PARECER. 4- A sustentação do despacho de recusa justificou a subida do processo para decisão superior.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARECER. 4- A sustentação do despacho de recusa justificou a subida do processo para decisão superior."

Transcrição

1 1 Pº R.P.129/2005 DSJ-CT - Registo de acção - Execução específica do contratopromessa de compra e venda - Incompatibilidade entre o registo provisório de acção e o anterior registo provisório de aquisição PARECER Despacho impugnado: o de recusa do pedido apresentado sob o nº 25, em 29 de Maio de 2005 (cancelamento da inscrição F-1, relativamente ao prédio nº 1867/ ). I- OS FACTOS: 1- No dia 29 de Maio de 2005, foi apresentada na Conservatória do Registo Predial de, sob o nº 25, uma exposição-requerimento tendo por objecto a inscrição de acção de execução específica de cancelamento do registo da acção de execução específica (F-1), incidente sobre o prédio nº 1867, da freguesia e concelho de a qual já devia ter sido oficiosamente declarada e inscrita. 2- Na referida exposição, a interessada dá conta de que é proprietária do prédio sobre o qual incide uma acção de execução específica do contrato-promessa de compra e venda, cuja manutenção lhe acarreta elevados prejuízos materiais, porque, não obstante ter propostas de terceiros para a aquisição (do prédio), com a consequente obtenção de mais-valias, o certo é que esses terceiros não concretizam a compra atenta a permanência do registo da referida acção judicial que lhes traz receios, e requer que, com urgência, seja declarada e averbada a caducidade da inscrição F A Srª. Conservadora, após qualificar a viabilidade do pedido, recusou o acto pelos motivos que, de seguida, se referirão, tendo a interessada interposto o presente recurso hierárquico. 4- A sustentação do despacho de recusa justificou a subida do processo para decisão superior. II- A QUALIFICAÇÃO: 1- A Srª. Conservadora considerou a pretensão do interessado como um pedido de registo de cancelamento, não autorizou a sua feitura antecipada, anotou a recusa na ficha do prédio e despachou o seguinte: Indeferida a urgência. A inscrição F-1 ainda se encontra em vigor não sendo susceptível de ser cancelada - Art. 68º, 11 e 75, nº 2.

2 2 2- Da leitura conjunta dos despachos de recusa e de sustentação, podemos concluir que a Srª Conservadora entendeu: e - que a inscrição ainda se encontra em vigor nos termos do art. 92º, nºs 1 a) e 3 CRP, - que a provisoriedade da alínea a) do nº 1 do art. 92º CRP impede a aplicação do regime de caducidade previsto no nº 6 do mesmo preceito, fazendo com que a extinção do encargo apenas possa decorrer da aplicação do nº 4 do art. 59º CRP, isto é, através de cancelamento com base numa certidão da decisão, transitada em julgado que absolva o réu do pedido ou da instância, a julgue extinta, ou a declare interrompida. 3- A ora recorrente, pelo contrário, argumenta, em síntese: - que sendo titular de um registo provisório de aquisição, entretanto convertido, goza de prioridade em relação ao registo de acção, cuja provisoriedade, por esse motivo, encontra apoio na alínea b) do nº 2 do art. 92º CRP; - que é por demais evidente que o registo de acção de execução específica do contratopromessa de compra e venda, proposta contra os proprietários originários, com vista à venda do prédio é incompatível com a conversão em definitivo do registo provisório de aquisição de prédio a favor de terceiro na acção ; e - que uma inscrição como a dos autos, simultaneamente provisória pelos fundamentos previstos nas alíneas a) do nº 1 e b) do nº 2 do art. 92º, mantém-se em vigor pelo prazo do registo com o qual colide, caducando se esse registo vier a ser convertido em definitivo. III-O DIREITO: a)- Forma do processo, tempestividade do recurso e legitimidade: Sendo o processo o próprio e mostrando-se interposto tempestivamente por parte legítima, encontram-se cumpridos os dispositivos dos arts. 36º, 39º, 140º- nº 1, 141º-nº 1, 142º-nºs. 1 e 2, todos do Código do Registo Predial, inexistindo questões que obstem ao seu conhecimento. b)- Apreciando: b1) Questão prévia: 1- A pretensão da recorrente tem por objecto a necessidade de expurgação das tábuas da inscrição de acção de execução específica F-1, sobre o prédio 1867 da freguesia de. 2- É certo que a terminologia utilizada pela interessada possibilita alguma confusão sobre o acto de registo efectivamente pretendido ( se um cancelamento ou uma anotação de caducidade)-mas os termos em que o pedido é formulado e a inobservância do formalismo da instância apontam no sentido de ser pretendida a anotação de caducidade nos termos dos nºs 11º, nº 4 e 92º, nº 6 CRP da inscrição supra identificada, num jeito que, sucintamente, poderíamos identificar como uma solicitação de reapreciação da legalidade da omissão de anotação de caducidade e da requalificação da natureza da inscrição de acção de execução específica.

3 3 3- Não o entendeu assim a recorrida que interpretou a manifestação de vontade da exponente (ora recorrente) como um pedido de registo de cancelamento que, erradamente, apresentou no diário (art. 66º, nº 1-d) CRP), indeferindo um suposto pedido de urgência com a subsequente recusa do pedido formulado, pelos motivos que, de seguida, se indicarão. b2)- A questão principal: 1- Parece-nos que a primeira questão a considerar se deve reportar à natureza da inscrição de acção de execução específica F-1. Será ela: - provisória por natureza, ao abrigo da alínea a) do nº 1 do art. 92º CRP, apenas por se tratar duma acção sujeita a registo nos termos da alínea a) do nº do art. 3º CRP? ou, antes - provisória por natureza ao abrigo das alíneas a) do nº 1 e b) do nº 2 CRP, porque, para além de se tratar de uma acção sujeita a registo, o seu teor é incompatível com registo provisório anterior? 2- A nosso ver, julgamos a resposta essencial para o apuramento da viabilidade de aplicação do regime especial da caducidade da inscrição pretendido pela recorrente, importando que, liminarmente, analisemos a situação tabular do prédio: -trata-se de um prédio rústico com 4880 m2, situado nos limites do lugar da, inscrito na matriz sob o art. 930, secção 55, descrito sob o nº 1867 da freguesia de, sobre o qual incidem: a)- uma inscrição de propriedade a favor da recorrente, por compra a M e Mário J (G-5); b)- uma inscrição de acção de execução específica, intentada pela M Limitada contra os Réus M e Mário J, sendo pedida a obtenção de sentença que produza os efeitos da declaração negocial dos Réus faltosos (F-1). 3- Resulta assim, e em resumo que: 3.1- Em 21 de Outubro de 2003, os então titulares do direito de propriedade sobre o prédio (G-4), declararam vendê-lo à ora recorrente; 3.2- Esta passou então a ser titular de um registo provisório de aquisição, nos termos da alínea g) do nº 1 do art. 92º CRP (G-5); 3.3- Na vigência do registo provisório, foi inscrita uma acção de execução específica do contrato, intentada por terceiro (, Lda.), contra os titulares definitivamente inscritos (os da G- 4), no sentido de obter sentença que produzisse a declaração negocial dos faltosos A inscrição de aquisição a favor da ora recorrente foi, entretanto, convertida em definitiva; 3.5- Posteriormente, foi averbada à inscrição de acção, a provisoriedade apenas da alínea a) do nº 1 do art. 92º CRP.

4 4 4- Parece-nos ter sido o teor deste averbamento que conduziu a Srª. Conservadora à conclusão de que a inscrição de acção está em vigor, só caduca ao fim de 3 anos e que a sua extinção depende de cancelamento a efectuar nos exactos termos em que nº 4 do art. 59º CRP o prevê. 5- Nada objectaríamos a este entendimento se tivéssemos firme convicção da completa independência e compatibilidade entre as inscrições G-5 e F-1, o que, ao que julgamos, não acontece: - o respectivo teor evidencia uma incontornável incompatibilidade que torna duvidosa a adequação do averbamento nº 1 da última: 5.1- Se assentarmos em que inscrições incompatíveis são todas aquelas que atentam contra outras existentes, excluindo-se mutuamente e em que a qualificação deve levar sempre em linha de conta o dinamismo dos direitos inscritos 1, teremos de concluir que: 5.2- O registo provisório de aquisição G-4 (entretanto convertido), faz presumir, desde 21 de Outubro de 2003, a existência de um direito de propriedade sobre o prédio 1867/, no património da ora recorrente; 5.3- A expectativa de conversão do registo provisório de acção de execução específica permite presumir, desde 26 de Fevereiro de 2004 e em caso de sentença que considere procedente o pedido, a existência do mesmo direito no património da Autora; 5.4- Esta, porém, deverá adquirir o direito de propriedade de quem, no momento da sentença, seja o seu titular; 5.5- No entanto, perante a conversão da inscrição de aquisição de propriedade a favor da recorrente (ocorrida em 15 de Abril de 2004), a pretensão da Autora fica seriamente comprometida. 6- Após o que deixamos dito, consideramos demonstrada a incompatibilidade entre as duas inscrições e concluímos que a inscrição de acção de execução específica para cumprimento de contrato-promessa de compra e venda de prédio sobre o qual incida registo provisório de aquisição a favor de terceiro, deve revestir natureza provisória nos termos das alíneas a) do nº 1 e b) do nº 2, ambas do art. 92º CRP. 7- Nesta conformidade, competirá ao Conservador, face aos documentos apresentados (art. 68º CRP), aplicar o regime previsto no nº 6 do art. 92º CRP: após a conversão do registo de aquisição, anotará a caducidade da inscrição de acção, por incompatibilidade e conforme o disposto nos arts. 11º, nºs. 1 e 4 e 76º, nº 1 do citado Código. 8- Não foi o que ocorreu no caso concreto e, embora a caducidade decorra directamente da lei, a omissão da respectiva anotação permitiu que o registo anunciasse uma situação jurídica nebulosa, agravada pela ulterior requalificação 2 de 1 de Abril de 2005, e em resultado da qual foi averbada à acção, a provisoriedade da alínea a) do nº 1 do art. 92º CRP. 1 No sentido entendido vai o disposto no nº 3 do art. 271º CPC: ao dizer que a sentença produz efeitos em relação ao adquirente, ainda que este não intervenha no processo, excepto no caso de a acção estar sujeita a registo e o adquirente registar a transmissão antes de feito o registo da acção, significa que a sentença da acção cujo registo se pretende cancelar, só produzirá efeitos em relação ao actual titular do direito de propriedade, se este intervier na acção através de um qualquer incidente de intervenção de terceiros, ou seja, se fosse perfilhado o entendimento da Recorrida, teríamos, em caso de procedência da acção, uma sentença inexequível. 2 Do registo resulta eficácia contra terceiros (arts. 1º e 5º CRP), e, por isso, perante a inscrição de factos supervenientes que alterem o sentido da publicidade já constante das tábuas, o

5 5 9- Naturalmente que a actuação da recorrida se escudou na presunção de certeza e verdade do averbamento nº 1 da inscrição F-1(art. 7º CRP), mas ao desatender as motivações da recorrente, indeferindo o, por si entendido, pedido de cancelamento e sustentando a recusa, errou na apreciação do direito aplicável, violou as disposições dos arts. 41º e 66º, nº 1-d) CRP. 10- Também ao omitir qualquer diligência que conduzisse à elisão da presunção derivada do registo (art. 350º CC), menosprezou a oportunidade de revogar ela própria as decisões anteriormente tomadas:- impor-se-lhe-ia, julgamos, efectivar o cancelamento do averbamento de requalificação por se tratar de registo nulo, já que efectuado com base em documentos insuficientes. (arts. 13º, 16º-b), e 121º CRP). 11- Como consequência, a omissão supra mencionada obstaculiza, no imediato, a aplicação do regime de caducidade previsto no nº 6 do art. 92º CRP. 12- Pelo que deixamos dito, o recurso deverá ser considerado improcedente, concluindose que: I- Salvo nos casos previstos na lei, o registo efectua-se a pedido dos interessados, em impressos de modelo aprovado (art. 41º CRP); II- A inobservância do formalismo da instância conduz à rejeição da apresentação (art. 66º, nº 1-d) CRP); III- São incompatíveis a inscrição de aquisição provisória por natureza nos termos da alínea g) do nº 1 do art. 92º CRP e a de acção de execução específica intentada por terceiro contra aqueles que são os vendedores naquela. IV- A conversão da inscrição de aquisição referida anteriormente, determina a anotação de caducidade da inscrição de acção, conforme o nº 6 do art. 92º CRP. Conservador deve oficiosamente requalificar dentro dos limites estabelecidos pelo princípio da legalidade (art. 68º CRP).

6 6 Declaração de Voto Conquanto adira, do ponto de vista substantivo, à argumentação aduzida na 2ª parte da declaração de voto apresentada pelo vogal, entendo que, no caso em apreço, apenas se poderia aceitar a conversão do registo para provisório por dúvidas, em vez da anotação de caducidade, se tal qualificação tivesse sido equacionada no despacho inicial, o que, em face dos autos, não parece ter ocorrido. Com efeito, tal como resulta do averbamento efectuado à inscrição da acção, após a conversão em definitivo do registo provisório da aquisição, apenas se terão tido em conta as soluções previstas no n.º 6 do art. 92º do Código do Registo Predial conversão ou caducidade -, pelo que, neste caso, só em sede de processo de rectificação - não sindicável por este Conselho - poderia ser defensável a requalificação do registo para provisório por dúvidas. Assim, votam-se favoravelmente as conclusões III e IV tendo em linha de conta somente o caso em análise.

7 7 Declaração de Voto A questão dos autos é complexa. 1- Numa perspectiva estritamente registral e processual, haverá que interpretar o pedido objecto da Ap. 25, de 19 de Maio de Pretendeu-se um acto de registo (o cancelamento ou a caducidade da insc. F-1) novo, ou antes a rectificação do averbamento (oficioso, e presumimos que por decorrência, embora tardia, da conversão de G-5) n.º 1 à insc. F-1, lavrado em para dizer que o registo ficava apenas provisório por natureza nos termos da al. a) do n.º 1 do art. 92º do C.R.P.? Este é, a meu ver, o ponto Se se pretendeu um novo registo, então o recurso não merecerá provimento, porque de harmonia com aquele averbamento n.º 1 (que goza de presunção de verdade) o registo (já) não é provisório por natureza nos termos da al. b) do n.º 2 do art. 92º do C.R.P., pelo que não poderá ser verificada a sua caducidade. Tal verificação só poderá ocorrer após a eliminação dos efeitos daquele averbamento. Se se pretendeu atacar aquele averbamento n.º 1, então o pedido terá que ser apreciado em sede de processo de rectificação, sendo certo que neste processo o director-geral dos registos e do notariado não é instância de recurso. 2 Do ponto de vista substantivo, a questão é muito mais complexa. Independentemente da sorte do recurso que, se bem ajuízo e como decorre do anteriormente exposto, deverá ser sempre de improcedência -, creio que a questão substantiva deveria ser abordada, com vista à apreciação da correcção do falado averbamento oficioso de No estado actual da nossa doutrina e jurisprudência quer quanto aos efeitos do registo provisório de aquisição quer quanto aos efeitos do registo provisório da acção de execução específica -, e considerando que a) o contrato-promessa objecto da acção de execução específica registada foi celebrada anteriormente ao registo provisório de aquisição (cfr. insc. F-1) e b) a escritura que serviu de base à conversão de G-5 é posterior ao registo da acção (cfr. art. 9º da petição de registo, com a expressão entretanto celebrada ), creio não ser temerário afirmar que é muito controvertível a questão da prevalência do direito de propriedade.

8 8 Só por isso, julgo eu, pragmaticamente será de afastar a aplicação cega do n.º 6 do art. 92º do C.R.P. Aliás, mesmo antes da Reforma de 99, que deu a actual redacção àquela disposição, já o Conselho alertava para situações que implicarão desvios ou correcções a esta orientação (cfr. P.º 91/96 R.P.4, in BRN n.º 6/97, e P.º 148/98, nota 10). Previra-se então a mudança do tipo de provisoriedade por natureza do registo. É obvio que não foi isto o que aconteceu ao lavrar-se o averbamento n.º 1 à insc. F-1. Este averbamento cairia que nem uma luva se a insc. G-5 tivesse caducado ou fosse cancelada. Dou por assente que a conversão da insc. G-5 não pode determinar a caducidade (oficiosa) de F-1. Desde logo, porque admito que o Tribunal venha a entender (como ultimamente tem entendido o Supremo) que o registo provisório de aquisição não faz retrotrair o efeito aquisitivo à data desse registo (provisório) e que a decisão proferida na acção de execução específica forma caso julgado relativamente às aquisições posteriores ao registo da acção. Mas reconheço que inexiste tipo de provisoriedade por natureza que contemple a situação em apreço. Inclino-me, assim, para a requalificação do registo como provisório por natureza e por dúvidas. Claro está que esta solução teria que ser obtida em processo de rectificação do averbamento n.º 1 à insc. F-1, a instaurar oficiosamente pela Conservatória, onde teria que intervir, como prejudicado, o autor da acção. Imediatamente, porém, a Conservatória deveria comunicar ao Juiz do processo onde corre a acção a conversão da ins. G-5 e a pendência da rectificação do averbamento de Esta é a sensibilidade que adquiri após o primeiro contacto com o processo. Este parecer foi homologado por despacho do Director-Geral de 10/11/2006.

9 9

Pº R.P. 241/2008 SJC-CT-

Pº R.P. 241/2008 SJC-CT- Pº R.P. 241/2008 SJC-CT- Acção proposta no âmbito do artº 205º CPEREF- Ordem de separação de determinado prédio da massa falida Cancelamento de hipotecas e penhoras Insuficiência do título. DELIBERAÇÃO

Leia mais

N/Referência: P.º R P 102/2018 STJSR-CC Data de homologação: Arrendamento Provisório por natureza, artigo 92.º, n.º 2, alínea d).

N/Referência: P.º R P 102/2018 STJSR-CC Data de homologação: Arrendamento Provisório por natureza, artigo 92.º, n.º 2, alínea d). DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 46/ CC /2018 N/Referência: P.º R P 102/2018 STJSR-CC Data de homologação: 15-11-2018 Recorrente: Ana, Advogada Recorrido: Conservatória do Registo Predial

Leia mais

N/Referência: PºR.P.135/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.P.135/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 5/ CC /2017 N/Referência: PºR.P.135/2016 STJ-CC Data de homologação: 16-02-2017 Recorrente: A. Raposo l, advogado. Recorrido: Conservatória do Registo Predial

Leia mais

Pº R.P. 42/2008 SJC-CT

Pº R.P. 42/2008 SJC-CT Pº R.P. 42/2008 SJC-CT- Aquisição executiva Registo de acção instaurada contra o executado com pedido de execução específica do contrato-promessa, efectuado já depois de registada a penhora do prédio Cancelamento

Leia mais

N/Referência: P.º R P 46/2016 STJ-CC Data de homologação: J. M., Advogado, em representação de Adélia A... &... Construções, Lda.

N/Referência: P.º R P 46/2016 STJ-CC Data de homologação: J. M., Advogado, em representação de Adélia A... &... Construções, Lda. DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 33/ CC /2016 N/Referência: P.º R P 46/2016 STJ-CC Data de homologação: 01-07-2016 Recorrente: J. M., Advogado, em representação de Adélia A... &... Construções,

Leia mais

Pº R.P. 243/2007 DSJ-CT

Pº R.P. 243/2007 DSJ-CT Pº R.P. 243/2007 DSJ-CT- Cancelamento de registo de aquisição em processo executivo com base em decisão judicial que determina a anulação da venda, a restituição do preço e do IMT ao comprador Recusa por

Leia mais

N/Referência: Pº R.P.76/2017 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: Pº R.P.76/2017 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 51/ CC /2017 N/Referência: Pº R.P.76/2017 STJ-CC Data de homologação: 16-11-2017 Recorrente: Helena M.., agente de execução. Recorrido: Conservatória do

Leia mais

Pº R.P. 193/2005 DSJ-CT- Incerteza, resultante do título e das declarações complementares, quanto ao objecto do registo. PARECER

Pº R.P. 193/2005 DSJ-CT- Incerteza, resultante do título e das declarações complementares, quanto ao objecto do registo. PARECER 1 Pº R.P. 193/2005 DSJ-CT- Incerteza, resultante do título e das declarações complementares, quanto ao objecto do registo. I- OS FACTOS: PARECER 1- Em 7 de Agosto de 1979, foi lavrada, na Secretaria Notarial

Leia mais

P.º R. P. 257/2009 SJC-CT

P.º R. P. 257/2009 SJC-CT 1 P.º R. P. 257/2009 SJC-CT-Rectificação de registo Pedido de conversão registo, lavrado provisoriamente por dúvidas, em consequência do registo rectificando Conexão entre o averbamento peticionado e o

Leia mais

P.º R. P. 231/2007 DSJ-CT

P.º R. P. 231/2007 DSJ-CT P.º R. P. 231/2007 DSJ-CT -Transacção judicial Registo de aquisição Título Reconhecimento do direito de propriedade Trato sucessivo Obrigações fiscais. DELIBERAÇÃO Vem o presente recurso hierárquico interposto

Leia mais

P.º n.º R.P. 169/2011 SJC-CT Conversão do arresto em penhora. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 169/2011 SJC-CT Conversão do arresto em penhora. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 169/2011 SJC-CT Conversão do arresto em penhora. DELIBERAÇÃO Sobre o prédio da ficha nº, da freguesia de..., da Conservatória do Registo Predial de prédio urbano situado na Rua...,, inscrito

Leia mais

P.º R. P. 184/2009 SJC-CT

P.º R. P. 184/2009 SJC-CT P.º R. P. 184/2009 SJC-CT Transferência de património, ao abrigo do D. L. n.º 112/2004 de 13 de Maio, entre dois organismos integrantes do sistema de segurança social, o Instituto da... e o Instituto Recusa

Leia mais

P.º n.º R.P. 212/2010 SJC-CT Penhora. Registo de aquisição de imóvel penhorado. Averbamento à descrição. Recusa. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 212/2010 SJC-CT Penhora. Registo de aquisição de imóvel penhorado. Averbamento à descrição. Recusa. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 212/2010 SJC-CT Penhora. Registo de aquisição de imóvel penhorado. Averbamento à descrição. Recusa. DELIBERAÇÃO A ficha... descreve um terreno para construção com a área de 2 080m2, inscrito

Leia mais

P.º n.º R.P. 43/2010 SJC-CT Transmissão de locação financeira. Recusa. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 43/2010 SJC-CT Transmissão de locação financeira. Recusa. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 43/2010 SJC-CT Transmissão de locação financeira. Recusa. DELIBERAÇÃO 1., advogado, apresentou na Conservatória do Registo Predial de, no dia de de ( Ap. ), um pedido de registo a que chamou

Leia mais

P.º R. P. 142/2007 DSJ-CT

P.º R. P. 142/2007 DSJ-CT P.º R. P. 142/2007 DSJ-CT - Pedido de conversão de registo de aquisição provisória por natureza, ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 92.º do Código do Registo Predial (pendente rectificação

Leia mais

P.º R.P. 293/2007 DSJ-CT-

P.º R.P. 293/2007 DSJ-CT- P.º R.P. 293/2007 DSJ-CT-Conversão de inscrição de aquisição, provisória por natureza, nos termos da alínea b) do n.º 2 do artigo 92.º do Código do Registo Predial. Recusa fundada na eventual incompatibilidade

Leia mais

Pº R.P. 132/2008 SJC-CT

Pº R.P. 132/2008 SJC-CT Pº R.P. 132/2008 SJC-CT - Impugnação de decisão de recusa, consoante respeite a acto de registo nos termos requeridos ou rectificação de registos ( nºs 1 e 2, respectivamente, do art. 140º do C.R.P.) Interpretação

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Na verdade, as hipotecas encontram-se inscritas a favor do BS, e a declaração para cancelamento foi emitida pelo BA.

DELIBERAÇÃO. Na verdade, as hipotecas encontram-se inscritas a favor do BS, e a declaração para cancelamento foi emitida pelo BA. P.º R. P. 17/2009 SJC-CT - Cancelamento de inscrições hipotecárias. Prova da integração do crédito hipotecário no património da entidade que autoriza aquele registo. Título. DELIBERAÇÃO 1 Em 14 de Novembro

Leia mais

DELIBERAÇÃO. A senhora conservadora manteve a decisão proferida nos termos que aqui igualmente damos por reproduzidos na íntegra.

DELIBERAÇÃO. A senhora conservadora manteve a decisão proferida nos termos que aqui igualmente damos por reproduzidos na íntegra. Proc.º n.º R. P. 10/2010 SJC-CT Impugnação judicial da decisão de recusa de conversão do registo de acção após improcedência do recurso hierárquico. Pedido de conversão desse mesmo registo formulado na

Leia mais

P.º R. P. 24/2009 SJC-CT-

P.º R. P. 24/2009 SJC-CT- P.º R. P. 24/2009 SJC-CT- Inscrição de penhora efectuada como provisória por dúvidas. Anotação indevida da sua caducidade. Eliminação desta anotação e elaboração do registo de conversão. Relatório DELIBERAÇÃO

Leia mais

N/Referência: PºR.P.128/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.P.128/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 3/ CC /2017 N/Referência: PºR.P.128/2016 STJ-CC Data de homologação: 16-02-2017 Recorrente: A. Raposo..l, advogado. Recorrido: Conservatóia do Registo Predial

Leia mais

Venda executiva Caducidade - Impugnação pauliana - Artigo 824º do Código Civil.

Venda executiva Caducidade - Impugnação pauliana - Artigo 824º do Código Civil. DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 5/ CC /2016 N/Referência: Pº R.P.106/2015 STJ-CC Data de homologação: 02-02-2016 Recorrente: Lamberto B, representado por João V., advogado. Recorrido:

Leia mais

P.º n.º R.P. 192/2011 SJC-CT Declaração de nulidade da venda por sentença. Cancelamento do registo de aquisição. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 192/2011 SJC-CT Declaração de nulidade da venda por sentença. Cancelamento do registo de aquisição. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 192/2011 SJC-CT Declaração de nulidade da venda por sentença. Cancelamento do registo de aquisição. DELIBERAÇÃO A. A ficha informática da freguesia de, do concelho da que descreve o 1º andar

Leia mais

- 1 - Pº R.Co.27/2009 SJC-CT

- 1 - Pº R.Co.27/2009 SJC-CT - 1 - Pº R.Co.27/2009 SJC-CT Recorrente: Joaquim. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial do. Acto impugnado: Indeferimento liminar de pedidos de rectificação das inscrições 3 e 4 relativas à sociedade

Leia mais

P.º R. P. 191/2008 SJC-CT- Aquisição em processo de execução rejeição da apresentação - gratuitidade do registo. DELIBERAÇÃO Relatório

P.º R. P. 191/2008 SJC-CT- Aquisição em processo de execução rejeição da apresentação - gratuitidade do registo. DELIBERAÇÃO Relatório P.º R. P. 191/2008 SJC-CT- Aquisição em processo de execução rejeição da apresentação - gratuitidade do registo. DELIBERAÇÃO Relatório 1. Em 01/09/2008 foi apresentado, na Conservatória do Registo Predial

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório:

DELIBERAÇÃO. Relatório: Pº R.P. 217/2006 DSJ-CT- Cancelamento de registo de hipoteca Título para registo Requerimento dirigido ao conservador, invocativo da prescrição Recusa. Relatório: DELIBERAÇÃO Do prédio urbano descrito

Leia mais

P.º R. P. 99/2010 SJC-CT

P.º R. P. 99/2010 SJC-CT P.º R. P. 99/2010 SJC-CT Conversão da inscrição de penhora, provisória por natureza (alínea a) do n.º 2 do artigo 92.º do Código do Registo Predial), com fundamento em decisão judicial transitada em julgado

Leia mais

DELIBERAÇÃO. 2 Actualmente, a situação jurídica reflectida nas tábuas com pertinência para o caso é a seguinte:

DELIBERAÇÃO. 2 Actualmente, a situação jurídica reflectida nas tábuas com pertinência para o caso é a seguinte: Proc.º n.º R. P. 242/2009 SJC-CT Cancelamento da inscrição de aquisição com base em sentença judicial transitada em julgado. Cessação dos efeitos da referida inscrição mediante a sua transferência para

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório

DELIBERAÇÃO. Relatório P.º n.º R. P. 253/2007 SJC-CT- Providência de recuperação de empresa mediante reconstituição empresarial. Sentença homologatória do acordo de credores. Título para o registo de cancelamento da inscrição

Leia mais

P.º R.P. 147/2007 DSJ-CT-

P.º R.P. 147/2007 DSJ-CT- P.º R.P. 147/2007 DSJ-CT- Fixação do sentido e alcance da norma contida no n.º 5 do artigo 31.º do D. L. 287/2003, de 12/11 Reconhecimento ao interessado da possibilidade de requerer hoje a liquidação

Leia mais

Comercial de M. d e Can aveses, frente à pretensão da A. no sentido de r ectificar o

Comercial de M. d e Can aveses, frente à pretensão da A. no sentido de r ectificar o PN 254.06-5; Ag: TC M. Canaveses 2º J. ( Ag.e: Ag.a: Em Conferência, no Tribunal da Relação do Porto. I. INTRODUÇÃO: (a) A recorrente não se conformou com a decisão de 1ª instância, que manteve o despacho

Leia mais

PARECER. Recurso hierárquico: Apresentação nº 2, de 30 de Janeiro de 2006.

PARECER. Recurso hierárquico: Apresentação nº 2, de 30 de Janeiro de 2006. 1 Pº R. P. 49/2006 DSJ-CT - Após a realização da escritura de fusão de duas cooperativas de crédito agrícola, a incorporada beneficiou de um registo provisório de hipoteca, em cuja titulação, - que foi

Leia mais

N/Referência: P.º R.P. 117/2016 STJSR-CC Data de homologação:

N/Referência: P.º R.P. 117/2016 STJSR-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 66/ CC /2016 N/Referência: P.º R.P. 117/2016 STJSR-CC Data de homologação: 16-12-2016 Recorrente:..-ALUGUER DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, LDA Recorrido: Conservatória

Leia mais

P.º n.º R.P. 242/2010 SJC-CT

P.º n.º R.P. 242/2010 SJC-CT P.º n.º R.P. 242/2010 SJC-CT Prédio inscrito a favor dos autores da herança. Pagamento das dívidas destes. Penhora. Habilitação dos herdeiros. Identificação dos sujeitos. Documento bastante. DELIBERAÇÃO

Leia mais

P.º n.º R.P. 92/2010 SJC-CT Aquisição. Contrato promessa. DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 92/2010 SJC-CT Aquisição. Contrato promessa. DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 92/2010 SJC-CT Aquisição. Contrato promessa. DELIBERAÇÃO 1. Indicando como objecto mediato o prédio descrito sob o nº... da freguesia de..., o recorrente apresentou na Conservatória do Registo

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0545/10 Data do Acordão: 15-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA CADUCIDADE DO DIREITO À LIQUIDAÇÃO

Leia mais

R.P. 140, /2006 DSJ-CT-

R.P. 140, /2006 DSJ-CT- P.ºs R.P. 140, 141 e 142/2006 DSJ-CT- Averbamento de alteração da inscrição de aquisição Modificação subjectiva Alteração da firma ou denominação de sociedade estrangeira (no âmbito de transferência de

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório

DELIBERAÇÃO. Relatório Pº R. P. 200/2008 SJC-CT- Registo de penhora executado separado de pessoas e bens - registo de aquisição a favor do executado casado no regime da comunhão geral - provisoriedade por natureza (artigo 92.º,

Leia mais

P.º n.º R. P. 255/2009 DSJ-CT- PARECER I Relatório 1

P.º n.º R. P. 255/2009 DSJ-CT- PARECER I Relatório 1 P.º n.º R. P. 255/2009 DSJ-CT- Cancelamento de registo de aquisição, causada por usucapião, efectuado com base em escritura de distrate da justificação. Interpretação do n.º 3 do artigo 33.º do Decreto-Lei

Leia mais

Pº R. P. 46/2009 SJC-CT-

Pº R. P. 46/2009 SJC-CT- Pº R. P. 46/2009 SJC-CT- Inscrição de penhora efectuada como provisória por dúvidas. Divergência entre as áreas constantes da matriz e as áreas das descrições prediais. Actualização/Rectificação. Conversão

Leia mais

PARECER. Fundamentação

PARECER. Fundamentação P.º n.º R.P. 73/2012 SJC-CT Renovação de registo provisório de aquisição lavrado com base em contrato-promessa de alienação. Registo caducado. Pendência de retificação. PARECER 1. A coberto da ap., de

Leia mais

Ficou também arquivada a planta topográfica do prédio rectificando elaborada por técnico qualificado.

Ficou também arquivada a planta topográfica do prédio rectificando elaborada por técnico qualificado. P.º n.º R.P. 148/2011 SJC-CT Registo de constituição de propriedade horizontal precedido da anexação de dois prédios urbanos. Tributação emolumentar devida pelo averbamento. Inaplicabilidade das verbas

Leia mais

Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É

Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É obrigatória a constituição de advogado no recurso de apelação interposto pelo presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo

Leia mais

XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ. Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017

XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ. Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017 XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017 Foi solicitado à ASCR pelo Dr. Inácio Peres uma breve exposição sobre algumas questões notariais e registrais no âmbito da insolvência. Como

Leia mais

P.º R. P. 113/2005 DSJ-CT:

P.º R. P. 113/2005 DSJ-CT: P.º R. P. 113/2005 DSJ-CT: Renovação de registo provisório de aquisição lavrado com base em contrato-promessa de alienação. Documento comprovativo do consentimento das partes. Declarações complementares

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01842/13 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17659 Nº do Documento: SA22014061801842

Leia mais

P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar.

P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar. P.º C. P. 65/2008 SJC-CT- Registo das alterações à licença ou à autorização de loteamento pedido pelas Câmaras Municipais. Tributação emolumentar. DELIBERAÇÃO 1 A Senhora Conservadora do Registo Predial

Leia mais

Pº R.P. 206/2009 SJC-CT

Pº R.P. 206/2009 SJC-CT Pº R.P. 206/2009 SJC-CT Extinção de usufruto causada pelo óbito do usufrutuário. Obrigatoriedade do registo. Sujeito da obrigação de promover o registo. Termo inicial da contagem do prazo de cumprimento

Leia mais

Averigue o Tribunal onde pende a ação de anulação referida e comunique ao referido processo a presente decisão.

Averigue o Tribunal onde pende a ação de anulação referida e comunique ao referido processo a presente decisão. P.º n.º R.P.126/2012 SJC-CT Registo de ação de impugnação pauliana, com inclusão do pedido de cancelamento do registo do facto impugnado, encontrando-se registada ação de divisão de coisa comum. Cancelamento

Leia mais

Pº C.P. 145/2009 SJC-CT-

Pº C.P. 145/2009 SJC-CT- - 1 - Pº C.P. 145/2009 SJC-CT- Inutilização da descrição sem inscrições em vigor( art. 87º, nº g) do C.R.P.) - Âmbito da previsão legal; Pedidos de registo pendentes; Pedido registo do prédio como omisso,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0530/09 Data do Acordão: 08-07-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IMPUGNAÇÃO JUDICIAL DUPLICAÇÃO DE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0440/08 Data do Acordão: 18-09-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXECUÇÃO FISCAL ERRO NA FORMA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0919/08 Data do Acordão: 11-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL RECLAMAÇÃO

Leia mais

PARECER. Para a fundamentação de direito são invocados os artigos 68.º e 70.º do Código do Registo Predial.

PARECER. Para a fundamentação de direito são invocados os artigos 68.º e 70.º do Código do Registo Predial. P.º n.º R.P. 17/2013 STJ-CC Registo de incidente deduzido em processo de execução fiscal. Princípio do trato sucessivo. Despacho de provisoriedade por dúvidas. PARECER 1 O presente recurso hierárquico

Leia mais

Pº R. Co. 25/2006 DSJ-CT. Recorrente: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de.

Pº R. Co. 25/2006 DSJ-CT. Recorrente: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Pº R. Co. 25/2006 DSJ-CT. Recorrente: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Registo a qualificar: Transmissão de dívida com hipoteca a favor de P Sociedade

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório

DELIBERAÇÃO. Relatório 1 PºR. P. 95/2008 SJC-CT- Notificação de qualificação do registo de penhora como provisório por natureza (artigo 92º, nº2, alínea a) do Código do Registo Predial) consequências da sua omissão. DELIBERAÇÃO

Leia mais

N/Referência: PºR.P.95/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: PºR.P.95/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 59/ CC /2016 N/Referência: PºR.P.95/2016 STJ-CC Data de homologação: 23-10-2016 Recorrente: Município de P... Recorrido: Conservatória do Registo Predial

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0551/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo LEI APLICÁVEL RELAÇÃO

Leia mais

P.º R. P. 85/2008 SJC-CT-

P.º R. P. 85/2008 SJC-CT- P.º R. P. 85/2008 SJC-CT- Pedido de averbamento a inscrição de acção Interposição de nova acção com o mesmo objecto dentro dos 30 dias subsequentes ao trânsito em julgado da sentença de absolvição da instância,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0376/08 Data do Acordão: 26-11-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE IMPOSTO DE SELO TRANSMISSÃO DA PROPRIEDADE

Leia mais

Proc. R.C. 3/2008 SJC CT. Parecer

Proc. R.C. 3/2008 SJC CT. Parecer Proc. R.C. 3/2008 SJC CT Parecer Recurso hierárquico. Aquisição da nacionalidade portuguesa por efeito de adopção por decisão transitada em julgado antes da entrada em vigor da Lei n.º 37/81, de 3 de Outubro.

Leia mais

P.º n.º R.P. 123/2009 SJC-CT

P.º n.º R.P. 123/2009 SJC-CT P.º n.º R.P. 123/2009 SJC-CT - Aquisição. Usucapião. Justificação notarial para reatamento do trato sucessivo. Imposto de selo. Decreto-Lei n.º 116/2008, de 4 de Julho. Doação. Caducidade do ónus de eventual

Leia mais

P.º n.º R.P. 82/2011 SJC-CT Pedido de

P.º n.º R.P. 82/2011 SJC-CT Pedido de P.º n.º R.P. 82/2011 SJC-CT Pedido de rectificação de registo. Falta de pagamento da quantia emolumentar. Anotação da apresentação no Diário. Recusa da apreciação do pedido por falta de pagamento das quantias

Leia mais

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0613/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo NULIDADE PRAZO DE ARGUIÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0385/10 Data do Acordão: 11-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL TEMPESTIVIDADE

Leia mais

Acordam no Tribunal da Relação do Porto

Acordam no Tribunal da Relação do Porto PN 1092.01 1 ; Ag: TC Santo Tirso; Age 2 : José Julião João, Rua Senhora da Conceição 25/27 Peniche; Aga 3 : Ivone da Conceição Antunes Romão, Rua Senhora da Conceição 25 Peniche. Acordam no Tribunal da

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO Acórdãos STA Processo: 0405/13 Data do Acordão: 22-05-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15791 Nº do Documento: SA2201305220405 Data de Entrada:

Leia mais

Pº R.Bm.1/2013 SJC-CT

Pº R.Bm.1/2013 SJC-CT Pº R.Bm.1/2013 SJC-CT Recorrente:. Banque Sucursal Portugal. Sumário: Registo de penhora de veículo provisório por natureza (art. 92º/2/a) do Código do Registo Predial) Certificação pelo Tribunal de que

Leia mais

Supremo Tribunal Administrativo:

Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 0125/10 Data do Acordão: 05-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXECUÇÃO FISCAL OPOSIÇÃO CITAÇÃO

Leia mais

Recorrente: «L Sociedade Unipessoal, Limitada». Recorrida: Conservatória do Registo Comercial da. Relatório:

Recorrente: «L Sociedade Unipessoal, Limitada». Recorrida: Conservatória do Registo Comercial da. Relatório: P.º R. Co. 4/2007DSJ-CT - Registo da constituição da sociedade e nomeação de gerentes. Título constitutivo omisso quanto à data do encerramento do exercício social e ao número de identificação fiscal da

Leia mais

DELIBERAÇÃO. recusa da ap. por inicialmente ter sido incorrectamente anotada a descrição predial. respectivamente.

DELIBERAÇÃO. recusa da ap. por inicialmente ter sido incorrectamente anotada a descrição predial. respectivamente. P.º n.º R.P. 82/2010 SJC-CT - Servidão administrativa de gás. Constituição. Título. Gratuitidade prevista no n.º 2 do artigo 33.º do Decreto-Lei n.º 116/2008. Interposição de um único recurso hierárquico

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0270/18.8BEPRT-S1 Data do Acordão: 06-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO APENSAÇÃO PORTAGEM Sumário: Acórdão

Leia mais

N/Referência: P.º R P 43/2016 STJ-CC Data de homologação:

N/Referência: P.º R P 43/2016 STJ-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 30/ CC /2016 N/Referência: P.º R P 43/2016 STJ-CC Data de homologação: 24-06-2016 Recorrente: José M.., Advogado, em representação de Carla S. e Mafalda

Leia mais

P.º n.º R.P. 92/2011 SJC-CT Procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de imóveis (Casa Pronta) DELIBERAÇÃO

P.º n.º R.P. 92/2011 SJC-CT Procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de imóveis (Casa Pronta) DELIBERAÇÃO P.º n.º R.P. 92/2011 SJC-CT Procedimento especial de transmissão, oneração e registo imediato de imóveis (Casa Pronta) DELIBERAÇÃO 1. No âmbito de procedimento casa pronta 1, a Senhora Notária Afecta à

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0834/10 Data do Acordão: 07-12-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE CONTRA-ORDENAÇÃO DEDUÇÃO ACUSAÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL ( ) - Duração 2 h 30 m

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL ( ) - Duração 2 h 30 m DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL (12.1.2016) - Duração 2 h 30 m I. LEIA o seguinte ac. RL 16-1-2014/Proc. 4817/07.7TBALM.L2-6 (ANTÓNIO MARTINS):

Leia mais

Pº R. P. 270/2004 DSJ-CT. Trato sucessivo e compropriedade Facto jurídico uno Transformação da comunhão hereditária em compropriedade.

Pº R. P. 270/2004 DSJ-CT. Trato sucessivo e compropriedade Facto jurídico uno Transformação da comunhão hereditária em compropriedade. Pº R. P. 270/2004 DSJ-CT. Trato sucessivo e compropriedade Facto jurídico uno Transformação da comunhão hereditária em compropriedade. DELIBERAÇÃO Registo a qualificar: Aquisição de 1/8 do prédio da ficha

Leia mais

na sequência da rectificação do Av. 1 à descrição 7271 da freguesia de para anotação. A devolução daquele emolumento é da mais elementar justiça.

na sequência da rectificação do Av. 1 à descrição 7271 da freguesia de para anotação. A devolução daquele emolumento é da mais elementar justiça. Proc.º R.P.234/2004 DSJ-CT- Inscrição de apreensão em processo de insolvência Emolumento. DELIBERAÇÃO Conta impugnada: Registo de apreensão em processo de falência, dos prédios descritos sob os nºs 06959/,06980/,

Leia mais

Pº R.P 167/2005 DSJ-CT-

Pº R.P 167/2005 DSJ-CT- Pº R.P 167/2005 DSJ-CT- Pedido de rectificação Averbamento de pendência Despacho de indeferimento liminar Âmbito do recurso hierárquico quanto a despacho de recusa em processo de rectificação Registo de

Leia mais

P.º R. P. 130/2005 DSJ-CT:

P.º R. P. 130/2005 DSJ-CT: P.º R. P. 130/2005 DSJ-CT: Cancelamento do registo de aquisição, por arrematação em execução fiscal. Sentido e alcance da decisão do Tribunal Tributário de 1ª instância que declara suspensa a execução

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo cordão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01140/16 Data do Acordão: 25-10-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário:

Leia mais

Lebre de Freitas Armindo Ribeiro Mendes

Lebre de Freitas Armindo Ribeiro Mendes Pº R.P. 267/2006 DSJ-CT AUGI Não atribuição de carácter vinculativo geral à decisão de requalificação como definitivo do registo provisório de aquisição de modo a que tal decisão favorável tenha reflexo,

Leia mais

Pº R. 27/2006 DSJ-CT:

Pº R. 27/2006 DSJ-CT: Pº R. Co. 27/2006 DSJ-CT: Alteração parcial do contrato com aumento do capital - Inscrição de acção com pedido de anulação da transformação de uma sociedade por quotas numa sociedade anónima Parecer Registo

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório:

DELIBERAÇÃO. Relatório: Pº R.P. 230/2004 DSJ-CT Expropriação por utilidade pública Título para registo de aquisição Objecto: parcela integrada em logradouro de fracção autónoma ou fracção autónoma Pressupostos. DELIBERAÇÃO Registos

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 40 /03 15 Jul. 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 29/03. (Processo nº 3372/02) SUMÁRIO DO ACÓRDÃO

ACÓRDÃO Nº 40 /03 15 Jul. 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 29/03. (Processo nº 3372/02) SUMÁRIO DO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Nº 40 /03 15 Jul. 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 29/03 (Processo nº 3372/02) SUMÁRIO DO ACÓRDÃO I. O âmbito da fiscalização prévia está definido, fundamentalmente, no artº44º nº1 da Lei 98/97 de 26

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0142/09 Data do Acordão: 03-06-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL EXTEMPORANEIDADE

Leia mais

N/Referência: P.º R.P. 118/2016 STJSR-CC Data de homologação:

N/Referência: P.º R.P. 118/2016 STJSR-CC Data de homologação: DIVULGAÇÃO DE PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO N.º 1/ CC /2017 N/Referência: P.º R.P. 118/2016 STJSR-CC Data de homologação: 20-01-2017 Recorrente: Francisco J.., representado por Constantino.., advogado.

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Évora, de

Acórdão do Tribunal da Relação de Évora, de Acórdão do Tribunal da Relação de Évora, de 26-03-2015 Processo: 897/13.4TBVRS.E1 Relator: MATA RIBEIRO Fonte: www.dgsi.pt Sumário Uma sentença, só por si, pode ser título inidóneo para no âmbito registral

Leia mais

A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação

A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação P.º n.º C.P. 68 e 69/2010 SJC-CT Certidão negativa. Informação acerca da omissão de prédio no registo. É indispensável a indicação do anterior artigo da matriz onde o prédio, seja da matriz rústica ou

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01102/09 Data do Acordão: 03-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL RECURSO

Leia mais

Pº R.P. 77/2005 DSJ-CT-

Pº R.P. 77/2005 DSJ-CT- 1 Pº R.P. 77/2005 DSJ-CT- Acção administrativa especial cujo pedido consiste na declaração de nulidade da deliberação camarária que aprovou uma alteração (não registada) ao alvará de loteamento-sua registabilidade

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01384/14 Data do Acordão: 20-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: OPOSIÇÃO INDEFERIMENTO LIMINAR PRAZO DEDUÇÃO PEDIDO APOIO JUDICIÁRIO

Leia mais

Pº R.P. 240/2004 DSJ-CT- Matriz- Freguesia- Acção- Trato sucessivo. DELIBERAÇÃO

Pº R.P. 240/2004 DSJ-CT- Matriz- Freguesia- Acção- Trato sucessivo. DELIBERAÇÃO Pº R.P. 240/2004 DSJ-CT- Matriz- Freguesia- Acção- Trato sucessivo. Recorrente: Maria. DELIBERAÇÃO Recorrida: Conservatória do Registo Predial de. Registo a qualificar: Acção sobre os prédios das fichas

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0187/11 Data do Acordão: 25-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL NULIDADE

Leia mais

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica Concordo. Remeta-se a presente Informação ao Sr. Director do DMGUF, Arq.º Aníbal Caldas. Cristina Guimarães Chefe da Divisão de Estudos e Assessoria Jurídica 2010.05.12 N.º Inf: ( ) Ref.ª: ( ) Porto, 11/05/2010

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0433/08 Data do Acordão: 09-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL INQUIRIÇÃO

Leia mais

P.º n.º R.P. 224/2010 SJC-CT Prédio não descrito. Aquisição. Declaração a que se refere o artigo 42.º, n.º 6 do Código do Registo Predial.

P.º n.º R.P. 224/2010 SJC-CT Prédio não descrito. Aquisição. Declaração a que se refere o artigo 42.º, n.º 6 do Código do Registo Predial. P.º n.º R.P. 224/2010 SJC-CT Prédio não descrito. Aquisição. Declaração a que se refere o artigo 42.º, n.º 6 do Código do Registo Predial. DELIBERAÇÃO 1. No dia 27 de Julho de 2010 foi celebrada perante

Leia mais

Pº R. P. 180/2008 SJC-CT

Pº R. P. 180/2008 SJC-CT Pº R. P. 180/2008 SJC-CT - Inscrição de aquisição em comum e sem determinação de parte ou direito Prédio urbano constituído por várias moradias a que correspondem diferentes artigos matriciais Divergência

Leia mais

Pº R. Bm. 9/2008 SJC-CT Recorrente: Ana, advogada. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de.

Pº R. Bm. 9/2008 SJC-CT Recorrente: Ana, advogada. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Pº R. Bm. 9/2008 SJC-CT Recorrente: Ana, advogada. Recorrida: Conservatória do Registo Comercial de. Relatório 1. Com data de 13 de Outubro de 2008 ( cuja apresentação só foi anotada no Diário no dia 20090624,

Leia mais

Sumário: Está - ou não -, sujeita a registo predial a acção administrativa especial para declaração de nulidade ou anulação de actos administrativos

Sumário: Está - ou não -, sujeita a registo predial a acção administrativa especial para declaração de nulidade ou anulação de actos administrativos 1 Pº R.P. 90/2006 DSJ.CT- Acção administrativa especial cujo pedido consiste na declaração de nulidade ou anulação de actos administrativos que aprovaram os projectos e licenciaram as construções erigidas

Leia mais