Revolução Russa de 1917

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revolução Russa de 1917"

Transcrição

1 Revolução Russa de 1917 Introdução Assim como a Revolução Francesa de 1789 foi o modelo clássico de revolução burguesa que desmantelou a velha ordem feudal e aristocrática, criando as condições para o desenvolvimento do capitalismo moderno, a Revolução Russa de 1917 é considerada o modelo clássico de revolução proletária que destruiu a ordem capitalista e burguesa lançando os fundamentos do primeiro Estado socialista da história da humanidade. Rússia pré-revolucionária Ao fim do século XIX a Rússia possuía vinte e dois milhões de quilômetros quadrados e mais de cem milhões de habitantes, sendo sua principal característica o grande atraso econômico em relação aos países da Europa ocidental. Enquanto Inglaterra, França e Alemanha passavam por um processo acelerado de desenvolvimento urbano-industrial, evoluíam para regimes constitucional-parlamentares e realizavam um enorme avanço técnico-cientifíco, a Rússia permanecia no atraso econômico, social, político e cultural. Sendo um país predominantemente agrário e semifeudal, a aristocracia rural e o clero ortodoxo detinham o controle da propriedade da terra. O processo de industrialização, por sua vez, se iniciara apenas nas últimas décadas do século XIX, caracterizando-se por sua extrema concentração em algumas grandes cidades, como Kiev, Moscou e Petrogrado, então capital do país. Além disso, mais de 50% dos capitais investidos na indústria fabril eram estrangeiros, principalmente de origem francesa, alemã e inglesa. Esta industrialização tardia, dependente e concentrada, produziu, por um lado, uma burguesia fraca e incipiente e, por outro, um proletariado forte, organizado e combativo, que, dadas as suas origens rurais, mantinha estreitos vínculos com os camponeses. O atraso econômico se refletia na vida social do país, cuja sociedade permanecia essencialmente rural, com os camponeses formando 80% de toda a população. Nas cidades, onde era reduzido o índice de urbanização, concentrava-se a classe operária, formada por cerca de seis milhões de trabalhadores. A burguesia e a aristocracia, por sua vez, não chegavam a constituir 10% da sociedade. Enquanto no Ocidente europeu os países haviam evoluído para regimes liberais, a Rússia vivia ainda na era do absolutismo, sendo um império

2 autocrático, governado pelo Czar Nicolau II, da dinastia Romanov, que se recusava a conceder a seus súditos um governo constitucional e parlamentar. Quanto à cultura, na Rússia, ao lado de uma refinada influência européia existente nas grandes cidades, no campo continuavam a predominar usos, costumes e tradições orientais. Um exemplo do atraso cultural era o fato de a Rússia adotar ainda o calendário juliano, enquanto nos países do Ocidente europeu vigorava o calendário gregoriano. A diferença de treze dias de um calendário para outro come que reletia, em termos históricos, o atraso da Rússia em relação à Europa ocidental. Czar Nicolau II A OPOSIÇÃO AO CZARISMO: Leon Trótski afirmou que a Europa exportou o que produziu de melhor no século XIX: a tecnologia para os Estados Unidos e a ideologia para a Rússia. De fato, a industrialização, a urbanização e o surgimento da classe operária criaram condições para que penetrassem na Rússia as idéias socialistas originárias da França, Inglaterra e Alemanha. Leon Trótski - Inspirados por essas idéias, surgiram no país vários partidos clandestinos de oposição à autocracia czarista. Entre eles o Social - Democrata, baseado no socialismo marxista. Em 1903 a social-democracia dividiu-se em duas facções: os "Bolcheviques", liderados por Lênin, eram revolucionários e defendiam a instauração do socialismo na Rússia com base numa aliança entre os operários e os camponeses; os "Mencheviques", liderados por Martov, eram evolucionários, defendiam a aliança com a burguesia e a passagem gradual ao socialismo através de uma política de reformas progressivas. Outro partido de oposição era o dos social - revolucionários, intelectuais oriundos das camadas médias, com base no apoio dos camponeses. Os constitucional - democratas, finalmente, não eram propriamente um partido de oposição ao czarismo, pois, organizados a partir da Revolução de 1905 e oriundos da burguesia liberal, os "kadetes", como ficaram conhecidos, defendiam a transformação da autocracia czarista num regime constitucional e parlamentar, à semelhança dos que existiam nos países capitalistas avançados da Europa ocidental. Lênin REVOLUÇÃO DE 1905:

3 O fim do século XIX foi marcado pela expansão colonial e imperialista das grandes potências, com vistas à divisão do mercado mundial em áreas de influência. Também a Rússia expandiu-se, mas em direção ao Oriente, procurando conquistar territórios sob influência. Também a Rússia expandiuse, mas em direção ao Oriente, procurando conquistar territórios sob influência da China e outros ao Oceano Pacífico. Com a construção da estrada de ferro transiberiana, os russos acabaram por se chocar com o imperialismo japonês na Manchúria e na Coréia (região do Extremo Oriente). Essa rivalidade em torno dos mercados asiáticos acabou por provocar em 1904 a eclosão da Guerra Russo Japonesa. O Japão obteve uma esmagadora vitória sobre a Rússia e, pelo Tratado de Portsmouth, ficou com o Sul da ilha de Sacalina, Port Arthur e o protetorado sobre a Coréia e a Manchúria. Para a Rússia, porém, a principal conseqüência da derrota foi a eclosão da Revolução de Em Petrogrado, uma manifestação pacífica que culminou com o massacre dos manifestantes pelo exército (o "domingo sangrento") tornou-se o estopim para o início da revolução. O país foi abalado por uma série de greves e revoltas, seguindo-se um motim no porto de Odessa e a rebelião da guarda da fortaleza de Kronstadt. A burguesia liberal apoiava a insurreição popular, procurando capitalizá-la com o objetivo de instaurar no país um regime constitucional e parlamentar. Os sovietes (conselhos de operários, camponeses e soldados) encabeçavam a luta contra o czarismo. Em 1906 reuniu-se a Duma Legislativa, parlamento controlado pela burguesia liberal e pelos grandes proprietários, com o objetivo de redigir uma constituição para o país. Em 1907 o Czar Nicolau II, fortalecido por empréstimos franceses e pelo Oriente, desencadeou a contra - revolução, dissolvendo os sovietes e prendendo ou exilando os membros da oposição. As concessões liberais foram suprimidas e a Duma Legislativa, embora conservada, passou a ter uma existência meramente simbólica. A Rússia na primeira guerra mundial: Integrante da Tríplice Aliança (ao lado da França e da Inglaterra), a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial contra as potências centrais (Alemanha e Áutria Hungria), esperando obter, além de vastas compensações territoriais, o domínio de Constantinopla e dos estreitos pertencentes ao Império Turco.

4 Na frente oriental cabia à Rússia, país atrasado e dependente, arcar com o peso da guerra contra a Alemanha; mas em 1915 o exército czarista foi vencido e as tropas alemãs invadiram e ocuparam vastas áreas da Rússia européia. Estes desastres militares, aliados à crise econômica e financeira que atingiu o país, aceleraram o declínio da autocracia russa. Ao fim de 1916 os soldados, cansados da guerra, exigiam paz; os camponeses, revoltados com a miséria, exigiam terras; os operários, pressionados pela fome, exigiam pão. A guerra já custara um milhão e setecentos mil mortos e destruíra 25% da indústria e 9% da agricultura do país e não trouxera nenhuma compensação. A política de Nicolau II - de dar continuidade à guerra - acelerou o início da Revolução e provocou a queda do czarismo na Rússia. A revolução de 1917: Em fevereiro de 1917, eclodiu em Petrogrado uma série de greves e manifestações populares, apoiadas por motins de soldados e marinheiros. O levante popular, conhecido como Revolução de Fevereiro, culminou com a abdicação de Nicolau II e a derrubada da aristocracia. No bojo da Revolução de Fevereiro surgiram na Rússia dois centros de poder: a Duma Legislativa e os sovietes. A burguesia liberal, em aliança com os mencheviques e os social - revolucionários, assumiu o poder e, e através da Duma Legislativa, nomeou um governo provisório liderado pelo Príncipe Lvov. A ascensão do novo regime deu à Revolução de Fevereiro um caráter democrático, liberal e burguês. Em julho de 1917 Lvov foi substituído por Kerenski na chefia do governo provisório e este, como o seu antecessor, insistiu na continuidade da guerra, perdendo o apoio dos sovietes, que constituíam o poder de fato na Rússia. O isolamento político de Kerenski, a perda do apoio popular pelo governo provisório e o fortalecimento dos bolcheviques nos sovietes acabariam conduzindo à Revolução de Outubro. Assim como a Revolução de Fevereiro substituiu a autocracia czarista por um regime liberal - burguês por outro, operário - socialista. Kerenski O Partido Bolchevique, atuando na clandestinidade e com seus líderes presos ou exilados, não havia desempenhado um papel de relevo na Revolução de Fevereiro. A anistia geral concedida pelo governo provisório possibilitou a libertação ou o retorno à Rússia de seus principais dirigentes.

5 Lênin, cuja volta imprimira ao partido um novo dinamismo, formulou no documento político que ficou conhecido com "Teses de abril" a plataforma de uma segunda revolução: "a terra aos camponeses, a fábrica aos operários e a paz aos povos". Este novo programa, entretanto, só poderia ser realizado com a derrubada do governo de Kerenski e a transferência do poder para os conselhos de operários, camponeses e soldados, resultando daí a palavra de ordem "todo poder aos sovietes:, que serviria de base para a Revolução de Outubro. Em setembro de 1917 Leon Trótski, líder bolchevique, foi eleito presidente do soviete de Petrogrado, o mais poderoso da Rússia, e organizou a Guarda Vermelha, formada por milicianos operários. Em 25 de outubro a Guarda Vermelha, apoiada pela guarnição militar de Petrogrado e pelo cruzador Aurora, desencadeou a insurreição que culminou com a tomada do Palácio de Inverno (sede do governo provisório) e com a queda de Kerenski. Nessa mesma noite, quando se iniciou a sessão inaugural de um congresso de sovietes, Lênin subiu à tribuna e afirmou: "O exercício de todo o poder é transferido aos sovietes de deputados operários, camponeses e soldados. Passemos agora à construção da nova ordem socialista". Foi organizado em seguida um novo governo, o Conselho de Comissários de Povo, presidido por Lênin, que decretou a reforma agrária e a estatização dos bancos e das fábricas, assim como estabeleceu um armistício com a Alemanha. A guerra Civil: No início de 1918 o governo socialista russo concluiu a paz em separado com a Alemanha pelo tratado de Brest - Litovsk, pelo qual a Rússia perdia um décimo de seu território ( Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia e Ucrânia). Logo depois d uma guerra civil eclodia no país, entre o Exército Branco, formado pelos setores interessados na restauração do antigo regime e comandado por militares ligados ao czarismo, e o Exército Vermelho, que chegou a contar com três milhões de soldados e foi organizado por Trótski para lutar pela preservação da nova ordem socialista. A França, a Inglaterra, os Estados Unidos e o Japão, países interessados na derrubada dos bolcheviques e na restauração do capitalismo na Rússia, intervieram militarmente ao lado dos russos brancos. Em 1919, em plena guerra civil, os bolcheviques realizaram o congresso de fundação da Terceira Internacional, organização política que agrupava os recém - fundados partidos comunistas dos países europeus, cujo objetivo era coordenar a expansão da revolução socialista para outros países da Europa. A Primeira internacional havia sido fundada em 1848 por Marx e Engels e a Segunda Internacional surgira no

6 fim do século XIX, agrupando os partidos socialistas e social - democratas do continente europeu. Nesta época, para fazer frente ao cerco das potências capitalistas e à destruição provocada pela guerra civil, o governo socialista adotou uma política econômica conhecida como "comunismo de guerra". Esta política implicou a completa estatização dos bancos, do comércio exterior e da indústria fabril, assim como a requisição compulsória da produção agrícola, o estabelecimento da igualdade de salários e o trabalho obrigatório. Finalmente em 1921 a guerra civil chegava ao fim com a vitória do Exército Vermelho sobre o Branco, um saldo de nove milhões de mortos e o completo cerco da Rússia Soviética pelos países capitalistas. A nova política Econômica Ao fim da guerra civil o país estava totalmente devastado, sua produção industrial reduzida a 18% e sua agricultura, a 30% do que era em Assim, a fome e a miséria grassavam na Rússia Soviética. Para promover a reconstrução econômica do país, Lênin concebeu a Nova Política Econômica (NEP), definida por ele com "um passo atrás para dar dois passos à frente". A NEP constituiu na restauração parcial da economia de mercado com a adoção de uma série de medidas típicas do capitalismo. Assim, foram suprimidas as requisições agrícolas forçadas, desnacionalizadas as fábricas com menos de vinte trabalhadores, restabelecida a escala de salários, permitido o comércio interno e incentivada a introdução de capitais estrangeiros no país. Com a NEP ocorreu, portanto, a coexistência de dois setores distintos da economia: um estatal, basicamente socialista, e um privado, tipicamente capitalista. A NEP, que se estendeu até 1928, trouxe resultados imediatos: em 1924 a produção industrial atingiu 50% e a produção agrícola equiparou-se aos índices de A ascensão de Stálin Em 1924 a morte de Lênin desencadeou uma luta pelo poder que colocou frete a frete os dois mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique: Trótski, comissário do povo para a guerra, e Stálin, secretário - geral do partido. Stálin

7 Muito mais que uma disputa pessoal pelo controle do poder, esta luta representou o confronto entre duas concepções revolucionárias: de um lado, a teoria da revolução permanente, defendida por Trótski; de outro, a teoria do socialismo num só país, advogada por Stálin. A primeira afirmava que a consolidação do socialismo na Rússia só seria possível com a simultânea expansão da revolução para os países capitalistas avançados da Europa ocidental; a segunda postulava que, a despeito do fracasso da revolução no Ocidente europeu e do cerco organizado pelas potências capitalistas, era possível a construção do socialismo apenas na Rússia Soviética. A vitória de Stálin sobre Trótski representou o triunfo desta segunda concepção. Em 1925 Trótski foi destituído de seu posto, em 1927 foi expulso do partido e, em 1929, exilado da União soviética. Enquanto isso, processava-se através da NEP a reconstrução da economia soviética, que em 1928 atingia o mesmo nível de Os planos quinquenais: A ascensão de Stálin assinalou o início de uma nova política econômica, baseada no abandono da NEP e na adoção dos planos qüinqüenais. A Gosplan - comissão estatal de planejamento econômico - passou a se encarregar da planificação global da economia. Os dois primeiros planos qüinqüenais estabeleceram dois objetivos básicos: a criação de uma indústria pesada e a colitivização da agricultura, através da qual a propriedade privada da terra foi substituída por cooperativa, os "Kolkhozes", e por granjas estatais, os "sovkhozes. Sobre esses planos, que estenderam de 1928 a 1938, escreveu o historiador Isaac Deutscher: "No curso desse decênio a produção de eletricidade por ano elevou-se de 6 para 40 bilhões de kwh; a produção de carvão passou de 30 para 133 milhões de toneladas; a de petróleo, de 11 para 32 milhões de toneladas a de automóveis, de 1400 para unidades. Antes da revolução o número de médicos era de 20 mil, em 1937 passou para 105 mil. O número de leitos de hospital passou de para Em 1914, 8 milhões de pessoas freqüentavam escolas de todos os níveis; em 1928, 12 milhões; e em 1938, 31,5 milhões. Em 1913, 112 mil pessoas estudavam em estabelecimentos de nível universitário; em 1939, 620 mil. Por outro lado, os anos de 1936 até 1938 caracterizaram-se pelos "grandes expurgos", nos quais foram afastados, expulsos ou eliminados os opositores de Stálin existentes no Partido Bolchevique e no Exército Vermelho. O ponto culminante dos grandes expurgos foram os processos políticos de Moscou, cujo resultado foi a

8 liquidação da velha guarda bolchevique (antigos dirigentes do partido que haviam comandado a Revolução de outubro de 1917). Assim, na década de 1930, enquanto o mundo capitalista atravessava uma grande crise econômica, a União soviética, isolada dele, lançava as bases para a construção do "socialismo num só país". O desenvolvimento econômico conquistado nos planos qüinqüenais dotava o país de uma infra - estrutura que teria um papel decisivo na vitória da União Soviética sobre a Alemanha, cujos germes nazi-fascitas já se formavam. Autoria: Janaína Raniero Rocha

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA OPOSIÇÃO AO CZARISMO REVOLUÇÃO DE 1905 REVOLUÇÃO DE 1917 REDS DA REVOLUÇÃO RUSSA À QUEDA DO MURO DE BERLIM O ENCOURAÇADO POTEMKIN EFABIOPABLO.WORDPRESS.COM GUERRA CIVIL #OPOSIÇÃO

Leia mais

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Antecedentes Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. (85% pop. Rural) Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino

Leia mais

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917)

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917) Aula 23 Revolução Russa 1 Antecedentes Setor 1606 2 Revolução de Outubro (1917) 3 Construção do Socialismo ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Czar Nicolau II Absolutismo Igreja Ortodoxa Monopólio do ensino

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog:

A REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: A REVOLUÇÃO RUSSA Professor: TÁCIUS FERNANDES Blog: www.proftaciusfernandes.wordpress.com RÚSSIA CZARISTA Final do século XIX 170 milhões de pessoas Economia agrária 85% da população vivia no campo camponeses

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História REVOLUÇÃO RUSSA Monique Bilk História CONTEXTO Rússia Feudal até 1860. (XIX) Monarquia absolutista, teocrática Czarismo. Aristocracia rural. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada

Leia mais

História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO

História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO História REVOLUÇÃO RUSSA 1917 PROFº OTÁVIO Revolução Russa (1917) A Rússia no início do século XX O império russo era constituído por um conjunto de etnias e culturas. 80% da população vivia no campo e

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar.

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Antecedentes: REVOLUÇÃO RUSSA Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Situação Econômica: era um país extremamente atrasado, economia agrária,

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

REVOLUÇÃO RUSSA (1917) REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Implantação do modelo socialista na Rússia Prof: Otto Barreto Guerra da Criméia (1853-55) Enfraquecimento do Império Turco-Otomano - homem doente ; Conflito por Jerusalém e Constantinopla:

Leia mais

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da

ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da REVOLUÇÃO RUSSA ESTRUTURA SOCIAL E ECONÔMICA Sociedade: Agrária Elite latifundiária (20%): detinha 80% das terras. Economia: Uma das economias mais atrasadas da Europa. BASE: agro-exportação. 2. POLÍTICA:

Leia mais

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral REVOLUÇÃO RUSSA Antecedentes da Revolução Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral Fases Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil Contexto Político Econômico Social Ideológico Czar Nicolau

Leia mais

1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p Roberson de Oliveira

1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p Roberson de Oliveira 1º bimestre 3ª série Contemporânea Revoluções Russas Cap. 42 p. 404 Roberson de Oliveira 1. As transformações econômicas, sociais e políticas na ordem feudal-czarista Fatores e alguns efeitos: 1. Fatores

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. CZAR NICOLAU II 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

História B aula 17 As Revoluções Russas.

História B aula 17 As Revoluções Russas. História B aula 17 As Revoluções Russas. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo Antecedentes do processo revolucionário... Características da Rússia na virada do século XIX: -Governada pelo

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Marca o fim do império dos czares, sendo a primeira tentativa bem-sucedida de implantação de um regime comunista. Divide-se em duas etapas: a democrática, em fevereiro de 1917, e a socialista, com a instalação

Leia mais

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS 2 - GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS COSSACOS. - VÁRIAS REVOLTAS: CAMPO & CIDADES. - MARINHEIROS

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa 1 A Primeira Guerra Mundial Aulas 2 A Revolução Russa (1917) 1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo pangermanismo

Leia mais

Revoluçã0 Russa 1917

Revoluçã0 Russa 1917 Revoluçã0 Russa 1917 PReâm8ul0 Opulência e pobreza na Rússia Imperial 0 krlemlin E a aristocracia russa 0 kremlin 0 kremlin Centro de Moscou - Kremlin 0 ImpéRio RUss0 Gigante de pés de barro A f0rmaçã0

Leia mais

População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos

População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos População: entre 150 e 170 milhões; Entre final do século XIX e início do XX: Atraso russo perante a Europa; Um quarto da população grupos étnicos diferentes Subjugados ao nacionalismo russo; (Nacionalidade

Leia mais

História. Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Período entre guerras- Revolução Russa de 1917 Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Etapas da revolução 1905 Domingo Sangrento e levante do Encouraçado Potemkim 1917- Revolução Liberal- projeto burguês

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA

REVOLUÇÃO RUSSA REVOLUÇÃO RUSSA - 1917 Movimento social ocorrido na Rússia em 1917 que levou ao poder pela primeira vez na história a classe operária implantando o socialismo de Karl Mark. socialismo [Do fr. socialisme.]

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO APOIO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA APOIO DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS - BOIARDOS VÁRIOS POVOS REPRIMIDOS - MUJIQUES

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO APOIO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA APOIO DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS - BOIARDOS VÁRIOS POVOS REPRIMIDOS - MUJIQUES

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA Profª. Maria Auxiliadora

A REVOLUÇÃO RUSSA Profª. Maria Auxiliadora A REVOLUÇÃO RUSSA - 1917 Profª. Maria Auxiliadora 1 - ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. CZAR NICOLAU II Igreja Ortodoxa monopolizava

Leia mais

É CORRETO afirmar que, através dessa revolução, assumiu/assumiram o poder na Rússia:

É CORRETO afirmar que, através dessa revolução, assumiu/assumiram o poder na Rússia: Simulado 901 Questão 1 A Revolução de 1917, na Rússia, mudou os destinos daquela Nação. Inicialmente comparada com a Revolução Francesa, logo ficou evidente que a Revolução Russa não tinha paralelo histórico.

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. KARL MARX A revolução comunista é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade (...). O proletariado

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha de Rosto; 3.

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Do czarismo à U.R.S.S. PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. KARL MARX A revolução comunista é a ruptura mais radical com o regime tradicional de propriedade (...). O proletariado

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio.

REVOLUÇÃO RUSSA. Professor: Eustáquio. REVOLUÇÃO RUSSA Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br CZARISMO ABSOLUTISMO üapoio DA IGREJA ORTODOXA RUSSA üapoio DA NOBREZA PROPRIETÁRIA DE TERRAS üvários POVOS REPRIMIDOS üagricultura ARCAICA

Leia mais

Revolução Russa. Outubro/Novembro de 1917

Revolução Russa. Outubro/Novembro de 1917 Revolução Russa Outubro/Novembro de 1917 Expansão do Império Russo Antecedentes: Rússia antes da I Guerra: Economia: 90% = rural camponeses livres 10% = industrializado Moscou Kiev São Petersburgo operários

Leia mais

A Revolução Russa de 1917 e a Formação da União Soviética

A Revolução Russa de 1917 e a Formação da União Soviética 1 2 a EM ROTEIRO A Revolução Russa de 1917 e a Formação da União Soviética 1 A Rússia Czarista: a estrutura socioeconômica Cerca de 170 milhões de habitantes / 80-85 % rural industrialização recente (fim

Leia mais

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso

MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA. Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA Elaborado por: Prof. Adriano Cardoso SÃO PAULO, 2017 ITENS OBRIGATÓRIOS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM FORMATAÇÃO ABNT 1. Capa; 2. Folha

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

3-Em O ÚLTIMO CZAR, Eduard Radzinsky cita diversos registros de Nicolau II:

3-Em O ÚLTIMO CZAR, Eduard Radzinsky cita diversos registros de Nicolau II: ATIVIDADES ON LINE : REVOLUÇÃO RUSSA 1- (FGV) Em abril de 1917, o líder bolchevique Lênin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril. Nesse programa político é incorreto afirmar

Leia mais

Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática

Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática Primeira vez que as teorias de Marx e Engels (socialismo científico) são postas em prática Dúvidas do 11º ano? Vê aqui - 1917: 2 revoluções Fevereiro: deposição do czar e instauração de uma república parlamentar

Leia mais

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia )

Reportagem. Domingo Sangrento (Rússia ) Reportagem Fotos e legendas retiradas do site: http://www.historia.uff.br/nec/pesquisas/fotos-1 Domingo Sangrento (Rússia - 1905) Soldados leais aos bolcheviques assumem posições fora do Palácio de Inverno,

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 9º Turma: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos.

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos. O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Introdução Rússia, principal potência política, econômica e militar da

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 Primeira Guerra Mundial Revolução Russa 35.1 A Primeira Guerra Mundial 35.1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

REVOLUÇÕES RUSSAS H I S T Ó R I A 1 2 D E J U L H O I F M G - C A M P U S O U R O P R E T O

REVOLUÇÕES RUSSAS H I S T Ó R I A 1 2 D E J U L H O I F M G - C A M P U S O U R O P R E T O REVOLUÇÕES RUSSAS H I S T Ó R I A 1 2 D E J U L H O I F M G - C A M P U S O U R O P R E T O A s a n t a r ú s s i a i m p e r i a l e a s t r a d i ç õ e s r e v o l u c i o n á r i a s Monarquia Absolutista

Leia mais

Exercícios de Revolução Russa e o Stalinismo

Exercícios de Revolução Russa e o Stalinismo Exercícios de Revolução Russa e o Stalinismo 1. (Cesgranrio) "Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder." (Leon Trotsky)

Leia mais

Revolução Russa

Revolução Russa Revolução Russa 1917 159 A situação estava feia... 160 No final do século XIX, a Rússia se encontrava como um país muito atrasado industrialmente 85% da população (170 milhões) vivia no campo na miséria,

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

1º BIMESTRE 2016 Disciplina: História Série: 3º Ano Professor: Otto Terra

1º BIMESTRE 2016 Disciplina: História Série: 3º Ano Professor: Otto Terra TEXTO BASE: REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Para compreender a Revolução Russa é necessário analisar o contexto políticosocial do Império Russo no final do século XIX e início do século XX: - A Rússia era um país

Leia mais

Resumo de História Prova 28/09

Resumo de História Prova 28/09 Resumo de História Prova 28/09 Temas predominantes: Primeira Guerra e Revoluções Russas. Por Inaê Odara, 2ºA - Reconhecer e caracterizar os principais marcos destes processos históricos 1ª GM: Em 1914,

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917: UM RESUMO

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917: UM RESUMO A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917: UM RESUMO INTRODUÇÃO E ANTECEDENTES. Entende-se por Revolução Russa ou Revolução Bolchevista ou ainda Revolução Comunista de 1917, o conjunto de transformações revolucionárias

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. http://historiaonline.com.br

REVOLUÇÃO RUSSA. http://historiaonline.com.br REVOLUÇÃO RUSSA 1917 Estrutura Social Sociedade: Agrária elite la=fundiária (20%) De=nha 80% das terras. Estrutura Social da Rússia Czarista no séc. XX Boiardos Clero Militares Mujiques Economia e Polí=ca

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Os Teóricos TEM NO LIVRO, pág. 180 a 194 As primeiras críticas aos sistema capitalista surgiram pouco tempo depois da revolução industrial, na Europa.

Leia mais

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana.

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. Para sair da crise: NEP Nova Política Econômica (1921) recuar nas propostas socialistas e adotar algumas medidas capitalistas (estimular novamente

Leia mais

Revolução Russa (1917)

Revolução Russa (1917) IDADE CONTEMPORÂNEA Revolução Russa (1917) No início do século XX, a Rússia ainda tinha como forma de governo o Czarismo (Autocracia ou absolutismo), baseado no direito divino dos reis e apoiado por uma

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA CHINA -Revoluções 1911 Revolução Nacionalista. -1949 Revolução Comunista. Antecedentes, Século XIX e XX: - impotência da elite tradicional e Dinastia Manchu frente as imposições

Leia mais

A revolução russa passo a passo 03-Nov-2007

A revolução russa passo a passo 03-Nov-2007 A revolução russa passo a passo 03-Nov-2007 A revolução de Outubro só foi possível depois de muitos esforços e sacrifícios da classe operária e dos camponeses, oprimidos e entregues à miséria durante o

Leia mais

CHINA Política e Economia

CHINA Política e Economia China séculos XIX e XX Exportadora de produtos primários para países capitalistas mais desenvolvidos Canela, seda, chá (produtos de exportação chineses) Guerra do Ópio contra a Inglaterra (1839 1842, 1856

Leia mais

O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX

O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX O SOCIALISMO DEPOIS DE MARX Contexto Histórico Século XVIII e XIX : a Revolução Industrial inicia-se na Inglaterra e se amplia por vários países europeus acirra as desigualdades sociais e estimula novos

Leia mais

Um abraço fraterno. Prof.ª Danielle Pedrosa

Um abraço fraterno. Prof.ª Danielle Pedrosa 1 Disciplina: HISTÓRIA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 3º Turma: JC Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Danielle Pedrosa Valor: 5,0 Pontos

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA

REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA BPI Biblioteca Pública Independente www.bpi.socialismolibertario.com.br MAL-BH Movimento Anarquista Libertário www.socialismolibertario.com.br REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA CEADP (Coletivo de

Leia mais

Professor Matheus Lemos

Professor Matheus Lemos Professor Matheus Lemos A China Imperial Por muito tempo a China foi importante fornecedora de especiarias para as potências europeias. Durante o século XIX a China se envolveu em diversos conflitos: Guerra

Leia mais

REVOLUÇÕES SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A

REVOLUÇÕES SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A REVOLUÇÕES LIBERAIS DO SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A INÍCIO OséculoXIXfoinaEuropaumperíododerevoltaserevoluções.Cadaumdessesmomentos OséculoXIXfoinaEuropaumperíododerevoltaserevoluções.Cadaumdessesmomentos

Leia mais

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS O TERMO BRICS SURGE NO REINO UNIDO, ESSES PAÍSES ATINGIRIAM SEU AUGE ECONÔMICO ATÉ O ANO DE 2050; BRICS É COMPOSTA PELA PRIMEIRA LETRA DESSES PAÍSES EM CRESCIMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS História Prof. Guilherme Questão 7 Fuvest 2012 Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. "Desde o século XVI, os portugueses

Leia mais

OEstado: as suas formas e características ao longo da história. Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia

OEstado: as suas formas e características ao longo da história. Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia OEstado: as suas formas e características ao longo da história Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia OEstado: é um determinado modo de organização do poder; surge na Europa, para superar o regime feudal,

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos EUROPA SÉCULO XIX Revoluções Liberais e Nacionalismos Contexto Congresso de Viena (1815) Restauração do Absolutismo Princípio da Legitimidade Santa Aliança Equilíbrio Europeu -> Fim Sacro I. Romano Germânico

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

A REVOLUÇÃO SOCIALISTA NA RÚSSIA

A REVOLUÇÃO SOCIALISTA NA RÚSSIA A REVOLUÇÃO SOCIALISTA NA RÚSSIA A RÚSSIA NAS VÉSPERAS DA REVOLUÇÃO DA RÚSSIA DOS CZARES À RÚSSIA DOS SOVIETES RÚSSIA NAS VÉSPERAS DA REVOLUÇÃO ESPAÇO A Rússia no início do século XX, estendia-se desde

Leia mais

Página 1 de 11-17/04/ :25

Página 1 de 11-17/04/ :25 PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- A respeito da

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

Ainda no começo do século XX a Rússia era um gigantesco país de economia atrasada, ruralizada, semifeudal e com população absolutamente miserável...

Ainda no começo do século XX a Rússia era um gigantesco país de economia atrasada, ruralizada, semifeudal e com população absolutamente miserável... Ainda no começo do século XX a Rússia era um gigantesco país de economia atrasada, ruralizada, semifeudal e com população absolutamente miserável... Além disso: A Rússia era uma monarquia absolutista,

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO MODELO SOVIÉTICO E O SEU IMPACTO NO MUNDO

A CONSTRUÇÃO DO MODELO SOVIÉTICO E O SEU IMPACTO NO MUNDO A CONSTRUÇÃO DO MODELO SOVIÉTICO E O SEU IMPACTO NO MUNDO Império russo (início do século a 1917) Território * Governo Maior império da Europa, estendendo-se da Ásia ao pacífico * Monarquia absoluta e

Leia mais

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX HISTÓRIA aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Origens do imperialismo Resultado da 2ª Revolução Industrial na Europa e nos EUA Características gerais: Novidades tecnológicas Aumento da produção

Leia mais

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o DISCIPLINA: História A - EMENTA O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o conhecimento de saberes construídos

Leia mais

GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX

GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX EXAME HISTÓRIA B 1ª FASE 2013 página 1/7 GRUPO II A CONSTRUÇÃO DO MODELO POLÍTICO E ECONÓMICO ESTALINISTA: DE MEADOS DOS ANOS 20 A MEADOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO XX Este grupo baseia-se na análise dos seguintes

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX. Profª Ms. Ariane Pereira

Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX. Profª Ms. Ariane Pereira Revoluções, ideias e transformações econômicas do século XIX Profª Ms. Ariane Pereira As transformações na Europa final do século XVIII Ideias Iluministas: liberdade e igualdade; Revolução Francesa estabeleceu

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

01) Leia atentamente os 14 pontos de Wilson, na pagina 30, e compareos com as disposições do Tratado de Versalhes, na pagina 31.

01) Leia atentamente os 14 pontos de Wilson, na pagina 30, e compareos com as disposições do Tratado de Versalhes, na pagina 31. 01) Leia atentamente os 14 pontos de Wilson, na pagina 30, e compareos com as disposições do Tratado de Versalhes, na pagina 31. 7) Bélgica, o mundo inteiro concordará, precisa ser restaurada, sem qualquer

Leia mais

CAPÍTULO 1 Século XX: onde tudo começou. CAPÍTULO 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática.

CAPÍTULO 1 Século XX: onde tudo começou. CAPÍTULO 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática. CAPÍTULO 1 Século XX: onde tudo começou. CAPÍTULO 2 A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática. 9º ano PROF. RICARDO GOMES Munidas com o desenvolvimento da 2ª Revolução Industrial, as grandes

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O Socialismo no Mundo Contemporâneo Aula 6 História do

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 2º Ano: C21 Nº Professor: Roberto Nascimento COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I APRESENTAÇÃO Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Projeto Educativo 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

Origem. esperavam que. depois de superadas as contradições do. capitalismo apareceria naturalmente o. socialismo, como uma nova fase de um

Origem. esperavam que. depois de superadas as contradições do. capitalismo apareceria naturalmente o. socialismo, como uma nova fase de um Origem Os esperavam que depois de superadas as contradições do capitalismo apareceria naturalmente o socialismo, como uma nova fase de um sistema econômico, político e social mais avançado. Origem O mesmo

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo I Revolução Chinesa (1949) Após a Segunda Guerra, disputas políticas e militares na China entre: Partido Nacionalista Liderança de Chiang Kai-shek (apoio dos EUA) X Mao

Leia mais

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS Sociedade Civil Organizada Global Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS 2018.3 Aula 5 (01/10) Internacionalismo proletário, pacifismo e nacionalismo Leitura base: MARX, Karl. Estatutos Gerais da Associação

Leia mais

1ª Parte - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - valor 4,0 1) Faziam parte dos Blocos de países que rivalizaram durante a Primeira Guerra: (0,7)

1ª Parte - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - valor 4,0 1) Faziam parte dos Blocos de países que rivalizaram durante a Primeira Guerra: (0,7) CORREÇÃO ALUNO(A):... Nº... DATA: / /2012 1º BIMESTRE ANO: 3º TURMA:... DISCIPLINA: HISTÓRIA TEMA: Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa PROFESSOR: JOAO PAULO 1ª Parte - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - valor

Leia mais

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GUERRA FRIA 1. O pós-guerra pode ser dividido em dois momentos: Primeiro (1945-1980) Ordem bipolar ampliação das áreas de influência (EUA

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais