A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA DE IMÓVEL NO ÂMBITO DOS SISTEMAS FINANCEIROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA DE IMÓVEL NO ÂMBITO DOS SISTEMAS FINANCEIROS"

Transcrição

1 Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos I Seminário de Direito Notarial e Registros Públicos A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA DE IMÓVEL NO ÂMBITO DOS SISTEMAS FINANCEIROS MAURO ANTÔNIO ROCHA Advogado

2 DIREITO BRASILEIRO Alienação Fiduciária de bens móveis 1965 Alienação Fiduciária de bens imóveis 1997

3 RAZÕES JUSTIFICATIVAS Crise do crédito imobiliário Cultura da Inadimplência Crise do Poder Judiciário Descrédito na hipoteca

4 Adotada efetivamente pelo mercado imobiliário 2002 como GARANTIA IDEAL, de acordo com a concepção desenvolvida pelos franceses Aynés e Crocq.

5 A utilização da alienação Fiduciária foi 2004 expandida para outras operações imobiliárias, realizadas fora dos sistemas oficiais, inclusive para a garantia de obrigações em geral (Lei nº /2004).

6 Instabilidade econômica. Desemprego. Arrocho no reajuste salarial Operadores do Direito despreparados para as novas demandas jurídicas.

7 Aplicação do CDC na Alienação Fiduciária Aplicação do DL 70/66 na Execução extrajudicial 1 2 Purgação da mora após a consolidação da propriedade 3 Quitação recíproca após a alienação em leilão público 4

8 APLICAÇÃO DO CDC A Lei nº 8.078/1990 Código de Defesa e Proteção do Consumidor é norma cogente, de ordem pública e de interesse social, inderrogável por vontade dos interessados, embora se admita a livre disposição de alguns interesses de caráter patrimonial.

9 APLICAÇÃO DO CDC O consumidor é titular de direitos constitucionais A Lei nº 8.078/1990 Código de Defesa e Proteção do fundamentais (José Afonso da Silva) e podem ser Consumidor é norma cogente, de ordem pública e de reputadas como inconstitucionais e incompatíveis com a interesse social, inderrogável por vontade dos interessados, ordem jurídica vigente quaisquer normas embora se admita a livre disposição de alguns interesses de infraconstitucionais que impeçam a defesa dos direitos do caráter patrimonial. consumidor (ADIN 2.591/2001, julgamento em 2007).

10 APLICAÇÃO DO CDC Art. 6º São direitos básicos do consumidor:... IV a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento.

11 APLICAÇÃO DO CDC Art. 6º São direitos básicos do consumidor: Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços,... dentre outras práticas abusivas:... IV a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como V - exigir do consumidor vantagem manifestamente contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no excessiva; fornecimento.

12 APLICAÇÃO DO CDC Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços Art. 6º São direitos básicos do consumidor: Art. que: 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços,... dentre outras práticas abusivas:... I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade IV a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como V e serviços - exigir do ou consumidor impliquem renúncia vantagem ou manifestamente disposição de direitos. contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no excessiva; Nas relações de consumo entre o fornecedor e o consumidor fornecimento. pessoa jurídica, a indenização poderá ser limitada, em situações justificáveis;

13 APLICAÇÃO DO CDC Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços Art. 6º 53. São Nos direitos contratos básicos de compra do consumidor: e venda de móveis ou Art. que: 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços,... imóveis mediante pagamento em prestações, bem como nas dentre outras práticas abusivas: alienações fiduciárias em garantia, consideram-se nulas de... I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade IV pleno a direito proteção as cláusulas contra a publicidade que estabeleçam enganosa a perda e abusiva, total das do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos métodos prestações comerciais pagas em coercitivos benefício do ou credor desleais, que, bem como razão do V e serviços - exigir do ou consumidor impliquem renúncia vantagem ou manifestamente disposição de direitos. contra inadimplemento, práticas e pleitear cláusulas a resolução abusivas do ou contrato impostas e no a excessiva; Nas relações de consumo entre o fornecedor e o consumidor fornecimento. retomada do produto alienado. pessoa jurídica, a indenização poderá ser limitada, em situações justificáveis;

14 APLICAÇÃO DO CDC Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços Art. O Código 6º 53. São Nos de direitos contratos Defesa básicos do de Consumidor compra consumidor: e venda se aplica de móveis a toda ou Art. que: 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços,... imóveis operação mediante de venda pagamento e compra de em bem prestações, imóvel, que bem caracterize como nas dentre outras práticas abusivas: alienações relação de fiduciárias consumo, em ainda garantia, que para consideram-se pagamento em nulas de... I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade IV pleno prestações, a direito proteção bem as cláusulas contra como na a publicidade alienação que estabeleçam fiduciária enganosa a perda em e abusiva, garantia total das do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos métodos prestações (CDC, art. comerciais pagas 53) bem como coercitivos benefício às relações do ou credor desleais, consumo que, bem como razão de do V e serviços - exigir do ou consumidor impliquem renúncia vantagem ou manifestamente disposição de direitos. contra inadimplemento, natureza práticas bancária, e pleitear cláusulas financeira, a resolução abusivas de crédito do ou e contrato impostas securitária e no a excessiva; Nas relações de consumo entre o fornecedor e o consumidor fornecimento. retomada (Resolução do CMN produto nº 3694/2009, alienado. com alterações) pessoa jurídica, a indenização poderá ser limitada, em situações justificáveis;

15 Aplicação do CDC na Alienação Fiduciária Aplicação do DL 70/66 na Execução extrajudicial 1 2 Purgação da mora após a consolidação da propriedade 3 Quitação recíproca após a alienação em leilão público 4

16 Lei nº 9.514/1997 Capítulo I Do Sistema de Financiamento Imobiliário APLICAÇÃO DL 70/1966 Seção VII Das garantias Art. 17. As operações de financiamento imobiliário em geral poderão ser garantidas por: I - hipoteca;... IV - alienação fiduciária de coisa imóvel.

17 APLICAÇÃO DL 70/1966 Lei nº 9.514/1997 Lei nº 9.514/1997 Capítulo III Capítulo I Disposições Gerais e Finais Do Sistema de Financiamento Imobiliário Art. 39. Às operações de financiamento imobiliário em geral Seção VII a que se refere esta Lei: Das garantias I - não se aplicam as disposições da Lei nº 4.380, de 21 de Art. 17. As operações de financiamento imobiliário em geral agosto de 1964, e as demais disposições legais referentes ao poderão ser garantidas por: Sistema Financeiro da Habitação - SFH; I - hipoteca; II - aplicam-se as disposições dos arts. 29 a 41 do Decreto-... Lei nº 70, de 21 de novembro de IV - alienação fiduciária de coisa imóvel.

18 PROCEDIMENTOS COMPARADOS No DL 70/1966, o procedimento de execução extrajudicial é conduzido pelo Agente Fiduciário eleito no instrumento contratual. Na Alienação Fiduciária, a competência para a execução extrajudicial é do Oficial de Registro de Imóveis da circunscrição do imóvel.

19 PROCEDIMENTOS COMPARADOS No DL 70/1966, quando o montante auferido na No DL 70/1966, o alienação do bem em leilão procedimento de execução público for inferior ao valor extrajudicial é conduzido pelo da dívida somado às despesas, Agente Fiduciário eleito no o credor poderá cobrar do instrumento contratual. devedor, por via executiva, o valor remanescente do crédito. Na Alienação Fiduciária, a venda do imóvel em leilão Na Alienação Fiduciária, a público implica em recíproca competência para a execução quitação e a ausência de lance extrajudicial é do Oficial de vencedor implica na extinção Registro de Imóveis da da dívida e exoneração do circunscrição do imóvel. credor à prestação de contas e pagamento por benfeitorias.

20 PROCEDIMENTOS COMPARADOS No DL 70/1966, quando o No DL 70/1966, a carta de montante auferido na arrematação No DL 70/1966, emitida o pelo alienação do bem em leilão leiloeiro, procedimento com as de assinaturas execução público for inferior ao valor do extrajudicial agente fiduciário é conduzido e de cinco pelo da dívida somado às despesas, testemunhas Agente Fiduciário constitui eleito título no o credor poderá cobrar do suficiente instrumento para contratual. o registro da devedor, por via executiva, o transmissão da propriedade. valor remanescente do crédito. Na Alienação Fiduciária, a Na Alienação Fiduciária, o venda do imóvel em leilão Na título Alienação para o Fiduciária, registro da a público implica em recíproca competência transmissão da para propriedade a execução é quitação e a ausência de lance extrajudicial o instrumento é do de Oficial venda e de vencedor implica na extinção Registro compra, de regularmente Imóveis da da dívida e exoneração do formulado circunscrição e assinado imóvel. pelas credor à prestação de contas e partes. pagamento por benfeitorias.

21 PROCEDIMENTOS COMPARADOS No DL 70/1966, o devedor pode, a qualquer momento, até a assinatura do auto de arrematação, purgar o débito totalizado. Na Alienação Fiduciária, transcorrido o prazo legal e averbada a consolidação da propriedade o credor não está obrigado a aceitar pagamento total ou parcial do débito.

22 Apelação Rel. Des. Carlos Alberto Garbi, 10ª Câmara de Direito Privado, 10/03/2015. POSIÇÃO DO TJSP A recorrente (incorporadora imobiliária) apelou de sentença que a condenara ao pagamento de 90% dos valores recebidos dos autores, titulares de compromisso de compra e venda com financiamento imobiliário e pacto adjeto de alienação fiduciária, por contrariar o disposto no art. 27 da Lei nº 9.514/1997.

23 POSIÇÃO DO TJSP Em seu voto pela reforma da sentença e denegação da restituição dos valores pagos, o d. Relator afirmou que a ré cumpriu integralmente a sua Apelação prestação, entregando o imóvel e celebrando o Rel. contrato Des. de Carlos compra e venda. Alberto Financiou Garbi, o preço 10ª Câmara e tornou-se de credora Direito fiduciária, Privado, com 10/03/2015. propriedade resolúvel sobre a unidade autônoma. E mais, disso decorre não mais existir A recorrente contrato bilateral (incorporadora a ser resolvido, imobiliária) por iniciativa apelou de qualquer de sentença das partes. que Existe a condenara tão somente ao pagamento contrato unilateral de 90 de dos mútuo valores garantido recebidos por propriedade dos autores, fiduciária. titulares de compromisso de compra e venda... com financiamento imobiliário e pacto adjeto de alienação Portanto, fiduciária, descabe por o pedido contrariar de devolução o disposto dos no valores art. 27 pagos da a Lei título nº de financiamento de imóvel objeto de alienação fiduciária em garantia, que 9.514/1997. só seria possível com o reconhecimento de saldo favorável aos autores no leilão do imóvel garantidor da dívida, o que não ocorreu na hipótese.

24 POSIÇÃO DO TJSP Apelação Rel. Des. Alexandre Lazzarini, 9ª Câmara de Direito Privado, Apelação 23/02/ Rel. Des. Carlos Alberto Garbi, 10ª Câmara de Direito Privado, 10/03/2015. A recorrente (incorporadora imobiliária) apelou de sentença A que recorrente julgou procedente (incorporadora medida imobiliária) cautelar, com apelou liminar de sentença de que suspensão a condenara do leilão ao pagamento e parcialmente de 90 procedente dos valores a ação recebidos dos declaratória autores, de titulares rescisão de contratual compromisso cumulada de compra e devolução venda com de valores financiamento pagos para imobiliário declarar rescindido e pacto adjeto o contrato, de alienação fiduciária, reintegrar a por ré na contrariar posse do o imóvel disposto e no determinar art. 27 da a Lei devolução nº 9.514/1997. de 15% dos valores pagos pelos autores, corrigidos monetariamente e acrescidos de juros de mora a partir da citação. Em seu voto pela reforma da sentença e denegação da restituição dos valores pagos, o d. Relator afirmou que a ré cumpriu integralmente a sua prestação, entregando o imóvel e celebrando o contrato de compra e venda. Financiou o preço e tornou-se credora fiduciária, com propriedade resolúvel sobre a unidade autônoma. E mais, disso decorre não mais existir contrato bilateral a ser resolvido, por iniciativa de qualquer das partes. Existe tão somente contrato unilateral de mútuo garantido por propriedade fiduciária.... Portanto, descabe o pedido de devolução dos valores pagos a título de financiamento de imóvel objeto de alienação fiduciária em garantia, que só seria possível com o reconhecimento de saldo favorável aos autores no leilão do imóvel garantidor da dívida, o que não ocorreu na hipótese.

25 POSIÇÃO DO TJSP Apelação Rel. Des. Alexandre Lazzarini, 9ª Câmara de Direito Privado, Apelação 23/02/2016. Rescisão contratual. Alienação Fiduciária. Rel. Pedido Des. Carlos Alberto formulado Garbi, pelos 10ª devedores Câmara de fiduciantes. Direito Privado, Possibilidade, 10/03/2015. eis A que recorrente ainda não (incorporadora havia se consolidado imobiliária) a propriedade apelou de sentença em favor A que da recorrente credora julgou procedente fiduciária. (incorporadora Cautelar medida imobiliária) cautelar, em apenso. com apelou Medida liminar de sentença de que suspensão cautelar, a condenara confirmada do leilão ao pagamento e na parcialmente sentença, de 90 quem procedente dos impediu valores a ação o recebidos leilão do dos declaratória imóvel. autores, Devolução de titulares rescisão dos de valores contratual compromisso pagos cumulada com de compra retenção e devolução venda com de apenas valores financiamento 15%. pagos Reforma. para imobiliário declarar Taxa de rescindido e ocupação. pacto adjeto o Arbitramento. contrato, de alienação fiduciária, reintegrar Encargos sobre a por ré na contrariar o posse imóvel do o vencidos imóvel disposto e durante no determinar art. o 27 exercício da a Lei devolução nº da 9.514/1997. de posse. 15 dos Apelo valores da Ré pagos parcialmente pelos autores, provido. corrigidos monetariamente e acrescidos de juros de mora a partir da citação. Em seu voto pela reforma da sentença e denegação da restituição dos valores pagos, o d. Relator afirmou que a ré cumpriu integralmente a sua prestação, entregando o imóvel e celebrando o contrato de compra e venda. Financiou o preço e tornou-se credora fiduciária, com propriedade resolúvel sobre a unidade autônoma. E mais, disso decorre não mais existir contrato bilateral a ser resolvido, por iniciativa de qualquer das partes. Existe tão somente contrato unilateral de mútuo garantido por propriedade fiduciária.... Portanto, descabe o pedido de devolução dos valores pagos a título de financiamento de imóvel objeto de alienação fiduciária em garantia, que só seria possível com o reconhecimento de saldo favorável aos autores no leilão do imóvel garantidor da dívida, o que não ocorreu na hipótese.

26 Aplicação do CDC na Alienação Fiduciária Aplicação do DL 70/66 na Execução extrajudicial Purgação da mora após a consolidação da propriedade Quitação recíproca após a alienação em leilão público 4

27 PURGAÇÃO DA MORA APÓS A CONSOLIDAÇÃO O 1º do art. 26 da Lei 9.514/1997, dispõe que, vencida e não paga a dívida, o fiduciante será intimado, pelo oficial do competente Registro de Imóveis, a satisfazer, no prazo de 15 dias, a prestação vencida e as que se vencerem até a data do pagamento, com os juros, as penalidades, demais encargos contratuais e legais e despesas imputáveis ao imóvel, além das despesas de cobrança e de intimação.

28 PURGAÇÃO DA MORA APÓS A CONSOLIDAÇÃO O 1º do art. 26 da Lei 9.514/1997, dispõe que, vencida e O art. 27 determina que o bem imóvel com propriedade não paga a dívida, o fiduciante será intimado, pelo oficial do consolidada no fiduciário por conta de inadimplemento competente Registro de Imóveis, a satisfazer, no prazo de 15 contratual do fiduciante seja vendido obrigatoriamente dias, a prestação vencida e as que se vencerem até a data do em leilão público, no prazo de 30 dias, em respeito à pagamento, com os juros, as penalidades, demais encargos tradição civilista de negar a apropriação pelo credor do bem contratuais e legais e despesas imputáveis ao imóvel, além oferecido em garantia pelo devedor. das despesas de cobrança e de intimação.

29 PURGAÇÃO DA MORA APÓS A CONSOLIDAÇÃO O 1º do art. 26 da Lei 9.514/1997, dispõe que, vencida e art. 27 determina que o bem imóvel com propriedade não O principal paga a dívida, e imediato o fiduciante efeito da será consolidação intimado, pelo da oficial do consolidada no fiduciário por conta de inadimplemento competente propriedade Registro no fiduciário de Imóveis, é a transformação a satisfazer, da no propriedade prazo de 15 contratual do fiduciante seja vendido obrigatoriamente dias, fiduciária a prestação em propriedade vencida e as plena, que com se vencerem a consequência até a data de do em leilão público, no prazo de 30 dias, em respeito à pagamento, extinção do com direito os juros, real de as aquisição penalidades, de que demais era titular encargos o tradição civilista de negar a apropriação pelo credor do bem contratuais fiduciante. e legais e despesas imputáveis ao imóvel, além oferecido em garantia pelo devedor. das despesas de cobrança e de intimação.

30 PURGAÇÃO DA MORA APÓS A CONSOLIDAÇÃO 1 art. 27 da Lei 9.514/1997 determina que o bem imóvel O principal e imediato efeito da consolidação da com propriedade consolidada no fiduciário por conta de propriedade no fiduciário é a extinção do direito real de inadimplemento contratual do fiduciante seja vendido aquisição de que era titular o fiduciante, com a obrigatoriamente em leilão público, no prazo de 30 dias, consequência de transformar a propriedade fiduciária em em respeito à tradição civilista de negar a apropriação pelo propriedade Podem os interessados plena. acordar sobre o pagamento e credor recebimento do bem do oferecido valor da dívida em garantia após a pelo averbação devedor. da consolidação da propriedade em nome do credor fiduciário?

31 PURGAÇÃO DA MORA APÓS A CONSOLIDAÇÃO 12 art. 27 da Lei 9.514/1997 determina que o bem imóvel O principal e imediato efeito da consolidação da com propriedade consolidada no fiduciário por conta de propriedade no fiduciário é a extinção do direito real de inadimplemento contratual do fiduciante seja vendido aquisição de que era titular o fiduciante, com a obrigatoriamente em leilão público, no prazo de 30 dias, consequência de transformar a propriedade fiduciária em em respeito à tradição civilista de negar a apropriação pelo propriedade Podem o devedor os interessados plena. exigir do acordar credor sobre o recebimento o pagamento do valor e do credor recebimento débito e do consequente bem do oferecido valor quitação da dívida em garantia da após dívida a pelo averbação após devedor. a averbação da da consolidação da propriedade em nome do credor fiduciário?

32 PURGAÇÃO DA MORA APÓS A CONSOLIDAÇÃO 12 3 art. 27 da Lei 9.514/1997 determina que o bem imóvel O principal e imediato efeito da consolidação da com propriedade consolidada no fiduciário por conta de propriedade no fiduciário é a extinção do direito real de inadimplemento contratual do fiduciante seja vendido aquisição de que era titular o fiduciante, com a obrigatoriamente em leilão público, no prazo de 30 dias, consequência de transformar a propriedade fiduciária em em respeito à tradição civilista de negar a apropriação pelo propriedade Podem o devedor registrador os interessados plena. exigir a requerimento do acordar credor sobre o recebimento das o pagamento partes do praticar valor e do o credor recebimento débito e do consequente bem do oferecido valor quitação da dívida em garantia após dívida a pelo averbação após devedor. cancelamento da averbação de consolidação da a averbação propriedade da consolidação na matrícula imobiliária? da propriedade em nome do credor fiduciário?

33 Proc , Dje 17/06/2011, 1ª VRP/SP, Juiz Gustavo Henrique Bretas Marzagão POSIÇÃO DA 1ª VRP SP... a averbação da consolidação da propriedade não tem efeito constitutivo, nem o tem o cancelamento da averbação. Consolidada a propriedade do imóvel em nome do fiduciário o bem deve ser levado a leilão público. Cancelamento do cancelamento representaria via de cobrança indevida. Norma cogente que não pode ser afastada pela vontade das partes.

34 POSIÇÃO DA 1ª VRP SP Proc , Dje 13/08/2015, 1ª VRP/SP, Proc , Dje 17/06/2011, 1ª Juíza Tânia Mara Ahualli VRP/SP, Juiz Gustavo Henrique Bretas Marzagão Julgou válido o termo de quitação emitido pelo credor... a averbação da consolidação da propriedade não tem em acordo entabulado pelas partes; efeito constitutivo, nem o tem o cancelamento da Validou a purgação da mora do devedor após o decurso averbação. Consolidada a propriedade do imóvel em nome do prazo legal, fundado no DL 70/66; do fiduciário o bem deve ser levado a leilão público. Negou a possibilidade do cancelamento da averbação Cancelamento do cancelamento representaria via de que consolidou a propriedade em nome do credor; cobrança indevida. Norma cogente que não pode ser Sugere a realização de novo negócio jurídico pelas afastada pela vontade das partes. partes.

35 POSIÇÃO DA 1ª VRP SP Proc , Dje 13/08/2015, 1ª VRP/SP, Proc , Dje 17/06/2011, 1ª Juíza Tânia Mara Ahualli VRP/SP, Juiz Gustavo Henrique Bretas Marzagão domínio Julgou voltará válido a ser o exercido termo de pelo quitação antigo devedor? emitido pelo credor... a averbação da consolidação da propriedade não tem... em acordo entabulado pelas partes; efeito constitutivo, nem o tem o cancelamento da Contudo, Validou o cancelamento a purgação da da averbação mora do que devedor consolida após a propriedade o decurso averbação. também não é Consolidada possível, pois esta a propriedade averbação é apenas do imóvel declaratória. em nome do prazo legal, fundado no DL 70/66; do... fiduciário o bem deve ser levado a leilão público. Negou a possibilidade do cancelamento da averbação Cancelamento do cancelamento representaria via de que consolidou a propriedade em nome do credor; cobrança partes, que suportarão indevida. Norma os seus custos, cogente para que a renovação não pode da ser garantia ou alteração Sugere da a realização propriedade. de novo negócio jurídico pelas afastada pela vontade das partes. partes. Uma vez determinado que a quitação da dívida após a consolidação da propriedade é cabível, surge questão importante: de que maneira o Acredito ser necessária a realização de novo negócio jurídico entre as

36 REsp DF (2013/ ), Rel. Min. Nancy Andrighi, 3ª Turma. POSIÇÃO DO STJ Neste julgado, em ação fundada na recusa do credor ao recebimento do crédito após a consolidação da propriedade, o STJ admitiu a purgação da mora pelo devedor e, nada dispondo em contrário, deixou implícita a autorização para o cancelamento da consolidação da propriedade e da propriedade fiduciária.

37 POSIÇÃO DO STJ REsp DF (2013/ ), Rel. Min. Nancy Andrighi, Havendo 3ª previsão Turma. legal de aplicação do art. 34 do DL nº 70/99 (sic) à Lei nº 9.514/97 e não dispondo esta sobre a Neste data limite julgado, para em purgação fundada mora na recusa do mutuário, do credor conclui-se ao recebimento pela incidência do irrestrita crédito após daquele a consolidação dispositivo da legal propriedade, aos o contratos STJ admitiu celebrados a purgação com da base mora na Lei pelo nº devedor 9,514/97, e, nada dispondo admitindo-se em contrário, a purgação deixou da mora implícita até a assinatura a autorização do para auto o de cancelamento arrematação... da consolidação da propriedade e da propriedade fiduciária.

38 POSIÇÃO DO STJ REsp DF RS (2014/ ), (2013/ ), Rel. Rel. Min. Min. Ricardo Nancy Andrighi, Havendo Villas Bôas 3ª previsão Cueva, Turma. 3ª legal Turma. de aplicação do art. 34 do DL nº 70/99 (sic) à Lei nº 9.514/97 e não dispondo esta sobre a Neste, julgado, em que as em partes fundada acordaram na quanto recusa do à quitação, data limite para purgação mora do mutuário, credor conclui-se ao recebimento ficando a lide do restrita crédito à recusa após a do consolidação registrador pela incidência irrestrita daquele dispositivo da ao legal propriedade, aos o cancelamento contratos STJ admitiu da celebrados a purgação consolidação com base mora da propriedade, na Lei pelo nº devedor o 9,514/97, e, STJ nada dispondo entendeu possível admitindo-se em contrário, a purgação a purgação deixou da da mora implícita mora após até a assinatura a autorização a consolidação, do para auto o mas de cancelamento optou por encaminhar arrematação... da consolidação as partes da propriedade à realização e de da uma propriedade nova transmissão fiduciária. da propriedade.

39 POSIÇÃO DO STJ Desse modo, não há porque negar aos recorrentes a REsp possibilidade de pagamento DF RS (2014/ ), (2013/ ), da quantia devida Rel. Rel. Min. Min. com Ricardo Nancy o Andrighi, Havendo Villas objetivo Bôas de 3ª previsão recuperar Cueva, Turma. 3ª legal o Turma. imóvel de aplicação dado em do garantia art. 34 do e, DL nº 70/99 (sic) à Lei nº 9.514/97 e não dispondo esta sobre a Neste, consequentemente, julgado, em as data limite para em partes o termo purgação fundada acordaram de quitação mora na quanto da recusa do mutuário, do à dívida. quitação, Por fim, credor conclui-se ao recebimento ficando cumpre destacar a lide pela incidência do restrita que os irrestrita crédito à recusa prejuízos após daquele a do consolidação registrador advindos com dispositivo da ao a posterior legal propriedade, aos o cancelamento purgação da mora contratos STJ admitiu da celebrados a purgação consolidação são suportados com base mora da propriedade, exclusivamente na Lei pelo nº devedor o 9,514/97, e, STJ pelo nada dispondo entendeu devedor fiduciante, possível admitindo-se em contrário, a que purgação arcará a purgação deixou da com da mora implícita mora todas após as até a assinatura a autorização a despesas consolidação, do para auto o mas referentes de cancelamento optou à por "nova" encaminhar transmissão arrematação... da consolidação as partes da da propriedade à propriedade realização e de e também da uma propriedade nova com os gastos transmissão despendidos fiduciária. da propriedade. pelo fiduciário com a consolidação da propriedade (ITBI, custas cartorárias, etc.)

40 Aplicação do CDC na Alienação Fiduciária Aplicação do DL 70/66 na Execução extrajudicial 1 2 Purgação da mora após a consolidação da propriedade 3 Quitação recíproca após a alienação em leilão público 4

41 QUITAÇÃO RECÍPROCA A propriedade consolidada no fiduciário deve ser oferecida à venda em leilão público pelo valor revisado do bem, ou, em segundo leilão, pelo valor mínimo correspondente ao total da dívida, despesas e encargos.

42 Lei nº 9.514/1997, art. 27 QUITAÇÃO RECÍPROCA 4º Nos cinco dias que se seguirem à venda do imóvel no A leilão, propriedade o credor consolidada entregará ao no devedor fiduciário a importância deve ser oferecida que à sobejar, venda em considerando-se leilão público nela pelo compreendido valor revisado o do valor bem, da ou, em indenização segundo de leilão, benfeitorias, pelo valor depois mínimo de correspondente deduzidos os valores ao total da dívida da dívida, e das despesas e encargos. de que tratam os 2º e 3º, fato esse que importará em recíproca quitação, não se aplicando o disposto na parte final do art. 516 do Código Civil.

43 Lei nº 9.514/1997, art. 27 QUITAÇÃO RECÍPROCA 4º Nos cinco dias que se seguirem à venda do imóvel no Não havendo lance igual ou superior ao valor mínimo A leilão, propriedade o credor consolidada entregará ao no devedor fiduciário a importância deve ser oferecida que estipulado, o credor poderá assenhorar-se do imóvel, à sobejar, venda em considerando-se leilão público nela pelo compreendido valor revisado o do valor bem, da ou, ficando o devedor destituído de qualquer direito em relação em indenização segundo de leilão, benfeitorias, pelo valor depois mínimo de correspondente deduzidos os valores ao aos valores pagos e o credor exonerado de prestar contas em total da dívida da dívida, e das despesas e encargos. de que tratam os 2º e relação à eventual e futura disposição do bem. 3º, fato esse que importará em recíproca quitação, não se aplicando o disposto na parte final do art. 516 do Código Civil.

44 Lei nº 9.514/1997, art. 27 QUITAÇÃO RECÍPROCA Dispõe 4º Nos o cinco 5º do dias art. que 27, se da seguirem Lei nº 9.514/1997: à venda do imóvel no Não havendo lance igual ou superior ao valor mínimo A leilão, propriedade o credor consolidada entregará ao no devedor fiduciário a importância deve ser oferecida que estipulado, o credor poderá assenhorar-se do imóvel, à sobejar, Se, venda no segundo em considerando-se leilão leilão, público o maior nela pelo compreendido lance valor revisado oferecido o do valor não bem, for da ou, igual ficando o devedor destituído de qualquer direito em relação em indenização ou superior segundo ao de leilão, valor benfeitorias, pelo referido valor depois no mínimo 2º, de considerar-se-á correspondente deduzidos os valores ao aos valores pagos e o credor exonerado de prestar contas em total da extinta dívida da a dívida, e das despesas e exonerado e encargos. o credor de da que obrigação tratam os de que 2º e relação à eventual e futura disposição do bem. 3º, trata fato o esse 4º. que importará em recíproca quitação, não se aplicando o disposto na parte final do art. 516 do Código Civil.

45 Lei nº 9.514/1997, art. 27 QUITAÇÃO RECÍPROCA Dispõe 4º Nos o cinco 5º do dias art. que 27, se da seguirem Lei nº 9.514/1997: à venda do imóvel no Não O beneficiário havendo lance do disposto igual ou no superior 5º do ao art. valor 27, portanto, mínimo é o A leilão, propriedade o credor consolidada entregará ao no devedor fiduciário a importância deve ser oferecida que estipulado, credor que se o credor torna senhor poderá do assenhorar-se imóvel e poderá do imóvel, aliená-lo pelo à sobejar, Se, venda no segundo em considerando-se leilão leilão, público o maior nela pelo compreendido lance valor revisado oferecido o do valor não bem, for da ou, igual ficando melhor preço, o devedor no mercado destituído ordinário de qualquer e sem direito os procedimentos em relação em indenização ou superior segundo ao de leilão, valor benfeitorias, pelo referido valor depois no mínimo 2º, de considerar-se-á correspondente deduzidos os valores ao aos amarrados valores do pagos leilão e o público, credor exonerado estando dispensado de prestar de contas entregar em total da extinta dívida da a dívida, e das despesas e exonerado e encargos. o credor de da que obrigação tratam os de que 2º e relação ao devedor à eventual e futura excesso disposição que resultar do bem. da venda. 3º, trata fato o esse 4º. que importará em recíproca quitação, não se aplicando o disposto na parte final do art. 516 do Código Civil.

46 QUITAÇÃO RECÍPROCA Proposta apresentada no VII Jornada de Direito Civil - Lei 2015, nº realizada 9.514/1997, pelo art. CJF: 27 o 5º do art. 27 da Lei nº 9.514/1997 consubstancia regra Dispõe 4º Nos o cinco 5º do dias art. que 27, se da seguirem Lei nº 9.514/1997: à venda do imóvel no Não O particular, beneficiário havendo própria lance do disposto para igual a ou tutela no superior 5º de do devedor ao art. valor 27, portanto, vulnerável, mínimo é o A leilão, propriedade o credor consolidada entregará ao no devedor fiduciário a importância deve ser oferecida que estipulado, credor não sendo que razoável se o credor torna senhor a poderá sua incidência do assenhorar-se imóvel em e poderá relações do imóvel, aliená-lo paritárias, pelo à sobejar, Se, venda no segundo em considerando-se leilão leilão, público o maior nela pelo compreendido lance valor revisado oferecido o do valor não bem, for da ou, igual ficando melhor nas quais preço, o deveria devedor no mercado prevalecer destituído ordinário a de disciplina qualquer e sem geral direito os procedimentos das em garantias relação em indenização ou superior segundo ao de leilão, valor benfeitorias, pelo referido valor depois no mínimo 2º, de considerar-se-á correspondente deduzidos os valores ao aos amarrados reais, valores aplicável do pagos leilão também e o público, credor à alienação exonerado estando fiduciária dispensado de prestar de bens contas entregar em total da extinta dívida da a dívida, e das despesas e exonerado e encargos. o credor de da que obrigação tratam os de que 2º e relação ao móveis. devedor à Dada eventual a especificidade e futura excesso disposição que da resultar regra do especial, bem. da venda. que tem 3º, trata por fato finalidade o esse 4º. que proteger importará o em contratante recíproca vulnerável, quitação, não se aplicando notadamente o disposto no financiamento parte final imobiliário, do art. 516 sua do aplicação Código Civil. poderia ser validamente afastada por contratantes em relações paritárias.

47 QUITAÇÃO RECÍPROCA Proposta apresentada no VII Jornada de Direito Civil - Lei 2015, nº realizada 9.514/1997, pelo art. CJF: 27 o Alienação 5º do art. Fiduciária 27 da Lei com nº pacto 9.514/1997 Marciano consubstancia regra Dispõe 4º Nos o cinco 5º do dias art. que 27, se da seguirem Lei nº 9.514/1997: à venda do imóvel no Não particular, beneficiário havendo própria lance do disposto para igual a ou tutela no superior 5º de do devedor ao art. valor 27, portanto, vulnerável, mínimo é o A leilão, propriedade o credor consolidada entregará ao no devedor fiduciário a importância deve ser oferecida que estipulado, credor não O pacto sendo marciano que razoável permite se o credor torna senhor a poderá sua incidência ao credor do assenhorar-se imóvel em apropriar-se e poderá relações direta do imóvel, aliená-lo paritárias, e pelo à sobejar, Se, venda no segundo em considerando-se leilão leilão, público o maior nela pelo compreendido lance valor revisado oferecido o do valor não bem, for da ou, igual ficando melhor nas permanentemente quais preço, o deveria devedor no mercado prevalecer do bem como destituído ordinário a de disciplina mecanismo qualquer e sem geral de direito os procedimentos das satisfação em garantias da relação em indenização ou superior segundo ao de leilão, valor benfeitorias, pelo referido valor depois no mínimo 2º, de considerar-se-á correspondente deduzidos os valores ao aos amarrados reais, dívida, valores aplicável pelo valor do pagos leilão também precificado e o público, credor à alienação pelo mercado exonerado estando fiduciária ou dispensado de prestar o arbitrado de bens contas entregar em total da extinta dívida da a dívida, e das despesas e exonerado e encargos. o credor de da que obrigação tratam os de que 2º e relação ao móveis. por terceiro devedor à Dada independente eventual a especificidade ao tempo e futura excesso disposição que da resultar regra vencimento do especial, bem. da venda. que da tem 3º, trata por dívida, fato finalidade o entregando esse 4º. que proteger importará ao devedor o em contratante a recíproca diferença vulnerável, quitação, entre o valor não da se aplicando notadamente dívida e o preço disposto no atribuído financiamento parte do bem. final imobiliário, do art. 516 sua do aplicação Código Civil. poderia ser validamente afastada por contratantes em relações paritárias.

48 EXPEDIENTE Mauro Antônio Rocha Advogado graduado pela Faculdade de Direito da USP. Cursos de extensão e aperfeiçoamento em Direito Imobiliário, Urbanístico, Notarial, Tributário, do Consumidor, entre outros. Pós graduação lato sensu (MBA) em Direito Imobiliário pelo Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa, São Paulo (SP). Pós graduação lato sensu em Direito Notarial e Registral pela Faculdade Arthur Thomas, Londrina (PR). Certificados ABECIP CA 300 e CA 600 em Crédito Imobiliário. Palestrante, professor e instrutor (IBRAFI, CRECI/SP, Faculdade LEGALE, Confederação Nacional das Instituições Financeiras CNF, Escola Superior de Advocacia OAB/SP, Universidade Corporativa CAIXA, Escola de Negócios UBS. Currículo: lattes.cnpq.br/

PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Ultimamente tem-se discutido judicialmente, a aplicação do art. 53 do CDC, mesmo que o contrato tenha sido celebrado

Leia mais

NOÇÕES SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL

NOÇÕES SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL NOÇÕES SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL Introdução Tendo em vista que é muito comum a alienação fiduciária de imóveis, muitos aspectos podem ensejar dúvidas. Neste breve trabalho, sem a pretensão

Leia mais

SENTENÇA. Vistos. Trata-se de pedido de providências formulado pelo Oficial do 17º Registro de Imóveis da Capital, a requerimento de José Garcia.

SENTENÇA. Vistos. Trata-se de pedido de providências formulado pelo Oficial do 17º Registro de Imóveis da Capital, a requerimento de José Garcia. fls. 58 SENTENÇA Processo Digital nº: 1043214-93.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Pedido de Providências - Registro de Imóveis Requerente: 17º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo Juíza de Direito:

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.367.704 - RS (2013/0035337-1) RELATOR : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO RECORRENTE : CLAIR MARLI TEMPAS DEL ROIO ADVOGADO : JEFERSON MARIN E OUTRO(S) RECORRIDO : CAIXA ECONÔMICA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000761XXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº XXXXXXX-86.2011.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante CHEMIN GUARULHOS VII EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei /2017 Art. 9º. Melhim Namem Chalhub

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei /2017 Art. 9º. Melhim Namem Chalhub ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei 13.476/2017 Art. 9º Melhim Namem Chalhub GARANTIA DE DÍVIDA FUTURA CÓDIGO CIVIL Código Civil: Art. 1.362. O contrato, que serve de título à propriedade fiduciária, conterá: I o

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000039033 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1002171-22.2014.8.26.0001, da Comarca de, em que é apelante ALTANA TOLEDO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 184 Registro: 2016.0000763464 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1035357-59.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante CORREIA DIAS 136 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Curso Resultado. Decreto-Lei 911, de 01 de outubro de Lei 9.514, de 20 de novembro de 1997 Não foram ressaltadas as alterações anteriores a 2016

Curso Resultado. Decreto-Lei 911, de 01 de outubro de Lei 9.514, de 20 de novembro de 1997 Não foram ressaltadas as alterações anteriores a 2016 ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei 4.728, de 14 de julho de 1965 Art. 66-B. O contrato de alienação fiduciária celebrado no âmbito do mercado financeiro e de capitais, bem como em garantia de créditos fiscais e

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao consumidor Compra fora do

Leia mais

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.518.085 - RS (2015/0045085-1) RELATÓRIO O SENHOR MINISTRO MARCO AURÉLIO BELLIZZE: Cuida-se de recurso especial interposto por Ana Paula Vieira de Moraes, fundamentado nas alíneas

Leia mais

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de fls. 164 SENTENÇA Processo nº: 1005919-57.2017.8.26.0001 - Procedimento Comum Requerente: Judith Gonçalves da Silva Requerido: Uniproperties Empreendimentos Imobiliários Ltda. Eximo. Sr. Dr. Juiz Ademir

Leia mais

SENTENÇA. Afirmam que adquiriram imóvel na planta junto à requerida em 8 de novembro de 2013.

SENTENÇA. Afirmam que adquiriram imóvel na planta junto à requerida em 8 de novembro de 2013. fls. 144 SENTENÇA Processo Digital nº: 1004129-65.2016.8.26.0068 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Paulo Roberto Mazurega e outro Requerido:

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SALLES ROSSI (Presidente sem voto), MOREIRA VIEGAS E LUIS MARIO GALBETTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SALLES ROSSI (Presidente sem voto), MOREIRA VIEGAS E LUIS MARIO GALBETTI. fls. 175 Registro: 2017.0000291677 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1050903-28.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MARIA DE LOURDES BEZERRA OLIVEIRA,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.462.210 - RS (2014/0149511-0) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA RECORRENTE : JANETE BECKER RECORRENTE : MAURO CESAR BECKER ADVOGADOS : ANDRÉ LUIZ MENDONÇA DA SILVA ANDRÉIA

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte IX Prof. Francisco Saint Clair Neto CLÁUSULAS QUE OBRIGUEM O CONSUMIDOR A RESSARCIR OS CUSTOS DE COBRANÇA DE SUA OBRIGAÇÃO, SEM QUE IGUAL DIREITO LHE SEJA CONFERIDO CONTRA O

Leia mais

RECURSO ESPECIAL Nº MG (2013/ )

RECURSO ESPECIAL Nº MG (2013/ ) RECURSO ESPECIAL Nº 1.421.512 - MG (2013/0392820-1) RELATORA RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : EDNA REGINA GUIMARAES : MARDEN DRUMOND VIANA E OUTRO(S) : UNIMED PARÁ DE

Leia mais

Compras Realizadas fora do Estabelecimento Comercial

Compras Realizadas fora do Estabelecimento Comercial Compras Realizadas fora do Estabelecimento Comercial Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Contratos em Espécie Aula n. 50 Artigo 49 do CDC O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de

Leia mais

Ofício nº (SF) Brasília, em 28 de novembro de Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor Primeiro-Secretário,

Ofício nº (SF) Brasília, em 28 de novembro de Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor Primeiro-Secretário, Ofício nº 1.267 (SF) Brasília, em 28 de novembro de 2018. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor

Leia mais

Atendimento e Legislação

Atendimento e Legislação Atendimento e Legislação Outorga de Crédito e Contratos Específicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento e Legislação LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE

Leia mais

Dia: 24 de novembro de 2011 Local: Auditório da Siqueira Castro - Advogados / RJ

Dia: 24 de novembro de 2011 Local: Auditório da Siqueira Castro - Advogados / RJ Dia: 24 de novembro de 2011 Local: Auditório da Siqueira Castro - Advogados / RJ ALEXANDRA MUSIERACKI BANK HISTÓRICO A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA, COMO INSTITUTO NO DIREITO BRASILEIRO, EXISTE DESDE A LEI 4728/65,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 379 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000184378 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1107797-87.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FH 10 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 192 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000561646 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1004129-65.2016.8.26.0068, da Comarca de Santana de Parnaíba, em que é apelante ELBRUS EMPREENDIMENTOS

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. CERT Regular 6ª Fase

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. CERT Regular 6ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 6ª Fase 1) FCC JE - TJCE (2014) Celebrado contrato de mútuo com garantia hipotecária, por instrumento público, a) o distrato poderá dar-se por instrumento

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 453 Registro: 2017.0000263732 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1022104-38.2014.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

DISTRATOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

DISTRATOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL DISTRATOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Arthur Rios Júnior Advogado imobiliário e da construção; Sócio da Arthur Rios Advogados Associados; Especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Cândido

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E NORMATIVAS

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E NORMATIVAS ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E NORMATIVAS KEZIAH ALESSANDRA VIANNA SILVA PINTO REGISTRADORA DE IMÓVEIS DE BRUMADINHO/MG COORDENADORA DO DEPARTAMENTO DE CURSOS E EVENTOS DO CORI-MG

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 354 Registro: 2017.0000328113 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1018032-71.2015.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS

PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 24) 1 Alguns conceitos Conceito de marketing Conceito de propaganda Conceito de publicidade Conceito de divulgação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº fls. 290 Registro: 2017.0000128836 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1019196-08.2015.8.26.0003, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BROOKFIELD MB GOIÂNIA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

THAYANI CRUZ NANNINI e RODRIGO MACHADO GOMES ajuizaram "ação de rescisão contratual" contra GAFISA SPE-127 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA.

THAYANI CRUZ NANNINI e RODRIGO MACHADO GOMES ajuizaram ação de rescisão contratual contra GAFISA SPE-127 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. fls. 140 SENTENÇA Processo Digital nº: 1009303-59.2016.8.26.0002 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Thayani Cruz Nannini e outro Requerido: Gafisa

Leia mais

ESTUDO ANALÍTICO ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

ESTUDO ANALÍTICO ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL. CONSIDERAÇÕES INICIAIS ESTUDO ANALÍTICO ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL. Wylton Carlos Gaion CONSIDERAÇÕES INICIAIS Procura-se neste estudo, fazer uma abordagem sobre a definição da alienação fiduciária de bem imóvel, os

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 5 Pretensão de reforma da sentença que julgou improcedente o pedido inicial para limitação dos juros remuneratórios contratados em 12% ao ano Cabimento Hipótese em que os juros remuneratórios estipulados

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL.

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 05/07/2018 ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL. Sujeito Credor fiduciário. Devedor fiduciário. ESTRUTURA JURÍDICA Objeto Propriedade plena; Bens enfitêuticos,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000017445 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1012334-50.2016.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante BIG TOP 2 INCORPORADORA LTDA.,

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Cláusulas Abusivas - Parte XIII Prof. Francisco Saint Clair Neto Em contrato de mútuo, avençou-se garantia fidejussória com expressa previsão de manutenção da fiança em caso de prorrogação

Leia mais

LEILÕES EXTRAJUDICIAIS E SUAS APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

LEILÕES EXTRAJUDICIAIS E SUAS APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL LEILÕES EXTRAJUDICIAIS E SUAS APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 1. PROMESSA DE VENDA E COMPRA IMÓVEL NA PLANTA/ PAGAMENTO PARCELADO 1.1. BREVE HISTÓRICO A promulgação da Lei Federal nº 4.591 em 16 de dezembro

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.220-A DE 2015 Altera as Leis nºs 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para disciplinar a resolução do contrato por inadimplemento do adquirente

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 307 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 10396XX-58.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Andreia A. B. Even Sp 46/10

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA INOVAÇÕES LEGISLATIVAS

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA INOVAÇÕES LEGISLATIVAS ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA INOVAÇÕES LEGISLATIVAS NOVO CPC Lei 13.465/2017 Lei 13.476/2017 Melhim Chalhub CONTRATOS - Melhim Namem Chalhub - Incorporação Imobiliária ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Negócio jurídico de

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº fls. 769 Registro: 2016.0000878132 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1028625-96.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes CLAUDIO HILÁRIO CUPERTINO DE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 291 Registro: 2017.0000346518 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1029116-06.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CALGARY INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS-

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores VITO GUGLIELMI (Presidente) e PERCIVAL NOGUEIRA. São Paulo, 18 de junho de 2015.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores VITO GUGLIELMI (Presidente) e PERCIVAL NOGUEIRA. São Paulo, 18 de junho de 2015. Registro: 2015.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXX- 96.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante EVEN-SP 14/10 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR OAB Direito do Consumidor Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao

Leia mais

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS LEI 13.786/2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/ 1990 Leis especiais contratos imobiliários Decreto-lei 58, de 1937 Lei 4.591, de

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 223 Registro: 2017.0000139094 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1044990-94.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante LUISA MARIA BEZERRA REOVATO, é apelado PARTIFIB

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000658746 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1095575-53.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ELBRUS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, é apelado

Leia mais

SENTENÇA. Foi deferida a tutela antecipada (fls. 77).

SENTENÇA. Foi deferida a tutela antecipada (fls. 77). fls. 158 SENTENÇA Processo Digital nº: 1014104-44.2018.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Dalton Silva Ferreira de Andrade e outro

Leia mais

Juiz(a) de Direito: Dr(a). Rodrigo Nogueira

Juiz(a) de Direito: Dr(a). Rodrigo Nogueira fls. 410 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 10734XX-69.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Luiz Ricardo B. M. Even Sp

Leia mais

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes.

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes. fls. 178 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 1010XXX-94.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro VERA LUCIA K. e outro PDG

Leia mais

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro fls. 168 SENTENÇA Processo Digital nº: 1042356-28.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Antonio Alves Bizerra Requerido: Projeto

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS COBRANÇA DE DÍVIDAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor Quando o fornecedor for cobrar algum débito do consumidor, não poderá expô-lo ao ridículo,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 326 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000166041 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1041904-52.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante GRANADA INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

DISTRATOS. Panorama Jurídico RICARDO CAMPELO. Curitiba, 17 de novembro de 2015

DISTRATOS. Panorama Jurídico RICARDO CAMPELO. Curitiba, 17 de novembro de 2015 DISTRATOS Panorama Jurídico Curitiba, 17 de novembro de 2015 RICARDO CAMPELO - DISTRATO - RESCISÃO UNILATERAL - RESILIÇÃO CDC - Art. 53. Nos contratos de compra e venda de móveis ou imóveis mediante pagamento

Leia mais

EMPRÉSTIMO BANCÁRIO: - Limitação de Desconto na Folha de Pagamento

EMPRÉSTIMO BANCÁRIO: - Limitação de Desconto na Folha de Pagamento EMPRÉSTIMO BANCÁRIO: - Limitação de Desconto na Folha de Pagamento Aula 39 Pós Graduação em Direito do Consumidor 1 Cliente, funcionário público, faz empréstimo de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.654.112 - SP (2017/0002602-8) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA RECORRENTE : BRAZILIAN SECURITIES COMPANHIA DE SECURITIZACAO ADVOGADOS : GRAZIELA SANTOS DA CUNHA - SP178520

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 242 Registro: 2017.0000639434 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos da Apelação nº 1001694-95.2016.8.26.0011, da Comarca de São Paulo, em que é apelante GAFISA S/A e apelado ANTONIO CELSO

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Alienação Fiduciária Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA O bem, móvel ou imóvel ficará em poder do devedor (fiduciante),

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 152 Registro: 2017.0000534243 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009150-33.2015.8.26.0011, da Comarca de São Paulo, em que é apelante JOABES FERNANDES DE SANT ANA,

Leia mais

lauda 1

lauda 1 fls. 147 SENTENÇA Processo Digital nº: 1069138-72.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Fernanda Avallone Giaconi e outro Requerido:

Leia mais

SENTENÇA. RIBEIRO e RAFAEL XIMENES RIBEIRO contra FIBRA MZM DIADEMA EMPREENDIMENTO

SENTENÇA. RIBEIRO e RAFAEL XIMENES RIBEIRO contra FIBRA MZM DIADEMA EMPREENDIMENTO fls. 190 SENTENÇA Processo Digital nº: 1015049-02.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Miucha Fernandes Barbosa Ribeiro e outro

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº UBERLÂNDIA

APELAÇÃO CÍVEL Nº UBERLÂNDIA EMENTA: AÇÃO ORDINÁRIA- CARTÃO DE CRÉDITO- CONTRATO DE ADESÃO CDC JUROS - MULTA MORATÓRIA - CLÁUSULA MANDATO ABUSIVIDADE. O contrato de cartão de crédito trata-se de contrato de adesão, já que as cláusulas

Leia mais

LEI /2008 QUESTÕES JURÍDICAS PRÁTICAS. 1. Espaço sugerido para inserir logo do palestrante

LEI /2008 QUESTÕES JURÍDICAS PRÁTICAS. 1. Espaço sugerido para inserir logo do palestrante LEI 11.795/2008 QUESTÕES JURÍDICAS PRÁTICAS 1. Espaço sugerido para inserir logo do palestrante APLICAÇÃO DO C.D.C. TJ-RS AP. 70045634292 13 CAM. RELATORA ANGELA TEREZINHA DE OLIVEIRA BRITO Possível a

Leia mais

Curso Resultado. Mapeamento das provas do TJ-RJ 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 Versão sem gabaritos DEMONSTRAÇÃO

Curso Resultado. Mapeamento das provas do TJ-RJ 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 Versão sem gabaritos DEMONSTRAÇÃO Curso Resultado Mapeamento das provas do TJ-RJ 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 Versão sem gabaritos DEMONSTRAÇÃO Trabalho finalizado em janeiro de 2017. SUMÁRIO Tabelas - o que caiu Civil...1 Processo Civil...15

Leia mais

Vistos lauda 1

Vistos lauda 1 fls. 150 SENTENÇA Processo Digital nº: 1010964-70.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Pedro Miguel Leonato Caparroz e outro Requerido:

Leia mais

PROTEÇÃO DO S CO N SUM IDO RES ADIM PLEN TES: IN TERESSE CO LETIVO X IN DIVIDUAL AM AN DA FLÁVIO DE O LIVEIRA

PROTEÇÃO DO S CO N SUM IDO RES ADIM PLEN TES: IN TERESSE CO LETIVO X IN DIVIDUAL AM AN DA FLÁVIO DE O LIVEIRA PROTEÇÃO DO S CO N SUM IDO RES ADIM PLEN TES: IN TERESSE CO LETIVO X IN DIVIDUAL AM AN DA FLÁVIO DE O LIVEIRA CONSUMIDOR E MERCADO IMOBILIÁRIO: RELAÇÕES SEMPRE CONFLITUOSAS Conflitos variados (e antigos):

Leia mais

Alienação fiduciária em garantia

Alienação fiduciária em garantia Surgimento: necessidade de criação de novas garantias reais para proteção do direito ao crédito Finalidade: transferência do direito de propriedade de com fins de garantia Outros exemplos de garantias

Leia mais

SENTENÇA C O N C L U S Ã O

SENTENÇA C O N C L U S Ã O fls. 183 SENTENÇA Processo Digital nº: 1039681-92.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Rui Manuel Valente Batista e outro Requerido:

Leia mais

PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA EM GARANTIA. MELHIM NAMEM CHALHUB

PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA EM GARANTIA. MELHIM NAMEM CHALHUB PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA EM GARANTIA MELHIM NAMEM CHALHUB www.melhimchalhub.com PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA Propriedade resolúvel com características peculiares, conforme a função para a qual é constituída Administração

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO PODER JUDICIÁRIO DE SÃO PAULO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA 154 7 REGISTRADO(A) SOB N {r\ ACÓRDÃO!! 1 *03498880* Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n 0110976-27.2007.8.26.0003,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000606784 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1024918-52.2016.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante BIG TOP 2 INCORPORADORA LTDA.,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 2 Registro: 2014.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXX- XX.2011.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante COOPERATIVA HABITACIONAL TERRA PAULISTA,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 264 Registro: 2017.0000183898 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013368-94.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante QUEIROZ GALVÃO PAULISTA 12 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS (art. 67 da Lei nº /17) E A PORTABILIDADE (Sub-rogação de Dívida)

ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS (art. 67 da Lei nº /17) E A PORTABILIDADE (Sub-rogação de Dívida) ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS (art. 67 da Lei nº 13.465/17) E A PORTABILIDADE (Sub-rogação de Dívida) João Pedro Lamana Paiva Registrador de Imóveis da 1ª Zona de Porto

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA DE DIREITO PRIVADO APELAÇÃO Nº 48187/ CLASSE CNJ COMARCA CAPITAL

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA DE DIREITO PRIVADO APELAÇÃO Nº 48187/ CLASSE CNJ COMARCA CAPITAL APELANTE(S): BV FINANCEIRA S. A CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO APELADO(S): DOMINGAS ARRUDA MATTOS OLIVEIRA D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO (LJ21>1Q7) PODER JUDICIÁRIO RELATOR : DESEMBARGADORA FEDERAL DANIELE MARANHÃO COSTA APELANTE : ARNANDES FERRAZ DE AGUIAR E OUTRO(A) ADVOGADO : BA00010328 - DINALVA CUNHA DE MATOS APELADO : CAIXA ECONOMICA

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 17 1. JURISDIÇÃO... 17 1.1. Conceito de jurisdição... 17 1.2. Princípios da jurisdição... 17 1.3. Espécies de Jurisdição... 19 1.4. Competência... 21

Leia mais

Vistos lauda 1

Vistos lauda 1 fls. 187 SENTENÇA Processo Digital nº: 1136959-93.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Gilson Queiroz da Silva e outro Requerido:

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 63 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Artigo 13, parágrafo único, inciso II, da Lei n. 9.656/98 Os contratos de produtos de que tratam o inciso I e o 1 o do art. 1 o desta Lei

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS COBRANÇA DE DÍVIDAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor Quando o fornecedor for cobrar algum débito do consumidor, não poderá expô-lo ao ridículo,

Leia mais

Superior T ribunal de J ustiça

Superior T ribunal de J ustiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.597.658 - SP (2013/0098107-2) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA RECORRENTE : A.L.P. E OUTROS ADVOGADO : NATAN BARIL E OUTRO(S) - PR029379 RECORRIDO : VANILLA CAFFE FRANCHISING

Leia mais

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Órgão : 5ª TURMA CÍVEL Classe : APELAÇÃO N. Processo : 20120410066574APC (0006445-36.2012.8.07.0004) Apelante(s) : ANTENOR

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PUBLICIDADE ENGANOSA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PUBLICIDADE ENGANOSA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor PUBLICIDADE ENGANOSA Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 Publicidade enganosa Não se exige prova da enganosidade real (mera capacidade de indução

Leia mais

SENTENÇA FUNDAMENTO E DECIDO.

SENTENÇA FUNDAMENTO E DECIDO. fls. 170 SENTENÇA Reclamação: 1021071-08.2017.8.26.0564 - Procedimento Comum Data da Audiência: Data e Hora da Audiência Selecionada > Requerente: Thiago Devido dos Santos e

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores DONEGÁ MORANDINI (Presidente) e BERETTA DA SILVEIRA. São Paulo, 21 de abril de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores DONEGÁ MORANDINI (Presidente) e BERETTA DA SILVEIRA. São Paulo, 21 de abril de 2017. fls. 190 Registro: 2017.0000272205 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2238772-58.2016.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante QUEIROZ GALVAO PAULISTA

Leia mais

PARECER TÉCNICO FINANCEIRO EXTRAJUDICIAL

PARECER TÉCNICO FINANCEIRO EXTRAJUDICIAL PARECER TÉCNICO FINANCEIRO EXTRAJUDICIAL VINCULADO A CONTRATO DE FINANCIAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE VEÍCULO Financiado: Agente Financeiro: Tipo de Contrato: Número do Contrato: Modelo Banco CDC 1,1E+ COBREVI

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor - Aula n. 26 1 Conceito de prática abusiva A prática abusiva caracteriza-se

Leia mais

1 - A inscrição indevida do nome do autor em cadastro de inadimplentes configura dano moral in re

1 - A inscrição indevida do nome do autor em cadastro de inadimplentes configura dano moral in re Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS Órgão 4ª Turma Cível Processo N. APELAÇÃO 0706123-08.2017.8.07.0001 APELANTE(S) BANCO VOLKSWAGEN S.A. APELADO(S) ELIAS

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DA PROPRIEDADE Aspectos Polêmicos. Roberto Lúcio de Souza Pereira 6º Ofício de Registro de Imóveis Recife/PE

CONSOLIDAÇÃO DA PROPRIEDADE Aspectos Polêmicos. Roberto Lúcio de Souza Pereira 6º Ofício de Registro de Imóveis Recife/PE CONSOLIDAÇÃO DA PROPRIEDADE Aspectos Polêmicos Roberto Lúcio de Souza Pereira 6º Ofício de Registro de Imóveis Recife/PE 1 Vale à pena, para o Registrador de Imóveis, ser o responsável pelo procedimento

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. 33ª Câmara de Direito Privado TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO. 33ª Câmara de Direito Privado TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Apelação nº fls. 302 Registro: 2018.0000110907 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1035907-57.2016.8.26.0002, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelado, é apelado/apelante. ACORDAM,

Leia mais

Atendimento e Legislação

Atendimento e Legislação Atendimento e Legislação Cláusulas Abusivas Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento e Legislação Aula XX LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 368 Registro: 2018.0000085887 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1012838-59.2017.8.26.0002, da Comarca de, em que é apelante/apelado ODEBRECHT REALIZAÇÕES SP - 06 -

Leia mais

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides.

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides. Ação Monitória M435a Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 24 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.518.085 - RS (2015/0045085-1) RELATOR : MINISTRO MARCO AURÉLIO BELLIZZE RECORRENTE : ANA PAULA VIEIRA DE MORAES ADVOGADO : ITIBERÊ PEDROSO RECORRIDO : CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROCURADOR

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SÃO PAULO 2ª VARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SÃO PAULO 2ª VARA CÍVEL fls. 180 Processo: Requerente: Requerido: CONCLUSÃO Em 19 de novembro de 2015, faço estes autos conclusos à MMª Juíza de Direito da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, Dra. ANDREA FERRAZ MUSA.

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 6 PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Case jurídico: inscrição indevida no nome do consumidor nos cadastros de restrição de crédito 1 Prática Forense no Direito do Consumidor Petição

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Direito do Consumidor Cláusulas Abusivas Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br Direito do Consumidor LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE DEFESA

Leia mais

lauda 1

lauda 1 fls. 142 SENTENÇA Processo Digital nº: 1015023-04.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Leonardo Rodrigues Gonçalves Requerido: Gafisa

Leia mais