A Linguagem de Modelagem Unificada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Linguagem de Modelagem Unificada"

Transcrição

1 A Linguagem de Modelagem Unificada Modelagem de Dados 1 UML (Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada) foi desenvolvida originalmente como uma notação gráfica para descrever projetos de software em um estilo orientado a objeto. A comunidade de desenvolvimento de software orientada a objeto criou a UML para atender necessidades especiais de descrição de projeto de software orientado a objeto. UML tornou-se um padrão para o projeto de sistemas digitais em geral. Foi estendida, com algumas modificações, para ser uma notação popular para descrever projetos de banco de dados. UML oferece muito das mesmas capacidades como o modelo E/ R. UML também oferece a capacidade de tratar conjuntos de entidades como classes reais, com métodos, bem como dados. Comparação entre as terminologias UML e E/R. UML Modelo E/R Classe Conjunto de Entidades Associação Relacionamento Binário Associação de Classe Atributos em um Relacionamento Agregação Relacionamento muitos-para-um Composição Relacionamento muitos-para-um com integrigade referencial Diagramas de classe Uma classe em UML é semelhante a uma entidade definida no modelo de E/R. A classe é um descritor para um conjunto de objetos que compartilham alguns atributos e/ou operações. Nós conceitualizamos classes de objetos em nossa vida todos os dias. Por exemplo, um carro tem atributos, por exemplo, um número de identificação do veículo (chassis) e quilometragem. Um carro também tem operações, por exemplo, acelerar e frear. Todos os carros têm esses atributos e operações. Carros individualmente diferem nos detalhes. Um carro tem um valor para o chassi e quilometragem. Carros individuais são objetos que são instâncias da classe Carro. Classes e objetos são um meio natural de conceitualizarmos o mundo ao nosso redor. Os conceitos de classes e objetos são também os paradigmas que formam o fundamento da programação orientada a objeto. Há uma correspondência próxima entre diagramas de classe em UML e diagramas E/R. É possível conceitualizar uma tabela de um banco de dados como uma classe. As colunas na tabela são os atributos, e as linhas são os objetos daquela classe. Por exemplo, nós podemos ter uma tabela chamada Carro com colunas chamadas chassi e quilometragem. Cada linha na tabela teria valores para essas colunas, representando um carro individualmente.

2 2 A Linguagem de Modelagem Unificada Quanto aos conjuntos de entidades, podemos declarar uma chave para uma classe UML. Para isso, seguimos cada atributo na chave pelo PK letras, de pé para "chave primária." Associações Vários tipos de relacionamentos podem existir entre classes. Um relacionamento binário entre as classes é chamado de uma associação. A associação é um conjunto de pares de objetos, um de cada uma das classes que se conecta.. A forma mais genérica de associação é desenhar com uma linha conectando duas classes. Por exemplo, na figura abaixo há uma associação entre a classe Carro e a classe Motorista. Cada associação tem restrições sobre o número de objetos a partir de cada uma das suas classes que podem ser ligados a um objecto da outra classe. Indicamos essas restrições por um rótulo da forma m.. n em cada extremidade. O significado deste rótulo é que cada objeto na outra extremidade está ligado a, pelo menos, m, e na maioria dos n objetos a este fim. Além disso: O * em lugar de N, tal como em m.. *, significa "infinito." Isto é, não há nenhum limite superior. O * sozinho, em lugar de m.. n, representa o intervalo de 0.. *, isto é, nenhuma restrição em tudo sobre o número de objetos. Se não houver nenhum rótulo em toda a extremidade de uma aresta de associação, em seguida, o rótulo é considerado como sendo um 1.. 1, isto é, "exatamente um". Auto-associações ou associação reflexiva Associação reflexiva não é um termo definido em UML, é um termo que vem do modelo ER. Associação reflexiva se refere uma classe para si mesma. Uma associação pode ter ambas as extremidades em uma mesma classe; uma associação desse tipo é chamado de auto-associação. Para distinguir os dois papéis desempenhados por uma classe em uma auto-associação, nós damos a associação de dois nomes, um para cada extremidade.

3 Modelagem de Dados 3 Classes de associação Uma associação binária é uma relação entre duas classes. A relação ternária na figura abaixo é um exemplo de uma associação n-ária uma associação que se relaciona com três ou mais classes. Podemos anexar atributos para uma associação de muitas maneiras. Em UML, criamos uma nova classe, chamada de associação de classe, e anexamos-la ao meio da associação. A associação de classe tem seu próprio nome, mas seus atributos podem ser pensados como atributos da associação a que se atribui. Subclasses em UML Qualquer classe UML pode ter uma hierarquia de subclasses abaixo dele. A chave primária vem da raiz da hierarquia, assim como com E/R hierarquias. UML permite a uma classe C ter quatro tipos diferentes de subclasses abaixo dela, dependendo de nossas escolhas de resposta a duas questões: 1. Completa contra parcial. É cada objeto na classe C um membro de alguma subclasse? Se assim for, as subclasses são completas, caso contrário, elas são parcial ou incompleta. 2. Disjunta contra sobreposição. São subclasses disjuntas (um objeto não pode estar em duas das subclasses)? Se um objeto pode estar em duas ou mais das subclasses, então as subclasses são ditas sobrepostas. Generalização é outro tipo de relacionamento. Uma superclasse é uma generalização de uma subclasse. Especialização é o relacionamento oposto da generalização. Uma subclasse é uma especialização da superclasse. O relacionamento de generalização no UML é escrito com uma seta vazada apontando da subclasse para a superclasse generalizada. Agregações e composições Existem duas notações especiais para associações muitos para um cujas implicações são bastante sutis. Em certo sentido, eles refletem o estilo orientado a objeto de programação, onde é comum para uma classe ter referências a outras classes entre os seus atributos. Em outro sentido, estas notações especiais são realmente estipulações sobre como o diagrama deve ser convertido para as relações.

4 4 A Linguagem de Modelagem Unificada Alguns tipos de associações, como agregação e composição, são muito comuns. Agregação indica parte de associações, onde as partes têm uma existência independente. Por exemplo, um Carro pode ser parte de um Acervo de Carros. O Carro também pode existir por si próprio, independente de um Acervo de Carros. Outro diferencial da agregação é que a parte pode ser compartilhada com vários objetos. Por exemplo, um Carro pode pertencer a mais que um Acervo de Carro. A associação de agregação é indicada com um losango oco anexado a classe que tem as partes. A figura abaixo indica que um Acervo de Carro agrega Carros. Composição é outra parte de associação, onde as partes são estritamente próprias, não compartilhadas. Por exemplo, uma Estrutura é parte de um único carro. A notação para composição é uma associação adornada com um losango preto sólido ligado a classe que possui as partes. A figura abaixo indica que uma Estrutura é parte da composição de um Carro. Exercícios 1. Complete os desenhos abaixo que representam os relacionamentos indicados: FORNECEDOR PRODUTO FORNECEDOR (N) : N PRODUTO (fornece) DEPARTAMENTO FUNCIONÁRIO DEPARTAMENTO 1 : N FUNCIONÁRIO (aloca) ROTATIVA TIPO PAPEL ROTATIVA (N) : N TIPO PAPEL (imprime) 2. A partir das indicações dos relacionamentos, construa o desenho do modelo de dados indicando o nome dos relacionamentos no desenho: ALUNO (N) : N DISCIPLINA (cursa) DISCIPLINA N : 1 PROFESSOR (é_ministrada) ALUNO N : 1 CURSO (está_inscrito) DISCIPLINA (N) : (N) LIVRO (utiliza) 3. O acervo iconográfico é composto de ícones de diferentes tipos, tais como fotos, slides, cromos, negativos. Os ícones são identificados recebendo um código único, portanto não há dois ícones com o mesmo código, e são classificados por assunto tais como ecologia, esporte, astronomia, trânsito, gastronomia, etc. Um ícone nunca pode ser classificado em dois assuntos, somente em um, sempre é escolhido um assunto preferencial. O analista de sistemas responsável pelo desenvolvimento do modelo de dados encontrou três entidades: ASSUNTO para retratar as classificações possíveis de um ícone: ecologia, trânsito, etc.; ÍCONE para retratar cada um dos ícones identificados: ícone 1.115, ícone 1876, etc.; TIPO ÍCONE para retratar o tipo de ícone: slide, cromo, etc.

5 Modelagem de Dados 5 a) A partir dessas considerações desenhe o modelo de dados que retrate a realidade descrita. b) Desenhe a seguir os relacionamentos do modelo que você criou. 4. Desenhe E / R diagramas para as seguintes situações envolvendo conjuntos de entidades fracas. Em cada caso, as chaves para indicar conjuntos de entidades. a) Define as entidade cursos e departamentos. Um curso é ministrado por um departamento exclusivo, mas o seu único atributo é o seu número. Diferentes departamentos podem oferecer cursos com o mesmo número. Cada departamento tem um nome exclusivo. b) Entidade define campeonatos, equipes e jogadores. Nomes dos campeonatos são únicos. Nenhum campeonato tem duas equipes com o mesmo nome. Nenhum time tem dois jogadores com o mesmo número. No entanto, pode haver jogadores com o mesmo número em equipes diferentes, e pode haver equipes com o mesmo nome em campeonatos diferentes. 5. Estruture um modelo de banco de dados para um banco, incluindo informações sobre os clientes e suas contas. Informações sobre um cliente incluem seu nome, endereço, telefone e número do CPF. Contas têm números, tipos (por exemplo, poupança, verificação) e saldo. Registre também o cliente (s) que possui uma conta. Desenhe o diagrama E/R para este banco de dados. 6. Dê um diagrama E/R para um banco de dados que registre informações sobre as equipes, jogadores, e seus torcedores, incluindo: a) Para cada equipe, o seu nome, seus jogadores, o capitão da equipe (um dos seus jogadores), e as cores do seu uniforme. b) Para cada jogador, o seu nome. c) Para cada torcedor, seu nome, times favoritos, os jogadores favoritos, e cor favorita. Lembre-se que um conjunto de cores não é um tipo de atributo adequado para as equipes. Como você pode contornar esta restrição? 7. Estruture um modelo de banco de dados de genealogia com um conjunto de entidades: as pessoas. As informações para gravar sobre pessoas, inclui o seu nome (um atributo), sua mãe, pai e filhos. Inclua os seguintes tipos especiais de pessoas: a) Femininas b) Masculinas c) As pessoas que são pais. Você pode querer distinguir outros tipos de pessoas também, assim os relacionamentos conectam subclasses apropriadas de pessoas. 8. Estruture um modelo de banco de dados adequado para um arquivista de universidade. Este banco de dados deve incluir informações sobre os alunos, departamentos, professores, cursos, quais os alunos estão matriculados em que cursos, que professores estão ensinando em quais cursos, notas de alunos, da TA para um curso (TA são estudantes), que cursos um departamento oferece, bem como quaisquer outras informações que considerem adequadas. 9. O funcionário está dedicado a um departamento, têm vários ou nenhum dependente, pode ou não autorizar a assinatura de um contrato e é, algumas vezes, responsável por um bem patrimonial da organização. Um contrato pode ser autorizado por mais de um funcionário, porém todo bem patrimonial só pode ter um responsável. a) Quais as entidades encontradas na situação acima? b) Construa o provável modelo de dados que retrate esta realidade. c) Indique as entidades onde deverão estar os atributos abaixo: ATRIBUTO ENTIDADE

6 6 A Linguagem de Modelagem Unificada id_bem_patrimonial nm_departamento dt_inicio_validade_contrato cd_matricula_funcionario 10. Como você representar a relação de 3 vias de contratos entre filmes, estrelas e estúdios em UML? Bibliografia Database Modeling and Design: Logical Design Toby Teorey, Sam Lightstone, Tom Nadeau, H. V. Jagadish USA: Elsevier, 2011 Dabase Systems: The Complete Book 2ª edição Hector Garcia-Molina, Jeffrey D. Ullman, Jennifer Widom USA: Pearson Prentice Hall, 2008

Diagramas de Classes. ESII Profª. Andressa Falcade URI Santiago

Diagramas de Classes. ESII Profª. Andressa Falcade URI Santiago Diagramas de Classes Conceitos Básicos O caso de uso fornece uma perspectiva do sistema de um ponto de vista externo (do ator) Internamente os objetos colaboram para atender às funcionalidades do sistema

Leia mais

Panorama da notação UML

Panorama da notação UML Panorama da notação UML A notação UML (Unified Modeling Language linguagem de modelagem unificada) evoluiu desde que foi adotada a primeira vez como um padrão em 1997. Uma revisão maior para o padrão foi

Leia mais

Projeto Banco de Dados

Projeto Banco de Dados Projeto Banco de Dados Principais Fases do Processo Projeto Conceitual Projeto Lógico Projeto Físico 32 Projeto Banco de Dados Projeto Conceitual Modelagem de dados em alto nível Foco no domínio do problema

Leia mais

Aula 4 SBD Modelo Entidade Relacionamento Parte 2. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 4 SBD Modelo Entidade Relacionamento Parte 2. Profa. Elaine Faria UFU Aula 4 SBD Modelo Entidade Relacionamento Parte 2 Profa. Elaine Faria UFU - 2018 Hierarquia de Classe É natural classificar as entidades de um conjunto de entidades em subclasses Ex: Funcionário Horista

Leia mais

Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER)

Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER) Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER) slide 1 Copyright 2011 Pearson Education, Inc. Publishing as Pearson Addison-Wesley Tópicos Usando modelo de dados conceituais de alto nível

Leia mais

UML LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA Diagrama de Classes

UML LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA Diagrama de Classes UML LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA Diagrama de Classes O diagrama de classe é a essência de qualquer modelagem orientada a objeto. Ele tem por objetivo descrever, segundo uma visão estática, o escopo

Leia mais

DIAGRAMAS DE CLASSE UML

DIAGRAMAS DE CLASSE UML DIAGRAMAS DE CLASSE UML Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... Calendário de Reposições Aula 1: 27/10/2017, 8h-10h, Sala 8 Aula 2: A verificar Aula 3: A verificar

Leia mais

TIC - Programação Visual

TIC - Programação Visual Introdução a UML Prof. Edwar Saliba Júnior Agosto / 20 Unidade 5 Introdução a UML UML UML (Unified Modeling Language) - Linguagem Unificada de Modelagem; UML contém elementos gráficos que podem ser combinados

Leia mais

Análise Orientada a Objetos. Análise Orientada a Objetos; O Paradigma de Objetos; A UML.

Análise Orientada a Objetos. Análise Orientada a Objetos; O Paradigma de Objetos; A UML. ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Análise Orientada a Objetos AULA 03 Análise Orientada a Objetos; O Paradigma de Objetos; A UML. Prof. Sandrerley R. Pires Goiânia, agosto de 2003 Conceitos

Leia mais

Programação para Games II. Professor Ariel da Silva Dias Orientação a Objetos

Programação para Games II. Professor Ariel da Silva Dias Orientação a Objetos Programação para Games II Professor Ariel da Silva Dias Orientação a Objetos Pacotes Pacotes são um modo de organizar classes e interfaces Um programa pode ser formado por centenas de classes individiduais;

Leia mais

Modelagem de Processos

Modelagem de Processos Modelagem de Processos Prof.: Fernando Ascani Itens Estruturais Classes Uma Classe é um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e relacionamentos. É representada graficamente

Leia mais

Modelo ER. Ricardo Terra rterrabh [at] gmail.com

Modelo ER. Ricardo Terra rterrabh [at] gmail.com Modelo ER Ricardo Terra rterrabh [at] gmail.com 1 CV Nome: Ricardo Terra Email: rterrabh [at] gmail.com www: ricardoterra.com.br Twitter: rterrabh Lattes: lattes.cnpq.br/ 0162081093970868 Ph.D. (UFMG/UWaterloo),

Leia mais

Banco de Dados. André Luís Duarte Capítulo 2. exatasfepi.com.br

Banco de Dados. André Luís Duarte Capítulo 2. exatasfepi.com.br exatasfepi.com.br Banco de Dados André Luís Duarte Capítulo 2 Eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito... pensamentos de bem e não de mal... (Jr 29:11) Modelo Conceitual (MER) Abstração e

Leia mais

Modelação Conceptual de Base de Dados

Modelação Conceptual de Base de Dados Modelação Conceptual de Base de Dados Fernando Lobo Base de Dados, Universidade do Algarve 1 / 38 Passos para criar uma base de dados 1 Compreender o problema no mundo real. 2 Especificá-lo usando um modelo

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS MÓDULO III - UNIDADE V- MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL

MODELAGEM DE DADOS MÓDULO III - UNIDADE V- MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL MODELAGEM DE DADOS MÓDULO III - UNIDADE V- MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL 0 UNIDADE V: MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL Paradigma da Orientação a Objetos: Este paradigma parte do princípio que existem diversos

Leia mais

UML - Diagrama de Classes

UML - Diagrama de Classes UML - Diagrama de Classes Este é um dos mais importantes e utilizados diagramas da UML, cujo objetivo principal é apresentar as classes que compõem o sistema com seus respectivos atributos e métodos, assim

Leia mais

GEE051 - Banco de Dados Projeto de BD Projeto Conceitual. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM /2

GEE051 - Banco de Dados Projeto de BD Projeto Conceitual. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM /2 GEE051 - Banco de Dados Projeto de BD Projeto Conceitual Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/bd - 2011/2 Projeto de BD Página 2 Projeto Conceitual Modelagem de dados em

Leia mais

A Linguagem de Modelagem Unificada

A Linguagem de Modelagem Unificada A Linguagem de Modelagem Unificada Modelagem de Dados 1 A linguagem de Modelagem Unificada (UML Unified Modeling Language) é uma linguagem gráfica para comunicar especificações de projeto para software.

Leia mais

Simbolos/Componentes desse diagrama:

Simbolos/Componentes desse diagrama: DIAGRAMA DE CASO DE USO Simbolos/Componentes desse diagrama: ATORES CASOS DE USO LINHAS: Associações (Associam os casos de usos a outros casos de uso e também a atores) Especialização / Generalização (características

Leia mais

Modelo Entidade Relacionamento

Modelo Entidade Relacionamento Programa DCC011 Introdução a Banco de Dados Modelo Entidade Relacionamento Mirella M. Moro Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais mirella@dcc.ufmg.br Introdução Conceitos

Leia mais

Bancos de Dados. 7. Mapeamento ER/ERE para Relacional

Bancos de Dados. 7. Mapeamento ER/ERE para Relacional Bancos de Dados 7. Mapeamento ER/ERE para Relacional Mapeamento É possível projetar um esquema relacional a partir de um esquema conceitual O resultado materializa o projeto lógico O mapeamento é descrito

Leia mais

Programação Orientada a Objetos Relacionamentos entre classes

Programação Orientada a Objetos Relacionamentos entre classes Programação Orientada a Objetos Relacionamentos entre classes Prof. Vicente Paulo de Camargo RELACIONAMENTO ENTRE CLASSES Interface agregação Dependencia composição generalização associação RELACIONAMENTO

Leia mais

15/04/2013. Outro Diagrama de Classes. Primeiro Diagrama de Classes. Diagrama de Classes. Atributos. Eduardo Figueiredo

15/04/2013. Outro Diagrama de Classes. Primeiro Diagrama de Classes. Diagrama de Classes. Atributos. Eduardo Figueiredo DCC / ICEx / UFMG Primeiro Diagrama de Classes Diagrama de Classes Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Professor Aluno matricula Outro Diagrama de Classes Diagrama de Classes Serve de

Leia mais

SIG SIG. GEO-OMT Exercícios. Alisson Fernando Coelho do Carmo

SIG SIG. GEO-OMT Exercícios. Alisson Fernando Coelho do Carmo SIG GEO-OMT Exercícios Alisson Fernando Coelho do Carmo SIG SIG - - 2017 2017 Alisson Alisson FCC FCC PostGIS + PostgreSQL PostGIS é uma extensão espacial para o PostgreSQL que implementa a especificação

Leia mais

Modelagem de Classes. Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais. Profa. Adriana Pereira de Medeiros

Modelagem de Classes. Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais. Profa. Adriana Pereira de Medeiros Modelagem de Classes Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais Profa. Adriana Pereira de Medeiros adrianamedeiros@id.uff.br Resumo Introdução Conceitos em Orientação a Objetos Diagrama

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso. Interagindo com o Usuário

Diagrama de Casos de Uso. Interagindo com o Usuário Diagrama de Casos de Uso Interagindo com o Usuário Diagrama de Casos de Uso Procura, por meio de uma linguagem simples, possibilitar a compreensão do comportamento externo do sistema por qualquer pessoa,

Leia mais

Sumário. Modelo Entidade-Associação : Avançado 1 Associações Ternárias. Exemplo. Associações Ternárias. Exemplo. André Restivo. September 21, 2010

Sumário. Modelo Entidade-Associação : Avançado 1 Associações Ternárias. Exemplo. Associações Ternárias. Exemplo. André Restivo. September 21, 2010 Sumário Modelo Entidade-Associação : Avançado 1 André Restivo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto September 21, 2010 2 3 André Restivo (FEUP) Modelo Entidade-Associação : Avançado September

Leia mais

Modelação Conceptual de Base de Dados

Modelação Conceptual de Base de Dados Modelação Conceptual de Base de Dados Fernando Lobo Base de Dados, Universidade do Algarve 1 / 56 Passos para criar uma base de dados 1 Compreender o problema no mundo real. 2 Especificá-lo usando um modelo

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Modelo Entidade-Relacionamento (ER) Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd

Leia mais

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos UEG - Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Posse) Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II Turma: 4 Semestre Ano: 2016 Professor: José Ronaldo Leles Júnior O que é? É uma forma de abordar um problema.

Leia mais

12/03/16. Generalização. Associação. Agregação UML Relações. entre Classes. Composição. Prof.Dr. Enzo Seraphim. Dependência

12/03/16. Generalização. Associação. Agregação UML Relações. entre Classes. Composição. Prof.Dr. Enzo Seraphim. Dependência 12/03/16 Generalização Associação Agregação UML Relações Composição entre Classes Dependência Prof.Dr. Enzo Seraphim 12/03/16 Generalização Associação Agregação UML Relações Composição entre Classes Dependência

Leia mais

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão Sumário Introdução à UML BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Humberto Mossri de Almeida hmossri_cursos@yahoo.com.br Marcelo Nassau Malta nassau_cursos@yahoo.com.br

Leia mais

Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE)

Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE) Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE) A maioria dos BDs podem ser modelados por meio dos conceitos básicos do modelo ER, mas alguns aspectos podem ser expressos mais convenientemente por meio

Leia mais

Modelagem de Sistemas Web. Modelagem de BD

Modelagem de Sistemas Web. Modelagem de BD Modelagem de Sistemas Web Aula 9 Modelagem de BD OBS: Pré-requisito: noções intermediárias em BD e de modelo ER Fonte: Proj. e Mod. BD 4/E Capítulo: Análise de Req. E Mod. Dados Conceit. - Toby Teorey

Leia mais

Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2)

Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2) Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 2º ano do curso de Sistemas de Informação UEG Universidade Estadual de Goiás Campus Posse POO Paradigma Orientado

Leia mais

IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli

IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli Um dos diagramas mais importantes da UML; Permite visualizar as classes que comporão o sistema, seus atributos e métodos; Demonstra como as classes do diagrama se relacionam e transmitem informações entre

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade

Leia mais

BDI Capitulo 2 Revisão 9

BDI Capitulo 2 Revisão 9 exatasfepi.com.br BDI Capitulo 2 Revisão 9 André Luís Duarte Capítulo 2 Eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito... pensamentos de bem e não de mal... (Jr 29:11) Modelo Conceitual Abstração

Leia mais

Linguagem de Modelagem Unificada UML

Linguagem de Modelagem Unificada UML Linguagem de Modelagem Unificada UML Parte 1 Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Tópicos abordados Paradigma Orientado a Objetos Linguagem UML e seus principais diagramas Diagramas

Leia mais

IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1/64

IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1/64 IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1/64 Projeto Conceitual de BD Modelo Conceitual Entidade e Relacionamento Por: Robson do Nascimento Fidalgo rdnf@cin.ufpe.br IF685 Gerenciamento

Leia mais

Modelagem semântica permite aproximar o modelo obtido do mundo real Exemplo de modelos:

Modelagem semântica permite aproximar o modelo obtido do mundo real Exemplo de modelos: Motivação Modelagem semântica permite aproximar o modelo obtido do mundo real Exemplo de modelos: Modelo de Entidades e Relacionamento (MER) UML (linguagem de modelagem universal) Fases de um projeto de

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE. Prof.: Tiago Alves

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE. Prof.: Tiago Alves INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE Prof.: Tiago Alves (tiagofga@gmail.com) UML UNIFIED MODELING LANGUAGE Livro: Utilizando UML e Padrões, 3.ed. Autor(es): Craig Larman Modelagem de Sistemas Orientados

Leia mais

Modelo Entidade-Relacionamento

Modelo Entidade-Relacionamento Modelo Entidade-Relacionamento Processo de Projeto de Bancos de Dados Mini-Mundo Análise de Requisitos Requisitos Funcionais Requisitos do BD Análise Funcional Projeto Conceitual Especificação das Transações

Leia mais

Bases de Dados 2013/2014 Modelo Entidade-Associação (EA) Helena Galhardas 2013 IST. Bibliografia

Bases de Dados 2013/2014 Modelo Entidade-Associação (EA) Helena Galhardas 2013 IST. Bibliografia Bases de Dados 2013/2014 Modelo Entidade-Associação (EA) Helena Galhardas Bibliografia Raghu Ramakrishnan, Database Management Systems, Cap. 2 1 1 Concepção de uma Base de Dados príncipios básicos Especificação

Leia mais

BANCO DE DADOS I. Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer

BANCO DE DADOS I. Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer BANCO DE DADOS I Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer Projeto de Banco de Dados Etapas do Desenvolvimento de um Projeto de Sistemas: 1. Levantamento de Requisitos a. Requisitos Funcionais b. Requisitos

Leia mais

UNIP Ciência da Computação AES Análise Essencial de Sistemas MER (Modelo Entidade Relacionamento)

UNIP Ciência da Computação AES Análise Essencial de Sistemas MER (Modelo Entidade Relacionamento) MER (Modelo Entidade Relacionamento) O Modelo Entidade Relacionamento é uma ferramenta para modelagem de dados, utilizada durante a modelagem do projeto conceitual de banco de dados. A utilização do MER

Leia mais

Unidade 2 Modelo Conceitual

Unidade 2 Modelo Conceitual Unidade 2 Modelo Conceitual UFCG/CEEI/DSC Banco de Dados I Prof. Cláudio Baptista, PhD Motivação Motivação Modelagem semântica permite aproximar o modelo obtido do mundo real Exemplo de modelos: MER -

Leia mais

Capítulo 5 Modelação do Sistema 1

Capítulo 5 Modelação do Sistema 1 Capítulo 5 Modelação do Sistema Capítulo 5 Modelação do Sistema 1 Assuntos abordados Modelos de contexto Modelos de interação Modelos estruturais Modelos comportamentais Engenharia orientada a modelos

Leia mais

Modelagem de Dados Usando o Modelo Entidade-Relacionamento (ME-R)

Modelagem de Dados Usando o Modelo Entidade-Relacionamento (ME-R) MER Modelagem de Dados Usando o Modelo Entidade-Relacionamento (ME-R) Conceitos O ME-R (Modelo Entidade Relacionamento) foi concebido para representar numa estrutura sintática a semântica que os dados

Leia mais

Modelagem Conceitual Orientada a Objetos. Classes e Tipos. Classe x Tipo x Instância...

Modelagem Conceitual Orientada a Objetos. Classes e Tipos. Classe x Tipo x Instância... Modelagem Conceitual Orientada a Objetos Fernanda Baião UNIRIO Material parcialmente extraído a partir das notas de aula de Maria Luiza M. Campos, Arnaldo Vieira e Maria Cláudia Cavalcanti 1 Classes e

Leia mais

MER e DER Entidades Relacionamentos Atributos Ferramentas CASE Exemplos de DERs Exemplo de Minimundo. Banco de Dados. Aula 1.

MER e DER Entidades Relacionamentos Atributos Ferramentas CASE Exemplos de DERs Exemplo de Minimundo. Banco de Dados. Aula 1. Banco de Dados Aula 1.5 - Modelo ER Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/40 Modelo Entidade Relacionamento Descreve objetos (entidades),

Leia mais

Revisão Diagrama de classes Elementos do diagrama de classes Exemplo: Sistema de matrícula

Revisão Diagrama de classes Elementos do diagrama de classes Exemplo: Sistema de matrícula Revisão Diagrama de classes Elementos do diagrama de classes Exemplo: Sistema de matrícula 1 Mostra um conjunto de classes e seus relacionamentos. É o diagrama central da modelagem orientada a objetos.

Leia mais

Banco de Dados. Diagramas de Entidade Relacionamento (DER) - Complementos. Ref. Prof. Renato de Oliveira Violin - UFSCar

Banco de Dados. Diagramas de Entidade Relacionamento (DER) - Complementos. Ref. Prof. Renato de Oliveira Violin - UFSCar Banco de Dados Diagramas de Entidade Relacionamento (DER) - Complementos Ref. Prof. Renato de Oliveira Violin - UFSCar Tipo de Entidade Fraca ou Dependente É a entidade cuja identificação não pode ser

Leia mais

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus Curso Disciplina Linguagem de Programação II Curso Engenharia da Computação Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis

Leia mais

UML Relacionamentos. Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos:

UML Relacionamentos. Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos: Relacionamentos Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos: Dependência Generalização Associação Realização Relacionamentos - Dependência

Leia mais

UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos

UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos joao.queiroz@ifrn.edu.br Roteiro A importância da UML para projetar sistemas. Principais características do diagrama de classes e de sequência.

Leia mais

INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS

INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS Bacharelado em Sistemas de Informação Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 5 Generalização Modelo de Domínio 1 Programa Capítulo 5 Generalização Modelo

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 3 Modelo Entidade-Relacionamento. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 3 Modelo Entidade-Relacionamento. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 3.1 Modelo Entidade-Relacionamento 3.1.1 Modelo de Banco de Dados 3.1.2 Modelo Conceitual 3.1.3 Modelo lógico 3.2 As Principais

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Centro de Tecnologia - CTC Departamento de Informática - DIN Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação PCC ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II Disciplina: Engenharia

Leia mais

Modelo Conceitual Parte 1 Banco de Dados I Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer

Modelo Conceitual Parte 1 Banco de Dados I Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer Modelo Conceitual Parte 1 Banco de Dados I Prof. Luiz Antônio Vivacqua C. Meyer Introdução As funcionalidades de um SOO são realizadas internamente através de colaborações entre objetos. Externamente,

Leia mais

POO Fundamentos Parte III. Professor Vicente Paulo de Camargo

POO Fundamentos Parte III. Professor Vicente Paulo de Camargo POO Fundamentos Parte III Professor Vicente Paulo de Camargo PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS HERANÇA SIMPLES Mecanismo que permite a uma classe, denominada de SUBCLASSE ou CLASSE FILHA, herdar todos os

Leia mais

Engenharia de Software. UML Unified Modeling Language

Engenharia de Software. UML Unified Modeling Language Engenharia de Software UML Unified Modeling Language UML - INTRODUÇÃO UML é um acrônimo para a expressão Linguagem de Modelagem Unificada. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que

Leia mais

INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS

INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS Bacharelado em Sistemas de Informação Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 4 Classes e Diagrama de Classes Associações Exercícios 1 Programa Capítulo 4

Leia mais

Introdução à UML. Prof. Jesus José de Oliveira Neto

Introdução à UML. Prof. Jesus José de Oliveira Neto Introdução à UML Prof. Jesus José de Oliveira Neto UML Linguagem de Modelagem Unificada Linguagem visual utilizada para modelar softwares baseados no paradigma de orientação a objetos UML não é uma linguagem

Leia mais

Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental

Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java Orientação a Objetos (OO) Roberto Vedoato vedoato@joinville.udesc.br Programação Procedimental x Orientada a Objetos Objetivos e Benefícios da Orientação a Objetos

Leia mais

Modelagem Entidade Relacionamento Estendida. Evandro E.S. Ruiz, Ph.D.

Modelagem Entidade Relacionamento Estendida. Evandro E.S. Ruiz, Ph.D. Modelagem Entidade Relacionamento Estendida Evandro E.S. Ruiz, Ph.D. São todos veículos e elétricos! São todos iguais? Todos tem os mesmos atributos? Trabalhadores Por que estender? 1. Requisitos dos BD

Leia mais

Unidade 3 23/10/2008. Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Sistemas para Internet Redes de Computadores

Unidade 3 23/10/2008. Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Sistemas para Internet Redes de Computadores Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Sistemas para Internet Redes de Computadores Disciplina: Banco de Dados Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 3 3.1 Etapas da construção de

Leia mais

Banco de Dados I. Prof. Diego Buchinger. Profa. Rebeca Schroeder Freitas Prof. Fabiano Baldo.

Banco de Dados I. Prof. Diego Buchinger. Profa. Rebeca Schroeder Freitas Prof. Fabiano Baldo. Banco de Dados I Prof. Diego Buchinger diego.buchinger@outlook.com diego.buchinger@udesc.br Profa. Rebeca Schroeder Freitas Prof. Fabiano Baldo Modelo Entidade-Relacionamento Parte II Modelo Entidade-Relacionamento

Leia mais

Introdução a UML e seus diagramas

Introdução a UML e seus diagramas Introdução a UML e seus diagramas A Unified Modelling Language (UML) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados por objetos. O UML

Leia mais

Unified Modeling Language (UML)

Unified Modeling Language (UML) SCC0504 Programação Orientada a Objetos Unified Modeling Language (UML) Luiz Eduardo Virgilio da Silva ICMC, USP Material baseado nos slides dos professores: José Fernando Rodrigues Jr (ICMC/USP) 1 Sumário

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Componentes do Diagrama.

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Componentes do Diagrama. DCC / ICEx / UFMG Diagrama de Diagrama de Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Adota uma linguagem simples Acessível ao cliente Objetivo é a compreensão do comportamento externo do sistema

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso

Diagrama de Casos de Uso DCC / ICEx / UFMG Diagrama de Casos de Uso Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Diagrama de Casos de Uso Adota uma linguagem simples Acessível ao cliente Objetivo é a compreensão do comportamento

Leia mais

Diagramas de Classes e O Paradigma da Orientação a Objetos usando UML. Prof. Ricardo A. Ramos

Diagramas de Classes e O Paradigma da Orientação a Objetos usando UML. Prof. Ricardo A. Ramos Diagramas de Classes e O Paradigma da Orientação a Objetos usando UML Prof. Ricardo A. Ramos Engenharia de Software II 207. 04/07/207 UML Unified Modeling Language É uma linguagem para especificação, construção,

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROJETO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL. Profº Erinaldo Sanches Nascimento

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROJETO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL. Profº Erinaldo Sanches Nascimento UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROJETO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Projetar um esquema de banco de dados relacional

Leia mais

GES013 Sistema de Banco de Dados Modelo de Entidade-Relacionamento (ER)

GES013 Sistema de Banco de Dados Modelo de Entidade-Relacionamento (ER) GES013 Sistema de Banco de Dados Modelo de Entidade-Relacionamento (ER) Ilmério Reis da Silva ilmerio arroba ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/sbd Projeto de BD Uma Visão Panorâmica Página 2 Projeto Conceitual

Leia mais

Abordagem ER. Capítulo 2

Abordagem ER. Capítulo 2 Abordagem ER Capítulo 2 Abordagem Entidade-Relacionamento Técnica para construir modelos conceituais de bases de dados. Técnica de modelagem de dados mais difundida e utilizada. Criada em 1976, por Peter

Leia mais

Diagrama de Classes. Régis Patrick Silva Simão. Régis Simão Diagrama de Classes 1/42

Diagrama de Classes. Régis Patrick Silva Simão. Régis Simão Diagrama de Classes 1/42 Diagrama de Classes Régis Patrick Silva Simão Régis Simão Diagrama de Classes 1/42 Agenda Introdução Objetos Classes Atributos Operações & Métodos Relacionamentos Relacionamento: Associação Nome de Relacionamento

Leia mais

Diagramas de Classes. Diagramas de Classes. Diagramas de Classes. Análise e Projeto de Sistemas OO

Diagramas de Classes. Diagramas de Classes. Diagramas de Classes. Análise e Projeto de Sistemas OO Análise e Projeto de Sistemas OO s Representam os tipos de objetos existentes no modelo Descritas a partir de seus atributos, operações e restrições Podem ser organizadas segundo uma estrutura de generalização/especialização

Leia mais

Engenharia de Software II e III - Material para estudo Diagrama de Classe

Engenharia de Software II e III - Material para estudo Diagrama de Classe 1-Orientação a Objetos ANÁLISE ESTRUTURADA X ANÁLISE O.O. Enfoque Tradicional: Conjunto de programas que executam processos sobre dados. Enfoque Baseado em Objetos: Conjunto de coisas que tem características

Leia mais

Bases de Dados. Modelo Entidade-Associação. Exemplo do banco. branch. account depositor. loan. borrower customer. IST DEI Bases de Dados

Bases de Dados. Modelo Entidade-Associação. Exemplo do banco. branch. account depositor. loan. borrower customer. IST DEI Bases de Dados Bases de Dados Modelo Entidade-Associação Exemplo do banco branch account depositor loan borrower customer 2 1 Exemplo do banco branch account depositor loan borrower customer Entidades Associações 3 Exemplo

Leia mais

01 - Quais as principais vantagens da utilização de um Sistema de Banco de Dados em relação aos sistemas tradicionais de gerenciamento de arquivos?

01 - Quais as principais vantagens da utilização de um Sistema de Banco de Dados em relação aos sistemas tradicionais de gerenciamento de arquivos? Exercícios 01 - Quais as principais vantagens da utilização de um Sistema de Banco de Dados em relação aos sistemas tradicionais de gerenciamento de arquivos? 02 - Defina, sem retornar ao capítulo, os

Leia mais

Modelagem Conceitual e o Modelo Entidade-Relacionamento

Modelagem Conceitual e o Modelo Entidade-Relacionamento o Modelo Entidade-Relacionamento Gerenciamento de Dados e Informação Fernando Fonseca & Robson Fidalgo 1 Modelagem Transformar aspectos do mundo real em um modelo de dados formal Modelagem Conceitual Modelo

Leia mais

INF1012 MODELAGEM DE DADOS

INF1012 MODELAGEM DE DADOS INF1012 MODELAGEM DE DADOS Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 8 Padrões e Anti-Padrões de Modelagem Conceitual 1 Programa Capítulo 8 Padrões e

Leia mais

Aula 2 Abordagem Entidade-Relacionamento Cleverton Hentz

Aula 2 Abordagem Entidade-Relacionamento Cleverton Hentz Aula 2 Abordagem Entidade-Relacionamento Cleverton Hentz Sumário da Aula Modelo Entidade Relacionamento Diagrama de Entidade Relacionamento Casos de Uso 2 Introdução É uma técnica para construir modelos

Leia mais

Tópico: Modelagem CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tópico: Modelagem CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Tópico: Modelagem CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO Algumas definições: Modelo: Abstração da Realidade Esquema Instância Cliente Nome Cidade Rua João Ouro Preto Albino Sartori Antônio Mariana Sete Setembro

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010 1 1 Introdução 1.1 Teoria dos Sistemas 1.2 Constituição dos sistemas 1.3 Natureza dos sistemas 1.4 Parâmetros do sistema 1.5 Descrição de sistemas 1.6 Desafios enfrentados no desenvolvimento 1.7 Perfil

Leia mais

Banco de Dados Modelagem Conceitual de Dados. Prof. Edjandir Corrêa Costa

Banco de Dados Modelagem Conceitual de Dados. Prof. Edjandir Corrêa Costa Banco de Dados Modelagem Conceitual de Dados Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Introdução Modelagem conceitual de dados É a etapa inicial do projeto de banco de dados É uma descrição

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO Modelo Conceitual. Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos FMS

SISTEMA DE INFORMAÇÃO Modelo Conceitual. Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos FMS SISTEMA DE INFORMAÇÃO Modelo Conceitual Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos FMS lflcampos@machadosobrinho.com.br Modelo conceitual Um modelo conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente

Leia mais

Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3)

Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3) Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3) Permite a visualização das classes que irão compor o sistema com seus respectivos atributos e métodos, bem como demonstrar como elas se relacionam, complementam

Leia mais

UML (Linguagem unificada de modelagem)

UML (Linguagem unificada de modelagem) UML (Linguagem unificada de modelagem) Modelo de Casos de Uso -> descritos através de Diagramas de Caso de uso Determinação dos usos que o sistema terá (requisitos funcionais) captura os usos ou aplicações

Leia mais

Linguagem de Programação. Diagrama de classes

Linguagem de Programação. Diagrama de classes Linguagem de Programação Diagrama de classes Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG 2 Agenda Diagrama de classes Herança Associação Agregação Exercícios 3 Diagrama de classes Mostra um

Leia mais

Bancos de Dados Aula #2 - Modelos Conceituais de Dados

Bancos de Dados Aula #2 - Modelos Conceituais de Dados Bancos de Dados Aula #2 - Modelos Conceituais de Dados Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides baseados no material elaborado pelas professoras: Cristina D. A. Ciferri Elaine P. M. de Souza Motivação Objetivo

Leia mais

Técnicas de Modelação de Dados

Técnicas de Modelação de Dados Técnicas de Modelação de Dados Diagrama de Classes Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas de Informáticos Programação e Sistemas de Informação Módulo 13 Técnicas de Modelação de

Leia mais

UML. Diagrama de Classe

UML. Diagrama de Classe UML Diagrama de Classe Em UML as classes são representadas por um retângulo dividido em três compartimentos: o compartimento de nome, que conterá apenas o nome da classe modelada, o de atributos, que possuirá

Leia mais

Aula 7 SBD ER para Relacional. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 7 SBD ER para Relacional. Profa. Elaine Faria UFU Aula 7 SBD ER para Relacional Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Introdução Modelo ER Conveniente para representar um projeto de BD inicial de alto nível Modelo Relacional Pode ser usado para suportar a implementação

Leia mais

MC536. Modelo Entidade- Relacionamento

MC536. Modelo Entidade- Relacionamento MC536 Modelo Entidade- Relacionamento Sumário Noções Básicas MER Entidades Atributos Relacionamentos MER estendido Sumário Noções Básicas MER Entidades Atributos Relacionamentos MER estendido Noções Básicas

Leia mais

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso.

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso. Engenharia de Software Aula 07 Tópicos da Aula Introdução à UML e Introdução a UML Visão geral de alguns diagramas Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 28 Março 2012 A

Leia mais

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos UEG - Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Posse) Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II Turma: 4 Semestre Ano: 2016 Professor: José Ronaldo Leles Júnior O que é? É uma forma de abordar um problema.

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS -PROJETO CONCEITUAL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROJETO DE BANCO DE DADOS -PROJETO CONCEITUAL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROJETO DE BANCO DE DADOS -PROJETO CONCEITUAL Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza PROJETO CONCEITUAL Levantamento de requisitos Modelagem Conceitual Modelo ER PROJETO CONCEITUAL

Leia mais