Vladimir Stolzenberg Torres. Ms. Biociências Dr. em Informática na Educação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vladimir Stolzenberg Torres. Ms. Biociências Dr. em Informática na Educação."

Transcrição

1

2 Vladimir Stolzenberg Torres Biólogo Ms. Biociências Dr. em Informática na Educação

3 Fonte das informações: m#chapter%205%20hive%20management%20- %20Part%20I Observações pessoais

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24 Observe que jáj existe uma abertura aqui!

25 O fundo é constituído por uma tela plástica! Em meu modelo, utilizei madeira convencionalmente, com fundo móvel m em relação ao ninho.

26

27 Três aberturas laterais, fazendo o papel de alvado.. Estão em apenas uma lateral e se encontram centralizadas na caixa.

28 Não sei explicar o motivo desta abertura extra não visível vel na imagem final e, até prova em contrário, rio, desnecessária.

29 Esta é a colméia que eu desenvolvi! Observe que utilizei um alvado frontal ao invés s do lateral. Porém, o mesmo ficou muito alto, havendo a necessidade de utilização de um redutor.17

30 Modelo de caixa TBH Queniana, no qual foi baseado o modelo de alvado que utilizei em minha colméia.

31 Observe a posição e o modelo de alvado adotado nesta colméia.

32 Detalhes do alvado anterior. As tiras servem como marcadores de posição, favorecendo o reconhecimento do local pelas campeiras.

33

34 Estas divisórias são móveis m e, posteriormente opcionais, favorecendo o acompanhamento de crescimento ou encolhimento do enxame.

35 Mobilidade das divisórias,, observando-se que neste outro modelo, a madeira é mais fina e não está posicionada ao centro da barra.

36 Quatro aberturas constituindo o alvado.

37 Visão superior das barras que adotei em meu projeto, o que favorece a subida das abelhas para um conjunto de duas melgueiras em modelo Langstroth não realizei mensurações com Curtinaz e Schirmer,, a Schenck com certeza é incompatível.

38 Um modelo de barras superiores, utilizando uma pequena travessa longitudinal como forma de favorecer a puxada dos favos.

39 Detalhes de um modelo de barra superior. Visão da extremidade. Detalhes de um modelo de barra superior. Visão detalhada da extremidade.

40 Crescimento do favo, sem o arame de suporte, favorecendo sua queda, em dias muito quentes, pelo amolecimento da porção superior, acrescida do peso do mesmo.

41 Formato da barra superior que utilizei acrescida de um arame que favorece a fixação do favo e impede a sua queda em dias muito quentes.

42 Neste outro modelo de barra, o autor optou por uma trama de arames e uma barra inferior,, a qual não considero adequada por limitar o crescimento do favo e, com isto, impedir o desenvolvimento natural do mesmo.

43 Dimensões das barras que utilizei em minha caixa! A largura visou o espaço o abelha para terem acesso a porção superior e às s melgueiras.

44 Este modelo de pés p é fundamental para caixas que estejam em campo, sem a proteção de um quebra-ventos. Descobri isto da pior maneira possível, com o tombamento da minha!

45 O ideal para este tipo de caixa é a captura de enxames voadores, lembrando porém, que haverá necessidade de alguma cera no interior da mesma. Todos os cuidados deverão ser tomados, como em capturas convencionais, evitando que o enxame rejeite a caixa, abandonando-a a na seqüência da captura.

46 Enxames transferidos também podem ser aproveitados. A fixação dos favos, porém, representa um esforço absurdo de ser realizado, valendo como um indiscutível exercício cio de paciência.

47 Desenvolvimento dos favos, sem uso do arame fixador e de cera alveolada. O uso do suporte de arame favorece a utilização de uma pequena porção de cera alveolada, minimizando o dispêndio de energia pelas abelhas, assim como o óbvio consumo de mel.

48 Neste modelo o autor dispensou a tradicional tampa de madeira em função de que a proximidade entre as barras superiores ( caixilhos )) impede a passagem das abelhas para cima o que, obviamente complica a situação para uso de melgueiras.

49 Um modelo de tampa, para quem não desejar utilizar o sistema tradicional com as barras servindo como tampa.

50 Visão lateral da caixa que eu construí.. Embora não esteja visível, vel, utilizei uma tampa de madeira similar as convencionais, apenas com as dimensões adaptadas. Visão frontal da mesma caixa sem a tampa. É importante salientar que não utilizei a confecção de pés p s como restante do esquema.

51 Neste outro modelo o autor optou por um telhado,, que pode ser móvel, favorecendo o uso de melgueiras, caso as barras sofram uma modificação em seu desenho, permitindo o acesso das abelhas.

52 Modelo de caixa que é mantida suspensa. Uma ótima alternativa para quem não utiliza os pés p s tipo cavaletes. Isto também m dificulta o tombamento.

53 Possibilidades que se apresentam.

54 Coleta de mel, neste modelo de caixa. Observe-se que, neste caso, não háh previsão de uso de melgueiras (condição que eu prefiro contrariar), devendo-se colher os favos mais extremos e, posteriormente prensá-los. Basta, então, cortar o favo, como no esquema abaixo, possibilitando sua re- construção correta.

55 Fim! Será mesmo?

Estrutura da Colméia. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ZOOTECNIA Disciplina de Apicultura Profa. Lilian Kratz Semestre 2017/2

Estrutura da Colméia. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ZOOTECNIA Disciplina de Apicultura Profa. Lilian Kratz Semestre 2017/2 Estrutura da Colméia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ZOOTECNIA Disciplina de Apicultura Profa. Lilian Kratz Semestre 2017/2 Colméias LANGSTROTH Americana ou standard Padrão da

Leia mais

COLMÉIA GUILLIANIPARA CRIAÇÃO RACIONAL DE JATAÍ

COLMÉIA GUILLIANIPARA CRIAÇÃO RACIONAL DE JATAÍ Equipamento Apícola COLMÉIA GUILLIANIPARA CRIAÇÃO RACIONAL DE JATAÍ (Tetragonisca angustula) GasparGuilliani 1 e Guilherme José de Paiva 2 INTRODUÇÃO Na criação e construção de uma colmeia racional, deve-se

Leia mais

CAIXA PARA JATAÍ MODELO CANDIDÉS

CAIXA PARA JATAÍ MODELO CANDIDÉS CAIXA PARA JATAÍ MODELO CANDIDÉS Desenvolvida por: Daniel Pereira da Costa Graduando em Zootecnia pelo CEFET-Bambuí no ano de 2007 Material para a caixa: Espessura da madeira 2,5 cm Tipo: madeira branca

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO DE ENXAMES

MULTIPLICAÇÃO DE ENXAMES MULTIPLICAÇÃO DE ENXAMES CAPTURA OU DIVISÃO? QUAL A MELHOR FORMA DE AMPLIAR O PLANTEL? CAPTURA DE ENXAMES JÁ ALOJADOS UM BONITO PARA AGRADAR AOS OLHOS ENXAMES VOADORES CAIXAS ISCAS PROBLEMAS

Leia mais

Abelhas e polinização Luis Fernando Wolff

Abelhas e polinização Luis Fernando Wolff 14 empresas nacionais a produzirem os equipamentos necessários para que, no futuro, esse seja um dos fatores importantes na redução do custo dos equipamentos para viabilizar a economicidade do sistema.

Leia mais

APISANTOS Comercial, Lda. V.8.26 Janeiro 2016

APISANTOS Comercial, Lda. V.8.26 Janeiro 2016 2016 APISANTOS Comercial, Lda V.8.26 Janeiro 2016 Colmeia pintura areia Colmeia LUSITANA completa com cera LU000MA004 Colmeia LUSITANA completa sem cera LU000MA006 Colmeia LUSITANA com cera e sem alça

Leia mais

1 O que é uma colméia? É a casa das abelhas. Por extensão, a palavra também é usada para fazer referência às abelhas que a habitam.

1 O que é uma colméia? É a casa das abelhas. Por extensão, a palavra também é usada para fazer referência às abelhas que a habitam. 1 O que é uma colméia? É a casa das abelhas. Por extensão, a palavra também é usada para fazer referência às abelhas que a habitam. 2 Como é uma colméia? A colméia dita racional é uma caixa, ou um conjunto

Leia mais

Pesquisa da Cadeia Apícola do Vale do Jaguari-RS Como citar:

Pesquisa da Cadeia Apícola do Vale do Jaguari-RS Como citar: Pesquisa da Cadeia Apícola do Vale do Jaguari-RS Como citar: SOUTO. A. J. P. Pesquisa da Cadeia Apícola Vale do Jaguari- RS. Resultados parciais: Mata. URI Santiago RS. Ano 2014-2016. Disponível: .

Leia mais

COCHO DE BOMBONAS OPÇÃO PRÁTICA E BARATA PARA O SEMICONFINAMENTO

COCHO DE BOMBONAS OPÇÃO PRÁTICA E BARATA PARA O SEMICONFINAMENTO COCHO DE BOMBONAS OPÇÃO PRÁTICA E BARATA PARA O SEMICONFINAMENTO O semiconfinamento é um sistema de engorda em pastagens que permite atingir o ponto de terminação dos animais em um período curto de tempo

Leia mais

Produção de própolis Alternativa viável para o Nordeste

Produção de própolis Alternativa viável para o Nordeste Produção de própolis Alternativa viável para o Nordeste PEC NORDESTE: 04/ 09/2013 Parabéns parceiros e organizadores! Parabéns apicultores e participantes. A presença de vocês representa a esperança de

Leia mais

Usos Alternativos dos Plantios de Eucalipto APICULTURA SOLIDÁRIA. Edmilson Bitti Loureiro Especialista em Proteção Florestal

Usos Alternativos dos Plantios de Eucalipto APICULTURA SOLIDÁRIA. Edmilson Bitti Loureiro Especialista em Proteção Florestal Usos Alternativos dos Plantios de Eucalipto APICULTURA SOLIDÁRIA Edmilson Bitti Loureiro Especialista em Proteção Florestal Vídeo institucional... MOTIVAÇÕES DO PROJETO Produção de mel em plantios de eucalipto

Leia mais

Prof. Maria Cristina Lorenzon/UFRRJ

Prof. Maria Cristina Lorenzon/UFRRJ Prof. Maria Cristina Lorenzon/UFRRJ Apicultor de Hoje Deve ser atualizar Cultivar Bons Hábitos Monitorar seu Desempenho Ser Organizado Preocupar-se com a Saúde das Abelhas Deve Anotar (POR ANO) - Mel (kg),

Leia mais

Guarde esse manual ele pode servir para futuras consultas em caso de avarias, lembrando que nossos móveis tem garantia de 2 anos.

Guarde esse manual ele pode servir para futuras consultas em caso de avarias, lembrando que nossos móveis tem garantia de 2 anos. CÔMODA 1 PORTA E 5 GAVETAS Luis XVII L. 17,5 / A. 106 / P. 50,5 cm 19/03/18 - REV. 01 Válido a partir do lote: 18/008 Clique aqui para visualizar o manual anterior Guarde esse manual ele pode servir para

Leia mais

INCORPORAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NA APICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO DE IRATI, CENTRO SUL DO PARANÁ

INCORPORAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NA APICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO DE IRATI, CENTRO SUL DO PARANÁ INCORPORAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NA APICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO DE IRATI, CENTRO SUL DO PARANÁ Adalberto Klossowski (Bolsista SETI- UNICENTRO); Jairo Woruby (Bolsista SETI- UNICENTRO), Maicon Dziadzio (Bolsista

Leia mais

[1º passo] [2º passo] [3º passo] [4º passo] [5º passo] [6º passo]

[1º passo] [2º passo] [3º passo] [4º passo] [5º passo] [6º passo] 1 de 5 10/16/aaaa 10:58 Apicultura Apicultura : Povoamento do apiário Nome Apicultura : povoamento do apiário Produto Informação Tecnológica Data Agosto -2000 Preço - Linha Apicultura Informações resumidas

Leia mais

I. APRESENTAÇÃO DAS ETIQUETAS...04 COMO FUNCIONA AS ETIQUETAS...08 PRINCIPIOS BASICOS PARA APLICAÇÃO...09 IV. COMO APLICAR AS ETIQUETAS...

I. APRESENTAÇÃO DAS ETIQUETAS...04 COMO FUNCIONA AS ETIQUETAS...08 PRINCIPIOS BASICOS PARA APLICAÇÃO...09 IV. COMO APLICAR AS ETIQUETAS... SUMÁRIO I. APRESENTAÇÃO DAS ETIQUETAS...04 II. III. COMO FUNCIONA AS ETIQUETAS...08 PRINCIPIOS BASICOS PARA APLICAÇÃO...09 IV. COMO APLICAR AS ETIQUETAS...10 V. EXEMPLOS DE APLICAÇÕES CORRETAS E INCORRETAS...16

Leia mais

O MISTERIOSO SUMIÇO DAS ABELHAS

O MISTERIOSO SUMIÇO DAS ABELHAS Instituto de Educação infantil e juvenil Verão, 2012. Londrina, de. Nome: Série: Tempo início: término: total: Edição II MMXII fase 3 Grupo B O MISTERIOSO SUMIÇO DAS ABELHAS Questão 1 Há cerca de quatro

Leia mais

3 Medidas, Proporções e Cortes

3 Medidas, Proporções e Cortes 3 Medidas, Proporções e Cortes 3.1 Garagens A Figura 3.1 apresenta algumas dimensões que podem ser usadas para projetos de garagens. Em geral, para projetos residenciais, podem-se usar as dimensões de

Leia mais

PRODUÇÃO DE MEL EM MELGUEIRAS LANGSTROTH DE OITO E DEZ QUADROS

PRODUÇÃO DE MEL EM MELGUEIRAS LANGSTROTH DE OITO E DEZ QUADROS PRODUÇÃO DE MEL EM MELGUEIRAS LANGSTROTH DE OITO E DEZ QUADROS Caio Jordy Cardoso da SILVA 1, Iasmin Myrele Santos Calaça de FARIAS *1, Patrícia GUIMARÃES-BEELEN 1, Alany Cristyane Felix da SILVA 1, Hemilly

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro Instituto De Zootecnia

Serviço Público Federal Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro Instituto De Zootecnia Serviço Público Federal Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro Instituto De Zootecnia PROGRAMA DE CONTROLE DA PERDAS APÍCOLAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CARTILHA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A DOENÇA

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS COMPLE MENTARES

CATÁLOGO DE PEÇAS COMPLE MENTARES CATÁLOGO DE PEÇAS COMPLE MENTARES TELHA UNIVERSAL (4mm)...5 11.1 Superior / Inferior...5 2TELHA ONDULADA (5, 6 e 8mm)...6 2.1 Cumeeira Normal...6 2.2 Cumeeira Universal...7 2.3 Cumeeira Shed...8 2.4 Cumeeira

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO RACK VISOGRAF V2 MANUAL DE UTILIZAÇÃO 1 CARACTERÍSTICAS: - Fabricado em aço; - Acabamento em pintura eletrostática nas cores preta ou prata; - Prateleiras em vidro fumê 1000 x 490 x 8 mm; - Rodas com sistema

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Zootecnia

Serviço Público Federal Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Zootecnia 1 Serviço Público Federal Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Zootecnia PROGRAMA DE CONTROLE DE PERDAS APÍCOLAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CARTILHA DE ESCLARECIMENTOS SOBRE A DOENÇA

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL 014/2016

PREGÃO PRESENCIAL 014/2016 PREGÃO PRESENCIAL 014/2016 ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ITEM DESCRIÇÃO QTD 1 ESTANTE FACE SIMPLES, TOTALMENTE CONFECCIONADO EM AÇO E TRATAMENTO QUÍMICO DAS CHAPAS ATRAVÉS DO SISTEMA ANTIFERRUGINOSO

Leia mais

substitui todos os anteriores Maio Este Manual

substitui todos os anteriores Maio Este Manual Maio 2016 - Este Manual substitui todos os anteriores ATENÇÃO: As Medidas de Folga e os Desenhos deste Manual são para referência de montagem e podem sofrer modificações. Índice Consulte sempre o Site

Leia mais

da Agricultura Familiar Como capturar enxames em voo

da Agricultura Familiar Como capturar enxames em voo ABC da Agricultura Familiar Como capturar enxames em voo Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Como capturar enxames em

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0002

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0002 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Às 09:07 horas do dia 06 de junho de 2012, após analisados todos os atos processuais do Pregão Pregão Eletrônico 004/2012, referente ao processo 004632/2012, o Sr(a). Wainer Viana

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. PROCESSAMENTO

1. INTRODUÇÃO 2. PROCESSAMENTO PROCESSAMENTO DO MEL Katiani Silva Venturini 1 (e-mail: katiani_sv@hotmail.com) Miryelle Freire Sarcinelli 1 (e-mail: miryelle@hotmail.com) Luís César da Silva 2 (website: www.agais.com) 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

AC FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m²

AC FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m² Água da Chuva AC-500 - FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m² FICHA TÉCNICA Filtro para aproveitamento de água da chuva Conexões de entrada:

Leia mais

Questão 2 Em uma colmeia com abelhas, há 400 são zangões e 1 rainha. O restante das abelhas são operárias.

Questão 2 Em uma colmeia com abelhas, há 400 são zangões e 1 rainha. O restante das abelhas são operárias. Instituto de Educação infantil e juvenil Verão, 2012. Londrina, de. Nome: Série: Tempo início: término: total: Edição II MMXII fase 3 Grupo C CAMPOS SILENCIOSOS Questão 1... melões na Flórida, maçãs na

Leia mais

Cálculo para Largura da Porta. Guias Disponíveis. Perfis Aplicados. Cálculo para Altura da Porta. Altura Fixação Interna. Largura - Uma Porta

Cálculo para Largura da Porta. Guias Disponíveis. Perfis Aplicados. Cálculo para Altura da Porta. Altura Fixação Interna. Largura - Uma Porta Montagem para porta de alumínio Doppio Nº Peça Quant. 2 0 Esquadreta - ESQ 055 4 5 6 02 Perfil - RM 20 0 Cantoneira de Junção 04 Perfil - RM 204 05 Perfil - RM 205 06 07 08 09 0 Perfil - RM 202 Perfil

Leia mais

Yep. Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm Tampo Vendido Separadamente - Lateral Direita/Esquerda (x) - Base (x) 3- Travessa (x) 4- Traseiro (x) 5- Fechamento

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 3 portas ref. 1307 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO MEL E DE POSTURAS DE RAÍNHAS DE Apis melifera spp EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO MEL E DE POSTURAS DE RAÍNHAS DE Apis melifera spp EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO MEL E DE POSTURAS DE RAÍNHAS DE Apis melifera spp EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO Élio Barbieri Junior 1 - IFMT Campus Sorriso Roberta Cristiane Ribeiro 2 - IFMT Campus Sorriso

Leia mais

Palete Plana de Cobertura Total para Apoio Duplo ou Triplo

Palete Plana de Cobertura Total para Apoio Duplo ou Triplo Resumo Palete Plana de Cobertura Total para Apoio Duplo ou Triplo No estado da técnica as paletes não eram colocadas em prateleiras e acontecia que, quando submetidas, a um esforço extra nesta posição

Leia mais

DESENHO 2D NO INVENTOR. Prof. Márcio Catapan Disciplina: Desenho Mecânico 2

DESENHO 2D NO INVENTOR. Prof. Márcio Catapan Disciplina: Desenho Mecânico 2 DESENHO 2D NO INVENTOR Prof. Márcio Catapan Disciplina: Desenho Mecânico 2 INFORMAÇÕES DA AULA Cada peça/componentes deverá ter o seu desenho detalhado (desenho 2D). Não é recomendado que em uma folha

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Tecnologia Kopelrot

1 Introdução. 1.1 Tecnologia Kopelrot 1 Introdução O presente trabalho trata do projeto, construção e teste preliminar de um novo compressor rotativo, com a tecnologia Kopelrot. A tecnologia Kopelrot diz respeito à máquina de deslocamento

Leia mais

Yep. Balcão Inferior 40 (4 Gavetas) - 57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Balcão Inferior 40 (4 Gavetas) - 57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Balcão Inferior 40 (4 Gavetas) - 57cm - Lateral Direita (x) - Lateral Esquerda (x) - Base (x) Tampo Vendido Separadamente Frentes de Gaveta Vendidas Separadamente 4- Traseiro (x)

Leia mais

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Leia mais

Desenho Técnico. Corte. Prof. João Paulo Barbosa

Desenho Técnico. Corte. Prof. João Paulo Barbosa Desenho Técnico Corte Prof. João Paulo Barbosa Corte - NBR 10.067 /1987 Analise as duas figuras anteriores. Pela foto, você forma uma idéia do aspecto exterior do objeto melhor detalhado em qual desenho?

Leia mais

TUTORIAL FAZENDO CONSTRUÇÕES COM MATERIAIS SIMPLES E ACESSÍVEIS

TUTORIAL FAZENDO CONSTRUÇÕES COM MATERIAIS SIMPLES E ACESSÍVEIS TUTORIAL FAZENDO CONSTRUÇÕES COM MATERIAIS SIMPLES E ACESSÍVEIS Todos nós hobistas queremos que as nossas maquetes contenham cênicas com construções, galpões, industrias, estações, plataformas, centrais

Leia mais

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Leia mais

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica COBERTURAS Professoras: Natália e Verônica DEFINIÇÃO A cobertura de uma estrutura tem a múltipla função de proteger a construção contra agentes externos, definir os aspectos arquitetônicos da estrutura

Leia mais

TABELA DE PREÇOS CIA DA ABELHA JUNHO/2018. Apicultores responsáveis: Armindo Nascimento Junior, Janaina Nicolini e Tiago Santos

TABELA DE PREÇOS CIA DA ABELHA JUNHO/2018. Apicultores responsáveis: Armindo Nascimento Junior, Janaina Nicolini e Tiago Santos CIA DA ABELHA NASCIMENTO E NICOLINI LTDA CNPJ: 10.795.578/0001-35 - INSC. EST: 10.446.816-5 REFERÊNCIA NA CADEIA DO AGRONEGÓCIO APÍCOLA DESDE 1983 AV PARQUE ATHENEU, UNIDADE 101, LOTE 09, SALA 03, SETOR

Leia mais

A produção de própolis e pólen na rentabilidade de apiários

A produção de própolis e pólen na rentabilidade de apiários A produção de própolis e pólen na rentabilidade de apiários José Everton Alves PROFESSOR Polinização Apitoxina Enxames Rainhas Produtos e serviços explorados na Apicultura Mel Pólen Geléia real Própolis

Leia mais

Confecção do cintado

Confecção do cintado 24 mm 15 mm 6 mm 5 mm 17 mm 16 mm 7 mm Linha d água Confecção do cintado Utilize para confecção do cintado madeira de 3 mm x 2 mm podendo também faze-lo com madeira de 4 mm x 2 mm. utilizar madeiramento

Leia mais

Manual Veterinário de Colheita e Envio de Amostras

Manual Veterinário de Colheita e Envio de Amostras Manual Veterinário de Colheita e Envio de Amostras 2010 Saúde Pública Veterinária Centro Pan-Americano de Febre Aftosa Capítulo 4 ABELHAS Apis mellifera Autores Érica Weinstein Teixeira Agência Paulista

Leia mais

Espantalho. Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho

Espantalho. Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho Espantalho 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho Materiais 2 Linha de bordar Barbante Tesoura Agulha Cartolina Retalhos de tecido em cores, (estampas e tamanhos diversos)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS SALGUEIRO O Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Ficha Técnica. Condulete Top 1. CARACTERISTICAS TÉCNICAS: 2. BENEFÍCIOS: Localização no Website TIGRE: Predial Eletricidade Condulete Top

Ficha Técnica. Condulete Top 1. CARACTERISTICAS TÉCNICAS: 2. BENEFÍCIOS: Localização no Website TIGRE: Predial Eletricidade Condulete Top Condulete Top Ficha Técnica Localização no Website TIGRE: Predial Eletricidade Condulete Top Função: Proteção mecânica para instalações elétricas aparentes de baixa tensão. Aplicações: Indústrias, escritórios,

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Armário Elegance 2 Portas ref. 1305 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto: 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DA TORRE MULTIUSO TMT

MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DA TORRE MULTIUSO TMT MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DA TORRE MULTIUSO TMT Sumário 1- Introdução... 3 2- TERMO DE GARANTIA... 3 3- Posicionando as laterais... 5 4- Posicionado o piso... 6 5- Posicionado os reforços... 7 6- Montagem

Leia mais

Palavras-chave: Captura de enxames. Abelha africanizada. Manejo de abelhas.

Palavras-chave: Captura de enxames. Abelha africanizada. Manejo de abelhas. INSTALAÇÃO DE NÚCLEO APÍCOLA NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO Huann Medeiros Ferreira 1, Valdir Damasceno Alencar Júnior 2, Amália Santiago de Sousa 3, Ciro de Miranda Pinto 4, Maria Gorete Flores Salles 5 Resumo:

Leia mais

GlideLoc Sistemas de trilho para acesso seguro em escadas

GlideLoc Sistemas de trilho para acesso seguro em escadas GlideLoc Sistemas de trilho para acesso seguro em escadas FAQ Perguntas Mais Frequentes P1: O que são os kits GlideLoc para acesso seguro em escadas? R1: GlideLoc trata-se de de um sistema de linha de

Leia mais

CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS

CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS Módulo 05 Projeto de Móveis CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS MÓDULO 05 Aula 07 Assuntos a serem abordados: 06. Detalhando um Móvel Atenção: O material está disponível

Leia mais

ATELIÊ DE PROJETO 1 SEMINÁRIO 2 DIMENSIONAMENTO

ATELIÊ DE PROJETO 1 SEMINÁRIO 2 DIMENSIONAMENTO SEMINÁRIO 2 DIMENSIONAMENTO Existe uma bibliografia completa com dimensões médias das necessidades humanas. Um dos autores mais importantes é Ernst Neufert, que fez um estudo detalhado sobre estas dimensões

Leia mais

substitui todos os anteriores Maio Este Manual

substitui todos os anteriores Maio Este Manual Maio 2016 - Este Manual substitui todos os anteriores ATENÇÃO: As Medidas de Folga e os Desenhos deste Manual são para referência de montagem e podem sofrer modificações. Índice Consulte sempre o Site

Leia mais

Testes de arrancamento de pregos em compósitos à base de fibras naturais

Testes de arrancamento de pregos em compósitos à base de fibras naturais Testes de arrancamento de pregos em compósitos à base de fibras naturais Aluno: Edson Sabino da Silva Orientador: José Roberto M. d'almeida Introdução Este trabalho visa realizar testes de arrancamento

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES 1 DEFINIÇÕES 1.1. Define-se por Tipo de espelho retrovisor o dispositivo que não difere entre si quanto às seguintes características fundamentais:

Leia mais

FRONT CONSULTOR PLATAFORMA: TODAS ORGANIZAÇÃO DE CABOS CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA. Fone:

FRONT CONSULTOR PLATAFORMA: TODAS ORGANIZAÇÃO DE CABOS CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA. Fone: CONSULTOR PLATAFORMA: TODAS ORGANIZAÇÃO DE CABOS 10 formas de manter os cabos dos eletrônicos organizados FRONT CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA Fone: 11 9 9801-2203 11 5563-9559 E-mail: ti@rpedro.com.br

Leia mais

MANUAL CADEIRA DE BANHO EM PVC MANUAL DE CONFECÇÃO MANUAL CADEIRA DE BANHO EM PVC MANUAL DE CONFECÇÃO

MANUAL CADEIRA DE BANHO EM PVC MANUAL DE CONFECÇÃO MANUAL CADEIRA DE BANHO EM PVC MANUAL DE CONFECÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO

Leia mais

CATÁLOGO Network, Datacom e Telecom

CATÁLOGO Network, Datacom e Telecom CATÁLOGO Network, Datacom e Telecom ACESSÓRIOS EF Porta de aço standard / bipartida adicional avulsa Bipartida adicional avulsa SS 3160 SS 3180 SS 3860 SS 3880 SS 3060 SS 3080 SS 3260 SS 3280 SS 3160 A

Leia mais

(22) Data do Depósito: 15/06/2016. (43) Data da Publicação: 29/11/2016

(22) Data do Depósito: 15/06/2016. (43) Data da Publicação: 29/11/2016 INPI (21) BR 202016013907-0 U2 (22) Data do Depósito: 15/06/2016 *BR202016013907U República Federativa do Brasil Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade

Leia mais

Coletor solar (EA0031/EA0023) Manual de instruções. Manual de instruções. Coletor Solar EA0031/EA0023

Coletor solar (EA0031/EA0023) Manual de instruções. Manual de instruções. Coletor Solar EA0031/EA0023 Manual de instruções Coletor Solar EA0031/EA0023 Índice 1. Especificações técnicas... 3 2. Cuidados... 3 3. Tubo do Coletor Solar... 4 3.1. Componentes... 4 3.2. Parâmetros... 5 4. Coletor Solar... 5 5.

Leia mais

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Módulo I Aula 03 Linhas Para desenhar as projeções usa-se vários tipos de linhas. Vamos descrever algumas delas. Largura das linhas A relação entre as

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PEDESTAL VISOGRAF V1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO 1 CARACTERÍSTICAS: - Fabricado em aço. - Acabamento em pintura eletrostática nas cores preta ou prata. - Prateleiras em vidro fumê 240 x 240 x 6 mm. - Pés reguláveis

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM - ROUP. 4 PORTAS EVOLUTION

MANUAL DE MONTAGEM - ROUP. 4 PORTAS EVOLUTION MANUAL DE MONTAGEM - ROUP. 4 PORTAS EVOLUTION ROUPEIRO EVOLUTION 4 PORTAS CÓD: 833 O fabricante se reserva ao direito de introduzir modificações técnicas em seus produtos, sem aviso prévio e sempre que

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM - CÔMODA SONETTO

MANUAL DE MONTAGEM - CÔMODA SONETTO MANUAL DE MONTAGEM - CÔMODA SONETTO CÔMODA SONETTO 6721 O fabricante se reserva ao direito de introduzir modificações técnicas em seus produtos, sem aviso prévio e sempre que julgar conveniente. NECESSÁRIO:

Leia mais

CATÁLOGO Network, Datacom e Telecom

CATÁLOGO Network, Datacom e Telecom CATÁLOGO Network, Datacom e Telecom ACESSÓRIOS EU Porta de aço - standard / bipartida adicional avulsa Bipartida adicional avulsa SD126 SD128 SD186 SD188 SD206 SD208 SD226 SD228 SD126 A SD128 A SD186 A

Leia mais

PROJETO ACÚSTICO E MEMORIAL DESCRITIVO

PROJETO ACÚSTICO E MEMORIAL DESCRITIVO 1 PROJETO ACÚSTICO E MEMORIAL DESCRITIVO Cliente: Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre HPS. Obra: Projeto acústico para a cobertura do HPS (Prédio Novo). Local: Porto Alegre, RS. - Setembro / 2005

Leia mais

Quando começou? Curso de produção de rainhas em grande escala na Argentina

Quando começou? Curso de produção de rainhas em grande escala na Argentina FORTALEZA / CE - 06 de julho de 2018 Quando começou? Curso de produção de rainhas em grande escala na Argentina Janeiro de 2012 Quando começou? Curso de formação de técnicos apícolas Novembro de 2012 a

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO MOBILIÁRIO CÂMARA DOS VEREADORES CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

MEMORIAL DESCRITIVO MOBILIÁRIO CÂMARA DOS VEREADORES CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA MEMORIAL DESCRITIVO MOBILIÁRIO CÂMARA DOS VEREADORES CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PLENARIO VER. SOLY ANTONIO VALIAT 1 INSTRUÇÕES GERAIS: 1.1. Para a fabricação dos móveis é indispensável seguir o projeto, detalhamentos,

Leia mais

Lemaqui Comercio de equipamentos industriais. Fone (51) Fax (51) Av. Acvat, 227/1 - Cep: Lajeado RS 14/8/2007

Lemaqui Comercio de equipamentos industriais. Fone (51) Fax (51) Av. Acvat, 227/1 - Cep: Lajeado RS 14/8/2007 MANUAL DE INSTRUÇÔES PARA AS SELADORAS CONVENCIONAIS Verifique a voltagem da sua seladora equipamento. Faça o devido aterramento de seu equipamento. IMPORTANTE: Os fios de corte e as Fitas, de Resistência

Leia mais

Tel

Tel ARMACOMFORT MANUAL DE INSTALAÇÃO Tel. +351 961 797 439 info.pt@armacell.com www.armacell.pt 03 Manual de Instalação ArmaComfort Índice Ferramentas para instalar a solução ArmaComfort...04 Isolamento de

Leia mais

Jardim de Infância. Ligue Grátis Tel Fax: E mail:

Jardim de Infância. Ligue Grátis Tel Fax: E mail: Jardim de Infância 1 Jardim de Infância 1- Me.08-120x60cm 2- Me.05-120x60cm 3- cadeiras e Me.02-115cm 3 2 3 MESAS PLÁSTICAS, pernas metálicas 4 MOBILIÁRIO ESCOLAR MESAS PLÁSTICAS, pernas metálicas 1 1

Leia mais

PLATAFORMA UNIÃO PLATAFORMA UNIÃO PLATAFORMA TOTAL 2 M 2 M 3 M 3 M 2 M 1 2 M 4 M 2 M 1 3 M 5 M 3 M 1 3 M 6 M

PLATAFORMA UNIÃO PLATAFORMA UNIÃO PLATAFORMA TOTAL 2 M 2 M 3 M 3 M 2 M 1 2 M 4 M 2 M 1 3 M 5 M 3 M 1 3 M 6 M componentes (padrão 06 metros): 02 sistemas de tração cabo passante 02 dispositivos de frenagem emergencial 02 afastadores modelo AF 70 02 cabides de plataforma 02 guarda corpo externo com 3,00 metros

Leia mais

CARTILHA DO APICULTOR

CARTILHA DO APICULTOR ISSN 0104-866X ~IINIs~RIO I>A AGRICULTURA DO ABASTECIMENTO E DA REFORUA AGRÁRIA EYPKESA IIRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - E~IBMPA CENi'R(1 DE PESQUISA AGROPECUARIA DO MEIO -NORTE - CPAMV PROGRA\I.-\

Leia mais

Como capturar enxames com caixas-isca

Como capturar enxames com caixas-isca Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Como capturar enxames com caixas-isca Embrapa Informação Tecnológica Brasília, DF

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA CADEIRINHA MANUAL 2014 CABO PASSANTE

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA CADEIRINHA MANUAL 2014 CABO PASSANTE PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA CADEIRINHA MANUAL 2014 CABO PASSANTE Os Andaimes Suspensos da AeroAndaimes, são caracterizados por serem versáteis, proporcionando movimentações rápidas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO E DO CONSUMO DO AÇÚCAR CRISTAL COMO RESUMO

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO E DO CONSUMO DO AÇÚCAR CRISTAL COMO RESUMO AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO E DO CONSUMO DO AÇÚCAR CRISTAL COMO ALIMENTO ENERGÉTICO PARA COLÔNIAS DE Apis mellífera AFRICANIZADAS Rodrigo P. de OLIVEIRA 1 ; Wagner F. OLIVEIRA 2 ; Paulo E. R. SOUZA 3 ; Giovani

Leia mais

Páginas Armazenagem simplificada Referência Dimensões[cm] Peso[kg] UE Conexão de andaime suspenso Para conexão resistente à tração de postes verticais ao invés de conexões tubulares parafusadas. Sempre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA JORDÂNIA LIMA FERREIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA JORDÂNIA LIMA FERREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA JORDÂNIA LIMA FERREIRA PRÁTICAS DE EXTENSÃO, PESQUISA, MANEJO E PRODUÇÃO DE ABELHAS AFRICANIZADAS (Apis mellifera L.)

Leia mais

SMG MÁQUINAS DE ALTO DE DESEMPENHO PARA A CINTAGEM COM CINTA DE PLÁSTICO SMG 10/15 SMG 20/25/20S/25S SMG 50/55 SMG 57 SMG 65/65S.

SMG MÁQUINAS DE ALTO DE DESEMPENHO PARA A CINTAGEM COM CINTA DE PLÁSTICO SMG 10/15 SMG 20/25/20S/25S SMG 50/55 SMG 57 SMG 65/65S. SMG MÁQUINAS DE ALTO DE DESEMPENHO PARA A CINTAGEM COM CINTA DE PLÁSTICO SMG 10/15 SMG 20/25/20S/25S SMG 50/55 SMG 57 SMG 65/65S SMG 65i/75i SMG 50i/55i A NOVA GERAÇÃO SMG DESDE MÁQUINAS INDEPENDENTES

Leia mais

Estantes para paletização sobre bases móveis

Estantes para paletização sobre bases móveis Estantes para paletização sobre bases móveis ESTANTES PARA PALETIZAÇÃO SOBRE BASES MÓVEIS BASES MÓVEIS Permite um aumento da capacidade do armazém, sem perder o acesso directo a cada palete PALETIZAÇÃO

Leia mais

Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso.

Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso. Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso. 1- VÃOS TRANSPORTE, RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM 1.1 - TRANSPORTE 1 - TRANSPORTE, RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit MANUAL DE INSTALAÇÃO Pilkington Profilit SUMÁRIO 01. CONCEITO... 03 02. COMPOSIÇÃO... 04 03. TIPOS DE INSTALAÇÃO... 05 04. VISTA EXPLODIDA... 05 05. PROPRIEDADES DO SISTEMA... 06 06. PERFIS... 06 07. EPI

Leia mais

Rua Florianópolis, Centro - Coronel Freitas - SC - Brasil - CEP: Telefone: +55 (49)

Rua Florianópolis, Centro - Coronel Freitas - SC - Brasil - CEP: Telefone: +55 (49) ua lorianópolis, 570 - entro - oronel reitas - S - rasil - P: 89840-000 Telefone: +55 (49) 37-0207 - cavazotto@cavazotto.com.br ML D MOTGM OPIO PLI 12 36 37 13 2 23 22 3 6 32 33 31 24 7 15 16 8 5 9 17

Leia mais

Atividade de Meliponicultura na Terra Indígena de São Jerônimo

Atividade de Meliponicultura na Terra Indígena de São Jerônimo Atividade de Meliponicultura na Terra Indígena de São Jerônimo A atividade de meliponicultura da Terra Indígena (T.I.) São Jerônimo é fruto do trabalho do Guarani Claudinei Vargas (Chebinha). A atividade

Leia mais

I. Introdução. II. Montagem do painel. Jorge Roberto Pimentel Depto. de Física UNESP Rio Claro SP

I. Introdução. II. Montagem do painel. Jorge Roberto Pimentel Depto. de Física UNESP Rio Claro SP LABORATÓRIO CASEIRO PAINEL DE TRAÇADO DE RAIOS Jorge Roberto Pimentel Depto. de Física UNESP Rio Claro SP I. Introdução O estudo das imagens fornecidas por lentes ou espelhos esféricos, nas aulas teóricas,

Leia mais

DICAS 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO. Balcão Multiuso de 4 Portas ref Colocar Portas e Puxadores. Etapas para montagem do produto

DICAS 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO. Balcão Multiuso de 4 Portas ref Colocar Portas e Puxadores. Etapas para montagem do produto Balcão Multiuso de 4 Portas ref. 1360 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

DINÂMICA POPULACIONAL DE COLÔNIAS DE Apis mellifera DURANTE O PERÍODO CHUVOSO NA REGIÃO DE ARAGUAÍNA

DINÂMICA POPULACIONAL DE COLÔNIAS DE Apis mellifera DURANTE O PERÍODO CHUVOSO NA REGIÃO DE ARAGUAÍNA DINÂMICA POPULACIONAL DE COLÔNIAS DE Apis mellifera DURANTE O PERÍODO CHUVOSO NA REGIÃO DE ARAGUAÍNA Danielle Sales Ramalho Sousa 1 ; Rômulo Augusto Guedes Rizzardo 2 1 Aluna do Curso de Zootecnia Campus

Leia mais

A ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL EM MULTIPLICAÇÃO DE MANDAÇAIA (MELIPONA QUADRIFASCIATA)

A ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL EM MULTIPLICAÇÃO DE MANDAÇAIA (MELIPONA QUADRIFASCIATA) Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar III MICTI Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico - I FONAIC-EMT Camboriú, SC, 22, 23 e 24 de abril de 2009

Leia mais

O pólen coletado pelas abelhas sem ferrão (Anthophila, Meliponinae)

O pólen coletado pelas abelhas sem ferrão (Anthophila, Meliponinae) Acta Biol. Par., Curitiba, 40 (3-4): 129-133. 2011. 129 Nota (Short communication) O pólen coletado pelas abelhas sem ferrão (Anthophila, Meliponinae) Professor Haroldo Brand Biólogo e meliponicultor A

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CAMPO DE JOGOS COM EQUIPAMENTO PARA JOGOS SEMELHANTES AO FUTEBOL E FUTSAL

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: CAMPO DE JOGOS COM EQUIPAMENTO PARA JOGOS SEMELHANTES AO FUTEBOL E FUTSAL (11) Número de Publicação: PT 105234 (51) Classificação Internacional: A63B 63/00 (2006) E04H 3/14 (2006) A63B 69/00 (2006) A63F 7/06 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.08.03

Leia mais

SMG 10/15 SMG 20/25/20S/25S SMG 50/55 SMG 65/65S. SMG 65i/75i. SMG 50i/55i

SMG 10/15 SMG 20/25/20S/25S SMG 50/55 SMG 65/65S. SMG 65i/75i. SMG 50i/55i SMG 10/15 SMG 20/25/20S/25S SMG 50/55 SMG 65/65S SMG 65i/75i SMG 50i/55i A NOVA GERAÇÃO SMG DESDE MÁQUINAS INDEPENDENTES ATÉ LINHAS DE EMBALAGEM COMPLETAMENTE AUTOMÁTICAS 5 DESTAQUES DE FÁCIL UTILIZAÇÃO,

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Armário Aéreo Triplo ref. 1419 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

TABELA DE PREÇOS CIA DA ABELHA JANEIRO/2019

TABELA DE PREÇOS CIA DA ABELHA JANEIRO/2019 CIA DA ABELHA ARMINDO VIEIRA DO NASCIMENTO ME CNPJ: 26.578.265/0001-65 - INSC. EST: 10.679.002-1 REFERÊNCIA NA CADEIA DO AGRONEGÓCIO APÍCOLA DESDE 1983 AV PARQUE ATHENEU, UNIDADE 101, LOTE 09, SALA 03,

Leia mais