Restauração para os arrependidos Aula 03/04/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Restauração para os arrependidos Aula 03/04/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira"

Transcrição

1 Restauração para os arrependidos Aula 03/04/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

2 Não adianta chorar o leite derramado

3 Um dos temas centrais da pregação bíblica é o arrependimento, contudo alguns pregadores são estão interessados em fazer as pessoas se sentirem bem. A submissão a Deus e a Sua vontade, só pode existir em um coração que reconhece seu pecado, pelo contrário não existe lugar para a restauração, e em vários momentos do ministério de Jeremias isso é retratado.

4 Castigo Merecido: Infidelidade O povo andava longe de Deus, de desobediência em desobediência, de infidelidade a infidelidade, por isso Deus pede a Jeremias para demonstrar fidelidade à voz dos Recabitas. Os Recabitas são descendentes de Jonadabe, morto há mais de 200 anos, que ajudou Jeú no combate aos adoradores de Baal na época do Acabe (2 Rs 10:23-28) e consagrou seus filhos a um estilo de vida nômade, semelhante ao voto nazireu (Nm 6:2-3; Jz 13:4-7).

5 Castigo Merecido: Infidelidade Jeremias coloca vinho à frente dos recabitas e os manda beber, mas eles recusam e explicam que obedecem ao seu pai (Jr 35:5-10). Deus mostra que eles honravam a palavra de seu pai, mas Judá continuamente desprezava a palavra do Senhor (Jr 35:14-16). O mal predito pelos profetas não falharia em vir, e a descendência dos recabitas permaneceria na presença do Senhor (Jr 35:17,19).

6 Castigo Merecido: Rebeldia Deus, então, ordena a Jeremias que escreva profecias a respeito de Israel, Judá e de todas as outras nações, para que talvez eles se convertessem da má conduta e houvesse perdão (Jr 36:2-4). Jeremias, encarcerado, fala para Baruque ler as palavras no templo do Senhor no dia do jejum (proclamado em tempo de crise nacional) (Jr 36:5-18).

7 Castigo Merecido: Rebeldia Acontece que os príncipes resolvem comunicar ao rei Jeoaquim as advertências proféticas escritas, ouvindo reagiu rasgando o rolo, lançando-o ao fogo e mandando prender Jeremias e Baruque (Jr 36:21-26), demonstrou desprezo e rebeldia contra Deus (Jr 36:24-25). Deus manda Jeremias reescrever o rolo (Jr 36:28-32), falar ao rei que o que estava escrito aconteceria e que ele teria uma morte indigna.

8 Castigo Merecido: Injustiça Depois, Deus manda Jeremias dizer ao rei Zedequias que Judá seria entregue a Babilônia, mas que ele não morreria à espada e teria uma morte digna igual ao seus pais (Jr 34:1-7). Talvez por se animar demais com a promessa, e de encontrar algum favor de Deus, Zedequias manda libertar os escravos hebreus (Jr 34:8-10; cumprindo a lei mosaica v e Ex 21:2).

9 Castigo Merecido: Injustiça Mas rapidamente há arrependimento da alforria e voltam a escravizar seus compatriotas (Jr 34:11,16), pois pensaram que já tinham obtido o livramento necessário. Por essa desobediência Deus apregoa a liberdade para a espada e da ordem para o exercito babilônico tornar a cidade para pelejar contra ela (Jr 34:17-18,21-22).

10 Jeremias 24: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: 5 Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. 6 Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. 7 Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.

11 Jeremias 24: Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; 9 porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR. 10 Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.

12 Jeremias 24: Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.

13 O Justo Castigo Deus incentiva o povo a aceitar o longo exílio, 70 anos, como o castigo justo, pois com isso, estariam prontos para a restauração. As instruções de edificar casa, multiplicar, eram de fato atos de compromisso com a sua nova vida, demonstrando a aceitação da decisão do Senhor e reconhecendo a justiça.

14 O Justo Castigo Deus fala para não acreditar em promessas que vem de homens, a rápida restauração, falsos profetas (Jr 29:15,21-23 Semaías, Jr 29:26-28, 31-32). O povo de Deus não se torna automaticamente em figos bons (Jr 24:5-7), simplesmente por estarem no exílio, eles precisam optar entre aceitar o plano de Deus ou seguir o caminho de Acabe, Zedequias e Semaías.

15 O Justo Castigo Jeremias propõe um caminho de fé, confiar no Senhor, que ele os traria de volta depois de purificá-los espiritualmente, e que os restauraria em sua presença (Jr 29:10-14). Independente da aparente contradição, Deus fez o povo passar pelo exílio, e eles passaram por dificuldades, os pensamentos de Deus são de paz e isso significa a restauração espiritual, a promessa de ouvir e ser achado (Jr 29:12-13).

16 Restauração para os arrependidos Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; [...] (Ap 2:4-5). Arrependimento significa renovação de entendimento, mudança de atitude (Metanoeo, Charatá), remorso ou sentimento de culpa pelo passado e intenção de se comportar de maneira completamente nova no futuro, um novo homem.

17 Restauração para os arrependidos Se rebelião significa: saber a vontade de Deus e afastarse dele. Então arrependimento significa: saber a vontade de Deus e afastar-se de qualquer coisa que não seja dele. Jesus diz: Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz. (Lc 11:35-36).

18 Restauração para os arrependidos assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor (Ef 1:4). que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, (2 Tm 1:9)

19 Restauração para os arrependidos A boa notícia é que: [...] Mas Deus não tira a vida; ao contrário, cria meios para que o banido não permaneça afastado dele. (2 Sm 14:14) Se o Espírito de Deus nos incomoda em alguma área da nossa vida, que propositadamente, ou não, ainda não entregamos nas mãos dele, agora é o momento de aceitar o convite do arrependimento, renove o entendimento, ande na direção dele.

20 Restauração para os arrependidos Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas. Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença. Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. (Os 6:1-3).

21 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Êxodo 3:14 g Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o Ehyeh. É isto que você dirá aos israelitas: Ehyeh me enviou a vocês".

Êxodo 3:14 g Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Ehyeh. É isto que você dirá aos israelitas: Ehyeh me enviou a vocês. YHWH Êxodo 3:14 g Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o Ehyeh. É isto que você dirá aos israelitas: Ehyeh me enviou a vocês". Êxodo 3:15-16 g Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel:

Leia mais

QUEM É O POVO DE DEUS?

QUEM É O POVO DE DEUS? IGREJA E CIDADANIA Cidadania. Condição de quem possui direitos civis, políticos e sociais, que garante a participação na vida política. Estado de cidadão, de quem é membro de um Estado. Exercício dos direitos

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

Jr 36:7 Pode ser que caia a sua súplica diante do SENHOR, e se converta cada um do seu mau caminho;

Jr 36:7 Pode ser que caia a sua súplica diante do SENHOR, e se converta cada um do seu mau caminho; 1 Capitulo 36 O rolo de Jeremias é lido no templo o rei corta-oe lança-o no fogo Jr 36:1 Sucedeu, pois, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do SENHOR a Jeremias,

Leia mais

A insistência do amor divino diante da teimosia da rebelião humana Aula 14/02/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

A insistência do amor divino diante da teimosia da rebelião humana Aula 14/02/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira A insistência do amor divino diante da teimosia da rebelião humana Aula 14/02/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira O deserto é lugar de comunhão com Deus Jeremias 1:1-10 1 Palavras de Jeremias, filho

Leia mais

O QUE DEUS PODE FAZER COM OSSOS SECOS. Ezequiel 37:1-14

O QUE DEUS PODE FAZER COM OSSOS SECOS. Ezequiel 37:1-14 O QUE DEUS PODE FAZER COM OSSOS SECOS Ezequiel 37:1-14 A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era

Leia mais

«Vai, profeta, ao meu povo»

«Vai, profeta, ao meu povo» Perdão, Senhor. «Vai, profeta, ao meu povo» Leitura da Profecia de Amós Amós 7, 12-15 Naqueles dias, Amasias, sacerdote de Betel, disse a Amós: «Vai-te daqui, vidente. Foge para a terra de Judá. Aí ganharás

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais

Relações do ser humano. Deus Criador. Família criatura. Trabalho criação. Gênesis 1 2 (antes da queda) voz de Deus. princípios. próximos.

Relações do ser humano. Deus Criador. Família criatura. Trabalho criação. Gênesis 1 2 (antes da queda) voz de Deus. princípios. próximos. Gênesis 1 2 (antes da queda) voz de Deus Relações do ser humano Deus Criador princípios próximos amor relacionamento Família criatura Trabalho criação Gênesis 1 3 2 (depois (antes da queda) voz voz da

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51 O caminho para crer em Jesus Jo 6,41-51 As autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: "Eu sou o pão que desceu do céu." E comentavam: - Esse Jesus não é o filho de José? Nós

Leia mais

Daniel e o Deus perdoador

Daniel e o Deus perdoador Daniel e o Deus perdoador Série: Visões de Deus: Mensagem 14/16 Fernando Leite 06 Junho 2010 Introdução 3 Se vocês seguirem os meus decretos e obedecerem aos meus mandamentos, e os colocarem em prática,

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa FEVEREIRO 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR Festa Quando esta festa não ocorre ao domingo, escolhe-se apenas uma das seguintes leituras antes do Evangelho. LEITURA I Mal 3, 1-4 «Entrará no seu templo

Leia mais

Neemias: mente e coração sob o governo do Espírito

Neemias: mente e coração sob o governo do Espírito Um servo para transformar a história Neemias 1 e 2 Neemias: mente e coração sob o governo do Espírito 1. Capaz de chorar. 1: 1-4 2. Crer em orar. 1: 5-11 3. Sensível ao pecado. 1: 6-7 4. Crer na misericórdia.

Leia mais

IV Domingo do Advento

IV Domingo do Advento IV Domingo do Advento Perdão, Senhor IV Domingo do Advento Leitura do Segundo Livro de Samuel 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 Quando David já morava em sua casa e o Senhor lhe deu tréguas de todos os inimigos

Leia mais

Leitura do Segundo Livro das Crónicas. 2 Cr 36,

Leitura do Segundo Livro das Crónicas. 2 Cr 36, IV DOMINGO Perdão, Senhor Leitura do Segundo Livro das Crónicas 2 Cr 36, 14-16.19-23 Naqueles dias, todos os príncipes dos sacerdotes e o povo multiplicaram as suas infidelidades, imitando os costumes

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 LIÇÃO 9 BONDADE DIVINA: APELO, OPORTUNIDADE, PERDÃO.

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 LIÇÃO 9 BONDADE DIVINA: APELO, OPORTUNIDADE, PERDÃO. CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 ENSINAR É... O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender LIÇÃO 9 BONDADE DIVINA: APELO, OPORTUNIDADE,

Leia mais

Rompendo com o velho para alcançar o novo. Resumo.

Rompendo com o velho para alcançar o novo. Resumo. Rompendo com o velho para alcançar o novo. Resumo. A influência do mundo na nossa vida nos faz entrar em uma rotina onde as horas passam muito rápidas e as pessoas não param para pensar em suas atitudes,

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução a literatura e a pesquisa dos profetas posteriores II Jörg Garbers Ms. de Teologia 1 33 O livro

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (AGEU) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (AGEU) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (AGEU) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

A ALIANÇA LIÇÃO 11 IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida

A ALIANÇA LIÇÃO 11 IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida A ALIANÇA IV TRIMESTRE 2015 Preparado por: Pr. Wellington Almeida A ALIANÇA INTRODUÇÃO A primeira referência à nova aliança está em Jeremias, no contexto da volta de Israel do exílio e das bênçãos que

Leia mais

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou?

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Introdução à 23/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Ensinos de Cristo Jesus anunciou a chegada do reino, propôs altos padrões éticos àqueles

Leia mais

4 - O propósito eterno de Deus

4 - O propósito eterno de Deus 4 - O propósito eterno de Deus 1) Qual o propósito de Deus quando criou o homem? Deus queria uma família de muitos homens semelhantes a Ele. "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme

Leia mais

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef. 1: 1-14 Slide 1 O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef.1 : 1-14 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

Confira o roteiro de pregações dos Retiros de Carnaval 2016: 1. INTRODUÇÃO

Confira o roteiro de pregações dos Retiros de Carnaval 2016: 1. INTRODUÇÃO Para os retiros de Carnaval, o Conselho Nacional da Renovação Carismática do Brasil preparou um roteiro a fim de orientar as pregações dos Encontros que acontecem na próxima semana em todo o país. As orientações

Leia mais

Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2)

Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2) Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2) Rui Luis Rodrigues 27.03.2011 Romanos 6:4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência. Espirito Santo VIII Série Crescimento Espiritual Espírito Santo Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o, não muito depois destes dias.

Leia mais

Jr 7:3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.

Jr 7:3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. 1 Capitulo 7 Promessas e ameaças proferias á porta do templo Jr 7:1 A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo : Jr 7:2 Põe-te à porta da casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE, TALENTOS OU DONS, MAS PORQUE ELE CREU EM DEUS E SIMPLESMENTE OBEDECEU.

MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE, TALENTOS OU DONS, MAS PORQUE ELE CREU EM DEUS E SIMPLESMENTE OBEDECEU. DEUS QUER USAR VOCÊ! Parte 4 QUEM PODE SER USADO POR DEUS? vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. - 2Tm 2:21 MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE,

Leia mais

"E Deus falou todas estas palavras: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da." Êxodo 20:1-2

E Deus falou todas estas palavras: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da. Êxodo 20:1-2 "E Deus falou todas estas palavras: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da." Êxodo 20:1-2 "O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas

Leia mais

OS PROFETAS MENORES RESUMO

OS PROFETAS MENORES RESUMO OS PROFETAS MENORES RESUMO Os doze livros que compõem os Profetas Menores variam em data entre os séculos VIII e V a.c LIÇÃO 2, OSÉIAS A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS O ESBOÇO DO LIVRO DE OSEIAS

Leia mais

Você precisa dizer AMÉM

Você precisa dizer AMÉM Você precisa dizer AMÉM Quando ouvimos a pregação com o coração aberto, a fé de Deus é liberada ao nosso coração e então podemos desfrutar de todas as bênçãos do céu Gostaria de compartilhar o poder de

Leia mais

Orações Bíblicas da Missa

Orações Bíblicas da Missa Orações Bíblicas da Missa Cards que devem ser impressos e dobrados ao meio para ficar frente-everso, pois algumas orações começam em um card e continuam no card ao lado. Ideia original: Catholic Icing.

Leia mais

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO AMOR É A BASE DO FRUTO DO ESPÍRITO Como cristãos o nosso viver é Cristo e assim seremos coparticipantes de sua natureza

Leia mais

Igreja Povo de Deus. I. Chamados

Igreja Povo de Deus. I. Chamados Igreja Povo de Deus I. Chamados Podemos falar da igreja de duas maneiras: A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos

Leia mais

slide 1. Eu corrijo e disciplino aqueles que amo. Por isso, seja zeloso e arrependa-se. Apocalipse 3:19

slide 1. Eu corrijo e disciplino aqueles que amo. Por isso, seja zeloso e arrependa-se. Apocalipse 3:19 04.06.2017 slide 1 Eu corrijo e disciplino aqueles que amo. Por isso, seja zeloso e arrependa-se. Apocalipse 3:19 Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia

Leia mais

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo)

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) SHAVUOT (SEMANAS) V.Quinta - 23 Maio 10 Pentecostes significa quinquagésimo Este dia é determinado contando sete semanas e mais um dia após o primeiro Sábado semanal

Leia mais

DOMINGO IV DO ADVENTO

DOMINGO IV DO ADVENTO 65 DOMINGO IV DO ADVENTO LEITURA I 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 O reino de David permanecerá eternamente na presença do Senhor Leitura do Segundo Livro de Samuel Quando David já morava em sua casa e o Senhor

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Negócios como Missão. Mats Tunehag Brazil September 2016

Negócios como Missão. Mats Tunehag Brazil September 2016 Negócios como Missão Mats Tunehag Brazil September 2016 BAM uma definição curta Moldar o seu negócio para Deus e para o bem comum Uma mulher de negócios piedosa Provérbios 31 16 Examina uma propriedade

Leia mais

O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes

O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes Lição 5 para 4 de fevereiro de 2017 O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes acontecimentos em

Leia mais

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus.

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. OPara ser salvo, alguém precisa se arrepender dos pecados e crer que Jesus Cristo é o Salvador. www.portalebd.org.br

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa Ó Deus, vossa

Leia mais

A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL

A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL Profetizadas há 2600 anos (v. 1) Daniel sabia que o fim do cativeiro estava próximo (v.2 cf. Jr 25.11, 12; 29.10) Daniel entenderia que

Leia mais

LIÇÃO 9 DECIDI SER FIEL A DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 DECIDI SER FIEL A DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 DECIDI SER FIEL A DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DANIEL UM SERVO FIEL AO SENHOR Daniel foi um homem que atravessou a gestão administrativa de vários reis e reinados estrangeiros

Leia mais

Dn 9:3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

Dn 9:3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. 1 Capitulo 9 Oração de Daniel. As setenta semanos. O Messias Dn 9:1 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, Dn 9:2 No primeiro

Leia mais

O que se define por revelação?

O que se define por revelação? O que se define por revelação? A revelação pode ser definida como o processo pelo qual Deus comunica ao homem verdades que ele não poderia conhecer de outra forma. Exemplo: Os detalhes da criação presentes

Leia mais

DIGA O FRACO: EU SOU FORTE. 27 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Forjai espadas das vossas enxadas,

DIGA O FRACO: EU SOU FORTE. 27 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Forjai espadas das vossas enxadas, DIGA O FRACO: EU SOU FORTE 27 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Forjai espadas das vossas enxadas, 1 / 5 e lanças das vossas foices; DIGA O FRACO: EU SOU FORTE." (Joel 3:10) Parece #LOUCURA

Leia mais

«Brilha sobre ti a glória do Senhor»

«Brilha sobre ti a glória do Senhor» EPIFANIA DO SENHOR Perdão, Senhor. «Brilha sobre ti a glória do Senhor» Leitura do Livro de Isaías Is 60, 1-6 Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

EXILADOS QUE SE TORNARAM MISS IONÁRIOS Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO III TRIMESTRE 2015

EXILADOS QUE SE TORNARAM MISS IONÁRIOS Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO III TRIMESTRE 2015 0 EXILADOS QUE SE TORNARAM MISS IONÁRIOS Preparado por: Pr. Wellington Almeida III TRIMESTRE 201 EXILADOS QUE SE TORNARAM MISSIONÁRIOS ESBOÇO INTRODUÇÃO DOM - O Exilado SEG - A Testemunha TER - O reino

Leia mais

Temas vistos até aqui

Temas vistos até aqui O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 4 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 Temas vistos até aqui O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO PARTE 2 O Espírito

Leia mais

A Vida e Seus Fundamentos

A Vida e Seus Fundamentos A Vida e Seus Fundamentos A Vida e Suas Oportunidades A Vida e Sua Consolidação A Vida e Sua Convergência Terceira Idade Melhor Idade 65-90 anos (25 anos) Período de Tempo? Qual seu propósito? Propósito

Leia mais

Ouvido e compreendido

Ouvido e compreendido Ouvido e compreendido pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos, 5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Crise. Crise. Momento perigoso, difícil ou decisivo. Falta de alguma coisa considerada importante (ex.: crise de emprego, crise de valores).

Crise. Crise. Momento perigoso, difícil ou decisivo. Falta de alguma coisa considerada importante (ex.: crise de emprego, crise de valores). 7 Crise substantivo feminino ACESSO, ATAQUE Mudança súbita ou agravamento de uma doença Manifestação súbita de um estado emocional ou nervoso (ex.: crise de choro, crise nervosa) Crise Momento perigoso,

Leia mais

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo!

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! PENSANDO COMO DEUS PENSA Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! 2 Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o SENHOR, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois,

Leia mais

SUMÁRIO 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017

SUMÁRIO 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017 CURSO DE RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO 1ª AULA

Leia mais

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação:

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação: As promessas da encarnação cronologia vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Na criação: Gênesis 3,15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá

Leia mais

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem

Leia mais

A importância das profecias lá e aqui Aula 08/05/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

A importância das profecias lá e aqui Aula 08/05/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira A importância das profecias lá e aqui Aula 08/05/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Jeremias 52:28-34 28 Assim, Judá foi levado cativo para fora de sua terra. Este é o povo que Nabucodonosor levou

Leia mais

Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL

Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL Profetizadas há 2600 anos (v. 1) Daniel sabia que o fim do cativeiro estava próximo (v.2 cf. Jr 25.11, 12; 29.10) Daniel orava

Leia mais

Leitura do Livro de Isaías. Is 60, 1-6

Leitura do Livro de Isaías. Is 60, 1-6 1 Leitura do Livro de Isaías Is 60, 1-6 3 Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor. Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos. 4 Mas,

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar Entrada: Deixa a Luz do céu entrar TU ANSEIAS EU BEM SEI POR SALVAÇÃO, TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO ABRE POIS DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO, E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR. (DEIXA

Leia mais

II DOMINGO DO ADVENTO. Preparai os caminhos do Senhor.

II DOMINGO DO ADVENTO. Preparai os caminhos do Senhor. II DOMINGO DO ADVENTO Preparai os caminhos do Senhor. Perdão, Senhor Preparai os caminhos do Senhor. Leitura do Livro de Isaías Is 40, 1-5.9-11 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao

Leia mais

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)?

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Lição 11 para 16 de dezembro de 2017 Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Cristo é a meta ou o propósito da lei. Cristo é o cumprimento da lei. Cristo é a terminação da lei

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás Novo homem: O ser espiritual Introdução Mensagem:03 de 13 Data: 17/04/2011 Ação Geral Deus e a Graça comum para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol

Leia mais

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. LEITURA DO LIVRO DE GÉNESIS Gen 3, 9-15.20 Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o

Leia mais

ü Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar.

ü Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. ü Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. (Dt 18:18) ü...escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um

Leia mais

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Texto base Mateus 6:9-15 Vers. 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; Vers. 14 Porque, se perdoardes aos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 12 CAPÍTULO 12 Introdução e O batismo em águas A fórmula batismal Batismo não é sinônimo de regeneração O batismo infantil Página 127-128

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP 1 e 2 Samuel! DATA: Indefinida Abrangência: Do nascimento de Samuel ao fim do reinado de Davi (1.100 A.C. a

Leia mais

Escola da Fé 15 dez Fé, resposta ao Deus que se revela. Feliz és tu que acreditaste

Escola da Fé 15 dez Fé, resposta ao Deus que se revela. Feliz és tu que acreditaste Escola da Fé 15 dez. 2017 Fé, resposta ao Deus que se revela Feliz és tu que acreditaste Espírito Criador Vem transformar o mundo Vem recriar a vida do homem Vem congregar o Teu povo na justiça. Vem congregar

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda a importância de aproveitar esta fase dando maior valor para o que ela É e não para o que tem ou não tem.

OBJETIVO: Que a criança compreenda a importância de aproveitar esta fase dando maior valor para o que ela É e não para o que tem ou não tem. OBJETIVO: Que a criança compreenda a importância de aproveitar esta fase dando maior valor para o que ela É e não para o que tem ou não tem. DESCOBRINDO VERSÍCULOS Introdução: "Se a palavra de Deus é a

Leia mais

O último fato que agitou os apocalípticos

O último fato que agitou os apocalípticos O último fato que agitou os apocalípticos Uma suposta profecia maia Como pensavam os israelitas no A.T.? Sinônimo do conceito O Dia do Senhor, quando Deus, como um justo guerreiro, intervém na história

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

1Co 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

1Co 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 1 Capítulo 14 O dom de profecia é superior ao de limguas 1Co 14:1 Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1Co 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida

Leia mais

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC.

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC. SETE BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM SUA SALVAÇÃO (Ef 1.3-14) Juntamente com Romanos, Efésios é uma das cartas mais ricas doutrinariamente do NT. Ela é dividida em duas partes: Caps 1-3 falam de doutrina; e, 3-4

Leia mais

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO 1 ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Lição 4: Jesus, o Salvador rejeitado Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 1. Introdução O Evangelho Segundo João Lição 4: Jesus o Salvador (João 1.10-12) Todos

Leia mais

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM XV DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdao Perdão, Senhor. XV DOMINGO DO TEMPO COMUM Leitura do Livro do Deuteronómio Deut 30, 10-14 Moisés falou ao povo, dizendo: «Escutarás a voz do Senhor teu Deus, cumprindo

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? 1 Primeira Deus ama você e tem

Leia mais

5ª-feira da 34ª Semana Tempo Comum 1ª Leitura Dn 6,12-28

5ª-feira da 34ª Semana Tempo Comum 1ª Leitura Dn 6,12-28 5ª-feira da 34ª Semana Tempo Comum 1ª Leitura Dn 6,12-28 Leitura da Profecia de Daniel 6,12-28 Naqueles dias: 12Aproximaram-se, pois, aqueles homens e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus.

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo Existe um único Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; O Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo, e nasceu

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer:

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer: Estudo Básico escatológico sobre o arrebatamento. Vamos no estudo desta noite dar continuidade a eventos que acontecerão durante o período de tribulação e grande tribulação. Falamos no estudo passado sobre

Leia mais

Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não?

Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não? Salmo 115:3 Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não? 1- O agir de Deus é gradativo. Gn 12:1. Jz 6:11 em diante. 2- O agir de Deus é

Leia mais

A Narração da História.

A Narração da História. 1 Amor e Perdão Lc 7.36-50 Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso que fora curado por Ele; fora convidado por Simão para um jantar. A gratidão e o reconhecimento de Jesus como o Messias fez

Leia mais