TRANSTORNOS DO HUMOR DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SILVIA MARIAMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRANSTORNOS DO HUMOR DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SILVIA MARIAMA"

Transcrição

1 TRANSTORNOS DO HUMOR DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SILVIA MARIAMA

2 INFÂNCIA:A BRINCADEIRA COMO APRENDIZAGEM SOCIAL Na sociedade antiga o trabalho não tinha tanta importância como nos dias de hoje, crianças e adultos trabalhavam e brincavam;adultos participavam das brincadeiras e isto se traduzia em união e senso coletivo.nos dias de hoje há uma super valorização do trabalho, e gastase muito tempo com isto.

3 O ato de brincar na infância não representa o ócio da criança. A criança com o ato de brincar descobre os valores do mundo que a cerca e constrói-se como indivíduo pertencente a um grupo social. Através de brincadeiras há a transmissão de valores culturais e princípios passados de geração para geração.

4 O ato de brincar não é natural, é um aprendizado social, por isto o brincar é relevante para o desenvolvimento humano. Áreas como Sociologia, Antropologia, Medicina, Psicologia, Educação e as Leis Brasileiras (ECA) concordam com a importância do ato de brincar para o desenvolvimento das crianças.

5 Nos dias de hoje as brincadeiras são coisas de criança, os adultos não tem tempo para brincadeiras, então como estes novos adultos estão passando, transmitindo para novas gerações princípios e valores?????? Cristiane M de Oliveira Bacharel em Letras Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades

6 O MEDO E AS FASES DE DESENVOLVIMENTO: Medo presente desde o nascimento:ruídos repentinos, flashes luminosos, movimentos súbitos e perda de apoio. Medo presente no 2 semestre de vida: medo do desconhecido e da separação. Entre 1 e 3 anos: medo de animais e de escuro.

7 Na fase pré-escolar surgem os medos frutos da imaginação:medo de bruxas, fantasmas, monstros e medos ligados a percepção da própria vulnerabilidade. Medo em função da realidade: doenças, conflitos entre adultos, acidentes, morte.

8 Entre os 6 e 12 anos surgem os medos sociais:desempenho escolar e interação com os outros (sentir-se reprovado /rejeitado pelos colegas)

9 Na adolescência os medos são referentes a esfera social e sexual (medo de expor-se, de fracassar, de ser criticado, de ser rejeitado, de falar em público). #Medos em relação ao corpo: de ter alguma deformidade, de feiúra. #Medo de dor, morte e ferimento. #Medo de perder o controle.

10 ROTAS PSICOPATOLÓGICAS DA INFÂNCIA A IDADE ADULTA Comportamento inibido/ Ansiedade infantil T.A e Depressão na idade adulta

11 SAÚDE MENTAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA A promoção da saúde mental da infância deveria ser prioridade dentro das políticas de saúde, visto que crianças com transtornos mentais tem pior desempenho acadêmico, mais repetências e abandono escolar e problemas na socialização.

12 Estas crianças muitas vezes não são diagnosticadas e quando tem um diagnóstico, não existem serviços para tratamentos adequados. Estas crianças e adolescentes serão no futuro adultos com prejuízos e sequelas importantes e crescem já excluídos socialmente.existe uma perda pessoal e social.

13 Diagnosticar e tratar implica não só em aliviar o sofrimento do episódio atual, mas também promover uma evolução mais favorável do ponto de vista emocional e cognitivo e com mais chances pessoais, acadêmicas, profissionais e sociais.

14 PATOLOGIAS MAIS COMUNS DA INFÂNCIA Pré-escolar: 1.Transtornos Depressivos 2.Transtornos Ansiosos(TA Separação) 3.TDAH 4.Autismo 5.Retardo Mental

15 Escolar: 1.Transtornos de Aprendizado 2.TDAH 3.Retardo Mental 4.Transtornos de Ansiedade 5.TOC 6.Depressão 7.THB

16 Adolescência: 1.Quadros Delirantes e Alucinatórios 2.Depressão/ Tentativas de suicídio 3.TUS

17 Como Diagnosticar transtornos mentais na infância e adolescência criança família escola

18 DEPRESSÃO NA INFÂNCIA EXISTE?????

19 EPISÓDIO DEPRESSIVO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA A depressão não é uma patologia que obrigatoriamente se caracteriza por humor deprimido, é um complexo sindrômico. A percepção dos sintomas depressivos na população infanto-juvenil é difícil, não se parece com um episódio depressivo no adulto. Os quadros diferem muito de acordo com a faixa etária.

20 Sintomas depressivos em lactentes Antes da aquisição da fala é comum a depressão se manifestar através da expressão facial, da postura corporal.bebês inquietos, que choram muito, retraídos. Perturbações do sono, recusa alimentar com perda de peso ou não consegue acompanhar a curva de crescimento e ganho de peso.

21 Apatia e pouca resposta a estímulos visuais, verbais e táteis. Perda de interesse nas atividades de lazer. Perda de habilidades adquiridas anteriormente como:regressão da fala e enurese.

22 SINTOMAS DEPRESSIVOS EM PRÉ- ESCOLARES Fisionomia de tristeza e seriedade, pouca mímica facial. Apetite diminuído e dificuldade de ganho de peso compatível com a idade. Insônia e ansiedade. Agressividade contra si mesma e contra os outros.(fu-i et al., 2000).

23 Perda de prazer e interesse por brincadeiras, atividades e jogos que antes apreciavam.(luby et al.,2006). Queixas de dor de cabeça, dor muscular, dor abdominal. Cansaço e falta de energia.

24

25 SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ESCOLARES Aparência de tristeza e/ou irritabilidade e instabilidade emocional. Apatia, anedonia e desinteresse por atividades extracurriculares, levando a isolamento social e familiar. Fala baixa, lentidão psicomotora. Sofrimento, desesperança.

26 Auto-estima baixa, sentimento de desvalia. Culpa exagerada. Pensamentos negativos, de morte; idéias suicidas. Alterações do sono e apetite. Queda do desempenho escolar.

27 Sintomas como irritabilidade, hiperreatividade emocional e mudanças súbitas de comportamento devem ser investigados, considerando a possibilidade de Depressão ou THB.(Fu-I et al.,2000).

28

29 Sintomas depressivos em adolescentes Os adolescentes já conseguem expor seus sentimentos, falam sobre a tristeza, a desesperança. Irritabilidade e hostilidade. Alterações do sono e apetite. Desinteresse pelas atividades de lazer. Isolamento social. Uso e abuso de álcool e outras substâncias. Pensamentos suicidas, planejamento e tentativas de suicídio. As tentativas de suicídio são mais comuns nesta faixa etária.

30 DISTIMIA Os sintomas tem duração de pelo menos 1 ano. Humor deprimido ou irritável. Fadiga e perda de energia. Culpa exagerada e auto-estima baixa.

31 As comorbidades mais frequentes são o T.A.Separação (TAS) em crianças e o T.A. Generalizada (TAG) em adolescentes. Muitas das vezes a distimia não é diagnosticada, apenas quando os pacientes tem um episódio depressivo sobreposto a distimia buscam ajuda.(depressão dupla).

32 Mais de 50% das crianças ansiosas experimentarão um episódio depressivo como parte de sua síndrome ansiosa. Asbahr,F 2004

33 TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR #PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA #THB #ESPECTRO BIPOLAR

34 DEPRESSÃO UNIPOLAR????? OU BIPOLAR???????

35 Estudo com 72 crianças que tinham diagnóstico de depressão unipolar com uma média de idade de 12,3 anos, 48,6% tinham desenvolvido episódios de mania e ou hipomania em 10 anos de acompanhamento. Geller et al,2001

36 A depressão pode ser a primeira manifestação da doença bipolar com início na infância. As características de fase depressiva de THB: 1.Início precoce(menor do que 13 anos) 2.Retardo psicomotor alternado com agitação

37 3.Presença de sintomas psicóticos. 4.(Hipo)mania induzida com AD. 5.Hipersônia e hiperfagia(depressão atípica). 6.História familiar + para THB

38 DIGFAST- SINTOMAS DE MANIA Distratibilidade = Distractibility Insônia = Insomnia Grandiosidade = Grandiosity Fuga de idéias = Flight of ideas Atividades = Activities Superfalante = Speech Tudo sem pensar = toughtlessness

39 THB EM PRÉ-ESCOLARES Em crianças menores as manifestações de THB podem ser: 1.piora do comportamento disruptivo 2.irritabilidade e explosões de raiva 3.agressividade(auto e hetero) 4.alterações do sono:(insônia, pesadelo, sonambulismo, fala dormindo, dormir pouco)

40 5.hiperatividade 6.pensamentos fantasiosos de grandeza (voar, pular de local alto e não se machucar, atravessar a parede)

41 THB NA IDADE ESCOLAR Humor instável, irritabilidade Hiperatividade, inquietação e excitabilidade Diminuição da crítica Fala rápida, pensamentos abundantes Distratibilidade Idéias fantasiosas e de grandeza.

42 Comportamentos extravagantes Desinibição social Hipersexualização

43 THB NA ADOLESCÊNCIA Humor exaltado Pressa na fala, tagarelice, fuga de idéias Grandiosidade Diminuição da necessidade de sono, excesso de energia Comportamento inadequado, extravagante Sintomas psicóticos

44 Atos anti-sociais isolados Brigas e confusões Problemas legais

45 Sintomas controversos:irritabilidade, grandiosidade e euforia. Para o DSM-IV não é obrigatório a presença de grandiosidade ou euforia, para o DSM-IV a irritação é considerada um sintoma de alteração de humor.

46 Para Craney e Geller,2003 sintomas como euforia e grandiosidade são fundamentais para o diagnóstico de THB na infância e adolescência precoce(até 14 anos)

47 Para Biederman et al, 1998 não precisam ter euforia e grandiosidade para o diagnóstico de THB na infância, podem apresentar grande irritabilidade com explosões de raiva e agressividade.

48 Para Birmaher(2006), Carlson(1998), Findling(2001) e Pavuluri(2004), consideram sintomas de irritabilidade para THB quando coexistem com grandiosidade ou euforia

49 IMPORTANTE: Definir ciclagem rápida Definir ciclagem ultra rápida Definir ciclagem ultra ultra rápida ou ultradiana

50 CICLOTIMIA Duração mínima de 1 ano Episódios de hipomania intercalados com episódios depressivos Lentidão psicomotora/ agitação psicomotora Inibição/ desinibição Isolamento social/ busca por pessoas

51 DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E COMORBIDADES DE THB Comorbidades: 1.TDAH 2.Transtorno de Conduta 3.Transtornos de Ansiedade 4.TUS

52 Diagnóstico Diferencial: 1.TDAH 2.Transtorno de Conduta 3.Esquizofrenia 4.Depressão Unipolar(para as fases depressivas da doença)

53 DIFERENÇAS ENTRE TDAH E THB TDAH THB desatenção desatenção hiperatividade hiperatividade impulsividade impulsividade mudanças de humor sempre com muita energia oscilações bruscas de humor oscilações de energia auto estima auto estima oscilante sono regular Necessidade sono agressividade/impulsividade agressividade/raiva hipersexualidade Fala muito fala acelerada/pens.acel

54 TEMPERAMENTOS É a natureza emocional da pessoa Instinto, gênio, jeito Como ela funciona Desde criança, razoavelmente estável no tempo Grande influência genética Influencia os tipos de talento

55 CURSO DE THB 7 anos rituais 11 anos depressão 15 anos hipomania 5 anos Ansiedade de separação 9 anos Fobia escolar 13 anos distimia

56 7 anos TDAH 11 anos TOD 15 anos Hipomania 5 anos Falta de limite 9 anos Dificuldade escolar 13 anos TC

57 Escola: o que é bom?? Ambiente escolar estimulante Reconhecimento dos alunos Identificar ameaças e estresse; que devem ser reduzidos Atividades em grupo, em colaboração Momentos de descontração

58 Cuidado Ameaças ou chacotas por parte dos alunos ou até dos professores Excessos na disciplina ou nos processos de avaliação Dificuldades acadêmicas Cuidado com as emoções dos próprios alunos, assim como dos profissionais.

59 Linguagem corporal Problemas externos como a dinâmica familiar ou problemas sociais

60 conclusões Depressão e THB na infância existem. Os quadros clínicos diferem de acordo com a faixa etária. Importante o Diagnóstico Diferencial e avaliar Comorbidades. Diagnóstico precoce, tratamento adequado, melhor prognóstico.

61 (21)

Raphael Frota Aguiar Gadelha

Raphael Frota Aguiar Gadelha Raphael Frota Aguiar Gadelha Transtornos de humor correspondem ao grupo de transtornos em que o humor patológico e perturbações associadas dominam o quadro clínico Suicídio( do latim sui próprio e caedere

Leia mais

Residência Médica 2019

Residência Médica 2019 CASO 1 Questão 1. Valor máximo = 3 pontos Possíveis: Mudança clara do funcionamento e estado mental. / Intensidade significativa dos sintomas. / Pervasividade dos sintomas. / Falta de controle sobre os

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Desafio 1: Epidemiologia

Leia mais

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos os problemas de saúde (Murray e Lopez, 1996) e a quarta

Leia mais

Transtorno Afetivo Bipolar. Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO

Transtorno Afetivo Bipolar. Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO Transtorno Afetivo Bipolar Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO Transtorno Afetivo Bipolar- TAB É uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações graves de humor, que envolvem períodos de humor

Leia mais

Depressão, vamos virar este jogo?

Depressão, vamos virar este jogo? 1 2 Olhar diferenciado para a possibilidade do diagnóstico de depressão em idosos: sintomas depressivos e o processo do envelhecimento Idade: maior prevalência em jovens Sexo: Mulheres liberdade para

Leia mais

3.15 As psicoses na criança e no adolescente

3.15 As psicoses na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.15 As psicoses na criança e no adolescente Introdução As psicoses são doenças mentais raras que, geralmente, se iniciam no fim da adolescência

Leia mais

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Transtornos de Ansiedade Síndrome Depressiva Ansiedade: normal x patológica ADAPTATIVA - permite o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

Transtornos relacionados a alterações do HUMOR. Prof. Dr. Ana Karkow

Transtornos relacionados a alterações do HUMOR. Prof. Dr. Ana Karkow Transtornos relacionados a alterações do HUMOR Prof. Dr. Ana Karkow Humor Humor: estado basal, padrão afetivo do indivíduo, mais constante - A lente com a qual enxergamos a vida - Ex. humor hipertímico,

Leia mais

GRAVE. DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? A depressão grave é uma condição médica comum e afeta 121 MILHÕES de pessoas em todo o mundo.

GRAVE. DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? A depressão grave é uma condição médica comum e afeta 121 MILHÕES de pessoas em todo o mundo. APRESENTA GRAVE DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? Indivíduos com depressão grave geralmente apresentam pelo menos 4 destes sintomas por pelo menos 2 semanas: Estado de ânimo depressivo; * Movimento,

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Introdução Os sentimentos de tristeza, desapontamento, desvalorização e culpa, surgem pontualmente

Leia mais

Terapia Cognitiva dos Transtornos Bipolares

Terapia Cognitiva dos Transtornos Bipolares Terapia Cognitiva dos Transtornos Bipolares Rafaela Petroli Frizzo Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental Mestre em Psicologia Clínica PPG Unisinos 1 EPISÓDIO MANÍACO A. Um período distinto de

Leia mais

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva Caracterização das demandas de psicodiagnóstico infantil em uma clínica-escola de São Paulo Characterization of the demands of child psychodiagnosis in a school clinic in São Paulo Tabela 1. Distribuição

Leia mais

Perturbações Afectivas

Perturbações Afectivas Perturbações Afectivas 1 Grupo das Grupo das Depressão endógena Mania endógena Equivalentes afectivos Personalidades afectivas (hipertímica, depressiva, ciclotímica mica) 2 Incidência 1,5% da população

Leia mais

Bipolar? O que é Transtorno ABRATA. Conheça a ABRATA CONVERSANDO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR ABRATA. Tel: (11)

Bipolar? O que é Transtorno ABRATA. Conheça a ABRATA CONVERSANDO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR ABRATA. Tel: (11) Conheça a ABRATA CONVERSANDO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR 1 1624011 Produzido em Fevereiro de 2014 O que é Transtorno ABRATA Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos

Leia mais

Transtorno depressivo e tentativa de suicídio na infância e adolescência. Dr. Alexandre de Aquino Coordenador do NAIA Especialista em TCC

Transtorno depressivo e tentativa de suicídio na infância e adolescência. Dr. Alexandre de Aquino Coordenador do NAIA Especialista em TCC + Transtorno depressivo e tentativa de suicídio na infância e adolescência Dr. Alexandre de Aquino Coordenador do NAIA Especialista em TCC + Caso clínico R., 9 anos Chamaram da escola para buscá-lo, que

Leia mais

Podemos dizer que a Pediatria se preocupa com a prevenção, já na infância, de doenças do adulto.

Podemos dizer que a Pediatria se preocupa com a prevenção, já na infância, de doenças do adulto. Compartilhe conhecimento: A saúde de um adulto começa a ser cuidada por seu pediatra. Veja as principais ações para garantir a futura qualidade de vida dos pequenos. O ensino da Pediatria teve, em seu

Leia mais

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR Até recentemente o Transtorno Bipolar era conhecido como psicose ou doença maníaco-depressiva. É um transtorno no qual ocorrem alternâncias do humor, caracterizando-se por períodos

Leia mais

A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento. Dr. George E. da Silva

A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento. Dr. George E. da Silva A Importância do Uso dos Medicamentos no Processo de Acolhimento Dr. George E. da Silva Há o desejo de interromper o uso da droga Tempo de retirada da droga Início dos sinais Pico dos sintomas Duração

Leia mais

Critério B: Alguns desses sintomas devem estar presentes desde precocemente (para adultos, antes dos 12 anos).

Critério B: Alguns desses sintomas devem estar presentes desde precocemente (para adultos, antes dos 12 anos). Se os itens de desatenção da parte A (1 a 9) E/OU os itens de hiperatividade-impulsividade da parte B (1 a 9) tiver várias respostas marcadas como Freqüentemente ou Muito Freqüentemente, existem chances

Leia mais

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de

Leia mais

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017 13/11/2017 Ingredientes: Affron (Extrato seco de Açafrão com 3,5% de Lepticrosalides) Vitamina B6 Cobre Affron 100% Açafrão (Crocus sativus L.) geneticamente certificado Extrato com elevado teor de componentes

Leia mais

COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA. Dr Milton Commazzetto - Médico Psiquiatra

COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA. Dr Milton Commazzetto - Médico Psiquiatra COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA O Homem conhece o átomo, a velocidade da luz, a distância dos planetas, domina cada vez mais o conhecimento técnico: o

Leia mais

A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa,

A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa, A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa, para toda a vida Luci Pfeifferer DECLARO NÃO TER CONFLITO

Leia mais

DICAS DE SAÚDE. Quais as opções de tratamento disponíveis para depressão?

DICAS DE SAÚDE. Quais as opções de tratamento disponíveis para depressão? DICAS DE SAÚDE Quais as opções de tratamento disponíveis para depressão? André Gordilho, Pisiquiatria, Depressão O tratamento principal é feito à base de medicações, através do uso isolado ou combinado

Leia mais

25 mg, 100 mg e 200 mg (comprimidos) Cópia dos exames: colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia de jejum

25 mg, 100 mg e 200 mg (comprimidos) Cópia dos exames: colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia de jejum TRANSTORNO ESQUIZOAFETIVO Portaria SAS/MS n 1203 04/11/2014 Medicamento RISPERIDONA QUETIAPINA OLANZAPINA CID 10 F25.0; F25.1; F25.2 Apresentação 1 mg e 2 mg (comprimidos) 25 mg, 100 mg e 200 mg (comprimidos)

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA 2017

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA 2017 Informações Informações Gerais: O curso consiste em 12 módulos que podem ser cursados de maneira independente, porém a capacitação em Psiquiatria da Infância e da Adolescência é concedida somente àqueles

Leia mais

Índice. Parte I Definição de Psicoterapia 11. Parte II Investigação e Psicoterapia 37

Índice. Parte I Definição de Psicoterapia 11. Parte II Investigação e Psicoterapia 37 Índice Parte I Definição de Psicoterapia 11 1. Psicoterapia: Mito ou disciplina científica? 12 2. Definição de Psicoterapia 14 3. A Psicoterapia Funciona? 19 3.1. O modelo médico de psicoterapia 19 3.1.1.

Leia mais

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Ano DeMolay 2016/2017 Depressão não é frescura O QUE É DEPRESSÃO? De acordo com o doutor em psicobiologia

Leia mais

Diagnóstico Diferencial dos Transtornos Alimentares

Diagnóstico Diferencial dos Transtornos Alimentares Diagnóstico Diferencial dos Transtornos Alimentares Bruno Nazar Psiquiatra do IPUB - UFRJ Membro colaborador do Grupo de Estudos do Déficit de Atenção GEDA- UFRJ Membro colaborador do Grupo de Obesidade

Leia mais

II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE)

II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) O QUE É TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE TDAH é a condição crônica de saúde

Leia mais

PSICÓLOGO RAFAEL A. PRADO

PSICÓLOGO RAFAEL A. PRADO PSICÓLOGO RAFAEL A. PRADO As síndromes depressivas têm como elementos mais salientes o humor triste e o desânimo; Entretanto, elas caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos

Leia mais

DSM-IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Lista de Palavras

DSM-IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Lista de Palavras DSM-IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais Lista de Palavras Abstinência de Substâncias Abuso de Substâncias Agorafobia Ajustamento, Transtorno Alimentares na 1a. Infância Alimentares,

Leia mais

O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de

O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de O menor F.P., de 08 anos, foi submetido a avaliação psiquiátrica à pedido da psicopedagoga que o acompanha. Segundo a genitora, desde os 04 anos de idade, surgiram queixas de dispersão na atenção em sala

Leia mais

Depressão e Exercício

Depressão e Exercício Depressão e Exercício Claudia Forjaz baseada na aula de Carolina Kimie A depressão é uma condição comum, crônica e recorrente. Está frequentemente associada a incapacitação funcional e comprometimento

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

Transtornos Mentais na Infância e Adolescência

Transtornos Mentais na Infância e Adolescência apresentam Transtornos Mentais na Infância e Adolescência Principais sintomas e sinais de alerta Chryscea Barbara Manfrin de Oliveira psicóloga Transtornos Mentais Segundo a Organização Mundial de Saúde

Leia mais

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES * Denomina-se COMORBIDADE a situação onde

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027

COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO. Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E TRATAMENTO Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 COMORBIDADES * Denomina-se COMORBIDADE a situação onde

Leia mais

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO A cada dia, escutamos essas três palavras com mais frequência. De fato, hoje em dia esses são os três transtornos psicológicos mais habituais. O estresse, a depressão

Leia mais

Transtorno Afetivo Bipolar

Transtorno Afetivo Bipolar Transtorno Afetivo Bipolar O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), também conhecido como Transtorno Bipolar do Humor (TBH) ou, antigamente, Psicose Maníaco Depressiva (PMD), é uma doença relacionada ao humor

Leia mais

ANSIEDADE E DEPRESSÃO

ANSIEDADE E DEPRESSÃO ANSIEDADE E DEPRESSÃO PSICOPATOLOGIA E ASPECTOS DIAGNÓSTICOS Definição de Dor (IASP, 1979) Dor segundo a definição de Meskley, aceita pela IASP é: Experiência sensorial e emocional desprazerosa associada

Leia mais

3.5 Medos e ansiedade na criança e no adolescente

3.5 Medos e ansiedade na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.5 Medos e ansiedade na criança e no adolescente Introdução À medida que cresce e descobre o mundo à sua volta, a criança vai-se apercebendo como

Leia mais

TG D Fon o t n e t : e : CID 10 1

TG D Fon o t n e t : e : CID 10 1 TG D Fonte: CID 10 TG D /TID Desde 1993, com a CID-10 (OMS) o autismo infantil passa a ser classificado entre os transtornos invasivos do desenvolvimento juntamente com outros cinco transtornos que apresentam

Leia mais

PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ

PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ Jacira Monteiro Carvalho

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS NA DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ABEAD 2002

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS NA DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ABEAD 2002 DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS NA DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ABEAD 2002 TDAH - DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE Hospital

Leia mais

DISTÚRBIO BIPOLAR. O que é?

DISTÚRBIO BIPOLAR. O que é? DISTÚRBIO BIPOLAR Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira O que é? O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose

Leia mais

Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores

Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores Profa. Norma Moreira Salgado Franco Auxiliar: André Mendonça CLASSIFICAÇÃO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE Ataque de Pânico Início súbito de intensa

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS UMA VISÃO GERAL Feinstein, 1970 DEFINIÇÃO Presença

Leia mais

Depressão: Os Caminhos da Alma... (LÚCIA MARIA)

Depressão: Os Caminhos da Alma... (LÚCIA MARIA) (LÚCIA MARIA) 1 Dedicatória: A todos os que sofrem de depressão, uma doença cruel e invisível, mas que pode ser vencida. 2 Sinopse: Muito embora, o título comece com uma expressão diferente, a intenção

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental TEMAS Psicopatologia geral. Transtornos psicológicos, cognitivos, relacionados ao uso

Leia mais

Depressão em mulheres

Depressão em mulheres Depressão em mulheres Por que a depressão é maior em mulheres? O que é depressão? A depressão é um distúrbio de alteração do humor sério e por vezes incapacitante. Causa sentimentos de tristeza, desespero,

Leia mais

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA Mara Cristiane R. Aguila Psicóloga/ Neuropsicóloga Doutoranda em Educação pela Universidad Nacional de Rosário - Argentina Transtorno do espectro autista (TEA) Diferenças

Leia mais

saiba MAIs sobre o transtorno AFetIVo BIpoLAr TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

saiba MAIs sobre o transtorno AFetIVo BIpoLAr TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR saiba MAIs sobre o transtorno AFetIVo BIpoLAr Apresentação O conteúdo deste folheto foi elaborado por profissionais do conselho científico da ABRATA, Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular PSICOPATOLOGIA

Leia mais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE Grave violação dos direitos fundamentais de toda criança e adolescente, no entanto muito comum. Cerca de 10% das crianças e adolescentes que chegam

Leia mais

Saúde Mental e Pré-Escola

Saúde Mental e Pré-Escola Saúde Mental e Pré-Escola Setor de Neuropsiquiatria Infanto Juvenil Coordenador Geral: Dr. Fábio Barbirato PAPRÉ: Programa de Avaliação e Acompanhamento ao Pré-Escolar Psiquiatria: Gabriela Dias Fonoaudiologia:

Leia mais

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Pensada principalmente por Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean Paul- Sartre, Kiekegaard. Busca encontrar sentido da existência humana na sua totalidade

Leia mais

Ansiedade de Separação: O que é isso???

Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de separação: o que é? A ansiedade de separação é um estado emocional desagradável e negativo que ocorre quando a criança se separa das figuras cuja vinculação

Leia mais

Personalidades Anormais de Importância para a Psicologia Médica. Lígia Menezes Cavalcante PROVIMP UFC

Personalidades Anormais de Importância para a Psicologia Médica. Lígia Menezes Cavalcante PROVIMP UFC Personalidades Anormais de Importância para a Psicologia Médica Lígia Menezes Cavalcante PROVIMP 2012.1 UFC O que é personalidade? Segundo o dicionário Aurélio: 1.Caráter ou qualidade do que é pessoal;

Leia mais

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS DROGA USADA PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA OUTRAS CARACTERÍSTICAS Maconha, Skank. Haxixe Outros derivados canábicos. Necessidade

Leia mais

AGITAÇÃO PSICOMOTORA. Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira

AGITAÇÃO PSICOMOTORA. Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira AGITAÇÃO PSICOMOTORA Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira CONCEITO Estado de excitação mental e de atividade motora aumentada, associada a uma experiência subjetiva

Leia mais

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem)

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Nervoso Agitado Desligado Desatento Muito infantil Diferente Agressivo Desajeitado Não vai bem na escola Transtornos do desenvolvimento Conseqüências

Leia mais

Todos os dados serão anónimos e confidenciais, pelo que não deverá identificar-se em parte alguma do questionário.

Todos os dados serão anónimos e confidenciais, pelo que não deverá identificar-se em parte alguma do questionário. Sara Oliveira Valente, aluna a frequentar o 4º ano da licenciatura Enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, para a elaboração da monografia intitulada: Prevenção da

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA HIPERATIVIDADE, INSUCESSO ESCOLAR E AÇÕES PEDAGÓGICAS. Dra. Nadia Bossa

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA HIPERATIVIDADE, INSUCESSO ESCOLAR E AÇÕES PEDAGÓGICAS. Dra. Nadia Bossa CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA HIPERATIVIDADE, INSUCESSO ESCOLAR E AÇÕES PEDAGÓGICAS Dra. Nadia Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em

Leia mais

SAUDE MENTAL E TRANSTORNO MENTAL. Profa. Keila Ribeiro

SAUDE MENTAL E TRANSTORNO MENTAL. Profa. Keila Ribeiro SAUDE MENTAL E TRANSTORNO MENTAL Profa. Keila Ribeiro Conceitos Saúde Mental Transtorno Mental Descrições de Transtornos Mentais mais frequentes O que é o exame mental? Saúde Mental o sujeito deve... Compreender

Leia mais

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1)

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1) P Paralisia Cerebral / Personalidade Borderline / Pesquisa / Prevenção / Psicanálise/ / Psicofarmacoterapia / Psicose / Psicoterapia / Psiquiatria Infantil PARALISIA CEREBRAL Aspectos neurológicos da deficiência

Leia mais

Transtornos de humor nas fases da vida

Transtornos de humor nas fases da vida Transtornos de humor nas fases da vida Adelina Rennó Dra. em Psicologia Psicóloga clínica CRP 15957 adelina@adelinarenno.com.br www.abpapsi.com.br Bibliografia Forlenza, O.V. et al. Clínica Psiquiátrica.

Leia mais

TRATANDO A BAIXA AUTO-ESTIMA

TRATANDO A BAIXA AUTO-ESTIMA TRATANDO A BAIXA AUTO-ESTIMA Marilia Pereira Instituto de Neurociências e Comportamento de SP Coordenação do curso de psicologia da Mauricio de Nassau Sinais e sintomas Humor deprimido Anedonia (perda

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação à classificação diagnóstica em psiquiatria e considerando o DSM-IV-TR e a CID-10, julgue os itens a seguir. 63 O uso da L-tri-iodotironina (T3) com vistas a potencializar

Leia mais

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Marcelo Santos Cruz, MD, PhD Qual a melhor forma

Leia mais

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR?

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR? COMO IDENTIFICAR? Ludmila Palhano 1 O detalhamento do conhecimento dos fatores de risco auxilia na delimitação da populações nas quais os eventos poderão ocorrer com maior frequência. ABP, 2014 Dois principais

Leia mais

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES Luiz Antonio Nogueira Martins PRIVAÇÃO DO SONO teste de atenção sustentada - 14 R1 detecção de arritmias em ECG resultados: aumento do número de erros 7,3 minutos a

Leia mais

Transtornos Alimentares e Transtorno por Uso de Substância: Considerações sobre Comorbidade

Transtornos Alimentares e Transtorno por Uso de Substância: Considerações sobre Comorbidade Transtornos Alimentares e Transtorno por Uso de Substância: Considerações sobre Comorbidade Maurício Canton Bastos Doutor em Psicologia Social e da Personalidade (UFRJ) Mestre em Psicologia Cognitiva (FGV-RJ)

Leia mais

Bale l ia i A zul?... T HE one re r aso s n why?

Bale l ia i A zul?... T HE one re r aso s n why? Baleia Azul?... THE one reason why? Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170 Procure no Portal PMPA Escolha um perfil Área de interesse Secretarias

Leia mais

EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA DIEGO TINOCO

EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA DIEGO TINOCO EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA INTRODUÇÃO O Transtorno depressivo é uma doença que acomete várias pessoas em todo o mundo. Estima-se que só nos EUA, 7% da população em um período de 12 meses apresentou um

Leia mais

ESPIRITUALIDADE E DEPRESSÃO

ESPIRITUALIDADE E DEPRESSÃO ESPIRITUALIDADE E DEPRESSÃO Experiência humana universal Personagens bíblicos Idade Média (Acídia) Escravos africanos (Banzo) Phillipe Pinel Classificações psiquiátricas: Kraepelin Psicose maníaco depressiva

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA PRIMEIRA VERSÃO. Nos últimos anos, vêm-se fomentando uma série de estudos preliminares (Pinto, F. E. M.

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA PRIMEIRA VERSÃO. Nos últimos anos, vêm-se fomentando uma série de estudos preliminares (Pinto, F. E. M. 7 Opinião INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA PRIMEIRA VERSÃO Fausto Eduardo Menon Pinto (1) Nos últimos anos, vêm-se fomentando uma série de estudos preliminares (Pinto, F. E. M., 2008, 2009), no

Leia mais

COMO IDENTIFICAR OS PRIMEIROS SINAIS

COMO IDENTIFICAR OS PRIMEIROS SINAIS COMO IDENTIFICAR OS PRIMEIROS SINAIS Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) são transtornos de desenvolvimento que incluem o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento

Leia mais

SINAIS E SINTOMAS SUGESTIVOS DE DEPRESSÃO INFANTIL

SINAIS E SINTOMAS SUGESTIVOS DE DEPRESSÃO INFANTIL DEPRESSÃO INFANTIL O Transtorno Depressivo Infantil é um transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente e interferir com seu processo de maturidade psicológica

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br Venha se especializar com

Leia mais

CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO CARTILHA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO Esta cartilha foi produzida pela equipe de saúde mental do município de Encantado, com recursos oriundos do Ministério da Saúde através do Projeto Percursos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Depressão. Um distúrbio que tem solução.

Depressão. Um distúrbio que tem solução. Depressão Um distúrbio que tem solução. DEPRESSÃO Depressão é um transtorno psiquiátrico sem causa definida. Afeta o humor, levando à perda de interesse e de prazer por quase todas as atividades do dia

Leia mais

TRANSTORNO BIPOLAR: SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS

TRANSTORNO BIPOLAR: SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS TRANSTORNO BIPOLAR: SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS O que é Transtorno bipolar? Sinônimos: depressão maníaca, transtorno afetivo bipolar O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre

Leia mais

Aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas na adolescência

Aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas na adolescência Aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas na adolescência Juliana Joni Parada Psiquiatra clínica e forense pela ABP Especialista em Dependência Química pela UNIFESP Coordenadora do Ambulatório

Leia mais

O QUE É A DEPRESSÃO? RESUMO

O QUE É A DEPRESSÃO? RESUMO O QUE É A DEPRESSÃO? Bruna Lucas da Silva Juliana Predebon RESUMO Este artigo traz como tema principal conhecer o conceito de depressão a partir da opinião de pessoas do senso comum. Em sua metodologia,

Leia mais

TRANSTORNOS MENTAIS PSICOSES SINTOMÁTICAS, OLIGOFRENIAS, DEPRESSÃO PROFª ESP. LETICIA PEDROSO

TRANSTORNOS MENTAIS PSICOSES SINTOMÁTICAS, OLIGOFRENIAS, DEPRESSÃO PROFª ESP. LETICIA PEDROSO TRANSTORNOS MENTAIS PSICOSES SINTOMÁTICAS, OLIGOFRENIAS, DEPRESSÃO PROFª ESP. LETICIA PEDROSO 1º) PSICOSES SINTOMÁTICAS De cada cem pessoas da população, três terão um episódio psicótico na vida, ocorrem

Leia mais

3.4 A criança que não vai à escola (Recusa escolar e Gazeta às aulas)

3.4 A criança que não vai à escola (Recusa escolar e Gazeta às aulas) Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.4 A criança que não vai à escola (Recusa escolar e Gazeta às aulas) Introdução É relativamente frequente que, pontualmente, a criança se recuse

Leia mais

Trauma: quando tratar e como

Trauma: quando tratar e como Trauma: quando tratar e como Carolina Blaya Junho 2013 Aspectos Históricos Neurose traumática (Oppenheim 1889) Neurose de Guerra (Kardiner, 1941): hipervigilância, sensibilidade à ameaça, forma crônica.

Leia mais

O Autismo desafia generalizações. A palavra vem do grego "autos" que significa "si mesmo" referindo-se a alguém retraído e absorto em si mesmo.

O Autismo desafia generalizações. A palavra vem do grego autos que significa si mesmo referindo-se a alguém retraído e absorto em si mesmo. O Autismo desafia generalizações. A palavra vem do grego "autos" que significa "si mesmo" referindo-se a alguém retraído e absorto em si mesmo. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que compromete

Leia mais

Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho

Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho Seminário Empresarial de Segurança e Saúde no Trabalho Porto Alegre, Novembro/2010 Especialista em Medicina do Trabalho, Doutora pela USP, Diretora

Leia mais