3ª LISTA DE EXERCÍCIOS - LOB1012. Variáveis Aleatórias Discretas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3ª LISTA DE EXERCÍCIOS - LOB1012. Variáveis Aleatórias Discretas"

Transcrição

1 3ª LISTA DE EXERCÍCIOS - LOB1012 Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Mariana Pereira de Melo Assunto: Distribuições de Probabilidade e Funções de Probabilidade 1. O espaço amostral de um experimento aleatório é, sendo cada resultado igualmente provável. Uma variável aleatória é definida como segue: Resultado a b c d e f x 0 0 1,5 1,5 2 3 Determine a função de probabilidade de X. Considere a função de probabilidades para determinar as seguintes probabilidades: (a) (b) (c) (d) (e) 2. Verifique que a seguinte função é uma função de probabilidade e determine as probabilidades requeridas. (a) (b) (c) (d) Resp: (a) 9/25 ; (b) 4/25 ; (c) 12/25 ; (d) 1 3. O setor de marketing estima que um novo instrumento para análise de amostras de solo terá grande sucesso, sucesso moderado, ou não terá sucesso, com probabilidades de 0,3; 0,6 e 0,1 respectivamente. A receita anual associada com um produto de grande sucesso, sucesso moderado ou nenhum sucesso é de U$$ 10 milhões, U$$ 5 milhões e U$$ 1 milhão, respectivamente. Seja a variável aleatória X a renda anual do produto. Determine a função de probabilidade de X.

2 Assunto: Função de Distribuição Acumulada 4. Determine a função de distribuição cumulativa da variável aleatória do Exercício Calcule: (a) P(X 50) (b) P(X 40) (c) P(40 X 60) (d) P(X<0) (e) P(0 X<10) (f) P(-10<x<10) Resp: (a) 1 ; (b) 0,75 ; (c) 0,25 ; (d) 0,25 ; (e) 0 ; (f) 0 Assunto: Média e Variância 6. Determine a média e a variância da variável aleatória no Exercício A faixa da variável aleatória X é, em que x é uma incógnita. Se cada valor for igualmente provável e a média de X for igual a 6, determine x. Resp: Em uma bateria NiCd, uma célula completamente carregada é composta de hidróxido de níquel III. Níquel é um elemento que tem múltiplos estados de oxidação. Considera as seguintes proporções dos estados: Carga de Níquel Proporções Encontradas 0 0, , , ,15 (a) Determine a função de distribuição cumulativa de carga de níquel. (b) Determine a média e a variância da carga de níquel 9. Árvores são sujeitas a diferentes níveis de atmosfera de dióxido de carbono com 6% das arvores em uma condição mínima de crescimento a 350 partes por milhão (ppm) de CO2, 10% a 450 ppm (crescimento lento) de CO2, 47% a 550 ppm (crescimento moderado) de CO2 e 37% a 650 ppm (crescimento rápido) de CO2. Qual é a média e o desvio-padrão da atmosfera de dióxido de carbono (em ppm) para essas árvores em ppm?

3 Assunto: Distribuição Discreta Uniforme 10. Os códigos de produtos com 2,3 ou 4 letras são igualmente prováveis. Qual é a média e desvio padrão do número de letras nos códigos. Resp: Média = 3,5 e Desvio Padrão = 1, A probabilidade de um operador entrar incorretamente com dados alfanuméricos em um campo de uma base de dados é igualmente provável. A variável aleatória X é o numero de campos no formulário de entrada de dados com um erro. O formulário de entrada de dados tem 28 campos. X é uma variável aleatória uniforme? Por que sim ou por que não? Assunto: Distribuição Binomial 12. A variável aleatória X tem uma distribuição binomial com n = 10 e p = 0,5. Determine as seguintes probabilidades: (a) P(X = 5) (b) P(X 2) (c) P(X 9) (d) P(3 X < 5) 13. Determina a função de distribuição cumulativa de uma variável aleatória binomial, com n = 3 e p = ¼. 14. Se X ~ Binomial (n,p), sabendo-se que E(X) = 12 e Var(X) = 3, determinar: (a) n (b) p (c) P(X < 12) (d) P(X 14) (e) E(Z) e Var(Z), onde (f) P(Y 14/16), onde Y = X/n (g) P(Y 12/16), onde Y = X/n 15. Um produto eletrônico contem 40 circuitos integrados. A probabilidade de que qualquer circuito integrado seja defeituoso é de 0,01. Os circuitos integrados são independentes. O produto opera somente se não houver circuitos integrados defeituosos. Qual é a probabilidade de que o produto opere? 16. As linhas telefônicas em um sistema de reservas de uma companhia aérea estão ocupadas 40% do tempo. Suponha que os eventos em que as linhas estejam ocupadas em sucessivas chamadas sejam independentes. Considere que 10 chamadas aconteçam para a companhia aérea.

4 (a) Qual a probabilidade de que para exatamente três chamadas, as linhas estejam ocupadas? (b) Qual é a probabilidade de que para no mínimo uma chamada, as linhas não estejam ocupadas? (c) Qual é o numero esperado de chamadas em que as linhas estejam todas ocupadas? Resp: (a) 0,215 ; (b) 0,9999 ; (c) Um teste de múltipla escolha contem 25 questões, cada uma com quatro respostas. Suponha que um estudante apenas tente adivinhar ( chutar ) em cada questão. (a) Qual é a probabilidade de que o estudante responda mais de 20 questões corretamente? (b) Qual é a probabilidade de que o estudante responda menos de cinco questões corretamente? Assunto: Distribuição Geométrica e Binomial Negativa 18. Suponha que a variável aleatória X tenha um distribuição geométrica, com uma média de 2,5. Determine as seguintes probabilidades: (a) (b) (c) (d) (e) 19. Considere a sequencia de tentativas independentes de Bernoulli, com p = 0,2. (a) Qual é o numero esperado de tentativas, de modo a se obter o primeiro sucesso? (b) Depois de oito sucessos ocorrerem, qual é o numero esperado de tentativas, de modo a se obter o nono sucesso? Resp: (a) 5 ; (b) A probabilidade de um alinhamento óptico com sucesso em um arranjo de um produto de armazenamento de dados ópticos é de 0,8. Considere que as tentativas sejam independentes. (a) Qual é a probabilidade de que o primeiro alinhamento com sucesso requeira exatamente quatro tentativas? (b) Qual é a probabilidade de que o primeiro alinhamento com sucesso requeira no máximo quatro tentativas? (c) Qual é a probabilidade de que o primeiro alinhamento com sucesso requeira no mínimo quatro tentativas? Resp: (a) 0,0064 ; (b) 0,9984 ; (c) 0, Suponha que cada uma das suas chamadas para uma estação popular de radio tenha uma probabilidade de 0,02 de se completar; ou seja, de não obter nenhum sinal de ocupado. Considere que suas chamadas sejam independentes. (a) Qual é a probabilidade de que sua primeira chamada a se completar seja sua décima tentativa?

5 (b) Qual é a probabilidade de se necessitar mais de cinco chamadas para que a ligação se complete? (c) Qual é o numero médio necessário de chamadas para que a ligação se complete? Resp: (a) 0,0167 ; (b) 0,9039 ; (c) Uma companhia de comercio tem oito computadores que ela usa para negociar na bolsa de Nova York. A probabilidade de um computador falhar em um dia é igual a 0,005, e os computadores falham independentemente. Computadores são reparados à noite, e cada dia é uma tentativa independente. (a) Qual é a probabilidade de todos os oito computadores falharem em um dia? (b) Qual é o numero médio de dias até que um computador específico falhe? (c) Qual é o numero médio de dias até que todos os oito computadores falhem em um mesmo dia? Resp: (a) 3,91 x ; (b) 200 ; (c) 2,56 x Mostre que a função densidade de probabilidade de uma variável aleatória binomial negativa é igual a função densidade de probabilidade de uma variável aleatória geométrica, quando r = 1. Mostre que as formulas para a média e variância de uma variável aleatória binomial negativa são iguais aos resultados correspondentes à variável aleatória geométrica, quando r=1. Assunto: Distribuição Hipergeométrica 24. Uma batelada contem 36 células de bactérias, das quais 12 não são capazes de replicação celular. Suponha que você examine três células de bactérias selecionadas aleatoriamente, sem reposição. (a) Qual é a função de probabilidade do numero de células na amostra que podem se replicar? (b) Quais são a médias e variância do numero de células na amostra que podem se replicar? (c) Qual é a probabilidade de no mínimo uma das células selecionadas não poder se replicar? 25. Uma companhia emprega 800 homens com menos de 55 anos. Suponha que 30% carreguem um marcador no cromossomo masculino, que indique um risco crescente de pressão sanguínea alta. (a) Se 10 homens na companhia forem testados em relação ao marcador nesse cromossomo, qual será a probabilidade de exatamente um homem ter esse marcador? (b) Se 10 homens na companhia forem testados em relação ao marcador nesse cromossomo, qual será a probabilidade de mais de um homem ter esse marcador? Resp: (a) 0,1201 ; (b) 0,8523 Assunto: Distribuição de Poisson 26. Suponha que X tenha uma distribuição de Poisson, com uma média de 4. Determine as seguintes probabilidades:

6 (a) (b) (c) (d) Resp: (a) 0,0183 ; (b) 0,2381; (c) 0,1954 ; (d) 0, O número de chamadas eletrônicas que chegam a uma central é frequentemente modelado como uma variável aleatória de Poisson. Considere que, em média, há 10 chamadas por hora. (a) Qual é a probabilidade de que haja exatamente cinco chamadas em uma hora? (b) Qual é a probabilidade de que haja três ou menos chamadas em uma hora? (c) Qual é a probabilidade de que haja exatamente 15 chamadas em duas horas? (d) Qual é a probabilidade de que haja exatamente 5 chamadas em 30 minutos? 28. Em 1898, L.J. Bortkiewicz publicou um livro intitulado The Law of Small Numbers. Ele empregou dados coletados ao longo de 20 anos para mostrar que o numero de soldados mortos por coices de cavalo em cada ano em cada corporação na cabalaria prussiana seguia uma distribuição de Poisson com média de 0,61. (a) Qual é a probabilidade de mais de uma morte na corporação em um ano? (b) Qual é a probabilidade de nenhuma morte na corporação ao longo de cinco anos? Resp: (a) 0,4566 ; (b) 0, O numero de falhas em parafusos de maquinas da indústria têxtil segue uma distribuição de Poisson, com uma média de 0,1 falha por metro quadrado. (a) Qual é a probabilidade de que haja duas falhas em 1 metro quadrado de tecido? (b) Qual é a probabilidade de que haja 1 falha em 10 metros quadrados de tecido? (c) Qual é a probabilidade de que não haja falhas em 20 metros quadrados de tecido? (d) Qual é a probabilidade de que haja no mínimo duas falhas em 10 metros quadrados de tecido? 30. Em uma seção de uma autoestrada, o numero de buracos, que é bastante significante para requerer reparo, é suposto seguir uma distribuição de Poisson, com uma médias de dois buracos por milha. (a) Qual é a probabilidade de que não haja buracos que não requeiram reparo em 5 milhas de autoestrada? (b) Qual é a probabilidade de que no mínimo um buraco requeira reparo em 0,5 milhas de autoestrada? (c) Se o número de buracos estiver relacionado a carga do veiculo na autoestrada e algumas seções dessa autoestrada estiverem sujeitas a uma carga pesada de veículos enquanto outras seções estiverem sujeitas a uma carga leve de veículos, como você se sente a respeito da suposição de distribuição de Poisson para o numero de buracos que requerem reparo. 31. O numero de falhas na superfície de painéis de plásticos usados no interior de automóveis, tem uma distribuição de Poisson, com uma média de 0,05 falha por pé quadrado de painel plástico. (a) Qual é a probabilidade de não haver falha na superfície do interior de um automóvel?

7 (b) Se 10 carros forem vendidos para uma companhia de aluguel de carros, qual será a probabilidade de que nenhum dos 10 carros tenha qualquer falha na superfície? (c) Se 10 carros forem vendidos para uma companhia de aluguel de carros, qual será a probabilidade de que no máximo um carro tenha qualquer falha na superfície? Resp: (a) 0,6065; (b) 0,0067 ; (c) P(W=0) = 0,0067, P(W=1)=0,0437, P(W 1)=0,0504 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 32. Um carregador automático de cartelas de ovos tem uma probabilidade de 1% de quebrar um ovo, e o consumidor reclamará se mais de um voo por dúzia estiver quebrado. Considere que cada carregamento de ovo seja um evento independente. (a) Qual é a distribuição de ovos quebrados por dúzia? Inclua os valores dos parâmetros? (b) Qual é a probabilidade de uma cartela de uma dúzia de ovos resultar em reclamação? (c) Quais são a média e o desvio padrão do numero de ovos quebrados em uma cartela de uma dúzia? 33. A probabilidade de uma calibração de um transdutor em um instrumento eletrônico obedecer as especificações para o sistema de medição é igual a 0,6. Suponha que as tentativas de calibração sejam independentes. Qual é a probabilidade de se necessitar de no máximo três tentativas de calibração de modo a obedecer as especificações para o sistema de medição? 34. A probabilidade de uma águia matar um coelho em um dia de caca é 10%. Considere que resultados sejam independentes entre dias. (a) Qual é a distribuição do numero de dias até que a caca ao coelho tenha sucesso? (b) Qual é a probabilidade de a águia ter de esperar cinco dias para sua primeira cada de sucesso? (c) Qual é o numero esperado de dias até que a caçada tenha sucesso? (d) Se a águia puder sobreviver até 10 dias sem alimento (isso requer uma caçada com sucesso no decimo dia), qual é a probabilidade de a águia ainda estar vidada 10 dias a partir de agora? 35. Tráfego de carros é tradicionalmente modelado como uma distribuição de Poisson. Um engenheiro de tráfego monitora o fluxo de carros em um cruzamento que tem uma médias de seus carros por minuto. Para estabelecer o tempo de um sinal, as seguintes probabilidades são usadas. (a) Qual é a probabilidade de nenhum carro passar pelo cruzamento em 30 segundos? (b) Qual é a probabilidade de três ou mais carros passarem pelo cruzamento em 30 segundos? (c) Calcule o numero mínimo de carros que passam pelo cruzamento, de modo que a probabilidade desse numero ou menos de carros em 30 segundos seja no mínimo 90%. (d) Se a variância do numero de carros que passam pelo cruzamento por minuto for igual a 20, a distribuição de Poisson é apropriada? Explique Resp: (a) 0,0498; (b) 0,5768; (c) 5; (d) Não. 36. A probabilidade com que sua chamada para uma linha de serviço seja respondida em menos de 20 segundos é de 0,75. Suponha que suas chamadas sejam independentes.

8 (a) Se você chamar 10 vezes, qual será a probabilidade de que exatamente nove de suas chamadas sejam respondidas dentro de 30 segundos? (b) Se você chamar 20 vezes, qual será a probabilidade de que no mínimo 16 chamadas sejam respondidas em menos de 30 segundos? (c) Se você chamar 20 vezes, qual será o numero médio de chamadas que serão respondidas em menos de 30 segundos? Resp: (a) 0,1877 ; (b) 0,4148 ; (c) O numero de erros em um livro-texto, segue uma distribuição de Poisson, com uma média de 0,01 erro por página. Qual é a probabilidade de haver três ou menos erros em 100 páginas? 38. Determine a constante c de modo que a seguinte função seja a função de probabilidade:, para x = 1,2,3,4. Resp: 0, Determine a função de probabilidade para a variável aleatória com a seguinte função de distribuição acumulada: 40. Cada cápsula principal do mancal em um motor contem quatro parafusos. Esses parafusos são selecionados, ao acaso e sem reposição, de pecas que contem 30 parafusos de um fornecedor e 70 parafusos de outro. (a) Qual é a probabilidade de que a cápsula principal contenha todos os parafusos provenientes do mesmo fornecedor? (b) Qual é a probabilidade de que exatamente três parafusos sejam provenientes do mesmo fornecedor? 41. Um técnico de instalação de um sistema especializado de comunicação é enviado para uma cidade, somente quando existirem três ou amis ordens de serviço. Suponha que as ordens de serviço sigam a distribuição de Poisson, com uma médias de 0,25 por semana para uma cidade com uma população de , e suponha que sua cidade contenha uma população de (a) Qual a probabilidade de que um técnico seja requisitado depois de um período de uma semana? (b) Se você for o primeiro na cidade a solicitar uma ordem de serviço, qual será a probabilidade de que você tenha de esperar amis de duas semanas, a partir do tempo da solicitação da ordem de serviço, até que o técnico seja despachado? 42. Um avião pode carregar 120 passageiros. A probabilidade de um passageiro com um assento reservado chegar para o voo é de 0,95. Considere que os passageiros se comportem independentemente. (Use algum programa de computador.)

9 (a) Qual é o numero mínimo de assentos que a companhia aérea deve reservar para a probabilidade de um voo cheio ser no mínimo 0,90. (b) Qual é o numero máximo de assentos que a companhia aérea deve reservar para existir uma probabilidade menor que 0,10 de mais passageiros chegarem com relação ao numero de assentos? (c) Discuta algumas politicas razoáveis que a companhia aérea poderia usar para reservar assentos, baseando-se nessas probabilidades. Resp: (a) 131 ; (b) Mostre que para um variável aleatória discreta X, se cada um dos valores na faixa de X for multiplicado pela constante c, então o efeito será o de multiplicar a média de X por c e a variância de X por c². Ou seja, mostre que E(cX) = ce(x) e V(cX) = c²v(x). 44. Suponha que uma moeda perfeita é lançada até que cara apareça pela primeira vez. Seja X o número de lançamentos até que isso aconteça. Obtenha a distribuição de X. 45. Uma moeda perfeita é lançada quatro vezes. Seja Y o número de caras obtidas. Calcule a distribuição e obtenha a média e a variância da v.a. Y. Resp: E(Y) = 2,0 e Var(Y) = 1, Repita o problema anterior considerando agora que a moeda é viciada, sendo a probabilidade de cara dada por p, 0 < p < 1, p ½. 47. Suponha que a v.a. V tem a seguinte distribuição: v 0 1 P(V=v) q 1-q (a) Obtenha E(V) e Var(V). (b) Obtenha a função de distribuição acumulada de V. Faça seu gráfico. Resp: (a) E(V) = 1-q e Var(V) = q(1-q); (b) F(v) = 0, para v < 0 ; q para 0 v < 1 ; 1, para v Um vendedor de equipamento pesado pode visitar, num dia, um ou dois clientes, com probabilidade 1/3 ou 2/3, respectivamente. De cada contato, pode resultar a venda de um equipamento por $ (com probabilidade 1/10) ou nenhuma venda (com probabilidade 9/10). Indicando por Y o valor total de vendas diárias desse vendedor, (a) Escreva a função de probabilidades de Y. (b) Calcule o valor total esperado de vendas diárias. (c) Calcule a variância de Y. Resp: (a) Y toma valores 0, , com probabilidades 126/150, 23/150 e 1/150, respectivamente; (b) E(Y) = 8.333, O tempo T, em minutos, necessário para um operário processar certa peça é uma v.a. com a seguinte distribuição de probabilidade.

10 t P(T=t) 0,1 0,1 0,3 0,2 0,2 0,1 (a) Calcule o tempo médio de processamento. Para cada peça processada, o operário ganha um fixo de $ 2,00, mas, se ele processa a peça em menos de 6 minutos, ganha $ 0,50 em cada minuto poupado. Por exemplo, se ele processa a peça em quatro minutos, recebe a quantia adicional de $ 1,00. (b) Encontre a distribuição, a média e a variância da v.a. G: quantia em $ ganha por peça. (c) Obtenha a f.d.a. F(t) da v.a. T. Resp: (a) E(T) = 4,6 ; (b) E(G) = 2,75 e Var(G) = 0, Num certo tipo de fabricação de fita magnética, ocorrem cortes a uma taxa de um por pés. Qual a probabilidade de que um rolo com pés de fita magnética tenha: (a) nenhum corte? (b) no máximo dois cortes? (c) pelo menos dois cortes? 51. Suponha que a probabilidade de que um item produzido por uma máquina seja defeituoso é de 0,2. Se dez itens produzidos por essa máquina são selecionados ao acaso, qual é a probabilidade de que não mais do que um defeituoso seja encontrado? Use a binomial e a distribuição de Poisson e compare os resultados. Resp: Binomial = 0,3758 e Poisson = 0, Um florista faz estoque de uma flor de curta duração que lhe custa $ 0,50 e que ele vende a $ 1,50 no primeiro dia em que a flor está na loja. Toda flor que não é vendida nesse primeiro dia não serve mais e é jogada fora. Seja X a variável aleatória que denota o número de flores que os fregueses compram em um dia casualmente escolhido. O florista descobriu que a função de probabilidade de X é dada pela tabela abaixo: x P(X=x) 0,1 0,4 0,3 0,2 Quantas flores deveria o florista ter em estoque a fim de maximizar a média (valor esperado) do seu lucro? Resp. 2 flores. 53. Um fabricante de peças de automóveis garante que uma caixa de suas peças conterá, no máximo, duas defeituosas. Se a caixa contém 18 peças, e a experiência tem demonstrado que esse processo de fabricação produz 5% das peças defeituosas, qual a probabilidade de que uma caixa satisfaça a garantia? Resp: 0,9418.

11 54. Um curso de treinamento aumenta a produtividade de uma certa população de funcionários em 80% dos casos. Se dez funcionários quaisquer participam desse curso, encontre a probabilidade de: (a) exatamente sete funcionários aumentarem a produtividade; (b) não mais do que oito funcionários aumentarem a produtividade; e (c) pelo menos três funcionários não aumentarem a produtividade. Resp: (a) 0,2013 ; (b) 0,6242 ; (c) 0, Determinado tipo de parafuso é vendido em caixas com peças. É uma característica da fabricação produzir 10% com defeito. Normalmente, cada caixa é vendida por $ 13,50. Um comprador faz a seguinte proposta: de cada caixa, ele escolhe uma amostra de 20 peças; se a caixa não tiver parafusos defeituosos, ele paga $ 20,00; um ou dois defeituosos, ele paga $ 10,00; três ou mais defeituosos, ele paga $ 8,00. Qual alternativa é a mais vantajosa para o fabricante? Justifique. Resp: Vender por $ 13, Uma fábrica produz válvulas, das quais 20% são defeituosos. As válvulas são vendidas em caixas com 10 peças. Se uma caixa não tiver nenhuma defeituosa, seu preço de venda é $ 10,00; tendo uma, o preço é $ 8,00; duas ou três, o preço é $ 6,00; mais do que três, o preço é $ 2,00. Qual o preço médio de uma caixa? Resp: $ 6, Um industrial fabrica peças, dos quais 1/5 são defeituosas. Dois compradores A e B, classificaram as partidas adquiridas em categorias I e II, pagando $1,20 e $0,80 respectivamente do seguinte modo: Comprador A: retira uma amostra de cinco peças; se encontrar mais que uma defeituosa, classifica como II. Comprador B: retira amostra de dez peças; se encontrar mais que duas defeituosas, classifica como II. Em média, qual comprador oferece maior lucro? 58. Num teste tipo certo/errado, com 50 questões, qual é a probabilidade de que um aluno acerte 80% das questões, supondo que ele as responda ao acaso? Resp: 9 x O custo de realização de um experimento é $1.000,00. Se o experimento falha, um custo adicional de $ 300,00 tem de ser imposto. Se a probabilidade de sucesso em cada prova é 0,2, se as provas são independentes e continuadas até a ocorrência do primeiro sucesso, qual o custo esperado do experimento? Resp

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 3-ESTATÍSTICA II (CE003) Prof. Benito Olivares Aguilera

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 3-ESTATÍSTICA II (CE003) Prof. Benito Olivares Aguilera UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 3-ESTATÍSTICA II (CE003) Prof. Benito Olivares Aguilera 2 o Sem./17 MODELOS DISCRETOS. 1. Seja X o número de caras obtidas

Leia mais

Escola de Engenharia de Lorena - USP ESTATÍSTICA

Escola de Engenharia de Lorena - USP ESTATÍSTICA Prof. Dr. Fernando Catalani Escola de Engenharia de Lorena - USP ESTATÍSTICA Lista de Exercícios 1 Probabilidades, distribuições probabilísticas, Valor Esperado e distribuição binomial 1. Probabilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II Segunda lista de Exercícios - Variáveis Aleatórias Professora Fernanda 1. Uma máquina caça níquel de cassino possui três roletas. Na primeira e segunda

Leia mais

3 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística

3 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística Universidade de Brasília Departamento de Estatística 3 a Lista de PE 1. Duas bolas são escolhidas aleatoriamente de uma urna contendo 8 bolas brancas, 4 pretas, e duas bolas laranjas. Suponha que um jogador

Leia mais

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE 3.1 INTRODUÇÃO Muitas variáveis aleatórias associadas a experimentos aleatórios têm propriedades similares e, portanto, podem ser descritas através de

Leia mais

MAE0219 Introdução à Probabilidade e Estatística I

MAE0219 Introdução à Probabilidade e Estatística I Exercício 1 Um par de dados não viciados é lançado. Seja X a variável aleatória denotando o menor dos dois números observados. a) Encontre a tabela da distribuição dessa variável. b) Construa o gráfico

Leia mais

Lista 3: Distribuição de Probabilidade Discreta

Lista 3: Distribuição de Probabilidade Discreta Probabilidade Lista 3: Distribuição de Probabilidade Discreta 1) Um produto eletrônico contém 40 circuitos integrados. A probabilidade de que qualquer circuito integrado seja defeituoso é de 0,01. Os circuitos

Leia mais

Distribuição de Probabilidade. Prof. Ademilson

Distribuição de Probabilidade. Prof. Ademilson Distribuição de Probabilidade Prof. Ademilson Distribuição de Probabilidade Em Estatística, uma distribuição de probabilidade descreve a chance que uma variável pode assumir ao longo de um espaço de valores.

Leia mais

Departamento de Estatística UFSCar Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios 2 Prof. José Carlos Fogo (11/09/2014)

Departamento de Estatística UFSCar Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios 2 Prof. José Carlos Fogo (11/09/2014) Departamento de Estatística UFSCar Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios 2 Prof. José Carlos Fogo (11/09/2014) 1) Seja X v.a. representando o número de usuários de um microcomputador no período

Leia mais

6.3 Valor Médio de uma Variável Aleatória

6.3 Valor Médio de uma Variável Aleatória 6. 3 V A L O R M É D I O D E U M A V A R I Á V E L A L E A T Ó R I A 135 1. Considere uma urna contendo três bolas vermelhas e cinco pretas. Retire três bolas, sem reposição, e defina a v.a. X igual ao

Leia mais

4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS

4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS 4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS 2011 Principais modelos probabilísticos discretos 4.1. Modelo Bernoulli Muitos eperimentos admitem apenas dois resultados. Eemplos: 1. Uma peça é classificada como defeituosa

Leia mais

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB.

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 1) Classifique as seguintes variáveis aleatórias como discretas ou contínuas. X : o número de acidentes de automóvel por ano na rodovia BR 116. Y :

Leia mais

Estatística. Capítulo 4: Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto

Estatística. Capítulo 4: Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto Estatística Capítulo 4: Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas Professor Fernando Porto Capítulo 4 Baseado no Capítulo 4 do livro texto, Distribuições Teóricas de Probabilidades

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Distribuições Discretas de Probabilidade Prof. Narciso Gonçalves da Silva www.pessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Introdução Distribuições Discretas de Probabilidade Muitas variáveis

Leia mais

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS - LOB1012. Variáveis Aleatórias Contínuas, Aproximações e TLC

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS - LOB1012. Variáveis Aleatórias Contínuas, Aproximações e TLC 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS - LOB1012 Variáveis Aleatórias Contínuas, Aproximações e TLC Assunto: Função Densidade de Probabilidade Prof. Mariana Pereira de Melo 1. Suponha que f(x) = x/8 para 3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Terceira Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Terceira Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Cálculo das Probabilidades e Estatística I Professora: Juliana Freitas Pires Terceira Lista de Exercícios Parte I: Variáveis aleatórias, Esperança e Variância Questão 1.

Leia mais

LISTA 2 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE (Profa. Cira.) OBS.: Apenas os exercícios indicados como adicional não constam no livro adotado.

LISTA 2 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE (Profa. Cira.) OBS.: Apenas os exercícios indicados como adicional não constam no livro adotado. LISTA 2 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE (Profa. Cira.) OBS.: Apenas os exercícios indicados como adicional não constam no livro adotado. ------------------------------------- (Cap. 2 e 5 Livro)---------------------------------------------

Leia mais

Modelos Probabilisticos Discretos

Modelos Probabilisticos Discretos Modelos Probabilisticos Discretos Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo 1 / 30 A distribuição Uniforme Discreta Suponha um experimento

Leia mais

Lista de Exercícios #2 Assunto: Variáveis Aleatórias Discretas

Lista de Exercícios #2 Assunto: Variáveis Aleatórias Discretas 1. ANPEC 2018 Questão 3 Considere um indivíduo procurando emprego. Para cada entrevista de emprego (X) esse indivíduo tem um custo linear (C) de 10,00 Reais. Suponha que a probabilidade de sucesso em uma

Leia mais

rio de Guerra Eletrônica EENEM 2008 Estatística stica e Probabilidade Aleatórias Discretas

rio de Guerra Eletrônica EENEM 2008 Estatística stica e Probabilidade Aleatórias Discretas ITA - Laboratório rio de Guerra Eletrônica EENEM 2008 Estatística stica e Probabilidade Aula 03: Variáveis Aleatórias Discretas Qual a similaridade na natureza dessas grandezas? Tempo de espera de um ônibus

Leia mais

PARTE 2. Profª. Drª. Alessandra de Ávila Montini

PARTE 2. Profª. Drª. Alessandra de Ávila Montini PARTE 2 Profª. Drª. Alessandra de Ávila Montini Conteúdo Introdução a Probabilidade Conceito de Experimento Conceito de Espaço Amostral Conceito de Variável Aleatória Principais Distribuições de Probabilidade

Leia mais

Probabilidade. 1 Distribuição de Bernoulli 2 Distribuição Binomial 3 Multinomial 4 Distribuição de Poisson. Renata Souza

Probabilidade. 1 Distribuição de Bernoulli 2 Distribuição Binomial 3 Multinomial 4 Distribuição de Poisson. Renata Souza Probabilidade Distribuição de Bernoulli 2 Distribuição Binomial 3 Multinomial 4 Distribuição de Poisson Renata Souza Distribuição de Bernoulli Uma lâmpada é escolhida ao acaso Ensaio de Bernoulli A lâmpada

Leia mais

Lista de exercícios propostos de Distribuições Discretas Estatística I OBS: Os exercícios estão dispostos em ordem de dificuldade.

Lista de exercícios propostos de Distribuições Discretas Estatística I OBS: Os exercícios estão dispostos em ordem de dificuldade. Lista de exercícios propostos de Distribuições Discretas Estatística I OBS: Os exercícios estão dispostos em ordem de dificuldade. 1. Sendo X uma variável seguindo uma distribuição Uniforme Discreta, com

Leia mais

Probabilidade e Estatística 2011/2

Probabilidade e Estatística 2011/2 Probabilidade e Estatística 2011/2 Prof. Fernando Deeke Sasse Exercícios resolvidos sobre distribuições discretas Distribuição Binomial 1. Lotes de 50 peças são examinados. O número médio de peças não-conformes

Leia mais

a) o time ganhe 25 jogos ou mais; b) o time ganhe mais jogos contra times da classe A do que da classe B.

a) o time ganhe 25 jogos ou mais; b) o time ganhe mais jogos contra times da classe A do que da classe B. Universidade de Brasília Departamento de Estatística 5 a Lista de PE. Um time de basquete irá jogar uma temporada de 44 jogos. desses jogos serão disputados contra times da classe A e os 8 restantes contra

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas

Variáveis Aleatórias Discretas Variáveis Aleatórias Discretas Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução Definição Uma variável aleatória é uma função definida

Leia mais

1 Distribuições Discretas de Probabilidade

1 Distribuições Discretas de Probabilidade 1 Distribuições Discretas de Probabilidade A distribuição discreta descreve quantidades aleatórias (dados de interesse) que podem assumir valores particulares e os valores são finitos. Por exemplo, uma

Leia mais

Distribuições discretas de probabilidades. Cap. 8 Binomial, Hipergeométrica, Poisson

Distribuições discretas de probabilidades. Cap. 8 Binomial, Hipergeométrica, Poisson Distribuições discretas de probabilidades Cap. 8 Binomial, Hipergeométrica, Poisson Definições Variável aleatória: função que associa a cada elemento do espaço amostral um número real. Exemplo: diâmetro

Leia mais

2º LISTA DE EXERCÍCIO

2º LISTA DE EXERCÍCIO DISCIPLINA: CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Prof. Luiz Medeiros PERÍODO: 2013.2 2º LISTA DE EXERCÍCIO 1) Em uma empresa de cerâmica sabe-se que existe em média 0,1 defeito por m 2. Um comprador

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 5 Probabilidade: Distribuições de Discretas Parte 2 Leitura obrigatória: Devore, seções 3.4, 3.5 (hipergeométrica), 3.6 Aula 5-1 Objetivos Nesta parte 01 aprendemos a representar,

Leia mais

PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS

PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS 2012 Principais modelos probabilísticos discretos 4.1. Modelo Bernoulli Muitos eperimentos admitem apenas dois resultados. Eemplos: 1. Uma peça é classificada como defeituosa

Leia mais

Modelos de Distribuição PARA COMPUTAÇÃO

Modelos de Distribuição PARA COMPUTAÇÃO Modelos de Distribuição MONITORIA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO Distribuições Discretas Bernoulli Binomial Geométrica Hipergeométrica Poisson ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO

Leia mais

PROBABILIDADES E INTRODUÇÃO A PROCESSOS ESTOCÁSTICOS. Aula 7 11 e 12 abril MOQ-12 Probabilidades e Int. a Processos Estocásticos

PROBABILIDADES E INTRODUÇÃO A PROCESSOS ESTOCÁSTICOS. Aula 7 11 e 12 abril MOQ-12 Probabilidades e Int. a Processos Estocásticos PROBABILIDADES E INTRODUÇÃO A PROCESSOS ESTOCÁSTICOS Aula 7 11 e 12 abril 2007 1 Distribuições Discretas 1. Distribuição Bernoulli 2. Distribuição Binomial 3. Distribuição Geométrica 4. Distribuição Pascal

Leia mais

Lista de Exercícios para Segundo Exercício Escolar

Lista de Exercícios para Segundo Exercício Escolar Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Contato: Professora Fernanda De Bastiani, coord-area-2@de.ufpe.br Lista de Exercícios para Segundo

Leia mais

PRO 2271 ESTATÍSTICA I. 3. Distribuições de Probabilidades

PRO 2271 ESTATÍSTICA I. 3. Distribuições de Probabilidades PRO71 ESTATÍSTICA 3.1 PRO 71 ESTATÍSTICA I 3. Distribuições de Probabilidades Variáveis Aleatórias Variáveis Aleatórias são valores numéricos que são atribuídos aos resultados de um eperimento aleatório.

Leia mais

Confiabilidade de sistemas. Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas.

Confiabilidade de sistemas. Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas. Confiabilidade de sistemas Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas. Uma definição pratica de confiabilidade corresponde à probabilidade de um

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL

DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL Universidade Federal de Viçosa - CCE / DPI Inf 161 - Iniciação à Estatística / INF 16 Estatística I Lista de Exercícios: Cap. 4 - Distribuições de Variáveis Aleatórias DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL 1. Determine

Leia mais

Prova 2 - Qúimica Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 21/11/2018 (quarta-feira).

Prova 2 - Qúimica Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 21/11/2018 (quarta-feira). Instrucões Utilize um método randômico 1 para selecionar 5 das 20 questões que irão compor sua prova. Por exemplo, simule o lançamento de um dado de 20 faces (www.roll-dice-online.com) para obter 5 números

Leia mais

Lista de exercícios 2 Métodos Estatísticos Básicos

Lista de exercícios 2 Métodos Estatísticos Básicos Lista de exercícios 2 Métodos Estatísticos Básicos Prof. Regis Augusto Ely 1 de julho de 2014 1 Variáveis aleatórias unidimensionais 1. Suponha que a variável aleatória X tenha os valores possíveis 1,

Leia mais

Exercícios propostos:

Exercícios propostos: INF 16 Exercícios propostos: 1. Sabendo-se que Y=X-5 e que E(X)= e V(X)=1, calcule: a)e(y); b)v(y); c)e(x+y); d)e(x + Y ); e)v(x+y); Resp.: 1; 9; 5; 15; 81. Uma urna contém 5 bolas brancas e 7 bolas pretas.

Leia mais

Prova 2 - FEELT Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 22/11/2018 (quinta-feira).

Prova 2 - FEELT Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 22/11/2018 (quinta-feira). Instrucões Utilize um método randômico 1 para selecionar 5 das 20 questões que irão compor sua prova. Por exemplo, simule o lançamento de um dado de 20 faces (www.roll-dice-online.com) para obter 5 números

Leia mais

3.3. Diga qual é o número médio e a variância dos animais que sobrevivem?

3.3. Diga qual é o número médio e a variância dos animais que sobrevivem? 1. Um treinador de andebol tem à sua disposição 20 jogadores dos quais deve selecionar 10 para formar uma equipa para um jogo. 12 dos jogadores são atacantes e os restantes saõ defesas. 1.1. Se o selecionador

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de 3Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de 3Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de 3Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de Probabilidade Objetivos do aprendizado 3 Como determinar se um experimento é Binomial.

Leia mais

PROBABILIDADE RESUMO E EXERCÍCIOS* P2

PROBABILIDADE RESUMO E EXERCÍCIOS* P2 PROBABILIDADE RESUMO E EXERCÍCIOS* P2 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções grátis em Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas

Leia mais

Introdução à probabilidade e estatística I

Introdução à probabilidade e estatística I Introdução à probabilidade e estatística I Variáveis Aleatórias Prof. Alexandre G Patriota Sala: 298A Email: patriota@ime.usp.br Site: www.ime.usp.br/ patriota Probabilidade Daqui por diante utilizaremos

Leia mais

EELT-7035 Processos Estocásticos em Engenharia. Variáveis Aleatórias. EELT-7035 Variáveis Aleatórias Discretas. Evelio M. G.

EELT-7035 Processos Estocásticos em Engenharia. Variáveis Aleatórias. EELT-7035 Variáveis Aleatórias Discretas. Evelio M. G. EELT-7035 Processos Estocásticos em Engenharia Variáveis Aleatórias Discretas 21 de março de 2019 Variáveis Aleatórias Variável aleatória, X( ): função que mapeia o espaço amostral (S) em números pertencentes

Leia mais

a) Considerando o lançamento de dois dados, o espaço amostral é Tabela 1: Tabela de distribuição de X. X P 11/36 9/36 7/36 5/36 3/36 1/36

a) Considerando o lançamento de dois dados, o espaço amostral é Tabela 1: Tabela de distribuição de X. X P 11/36 9/36 7/36 5/36 3/36 1/36 1 Exercício 1 Um par de dados não viciados é lançado. Seja X a variável aleatória denotando o menor dos dois números observados. a) Encontre a tabela da distribuição dessa variável. b) Construa o gráfico

Leia mais

4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS

4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS 4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS 2019 Principais modelos probabilísticos discretos 4.1. Modelo Bernoulli Muitos eperimentos admitem apenas dois resultados. Eemplos: 1. Uma peça é classificada como defeituosa

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Disciplina Estatística Aplicada Curso Engenharia Mec Gest Industrial º Semestre º Folha Nº3: Variáveis Aleatórias De um lote que contém 0 parafusos, dos quais 5 são defeituosos,

Leia mais

Conforme o conjunto de valores X(S) uma variável aleatória poderá ser discreta ou contínua.

Conforme o conjunto de valores X(S) uma variável aleatória poderá ser discreta ou contínua. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@pucrs.br http://www.pucrs.br/famat/viali/ s KKK CKK KKC KCK CCK CKC KCC CCC S X X(s) R X(S) Uma função X que associa a cada elemento de S (s S) um número real X(s) é denominada

Leia mais

Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos. Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal

Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos. Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal Distribuição de Probabilidades A distribuição de probabilidades de uma variável aleatória:

Leia mais

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças FOLHA 2 - Distribuições 1. Considere a experiência aleatória que

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Distribuições de probabilidade Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Modelos de distribuição Para

Leia mais

Lista de Exercícios 2 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico

Lista de Exercícios 2 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico Lista de Exercícios 2 Probabilidades 0303200 Escola Politécnica, Ciclo Básico 1 o semestre 2017 1) O número de quilômetros que um carro pode rodar sem que a bateria descarregue possui distribuição exponencial

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES BERNOULLI E BINOMIAL

DISTRIBUIÇÕES BERNOULLI E BINOMIAL DISTRIBUIÇÕES BERNOULLI E BINOMIAL Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 26 de junho de 2017 Distribuição Bernoulli Nos experimentos

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidades - parte IV 2012/02 1 Distribuição Poisson Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Ententer suposições para cada uma das

Leia mais

Ribeirão Preto, 2º semestre de 2012 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA II

Ribeirão Preto, 2º semestre de 2012 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA II FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA Ribeirão Preto, 2º semestre de 2012 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA II LISTA

Leia mais

6ª Lista de Probabilidade I Professor: Spencer

6ª Lista de Probabilidade I Professor: Spencer 6ª Lista de Probabilidade I Professor: Spencer 1) Em um determinado processo de fabricação, 10% das peças são consideradas defeituosas. As peças são acondicionadas em caixas com 5 unidades cada uma, Pergunta-se:

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidades - parte III 08 de Abril de 2014 Distribuição Binomial Negativa Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Ententer suposições

Leia mais

Distribuições Bernoulli e Binomial

Distribuições Bernoulli e Binomial Distribuições Bernoulli e Binomial Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 04 de junho de 2018 Londrina 1 / 12 Distribuição Bernoulli Nos experimentos

Leia mais

Cálculo das Probabilidades e Estatística I

Cálculo das Probabilidades e Estatística I Cálculo das Probabilidades e Estatística I Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Modelos de distribuição Para utilizar a teoria

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Distribuições Discretas de Probabilidade Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE Distribuições de Probabilidade

Leia mais

Estatística. Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto

Estatística. Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto Estatística Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas Professor Fernando Porto Lançam-se 3 moedas. Seja X o número de ocorrências da face cara. O espaço amostral do experimento é: W = {(c,c,c),(c,c,r),(c,r,c),(c,r,r),(r,c,c),(r,c,r),(r,r,c),(r,r,r)}

Leia mais

1 Distribuição de Bernoulli

1 Distribuição de Bernoulli Centro de Ciências e Tecnlogia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 6 Professor: Carlos Sérgio Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas

Leia mais

12 Distribuições de Probabilidades

12 Distribuições de Probabilidades 12 Distribuições de Probabilidades 12.1 Introdução Neste capítulo vamos dar continuidade ao estudo de probabilidades, introduzindo os conceitos de variáveis aleatórias e de distribuições de probabilidade.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 VARIÁVEIS ALEATÓRIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 VARIÁVEIS ALEATÓRIAS Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Matemática MTM 5 Estatística Turma 22 Professor: Rodrigo Luiz Pereira Lara LISTA DE EXERCÍCIOS 2 VARIÁVEIS ALEATÓRIAS

Leia mais

4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS

4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS 4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS 2010 Principais modelos probabilísticos discretos 4.1. Modelo Bernoulli Muitos eperimentos admitem apenas dois resultados. Eemplos: 3. Uma peça é classificada como defeituosa

Leia mais

Probabilidade e Modelos Probabilísticos

Probabilidade e Modelos Probabilísticos Probabilidade e Modelos Probabilísticos 1ª Parte: Conceitos básicos, variáveis aleatórias, modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas, modelo binomial, modelo de Poisson 1 Probabilidade

Leia mais

Lista 1 de Exercícios Estatística II-CE003

Lista 1 de Exercícios Estatística II-CE003 Lista 1 de Exercícios Estatística II-CE003 1) Os dados abaixo mostram os primeiros, de um total 4 registros, de uma companhia seguradora. Cidade Motor Idade Segurados Sinistros 1 1

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas - Esperança e Variância

Variáveis Aleatórias Discretas - Esperança e Variância Exemplo Um empresário pretende estabelecer uma firma para montagem de um componente mecânico. Cada peça é composta de duas partes, A e B, cada uma com uma chance específica de ser defeituosa. Só é possível

Leia mais

Fundamentos de Estatística 2010/2011 Ficha nº 3

Fundamentos de Estatística 2010/2011 Ficha nº 3 Escola Superior de Tecnologia de Viu Fundamentos de Estatística 00/0 Ficha nº 3 Considere os casais que têm 3 filhos e a eperiência estatística em que regista o o de cada um dos 3 filhos por ordem crescente

Leia mais

Fundamentos de Estatística 2008/2009 Ficha nº 3

Fundamentos de Estatística 2008/2009 Ficha nº 3 Escola Superior de Tecnologia de Viu Fundamentos de Estatística 008/009 Ficha nº 3 Considere os casais que têm 3 filhos e a eperiência estatística em que regista o o de cada um dos 3 filhos por ordem crescente

Leia mais

AULAS 6 e 7. ESPERANÇA, MOMENTOS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES de VARIÁVEIS DISCRETAS 05/05/2017

AULAS 6 e 7. ESPERANÇA, MOMENTOS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES de VARIÁVEIS DISCRETAS 05/05/2017 AULAS 6 e 7 ESPERANÇA, MOMENTOS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES de VARIÁVEIS DISCRETAS 05/05/2017 Em aulas passadas vimos as funções de probabilidade de variáveis discretas e contínuas agora vamos ver

Leia mais

EST029 - Cálculo de Probabilidades I Lista 05

EST029 - Cálculo de Probabilidades I Lista 05 EST029 - Cálculo de Probabilidades I Lista 05 Marcus Nunes 07/0/20 Exercícios retirados do livro Probabilidade - Um Curso Moderno com Aplicações, de Sheldon Ross, com a seguinte legenda: P : Problemas

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Poisson 08/14 1 / 19

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Poisson 08/14 1 / 19 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Poisson 08/14 1 / 19 Modelo Poisson Na prática muitos experimentos consistem em observar a

Leia mais

Daniel Queiroz VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS

Daniel Queiroz VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS Daniel Queiroz VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS INTRODUÇÃO O que é uma variável aleatória? Um tipo de variável que depende do resultado aleatório de um experimento aleatório. Diz-se que um experimento é

Leia mais

As restrições acima, sobre, são equivalentes a e. Combinandoas, poderemos escrever.

As restrições acima, sobre, são equivalentes a e. Combinandoas, poderemos escrever. Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer Capitulo 4 Variáveis Aleatórias Unidimensionais. Exemplo 4.9. Ao operar determinada máquina, existe alguma probabilidade de que o operador

Leia mais

{ C(1 x 2 ), se x ( 1, 1), f(x) = Cxe x/2, se x > 0, x + k, se 0 x 3; 0, c.c. k, se 1 < x 2; kx + 3k, se 2 < x 3;

{ C(1 x 2 ), se x ( 1, 1), f(x) = Cxe x/2, se x > 0, x + k, se 0 x 3; 0, c.c. k, se 1 < x 2; kx + 3k, se 2 < x 3; Universidade de Brasília Departamento de Estatística 4 a Lista de PE 1. Seja X uma variável aleatória com densidade { C(1 x 2 ), se x ( 1, 1), 0, se x / ( 1, 1). a) Qual o valor de C? b) Qual a função

Leia mais

Cálculo das Probabilidades e Estatística I

Cálculo das Probabilidades e Estatística I Cálculo das Probabilidades e Estatística I Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Variáveis Aleatórias Ao descrever um espaço

Leia mais

3 a Lista de PE Solução

3 a Lista de PE Solução Universidade de Brasília Departamento de Estatística 3 a Lista de PE Solução. Se X representa o ganho do jogador, então os possíveis valores para X são,, 0, e 4. Esses valores são, respectivamente, correspondentes

Leia mais

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5:

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5: Principais distribuições discretas Na prática, sempre se procura associar um fenômeno aleatório a ser estudado, a uma forma já conhecida de distribuição de probabilidade (distribuição teórica) e, a partir

Leia mais

Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas

Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman Cronograma 1. Distribuição Bernoulli 2. Distribuição Binomial 3. Distribuição Poisson

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Fundamentos de Estatística 2006/2007 Ficha nº 3

Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Fundamentos de Estatística 2006/2007 Ficha nº 3 Escola Superior de Tecnologia de Viu Fundamentos de Estatística 006/007 Ficha nº 3. Os valores admissíveis de uma variável aleatória discreta X são: 0,,. Sabe- que E(X)=0.8 e que E(X )=.4. a) Defina a

Leia mais

1073/B - Introdução à Estatística Econômica

1073/B - Introdução à Estatística Econômica Lista de exercicios 2 Prof. Marcus Guimaraes 1073/B - Introdução à Estatística Econômica Ciências Econômicas 1) Suponha um espaço amostral S constituido de 4 elementos: S={a 1,a2,a3,a4}. Qual das funções

Leia mais

Variável Aleatória Poisson. Número de erros de impressão em uma

Variável Aleatória Poisson. Número de erros de impressão em uma EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 7. Principais Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Clécio da Silva Ferreira Depto Estatística - UFJF Variável Aleatória Poisson Caraterização: Usa-se quando o experimento

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Distribuição Geométrica 08/14 1 / 13

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Distribuição Geométrica 08/14 1 / 13 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Distribuição Geométrica 08/14 1 / 13 Distribuição Geométrica Considere novamente uma sequência

Leia mais

Distribuições Discretas Prof. Walter Sousa

Distribuições Discretas Prof. Walter Sousa Estatística Distribuições Discretas Prof. Walter Sousa DISTRIBUIÇÕES EMPÍRICAS DE VARIÁVEIS DISCRETAS Variável aleatória É uma função X que associa um número real x a cada resultado do espaço amostral

Leia mais

Distribuições Bernoulli, Binomial e Poisson

Distribuições Bernoulli, Binomial e Poisson Distribuições Bernoulli, Binomial e Poisson Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 06 de junho de 2018 Londrina 1 / 18 Nos experimentos de Bernoulli,

Leia mais

Modelos Probabiĺısticos Discretos

Modelos Probabiĺısticos Discretos Discretos Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 19 de Setembro de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Gilberto R. Liska ( UNIPAMPA ) Notas de Aula 19 de Setembro de 2017 1 /

Leia mais

Cap. 5 Variáveis aleatórias discretas

Cap. 5 Variáveis aleatórias discretas Estatística para Cursos de Engenharia e Informática Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Menezes Reis / Antonio Cezar Bornia São Paulo: Atlas, 2004 Cap. 5 Variáveis aleatórias discretas APOIO: Fundação de

Leia mais

HIPERGEOMÉTRICA. Lucas Santana da Cunha Universidade Estadual de Londrina

HIPERGEOMÉTRICA. Lucas Santana da Cunha    Universidade Estadual de Londrina DISTRIBUIÇÕES GEOMÉTRICA E HIPERGEOMÉTRICA Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 28 de junho de 2017 Distribuição Geométrica

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Probabilidades e Estatística Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Folha Nº2: Distribuição Binomial, Poisson, Normal e Lognormal 1. A probabilidade de encontrar um insecto

Leia mais

F (x) = P (X x) = Σ xi xp(x i ) E(X) = x i p(x i ).

F (x) = P (X x) = Σ xi xp(x i ) E(X) = x i p(x i ). Variável Aleatória Uma variável aleatória é uma variável numérica, cujo valor medido pode variar de uma réplica para outra do experimento. Exemplos: (i) Variáveis aleatórias contínuas: corrente elétrica,

Leia mais

Estatística Planejamento das Aulas

Estatística Planejamento das Aulas 29 de outubro de 2018 Distribuição Discreta Uniforme No experimento estatístico, os eventos são equiprováveis. A v.a. discreta X assume n valores discretos tem função de probabilidade: { 1 se x f x = i

Leia mais

Lista de Exercícios 3 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico

Lista de Exercícios 3 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico Lista de Exercícios 3 Probabilidades 0303200 Escola Politécnica, Ciclo Básico 1 o semestre 2017 1) Um equipamento tem tempo de vida T com distribuição normal, valor esperado de 40 horas e desvio padrão

Leia mais

Distribuição de Probabilidade. Prof.: Joni Fusinato

Distribuição de Probabilidade. Prof.: Joni Fusinato Distribuição de Probabilidade Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Modelos de Probabilidade Utilizados para descrever fenômenos ou situações que encontramos na natureza, ou

Leia mais

Revisão de Probabilidade

Revisão de Probabilidade 05 Mat074 Estatística Computacional Revisão de Probabilidade Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.ufrgs.br/~viali/ Determinístico Sistema Real Causas Efeito Probabilístico X Causas Efeito

Leia mais

Distribuições Geométrica e Hipergeométrica

Distribuições Geométrica e Hipergeométrica Distribuições Geométrica e Hipergeométrica Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 06 de junho de 2018 Londrina 1 / 15 Distribuição Geométrica Em algumas

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Científica Matemática Probabilidades e Estatística Curso Engenharia do Ambiente º Semestre º Ficha n.º: Probabilidades e Variáveis Aleatórias. Lançam-se ao acaso moedas. a) Escreva o espaço de resultados

Leia mais