabalhador, que terá de ser enviado por aquela à Autoridade para as Condições de Trabalho, antes de ser aplicado. Este acordo só é válido se o trabalhador: - exercer cargo de administração ou direção, ou funções de confiança, fiscalização ou apoio a titular desses cargos; - executar trabalhos preparatórios ou complementares que, pela sua natureza, só possam ser efetuados fora dos limites do horário de trabalho; - exerça teletrabalho e outros casos de exercício regular de atividade fora do estabelecimento, sem controlo imediato por superior hierárquico.

6 A empresa ainda poderá efetuar acordo de isenção de horário de trabalho em outras situações, desde que previstas em instrumento de regulamentação coletiva de trabalho que se lhe aplique. Modalidades de isenção de horário de trabalho Existem três modalidades distintas de isenção de horário de trabalho que podem ser acordadas entre a empresa e o trabalhador: - não sujeição aos limites máximos do período normal de trabalho; - possibilidade de determinado aumento do período normal de trabalho, por dia ou por semana; - observância do período normal de trabalho acordado. Se o acordo escrito for omisso na escolha de uma destas modalidades, considera-se que o trabalhador deixa de estar sujeito aos limites máximos do período normal de trabalho. Esta isenção não prejudica ainda o direito a dia de descanso semanal, obrigatório ou complementar, a feriado ou a descanso diário. Compensação de isenção de horário de trabalho A empresa terá de pagar aos trabalhadores que fiquem isentos de horário de trabalho, uma retribuição específica, estabelecida por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho ou, na falta deste, não inferior a: - uma hora de trabalho suplementar por dia; - duas horas de trabalho suplementar por semana, quando se trate de regime de isenção de horário com observância do período normal de trabalho. Apenas os trabalhadores que exerçam cargos de administração ou de direção podem renunciar a esta retribuição específica. Mapa de horário de trabalho A empresa é obrigada a elaborar os mapas de horários de trabalho. Através destes mapas, a empresa determina as horas de início e do termo do período normal de trabalho diário, bem como os respetivos intervalos de descanso, sempre respeitando os condicionalismos resultantes da lei e dos instrumentos de regulamentação coletiva aplicáveis.

7 Os mapas têm de ser afixados no local de trabalho, em local bem visível, com a antecedência mínima de 48 horas relativamente à sua entrada em vigor. Nos mapas de horários de trabalho têm de constar, obrigatoriamente: - a identificação da empresa; - a atividade exercida, sede e local de trabalho; - início e termo do período de funcionamento e, se houver, dia de encerramento ou suspensão de funcionamento da empresa ou estabelecimento; - horas de início e termo dos períodos normais de trabalho, com indicação dos intervalos de descanso; - dia de descanso semanal obrigatório e dia ou meio-dia de descanso complementar, caso exista; - instrumento de regulamentação coletiva de trabalho aplicável; - regime resultante do acordo individual que institui a adaptabilidade. Se estas indicações não forem comuns a todo o pessoal, deverão também constar nestes mapas os nomes dos trabalhadores cujo regime e duração de trabalho se afaste do estabelecido para os restantes. Se os horários de trabalho incluírem turnos e pessoal diferente, deverão também constar nos mapas os seguintes elementos: - número de turnos e, se existir, a respetiva escala de rotação; - indicação dos turnos em que haja menores. A composição dos turnos e, se existir, a respetiva escala, será registada em livro próprio ou em suporte informático, e faz parte integrante dos mapas de horário de trabalho. Se pretender alterar o mapa de horário de trabalho, a empresa terá de consultar, para além dos trabalhadores afetados, a comissão de trabalhadores ou, na sua falta, a comissão sindical ou intersindical, ou os delegados sindicais. Estas alterações devem ser afixadas com sete dias de antecedência em relação à sua entrada em vigor, exceto se a entidade empregadora for uma microempresa, caso em que aquele prazo é encurtado para três dias. No entanto, desde que previamente consultadas e informadas estas entidades representativas dos trabalhadores, as alterações de horário de trabalho efetuadas por períodos inferiores a uma semana, se forem inscritas no livro de registo e mencionado aquele facto, não têm de ser afixadas. Esta possibilidade de excluir a obrigação de afixação prévia da alteração e consulta aos trabalhadores apenas pode ser efetuada três vezes por ano, e apenas em relação aos horários que a entidade empregadora pode determinar unilateralmente.

8 Descanso semanal A empresa tem de conceder obrigatoriamente, pelo menos, um dia de descanso por semana aos seus trabalhadores, que geralmente coincide com o Domingo. No entanto, este dia de descanso semanal obrigatório pode deixar de ser o Domingo, quando tal estiver previsto em legislação especial, ou quando o trabalhador preste atividade: - em empresa ou setor de empresa dispensado de encerrar ou suspender o funcionamento um dia completo por semana, ou que seja obrigado a encerrar ou a suspender o funcionamento em dia diverso do Domingo; - em empresa ou setor de empresa cujo funcionamento não possa ser interrompido; - em atividade que deva ter lugar em dia de descanso dos restantes trabalhadores; - em atividade de vigilância ou limpeza; - em exposição ou feira. Para além do dia de descanso semanal obrigatório, a empresa pode ainda conceder aos seus trabalhadores um período de descanso semanal complementar, contínuo ou descontínuo, em todas ou algumas semanas do ano. Trabalho por turnos Sempre que o período de funcionamento da empresa ultrapasse os limites máximos do período normal de trabalho do trabalhador, é necessário que aquela organize trabalho em equipa em que os trabalhadores ocupem sucessivamente os mesmos postos de trabalho. Este tipo de organização do trabalho é apelidado de trabalho por turnos. O período de funcionamento da empresa terá de estar compreendido entre as 7 e as 20 horas. Este período pode ser mais amplo se, por motivos económicos ou tecnológicos, o Ministro do Trabalho o autorizar. No entanto, a laboração contínua carece de autorização, para além do Ministro do Trabalho, do Ministro com tutela da área de atividade. Se a empresa violar estas regras pratica uma contraordenação laboral grave.

9 Organização do trabalho por turnos Os turnos podem ser rotativos, contínuos ou mesmo descontínuos, podendo o trabalhador executar o trabalho a horas diferentes num dado período de dias ou semanas. Na organização do trabalho por turnos, a empresa deve ter em conta que: - a duração de trabalho de cada turno não pode ultrapassar os limites máximos dos períodos normais de trabalho; - o trabalhador só pode mudar de turno após o dia de descanso semanal; - os turnos no regime de laboração contínua e os de trabalhadores que asseguram serviços que não podem ser interrompidos, devem ser organizados de modo que os trabalhadores de cada turno gozem, pelo menos, um dia de descanso em cada período de sete dias, sem prejuízo do período excedente de descanso a que tenham direito. O empregador deve ter registo de trabalho separado dos trabalhadores incluídos em cada turno. Trabalho noturno Quando seja necessário, a empresa pode recorrer também ao trabalho noturno. A lei considera como trabalho noturno o que é prestado num período que tenha a duração mínima de sete horas e máxima de 11 horas, compreendendo o intervalo entre as 0 e as 5 horas. Se não existir instrumento de regulamentação coletiva de trabalho aplicável que estipule outra coisa, o período de trabalho noturno inicia-se às 22 horas e termina às 7 horas do dia seguinte. Em determinadas tarefas, como por exemplo, indústria extrativa, fabrico, transporte ou utilização de explosivos e pirotecnia ou produção ou transporte de gases, o trabalhador noturno não deve prestar mais de oito horas de trabalho num período de 24 horas em que efetua trabalho noturno. Se o trabalhador noturno estiver em regime de adaptabilidade, o seu período normal de trabalho diário de trabalhador noturno, não pode ser superior a oito horas diárias, em média semanal, exceto se o instrumento de regulamentação coletiva de trabalho aplicável estabelecer limite diferente. Para apuramento desta média não são contados os dias de descanso semanal obrigatório ou complementar e os dias feriados.

10 Compensação de trabalho noturno O trabalhador noturno - ou seja, o que presta, pelo menos, três horas de trabalho normal noturno em cada dia ou que efetua durante o período noturno parte do seu tempo de trabalho anual correspondente a três horas por dia (ou outra definida por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho) - tem direito a um acréscimo de 25% relativamente ao pagamento de trabalho equivalente prestado durante o dia. Se não estiver previsto em instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, este acréscimo não é pago quando: - a atividade exercida for exclusiva ou predominantemente durante o período noturno, designadamente espetáculo ou diversão pública; - a atividade, pela sua natureza ou por força da lei, deva funcionar à disposição do público durante o período noturno, designadamente empreendimento turístico, estabelecimento de restauração ou de bebidas, ou farmácia, em período de abertura; - a retribuição estabelecida já atende à circunstância de o trabalho dever ser prestado em período noturno. Se estiver previsto em instrumento de regulamentação coletiva de trabalho aplicável, nos casos em que é obrigatório o pagamento do acréscimo salarial, este pode ser substituído por: - redução equivalente do período normal de trabalho; - aumento fixo da retribuição base, desde que não importe tratamento menos favorável para o trabalhador. Trabalho suplementar A empresa pode exigir que o trabalhador preste trabalho fora do seu horário de trabalho ou seja, que preste trabalho suplementar. Sob pena de contraordenação laboral muito grave, o trabalho suplementar só pode ser exigido quando: - a empresa tenha de fazer face a acréscimo eventual e transitório de trabalho e não se justifique para tal a admissão de trabalhador; - em caso de força maior ou quando seja indispensável para prevenir ou reparar prejuízo grave para a empresa ou para a sua viabilidade.

11 Não é considerado trabalho suplementar aquele que seja realizado para compensar encerramento para férias por decisão do empregador nas «pontes». Limites à prestação do trabalho suplementar A lei prevê vários limites à duração do trabalho suplementar por trabalhador: - no caso de microempresa ou pequena empresa, 175 horas por ano, mas pode ser aumentado até 200 horas por ano, por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho; - no caso de média ou grande empresa, 150 por ano, mas pode ser aumentado até 200 horas por ano, por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho); - no caso de trabalhador a tempo parcial, 80 horas por ano ou o número de horas correspondente à proporção entre o respetivo período normal de trabalho e o de trabalhador a tempo completo em situação comparável, quando superior mas pode ser aumentado, mediante acordo escrito entre o trabalhador e o empregador, até 130 horas por ano ou, por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, até 200 horas por ano; - em dia normal de trabalho, duas horas; - em dia de descanso semanal, obrigatório ou complementar, ou feriado, um número de horas igual ao período normal de trabalho diário; - em meio dia de descanso complementar, um número de horas igual a meio período normal de trabalho diário. O trabalho suplementar prestado em caso de força maior ou quando seja indispensável para prevenir ou reparar prejuízo grave para a empresa ou para a sua viabilidade apenas está sujeito ao limite que estabelece que a duração média de trabalho semanal não pode ser superior a 48 horas num período de referência de quatro meses (seis meses em alguns casos como o trabalhador ocupar cargo de administração, a atividade seja de segurança e vigilância, etc...) ou até 12 meses, quando previsto em instrumento de regulamentação coletiva de trabalho. Registo de trabalho suplementar Atendendo à existência destes limites, a empresa é obrigada a efetuar o registo de trabalho suplementar.

12 O registo de trabalho suplementar tem de ser efetuado em suporte documental adequado, nomeadamente impressos adaptados ao sistema de controlo de assiduidade existente na empresa, que permita a sua consulta e impressão imediatas, devendo estar permanentemente atualizado, sem emendas ou rasuras não ressalvadas. Este registo tem de permitir a anotação das horas do início da prestação de trabalho suplementar e o seu termo, bem como que o trabalhador o vise após terminar esse tipo de trabalho, se não tiver sido o próprio a anotá-lo. Do registo devem constar a indicação expressa do fundamento da prestação de trabalho suplementar e os períodos de descanso compensatório gozados pelo trabalhador, além de outros elementos indicados no respetivo modelo oficial. A empresa que utilize trabalho suplementar terá de comunicar à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) a relação nominal dos trabalhadores que prestaram trabalho suplementar durante o ano civil anterior, discriminando o número de horas prestadas visada pela comissão de trabalhadores ou, na sua falta, em caso de trabalhador filiado, pelo respetivo sindicato. Estas relações nominais dos trabalhadores que efetuaram trabalho suplementar e indicação dos dias de gozo dos correspondentes descansos compensatórios têm de ser mantidas pela empresa durante cinco anos. Compensação de trabalho suplementar Pelo trabalho suplementar a empresa tem de pagar um acréscimo salarial ao trabalhador, calculado com base valor da retribuição horária, da seguinte forma: - 25% pela primeira hora ou fração desta e 37,5 % por hora ou fração subsequente, em dia útil; - 50% por cada hora ou fração, em dia de descanso semanal, obrigatório ou complementar, ou em feriado. É eliminado o descanso compensatório remunerado (correspondente a 25% das horas de trabalho suplementar) relativo a trabalho suplementar prestado em dia útil, descanso semanal complementar ou feriado, pelo que apenas é mantido o direito a descanso compensatório remunerado quando o trabalho suplementar é prestado em dia de descanso semanal obrigatório.

13 Descanso compensatório de trabalho suplementar Apenas a realização de trabalho suplementar em dia de descanso semanal obrigatório, implica que seja concedido ao trabalhador um descanso compensatório remunerado, correspondente a 25% das horas de trabalho suplementar realizadas. No entanto, sempre que o trabalho suplementar tiver impedido o gozo do descanso diário, terá ainda direito a descanso compensatório remunerado equivalente às horas de descanso em falta, a gozar num dos três dias úteis seguintes. Caso o trabalho suplementar tenha sido prestado em dia de descanso semanal obrigatório, o trabalhador tem direito a um dia de descanso compensatório remunerado, a gozar num dos três dias úteis seguintes. Apesar de ocorrer em dia de descanso semanal obrigatório, se a prestação deste trabalho não exceder duas horas, e for motivada devido falta imprevista de trabalhador que devia ocupar o posto de trabalho no turno seguinte, o trabalhador apenas terá direito a descanso compensatório remunerado equivalente às horas de descanso em falta, também a gozar num dos três dias úteis seguintes. Se a empresa não cumprir estas regras está a praticar uma contraordenação laboral muito grave. Referências Código do Trabalho art.º 197.º a 202.º, 211.º, 204.º, 207.º, 208.º, 209.º, 212.º, 214.º, 217.º n.º 4 e 5, 218.º, 219.º e 265.º, 232,º e 233,º 220.º a 222.º, 223.º a 225.º, e 266.º, 226º a 231º, 268º Lei n.º 105/2009, 14 de setembro, art.º 16.º Portaria n.º 712/2006, de 13 de julho Atualizado a

Informação aos Associados nº 13.V3

Informação aos Associados nº 13.V3 Data 15 de setembro de 2006 atualizada em 22 de outubro de 2012 Assunto: Horário de Trabalho Tema: Laboral 1. Definição de Horário de Trabalho O horário de trabalho é o período de tempo durante o qual

Leia mais

1 - Devem ser gozados em continuidade o descanso semanal obrigatório e um período de onze horas correspondente ao descanso diário estabelecido no

1 - Devem ser gozados em continuidade o descanso semanal obrigatório e um período de onze horas correspondente ao descanso diário estabelecido no 1 - Devem ser gozados em continuidade o descanso semanal obrigatório e um período de onze horas correspondente ao descanso diário estabelecido no artigo 214.º 2 - O período de onze horas referido no número

Leia mais

Circular nº 15/2012. Assunto: Alterações ao Código do Trabalho. 24 de Julho de Caro Associado,

Circular nº 15/2012. Assunto: Alterações ao Código do Trabalho. 24 de Julho de Caro Associado, Circular nº 15/2012 24 de Julho de 2012 Assunto: Alterações ao Código do Trabalho Caro Associado, Foi publicada no Diário da República, no passado dia 25 de Junho, a Lei nº. 23/2012, de 25 de Junho, que

Leia mais

NOTA JUSTIFICATIVA. A Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas,

NOTA JUSTIFICATIVA. A Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, Coimbra, janeiro 2017 NOTA JUSTIFICATIVA A Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, abreviadamente designada por LTFP veio regular o vínculo de trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DO HORÁRIO DE TRABAHO DO PESSOAL DA JUNTA DE FREGUESIA DE S. SEBASTIÃO

REGULAMENTO DO HORÁRIO DE TRABAHO DO PESSOAL DA JUNTA DE FREGUESIA DE S. SEBASTIÃO Regulamento do Horário de Trabalho do Pessoal da Junta de Freguesia de S. Sebastião Artigo 1º Âmbito de aplicação O horário de trabalho do pessoal da Junta de Freguesia de S. Sebastião (Setúbal), qualquer

Leia mais

NOVAS REGRAS DO TRABALHO. Funchal, 27 de Setembro de 2012

NOVAS REGRAS DO TRABALHO. Funchal, 27 de Setembro de 2012 NOVAS REGRAS DO TRABALHO Funchal, 27 de Setembro de 2012 Lei 23/2012, de 15 de Junho (altera Código do Trabalho) (início vigência 1 de Agosto de 2012) OBRIGAÇÕES ADMINISTRATIVAS Cátia Henriques Fernandes

Leia mais

AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO

AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 2012, Outubro, 29 LEI Nº 23/2012, 25 DE JUNHO 2 ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS DE TRABALHO 3 1 BANCO DE HORAS 4 Lei nº 23/2012, 25 Junho Artigo 208º-A A partir de 1 de Agosto

Leia mais

Gestão e organização do tempo de trabalho

Gestão e organização do tempo de trabalho Gestão e organização do tempo de trabalho 1. O tempo de trabalho enquanto elemento essencial do contrato de trabalho A matéria do tempo de trabalho e a sua organização encontra-se: - Código de Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DE ASSIDUIDADE DOS TRABALHADORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS QUE PRESTAM SERVIÇO NO IST. CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1.

REGULAMENTO DE ASSIDUIDADE DOS TRABALHADORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS QUE PRESTAM SERVIÇO NO IST. CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1. REGULAMENTO DE ASSIDUIDADE DOS TRABALHADORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS QUE PRESTAM SERVIÇO NO IST Nos termos das competências que lhe são reconhecidas pelo disposto no n.º 5 do artigo 14º dos Estatutos

Leia mais

Serviço de Apoio Jurídico

Serviço de Apoio Jurídico Serviço de Apoio Jurídico Legislação Útil SUBSECÇÃO X Férias Artigo 237.º Direito a férias 1 O trabalhador tem direito, em cada ano civil, a um período de férias retribuídas, que se vence em 1 de Janeiro.

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA DO TRABALHO MÉDICO. Capítulo I. Objeto, âmbito e definições. Artigo 1.

PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA DO TRABALHO MÉDICO. Capítulo I. Objeto, âmbito e definições. Artigo 1. PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA DO TRABALHO MÉDICO Capítulo I Objeto, âmbito e definições Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento, em desenvolvimento do previsto

Leia mais

Direito a férias (art.ºs 237º ss do Código de Trabalho)

Direito a férias (art.ºs 237º ss do Código de Trabalho) Direito a férias (art.ºs 237º ss do Código de Trabalho) Nos termos do Código de Trabalho ( CT ) em vigor, aprovado pela Lei nº 07/2009 de 12/02, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 23/2012, de

Leia mais

Súmula das alterações ao Código do Trabalho (documento elaborado pela AICCOPN remetido às Empresas nela Associadas).

Súmula das alterações ao Código do Trabalho (documento elaborado pela AICCOPN remetido às Empresas nela Associadas). Súmula das alterações ao Código do Trabalho (documento elaborado pela AICCOPN remetido às Empresas nela Associadas). I. Flexibilidade do tempo de trabalho Banco de horas Para além do banco de horas individual,

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. Junho de 2012

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. Junho de 2012 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO Junho de 2012 CONTRATO DE TRABALHO A TERMO DE MUITO CURTA DURAÇÃO CONTRATO DE TRABALHO A TERMO DE MUITO CURTA DURAÇÃO Prazo inicial de 15 dias 70 dias, no mesmo

Leia mais

NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SNF - MEMORANDO 1 - O novo CCT entra em vigor no dia 13 de Setembro de 2010.

NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SNF - MEMORANDO 1 - O novo CCT entra em vigor no dia 13 de Setembro de 2010. NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SNF - MEMORANDO 1 - I Observações gerais 1. Entrada em vigor (cl. 2.ª e Anexo I e II CCT) O novo CCT entra em vigor no dia 13 de Setembro de 2010. Os

Leia mais

AV ANA SEQUEIRA VAREJÃO

AV ANA SEQUEIRA VAREJÃO Exmo. Senhor Secretário Geral do Sindicato dos Meios Audiovisuais O Gabinete Jurídico do SMAV foi incumbido de emitir parecer sobre o conceito de trabalho nocturno, nomeadamente sobre a posição assumida

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO ALCANENA, 27 JUNHO 2012 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TERESA CARDOSO FORMAÇÃO INICIAL INSPECTORES DO 1 A Proposta de Lei 46/XII, que procede à terceira revisão do Código do Trabalho, aprovado pela

Leia mais

Leis do Trabalho. Tudo o que precisa de saber, 3.ª EDIÇÃO. Atualização online II

Leis do Trabalho. Tudo o que precisa de saber, 3.ª EDIÇÃO. Atualização online II Leis do Trabalho Tudo o que precisa de saber, 3.ª EDIÇÃO Atualização online II A entrada em vigor da Lei n. 120/2015, de 1 de setembro, obriga à reformulação das perguntas 34, 46, 110 e 112 e dos Anexos

Leia mais

I- COMUNICAÇÕES, AUTORIZAÇÕES

I- COMUNICAÇÕES, AUTORIZAÇÕES OBRIGAÇÕES DA ENTIDADE EMPREGADORA NA ÁREA LABORAL I- COMUNICAÇÕES, AUTORIZAÇÕES COMISSÃO REGIONAL PARA IGUALDADE NO TRABALHO E EMPREGO (CRITE-AÇORES) PROTEÇÃO EM CASO DE DESPEDIMENTO O despedimento de

Leia mais

Joana de Almeida Neves Advogada

Joana de Almeida Neves Advogada Adaptabilidade na Relação Laboral A Flexibilidade Temporal, os Horários Concentrados e os Bancos de Horas Joana de Almeida Neves Advogada PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO CÓDIGO DE TRABALHO INTERVENÇÃO DO LEGISLADOR

Leia mais

A NOSSA PROPOSTA. Capítulo I Âmbito e Vigência

A NOSSA PROPOSTA. Capítulo I Âmbito e Vigência A NOSSA PROPOSTA ACORDO COLETIVO DE EMPREGADOR PÚBLICO ENTRE A UNIVERSIDADE DE COIMBRA E O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM FUNÇÕES PÚBLICAS E SOCIAIS DO CENTRO Capítulo I Âmbito e Vigência Cláusula 1ª Âmbito

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO Luís Castro Janeiro de 2013 Lei n.º 3/2012, 10 de Janeiro CONTRATO DE TRABALHO A TERMO Regime previsto no Código do Trabalho Número máximo de renovações: 3 Duração

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1.º Âmbito

CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1.º Âmbito PROPOSTA DE REGULAMENTO DE ASSIDUIDADE DOS TRABALHADORES QUE PRESTAM SERVIÇO NOS SERVIÇOS CENTRAIS E NOS SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Âmbito

Leia mais

Limites e Exceções ao Período Normal de Trabalho

Limites e Exceções ao Período Normal de Trabalho Limites e Exceções ao Período Normal de Trabalho David Falcão 1 Sérgio Tenreiro Tomás 2 Introdução Com a entrada em vigor da Lei n.º 23/2012 de 25 de junho produzem-se um conjunto de alterações ao Código

Leia mais

Lei 23/2012, de 25 de Junho, que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro.

Lei 23/2012, de 25 de Junho, que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro. Lei 23/2012, de 25 de Junho, que procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro. A Lei 23/2012, de 25 de Junho, procede à terceira alteração ao Código

Leia mais

Banco de Horas Individual Através da Regulamentação Colectiva de Trabalho Lei 23/2012 de 25 de Junho

Banco de Horas Individual Através da Regulamentação Colectiva de Trabalho Lei 23/2012 de 25 de Junho Banco de Horas Individual e Através da Regulamentação Colectiva de Trabalho Lei 23/2012 de 25 de Junho INTRODUÇÃO O Banco de Horas é uma importante ferramenta de gestão dos tempos de trabalho, visto que

Leia mais

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO. As IPSS e o normativo laboral aplicável

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO. As IPSS e o normativo laboral aplicável As IPSS e o normativo laboral aplicável Centro Local da Beira Alta junho 2016 Normativo jurídico-laboral essencial aplicável Código do Trabalho Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro Lei n.º 23/2012, de 25

Leia mais

Projeto de Regulamento Interno de Duração e Organização do Tempo de Trabalho no Instituto Politécnico de Lisboa

Projeto de Regulamento Interno de Duração e Organização do Tempo de Trabalho no Instituto Politécnico de Lisboa Projeto de Regulamento Interno de Duração e Organização do Tempo de Trabalho no Instituto Politécnico de Lisboa Nos termos do disposto no nº 2 do artigo 75º da Lei nº 35/2014, de 20 de junho, que aprova

Leia mais

Workshop Regras na marcação do período de férias

Workshop Regras na marcação do período de férias Workshop Regras na marcação do período de férias Enquadramento legal: - Cláusula 41.º e segs. Convenção; - Arts. 237.º e segs. do Código do Trabalho. Cláusula 41.ª Direito a férias O trabalhador tem direito

Leia mais

do Trabalho vigor as alterações ao Código do Trabalho introduzidas pela Lei n.º 23/2012, de 25 de junho.

do Trabalho vigor as alterações ao Código do Trabalho introduzidas pela Lei n.º 23/2012, de 25 de junho. Alteração ao Código C do Trabalho ATENÇÃO A partir do dia 1 de agosto de 2012, entram em vigor as alterações ao Código do Trabalho introduzidas pela Lei n.º 23/2012, de 25 de junho. Neste documento damos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE HORÁRIO DE TRABALHO. CAPÍTULO I Disposições gerais

REGULAMENTO INTERNO DE HORÁRIO DE TRABALHO. CAPÍTULO I Disposições gerais REGULAMENTO INTERNO DE HORÁRIO DE TRABALHO CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto e âmbito de aplicação 1 - O presente Regulamento define o regime de prestação de trabalho dos trabalhadores que

Leia mais

DURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE TRABALHO

DURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE TRABALHO DURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE TRABALHO O QUE DIZ A LEI OBSERVAÇÕES I - CONCEITOS E DEFINIÇÕES Tempo de Trabalho qualquer período durante o qual o trabalhador está a desempenhar a actividade ou permanece

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO [1] Código do Trabalho ª Edição. Atualização nº 2

DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO [1] Código do Trabalho ª Edição. Atualização nº 2 DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO [1] Código do Trabalho 2015 8ª Edição Atualização nº 2 1 [1] DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO CÓDIGO DO TRABALHO UNIVERSITÁRIO Atualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR

Leia mais

Regulamento Interno de Duração e Organização do Tempo de Trabalho no IPCB

Regulamento Interno de Duração e Organização do Tempo de Trabalho no IPCB Regulamento Interno de Duração e Organização do Tempo de Trabalho no IPCB Nos termos do disposto no nº 2 do artigo 75º da Lei nº 35/2014, de 20 de junho, que aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas

Leia mais

Circular 2012 / 05 01/08/2012

Circular 2012 / 05 01/08/2012 Circular 2012 / 05 01/08/2012 Estimado Cliente, Na sequência das alterações ao Código do Trabalho, entretanto publicadas, e que hoje entram em vigor, as quais resultaram do Compromisso para o Crescimento,

Leia mais

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Decreto-Lei n.º 237/2007 de 19 de Junho Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2002/15/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Março, relativa à organização do tempo de trabalho

Leia mais

Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário - CGTP-IN RESPOSTA DO SNTSF À PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO DA EMEF

Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário - CGTP-IN RESPOSTA DO SNTSF À PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO DA EMEF RESPOSTA DO SNTSF À PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO DA EMEF Tendo por base o documento entregue pela administração na reunião de 15 de Maio de 2018, o SNTSF/FECTRANS contrapõe o seguinte: CAPÍTULO I ÁREA, ÂMBITO

Leia mais

informação nº 95.v2 Data 1 de Setembro de 2010 actualizada a 5 de Julho de 2013 Assunto: Direito a férias Laboral Tema:

informação nº 95.v2 Data 1 de Setembro de 2010 actualizada a 5 de Julho de 2013 Assunto: Direito a férias Laboral Tema: Data 1 de Setembro de 2010 actualizada a 5 de Julho de 2013 Assunto: Direito a férias Tema: Laboral O tema «Férias» suscita sempre muitas dúvidas e questões aos nossos associados. Por isso procuramos reunir

Leia mais

Regimes de trabalho REGIMES DE TRABALHO. Posted on 23 Outubro, 2016.

Regimes de trabalho   REGIMES DE TRABALHO. Posted on 23 Outubro, 2016. REGIMES DE TRABALHO Posted on 23 Outubro, 2016 Page: 1 1. A direção de enfermagem - Portaria 245/2013 de 5 de agosto - é constituída por todos os enfermeiros que exerçam funções de direção e chefia ao

Leia mais

Feriados. Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro_abril Feriados

Feriados.   Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro_abril Feriados www.pgdlisboa.pt Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro_abril 2016 Feriados Artigo 234.º - Feriados obrigatórios Artigo 235.º - Feriados facultativos Artigo 236.º - Regime dos feriados SUBSECÇÃO X Férias Artigo

Leia mais

Concessão do estatuto de trabalhador-estudante

Concessão do estatuto de trabalhador-estudante Pela Lei, de 29 de Julho, que regulamenta a Lei Nº, de 27 de Agosto que aprovou o Código do Trabalho foi revogada a Lei Nº116/97, de 4 de Novembro (Estatuto do Trabalhador Estudante). Transcrevem-se, assim,

Leia mais

Município de Ferreira do Zêzere

Município de Ferreira do Zêzere NORMAS DE FUNCIONAMENTO E REGISTO NO SISTEMA DE CONTROLO BIOMÉTRICO DO DEVER DE ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE E HORÁRIOS DE TRABALHO Município de Ferreira do Zêzere NORMAS DE FUNCIONAMENTO E REGISTO NO SISTEMA

Leia mais

Estatuto de trabalhador-estudante

Estatuto de trabalhador-estudante Diplomas consolidados Estatuto de trabalhador-estudante DGAJ-DF - 2013 Direção-Geral da Administração da Justiça Estatuto de Trabalhador-Estudante VERSÃO ATUALIZADA O regime do trabalhador-estudante aplica-se

Leia mais

Deliberação n.º 1556/2002

Deliberação n.º 1556/2002 Deliberação n.º 1556/2002 15 de Outubro - Por deliberação do conselho directivo do Instituto Nacional de Medicina Legal de 15 de Outubro de 2002, e após consulta prévia dos funcionários e agentes, através

Leia mais

ESTATUTO DO TRABALHADOR- CÓDIGO DO TRABALHO ESTUDANTE CAPÍTULO I SECÇÃO II. Preâmbulo. Subsecção VIII. Trabalhador-Estudante. Artº 17º.

ESTATUTO DO TRABALHADOR- CÓDIGO DO TRABALHO ESTUDANTE CAPÍTULO I SECÇÃO II. Preâmbulo. Subsecção VIII. Trabalhador-Estudante. Artº 17º. ESTATUTO DO TRABALHADOR- CÓDIGO DO TRABALHO ESTUDANTE (Lei nº 99/2003, de 27 de Agosto) CAPÍTULO I SECÇÃO II Preâmbulo Subsecção VIII Trabalhador-Estudante Artº 17º Trabalhador-estudante O disposto nos

Leia mais

MUNICÍPIO DE BARRANCOS CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE BARRANCOS CÂMARA MUNICIPAL 1 MUNICÍPIO DE BARRANCOS CÂMARA MUNICIPAL Regulamento Interno de funcionamento, atendimento e de horários de trabalho dos serviços do Município de Barrancos Preâmbulo Considerando que o artigo 115.º do

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO PERÍODO DE FUNCIONAMENTO E HORÁRIO DE TRABALHO DO LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA E GEOLOGIA LNEG, I.P.

REGULAMENTO INTERNO DO PERÍODO DE FUNCIONAMENTO E HORÁRIO DE TRABALHO DO LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA E GEOLOGIA LNEG, I.P. REGULAMENTO INTERNO DO PERÍODO DE FUNCIONAMENTO E HORÁRIO DE TRABALHO DO LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA E GEOLOGIA LNEG, I.P. Considerando: A entrada em vigor da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Setembro/2013 ÍNDICE Pág. 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 3 2. REGIMES DE TEMPO... 3 2.1. TRABALHO A TEMPO

Leia mais

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal DIVISÃO ADMINISTRATIVA (DA) REGULAMENTO DO PERÍODO DE FUNCIONAMENTO E DO HORÁRIO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ALFÂNDEGA DA FÉ Nota Justificativa O presente

Leia mais

O art.º 120º da LTFP, sob a epígrafe Limites da duração do trabalho suplementar determina o seguinte:

O art.º 120º da LTFP, sob a epígrafe Limites da duração do trabalho suplementar determina o seguinte: ASSUNTO: Do acréscimo remuneratório devido por prestação de trabalho suplementar em dia de descanso semanal e da possibilidade da sua fixação por instrumento de regulamentação coletiva Parecer n.º: INF_DSAJAL_LIR_4174/2018

Leia mais

Regulamento Interno de Duração e Organização do Tempo de Trabalho na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Regulamento Interno de Duração e Organização do Tempo de Trabalho na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Regulamento Interno de Duração e Organização do Tempo de Trabalho na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Considerando a publicação da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada em anexo

Leia mais

SUBSECÇÃO X Férias. Artigo 237.º Direito a férias. Artigo 238.º Duração do período de férias

SUBSECÇÃO X Férias. Artigo 237.º Direito a férias. Artigo 238.º Duração do período de férias SUBSECÇÃO X Férias Artigo 237.º Direito a férias 1 - O trabalhador tem direito, em cada ano civil, a um período de férias retribuídas, que se vence em 1 de Janeiro. 2 - O direito a férias, em regra, reporta-se

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO (SEM TERMO) MODELO

CONTRATO DE TRABALHO (SEM TERMO) MODELO CONTRATO DE TRABALHO (SEM TERMO) MODELO Observações: 1. O presente modelo de contrato de trabalho destina-se apenas aos contratos de trabalho sem termo, sendo permitido o acréscimo e a eliminação de cláusulas

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO, ATENDIMENTO E HORÁRIOS DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE MÉRTOLA. Nota Justificativa

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO, ATENDIMENTO E HORÁRIOS DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE MÉRTOLA. Nota Justificativa E HORÁRIOS DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE MÉRTOLA Nota Justificativa A Lei n.º 59/2008, de 11 de setembro, que aprovou o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas, doravante designado RCTFP, veio

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO, ATENDIMENTO E HORÁRIO DE TRABALHO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOURÃO. Nota Justificativa

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO, ATENDIMENTO E HORÁRIO DE TRABALHO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOURÃO. Nota Justificativa Nota Justificativa Nos termos do disposto no artigo 115.º do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas a entidade empregadora pode elaborar regulamentos internos do órgão ou serviço contendo normas

Leia mais

Regulamento Interno de Funcionamento, Atendimento e Horário de Trabalho da Câmara Municipal de Rio Maior

Regulamento Interno de Funcionamento, Atendimento e Horário de Trabalho da Câmara Municipal de Rio Maior Regulamento Interno de Funcionamento, Atendimento e Horário de Trabalho da Câmara Municipal de Rio Maior Nota justificativa Com a entrada em vigor da Lei nº. 59/2008 de 11 de setembro, que aprova o Regime

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO. Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST

JORNADA DE TRABALHO. Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST JORNADA DE TRABALHO Tempo efetivamente Trabalhado; Tempo à disposição do empregador Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST Conceito Jornada é o lapso de tempo durante o qual o empregado

Leia mais

CURSO PRÁTICO DE LEGISLAÇÃO LABORAL PARA RECURSOS HUMANOS

CURSO PRÁTICO DE LEGISLAÇÃO LABORAL PARA RECURSOS HUMANOS +351 21 00 33 800 CURSO PRÁTICO DE LEGISLAÇÃO LABORAL PARA RECURSOS HUMANOS Código da Formação: 1860605 Preço: 1500 (+iva) Duração: 4 dias - 28 horas Local: LISBOA INSCREVA-SE LISBOA 14/05/2018 15/10/2018

Leia mais

AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. (introduzidas pela Lei nº 23/2012, de 25 de Junho)

AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. (introduzidas pela Lei nº 23/2012, de 25 de Junho) AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO (introduzidas pela Lei nº 23/2012, de 25 de Junho) INTRODUÇÃO Face à relevância prática das alterações introduzidas ao Direito do Trabalho pela Lei nº 23/2012,

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 22 de outubro de Série. Número 159

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 22 de outubro de Série. Número 159 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 22 de outubro de 2014 Série Sumário VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Despacho Normativo n.º 8/2014 Aprova o Regulamento do Horário de Trabalho

Leia mais

ACORDO DE EMPRESA A.E.

ACORDO DE EMPRESA A.E. ACORDO DE EMPRESA A.E. O QUE JÁ TINHA SIDO ACORDADO ENTRE O SINDICATO E A UNIVERSIDADE Nota: A Universidade de Aveiro rompe as negociações pelo facto do Sindicato não aceitar incluir neste A.E. o Horário

Leia mais

ALTERAÇÃO CÓDIGO DO TRABALHO

ALTERAÇÃO CÓDIGO DO TRABALHO 12-09-2012 ALTERAÇÃO CÓDIGO DO TRABALHO Em anexo enviamos um resumo elaborado pelo nosso advogado, Dr. João Pombo Lopes, com as alterações mais importantes no Código do Trabalho. Relembramos que vamos

Leia mais

Tabela Salarial / I Director Geral 1.822,00 II Director de Serviços 1.522,00 III Director Adjunto 1.216,00

Tabela Salarial / I Director Geral 1.822,00 II Director de Serviços 1.522,00 III Director Adjunto 1.216,00 Após processo de conciliação que decorreu no Ministério do Trabalho, foram concluídas as negociações do acordo de revisão do CCT para a Indústria de Carnes, para o ano 2009, do qual resultou a Tabela Salarial

Leia mais

25 de Junho 2012 Direito do Trabalho

25 de Junho 2012 Direito do Trabalho TERCEIRA REVISÃO DO CÓDIGO DE TRABALHO A revisão ora em análise, publicada hoje, surge no âmbito do Memorando de Entendimento sobre as Condicionalidades de Política Económica de Maio de 2011 (doravante

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO NORMAS TÉCNICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTO DA ASSIDUIDADE NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Julho/2016 ÍNDICE Pág. 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 3 2. REGIMES DE TEMPO... 3 2.1. TRABALHO A TEMPO COMPLETO...

Leia mais

ACT Clausulado

ACT Clausulado CAPÍTULO IV Parentalidade Cláusula 12ª Proteção na parentalidade 2. a) O pai tem direito a uma licença parental, de gozo obrigatório, de 15 dias úteis, seguidos ou interpolados, a gozar nos 30 dias seguintes

Leia mais

REGULAMENTO DE HORÁRIO DE TRABALHO DOS SERVIÇOS DA PRESIDÊNCIA E SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO

REGULAMENTO DE HORÁRIO DE TRABALHO DOS SERVIÇOS DA PRESIDÊNCIA E SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO REGULAMENTO DE HORÁRIO DE TRABALHO DOS SERVIÇOS DA PRESIDÊNCIA E SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO Artigo 1.º Âmbito 1. O presente Regulamento é aplicável a todos os trabalhadores

Leia mais

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro Regulamento do Horário de Trabalho da CCDRC - 2016 Título Regulamento do Horário de Trabalho da CCDRC - 2016 Autoria Edição Rua Bernardim Ribeiro,

Leia mais

Pelo Exº Senhor Vereador dos Recursos Humanos de Câmara Municipal foi solicitado parecer acerca da seguinte situação:

Pelo Exº Senhor Vereador dos Recursos Humanos de Câmara Municipal foi solicitado parecer acerca da seguinte situação: ASSUNTO: Subsídio de turno. Trabalhador. Ausência. Substituto. Parecer n.º: INF_DSAJAL_LIR_5692/2017 Data: 30.06.2017 Pelo Exº Senhor Vereador dos Recursos Humanos de Câmara Municipal foi solicitado parecer

Leia mais

NORMA DE REGISTRO DE PONTO HORARIO DE TRABALHO N.I VERSÃO 2010 VIGENCIA: 03/2010

NORMA DE REGISTRO DE PONTO HORARIO DE TRABALHO N.I VERSÃO 2010 VIGENCIA: 03/2010 NORMA DE REGISTRO DE PONTO HORARIO DE TRABALHO N.I VERSÃO 2010 VIGENCIA: 03/2010 Objetivo: Esta norma interna foi constituída com a finalidade de disciplinar os horários de trabalho e o registro de ponto

Leia mais

TRABALHO DOMÉSTICO O REGIME JURÍDICO

TRABALHO DOMÉSTICO O REGIME JURÍDICO TRABALHO DOMÉSTICO O REGIME JURÍDICO O REGIME JURÍDICO DO CONTRATO DE SERVIÇO DOMÉSTICO ENCONTRA-SE REGULADO EM LEGISLAÇÃO ESPECIAL DL N.º 235/92, DE 24 DE OUTUBRO. O QUE É O CONTRATO DE SERVIÇO DOMÉSTICO?

Leia mais

TRABALHADOR - ESTUDANTE O QUE DIZ A LEI

TRABALHADOR - ESTUDANTE O QUE DIZ A LEI Ficha n.º 4 TRABALHADOR - ESTUDANTE O QUE DIZ A LEI OBSERVAÇÕES Trabalhador-Estudante Trabalhador que frequenta qualquer nível de educação escolar, bem como curso de pós-graduação, mestrado ou doutoramento

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 1 de março de Série. Número 27

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 1 de março de Série. Número 27 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 1 de março de 2013 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Despacho Normativo n.º 1-A/2013 Altera o Despacho

Leia mais

Condições do trabalho agrícola. TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Maio de 2017

Condições do trabalho agrícola. TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Maio de 2017 TÍTULO DA APRESENTAÇÃO TÍTULO DA APRESENTAÇÃO SUMÁRIO 1. Trabalho agrícola 2. Deveres gerais do empregador 3. Formas de contratação TÍTULO DA APRESENTAÇÃO DEVERES GERAIS DO EMPREGADOR DEVERES GERAIS DO

Leia mais

SECÇÃO III Poder disciplinar

SECÇÃO III Poder disciplinar SECÇÃO III Poder disciplinar Artigo 328.º Sanções disciplinares 1 - No exercício do poder disciplinar, o empregador pode aplicar as seguintes sanções: a) Repreensão; b) Repreensão registada; c) Sanção

Leia mais

Regime das Condições de Prestação e de Disciplina do Trabalho da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social

Regime das Condições de Prestação e de Disciplina do Trabalho da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social REPÚBLICA DE CABO VERDE AUTORIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL Prédio Novo Banco, 2º Andar Achada Santo António - Praia Telefone: 2623342 e-mail: arccv2015@gmail.com Regime das Condições de Prestação

Leia mais

Revogações: Orientação Normativa N.º 1/2001 de 01/02/2001

Revogações: Orientação Normativa N.º 1/2001 de 01/02/2001 Nº. Pauta 202.16 RECURSOS HUMANOS Assunto: ESCALAS DE SERVIÇO Referência: Distribuição: todas as unidades de estrutura Revogações: Orientação Normativa N.º 1/2001 de 01/02/2001 Entrada em vigor: 15/06/2005

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 4 de Setembro de 2012

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 4 de Setembro de 2012 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 4 de Setembro de 2012 1. INTRODUÇÃO Foi publicada no Diário da República em 25 de Junho de 2012 a Lei n.º 23/2012, de 25 de Junho, que procede à terceira alteração ao Código

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 36/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 36/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 36/XII Exposição de Motivos O Estado Português, através da assinatura do Memorando de Políticas Económicas e Financeiras, assumiu perante a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional

Leia mais

Parentalidade PARENTALIDADE. Posted on 23 Outubro, Page: 1

Parentalidade   PARENTALIDADE. Posted on 23 Outubro, Page: 1 PARENTALIDADE Posted on 23 Outubro, 2016 Page: 1 Direitos Parentais A Proteção na Parentalidade (Maternidade, Paternidade e Adoção) está regulada na Lei 7/2009 de 12 de Fevereiro (Código do Trabalho- CT)

Leia mais

LICENÇA N.º ICP-ANACOM-7/2013-SP

LICENÇA N.º ICP-ANACOM-7/2013-SP LICENÇA N.º ICP-ANACOM-7/2013-SP O Vogal do Conselho de Administração do ICP - Autoridade Nacional de Comunicações (ICP- ANACOM), Prof. Doutor João Manuel Lourenço Confraria Jorge e Silva, decide, nos

Leia mais

NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SINPROFARM - MEMORANDO 1 -

NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SINPROFARM - MEMORANDO 1 - NOVO CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO ENTRE A ANF E O SINPROFARM - MEMORANDO 1 - I Observações gerais 1. Entrada em vigor (cl. 2ª e Anexo I e II CCT) O novo CCT entra em vigor no dia 13 de Junho de 2010.

Leia mais

Regulamento de Horário de Trabalho. Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Autorizado em Conselho de Administração

Regulamento de Horário de Trabalho. Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Autorizado em Conselho de Administração Regulamento de Horário de Trabalho Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Autorizado em Conselho de Administração Em 23-04-2015 1 Parte I Disposições Gerais Artº 1º Âmbito de Aplicação O presente regulamento

Leia mais

O pagamento das contribuições deve ser efetuado de 1 a 20 do mês seguinte àquele a que respeitam.

O pagamento das contribuições deve ser efetuado de 1 a 20 do mês seguinte àquele a que respeitam. Trabalhadores independentes Atualizado em: 28-12-2018 Esta informação destina-se a que cidadãos Trabalhadores independentes Obrigação contributiva A obrigação contributiva dos trabalhadores independentes

Leia mais

QUADRO LEGISLATIVO DOS ENFERMEIROS DO SETOR PRIVADO

QUADRO LEGISLATIVO DOS ENFERMEIROS DO SETOR PRIVADO QUADRO LEGISLATIVO DOS ENFERMEIROS DO SETOR PRIVADO Posted on 23 Outubro, 2016 Page: 1 Entidades privadas e de âmbito social: Misericórdias, IPSS, Hospitais e Clínicas Privadas. Aos enfermeiros do setor

Leia mais

Área, Âmbito e Vigência. Cláusula 1ª Âmbito de Aplicação. Cláusula 2ª Vigência. Cláusula 3ª Denúncia de Sobrevigência

Área, Âmbito e Vigência. Cláusula 1ª Âmbito de Aplicação. Cláusula 2ª Vigência. Cláusula 3ª Denúncia de Sobrevigência Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública celebrado entre a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. e o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas.

Leia mais

GESTMAV Consultoria de Gestão, Lda.

GESTMAV Consultoria de Gestão, Lda. CONTABILIDADE FISCALIDADE APOIO À GESTÃO RECURSOS HUMANOS PROJECTOS EMPRESARIAIS ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO TRABALHO CONTACTOS: Praça Machado dos Santos, nº 113 1º Sala 1 4440 511 Valongo Tel: (+351) 224224060

Leia mais

Destacamento de trabalhadores

Destacamento de trabalhadores Destacamento de trabalhadores Determinação da legislação aplicável 2 Instituições competentes Centros Distritais do ISS, I.P. Instituições de segurança social das Regiões Autónomas Secretaria Geral ou

Leia mais

REGULAMENTO DE HORÁRIO DE TRABALHO DO IDE, IP-RAM CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º. Objeto

REGULAMENTO DE HORÁRIO DE TRABALHO DO IDE, IP-RAM CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º. Objeto REGULAMENTO DE HORÁRIO DE TRABALHO DO IDE, IP-RAM CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece o regime de duração e organização do tempo de trabalho do Instituto de

Leia mais

Pré Acordo Modelo de trabalho Direção Comissão de trabalhadores Volkswagen Autoeuropa. Crescimento - T-Roc

Pré Acordo Modelo de trabalho Direção Comissão de trabalhadores Volkswagen Autoeuropa. Crescimento - T-Roc Pré Acordo Modelo de trabalho Direção Comissão de trabalhadores Volkswagen Autoeuropa Crescimento - T-Roc Introdução: Este Pré-Acordo reflete o compromisso da Direção e dos Trabalhadores em garantir o

Leia mais

Lei n.º 68/2013. de 29 de agosto

Lei n.º 68/2013. de 29 de agosto Lei n.º 68/2013 de 29 de agosto Estabelece a duração do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas e procede à quinta alteração à Lei n.º 59/2008, de 11 de setembro, à quarta alteração

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE REGULAMENTO DE DURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS DE TRABALHO E CONTROLO DOS DEVERES DE ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE DA ERS FEVEREIRO DE 2017 R u a S. J o ã o d e B r i t o, 6

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DOS HORÁRIOS DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO CONCELHO DE SINES. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL DOS HORÁRIOS DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO CONCELHO DE SINES. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL DOS HORÁRIOS DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO CONCELHO DE SINES Preâmbulo Na sequência da publicação do Decreto-Lei nº 111/2010, de 15 de outubro, e do Decreto-lei nº 48/2011, de

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. Lei nº 23/2012, de 25 de Junho

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. Lei nº 23/2012, de 25 de Junho ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO Lei nº 23/2012, de 25 de Junho Aproxima-se o dia um de Agosto, data em que entram em vigor as novas alterações ao Código do Trabalho, as quais foram já objecto de uma acção

Leia mais

LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP

LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP A 1 de fevereiro de 2013, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) decidiu, nos termos previstos e para efeitos do disposto na alínea c) do n.º 2 do artigo 8.º e dos

Leia mais

1º - Jornada de Trabalho de até 40 (quarenta) horas semana l (de segunda a sexta-feira)

1º - Jornada de Trabalho de até 40 (quarenta) horas semana l (de segunda a sexta-feira) CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO QUE ENTRE SI FAZEM DE UM LADO REPRESENTANDO A CATEGORIA PROFISSIONAL, O SINFAR-GO - SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS NO ESTADO DE GOIÁS; E DO OUTRO LADO, REPRESENTANDO A CATEGORIA

Leia mais

C Â M A R A M U N I C I P A L D E P O N T E D A B A R C A

C Â M A R A M U N I C I P A L D E P O N T E D A B A R C A C Â M A R A M U N I C I P A L D E P O N T E D A B A R C A Projeto do Regulamento de Funcionamento, Atendimento e Horário de Trabalho da Câmara Municipal de Ponte da Barca Preâmbulo A elaboração do presente

Leia mais

LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS CÓDIGO DE TRABALHO

LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS CÓDIGO DE TRABALHO DE TRABALHO I. Enquadramento Geral A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas entrou em vigor no dia 1 de agosto de 2014. A Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (adiante designada por LTFP) aprovada

Leia mais

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos Regulamentado pela Lei Complementar n. 150/15, empregado doméstico é aquele que presta serviços

Leia mais