UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV"

Transcrição

1 Língua Portuguesa Questão 02 A questão 02 solicita que o candidato reconheça a contradição presente no subtítulo do texto 1 e escolha a alternativa em que há uma correção para essa contradição. O subtítulo diz que a liderança não é nata, ou seja, as pessoas não nascem preparadas para liderar. No primeiro parágrafo do texto (linhas 04-05), é dito o seguinte: Sim, existem líderes natos ou intuitivos. Mas eles são a minoria (e nem sempre são os mais eficientes). Ora, se existem líderes natos ou intuitivos (ainda que sejam uma minoria), então é incorreto afirmar que a liderança não é nata. A correção do subtítulo deve, pois, incidir sobre a informação a liderança não é nata. A única alternativa que apresenta uma correção coerente para essa informação é a E, na qual se lê: Como qualquer outro profissional que coordena equipes, um bom gestor escolar precisa ser um líder. A boa notícia é que a liderança efetiva não é, necessariamente, nata ao contrário, ela pode ser aprendida. Conheça suas principais características e saiba como desenvolvê-las. Como está, a correção relativiza uma informação que antes era apresentada como universal, absoluta. Não procede considerar como correta a alternativa C, uma vez que, nessa alternativa, a correção diz: a boa liderança não é nata. Ocorre que, de acordo com o texto, a boa liderança pode ser nata, o que se percebe com a informação de que os líderes natos nem sempre são os mais eficientes. Ao usar o modalizador nem sempre, o texto reconhece que há líderes natos eficientes. A alternativa C, portanto, não corrige adequadamente a contradição presente no subtítulo.

2 Língua Portuguesa Questão 04 A questão 04 demanda que o candidato analise uma parte do texto (6º parágrafo linhas 36-47) para, a partir daí, reconhecer a alternativa que estabelece uma assertiva verdadeira. Trata-se de uma questão de recuperação das informações explícitas. A resolução da questão encontra-se no seguinte excerto: A equipe precisa saber que existe alguém você realmente interessado em ajudar a fazer um trabalho de formação focado nas dificuldades dos professores e dos alunos. Mais que isso: precisa confiar que essa pessoa (adivinha quem?) pode estar à frente desse processo (linhas 37-39). A expressão Mais que isso indica uma hierarquia entre o que é mais importante e menos importante para a equipe escolar. O mais importante é confiar que essa pessoa [o gestor] pode estar à frente desse processo [trabalho de formação], o que pode ser dito de outra forma: o mais importante, para a equipe escolar, é a certeza quanto à capacidade de liderança do gestor, conforme se afirma na alternativa D. Não procede a argumentação que fala em favor da alternativa C como correta. Nessa alternativa, é dito que o bom gestor sabe que a formação do professor é a principal variável a interferir no aprendizado. Em nenhuma parte do excerto em análise é feita essa afirmação sobre uma opinião do bom gestor; tal opinião tampouco é inferível, já que não se pode concluir, a partir do excerto, o que o bom gestor considera como principal variável. O que se conclui, apenas, é que o bom gestor deve valorizar a formação docente.

3 Língua Portuguesa Questão 05 A questão 5 demanda que o candidato reconheça a função de estruturas interrogativas presentes no texto 1. É correta a alternativa B: as perguntas na linha 23 têm função de exemplificação. Veja-se o excerto em que tais perguntas aparecem: Primeiro, [você deve] conhecer os dados da escola para decidir o que você quer transformar (abandono? repetência? etc.) (linhas 22-23). Percebe-se, claramente, que as perguntas desse excerto são exemplos daquilo que o gestor pode querer transformar. Não procede considerar como corretas as alternativas C, D e E. As perguntas nas linhas O que é prioridade? Quem deve estar envolvido? É necessário chamar os pais? Em que momento? não explicitam a solução para um problema, mas apenas indicam passos que devem ser seguidos após uma tomada de decisão; isso descarta a alternativa C como correta. A pergunta na linha 39 adivinha quem? não traz para o texto a perspectiva do leitor, uma vez que essa pergunta não seria feita pelo leitor do texto; tratase, apenas, de um efeito retórico para reforçar a importância do gestor. Isso descarta a alternativa D como correta. A pergunta na linha 45 há alguém na equipe capaz de exercer parte da formação? não marca a quebra de expectativa em relação ao enunciado anterior a ela, uma vez que, na verdade, perguntar se há alguém na equipe capaz de exercer parte da formação continua a ideia anterior: a solução está dentro da própria escola (linha 45); a alternativa E, portanto, é incorreta.

4 Língua Portuguesa Questão 10 A questão 10 exige que o candidato reconheça a hierarquia argumentativa que se erige em torno do conector mas. O conector adversativo confronta duas informações (ou argumentos ou opiniões), garantindo prevalência ao segundo termo do enunciado. No caso da questão, o enunciado a ser analisado é o seguinte: Encaminhar a discussão e garantir espaço para que todos se manifestem dá trabalho, mas ajuda a criar um modelo de corresponsabilidade. Considerando a primeira parte do enunciado, a partir da interpretação do termo dá trabalho, espera-se que as ações referidas (encaminhar a discussão e garantir espaço para que todos se manifestem) não serão realizadas. A opinião que vem após o conector mas diz que isso ajuda a criar um modelo de corresponsabilidade ; como essa opinião é a parte mais forte do enunciado, o que deve efetivamente ocorrer é que as ações referidas serão realizadas. Logo, está correta a alternativa A, a única que apresenta a análise aqui descrita. Não procede considerar como correta a alternativa B a partir da alegação de que ela apresentaria uma análise mais específica em relação ao que se vê na alternativa A. Na alternativa B, está-se relacionando dois elementos 1) encaminhar a discussão e 2) garantir espaço para que todos se manifestem como se eles fossem opostos. Mas eles não são. Ou os dois (juntos) não são realizados ou os dois (juntos) são realizados. É essa a análise pertinente quanto às estruturas adversativas.

5 Língua Portuguesa Questão 12 A questão 12 exige que o candidato saiba transformar as informações de um texto em outro código. A fórmula apresentada é a seguinte: X e Y não são tudo o que A pode fazer. Além disso, A também pode Z. Uma das formas de Z é M. seguir: Essa fórmula corresponde a uma interpretação sobre o primeiro parágrafo do texto 2, reproduzido a A participação das famílias na educação formal dos estudantes pode ir muito além do acompanhamento de boletins e de conversas com professores. O envolvimento direto dos pais no dia a dia da escola, acompanhando questões ligadas à administração e ao ensino, pode ser vital para a melhoria da educação e os conselhos escolares são ótimas formas de fazer isso acontecer (linhas 01-04). Para responder corretamente a questão, o candidato deve reconhecer a que correspondem X, Y, Z e M, sabendo-se que A equivale às famílias dos alunos. A partir do confronto entre o texto e a fórmula, conclui-se corretamente que: X = acompanhamento de boletins ou X = conversas com professores; Y = conversas com professores ou Y = acompanhamento de boletins; Z = envolvimento no dia a dia da escola; M = conselhos escolares. A única alternativa que apresenta uma correspondência correta é a D: M corresponde ao conselho escolar.

6 Língua Portuguesa Questão 17 A questão 17 solicita que o candidato caracterize a ação pedagógica da professora de que fala o texto 3, a partir das informações apresentadas pelo texto. A alternativa correta é a E: a professora cria situações de aprendizagem a partir do contexto dos alunos, o que se verifica na atividade de organizar os nomes em ordem alfabética (ela sabia que os alunos já dominavam os princípios fundamentais da alfabetização) e na troca de bilhetinhos em códigos entre ela e as alunas (a partir de uma necessidade das alunas a de verbalizar seus sentimentos, ela aproveita para estimular o domínio do sistema linguístico). Além disso, a professora faz atividades com divisão em times, o que os alunos gostam, pois a competição faz parte das brincadeiras de infância. Não procede considerar como correta a alternativa C: a professora equilibra atividades convencionais com atividades lúdicas, uma vez que, no texto, não se descreve uma única atividade convencional rea - lizada pela professora. A alegação de que os alunos descobriram a ordem dos nomes Pedro da Silva Marins e Pedro da Silva Martins a partir de uma atividade convencional não é correta; a descoberta deveu-se à ati - vidade de fazer uma chamada diferente (atividade não convencional, portanto), sugerida pela professora.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Língua Portuguesa I Questão 01 A questão 01 é de compreensão leitora. Nela, solicita-se que o candidato assinale a alternativa que apresenta afirmação depreendida da leitura do texto quanto a por que vale

Leia mais

Como avaliar a leitura na Alfabetização

Como avaliar a leitura na Alfabetização Como avaliar a leitura na Alfabetização Veja uma sugestão de prova para verificar como anda a habilidade dos alunos Foto: Getty Images O fim do ano letivo está bem próximo. Por um lado, penso que todos

Leia mais

Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião. Ana Luiza M. Garcia

Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião. Ana Luiza M. Garcia Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião Ana Luiza M. Garcia Organização do Encontro O TRABALHO COM SD A SD DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO JOGOS (VIRTUAIS e QP BRASIL ) Questões-chave O que

Leia mais

Resumo. Introdução à Didáctica do Português. Docente: Helena Camacho. Teresa Cardim Nº Raquel Mendes Nº

Resumo. Introdução à Didáctica do Português. Docente: Helena Camacho. Teresa Cardim Nº Raquel Mendes Nº Resumo Introdução à Didáctica do Português Docente: Helena Camacho Teresa Cardim Nº 070142074 Raquel Mendes Nº 070142032 Maio de 2010 Descobrir o princípio alfabético de Ana Cristina Silva O princípio

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

Unidade III METODOLOGIA E PRÁTICA. Profa. Ma. Lilian Pessôa

Unidade III METODOLOGIA E PRÁTICA. Profa. Ma. Lilian Pessôa Unidade III METODOLOGIA E PRÁTICA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Profa. Ma. Lilian Pessôa Um começo de conversa Para discutir estratégias de leitura, imaginemos a seguinte situação: Você está numa livraria

Leia mais

A força dos Argumentos

A força dos Argumentos A força dos Argumentos Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinada opinião, tese ou afirmação. 2 5 dicas importantes:

Leia mais

Carta argumentativa: ORIENTADOR METODOLÓGICO

Carta argumentativa: ORIENTADOR METODOLÓGICO CARTA ARGUMENTATIVA: COMO IDENTIFICAR OS ARGUMENTOS UTILIZADOS? ORIENTADOR METODOLÓGICO Carta argumentativa: Conteúdo: Carta argumentativa: estrutura geral; Relação entre interlocutor, escolhas linguísticas

Leia mais

Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira Objectivos Gerais Elevar as competências básicas dos alunos portugueses. Assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória de 12 anos.

Leia mais

Instruções da Atividade Formativa 3. Calendarização:

Instruções da Atividade Formativa 3. Calendarização: Instruções da Atividade Formativa 3 Calendarização: Observe com atenção o cronograma seguinte, no qual se propõe a planificação e a calendarização que deverá seguir na elaboração da Atividade 3. 2ª feira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão 01 A questão 01 demanda que o candidato reconheça o propósito central do texto. Está correta a alternativa D argumentar sobre o uso do e-mail como ferramenta para aprimorar o trabalho pedagógico.

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. José Fernandes Machado Professor Supervisor: Ladmires Carvalho Bolsistas:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 15 / 3 / 2019 TEXTO1 DICAS DE ESTUDO Como realizar uma boa prova? É chegada a hora das provas.

Leia mais

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança?

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 1 Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 2 Há diferentes estilos de liderança. Como escolher o que é certo para você? A abordagem de liderança conhecida como abordagem de contingência diz que você deve

Leia mais

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação DIREITO À EDUCAÇÃO A importância das avaliações para monitorar e verificar a garantia do Direito à Educação.

Leia mais

Primeiros Passos na Liderança Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Primeiros Passos na Liderança Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Empreendedorismo em sala de aula. Jane Carla Claudino Tosin Assessoria da Área Pedagógica

Empreendedorismo em sala de aula. Jane Carla Claudino Tosin Assessoria da Área Pedagógica Empreendedorismo em sala de aula Jane Carla Claudino Tosin Assessoria da Área Pedagógica Contato: Jane Carla Claudino Tosin Assessora da Área Pedagógica 0800 725 3536 Ramal 1171 jtosin@positivo.com.br

Leia mais

inglês MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio

inglês MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM língua estrangeira moderna Comparativos Curriculares SM inglês ensino médio A coleção Alive High Língua Estrangeira Moderna Inglês e o currículo do Estado de Pernambuco

Leia mais

LIDERANÇA D E S E N V O LV I M E N T O D E TA L E N T O S

LIDERANÇA D E S E N V O LV I M E N T O D E TA L E N T O S LIDERANÇA U M A N O VA P E R S P E C T I VA PA R A O D E S E N V O LV I M E N T O D E TA L E N T O S Se você ocupa um cargo de liderança e busca estar sempre atualizado em relação ao tema, deve ter percebido

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul QUESTÃO: 12 MOTIVO ALEGADO PELO CANDIDATO: O recursante solicita a anulação da questão, pois considera que não há nenhuma alternativa que equivale à lógica apresentada. ( X ) INDEFERIDO FUNDAMENTAÇÃO:

Leia mais

Instruções da Atividade Formativa 5. Calendarização:

Instruções da Atividade Formativa 5. Calendarização: Instruções da Atividade Formativa 5 Calendarização: 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Sábado Domingo 3 de 4 de 5 de 6 de 7 de 8 de 9 de 10 de 11 de 12 de 13 de 14 de 15 de ( ( ( 16 de 17 de

Leia mais

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo? As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego Tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar? Nós daremos uma ajuda para saber o que responder. Leia com atenção, treine e boa

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER

RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER Vander Schulz Nöthling 1 SKINNER, Quentin. Meaning and Understand in the History of Ideas, in: Visions of Politics, Vol. 1, Cambridge: Cambridge

Leia mais

Sistema Seriado de Avaliação (SSA 3) 1º DIA RESPOSTAS AOS RECURSOS

Sistema Seriado de Avaliação (SSA 3) 1º DIA RESPOSTAS AOS RECURSOS QUESTÃO Nº 01 A questão 01 aborda o tópico Leitura, compreensão e interpretação de elementos do texto Análise de artigo de opinião: o tema principal de um texto.. O conteúdo da alternativa E, divulgado

Leia mais

INGLÊS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova Ensino Secundário 11º Ano

INGLÊS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova Ensino Secundário 11º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VERGÍLIO FERREIRA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Prova 367 2014 1ª e 2ª Fases Tipo de prova: Escrita e Oral Ensino Secundário

Leia mais

Escola Secundária com o 3º ciclo do Ensino Básico de Valpaços CONTRADITÓRIO

Escola Secundária com o 3º ciclo do Ensino Básico de Valpaços CONTRADITÓRIO CONTRADITÓRIO 1.RESULTADOS É excluído por omissão o que foi escrito no documento de apresentação, no que concerne ao Contexto e caracterização da Escola, e proferido em reunião do painel do Conselho Executivo,

Leia mais

Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida

Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida Não é preciso nascer com certas habilidades para se tornar um gestor bem sucedido Publicado em 13/04/2012 20:56:00 Fonte:http://www.noticenter.com.br/?modulo=noticias&caderno=gestao&noticia=2012071700075-

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão 21 A alternativa C está correta. Manter e ampliar programas e ações de correção de fluxo do Ensino Fundamental por meio do acompanhamento individualizado do estudante com rendimento escolar defasado

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

inglês Material de divulgação Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio

inglês Material de divulgação Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio Material de divulgação de Edições SM língua estrangeira moderna Comparativos Curriculares SM inglês ensino médio A coleção Alive High Língua Estrangeira Moderna Inglês e o currículo do Estado do Rio de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

O modo de organização do discurso argumentativo

O modo de organização do discurso argumentativo O modo de organização do discurso argumentativo Texto dissertativo e texto argumentativo Dissertativo discurso explicativo. O objetivo é explicar. Argumentativo visa persuadir ou convencer um auditório

Leia mais

Avaliação do Desempenho Escolar

Avaliação do Desempenho Escolar Avaliação do Desempenho Escolar Características Escolares Associadas ao Desempenho 1 Avaliação do Desempenho Escolar O que é avaliar? Diagnosticar Produzir algum julgamento sobre a Coletar realidade. Dados

Leia mais

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Artigo de opinião Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É UMA TIPOLOGIA TEXTUAL QUE VISA

Leia mais

inglês Material de divulgação Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio

inglês Material de divulgação Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio Material de divulgação de Edições SM língua estrangeira moderna Comparativos Curriculares SM inglês ensino médio A coleção Alive High Língua Estrangeira Moderna Inglês e o currículo do Estado de Pernambuco

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 7 Gerenciamento Pessoas do Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 7 Gerenciamento Pessoas do Projeto. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático O Papel do Gerente de Projetos como líder de pessoas Teorias da motivação Desenvolvimento do plano de recursos humanos Mobilização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão 02 A questão 02 versa sobre o conteúdo 1 do programa de língua portuguesa no que toca à leitura: identificação das relações de coerência (Anexo II do Edital 190/2015). Identificar as relações de

Leia mais

EDITAL Nº 012/ GAB/SEDUC. Diretor

EDITAL Nº 012/ GAB/SEDUC. Diretor Seleção para composição de Banco de Recursos Humanos de Diretores para as Escolas Estaduais de Educação Profissional EEEP da Rede Pública Estadual de Ensino. C C V COORDENADORIA DE CONCURSOS EDITAL Nº

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO. Relatório referente ao período de setembro de 2013 a dezembro de 2013.

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO. Relatório referente ao período de setembro de 2013 a dezembro de 2013. RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO Organização: Instituto Elos Brasil Projeto: Oasis Training Início do projeto (implantação): Maio 2013 Finalização do projeto (previsão): Janeiro 2014 Relatório referente

Leia mais

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons.

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons. Esse formulário vai ajudar você a começar a escrever um artigo de divulgação científica. Ele é pensado para ajudar o autor a estruturar as informações de forma que o leitor leigo possa ter acesso facilitado

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de

Leia mais

Dificuldades de aprendizado: a sua escola sabe como tratar esse desafio?

Dificuldades de aprendizado: a sua escola sabe como tratar esse desafio? Dificuldades de aprendizado: a sua escola sabe como tratar esse desafio? Criar estratégias para trabalhar com os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem é, com frequência, um dos maiores desafios

Leia mais

GABARITO. Prefeitura Municipal de Queimados NÍVEL MÉDIO. Professor II

GABARITO. Prefeitura Municipal de Queimados NÍVEL MÉDIO. Professor II Prefeitura Municipal de Queimados NÍVEL MÉDIO Professor II QUESTÃO QUESTÃO 1 A 26 D 2 B 27 A 3 D 28 D 4 B 29 C 5 A 30 B 6 B 31 A 7 A 32 D 8 D 33 A 9 D 34 D 10 C 35 ANULADA 11 A 36 A 12 C 37 B 13 B 38 D

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio. Professora: Renata Disciplina: Física Série: 2ª Nome: Turma: Nº.:

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio. Professora: Renata Disciplina: Física Série: 2ª Nome: Turma: Nº.: ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio Professora: Renata Disciplina: Física Série: 2ª Nome: Turma: Nº.: Caro(a) aluno(a), Os objetivos listados para esta atividade de recuperação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PGPCI

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PGPCI UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PGPCI EDITAL Nᵒ 01/2019 PROCESSOO SELETIVO 2019 - MESTRADO

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Luciana Cressoni, Rita Prates e Sueli Araujo

Luciana Cressoni, Rita Prates e Sueli Araujo Luciana Cressoni, Rita Prates e Sueli Araujo Apresentação do Plano de Ação do ETAPA Núcleo Pedagógico aos Supervisores Reunião com Diretores e Professores ETAPA Coordenadores ETAPA COM OS PROFESSORES Refletir

Leia mais

Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Aluno(a): / / Cidade Polo:   CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Preencha o GABARITO: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões

Leia mais

Guião de exploração pedagógica painel 8. Autoria: Maria José Marques

Guião de exploração pedagógica painel 8. Autoria: Maria José Marques Autoria: Maria José Marques A Exposição Itinerante Santillana é da autoria de Maria José Marques e foi exibida pela primeira vez na Universidade de Verão Santillana, nos dias 9, 10 e 11 de julho de 2012,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido 1. Quais as principais causas da falta de apoio ao programa? Quando o gestor diretor é da área responsável pelo programa ele

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Pinheiro Manual de Supervisão Pedagógica INTRODUÇÃO

Agrupamento de Escolas de Pinheiro Manual de Supervisão Pedagógica INTRODUÇÃO 2 ( ) A construção de uma cultura colegial é um processo longo, não isento de dificuldades e conflitos, e que requer a criação de condições várias, nomeadamente de espaços e tempos destinados ao trabalho

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA CELEBRAÇÃO DE CARTA ACORDO

MATERIAL DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA CELEBRAÇÃO DE CARTA ACORDO MATERIAL DE APOIO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA CELEBRAÇÃO DE CARTA ACORDO A nossa ideia de projeto é que ele sirva para embasar e orientar um roteiro de trabalho compartilhado de um grupo, sendo muito

Leia mais

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente?

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente? QUESTÕES 1- Gosta de Matemática? (ri-se e suspira) é assim depende do ponto de vista. Se for de uma matemática trabalhada de uma forma lúdica, gosto da matemática sim. Agora se for uma matemática com uma

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 239, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 727, DE 10/09/2015, REPUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25/09/2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA Pode-se afirmar que a prova não apresentou melhorias nem ficou aquém de suas versões anteriores. Os candidatos, sem dúvida, esperavam algo melhor, mais contextualizado,

Leia mais

Regulamento do III Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Regulamento do III Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

TÍTULO: FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

TÍTULO: FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA TÍTULO: FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE AUTOR(ES): DAIANE

Leia mais

A argumentação apresentada no recurso trata-se apenas de uma opinião pessoal sobre a questão, com a qual não concordamos em hipótese nenhuma.

A argumentação apresentada no recurso trata-se apenas de uma opinião pessoal sobre a questão, com a qual não concordamos em hipótese nenhuma. Conhecimentos Específicos Questão 16 A argumentação apresentada no recurso trata-se apenas de uma opinião pessoal sobre a questão, com a qual não concordamos em hipótese nenhuma. Conhecimentos Específicos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA Nome: Nº 1ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 3º bimestre 3º BIMESTRE 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação

Leia mais

EDITAL Nº 045/2010-DCV

EDITAL Nº 045/2010-DCV DIRETORIA DE CONCURSO VESTIBULAR EDITAL Nº 045/2010-DCV RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS CONTRA OS GABARITOS PROVISÓRIOS DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS E FUNÇÕES,

Leia mais

Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Descreva as recomendações para melhoria no desempenho das atividades do servidor (As recomendações da chefia imediata

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas.

SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas. UNIDADE: Quero perder uns quilinhos / Brasil SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Reconhecer o recurso argumentação em propagandas

Leia mais

F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver!

F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver! F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver! O que o QUANTA ESTÚDIO faz? O QUANTA ESTÚDIO é uma empresa dedicada à prestação de serviços nas áreas da Ilustração, seja ela editorial, voltada

Leia mais

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB )

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) GT 4 LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) Juliana Maria Soares dos Santos (PPGFP UEPB)¹

Leia mais

COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE

COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE COMO AUMENTAR SUAS MATRÍCULAS EM TEMPOS DE CRISE Com a chegada do fim do período letivo muitos gestores e diretores já começam a planejar o próximo ano, buscando meios de melhorar os processos que não

Leia mais

Informação Prova Prova código 16 de Francês (LE II)

Informação Prova Prova código 16 de Francês (LE II) Informação Prova Prova código 16 de Francês (LE II) Prova de Equivalência à Frequência do 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10 de fevereiro

Leia mais

A- Variação linguística. 1- Defina e exemplifique variação linguística geográfica. 2- Defina e exemplifique variação linguística histórica.

A- Variação linguística. 1- Defina e exemplifique variação linguística geográfica. 2- Defina e exemplifique variação linguística histórica. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano EM Data: / /2018 Trabalho Recuperação Final Professor (a): Wuilton Paiva Matéria: Língua Portuguesa Valor: 20,0 pts A- Variação linguística 1- Defina e exemplifique

Leia mais

O dia a dia de nossas exposições e argumentos!

O dia a dia de nossas exposições e argumentos! Atividade extra O dia a dia de nossas exposições e argumentos! Questão 1 (IFSP - 2013) Buscando a excelência Lya Luft Estamos carentes de excelência. A mediocridade reina, assustadora, implacável e persistentemente.

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO TRADICIONAL AO FUNCIONAL RESUMO. Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra. (Devem constar do texto do resumo)

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO TRADICIONAL AO FUNCIONAL RESUMO. Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra. (Devem constar do texto do resumo) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO TRADICIONAL AO FUNCIONAL Nome completo do acadêmico Professor Orientador RESUMO Conforme NBR 6028, o resumo informa suficientemente ao leitor, para que este possa decidir

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS - CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS - CCV Conhecimentos Específicos Questão 21. O candidato fundamentou suas razões recursais alegando que o gabarito correto é a letra A, ora conforme divulgação do gabarito oficial em 03 de junho de 2012 a alternativa

Leia mais

Guia Rápido de Redação

Guia Rápido de Redação Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos Saiba como começar a se preparar para a disciplina que ainda elimina centenas de milhares de candidatos todos os anos. Redação: o segredo dos concurseiros

Leia mais

50 QUESTÕES COMENTADAS

50 QUESTÕES COMENTADAS SIMULADO SED-MS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS 50 QUESTÕES COMENTADAS PROFESSORA FABIANA FIRMINO Pedagogia para Concurso SED-MS TREINAMENTO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Olá alun@!! Como anda sua preparação? Espero

Leia mais

GÊNEROS TEXTUAIS UEM UNICAMP UEMG

GÊNEROS TEXTUAIS UEM UNICAMP UEMG GÊNEROS TEXTUAIS UEM UNICAMP UEMG carta do leitor e artigo de opinião Prof. BrunoGuirado Ensino Médio CARTA DO LEITOR Esfera de circulação: jornalística A tecnologia faz com que hoje haja muito mais cartas

Leia mais

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comunicação Prof. Joel Dutra aula de

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comunicação Prof. Joel Dutra aula de EAD 521 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comunicação Prof. Joel Dutra aula de 19.04.17 Objetivo Estimular a reflexão sobre os processos de comunicação nas organizações e processo de escuta ativa. 2 Conteúdo

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Pontuação Soluções Grupo I 4 pontos

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

Argumentação em Matemática período Prof. Lenimar N. Andrade. 1 de setembro de 2009

Argumentação em Matemática período Prof. Lenimar N. Andrade. 1 de setembro de 2009 Noções de Lógica Matemática 2 a parte Argumentação em Matemática período 2009.2 Prof. Lenimar N. Andrade 1 de setembro de 2009 Sumário 1 Condicional 1 2 Bicondicional 2 3 Recíprocas e contrapositivas 2

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA Nome: Nº 9º Data: / /2015 Professores: Belisa, Natália e Willian Nota: A - Introdução Neste ano, sua média final foi inferior a 6,0, o que revela

Leia mais

15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos de idade sem alfabetização Qua, 04 de Julho de :24

15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos de idade sem alfabetização Qua, 04 de Julho de :24 15,2% DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS CHEGAM AOS OITO ANOS DE IDADE SEM ALFABETIZAÇÃO Alfabetização tardia pode gerar descompasso entre idade e aprendizagem e comprometer vida escolar. Para Priscila Cruz, diretora-executiva

Leia mais

DESCRIÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

DESCRIÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DESCRIÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Durante o estágio de trinta horas, foi possível observar todas as explicações da professora sobre multiplicação por dois e três algarismos e divisão por dois

Leia mais

Escrever palavras de acordo com a letra inicial solicitada. Aprender a trabalhar em dupla, desenvolvendo comportamento cooperativo.

Escrever palavras de acordo com a letra inicial solicitada. Aprender a trabalhar em dupla, desenvolvendo comportamento cooperativo. PROPOSTA DIDÁTICA Público-alvo: Duração: Área de conhecimento envolvida: Abordagem de tema transversal: Professores do 1º ano 7 aulas Língua Portuguesa Pluralidade Cultural e Ética Objetivos de aprendizagem

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ PLANO DE TRABALHO 1º ANO 3º BIMESTRE Função Polinomial do 2º grau COLÉGIO: CIEP BRIZOLÃO 337 BERTA LUTZ PROFESSORA: RAQUEL

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3º 1. Ementa (sumário, resumo) Planejamento Participativo

Leia mais

Descrevendo um conjunto

Descrevendo um conjunto Conjuntos Veja os seguintes exemplos: Jogadores de um time Lista de compras Números Inteiros Alfabeto Se você está familiarizado com estes exemplos, é claro que você tem a ideia do que é um conjunto, podemos

Leia mais

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM VOL.01 Dicas Redação ENEM Especial Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. 10 Dicas para mandar bem na redação com a Profª Jânia Conheça o "esquema" para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão 02 A questão 02 demanda que o aluno relacione os campos semânticos acionados na primeira metade do texto (linhas 01-16), na qual o enunciador estabelece uma correlação entre o campo do e

Leia mais

Informação Prova Prova código 367 de Inglês (LE I)

Informação Prova Prova código 367 de Inglês (LE I) Informação Prova Prova código 367 de Inglês (LE I) Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10 de fevereiro 1.

Leia mais

Prova Qualis. Orientações Gerais:

Prova Qualis. Orientações Gerais: Prova Qualis Orientações Gerais: Horário; Duração da prova: 2h30; Composição: questões objetivas e discursivas; Conteúdo: as provas abrangem conteúdos de formação geral e específicos; Orientações. Oficina:

Leia mais