PROPOSTA DIDÁTICA. (30 MIN) Primeira parte da oficina, relacionando atividades que levem os alunos a refletir sobre o valor do dinheiro.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA DIDÁTICA. (30 MIN) Primeira parte da oficina, relacionando atividades que levem os alunos a refletir sobre o valor do dinheiro."

Transcrição

1 1. Dados de Identificação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental 1.3 Duração: 120 Minutos 1.4 Conteúdo desenvolvido: Noções de Educação Financeira na Economia Doméstica. 2. Objetivos da proposta didática A presente aula tem como objetivo identificar como os alunos lidam com situações financeiras em suas vidas e residências. Após a identificação do problema, serão apresentadas diversas estratégias para administração financeira dos presentes alunos, e problemas acarretados por uma má administração. Iremos propor ao aluno algumas questões para que faça refletir sobre o problema financeiro apresentado e aplicando as estratégias de para uma melhor administração. Ao final da atividade o aluno estará apto a ter uma visão crítica sobre os gastos, pois serão futuros chefes de família e deverão distinguir desejo de necessidade com um melhor planejamento financeiro. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 MIN) - destinado à acomodação dos alunos em quartetos na sala de aula e realização da chamada. (30 MIN) Primeira parte da oficina, relacionando atividades que levem os alunos a refletir sobre o valor do dinheiro. Primeira atividade: O valor do dinheiro Qual o valor do dinheiro? Os alunos serão instigados a refletir sobre o valor do dinheiro a partir da situação apresentada na figura 1.

2 Figura 1 O valor do dinheiro. Pela a situação apresentada podemos observar algo muito comum quando não se tem noção do que é o dinheiro, pois o menino em destaque na charge ao receber a notícia de que vai receber uma mesada de seus pais acaba achando que vai poder tudo e poderá acabar causando um uso irresponsável de seu dinheiro. Após essa reflexão, os alunos serão questionados sobre o que é o dinheiro para eles. PARA VOCÊ, O QUE É DINHEIRO?

3 Segunda Atividade: Nosso Dinheiro!!!. No Brasil a moeda corrente é o Real, que foi adotado em 1º de Julho de 1994 até o presente. O nome Real coincide com o nome da primeira moeda do Brasil (Réis), que era utilizada por Portugal em todas as suas colônias. Há duas famílias de notas e moedas circulando em nossa economia. Figura 2 Segunda família de notas do Real. Figura 3 Segunda família de moedas do Real A partir das duas figuras apresentas com imagens das notas e moedas do Real, que permitirá o aluno tomar o conhecimento de seus valores, levando em conta as casas decimais propostas pelas as moedas. Este conhecimento será necessário nas atividades ao longo da oficina.

4 Atividade 1: O valor do Dinheiro! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO A quantidade de cédulas ou moedas não indica se uma pessoa possui muito dinheiro ou pouco dinheiro. O que diz quanto uma pessoa possui é o valor que cada uma das cédulas e moedas representa.

5 Atividade 2: O poder de compra do dinheiro. Levando em consideração os valores representados por casa nota e moeda presente na atividade, o aluno deverá descrever o valor que a pessoa possui o que ela pode comprar com seu dinheiro atual ou se pode comprar mais de um brinquedo na loja.

6 (15 MIN) Destinados a segunda parte da Oficina que trará provocações aos alunos referentes ao consumo inconsciente do dinheiro através de charges. Terceira Atividade: O uso consciente do dinheiro. No primeiro momento os alunos serão questionados sobre a importância de fazer um uso consciente do dinheiro, a partir da situação proposta na figura 4 e figura 5. Figura 4 Dia de pagamento.... Figura 5 Entendendo a compra de um par de sapatos. Como podemos observar nas imagens anteriores, que o uso irresponsável e inconsciente do dinheiro pode levar. O que podemos concluir? Resposta esperada O mundo está passando por um momento tomado pelo o consumismo, onde gastamos mais do que temos, acabamos criando muitas dívidas, devido o mal planejamento financeiro. A Educação Financeira trás propostas para nós reeducar e termos uma segurança financeira maior.

7 (45 MIN) Terceira e ultima parte da Oficina na qual tem como finalidade apresentar a Educação Financeira e através de atividades serão trabalhos alguns conceitos de Planejamento, Pesquisa e Poupar. Quarta Atividade: O que é Educação Financeira? Para chegar ao conceito formalizado de Educação Financeira, os alunos serão levados a refletir sobre alguns conceitos, fragmentados, que fazem parte da Educação Financeira, a partir das atividades a seguir: Atividade 1: Benefícios da Educação Financeira: Figura 6 Benefício da Educação Financeira. Através da figura 6 os alunos terão uma idéia sobre a Educação Financeira, pois a situação-problema que é proposta é de um rapaz que está condicionado a pedir dinheiro para o seu pai, sem ter idéia do o que fazer para descolar uma grana, o pai apresenta a Educação Financeira para o seu filho e anos mais tarde o pai pede dinheiro para o seu filho e com os novos hábitos adquiridos com os ensinamentos, cede dinheiro ao seu pai. E após a análise desta figura serão apresentados dos benefícios da Educação Financeira, que são: 1. Melhorar a qualidade do consumo; 2. Diminuição do estresse; 3. Ter uma vida mais equilibrada; 4. Planejará um futuro melhor; 5. Vive melhor o presente.

8 Atividade 2: Planejamento: Figura 7 A paciência para obter um resultado. Através da figura 7, os alunos irão refletir sobre ter paciência para conquistar um objetivo que não seja de imediato. E serão questionados sobre a importância de planejar alguma ação em suas vidas, puxando para a área financeira, a qual é o foco da oficina. Após este momento de reflexão sobre paciência e planejamento, os alunos serão irão ter conhecimento da existência que há alguns métodos de lidar com o seu dinheiro e os que serão apresentados e trabalhados nesta oficina, pesquisa e poupar. Atividade 3: Pesquisa. Figura 8 - Imagem Ilustrativa e chamativa para a Pesquisa de preços.

9 Apresentação da importância da pesquisa, como pode ser utilizada. E também será destacando que através desta medida pode se economizar até 30% em seus gastos. Atividade 4: Vivenciando a pesquisa de preço. Com todas as informações que os alunos receberam, irão realizar uma atividade de pesquisa de preços em classificados entregue em aula, a qual eles terão que listar o nome das lojas e o preço dos produtos encontrados, sendo que será limitado a quatro itens. Após o momento de pesquisa, serão indagados sobre a importância de realizar a pesquisa de preço antes de adquirir algum produto e também em relação as falsas promoções. Atividade 5: Poupar. O conceito de Poupar será apresentado aos alunos através de duas charges. Figura 9 Pensar no Momento x Pensar no Futuro. Figura 10 Poupe o tempo não para.

10 Através das figuras acima, os alunos serão questionados sobre o conceito de poupar, na qual o dinheiro adquirido hoje pode ser guardado para ser utilizado no futuro, que muitas vezes pensamos no presente, para adquirir algo do seu interesse. Tudo isso é ligado ao conceito de planejamento, na qual o aluno deverá fazer a ligação ao ser questionado sobre a importância de poupar. Atividade 6: Conceito de Educação Financeira. Ao decorrer da oficina, os alunos descobriram o valor do nosso dinheiro, ficaram cientes do uso inconsciente do dinheiro que pode ser causado pelo o consumismo e dos benefícios trazidos pela a Educação Financeira através dos seus métodos: Pesquisa e Poupar. E os alunos serão questionados mais uma vez sobre, O que é Educação Financeira? Após a interação dos alunos será apresentada uma definição mais formal da Educação Financeira que é: A Educação Financeira busca através da informação e conscientização, mudar o comportamento e o pensamento errado que lidamos com o dinheiro. Levando sempre em primeiro lugar o consumo racional que ajude na sua segurança e bem estar financeiro.. (20 MIN) Como fechamento será aplicado um questionário com o intuito de identificar os conhecimentos relacionados à Educação Financeira que os alunos já possuem. O questionário tem quatro questões de identificação pessoal dos alunos, como: Nome, Turma, Escola, Idade. O questionário também contará com três questões de conhecimentos específicos (Educação Financeira) adequado para a faixa etária do ano do Ensino Fundamental o qual será aplicado, com duas questões de múltipla escolha e uma questão dissertativa, e é constituído pelas seguintes perguntas: 1) Você recebe alguma mesada da sua família? ( ) Sim ( ) Não 2) Sua família incentiva você a fazer um uso consciente do dinheiro? ( ) Sim ( ) Não. Se você respondeu sim, de qual forma? 3) Em sua opinião, a Educação financeira é um tema importante de ser tratado na escola? Justifique.

11 Todo este questionário servirá além de conhecer os conhecimentos referentes à Educação Financeira, saber qual é o contato com o dinheiro que alunos têm em seu dia-a-dia. 4. Referências Bibliográficas BOVESPA. Guia de Planejamento Financeiro, 1º edição, BRITTO. R. R. Sobre Discursos e Estratégias em Educação Financeira. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, volume 7, numero 1, CAMPOS. A. B.; KISTERMANN. M. A.; Qual Educação Financeira Queremos em Nossa Sala de Aula?. Educação Matemática Em Revista, volume 40, DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática,1998. HOFMANN. R. M. Educação matemática e educação financeira: perspectivas para o ENEF. Zetetiké, volume 20, numero 30, Kiyosaki, R. Pai Rico, Pai Pobre: o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. Rio de Janeiro: Campos, 60 ed., PCN Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, A Resolução de Problemas nas aulas de Matemática: diagnosticando a prática pedagógica. Disponível em /setembro2012/mate matica_artigos/artigo_rodrigues_magalhaes.pdf. Acesso em: 19 jan THEODORO, F. R. F. O Uso da matemática para a educação financeira a partir do Ensino Fundamento Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual Paulista, Taubaté.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Taís Baú Bernardi 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 1) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto tem os três juntos?

PROPOSTA DIDÁTICA. 1) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto tem os três juntos? PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º e 7º anos 1.3 Tempo da aula: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações Fundamentais com

Leia mais

MONETÁRIO. TRABALHANDO EM SALA DE AULA COM DINHEIRO

MONETÁRIO. TRABALHANDO EM SALA DE AULA COM DINHEIRO ATIVIDADES COM SISTEMA MONETÁRIO. TRABALHANDO EM SALA DE AULA COM DINHEIRO. TRABALHANDO EM SALA DE AULA COM DINHEIRO Abaixo algumas atividades para trabalhar sistema monetário com a turminha Mas uma ideia

Leia mais

MEDIDAS Aula 3. André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC

MEDIDAS Aula 3. André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC MEDIDAS Aula 3 André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC Objetivos da aula Apresentar elementos teóricos sobre medidas. Sugerir atividades práticas que relacionem a realidade do aluno com os

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1 Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Série/Ano/Turma: 7º ano e 8º ano do Ensino Fundamental. 1.2 Turno: manhã. 1.3 Data: outubro/2015 1.4 Tempo da aula: 2 horas. 1.5 Tema da aula: Teoria de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Tanara da Silva Dicetti 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano e Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Razão e escala 2. Objetivo(s)

Leia mais

COMPORTAMENTOS LEITORES E COMPORTAMENTOS ESCRITORES

COMPORTAMENTOS LEITORES E COMPORTAMENTOS ESCRITORES COMPORTAMENTOS LEITORES E COMPORTAMENTOS ESCRITORES Aula 4 META Apresentar os comportamentos leitores e escritores como conteúdos das aulas sobre gêneros textuais. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno

Leia mais

CUBRA 12: CONTRIBUIÇÕES PARA O CÁLCULO MENTAL COM AS QUATRO OPERAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CUBRA 12: CONTRIBUIÇÕES PARA O CÁLCULO MENTAL COM AS QUATRO OPERAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CUBRA 12: CONTRIBUIÇÕES PARA O CÁLCULO MENTAL COM AS QUATRO OPERAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Francinaldo de Meireles Silveira - Autor; Franciclaudio de Meireles Silveira - Coautor; Eduardo da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SÓCIO-CRÍTICA COMO POSSIBILIDADE

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL A maior conquista do ser humano, é a sabedoria que ele adquiri. (Dri) Taquarussu- MS 2.011 PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 2 TURNO: MATUTINO

Leia mais

IIª EXPOSIÇÃO DE JOGOS DE MATEMÁTICA

IIª EXPOSIÇÃO DE JOGOS DE MATEMÁTICA IIª EXPOSIÇÃO DE JOGOS DE MATEMÁTICA A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela. Albert Einstein Projeto elaborado pelo: Professor Especialista Mário César Castro Planaltina, maio de 2015. PROJETO

Leia mais

OFICINA HISTÓRIA DAS COISAS CH / EM

OFICINA HISTÓRIA DAS COISAS CH / EM OFICINA HISTÓRIA DAS COISAS CH / EM Sequência Didática Objetivos: Esta oficina tem como objetivo proporcionar reflexões sobre a trajetória das coisas que usamos ou consumimos em nosso cotidiano. Por meio

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carolina Rodrigues Queiroz Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: c-rodrigues-queiroz@bol.com.br Ascânio Wanderley Abrantes

Leia mais

Mafalda. Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, p Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, p.

Mafalda. Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, p Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, p. Mafalda Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, 2003. p. 330 Fonte: QUINO. Toda Mafalda. São Paulo; Martins Fontes, 2003. p. 218 Katteca Fonte: O Popular, 30 dez 2007 6º ano Eixo: Lugares

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática Paebes 2013 Paebes 2013 Conhecendo o outro.. Expectativas... Paebes 2013 OBJETIVOS DA OFICINA Objetivo geral: Analisar e interpretar resultados da avaliação

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL de EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF/2013 Curso à Distância de Disseminadores de Educação Fiscal

PROGRAMA NACIONAL de EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF/2013 Curso à Distância de Disseminadores de Educação Fiscal PROGRAMA NACIONAL de EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF/2013 Curso à Distância de Disseminadores de Educação Fiscal ORÇAMENTO FAMILIAR EDUCAÇÃO FINANCEIRA O cidadão responsável pelas suas finanças: Controle de Gastos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Data:

Leia mais

Finanças também é coisa de criança!

Finanças também é coisa de criança! PrevEduca n.51-29/02/2016 Finanças também é coisa de criança! A primeira ideia que nos vem à cabeça, quando ouvimos a palavra finanças, é que se trata de uma coisa complicada, que envolve muito dinheiro

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. A atividade será divididas em etapas. Cada etapa e o tempo previsto estão descritos a seguir.

PROPOSTA DIDÁTICA. A atividade será divididas em etapas. Cada etapa e o tempo previsto estão descritos a seguir. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Tanara da Silva Dicetti 1.2 Público alvo: 6 e 7 anos 1.3 Duração: 2 Horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Áreas de figuras planas 2. Objetivo(s)

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO INTRODUÇÃO As diferentes unidades que compõem o conjunto de cadernos, visam desenvolver práticas de ensino de matemática que favoreçam as aprendizagens dos alunos. A

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel.

MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel. MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel. VISÃO GERAL Aula baseada no gibi O Poderoso Plano

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

PLANOS DE AULA Tema: Megaeventos: Análise da copa 2014 e seus impactos socioespaciais

PLANOS DE AULA Tema: Megaeventos: Análise da copa 2014 e seus impactos socioespaciais UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PLANOS DE AULA 2013.2 Bolsistas: Cinddinesya Nogueira e Maíra Melo Turmas de atuação: 8º ano a e b Tema: Megaeventos: Análise da copa 2014 e seus impactos socioespaciais

Leia mais

Aula sobre Finanças. Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay

Aula sobre Finanças. Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Aula sobre Finanças Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Como está sua vida financeira hoje??? ou? Qual a diferença entre Endividado e Inadimplente? Se por acaso, você tiver dívidas atrasadas:

Leia mais

UMA PROFESSORA INICIANTE: UM SONHO, ALGUMAS DIFICULDADES E A ESPERANÇA DE SUPERAÇÃO

UMA PROFESSORA INICIANTE: UM SONHO, ALGUMAS DIFICULDADES E A ESPERANÇA DE SUPERAÇÃO UMA PROFESSORA INICIANTE: UM SONHO, ALGUMAS DIFICULDADES E A ESPERANÇA DE SUPERAÇÃO Fernanda Oliveira Costa Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo fernanda.ocg@terra.com.br Introdução Com

Leia mais

GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO

GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO 1 GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO O papel do Banco é zelar pela compreensão dos produtos e serviços e para decisões bem fundamentadas, prevenindo o endividamento excessivo e

Leia mais

CONSUMER PAYMENT REPORT 2015

CONSUMER PAYMENT REPORT 2015 PORTUGAL CONSUMER PAYMENT REPORT A Intrum Justitia recolheu dados de. consumidores em 1 países europeus para adquirir o conhecimento da vida quotidiana dos consumidores europeus; dos seus gastos e da sua

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa Dinâmica Conhecendo o outro. Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de

Leia mais

APLICAÇÃO DO JOGO PROBABÍLISTICO NO ÂMBITO DO PIBID

APLICAÇÃO DO JOGO PROBABÍLISTICO NO ÂMBITO DO PIBID APLICAÇÃO DO JOGO PROBABÍLISTICO NO ÂMBITO DO PIBID Ediane PORTILHO, UEPA Joyce REIS, UEPA Rodrigo SILVA (Orientador), UFPA Eixo 2 Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores da educação

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL E O PAPEL DOS PAIS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL E O PAPEL DOS PAIS EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL E O PAPEL DOS PAIS valormaior.com.br uminvestimentos.com.br Educadora em Desenvolvimento Humano e Financeiro valormaior.com.br Sensibilizar sobre o posicionamento dos pais

Leia mais

Mire na Lua! Sonhe GRANDE e conquiste TUDO! Camila Matos Diretora de Vendas Independente

Mire na Lua! Sonhe GRANDE e conquiste TUDO! Camila Matos Diretora de Vendas Independente D i v e r g e n t e s Mire na Lua! Sonhe GRANDE e conquiste TUDO! Camila Matos Diretora de Vendas Independente Para planejar seu fechamento de ano e seu 2017, você CONSULTORA, deve começar pelos SONHOS!

Leia mais

Descobrindo o outro - Um projeto de aula de Língua Portuguesa para o sexto ano Introdução

Descobrindo o outro - Um projeto de aula de Língua Portuguesa para o sexto ano Introdução Descobrindo o outro - Um projeto de aula de Língua Portuguesa para o sexto ano Introdução A temática deste projeto surgiu a partir das observações realizadas para a disciplina de Programas de Língua Portuguesa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR NA REALIZAÇÃO DE PROJETOS E SONHOS

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR NA REALIZAÇÃO DE PROJETOS E SONHOS A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR NA REALIZAÇÃO DE PROJETOS E SONHOS (IC) *Médhily Raquel Ferreira da Silva¹; medhilyadm@gmail.com (IC) Lúcia Cristina Alves da Silva²; (PQ) Célia Benvinda

Leia mais

Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Como está sua vida financeira hoje??? ou? Como está sua vida financeira hoje??? ou? Qual a diferença entre Endividado e Inadimplente? Se por acaso, você tiver dívidas atrasadas: Anote tudo que você deve e saiba o valor total. Negocie suas contas

Leia mais

OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental

OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental Karolyne Camile Batista dos Santos karolynecamile19@gmail.com Elisa Fonseca

Leia mais

Thiago Jefferson de Araújo¹ Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte

Thiago Jefferson de Araújo¹ Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RECICLANDO NOVAS IDEIAS Jaine Galdino Faustino¹ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- Santa Cruz/RN (jfausstynny@gmail.com)

Leia mais

OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS DO JOGO BATALHA NAVAL CIRCULAR NO ESTUDO DO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO

OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS DO JOGO BATALHA NAVAL CIRCULAR NO ESTUDO DO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS DO JOGO BATALHA NAVAL CIRCULAR NO ESTUDO DO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO Sueli Farias de Souza Dantas Universidade Federal da Paraíba sueli12tribo@hotmail.com Sandro Onofre Cavalcante

Leia mais

PROGRAMA DE CONSCIENTIZACAO DA SOCIEDADE CIVIL

PROGRAMA DE CONSCIENTIZACAO DA SOCIEDADE CIVIL PROGRAMA DE CONSCIENTIZACAO DA SOCIEDADE CIVIL Programa de Conscientização da Sociedade Civil sobre uso e preservação das águas do Rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes - RJ. 1-) Introdução A Política

Leia mais

MESADA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS FILHOS

MESADA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS FILHOS MESADA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS FILHOS Novembro 2015 INTRODUÇÃO A mesada pode ser um aliado na educação financeira, se utilizada adequadamente. Por meio da remuneração regular as crianças

Leia mais

CONHECIMENTOS SOBRE A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA DOS ESTUDANTES DO 7º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPARANA, PERNAMBUCO-BRASIL

CONHECIMENTOS SOBRE A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA DOS ESTUDANTES DO 7º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPARANA, PERNAMBUCO-BRASIL CONHECIMENTOS SOBRE A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA DOS ESTUDANTES DO 7º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPARANA, PERNAMBUCO-BRASIL 1 Rita de Cássia de Andrade; ²Viviane Lúcia dos S.

Leia mais

MEDIDAS Aula 3. André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC

MEDIDAS Aula 3. André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC MEDIDAS Aula 3 André Luís Corte Brochi Professor das Faculdades COC Objetivos Apresentar elementos teóricos sobre medidas. Sugerir atividades práticas. 2 Atividade 1: Medidas de ângulos Objetivos: Identificar

Leia mais

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? Introdução Renata Karla da Silva Oliveira Universidade

Leia mais

PLANEJAMENTO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS Linha do tempo Como me vejo. Em prosa e verso Conversar e entender os ciclos da vida. CONTEÚDO PROCEDIMENTAL

Leia mais

Descobrindo o outro - Um projeto de aula de Língua Portuguesa para o sexto ano

Descobrindo o outro - Um projeto de aula de Língua Portuguesa para o sexto ano Descobrindo o outro - Um projeto de aula de Língua Portuguesa para o sexto ano Introdução Mariana Backes Nunes Carla Menoti Rech Júlia Nunes Azzi A temática deste projeto surgiu a partir das observações

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS Apresentação: Jogo dos Discos Autor 1 José Dilmacir Alves de Melo; Orientador 2 Antônio Samuel Alves da Silva Introdução Tomar

Leia mais

ASSESSORIA ECONÔMICA. Pesquisa de. Final de Ano. Relatório elaborado pela Assessoria Econômica Fecomércio-RS. Fecomércio

ASSESSORIA ECONÔMICA. Pesquisa de. Final de Ano. Relatório elaborado pela Assessoria Econômica Fecomércio-RS. Fecomércio ASSESSORIA ECONÔMICA Pesquisa de Final de Ano 201 2015 Relatório elaborado pela Assessoria Econômica Fecomércio-RS Fecomércio DE FINAL DE PESQUISA ANO 2015 Sumário Executivo Resumo dos principais resultados

Leia mais

O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA Franciclaudio de Meireles Silveira; Jéssica de Fátima Pontes de Oliveira; Danielle Apolinário da Silva;Francinaldo de Meireles

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL Rua do Paraíso, 760 / Rua Oliveira Melo, 474 +55 11 3937 9900 / 3738 7000 www.sigmasolucoes.com.br INTRODUÇÃO A maneira como lidamos com o dinheiro, é herança

Leia mais

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura) AEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA ISTITUCIOAL DE BOLSA DE IICIAÇÃO À DOCÊCIA - PIBID DETALHAMETO DO SUBPROJETO (Licenciatura) 1. ome da Instituição UF Universidade Federal de Roraima 2. Subprojeto

Leia mais

PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES COM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES COM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES COM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO Kelvin Henrique Correia de Holanda; Ademária Aparecida de Sousa Universidade Federal de Alagoas; kelvinhenrique16@hotmail.com;

Leia mais

PRATICA PEDAGOGICA INTERDISCIPLINAR, POSSIBILIDADE DE ENSINO SOBRE DIVERSIDADE CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

PRATICA PEDAGOGICA INTERDISCIPLINAR, POSSIBILIDADE DE ENSINO SOBRE DIVERSIDADE CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. PRATICA PEDAGOGICA INTERDISCIPLINAR, POSSIBILIDADE DE ENSINO SOBRE DIVERSIDADE CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Joyce Ludimile Tavares de Lira UFPE- Universidade Federal de Pernambuco joyceludmile@hotmail.com

Leia mais

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Dayane Tinoco Analista de Instrumento de Avaliação e-mail: dayane@caed.ufjf.br Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA - 2015...o brinquedo desperta interesse e curiosidade... Rubem Alves Autora: Rita Siqueira Público alvo: alunos

Leia mais

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Ana Paula de Souza Fernandes Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: Aplins-@hotmail.com Beatriz Viera de

Leia mais

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO O LIXO NOSSO DE CADA DIA

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO O LIXO NOSSO DE CADA DIA VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO O LIXO NOSSO DE CADA DIA Orientadora: MONTEIRO, Lurdinalva. Especialista no Ensino de Biologia; (Nalva_terra@hotmail.com). Alunas: SILVA, Edjane e SILVA,

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 MATEMÁTICA

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de BIOLOGIA Dinâmica Eu não sou eu.sou o momento:passo. Mario Quintana Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação

Leia mais

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL 1 O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAR DECISÕES Administrar uma decisão é fazer uma escolha racional, dentre alternativas disponíveis e que se faz presente em todos

Leia mais

O que tu tá comendo? Não sei! - O consumismo e o valor nutricional de alimentos industrializados.

O que tu tá comendo? Não sei! - O consumismo e o valor nutricional de alimentos industrializados. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras - Teoria e Prática de Leitura 2017 O que tu tá comendo? Não sei! - O consumismo e o valor nutricional de alimentos industrializados. Felipe

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento 10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento Fizemos uma seleção de dicas muito importantes para que você aprenda a controlar o seu orçamento e mantenha a sua vida econômica em dia. Seguindo à risca as

Leia mais

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016 Tecnologia Educacional Eficaz Prof. David Prata Setembro de 2016 Por onde começar? Visão Pedagógica Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS. Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS. Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS 1 Dirigente Regional de Ensino de Diadema Profª Liane de Oliveira Bayer Supervisora do Núcleo Pedagógico e dos Anos Iniciais Profª

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 2. Objetivo da proposta didática - Promover o entendimento dos alunos sobre leitura e interpretação de tabelas e gráficos.

PROPOSTA DIDÁTICA. 2. Objetivo da proposta didática - Promover o entendimento dos alunos sobre leitura e interpretação de tabelas e gráficos. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Tanara da Silva Dicetti 1.2 Público alvo: 6º e 7º ano 1.3 Duração: 2 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Leitura e

Leia mais

Quase um terço dos consumidores ouvidos em pesquisa é racional na hora das compras, diz SPC

Quase um terço dos consumidores ouvidos em pesquisa é racional na hora das compras, diz SPC Quase um terço dos consumidores ouvidos em pesquisa é racional na hora das compras, diz SPC Estudo classifica consumidores em quatro perfis diferentes e estima que 44,8 mi brasileiros são controlados e

Leia mais

Curso de Vendas Passo a Passo Material de Construção Aula nº 06

Curso de Vendas Passo a Passo Material de Construção Aula nº 06 Curso de Vendas Passo a Passo Material de Construção Aula nº 06 Orientador Sigmar Sabin www.bomdiahoje.com.br sigmarsabin@bomdiahoje.com.br 41.9666.8183 TIM/Whats Não vendo material de construção... Eu

Leia mais

Representando noções matemáticas através do cotidiano: Do concreto ao abstrato

Representando noções matemáticas através do cotidiano: Do concreto ao abstrato Representando noções matemáticas através do cotidiano: Do concreto ao abstrato Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 24 e 25/05/2011 Matemática na Educação Infantil Do concreto ao

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ESTUDO DA GRAVITAÇÃO

USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ESTUDO DA GRAVITAÇÃO USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ESTUDO DA GRAVITAÇÃO Maria Betania Guedes Cândido 1 ; Alessandro Frederico da Silveira 2 1 Escola Estadual de Ensino

Leia mais

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER MEU TEMPO É PRECIOSO ROTINA INSANA CAOS COMIDA PARA FAZER CASA PARA LIMPAR FILHOS PARA CUIDAR TRABALHO COMO SER ORGANIZADA? Processo que

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANO SILVA CAROLINE PEREIRA DA SILVA FLÁVIA BARNER COUTO ISABELA JAPYASSU JULIANA RIGHI MARINA MARQUES Sequência didática abordando o conteúdo de Geometria

Leia mais

2º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º ANO DO ENSINO MÉDIO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE OBJETIVO Nesse bimestre, discutiremos o aspecto eminentemente cultural do ser humano, analisando dentro de uma perspectiva antropológica a condição do homem. Um dos objetivos

Leia mais

LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA.

LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA. LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA. Autoras: BARRETO, Raisa Queiroga. rsqueiroga92@gmail.com OLIVEIRA, KhomarTander sde. Khomartanders13@hotmail.com SIRINO,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3 0 - Ensino Fundamental - Data: 11 / 8 / 2017 Querido(a) aluno(a), Você está recebendo

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO

PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Acadêmicas: Amanda Luiza Rauber Godinho Lucilla Joceli Waschburger Professoras Orientadoras: Sandra Fachineto e Elis Regina Frigeri RESUMO O estágio Curricular

Leia mais

Conscientização ambiental na Educação Infantil da escola Dr. Vasco da Gama e Silva, RS

Conscientização ambiental na Educação Infantil da escola Dr. Vasco da Gama e Silva, RS Conscientização ambiental na Educação Infantil da escola Dr. Vasco da Gama e Silva, RS Pâmela Cunha da Silva¹, Email: paamelacunhaa@gmail.com ; Yuri Hoesel dos Santos¹ ; Camila Daiane Bittencourt Leite¹;

Leia mais

Mesada como instrumento de educação financeira dos filhos

Mesada como instrumento de educação financeira dos filhos Mesada como instrumento de educação financeira dos filhos Novembro de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Entender o papel da mesada como instrumento de educação financeira dos filhos. Identificar os produtos

Leia mais

4. Articulação com outras disciplinas, contextos ou áreas do conhecimento

4. Articulação com outras disciplinas, contextos ou áreas do conhecimento Sequência Didática Oxirredução com um problemão Autores: Karoline dos Santos Tarnowski e Cleomar Copatti Série: 2 ano do Ensino Médio Número de aulas: 3 de 40 min Origem: Trabalho apresentado à disciplina

Leia mais

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Mônica Cristina Bogoni Savian Universidade Federal de Santa Maria monicabogoni@yahoo.com.br Luciane Flores Jacobi Universidade Federal

Leia mais

O QUE OS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPB ENTENDEM SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL?

O QUE OS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPB ENTENDEM SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL? O QUE OS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPB ENTENDEM SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL? Thayrine Farias Cavalcante thayrinec@gmail.com Victor Batista de Lima victorvbl@hotmail.com

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa Poliedros Resumo Iconográfico LEGENDA

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa Poliedros Resumo Iconográfico LEGENDA Poliedros Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

Ação 1 Somando Forças para Transformar o Mundo

Ação 1 Somando Forças para Transformar o Mundo Ação 1 Somando Forças para Transformar o Mundo Atividade: Somando Forças para Transformar o Mundo A proposta é você, voluntário PEB, exibir o vídeo IBGE Explica os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

A GEOGRAFIA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO. Diretoria de Ensino - Região de São Bernardo do Campo

A GEOGRAFIA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO. Diretoria de Ensino - Região de São Bernardo do Campo A GEOGRAFIA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO Diretoria de Ensino - Região de São Bernardo do Campo OBJETIVOS Refletir sobre as atividades desenvolvidas nas Salas Recuperação de Ciclo (RC) e Recuperação Contínua

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FISCAL: NECESSIDADE REAL NA SOCIEDADE ATUAL?

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FISCAL: NECESSIDADE REAL NA SOCIEDADE ATUAL? EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FISCAL: NECESSIDADE REAL NA SOCIEDADE ATUAL? SCHMIDT, D. ¹, SOUZA, L.², SILVA, L. F.³, WEBER, M. L. 4, THEISEN, E.M.K. 5 ¹ Bolsista PIIEX 2015 do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE O DESCARTE INDEVIDO DE ÓLEO DE COZINHA COM ÊNFASE NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE O DESCARTE INDEVIDO DE ÓLEO DE COZINHA COM ÊNFASE NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE O DESCARTE INDEVIDO DE ÓLEO DE COZINHA COM ÊNFASE NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL Vitória, A. Freire 1 ; Kaline, R. M. Ferreira 2 ; Didiane, S.Silva 2. 1

Leia mais

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL 7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO #1 03 #01 ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO Se você é um gestor de DEPARTAMENTO PESSOAL na sua empresa - seja realizando

Leia mais

D O P Ã O D U R O A O G A S T A D O R Q U A L S E U E S T I L O F I N A N C E I R O?

D O P Ã O D U R O A O G A S T A D O R Q U A L S E U E S T I L O F I N A N C E I R O? R O D R I G O V E N T R E D O P Ã O D U R O A O G A S T A D O R Q U A L S E U E S T I L O F I N A N C E I R O? I N S T I T U T O E C O N O M I A V I V A I N T R O D U Ç Ã O Mão aberta, gastador, impulsivo,

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Importância e significado do planejamento escolar Tipos de planos Requisitos para o planejamento.

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Importância e significado do planejamento escolar Tipos de planos Requisitos para o planejamento. PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar Tipos de planos Requisitos para o planejamento. O significado e a importância do planejamento escolar: O trabalho docente é uma atividade

Leia mais

Projeto: Brincando Eu também Aprendo.

Projeto: Brincando Eu também Aprendo. VÁRZEA GRANDE MATO GROSSO Parceria: OSC- ASSOCIAÇÃO SOCIAL CIVIL ABAIUC- ASCA E EMEB SENHORA DIRCE LEITE DE CAMPOS Projeto: Brincando Eu também Aprendo. Introdução Durante muito tempo, a brincadeira no

Leia mais

Sobrou dinheiro? Hora de investir!

Sobrou dinheiro? Hora de investir! Guia Financeiro 9 Sobrou dinheiro? Hora de investir! Você tem avançado em seu planejamento financeiro, conseguido controlar melhor seus gastos e, assim, tem feito sobrar dinheiro! Pois bem, é hora de dar

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR INTRODUÇÃO Todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos

Leia mais

PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS Prof.ª Ma. Talita Hélen Silva Miranda Prof.ª Drª Lilian Yuli Isoda

PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS Prof.ª Ma. Talita Hélen Silva Miranda Prof.ª Drª Lilian Yuli Isoda PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS Prof.ª Ma. Talita Hélen Silva Miranda Prof.ª Drª Lilian Yuli Isoda Resumo Este artigo é parte do trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Rede

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais