C Sistema destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "C Sistema destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET"

Transcrição

1 1 CURSO DE PORTUGUÊS ON-LINE AULA 5 Clique aqui para assistir à aula gravada VERBO Verbo é a palavra que exprime ação, estado e fenômenos. 1) AÇÃO, EX. Os estudantes percorreram terras distantes. 2) ESTADO, EX. Não sou pianista nem sou violinista, sou saxofonista. 3) FENÔMENOS, EX. Choveu muito. FLEXAO VERBAL Verbo se flexiona indicando tempo, modo, número, pessoa. Sempre vendíamos fiado. Tempo: pretérito imperfeito. Modo: indicativo Número: plural Pessoa: primeira CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS 1. Auxiliar os que indicam a flexão de um verbo principal e emprestam novo matiz à ação, formando as locuções verbais. Amanhã poderá chover em Brasília. 3ª pes. sing. / fut. pres. indic. ação possível. Principais verbos auxiliares a) Ser, estar, ficar (+ particípio) formam a voz passiva. A cidade foi/esteve/ficou cercada pelos inimigos. b) Ter e haver (+ particípio) formam os tempos compostos. Nós tínhamos/havíamos falado. (pret. m.-q.-perf. composto) C) Ir, vir, estar, poder, dever, querer, parecer e outros (+ gerúndio ou infinitivo) indicam matizes da ação (os aspectos verbais). O dia vinha chegando. (ação progressiva) Os alunos estavam estudando. (ação continuada) O tempo parecia voar. (ação aparente) Todos queriam estudar muito. (ação pretendida) A prova poderia ser fácil. (ação possível)

2 2 Observação: Quando o infinitivo puder ser desenvolvido em oração, não haverá locução verbal; e, portanto, o primeiro verbo não é auxiliar. Penso estar com sono. que estou com sono. 2. Verbos regulares os que não modificam seus radicais durante a conjugação e seguem integralmente o modelo de sua conjugação. Observação: Obtém-se o radical de um verbo, a partir do infinitivo, retirando-se as terminações -ar, -er, -ir: > fal -ar, chov -er, possu -ir. 3. Verbos irregulares os que, em algumas flexões, apresentam modificações nos radicais e afastam-se do paradigma da conjugação. Método prático para classificar um verbo VERBOS PRES. INDIC. PRET. PERF. IND. CLASSIFICAÇÃO Molh ar Molh o Molh ei Regular Prefer ir Prefi ro Prefer i Irregular fraco Pod er Poss o Pud e Irregular forte Observação: Os irregulares se dividem em fracos e fortes. Fracos, aqueles cujos radicais se modificam apenas no pres. indic. e tempos derivados; fortes, cujas modificações ocorrem no pret. perf. indic. e seus derivados. Verbos anômalos assim são classificados os verbos ir e ser, em função das profundas modificações que se verificam em seus radicais. verbos pres. indic. pret. perf. indic. ser sou, es, e... fui, foste, foi... ir vou, vais, vai.., fui, foste, foi... Verbos defectivos aqueles que não apresentam determinadas flexões de pessoa, tempo ou modo. Exemplos: abolir, brandir, carpir, colorir, falir, demolir, esculpir... (que não se conjugam na 1ª pes. sing. do pres. indic. e tempos derivados, como será visto). EMPREGO DOS MODOS VERBAIS MODO indica a relação entre o emissor e o fato expresso. 1. Modo indicativo fato real, certo: Amanhã estudarei verbos 2. Modo subjuntivo fato duvidoso, possível: Quando estudares. 3. Modo imperativo ordem, proibição, pedido:

3 3 REGÊNCIA VERBAL A relação de dependência entre o verbo e seu complemento constitui a regência verbal. Há verbos que dispensam a preposição e outros que a exigem. É importante que se conheça a classificação dos verbos quanto à predicação, para que se entenda a regência verbal. CLASSIFICAÇÃO CARACTERÍSTICA EXEMPLOS Verbo de ligação Não tem significação própria, apenas O aluno ficou liga o sujeito a seu predicativo. alegre.(estava) São os verbos: Ser, estar, ficar, O aluno permanecia permanecer, andar e parecer ( significando estado) calado.(estava) Pedro andava Verbo intransitivo Verbo Transitivo Direto V.T.D. Indireto V.T.I. Direto e Indireto V.T.D.I. Verbo de ação que tem significação completa, isto é, não precisa de complemento para que a mensagem seja transmitida com clareza. Pode vir acompanhado de adjuntos adverbiais ou de predicativo do sujeito. Tem significação incompleta, precisa de complemento. Necessita de um complemento que a ele é ligado sem o auxílio de preposição. Esse complemento é o objeto direto. Necessita de complemento, que a ele se liga por preposição. Esse complemento é o objeto indireto. Necessita de dois complementos. O objeto direto e o objeto indireto. preocupado.(estava) A criança adormeceu. A criança adormeceu agora. Adj. adverbial Pedro chegou. Pedro chegou cedo. Adj. adverbial Ele leu.(o quê?) Ele gostou ( de quê?) Ele leu o livro. V.T.D O.D. Ele precisa do livro. V.T.I. O.I. Ele entregou o livro ao colega. V.T.D.I. O.D. O.I. Você observou que alguns verbos precisam de uma preposição para ligar-se ao seu complemento. Não podemos dizer gosto teatro porque o verbo gostar exige a preposição de. Trata-se de um verbo transitivo indireto. Seria oportuno recordar o que é preposição e quais as palavras que pertencem a esta classe gramatical. Vejamos:

4 4 PREPOSIÇÃO Preposição é a palavra invariável que liga duas outras entre si, estabelecendo entre elas uma relação de dependência. Ex.: anel de ouro São preposições essenciais: A; ANTES ; ATÉ ; APÓS; COM ; CONTRA; DE ; DESDE; EM; ENTRE; PARA ; PER ; PERANTE ; POR ; SEM ; SOBRE ; SOB ; TRÁS As que estão em negrito aparecem geralmente com os verbos transitivos indiretos. Dentre as preposições, algumas podem combinar-se ou contrair-se com outras palavras. Dizemos que há combinação, quando a preposição conserva-se inalterável. Ex: Assisti ao filme. (a+o) Há contração quando ela perde um fonema. Ex: Gostei da peça. (de+a) Assisti àquele espetáculo. (a+aquele) 1. CIRCUNSTÂNCIA EXPRESSAS PELA PREPOSIÇÃO TEMPO: A dois de dezembro, nascia nosso herói LUGAR: Moro em São Paulo há vários anos. MODO: Agia com bom senso. CAUSA: Morreu de enfarte. COMPANHIA: Estava com o gerente quando ocorreu o assalto. INSTRUMENTO: (ou meio): Feriu-o à bola. ARGUMENTO (ou assunto) : Falava sobre política FIM: Estudo para vencer 2. OPOSIÇÃO: Quem estiver contra mim retire-se EXCLUSÃO: Compareceu sem o amigo. MATÉRIA: Vendem-se facas de aço inoxidável. Nas comunicações escritas, há um grupo de verbos que está sempre presente. INFORMAR AVISAR NOTIFICAR CIENTIFICAR COMUNICAR

5 5 Todos eles admitem duas construções: informar alguma coisa a alguém ou informar alguém de (ou sobre) algo. Exigem, portanto, dois complementos: objeto direto e objeto indireto. São verbos transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I). É preciso cuidado ao empregá-los para que não se usem dois complementos iguais quanto à função sintática. Pelo menos uma preposição deve estar presente. Observe: Informei-o de que as duplicatas estavam com o contador da empresa, (O pronome o exerce a função de objeto direto, e a oração de que duplicatas estavam... tem a função de objeto indireto). Outra maneira de expressar a mesma idéia seria: Informei-lhe que as duplicatas... (lhe = a ele) (lhe objeto indireto, que as duplicatas... é a oração com função de objeto direto). INCORRETO Venho informá-la que... Venho informar-lhe de que... Informo V.Sª que... Informo a V.Sª sobre... CORRETO Venho informá-lo de que... Venho informar-lhe que... Informo V.Sª de que... Informo a V.Sª que... Lembre-se de que quando se usa: lhe, a V.Sª, a V.Exª, não é possível o emprego da preposição de ou sobre. Quando se usa: o lo nos, deve-se empregar, em seguida, as preposições de ou sobre. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 1) verbo transitivo indireto não admite voz passiva. Não são aceitas pela norma culta as construções: filme foi assistido por todos. 2) Não é próprio da norma culta dar um único complemento a verbos de regência diferentes. São incorretas frases do tipo: Assisti e gostei do filme. Deve-se dizer: Assisti ao filme e gostei dele ou (Gostei do filme a que assisti.) 3) pronome relativo pode funcionar como complemento do verbo. Nesse caso, é preciso que o pronome obedeça à regência do verbo do qual é complemento. Estes são os processos a que me refiro. São estas as verdades em que creio.

6 6 4) pronome oblíquo o (o, os, as, lo, la, las, no, nas, nos) funciona como objeto direto, ao passo que o pronome lhe (lhes) funciona como objeto indireto. Visitei-o no hospital. Preciso encontra-lo. Enviei-lhe o telegrama. 5) Os verbos aspirar no sentido de desejar, assistir no sentido de presenciar, visar no sentido de Ter como objetivo, apesar de serem transitivos indiretos, não aceitam os pronomes lhe (lhes) como complementos. 6) Aceitam apenas as formas tônicas: a ele, a ela, a eles, a elas. Aspiras à promoção? Sim, aspiro a ela. Assistiu ao filme? Sim, assisti a ele. Estudaremos abaixo os verbos mais utilizados em concursos e suas respectivas regências. 1) ASSISTIR Assistimos ao jogo. ( com o sentido de ver é transitivo indireto) O motorista assistiu o acidentado. ( com o sentido de dar assistência pode ser T.D. ou T.I.) ao acidentado. O direito de reclamar não assistia ao contribuinte.( com o sentido de caber, competir é T.I.) competia ao contribuinte. Alice assiste em Petrópolis.( com o sentido de morar, residir é V.I.) Adj. adverbial de lugar 2) ASPIRAR Aspirei o ar puro da montanha.(com o sentido de respirar é T.D.) Todos aspiram ao sucesso.(com o sentido de almejar é T.I.) OBS: O verbo almejar é T.D., a regência do verbo nada tem a ver com a regência do verbo que da seu sentido. Todos almejam o sucesso. 3) AGRADAR Apesar de agradar o animal, foi mordido.(com o sentido de afagar, acarinhar é T.D.) A resposta do aluno agradou ao mestre.( com o sentido de satisfazer é T.I.)

7 7 4) CHAMAR O técnico chamou os melhores jogadores.( com o sentido de convocar é T.D.) Chamei-o de inteligente.( com o sentido de apelidar pode ser T.D. ou T.I. indiferentemente.) O.D. Chamei-lhe de inteligente. O.I. 5) CUSTAR O livro custou caro.(com o sentido de valer é V.I.) advérbio A aprovação custou grande esforço a mim.( com o sentido de exigir é T.D.I.) O.D. O.I. FORMA ERRADA Eu custei a chegar aqui. FORMA CORRETA Chegar aqui custou-me.( com o sentido de ser difícil é T.I.) sujeito O.I. sujeito = é a coisa custosa, difícil objeto indireto = a pessoa que sofre a dificuldade 6) ESQUECER, LEMBRAR T.D. ESQUECER-SE, LEMBRAR-SE T.I. Esqueci seu telefone. (T.D.) Lembrei o fato.(t.d.) O.D. O.D. Esqueci-me de seu telefone.(t.i.) O.I. 7) PAGAR, PERDOAR Lembrei-me do fato.(t.i.) O.I. T.D. para coisas T.I. para pessoas Paguei o remédio.(t.d.) Perdoei o crime.(t.d.) O.D. OD. Paguei ao farmacêutico.(t.i.) Perdoou ao criminoso.(t.i) O.I. O.I. Paguei-lhe o remédio.(t.d.i.) Perdoei-lhe o crime.(t.d.i.) O.I. O.D. O.I O.D. 8) PREFERIR T.D.I. Preferir uma coisa a outra.

8 8 Prefiro cinema a teatro. O.D. O.I. OBS: Nunca usar prefiro antes, prefiro muito mais, prefiro isso do que aquilo. 9) ATENDER, PRESIDIR, AJUDAR, SATISFAZER São T.D. ou T.I. indiferentemente. Presidir o encontro. Presidir ao encontro. O.D. O.I. 10) PROCEDER Juliana procedeu bem.( com o sentido de agir é V.I.) advérbio O avião procedeu de Pernambuco.( com o sentido de provir é V.I.) locução adverbial Sua reclamação não procede.( com o sentido de caber é V.I.) A secretária procedeu aos preparatórios da reunião.( com o sentido de dar início é T.I.) O.I. 11) PARTICIPAR, COMUNICAR, CIENTIFICAR, NOTIFICAR, INFORMAR, LEMBRAR, AVISAR, PROPOR, PROIBIR Podem ser T.D.I Ninguém o proibiu [ de sair ]. Ninguém lhe proibiu[ sair ]. O.D. DISTO(O.I.) O.I. ISTO(O.D.) OBS: Informar algo [ a alguém]. Informar alguém [de algo]. Isto(O.D) lhe(o.i) O(O.D.) disto(o..i.) Tentar fazer a correlação O - disto lhe - isto lhe - de errado, tem que haver um O.D e um O.I.,lhe e de na mesma frase não pode pois seriam dois O.I. 12)QUERER Eu quero este livro.( com o sentido de desejar, querer a posse é T.D.)

9 9 O.D. Quero aos meus pais.(com o sentido de amar, querer bem é T.I.) O.I. 13) IR,CHEGAR São intransitivos. O adjunto adverbial de lugar que se liga a eles será regido pelas preposições: IR a para Vou ao colégio. Vou para o colégio. CHEGAR a de Cheguei a casa. Cheguei de casa. OBS: errado: Vou na praia. Vou em casa. Cheguei em casa. Cheguei no colégio. certo: Vou à praia. Vou a casa. Cheguei a casa. Cheguei ao colégio. 14)MORAR, RESIDIR São intransitivos. O adjunto adverbial de lugar que se liga a eles será regido pela preposição EM. Moro em Botafogo. Resido na Rua Filomena. O prédio se situa na Rua Lombardia. 15)VISAR O gerente visou o cheque.( com sentido de dar visto é T.D.) O.D. O soldado visou o alvo.( com o sentido de mirar é T.D.) O.D. Visei a melhor emprego.( com o sentido de almejar é T.I.) O.I. 16)OBEDECER, DESOBEDECER São transitivos indiretos. Desobedeceu ao sinal de transito. O.I. Ele sempre obedece aos pais. O.I.

10 10 17)IMPLICAR Ele implicou com o vizinho.( com o sentido de chatear, envolver-se é T.I.) O.I Liberdade implica responsabilidade.( com o sentido de acarretar é T.D.) O.D. REGÊNCIA NOMINAL Alguns nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) podem apresentar problemas de regência, principalmente aqueles que admitem mais de uma preposição. Embora esses problemas só possam ser resolvidos a contento mediante a consulta a um dicionário especializado, apresentamos a seguir uma lista de palavras acompanhadas de suas preposições mais freqüentes: NOME PREPOSIÇÃO EXEMPLOS Alienado DE Alienado dos problemas sociais, só pensava em si. Alusão A O presidente fez alusão às iniciativas do Ministro. Apto A, PARA Sentia-se apto a manejar o barco. Considero-me apto para as provas. Ávido DE, POR Era ávido de fama. Ávido por assumir o poder, utilizaram todos os meios possíveis. Constante DE, EM A informação constante de fls. 88 esclarece o assunto. Desconheço as provas constantes no processo. Constituído DE, POR Um grupo constituído de (por) cinco elementos realizou o estudo. Contemporâneo DE, A Meu avô foi contemporâneo de Machado de Assis. Foi um movimento contemporâneo à 1ª Guerra. Deputado, Senador POR Foi eleito deputado por Pernambuco. Habituado A, COM Os usuários estavam habituados a utilizar a linha 649. Paralela COM A Rua 24 de Maio é paralela com a Barão de Itapetininga. Preferível A Era preferível morrer a entregar-se. Residente, Sito, Situado, Morador EM Francisco dos Santos, residente na Rua das Flores, adquiriu o imóvel sito na Av. da Liberdade, nº 500 Transversal A Na rua transversal a esta, há um ponto de táxi. Vinculado A Sua conta bancária era vinculada à da esposa

11 11 Atenção! Os adjetivos residente, situado, preferível, morador, que habitualmente são empregados com a preposição a, devem estar sempre seguidos da preposição em (ou em + o = no ou em + a = na) ERRADO João Rodrigues, residente à Avenida Celso Garcia, 74, proprietário do supermercado situado à Rua do Tilhos, Era preferível viajar do que ficar aqui. O prêmio foi concedido a Joaquim de Morais, morador à Rua da Independência nº 4. CORRETO João Rodrigues, residente na Avenida Celso Garcia, 74, proprietário do supermercado situado na Rua do Tilhos, Era preferível viajar a ficar aqui. O prêmio foi concedido a Joaquim de Morais, morador na Rua da Independência nº 4. Questão 01 Observe nos períodos abaixo, a regência dos verbos e dos nomes. I - As constantes faltas ao trabalho implicaram a sua demissão. II - Procederemos à abertura do inquérito. III - O cargo a que aspiramos é disputado por todos. IV - Prefiro mais estudar do que trabalhar. V - Sua atitude é incompatível ao ambiente. Assinale a seqüência que corresponde aos períodos corretos. a) I, II, IV b) II, III, IV c) II, IV, V d) I, II, III e) I, III, IV Questão 02 Quanto à regência verbal, escreva ( 1) nas orações corretas e (2) nas incorretas. ( ) Logo que chegou, eu o ajudei como pude. ( ) Preferia remar do que voar de asa delta. ( ) Naquela época, eu não visava o cargo de diretor, ( ) Sem esperar, deparei com ela bem perto de mim. ( ) Nós tentamos convencê-lo que tudo era imaginação. A seqüência correta dos números nos parênteses é :

12 12 a) 1, 1, 1, 2, 2 b) 2, 2, 2, 1, 1 c) 2, 1, 1, 2, 1 d) 1, 2, 2, 1, 2 e) 1, 2, 1, 2, 1 Questão 03 Assinale a alternativa incorreta quanto à regência: a) Creio que os trabalhadores estão muito conscientes de suas obrigações para com a Pátria. b) O filme a que me refiro aborda corajosamente a problemática dos diretos humanos. c) Esta nova adaptação teatral do grande romance não está agradando ao público; eu, porém, prefiro esta àquela. d) O trabalho inovador de Gláuber Rocha que lhe falei chama-se Deus e o Diabo na Terra do Sol. e) José crê que a classe operária está em condições de desempenhar um papel importante na condução dos problemas nacionais. GABARITO: 1-D - Analisemos os períodos: I - Esta é a regência correta do verbo implicar, implicar em é errado, apesar de muito usado. II- No sentido de levar a efeito, executar, o verbo proceder só admite essa regência. III- Aspirar no sentido de almejar é transitivo indireto. IV- Prefere-se alguma coisa a outra. Preferir algo de que é outro erro crasso. Também quem diz preferir mais incorre em redundância viciosa, porque por si só preferir já encerra o sentido de querer mais ou antes. V- Diz-se incompatível com. 2- D. 1-Certa. Ajudar pode ser transitivo direto ( ajudou - o no trabalho), direto e indireto ( ajudou - o a fazer o trabalho), ou transitivo indireto ( ajudou-lhe no trabalho). 2- Errada. O correto é preferia remar a voar. 3- Errada. Visar com sentido de almejar, ter em vista é transitivo indireto e acompanha-se da preposição a. O correto seria visava ao cargo. 4- Certa. Deparar tem regência variada. Pode dizer-se ela deparou-se-me ( o verbo é pronominal, o sujeito é ela e me é objeto indireto), eu deparei - a, deparei - me com ela ou deparei com ela. 5- Errada. Pode dizer-se convencer-lhe ( objeto indireto) que tudo era imaginação ( objeto direto) ou convencê-lo (objeto direto) de que tudo era imaginação ( objeto

13 13 indireto). O que não se pode dizer é convencê-lo que, pois haveria dois objetos diretos na mesma oração. 3-D. A regência do verbo falar está defeituosa, pois o correto seria dizer de que lhe falei. CRASE É o fenômeno fonético que consiste na pronúncia em uma sílaba de duas vogais iguais e contíguas. À acento grave que caracteriza o fenômeno da crase. A crase vai ocorrer quando houver a fusão da preposição a com: 1) o artigo feminino a ou as ; Refiro-me a a concorrência. prep.+ art. Refiro-me à concorrência. crase,,. 2) o pronome demonstrativo a ou as Perdoarei a as que quiserem. prep. + pron. demonst. Perdoarei às que quiserem. crase 3) os pronomes demonstrativos aquilo, aquele e flexões. Assistirei a aquele filme. prep. + pron. demonst. Assistirei àquele filme. crase CASOS DE CRASE OBRIGATÓRIA

14 14 1- Encontro da preposição a com o artigo definido a(s), isto é, antes de palavras femininas. Entregue o lápis à aluna estudiosa. V.T.D.I. macete: substituir a palavra feminina por uma masculina se couber ao crase no a. Ex.: Entreguei o lápis ao aluno.( a é preposição e o artigo) à aluna. Para o verbo ir substituir pelo verbo vir, se você vai a e volta da crase no a, se você vai a e volta de crase para quê? Ex.: Vou à França. Volto da França. Vou a Portugal. Volto de Portugal. 2- No encontro da preposição a com o pronome demonstrativo a(s) Entregue o lápis à menina que chegou cedo. 3- No encontro da preposição a com o a inicial dos pronomes demonstrativos aquele, aquilo. Falei tudo àquele rapaz. Fiz referência àquilo. a + aquele a + aquilo 4 - No encontro da preposição com o a do pronome relativo a qual, as quais. O a seria artigo. Não conheço a pessoa à qual entregaste o livro. V.T.I. 5- Nas locuções adverbiais formadas por palavras femininas indicando modo, tempo e intensidade. Voltaremos à noite.(ao anoitecer tempo) à hora marcada. à hora certa. a certa hora. ( não leva crase pois não está definindo a hora, está indeterminada) OBS: Alguns gramáticos recomendam que não se utilize acento grave nas locuções adverbiais de instrumento e na locução adverbial de modo a vista, usada em oposição a a prazo, mas isso é questão controversa. Ex.: Redigimos a tese a máquina. à máquina. 6- Nas locuções prepositivas formadas por palavras femininas.

15 15 à + substantivo + de Estava à procura de você. à espera de à disposição de à custa de a respeito de( não leva crase pis respeito é palavra masculina) 7- Nas locuções conjuntivas femininas à proporção que e à medida que. Ficou cansado à medida que corria. à proporção que 8- Com a expressão implícita à moda de. Comi à francesa.( à moda da França) Bife à milanesa.( à moda de Milão) José escreve à Machado de Assis.(à moda de, ao estilo de) Vestiu-se à Luiz XV ( à moda de) Frango a passarinho.( Frango do tipo passarinho, não acentua para tipo e,aliás, passarinho não lança moda) 9- Diante de horas Os ônibus sairão às 15h30 min. À meia-noite haverá uma surpresa CASOS DE CRASE FACULTATIVA 1- Com nomes próprios personativos femininos, o artigo é facultativo, mas a preposição é indispensável. Falei à Helena. a Helena. OBS.: Antes de nomes de vultos histórico ou entidades religiosas é proibida a crase. Ex.: Fez referência a Helena de Tróia. 2- Antes de pronomes possessivos femininos que antecedem substantivo claramente expresso. Falei à sua aluna. a sua aluna. pronome possessivo adjetivo, vem junto do substantivo. Falei à sua irmã e não à minha.

16 16 a sua irmã crase obrigatória, antes de pronome possessivo substantivo, que é aquele que vem no lugar do substantivo que neste caso é irmã. 3- Após a preposição até, neste caso a preposição que é facultativa. Andei até à porta. Andei até (a)o portão. a porta. Preposição A chuva inundou até a sala. ( inundou inclusive a sala) A chuva inundou até à sala.( distância) CASOS DE CRASE PROIBIDA 1- Antes de palavras masculinas. Referiu-se a aluno estudioso. Prep. 2- Antes de verbos. A criança ficou a chorar. Prep., não se usa artigo antes de verbo 3- Antes de pronomes pessoais e de tratamento. Entreguei o presente a ela e não a Vossa Senhoria. Pron.pessoal pron.de tratamento OBS.: Antes de senhora, senhorita, dona e madame pode-se usar pois são pronomes femininos. Falei tudo à Senhora. a Senhora. 4 - Após preposições. Estou aqui desde as 10:00 horas. Prep. artigo 5- Em expressões formadas por palavras femininas repetidas. Ficou face a face com o criminoso. Prep. 6- Quando houver contraste entre singular e plural.

17 17 Fez alusão a alunas estudiosas. Fez alusão às alunas estudiosas. Prep. não vai para o plural. a + as prep. + artigo 7- Antes da palavra casa, não especificada. Fui a casa e não a encontrei. Fui à casa de meus pais.( especificou de quem é a casa) 8- Antes da palavra terra, não especificada. Após meses os marujos foram a terra. Obs. Se a palavra terra designar local, região ou planeta, ocorrerá a crase Após meses os marujos foram à terra natal. ( especificou) 9- Após a palavra distância, usada sem especificação. Fique a distância. Fique à distância de três metros. 10- Antes dos pronomes demonstrativos esta, essa. Referiu-se a essa aluna. prep., não existe artigo antes de pronome 11- Antes dos pronomes quem, cuja, na mesma oração. [Não conheço a pessoa] a quem te referes. V.T.I. A professora [ a cuja orientação devo o trabalho ] é esta. O.I. V.T.D.I. O.D. Esta obra é superior à [ que conheço.] a + aquela outra oração 12- Antes de nomes de vultos históricos ou entidades religiosas. Fez referência a Helena de Tróia.

18 18 EXERCÍCIOS 1. (G1) Escolha a preposição adequada para ligar o termo regido ao regente: 1) Estávamos ansiosos ver o jogo. (a - por) 2) Carlos está apto o trabalho. (com - para) 3) Mostrou-se solícita todos os colegas. (por - com) 4) O cantor era procedente Paris. (em - de) 5) Tinha antipatia algumas pessoas. (por - com) 2. (G1) Complete com a preposição adequada para ligar o termo regido ao regente: 1) Os juízes foram unânimes reconhecer nossos direitos. 2) O álcool é nocivo saúde. 3) Não guardo ressentimento vocês. 4) Papai era avesso discussões. 5) Senti a falta minha família. 3. (G1) Complete com as preposições adequadas: 1) Procuro uma pessoa versada Português. 2) A violência é incompatível espírito cristão. 3) Há leis de assistência pessoas humildes? 4) A população estava imune epidemia. 5) Os mestres têm ascendência os alunos. 4. (G1) Complete com a preposição adequada: 1) Tenho fé Deus. 2) Fiquei satisfeito o resultado. 3) Não guardo raiva ninguém. 4) Devemos obediência mais velhos. 5) Ela estava ansiosa chegada da filha. 5. (G1) Complete com as preposições adequadas:

19 19 1) A sua falta reunião causou transtornos. (à - na) 2) O funcionário não tinha acesso arquivo. (para - ao) 3) Devemos ter atenção nossos pais. (com - para com) 4) Seu gosto língua vem desde criança. (da - pela) 6. (G1) Complete com as preposições adequadas: 1) Estudar é essencial quem quer aprender. (para - a) 2) Este filme é impróprio menores de 12 anos. (a - para) 3) Márcia é devota Santo Antônio. (a - de) 4) A verdade é preferível mentira. (do que - à) 7. (Fei) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases adiante: I. Enviei dois ofícios Vossa Senhoria. II. Dirigiam-se casa das máquinas. III. A entrada é vedada toda pessoa estranha. IV. A carreira qual aspiro é almejada por muitos. V. Esta tapeçaria é semelhante nossa. a) a - a - à - a - a b) a - à - a - à - à c) à - a - à - a - a d) à - à - a - à - à e) a - a - à - à - a 8. (Fei) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas das seguintes orações: I. Precisa falar cerca de três mil operários. II. Daqui alguns anos tudo estará mudado. III. dias está desaparecido. IV. Vindos de locais distantes, todos chegaram tempo reunião. a) a - a - há - a - à b) à - a - a - há - a c) a - à - a - a - há d) há - a - à - a - a e) a - há - a - à - a

20 20 9. (Fuvest) Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto. "Chegar cedo... repartição. Lá... de estar outra vez o Horácio conversando... uma das portas com Clementino." a) à - há - a b) à - há -à c) a - há - a d) à - a - a e) a - a - à 10. (Ita) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das frases a seguir: I - Saíram daqui pouco, mas voltarão daqui pouco, pois moram apenas dois quilômetros de distância. II- foram suas amigas? estarão agora? a) há - a - a - Aonde - Onde b) há - há - à - Onde - Onde c) há - a - a - Aonde - Aonde d) a - a - à - Para onde - Por onde e) a - há - há - Por onde - Aonde 11. (Puccamp) A frase em que o acento grave indica corretamente a ocorrência de crase é: a) Ele deve muito aos pais, que sempre lutaram ombro à ombro para garantir-lhe um bom tratamento médico. b) Puseram a vítima e o acusado frente à frente, para o possível reconhecimento do agressor. c) Acompanhou-o passo à passo durante sua estada no Brasil. d) Quero que você fique bem à vontade para negar meu pedido, se não puder atendêlo. e) Ele sempre vem à pé, por isso costuma atrasar-se. 12. (Uece) Empregou-se corretamente o sinal indicativo de crase em: a) Sobre a visita à Quixadá, os moradores nos mostraram os pontos turísticos. b) Sou favorável à uma suspensão temporária do namoro. c) A garota à cuja vida aludimos tem um comportamento excelente. d) A relação à qual nos referimos já dura muitos anos. 13. (Uel) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. Dada... falta de recursos, solicitamos... Diretoria... suspensão da campanha. a) a - à - a b) a - à - à c) a - a - à d) à - à - a e) à - a - a

21 (Uel) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. Daí... poucos instantes, o menino entregou-se... reflexões mais sérias e colocouse... disposição do diretor. a) há - à - à b) a - à - a c) há - a - à d) à - a - a e) a - a - à 15. (Uel) Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. Não compreendo,... vezes, esse seu comportamento;... mim mesma você prometeu não voltar... falar nesse assunto. a) às - a - a b) às - a - à c) as - à - à d) às - à - a e) as - a - a 16. (Uel) Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. O relatório refere-se... últimas prestações de contas, e chega... insinuar que erros existem... muito tempo. a) às - à - há b) às - a - há c) as - à - à d) às - a - à e) as - a - a GABARITO 1. 1) por 2) para 3) com 4) de 5) por 2. 1) em 2) à 3) contra 4) a 5) de 3. 1) em

22 22 2) com 3) às 4) contra 5) sobre 4. 1) em 2) com 3) de 4) aos 5) pela 5. 1) à 2) ao 3) com - para com 4) pela 6. 1) para 2) a - para 3) a - de 4) à 7. [B] 8. [A] 9. [A] 10. [A] 11. [D] 12. [D] 13. [A] 14. [E] 15. [A] 16. [B] Final da Aula

23

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável

Leia mais

MARIA TEREZA E ZAMBELI

MARIA TEREZA E ZAMBELI MARIA TEREZA E ZAMBELI TRANSITIVIDADE VERBAL VERBOS Intransitivos Transitivos sem complemento A gente sabe viver Conviver, tanto prazer Anoitecer, amanhecer Eu e você, eu e você com complemento VTI com

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Regência A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. Regência nominal Estuda as relações em que

Leia mais

Prof. Jorge Viana de Moraes

Prof. Jorge Viana de Moraes Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

Língua. Portuguesa. Regência

Língua. Portuguesa. Regência Língua Portuguesa Regência A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam(objetos diretos e Objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto. VEJA: AGORA NOTE: Quando um termo REGENTE é

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Professora ANA PAULA Língua Portuguesa / 2ºEM / 2º trimestre 2012 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na

Leia mais

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vêm introduzidos

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

Crase. Professora Raysa

Crase. Professora Raysa Crase Professora Raysa Conceito Processo de contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Exemplo: Vou à festa. Casos Obrigatórios 1. Em locuções adverbiais femininas: O culto ecumênico

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II PORTUGUÊS aula Regência verbal II V. T. D. ESQUECER / LEMBRAR V. T. I. PREPOSIÇÃO DE VAMOS ESQUECER O QUE ACONTECEU E PARTIR. VAMOS NOS ESQUECER DO QUE ACONTECEU E PARTIR. O PEDIDO QUE EU LEMBREI ERA O

Leia mais

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo Regência Verbal Dentre os estudos linguísticos inerentes à sintaxe, encontra-se a sintaxe de regência. Ela é responsável pelo estudo das relações de dependência que se estabelecem entre os termos da oração

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Regência verbal Regência verbal é a relação que existe entre os verbos e

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação Colégio Magno Gramática 2.o ano Regência verbal e regência nominal Meditação Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Quem acreditou No amor, no sorriso, na flor Então sonhou, sonhou E perdeu

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE A CRASE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE Dizem que a crase não foi inventada para humilhar ninguém. No entanto, sabemos muito bem que seu uso adequado dá um certo trabalho a todos que escrevemos. O primeiro

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA A REGÊNCIA PODE SER DIRETA, QUANDO A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA É REALIZADA POR JUSTAPOSIÇÃO DE TERMOS, OU INDIRETA,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) REGÊNCIA VERBAL Necessito de livros. NOMINAL Tenho necessidade de livros. Regência Verbal Parte 1 Almejar Renato almeja o cargo de diretor. Amar Paula ama sua filha.

Leia mais

Fui ao cinema no domingo.

Fui ao cinema no domingo. VERBOS INTRANSITIVOS Os verbos CHEGAR e IR são acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. De acordo com a norma culta, as preposições usadas para indicar direção são A e PARA. A preposição EM deve ser

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia LÍNGUA PORTUGUESA Regência Nominal Relação entre um adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato transitivo e seu complemento, por meio de preposição. 1. Os cursos do Ponto têm sido úteis a muitos candidatos.

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III Bárbara da Silva Português Aula 48 Transitividade verbal III Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado Há verbos que, de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado.

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência 1 Definição de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos

Leia mais

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli. Português Regência Nominal e Verbal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa.

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. REGÊNCIA VERBAL Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. Exemplo de regência verbal: Ele não se lembrou do nosso acordo. vti O verbo é o termo regente.

Leia mais

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos regidos). Em termos

Leia mais

Português 3º ano João J. Regência

Português 3º ano João J. Regência Português 3º ano João J. Regência Regência Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que admite outro) e o termo regido ou subordinado (termo exigido pelo

Leia mais

Português. Regência Verbal e Nominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Regência Verbal e Nominal. Professor Arthur Scandelari. Português Regência Verbal e Nominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) Observa-se obediência à norma-padrão, no que

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal REGÊNCIA VERBAL & Nominal REGÊNCIA Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda as relações entre os termos da oração, verificando se um termo serve de complemento a outro. O termo que exige complemento

Leia mais

1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos.

1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos. Regência 1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos. Observe o exemplo: Hoje prefiro cinema do que teatro. (inadequado) Embora a situação

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I Bárbara da Silva Português Aula 14 O uso da crase I A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo 1 de 17 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) É bom, é proibido, é permitido, é necessário...:se o substantivo não vier determinado, o adjetivo fica invariável. Ex.: Entrada é proibido.

Leia mais

Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota.

Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota. b) Transitivo seguido de predicativo do objeto, com o sentido de denominar, qualificar, admite quatro regências diferentes: Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

PROFESSORA: VERBENE LIMA

PROFESSORA: VERBENE LIMA PROFESSORA: VERBENE LIMA É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL www.monsterconcursos.com.br pág. 1 REGÊNCIA NOMINAL É aquela em que o nome (substantivo ou adjetivo) pede um complemento nominal com preposição adequada. Esta preposição que introduz

Leia mais

CRASE PROFESSOR JAILTON

CRASE PROFESSOR JAILTON CRASE PROFESSOR JAILTON WWW.PROFESSORJAILTON.COM.BR CRASE Fusão --- Mistura Preposição a + artigo a (visita à praia) Preposição a + pronome aquele (superior àquele) Preposição a + demonstrativo a (voz

Leia mais

Regência. O estabelecimento de relações de sentido

Regência. O estabelecimento de relações de sentido Regência O estabelecimento de relações de sentido Leia: Ele é acostumado a roubar. acostumado= adjetivo(a) Ele está acostumado com a pobreza. acostumado= adjetivo(com) verbo aspirar No sentido sorver,

Leia mais

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu.

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Retomada Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Obs.: O verbo intransitivo pode vir acompanhado de circunstâncias adverbiais. Ex.: O menino acordou cedo. O homem

Leia mais

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal a) Bem sabes que eu quero muito meus pais. b) Eles perceberam que ela jamais perdoará a seus algozes. c) Eles

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

Aspirar Transitivo direto Aspiramos aspirou aspiram aspiram h. Transitivo indireto lhe(s): aspiramos aspira

Aspirar Transitivo direto Aspiramos aspirou aspiram aspiram h. Transitivo indireto lhe(s): aspiramos aspira Aspirar a) Transitivo direto (= respirar, sorver, exalar, pronunciar guturalmente): Aspiramos o ar puro das montanhas. E com os lábios entreabertos aspirou com delícia a aura impregnada de perfumes. (José

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Fernanda Vicente Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - casos particulares 19/21 jun RESUMO Existem casos que merecem bastante atenção em relação ao uso da crase. Vamos conferi-los?

Leia mais

Crase. Condições para ocorrência de crase

Crase. Condições para ocorrência de crase Profº FCO Holanda Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

Nivelamento de Português. Crase. Profa. Ivanilda Maria e Silva Bastos 2015

Nivelamento de Português. Crase. Profa. Ivanilda Maria e Silva Bastos 2015 Nivelamento de Português Crase Profa. Ivanilda Maria e Silva Bastos 2015 Crase é: Fusão de uma preposição A com : artigo definido feminino ( a, as): Refiro-me a + a prova de ontem. Refiro-me à prova de

Leia mais

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar)

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar) Emprego da crase A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de grande importância a crase da preposição

Leia mais

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE CASOS EM QUE OCORRE A CRASE A crase ocorre, obrigatoriamente, em três casos: 1º) O termo regente deve exigir complemento regido da preposição a, e o termo regido deve admitir o artigo feminino a(s): Pedi

Leia mais

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado:

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: CONCORDÂNCIA 405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: a) os soldados se houveram como herói; b) os condenados houveram o perdão para seus erros; c) se

Leia mais

CRASE. NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE

CRASE.  NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE CRASE GRAMÁTICA CRASE A crase é um acento grave: A (preposição) + A (artigo) = À. Lembre-se de que a crase está relacionada às questões de regência verbal e nominal, portanto é muito importante relembrar

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ Exercícios Aluno: Número: Prof.:Tunas Regência Verbal A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Eduardo Valladares e Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - regras básicas 19/21 jun RESUMO sinalizada com o acento grave I. Regra Geral: Haverá crase quando for possível cumprir os

Leia mais

quarta-feira, 29 de agosto de

quarta-feira, 29 de agosto de quarta-feira, 29 de agosto de 2012 1 CRASE Conceito: crase é a fusão de a (preposição) + a (artigo). Ex.: Ele vai a + o teatro = Ele vai ao teatro. Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja. Regra prática:

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato PREDICAÇÃO VEBAL Professor Guilherme Medeiros Honorato Predicação Verbal É a parte da Gramática responsável pela verificação da necessidade da complementação de palavras ou expressões que possam dar sentido

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Aula 18 Termos essenciais da oração II. Professor Guga Valente

Aula 18 Termos essenciais da oração II. Professor Guga Valente Aula 18 Termos essenciais da oração II Professor Guga Valente O meu tempo O meu tempo O meu tempo não é o seu tempo. O meu tempo é só meu. O seu tempo é seu e de qualquer pessoa, até eu. O seu tempo é

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL A regência verbal é a relação entre o verbo e seu complemento, além do uso ou não de algumas preposições. Cuidado com o SENTIDO

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Crase. Manoel Francisco Guaranha

Crase. Manoel Francisco Guaranha Crase Manoel Francisco Guaranha Crase: fusão da preposição mais: Refiro-me à mulher de azul Artigo feminino a Aquele(s) Refiro-me àquele(s) senhor(es). Refiro-me àquela(s) senhora(s) Aquela(s) Aquilo Refiro-me

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Aula 5 1 Ocorre Crase

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira.

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. Como se classificam os verbos tem e executar quanto à transitividade? Resposta: São transitivos diretos. Que termos funcionam como complemento desses verbos? Resposta:

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

Regência verbal. Reger é determinar a flexão de um termo, que neste caso é o complemento, já que o verbo é o termo regente.

Regência verbal. Reger é determinar a flexão de um termo, que neste caso é o complemento, já que o verbo é o termo regente. Regência verbal A regência de um verbo é determinada pela relação do mesmo com seu complemento. Logo, o verbo é o termo regente e o complemento é o termo regido. Observe: Joana assistiu um paciente no

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO SUMÁRIO CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO 9 2 CRASE CRASE é um fenômeno fonético e sintático; fonético, porque simboliza a soma de dois sons iguais (A + A), sintático, porque sua ocorrência depende da

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS PORTUGUÊ S SEM FRESCURA PARA A PM-MS AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO DE REGÊNCIA Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 38 Preposições II

Bárbara da Silva. Português. Aula 38 Preposições II Bárbara da Silva Português Aula 38 Preposições II Locução Prepositiva É o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de uma preposição. A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição.

Leia mais

PREDICADO. Profª Fernanda Colcerniani

PREDICADO. Profª Fernanda Colcerniani PREDICADO Profª Fernanda Colcerniani PREDICADO É o termo que expressa aquilo que se afirma a respeito do sujeito: 1. Jardineiros diplomados regam flores [...] sujeito predicado 2. A luz da tua poesia é

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às Crase Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às (preposição + artigo) a + aquela(s) = àquela(s) (preposição

Leia mais

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo "assistir" exige preposição "a":

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo assistir exige preposição a: Hoje Monster Guerreiros, veremos um assunto que, inevitavelmente, é pura decoreba: Regência Verbal. Se você não conhecia, prazer em conhecer (ou "desprazer"). Conceituando Regência Verbal nada mais é do

Leia mais

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal Prof Carlos Zambeli A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo,

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 10. Regência

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 10. Regência Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 10 Regência Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que você

Leia mais

CRASE. Prof. Samuel KühnK

CRASE. Prof. Samuel KühnK Prof. Samuel KühnK Definição e condições para a ocorrência: CRASE é uma palavra de origem grega que significa fusão, mistura. Em língua portuguesa, é esse o nome da fusão de dois sons idênticos, duas vogais

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:9

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:9 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:9 Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o

Leia mais

CONCURSO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO

CONCURSO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO CONCURSO EDITAL 001/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO CARGO: GUARDA MUNICIPAL RECORRENTE: 102.491 O candidato não especificou a qual questão se referia. RECORRENTE:

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Termos essenciais da oração Introdução Chamamos de termos essenciais da oração aqueles compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado. São eles:

Leia mais

Língua Portuguesa Mara Rúbia

Língua Portuguesa Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Determina se os seus complementos são acompanhados

Leia mais

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas.

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas. Língua Portuguesa Polícia DIREITO Militar SP Prof. Pablo Alex L. Gomes CONSTITUCIONAL Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Preposição + Artigo A + A = À Irei a cidade. - Irei a

Leia mais

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz A crase possui uma importância enorme no entendimento do texto. Toda a interpretação de uma informação pode ser alterado com o uso (ou não) da crase. Veja: Exemplo 1: O menino cheira a gasolina. Exemplo

Leia mais