Comunicação e Comportamento. Relacional. Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicação e Comportamento. Relacional. Formação Pedagógica Inicial de Formadores"

Transcrição

1 Comunicação e Comportamento Relacional Formação Pedagógica Inicial de Formadores

2 OBJETIVOS GERAIS 1. Conhecer a dinâmica formador/formandos/objecto de aprendizagem 2. Conhecer os fenómenos psicossociais, a comunicação e a relação pedagógica, observáveis em grupos de formação.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1.Enumerar algumas causas de ineficiência no processo comunicativo; 2. Compreender os fenómenos psicossociais, tais como a liderança, decorrentes nos grupos em contexto de formação; 3.Identificar diferentes estilos comportamentais; 4.Exemplificar manifestações comportamentais assertivas;

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5.Assinalar atitudes a evitar e atitudes a privilegiar pelo formador enquanto dinamizador e facilitador; 6. Gerir diferentes grupos de trabalho, 7. Compreender a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho; 8. Compreender a importância do mediador de grupos de trabalho.

5 RELAÇÃO PEDAGÓGICA Dinâmica da formação Formador/Formandos Comunicação + Comportamento Compreender/Desempenhar papéis

6 RELAÇÃO PEDAGÓGICA Garantir a disposição da sala em U - Facilita a comunicação - Aspecto de sala tradicional Não se deixar envolver em conflitos - Saber lidar com eventuais agressividades

7 RELAÇÃO PEDAGÓGICA Atitudes a evitar - Defender-se atrás do estatuto de formador; - Utilizar termos teóricos rebuscados para tentar exibir superioridade; - Interpretar as perguntas ou intervenções no sentido de as menosprezar ou ridicularizar.

8 RELAÇÃO PEDAGÓGICA Atitudes a privilegiar - Adaptar o conteúdo/programa, exercícios e actividades às características de cada grupo; - Trabalhar a relação mostrando-se sempre disponível e eficaz;

9 RELAÇÃO PEDAGÓGICA Atitudes a privilegiar - Assegurar-se de que a sua comunicação foi efectiva e compreendida pelos seus receptores; - Considerar as necessidades dos formandos.

10 COMUNICAÇÃO Origem no termo latino communicare = entrar em relação com ou pôr em comum. Estabelecer relação com o outro por forma a partilhar e trocar ideias, sentimentos e experiências.

11 COMUNICAÇÃO FUNÇÕES Informação Difusão de conhecimentos Persuasão Necessidade de ajustar atitudes e comportamentos Educação Vincula a herança social e cultural

12 FUNÇÕES COMUNICAÇÃO Socialização Permite a interacção e socialização Entretenimento É lúdica e serve de lazer

13 COMUNICAÇÃO DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO VERBAL Utilização do código linguístico NÃO-VERBAL Códigos não verbais, sonoros e visuais, que emitimos e recebemos através da linguagem corporal

14 COMUNICAÇÃO IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL - Responsável pela 1.ª impressão que causamos; - Fornece dados sobre o estado emocional; - Regula a comunicação verbal.

15 COMUNICAÇÃO EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO 100% - É o que se quer dizer 80% - É o que se diz 60% - É o que se ouve 40% - É o que se compreende 30% - É o que se retém 20% - É o que se repercute

16 COMUNICAÇÃO BARREIRAS À COMUNICAÇÃO Estereótipos Crenças Preconceitos Personalidade do Formador/Formandos Sentimentos Estados afectivos

17 COMUNICAÇÃO BARREIRAS À COMUNICAÇÃO Desmotivação Diferenciação nos quadros de referência Complexidade da mensagem

18 COMUNICAÇÃO

19 COMUNICAÇÃO Exercício Mensagem em Cadeia

20 COMUNICAÇÃO TÉCNICAS PARA MELHORAR - Ser empático; - Saber ouvir, escuta activa; - Saber colocar as questões; - Evitar o absolutismo e as certezas; - Despersonalizar os assuntos.

21 COMUNICAÇÃO Exercício Saber Ouvir

22 COMUNICAÇÃO COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO? 1. Preparar as mensagens de uma forma estruturada - plano de sessão 2. Estar atento aos formandos e dar-lhes a palavra - o que compreendem? que reacções?

23 COMUNICAÇÃO COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO? 3. Integrar as reacções dos formandos nos conteúdos pré-definidos; 4. Raciocinar em termos de objectivos a atingir - quer pelos formandos, quer pelo formador.

24 COMPORTAMENTO Entende-se por comportamento, qualquer resposta dada pelo organismo.

25 COMPORTAMENTO Existem quatro grandes tipos de comportamentos: Agressivo Passivo Manipulador Assertivo

26 Agressivo COMPORTAMENTO - Tem como objectivo dominar os outros, valorizar-se à custa dos outros, abusando dos seus próprios direitos. - Tem tendência a minimizar o interlocutor, desvalorizando-o.

27 COMPORTAMENTO Passivo -Revela medo de se envolver, submetendo-se aos outros; -Tende a ser apagado, inexpressivo e a evitar conflitos; -Apresenta um grau elevado de culpabilização.

28 COMPORTAMENTO Manipulador -Tem tendência para manipular os sentimentos dos outros; - É teatral ao falar de si; - Consegue atingir os seus fins, dirigindo as pessoas de acordo com sua vontade.

29 Assertivo COMPORTAMENTO -É, em geral, o comportamento mais adequado, e traduz um comportamento afirmativo; -Assume a responsabilidade na interacção com os outros; -Defende os seus interesses respeitando os dos outros.

30 Assertivo COMPORTAMENTO Isto é o que eu penso. Isto é o que eu sinto. Esta é a forma como eu vejo a situação. Isto é dito sem (tentar): dominar, humilhar ou menosprezar o outro.

31 COMPORTAMENTO TÉCNICA DE TREINO DE ASSERTIVIDADE Describe a situação Express a opinião Specify o que se quer Consequencies apresentar os resultados do comportamento desejado

32 COMPORTAMENTO EXERCICIO Imagine que um dos seus formandos se recusa sempre a colaborar na realização dos exercícios práticos. Qual deverá ser a sua atitude enquanto formador, utilizando esta técnica?

33 COMPORTAMENTO Exercício de Auto-diagnóstico O Comportamento

34 GRUPO Conjunto de indivíduos que interagem com frequência; partilham normas e valores comuns; participam de um sistema de papéis; cooperam para atingir determinado objectivo; reconhecem e são reconhecidas pelos outros como pertencentes ao grupo.

35 GRUPO Grupos primários - Informais - Relações espontâneas Ex: Família, grupo de amigos Grupos secundários - Formais - Relações interpessoais Ex: Grupo de trabalho

36 GRUPO A eficiência de um grupo depende da articulação de diversas variáveis: 1. Variáveis Estruturais 2. Variáveis Ambientais 3. Variáveis Tarefa 4. Variáveis intermédias

37 GRUPO- Variáveis Estruturais Dimensão: A qualidade de trabalho do grupo aumenta até determinado n.º de participantes (4/5 elementos). Se o n.º aumentar, a eficácia diminuirá. Igualdade de participação: A manter pelo formador, sendo regulada por processos internos de funcionamento.

38 GRUPO- Variáveis Ambientais - Local de trabalho; - Relação com outros grupos; - Situação no seio da organização.

39 GRUPO- Variáveis da Tarefa - Natureza da tarefa; - Dificuldade da tarefa; - Tempo disponível para a realização da tarefa.

40 GRUPO-Variáveis Intermédias - Estilo de Liderança - Motivação e coesão Formador facilitador, animador, catalisador da mudança no processo de aprendizagem

41 LIDERANÇA Actividade de influenciar pessoas, fazendo-as empenharem-se voluntariamente em objectivos do grupo George Terry (1960), in Odete Fachada Fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação, através do processo de comunicação humana, com vista á comunicação de determinados objectivos Odete Fachada (1998)

42 LIDERANÇA Estilos de liderança - Permissivo ou laissez-faire - Participativo ou democrático - Autoritário ou autocrático

43 LIDERANÇA Estilos de Liderança Permissivo ou laissez-faire - Comportamentos incoerentes, não intervindo nos conflitos e apresentando dificuldade de condução do grupo. - Deixa o grupo trabalhar ao seu sabor, independentemente de ser adequada uma dinâmica adequada ou não.

44 LIDERANÇA Estilos de Liderança Participativo ou democrático - Intervém oportunamente - Adopta uma atitude de orientação e compreensão do grupo - Facilita a comunicação e vê a equipa como um todo

45 LIDERANÇA Estilos de Liderança Autoritário ou autocrático - Monopoliza a comunicação - Decide e domina a todo o custo - É ele próprio que escolhe os métodos de acção

46 LIDERANÇA - Enquanto líder, o formador deve funcionar como facilitador e regulador da dinâmica de grupo -Consoante a situação, o grupo e os objectivos, o formador deverá seleccionar o estilo de liderança mais adequado.

47 GRUPO/LIDERANÇA Exercício Estilos de Liderança

48 GRUPO FORMADOR Promover a comunicação confrontar expectativas, manifestações espontâneas e experiências; Facilitar a assimilação convidar os formandos a reter aquisições e a optar por novos comportamentos.

49 GRUPO Funções Função de Produção Cumprimento de objectivos; Função de Facilitação Definição de normas de funcionamento e de papéis a desempenhar; Função de Regulação Gestão da relação e dos conflitos, assegurando a coesão.

50 CONFLITOS O Conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.

51 Técnicas para o formador ser eficaz na mediação de um conflito 1. Escute até ao fim os interlocutores; 2. Mostre-se interessado na sua mensagem; 3. Não interrompa; 4. Faça perguntas para que os interlocutores clarifiquem os seus pensamentos; 5. Esteja atento às suas expressões faciais: não revele arrogância;

52 Técnicas para o formador ser eficaz na mediação de um conflito 6. Diga com frequência eu compreendo ; 7. Conquiste o direito a ser ouvido; 8. Fale de forma calma e serena; 9. Não imponha as suas ideias, mas proponha; 10. Revele empatia e disponibilidade para chegar a um consenso;

53 CONFLITOS Gerir conflitos, não será, fazê-los desaparecer, ou impeli-los, mas transformá-los, em resultados práticos por força de maior empenho e competência

54 CONFLITOS Para lidar com conflitos, é importante conhecê-los, saber qual é sua amplitude e como estamos preparados para trabalhar com eles.

55 GESTÃO DE CONFLITOS A Gestão de Conflitos consiste exactamente na escolha e implementação das estratégicas mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

56 GESTÃO DE CONFLITOS Causas do conflito: - Experiência de frustrações de uma ou ambas as partes; - Diferenças de personalidade; - Metas diferentes; - Diferenças em termos de informações e percepções.

57 GESTÃO DE CONFLITOS Desencadeadores de Conflitos: - Desqualificar ou menosprezar ideias; - Duvidar ou não acreditar no que os outros dizem; - Cinismo; - Não assumir compromissos; - Não cumprir promessas; - Não confirmar o que foi dito antes.

58 GESTÃO DE CONFLITOS Desencadeadores de Conflitos: - Fazer papel de vítima (conscientemente); - Interromper os outros, não deixando que falem até ao final; - Fazer brincadeiras ou comentários de mau gosto; - Cobranças.

59 GESTÃO DE CONFLITOS Para lidar com conflitos, é importante conhecêlos, saber qual é a sua amplitude e como estamos preparados para trabalhar com eles.

60 GESTÃO DE CONFLITOS TIPOS DE CONFLITO: - Conflito Intrapessoal (individuo); - Conflito Interpessoal (grupo); - Conflito Organizacional (social).

61 GESTÃO DE CONFLITOS FORMAS DE MANISFESTAÇÃO DE CONFLITO: - Conflito latente; - Conflito manifesto; - Pseudoconflito.

62 GESTÃO DE CONFLITOS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS DO CONFLITO: - Quando desviam a atenção dos reais objectivos; - Quando tornam a vida uma eterna derrota.

63 GESTÃO DE CONFLITOS CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS DO CONFLITO - São bons elementos de socialização; - Ajudam a equilibrar as relações de poder dentro da Organização; - Propiciam a formação de alianças (Sub-grupos).

64 GESTÃO DE CONFLITOS Lidar com o conflito implica trabalhar com grupos e tentar romper alguns dos estereótipos vigentes no Grupo.

65 GESTÃO DE CONFLITOS A gestão de situações de conflito é essencial para as pessoas e as organizações como fonte geradora de mudanças, pois das tensões conflitituosas, dos diferentes interesses das partes envolvidas nascem oportunidades de crescimento mútuo.

66 GESTÃO DE CONFLITOS O lema do mediador: O problema não é meu

67 GRUPO Exercício Gestão de Conflitos

68 GRUPO Exercício A Dificuldade de consenso

69 Todo o acto formativo implica um processo de dinâmica de grupo, em que fenómenos como a comunicação, o comportamento, a gestão de conflitos e a liderança ocupam um lugar privilegiado. O formador, deverá possuir um papel essencialmente de gestor, fazendo a ponte entre estas diversas variáveis.

14-10-2013. Comunicação e Comportamento Relacional OBJETIVOS GERAIS. Compreender/Desempenhar papéis

14-10-2013. Comunicação e Comportamento Relacional OBJETIVOS GERAIS. Compreender/Desempenhar papéis OBJETIVOS GERAIS Comunicação e Comportamento Relacional Formação Pedagógica Inicial de Formadores 1. Conhecer a dinâmica formador/formandos/objecto de aprendizagem 2. Conhecer os fenómenos psicossociais,

Leia mais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais Assertividade Formato do curso: Presencial Localidade: Lisboa Data: 07 Nov. 2016 a 08 Nov. 2016 Preço: 625 Horário: Laboral - 09h00-17h00 Nível: Intermédio Duração: 14 horas No final desta ação, os participantes

Leia mais

O Processo de Comunicação em Formação

O Processo de Comunicação em Formação Curso de Formação Pedagógica de Formadores Manual do Formando Talentus Associação Nacional de Formadores e Técnicos de Formação 2002 Índice...3 Comunicação...4 Elementos da Comunicação...5 Linguagem Verbal

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

1/28/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Relação Treinador Atleta. a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo

1/28/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Relação Treinador Atleta. a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL CURSO TREINADORES DE FUTEBOL NÍVEL I UEFA C Componente Específica Joana Cerqueira joanacerqueira.cifi2d@gmail.com a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo

Leia mais

Noções de Pedagogia ág P

Noções de Pedagogia ág P Noções de Pedagogia Pág 2 Noções de Pedagogia Pedagogia é a ciência do ensino e da educação. A evolução da humanidade fez com que esta área se tornasse indispensável, pois começou a ser necessária em muitas

Leia mais

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Conceito A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Lidar com o conflito consiste em trabalhar com

Leia mais

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio 1 Comunicação Interpessoal Profa. Marcia Portazio mportazio@espm.br 2 Comunicação Comunicação é a base da interação humana. Desperta um significado comum ou compartilhado entre as pessoas 3 Comunicação

Leia mais

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL...

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... 5º CONGRESSO CERCILEI HUMANIZAR PARA INTEGRAR A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA A NO PROJECTO SER PESSOA PROGRAMA DE SOCIAIS PROGRAMA DE SOCIAIS Celeste Simões DEER / FMH / UTL o O que é a competência social

Leia mais

Competência comunicativa e comunicação interpessoal

Competência comunicativa e comunicação interpessoal Competência comunicativa e comunicação interpessoal Competência Definição de competência comunicativa O comunicador competente A relação competente Melhorar a competência comunicativa COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Leia mais

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento Duração: 2 dias Tipologia: Full immersion Blended Para quem?: Managers, chefes de projeto e coordenadores de equipas.

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

2. As percepções de competência dos parceiros numa relação podem influenciar a forma como cada um responde aos comportamentos outro;

2. As percepções de competência dos parceiros numa relação podem influenciar a forma como cada um responde aos comportamentos outro; PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO Ciências da Comunicação COMUNICAÇÃO EM ACÇÃO COMPETÊNCIA COMUNICATIVA Aspectos gerais Mitos sobre competência comunicativa Dimensões da competência comunicativa O comunicador

Leia mais

Módulo 5375 NOÇÕES DE PEDAGOGIA

Módulo 5375 NOÇÕES DE PEDAGOGIA Módulo 5375 NOÇÕES DE PEDAGOGIA Conteúdos Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo; Metodologias e técnicas de concepção de programas de

Leia mais

Gestão e Resolução de Conflitos

Gestão e Resolução de Conflitos Gestão e Resolução de Conflitos Formato do curso: Presencial Preço: 625 Nível: Intermédio Duração: 18 horas Nas organizações nem sempre existe consonância relativamente a interesses, pontos de vista, normas

Leia mais

Dinâmica interpessoal e de grupo

Dinâmica interpessoal e de grupo Dinâmica interpessoal e de grupo CTC75 Grau 2 28, 29, 30 Set. 2007 Paula Biscaia Licenciada em Educação Física Licenciada em Educação Física Licenciada em Psicologia (Área da Psicologia Desportiva) Mestre

Leia mais

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS / COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS FORMANDOS

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS / COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS FORMANDOS ESTRUTURA PROGRAMÁTICA DO CURSO MÓDULOS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS / COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS FORMANDOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Acolhimento dos formandos e Apresentação do Curso A entidade formadora;

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

Profª Daniela Cartoni

Profª Daniela Cartoni Etapa da Negociação Planejamento, estratégias e táticas Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Etapas da negociação Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

Atendimento e venda 1

Atendimento e venda 1 Atendimento e venda 1 Professor: João Mesquita Escola Secundária Serafim Leite Módulo: Atendimento e venda 2012/2013 Aluna: Vanessa Amorim, nº 21176 11ºI 2 Índice Noção de Atendimento:... 4 As competências

Leia mais

CONFLITO. Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.

CONFLITO. Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. CONFLITO Conceito de Conflito Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. Fator inevitável seja na dinâmica pessoal ou organizacional. Existem

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

Soft-skills / Comportamental

Soft-skills / Comportamental Soft-skills / Comportamental Liderança e trabalho em equipa Comunicação, gestão de conflitos e negociação Técnicas de apresentação Gestão do tempo e Reuniões eficazes 1 Hire on attitude, Train the skills

Leia mais

PÓS-GRADUAÇAO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES

PÓS-GRADUAÇAO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES PÓS-GRADUAÇAO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES 1 COMPORTAMENTO HUMANO E COMUNICAÇÃO 2 A experiência mostra que os homens são governados por aquilo que costumam ver e fazer, a ponto de, mesmo as melhorias

Leia mais

entre CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MAPUTO e GENDER LINKS (GL)

entre CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MAPUTO e GENDER LINKS (GL) LOGO DO MUNICIPIO DE MAPUTO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO entre CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE MAPUTO e GENDER LINKS (GL) 1. PROPÓSITO Este Memorando de Entendimento refere-se à colaboração entre a Gender

Leia mais

Desenvolvimento Físico

Desenvolvimento Físico Desenvolvimento Físico Dimensão da personalidade: o corpo Desempenho [rentabilizar e desenvolver as suas capacidades, destreza física; conhecer os seus limites] Auto-conhecimento [conhecimento e aceitação

Leia mais

PROGRAMA (Ação cofinanciada pelo Fundo Social Europeu PRO-EMPREGO) GESTÃO DO TEMPO E DO STRESS

PROGRAMA (Ação cofinanciada pelo Fundo Social Europeu PRO-EMPREGO) GESTÃO DO TEMPO E DO STRESS PROGRAMA (Ação cofinanciada pelo Fundo Social Europeu PRO-EMPREGO) 1. Designação da Ação de Formação: GESTÃO DO TEMPO E DO STRESS 2. Formador: Dr. Marco Santos 3. Razões Justificativas da Ação de Formação:

Leia mais

Soft-skills / Comportamental

Soft-skills / Comportamental Soft-skills / Comportamental Liderança e trabalho em equipa Comunicação, gestão de conflitos e negociação Técnicas de apresentação Gestão do tempo e Reuniões eficazes 1 Hire on attitude, Train the skills

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Gestão de Talentos e Soft Skills Coaching Liderança e Coaching O Líder do Séc. XXI O Poder de um Ponto de Vista - A Atitude Mental Positiva A Comunicação - Chave do

Leia mais

Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP

Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP Programas de Intervenção Precoce Prevenção Procedimentos disciplinares Envolvimento dos Media Sucesso Educativo Apoio Psicossocial

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS Margarida Gaspar de Matos Celeste Simões csimoes@fmh.utl.pt PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS... ajudar as crianças e adolescentes

Leia mais

Formação. Curso 014_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação. Curso 014_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Curso 014_146 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objectivos No final do curso de formação pedagógica de formadores, os formandos que concluam com aproveitamento devem ser capazes de: Situar o papel

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Vendas e Logística Coaching Aplicado às Vendas Formação de Chefes de Vendas e Coordenadores de Equipa Liderança e Equipas de Alto Rendimento Técnicas de Atendimento

Leia mais

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO. entre MUNICÍPIO DE INHAMBANE. e GENDER LINKS (GL)

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO. entre MUNICÍPIO DE INHAMBANE. e GENDER LINKS (GL) MEMORANDO DE ENTENDIMENTO entre MUNICÍPIO DE INHAMBANE e GENDER LINKS (GL) 1. PROPÓSITO Este Memorando de Entendimento refere-se à colaboração entre a Gender Links (GL) e o Município de Inhambane para

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking APRESENTAÇÃO DE APOIO Gestão de Pessoas Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking Gestão estratégica de (?) ESTRATÉGICO CONTROLE ANOS 2000 Evolução de RH ANOS 1950 ü Carreiras sem fronteiras ü

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES. Programa de Formação

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES. Programa de Formação FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES 2014 Programa de Formação Índice FINALIDADE... 3 OBJETIVO GERAL... 3 2 ESTRUTURA... 3 METODOLOGIAS... 3 PROGRAMA DE FORMAÇÃO... 4 Módulo 1. Missão, estratégia e ação...

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE FORMADORES (nova edição)

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE FORMADORES (nova edição) FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE FORMADORES (nova edição) OBJECTIVOS Conferir certificado para a obtenção da Certificação da Aptidão Pedagógica de Formador, de acordo com a Portaria nº 1119/97 de 5 de Novembro.

Leia mais

Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa,

Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa, O Grupo de Pais na Escola Mudanças e Enriquecimento de Vínculos Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa,

Leia mais

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as emoções exercem um papel fundamental e definitivo na capacidade

Leia mais

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda Nome: Vera Nogueira Professor: João Mesquita Disciplina: Comercializar e Vender Módulo: 8- Atendimento e Venda Ano/Turma: 11ºI Ano Letivo: 2012/2013 Escola Secundária Serafim Leite Índice Atendimento e

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Curso de Mediaçã o de Conflitos

Curso de Mediaçã o de Conflitos Curso de Mediaçã o de Conflitos Objetivos Gerais/Competências visadas: Dotar os formandos de um conjunto de competências que permitam problematizar, analisar e refletir sobre situações práticas de gestão

Leia mais

Liderança e Relacionamento

Liderança e Relacionamento Liderança e Relacionamento Interpessoal Professor Douglas Pereira da Silva 1 Reflexão sobre as relações humanas e sua dinâmica Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar

Leia mais

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança MBA LEADERSHIP Liderança DESCRIÇÃO Cada vez mais, a liderança assume um papel preponderante no dia-a-dia das nossas empresas. O sucesso de uma equipa está dependente da capacidade de liderança do seu líder.

Leia mais

PRÁTICAS POSITIVAS DE PREVENÇÃO AO BULLYING. JULIANA SCHWEIDZON MACHADO PSICÓLOGA KIDPOWER INTERNATIONAL Parte III

PRÁTICAS POSITIVAS DE PREVENÇÃO AO BULLYING. JULIANA SCHWEIDZON MACHADO PSICÓLOGA KIDPOWER INTERNATIONAL Parte III PRÁTICAS POSITIVAS DE PREVENÇÃO AO BULLYING JULIANA SCHWEIDZON MACHADO PSICÓLOGA KIDPOWER INTERNATIONAL Parte III Um dos focos que podemos dar ao trabalho de práticas positivas é o cuidado com a COMUNICAÇÃO.

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES

CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES 1 COMPORTAMENTO HUMANO E COMUNICAÇÃO 2 A experiência mostra que os homens são governados por aquilo que costumam ver e fazer, a ponto de, mesmo as melhorias

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objetivos Gerais Este Curso, homologado pelo IEFP, visa dotar os participantes das técnicas, conhecimentos e competências necessárias á apresentação com sucesso

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 1 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Workshop 17 de Abril de 2013 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 2 Comunicação Interpessoal Comunicar

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

Gestão Pública. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Gestão Pública. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Gestão Pública São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses individuais

Leia mais

COMUNICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE

COMUNICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE COMUNICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE O modelo subjacente à Janela de Johari, permitenos o auxilio no entendimento das relações interpessoais e relacionamentos entre o emissor e o receptor. JANELA

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES ACÇÃO TIPO: Formação Pedagógica Inicial de Formadores PÚBLICO ALVO: Futuros formadores, formadores sem formação pedagógica. DURAÇÃO: 96 Horas N.º de ACÇÕES: 1

Leia mais

Liderança a e desempenho grupal

Liderança a e desempenho grupal Liderança a e desempenho grupal Definição de liderança Comportamento de liderança Teorias de liderança Copyright, 2006 José Farinha Definição de liderança O que é um líder? l A liderança é o exercício

Leia mais

48 horas (18 horas/área comportamental + 18 horas/área da saúde+ 12 horas/ área jurídica)

48 horas (18 horas/área comportamental + 18 horas/área da saúde+ 12 horas/ área jurídica) Programa de Formação Código - Designação Ajudante de Acção Directa A atitude perante o idoso Local Campo Grande, Lisboa Projecto n.º: N/a Curso n.º: 1 Acção n.º: 2 Carga horária: 48 horas (18 horas/área

Leia mais

OS/AS PSICÓLOGOS/AS VALORIZAM A EXCELÊNCIA E O BEM-ESTAR

OS/AS PSICÓLOGOS/AS VALORIZAM A EXCELÊNCIA E O BEM-ESTAR OS/AS PSICÓLOGOS/AS VALORIZAM A EXCELÊNCIA E O BEM-ESTAR 2017 PERFIL DOS/AS PSICÓLOGOS/AS DO DESPORTO, EXERCÍCIO E PERFORMANCE ÍNDICE P. 04 1. Intervenção e Importância dos/as Psicólogos/as do Desporto,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO SIADAP 3 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL Avaliado Carreira/Categoria Unidade

Leia mais

1. Objectivos: 2. Conteúdos:

1. Objectivos: 2. Conteúdos: Avaliação da Componente Científico-Pedagógica: Observação de aulas Roteiro para as sessões de trabalho Duração: 5 horas Público-alvo: avaliadores da componente científico-pedagógica em exercício efectivo

Leia mais

O ENTUSIASMO EM DESPORTO

O ENTUSIASMO EM DESPORTO O ENTUSIASMO EM DESPORTO Importância do Entusiasmo É desejável que a participação nas diversas actividades da vida, na classe ou no clube, se faça com entusiasmo, com gosto e prazer, numa ambiência psicológica

Leia mais

Objectivos Educativos

Objectivos Educativos Renovação do Programa para Jovens (Aprovado na XLII Conferência Nacional) : A XLII Conferência Nacional da AEP, no âmbito do processo em curso de renovação do Programa para Jovens, aprovou a definição

Leia mais

Atitudes e Valores. Introdução

Atitudes e Valores. Introdução Atitudes e Valores Introdução A prática desportiva das crianças e jovens é fomentada e incentivada devido às suas virtudes formativas. Assistimos nas últimas décadas a um vertiginoso aumento da oferta

Leia mais

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle Aula 01: Introdução e conceitos básicos Ghislaine Miranda Bonduelle Introdução Importância da Qualidade Evolução da Qualidade Qualidade Qualidades dos produtos (ou serviços) De acordo com exigência explícita

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Outubro / Dezembro 2009

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Outubro / Dezembro 2009 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Outubro / Dezembro 2009 OBJECTIVOS GERAIS Visa-se com este programa a melhoria da qualidade da formação profissional, através da aquisição e do desenvolvimento

Leia mais

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem!

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Psicologia Desportiva 2 João Nuno Pacheco Árbitros de Elite Futsal 07-07-2014 Objetivos 1 - Reconhecer e valorizar o impacto e influência que as

Leia mais

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO I Secção Alcateia. capaz. A6 Sei quais são as minhas qualidades e os meus defeitos. A7 Esforço-me por ser melhor.

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO I Secção Alcateia. capaz. A6 Sei quais são as minhas qualidades e os meus defeitos. A7 Esforço-me por ser melhor. PROGRAMA EDUCATIVO OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO I Secção Alcateia JUNTA REGIONAL DE LEIRIA ÁREA PERSPECTIVA EDUCATIVA TRILHOS OS OBJECTIVOS DE CADA TRILHO RELACIONAM-SE COM OBJECTIVO AFECTIVO Os sentimentos

Leia mais

Projecto Vitalidade XXI. FIPA Federação das Indústrias Agro-Alimentares. Conclusões do estudo. A Indústria Alimentar e os Estilos de Vida Saudáveis

Projecto Vitalidade XXI. FIPA Federação das Indústrias Agro-Alimentares. Conclusões do estudo. A Indústria Alimentar e os Estilos de Vida Saudáveis Projecto Vitalidade XXI FIPA Federação das Indústrias Agro-Alimentares Conclusões do estudo A Indústria Alimentar e os Estilos de Vida Saudáveis A Percepção das Partes Interessadas e Apresentação dos compromissos

Leia mais

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem!

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Psicologia Desportiva 2 João Nuno Pacheco Árbitros de Elite Futsal 07-07-2014 Objetivos 1 - Identificar e avaliar os principais impactos e influências

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de 2017-2018 CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Disciplina: Comunicação e Relações Interpessoais Formação: Técnica Ano: 10º Módulo 1/UFCD-6559

Leia mais

Avaliação da formação. Um estudo de caso. Ana Veloso

Avaliação da formação. Um estudo de caso. Ana Veloso Avaliação da formação. Um estudo de caso. Ana Veloso Levantamento necessidades de formação Definição de objectivos Desenho do programa Avaliação e acompanhamento Implementação do programa Modelo de Kirkpatrick

Leia mais

Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH. Resolução de Conflitos

Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH. Resolução de Conflitos Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH Resolução de Conflitos Meta e objetivos do capítulo Meta A meta deste capítulo é apresentar abordagens alternativas de solução de conflitos que

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas. Liderança. Aula 15

MBA em Gestão de Pessoas. Liderança. Aula 15 MBA em Gestão de Pessoas Liderança Aula 15 Profª Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Os desafios da Gestão de Pessoas Os desafios da Gestão de Pessoas Gerenciar pessoas Atuar como Coach

Leia mais

Competências pessoais, interpessoais, interculturais e competências sociais e cívicas

Competências pessoais, interpessoais, interculturais e competências sociais e cívicas Novo sistema de certificação transparente para os jovens sem qualificação» Competências pessoais, interpessoais, interculturais e competências sociais e cívicas 5 Condições: Ter tido a ocasião de observar

Leia mais

Educação pelos Pares. Sexualidade e Prevenção VIH/SIDA. 1. Introdução

Educação pelos Pares. Sexualidade e Prevenção VIH/SIDA. 1. Introdução 1. Introdução O Projecto Nacional de Educação pelos Pares é desenvolvido pela Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, através dos Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ), em Escolas

Leia mais

Ficha de Referencial de Formação Geral

Ficha de Referencial de Formação Geral Ficha de Referencial de Formação Geral Unidade de Formação: PEDAGOGIA Grau de Formação: I : Teórica: 6 horas Prática: Subunidades e Temas Competências de Saída Critérios de Evidência Formas de Avaliação

Leia mais

Administração de Conflitos

Administração de Conflitos Administração de Conflitos Profa. Dra. Ilíada de Castro 1 OBJETIVOS Fornecer estratégias para evitar, resolver ou conter conflitos. Destacar a importância da inteligência emocional. Valorizar o papel de

Leia mais

Formação Pedagógica de Docentes. 2º Semestre do Ano Lectivo 2005/06

Formação Pedagógica de Docentes. 2º Semestre do Ano Lectivo 2005/06 Formação Pedagógica de Docentes 2º Semestre do Ano Lectivo 2005/06 Curso S2.1 HTML e Concepção de Websites 1 Formadores: Fausto Mourato e Luis Soares. 2 Duração: 24 horas, repartidas por 4 dias. 3 Calendário:

Leia mais

Faculdades Pilares Política de Negócios

Faculdades Pilares Política de Negócios Negociação Evolução dos Conceitos Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa a conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa. (Cohen, 1980) Negociação é o uso da informação e do poder,

Leia mais

MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR - INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE MELHORIA CONTÍNUA

MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR - INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE MELHORIA CONTÍNUA MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR - INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE MELHORIA CONTÍNUA Luísa Correia. Modelos e práticas de Auto-avaliação de Bibliotecas Escolares RBE Outubro/Dezembro 2010 Pressupostos

Leia mais

ANEXO 6. Quadro 1 Designação das Categorias. - Conhecimento de Síndrome de Asperger. - Planificação das aulas/sessões. - Trabalho em Equipa

ANEXO 6. Quadro 1 Designação das Categorias. - Conhecimento de Síndrome de Asperger. - Planificação das aulas/sessões. - Trabalho em Equipa Quadro 1 Designação das Categorias ANEXO 6 Categorias Subcategorias A - Percurso Profissional - Experiência - Conhecimento de Síndrome de Asperger - Planificação das aulas/sessões - Trabalho em Equipa

Leia mais

Instituto Superior Técnico

Instituto Superior Técnico Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura Unidade Curricular Competências Transversais - I Revisões 1. Diga qual importância da comunicação

Leia mais

CURSO DE EMPREGADO COMERCIAL Planificação anual de Técnicas de Venda e Atendimento CEF T3

CURSO DE EMPREGADO COMERCIAL Planificação anual de Técnicas de Venda e Atendimento CEF T3 Planificação anual de Técnicas de Venda e Atendimento CEF T3 Turma: A Professora: Maria do Carmo Aboim Madeira 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina de Técnicas de Venda e Atendimento

Leia mais

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos.

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. CHEFIA E LIDERANÇA Liderança A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. Liderança Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para

Leia mais

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar

Leia mais

A influência da escola nos papeis de género. Susana Villas-Boas 6 de Junho de 2014

A influência da escola nos papeis de género. Susana Villas-Boas 6 de Junho de 2014 A influência da escola nos papeis de género Susana Villas-Boas 6 de Junho de 2014 O processo Socialização Primária Família Socialização Secundária Família Amigos/as Trabalho Publicidade Escola, Etc. Valores,

Leia mais

O Perfil dos Psicólogos do Trabalho

O Perfil dos Psicólogos do Trabalho CATEGORIA AUTORIA JULHO 15 Perfis do Psicólogo Gabinete de Estudos Técnicos O Perfil dos Psicólogos do Trabalho Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O Perfil dos Psicólogos do Trabalho.

Leia mais

CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS

CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

CURSO GESTÃO DO TEMPO E COMUNICAÇÃO

CURSO GESTÃO DO TEMPO E COMUNICAÇÃO CURSO GESTÃO DO TEMPO E COMUNICAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

Sumário. parte um INTRODUÇÃO. parte dois COMPORTAMENTO E PROCESSOS INDIVIDUAIS. Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional...

Sumário. parte um INTRODUÇÃO. parte dois COMPORTAMENTO E PROCESSOS INDIVIDUAIS. Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional... Sumário parte um INTRODUÇÃO Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional... 3 BEM VINDO AO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL!... 4 o CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL... 4 Por

Leia mais

12 PRINCÍPIOS PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO A NÍVEL LOCAL

12 PRINCÍPIOS PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO A NÍVEL LOCAL 12 PRINCÍPIOS PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO A NÍVEL LOCAL O CONHECIMENTO E A COMPREENSÃO DA SITUAÇÃO RELIGIOSA LOCAL 01 As autoridades locais são convidadas a tomar consciência do papel que a religião

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

ÍNDICE. Sumário Executivo 5. Operacionalização do Programa 6. Estrutura do Plano de Formação 7. Relatório Final 9

ÍNDICE. Sumário Executivo 5. Operacionalização do Programa 6. Estrutura do Plano de Formação 7. Relatório Final 9 PLANO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Sumário Executivo 5 Operacionalização do Programa 6 Estrutura do Plano de Formação 7 Relatório Final 9 Sumário Executivo Este documento tem por objectivo servir de orientação

Leia mais

Balanço de Competências

Balanço de Competências Balanço de Competências Modelo em Árvore de desenvolvimento de competências empreendedoras José Soares Ferreira Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução deste documento, ou de qualquer uma

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas)

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas) FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas) DESTINATÁRIOS: O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da SALSUS destina-se a 14 formandos por grupo, sendo que deverá cumprir as seguintes

Leia mais