Se você está lendo esse livro, tenho certeza que estou diante de uma pessoa inteligente e ética.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Se você está lendo esse livro, tenho certeza que estou diante de uma pessoa inteligente e ética."

Transcrição

1

2

3 Se você está lendo esse livro, tenho certeza que estou diante de uma pessoa inteligente e ética. Por isso mesmo, sei que temos a mesma opinião sobre a pirataria: Ela é injusta, errada, além de crime, segundo a Lei de Direitos Autorais, nº de 19 de Fevereiro de Agradeço por não repassar essa obra a quem não tem permissão e a não comercializá-la de forma ilegal.

4 As ideias, sugestões, conceitos e opiniões retratadas neste livro tem como único objetivo informar e educar. Este livro não substitui ou pode ser considerado como uma prescrição médica ou diagnóstico de profissional da área, assim como não tem a intenção de ser usado como tratamento para qualquer doença, condição de saúde ou lesão. O HIIT Brasil se exime completamente de qualquer responsabilidade sobre o uso, interpretação e consequências do uso direto ou indireto de qualquer informação contida neste material.

5 Introdução II Quais os benefícios do HIIT? I O que é o HIIT? III A ciência já provou que o HIIT emagrece?

6 IV Porque o HIIT é tão eficaz? VII Qualquer pessoa pode praticar o HIIT? V Quais são as premissas de um Treino HIIT? VI Como montar uma rotina de Treinos HIIT?

7 VIII Considerações Finais XI- É hora de dar tchau! IX Quero começar! Como faço? X Quero turbinar meu emagrecimento

8 O que você acha de treinar de 4 a 30 minutos, 2 a 3 vezes por semana e ter resultados tão consistentes para emagrecimento quanto se fizesse 60 minutos de exercícios 5 vezes por semana? Seria ótimo não é? Esse também foi o pensamento da Equipe do HIIT Brasil quando ouvimos falar do famoso Treino Intervalado de Alta Intensidade. Acontece que, até pouco tempo atrás, esta modalidade de treino estava difundida apenas no EUA. Até hoje é difícil encontrar material de qualidade sobre o assunto em português. Na verdade, até existem informações sobre o HIIT, mas toda essa informação está dispersa e desorganizada em milhares de sites e muitas vezes em vocabulário técnico de difícil compreensão. Esta dificuldade em ter nossas principais dúvidas sobre o HIIT respondidas de forma rápida, clara e simples nos atentou para o fato de que deveriam haver milhares de outras pessoas com as mesmas dúvidas Então, porque não criar um website para falar especificamente sobre o assunto? Foi assim que surgiu o HIIT Brasil! Nosso objetivo é levar até você informação de qualidade sobre essa modalidade de treino, permitindo que você possa conquistar o corpo que sempre sonhou malhando de qualquer lugar e reservando apenas poucos minutos do seu tempo para isso. Chega de fazer longos exercícios chatos e maçantes! Seu tempo é muito precioso! Que tal usá-lo com o que você realmente gosta?

9

10 Antes de te explicarmos porque o HIIT pode te auxiliar e muito no seu processo de emagrecimento, vamos entender do que se trata, afinal, o HIIT? A sigla HIIT vem do inglês High Intensity Interval Training, que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. Esta inovadora forma de treino intercala exercícios de alta intensidade (como sprints) com períodos de descanso ativo (como andar em ritmo lento) ou descanso absoluto, a depender do protocolo de exercícios. A popularidade do Treino Intervalado de Alta Intensidade vem aumentando graças aos diversos resultados obtidos tanto em estudos científicos quanto em relatos não científicos de praticantes da modalidade. O treino HIIT pode ser facilmente adaptado para pessoas de todos os níveis de preparo físico e em condições especiais, como sobrepeso e diabetes. Além disso, os treinos HIIT são extremamente versáteis, podendo ser adequados a quase todas as modalidades de atividades físicas, incluindo, mas não se limitando a, pedalar, caminhar, correr, nadar, praticar treinos aquáticos ou em equipamentos elípticos e também em diversos tipos de aulas de exercícios em grupo. Faixas elásticas, corda de pular e mesmo o peso do seu próprio corpo podem ser utilizados para a execução de um treino HIIT. Com tamanha versatilidade fica muito mais fácil e divertido emagrecer!

11

12 O treino HIIT provou melhorar: Preparo físico aeróbico e anaeróbico; Pressão arterial; Saúde cardiovascular; A sensibilidade à insulina (que ajuda os músculos exercitados a utilizar mais prontamente a glicose como combustível para produção de energia); Os perfis de colesterol; A gordura abdominal e peso corporal mantendo a massa muscular.

13

14 Um dos primeiros estudos sobre HIIT a ser publicado foi realizado em 1994 pela Laval University (Ste-Foy, Quebec, Canadá). Eles descobriram que jovens que seguiram um programa de treinamento intervalado de alta intensidade durante 15 semanas perderam muito mais gordura corporal do que aqueles que realizaram um programa de 20 semanas de exercícios constantes. O que é mais surpreendente neste estudo é que esse resultado foi obtido apesar de o programa de exercícios constantes ter queimado cerca de calorias a mais do que o treinamento HIIT! Também na década de 90, uma equipe de pesquisadores japoneses, liderados pelo PhD Izumi Tabata realizaram outro estudo para aplicação na equipe de patinação de velocidade no Japão. O resultado foi publicado no renomado Medicine and Science in Sports and Exercise e, até hoje, é considerado um marco na ciência do exercício físico. O estudo analisou todo o tipo de exercício e concluiu que a intensidade do exercício é tão importante ou até mais importante do que sua duração. O treino formulado por Izumi Tabata está hoje entre os treinos mais famosos do mundo fitness e promete secar sua gordura em apenas 4 minutos! Um estudo de 1996 da Baylor College of Medicine, no Texas, EUA, comprovou que indivíduos que seguiram o treinamento intervalado em uma bicicleta ergométrica queimaram bem mais calorias durante as 24 horas póstreino do que aqueles que pedalaram em intensidade moderada e constante.

15 Outro estudo apresentado na Florida State University indicou que os indivíduos que seguiram um método HIIT queimaram quase 10% a mais de calorias durante as 24 horas póstreino do que aqueles que realizaram exercícios constantes. Um estudo de 2001 da East Tennessee State University, nos EUA, também descobriu que pessoas que seguiram o método HIIT por 8 semanas perderam 2% a mais de gordura corporal do que as pessoas que realizaram exercícios contínuos e constantes na esteira ergométrica. O detalhe? Os indivíduos que praticaram os exercícios contínuos não apresentaram perda de gordura. Esse mesmo estudo averiguou que indivíduos que seguiram a metodologia de treino HIIT queimaram quase 100 calorias a mais por dia durante as 24 horas pós-treino. Outro estudo australiano indica que mulheres que seguiram um treinamento HIIT de 20 minutos (corridas de 8 segundos, seguidas de 12 segundos de descanso) perderam 6x mais gordura corporal que o grupo que seguiu um programa de exercícios aeróbicos de intensidade constante em 60% de sua frequência cardíaca máxima. Além disso, você não pode perder gordura sem que a queime em seus músculos. Os músculos têm enzimas muito específicas que queimam apenas gordura. Um estudo do American Journal of Physiology indicou que 6 semanas de HIIT aumentaram em até 50% a quantidade de enzimas especiais nos músculos que são responsáveis pelo transporte de gordura para as mitocôndrias.

16 A pesquisa da Laval University, já citada neste artigo, também averiguou que as fibras musculares dos praticantes do HIIT tinham níveis bem mais elevados de oxidação lipídica (queima de gordura) do que os indivíduos acostumados aos treinos contínuos. Pesquisadores neozelandeses avaliaram a aplicação de um programa de HIIT de 4 semanas para um grupo de ciclistas, que incluía sprints de 30 segundos na bicicleta ergométrica intercalados com 30 segundos de descanso. Um grupo aplicou alta resistência nos pedais enquanto para o outro grupo a resistência foi menor.

17 Concluiu-se que os ciclistas que pedalaram com maior resistência aumentaram seus níveis de testosterona em quase 100%, enquanto o outro grupo elevou seus níveis em apenas 60%. A testosterona é fundamental para o aumento da força dos músculos, ou seja, realizar um treino HIIT com maior resistência ajuda no crescimento e na potência muscular. Concluindo... Há fortes evidências científicas de que o Treino Intervalado de Alta Intensidade é mais adequado para a queima de gordura do que treinos aeróbicos contínuos e constantes. Entretanto, há diversos estudos que não são conclusivos quanto a eficácia do treino HIIT e ainda diversos estudos que apenas sugerem essa superioridade. Nós somos defensores da modalidade e acreditamos que ela tenha um excelente custo benefício no que se refere a tempo de execução x benefícios. De qualquer forma, precisamos lembrar sempre que ainda há muito o que ser estudado em relação não só ao HIIT quanto às demais atividades físicas. Além disso, o HIIT não é para qualquer pessoa. Ele exige muito do sistema cardiovascular e muscular do indivíduo. Por isso mesmo, reiteramos SEMPRE a necessidade de verificar junto a um especialista a atividade física mais adequada à sua situação.

18

19 O HIIT possui dois grandes diferenciais que fazem dele um exercício com um incrível custo-benefício. O primeiro deles é o EPOC, sigla em inglês que significa Excess Post Exercise Oxygen Consumption, ou seja, consumo excessivo de oxigênio após o exercício. O corpo humano, quando em trabalho físico intenso, gera determinados desgastes musculares, metabólicos, hormonais e bioenergéticos. Tais desgastes são produzidos pelo catabolismo corporal (parte do metabolismo que se refere à degradação da matéria orgânica para fins de obtenção de energia) que ocorre durante a sessão de treinamento. No pós esforço físico uma taxa maior de energia que o normal é necessária para recuperação dos desgastes produzidos durante o treinamento. Como o metabolismo preponderante no pós treino é o aeróbio (uso prioritário do oxigênio como combustível) é identificado um consumo maior de oxigênio que o esperado para o repouso. Quando você eleva o metabolismo em uma atividade física que exige o máximo de esforço do seu corpo, este efeito é acionado e o organismo mantém-se queimando calorias em uma velocidade mais alta que a normal mesmo após o término do exercício. Segundo a American College of Sports Medicine (ACSM), por conta da natureza vigorosa de contração nos treinos HIIT, o EPOC geralmente tende a ser levemente melhor, acrescentando entre 6% e 15% mais calorias ao gasto total de energia.

20 Mas, seria apenas isso tão significativo a ponto de tornar o HIIT um exercício tão poderoso para o emagrecimento? Entendemos que não. Citamos acima o caráter quantitativo do EPOC, ou seja, qual a porcentagem adicional de calorias que será gasta no pós treino ao realizarmos um treino HIIT. Entretanto faz-se necessário analisar igualmente os aspectos qualitativos deste EPOC, ou seja, qual substrato será utilizado como fonte de energia neste período pós-treino. Estudos demonstram que após um treino HIIT ocorre uma diminuição no quociente respiratório do praticante por algumas horas, o que indica que há uma maior utilização de gordura como substrato. Este é o segundo motivo pelo qual o HIIT produz efeitos tão positivos sobre o perfil lipídico, ou seja, sobre sua gordura corporal. Osterberg e Melby concluíram em um estudo publicado em 2000 que a utilização de gordura como principal substrato aumentou em aproximadamente 62%, em até 15 horas após a prática dos exercícios (Osterberg KL, Melby CL. 2000). Em outro estudo publicado em 2002 pesquisadores concluíram que o quociente respiratório se manteve mais baixo que os valores pré-exercício por 43 horas após a prática dos exercícios, indicando com isso uma maior utilização de gordura. Por fim, outro estudo concluiu que o gasto energético não foi significativo em 24 horas pós exercício, porém a utilização de gordura aumentou 92,8% enquanto a utilização de carboidrato diminuiu 37% (Treuth et al. 1995).

21

22 Para que estejamos falando de um Treino HIIT, segundo a American College of Sports Medicine (ACSM), os intervalos de alta intensidade podem variar de 5 segundos até 8 minutos e devem ser realizados entre 80% e 95% da frequência cardíaca máxima estimada de uma pessoa, ou seja, do número máximo de batimentos que seu coração é capaz de efetuar em um minuto. O HIIT Brasil sugere que cada intervalo de alta intensidade tenha entre 10 e 120 segundos, pois apenas pessoas muito bem condicionadas conseguirão manter um exercício neste grau de intensidade por períodos mais longos que o sugerido acima. Os intervalos de recuperação podem durar o mesmo tempo que os intervalos de treino intenso e devem ser executados entre 40% e 50% da frequência cardíaca máxima. Ainda segundo a ACSM, o treino deve intercalar os intervalos de alta intensidade com os intervalos de descanso ativo/absoluto até totalizar um volume de treino de 20 a 60 minutos, já considerando os períodos de aquecimento e desaquecimento que são imprescindíveis para evitar lesões e dor. O HIIT Brasil sugere que os períodos de aquecimento e desaquecimento tenham, pelo menos, duração de 5 minutos cada. Entretanto, protocolos de treino com sessões breves de HIIT, chamadas de Low-Volume HIIT vem mostrando excelentes resultados em relatos científicos. Um treino breve de HIIT consiste em 10 minutos de exercícios intensos em uma sessão de duração 30 minutos, incluindo aquecimento, intervalos de baixa intensidade e desaquecimento.

23 Trapp, Boutcher e demais colegas estudiosos do campo (2008) reportaram, por exemplo, perda significante de peso em mulheres que seguiram 15 semanas de um protocolo de Low-Volume HIIT. O protocolo utilizado neste estudo consistia em 8 segundos de all-out sprints ou seja, realizados na capacidade máxima do praticante, seguidos de 12 segundos de recuperação, totalizando um treino de 20 minutos. produziu melhorias no desempenho aeróbio e anaeróbio comparáveis a um protocolo de 4 x 30 segundos. (Hazell et al. 2010). A ciência ainda está longe de definir com certeza o volume ideal de treino, mas crescentes evidências sugerem que mesmo treinos HIIT breves podem ser uma estratégia eficaz para melhorar a aptidão física e a saúde. O mesmo protocolo, realizado durante 12 semanas, reduziu a quantidade de gordura corporal em todo o corpo de homens jovens com excesso de peso, além de aumentar a massa magra nas pernas e tronco. (Heydari et al. 2012b). Hazell e seus colegas também provaram que um protocolo baseado em 4 x all-out sprints de 10 segundos,

24 Curiosidade: Atualmente, as diretrizes para a prática de atividade física, incluindo as da Sociedade Canadense de Fisiologia do Exercício - Canadian Society for Exercise Physiology (CSEP), recomendam que os adultos devam acumular pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada a intensa por semana para alcançar benefícios para sua saúde. (Tremblay et al. 2011). As diretrizes da CSEP não definem especificamente os intervalos de intensidade a serem utilizados nestes exercícios. Entretanto, diretrizes de outras agências, incluindo da ASCM, classificam intensidade moderada entre 64% e 76% da frequência cardíaca máxima e atividade de alta intensidade entre 77% e 95%. (Garber et al. 2011). Sabemos que a maioria das pessoas não atinge essa recomendação de tempo mínima, tendo a falta de tempo como um de seus principais motivos. Graças a diversos estudos, dentre eles os já mencionados neste material, acredita-se que o HIIT possa ser uma estratégia mais rápida para a obtenção de resultados semelhantes.

25

26 Ao desenvolver um programa de treinamento HIIT considere a duração, intensidade e frequência dos treinos e a duração dos intervalos de recuperação. A intensidade durante os intervalos de alta intensidade deve variar 80% da sua frequência cardíaca máxima. Como um ótimo indicador, ao terminar seu treino a sensação deve ser a de que você fez um treino muito cansativo a exaustivo. A intensidade do intervalo de recuperação deve ser entre 40% e 50% da sua frequência cardíaca máxima. Os intervalos de descanso permitem que seu organismo se recupere, utilize um pouco de ar para sintetizar mais energia e elimine um pouco do ácido lático, evitando dor e permitindo o retorno para a fase de alta intensidade. A relação entre esforço e descanso é importante. Muitos estudos utilizam uma razão específica de treino e recuperação para melhorar os diferentes sistemas de energia do corpo. Por exemplo, a razão de 1:1 pode ser uma série de treino pesado (indicada para indivíduos com maior aptidão física). Segundo a ACSM, treinos com esta razão, ou seja, que possuem intervalos de alta intensidade com a mesma duração dos intervalos de descanso, geralmente variam entre 3, 4 ou 5 minutos seguidos por um tempo igual de recuperação. O HIIT Brasil sugere que o indivíduo iniciante faça treinos com proporções 1:4 alta intensidade/descanso. Para exemplificar, na proporção 1:4, se você fizer um intervalo de alta intensidade de 20 segundos, deverá descansar por 1 minuto e 20 segundos.

27 Ao longo da evolução do praticante ele deverá realizar treinos com proporções mais equilibradas, caminhando para treinos com proporções 1:3, 1:2 e, finalmente, 1:1. Se você, por exemplo, se exercitar em alta intensidade por 10 segundos e descansar por apenas 10 segundos, o treino será bem mais difícil, concorda? Ainda segundo a ACSM, outro protocolo de treino HIIT bastante utilizado é o método de treino de intervalo com corrida. Os treinos HIIT são mais cansativos do que treinos com resistência estável. Por isso mesmo, encaixar o HIIT corretamente em sua rotina de exercícios é um dos pontos chaves para colher todos os benefícios que essa modalidade pode lhe proporcionar. A ACSM recomenda que iniciantes na prática comecem com um treino HIIT por semana, juntamente com a prática de outros exercícios contínuos tradicionais. Com este tipo de programa, a pessoa faz cerca de 30 segundos de corrida de curta distância ou até onde aguentar, seguida de 4 ou 4,5 minutos de recuperação. Esta combinação de exercícios pode ser repetida 3 a 5 vezes.

28 Conforme a pessoa adquira maior preparo físico, deverá acrescentar uma segunda sessão de HIIT por semana, certificando-se de que os treinos sejam espaçados entre si e que ela não deixe de praticar outros exercícios contínuos, para que possa alcançar um volume mínimo de atividade física durante a semana. É difícil indicar a quantidade de treinos HIIT adequada pois isso dependerá das outras atividades físicas que o indivíduo pratique. corporal de responder aos movimentos e nos resultados. Caso não seja possível dar tal intervalo, jamais faça o treino HIIT antes do treino de força. Para quem deseja ganhar massa magra, as reservas de glicogênio estarão esgotadas no momento do treino de força e isso poderá propiciar o catabolismo muscular. O HIIT Brasil recomenda, adicionalmente, que o praticante de musculação dê ao menos 6 horas de espaçamento entre o treino de força e o treino HIIT. Como os dois treinamentos tem componentes anaeróbicos, um poderá interferir na execução do outro, provocando uma queda na capacidade

29

30 Como o próprio nome diz, o HIIT é um treino de alta intensidade, e, por isso mesmo, requer algumas precauções antes de sua execução. 1) Em primeiro lugar, procure um avaliador físico e faça um check-up cardiovascular e metabólico prévio. Essa é uma medida de segurança indicada para a prática de qualquer atividade física. Entretanto, caso você faça parte de algum dos grupos abaixo, reforçamos a necessidade de uma avaliação médica antes da prática de um treino HIIT: Pessoas hipertensas Indivíduos com problemas nas articulações Portadores de doenças cardiovasculares Gestantes Idosos Pessoas sedentárias e/ou fumantes Pessoas com diabetes ou pré diabetes Pessoas com níveis anormais de colesterol Obesos 2) Desenvolva um preparo físico base O HIIT é um exercício que exige uma sólida base fisiológica e musculo-articular, resultado de um treinamento progressivo, e uma boa saúde cardiovascular. Por isso mesmo, encorajamos fortemente que qualquer aspirante a praticante do HIIT, principalmente dentro do grupo de pessoas sedentárias, desenvolva um preparo físico básico. Segundo a ACSM, este preparo físico base pode ser desenvolvido através da prática de treinos aeróbicos durante algumas semanas, 3 a 5 vezes por semana,

31 em sessões de 20 a 50 minutos cada, executados em uma intensidade moderada a forte. Este preparo físico irá produzir adaptações musculares que aumentam o transporte de oxigênio aos músculos. Estabelecer um tipo de treino e resistência muscular adequados é importante antes de iniciar o HIIT para reduzir o risco de lesão musculoesquelética. 3) Encontre o SEU nível de intensidade ideal Não é fácil se exercitar dentro da faixa de intensidade proposta por um Treino HIIT. Por isso mesmo não se espante se a sensação pós-treino for a de que seu coração vai saltar pela boca, dando suas últimas batidas jogado no chão. Por isso mesmo, praticantes iniciantes e com baixa resistência e condicionamento físico deverão realizar os movimentos de alta intensidade em um nível de dificuldade próprio para sua capacidade, além de executar a parte mais intensa do exercício de forma reduzida. Lembre-se: Você é único, assim como seu corpo, sua capacidade cardiorrespiratória e seu preparo físico. Com a prática e o aumento da resistência do praticante, a performance durante a execução do treino deverá melhorar e, gradativamente, o tempo dispendido na execução dos movimentos de alta intensidade deverá aumentar, diminuindo, por sua vez, a fase de moderação.

32

33 O HIIT tem feito parte fundamental de programas de treino atlético por muitos anos por conta de uma ampla gama de atividades desportivas e recreativas que exigem movimentos curtos em altas intensidades. Dê uma chance ao Treino HIIT! O treino intervalado está se tornando um método de treinamento cada vez mais reconhecido e bem aceito. A incorporação do treino intervalado ao programa de condicionamento geral irá aprimorar o desenvolvimento do preparo físico cardiorrespiratório, assim como muitos outros benefícios para a saúde. Além disso o treino HIIT é extremamente versátil e pode ser realizado em curto intervalo de tempo. Por fim, como você pôde notar ao longo da leitura, o HIIT apresenta excelentes resultados na queima de gordura corporal!

34 Pessoas fisicamente ativas tendem a viver vidas mais saudáveis e longas. Pesquisas mostram que a atividade física contribui de forma significativa para a longevidade. Mesmo uma pessoa apresentando fatores de risco como pressão arterial alta, diabetes ou até mesmo sendo fumante, pode se beneficiar ao incorporar atividades físicas adequadas e regulares ao seu dia a dia. Os exercícios ajudam na manutenção da dieta e na perda de peso e ajudam a reduzir a pressão arterial, controlar a taxa de glicose no sangue, melhorar os níveis de colesterol e desenvolver ossos mais fortes e mais densos. Antes que você inicie um programa de treino, faça um teste de preparo físico ou aumente seu nível de atividades, certifique-se de responder as seguintes perguntas. Este questionário de preparo para atividade física, elaborado pela ACSM, irá ajudar a determinar se você está em condições de iniciar um programa de atividades físicas. Vamos dar uma olhada?

35 Seu médico já o diagnosticou com alguma doença cardíaca ou indicou que você deva participar de uma atividade física apenas se for recomendada por um médico? Você sente dor no peito durante a atividade física? No mês passado você apresentou dor no peito quando não estava fazendo atividades físicas? Você perde o equilíbrio, com tonturas? Você já perdeu os sentidos alguma vez? Você apresenta problema nas articulações ou nos ossos que possa piorar com atividades físicas? Seu médico prescreveu medicamentos para um problema de pressão arterial ou cardíaca recentemente? Você tem algum motivo para não fazer atividades físicas? Se você respondeu sim para uma ou mais perguntas; se você tem mais de 40 anos e não tem se exercitado; ou se você está preocupado com sua saúde, consulte um médico antes de fazer o teste de preparo físico ou aumentar o volume de suas atividades físicas. Se você respondeu não para cada pergunta, é bem provável que você possa começar seu treino de forma segura.

36

37 Antes de iniciar qualquer programa de treino, incluindo as atividades descritas neste ebook, as pessoas devem ser submetidas à avaliação e liberação médica para que possam se exercitar em segurança. Nem todos os programas são adequados para qualquer pessoa e alguns programas podem causar lesões. As atividades devem ser conduzidas em um ritmo que seja confortável para o usuário. Os usuários devem suspender a atividade física que cause dor ou desconforto. Nesse caso, um médico deve ser procurado imediatamente. Treino HIIT para Iniciantes! Treino HIIT Pulando Corda! Protocolo Tabata: Treino HIIT em 4 Minutos! Além disso, em nosso Instagram, temos outras ideias de treinos postadas que não estão em nosso site e nem em nenhum outro local! Siga já o HIIT Brasil no Instagram para ter acesso a essas e outras informações Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo sobre o mundo do HIIT! Basta clicar nas imagens abaixo! Se você já tem o aval de um especialista para iniciar sua prática no HIIT, acesse os links ao lado, onde disponibilizamos algumas ideias de treino:

38

39 Com certeza você sabe que um dos mais importantes pilares para a conquista de um corpo saudável e atlético é uma reeducação alimentar eficiente. De nada adianta executar os exercícios que propomos em nosso site e neste ebook se sua alimentação estiver limitando ou até mesmo impedindo a sua perda de gordura corporal. Sua alimentação é sua MAIOR arma para emagrecer! Nunca se esqueça disso! Você sabia que um treino HIIT pode te fazer perder gordura por até 48 horas depois de um esforço de apenas 15 minutos? Sensacional, não é mesmo? Entretanto, esta queima calórica póstreino pode ser DIRETAMENTE afetada pelo que você ingere. Sendo assim, saber o que comer faz TODA a diferença! Nós estamos empenhados em mudar a sua vida, em, de fato, te ensinar o que realmente funciona para emagrecer. Por isso mesmo, nós temos um ebook 100% GRATUITO chamado Mini Livro De Receitas de Sucos e Smoothie Detox, com diversas informações confiáveis e bacanas sobre alimentação com propriedades detoxificantes. Para ter acesso basta acessar nosso site e cadastrar seu ! Gostou de mais essa surpresa? Ah, fique sempre de olho em nosso site pois temos diversas matérias interessantíssimas sobre alimentação saudável!

40

41 Uau! Passou muito rápido essa leitura não é? Mas não preocupe, enviaremos MUITA informação de qualidade para o seu para te ajudar a alcançar seus objetivos! Quando chegar do HIIT Brasil, já sabe, vá correndo ler! Combinado? Esperamos que tenha gostado deste material e caso queira entrar em contato conosco basta nos enviar um para o endereço contato@hiitbrasil.com Um grande abraço e esperamos, a partir de hoje, ter você como um amigo e membro atuante da famíia HIIT Brasil! Use a hashtag #teamhiitbrasil

42 Jenna B. Gillen and Martin J. Gibala Is high-intensity interval training a timeefficient exercise strategy to improve health and fitness? Applied Physiology Nutrition and Metabolism (Impact Factor: 2.01). 03/2014; 39(3): DOI: /apnm Trapp, E.G., Chisholm, D.J., Freund, J., and Boutcher, S.H The effects of highintensity intermittent exercise training on fat loss and fasting insulin levels of young women. Int. J. Obes. 32(4): DOI: /sj.ijo PMID: Heydari, M., Freund, J., and Boutcher, S.H. 2012b. The effect of high-intensity intermittent exercise on body composition of overweight young males. J. Obes. 2012: 1 8. doi: /2012/ PMID: Hazell, T.J., MacPherson, R.E.K., Gravelle, B.M.R., and Lemon, P.W.R or 30-s sprint interval training bouts enhance both aerobic and anaerobic performance. Eur. J. Appl. Physiol. 110(1): DOI: /s y. PMID: Tremblay, M.S., Warburton, D.E.R., Janssen, I., Paterson, D.H., Latimer, A.E., Rhodes, R.E., et al New Canadian Physical Activity Guidelines. Appl. Physiol. Nutr. Metab. 36(1): DOI: /H PMID:

43 Garber, C.E., Blissmer, B., Deschenes, M.R., Franklin, B.A., Lamonte, M.J., Lee, I., etal.2011.american College of Sports Medicine position stand: Quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespiratory, musculoskeletal, and neuromotor fitness in apparently healthy adults: guidance for prescribing exercise.med.sci.sportsexerc.43(7): doi: / MSS.0b013e318213fefb. PMID: Osterberg KL 1, Melby CL. Effect of acute resistance exercise on postexercise oxygen consumption and resting metabolic rate in Young women. Int J Sport Nutr Exerc Metab, Schuenke MD 1, Mikat RP, McBride JM. Effect of an acute period of resistance exercise on excess post-exercise oxygen consumption: implications for body mass management. Eur J Appl Physiol Mar; 86(5): Epub 2002 Jan 29. PMID: Treuth MS 1, Hunter GR, Weinsier RL, Kell SH. Energy expenditure and substrate utilization in older women after strength training: 24-h calorimeter results. J Appl Physiol ( Jun;78(6): PMID:

44 Boutcher, S. H. et al. The effect of high intensity intermittent exercise training on autonomic response of premenopausal women. Medicine & Science in Sports & Exercise 39(5 suppl):s165, Gorostiaga, E. M., et al. Uniqueness of interval and continuous training at the same maintained exercise intensity. European Journal of Applied Physiology 63(2): , King, J. W. A comparison of the effects of interval training vs. continuous training on weight loss and body composition in obese pre-menopausal women (thesis). East Tennessee State University, Meuret, J. R., et al. A comparison of the effects of continuous aerobic, intermittent aerobic, and resistance exercise on resting metabolic rate at 12 and 21 hours postexercise. Medicine & Science in Sports & Exercise 39(5 suppl):s247, Paton, C. D., et al. Effects of low- vs. high-cadence interval training on cycling performance. Journal of Strength and Conditioning Research 23(6): , 2009.

45 Smith, A. E., et al. Effects of β-alanine supplementation and high-intensity interval training on endurance performance and body composition in men; a double-blind trial. Journal of the International Society of Sports Nutrition 6:5, Talanian, J. L., et al. Exercise training increases sarcolemmal and mitochondrial fatty acid transport proteins in human skeletal muscle. Am J Physiol Endocrinol Metab IN press, Talanian, J. L., et al. Two weeks of high-intensity aerobic interval training increases the capacity for fat oxidation during exercise in women. Journal of Applied Physiology 102(4): , Tjonna, A. E., et al. Superior cardiovascular effect of interval training versus moderate exercise in patients with metabolic syndrome. Medicine & Science in Sports & Exercise 39(5 suppl):s112, Trapp, E. G. and Boutcher, S. Metabolic response of trained and untrained women during high-intensity intermittent cycle exercise. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol Dec;293(6):R

46 Treuth, M. S., et al. Effects of exercise intensity on 24-h energy expenditure and substrate oxidation. Medicine & Science in Sports & Exercise 28(9): ,

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora?

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora? ATENÇÃO! A informação contida neste material é fornecida somente para finalidades informativas e não é um substituto do aconselhamento por profissionais da área da saúde como médicos, professores de educação

Leia mais

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão!

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão! Praticando vitalidade Sedentarismo corra desse vilão! O que é sedentarismo? Sedentarismo é a diminuição de atividades ou exercícios físicos que uma pessoa pratica durante o dia. É sedentário aquele que

Leia mais

Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor

Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor O Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor contempla 3 fases que orientam progressivamente seus alunos

Leia mais

Fórmula 47 - Treino Em Casa

Fórmula 47 - Treino Em Casa Fórmula 47 - Treino Em Casa 1 Fórmula 47 Fórmula 47 - Treino Em Casa Uso Do E- Book FÓRMULA 47 divulga informações via publicação digital, textos ou vídeos, sobre musculação, treino, dieta, uso de suplementos,

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

INTRODUÇÃO. Bem-vindo ao programa Base Atlética!

INTRODUÇÃO. Bem-vindo ao programa Base Atlética! INTRODUÇÃO Bem-vindo ao programa Base Atlética! Nossa missão é promover o bem-estar, através de atividade física que gere saúde e te proporcione curtir os bons momentos da vida na sua integridade. Afinal,

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

www.trainingcompanysupport.net

www.trainingcompanysupport.net www.trainingcompanysupport.net Prof. Esp. Adilson Silva Olá, a partir de agora terei o prazer de apresentar para você um pouco mais da Training Company Support. Nesta apresentação nosso foco será o programa

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Atividade física: pratique essa ideia.

Atividade física: pratique essa ideia. Atividade física: pratique essa ideia. Quando o assunto é qualidade de vida, não dá para ficar parado. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física é o principal fator de promoção do bem-estar

Leia mais

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Alimento I Toranja A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS

BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS Tendo em conta o que foi descrito no artigo anterior, vamos então pôr em prática os conceitos necessários para tornar reais as adaptações benéficas ao treino e sobretudo

Leia mais

24 motivos. academia. para entrar na

24 motivos. academia. para entrar na para entrar na academia Mais um ano se inicia e com ele chegam novas perspectivas e objetivos. Uma das principais promessas feitas é deixar o sedentarismo de lado e entrar na academia! Nesta época é comum

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

Manual Arkos Administrador

Manual Arkos Administrador Manual Arkos Administrador Este manual é para administradores de escolas e explica o passo-a-passo do cadastro de uma escola com seus professores, turmas e alunos no portal. Não deixe de assistir também

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Período de Preparação Período de Competição Período de Transição

Período de Preparação Período de Competição Período de Transição PERIODIZAÇÃO Desde que a chamada "Ciência do Esporte" passou a sistematizar e metodizar o Treinamento Desportivo, a periodização passou a ser a única forma de se organizar todo o trabalho realizado durante

Leia mais

Força e Resistência Muscular

Força e Resistência Muscular Força e Resistência Muscular Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Objetivos do Treinamento com Pesos Aumento da massa muscular Força Potência Velocidade Resistência Muscular Localizada Equilibro Coordenação

Leia mais

http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1

http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1 http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Quais os três principais fatores para promover o crescimento muscular?... 5 Qual o Número de repetições ideal?... 6 Qual a melhor forma

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Treinamento de Força e Diabetes. Ms. Sandro de Souza

Treinamento de Força e Diabetes. Ms. Sandro de Souza Treinamento de Força e Diabetes Ms. Sandro de Souza Taxa de prevalência de Diabetes Mellitus Período: 2009 Relevância Diagnóstico de DIABETES MELLITUS Diabetes Care. 2007;30:S4 41. Resistência a Insulina

Leia mais

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício Desde as décadas de 60 e 70 o exercício promove Aumento do volume sanguíneo Aumento do volume cardíaco e suas câmaras Aumento do volume sistólico Aumento do débito cardíaco que pode ser alcançado Aumento

Leia mais

Os erros que te impedem de emagrecer!

Os erros que te impedem de emagrecer! Os erros que te impedem de emagrecer! Os 20 erros que comprometem o seu emagrecimento Este artigo é de total responsabilidade e criação de GWBrasil. Acesse e saiba mais: http://goworkoutbrasil.com 1. Não

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Revolução industrial Antes da revolução industrial as pessoas eram mais ativas porque viviam constantemente se movimentando no trabalho na escola,

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

Até eles, os adolecentes, que deveriam simbolizar a geração saúde, estão a cada dia mais sedentários. E essa realidade, infelizmente, está ligada a

Até eles, os adolecentes, que deveriam simbolizar a geração saúde, estão a cada dia mais sedentários. E essa realidade, infelizmente, está ligada a Até eles, os adolecentes, que deveriam simbolizar a geração saúde, estão a cada dia mais sedentários. E essa realidade, infelizmente, está ligada a problemas de toda a sorte. Um dos que mais preocupam

Leia mais

Desenvolvimento da criança e o Desporto

Desenvolvimento da criança e o Desporto Desenvolvimento da criança e o Desporto Desenvolvimento da criança e o Desporto DESPORTO ENSINO TREINO CRIANÇAS E JOVENS I - O QUÊ? II - QUANDO? III - COMO? Desenvolvimento da criança e o Desporto I Capacidades

Leia mais

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora?

Deseja Descobrir Como Ganhar Massa Muscular Agora? ATENÇÃO! A informação contida neste material é fornecida somente para finalidades informativas e não é um substituto do aconselhamento por profissionais da área da saúde como médicos, professores de educação

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore Manual do corredor n Este manual tem como objetivo orientar o corredor iniciante que pretende praticar corridas em busca de bem estar e condicionamento físico. n São dicas aprendidas em livros e observações

Leia mais

O Treino no BTT. COALA Clube Orientação Aventura Litoral Alentejano

O Treino no BTT. COALA Clube Orientação Aventura Litoral Alentejano COALA Clube Orientação Aventura Litoral Alentejano O Treino no BTT Para todos aqueles que se iniciam no BTT, e até no caso de alguns veteranos, existe a tendência natural para copiar esquemas e métodos

Leia mais

Orientações para montagem

Orientações para montagem Orientações para montagem das aulas de condicionamento CONCEITO CORAÇÃO RELAXAMENTO ESTRUTURA Finalidade do treinamento disponibilização de mais energia química aos músculos em velocidades maiores reposição

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS

O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS PEDRO MAIA FITNESS & CYCLING BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DEPOIS DOS 50 ANOS PLANEAMENTO OS PRINCÍPIOS DE TREINO Quando treinamos, temos como principal objetivo melhorar alguns dos aspetos das nossas

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Exercícios além da academia

Exercícios além da academia Exercícios além da academia Pilates É uma modalidade de atividade física realizada em aparelhos, bolas e no solo, que proporciona fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e correção da postura.

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo

Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Unidade II Controle e Prescrição do Treinamento Prof. Esp. Jorge Duarte Prescrição de Atividades Físicas Condições de saúde; Estado geral do aluno (cliente);

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

Para desfrutar a vida plenamente, você precisa ter um coração saudável. Então, a FEDERAÇÃO MUNDIAL DO CORAÇÃO organizou o DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO, para conscientizar todas as pessoas do mundo de como seus

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS EXECUÇÃO CONDIÇÕES GERAIS JUSTIFICATIVA As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram

Leia mais

Future School Idiomas

Future School Idiomas Future School Idiomas Sumário Quem somos... pag 2 Sobre o curso... pag 3 Sobre a aula... pag 4 Vantagens em se fazer nosso curso on line... pag 5 Objetivo do curso... pag 6 Como entrar na sala de aula...

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

PARABÉNS! Parabéns por dar o primeiro passo para começar a sua jornada de fitness e conquistar o corpo que tanto deseja.

PARABÉNS! Parabéns por dar o primeiro passo para começar a sua jornada de fitness e conquistar o corpo que tanto deseja. INTERVAL TRAINING PARABÉNS! Parabéns por dar o primeiro passo para começar a sua jornada de fitness e conquistar o corpo que tanto deseja. Com este material você vai conhecer o caminho mais rápido para

Leia mais

saúde Sedentarismo Os riscos do Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se!

saúde Sedentarismo Os riscos do Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se! saúde Sinal Canal de Comunicação da Sistel para os Usuários de Saúde Ano I - Nº 4 - Dezembro 2014 Os riscos do Sedentarismo Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se! O sedentarismo é resultado

Leia mais

Malhar em jejum é nova 'modinha' para perda de gordura Sex, 20 de Dezembro de 2013 09:38 - Última atualização Sex, 20 de Dezembro de 2013 13:11

Malhar em jejum é nova 'modinha' para perda de gordura Sex, 20 de Dezembro de 2013 09:38 - Última atualização Sex, 20 de Dezembro de 2013 13:11 Existem alguns conceitos sobre alimentação e boa forma que, por osmose, já estão dentro da cabeça das pessoas: comer de três em três horas faz bem; exercícios aeróbicos ajudam a queimar gordura; beber

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

CÁLCULO DO IMC E A VERDADEIRA DIETA DA LUA

CÁLCULO DO IMC E A VERDADEIRA DIETA DA LUA CÁLCULO DO IMC E A VERDADEIRA DIETA DA LUA Na semana passada falei sobre as diferenças entre massa (m) e peso (P). Para reforçá-las, repito acima a tabela que resume bem a comparação entre estas duas grandezas

Leia mais

Hipertensão Arterial no idoso

Hipertensão Arterial no idoso Hipertensão Arterial no idoso Prof. Dr. Sebastião Rodrigues Ferreira-Filho Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil Departamento de Hipertensão Sociedade Brasileira de Nefrologia Uma história americana:

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Manual Arkos Secretaria de Educação

Manual Arkos Secretaria de Educação Manual Arkos Secretaria de Educação 1) Sobre Arkos O portal Arkos foi inspirado por uma das mais bem sucedidas iniciativas educacionais da Europa incentivando milhões de alunos a lerem mais. A ideia básica

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

5 Exercícios Para Perder Barriga

5 Exercícios Para Perder Barriga 5 Exercícios Para Perder Barriga PRODUZIDO POR: [MANUAL EMAGRECER] Introdução Todos nós odiamos profundamente a gordura da barriga, mas parece tão fácil aumentar a flacidez e a gordura ali naquele ponto

Leia mais

ENVELHECER COM SABEDORIA Actividade física para manter a independência MEXA-SE MAIS!

ENVELHECER COM SABEDORIA Actividade física para manter a independência MEXA-SE MAIS! ENVELHECER COM SABEDORIA Actividade física para manter a independência MEXA-SE MAIS! 1. BENEFÍCIOS DA ACTIVIDADE FÍSICA A actividade física apresenta benefícios em todas as idades, para além de contribuir

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL Componente Curriculares Educação Física Professores Ministrantes: Kim Raone e Marcus Marins Série/ Ano letivo: 2º ano/ 2014 Data: 26/03/2014 AULA 5.1 Conteúdo: Doenças

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Avaliação da unidade Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 (1,5 ponto) As principais mudanças no corpo de uma pessoa ocorrem na adolescência. É nesta fase que as meninas e os meninos desenvolvem o amadurecimento

Leia mais

A criança, o adolescente e a prática de atividades físicas

A criança, o adolescente e a prática de atividades físicas Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira A criança, o adolescente e a prática de atividades físicas A juventude americana não participa de

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

1. NÃO TENHO MAIS IDADE PARA DANÇAR!

1. NÃO TENHO MAIS IDADE PARA DANÇAR! 1. NÃO TENHO MAIS IDADE PARA DANÇAR! É uma dança para todas as idades e todos os tipos físicos. Engana-se quem idealiza que para se dançar, é preciso ser nova e esbelta. Em alguns países árabes as mulheres

Leia mais

Este nível de insulina baixo também o ajuda a controlar a sua fome pois é o nível de insulina que diz ao seu cérebro que está na hora de comer.

Este nível de insulina baixo também o ajuda a controlar a sua fome pois é o nível de insulina que diz ao seu cérebro que está na hora de comer. A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja possui tantas capacidades para a perda de gordura e mesmo os cientistas se dividem sobre esse assunto.

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M.

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Nome: n.º Barueri, / / 2009 1ª Postagem Disciplina: Educação Física 3ª série E.M ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Orientações para desenvolvimento da atividade: Esse será um texto a ser utilizado no

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona

Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona Email Marketing: Dicas De Como Fazer De Uma Forma Que Funciona O email marketing é uma das formas de marketing mais lucrativas que existem para pequenas, médias e grandes empresas e também para profissionais

Leia mais

4 - SESSÃO RESENHA DE LIVRO. Alessandra Balbi Rita Puga. Livro: Terceira Idade & Atividade Física

4 - SESSÃO RESENHA DE LIVRO. Alessandra Balbi Rita Puga. Livro: Terceira Idade & Atividade Física Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia 55 4 - SESSÃO RESENHA DE LIVRO Livro: Terceira Idade & Atividade Física Alessandra Balbi Rita Puga Maria Alice Corazza, em sua literatura sempre enfatiza

Leia mais

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia Pedro e Lucas estão sendo tratados com Profilaxia Este livreto foi planejado para crianças com hemofilia que estejam prestes a iniciar profilaxia, ou que estejam considerando iniciá-la no futuro. Esperamos

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG Ganhe dinheiro com seu blog.... Aposto que você já viu isso escrito em centenas de sites ou blogs e nunca conseguir atingir esse objetivo, aqui nesse ebook iremos abordar

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva.

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Entender os benefícios

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

Análise Nutricional do Contador de Pontos (Carinhas)

Análise Nutricional do Contador de Pontos (Carinhas) Análise Nutricional do Contador de Pontos (Carinhas) Finalidade da ferramenta Verificar se a alimentação do dia está adequada, contendo alimentos de boa qualidade, ou seja, com baixa quantidade de gorduras,

Leia mais

Você está a um passo do sucesso no seu Marketing de Rede

Você está a um passo do sucesso no seu Marketing de Rede Você está a um passo do sucesso no seu Marketing de Rede Leia tudo e ainda veja um vídeo que vai te revelar os segredos dos grandes líderes dessa indústria! Você está a um passo do sucesso no seu Marketing

Leia mais

Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014)

Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014) Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014) 1 Lugar Aluno: Marcelo Couferai dos Santos Melo Professora: Maria Beatriz de Brito Avila Unidade Escolar: Escola Municipal Professor Giuseppe Carmineo

Leia mais

Saúde e Desporto. Manuel Teixeira Veríssimo Hospitais da Universidade de Coimbra. Relação do Desporto com a Saúde

Saúde e Desporto. Manuel Teixeira Veríssimo Hospitais da Universidade de Coimbra. Relação do Desporto com a Saúde Saúde e Desporto Manuel Teixeira Veríssimo Hospitais da Universidade de Coimbra Relação do Desporto com a Saúde Dum modo geral aceita-se que o desporto dá saúde Contudo, o desporto também comporta malefícios

Leia mais

www.emagrecerdevez.com

www.emagrecerdevez.com www.emagrecerdevez.com page 1 / 7 As bases de como ganhar massa muscular + Vídeo by rpolesso - segunda-feira, julho 30, 2012 http://emagrecerdevez.com/as-bases-de-como-ganhar-massa-muscular YouTube Video

Leia mais

POR QUE SER ATIVO ALBERTO OGATA

POR QUE SER ATIVO ALBERTO OGATA POR QUE SER ATIVO ALBERTO OGATA O nosso corpo é uma máquina fantástica, que não foi feita para ficar parada. Se você estiver realmente decidido a ter uma atitude positiva em relação a sua saúde e ao seu

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais