Revisaço - Analista e Técnico do TRT (2015) Questões comentadas - 3a ed. Rev., amp. e atual.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revisaço - Analista e Técnico do TRT (2015) Questões comentadas - 3a ed. Rev., amp. e atual."

Transcrição

1 ERRATA Revisaço - Analista e Técnico do TRT (2015) Questões comentadas - 3a ed. Rev., amp. e atual. Por conta de erro do autor no momento de formatar o artigo, as questões de nº 160 a 164 foram publicadas em duplicidade às questões de nº 143 a 147. Além disso, essas questões se referem à responsabilidade civil, não a direitos reais. O autor pede desculpas aos leitores pelo inconveniente. Nas próximas tiragens dessa edição e nas futuras editoras, esse erro será corrigido. Danilo da Cunha Sousa. Página 803. Questão 62. Comentários. SUBSTITUIR POR: Alternativa correta: letra A (responde a todas as alternativas): a proteção em face da automação, na forma da lei, pode ser pleiteada porque, nos termos do art. 39, 3, da CF, não é direito automaticamente extensível aos servidores ocupantes de cargos públicos, no caso, os trabalhadores do Estado da Bahia. As demais alternativas trazem direitos que já estão contemplados pelo art. 39, 3, da CF e, por isso, não precisam ser reivindicados. Página 817. Questão 96. Comentários. SUBSTITUIR POR: Alternativa A : correta (responde a todas as alternativas): é pacífico na doutrina que tem capacidade eleitoral passiva aquele que preenche as condições do direito de ser escolhido para exercício de mandato eletivo por meio de voto. Em sentido oposto, capacidade eleitoral ativa é atributo que permite ao indivíduo exercer o direito de sufrágio escolhendo os seus representantes políticos. As denominações plena, genérica e originária não se aplicam à teoria das capacidades eleitorais. Página 819. Questão Comentários. SUBSTITUIR POR: Errado. Organização, manutenção e execução de inspeção do trabalho é matéria de competência administrativa ou material exclusiva da União (art. 21, XXIV, da CF). Pág (FCC Analista Judiciário Área Judiciária - TRT 16/2014) A respeito dos atos jurídicos lícitos e ilícitos, considere: I. Constitui ato ilícito a destruição da coisa alheia a fim de remover perigo iminente. II. Não comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelos bons costumes.

2 III. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. Está correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) I e II. (C) I e III. (D) III. (E) I. COMENTÁRIOS. Alternativa d correta: está correto o item III. Item I errado: a destruição da coisa alheia a fim de remover perigo iminente é considerada situação de estado de necessidade. Portanto, é o caso de ato lícito (art. 188, II, CC). Item II errado: o CC de 2002 é norteado pelo princípio da sociabilidade. Dessa forma, os bons costumes são considerados fontes de direito. No caso, comete abuso de direito a pessoa que ao exercer o seu direito excede os limites impostos pelos bons costumes (art. 187, CC). Item III correto: trata-se da cláusula geral de responsabilidade civil. A todos, é imposto o dever de observar de seguir a norma jurídica, a qual uma ves violado gera o dever de indenizar e se causar o dano. Deve-se constar: Item III correto: trata-se da cláusula geral de responsabilidade civil. A todos, é imposto o dever de observar e de seguir a norma jurídica, a qual uma vez violada gera o dever de indenizar, se causar o dano. Pág (FCC Analista Judiciário Área Judiciária - TRT 15/2013) Cauã, então com 9 anos, foi obrigado por Romualdo, durante três anos, a trabalhar em regime análogo à escravidão. Neste período, foi submetido a trabalhos forçados, que lhe causaram danos morais. Seis anos depois, ajuizou ação compensatória contra Romualdo. Este, por sua vez, alegou prescrição. A alegação de Romualdo (A) não procede, pois o caso espelha hipótese de decadência, não de prescrição. (B) procede, pois se passaram mais de três anos do fato que originou a pretensão. (C) procede, pois se passaram mais de cinco anos do fato que originou a pretensão. (D) não procede, pois o prazo de prescrição para pretensão de reparação civil não se consumou. (E) não procede, pois fatos graves são imprescritíveis. COMENTÁRIOS.

3 Alternativa d correta: como Cauã tinha nove anos de idade, o prazo prescricional não começou a correr, pois é absolutamente incapaz (art. 198, I, CC). Alternativa a errada: é caso de prescrição, pois o direito à indenização se refere a uma pretensão da pessoa, não um direito meramente potestativo. Alternativas b e c erradas: a pretensão para se obter reparação civil prescreve em três anos (art. 206, 3º, V, CC). Porém, como no caso o ofendido é absolutamente, não se teve início do referido prazo (art. 198, I, CC). Alternativas b e c erradas: a pretensão para se obter reparação civil prescreve em três anos (art. 206, 3º, V, CC). Porém, como no caso o ofendido é absolutamente incapaz, não se teve início do referido prazo (art. 198, I, CC). Alternativa e errada: mesmo decorrentes de fatos graves, a pretensão da parte está sujeita à prescrição. No caso, a imprescritibilidade decorreu da incapacidade absoluta do ofendido (art. 198, I, CC). Pág (FCC TRT 14 Analista Judiciário/ 2011) A respeito dos defeitos dos negócios jurídicos, é correto afirmar: A) Se ambas as partes procederem com dolo, qualquer delas poderá alegá-lo para anular o negócio, ou reclamar indenização. B) O falso motivo só vicia a declaração de vontade quando expresso como razão determinante. C) Considera-se coação a ameaça do exercício normal de um direito, bem como o simples temor reverencial. D) Não se presumem fraudatórias dos direitos dos ou tros credores as garantias de dívidas que o devedor insolvente tiver dado a algum credor. E) Se uma pessoa, por inexperiência, se obriga a pres tação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta, o negócio será anulado inclusive se a parte favorecida concordar com a redução do proveito.. Alternativa b correta: trata-se de uma hipótese em que o negócio jurídico é viciado em decorrência de erro. O motivo não precisa ser expresso na celebração do negócio jurídico. Porém, se as partes o expressam, ele passa a ser um dos elementos essenciais do negócio. Assim, se o motivo for falso, anula-se o ato. É o que ocorre, por exemplo, quando o autor da herança realiza um testamento, deixando a casa a uma pessoa que julga ser seu sobrinho e, depois, se descobre que essa pessoa não é sobrinha do de cujos. Alternativa a errada: o dolo é o vício do consentimento por meio do qual o uma pessoa induz a outra em erro. Se ambas estiverem agindo com dolo, o direito não tutela a torpeza recíproca, motivo pelo qual não podem exigir indenização.

4 Alternativa c errada: na coação, a vontade da pessoa é viciada porque ela age ameaçada a praticar o negócio jurídico. Há uma violência psíquica a macular a vontade da parte. Para que a coação seja caracterizada a ponto de anular o ato, é necessário que ela seja grave, sendo que o simples temor referencial (de filho para pai, por exemplo) não é considerado grave. Alternativa c errada: na coação, a vontade da pessoa é viciada porque ela age ameaçada a praticar o negócio jurídico. Há uma violência psíquica a macular a vontade da parte. Para que a coação seja caracterizada a ponto de anular o ato, é necessário que ela seja grave, sendo que o simples temor reverencial (de filho para pai, por exemplo) não é considerado grave. Alternativa d errada: na fraude contra credores, a pessoa visa diminuir o seu patrimônio e, assim, prejudicar os seus credores. Um dos elementos da fraude contra credores é que o devedor já seja insolvente ou se torne insolvente com o desfalque patrimonial. Alternativa e errada: as relações jurídicas devem guardar proporcionalidade entre os direitos e deveres das partes, desde o início das tratativas até a execução da avença. Se, por inexperiência, uma pessoa assume uma prestação desproporcional à contraprestação, o negócio jurídico é anulável, pelo instituto da lesão. Porém, o negócio jurídico não será anulado se as partes se compuserem de forma a eliminar essa desproporção. 89. (FCC Analista Judiciário Judiciária TRT 1/2013) Sobre os defeitos dos negócios jurídicos, de acordo com o Código Civil brasileiro, considere: I. A coação sempre vicia o ato, ainda que exercida por terceiro, e se a parte prejudicada com a anula ção do ato não soube da coação exercida por ter ceiro, só este responde por perdas e danos. II. Tratando-se de negócios gratuitos, a anulação por fraude contra credores dispensa que o estado de insolvência do devedor seja conhecido por qualquer uma das partes, mas no caso de contrato oneroso do devedor insolvente é necessário, para a anulação, que a insolvência seja notória ou houver motivo para que ela seja conhecida do outro contratante. III. O dolo do representante legal ou convencional de uma das partes só obriga o representado a res ponder civilmente até a importância do proveito que teve. Está correto o que se afirma APENAS em A) I e II. B) I e III. C) II. D) II e III E) III... Alternativa a correta: somente o item II está correto. Alternativa c correta: somente o item II está correto.

5 Item I errado: a coação exercida por terceiro só anula o ato se o beneficiado diretamente podia ter ou tinha ciência da conduta desse terceiro. Se o beneficiado não tinha ciência do ato do terceiro, somente este responderá por perdas e danos (art. 155 do CC). Item II correto: na fraude contra credores, é necessário que a pessoa seja insolvente ou que o negócio jurídico a reduza à insolvência e o consilium fraudis, que consiste na cumplicidade entre os fraudadores. No caso de negócios jurídicos gratuitos, como a doação, presume-se o consilium fraudis (art. 158, CC). Já nos negócios jurídicos onerosos, como a compra e venda, a pessoa que quer anular o negócio jurídico deve comprovar o consilium fraudis (art. 159, CC). Item III errado: no caso do representante convencional, o representado responde solidariamente pelo integral prejuízo causado a outrem (art. 149 do CC). Pág (CESPE Analista Judiciário Judiciária TRT 10/2013) Julgue os itens que se seguem, a respeito da interpretação da legislação e dos atos e negócios jurídicos Atualmente o direito brasileiro é adepto à aplicação dos danos punitivos (punitive damages) a fim de evitar a causação de danos aos consumidores por falta de zelo do fornecedor. Item correto: a doutrina do punite damages tem origem nos EUA e significa que o valor da indenização deve ser fixado de acordo com o binômio: compensação da vítima e punição ao autor da lesão (art. 6º, VI e VII, CDC) Considere que Cláudio tenha adquirido de Pedro um apartamento, cuja venda fora anunciada por este em jornal, e que, em razão dessa venda, Pedro tenha ficado sem patrimônio para garantir o pagamento de suas dívidas. Nessa situação, o negócio jurídico celebrado entre ambos é passível de anulação por fraude contra credores em face da presunção de má-fé de Pedro. Item correto: a má-fé de Pedro é presumida, porque sabia que a venda do apartamento o reduziria à insolvência. Mas, para a anulação do negócio, deve-se comprovar a má-fé de Cláudio, que, em regra, não se presume, salvo em casos (art.159, CC). Deve-se ler: Item errado: a má-fé de Pedro é presumida, porque sabia que a venda do apartamento o reduziria à insolvência. Mas, para a anulação do negócio, deve-se comprovar a má-fé de Cláudio, que, em regra, não se presume, salvo em certos casos (art.159, CC). Pág (CESPE Analista Judiciário Exec. Mandados TRT 10/2013) Acerca de pessoa jurídica, prescrição e decadência, julgue os próximos itens O partido político é pessoa jurídica de direito público constituída sob a forma de associação. Item errada: os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado. Embora tenha características semelhantes a de uma associação, o legislador os distinguiu dessa espécie de pessoas jurídicas.

6 Item errado: os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado. Embora tenham características semelhantes a de uma associação, o legislador os distinguiu dessa espécie de pessoas jurídicas. A ação de reconhecimento de paternidade é imprescritível, porém, no caso de petição de herança, corre o prazo prescricional. Item correto: o direito ao reconhecimento da paternidade é um direito personalíssimo, não sujeito, portanto, ao prazo prescricional. No entanto, uma vez determinada a paternidade por meio de sentença transitada em julgado, o prazo para o requerimento de herança é dez anos As regras que regem a prescrição se aplicam à decadência, se as partes não pactuarem de forma diversa. Nota do autor: é interessante ao candidato memorizar as diferenças entre prescrição e decadência, sempre muito requisitadas em concursos públicos. Item errado: as normas que se aplicam à prescrição não se aplicam à decadência, salvo disposição legal em sentido contrário. Não podem as partes, por convenção, estipular quais regras de prescrição se aplicam ou não se aplicam à decadência, somente a lei (art. 207, CC).

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Defeitos do Negócio Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DEFEITOS DO NEGÓCIO CAPÍTULO IV DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Seção I DO ERRO OU IGNORÂNCIA Art.

Leia mais

QUADRO SINÓTICO DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO

QUADRO SINÓTICO DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO QUADRO SINÓTICO DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO 1. 2. Erro ou ignorância Vícios do consentimento: erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão. Vício social: fraude contra credores. Tornam anulável o negócio

Leia mais

DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV. 1. FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO 1.1. Conceito Espécies

DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV. 1. FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO 1.1. Conceito Espécies DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV DOS FATOS JURÍDICOS Sumário 1. Fato jurídico em sentido amplo: 1.1. Conceito; 1.2. Espécies 2. Negócio Jurídico: 2.1. Conceito; 2.2. Classificação dos negócios jurídicos:

Leia mais

DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO. (I) VÍCIOS DO CONSENTIMENTO = Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão.

DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO. (I) VÍCIOS DO CONSENTIMENTO = Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão. DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO ESPÉCIES: (I) VÍCIOS DO CONSENTIMENTO = Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão. (II) VÍCIO SOCIAL = Fraude contra credores. OBSERVAÇÃO: Tornam anulável o negócio jurídico

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: DOLO BILATERAL E SUAS CONSEQÊNCIAS JURÍDICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES):

Leia mais

Monitoria de Defeitos do Negócio Jurídico

Monitoria de Defeitos do Negócio Jurídico DIREITO CIVIL Monitoria de Defeitos do Negócio Jurídico Monitora: Nathalya Valério Jardim Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEGEP-MA Prova: Técnico da Receita Estadual 1) Raul foi picado por uma cobra e levado

Leia mais

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (CESPE PC/PE Delegado de Polícia 2016) Com base nas disposições do Código Civil, assinale a opção correta a

Leia mais

Dos defeitos do negócio jurídico. Da coação, da lesão e do estado de perigo

Dos defeitos do negócio jurídico. Da coação, da lesão e do estado de perigo Dos defeitos do negócio jurídico Da coação, da lesão e do estado de perigo A coação A coação é toda ameaça ou pressão injusta exercida sobre um indivíduo para forçá-lo, contra a sua vontade, a praticar

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo; Advogado; Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; Especialista em Direito

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

Conteúdo: Defeitos do Negócio Jurídico: Erro, Dolo, Coação, Fraude contra Credores.

Conteúdo: Defeitos do Negócio Jurídico: Erro, Dolo, Coação, Fraude contra Credores. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 13 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Defeitos do Negócio Jurídico: Erro, Dolo, Coação, Fraude contra Credores. Defeitos

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico:

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico: Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais/Direito Civil Aula: Defeitos dos Negócios Jurídicos Professor (a): Rafael da Motta Monitor (a): Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Defeitos dos Negócios

Leia mais

PROVA PC/PE - Delegado Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso da Polícia Civil de Pernambuco para delegado.

PROVA PC/PE - Delegado Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso da Polícia Civil de Pernambuco para delegado. PROVA PC/PE - Delegado 2016 Olá amigos do Estratégia! Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso da Polícia Civil de Pernambuco para delegado. A prova de civil, não foi difícil, mas o candidato

Leia mais

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Atos Jurídicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO ANÁLISE DOS VÍCIOS DO CONSENTIMENTO E DOS VÍCIOS SOCIAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO.

DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO ANÁLISE DOS VÍCIOS DO CONSENTIMENTO E DOS VÍCIOS SOCIAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO. DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO ANÁLISE DOS VÍCIOS DO CONSENTIMENTO E DOS VÍCIOS SOCIAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO. O DOLO Dolo é o artifício empregado para induzir alguém à prática de um ato que o prejudique

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão DEFEITOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: OS VÍCIOS DE VONTADE Noções introdutórias São vícios

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 12. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 12. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 12 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Vícios de consentimento (continuação): Erro Artigo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL 2º. PRINCÍPIO DA AUTENTICIDADE: A autenticidade traduz a ideia de presunção de veracidade, decorrente

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito 1 DIREITO CIVIL PONTO 1: Nulidades PONTO 2: Diferença entre Nulo e Anulável PONTO 3: Análise do Art. 166 do CC PONTO 4: Defeitos do Negócio Jurídico 1.NULIDADES Nulidades, a princípio, podem ser questionadas

Leia mais

Prescrição e Decadência Aula 01

Prescrição e Decadência Aula 01 Curso/Disciplina: Direito Civil (Parte Geral) Aula: e 01 Professor: Rafael da Mota Monitor: Ítalo Albanês Oliveira Bernardo e Aula 01 1. Introdução e O tema e gera bastantes discussões no meio acadêmico.

Leia mais

Aula 12 Dos Defeitos dos Negócios Jurídicos II: Por Marcelo Câmara

Aula 12 Dos Defeitos dos Negócios Jurídicos II: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Introdução: texto Sumário: 1 -texto Defeitos nos negócios jurídicos: 1.1 - Estado de Perigo: 1.2 - Lesão: 1.3 - Fraude contra credores: texto Desenvolvimento: 1 -texto Defeitos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO:

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: UM PORTAL DA ACESSE O QUE É RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: O DEVER DE REPARAR O DANO. POR QUE DIVULGAR ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS DA CONTABILIDADE? PREVENÇÃO

Leia mais

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA (FCC TRT/20ª Região/SE

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos Instituições de Direito Público e Privado Parte IV Fatos e Atos Jurídicos 1. Fatos e Atos Jurídicos Classificações Fatos e Atos Jurídicos Ex facto oritur ius (o Direito nasce dos fatos). Fatos jurídicos

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL II FAG MONITORIA DO DIA 09/06/16

MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL II FAG MONITORIA DO DIA 09/06/16 1 MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL II FAG MONITORIA DO DIA 09/06/16 MONITOR: Fabrício Marcelino de Lima TEMA: 1 - DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO: Dos vícios do consentimento: erro ou

Leia mais

Aula 36. Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado de vício social: a fraude contra credores.

Aula 36. Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado de vício social: a fraude contra credores. Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Parte Geral. Aula: Fatos jurídicos. Professor (a): Rafael da Mota Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 36 Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado

Leia mais

LUSO-BRASILEIRO Instrumento Público & Instrumento Particular. Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito 29ª Tabeliã de Notas da Capital

LUSO-BRASILEIRO Instrumento Público & Instrumento Particular. Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito 29ª Tabeliã de Notas da Capital LUSO-BRASILEIRO 2008 Instrumento Público & Instrumento Particular Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito 29ª Tabeliã de Notas da Capital ESCRITURA PÚBLICA Art. 215 C.C A escritura pública, lavrada

Leia mais

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 22) 1 Publicidade enganosa Não se exige prova da enganosidade real (mera capacidade de indução ao erro) A boa-fé do anunciante

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PUBLICIDADE ENGANOSA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PUBLICIDADE ENGANOSA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor PUBLICIDADE ENGANOSA Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 Publicidade enganosa Não se exige prova da enganosidade real (mera capacidade de indução

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS Índice 1. Dos Bens...3 1.1. Dos Bens considerados em si mesmos... 3 1.1.2. Bens Imóveis e Bens Móveis:... 3 1.1.2.1. Bens Fungíveis e Consumíveis...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

Direito Civil. Conceito Decadência. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Conceito Decadência. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Conceito Decadência Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas Aula 37 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas 1 As cláusulas abusivas não se confunde com o abuso de direito do art. 187

Leia mais

Direito Civil Professor: Patrícia Dreyer Teoria

Direito Civil Professor: Patrícia Dreyer Teoria DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Defeitos do Negócio Jurídico Para que um negócio jurídico que existe tenha também validade, é imprescindível que se verifique a vontade livre, espontânea, emitida por um agente

Leia mais

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE -

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 06 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS

Leia mais

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15 Sumário Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 1. Aspectos históricos... 1 2. A formação do Direito Civil... 6 3. Novos paradigmas do Código Civil brasileiro...11 3.1. Sistema aberto...12

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

incapacidades tutela curatela absoluta relativa menores de 16 anos representação se praticar sozinho = negócio nulo - art.

incapacidades tutela curatela absoluta relativa menores de 16 anos representação se praticar sozinho = negócio nulo - art. PARTE GERAL absoluta art. 3º, CC menores de 16 anos incapacidades representação se praticar sozinho = negócio nulo - art. 166, I, CC relativa art. 4º, CC maiores de 16 e menores de 18 anos, ébrios, não

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Prescrição Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NOÇÕES GERAIS SOBRE PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA O decurso de tempo é fato natural capaz de criar

Leia mais

FATO JURÍDICO = FATO COM REPERCUSSÃO JURÍDICA

FATO JURÍDICO = FATO COM REPERCUSSÃO JURÍDICA FATO JURÍDICO = FATO COM REPERCUSSÃO JURÍDICA Fato é fenômeno da natureza com repercussão jurídica Ordinário: Tempo, Nascimento, morte. Extraordinário: Tempestade, terremoto. PRESCRIÇÃO É UM FATO JURÍDICO

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico)

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) DOS BENS Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) Classificação principal móveis / imóveis semoventes fungíveis / infungíveis duráveis / não

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

Direito Civil II Direito das Obrigações

Direito Civil II Direito das Obrigações Direito Civil II Direito das Obrigações Elementos Constitutivos das Obrigações 2 Elementos Constitutivos das Obrigações Elemento Subjetivo Vimos que uma relação obrigacional possui sempre os mesmos elementos,

Leia mais

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito.

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva FATOS JURÍDICOS Conceito: Fato jurídico é qualquer

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 Parte Geral e Obrigações 01 Direito Civil Constitucional. Conceito, princípios e aplicação prática. Os princípios do Código Civil de 2002: eticidade, socialidade e operabilidade. 02 Lei de introdução

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e

Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e também há apenas uma prestação a ser cumprida. Enquanto

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teoria do Inadimplemento Daniel Victor * As obrigações se extinguem naturalmente pelo seu pagamento, porém pode acontecer a inexecução, ou seja, a não satisfação do direito de crédito

Leia mais

SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO... 1 1.1 Aspectos gerais de Direito Privado... 1 1.1.1 Introdução... 1 1.1.2 As fontes do direito. A lei. As formas de integração da norma jurídica e as ferramentas do sistema

Leia mais

AULA Defeitos do Negócio Jurídico. 3.1 Do Erro ou Ignorância

AULA Defeitos do Negócio Jurídico. 3.1 Do Erro ou Ignorância AULA 3 3. Defeitos do Negócio Jurídico 3.1 Do Erro ou Ignorância Art. 138. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Dos defeitos do negócio jurídico. Da simulação e da fraude contra credores

Dos defeitos do negócio jurídico. Da simulação e da fraude contra credores Dos defeitos do negócio jurídico Da simulação e da fraude contra credores DA SIMULAÇÃO Na simulação há um desacordo entre a vontade declarada ou manifestada e a vontade interna (uma discrepância entre

Leia mais

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Introdução: A responsabilidade civil surge pela prática de um ato ilícito que é o conjunto de pressupostos da responsabilidade civil. Surge assim, a responsabilidade

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

DIREITO CIVIL. CONTEÚDO DE DIREITO CIVIL (edital de Analista do BACEN CESPE/2013)

DIREITO CIVIL. CONTEÚDO DE DIREITO CIVIL (edital de Analista do BACEN CESPE/2013) 1 DIREITO CIVIL CONTEÚDO DE DIREITO CIVIL (edital de Analista do BACEN CESPE/2013) 1. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: vigência, aplicação, interpretação e integração das leis; conflito

Leia mais

Responsabilidade Internacional do Estado

Responsabilidade Internacional do Estado Responsabilidade Internacional do Estado Profª. Alice Rocha 1. Noção geral Representa a obrigação de cumprir com os compromissos internacionalmente assumidos e, ainda, o dever de não causar dano. OU SEJA

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

Direito do Consumidor Mag. Federal 6ª fase

Direito do Consumidor Mag. Federal 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito do Consumidor Mag. Federal 6ª fase Período 2006-2014 1) CESPE - JE - TJ PI (2012) Considerando que, em determinada festa, a explosão de uma garrafa de refrigerante

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL PESSOA NATURAL Capacidade Jurídica 1 Conceito de pessoa natural Conceito de personalidade (jurídica ou civil) (patrimonial) (existencial) Conceito de capacidade 2 COMPREENDENDO A SISTEMÁTICA DO CÓDIGO

Leia mais

Sumário. Aspectos cíveis da LINDB Sujeitos de Direito...23

Sumário. Aspectos cíveis da LINDB Sujeitos de Direito...23 TÍTULO PRELIMINAR Aspectos cíveis da LINDB...15 1. Generalidades...15 2. Fontes do Direito...15 2.1. Lei (em sentido amplo)...16 2.2. Costumes...16 2.3. Analogia...17 2.4. Princípios Gerais de Direito...18

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Introdução ao Direito Civil. 1 Introdução ao Direito Civil Tipicidade... 6

SUMÁRIO. Parte I Introdução ao Direito Civil. 1 Introdução ao Direito Civil Tipicidade... 6 SUMÁRIO Parte I Introdução ao Direito Civil 1 Introdução ao Direito Civil... 3 1.1 Tipicidade... 6 2 Fontes do Direito... 9 2.1 Lei... 10 2.1.1 Classificação das Leis... 12 2.2 Costume... 15 2.3 Doutrina...

Leia mais

Aula 6. Responsabilidade civil

Aula 6. Responsabilidade civil Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 06 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Responsabilidade civil Após a entrada em vigor do CDC, houve

Leia mais

ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO ESOCIAL ASPECTOS E FUNDAMENTOS ROQUE DE CAMARGO JÚNIOR AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO O QUE É O esocial????? A QUEM CABE FISCALIZAR EMPREGADOR (PODER DIRETIVO NÃO É SÓ PUNITIVO) AUDITORIA-FISCAL DO TRABALHO

Leia mais

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS TRT/4ª REGIÃO (RS) Magistratura Trabalhista COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (TRT/4ª Região/RS Magistratura do Trabalho 2016) Considere as assertivas

Leia mais

Fraude contra credores clássica = Transferência de bens realizada pelo devedor com o intuito de dificultar o adimplemento da obrigação:

Fraude contra credores clássica = Transferência de bens realizada pelo devedor com o intuito de dificultar o adimplemento da obrigação: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 14 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Fraude Contra Credores. Prescrição e Decadência. 6) FRAUDE CONTRA CREDORES (cont.):

Leia mais

Aula 14 Da Decadência: Por Marcelo Câmara

Aula 14 Da Decadência: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara Introdução: A origem da palavra decadência vem do verbo latino cadere, que significa cair. A decadência atinge diretamente o direito em razão também da desídia do titular durante certo

Leia mais

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 3. Introdução às Obrigações Solidárias: 3.1. Conceito: 3.2 Natureza jurídica: 3.3. Princípios Gerais: 3.4 Espécies de obrigações solidárias: texto Desenvolvimento:

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão A INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS As diferenças entre a nulidade, a anulabilidade

Leia mais

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA 02 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 1 Resumo da aula n. 01 Informações sobre as diretrizes do curso da pós Apresentação do conteúdo programático Introdução à Responsabilidade Civil

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

DEFEITOS OU VÍCIOS DO NEGÓCIO JURÍDICO VÍCIOS SOCIAIS

DEFEITOS OU VÍCIOS DO NEGÓCIO JURÍDICO VÍCIOS SOCIAIS DEFEITOS OU VÍCIOS DO NEGÓCIO JURÍDICO VÍCIOS SOCIAIS 1) Simulação. - CONCEITO: é uma declaração enganosa de vontade, visando produzir efeito diverso do indicado no negócio jurídico celebrado. Celebra-se

Leia mais

Sumário. Agradecimentos Nota dos autores à 4ª edição Coleção sinopses para concursos Guia de leitura da Coleção...

Sumário. Agradecimentos Nota dos autores à 4ª edição Coleção sinopses para concursos Guia de leitura da Coleção... Sumário Agradecimentos... 13 Nota dos autores à 4ª edição... 15 Coleção sinopses para concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

Leia mais

PROVA ICMS/RS Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso do ICMS RS.

PROVA ICMS/RS Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso do ICMS RS. PROVA ICMS/RS 2014. Olá amigos do Estratégia! Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso do ICMS RS. A prova de civil, deste concurso, não foi difícil, mas o candidato precisava estar bastante

Leia mais

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos.

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos. Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 22 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 22 Art. 22. Os órgãos públicos,

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CIVIL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CIVIL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CIVIL 1. Sobre a chamada constitucionalização do Direito Civil, assinale a alternativa correta: A) A constitucionalização do Direito Civil preconiza,

Leia mais

RESUMO TEÓRICO (Aula 04 e 5 Dos Fatos Jurídicos: ato jurídico lícito, negócio jurídico e ato ilícito)

RESUMO TEÓRICO (Aula 04 e 5 Dos Fatos Jurídicos: ato jurídico lícito, negócio jurídico e ato ilícito) RESUMO TEÓRICO (Aula 04 e 5 Dos Fatos Jurídicos: ato jurídico lícito, negócio jurídico e ato ilícito) 1. INTRODUÇÃO Nem todo acontecimento merece atenção por parte do direito. O fato de se acordar bem

Leia mais

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial.

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. Prof. Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua

Leia mais

PROVA TCE/PA As questões não apresentaram grandes dificuldades, mas o candidato precisava estar bastante atento. ;)

PROVA TCE/PA As questões não apresentaram grandes dificuldades, mas o candidato precisava estar bastante atento. ;) PROVA TCE/PA 2016 Olá amigos do Estratégia! Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso do TCE/PA - CARGO 2: AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO ÁREA: PROCURADORIA; CARGO 7: AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO

Leia mais

Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase

Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase Direitos da Personalidade 1) FCC Procurador - TCE-RO (2010) A morte presumida a) não existe no ordenamento jurídico pátrio.

Leia mais

ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica)

ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica) PROVA CESPE = TCE/PR = 2016 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica) COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1

Leia mais

Direito Civil Questões Aula 7 Profª Patrícia Strauss

Direito Civil Questões Aula 7 Profª Patrícia Strauss Analista do MPU Apoio Jurídico Direito Civil Questões Aula 7 Profª Patrícia Strauss Questões RESPONSABILIDADE CIVIL 96. (2016 FCC Prefeitura de Campinas-SP Procurador) Marcel abalroou o veículo de Henrique,

Leia mais