PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Lei nº , de 28 de dezembro de2012.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Lei nº , de 28 de dezembro de2012."

Transcrição

1 PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE Lei nº , de 28 de dezembro de2012. FONAITec Foz do Iguaçu/PR 05 a 08 de junho de 2016

2 Base legal: Lei nº , de 28 de dezembro de2012. Arts. 12 e 14 da Lei nº /2012.

3 Progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe. Promoção a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei. 1º dos arts. 12 e 14 da Lei nº /2012.

4 A progressão nas Carreiras do MS e EBTT ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos em lei e observará, cumulativamente: I - o cumprimento do interstício de 24 meses de efetivo exercício em cada nível; e II - aprovação em avaliação de desempenho individual. 2º dos arts. 12 e 14 da Lei nº /2012.

5 Regra de transitória para o EBTT: Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do EBTT, na data de 1 o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, o interstício de 18 meses. Art. 34 da Lei nº /2012.

6 A promoção nas Carreiras do MS e EBTT ocorrerá observados o interstício mínimo de 24 (vinte e quatro) meses no último nível de cada Classe antecedente àquela para a qual se dará a promoção e, ainda, as seguintes condições: Para as Classes de B a D (MS) e Classes de D II a DIV (EBTT): aprovação em processo de avaliação de desempenho Para a Classe E - Professor Titular (MS) e Classe Titular (EBTT): a) possuir o título de doutor; b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou de defesa de tese acadêmica inédita. 3º dos arts. 12 e 14 da Lei nº /2012.

7 As diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção serão estabelecidas em ato do Ministério da Educação e deverão contemplar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, cabendo aos conselhos competentes no âmbito de cada Instituição Federal de Ensino regulamentar os procedimentos do referido processo. Portaria 2013_554 de 21_06_2013_Diretrizes para Progressão.pdf 4º dos arts. 12 e 14 da Lei nº /2012.

8 O processo de avaliação para acesso à Classe E - Professor Titular (MS) e Classe Titular (EBTT) será realizado por comissão especial composta, no mínimo, por 75% (setenta e cinco por cento) de profissionais externos à IFE, e será objeto de regulamentação por ato do Ministro de Estado da Educação. Portaria-MEC nº Diretrizes promoção Professor Titular I.pdf Portaria-MEC nº Diretrizes promoção Professor Titular II.pdf 5º dos arts. 12 e 14 da Lei nº /2012.

9 Os cursos de mestrado e doutorado, para os fins progressão e promoção serão considerados somente se credenciados pelo Conselho Federal de Educação e, quando realizados no exterior, revalidados por instituição nacional competente. 6º dos arts. 12 e 14 da Lei nº /2012.

10 Os docentes aprovados no estágio probatório do respectivo cargo farão jus a processo de aceleração da promoção desde que sejam atendidos os seguintes requisitos de titulação : MS I - para o nível inicial da Classe B, (Professor Assistente), pela apresentação de titulação de mestre; II - para o nível inicial da Classe C, (Professor Adjunto), pela apresentação de titulação de doutor. EBTT I - de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação de título de especialista; e II - de qualquer nível das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre ou doutor. Arts. 13 e 15 da Lei nº /2012.

11 Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de MS e EBTT em 1º de março de 2013 ou na data de publicação desta Lei, se posterior, é permitida a aceleração da promoção de que trata este artigo ainda que se encontrem em estágio probatório no cargo. Parágrafo único dos arts. 13 e 15 da Lei nº /2012.

12 Constitui-se no processo de seleção pelo qual são reconhecidos e valorizados os conhecimentos e habilidades do professor da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), desenvolvidos a partir da sua experiência individual e profissional e no exercício das atividades docentes. Art. 18 da Lei nº /2012.

13 Encontra amparo legal na Lei nº , de 29 de dezembro de 2012, assim como na regulamentação de funcionamento do Conselho Permanente de Reconhecimento de Saberes e Competências CPRSC. Art. 18 da Lei nº /2012.

14 No caso dos ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do EBTT, para fins de percepção da RT, será considerada a equivalência da titulação exigida com o Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC. Nível Exigência Equivalência RSC I Graduação Especialização RSC II Especialização Mestrado RSC III Mestrado Doutorado 1º e 2º Art. 18 da Lei nº /2012.

15 Criação do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências no âmbito do Ministério da Educação, com a finalidade de estabelecer os procedimentos para a concessão do RSC. A composição do Conselho e suas competências serão estabelecidas em ato do Ministro da Educação. 3º, 4º e 5º Art. 18 da Lei nº /2012.

16 Conselho Permanente para RSC CPRSC As atribuições e o funcionamento do CPRSC constam nos seguintes documentos: Portaria MEC 491/2013, que cria o Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências da carreira EBTT; portaria RSC.pdf Portaria MEC 844/2013, que designa os representantes por órgãos ou entidades integrantes do Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências da Carreira EBTT; Portaria MEC 1.094/2013, que aprova o Regulamento do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências da carreira EBTT. Regulamento do CPRSC - Portaria MEC pdf Regulamento do CPRSC - Portaria MEC ª página.pdf

17 Estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira do Magistério do EBTT, por meio de processo avaliativo especial. Resolução nº CPRSC.pdf Art. 1º da Resolução CPRSC nº 001/2014.

18 Perfis a serem observados: RSC I Reconhecimento das experiências individuais e profissionais, as atividades de docência e/ou orientação, e/ou produção de ambientes de aprendizagem, e/ou gestão e/ou formação complementar e deverão pontuar, preferencialmente, nas diretrizes relacionadas no 1º do art. 11, da resolução.

19 Perfis a serem observados: RSC II Reconhecimento da participação em programas e projetos institucionais, participação em projetos de pesquisa, extensão e/ou inovação e deverão pontuar, preferencialmente, nas diretrizes relacionadas no 2º. do art. 11, da resolução.

20 Perfis a serem observados: RSCIII Reconhecimento da destacada referência do professor, em programas e projetos institucionais e/ou de pesquisa, extensão e/ou inovação, na área de atuação e deverão pontuar, preferencialmente, nas diretrizes relacionadas no 3º. do art. 11, da resolução.

21 A avaliação dos critérios que serão adotados pelas Instituições Federais de Ensino (IFE) para contemplar as diretrizes propostas no inciso III do 1º e no inciso I do 2º, do art. 11, da resolução, deverá ser baseada nas atividades de docência e de orientações, e esses critérios deverão ser avaliados, obrigatoriamente, em todos os níveis.

22 A Comissão Especial: Será responsável pela avaliação do processo individual, para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências aos docentes da Carreira do Magistério do EBTT, atendendo aos pressupostos e as diretrizes, constantes na referida resolução e no regulamento de cada IFE.

23 Serão consideradas para efeitos do RSC: A experiência profissional, a participação em programas institucionais e/ou em projetos de pesquisa e/ou extensão e/ou inovação. A apresentação de atividades para obtenção do RSC independe do tempo em que as mesmas foram realizadas. O professor poderá pontuar em quaisquer dos itens propostos nas diretrizes do RSC.

24 Serão consideradas para efeitos do RSC: Na pontuação definida pela IFE o docente deverá atingir 50% (cinquenta por cento) da pontuação prevista para o nível de certificação pretendido, sendo que, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) destes pontos deverão estar contemplados no nível pretendido.

25 I - RSC- I: a) xperiência na área de formação e/ou atuação do docente, anterior ao ingresso na Instituição, contemplando o impacto de suas ações nas demais diretrizes dispostas para todos os níveis do RSC; b) Cursos de capacitação na área de interesse institucional; c) Atuação nos diversos níveis e modalidades de educação; d) Atuação em comissões e representações institucionais, de classes e profissionais, contemplando o impacto de suas ações nas demais diretrizes dispostas para todos os níveis do RSC; e) Produção de material didático e/ou implantação de ambientes de aprendizagem, nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação; f) Atuação na gestão acadêmica e institucional, contemplando o impacto de suas ações nas demais diretrizes dispostas para todos os níveis do RSC; g) Participação em processos seletivos, em bancas de avaliação acadêmica e/ou de concursos; h) Outras graduações, na área de interesse, além daquela que o habilita e define o nível de RSC pretendido, no âmbito do plano de qualificação institucional.

26 II - RSC - II: a) Orientação do corpo discente em atividades de ensino, extensão, pesquisa e/ou inovação; b) Participação no desenvolvimento de protótipos, depósitos e/ou registros de propriedade intelectual; c) Participação em grupos de trabalho e oficinas institucionais; d) Participação no desenvolvimento de projetos, de interesse institucional, de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação; e) Participação no desenvolvimento de projetos e/ou práticas pedagógicas de reconhecida relevância; f) Participação na organização de eventos científicos, tecnológicos, esportivos, sociais e/ou culturais; g) Outras pós-graduações lato sensu, na área de interesse, além daquela que o habilita e define o nível de RSC pretendido, no âmbito do plano de qualificação institucional.

27 III - RSC-III: a) Desenvolvimento, produção e transferência de tecnologias; b) Desenvolvimento de pesquisas e aplicação de métodos e tecnologias educacionais que proporcionem a interdisciplinaridade e a integração de conteúdos acadêmicos na educação profissional e tecnológica ou na educação básica; c) Desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão que proporcionem a articulação institucional com os arranjos sociais, culturais e produtivos; d) Atuação em projetos e/ou atividades em parceria com outras instituições; e) Atuação em atividades de assistência técnica nacional e/ou internacional; f) Produção acadêmica e/ou tecnológica, nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação. g) Outras pós-graduações stricto sensu, na área de interesse, além daquela que o habilita e define o nível de RSC pretendido, no âmbito do plano de qualificação institucional; A IFE, em sua regulamentação, poderá estabelecer pesos de 01 (um) a 03 (três) para cada item proposto, de acordo com a especificidade institucional.

28 Para concessão do RSC, a IFE deverá assegurar a coerência entre as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação, na definição da pontuação dos critérios, considerando as finalidades institucionais e os perfis de RSC. Na definição da pontuação dos critérios para a concessão do RSC, a IFE deverá prever a avaliação, tanto qualitativa quanto quantitativa, de forma a garantir o atendimento dos pressupostos e das diretrizes desta resolução.

29 O Conselho Superior ou órgão equivalente das IFE deverá aprovar o regulamento interno, antes do seu encaminhamento ao CPRSC. A inscrição no processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) se dará por meio de solicitação à CPPD ou à comissão análoga a CPPD, observando o regulamento institucional.

30 Os professores EBTT deverão apresentar relatório com documentação comprobatória das atividades à comissão especial. Na ausência de documentação comprobatória, para o período anterior a 1º de março de 2003, será facultado a apresentação de memorial, que deverá conter a descrição detalhada da trajetória acadêmica, profissional e intelectual do candidato ao RSC, ressaltando cada etapa de sua experiência.

31 Comissão Especial A Comissão Especial, constituída no âmbito de cada IFE, será composta por, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de profissionais externos, servidores da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

32 Comissão Especial Os membros internos da Comissão Especial deverão ser sorteados pela Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD, a partir do Banco de Avaliadores, constituído por servidores da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, assegurada a publicidade dos procedimentos de seleção. Nas Instituições que não possuírem CPPD ou que esta não seja formada, exclusivamente, por professores EBTT, será criada uma comissão análoga a CPPD, por membros eleitos por seus pares.

33 Comissão Especial Os membros externos deverão ser sorteados a partir do Banco de Avaliadores, constituído por um cadastro nacional e único de avaliadores, servidores da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, assegurada a publicidade dos procedimentos de seleção e de todos os avaliadores selecionados.

34 Comissão Especial Os membros externos são servidores da Carreira do Magistério EBTT, previamente cadastrados no Banco de Avaliadores, pelo SIMEC-RSC, conforme Edital- CPRSC nº 001/2014, identificados como: Professor Avaliador.

35 Banco de Avaliadores SIMEC Para acesso e utilização do Banco de Avaliadores a IFE terá que indicar: Administrador Institucional responsável pela validação do cadastro dos avaliadores da respectiva IFE; Interlocutor: realiza o sorteio dos membros externos e dos membros internos, quando for o caso. Link:

36 Concessão A concessão será efetivada com o ato administrativo emitido pela autoridade máxima do órgão ou pelo agente delegado de competência. Lançamento no SIAPE Pagamento

37 GECC Gratificação por Encargo de Cursos e Concurso. Art. 14. A participação de servidor docente como membro avaliador da Comissão Especial de que trata o art. 3º desta Resolução, poderá ser remunerada na forma de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso, nos termos do inciso II, art. 76-A, da Lei nº 8.112/90, do Decreto nº 6.114/2007 e da Portaria MEC nº 1.084, de , publicada no D.O.U. de Parágrafo único. As despesas decorrentes de passagens e diárias nos deslocamentos dos avaliadores externos para eventual realização da seleção "in loco" serão custeadas pela Instituição de Ensino solicitante

38 Retroatividade Retroatividade Art. 15. A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação e seus efeitos retroagem a 1º de março de 2013.

39 Contatos:

Prof. Luciano Silva IFSP. Instruções para uso da tabela com proposta de critérios e de pontuação sobre RSC

Prof. Luciano Silva IFSP. Instruções para uso da tabela com proposta de critérios e de pontuação sobre RSC Prof. Luciano Silva IFSP Instruções para uso da tabela com proposta de critérios e de pontuação sobre RSC Novembro/2013. SUMÁRIO 1 DIRETRIZES PARA DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS E PONTUAÇÃO SOBRE RSC... 3 2 PONTUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 06 DE 17 DE MARÇO DE 2016

RESOLUÇÃO nº 06 DE 17 DE MARÇO DE 2016 Resolução 06/2016 Pág. 01 RESOLUÇÃO nº 06 DE 17 DE MARÇO DE 2016 Regulamenta a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 014/2015

RESOLUÇÃO N. 014/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 014/2015 Regulamenta a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino

Leia mais

Comentários sobre a LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE Na pratica a lei trouxe pouco benefício, exceto os aumentos.

Comentários sobre a LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE Na pratica a lei trouxe pouco benefício, exceto os aumentos. Comentários sobre a LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 Na pratica a lei trouxe pouco benefício, exceto os aumentos. Demais vantagens como Reconhecimento de Saberes e Competências RSC que permite

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. CONSELHO SUPERIOR Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 04/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 04/2014 RESOLUÇÃO Nº 04/2014 Aprova os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da carreira do Magistério do Ensino Básico,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 18/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 18/2014 RESOLUÇÃO N 18/2014 Aprova as normas para avaliação de desempenho funcional dos docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco para fins de desenvolvimento na carreira. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

CARREIRA DOS DOCENTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS

CARREIRA DOS DOCENTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC CARREIRA DOS DOCENTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS VEJA O RESUMO DA NOVA PROPOSTA APRESENTADA PELO MEC EM 4/07/01 O que Melhora? O que muda? Aumento mínimo

Leia mais

A carreira docente EBTT

A carreira docente EBTT A carreira docente EBTT 2 O que é a CPPD? Comissão Permanente de Pessoal Docente Comissão eleita pelos docentes com o intuito de representá-los no que se refere a CARREIRA docente EBTT *A CPPD atua no

Leia mais

Art. 2o O desenvolvimento na Carreira de Magistério Superior ocorrerá mediante progressão funcional e promoção.

Art. 2o O desenvolvimento na Carreira de Magistério Superior ocorrerá mediante progressão funcional e promoção. PORTARIA Nº554, DE 20 DE JUNHO DE 2013 Estabelece as diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para finsde progressão e de promoção dos servidores pertencentes ao Plano de Carreiras

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal PROMOÇÃO DE DOCENTE Cód.: PVD Nº: 94 Versão: 7 Data: 20/09/2018 DEFINIÇÃO É a passagem do docente do último nível de uma classe da Carreira de Magistério para outra subsequente. REQUISITOS BÁSICOS 1. Promoção

Leia mais

PROMOÇÃO DE DOCENTE. É a passagem do servidor do último nível de uma classe da Carreira de Magistério para outra subsequente.

PROMOÇÃO DE DOCENTE. É a passagem do servidor do último nível de uma classe da Carreira de Magistério para outra subsequente. DEFINIÇÃO PROMOÇÃO DE DOCENTE Cód.: PVD Nº: 94 Versão: 5 Data: 12/01/2014 É a passagem do servidor do último nível de uma classe da Carreira de Magistério para outra subsequente. REQUISITOS BÁSICOS 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Professor Jaime Arturo Ramírez Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Professor Jaime Arturo Ramírez Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão RESOLUÇÃO N o 01/2016, DE 22 DE MARÇO DE 2016 Aprova o Regulamento Interno relativo à avaliação e aos procedimentos para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da carreira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N xx/2018 Aprova as normas e estabelece os critérios para fins de progressão funcional e promoção na carreira de Professor

Leia mais

RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013

RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 Aprova os procedimentos para avaliação de desempenho dos servidores docentes para fins de progressão e promoção na carreira, conforme o disposto na Lei nº 12.772/2012

Leia mais

Lei nº , de 28 de dezembro de Carreira do Magistério Superior Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal

Lei nº , de 28 de dezembro de Carreira do Magistério Superior Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 Carreira do Magistério Superior Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal Carreira de Magistério Superior,

Leia mais

DECISÃO Nº 447/2014 D E C I D E

DECISÃO Nº 447/2014 D E C I D E DECISÃO Nº 447/2014 CONSUN Conselho Universitário O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 24/10/2014, tendo em vista o constante no processo nº 23078.014938/2014-12, de acordo com o Parecer nº 367/2014

Leia mais

Reconhecimento de saberes e competências

Reconhecimento de saberes e competências Reconhecimento de saberes e competências 1. Conceito e características P. 3 Reconhecimento de Saberes e Competências RSC Características Níveis do RSC Efeitos financeiros Base legal 2. como solicitar P.

Leia mais

(Lei nº , de 28 de dezembro de 2012)

(Lei nº , de 28 de dezembro de 2012) ANOTAÇÕES RELEVANTES SOBRE O PLANO DE CARREIRAS E CARGOS DE MAGISTÉRIO FEDERAL (Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012) Introdução 1. Neste documento destacamos alguns itens da nova Carreira e do Cargo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 05/2017, de 23 de fevereiro de 2017.

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 05/2017, de 23 de fevereiro de 2017. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DELIBERAÇÃO Nº. 05/2017, de 23 de fevereiro de 2017. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Anexo II. Tabela de Pontuação do RSC do IF Baiano

Anexo II. Tabela de Pontuação do RSC do IF Baiano MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Anexo II Tabela de do RSC do IF Baiano RSC I - de 100 pontos Diretriz

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 06/2016, de 30 de junho de 2016.

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 06/2016, de 30 de junho de 2016. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DELIBERAÇÃO Nº. 06/2016, de 30 de junho de 2016. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 000, DE 00 DE XXXXX DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 000, DE 00 DE XXXXX DE 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 000, DE 00 DE XXXXX DE 2014. Dispõe

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Divisão de Desenvolvimento de Pessoas. Universidade Federal de São Carlos

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Divisão de Desenvolvimento de Pessoas. Universidade Federal de São Carlos PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Divisão de Desenvolvimento de Pessoas APRESENTANDO A DiDP DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (DiDP) DEPARTAMENTO DE PROVIMENTO E MOVIMENTAÇÃO (DePM) DEPARTAMENTO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PROPOSTA DE RESOLUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Estabelece normas e critérios para o desenvolvimento na Carreira do Magistério Superior da UFRJ. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 42 de 23 DE MAIO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 42 de 23 DE MAIO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 42 de 23 DE MAIO DE 2014 Dispõe

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 000, DE 00 DE XXXXX DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 000, DE 00 DE XXXXX DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 000, DE 00 DE XXXXX DE 2013

Leia mais

Atenção: esta Resolução entra em vigor conforme descrito em seu Art. 22. RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 09/2014, DE 8 DE ABRIL DE 2014

Atenção: esta Resolução entra em vigor conforme descrito em seu Art. 22. RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 09/2014, DE 8 DE ABRIL DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 Atenção: esta Resolução entra em vigor

Leia mais

LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012

LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério

Leia mais

RESOLUÇÃO CUNI N 1.760

RESOLUÇÃO CUNI N 1.760 ecretaria dos órgãos Colegiados REOLUÇÃO CUNI N 1.760 Aprova normas para o desenvolvimento na Carreira de Magistério uperior dos docentes da UFOP. O Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 10 DE 21 DE OUTUBRO DE 2015

RESOLUÇÃO nº 10 DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 Resolução 10/2015 Pág. 01 RESOLUÇÃO nº 10 DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 Dispõe sobre as normas para o processo de avaliação de desempenho para fins de Progressão e Promoção dos servidores docentes do Plano

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO REGULAMENTA A CONCESSÃO DO RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO Art. 1º Este documento dispõe sobre as condições de regulamentação

Leia mais

Art. 2º O RSC não deve ser estimulado em substituição à obtenção de títulos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Art. 2º O RSC não deve ser estimulado em substituição à obtenção de títulos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 028, DE 30 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre a regulamentação da avaliação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 00/2015 EMENTA: Estabelece as diretrizes e procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências(RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001 CONSUPER/2014

RESOLUÇÃO Nº 001 CONSUPER/2014 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 001 CONSUPER/2014 Dispõe sobre a

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 02/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 02/2013 RESOLUÇÃO N 02/2013 Aprova as normas para avaliação de desempenho funcional dos docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, para fins de desenvolvimento na carreira.. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 020 CONSUPER/2014

RESOLUÇÃO Nº 020 CONSUPER/2014 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 020 CONSUPER/2014 Dispõe sobre a

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 028, DE 30 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 028, DE 30 DE JUNHO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 08, DE 30 DE JUNHO DE 04 Dispõe sobre a regulamentação da avaliação e

Leia mais

NORMA DE PESSOAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA

NORMA DE PESSOAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA NORMA DE PESSOAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA Regulamenta a Política de Pessoal Docente da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS NOTA INFORMATIVA N.º 01/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS NOTA INFORMATIVA N.º 01/2017 NOTA INFORMATIVA N.º 01/2017 Esclarece os procedimentos de solicitação da carreira docente: Progressão Funcional, Promoção, Aceleração da Promoção e Retribuição por Titulação. Assunto: Instruções sobre

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/2014 Campos dos Goytacazes, 10 de junho de 2014

RESOLUÇÃO Nº 08/2014 Campos dos Goytacazes, 10 de junho de 2014 RESOLUÇÃO Nº 08/2014 Campos dos Goytacazes, 10 de junho de 2014 O Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 16/2014 CS/IFB*

RESOLUÇÃO Nº 16/2014 CS/IFB* Dispõe sobre a regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes pertencentes a Carreira de Magistério do Ensino Básico,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 168, DE 18 DE JULHO DE 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 168, DE 18 DE JULHO DE 2014. Alterar a Resolução 90 de 28 de abril de 2014 que dispõe sobre a regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências aos docentes pertencentes

Leia mais

TUTORIAL PARA AVALIADOR DE RSC

TUTORIAL PARA AVALIADOR DE RSC TUTORIAL PARA AVALIADOR DE RSC Prezado(a) Professor(a), A Comissão Permanente de Pessoal Docente CPPD do Instituto Federal Fluminense, responsável pela análise dos processos para concessão do RSC aos Professores

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 31, DE 30 DE SETEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 31, DE 30 DE SETEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 31, DE 30 DE SETEMBRO DE 2014 Dispõe sobre a regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências aos docentes pertencentes ao

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/2014 DE 25 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 032/2014 DE 25 DE ABRIL DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 032/204 DE 25

Leia mais

Considerando os anexos (1) e (2) integrantes do processo 03/2013 COUNI

Considerando os anexos (1) e (2) integrantes do processo 03/2013 COUNI Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná CONSELHO UNIVERSITÁRIO PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROCESSO Nº Processo 03/2013 COUNI PARECER: Nº 03/2013 Analisado em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 90, DE 28 DE ABRIL DE 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 90, DE 28 DE ABRIL DE 2014. Dispõe sobre a regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências aos docentes pertencentes ao Plano de Carreira de Magistério do Ensino Básico,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 028, DE 30 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 028, DE 30 DE JUNHO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 08, DE 30 DE JUNHO DE 04 Dispõe sobre a regulamentação da avaliação e

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 21 09/02/2017 16:47 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. (Vide Medida Provisória nº 614, de Texto compilado Vide Decreto

Leia mais

SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 982, DE 3 DE OUTUBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO DOU de 07/10/2013 (nº 194, Seção 1, pág. 12) Estabelece as diretrizes gerais para fins de promoção à Classe E, com denominação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 31/CS, DE 03 DE OUTUBRO DE 2014.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 31/CS, DE 03 DE OUTUBRO DE 2014. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 31/CS, DE 03 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre a regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 58/2014, DE 08 DE SETEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 58/2014, DE 08 DE SETEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 58/2014, DE 08 DE SETEMBRO DE 2014 Dispõe sobre a aprovação do regulamento para concessão

Leia mais

RESOLUÇÃO ConsUni nº 866, de 21 de outubro de 2016.

RESOLUÇÃO ConsUni nº 866, de 21 de outubro de 2016. RESOLUÇÃO ConsUni nº 866, de 21 de outubro de 2016. Dispõe sobre a avaliação de desempenho dos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico EBTT, para efeito de progressão

Leia mais

Reitor/Presidente do Conselho Superior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Roraima

Reitor/Presidente do Conselho Superior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Roraima RESOLUÇÃO Nº. 164-CONSUP/IFRR, de 3 de outubro de 2014. Dispõe sobre a regulamentação da avaliação, concessão e fluxo de procedimentos para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências aos docentes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA RESOLUÇÃO Nº. 01/2015 Aprova norma regulamentar para fins de percepção

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 009, DE 02 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 009, DE 02 DE JUNHO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 009, DE 02 DE JUNHO DE 2014 O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais e regimentais considerando

Leia mais

Ingresso na Carreira. 1. O ingresso na Carreira continuará a respeitar o edital e a autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior?

Ingresso na Carreira. 1. O ingresso na Carreira continuará a respeitar o edital e a autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior? Ingresso na Carreira 1. O ingresso na Carreira continuará a respeitar o edital e a autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior? Está previsto que as Universidades é que definirão em última instância

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Anexo da Resolução CEP 357/2015 REGULAMENTO DE CONCESSÃO DO RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS (RSC) AOS DOCENTES PERTENCENTES À CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2016 Dispõe sobre normas, diretrizes e procedimentos a serem considerados para fins de

Leia mais

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015.

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. Regulamenta a carreira de Planejamento e Orçamento e dá outras providências. A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 29/2014/Consup Florianópolis, 24 de Julho de 2014.

RESOLUÇÃO Nº 29/2014/Consup Florianópolis, 24 de Julho de 2014. RESOLUÇÃO Nº 29/2014/Consup Florianópolis, 24 de Julho de 2014. A PRESIDENTE DO do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições legais e com base na

Leia mais

MINUTA RESOLUÇÃO Nº 000, DE 00 DE XXXXX DE 2014

MINUTA RESOLUÇÃO Nº 000, DE 00 DE XXXXX DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR-CONSUP MINUTA RESOLUÇÃO Nº 000, DE 00 DE XXXXX DE

Leia mais

ANEXO IV CRITÉRIOS DO RSC I, COM O PESO, FATOR DE PONTUAÇÃO E QUANTITATIVO MÁXIMO DE UNIDADES. Critérios

ANEXO IV CRITÉRIOS DO RSC I, COM O PESO, FATOR DE PONTUAÇÃO E QUANTITATIVO MÁXIMO DE UNIDADES. Critérios ANEXO IV CRITÉRIOS DO RSC I, COM O PESO, FATOR DE PONTUAÇÃO E QUANTITATIVO MÁXIMO DE UNIDADES. Diretrizes a) Experiência na área de formação e/ou atuação do docente, anterior ao ingresso na Instituição,

Leia mais

REGULAMENTO PROCEDIMENTO RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC

REGULAMENTO PROCEDIMENTO RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC REGULAMENTO PROCEDIMENTO RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Dispõe sobre a regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências aos

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 08, DE 27 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO nº 08, DE 27 DE MARÇO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO nº 08, DE 27 DE MARÇO DE 2015 Dispõe sobre

Leia mais

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS ABRIL / 2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande - MS CEP: 79.021-000 CNPJ:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (MINUTA)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (MINUTA) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (MINUTA) RESOLUÇÃO Nº XX/2014-CONSUP Natal (RN), xx de xxxxx de 2014. Aprova a regulamentação para a concessão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 32/2016/CS/IFS

RESOLUÇÃO Nº 32/2016/CS/IFS RESOLUÇÃO Nº 32/2016/CS/IFS Retifica o inciso IV do art. 15 e inclui o anexo IX à Regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências aos docentes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 07/2014, DO CONSELHO DIRETOR Altera a Resolução n o 06/2014, que "Estabelece a regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 2.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 202. (Vide Medida Provisória nº 64, de 203) Texto compilado Vide Decreto nº 8.239, de 204 Dispõe

Leia mais

Resolução nº xx, de xx de xxxx de 2014

Resolução nº xx, de xx de xxxx de 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CONSELHO SUPERIOR Resolução nº xx, de xx de xxxx de 2014 Estabelece os critérios para promoção à Classe Titular dos docentes do Instituto

Leia mais

Figura 12 - Perfil dos servidores do IFMS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS. 175 com GRADUAÇÃO. 74 com ESPECIALIZAÇÃO

Figura 12 - Perfil dos servidores do IFMS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS. 175 com GRADUAÇÃO. 74 com ESPECIALIZAÇÃO 8 GESTÃO DE PESSOAS 98 8 GESTÃO DE PESSOAS A gestão de pessoas no IFMS desenvolve-se por meio de um conjunto de processos para planejamento, organização, direção e acompanhamento do trabalho e atuação

Leia mais

1. DO REGULAMENTO 3. DO QUADRO DE CARREIRA

1. DO REGULAMENTO 3. DO QUADRO DE CARREIRA 1. DO REGULAMENTO A Faculdade de Ciências da Saúde IGESP organiza a carreira de seus docentes por meio de Plano de Carreira em que se articulam critérios relacionados ao tempo de atuação na Instituição

Leia mais

Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC

Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC Esclarecimentos Iniciais 11 de dezembro de 2013 Introdução Introdução Créditos Metodologia Base Legal Este trabalho foi realizado em novembro de 2013 e é fruto do esforço de servidores e gestores do Instituto

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 04/2018

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 04/2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 04/8 Dispõe sobre a regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página de 46 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº2.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 202. (Vide Medida Provisória nº 64, de 203) Dispõe sobre a estruturação do Plano de

Leia mais

RSC Reconhecimento Saberes e Competências

RSC Reconhecimento Saberes e Competências RSC Reconhecimento Saberes e Competências Prof.: Ricardo Moraes Comissão RSC e Professor Titular Objetivos: Apresentar Regulamento e Trâmites RSC; Nivelar Informações; Dirimir eventuais dúvidas; NFORMAÇÃO

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE (CPPD) PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE (CPPD) PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES Que normas regulamentam a progressão funcional de docentes na Ufac? No Magistério Superior (MS) é a Resolução CONSU N 12 de 06/02/2009. No Magistério do Ensino Básico,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017

RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017 RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017 O Conselho Universitário do Centro Universitário de Mineiros, Goiás, em sua 68ª Sessão Plenária Extraordinária, realizada em 26 de junho de 2017, com a finalidade de regulamentar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 34/2017/CONSUP/IFAP, DE 11 DE MAIO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 34/2017/CONSUP/IFAP, DE 11 DE MAIO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 34/2017/CONSUP/IFAP, DE 11 DE MAIO DE 2017. Aprova a REGULAMENTAÇÃO DE CONCESSÃO DE BOLSA-AUXÍLIO À PÓS- GRADUAÇÃO do Instituto Federal do Amapá IFAP. A PRESIDENTE DO DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA AFASTAMENTO DE SERVIDORES DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS PARA QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU e PÓS-DOUTORADO.

Leia mais

REGULAMENTO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES CAPÍTULO I DO CORPO DOCENTE

REGULAMENTO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES CAPÍTULO I DO CORPO DOCENTE REGULAMENTO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES CAPÍTULO I DO CORPO DOCENTE Art. 1º - As atividades docentes, para efeito deste regulamento, compreendem: I- As relacionadas com a preservação, elaboração

Leia mais

Marcelo Bregagnoli Presidente do Conselho Superior IFSULDEMINAS

Marcelo Bregagnoli Presidente do Conselho Superior IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Avenida Vicente Simões, 1111 Bairro Nova Pouso Alegre 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone:

Leia mais

PLANO DE CARGOS E CARREIRA DO MINISTÉRIO SUPERIOR EM ÂMBITO FEDERAL. Juliana Monteiro Pedro Presidente da CPPD/UNIFAP

PLANO DE CARGOS E CARREIRA DO MINISTÉRIO SUPERIOR EM ÂMBITO FEDERAL. Juliana Monteiro Pedro Presidente da CPPD/UNIFAP PLANO DE CARGOS E CARREIRA DO MINISTÉRIO SUPERIOR EM ÂMBITO FEDERAL Juliana Monteiro Pedro Presidente da CPPD/UNIFAP Introdução LEI ANTERIOR LEI ATUAL: Entrou em vigor no dia 01/03/2013 DEC. 94.662/87

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL DE BOLSA-AUXÍLIO Nº 01, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2017 A DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de processo seletivo para

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO À CAPACITAÇÃO DOCENTE. TÍTULO I Do Regulamento

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO À CAPACITAÇÃO DOCENTE. TÍTULO I Do Regulamento A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento do Programa de Apoio à Capacitação Docente da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: (Regulamento)

Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: (Regulamento) LDB Lei 9.394/1996 Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: (Regulamento) I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos

Leia mais

Lei 12772/12 Lei nº , de 28 de dezembro de 2012

Lei 12772/12 Lei nº , de 28 de dezembro de 2012 Lei 12772/12 Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei no 7.596,

Leia mais

RESOLUÇÃO 75, DE 31 DE JULHO DE 2014

RESOLUÇÃO 75, DE 31 DE JULHO DE 2014 RESOLUÇÃO 75, DE 31 DE JULHO DE 2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 55ª Reunião Ordinária (Parte II), em 31 de julho de 2014, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 2.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 202. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 2.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 202. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 730, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1989

RESOLUÇÃO Nº 730, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1989 RESOLUÇÃO Nº 730, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1989 Dispõe sobre a aprovação de Normas para Progressão Funcional Docente. O Conselho de Ensino e Pesquisa, em sessão realizada no dia 23 de novembro de 1989, tendo

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2015. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO no uso de suas atribuições legais e estatutárias;

RESOLUÇÃO N 02/2015. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO no uso de suas atribuições legais e estatutárias; RESOLUÇÃO N 02/2015 Estabelece os critérios de avaliação do desempenho acadêmico dos docentes, para fins de promoção funcional à Classe de Professor Associado e progressão entre os níveis dessa Classe,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 32/14-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 32/14-CEPE RESOLUÇÃO Nº 32/14-CEPE Estabelece as diretrizes e os procedimentos a serem considerados para o Reconhecimento de Saberes e Competências da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico,

Leia mais