O valor mínimo de despesas elegíveis por projecto Euros; O valor máximo de despesas elegíveis por projecto Euros.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O valor mínimo de despesas elegíveis por projecto Euros; O valor máximo de despesas elegíveis por projecto Euros."

Transcrição

1 1. INVESTIMENTOS 1.1 INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURAS Apoio financeiro a iniciativas de investimento em infra-estruturas de natureza colectiva que defendam e preservem actividades culturais e recreativas, correspondentes a formas de saber fazer e estar tradicionais, nomeadamente através da preservação, recuperação e valorização dos elementos patrimoniais das comunidades rurais da ZI LEADER+ AD ELO. Será também intenção desta Submedida o apoio a infra-estruturas de natureza colectiva de carácter demonstrativo que preservem a qualidade ambiental da região, nomeadamente através da criação, adaptação e valorização de espaços de utilização pública que impliquem arranjos paisagísticos melhorando assim o nível de qualidade de vida das populações. Custos associados à execução dos projectos, nomeadamente: Obras de construção civil em infra-estruturas colectivas (Ex: estudos e elaboração de projectos, mão-de-obra, matérias-primas, demolições, escavações, movimento de terras, alvenarias, serralharias, carpintaria, condutas, tubagens, drenagens, infra-estruturas eléctricas e telefónicas); Arranjos em espaços públicos (praças, jardins, largos, entre outros) (Ex: matérias-primas, demolições, escavações, movimento de terras, pavimentações, acções de requalificação física e ambiental e aquisição dos equipamentos necessários à realização destas acções). Tendo como referência o Regulamento do Convite Público da Iniciativa Comunitária LEADER+ e a definição estratégica na distribuição financeira dos recursos disponíveis: A comparticipação da União Europeia nesta Submedida será de 50% das despesas elegíveis. Os projectos poderão ser majorados se reunirem os seguintes critérios: a) Efeito demonstrativo, pedagógico e inovador 3% das despesas elegíveis; b) Impacto ambiental positivo 3% das despesas elegíveis; c) Preservar e/ ou reconverter elementos patrimoniais relevantes 4 % das despesas elegíveis; d) Criarem postos de trabalho 3% das despesas elegíveis. O valor mínimo de despesas elegíveis por projecto Euros; O valor máximo de despesas elegíveis por projecto Euros. Destinatários finais: Os diversos agentes que podem contribuir para a promoção do desenvolvimento local da ZI LEADER+ AD ELO, designadamente: AD ELO; Autarquias; Associações; Cooperativas.

2 1. INVESTIMENTOS 1.2 APOIO A ACTIVIDADES PRODUTIVAS Pretende-se apoiar financeiramente pequenas iniciativas de investimento produtivo que possuam um carácter inovador e demonstrativo e aproveitem os recursos locais naturais, humanos e materiais. As áreas a privilegiar serão: Produção, promoção e comercialização na área da agricultura, silvicultura, das espécies animais autóctones e da agro-indústria familiar; Aproveitamento, recuperação e adaptação de estruturas históricas e rurais, tendo como fim a sua rentabilização na actividade turística da região; Criação ou modernização de pequenas iniciativas empresariais, que tenham como objectivo a prestação de serviços de proximidade ou que promovam o aproveitamento dos recursos endógenos; Recuperação e valorização do artesanato. Despesas associadas à execução dos projectos, nomeadamente: Todo o investimento corpóreo e incorpóreo necessário à criação, modernização e expansão de pequenas iniciativas de natureza empresarial, nomeadamente: obras de construção e adaptação de instalações, aquisição de equipamento e serviços especializados (excluem-se as despesas ligadas à aquisição de terrenos, de imóveis e de veículos automóveis); Estudos de viabilidade e de mercado, quando inseridos num plano de investimentos, (elegíveis até 5% do investimento global apresentado); Concepção e elaboração de material promocional. Tendo como referência o Regulamento do Convite Público da Iniciativa Comunitária LEADER+ e a definição estratégica na distribuição financeira dos recursos disponíveis: A comparticipação da União Europeia nesta Submedida terá como taxa 35% das despesas elegíveis; Será atribuída uma comparticipação da Administração Central aos projectos que cumpram os seguintes critérios: a) Efeito inovador, pedagógico e multiplicativo - 5 % das despesas elegíveis b) Criação de postos de trabalho 5% das despesas elegíveis; c) Promovidos por mulheres 5% das despesas elegíveis. Os projectos promovidos por jovens agricultores que cumpram os critérios acima referenciados terão uma comparticipação da Administração Central de 20%; O valor mínimo de despesas elegíveis por projecto Euros; O valor máximo de despesas elegíveis por projecto Euros; O valor máximo de ajudas públicas por beneficiário Euros durante um período de 3 anos. Os diversos agentes que pretendam investir numa óptica lucrativa na exploração dos recursos locais e que contribuam para a promoção do desenvolvimento local da ZI LEADER+ AD ELO: AD ELO; Autarquias; Associações; Empresas privadas; Cooperativas.

3 1. INVESTIMENTOS 1.3 OUTRAS ACÇÕES MATERIAIS Pretende-se que as novas tecnologias promovam a coesão territorial e o desenvolvimento económico e que assim contribuam para o aumento da competitividade da região. Desta forma, visa-se apoiar a criação de dispositivos/serviços que através das novas tecnologias de informação e comunicação permitindo a divulgação dos produtos e / ou serviços prestados pelas empresas locais. O desenvolvimento de iniciativas de investimento tendo em conta a preservação dos valores culturais será também objecto de apoio nesta submedida. Despesas associadas à execução dos projectos, nomeadamente: Investimento em capital fixo necessário à criação/reconversão de espaços físicos de acesso às novas tecnologias; (adaptação de instalações, instalação de estruturas de telecomunicações e informática, mobiliário, entre outros); Aquisição de equipamentos; Serviços especializados para a concretização dos projectos (consultoria e assistência técnica); Edição de material promocional. Tendo como referência o Regulamento do Convite Público da Iniciativa Comunitária LEADER+ e a definição estratégica na distribuição financeira dos recursos disponíveis: A comparticipação da União Europeia nesta Submedida será de 50% das despesas elegíveis. Poderá ser atribuída aos promotores privados uma comparticipação da Administração Central que poderá atingir o máximo de 25% das despesas elegíveis sendo os projectos majorados se reunirem os seguintes critérios: a) Efeito demonstrativo, pedagógico e inovador 8% das despesas elegíveis; b) Introdução de Novas Tecnologias de Informação 8% das despesas elegíveis; c) Criarem postos de trabalho 4% das despesas elegíveis; d) Promovidos por mulheres, jovens ou Associações Sem Fins Lucrativos 5% das despesas elegíveis Os projectos aprovados têm 75% como limite máximo de ajuda pública. O valor mínimo de despesas elegíveis por projecto Euros; O valor máximo de despesas elegíveis por projecto Euros. Os diversos agentes que podem contribuir para a promoção do desenvolvimento local da ZI LEADER+ AD ELO: AD ELO; Autarquias; Associações; Cooperativas; Escolas; Privados (desde que o projecto beneficie a comunidade).

4 2. ACÇÕES IMATERIAIS 2.1 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Através desta Submedida pretende-se desenvolver um processo formativo no âmbito do Desenvolvimento Local, de carácter inovador, adaptado às necessidades locais e ao cumprimento dos objectivos do PDL do LEADER+ AD ELO. Custos de preparação, divulgação e execução de acções de formação, nomeadamente: Formandos; Formadores; Serviços especializados de formação (organização, planificação, entre outros); Avaliação. Tendo como referência o Regulamento do Convite público da Iniciativa Comunitária LEADER+: AD ELO como entidade promotora de formação.

5 2. ACÇÕES IMATERIAIS 2.2 OUTRAS ACÇÕES IMATERIAIS Apoio à criação de mecanismos que possibilitem a circulação de informação e a dinamização dos promotores locais, nomeadamente através do apoio à criação de empresas. Desta forma, pretende-se contribuir para o aparecimento de iniciativas que promovam e divulguem as potencialidades da região. Pretende-se ainda apoiar iniciativas que defendam e preservem actividades culturais e recreativas, correspondentes a formas de saber fazer e estar tradicionais que valorizem as comunidades e a sua identidade. Despesas de montagem, desmontagem e apoio logístico na preparação de feiras e exposições de natureza local; Serviços especializados respeitantes à preparação e concretização de actividades culturais (logística, publicidade, produção gráfica, aluguer de espaço e equipamentos, segurança, recolha e tratamento da informação); Despesas de materiais de consumo e de desgaste necessários à concretização dos projectos; Criação de rótulos e embalagens identificadoras da região; Recursos humanos associados a projectos limitados no tempo e com objectivos muito específicos. Tendo como referência o Regulamento do Convite Público da Iniciativa Comunitária LEADER+ e a definição estratégica na distribuição financeira dos recursos disponíveis: A comparticipação da União Europeia nesta Submedida será de 50% das despesas elegíveis. Poderá ser atribuída aos promotores privados uma comparticipação da Administração Central que poderá atingir o máximo de 25% das despesas elegíveis se reunirem os seguintes critérios: a) Efeito demonstrativo, pedagógico e inovador 5% das despesas elegíveis; b) Promovidos por mulheres, jovens ou Associações Sem Fins Lucrativos 5% das despesas elegíveis c) Participação de uma parceria alargada - 5% das despesas elegíveis d) Impacto local e regional demonstrado pela adesão da comunidade - 5% das despesas elegíveis; e) Complementar e possibilitar o apoio a novos projectos - 5% das despesas elegíveis. Os projectos aprovados têm 75% como limite máximo de ajuda pública. Os diversos agentes que podem contribuir para a promoção do desenvolvimento local da ZI LEADER+ AD ELO: a) AD ELO (entidade promotora de projectos de assistência técnica); b) Autarquias; c) Associações; d) Cooperativas; e) Escolas;

6 4. DESPESAS DE FUNCIONAMENTO DOS GAL 4.1 RECURSOS HUMANOS Apoio financeiro para a criação da uma equipa técnica na AD ELO que irá conceber, organizar, acompanhar e avaliar o LEADER+ AD ELO. Remunerações, encargos sociais e outras despesas associadas à manutenção da equipa técnica do GAL. Honorários especializados. Tendo como referência o Regulamento do Convite público da Iniciativa Comunitária LEADER+: AD ELO.

7 4. DESPESAS DE FUNCIONAMENTO DOS GAL 4.2 INFORMAÇÃO E PUBLICIDADE Apoio financeiro à concretização das acções de divulgação do PDL. Despesas gerais de: Produção de material de divulgação; Publicidade e actividades de divulgação em feiras/mostras e nos meios de comunicação social; Serviços especializados; Despesas ligadas à criação, manutenção de site da Internet. Tendo como referência o Regulamento do Convite público da Iniciativa Comunitária LEADER+: AD ELO.

8 4. DESPESAS DE FUNCIONAMENTO DOS GAL 4.3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Apoio financeiro à criação de um sistema de informação e organização que permita uma execução global e eficaz do PDL. Despesas gerais de: Hardware e software de suporte ao sistema de informação; Serviços especializados. Tendo como referência o Regulamento do Convite público da Iniciativa Comunitária LEADER+: AD ELO.

9 4. DESPESAS DE FUNCIONAMENTO DOS GAL 4.4 AVALIAÇÃO Apoio financeiro à concretização das acções de avaliação dos projectos aprovados e da execução global do PDL. Serviços especializados; Despesas ligadas a processos/procedimentos de avaliação; Estudos, inquéritos. Tendo como referência o Regulamento do Convite público da Iniciativa Comunitária LEADER+: AD ELO.

10 4. DESPESAS DE FUNCIONAMENTO DOS GAL 4.5 FUNCIONAMENTO Apoio financeiro às despesas de funcionamento do GAL. Despesas de funcionamento geral como: Material de escritório; Bens de consumo; Alugueres e rendas; Deslocações, estadias e ajudas de custo; Aquisição de serviços especializados; Aquisição de equipamento. Tendo como referência o Regulamento do Convite Público da Iniciativa Comunitária LEADER+: AD ELO.

Sistemas de Incentivos do QREN

Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN 1. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME 2. Sistema de Incentivos à Inovação 3. Sistema de Incentivos à Investigação

Leia mais

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 Qualificação PME Esta candidatura consiste num plano de apoio financeiro a projetos que visam ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de

Leia mais

PORTUGAL 2020 NOVAS OPORTUNIDADES DLBC RURAL DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA

PORTUGAL 2020 NOVAS OPORTUNIDADES DLBC RURAL DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA PORTUGAL 2020 NOVAS OPORTUNIDADES DLBC RURAL DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA APRODER Associação de direito privado, sem fins lucrativo Fundada em Dezembro de 1991 Objetivo geral contribuir para

Leia mais

Oportunidades de negócio para a Agricultura familiar: circuitos curtos e diversificação de actividades

Oportunidades de negócio para a Agricultura familiar: circuitos curtos e diversificação de actividades Oportunidades de negócio para a Agricultura familiar: circuitos curtos e diversificação de actividades Seminário A diversificação na agricultura no Oeste Caldas da Rainha 5 Dezembro 2014 Definições Venda

Leia mais

Sessão de Divulgação PDR DLBC Terras de Basto

Sessão de Divulgação PDR DLBC Terras de Basto Sessão de Divulgação PDR 2020 - DLBC Terras de Basto Operação 10.2.1.1 - Pequenos investimentos nas explorações agrícolas Promover a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores;

Leia mais

A importância da preservação da identidade territorial

A importância da preservação da identidade territorial A importância da preservação da identidade territorial TAGUS Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior índice TAGUS-RI: quem somos? Objectivos estratégicos; Implementação da ELD

Leia mais

ACÇÃO DIVERSIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA

ACÇÃO DIVERSIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA ACÇÃO 3.1.1 DIVERSIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA OBJECTIVO: Estimular o desenvolvimento de actividades não agrícolas, na exploração agrícola, criando novas fontes de rendimento e de emprego,

Leia mais

A Política de Desenvolvimento Rural da UE para Adelina Moreira dos Reis

A Política de Desenvolvimento Rural da UE para Adelina Moreira dos Reis A Política de Desenvolvimento Rural da UE para 2007-2013 Adelina Moreira dos Reis DG AGRI, Junho 2006 A União Europeia 25 Estados Membros (27 em 2007) 460 milhões de consumidores (490 milhões em 2007)

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Aviso n.º Centro-AST EIXO 4 - Assistência Técnica

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Aviso n.º Centro-AST EIXO 4 - Assistência Técnica AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO EIXO 4 - Assistência Técnica ASSISTÊNCIA TÉCNICA Aviso n.º Centro-AST-2012-15 AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA EIXO 4 Nos termos do Regulamento Específico

Leia mais

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III - 12 - 1. Geral Regulamento (CE) nº. 1681/1994 de 11 de Julho Relativo às irregularidades e à recuperação dos montantes pagos indevidamente

Leia mais

Avisos de Abertura de Candidaturas - GAL Terras de Sicó Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola

Avisos de Abertura de Candidaturas - GAL Terras de Sicó Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola 3.1.3 - Desenvolvimento de Actividades Turísticas e de Lazer 3.2.1 - Conservação e Valorização do Património Rural Prazos para Candidaturas 06 de Agosto de 2012 a 07 de Setembro de 2012 Dotação Orçamental

Leia mais

Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas

Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas N.º 1/2017/Grupo de Ação Local ecomar Tipologia: Inovação em espaço marítimo Portaria n.º 216/2016, de 5 de agosto A submissão de candidaturas

Leia mais

APOIOS NO ÂMBITO DA MEDIDA 10 LEADER/DLBC DO PDR2020

APOIOS NO ÂMBITO DA MEDIDA 10 LEADER/DLBC DO PDR2020 APOIOS NO ÂMBITO DA MEDIDA 10 LEADER/DLBC DO PDR2020 COLÓQUIO PRODUTOS DE QUALIDADE, TERRITÓRIOS E GASTRONOMIA Ana Paula Xavier 13 de junho de 2017 CNEMA, Santarém A EVOLUÇÃO DO LEADER EM PORTUGAL 20 GAL

Leia mais

O presente documento suporta a apreciação do ponto 3 da Agenda da Comissão de Acompanhamento, sendo composto por duas partes:

O presente documento suporta a apreciação do ponto 3 da Agenda da Comissão de Acompanhamento, sendo composto por duas partes: EIXO 1 COMPETITIVIDADE, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO INSTRUMENTO: SISTEMA DE APOIO A INFRA-ESTRUTURAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS O presente documento suporta a apreciação do ponto 3 da Agenda da Comissão de

Leia mais

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos Objetivos Específicos: SECÇÃO 17 Património Natural e Cultural Os apoios têm como objetivo específico promover a conservação e valorização do património cultural e natural, enquanto instrumentos de sustentabilidade

Leia mais

Síntese de Sistemas de Incentivos e de outras Oportunidades de Financiamento para Proprietários de Casas Antigas

Síntese de Sistemas de Incentivos e de outras Oportunidades de Financiamento para Proprietários de Casas Antigas Introdução Os quadros que se apresentam em seguida resumem de forma sintética os principais sistemas de incentivos e outros mecanismos de apoio aplicáveis no Continente, que se afiguraram com maior interesse

Leia mais

Promoção e Desenvolvimento da Rede Territorial de Agências de Energia

Promoção e Desenvolvimento da Rede Territorial de Agências de Energia Eixo Prioritário I Competitividade, Inovação e Conhecimento Promoção e Desenvolvimento da Rede Territorial de Agências de Energia Alteração ao Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas

Leia mais

Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas

Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas N.º 6/2017/ Grupo de Ação Local ecomar Tipologia: Reforço da competitividade do turismo Portaria n.º 216/2016, de 5 de agosto A submissão

Leia mais

Medida 1 - Cooperação Interterritorial

Medida 1 - Cooperação Interterritorial Medida 1 - Cooperação Interterritorial Sub-Medida 1.1 - Valorização dos Territórios e dos seus Recursos (Cooperação entre GAL LEADER + Nacionais) No âmbito desta medida a ideia é criar um movimento de

Leia mais

Apresentação Grupo Ação Local Pesca Ericeira-Cascais Novembro, 2017

Apresentação Grupo Ação Local Pesca Ericeira-Cascais Novembro, 2017 Apresentação Grupo Ação Local Pesca Ericeira-Cascais Novembro, 2017 Quem é a A2S? Associação de Desenvolvimento Local Criada em 23 de janeiro de 2015 Parceria constituída por 22 organismos representativos

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Aviso n.º Centro-AST EIXO 4 - Assistência Técnica

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Aviso n.º Centro-AST EIXO 4 - Assistência Técnica AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO EIXO 4 - Assistência Técnica ASSISTÊNCIA TÉCNICA Aviso n.º Centro-AST-2014-20 AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA EIXO 4 Nos termos do Regulamento Específico

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE C.M.LOULE MUNICIPIO DE LOULE ANO 2015 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE C.M.LOULE MUNICIPIO DE LOULE ANO 2015 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 24.000.664,16 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 17.673.961,35 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 6.326.702,81 RECEITAS ORÇAMENTAIS...

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ACÇÕES COLECTIVAS SECÇÃO II

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ACÇÕES COLECTIVAS SECÇÃO II FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ACÇÕES COLECTIVAS SECÇÃO II PARTE A - PROMOTOR PARTE A1- IDENTIFICAÇÃO NOME OU DENOMINAÇÃO SOCIAL (1) IDENTIFICAÇÃO FISCAL MORADA LOCALIDADE CÓDIGO POSTAL - FREGUESIA CONCELHO

Leia mais

Anexo A Estratégia de Desenvolvimento Local ADERE 2020

Anexo A Estratégia de Desenvolvimento Local ADERE 2020 Anexo A Estratégia de Desenvolvimento Local ADERE 2020 Aviso n.º ALG-M8-2017-14 A EDL ADERE 2020 está desenhada em torno das necessidades e potencialidades do território, respeitando à sua vocação rural

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE C.M.LOULE MUNICIPIO DE LOULE ANO 2016 PERÍODO 2016/01/01 A 2016/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE C.M.LOULE MUNICIPIO DE LOULE ANO 2016 PERÍODO 2016/01/01 A 2016/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S PERÍODO 2016/01/01 A 2016/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 43.979.195,03 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 37.985.127,56 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 5.994.067,47 RECEITAS ORÇAMENTAIS...

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A

F L U X O S D E C A I X A PERÍODO 2017/01/01 A 2017/12/31 Pág. 1 ÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ R E C E B I M E N T O

Leia mais

ÉVORA PITE, Rua Circular Norte, Évora. Lisboa IDEIAHUB Av. D. João II, Nº35, Edifício Infante 11ºA, Parque das Nações, Lisboa

ÉVORA PITE, Rua Circular Norte, Évora. Lisboa IDEIAHUB Av. D. João II, Nº35, Edifício Infante 11ºA, Parque das Nações, Lisboa O SI2E, Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, visa apoiar de forma simplificada pequenos investimentos empresariais de base local e complementar os atuais incentivos às empresas no domínio

Leia mais

Programa de Promoção de Artes e Ofícios. Decreto- Lei n.º 122/2015, de 30 de junho

Programa de Promoção de Artes e Ofícios. Decreto- Lei n.º 122/2015, de 30 de junho Programa de Promoção de Artes e Ofícios Decreto- Lei n.º 122/2015, de 30 de junho Programa de Promoção das Artes e Ofícios - Em que consiste? Consiste num conjunto de modalidades de apoio, no âmbito das

Leia mais

Índice Política Comum de Pesca II. Objectivos do PO III. Eixos e Medidas IV. Plano Financeiro

Índice Política Comum de Pesca II. Objectivos do PO III. Eixos e Medidas IV. Plano Financeiro PROGRAMA OPERACIONAL PESCA 2007-2013 Workshop Financiamento e gestão integrados da Natura 2000 Casa do Ambiente e do Cidadão Luís Duarte Estrutura de Apoio Técnico Lisboa 28 de Fevereiro de 2008 Índice

Leia mais

A Dinamização das Zonas Rurais Oportunidades de Financiamento de projetos complementares EEC PROVERE MINHO IN"

A Dinamização das Zonas Rurais Oportunidades de Financiamento de projetos complementares EEC PROVERE MINHO IN A Dinamização das Zonas Rurais Oportunidades de Financiamento de projetos complementares EEC PROVERE MINHO IN" Ponte de Lima 8 de Fevereiro de 2012 Rui Rafael ST do PRODER PDR Programa Continente SUBPROGRAMA

Leia mais

Lisboa, 25 de novembro de 2011

Lisboa, 25 de novembro de 2011 Lisboa, 25 de novembro de 2011 A reabilitação urbana constitui um fator essencial no desenvolvimento do setor do turismo, enquanto elemento integrante da nossa oferta turística A regeneração urbana estabelece

Leia mais

Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas

Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas N.º 4/2017/ Grupo de Ação Local ecomar Tipologia: Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais

Leia mais

TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-ACÇÃO PARA PME Matriz Referencial de Análise das Entidades Beneficiárias Critérios de selecção

TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-ACÇÃO PARA PME Matriz Referencial de Análise das Entidades Beneficiárias Critérios de selecção TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO 3.1.1.PROGRAMA DE FORMAÇÃO-ACÇÃO PARA PME Matriz Referencial de Análise das Entidades Beneficiárias Critérios de selecção Parte A - da Entidade Beneficiária Valorização Pontuação

Leia mais

TURISMO: LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA

TURISMO: LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA TURISMO: LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA 2017-2018 TIPOLOGIA E ENQUADRAMENTO Instrumento financeiro disponibilizado pelo Turismo de Portugal (TP), em parceria com o sistema bancário e a Portugal

Leia mais

SI INOVAÇÃO TURISMO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) INFORMAÇÃO SINTETIZADA

SI INOVAÇÃO TURISMO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) INFORMAÇÃO SINTETIZADA SI INOVAÇÃO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) TURISMO QREN QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL 2007-2013 INFORMAÇÃO SINTETIZADA 1 ÍNDICE

Leia mais

Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de

Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de QREN: Uma oportunidade para potenciar a inovação nas empresas O que é o QREN? Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de 2007-2013. As suas

Leia mais

Financiamento de Candidaturas. Regulamento

Financiamento de Candidaturas. Regulamento Financiamento de Candidaturas A Junta de Freguesia de Benfica (JFB), no âmbito da sua responsabilidade social e no âmbito da Comissão Social de Freguesia (CSF), irá apoiar financeiramente candidaturas

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE CM AMADORA MUNICIPIO DA AMADORA ANO 2015 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE CM AMADORA MUNICIPIO DA AMADORA ANO 2015 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 66.237.503,79 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 64.103.771,11 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 2.133.732,68 RECEITAS ORÇAMENTAIS...

Leia mais

REGRAS DE EXECUÇÃO DA INICIATIVA NEOTEC. Artigo 1.º. Objecto

REGRAS DE EXECUÇÃO DA INICIATIVA NEOTEC. Artigo 1.º. Objecto REGRAS DE EXECUÇÃO DA INICIATIVA NEOTEC Artigo 1.º Objecto As presentes regras visam definir as condições de acesso e de atribuição de financiamento a projectos no âmbito da Iniciativa NEOTEC, através

Leia mais

ENTIDADE ORÇAMENTO DA DESPESA DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE LOULE ( POR CLASSIFICAÇÃO ORGÂNICA/ECONÓMICA ) DO ANO 2018

ENTIDADE ORÇAMENTO DA DESPESA DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE LOULE ( POR CLASSIFICAÇÃO ORGÂNICA/ECONÓMICA ) DO ANO 2018 ENTIDADE ORÇAMENTO DA DESPESA DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE LOULE ( POR CLASSIFICAÇÃO ORGÂNICA/ECONÓMICA ) DO ANO 2018 PÁGINA : 1 01 ASSEMBLEIA MUNICIPAL 40.650,00 D E S P E S A S C O R R E N T E S 40.650,00

Leia mais

SI INOVAÇÃO INOVAÇÃO PRODUTIVA E EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO

SI INOVAÇÃO INOVAÇÃO PRODUTIVA E EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO SI INOVAÇÃO INOVAÇÃO PRODUTIVA E EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO CRITÉRIOS DE INSERÇÃO DE PROJECTOS NO PÓLO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA TURISMO 2015 TIPOLOGIAS DE INVESTIMENTO ELEGÍVEIS 1. No âmbito dos

Leia mais

Promover o reforço das capacidades técnica e tecnológica das PME e a modernização das estruturas, através da sua participação na economia digital;

Promover o reforço das capacidades técnica e tecnológica das PME e a modernização das estruturas, através da sua participação na economia digital; SIED SISTEMA DE INCENTIVOS À ECONOMIA DIGITAL FICHA DE MEDIDA Apoia projectos que visem dinamizar a participação das pequenas e médias empresas na economia digital, actuando ao nível do reforço das capacidades

Leia mais

Programa de Ação e Investimentos

Programa de Ação e Investimentos Este documento pretende sintetizar o Programa de Ação que faz parte integrante da Estratégia de Desenvolvimento Local apresentada pela ADREPES na fase de pré-qualificação da parceria do GAL ADREPES COSTEIRO.

Leia mais

DECRETO N.º 54/XI. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 54/XI. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 54/XI Autoriza o Governo a criar um regime especial das expropriações necessárias à realização de infra-estruturas que integram candidaturas beneficiárias de co-financiamento por fundos comunitários,

Leia mais

POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização. Qualificação e Internacionalização das PME - Projectos Individuais

POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização. Qualificação e Internacionalização das PME - Projectos Individuais POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização Qualificação e Internacionalização das PME - Projectos Individuais Internacionalização das PME O sistema de incentivos tem como objectivo

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 100 Fórum Empresarial de marvila - Fase 2 Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060

Leia mais

INICIATIVA JESSICA. Fundo de Desenvolvimento Urbano Turismo. Região Algarve. Faro, 13 de fevereiro de 2012

INICIATIVA JESSICA. Fundo de Desenvolvimento Urbano Turismo. Região Algarve. Faro, 13 de fevereiro de 2012 INICIATIVA JESSICA Fundo de Desenvolvimento Urbano Turismo Região Algarve Faro, 13 de fevereiro de 2012 O Turismo na economia Peso no PIB Peso no Emprego Peso nas Exportações Peso dos Mercados O Algarve

Leia mais

Os fundos estruturais e o Fundo de Coesão surgem no âmbito da política comunitária que visa reduzir as diferenças de desenvolvimento entre as regiões

Os fundos estruturais e o Fundo de Coesão surgem no âmbito da política comunitária que visa reduzir as diferenças de desenvolvimento entre as regiões FUNDOS COMUNITÁRIOS Os fundos estruturais e o Fundo de Coesão surgem no âmbito da política comunitária que visa reduzir as diferenças de desenvolvimento entre as regiões dos Estados-membros da União Europeia,

Leia mais

Fórum das Exportações

Fórum das Exportações Ponta Delgada 27 de Junho de 2011 Arnaldo Machado Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade 1 Internacionalização Delimitação do conceito compreende todo o tipo de intervenção qualitativamente

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE CM AMADORA MUNICIPIO DA AMADORA ANO PERÍODO 2017/01/01 A 2017/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE CM AMADORA MUNICIPIO DA AMADORA ANO PERÍODO 2017/01/01 A 2017/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S PERÍODO 2017/01/01 A 2017/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 77.315.508,67 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 75.109.656,14 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 2.205.852,53 RECEITAS ORÇAMENTAIS...

Leia mais

Norma de Procedimentos

Norma de Procedimentos FEADER A Europa investe nas zonas rurais Governo dos Açores Acção 3.2.2 Conservação e Valorização do Património Rural 2011 A CONSULTA DESTA NORMA NÃO DISPENSA A CONSULTA DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Índice

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE CMPL Municipio da Póvoa de Lanhoso ANO 2016 PERÍODO 2016/01/01 A 2016/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE CMPL Municipio da Póvoa de Lanhoso ANO 2016 PERÍODO 2016/01/01 A 2016/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S PERÍODO 2016/01/01 A 2016/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 1.146.884,37 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 593.126,67 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 553.757,70 RECEITAS ORÇAMENTAIS...

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A R E C E B I M E N T O S PERÍODO 2017/01/01 A 2017/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 1.551.323,03 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 789.240,63 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 762.082,40 RECEITAS ORÇAMENTAIS...

Leia mais

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto UM COMPROMISSO NACIONAL Medida 1 Saúde e Segurança nas Instalações Desportivas

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto UM COMPROMISSO NACIONAL Medida 1 Saúde e Segurança nas Instalações Desportivas UM COMPROMISSO NACIONAL Medida 1 Saúde e Segurança nas Instalações Desportivas A, no contexto do compromisso de responsabilidade partilhada estabelecido no Congresso do Desporto, com o movimento associativo

Leia mais

Eixo Prioritário V Governação e Capacitação Institucional

Eixo Prioritário V Governação e Capacitação Institucional Eixo Prioritário V Governação e Capacitação Institucional Projectos de dinamização, coordenação, acompanhamento, monitorização e gestão da Parceria de EEC PROVERE Projectos de dinamização, coordenação,

Leia mais

O LEADER e a diversificação no espaço agrícola

O LEADER e a diversificação no espaço agrícola O LEADER e a diversificação no espaço agrícola A LEADEROESTE Associação de Desenvolvimento Local (ADL) de Direito privado sem fins lucrativos. Gestora de Programas de desenvolvimento rural e parceira em

Leia mais

SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego

SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego PSZ CONSULTING 2017 Tipologia O SI2E pretende estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa

Leia mais

CMA ,GER,I,RE,27118

CMA ,GER,I,RE,27118 ENTIDADE CM AMADORA MUNICIPIO DA AMADORA Pág. 1 PERÍODO JANEIRO A DEZEMBRO - 2014/12/31 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 63.382.313,97 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 60.847.742,70 OPERAÇÕES

Leia mais

SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego APOIO À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO

SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego APOIO À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego APOIO À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO ÍNDICE TIPOLOGIA 3 BENEFICIÁRIOS 3 PROJETOS A APOIAR 3 CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE DOS BENEFICIÁRIOS 3 CRITÉRIOS

Leia mais

Internacionalização das PME Qualificação das PME

Internacionalização das PME Qualificação das PME Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização PME Qualificação das PME Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) Inovação Empresarial e Empreendedorismo Qualificação e Internacionalização

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A ANO 2012 ENTIDADE MVN MUNICIPIO DE VENDAS NOVAS Pág. 1 PERÍODO JANEIRO A DEZEMBRO /12/31 R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A ANO 2012 ENTIDADE MVN MUNICIPIO DE VENDAS NOVAS Pág. 1 PERÍODO JANEIRO A DEZEMBRO /12/31 R E C E B I M E N T O S ENTIDADE MVN MUNICIPIO DE VENDAS NOVAS Pág. 1 PERÍODO JANEIRO A DEZEMBRO - 2012/12/31 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 216.873,73 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 80.076,14 OPERAÇÕES DE TESOURARIA...

Leia mais

Gabinete de Apoio à Criação de Emprego e Captação de Investimentos

Gabinete de Apoio à Criação de Emprego e Captação de Investimentos Estudo de Caracterização do Tecido Empresarial do Concelho de Almada Observatório sobre Emprego, Empresas e Formação Gabinete de Apoio à Criação de Emprego e Captação de Investimentos 1 O Objecto da presente

Leia mais

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM Sistema de Apoio às Iniciativas empresariais das micro e pequenas empresas da Região Autónoma da Madeira INICIE + 23-05-2019 INICIE + PROGRAMA INTERVIR

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 16/2006 PROGRAMA REGIONAL DE APOIO À COMUNICAÇÃO SOCIAL PROMEDIA

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 16/2006 PROGRAMA REGIONAL DE APOIO À COMUNICAÇÃO SOCIAL PROMEDIA DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 16/2006 PROGRAMA REGIONAL DE APOIO À COMUNICAÇÃO SOCIAL PROMEDIA Com a publicação do Decreto Legislativo Regional n.º 19/94/A, de 13 de Julho, foi instituído o Sistema

Leia mais

APOIOS COMUNITÁRIOS EMPREENDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO

APOIOS COMUNITÁRIOS EMPREENDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO APOIOS COMUNITÁRIOS EMPREENDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO O incentivo ao Empreendedorismo Qualificado e Criativo apoia investimentos na criação de novas empresas ou no desenvolvimento de empresas nascentes

Leia mais

Seminário Apoio aos circuitos agroalimentares e mercados locais

Seminário Apoio aos circuitos agroalimentares e mercados locais Seminário Apoio aos circuitos agroalimentares e mercados locais Os circuitos curtos e os mercados locais no PDR2020 Manuela Azevedo e Silva Autoridade de Gestão do PDR2020 Santarém FNA Federação Minha

Leia mais

CONVITE PÚBLICO Apresentação de candidaturas

CONVITE PÚBLICO Apresentação de candidaturas CONVITE PÚBLICO Apresentação de candidaturas Eixo Prioritário I Competitividade, Inovação e Conhecimento Economia Digital e Sociedade do Conhecimento Aviso nº: Centro-EDS-2011-10 No âmbito do Plano de

Leia mais

Sistema de Incentivos à Inovação

Sistema de Incentivos à Inovação Sistema de Incentivos à Inovação Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado até concursos abertos 26 de abril de 2012 sistema de incentivos à inovação Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado

Leia mais

Turismo 2015_Folheto Aviso_Concurso_SI_Inovação_Inovação Produtiva e Empreededorismo Qualificado

Turismo 2015_Folheto Aviso_Concurso_SI_Inovação_Inovação Produtiva e Empreededorismo Qualificado Tipologias de Projectos a Apoiar na Inovação Produtiva: Região NUTS II do Centro, Norte e Alentejo e Requalificação - Aldeamentos Turísticos [de 4 ou 5 estrelas] - Parques de Campismo [desde que resultem

Leia mais

ENTIDADE CMO Municipio de Odemira ANO 2015 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág IMPOSTOS DIRECTOS ,72

ENTIDADE CMO Municipio de Odemira ANO 2015 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág IMPOSTOS DIRECTOS ,72 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 3.734.402,16 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 3.149.069,47 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 585.332,69 RECEITAS ORÇAMENTAIS...

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A ANO 2006 ENTIDADE MVN MUNICIPIO DE VENDAS NOVAS Pág. 1 R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A ANO 2006 ENTIDADE MVN MUNICIPIO DE VENDAS NOVAS Pág. 1 R E C E B I M E N T O S ENTIDADE MVN MUNICIPIO DE VENDAS NOVAS Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 809.124,29 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 550.398,68 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 258.725,61 RECEITAS ORÇAMENTAIS...

Leia mais

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES 2010 2011 Identificação Entidade: Sociohabitafunchal, E.M Animadora: Célia Dantas Localização: Centro Cívico de Santo António Designação O Clube de Emprego é um serviço promovido pelo

Leia mais

Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas

Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas N.º 2/2017/Grupo de Ação Local ecomar Tipologia: Qualificação escolar e profissional relacionada com o meio aquático Portaria n.º 216/2016,

Leia mais

OPORTUNIDADES NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA 6 março 2015

OPORTUNIDADES NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA 6 março 2015 OPORTUNIDADES NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA 6 março 2015 1 QUEM SOMOS A CONSULAI (www.consulai.com) possui atualmente cerca de 600 clientes, passando por todos os sectores da produção e transformação de produtos

Leia mais

Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira MEDIDA 2.3. Competitividade e Eficiência Económica CONTROLO DO DOCUMENTO

Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira MEDIDA 2.3. Competitividade e Eficiência Económica CONTROLO DO DOCUMENTO MEDIDA 2.3 Competitividade e Eficiência Económica CONTROLO DO DOCUMENTO Versão Data Descrição N. de Página 1 06.12.04 Elaboração do novo texto completo e consolidado Todas 2 25.11.05 Adequação dos indicadores

Leia mais

SI INOVAÇÃO REFERENCIAL DE ANÁLISE DO MÉRITO DO PROJECTO MP = 0,30 A + 0,30 B + 0,15 C + 0,25 D

SI INOVAÇÃO REFERENCIAL DE ANÁLISE DO MÉRITO DO PROJECTO MP = 0,30 A + 0,30 B + 0,15 C + 0,25 D SI INOVAÇÃO PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO AVISO Nº 34 /SI/2009 REFERENCIAL DE ANÁLISE DO MÉRITO DO PROJECTO MP = 0,30 A + 0,30 B + 0,15 C + 0,25 D A. Qualidade do Projecto: A = 0,30 A 1 + 0,40

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 Quinta das Rosas, Lote 6, R/Ch Esq. 6200-551 Covilhã PT Tel.+351 275335427 Fax+351 275335427 email: coolabora@gmail.com 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de

Leia mais

Financiamento de Candidaturas. Regulamento

Financiamento de Candidaturas. Regulamento Financiamento de Candidaturas A Junta de Freguesia de Benfica (JFB), no âmbito da sua responsabilidade social e no âmbito da Comissão Social de Freguesia (CSF), irá apoiar financeiramente candidaturas

Leia mais

Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 5. PLANO OPERACIONAL DE GESTÃO

Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 5. PLANO OPERACIONAL DE GESTÃO Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 1.. REGULAMENTO 2.. PLANTA DE ORDENAMENTO 3.. RELATÓRIO 4.. PLANTA DE CONDICIONANTES

Leia mais

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto UM COMPROMISSO NACIONAL Medida 2 O Primeiro Relvado

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto UM COMPROMISSO NACIONAL Medida 2 O Primeiro Relvado UM COMPROMISSO NACIONAL Medida 2 O Primeiro Relvado A, no contexto do compromisso de responsabilidade partilhada estabelecido no Congresso do Desporto, com o movimento associativo e com as autarquias,

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2015

PLANO DE ACTIVIDADES 2015 PLANO DE ACTIVIDADES 2015 1 - ACTIVIDADE DESPORTIVA Quadro de provas regionais para a época de 2015: Torneio de Abertura Campeonato de Equipas Open Campeonato de Pares de 2as Categorias Taça de Portugal

Leia mais

Quadro de Referência Estratégico Nacional. SI Inovação SI Qualificação PME

Quadro de Referência Estratégico Nacional. SI Inovação SI Qualificação PME Quadro de Referência Estratégico Nacional SI Inovação SI Qualificação PME Faro, 18 de Março de 2009 Índice 1. SI Qualificação PME Dados Gerais Resultados das primeiras fases Principais motivos de inelegibilidade

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE CMSV MUNICÍPIO DE SEVER DO VOUGA ANO 2015 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE CMSV MUNICÍPIO DE SEVER DO VOUGA ANO 2015 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 3.089.512,96 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 2.486.753,41 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 602.759,55 RECEITAS ORÇAMENTAIS...

Leia mais

Investimento na Exploração Agrícola

Investimento na Exploração Agrícola Investimento na Exploração Agrícola PDR 2020: Ação 3.2.1 INFEIRA GABINETE DE CONSULTADORIA, LDA. RUA DO MURADO, 535, 4536-902, MOZELOS 227 419 350 INFEIRA.PT 0 Período de Candidaturas O período de submissão

Leia mais

mar 2020: Fazer acontecer o MAR

mar 2020: Fazer acontecer o MAR Onde a terra se acaba e o mar começa (in Os Lusíadas, Canto III) Portugal sempre foi mar. Mas agora, mais do que nunca, o mar pode ser uma infinidade de oportunidades para todos os portugueses. A extensão

Leia mais

Eixo Prioritário I COMPETITIVIDADE, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO

Eixo Prioritário I COMPETITIVIDADE, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO Eixo Prioritário I COMPETITIVIDADE, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO Promoção da Economia Digital e da Sociedade do Conhecimento Aviso para apresentação de candidaturas - Eixo Prioritário I Competitividade, Inovação

Leia mais

Freguesia dos Altares MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE Datas das Deliberações / / / /

Freguesia dos Altares MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE Datas das Deliberações / / / / MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE 2018 Datas das Deliberações Junta de Freguesia / / Assembleia de Freguesia / / Órgão Executivo Órgão Deliberativo Produto licenciado

Leia mais

acção social e associativismo

acção social e associativismo acção social e associativismo TAGUS, 23 de Janeiro de 2015 20 anos Uma estratégia com o objectivo único de contribuir para fixar população no interior do seu território. Combater o exodo rural e abandono

Leia mais

Turismo. Linha de Apoio à Qualificação da Oferta

Turismo. Linha de Apoio à Qualificação da Oferta Turismo Linha de Apoio à Qualificação da Oferta PSZ CONSULTING 2018 1 Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 1.1 Enquadramento O presente apoio resulta de uma parceria do turismo de Portugal com o sistema

Leia mais

CONTROLO ORÇAMENTAL - RECEITA

CONTROLO ORÇAMENTAL - RECEITA Município de Santa Marta de Penaguião 7.3.2. - CONTROLO ORÇAMENTAL - RECEITA Unidade: - Euros Capítulo Grupo Artigo Subgrupo (1) Previsões corrigidas cobrar no início do ano liquidadas Liquidações anuladas

Leia mais

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento turístico da Região Norte constitui uma aposta fundamental e distintiva do ON.2 O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte). Essa aposta

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE MUNICIPIO BAIAO MUNICÍPIO DE BAIÃO ANO 2016 PERÍODO 2016/01/01 A 2016/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE MUNICIPIO BAIAO MUNICÍPIO DE BAIÃO ANO 2016 PERÍODO 2016/01/01 A 2016/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S PERÍODO 2016/01/01 A 2016/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 1.932.924,00 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 966.922,53 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 966.001,47 RECEITAS ORÇAMENTAIS...

Leia mais

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE MVN MUNICIPIO DE VENDAS NOVAS ANO 2015 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S

F L U X O S D E C A I X A. ENTIDADE MVN MUNICIPIO DE VENDAS NOVAS ANO 2015 PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S PERÍODO 2015/01/01 A 2015/12/31 Pág. 1 R E C E B I M E N T O S SALDO DA GERÊNCIA ANTERIOR... 486.529,18 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL... 344.759,02 OPERAÇÕES DE TESOURARIA... 141.770,16 RECEITAS ORÇAMENTAIS... 8.591.233,73

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 19/2019

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 19/2019 PO Competitividade e Internacionalização PO Regional Norte PO Regional Centro PO Regional Lisboa PO Regional Alentejo PO Regional Algarve ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 19/2019 CUMPRIMENTO DAS REGRAS ASSOCIADAS

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2016

Programa BIP/ZIP 2016 Programa BIP/ZIP 2016 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 051 BOUTIQUE DO BAIRRO Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

Valorizar os Produtos Locais - Importância dos circuitos curtos

Valorizar os Produtos Locais - Importância dos circuitos curtos Valorizar os Produtos Locais - Importância dos circuitos curtos Seminário Pequenos Investimentos Produzir e vender com Qualidade e Segurança Luís Chaves 01 de setembro de 2016 Rio Maior 1. A Federação

Leia mais

ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO

ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO ALCANENA ENTRONCAMENTO FERREIRA DO ZÊZERE OURÉM TOMAR TORRES NOVAS VILA NOVA DA BARQUINHA ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO 2014-2020 RIBATEJO NORTE 2020 Parceria 34 Entidades (20 Privadas e 14 Publicas)

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO CENTRO

PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO CENTRO PROGRAMAS DE ACÇÃO - RESUMO POLÍTICA DE CIDADES - PARCERIAS PARA A REGENERAÇÃO URBANA - IDENTIFICAÇÃO DA(S) ENTIDADE PARCEIRAS Município 6 4 8 Município de Pessoa a contactar/responsável do Programa: Nome

Leia mais