Noções de Macroeconomia Aula 7

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Noções de Macroeconomia Aula 7"

Transcrição

1 Interligação do cenário produtivo com o cenário monetário: Modelo IS-LM. Noções de Macroeconomia Aula 7 A partir do modelo Keynesiano, John Hicks e Alvin Hansen criaram o modelo IS-LM ou Análise Hicks- Hansen, também conhecida por Síntese Neoclássica. Política Fiscal Modelo Keynesiano Para John Mainardes Keynes, o formulador da macroeconomia moderna, as economias capitalistas não poderiam promover o pleno emprego de forma autônoma, necessitando da intervenção do Estado na Economia. Política Fiscal - Modelo Keynesiano A intervenção do Estado ocorre por meio de políticas de gastos públicos, política fiscal e política monetária. O envolvimento do Estado como articulador e regulador dos problemas econômicos é tão aceito que o conjunto de idéias de Keynes é conhecida por Revolução Keynesiana. Política Fiscal - Modelo Keynesiano Para Keynes a variável central do sistema econômico é o investimento. Keynes afirma que os gastos públicos determinam no curto prazo o nível do Produto Interno Bruto. Política Fiscal - Modelo Keynesiano Através da Política Fiscal o governo pode estimular ou desestimular o crescimento de uma economia de duas formas:

2 Política Fiscal - Modelo Keynesiano 1. Elevando os impostos e reduzindo o investimento o governo pode frear o crescimento econômico de um país; porque com uma maior carga tributária e menor investimento público as empresas tendem a reduzir o nível de produção. Política Fiscal - Modelo Keynesiano 2. A Política Fiscal pode também elevar o nível do produto (PIB), quando realiza gastos públicos voltados para investimentos na economia e reduz a carga tributária. Política Fiscal - Modelo Keynesiano Na situação 2, as empresas tendem a aumentar sua produção, pois a demanda do Estado aumenta e com uma menor carga tributária as empresas são estimuladas a produzir mais. Interligação do cenário produtivo com o cenário monetário: Modelo IS-LM. O Modelo IS-LM é um modelo de análise do comportamento das variáveis renda e emprego a partir das situações de variação dos mercados de bens e serviços (IS do inglês Investment-saving) e dos mercados monetários (LM do inglês Liquidity Money). Equilíbrio no Modelo IS/LM Interligação do cenário produtivo com o cenário monetário: Modelo IS-LM. O Modelo IS-LM propõe que: a um determinado nível de preços, as empresas estão dispostas a atender toda a demanda existente em um mercado específico.

3 Mercado de Bens (IS) A Curva IS mostra as diversas combinações de taxa de juros e de níveis de produto (ou de produção) que equilibram o mercado de bens, isto é, que geram a inexistência de excesso ou de falta de um bem no mercado. Oferta agregada = Demanda agregada. Mercado de Bens (IS) No modelo IS a demanda agregada é composta por três frentes: 1. Gastos em Investimentos feito pelas empresas: Esses investimentos em uma economia capitalista dividem-se em dois tipos: Um componente autônomo ou independente (independe da taxa de juros) e um componente que depende da taxa de juros. Mercado de Bens (IS) 2. Intervenção do agente econômico Governo: O governo tem um nível de arrecadação e gastos autônomos: transfere recursos para as famílias (TR), e cobra impostos a uma alíquota t. Mercado de Bens (IS) 3. Gastos em consumo (famílias): Os gastos são uma função da renda. Mas há um componente autônomo ou compulsório nestes gastos é o valor das transferências ao governo na forma de tributos. Mercado de Bens (IS) A Demanda agregada (DA), corresponde à soma desses três componentes: DA = C + I + G. Em uma economia em equílibrio, por definição, os produtores atendem toda a demanda agregada (DA), e assim a renda é igual à DA. DA = Y Equilíbrio no mercado de bens: Curva IS

4 Sensibilidade-juros do Investimento A curva IS (mercado de bens) analisa a influência da taxa de juros na geração do produto, no ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. Se a taxa de juros cai há um incentivo para o investimento. Sensibilidade-juros do Investimento Quando a decisão em investir for muito sensível à taxa de juros (baixa elasticidade-juros) a indução ao investimento vai exigir maiores variações (para mais ou para menos) na taxa de juros. Sensibilidade-juros do Investimento Na situação oposta, quanto maior for a elasticidade, mais horizontal é a curva IS, menor sua inclinação. Neste caso, uma pequena variação na taxa de juros gera uma grande variação no investimento. Equilíbrio no mercado LM A curva LM (liquidity Money) representa o equilíbrio no mercado de ativos monetários. Para simplificar o entendimento o modelo trabalha apenas com dois ativos: moeda e títulos. Equilíbrio no mercado LM A curva LM mostra as diversas combinações de taxa de juros e produto (moeda) que levam a uma situação de equilíbrio no mercado monetário, isso é, gerando a necessária igualdade entre oferta e demanda por moeda. Demanda por Moeda A função demanda por moeda é: L = ky hi Onde a demanda por moeda L, depende da renda Y (motivos transação e precaução para reter moeda) e da taxa de juros i (motivo especulação).

5 Demanda por Moeda A função demanda por moeda é: L = ky hi k mede a proporção da renda que se mantém na forma de moeda para realizar transações previstas (motivo transacional) e imprevistas (motivo precaução); h mede a sensibilidadejuros da demanda por moeda. Sensibilidade-juros A sensibilidade-juros da demanda por moeda (h) representa o quanto os indivíduos estão dispostos a abrir mão da rentabilidade paga pelos títulos ao reter moeda, que em poder das pessoas, não rende juros. Sensibilidade-juros Quanto maior a sensibilidade ou quanto mais importante é a rentabilidade dos juros para o indivíduo, menor será a retenção de moeda por ele. Sensibilidade-juros A relação entre a renda e a demanda por moeda é direta: Quanto maior a renda, maior é a demanda por moeda dos indivíduos Sensibilidade-juros Já a relação entre taxa de juros e demanda por moeda é inversa: Quando a taxa de juros é mais alta a tendência das pessoas é investir em títulos. Condições de equilíbrio no mercado monetário No modelo LM, por hipótese, a oferta de moeda é determinada pelo Banco Central (agente exógeno ao processo).

6 Equilíbrio no mercado monetário: Curva LM Sensibilidade-juros da demanda por moeda Quanto maior a elasticidade/sensibilidade da demanda por moeda em relação à renda, maior é a inclinação da curva LM; Sensibilidade-juros da demanda por moeda Quanto maior a elasticidade/sensibilidade da demanda por moeda em relação à renda, maior é a inclinação da curva LM; Sensibilidade-juros da demanda por moeda isso significa que uma pequena variação na renda leva a uma grande expansão na demanda por moeda, exigindo uma maior elevação na taxa de juros para compensá-la. Sensibilidade-juros da demanda por moeda se a demanda de moeda for muito sensível à taxa de juros, qualquer variação nesta exigirá uma mudança significativa na renda para compensá-la, ou... Sensibilidade-juros da demanda por moeda Ou inversamente: qualquer alteração no nível de renda exigirá uma pequena mudança na taxa de juros, para manter o mercado monetário em equilíbrio.

7 Equilíbrio no Modelo IS/LM Equilíbrio no Modelo IS/LM O nível de renda e de taxa de juros que equilibram simultaneamente os mercados de bens e de ativos financeiros, é dado pelo intersecção das curvas IS e LM. Políticas econômicas no modelo IS/LM A curva IS é traçada considerando uma dada política fiscal (nível de gastos públicos e tributação) e a curva LM é traçada considerando uma determinada oferta de moeda. Políticas econômicas no modelo IS/LM Alterações no ponto de equilíbrio de uma economia resultam de deslocamentos ocorridos tanto na curva IS como na curva LM, ou em ambas. Essas mudanças são provocadas principalmente por medidas de política econômica. Variações no gasto autônomo No caso da curva IS outros fatores além de políticas econômicas podem gerar deslocamentos, principalmente variações nos gastos autônomos (investimento, consumo, aumento de tributos ou tarifas). Mercado de Bens (IS) No modelo IS a demanda agregada é composta por três frentes: 1. Gastos em Investimentos feito pelas empresas: Esses investimentos em uma economia capitalista dividem-se em dois tipos: Um componente autônomo ou independente (independe da taxa de juros) e um componente que depende da taxa de juros.

8 Mercado de Bens (IS) 2. Intervenção do agente econômico Governo: O governo tem um nível de arrecadação e gastos autônomos: transfere recursos para as famílias (TR), e cobra impostos a uma alíquota t. Mercado de Bens (IS) 3. Gastos em consumo (famílias): Os gastos são uma função da renda. Mas existe um componente autônomo ou compulsório nestes gastos: é o valor das transferências ao governo na forma de tributos. Variações no gasto autônomo Um aumento no gasto autônomo, por exemplo, gera um aumento de renda na economia (mercado). O aumento da renda gera um desequilíbrio no mercado monetário porque simultaneamente ocorre uma elevação na demanda por moeda transacional ou precaucional. Variações no gasto autônomo A elevação da demanda por moeda provoca o aumento da taxa de juros reduzindo a demanda especulativa. No mercado de bens, ao mesmo tempo, ocorre uma inibição nos gastos por investimento, reduzindo a seguir a renda gerada. Variações no gasto autônomo A elevação da demanda por moeda provoca o aumento da taxa de juros reduzindo a demanda especulativa. No mercado de bens, ao mesmo tempo, ocorre uma inibição nos gastos por investimento, reduzindo a seguir a renda gerada. Políticas econômicas no modelo IS/LM No caso da curva LM os deslocamentos decorrem de modificações na oferta de moeda feita pelo Banco Central....

9 Questões de concursos 1. Na maioria dos países, o aumento histórico da participação do gasto público no PIB explica-se, em parte, pelo aumento expressivo das demandas sociais gerado pela intensificação do processo de urbanização. 1. Na maioria dos países, o aumento histórico da participação do gasto público no PIB explica-se, em parte, pelo aumento expressivo das demandas sociais gerado pela intensificação do processo de urbanização. Certo. 2. Para determinado estoque de base monetária, se um aumento da taxa de redesconto elevar a proporção de reservas, então ocorrerá uma expansão da oferta de moeda 2. Para determinado estoque de base monetária, se um aumento da taxa de redesconto elevar a proporção de reservas, então ocorrerá uma expansão da oferta de moeda. Errada. 3. A disseminação de cartões de crédito, ao permitir que as pessoas façam seus pagamentos de uma só vez, contribui para reduzir a demanda de moeda por motivos transacionais.

10 3. A disseminação de cartões de crédito, ao permitir que as pessoas façam seus pagamentos de uma só vez, contribui para reduzir a demanda de moeda por motivos transacionais. Certa. 4. A expansão dos gastos públicos eleva o déficit público, cuja monetização aumenta a base monetária, levando, assim, à frouxidão das políticas monetárias. 4. A expansão dos gastos públicos eleva o déficit público, cuja monetização aumenta a base monetária, levando, assim, à frouxidão das políticas monetárias. Certa. 6. Políticas de orçamento equilibrado que implicam aumento simultâneo e da mesma ordem de magnitude, das despesas públicas e da arrecadação eliminam deficits ou superávits fiscais e são, por conseguinte, incompatíveis com a gestão dos ciclos econômicos. 6. Políticas de orçamento equilibrado que implicam aumento simultâneo e da mesma ordem de magnitude, das despesas públicas e da arrecadação eliminam deficits ou superávits fiscais e são, por conseguinte, incompatíveis com a gestão dos ciclos econômicos. Errada. 7. Os adeptos da teoria monetarista acreditam que as políticas discricionárias tendem a desestabilizar a economia e advogam o uso de regras na condução da política econômica.

11 7. Os adeptos da teoria monetarista acreditam que as políticas discricionárias (arbitrárias, heterodoxas) tendem a desestabilizar a economia e advogam o uso de regras na condução da política econômica. Certa. 8. A noção de custo de oportunidade, subjacente à curva de possibilidades de produção, relaciona-se, estreitamente, com o conceito de escassez. 8. A noção de custo de oportunidade, subjacente à curva de possibilidades de produção, relaciona-se, estreitamente, com o conceito de escassez. Certa. 9. Políticas efetivas de fixação do salário nominal mínimo exigem que ele seja fixado acima do salário de equilíbrio do mercado de trabalho, porém essa política salarial poderá causar desemprego, especialmente no segmento não qualificado do mercado de trabalho. 9. Políticas efetivas de fixação do salário nominal mínimo exigem que ele seja fixado acima do salário de equilíbrio do mercado de trabalho, porém essa política salarial poderá causar desemprego, especialmente no segmento não qualificado do mercado de trabalho. Certa. 10. Políticas de controle de preços, aplicadas a um determinado mercado, procuram determinar o preço de transação desse mercado, porém não alteram a quantidade transacionada no equilíbrio competitivo.

12 10. Políticas de controle de preços, aplicadas a um determinado mercado, procuram determinar o preço de transação desse mercado, porém não alteram a quantidade transacionada no equilíbrio competitivo. Errada. 11. Caso um setor estratégico da economia que produz um bem comercializável encontre-se dominado por um produtor monopolista, a abertura internacional desse mercado poderá trazer grandes ganhos de produtividade e, consequentemente, maior eficiência alocativa para o conjunto da economia. 11. Caso um setor estratégico da economia que produz um bem comercializável encontre-se dominado por um produtor monopolista, a abertura internacional desse mercado poderá trazer grandes ganhos de produtividade e, consequentemente, maior eficiência alocativa para o conjunto da economia. Certa. 12. A tarifação pelo custo do serviço, também conhecida como regulação da taxa interna de retorno utilizada para a regulação tarifária dos setores de monopólio natural, requer que os preços remunerem os custos totais e contenham uma margem que proporcione uma taxa interna de retorno atrativa ao investidor. 12. A tarifação pelo custo do serviço, também conhecida como regulação da taxa interna de retorno utilizada para a regulação tarifária dos setores de monopólio natural, requer que os preços remunerem os custos totais e contenham uma margem que proporcione uma taxa interna de retorno atrativa ao investidor. Certo. 13. O produto agregado a preço de mercado é necessariamente maior do que o produto agregado a custo de fatores;

13 13. O produto agregado a preço de mercado é necessariamente maior do que o produto agregado a custo de fatores; Errado 14. O produto agregado pode ser entendido como a renda agregada da economia; 15. O Produto Interno Bruto pode ser menor do que o Produto Nacional Bruto. 14. O produto agregado pode ser entendido como a renda agregada da economia; Correta 15. O Produto Interno Bruto pode ser menor do que o Produto Nacional Bruto. Correta. Revisão de conceitos Balanço de pagamentos: É um demonstrativo que registra todas as transações comerciais e financeiras entre dois países, ou entre um país com o resto do mundo. É constituído pela balança comercial, balança de serviços e balança de capitais. Balanço de pagamentos A gestão do balanço de pagamentos de um país deve buscar superávits. Quando isso não acontece o país usa suas reservas ou empréstimos internacionais para buscar o equilíbrio entre entradas e saídas financeiras.

14 Balança comercial: Registra todos os fluxos correspondentes às importações e exportações de um país. Dependendo do seu resultado operacional o país pode ter superávit ou déficit comercial. Superávit: as exportações são maiores que as importações Déficit: as importações são maiores que as exportações. Balança de serviços. Registra os pagamentos e recebimentos por compra e venda de serviços internacionais. Exemplos de itens de despesa: Fretes pagos a navios estrangeiros, juros da dívida externa, lucros remetidos ao exterior. Balança de serviços. Exemplos de itens de receita: fretes pagos a navios brasileiros, prêmios de seguros a companhias nacionais, juros pagos ao Brasil por países devedores, lucros recebidos do exterior. Balança de capitais: Registra todas as transações que não se referem à produção ou venda de serviços ou bens. Incluem-se os investimentos diretos das empresas estrangeiras no Brasil, o capital estrangeiro que ingressa como empréstimo, os créditos do FMI, do Banco Mundial, e de outros governos para o Brasil. Bem final: é um bem produzido para uso final e não para revenda. Bens e serviços: Os bens e serviços classificam-se em: Bens de Consumo Duráveis. Bens de Consumo Não Duráveis. Bens Intermediários e Bens de Capital Contabilidade nacional: É a técnica que tem como objetivo principal representar e quantificar a atividade econômica de um país, durante determinado período de tempo.

15 Custo de oportunidade: São as perdas econômicas resultantes de nossas escolhas. A cada escolha abrimos mão de outras opções. A mensuração econômica das perdas determina o custo de oportunidade. Demanda Agregada: É o total demandado pelos agentes econômicos (Famílias, Empresas, Governo e Resto do mundo) em um determinado período. Economia fechada: Economia na qual o agente econômico resto do mundo não atua. Fonte de recursos para investimentos: Em uma economia aberta as fontes de recursos para a realização de investimentos são: Poupança privada (S); Poupança do governo T (tributos); G (gastos de governo); Poupança externa (M X). Multiplicador Keynesiano: É o fenômeno pelo qual um gasto, governamental ou privado, provoca um efeito multiplicador nos vários setores da economia; O aumento da renda de um setor significa que assalariados e empresários gastarão sua renda em outros setores, que por sua vez gastarão na compra de outros bens e serviços e assim continuadamente. Produto Bruto (PB): Produção de bens e serviços finais realizados pela economia, durante um período de tempo. Gera dois conceitos complementares: PIB e PNB. Produto a Custo de fatores: É o valor monetário necessário para remunerar os fatores de produção, e corresponde ao preço que precisa ser praticado na ausência do agente econômico Governo.

16 Produto a Preços de mercado: É o valor monetário necessário para remunerar os fatores de produção, inclusive os impostos indiretos (II) cobrados e os subsídios (S) concedidos pelo Governo. Então: Ppm = Pcf + II - S Produto Interno Bruto - PIB: Valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos dentro das fronteiras de um país, mesmo que tenham sido produzidos por unidades produtivas estrangeiras localizadas no país e por estrangeiros residentes no país. O PIB é igual ao somatório das quantidades dos produtos e serviços multiplicados pelos seus respectivos preços médios de mercado. PIB = Y = (Salários, Juros, Lucros, Aluguéis, Impostos Indiretos Líquidos de Subsídios). Produto Nacional Bruto (PNB): Valor de todos os bens e serviços finais produzidos por fatores de produção (agentes econômicos, cidadãos, pessoas físicas ou jurídicas) nacionais, inclusive os que foram produzidos no exterior. Produto Nacional Líquido (PNL): É o PNB sem a depreciação do capital. Depreciação: redução do valor de um ativo num determinado período de tempo, geralmente um ano. Capital: total de instalações, máquinas, equipamentos, estoques e outros recursos de produção. Renda Bruta (RB): Somatório das remunerações brutas auferidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados em uma economia, durante um determinado período de tempo.

17 Renda Agregada (Y): É a remuneração dos fatores de produção na economia: Salários (remuneração do fator trabalho), juros (remuneração do capital monetário), lucros (remuneração do risco incorrido pelo empresário), aluguéis (remuneração do proprietário do capital físico), Remuneração do governo (Tributos líquidos de subsídios). Renda Nacional (RN): É a renda líquida gerada em um determinado período de tempo, e que é absorvida pelos proprietários nacionais de fatores de produção. RN mede o desempenho do valor agregado de uma economia. É indispensável para a análise dos grandes problemas econômicos como desemprego, inflação e crescimento econômico. Renda Enviada ao Exterior (REE): indica a remuneração dos fatores de produção pertencentes a nãoresidentes ao Produto. Renda Recebida do Exterior (RRE): indica a renda auferida e remetida por residentes no exterior ao seu país de origem. Valor Agregado (VA): é o valor que se adiciona ao produto em cada etapa da produção. Ao somarmos o Valor Agregado a cada estágio da produção temos o produto final de uma economia. Valor Bruto de Produção (VBP): Expressão monetária da soma de todos os bens e serviços produzidos em determinado território econômico, num dado período de tempo. Incorre no chamado erro de "dupla contagem", pois soma os produtos finais com os insumos usados em sua elaboração. Valor Agregado Bruto (VAB): é o valor da "produção sem duplicações". VA = VBP CI. Onde VBP é o valor bruto de produção (incluindo Impostos incidentes sobre os Produtos), e CI é o consumo de bens e serviços adquiridos de outras unidades produtivas.

18 Exercícios. 1. O agregado econômico que mede a produção de um país seja esta produção realizada com fatores de produção de residentes no país ou residentes no exterior, mas que estejam em território nacional, da qual se deduz a depreciação do estoque de capital, mas se computa o valor dos impostos indiretos, é o: 1. O agregado econômico é o: a) Produto Nacional Bruto a preços de mercado. b) Produto Interno Bruto a custo de fatores. c) Produto Interno Líquido a preços de mercado. d) Produto Interno Líquido a custo de fatores. e) Produto Nacional Líquido a custo de fatores. 1. O agregado econômico que mede a produção de um país seja esta produção realizada com fatores de produção de residentes no país ou residentes no exterior, mas que estejam em território nacional, da qual se deduz a depreciação do estoque de capital, mas se computa o valor dos impostos indiretos, é o: c) PI L a preços de mercado. Produto a Preços de mercado: É o valor monetário necessário para remunerar os fatores de produção, inclusive os impostos indiretos (II) cobrados e os subsídios (S) concedidos pelo Governo. Então: Ppm = Pcf + II - S 2. O Produto Nacional Líquido a custo de fatores é igual ao: a) PNBpm+ depreciação II + subsídios; b) PNLpm+ depreciação II + subsídios; c) PIB pm depreciação II + subsídios; d) P I L cf depreciação II subsídios; e) PNBpm depreciação II + subsídios.

19 2. O Produto Nacional Líquido a custo de fatores é igual ao: e) Produto Nacional Bruto a preços de mercado depreciação impostos indiretos + subsídios. 3. O Produto Interno Bruto a preço de mercado é igual ao: a) PNBpm - a renda líquida enviada ao exterior; b) PNBpm - a renda líquida recebida do exterior; c) PNBpm + depreciação menos a renda líquida enviada ao exterior; d) PNLcf + depreciação menos RLE E e) PNLcf + depreciação menos RLRE. 3. O Produto Interno Bruto a preço de mercado é igual ao: b) Produto Nacional Bruto a preços de mercado menos a renda líquida recebida do exterior; Renda Enviada e Recebida do Exterior Então: PNB = PIB + RRE REE. PIB = PNB RRE + REE. 4. O que difere Produto Interno Bruto de Produto Nacional Bruto: a) A depreciação dos investimentos estrangeiros realizados no país. b) O saldo do Balanço de Pagamentos. c) O saldo da Balança Comercial. d) As Importações e) A renda líquida enviada ou recebida do exterior. 4. O que difere Produto Interno Bruto de Produto Nacional Bruto: a) A depreciação dos investimentos estrangeiros realizados no país. b) O saldo do Balanço de Pagamentos. c) O saldo da Balança Comercial. d) As Importações e) A renda líquida enviada ou recebida do exterior.

20 5. Se o valor das exportações de bens excederem ao das importações: (A) o regime cambial é flutuante. (B) o PIB é maior que o PNB. (C) haverá um aumento nas reservas internacionais no final do período. (D) há um superávit em conta corrente do balanço de pagamentos. (E) há um superávit comercial do balanço de pagamentos. 5. Se o valor, em dólar, das exportações de bens excederem ao das importações: (A) o regime cambial é flutuante. (B) o PIB é maior que o PNB. (C) haverá um aumento nas reservas internacionais no final do período. (D) há um superávit em conta corrente do balanço de pagamentos. (E) há um superávit comercial do balanço de pagamentos. 6. O financiamento dos gastos do governo pela criação de base monetária provoca, no longo prazo, aumento do (a): a) Inflação b) Nível de reservas internacionais c) Endividamento externo d) Endividamento público e) Endividamento privado 6. O financiamento dos gastos do governo pela criação de base monetária provoca, no longo prazo, aumento do (a): a) Inflação b) Nível de reservas internacionais c) Endividamento externo d) Endividamento público e) Endividamento privado 7. Considere os seguintes dados de uma economia qualquer: PNB a preço de mercado = R$ ,00; Impostos Indiretos = R$ ,00; Depreciação = R$ ,00; Subsídios = R$ ,00. O PNL a preço de mercado é igual a: a) R$ ,00; b) R$ ,00 c) R$ ,00; d) R$ ,00 e) R$ ,00 7. PNB a preço de mercado = R$ ,00; Impostos Indiretos = R$ ,00; Depreciação = R$ ,00; Subsídios = R$ ,00. O PNL a preço de mercado é igual a: a)r$ ,00; Quando se desconta a Depreciação (D) do Produto Bruto, temos o valor do Produto Líquido. PNLpm = PNBpm D

21 8. Considere os seguintes dados: PIBcf = 1.000; REE = 100; RRE = 50; II = 150; S = 50; D = 30. Com base nessas informações. O Produto Nacional Bruto a custo de fatores e a Renda Nacional Líquida a preço de mercado são, respectivamente: a) e 1.050; b) e c) 950 e 1.250; d) 950 e e) e Produto Interno Bruto a custo de fatores = 1.000; Renda Enviada ao Exterior = 100; Renda Recebida do Exterior = 50; Impostos Indiretos = 150; Subsídios = 50; Depreciação = 30. Com base nessas informações. O Produto Nacional Bruto a custo de fatores e a Renda Nacional Líquida a preço de mercado são, respectivamente: d) 950 e PIB cf= 1.000; REE = 100; RRE = 50; II = 150; Subsídios = 50; D=30. O P N B cf e a RNL a preço de mercado são, respectivamente: d) 950 e PNBcf = PIBcf + RRE - REE PNBcf = = 950. RNLpm = RNBcf D + II - S RNLpm = = Conhecendo-se os seguintes valores dos Agregados Nacionais: Renda Interna Bruta a custo de fatores 150; II 20; Subsídios 10; Exportações 50; Importações 60 Pode-se afirmar que o Produto Interno Bruto a preços de mercado é igual a: a) 100; b) 120; c) 160; d) 170; e) Conhecendo-se os seguintes valores dos Agregados Nacionais: Renda Interna Bruta a custo de fatores 150; II 20; Subsídios 10; Exportações 50; Importações 60 Pode-se afirmar que o Produto Interno Bruto a preços de mercado é igual a: a) 100; b) 120; c) 160; d) 170; e) 210. PIBpm = PIBcf + II S PIBcf = RIBcf. PIBcf = = Para um país, são conhecidas as seguintes informações: Produto Interno Bruto a preço de mercado R$ 300; Subsídios R$ 20; Contribuições parafiscais R$ 10; Impostos indiretos R$ 40; Depreciação R$ 10. Podese afirmar que a Renda Nacional Líquida a custo de fatores será de R$: a) 220; b) 260; c) 270; d) 300; e) 340.

22 10. Produto Interno Bruto a preço de mercado R$ 300; Subsídios R$ 20; Contribuições parafiscais R$ 10; Impostos indiretos R$ 40; Depreciação R$ 10. Pode-se afirmar que a Renda Nacional Líquida a custo de fatores será de R$: a) 220; b) 260; c) 270; d) 300; e) 340. RNLcf = PIBpm II + S D. RNLcf = = 270

Contas Nacionais. Professor Gilmar Ferreira Curso de Exercícios de Macroeconomia - ESAF

Contas Nacionais. Professor Gilmar Ferreira Curso de Exercícios de Macroeconomia - ESAF Contas Nacionais 1. (ESAF- AFRF - 2005) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética (em unidades monetárias): Investimento bruto total: 700 Depreciação: 30 Déficit do balanço de pagamentos

Leia mais

MACROECONOMIA E CONTABILIDADE SOCIAL I

MACROECONOMIA E CONTABILIDADE SOCIAL I MACROECONOMIA E CONTABILIDADE SOCIAL I Aulas de 05,19 e26/04/2016 Profa. Dra. Arilda Teixeira CONTABILIDADE SOCIAL E AS CONTAS NACIONAIS SISTEMA CONTÁBIL PARA CALCULAR A RENDA E O PRODUTO NACIONAL SÃO

Leia mais

3. Qual o significado geral da Análise IS-LM? 4. O que vem a ser a curva IS? Quais os fatores ou variáveis que a deslocam?

3. Qual o significado geral da Análise IS-LM? 4. O que vem a ser a curva IS? Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? 1 1. O que define a moeda é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações. Além disso, três outras características a definem:

Leia mais

Aula 3A - Contabilidade Nacional e Agregados Econômicos

Aula 3A - Contabilidade Nacional e Agregados Econômicos From the SelectedWorks of Jorge Amaro Bastos Alves August, 2010 Aula 3A - Contabilidade Nacional e Agregados Econômicos Jorge Amaro Bastos Alves, Faculdade de Campina Grande do Sul Available at: https://works.bepress.com/jorgeab_alves/14/

Leia mais

b) Quais são os componentes do Investimento Agregado? A compra de ações constitui-se em Investimento, no sentido macroeconômico?

b) Quais são os componentes do Investimento Agregado? A compra de ações constitui-se em Investimento, no sentido macroeconômico? 1 1. Mostre como opera o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a Contabilidade Social. R: O fluxo circular

Leia mais

Vendas entre empresas, de produtos intermediários 1000 Salários pagos por empresas, a famílias nacionais 500 Dividendos pagos a nacionais 10 Consumo

Vendas entre empresas, de produtos intermediários 1000 Salários pagos por empresas, a famílias nacionais 500 Dividendos pagos a nacionais 10 Consumo Vendas entre, de produtos intermediários 00 Salários pagos por, a famílias nacionais 500 Dividendos pagos a nacionais Consumo Pessoal 600 Impostos indiretos 20 Salários pagos pelo Governo, a famílias nacionais

Leia mais

Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais

Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais 1. (ESAF- AFRF- 2005) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética (em unidades monetárias): Exportações de bens e serviços não fatores:

Leia mais

Introdução à. Macroeconomia

Introdução à. Macroeconomia Introdução à Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez IBMEC-RJ / UCP O que é? É o estudo da economia como um todo, pois analisa a economia através de suas variáveis fortemente agregadas. Abrange o comportamento

Leia mais

Macroeconomia. Contas Nacionais IMPORTANTE

Macroeconomia. Contas Nacionais IMPORTANTE Definição Macroeconomia Prof.: César de Oliveira Frade Contas Nacionais O sistema de contas nacionais é um método de apurar o volume produzido por um país em um determinado período de tempo. Entende-se

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 1ª Lista de Exercícios Prof.ª Sílvia Miranda. Nome:...

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 1ª Lista de Exercícios Prof.ª Sílvia Miranda. Nome:... ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 1ª Lista de Exercícios Prof.ª Sílvia Miranda Nome:... 1) Qual o objetivo do Fluxo Circular de Renda? Descreva o esquema

Leia mais

6. Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação?

6. Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação? 1 1. O que define a moeda é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações. Além disso, três outras características a definem:

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais

Resolução da Primeira Prova de Avaliação Parcelar

Resolução da Primeira Prova de Avaliação Parcelar INSTITUTO SUPERIOR METROPOLITANO DE ANGOLA DEPARTAMENTO DE CIENCIAS ECONÓMICAS E GESTÃO LICENCIATURA EM ECONOMIA Resolução da Primeira Prova de Avaliação Parcelar Docentes:Armando Manuel ( Titular) Manuel

Leia mais

Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais

Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais Aula 01 Balanço de Pagamentos e Contas Nacionais 1. (ESAF- AFRF- 2005) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética (em unidades monetárias): Exportações de bens e serviços não fatores:

Leia mais

[80] O efeito multiplicador em questão pressupõe que a economia esteja em desemprego.

[80] O efeito multiplicador em questão pressupõe que a economia esteja em desemprego. 1. (EBC, Analista de Empresa de Comunicação Pública Economia, 2011, CESPE) Considerando o fato de que um aumento do gasto governamental provoca um aumento proporcional da renda nacional e sabendo que a

Leia mais

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha Macroeconomia para executivos de MKT Lista de questões de múltipla escolha CAP. 3. Ambiente Externo, Cenário Macroeconômico e Mensuração da Atividade Econômica 5.1) A diferença entre Produto Nacional Bruto

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 1ª Lista de Exercícios Prof.ª Sílvia Miranda. Nome:...

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 1ª Lista de Exercícios Prof.ª Sílvia Miranda. Nome:... ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 1ª Lista de Exercícios Prof.ª Sílvia Miranda Nome:... 1) Qual o objetivo do Fluxo Circular de Renda? Descreva o esquema

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3, 4 e 7

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3, 4 e 7 Teoria Econômica II: Macroeconomia Economia Fechada Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3, 4 e 7 Revolução Keynesiana Keynes lança sua principal obra, a Teoria Geral, em 1936, no contexto

Leia mais

EXERCÍCIOS 2007 APOSTILA DE EXERCÍCIOS ECONOMIA BRASILEIRA

EXERCÍCIOS 2007 APOSTILA DE EXERCÍCIOS ECONOMIA BRASILEIRA EXERCÍCIOS 2007 APOSTILA DE EXERCÍCIOS ECONOMIA BRASILEIRA Professor: Flávio Falconeri 1 (Questão 1) A cada um dos três princípios abaixo relacionados é possível associar o fundamento de uma escola de

Leia mais

INSS Economia Conceitos Básicos - Contabilidade Nacional Fábio Lobo

INSS Economia Conceitos Básicos - Contabilidade Nacional Fábio Lobo INSS Economia Conceitos Básicos - Contabilidade Nacional Fábio Lobo 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Conceitos básicos macroeconômicos, Contabilidade Nacional.

Leia mais

Fatores Determinantes do

Fatores Determinantes do Fatores Determinantes do Balanço de Pagamentos Abordagem pela Absorção Abordagem pelos Movimentos de Capital Abordagem Monetária http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Contabilidade das relações externas

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 Conceito de Economia: Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as

Leia mais

INSS Economia Macroeconomia Keynesiana Fábio Lobo

INSS Economia Macroeconomia Keynesiana Fábio Lobo INSS Economia Macroeconomia Keynesiana Fábio Lobo 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MACROECONOMIA KEYNESIANA Nesta aula, estudaremos que variáveis determinam

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3, 4 e 7

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3, 4 e 7 Teoria Econômica II: Macroeconomia Economia Fechada Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3, 4 e 7 Revolução Keynesiana Keynes lança sua principal obra, a Teoria Geral, em 1936, no contexto

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas. 1ª Lista de Exercícios Contabilidade Social

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas. 1ª Lista de Exercícios Contabilidade Social Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas 1ª Lista de Exercícios Contabilidade Social 1. Despesa pode ser definida como a soma de todas as

Leia mais

Exercícios de Macroeconomia

Exercícios de Macroeconomia Exercícios de Macroeconomia 1. Explique porque o PIB é tanto uma variável que mede tanto renda agregada, quanto a despesa agregada e produção. Por que PIB não mede riqueza? Qual a diferença entre PIB real

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social Gabarito da 3ª Lista de Exercícios Prof.ª Sílvia Miranda Setembro/2016 Nome:... 1) Tendo em vista o quadro abaixo,

Leia mais

A atividade econômica

A atividade econômica 1 A atividade econômica Mensuração 2 Referências BACHA, Carlos José Caetano. Macroeconomia aplicada à análise da Economia Brasileira. São Paulo: Edusp, 2004 Ver capítulo 3 3 Referências PAULANI, Leda Maria;

Leia mais

Curva LM. A curva LM: os pontos sobre ela, à sua direita e à sua esquerda

Curva LM. A curva LM: os pontos sobre ela, à sua direita e à sua esquerda Curva LM Introdução Discutiremos algumas questões relacionadas à gestão da política monetária e seu impacto sobre a taxa de juros e a renda dos agentes em uma economia, através do equilíbrio entre oferta

Leia mais

Segundo Período, Prof. Dr. Wilson Luiz Rotatori Corrêa. Lista de Exercícios II GABARITO RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A SUA RESPOSTA:

Segundo Período, Prof. Dr. Wilson Luiz Rotatori Corrêa. Lista de Exercícios II GABARITO RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A SUA RESPOSTA: Segundo Período, 2017 Prof. Dr. Wilson Luiz Rotatori Corrêa Lista de Exercícios II GABARITO RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A SUA RESPOSTA: 1) Suponha que esteja tramitando no Congresso uma emenda

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Teoria Econômica II: Macroeconomia Economia Fechada Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Clássicos Roupagem macroeconômica atribuída por Keynes às proposições apresentadas pelos

Leia mais

Macroeconomia Aberta. CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre.

Macroeconomia Aberta. CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre. Macroeconomia Aberta CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ PARTE I: Determinantes da taxa de câmbio e do balanço

Leia mais

Resolução de Questões-Tropa de Elite Economia Questões- 1ª Fabio Lobo

Resolução de Questões-Tropa de Elite Economia Questões- 1ª Fabio Lobo Resolução de Questões-Tropa de Elite Economia Questões- 1ª Fabio Lobo 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. QUESTÕES CESPE ECONOMIA 1ª. BATERIA DE EXERCÍCIOS NOÇÕES

Leia mais

Solução da 1ª Prova de Avaliação de Macroeconomia

Solução da 1ª Prova de Avaliação de Macroeconomia Solução da 1ª Prova de Avaliação de Macroeconomia Maio de 2017 2º Ano da Licenciatura em conomia Docente: A Manuel, MSc Grupo I Assinale falso ou verdadeiro e justifique Questões Compulsórias 1. (V) O

Leia mais

Necessidade de uma metodologia para os levantamentos e contabilização dos agregados CONTABILIDADE SOCIAL

Necessidade de uma metodologia para os levantamentos e contabilização dos agregados CONTABILIDADE SOCIAL CONTABILIDADE SOCIAL Macroeconomia grandes agregados econômicos preocupação com o todo e não com as partes. Necessidade de uma metodologia para os levantamentos e contabilização dos agregados CONTABILIDADE

Leia mais

APOSTILA DE MACROECONOMIA Cap. 1

APOSTILA DE MACROECONOMIA Cap. 1 1 APOSTILA DE MACROECONOMIA Cap. 1 PROF. Ms. Fábio José Esguícero MACROECONOMIA: Ramo da economia que estuda os grandes agregados da economia como PIB, inflação, renda, emprego, consumo, crescimento econômico,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 2ª Lista de Exercícios Gabarito Agosto/2016. Nome:...

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 2ª Lista de Exercícios Gabarito Agosto/2016. Nome:... ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP LES 200 Contabilidade Social 2ª Lista de Exercícios Gabarito Agosto/2016 Nome:... 1) Calcule: a. O saldo da Conta de Geração de Renda, isto é, o

Leia mais

Economia. Modelo Clássico. Professor Jacó Braatz.

Economia. Modelo Clássico. Professor Jacó Braatz. Economia Modelo Clássico Professor Jacó Braatz www.acasadoconcurseiro.com.br Economia MODELO CLÁSSICO Renda e produto de equilíbrio Modelo Clássico x Modelo Keynesiano São duas formas de entender a economia,

Leia mais

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 3

EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia. Lista 3 EAE0111 Fundamentos de Macroeconomia Lista 3 Prof: Danilo Igliori Questão 1 Em sua Teoria Geral, Keynes propôs que, no curto prazo, a renda total da economia era determinada: a) Pela produtividade marginal

Leia mais

Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico

Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico 1 Modelo Clássico x Modelo Keynesiano São duas formas de entender a economia, baseadas em pressupostos diferentes e com resultados diferentes. A contabilidade

Leia mais

Bizú de Noções de Macroeconomia Agente Fiscal de Rendas Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Bizú de Noções de Macroeconomia Agente Fiscal de Rendas Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Bizú de Noções de Macroeconomia Agente Fiscal de Rendas Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Olá, Pessoal! A FCC costumeiramente cobra em prova, por meio de questões, praticamente todos os temas

Leia mais

Mensurando a Economia de um País AULA 3

Mensurando a Economia de um País AULA 3 Mensurando a Economia de um País AULA 3 Viceconti; Neves (2006) Dornbusch; Fischer; Startz (2013) 1 http://infograficos.oglobo.globo.com/economia/evolucao-do-pib-1.html 2 PIB e PNB (PIB): dentro dos limites

Leia mais

QUESTÕES DE MACROECONOMIA. CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL CESPE

QUESTÕES DE MACROECONOMIA. CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL CESPE QUESTÕES DE MACROECONOMIA CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL 2013 - CESPE Julgue os próximos itens, relativos aos regimes cambiais e seus efeitos sobre a economia. 45 Em um regime com cambio

Leia mais

AULA 1 Introdução à Contabilidade Social

AULA 1 Introdução à Contabilidade Social AULA 1 Introdução à Contabilidade Social Sílvia Helena Galvão de Miranda Profa. Associada LES-ESALQ Vice- coordenadora Cepea Agosto/2016 LES 200 Contabilidade Social 1 Bibliografia básica 1) Paulani, L.M.;

Leia mais

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4

Teoria Econômica II: Macroeconomia. Economia Fechada. Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Teoria Econômica II: Macroeconomia Economia Fechada Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulos 3 e 4 Clássicos Roupagem macroeconômica atribuída por Keynes às proposições apresentadas pelos

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIAL

CONTABILIDADE SOCIAL CONTABILIDADE SOCIAL Reflexão: "A riqueza é um meio; os seres humanos são o objetivo." -- John F. Kennedy Contabilidade Social Prof. Volney Gouveia Contabilidade Social Visão Sistêmica das Estruturas de

Leia mais

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Ano lectivo 2004/2005 Exame 1ª Época

INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Ano lectivo 2004/2005 Exame 1ª Época UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA Ano lectivo 2004/2005 Exame 1ª Época 23 de Junho de 2005 Duração: 2h30 Nome: N.º Aluno: Curso: 1. [0,4 val. por cada

Leia mais

3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes

3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes 3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes Carvalho et al. (2015: cap. 7, 14.1 a 14.3) 31/08/2018 1 Política Monetária e a não-neutralidade

Leia mais

A EFICÁFCIA DAS POLÍTICAS FISCAL E MONETÁRIA: CURVA IS

A EFICÁFCIA DAS POLÍTICAS FISCAL E MONETÁRIA: CURVA IS 1 A EFICÁFCIA DAS POLÍTICAS FISCAL E MONETÁRIA: CURVA IS 1) Utilizando o gráfico do equilíbrio IS-LM, a partir de uma situação em que a demanda por investimento é muito sensível em relação a taxa de juros,

Leia mais

Aula 05: Economia de longo prazo A economia no longo prazo: produto potencial e produto efetivo.

Aula 05: Economia de longo prazo A economia no longo prazo: produto potencial e produto efetivo. Macroeconomia: 1. Contas nacionais; agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário; balanço de pagamentos. 2. Principais modelos macroeconômicos: modelo clássico, modelo

Leia mais

O modelo IS-LM: a relação entre o mercado de bens e o mercado financeiro.

O modelo IS-LM: a relação entre o mercado de bens e o mercado financeiro. O modelo IS-LM: a relação entre o mercado de bens e o mercado financeiro. 1 Modelo IS LM É um modelo de determinação simultânea de equilíbrio. Mercado monetário (LM) x Mercado real (IS) Este modelo procura

Leia mais

Mercado Financeiro e de Capitais

Mercado Financeiro e de Capitais Mercado Financeiro e de Capitais Professor conteudista: Roberto Cruz Sumário Mercado Financeiro e de Capitais Unidade I 1 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS...1 1.1 Conceitos básicos do mercado financeiro...1

Leia mais

QUANTIFICANDO A RENDA NACIONAL

QUANTIFICANDO A RENDA NACIONAL LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 22 QUANTIFICANDO A RENDA NACIONAL Mankiw, N. Gregory Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia, 2ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 2001 CAPÍTULO

Leia mais

Renda e produto de equilíbrio

Renda e produto de equilíbrio Modelo Keynesiano 1 Modelo Keynesiano Básico Curva de Demanda Agregada de Bens e Serviços (DA): composta pela demanda de quatroagentesmacroeconômicos: DA = C + I + G + (X M) onde: C = consumo (famílias

Leia mais

Consequências de políticas fiscais e monetárias com taxas de câmbio fixas e flutuantes

Consequências de políticas fiscais e monetárias com taxas de câmbio fixas e flutuantes Consequências de políticas fiscais e monetárias com taxas de câmbio fixas e flutuantes Introdução Nesta aula, enfatizaremos, com modelos de ações de política econômica, nas áreas fiscal e monetária, e

Leia mais

TÓPICOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

TÓPICOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TÓPICOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (EXECÍCIOS DA UNIDADE 2) (PROFª. GLAUCEMIR BARROS) (UNIFOR) Marque a alternativa correta: 1) Caracteriza o escambo: a) ( ) regime de trocas diretas b) ( ) trocas amonetárias

Leia mais

Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33

Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33 Flutuações Econômicas no Curto Prazo OA e DA CAPÍTULO 33 Segunda Prova Dia 01 de julho (quinta-feira) - 19:00 hs. Dúvidas 01/06 à tarde. Dia 24 e 25 de junho não haverá aula. Prova para os que faltaram

Leia mais

Setor externo da economia

Setor externo da economia Setor externo da economia Introdução Nesta aula, você compreenderá como as contas nacionais registram as operações de compra e venda de ativos entre economias e como estas variáveis impactam a estrutura

Leia mais

Questões e Exercícios

Questões e Exercícios Sistema de Contas Nacionais (SCN) Contabilidade Nacional Questões e Exercícios Prof. Waldery Rodrigues Júnior waldery.rodrigues@yahoo.com.br Introdução: conceitos básicos, identidades fundamentais, formas

Leia mais

MACROECONOMIA (Curso de Economia Brasileira, DEP)

MACROECONOMIA (Curso de Economia Brasileira, DEP) MACROECONOMIA (Curso de Economia Brasileira, DEP) Hildo Meirelles de Souza Filho PIB Produto Interno Bruto (PIB) é o valor total do fluxo de produção atual de bens e serviços finais obtido dentro do território

Leia mais

UFRJ IE PPED Teoria Econômica II RESUMO TRABALHO

UFRJ IE PPED Teoria Econômica II RESUMO TRABALHO UFRJ IE PPED Teoria Econômica II RESUMO E TRABALHO 27/05/16 0 Macroeconomia Procura estabelecer relação entre os grandes agregados: produto, investimento, consumo, poupança, nível geral de preços, emprego,

Leia mais

Macroeconomia Alex Mendes

Macroeconomia Alex Mendes Macroeconomia Alex Mendes Introdução Impacto da Política Fiscal Impacto da Politica Monetária Análise do impacto das políticas monetária e fiscal sobre a renda agregada de equilíbrio e sua interação com

Leia mais

Formação da Renda e Poupança versus Formação do funding

Formação da Renda e Poupança versus Formação do funding Formação da Renda e Poupança versus Formação do funding Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP h

Leia mais

Capítulo ) Resolução por escrito dos exercícios da página 24 do livro-texto.

Capítulo ) Resolução por escrito dos exercícios da página 24 do livro-texto. Capítulo 1 1.1) Resolução por escrito dos exercícios da página 24 do livro-texto. 1.2) Consulte o FMI (www.imf.org), o Banco Mundial (www.worldbank.org) e/ou IPEADATA (www.ipeadata.gov.br) e atualize,

Leia mais

Capítulo ) Resolução por escrito dos exercícios da página 24 do livro-texto.

Capítulo ) Resolução por escrito dos exercícios da página 24 do livro-texto. Capítulo 1 1.1) Resolução por escrito dos exercícios da página 24 do livro-texto. 1.2) Consulte o FMI (www.imf.org), o Banco Mundial (www.worldbank.org) e/ou IPEADATA (www.ipeadata.gov.br) e atualize,

Leia mais

QUESTÕES. Conceitos da primeira (CP) com a segunda curva de Phillips (LP).

QUESTÕES. Conceitos da primeira (CP) com a segunda curva de Phillips (LP). QUESTÕES (Prova: CESPE - 2004 - Polícia Federal - Agente Federal da Polícia Federal - Nacional Disciplina: Economia - Assunto: Curva de Philips ) A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes agregados

Leia mais

Macroeconomia - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Macroeconomia - Prof. Ms. Marco A. Arbex O modelo Keynesiano e as políticas econômicas Macroeconomia Prof. Ms. Marco A. Arbex Introdução A Macroeconomia estuda os grandes agregados econômicos: Produto, Renda, emprego, inflação, Balanço de Pagamentos,

Leia mais

MACROECONOMIA I 1E201 Licenciatura em Economia 2010/11

MACROECONOMIA I 1E201 Licenciatura em Economia 2010/11 MACROECONOMIA I 1E201 Licenciatura em Economia 2010/11 CAP 2. A MEDIÇÃO AGREGADA DA ACTIVIDADE ECONÓMICA - EXERCÍCIOS 1. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 1.1. Considere o Quadro 1, com os principais agregados de

Leia mais

Adendo Economia para Concursos Luis Vivanco

Adendo Economia para Concursos Luis Vivanco Gabarito Questões estilo Cespe/UnB 1) (F) 2) (F) 3) (V) 4) (V) 5) (F) 6) (F) 7) (V) 8) (V) 9) (V) 10) (F) 11) (F) 12) (F) 13) (V) 14) (F) 15) (F) 16) (V) 17) (F) 18) (F) 19) (F) 20) (V) 21) (F) 22) (F)

Leia mais

Demanda por moeda e preferência pela liquidez

Demanda por moeda e preferência pela liquidez 2. Demanda por moeda em Keynes e nos keynesianos 2.1. Keynes, economia monetária de produção, demanda por moeda, preferência pela liquidez e taxa de juros Carvalho et al. (2015: caps. 4, 5.1.3 e 20.1)

Leia mais

MACROECONOMIA PARA CONCURSOS

MACROECONOMIA PARA CONCURSOS Divisão da Teoria Econômica MACROECONOMIA PARA CONCURSOS Prof. Daniel da Mata O que é Microeconomia? Estudo das escolhas dos indivíduos, firmas e governo e como tais escolhas criam mercados O que é Macroeconomia?

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Fundamentos Macroeconômicos Parte 02. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Fundamentos Macroeconômicos Parte 02. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Parte 02 Prof. Alex Mendes Balança Comercial Para o cálculo da Balança Comercial, utilizamos as exportações a preços FOB, já que as despesas com seguros e fretes estão incluídas

Leia mais

MACROECONOMIA I. Licenciatura em Economia 2004/2005. Prova complementar 11 Fevereiro Normas e Indicações:

MACROECONOMIA I. Licenciatura em Economia 2004/2005. Prova complementar 11 Fevereiro Normas e Indicações: MACROECONOMIA I LEC201 Licenciatura em Economia 2004/2005 Prova complementar 11 Fevereiro 2005 Normas e Indicações: A prova tem a duração de 1 hora e 30 minutos. Não é permitida a consulta de quaisquer

Leia mais

Licenciatura em Direito Economia Política. Fichas de trabalho Ficha nº 6

Licenciatura em Direito Economia Política. Fichas de trabalho Ficha nº 6 Licenciatura em Direito Economia Política Fichas de trabalho Ficha nº 6 Assunto: Princípios de macroeconomia. Agregados económicos. Contas nacionais. Orçamento Estado. A TEMA DE DISCUSSÃO 6 Leia atentamente

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Humanas e Exatas CURSO: Administração Período: 3º DISCIPLINA: Macroeconomia Ano: 2016 CARGA HORÁRIA: 80 h/a SEMANAL: 4 aulas TOTAL: 80 horas PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

Macroeconomia Alex Mendes

Macroeconomia Alex Mendes Macroeconomia Alex Mendes Contabilidade Nacional A Contabilidade Social congrega instrumentos de mensuração capazes de aferir o movimento da economia de um país num determinado período de tempo: quanto

Leia mais

O SETOR EXTERNO Bibliografia: capítulo 6 de Bacha (2004), p. 151 a 158; 165 a 175; 177 e 178. Aula 7

O SETOR EXTERNO Bibliografia: capítulo 6 de Bacha (2004), p. 151 a 158; 165 a 175; 177 e 178. Aula 7 O SETOR EXTERNO Bibliografia: capítulo 6 de Bacha (2004), p. 151 a 158; 165 a 175; 177 e 178 1 Setor externo e modelos econômicos O setor externo é um dos quatro agentes que compõem os modelos macroeconômicos.

Leia mais

Sumário. ) Importações de Bens e de Serviços Não-Fatores (M nf

Sumário. ) Importações de Bens e de Serviços Não-Fatores (M nf Sumário CAPÍTULO 1 BALANÇO DE PAGAMENTOS... 1 1.1 Conceitos Introdutórios... 1 1.1.1 Definição... 1 1.1.2 Meios (formas) Internacionais de Pagamento... 3 1.1.3 Apresentação da Estrutura Antiga do Balanço

Leia mais

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 Sumário Prefácio à 8 a edição, xxiii Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 1 Aspectos Demográficos, 11 1.1 Transição demográfica brasileira, 16 1.2 Estrutura etária,

Leia mais

Universidade de São Paulo - USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ LES Contabilidade Social. Lista 1

Universidade de São Paulo - USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ LES Contabilidade Social. Lista 1 Universidade de São Paulo - USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ LES0200 - Contabilidade Social Lista 1 Entregar as respostas até 14/08/2015 1.) Esquematize como opera o fluxo circular

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

Introdução à Macroeconomia

Introdução à Macroeconomia UFRJ / CCJE / IE / PPED Teoria Econômica II Introdução à Macroeconomia Modelo Keynesiano Simples Froyen (caps.5 e 6.) Vasconcellos (caps.0 e ) Hipótese nível tecnológico, estoque de capital e estoque de

Leia mais

Macroeconomia Alex Mendes

Macroeconomia Alex Mendes Macroeconomia Alex Mendes Introdução Impacto da Política Fiscal Impacto da Politica Monetária Objetivos de Política Econômica Objetivos de equilíbrio doméstico: renda-real emprego inflação Objetivos de

Leia mais

Aula 3 - Modelo Keynesiano Simples

Aula 3 - Modelo Keynesiano Simples Aula 3 - Modelo Keynesiano Simples 1. (ESAF) Considere: Y = C(Y) + I + G + X - M(Y) C(Y) = Co + 0,7.Y M(Y) = Mo + 0,5.Y I = 700 G = 200 X = 300 Co = 500 Mo = 100 Onde Y = produto; I = investimento; G =

Leia mais

Regulação Econômica em Macroeconomia Aberta. Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP

Regulação Econômica em Macroeconomia Aberta. Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP Regulação Econômica em Macroeconomia Aberta Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Estrutura da apresentação Modelo IS-LM-BP Ajuste econômico com

Leia mais

Unidade III ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin

Unidade III ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin Unidade III ECONOMIA E MERCADO Prof. Rodrigo Marchesin Introdução Macroeconomia: Grandes questões econômicas; Comportamento global do sistema; Análise dos grandes agregados econômicos. Estrutura básica

Leia mais

Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1

Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1 Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1 Keynes e a Teoria Geral do Emprego Agregados Macroeconômicos: produto, renda, consumo, investimento, poupança. Desemprego Desigualdade Inflação

Leia mais

ECONOMIA PARA CONCURSOS PÚBLICOS PROF. CARLOS ANDRÉ 1. Introdução à Macroeconomia: Conceitos Macroeconômicos Básicos

ECONOMIA PARA CONCURSOS PÚBLICOS PROF. CARLOS ANDRÉ  1. Introdução à Macroeconomia: Conceitos Macroeconômicos Básicos 1. Introdução à Macroeconomia: Conceitos Macroeconômicos Básicos A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços

Leia mais

Macroeconomia. 5. O Mercado de Bens e Serviços. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. 5. O Mercado de Bens e Serviços. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia 5. O Mercado de Bens e Serviços Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Modelo Macroeconómico Procura Agregada Políticas macroeconómicas

Leia mais

Fluxo Circular da Renda. Fluxo Circular da Renda. Aula 1: Agregados Macroeconômicos

Fluxo Circular da Renda. Fluxo Circular da Renda. Aula 1: Agregados Macroeconômicos Aula 1: Agregados Macroeconômicos Macroeconomia As identidades macroeconômicas básicas, o sistema de Contas Nacionais, as Contas Nacionais no Brasil. Gilmar Ferreira Janeiro 2010 Fluxo Circular da Renda

Leia mais

Modelo IS-LM. Exercícios e Questões

Modelo IS-LM. Exercícios e Questões Modelo IS-LM Exercícios e Questões Prof. Waldery Rodrigues Júnior waldery.rodrigues@yahoo.com.br Tópicos: Equilíbrio no Mercado de Bens Demanda por Moeda Oferta de Moeda Equilíbrio no Mercado Monetário

Leia mais

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 Sumário Prefácio, xiii i Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 1. Objetivo do estudo de economia, 2 2. Objetivos de política econômica, 3 2.1 Crescimento da produção e do emprego, 3 2.2 Controle

Leia mais

Aula 2. Medição da Actividade Económica. Maputo, 2018

Aula 2. Medição da Actividade Económica. Maputo, 2018 1 Aula 2 Medição da Actividade Económica Maputo, 2018 2 Medição da Actividade económica A necessidade de obter dados ordenadas que permitissem uma visão agregada dos fenómenos económicos ficou mais patente

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1

Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1 Além, A.C., Macroeconomia, SP: Elsevier, 2010 Capítulo 1 Keynes e a Teoria Geral do Emprego Agregados Macroeconômicos: produto, renda, consumo, investimento, poupança. Desemprego Desigualdade Inflação

Leia mais

Balanço de pagamentos. Reinaldo Gonçalves

Balanço de pagamentos. Reinaldo Gonçalves Balanço de pagamentos Reinaldo Gonçalves reinaldogoncalves1@gmail.com 1 Sumário 1. BOP: Definição 2. BOP: Estrutura básica 3. BOP: Determinantes de curto prazo 4. BOP: Brasil 5. Posição do investimento

Leia mais