DATA: /12/14 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 8º ano TURMA: SUCESSO! Feliz Natal! Boas Férias!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DATA: /12/14 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 8º ano TURMA: SUCESSO! Feliz Natal! Boas Férias!"

Transcrição

1 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORAS: PATRÍCIA E SUELEN DATA: /12/14 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 8º ano TURMA: NOME COMPLETO: Nº: I N S T R U Ç Õ E S 1. Faça seu trabalho com calma e atenção. 2. Leia e releia os textos quantas vezes for preciso. 3. Redija respostas completas e com clareza. 4. Tenha bastante capricho, evitando rasuras. A recuperação final constará de: SUCESSO! Feliz Natal! Boas Férias! Um trabalho de interpretação textual e gramatical no valor de: 20 pontos. Uma prova abrangendo interpretação de textos e conhecimentos linguísticos referentes aos conteúdos especificados abaixo. Valor: 80 pontos. 1 - Conteúdo: Gramatical sujeito, predicado, transitividade verbal, predicativo do sujeito e do objeto, complemento nominal, adjunto adnominal e adverbial, pontuação, modo imperativo, aposto, vocativo. Textual - Habilidades necessárias para a avaliação: Identificar as informações implícitas e explícitas no contexto do texto. Inferir uma informação implícita em um texto. Localizar informações explícitas em um texto. Identificar o tema de um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, etc.) Identificar e classificar os conteúdos linguísticos utilizados na construção dos textos em análise. Transcrever do texto elemento que justifique a afirmativa. 2 - O(a) aluno(a) deverá preparar-se para a prova de recuperação: revendo as anotações feitas em sala de aula e refazendo os exercícios e textos trabalhados durante o ano; fazendo o trabalho com bastante atenção e capricho; participando dos plantões de recuperação; estudando os conteúdos gramaticais citados acima.

2 Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 01 a 04. TEXTO I NOSSOS NETOS NÃO VÃO COMER PASTÉIS! Pode ser ignorância nossa, mas não sabíamos que o novo vilão do planeta é o óleo de cozinha! Sim, aquele usado pra fritar pastel, bife à milanesa e batata frita! Sabíamos que jogar óleo usado na pia podia causar um grande entupimento. E que uma das opções era jogá-lo na privada. Mas, como não somos cozinheiras de mão cheia e sabemos que frituras fazem a maior sujeira, nunca pensamos muito sobre o assunto óleo. Até agora começaram a pipocar notas sobre o descarte do óleo. Ou seja: como jogar aquele óleo usado fora!? Segundo os cientistas, o óleo dos pastéis pode ser o responsável por enchentes, morte dos fitoplânctons e até pelo aquecimento global! E não pense que isso não tem a ver com você para quem cozinha é ovo na manteiga. Porque, agora, comer uma coxinha é quase um crime contra o planeta, se você pensar bem. Deve ser por isso que algumas cozinheiras guardam o óleo velho e usado numa lata sinistra, geralmente embaixo da pia. Elas deixam lá até pensarem numa maneira melhor de jogar o tal óleo assassino de fitoplânctons. Devem ir acumulando latas e latas de óleo, em silêncio, por anos. E, depois, sem saber o que fazer, colocam tudo aquilo numa Kombi, desaparecem pelo mundo e passam a viver na clandestinidade, cheias de culpa. Os ecologistas recomendam que você entregue o óleo para ONGs que fazem reciclagem ou façam sabão caseiro. Sim, um sabão caseiro com o óleo velho! Que nem naquele filme Clube da luta, em que os sabonetes das madames eram feitos com a gordura da lipoaspiração. Eca! Só de pensar nisso já desistimos de comer qualquer coisa frita para sempre! Ou de usar sabonete. Uma coisa nos deixou tristes: o fato de que talvez nossos netos (se tivermos algum) nunca conhecerão o sabor de um delicioso bife à milanesa ou de um pastel de queijo. Pense nas feiras sem barraca do pastel. Certamente, ir à feira vai ficar mais triste. Porque, se a gente tiver que levar latas de óleos velhos para reciclagem ou usar sabão com odor de fritura, vamos adotar só alimentos cozidos. No vapor. A vida fica cada dia mais triste no planeta Terra. E, por enquanto, vamos nos entupir de pastel para esquecer disso. Momento de histeria Estamos fritas! (Jô Hallack, Nina Lemos e Raq Affonso. Nossos netos não vão comer pastel! Folhateen, suplemento do jornal Folha de S. Paulo, 17 set )

3 Glossário Fitoplâncton: comunidade de microrganismos vegetais que constituem a base alimentar da vida nos oceanos e mares. Lipoaspiração: procedimento para remover gordura do corpo, aspirada por um aparelho através de pequenos furos na pele. QUESTÃO 01 VALOR 1,0. EXPLIQUE a razão pela qual, segundo a crônica, nossos netos não vão comer pastel. QUESTÃO 02 VALOR 1,0. A) Faça um parágrafo, COMENTANDO como as autoras se sentem em relação à necessidade de adotar o procedimento de descarte de óleo. B) TRANSCREVA um trecho que confirme a resposta dada no item A. QUESTÃO 03 VALOR 1,0. IDENTIFIQUE o fato que fez com que as autoras não tivessem pensando ainda sobre o assunto.

4 QUESTÃO 04 VALOR 1,0. Releia: A partir dessa passagem, é possível verificar que a crônica termina com um jogo de palavras que reforça o ponto de vista que as autoras têm sobre a questão. EXPLIQUE o sentido dessas palavras no texto. Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 05 e 06. TEXTO II Estamos fritas! (Fonte: de acesso: 28/11/2013) QUESTÃO 05 VALOR 1,0. Para conferir humor ao texto, o autor se utiliza de um jogo de sentidos no uso da expressão petróleo refinado. Um dos sentidos possíveis para o termo em negrito é A) bem-educado. B) estruturado. C) diversificado. D) impróprio para uso. E) mal-humorado.

5 QUESTÃO 06 VALOR 1,0. Em [...] não tenho modos nem elegância e cuspo no chão!!!, o uso da palavra e A) acrescenta uma ação ao fato anteriormente mencionado. B) confirma o que foi expresso anteriormente. C) explica a ideia anteriormente citada. D) oferece uma alternativa ao fato citado. E) se opõe às ações anteriormente mencionadas. Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 07 a 10. TEXTO III PÃO DOS POBRES, RAINHA DO BRASIL Basta um talo enterrado para ela se multiplicar. Resistente a pragas, dispensa agrotóxico. Alimenta gente e criação. Dela se extrai de álcool a plástico. Uma planta rainha, classificou-a Câmara Cascudo. Pão dos pobres, diz o povo. Meu nordestino pai, Bernardo Severiano da Silva, alagoano de Viçosa, fugiu da miséria em Ouviu falar de um Eldorado: a paulista Marília. Riqueza do café. Estabeleceu-se sapateiro, casou. Cinco filhos. Prosperou com a Cidade Moça, que logo teria até serviço pioneiro, Táxi Aéreo Marília, nossa futura TAM. Comprou data de mil metros, na rua Santo Antônio, 254. Ergueu casa, galpão para 40 funcionários e plantou mandiocal na outra metade. Quando trustes americanos asfixiaram indústrias nossas e a Fábrica de Calçados Silva passou meses em crise até ser vendida, comida não faltou. A mãe servia mandioca cozida, purê, amassada com manteiga, ensopada, frita; tapioca, beiju, bolo. E a farinha. Vinte gerações antes, quando portugueses aqui pisaram, logo lhes serviu de sustento a mandioca, cultivada por antepassados imemoriais de Bernardo. Alimento responsável pela fixação do homem branco no Novo Mundo, a democrática nutria gentios e missionários, escravos e senhores. A farinha comiam com tudo, de carnes a frutas. Rainha do Brasil, chama-a Câmara Cascudo, move tropeiros e bandeirantes. (...) Há os que a dizem pouco rica em vitaminas ou proteínas. Cascudo desdenha desses. Chama-a de basalto fundamental na alimentação brasileira e cita Von Martius, colega de missão de Pohl. O autor de Flora Brasiliensis escreveu que, com um saquinho de farinha, o brasileiro vive oito dias e, nas matas e pântanos, cansaria o mais forte soldado nórdico e em guerrilha o venceria. Tal como seus antepassados, Bernardo comia tudo com farinha até melancia. Fazia jus à anedota do nordestino a quem outro pergunta: Tu gosta de mulé? Mulé? É, gosto diz ele por dizer. E de farinha? Viiiiixe!!! (Mylton Severiano. Brasil: Almanaque de Cultura Popular, n. 97, 2007.)

6 Glossário Truste: coligação que controla um conjunto de empresas, visando à monopolização de certas mercadorias. Gentio: selvagem, não civilizado. Basalto: base, rocha. Nórdico: habitante de países situados no norte da Europa. QUESTÃO 07 VALOR 1,0. A mandioca é chamada planta rainha e pão dos pobres por diversas razões, mencionadas a seguir, EXCETO por A) alimentar humanos e animais. B) exigir solo preparado para o plantio. C) nutrir tropeiros e bandeirantes. D) ser de fácil cultivo. E) servir de matéria-prima para vários produtos. QUESTÃO 08 VALOR 1,0. No trecho Prosperou com a Cidade Moça..., a expressão em destaque se refere à cidade de A) Bernardo Severiano da Silva. B) Câmara Cascudo. C) Eldorado. D) Marília. E) Novo Mundo. QUESTÃO 09 VALOR 1,0. Em Cascudo desdenha desses, o pronome esses refere-se às pessoas que A) acreditavam que a mandioca era fundamental na alimentação. B) desvalorizam a mandioca como alimento. C) eram missionárias e bandeirantes. D) possuíam escravos nas plantações de mandioca. E) tinham grandes propriedades com cultivo de mandioca. QUESTÃO 10 VALOR 1,0. A partir do trecho Quando trustes americanos asfixiaram indústrias, EXPLIQUE qual é o significado da palavra destacada no contexto.

7 QUESTÃO 11 VALOR 1,0. COMPLETE o espaço com a forma adequada do modo imperativo. DICAS PARA COMBATER PIOLHOS E LÊNDIAS (verificar) a cabeça das crianças semanalmente. Um pentefino pode ajudar a localizar lêndeas e piolhos e é instrumento de prevenção no combate à pediculose. QUESTÃO 12 VALOR 1,0. IDENTIFIQUE as figuras comparação e metáfora nas frases e versos a seguir. A) Hoje é sábado, amanhã é domingo. A vida vem em ondas como o mar. (Vinícius de Moraes) B) A vida são ondas, vem e vai. QUESTÃO 13 VALOR 1,0. OBSERVE as sentenças a seguir: Leda nomeou a irmã sua assessora na presidência da empresa. Informaram-lhes os preços dos cereais. A mãe foi salva da correnteza pelo filho. IDENTIFIQUE, respectivamente, a função sintática das palavras grifadas nos trechos acima: QUESTÃO 14 VALOR 1,0. A pontuação marca, na escrita, a coesão entre palavras e partes do texto, torna mais precioso seu sentido e aponta as diferenças de entonação. Veja o fragmento: São 573 km de litoral com centenas de praias belíssimas, mar de águas mornas, dunas incríveis, muitos coqueiros e sol o ano inteiro. Analisando o trecho acima, JUSTIFIQUE o emprego da vírgula.

8 QUESTÃO 15 VALOR 1,0. Na oração Meu amigo anda muito distraído, CLASSIFIQUE o verbo destacado. QUESTÃO 16 VALOR 1,0. Leia as frases a seguir, observando o sentido dos verbos destacados. Depois, CLASSIFIQUE-OS, usando VS para verbo significativo e VL para verbo de ligação. A) Apesar do barulho lá fora, a professora continuou a leitura do conto. ( ) B) O rapazinho continua doente. ( ) C) A torcida permanece otimista com o time, apesar das derrotas. ( ) D) Nesta última semana, meu amigo andou desanimado. ( ) E) A escola está oferecendo vagas a novos alunos. ( ) QUESTÃO 17 VALOR 1,0. CLASSIFIQUE os sujeitos das orações a seguir: A) Existem muitos apartamentos à venda. B) João e Maria Eduarda estão de férias. C) Fiz um bolo delicioso para meu filho. D) Apartamentos são vendidos. E) Fala-se bem daquele homem.

9 Faça a leitura da tira: QUESTÃO 18 VALOR 1,0. A) IDENTIFIQUE o complemento nominal do segundo quadrinho. B) O termo apontado no item A está completando o sentido de qual nome?

10 QUESTÃO 19 VALOR 1,0. IDENTIFIQUE o aposto na seguinte passagem: Seus tripulantes entendiam-se normalmente com os moradores, não hesitando em solicitar-lhes pequenos serviços: copo d água, comprimido para dor de cabeça. QUESTÃO 20 VALOR 1,0. Leia os fragmentos: Meu velho amigo, não há mais nada que se possa dizer. João, meu velho amigo, não tem nada para me dizer. A) EXPLIQUE a diferença de sentido entre as orações acima. B) INDIQUE as funções sintáticas dos termos sublinhados.

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 5 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto; Estudo do vocabulário;

Leia mais

Língua Portuguesa. Pão dos pobres, Rainha do Brasil. Instrução: Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 10. Questão 01.

Língua Portuguesa. Pão dos pobres, Rainha do Brasil. Instrução: Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 10. Questão 01. Língua Portuguesa Instrução: Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 10. Pão dos pobres, Rainha do Brasil 1 5 10 15 20 Basta um talo enterrado para ela se multiplicar. Resistente a pragas, dispensa

Leia mais

1 - Conteúdo: Gramatical:

1 - Conteúdo: Gramatical: DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORAS: Rose e Viviana DATA: 18/12/17 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL 6º ano TURMA: NOME COMPLETO: I N S T R U Ç Õ E S 1. Faça seu trabalho com calma

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO EM 2012. Disciplina: PoRTUGUÊs

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO EM 2012. Disciplina: PoRTUGUÊs Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO EM 2012 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Texto para as questões 1 e 2. QUESTÃO 1 Para conferir humor ao texto, o

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA A palavra crônica é derivada do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo), e significado principal que acompanha esse tipo de texto é exatamente o conceito de tempo. A crônica é o relato de um ou mais

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P. TEXTO Ano: 8 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2018 Caro (a) aluno (a), É tempo de rever os conteúdos estudados durante o ano letivo e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 8º ANO

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 8º ANO ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 8º ANO REVISÃO Leia: PERDENDO A CIVILIDADE Tenho por hábito parar em sinais vermelhos à noite. Mas infelizmente

Leia mais

DATA: /12/14 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE: 7º ano TURMA: SUCESSO! Feliz Natal! Boas Férias!

DATA: /12/14 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE: 7º ano TURMA: SUCESSO! Feliz Natal! Boas Férias! DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORAS: Patrícia e Suelen DATA: /12/14 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE: 7º ano TURMA: NOME COMPLETO: Nº: I N S T R U Ç Õ E S 1. Faça seu trabalho

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. Professora Stela Garcia CONTEÚDO: Leitura e interpretação de texto. Sujeito e predicado e suas classificações. Predicativo do sujeito

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!!

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!! LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE Ano: 8º Fund. II Professora: HELOISA Estude também pelos: ORIENTAÇÕES resumos do caderno; anotações do caderno; conteúdos da apostila; anotações da apostila. Dúvidas estou

Leia mais

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são respectivamente: a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo; c) de ligação transitivo

Leia mais

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO Verbo de Ligação É aquele que, expressando estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações.

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Podemos afirmar que os termos comida, diversão e arte, nesse trecho, exercem sintaticamente a função de

Podemos afirmar que os termos comida, diversão e arte, nesse trecho, exercem sintaticamente a função de ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA 1º TRIMESTRE Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Stela Garcia Conteúdo: 1. Pronomes pessoais do reto, caso oblíquo e de tratamento. 2. O verbo

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

DATA: 30 / 11 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

DATA: 30 / 11 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:,

Leia mais

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1 Canção da América PORTUGUÊS Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

AVALIAÇÃO 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ)

AVALIAÇÃO 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ) Aluno(a) Turma N o 8 o ano Ensino Fundamental II Data 25 / 04 / 12 AVALIAÇÃO 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ) Prof es : ÉRICA, FRANCIS, HERVANA E MARCELO PAES INSTRUÇÕES: I. sua avaliação possui

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS. Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS. Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal. É necessário que você se apresente ao serviço amanhã. Foi anunciado que

Leia mais

O HOMEM FAZ O CLIMA. E FAZ MAL

O HOMEM FAZ O CLIMA. E FAZ MAL NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: O HOMEM FAZ O CLIMA. E FAZ MAL A interferência do homem no meio ambiente pode acelerar em milhares de anos

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal;

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal; EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo;

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre L. Portuguesa Artigo de Opinião Adjunto Adverbial e Classificação Adjunto Adnominal Complemento Nominal Aposto e Vocativo Obs.:

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2016 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 8º - Ensino Fundamental Professora: Mônica

Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 8º - Ensino Fundamental Professora: Mônica Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professora: Mônica Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 8 / 2018 ASSUNTO: ADJUNTO ADNOMINAL, USO DA VÍRGULA,

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 4º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Júlio Reis N.: / /17 Conteúdo: Artigo de opinião complemento nominal adjunto adnominal

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO PORTUGUÊS

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  PORTUGUÊS CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 PORTUGUÊS 1. A classificação sintática da expressão de criança que acompanha o substantivo olhos na capa do livro é (A) adjunto adnominal.

Leia mais

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona Por. Professor: Raphael Hormes Eduardo Valladares Monitor: Rodrigo Pamplona Complemento nominal e adjunto adnominal 15/17 mai RESUMO Complemento nominal e Adjunto adnominal O complemento nominal, como

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA DÉBORA PATRÍCIA CORRÊA SCAFURA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA ACROBATA DA DOR Cruz e Sousa

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

Nome: Série: Disciplina: Professor (a):

Nome: Série: Disciplina: Professor (a): Nome: Série: Nota: Disciplina: Professor (a): Rosaura e Arlete Exercícios de Fixação Recuperação 1º Semestre 8º Ano 1. Substitua as expressões destacadas pelos pronomes oblíquos átonos correspondentes

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-8 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação 1) Qual a diferença entre os pares de frases abaixo? a) Só ela faz tudo corretamente.

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS ª ETAPA NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO: INSTRUÇÕES: - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 9º Ano 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Fátima Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

Disciplina: Português

Disciplina: Português Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professora: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Português Data da prova: Leia com atenção o texto abaixo: Lista de exercícios Durante muito tempo o único objetivo dos sinais

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS A PROFESSORA DA 2ª SÉRIE ESCREVEU UMA LISTA DE MATERIAIS QUE OS ALUNOS PRECISAM LEVAR PARA A ESCOLA: 3. ESCRITA DE UM TRECHO DE UMA CANTIGA

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 13. Turno: Tarde Professor(a): Texto 1 PARA TODA CRIANÇA Caroline Castle Não importa

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Questões para estudo 4º Bimestre N.: 7 Ano Ensino Fundamental II Seus filhos são o que você come Uma pesquisa feita na Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 19 / 4

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano REVISÃO Leia este texto: Jogo de damas Objetivo: Capturar todas as pedras adversárias ou impedir que o

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

Aula6 CONSTRUÇÕES NEGATIVAS. Lêda Corrêa

Aula6 CONSTRUÇÕES NEGATIVAS. Lêda Corrêa Aula6 CONSTRUÇÕES NEGATIVAS META Apresentar construções oracionais negativas da língua portuguesa; discriminar os modos de construções negativas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Relacionar

Leia mais

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN4 04101236 AVALIE SUA ALIMENTAÇÃO Este teste é sobre a sua alimentação, isto é, aquilo que você come. Se você tiver alguma dificuldade para responder

Leia mais

Recuperação do 1º Semestre- 2015

Recuperação do 1º Semestre- 2015 Recuperação do 1º Semestre- 2015 Disciplina: Língua Portuguesa Série: 8.ano Professor: Giovana Nome do aluno: Orientações: Para a realização da avaliação de Recuperação Semestral o aluno deverá estudar

Leia mais

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Aula IV Conhecimentos Linguísticos: Período Composto por Coordenação Período Composto por Subordinação PERÍODO COMPOSTO O período composto

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 7º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 7º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folha de exercícios

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-1º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer e classificar os adjuntos adnominais e adverbiais

Leia mais

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 7º Ano 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. Indica estado; VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo.

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. Análise linguística formação do modo imperativo. Identificar e compreender a formação do modo imperativo do verbo.

Leia mais

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE Profª. Fernanda Machado Nesta bimestral você está aprendendo sobre diversos conceitos como Morfologia e Sintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui.

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. 4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico. Ex.: Professor, eu já o fui. predicativo: professor.

Leia mais

02. Observe, compare os alimentos das refeições representadas abaixo e responda. Refeição 1 Refeição 2

02. Observe, compare os alimentos das refeições representadas abaixo e responda. Refeição 1 Refeição 2 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Exercícios de múltipla escolha

Exercícios de múltipla escolha Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 2º Período Aluno(a): Nº Professor: Turma: ATIVIDADES COMPLEMENTARES TEXTO 1 Um corvo pousou em uma árvore, com um bom pedaço de queijo

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

Culinária da Região Sudeste do Brasil. Espírito Santo:

Culinária da Região Sudeste do Brasil. Espírito Santo: Culinária da Região Sudeste do Brasil O Sudeste é a região mais habitada do Brasil, e com o maior desenvolvimento econômico. Mesmo assim preserva tradições como as danças típicas, festas populares, lendas

Leia mais

Leia: É uma Partida de Futebol

Leia: É uma Partida de Futebol ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 7º Ano Matutino REVISÃO Leia: É uma Partida de Futebol Bola na trave não altera o placar Bola na área sem ninguém

Leia mais

Leia a tira para responder às questões.

Leia a tira para responder às questões. GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. D 07. A 13. D 19. C 02. B 08. B 14. A 20. D 03. C 09. C 15. B 21. A 04. A 10. A 16. D 22. C 05. C 11. D 17. B 00 06. B 12. B 18. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal Colégio Magno Gramática 2.o ano Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal a) Vocativo Vocativo é o termo sintático que, representando um nome, um apelido ou uma característica, é empregado

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

NAMORADO NA CASA DA AVÓ

NAMORADO NA CASA DA AVÓ PB Episódio #42 Nível III Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Thaïs Machado-Borges Didatização: Telma Rodrigues NAMORADO NA CASA DA AVÓ Essa história se passou nos anos noventa, quando ainda não havia internet

Leia mais

Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Conteúdos para as Provas de Seleção 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Português Ao final do 6 ano: Leitura, interpretação e compreensão dos diversos textos que circulam na sociedade: - inferir

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo PORTUGUÊS aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo Agente da passiva NA VOZ PASSIVA, É QUEM AGE, EXECUTA OU PRATICA A AÇÃO VERBAL. QUANDO A ORAÇÃO É COLOCADA NA VOZ ATIVA, PASSA A SER

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1. Compreensão de textos diversos: Textos verbais e não verbais;

Leia mais

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte.

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 28 / 8 / 2017 QUESTÃO 1 OBSERVE a imagem. a) CITE um

Leia mais

Autor: Josué Moreno LITERATURA de CORDEL

Autor: Josué Moreno LITERATURA de CORDEL Autor: Josué Moreno LITERATURA de CORDEL Autor: Josué Moreno Com a caneta na mão Escrevo com paciência Na arte de fazer versos Tenho pouca competência Rogo a Deus pra me ajudar E com sua graça me dar Um

Leia mais

Legenda: De preto estão as ordens dos exercícios.

Legenda: De preto estão as ordens dos exercícios. ANÁLISE DO ERRO 1ª AVALIAÇÃO PORTUGUÊS VALOR: 9,0 Gênero trabalhado: conto fantástico (além de termos trabalhado o conto A caçada, do livro didático, trabalhamos o texto Travesseiro de penas. Todas as

Leia mais

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é uma forma verbal. Existem também o sintagma adjetival

Leia mais

Leia a reportagem a seguir (São Paulo, sábado, 2 de outubro de 2010)

Leia a reportagem a seguir (São Paulo, sábado, 2 de outubro de 2010) Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Interpretação de texto

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais