Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional"

Transcrição

1 Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional DOENÇA INFLAMÓ AT RIA INTESTINAL (DII( E NUTRIÇÃO FUNCIONAL Leia Nunes yamada - Nutricionista

2 Conceitos Doença inflamatória intestinal Doenças inflamatórias intestinais(dii), conhecidas coletivamente como doença de Crohn e colite ulcerativa, são causadas por respostas imunes desreguladas. Carroll I.M., Maharshak N. et al., 2013 Doenças inflamatórias intestinais, que incluem doença de Crohn e colite ulcerativa são doenças sistêmicas que afeta predominantemente o trato gastrointestinal. Owczarek D. et al.,2014 Doenças inflamatórias intestinais são doenças predominantemente observada em países desenvolvidos e surgem de uma interação entre fatores genéticos e ambientais.

3 Colite ulcerativa Doença inflamatória intestinal A DII, ocorre tipicamente na segunda e terceira década de vida e afeta ambos os sexo. O risco ligeiramente aumentado para câncer colo retal e uma das razões para a expectativa de vida reduzida dos pacientes com DII Na maior parte dos indivíduos a doença progride para a cronificaçãoo que pode resultar em danos irreversíveis da função gastrointestinal

4 Doença inflamatória intestinal Doenças inflamatórias intestinais, são de origem idiopáticas. Atualmente, os principais objetivos do tratamento é para induzir e manter a remissão clínica. Evidências indicam que a atividade da doença é persistente (biópsias) mesmo no período de remissão clínica.

5 CASCATA DE INFLAMAÇÃO

6 METABÓLITOS DO ÁCIDO ARAQUIDÔNICO

7 Doença inflamatória intestinal

8

9

10 Epidemiologia Genéticos Ambientais

11 Etinopatogenia

12 Colite ulcerativa Doença inflamatória intestinal Colite ulcerativa Doença inflamatória intestinal Patogenia multifatorial (envolvendo disfunção imunológica, fatores ambientais e genéticos). Geralmente limitada ao reto e ao cólon (retocolite), (podendo afetar o apêndice cecal e o íleo terminal se envolver o cólon inteiro). Associações gênicas específicas não foram definidas. Alguns loci estão associados tanto à Doença de Crohn quanto à colite ulcerativa Acredita-se que exista uma resposta imunológica ao conteúdo luminal ( liberando citocinas que desencadeiam o processo inflamatório)

13 Doença de cronh É caracterizada por uma inflamação crônica que, pode acometer qualquer sitio do TGI, desde a boca até o anus, com predisposição pela porção final do intestino delgado e proximal do intestino grosso

14 Doença de cronh

15 Doença inflamatória intestinal A colite ulcerativa e a doença de cronh, em virtude de apresentarem aspectos epidemiológicos, genéticos, imunológicos, clínicos e terapêuticos comuns, são englobadas na mesma doença. Características macroscópicas utilizadas para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal Colite ulcerativa Doença de crohn Localização TGI Especialmente colo e reto Todo TGI Íleo Não Muitas vezes, envolvidos Colo Geralmente esquerdo Geralmente direito Reto Comumente envolvido Normalmente não envolvido Distribuição TGI Difusa ( contínua) Segmentar ( descontínua ) Ulceras Superficiais Aftóides profundas e confluentes Pseudopólipos Comum Pouco frequente Fissuras profunda Ausente (exceto na colite fulminante) Presente Fistulas Ausente (exceto na colite fulminante) Presente Atrofia da mucosa Marcada Mínima A espessura da parede normal aumentada Fonte. Tab. adptada de European consensus on the histopathology of inflammatory bowel disease.2013

16 Doença inflamatória intestinal Embora a colite ulcerativa e doença de cronh manifestem fenótipos similares existem condições clinicas, patológicas e fisiológicas que permitem separá-las.

17

18 Doença inflamatória intestinal Embora a etiopatogenia precisa da DII seja desconhecida, vários fatores imunológicos, genéticos e ambientais que contribuem para o desenvolvimento da doença já foram identificados. Os estudos atuais refere que na DII a um desequilíbrio da microbiota intestinal.

19 Microbiota intestinal (MI) MI é o conjunto de micro-organismo presente nos intestinos, ou seja é uma mistura dinâmica de micro-organismo, cujo a composição varia ao longo do TGI e entre a mucosa e o lúmen intestinal. Desenvolvimento da MI e dependente da interação de fatores genéticos, ambientais, alimentação, doenças, entre outros A MI adulta é estável, composta por espécies autóctones ( permanentes) e alóctones ( transitórios) adquirido do meio externo.

20 Microbiota intestinal Hospedeiro O TGI alberga o maior número e a maior diversidade de espécies de micro-organismos dos que colonizam o corpo humano. humano Em condições normais e indivíduos saudáveis estes micro-organismos não causam danos a saúde e podem até serem benéficos. Órgãos e sistema ; pâncreas, baço, fígado, SNC, bexiga são estéreis.

21 Microbiota intestinal Esôfago,contem micro-organismo proveniente dos alimentos; Hospedeiro humano Estomago e int. delgado, os micro-organismo estão em nível mínimo devido acidez gástrica,secreção bilear e pancreática, e pelo intenso peristaltismo do int. delgado; O íleo é um sítio de transição entre a escassa população de micro-organismo do jejuno e a densa flora do colo; No cólon, as bactérias encontram condições favoráveis para sua proliferação devido à ausência de secreções intestinais, peristaltismo lento e suprimento nutricional.

22 Microbiota intestinal O intestino (cólon) do indivíduo adulto possui o mais complexo ecossistema de micro-organismo do corpo humano, abrigando mais de 400 diferentes espécies, pertencentes a mais de 50 géneros diferentes.

23

24

25 Principais funções atribuídas à microbiota intestinal Brandt K.G et. Al., 2006

26 Microbiota intestinal Do ponto de vista funcional o intestino humano não possui apenas a tarefa nutritiva ( digestão dos alimentos e absorção de nutrientes ), mas também atua numa linha de defesa contra o agressões do meio ambiente. Três elementos essenciais interagem na superfície mucosa intestinal: 1- Microflora 2- Barreira da mucosa 3- Sistema imunitário ( Bourlioux et al. 2003)

27 Microbiota intestinal Uma variedade ampla e diversificada de bactérias evoluíram e se adaptaram para viver no intestinal humano. Algumas destas bactérias são potenciais agentes patogênicos e pode ser uma fonte de infecção e sepse, isto quando a integridade a barreira mucosa está fisicamente ou funcionalmente violada. No entanto, a interação entre hospedeiro e bactéria confere importante benefícios de saúde para o hospedeiro humano Estudos em animais sugerem que as bactérias do intestino têm importante funções na fermentação de substratos alimentares não digeríveis, produção de vitamina K, absorção Ca, Mg,Fe. A diversidade de géneros e espécies dentro do intestino (comunidade microbiana) fornece uma variedade de enzimas e rotas bioquímica que tem a função de proteção contra patógenos invasores ( Guarner & Malagelada, 2003)

28 Microbiota intestinal Doenças inflamatórias intestinais (DII) são caracterizadas por exacerbação aguda seguida por remissão. A hipótese de desregulação imunológicas que interagem com fatores genéticos e ambientais são amplamente discutidas Nas DII A capacidade esta capacidade do sistemaéimunológico prejudicada de tolerar e mostram a respostas microflora imunitárias comensal hiperreativa contribui paraahomeostase microrganismos no intestinais intestino residentes

29 Microbiota intestinal A imunidade inata desempenha um papel central na regulação respostas imunes às bactérias intestinais Esta família de receptores detectam patógenos e materiais de acolhimento liberados durante a lesão. TLRs são ativados pelo reconhecimento de comensais. TLR4 reconhece o lipopolissacarídeo (LPS) que é um componente importante da membrana exterior das bactérias gram-negativase desencadeia cascatas de sinalização...

30

31 Figure 7. Histological characteristics of the ileal mucosa from CD patient. H&E staining showed normal epithelial architecture and few infiltrated inflammatory cells in the nonulcerated tissues (A). The mucosal specimen from ulcerated ileum revealed the disrupted mucosal architecture and the infiltration of inflammatory cells in (B).

32

33 Este estudo descreve pela primeira vez a disbiose da microbiota intestinal em pacientes Chineses com DC. Os resultados mostraram predominância de bactérias patogênicas oportunistas e uma redução de bactérias benéficas

34 Lactobacillus, e doenças inflamatórias intestinais

35

36 Lactobacillus Bifidobacteriumspp. Lactobacillusacidophilus acidophilus Tornou-se popular no final da década de 70, com o seus uso em leite fermentado. As Bifidobactérias constituem um gênero de bactérias reconhecidas como adjuntos dietéticos e que possui propriedades probióticas, tais como prevenção de distúrbios intestinais infecciosos.

37 Lactobacilos Bifidobactérias Atuam no intestino delgado. Bastonetes, Gram (+) (não esporulados) Fermentam lactose, homofermentativos: (Ac. Láctico coagulam o leite) Sobrevivência a ph 3,0-8,0 (6,3-6,6) Temperatura ótima 37 C Anaeróbios facultativos. Atuam no intestino grosso- região colônica 80 % flora de crianças. Bastonetes, Gram(+), (não esporuladas) Fermentam lactose, heterofermentativos: Ac. láctico e acético Não toleram bem ambiente ácido e H 2 O 2. Sobrevivência a ph 5,1-8,0 (6,5-7,0). B. longum ph 1,5-3,0. Temperatura C Anaeróbios

38 Os três probióticos tiveram efeito restauradores nos níveis de glutationa do colo. Tratamento Bifidobacterium lactis reduziu a expressão do factor de necrose tumoral (TNF-alfa), da óxido nítrico sintase ( inos ) e da ciclooxigenase - 2 ( COX - 2 ) no colo. Administração L acidophilus. reduziu produção de leucotrieno B4 e a expressão de inos. L. casei foi associada com uma diminuição na expressão da COX 2 no colo.

39

40 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define probióticos como micro-organismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal, produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. A quantidade mínima viável de probióticos deve estar situada na faixa de 10 8 a 10 9 Unidades Formadoras de Colônias (UFC) na recomendação diária do produto pronto para o consumo, conforme indicação do fabricante. Reconhecidos pela ANVISA Lactobacillus acidophilus Lactobacillus casei Shirota Lactobacillus casei variedade rhamnosus Lactobacillus casei variedade defensis Lactobacillus paracasei Lactococcus lactis Bifidobacterium bifidum Bifidobacterium longum Enterococcus faecium

41 Probióticos isolados, a prescrição deve apresentar a denominação de venda do produto, a forma de apresentação (pó, sachê, cápsula, comprimido, tablete, outras) o modo de uso (quantidade e frequência), o modo de preparo e a indicação de via de administração oral; A prescrição de probióticos isolados que utiliza expressões como sachê de lactobacilos ou pool de lactobacilos ou pool de probióticos, deve ser detalhada, de forma a definir claramente a natureza do produto. Ainda, o nutricionista não deve atribuir ao produto finalidade medicamentosa ou terapêutica;

42 Prebiotico (inulina ) diminuiu a gravidade da colite induzida por sulfato de dextrano (DSS)

43

44 Radioterapia abdominal afeta negativamente a contagem Lactobacillus e Bifidobacterium. A mistura prebiótico da inulina e frutooligossacarídeo pode melhorar a recuperação após a radioterapia.

45

46

47

48 Fibras alimentares e Doença inflamatória intestinal

49

50 Fibras alimentares Os seres humanos dependem de bactérias para a degradação de componentes alimentares não digeríveis, por exemplo as fibras. Os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) são produtos de fermentação de bactérias e variam em concentração entre 50 a 100 mm no lúmen do cólon. Mais abundante Ácido acético, Ácido propiónico Ácido butírico

51

52

53

54

55 Fibra de arroz tratado com enzima ( FER ) é um produto prebiótico recentemente Fibra de arroz tratado com enzima ( FER ) é um produto prebiótico recentemente desenvolvido, feito a partir de farelo de arroz com amilase resistente ao calor e tratamento hemicelulase. FER suprimiu significativamente o crescimento de Clostiridium e aumento AGCC ( acetato, propionato e butirato ) no modelo experimental de colite Induzida por sulfato de dextrano (DSS)

56 DIETARY FIBER AND RISK OF CROHN S DISEASE(2013) Alta Estudo ingestão prospectivo fibra dietética com (cumulativa) de mulheres 6,4 g / dia tiveram analisadas, um risco seguido reduzido por cima de desenvolvimento 26 anos. Informações de CD, mas da não dieta CU foi, prospectivamente em comparação apurado com aquelas através com da ingestão administração mais baixo de uma fibras. questionário Além disso de frequência, fontes específicas alimentar de semiquantitativo fibra dietética validado pareceu a ter cada associações 4 anos. diferenciais. Foram confirmados Ingestão de fibra alimentar de frutas e, possivelmente, (auto referido) vegetais CD e UC reduz através o risco da revisão de CD de, enquanto prontuários ingestão médicos. de fibras de cereais integrais ou leguminosas não teve efeito sobre o risco de CD ou UC.

57 Prezado Senhor: Lemos com interesse, bem como algum alarme, o artigo de Ananthakrishnan et al.,. Esses autores sugerem que o aumento da ingestão de fibra alimentar, especificamente a partir de frutas, pode ter um efeito protetor sobre desenvolvimento de doença de Crohn (CD), mas não colite ulcerosa. Eles postulam 2 mecanismo potencial, incluindo mudanças na composição da microbiota e aumento fermentação da fibra da fruta em ácidos graxos de cadeia curta levando a uma diminuição de mediadores pró-inflamatórios.

58 O manuscrito defende uma dieta rica em fibras " para reduzir o incidência de CD. Dietas ricas em fibras devem ser evitados em pacientes com CD, doença especificamente ileal, onde a ingestão de itens ricos em fibras pode levar a obstruções.nós prontamente concordar com a conclusão de que mais estudos são necessários para explorar como a fibra dietética pode modular inflamação visto em CD. No entanto, alertam contra a alta ingestão de fibras em pacientes que estão em risco de,ou que já tenham suspeita ou diagnóstico de CD

59

60 Fibras alimentares O desequilíbrio da microbiota-hospedeiro intestinal tem sido implicada no aumento da incidência de DII e outras doenças inflamatórias. O padrão alimentar ocidental, especificamente ingestão reduzida de fibras à base de plantas, pode ser um fator crítico que liga o microbioma do intestino a doença. Embora a composição da microbiota intestinal seja diferente entre os indivíduos, os perfis de genes funcionais são bastante semelhantes. As alterações das vias metabólicas microbiano do intestino podem afetar a produção de fatores simbióticas, como AGCC, que regulam as respostas imunes adaptativas intestinal e promover a saúde.

61 Glutamina Glutamina, uma fonte de combustível preferido para enterócitos, é essencial para a integridade das células epiteliais intestinais e a função de barreira.

62 Glutamina Reduz o grau de hipotrofia intestinal Melhora o balanço nitrogenado Aumenta a capacidade antioxidante Otimiza a função imune Preserva os níveis de IgA secretória Aumenta os níveis de glutationa Reduz a taxa de translocação intestinal de microorganismos

63

64

65

66 ÁCIDOS GRAXOS POLI- INSATURADOS Omega-6 (ω-6) e ômega -3 (ω-3) ácidos graxos poli-insaturados ( AGPI) são precursores potentes de mediadores lipídicos, denominados eicosanóides, que desempenham um papel importante na regulação da inflamação. Eicosanóides derivados de ω-6 PUFAs ( por exemplo, ácido araquidónico ) tem funções pró-inflamatórias, enquanto eicosanóides derivados de ω-3 [ por exemplo, ácido eicosapentaenóico ( EPA ) e ácido docosahexanóico ( DHA ) ] têm propriedades anti-inflamatórias, que tradicionalmente se atribui a sua capacidade para inibir a formação de ω-6 PUFAs eicosanóides. Embora a dieta ocidental típica tem uma proporção muito maior de ω-6 PUFAs em comparação com ω-3. S. Ghosh et a., Diets rich in n-6 PUFA induce intestinal microbial dysbiosis in aged micel. British Journal of Nutrition (2013), 110,

67

68 Effects of increase in fish oil intake on intestinal eicosanoids and inflammation in a mouse model of colitis NESTES ESTUDO A SUPLEMTAÇÃO COM OMEGA-3 NAO PREVENIU DII ( Bosco et al. Lipids in Health and Disease 2013, 12:81) Effect of polyunsaturated fatty acids on tight junctions in a model of the human intestinal epithelium under normal and inflammatory conditions NESTE ESTUDO MODULA ATIVIDADE INFLAMATÓRIA INTESTINAL (Food Funct., 2013, 4, ) Dietas ricas em gordura ricos em OMEGA-6 PUFA causa disbiose e induz a inflamação (British Journal of Nutrition (2013), 110, ).

69 A dieta com óleo de milho e colza aumentou a infiltração de neutrófilos e macrófagos, enquanto a suplementação de óleo de peixe diminui significativamente a sua infiltração e recrutamento de células T imunossupressora e de anticorpos S. Ghosh et al. 2013

70

71

72

73

74

75 Tratamento Nutricional Corrigir déficit nutricional Proporcionar fontes energética e protéica Reduzir antígenos dietéticos Aumentar a oferta de glutamina Baixo teor gorduras inibir síntese de Prostaglandinas

76 Referencia bibliográficas Davanço T. et al. Nutritional supplementation assessment with whey proteins and TGF-β in patients with Crohn's disease. Nutr. Hosp. [online]. 2012, vol.27, n.4, pp ISSN Owczarek D. Cibor D., Tomasz M.K.., Rodacki G, Mach T. Inflammatory bowel disease: epidemiology, pathology and risk factors for hypercoagulability. World J Gastroenterol 2014 January 7; 20(1): Bezirtzoglou E., Stavropoulou E., Immunology and probiotic impact of the newborn and young children intestinal Microflora. E. Bezirtzoglou, E. Stavropoulou / Anaerobe 17 (2011) 369e374 Y.-C. Hou C.-C. Chu S.-L. Yeh. Effects of alanyl-glutamine dipeptide on the expression of colon-inflammatory mediators during the recovery phase of colitis induced by dextran sulfate sodium. Eur J Nutr (2013) 52: Machiels K, et al. A decrease of the butyrate-producing speciesroseburia hominis and Faecalibacterium prausnitzii defines dysbiosis in patients with ulcerative colitis. Gut 2013;0:1 9.

PRÓBIÓTICOS-PREBIÓTICOS E MICROBIOTA

PRÓBIÓTICOS-PREBIÓTICOS E MICROBIOTA 1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS Década...... 50 60 70 80 90 Novos Aditivos (conservantes, estabilizantes, espessantes, corantes,...) para garantir um maior Prazo de Validade e uma

Leia mais

Microbiota Normal do Corpo Humano

Microbiota Normal do Corpo Humano Microbiota Normal do Corpo Humano Microbiota Microbiota Microflora Flora indígena São termos usados para denominar os microrganismos que habitam o corpo humano e interagem de forma benéfica. Flora normal

Leia mais

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN Alimentos com alegação de propriedades funcionais

Leia mais

Por que consumir alimentos Probióticos e prebióticos?

Por que consumir alimentos Probióticos e prebióticos? Por que consumir alimentos Probióticos e prebióticos? Na palestra será abordada a importância da ingestão de probióticos e prebióticos para o fortalecimento da saúde humana bem como a diferença entre probióticos

Leia mais

O processo digestivo

O processo digestivo O processo digestivo Esôfago Estômago e intestino delgado Intervenções cirúrgicas Reação enzimática Influência do processo digestivo na Microbiota Obesidade e hábitos alimentares Doenças Agudas ou Crônicas

Leia mais

Probióticos Definição e critérios de seleção

Probióticos Definição e critérios de seleção Probióticos Definição e critérios de seleção Prof. Flaviano dos Santos Martins Laboratório de Agentes Bioterapêuticos Departamento de Microbiologia ICB-UFMG Definição FAO/WHO micro-organismos vivos que

Leia mais

24/11/2015. Biologia de Microrganismos - 2º Semestre de Prof. Cláudio 1. O mundo microbiano. Profa. Alessandra B. F. Machado

24/11/2015. Biologia de Microrganismos - 2º Semestre de Prof. Cláudio 1. O mundo microbiano. Profa. Alessandra B. F. Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Relação bactéria-hospedeiro Profa. Alessandra B. F. Machado O mundo microbiano Os microrganismos são ubíquos.

Leia mais

Profª Drª Maria Luiza Poiatti Unesp - Campus de Dracena

Profª Drª Maria Luiza Poiatti Unesp - Campus de Dracena Profª Drª Maria Luiza Poiatti Unesp - Campus de Dracena luiza@dracena.unesp.br Probióticos: Definição Probiótico significa a favor da vida Segundo a FAO/WHO, Microrganismos vivos que ao serem administrados

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Doenças comuns no intestino: - Úlcera Duodenal: semelhante à gástrica; Sintomas: Dor epigástrica que alivia com os alimentos

Leia mais

FIBRAS: por que consumi-las?

FIBRAS: por que consumi-las? FIBRAS: por que consumi-las? COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA NUTRICIONAL GVEDNT / SUVISA / SES-GO Fibras: por que consumi-las? GOIÂNIA 2014 Autoria Maria Janaína Cavalcante Nunes Daniela Ayumi Amemiya Cássia

Leia mais

Profª. Thais de A. Almeida

Profª. Thais de A. Almeida Profª. Thais de A. Almeida Acometimento inflamatório crônico do TGI Mulheres > homens Pacientes jovens (20-30 anos) Doença de Crohn Retocolite Ulcerativa Causa idiopática: Fatores genéticos; Resposta imunológica

Leia mais

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo Em que consiste a nutrição e quais são as suas etapas? A nutrição consiste no processo através do qual os organismos asseguram a obtenção

Leia mais

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS METABOLISMO DE CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 SISTEMA DIGESTIVO DIGESTÃO DE CARBOIDRATOS BOCA: - Mastigação reduz tamanho das partículas - Secreções

Leia mais

Alimentos Funcionais, Nutracêuticos e Suplementos. Prof. Eduardo Purgatto Disciplina: Produção e Composição de Alimentos 2016

Alimentos Funcionais, Nutracêuticos e Suplementos. Prof. Eduardo Purgatto Disciplina: Produção e Composição de Alimentos 2016 Alimentos Funcionais, Nutracêuticos e Suplementos Prof. Eduardo Purgatto Disciplina: Produção e Composição de Alimentos 2016 Macronutrientes Carboidratos Proteínas Lipídeos Micronutrientes Vitaminas Minerais

Leia mais

LACTOBACILLUS CASEI. 10 bilhões/g. Descrição

LACTOBACILLUS CASEI. 10 bilhões/g. Descrição LACTOBACILLUS CASEI 10 bilhões/g Descrição Lactobacillus casei compreende bactérias láticas que, devido a sua forma de bastonetes, são chamados de bacilos e, por transformarem através da fermentação o

Leia mais

Probióticos: do isolamento à formulação de novos produtos

Probióticos: do isolamento à formulação de novos produtos Probióticos: do isolamento à formulação de novos produtos Profa. Elisabeth Neumann Laboratório de Ecologia e Fisiologia de Microrganismos Departamento de Microbiologia/ICB/UFMG Probióticos Micro-organismos

Leia mais

SUPLEMENTOS ALIMENTARES: STATUS DA REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL E PERSPECTIVAS FUTURAS

SUPLEMENTOS ALIMENTARES: STATUS DA REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL E PERSPECTIVAS FUTURAS SUPLEMENTOS ALIMENTARES: STATUS DA REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL E PERSPECTIVAS FUTURAS Simpósio Latino Americano sobre Fortificação de Alimentos e Suplementos Stefani Faro de Novaes Especialista em Regulação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO NUTRICIONAL NAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS.

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO NUTRICIONAL NAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS. A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO NUTRICIONAL NAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS. Luciana Rodaika Martins Silva 1 Daniela de Stefani Marquez 2 Mariana Veloso Moreira 3 Valdirene da Silva Elias Esper 4 RESUMO

Leia mais

Doença de Crohn. Grupo: Bruno Melo Eduarda Melo Jéssica Roberta Juliana Jordão Luan França Luiz Bonner Pedro Henrique

Doença de Crohn. Grupo: Bruno Melo Eduarda Melo Jéssica Roberta Juliana Jordão Luan França Luiz Bonner Pedro Henrique Doença de Crohn Grupo: Bruno Melo Eduarda Melo Jéssica Roberta Juliana Jordão Luan França Luiz Bonner Pedro Henrique A doença de Crohn (DC) é considerada doença inflamatória intestinal (DII) sem etiopatogenia

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

Ciência e Sociedade. CBPF-CS-004/12 fevereiro O Consumo Correto dos Ácidos Graxos Essenciais (AGE) ISSN

Ciência e Sociedade. CBPF-CS-004/12 fevereiro O Consumo Correto dos Ácidos Graxos Essenciais (AGE) ISSN ISSN 0101-9228 Ciência e Sociedade CBPF-CS-004/12 fevereiro 2012 O Consumo Correto dos Ácidos Graxos Essenciais (AGE) Marcos de Castro Carvalho & Gerson Silva Paiva Ciência, Tecnologia e Inovação -1- CBPF-CS-004/12

Leia mais

CONEXÃO ENTRE ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, VITAMINAS E MINERAIS PALESTRANTE. Vanessa Rodrigues Lauar

CONEXÃO ENTRE ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, VITAMINAS E MINERAIS PALESTRANTE. Vanessa Rodrigues Lauar CONEXÃO ENTRE ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, VITAMINAS E MINERAIS PALESTRANTE Vanessa Rodrigues Lauar Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Viçosa Especialista em Epidemiologia UFMG Especialista

Leia mais

Como funciona a microbiota intestinal e qual a relação entre esses microrganismos e a manutenção do peso das crianças?

Como funciona a microbiota intestinal e qual a relação entre esses microrganismos e a manutenção do peso das crianças? Compartilhe conhecimento! 176 Shares Como funciona a microbiota intestinal e qual a relação entre esses microrganismos e a manutenção do peso das crianças? O principal motivo para que a obesidade infantil

Leia mais

Alimentos Prebióticos

Alimentos Prebióticos Alimentos Prebióticos Uso e disponibilidade no mercado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição - PPGAN Ciclo de palestras Palestrante:

Leia mais

Alimentares no Microbioma

Alimentares no Microbioma Impactos dos Suplementos Alimentares no Microbioma Humano Marcella Garcez Duarte, MD, MSc Microbiota Humana A composição da microbiota intestinal é essencial para a saúde e bem-estar do ser humano" Louis

Leia mais

O uso dos probióticos na constipação intestinal

O uso dos probióticos na constipação intestinal O uso dos probióticos na constipação intestinal Msc. Francine Schütz Tecnologia do probiótico vs resultados clínicos 1 Liofilização melhor método obtenção de probióticos Mantém as cepas estáveis por longos

Leia mais

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana II. Probióticos. Por que devemos consumí-los diariamente?

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana II. Probióticos. Por que devemos consumí-los diariamente? 15 de maio de 2013 Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana II Probióticos Por que devemos consumí-los diariamente? Prof. Fabricio Rochedo Conceição fabricio.rochedo@ufpel.edu.br

Leia mais

PROBIÓTICOS EM PREVENÇÃO DE INFECÇÃO: AFINAL VALE A PENA? Lourdes das Neves Miranda Hospital Geral de Pirajussara

PROBIÓTICOS EM PREVENÇÃO DE INFECÇÃO: AFINAL VALE A PENA? Lourdes das Neves Miranda Hospital Geral de Pirajussara PROBIÓTICOS EM PREVENÇÃO DE INFECÇÃO: AFINAL VALE A PENA? Lourdes das Neves Miranda Hospital Geral de Pirajussara II Controvérsias em Infecção Hospitalar - APECIH 11 de junho de 2011 Nós e eles Interação

Leia mais

Resposta inicial que, em muitos casos, impede a infecção do hospedeiro podendo eliminar os micróbios

Resposta inicial que, em muitos casos, impede a infecção do hospedeiro podendo eliminar os micróbios Resposta inicial que, em muitos casos, impede a infecção do hospedeiro podendo eliminar os micróbios Células da imunidade inata (macrófagos e neutrófilos) chegam rapidamente e em grande número no foco

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA MICROBIOTA INTESTINAL HUMANA

A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA MICROBIOTA INTESTINAL HUMANA Ciclo de Palestras A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA MICROBIOTA INTESTINAL HUMANA Luciana Mouta de Oliveira PROBIÓTICOS - DEFINIÇÃO Suplementos alimentares à base de microrganismos vivos que afetam beneficamente

Leia mais

NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR

NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR A importância da nutrição celular Deficiência ou insuficiência são termos frequentemente intercámbiáveis. Deficiência é quando há ausência de vitaminas

Leia mais

ALIMENTOS FUNCIONAIS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER: uma atenção para os probióticos, prebióticos e simbióticos na prevenção do câncer de. intestino.

ALIMENTOS FUNCIONAIS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER: uma atenção para os probióticos, prebióticos e simbióticos na prevenção do câncer de. intestino. ALIMENTOS FUNCIONAIS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER: uma atenção para os probióticos, prebióticos e simbióticos na prevenção do câncer de intestino. Karoline Carvalho de Souza 1 Daniela De StefaniMarquez 2 Dulcelene

Leia mais

PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS

PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS Cristiane Maria Barra da Matta Engenheira de Alimentos do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia Professora do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

Leia mais

Fale Conosco Mapa do Site Sites de Interesse Perguntas Freqüentes Serviços. Áreas de Atuação Legislação

Fale Conosco Mapa do Site Sites de Interesse Perguntas Freqüentes Serviços. Áreas de Atuação Legislação Acesse o Portal do Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância English Español Orientações aos Consumidores de Alimentos Consultas Públicas Consolidação Destaques na das Internet Boletim Alimentos

Leia mais

Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem

Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem 02-2018 1- Conceitue Microbiota. 2- Como é feita a caracterização da microbiota de amostras de materiais através de métodos de cultura?

Leia mais

Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem

Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem 01-2018 1- Conceitue Microbiota. 2- Como é feita a identificação da microbiota de uma amostra de um ambiente específico através de métodos

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MICROBIOTA HUMANA

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MICROBIOTA HUMANA 1 CONCEITOS IMPORTANTES DE MICROBIOTA MICROBIOTA: conjunto de microrganismos presente em um ambiente específico. Ex.: microbiota: do ar de interiores; da água do mar; do solo;... Como é determinada? Métodos

Leia mais

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra Fibra alimentar - definição No Brasil, o Ministério da Saúde, pela portaria 41 de 14 de janeiro de 1998, da Agência Nacional

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

O PAPEL DO ÁCIDO ESSENCIAL GRAXO ÔMEGA-3 NA IMUNOMODULAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL.

O PAPEL DO ÁCIDO ESSENCIAL GRAXO ÔMEGA-3 NA IMUNOMODULAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL. CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 O PAPEL DO ÁCIDO ESSENCIAL GRAXO ÔMEGA-3 NA IMUNOMODULAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL. Aline Bezerra Moura, Luana Bezerra

Leia mais

AULA #6 TOLERÂNCIA. 1. O que é tolerância central? Em que órgãos ela é estabelecida?

AULA #6 TOLERÂNCIA. 1. O que é tolerância central? Em que órgãos ela é estabelecida? BMI 256 Período de estudo AULA #6 TOLERÂNCIA 1. O que é tolerância central? Em que órgãos ela é estabelecida? Tolerância central é o mecanismo através do qual as novas células T e células B tornam-se não

Leia mais

Saliva do Aedes aegypti pode tratar doença intestinal

Saliva do Aedes aegypti pode tratar doença intestinal 03/03/2016 Agência USP de Notícias» Saliva do Aedes aegypti pode tratar doença intestinal» Print Saliva do Aedes aegypti pode tratar doença intestinal Publicado por Rita Stella, de Ribeirão Preto em 2

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório, responsável pela quebra dos alimentos e absorção dos nutrientes, é composto pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas.

Leia mais

MODULADOR INFLAMATÓRIO

MODULADOR INFLAMATÓRIO MODULADOR INFLAMATÓRIO FOSFOLIPÍDEOS DO CAVIAR INFLAMMAGING : UMA INFLAMAÇÃO SILENCIOSA QUE AFETA O METABOLISMO O Processo Inflamatório Mediadores lipídicos osquestram a sequência de resolução Início ω-6

Leia mais

ASPECTOS DA TERAPIA NUTRICIONAL PARA PORTADORES DA DOENÇA DE CROHN, UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ASPECTOS DA TERAPIA NUTRICIONAL PARA PORTADORES DA DOENÇA DE CROHN, UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 ASPECTOS DA TERAPIA NUTRICIONAL PARA PORTADORES DA DOENÇA DE CROHN, UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Alícia Freitas de Sousa; Valéria

Leia mais

PROBIÓTICOS EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMO Marta Mataloun

PROBIÓTICOS EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMO Marta Mataloun VIII Simpósio Internacional de Alergia Alimentar e da X Jornada de Atualização em Nutrição Pediátrica PROBIÓTICOS EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMO Marta Mataloun Microbiota órgão" : bactérias comensais TGI

Leia mais

2.3. Sistema Digestivo

2.3. Sistema Digestivo Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Sistemas de Órgãos e Metabolismo Celular Nutrientes Energia CÉLULA Dióxido de Carbono Oxigénio Água Água Mitocôndria Os sistemas de órgãos

Leia mais

Resposta Inata. Leonardounisa.wordpress.com

Resposta Inata.  Leonardounisa.wordpress.com Resposta Inata t: @professor_leo Inst: @professorleonardo Leonardounisa.wordpress.com Características Primeira linha de defesa Estão presentes antes do encontro com o agente agressor São rapidamente ativados

Leia mais

Exercícios de Digestão Comparada

Exercícios de Digestão Comparada Exercícios de Digestão Comparada 1. (UEL) No esquema a seguir, estão representados 4 tubos de ensaio com os seus componentes. O material retirado de determinado órgão do rato foi adicionado aos tubos de

Leia mais

03/03/2015. Acúmulo de Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Inflamação Aguda.

03/03/2015. Acúmulo de Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Inflamação Aguda. Acúmulo de Leucócitos Os leucócitos se acumulam no foco inflamatório seguindo uma sequência de tempo específica Neutrófilos (6-12 h) Monócitos: Macrófagos e céls. dendríticas (24-48 h) Linfócitos e plasmócitos

Leia mais

Otimiza saúde digestiva Fortalece a barreira do intestino Melhora a imunidade Clinicamente comprovado

Otimiza saúde digestiva Fortalece a barreira do intestino Melhora a imunidade Clinicamente comprovado Otimiza saúde digestiva Fortalece a barreira do intestino Melhora a imunidade Clinicamente comprovado As infecções gastrointestinais são uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo.

Leia mais

Critério: Saúde/bem-estar: alimentos funcionais

Critério: Saúde/bem-estar: alimentos funcionais Critério: Saúde/bem-estar: alimentos funcionais Sistema da Cadeia Agro-Alimentar Ana Pinto de Moura O que é um alimento funcional? Qualquer alimento ou parte de um alimento que por possuir actividade fisiológica/biológica,

Leia mais

Imunologia. Introdução ao Sistema Imune. Lairton Souza Borja. Módulo Imunopatológico I (MED B21)

Imunologia. Introdução ao Sistema Imune. Lairton Souza Borja. Módulo Imunopatológico I (MED B21) Imunologia Introdução ao Sistema Imune Módulo Imunopatológico I (MED B21) Lairton Souza Borja Objetivos 1. O que é o sistema imune (SI) 2. Revisão dos componentes do SI 3. Resposta imune inata 4. Inflamação

Leia mais

Avaliação de Alegações Propriedades Funcionais e ou de Saúde e Registro de Produtos com Alegações

Avaliação de Alegações Propriedades Funcionais e ou de Saúde e Registro de Produtos com Alegações WORKSHOP SOBRE ANTIOXIDANTES ILSI BRASIL Avaliação de Alegações Propriedades Funcionais e ou de Saúde e Registro de Produtos com Alegações Ana Paula de R. Peretti Giometti GPESP / GGALI / ANVISA São Paulo,

Leia mais

1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA

1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA 1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA 08:00-09:00 ABERTURA 09:00-1030 VITAMINA D e SAÚDE 09:00-09:25 - Panorama da Adequação no Brasil 09:25-09:50 - Metabolismo e Catabolismo da vitamina D 09:50-10:15 -

Leia mais

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea Sistema Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea A maioria dos mamíferos mastiga o alimento

Leia mais

Produtos e especialidades para nutrição animal derivados de microrganismos

Produtos e especialidades para nutrição animal derivados de microrganismos Produtos e especialidades para nutrição animal derivados de microrganismos João Fernando Albers Koch Zootecnista Doutor em Nutrição Animal P&D Biorigin Brasília/DF Setembro - 2017 Introdução Indústria

Leia mais

IMUNIDADE INATA E SAÚDE

IMUNIDADE INATA E SAÚDE IMUNOMODULADORES HOMEOPÁTICOS PESQUISAS CIENTÍFICAS Imunomoduladores Homeopáticos são eficazes para a saúde e bem-estar geral. Atualmente a ciência está explorando o potencial da imunidade inata para beneficiar

Leia mais

Dra. Jocelem Mastrodi Salgado Profa. Titular de Nutrição - ESALQ/USP 2017 ALIMENTO FUNCIONAL: PROBIÓTICOS/ PREBIÓTICOS

Dra. Jocelem Mastrodi Salgado Profa. Titular de Nutrição - ESALQ/USP 2017 ALIMENTO FUNCIONAL: PROBIÓTICOS/ PREBIÓTICOS Dra. Jocelem Mastrodi Salgado Profa. Titular de Nutrição - ESALQ/USP 2017 ALIMENTO FUNCIONAL: PROBIÓTICOS/ PREBIÓTICOS INÍCIO DOS ESTUDOS Ilya Metchnikoff e percebeu que os camponeses búlgaros possuíam

Leia mais

Resposta imune inata (natural ou nativa)

Resposta imune inata (natural ou nativa) Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Imunologia Resposta imune inata (natural ou nativa) Profa. Dra. Silvana Boeira Acreditou-se por muitos anos que a imunidade inata fosse inespecífica

Leia mais

1.4 Metodologias analíticas para isolamento e identificação de micro-organismos em alimentos

1.4 Metodologias analíticas para isolamento e identificação de micro-organismos em alimentos Áreas para Submissão de Resumos (1) Microbiologia de Alimentos Trabalhos relacionados com micro-organismos associados aos alimentos: crescimento, identificação, biossíntese, controle, interação com o hospedeiro,

Leia mais

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal APRESENTAÇÃO Caro leitor, Essa cartilha foi desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa, realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MICROBIOTA DO HOMEM

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MICROBIOTA DO HOMEM 1 CONCEITOS IMPORTANTES MICROBIOTA: conjunto de microrganismos presente em um ambiente específico. Ex.: microbiota: do ar de interiores; da água do mar; do solo;... Como é determinada? Métodos de Cultura:

Leia mais

Efeito da Tecnologia do Consórcio Probiótico (TCP) na eficiência de alimentação e metabólitos séricos em frangos com a Suplementação Bokashi

Efeito da Tecnologia do Consórcio Probiótico (TCP) na eficiência de alimentação e metabólitos séricos em frangos com a Suplementação Bokashi Efeito da Tecnologia do Consórcio Probiótico (TCP) na eficiência de alimentação e metabólitos séricos em frangos com a Suplementação Bokashi Sumário Os objetivos deste estudo foram testar a eficiência

Leia mais

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo Nutrição, digestão e sistema digestório Profª Janaina Q. B. Matsuo 1 2 3 4 Nutrição Nutrição: conjunto de processos que vão desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células. Animais: nutrição

Leia mais

Profa. Dra. Susana Marta Isay Saad

Profa. Dra. Susana Marta Isay Saad Profa. Dra. Susana Marta Isay Saad Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP e-mail susaad@usp.br O microbioma e a microbiota intestinal: base para a aplicação

Leia mais

Estudo de microbiomas avícolas: como a metagenômica pode ajudar?

Estudo de microbiomas avícolas: como a metagenômica pode ajudar? Estudo de microbiomas avícolas: como a metagenômica pode ajudar? Dra. Adriana Giongo Coordenadora do Laboratório de Geobiologia - IPR Novembro, 2016 Agenda 1 Microbiomas - humano - aves 2 Comunidades microbianas

Leia mais

DIGESTÃO & ABSORÇÃO DE NUTRIENTES

DIGESTÃO & ABSORÇÃO DE NUTRIENTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA DIGESTÃO & ABSORÇÃO DE NUTRIENTES Profa. Dra. Fernanda B. Lima MACRONUTRIENTES ORGÂNICOS Carboidratos Proteínas

Leia mais

Dog Star Foods Natural 15kg

Dog Star Foods Natural 15kg Dog Star Foods Natural 15kg Proteína Bruta Extrato Etéreo Matéria Mineral (Mín.) 23% (Mín.) 10% (Máx.) 8% Matéria Fibrosa (Máx.) 4,5% Cálcio (Máx.) 2% Fósforo (Mín.) 1% Cereais Integrais Probióticos Carne

Leia mais

Conceitos Gerais Relação Parasita Hospedeiro. Prof. Cor

Conceitos Gerais Relação Parasita Hospedeiro. Prof. Cor Parasitologia Humana Conceitos Gerais Relação Parasita Hospedeiro Prof. Cor Divisão da Parasitologia MICROBIOLOGIA: bactéria, fungos e vírus PARASITOLOGIA: protozoários, helmintos e artrópodes Microbiota

Leia mais

O papel das fibras nos alimentos. Mestrando: Joel Pimentel de Abreu

O papel das fibras nos alimentos. Mestrando: Joel Pimentel de Abreu O papel das fibras nos alimentos Mestrando: Joel Pimentel de Abreu O que é fibra alimentar As fibras alimentares são compostos vegetais presentes na dieta, como celulose, hemicelulose, pectinas, gomas,

Leia mais

Memorial Descritivo Pregão eletrônico Nº 34/2016

Memorial Descritivo Pregão eletrônico Nº 34/2016 Empresa: Endereço: Fundaçao Hospitalar Santa Terezinha de Erechim Memorial Descritivo Pregão eletrônico Nº 34/2016 Fone: Cidade: Bairro: Cep: Data Abertura: 08/11/2016 09:00:00 Data Emissão: 25/10/2016

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana.

Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana. Sistema digestivo Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana http://isidrodafonseca.wordpress.com Porque nos alimentamos? Todos os seres vivos necessitam de obter matéria e energia permitem

Leia mais

Otimiza saúde digestiva Fortalece a barreira do intestino Melhora a imunidade Clinicamente comprovado

Otimiza saúde digestiva Fortalece a barreira do intestino Melhora a imunidade Clinicamente comprovado Otimiza saúde digestiva Fortalece a barreira do intestino Melhora a imunidade Clinicamente comprovado As infecções gastrointestinais são uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo.

Leia mais

ÁCIDO FUMÁRICO NA ALIMENTAÇÃO DE LEITÕES PÓS-DESMAME E EM CRECHE: ESTUDO META-ANALÍTICO

ÁCIDO FUMÁRICO NA ALIMENTAÇÃO DE LEITÕES PÓS-DESMAME E EM CRECHE: ESTUDO META-ANALÍTICO ÁCIDO FUMÁRICO NA ALIMENTAÇÃO DE LEITÕES PÓS-DESMAME E EM CRECHE: ESTUDO META-ANALÍTICO Fernanda Maria Denck (PIBIC/UEPG), Cheila Roberta Lehnen (Orientadora) e-mail: cheilalehnen@gmail.com, Joao Otávio

Leia mais

Descubra a comida que mais se adapta ao seu gato: KITTEN ALL CATS

Descubra a comida que mais se adapta ao seu gato: KITTEN ALL CATS Concept for Life oferece ao seu gato uma ração seca especialmente desenvolvida para satisfazer as suas necessidades nutricionais especificas. O conceito nutricional, desenvolvido cientificamente, por detrás

Leia mais

Suplementação de Glutamina e Preparo do Intestino para Terapias Intestinais e Sistêmicas

Suplementação de Glutamina e Preparo do Intestino para Terapias Intestinais e Sistêmicas Suplementação de Glutamina e Preparo do Intestino para Terapias Intestinais e Sistêmicas Primeiro Passo da Reconstituição da Saúde Intestinal Glutamina Previne e Trata a Toxicidade Intestinal Induzida

Leia mais

Condição patológica em que o excesso de gordura corpórea altera o estado de saúde do indivíduo. IMC Circunferência abdominal DCNT: obesidade

Condição patológica em que o excesso de gordura corpórea altera o estado de saúde do indivíduo. IMC Circunferência abdominal DCNT: obesidade 1 2 3 4 DCNT e alimentação Renato Heidor rheidor@usp.br A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Carboidratos: 4Kcal/g. Estoques na forma de glicogênio hepático

Leia mais

Sessão clínica. Doença renal crónica Relação com a flora intestinal e impacto da alimentação. Pedro Campos, MD Ana Pires, MD PhD

Sessão clínica. Doença renal crónica Relação com a flora intestinal e impacto da alimentação. Pedro Campos, MD Ana Pires, MD PhD Sessão clínica Doença renal crónica Relação com a flora intestinal e impacto da alimentação Pedro Campos, MD Ana Pires, MD PhD Serviço de Nefrologia 10 Março 2016 Sumário Microbioma Intestinal Microbioma

Leia mais

Shigella. Topicos. Prof. Assoc. Mariza Landgraf. Introdução. Características da doença Tratamento Prevenção e Controle 03/04/2017

Shigella. Topicos. Prof. Assoc. Mariza Landgraf. Introdução. Características da doença Tratamento Prevenção e Controle 03/04/2017 Shigella Prof. Assoc. Mariza Landgraf Depto Alimentos e Nutrição Experimental Topicos Introdução Histórico Características do microorganismo Fatores Características da doença Tratamento Prevenção e Controle

Leia mais

FISIOLOGIA ENDÓCRINA E METABÓLICA DE PEIXES. Programa de PG em Aquicultura. Profa. Elisabeth Criscuolo Urbinati

FISIOLOGIA ENDÓCRINA E METABÓLICA DE PEIXES. Programa de PG em Aquicultura. Profa. Elisabeth Criscuolo Urbinati FISIOLOGIA ENDÓCRINA E METABÓLICA DE PEIXES Programa de PG em Aquicultura Profa. Elisabeth Criscuolo Urbinati bethurb@fcav.unesp.br Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal 14/08 a 09/10/2017 Sinopse

Leia mais

PROPRIEDADES FUNCIONAIS DOS PROBIÓTICOS NO TRATAMENTO DA DISBIOSE INTESTINAL

PROPRIEDADES FUNCIONAIS DOS PROBIÓTICOS NO TRATAMENTO DA DISBIOSE INTESTINAL PROPRIEDADES FUNCIONAIS DOS PROBIÓTICOS NO TRATAMENTO DA DISBIOSE INTESTINAL Alexandra Rodrigues de Lima¹ Alice de Andrade Lacerda¹ Camila Silva Junqueira¹ Lilian Mara Pimenta¹ RESUMO: Objetivo: Apresentar

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

Alimentos Funcionais: potencialidades do Centro-Oeste. Profa. Dra. Katiuchia Pereira Takeuchi Universidade Federal de Goiás - UFG

Alimentos Funcionais: potencialidades do Centro-Oeste. Profa. Dra. Katiuchia Pereira Takeuchi Universidade Federal de Goiás - UFG Alimentos Funcionais: potencialidades do Centro-Oeste Profa. Dra. Katiuchia Pereira Takeuchi Universidade Federal de Goiás - UFG Alimentos Funcionais O alimento está para a medicina assim como a medicina

Leia mais

Doença Respiratória Bovina, Imunidade e Imunomoduladores

Doença Respiratória Bovina, Imunidade e Imunomoduladores Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Departamento de Clínicas Veterinárias Doença Respiratória Bovina, Imunidade e Imunomoduladores Daniela Moreira - Moderadora

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Sistema Imunológico Simples: Não Antecipatório / Inespecífico Sistema Imune Antígeno Específico: Antecipatório Sistema Imunológico Simples: Não Antecipatório /

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Trato Gastrointestinal Esôfago Estômago Intestino Intestino Grosso Delgado Reto Fonte: www.google.com.br/imagens acessado em

Leia mais

USO DE ANTIBIÓTICOS COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO E SEUS IMPASSES

USO DE ANTIBIÓTICOS COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO E SEUS IMPASSES USO DE ANTIBIÓTICOS COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO E SEUS IMPASSES Em Animais Domésticos Barbara do Prado Verotti Graduanda de Medicina Veterinária 2011 História da descoberta Muitas culturas da antiguidade

Leia mais

Nutraceuticos para nutrição de pets

Nutraceuticos para nutrição de pets Nutraceuticos para nutrição de pets MárciMárcio Antonio Brunetto Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Universidade de São Paulo mabrunetto@usp.br Você é o que você come... v H u m a n i z a ç

Leia mais

21/03/2017. Microbiota Residente, Indígena ou Autóctone do Corpo Humano. Características da Microbiota Residente

21/03/2017. Microbiota Residente, Indígena ou Autóctone do Corpo Humano. Características da Microbiota Residente Características da Microbiota Residente Interação dinâmica entre a microbiota residente e o hospedeiro. Microbiota Residente, Indígena ou Autóctone do Corpo Humano Prof. Dr. Mario Julio Avila-Campos http://www.icb.usp.br/bmm/mariojac

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 SISTEMA DIGESTÓRIO 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 Tubo Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares

Leia mais

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA. Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA. Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF TRAUMA Definição: Problema de saúde pública Principais causas: acidentes e violência

Leia mais

Fibregum B (Colloïdes Naturels International /França) Todos os benefícios de uma fibra prebiótica, sem provocar o desconforto intestinal.

Fibregum B (Colloïdes Naturels International /França) Todos os benefícios de uma fibra prebiótica, sem provocar o desconforto intestinal. Fibregum B (Colloïdes Naturels International /França) Todos os benefícios de uma fibra prebiótica, sem provocar o desconforto intestinal. Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e ao mesmo

Leia mais

BENEFÍCIOS DO KEFIR DE LEITE

BENEFÍCIOS DO KEFIR DE LEITE BENEFÍCIOS DO KEFIR DE LEITE Ele é rico em nutrientes e probióticos, é extremamente benéfico para a digestão e saúde do intestino, e muitas pessoas consideram ser uma versão mais poderosa do iogurte: 1.

Leia mais

PATOGENICIDADE BACTERIANA

PATOGENICIDADE BACTERIANA PATOGENICIDADE BACTERIANA Fatores de de Virulência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE MICRORGANISMOS EM DERIVADOS LÁCTEOS PROBIÓTICOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS/RN

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE MICRORGANISMOS EM DERIVADOS LÁCTEOS PROBIÓTICOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS/RN AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE MICRORGANISMOS EM DERIVADOS LÁCTEOS PROBIÓTICOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS/RN Ingrid Maria de Oliveira Leite (1); Débora Alanna Araújo de Aquino (1); Jonas Luiz

Leia mais

Nutrição e metabolismo celular

Nutrição e metabolismo celular Nutrição e metabolismo celular Nutrição - Conjunto de processos que fornecem ao organismo os nutrientes necessários à sua sobrevivência. Ocorre desde a entrada do alimento no corpo até à passagem dos nutrientes

Leia mais