EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO EM BIOLOGIA ANIMAL Ingresso para o Primeiro Semestre de 2016

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO EM BIOLOGIA ANIMAL Ingresso para o Primeiro Semestre de 2016"

Transcrição

1 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA Av. Bento Gonçalves 9.500, Bloco IV, Prédio 43435, 2 andar, Porto Alegre/RS EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO EM BIOLOGIA ANIMAL Ingresso para o Primeiro Semestre de ABERTURA O Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPG BAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de acordo com a legislação vigente, torna pública a abertura de inscrição para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Biologia Animal para ingresso no primeiro semestre de NÚMERO DE VAGAS Serão disponibilizadas treze (13) vagas a serem preenchidas de acordo com a classificação no processo seletivo. 3. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO 3.1. INSCRIÇÕES: 18 a 19 de janeiro de 2016 As inscrições podem ser realizadas: Por correio eletrônico com a documentação digitalizada. Informar no assunto da mensagem: Inscrição Mestrado - Seleção primeiro semestre Serão considerados os s recebidos até as 24:00h do dia 19 de janeiro de Na secretaria do PPG Biologia Animal: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal Instituto de Biociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Bento Gonçalves Bloco IV, Prédio , 2 andar Porto Alegre RS Horário de atendimento: segunda-feira das 14:00h as 17:00h; terça, quarta e quinta-feira das 9:00h as 12:00h e das 14:00h as 17:00h; sexta-feira das 9:00h as 12:00h Documentação a ser entregue no ato da inscrição: a) Ficha de inscrição (Documento 1 do Anexo II); b) Cópia de documento de identificação válido no país (e.g. RG, Carteira de Motorista, Carteira Profissional, Passaporte, RNE para estrangeiros com visto no país); c) Curriculum vitae (CV) documentado conforme modelo de Relação de documentos para pontuação do Curriculum vitae para a seleção ao curso de Mestrado (Documento 2 do Anexo II). Os documentos de comprovação do currículo (cópias de artigos, comprovantes de participação, bolsas, etc.) deverão ser

2 numerados na ordem de apresentação no currículo, sendo pontuados de acordo com os critérios de pontuação do Programa (Anexo I). d) Proposta de tema de dissertação conforme modelo (Documento 3 do Anexo II) e adequação às linhas de pesquisa do PPG BAN e do provável orientador. O orientador deverá encaminhar ou ofício indicando seu aceite da proposta. e) Cópia do diploma de graduação ou comprovante de conclusão de curso superior de Ciências Biológicas ou áreas afins, ou comprovante de que é formando e está cursando o último semestre do curso. f) Cópia do histórico escolar do curso de graduação. g) Declaração da Instituição com a qual o candidato tiver vínculo empregatício, se for o caso, concordando com sua participação no Curso, por um mínimo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da primeira matrícula como aluno regular do Curso. Obs.: Não será cobrada taxa de inscrição. 2 Homologação das inscrições: até as 16:00 do dia 20 de janeiro de 2016 a. Somente serão homologadas as inscrições recebidas com documentação completa. Não serão aceitos documentos entregues após o período de inscrição definido no calendário de seleção. b. Somente serão pontuados no Curriculum vitae aqueles itens de produção que apresentarem documentação comprobatória anexada. c. Os candidatos não selecionados poderão retirar a documentação entregue na secretaria do PPG Biologia Animal após o término do processo seletivo. d. Candidatos com necessidades especiais de acessibilidade devem contatar a secretaria do PPG BAN no momento da inscrição SELEÇÃO A Seleção ao curso de mestrado constará de duas Fases, a primeira onde será realizada uma prova escrita de Biologia Animal e uma segunda Fase onde será realizada a análise de Currículo. A seleção respeitará o calendário apresentado a seguir: Obs.: Os resultados serão divulgados na página do PPG BAN: e na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, UFRGS. Eventuais recursos deverão ser encaminhados na forma de ofício ou por para a Secretaria do PPG BAN.

3 Calendário de Seleção Mestrado Seleção para o Primeiro Semestre de Fase 1: Prova Escrita Data Etapa Local - 13:00h às 17:00h Biologia Animal (Horário Brasília, Brasil) * Trazer dicionário de Inglês para a prova. 21/jan/2016 (quinta-feira) 25/jan/ /jan/ /jan/ /jan/ /jan/ /jan/2016 sala 110 Prédio , Departamento de Zoologia ou outros locais, fora de Porto Alegre, a serem divulgados na página do PPG BAN - até as 14:00h - Divulgação dos resultados da Fase 1 e na Secretaria do PPG BAN - 14:00h às 17:00h Apresentação de Por ofício ou por do requerente recursos ou na Secretaria do PPG BAN - até as 12:00h - Divulgação dos resultados e dos recursos da Fase 1 na Secretaria do PPG BAN Fase 2: Análise Curricular - até às 17:00 - Divulgação dos resultados da e Fase 2 na Secretaria do PPG BAN - 9:00h às 12:00h Apresentação de recursos Por ofício assinado pelo requerente, na Secretaria do PPG BAN - até às 17:00h - Divulgação do resultado e final da seleção na Secretaria do PPG BAN 4. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO FASE 1: Prova escrita de Biologia Animal Constará de uma prova, composta de um artigo científico redigido em inglês, que visará avaliar a capacidade de leitura e compreensão do candidato, bem como de conhecimentos específicos na área de Biologia Animal. A prova poderá ser respondida em Português ou Espanhol. A Comissão de Seleção do Programa atribuirá nota de zero a dez (0 a 10) para a prova. Aqueles candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6 (seis), serão considerados aprovados para a Fase 2 da seleção. FASE 2: Análise do Currículo Será realizada por pelo menos um dos membros da Comissão de Seleção. A análise do currículo documentado constará de avaliação quantitativa (experiências acadêmicas e científicas durante a graduação, participação em eventos científicos, atividades de extensão e produção científica). A Comissão de Seleção do Programa atribuirá nota de zero a dez (0 a 10) para o currículo de cada candidato, após análise da documentação apresentada, de acordo com os critérios de pontuação do Programa (Anexo I). Não serão computadas atividades sem comprovante. O candidato deverá relacionar e apresentar os documentos comprobatórios conforme o formulário de Relação de documentos para pontuação do Curriculum vitae para a seleção ao curso de Mestrado disponibilizado juntamente com o edital (ver também exemplo de preenchimento dos dados). O Curriculum modelo Lattes atualizado do CNPq também deve obrigatoriamente ser anexado aos documentos.

4 Aprovação Aqueles candidatos aprovados na Fase 1 e que tenham obtido nota maior que ZERO (0) no Currículo serão considerados aprovados. Classificação As vagas disponíveis serão preenchidas por ordem estrita de classificação geral dos candidatos aprovados no processo de seleção, conforme peso de cada etapa, respeitando o número de vagas por orientador. 4 Etapa do Processo Seletivo Peso na nota final FASE 1 Prova escrita de Biologia Animal 6 FASE 2 Análise do currículo 4 5. PROGRAMA DA PROVA DE BIOLOGIA ANIMAL A prova de Biologia Animal poderá abordar temas referentes aos seguintes conhecimentos científicos: 1 Classificação Biológica; 2 Nomenclatura Zoológica; 3 Sistemática Filogenética; 4 Evolução, Diversidade, Morfologia e História Natural. 6. PERÍODO DE VIGÊNCIA DO EDITAL O período de vigência do edital encerra em 30 de abril de BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA A bibliografia recomendada inclui artigos publicados nos seguintes periódicos: Cladistics, Diversity and Distributions, Ecology and Evolution, Evolution, Frontiers in Zoology, Journal of Evolutionary Biology, Journal of Morphology, Journal of Zoology, Zoologica Scripta, Zoological Journal of the Linnean Society, Contato: Fone:

5 5 ANEXO I UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE PARA A SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO 1. FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO (máximo 50 pontos) 1.1. Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins (15 pontos) 1.2. Especialização em nível de pós-graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins (5 pontos) 1.3. Mestrado em Ciências Biológicas ou áreas afins (20 pontos) 2. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (últimos 10 anos / máximo 15 pontos) 2.1. Cursos de qualificação e atualização profissional (0,5 pontos/por curso com no mínimo 16 horas) 2.2. Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) internacionais ou fora do país (2 pontos/evento), nacionais (1 ponto/evento), ou regionais e locais (0,5 pontos/evento) 3. ATUAÇÃO PROFISSIONAL (últimos 10 anos / máximo 20 pontos) 3.1. Estágios sem bolsa (0,5 ponto para estágios de 20h semanais por semestre) 3.2. Estágios com Bolsas de Iniciação Científica (1,0 ponto para estágios de 20h semanais por semestre) 3.3. Consultorias (1 ponto/atividade) 3.4. Docência ou outras experiências em empregos formais (1 ponto/atividade ou semestre de atuação) 4. PROJETOS DE PESQUISA (últimos 10 anos / máximo 5 pontos) 4.1. Participação em projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento públicos ou privados (1 ponto por /projeto por semestre de atuação) 5. PRODUÇÃO EM C, T & A PUBLICAÇÕES (Ciências Biológicas ou áreas afins, últimos 10 anos / Pontuação Livre) 5.1. Artigos publicados ou aceitos (10 pontos/artigo Qualis A1, A2, B1, B2; 5 pontos/artigo Qualis B3, B4; 2 pontos/artigo B5 ou sem Qualis) 5.2. Livros e capítulos (6 pontos/livro com ISBN e corpo editorial; 3 pontos por capítulo em livro com ISBN e corpo editorial; 4 pontos por livro com ISBN sem corpo editorial; 2 pontos por capítulo em livro com ISBN sem corpo editorial) 6. PRODUÇÃO EM C, T & A OUTRAS PUBLICAÇÕES (Ciências Biológicas ou áreas afins, últimos 10 anos / no máximo de 10 pontos) 6.1. Textos em jornais ou revistas (1 ponto/artigo) 6.2. Trabalhos Completos/Resumos Publicados em Anais de Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/trabalho ou resumo) 6.3. Resumos Publicados ou apresentados em Salões de Iniciação Científica (0,5 pontos/trabalho ou resumo) 6.4. Trabalho de conclusão de curso (5 pontos) (levar uma cópia impressa do TTC na DPI) 7. PRODUÇÃO EM C, T & A PRODUÇÃO TÉCNICA (Ciências Biológicas ou áreas afins, últimos 10 anos / máximo 5 pontos) 7.1. Outras produções (pareceres, revisão artigos, etc.) (1 ponto/atividade) Observações: A nota do curriculum vitae (0 10) corresponde à soma dos totais parciais de 1 a 6, dividida por 10; Caso a soma ultrapasse 100 pontos, o candidato receberá automaticamente a nota máxima (10); Os documentos comprobatórios da produção devem ser listados utilizando o modelo de Relação de documentos para pontuação do Curriculum vitae para a seleção ao curso de Mestrado disponível no Anexo II.

6 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA 6 ANEXO II Formulários para inscrição no curso de mestrado no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal UFRGS 1. Ficha de inscrição 2. Relação de documentos para pontuação do Curriculum vitae para a seleção ao curso de Mestrado 3. Tema de projeto para seleção ao curso de Mestrado

7 7 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FICHA DE INSCRIÇÃO - MESTRADO 1. DADOS PESSOAIS Nome Sexo (M/F): Data de Nascimento: / / Nacionalidade: Identidade n 0 Orgão Emissor: UF: Data de Emissão: / / Naturalidade: CPF: Estado civil: Título eleitor: Certificado Reservista: Registro Profissional: Passaporte (Estr.): Visto permanente: a Nome Mãe: Nome Pai: Endereço Permanente: Cidade: UF: CEP: Caixa Postal: DDD: Telefone: Endereço temporário: Cidade: UF: CEP: Caixa postal: DDD: Telefone: FAX: ( ) Portador de necessidade de acessibilidade 2. CURSO DE GRADUAÇÃO Nome do Curso: Instituição: País: Cidade: UF: Data de Ingresso: / / Data de Conclusão: / / 3. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Nome do Curso: Instituição: País: Cidade: UF: Data de Ingresso: / / Data de Conclusão: / / Título Obtido: 4. LINHA DE PESQUISA ESCOLHIDA: (conforme linhas de pesquisa do programa - DOCUMENTOS ENTREGUES: ( ) Relação de documentos para pontuação do Curriculum vitae (c/documentos comprobatórios); ( ) Cópia de documento de identificação válido no país; ( ) Cópia do Diploma ou comprovante de que está cursando o último semestre do Curso de Graduação; ( ) Declaração da Instituição com a qual o candidato mantém vínculo empregatício, concordando com sua participação no Curso por um mínimo de 24 meses; ( ) Histórico Escolar; ( ) 1 foto 3X4, de de 2016 Local, data Candidato

8 8 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA Relação de documentos para pontuação do Curriculum vitae para a seleção ao curso de Mestrado Candidato: Número Tópico / Descrição Pontos Verificado Comissão. Doc 1. FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO # 1.1. Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins (15 pontos) 1.2. Especialização em nível de pós-graduação em Ciências Biológicas (10 pontos) 1.3. Mestrado em Ciências Biológicas ou áreas afins (20 pontos) 2. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (últimos 10 anos) 2.1. Cursos de qualificação e atualização profissional (0,5 pontos/por curso com no mínimo 16 horas) 2.2. Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) internacionais ou fora do país (2 pontos/evento), nacionais (1 ponto/evento), ou regionais e locais (0,5 pontos/evento) 3. ATUAÇÃO PROFISSIONAL (últimos 10 anos) 3.1. Estágios sem bolsa (0,5 ponto para estágios de 20h semanais por semestre) 3.2. Estágios com Bolsas de Iniciação Científica (1 ponto para estágios de 20h semanais por semestre) 3.3. Consultorias (1 ponto/atividade) 3.4. Docência ou outras experiências em empregos formais (2 pontos/atividade ou semestre de atuação) 4. PROJETOS DE PESQUISA (últimos 10 anos) 4.1. Participação em projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento públicos ou privados (1 ponto por projeto por semestre de atuação) 5. PUBLICAÇÕES (últimos 10 anos) 5.1. Artigos publicados ou aceitos (10 pontos/artigo Qualis A1, A2, B1, B2; 5 pontos/artigo Qualis B3, B4; 2 pontos/artigo B5 ou sem Qualis) 5.2. Livros e capítulos (6 pontos/livro com ISBN e corpo editorial; 3 pontos por capítulo em livro com ISBN e corpo editorial; 4 pontos por livro com ISBN sem corpo editorial; 2 pontos por capítulo em livro com ISBN sem corpo editorial) 5.3. Textos em jornais ou revistas (1 ponto/artigo)

9 Trabalhos Completos/Resumos Publicados em Anais de Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/trabalho ou resumo) 5.5. Resumos Publicados ou apresentados em Salões de Iniciação Científica (0,5 pontos/trabalho ou resumo) 5.6. Trabalho de Conclusão de Curso (5 pontos) Levar cópia impressa no dia da DPI. 6. PRODUÇÃO TÉCNICA (últimos 10 anos) 6.1. Outras produções (Relatórios, pareceres, revisão artigos, etc.) (1 ponto/atividade) A1 Anexos Currículo Lattes CNPq completo (obrigatório) RESUMO DA PONTUAÇÃO Candidato: Avaliador 1: Avaliador 2: Somatório Obtido Max Final 1. FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR ATUAÇÃO PROFISSIONAL PROJETOS DE PESQUISA 5 5. PUBLICAÇÕES Livre 6. PRODUÇÃO TÉCNICA 5 TOTAL 100 NOTA FINAL 10 Assinaturas / Datas Data: Data: Data: Observações: Numerar todos os documentos comprobatórios sequencialmente; Apenas documentos com comprovante serão computados; Inserir linhas conforme for necessário; Deixar campos em cinza para utilização da Comissão de Seleção; Incluir obrigatoriamente como anexo o Currículo Lattes CNPq completo; A nota do curriculum vitae (0 10) corresponde à soma dos totais parciais de 1 a 6 dividida por 10; Caso a soma ultrapasse 100 pontos, o candidato receberá automaticamente a nota máxima (10)

10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA 10 Proposta de tema de projeto para seleção ao curso de Mestrado: Linha de Pesquisa: Provável orientador: Candidato: De acordo. Data: / / 2016 Assinatura Candidato * O orientador deverá encaminhar ou ofício indicando seu aceite da proposta.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL Av. Bento Gonçalves 9.500, Bloco IV, Prédio 43435, 2 andar 91501-970

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO EM BIOLOGIA ANIMAL Ingresso primeiro semestre 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO EM BIOLOGIA ANIMAL Ingresso primeiro semestre 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO EM BIOLOGIA ANIMAL Ingresso primeiro semestre 2018 1. ABERTURA O Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2016 O torna público que receberá a documentação dos candidatos ao PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-1), no período de 05/12/2016 a 07/12/2016, das 8h30min às 12h30min e das

Leia mais

Edital Nº 04/2017 CAPÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO E DOS CANDIDATOS

Edital Nº 04/2017 CAPÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO E DOS CANDIDATOS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (PPGBM/UFRGS) Edital Nº 04/2017

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1 Admissão EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1 A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para

Leia mais

Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado para Bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) /CAPES /PPGAN

Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado para Bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) /CAPES /PPGAN UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado

Leia mais

Edital PPGPSIQ 001/2015 Processo Seletivo para Doutorado modalidade FLUXO CONTÍNUO

Edital PPGPSIQ 001/2015 Processo Seletivo para Doutorado modalidade FLUXO CONTÍNUO Edital PPGPSIQ 001/2015 Processo Seletivo para Doutorado modalidade FLUXO CONTÍNUO O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria torna público que receberá a documentação dos candidatos

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2017. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2017 O torna público o PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-2), no período de 14/08/2017 a 18/08/2017, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h, na secretaria do PPG: Rua

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O da UNIR - informa que estão reabertas as inscrições para candidatura à bolsa de estudo,

Leia mais

Edital ATAc/IFSC-12/2017, de 14/06/2017

Edital ATAc/IFSC-12/2017, de 14/06/2017 Edital ATAc/IFSC-12/2017, de 14/06/2017 ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA, NAS ÁREAS DE FÍSICA BÁSICA E FÍSICA APLICADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Mestrado para ingresso

Leia mais

Edital Processo Seletivo PPG-MAP

Edital Processo Seletivo PPG-MAP Edital Processo Seletivo PPG-MAP Edital de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da USP para os cursos de Mestrado e Doutorado.

Leia mais

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE FLUXO CONTÍNUO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2017)

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE FLUXO CONTÍNUO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2017) EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE FLUXO CONTÍNUO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2017) O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: CARDIOLOGIA E CIÊNCIAS CARDIOVASCULARE

Leia mais

SERVIÇOPÚBLICOFEDERAL UNIVERSIDADEFEDERALDEGOIÁS

SERVIÇOPÚBLICOFEDERAL UNIVERSIDADEFEDERALDEGOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO (deve ser preenchida no computador, impressa e assinada)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE Processo Seletivo - Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Matemática

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Doutorado para ingresso

Leia mais

EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT

EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT A Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro de Ciências Computacionais Programa da Pós-Graduação em Computação Curso de Mestrado em Engenharia de Computação EDITAL Nº 01/PPGComp/2012 Seleção de candidatos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

ANEXO XIV. PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS (PPGESIS) Resolução 01/2014 de 24 de Fevereiro de 2014

ANEXO XIV. PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS (PPGESIS) Resolução 01/2014 de 24 de Fevereiro de 2014 ANEXO XIV PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS (PPGESIS) Resolução 01/2014 de 24 de Fevereiro de 2014 1. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO Poderão se inscrever para as vagas de Mestrado em Engenharia

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2013

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2013 1 INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2013 A inscrição para a seleção de candidatos aos Cursos de Mestrado e Doutorado do será aberta mediante Edital, a ser publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

Leia mais

Edital 002/2016. Processo Seletivo Mestrado e Doutorado 1) DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA PROCESSO SELETIVO E PRÉ-REQUISITOS PARA OS CANDIDATOS

Edital 002/2016. Processo Seletivo Mestrado e Doutorado 1) DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA PROCESSO SELETIVO E PRÉ-REQUISITOS PARA OS CANDIDATOS Edital 002/2016 Processo Seletivo Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, torna público que receberá a documentação dos candidatos ao processo de seleção

Leia mais

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2016)

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2016) EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2016) O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: CARDIOLOGIA E CIÊNCIAS CARDIOVASCULARES (Programa) comunica

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - PPGEQ EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - PPGEQ EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - PPGEQ EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO Encontram-se abertas na EEL-USP as inscrições para o Mestrado no Programa

Leia mais

Para atingir estes objetivos, o candidato deve ter atuação e propor projeto em uma das seguintes das linhas de pesquisa do PPGTXM:

Para atingir estes objetivos, o candidato deve ter atuação e propor projeto em uma das seguintes das linhas de pesquisa do PPGTXM: ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL EACH/CPG 19/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TÊXTIL E MODA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PNPD/CAPES 1. INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1 Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1 O presente Edital regulamenta a seleção pública para ingresso no

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016

EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016 EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016 Processos Seletivos para Ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação do LNCC A Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014. EDITAL 15/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

EDITAL N. 01/2017 PPG-AGRONEGÓCIOS PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM AGRONEGÓCIOS

EDITAL N. 01/2017 PPG-AGRONEGÓCIOS PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM AGRONEGÓCIOS EDITAL N. 01/2017 PPG-AGRONEGÓCIOS PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM AGRONEGÓCIOS 1. ABERTURA O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPG-Agronegócios) do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015. EDITAL 16/2015. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 002/2017 PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS ESPECIAIS 2017.2 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UnB/Universidade de Brasília

UnB/Universidade de Brasília EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA MOLECULAR - FACULDADE DE MEDICINA - UNB PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

Leia mais

CHAMADA PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) PPGBT/CEUNES/UFES

CHAMADA PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) PPGBT/CEUNES/UFES CHAMADA PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) PPGBT/CEUNES/UFES O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Espírito Santo faz saber que

Leia mais

Edital PPGCTA 02/2017: Seleção para o Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos Ingresso 2018

Edital PPGCTA 02/2017: Seleção para o Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos Ingresso 2018 Edital PPGCTA 02/2017: Seleção para o Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos Ingresso 2018 O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CPG), no uso de

Leia mais

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 13

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 13 1 EDITAL 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL O HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE HCPA/UFRGS, em vista de parceria firmada com a Secretaria Nacional de Políticas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2017 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2018 O Programa de

Leia mais

Edital de Seleção Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento. Mestrado Acadêmico e Doutorado

Edital de Seleção Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento. Mestrado Acadêmico e Doutorado Edital de Seleção Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento Mestrado Acadêmico e Doutorado ALUNO REGULAR SELEÇÃO 2015.1 PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM ECOLOGIA E BIOMONITORAMENTO E DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Botânica - PPGB, abre

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2015 A Coordenação

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

/Nusau, de 16 de maio de 2017

/Nusau, de 16 de maio de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/Capes Edital 002-2017/Nusau, de 16 de maio de 2017 PROGRAMAA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Fundação Universidade

Leia mais

Processo Seletivo: Edital do Mestrado para 2015

Processo Seletivo: Edital do Mestrado para 2015 Processo Seletivo: Edital do Mestrado para Edital No. 301 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo seletivo de candidatos para ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico (MA) e Mestrado Profissional (MP) do Programa de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 05/ ALUNO EXTERNO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 05/ ALUNO EXTERNO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza Câmpus

Leia mais

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 001/2018 PARTICIPANTE EXTERNO

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 001/2018 PARTICIPANTE EXTERNO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza Câmpus

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - BOLSISTA PÓS-DOUTORADO PNPD 2013 A Coordenação

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA Universidade Federal do Rio Grande - FURG EDITAL DE SELEÇÃO AO DOUTORADO N 02/2012 ASSUNTO: Seleção de candidatos para o ingresso

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS 2015/2016

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS 2015/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS 2015/2016

Leia mais

EDITAL nº03/2016 SELEÇÃO - PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

EDITAL nº03/2016 SELEÇÃO - PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL nº03/2016 SELEÇÃO - PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (PPGAF) da Universidade Federal do Ceará, usando das atribuições que lhe confere a

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA 1 foto 3x4 Formulários de Inscrição/Matrícula (abaixo) Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento Cópia do RG Cópia do CPF Cópia

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA O Coordenador do Programa

Leia mais

EDITAL MESTRADO 003/2015 PPGCF-FAC

EDITAL MESTRADO 003/2015 PPGCF-FAC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS: FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA CP 474 Rio Grande RS CEP 96203-900 Fone: (53) 3233-6848 posfisio@furg.br - http://www.ppgfac.furg.br/

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO/PPGG O Programa de Pós-Graduação em Geografia

Leia mais

EDITAL UnC - 038/2009

EDITAL UnC - 038/2009 EDITAL UnC - 038/2009 TORNA PÚBLICO Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional Área de Concentração Desenvolvimento Regional Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento

Leia mais

Edital de Seleção Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento. Mestrado Acadêmico e Doutorado

Edital de Seleção Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento. Mestrado Acadêmico e Doutorado Edital de Seleção Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento Mestrado Acadêmico e Doutorado ALUNO REGULAR SELEÇÃO 2015.1 PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM ECOLOGIA E BIOMONITORAMENTO E DOUTORADO

Leia mais

PORTARIA REITORIA UESC Nº 1501

PORTARIA REITORIA UESC Nº 1501 PORTARIA REITORIA UESC Nº 1501 A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, RESOLVE Art. 1º - Retificar o Edital 97/2016, que abriu inscrições para seleção de candidatos

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC EDITAL N. º 01/2017

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC EDITAL N. º 01/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC EDITAL N. º 01/2017 Convocação de Projetos de Pesquisa para Programa de Iniciação Científica Unitri A Vice-Reitoria torna público o presente Edital

Leia mais

Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PROGRAMA PNPD INSTITUCIONAL /CAPES

Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PROGRAMA PNPD INSTITUCIONAL /CAPES EDITAL PRPG 035-2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PROGRAMA

Leia mais

Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista específica.

Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista específica. EDITAL UESC N 89 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA A TURMA DE 2016/2 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AQUÁTICOS TROPICAIS NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO O Reitor em exercício da Universidade

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL A Resolução do PPG Ensino de Física que trata sobre a matrícula especial de alunos não regulares do curso em determinadas disciplinas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N.º 9.996, de

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N.º 9.996, de UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N.º 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 054/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ALUNO ESPECIAL NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL

Leia mais

DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBM/UFRGS. Edital Nº 03/2016

DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBM/UFRGS. Edital Nº 03/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBM/UFRGS A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Doutorado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

EDITAL PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA ANO 2017 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA CBO

EDITAL PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA ANO 2017 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA CBO EDITAL PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA ANO 2017 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA CBO Período de inscrição: de 12 de janeiro a 27 de janeiro 2017 Informações: Fone:

Leia mais

EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA

EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício

Leia mais

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015)

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL EDITAL A COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016. 1. INSCRIÇÕES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC EDITAL PROPEC No. 01, DE 12 DE MAIO DE 2017 Dispõe sobre o Processo de Seleção de 2017 para o Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES, no

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros ATO EDITAL Nº345 Em 13 de outubro de 2015 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016/1 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros do da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL N.003/ PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL N.003/ PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL N.003/2015 - PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Rondônia, no uso de

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA PERÍODO LETIVO 2012

EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA PERÍODO LETIVO 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

EDITAL N 004/PPG-BQA/2016

EDITAL N 004/PPG-BQA/2016 EDITAL N 004/PPG-BQA/2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal de Santa Catarina faz saber que estarão abertas até 30/08/2016 as inscrições para o Processo de

Leia mais

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Picos através

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL nº. 001/2013-PPGEE-CP- ABERTURA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE BOLSA TÉCNICO/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA PARA ATENDER AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA O da UTFPR/Câmpus Cornélio

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado (Programa Nacional de Pós-Doutorado, PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais

Leia mais

EDITAL MESTRADO 2014

EDITAL MESTRADO 2014 EDITAL MESTRADO 2014 Edital do Exame de Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. A Coordenação

Leia mais

2. DOS REQUISITOS, DAS INSCRIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

2. DOS REQUISITOS, DAS INSCRIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (PPGQ-UFF) PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

Leia mais

Centro Tecnológico - CTC

Centro Tecnológico - CTC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2013- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2013 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA EDITAL N. 001/2016 UEG/CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA, 17 DE OUTUBRO DE 2016 CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO

Leia mais

Parágrafo 2º - Alunos de Mestrado ingressantes em 2014/1 serão avaliados somente por sua nota de ingresso.

Parágrafo 2º - Alunos de Mestrado ingressantes em 2014/1 serão avaliados somente por sua nota de ingresso. O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS (Programa) comunica a abertura do Processo Seletivo para concessão de Bolsistas de do Programa Demanda Social da CAPES. I Das Vagas Art. 1º - As

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 03/2017

EDITAL INTERNO Nº 03/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA PPG Im EDITAL INTERNO Nº 03/2017 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO SRICTO SENSU MESTRADO

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 02/2017

EDITAL INTERNO Nº 02/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA PPG Im EDITAL INTERNO Nº 02/2017 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO SRICTO SENSU MESTRADO

Leia mais

EDITAL Nº 174/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 174/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU EDITAL Nº 174/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO. PROARQ Programa de Pós-Graduação em Arquitetura EDITAL 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO. PROARQ Programa de Pós-Graduação em Arquitetura EDITAL 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL 2018 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Mestrado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

Edital de seleção para o curso de Mestrado em Direito Ingresso

Edital de seleção para o curso de Mestrado em Direito Ingresso Edital de seleção para o curso de Mestrado em Direito Ingresso 2018.1 O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Direito (CPG), no uso de suas atribuições e em conformidade com o disposto nos artigos 11

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO Recomendado pela CAPES Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO 2013 Abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós- Graduação em Direito da URI MESTRADO Recomendado

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais