PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS"

Transcrição

1 PORTFÓLIO DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA DO SUS VIVENTE: DINORAH DE FRANÇA LIMA NATAL/ RN

2 Primeiro dia de vivência (08/01) A partir do momento da concentração do grupo percebi a diversidade dos viventes, de como somos diferentes apesar de estarmos em unidade de viver o SUS! Ao chegarmos no Centro de Formação Patativa do Assaré, fiquei encantada pela riqueza do ambiente. Plenária Apresentação das Normas do Centro de Formação Patativa do Assaré e da Programação Diária; Apresentação dos Viventes Mística Ao som de tá chovendo flor, formamos um grande círculo e cantamos a canção de mãos dadas, teve a recitação de um poema sobre a nossa futura experiência no Ver-SUS, vendaram os nossos olhos e colocaram as mochilas em nossas costas e os facilitadores nos encaminhavam para um grupo Núcleo de Base NB, em seguida quando o grupo estava completo, tiramos as vendas e nos conhecemos, abraçamos e formamos o NB3 Vermelho. As expectativas e ansiedade para o próximo dia era imensa!

3 Segundo dia de vivência (09/01) O dia amanheceu alegre com a alvorada Criamos a identidade do NB 3 Vermelho Urucum que significa vermelho em tupi e é uma fruta - fonte de matéria prima para tinturas vermelhas, usada para os mais diversos fins, entre eles, como protetor da pele contra o sol e contra insetos ; há também o simbolismo de agradecimento, utilizados pelos índios nas festividades e principalmente nos dias de luta.. Tivemos formação com a temática Análise de Conjuntura ministrada por Raquel militante do levante popular da juventude, estudante de Enfermagem. Refletimos sobre a Conjuntura do país e de como precisamos de uma Reforma Política, discutimos como a Constituinte está interligada com a Saúde. Em seguida nos reunimos no NB para a leitura do texto A saúde e a centralidade da luta por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político Brasileiro. Levamos para Plenária os aspectos importantes do texto, após a discussão no NB.

4 Terceiro dia de vivência (10/01) O domingo amanheceu chuvoso A alvorada foi serena e delicada... O Urucum ficou responsável pela mística, organizamos a plenária logo após o café da manhã ficou lindo! Neste dia vivenciei e pude construir a mística que é a alma de um povo, a energia que perpassa o cotidiano que irriga paixão, amor, que é capaz de edificar o ser humano. O tema da formação Como funciona a sociedade? Ministrado pela Paula Adissi. Foi maravilhoso tendo em vista que de forma dinâmica compreendemos o VALOR do trabalho na sociedade, e a sua importância na sociedade capitalista. E que com o trabalho conseguimos TUDO!

5 Quarto dia de vivência (11/01) Alvorada Plenária Realização do Plebiscito Temática: Sistema Político ministrado por Floriza - militante do Levante Popular da Juventude. Exibição de vídeos, dinâmica de que como podemos ajudar João para a construção da sua consciência política, cada NB expôs como ajudaria João. Debate sobre a Constituinte Exclusiva e Soberana no Sistema Político no plenário e em seguida reunião com o NB, onde tivemos como conclusão de que para haver luta e movimento precisamos estar em unidade e resgatar a cultura política do povo brasileiro para uma Constituinte Já! Oficina da Esquete Encenação Teatral Curta Sobre uma UBS sem atendimento humanizado pelos profissionais de saúde, médico cubano sofrendo o preconceito racial, além disso evidenciamos a necessidade de profissionais de saúde com atendimento humanizado na atenção básica.

6 Quinto dia de vivência (12/01) O dia das opressões Foram três momentos durante o dia para debater sobre o movimento de populações oprimidas ao longo da história: Mulheres, LGBT e Negros. O primeiro espaço foi sobre as mulheres onde tivemos uma discussão riquíssima sobre o movimento feminista, em seguida houve separação de homens e mulheres para um espaço auto organizado. O espaço auto organizado feminista foi uma vivência de empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, discutimos e refletimos sobre a herança do machismo na sociedade que é retratado historicamente pelo sistema patriarcal o poder é do homem, utilizado para explorar as mulheres que devem servir, lavar, ficar em casa, devido a diferença de gênero e a desigualdade evidenciada pelo processo de trabalho. No espaço do movimento LGBT José - o facilitador, trouxe uma reflexão sobre a questão da homofobia e as dificuldades para a inclusão do LGBT na sociedade. Posteriormente, foi feito um espaço auto organizado LGBT, separando os dois grupos e refletindo sobre o tema. Durante a noite, foi a vez da discussão da População Negra. Com a mesma metodologia dos espaços anteriores, foi feita uma reflexão sobre o racismo mediada por Kelly Oliveira e João Paulo. Mas, enquanto os negros foram para o espaço auto organizado, os demais viventes e facilitadores prepararam a nossa cultural com direito a fogueira, pipoca, brigadeiro e uma decoração especial que foi construída coletivamente. Um momento muito legal de integração e bastante divertido, tivemos oficina de turbante e dança.

7 Sexto dia de vivência (13/01) As primeiras vivências foram direcionadas às comunidades específicas - Quilombo, terreiro e assentamento. A vivência no assentamento foi maravilhosa, fomos muito bem recebidos e conhecemos os militantes do movimento sem terra MST. A região é produtora de melão, o meio de produção é a agricultura irrigada. O processo de adoecimento está interligado com o hábito de vida daquele povo, a precária condição sanitária foi o que mais me preocupou além da contaminação da água, o destino do lixo e principalmente a falta de assistência de saúde. Fiquei encantada como eles dividem as tarefas e como eles são organizados.

8 Sétimo dia de vivência (14/01) Atenção Básica um modelo contra hegemônico Atenção Primária, atenção primária, atenção primária... UBS! Vocês tem plano de saúde? NÃO! O que é que você quer? SUS SUS SUS SUS SUS! Fui para o Ambulatório de Prevenção e Tratamento (APTAD) especializado em prevenção e tratamento de tabagismo, álcool e outras drogas, localizado no bairro de Pirangi, a gestora que iria nos acolher não estava na UBS entretanto a Administradora, mostrou o espaço onde é realizado as reuniões e respondeu alguns questionamentos dos vivente. Posteriormente, fomos para o NASF Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no bairro de Nazaré, conheci a função do NASF e como é importante a atuação integrada que permite realizar discussões de casos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. As ações de saúde tem foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

9 Oitavo dia de vivência (15/01) Vivências no serviço de média e alta complexidade- UPA, SAMU, Maternidade, CEO, Hospital Municipal e Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL Tive a oportunidade de ir ao Hospital Universitário Onofre Lopes, lá esperamos um bom tempo para sermos atendidos, enquanto isso tivemos um contato com um jornalista do hospital, conversou com o grupo e tirou fotos que seriam utilizadas para uma publicação no site do huol. A visita em si foi muito rápida, não conseguimos conhecer a estrutura do hospital e consistiu na apresentação da estrutura do hospital de maneira expositiva através de slides e uma explanação sobre a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação, que tem como missão aprimorar a gestão dos HUF ( Hospitais Universitários Federais) para prestar uma atenção de qualidade à saúde no âmbito do SUS e fornecerem um cenário de prática adequado ao processo de ensino e pesquisa para os docentes e discentes. Entretanto, acredito que através da adesão da EBERH os hospitais universitários perderam sua essência, tendo em vista que, a lógica de metas a serem estabelecidas é incompatível com o processo de ensino- aprendizagem refletindo nas práticas dos futuros profissionais da saúde, formando uma visão empresarial da saúde, ou seja, tratando a saúde como uma mercadoria. Além disso, fiquei inquieta quando no slide de apresentação dos cursos que tem estágio no local, não estava o nome do curso Gestão em Sistema e Serviços de Saúde, como se o Hospital Universitário Onofre Lopes não fosse campo de estágio dos estudantes deste curso. Coloquei esses pontos no espaço de discussão e algo que deve ser revisto. No final da tarde debatemos no NB, as questões da tentativa de privatização da saúde, e como a Ebserh pode significar um passo para esta finalidade.

10 Nono dia de vivência (16/01) Lutamos contra o modelo manicomial! Vivencias na área da Saúde Mental Tive a oportunidade de ir a Residência Terapêutica localizada no perímetro urbano da cidade de Natal, ao chegarmos na residência, o grupo foi acolhido pelo Técnico de Enfermagem, formado em Direito que nos apresentou os moradores e a estrutura da casa, explicou o funcionamento e a relação dos profissionais com os 8 moradores. Era nítida a cultura medicamentosa presente naquele ambiente, e a ausência de terapia ocupacional através de um relato de um morador, afirmou que dançava e ouvia mais música no Hospital Doutor João Machado do que na residência e sentia falta disso. Tentávamos manter um diálogo, que terminava em monólogo através da falta de autonomia do sujeito e até do processo do próprio auto- reconhecimento. A " lógica manicomial" esta presente nesse serviço de saúde mental evidenciando a necessidade de desconstrução desse modelo em um espaço que deveria desinstitucionalizar os sujeitos que passaram anos e anos internados no manicômio, que deveriam potencializar a vida e a liberdade destes. Tive a oportunidade de conhecer esse casal, que se conheceram no Hospital Doutor João Machado, casaram neste local tiveram uma bela cerimonia que pude conhecer através de um lindo registro fotográfico em um porta retrato no quarto deste senhor. Pedi para tirar uma foto, e eles aceitaram. Essa foto representa o amor e a união deste casal apaixonante.

11 Décimo de vivência (17/01) O dia da caminhada Vivência na Comunidade do Jacoca, Pela manhã tivemos uma caminhada maravilhosa, entramos em contato com a família e a natureza. Ao retornamos ao Centro de Formação tivemos um espaço com o representante da CUT, membro do Conselho Nacional de Saúde, Geoderci que retratou o Controle Social no SUS. No turno da tarde, foi abordada a questão agrária - focada no MST por Ilena e a noite, com a Bruna tivemos um debate sobre a cidade na luta e na resistência.

12 O papel do sujeito na história, movimentos sociais e estudantil (18/01) Logo pela manhã, foi concluída a dinâmica onde cada um expôs o que havia sido acrescentado na sua bagagem após o processo de vivenciar o SUS. Todos tiveram a oportunidade de traçar um paralelo entre a bagagem com que chegamos e a que estávamos saindo. Uma palavra que marcou a minha vivência foi desconstrução! e a vontade de lutar pela Saúde Popular. Pela tarde, foi levantada a questão do papel do sujeito na história, num debate maravilhoso estimulando a inserção dos viventes nos movimentos sociais e principalmente no movimento estudantil, numa análise de conjuntura política. No fim da noite, houve a cultural. VER-SUS POTIGUARAS O VER SUS MUDOU A MINHA VIDA!

13

14

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA

GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS IMPERATRIZ-MA GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA RELATÓRIO: VER- SUS 2016.2 IMPERATRIZ-MA 2016 A 3º edição do VER-SUS Imperatriz foi realizada no período de 12 a 18 de agosto de 2016. Uma experiência única, proporcionou

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA MINISTÉRIO DA SAÚDE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SUS PROJETO: VER- SUS/NATAL-RN PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA Carol Rebouças da Silva NATAL/RN Janeiro de 2016 08/01/2016 Primeiro dia de vivência Meu dia

Leia mais

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN 2016.1 ANDRÉ FELIPE BANDEIRA CAVALCANTE 1 Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. Manoel de Barros 1 Estudante graduando

Leia mais

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru

Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru Ousar lutar, Organizando a Juventude para a Constru C onstrução o de um SUS Popular. " Os sonhos verdadeiros são coerentes; espalham em cada passo um bocado de sementes, para fazer o jardim do amanhecer.

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al,

Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, MINISTÉRIO DA SAÚDE- MS Relatório VER-SUS Arapiraca / Al, 2016.1 Acadêmica de enfermagem: Tatiane da Silva Santos Local de Execução: Serviços de saúde do municipio e Universidade Estadual de Alagoas UNEAL,

Leia mais

Introdução. Portfólio do VER-SUS Potiguaras RN. Luiz Otávio Barboza Leite. Medicina- UFCG

Introdução. Portfólio do VER-SUS Potiguaras RN. Luiz Otávio Barboza Leite. Medicina- UFCG Portfólio do VER-SUS Potiguaras RN Luiz Otávio Barboza Leite Medicina- UFCG Introdução O VER-SUS Potiguaras ocorreu entre os dias 8 e 19 de janeiro de 2016 e proporcionou aos viventes muito mais que um

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2

PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 PORTFÓLIO VER-SUS UBERLÂNDIA 2016/2 VIVENTE: ARTHUR DAYRELL Iniciada dia 12 de novembro de 2016, a segunda edição do VER-SUS realizada em Uberlândia teve início no Centro de Convivências da Universidade

Leia mais

Relatório de Vivência 206.1

Relatório de Vivência 206.1 Relatório de Vivência 206.1 Larissa Raianne Sanguinete Monteiro dos Santos Graduanda em Saúde Coletiva, UFPE. RECIFE, PE. 2016 No primeiro dia da vivência, fomos recebidos no NAE ( Núcleo de Apoio a Eventos)

Leia mais

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA

VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA VER-SUS IMPERATRIZ RELATO DE VIVÊNCIA Edith Monielyck Mendonça Batista Período: 01 a 10/08/2015 1 VISÃO SOBRE A VIVÊNCIA O VER-SUS foi uma experiência que permitiu o contato com realidade que talvez não

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL.

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. RELATÓRIO DE VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE DE ALAGOAS AL. O Projeto ocorreu entre os dias 10 e 22 de dezembro. Neste período ficamos alojados na Universidade Federal de Alagoas.

Leia mais

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da

Terça feira, 16/01/2018, estávamos no terceiro dia da vivência, foi o dia que aconteceu nossa primeira visita externa para a Unidade de Saúde da VER-SUS 2018.1 No dia, 14/01/2018, deu início ao VER-SUS Maceió/AL, aproximadamente as 14:00h da tarde. Ao chegarmos fomos para a plenária, local onde aconteceu a apresentação de cada vivente e a separação

Leia mais

VER-SUS-Imperatriz-MA

VER-SUS-Imperatriz-MA VER-SUS-Imperatriz-MA 2016.1 Relatoria de Vivencia Alana Bethyere Rodrigues Silva Acadêmica de Enfermagem-UFMA CCSST VER-SUS (Imperatriz-Ma) 06/01/2016 Foi o dia que a nossa vivência teve início. Fomos

Leia mais

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 PERCURSO I: Eu com as outras - questionamos as dominações e somamos forças para potencializar as resistências e o agir coletivo.

Leia mais

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno

Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição / Cidade: Moreno Vivências E Estágios Na Realidade Do Sistema Único De Saúde- Edição 2016.2 / Cidade: Moreno Portfólio: Experiência Do Projeto Versus 2016 Vivente: Amanda Rodrigues Lima dos Santos Discente do 7 período

Leia mais

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências

Relatório de vivências VerSus Verão Recife /01 Inicio das vivências Relatório de vivências VerSus Verão Recife 2016 21/01 Inicio das vivências No período da manhã foi realizado o acolhimento dos viventes no NAE(núcleo de apoio a eventos ). Após o almoço, nos dirigimos

Leia mais

RELATÓRIO VERSUS

RELATÓRIO VERSUS RELATÓRIO VERSUS 2015.1 Natália Luiza Matos de Sousa Discente em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba Vivente e facilitadora do VERSUS João Pessoa-2015.1 João Pessoa 2015 Portfolio como

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde

Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde Vivência e Estágio Na Realidade do Sistema Único de Saúde nos municípios de Breves e Benevides. Edição Inverno 2012 Projeto

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA HELOISA PADESKI RODONISKI 1. SOBRE A FACILITADORA Heloisa Padeski Rodoniski, 20 anos, natural de Curitiba/PR e residente do mesmo. Atualmente graduanda do curso de Farmácia da Universidade

Leia mais

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA João Pessoa, 31 de janeiro de 2015. Nós, estudantes de Fisioterapia, presentes no

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos

PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos PORTFÓLIO VER-SUS Montes Altos Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, Montes Altos-MA, 08 a 14 de janeiro, 2018. Jheimyson Rêgo Barnabé, estudante de medicina Universidade

Leia mais

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS

VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS VER-SUS BRAGANÇA 2017/2018 ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS Portifólio de Vivência Belém, 09 de Fevereiro de 2018 Relato de Experiência de um acadêmico de direito e usuário do SUS a respeito da

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO VER-SUS BRASIL EM CAJAZEIRAS-PB EDIÇÃO 2018.1 VIVENTE: KELY LAINNE BARBOSA DE BRITO QUINTO DIA (05.02.2018) TEMA: CENÁRIO DO SUS E REALIDADES INSTITUCIONAIS MANHÃ Inicialmente

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO E VIVÊNCIAS (VER-SUS)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO E VIVÊNCIAS (VER-SUS) RELATÓRIO DE ESTÁGIO E VIVÊNCIAS (VER-SUS) Os estágios de vivências desenvolvidos pelo VER-SUS permite que estudantes de diversas áreas da saúde (multiprofissional) permaneçam juntos integralmente entre

Leia mais

COMPREENSÕES E REFLEXÕES SOBRE OS FEMINISMOS: O QUE PENSAM OS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO?

COMPREENSÕES E REFLEXÕES SOBRE OS FEMINISMOS: O QUE PENSAM OS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO? COMPREENSÕES E REFLEXÕES SOBRE OS FEMINISMOS: O QUE PENSAM OS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO? Autor (1): Elane Rocha Andrade Co-autor (2): Cheirla dos Santos Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Leia mais

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen

RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI. Frederico Westphalen RELATÓRIO DAS VIVÊNCIAS DO VERSUS DO ALTO URUGUAI Frederico Westphalen 2016.2 Cícera Michel Facilitadora A experiência do VERSUS Alto Uruguai após recepção da 19º. Coordenadoria de saúde ficou hospedada

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE Tatiane Pecoraro Psicóloga Coordenadora de Saúde Mental Salgado Filho -PR Caracterização do Município Município de

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde

Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Relatos de vivências na realidade do Sistema Único de Saúde Ver-SUS - Zona da Mata Paraibana / 2015.2 Vivente: Dilayne Diniz Pereira dos Santos João Pessoa, PB Agosto de 2015 Introdução O Ver-SUS Zona

Leia mais

Natal, janeiro de Olá Sus!

Natal, janeiro de Olá Sus! Natal, janeiro de 2016 Olá Sus! Tenho muitas coisas pra te contar sobre você. Sim, isso mesmo, sobre você. Acredita que passei onze dias com mais cinqüenta e nove pessoas discutindo, vivendo, convivendo,

Leia mais

VER-SUS Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016

VER-SUS Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016 VER-SUS 2016.2 Local: Assentamento Che Guevara Moreno/PE Vivente: David Yuri Souto Ayres Período de Vivência: 10/12/2016 à 23/10/2016 Portfólio VER-SUS 2016.2 O acolhimento dos viventes foi bastante dinâmico

Leia mais

PORTFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS: POR UM SUS COM MAIS AMOR

PORTFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS: POR UM SUS COM MAIS AMOR PORTFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS: POR UM SUS COM MAIS AMOR E então, a noite do dia oito de janeiro de dois mil e dezesseis chegou! E com ela um novo sentimento iniciou seu crescimento dentro do meu coração.

Leia mais

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016

RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 RELATORIO VER-SUS BELO HORIZONTE VERÃO 2016 Entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2016, ocorreu o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde VER-SUS, na cidade de Belo Horizonte. Como proposta,

Leia mais

Vera Lúcia Gomes Rocha

Vera Lúcia Gomes Rocha Vera Lúcia Gomes Rocha Relatório da vivência VER-SUS/ 2016.1 Arapiraca Maceió- AL 04-01-16: O período da manhã foi disponibilizado para a chegada dos viventes e para a organização das acomodações no prédio

Leia mais

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015

Relatório final VER SUS Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 Relatório final VER SUS 2015.1 Arapiraca, Alagoas. 23 a 31 de Janeiro de 2015 Vivente:Deyse dos Santos Oliveira Enfermagem Centro Universitário Tiradentes - Unit 1º DIA DE VIVÊNCIA 23/01/2015 O VER SUS

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

A Construção do SUS no contexto das Políticas Públicas

A Construção do SUS no contexto das Políticas Públicas A Construção do SUS no contexto das Políticas Públicas O VER-SUS/Brasil como ferramenta de aproximação do estudante universitário à realidade do Sistema Único de Saúde Autores: Giovanna Carla Costa Rangel

Leia mais

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS.

O nome grupo vem devido à necessidade de se formar profissionais que possam acolher melhor quem busca atendimento de saúde no âmbito do SUS. Relatório de vivência VERSUS Imperatriz Local: Universidade Federal do Maranhão Período: 06/01/2016 a 17/01/2016 Facilitadora: Thailane Maria Silva Santana O primeiro contato do grupo aconteceu a partir

Leia mais

SABERES E FAZERES QUILOMBOLAS: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO

SABERES E FAZERES QUILOMBOLAS: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO SABERES E FAZERES QUILOMBOLAS: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO ALTO, Rosana Lacerda Monte UNIUBE - rosana@yahoo.com.br VASCONCELOS, Valéria Oliveira UNIUBE valvasc2003@yahoo.com.br ET: Educação popular,

Leia mais

VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins

VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins VER-SUS edição de verão 2016/1 Santa Maria- Rio Grande do Sul Fernanda Soares Martins Relatório de Vivência 2016/1 Inicialmente ocorreu o acolhimento. Apresentação do projeto, histórico, estabelecimento

Leia mais

C. CARREIROS E C. SAÚDE

C. CARREIROS E C. SAÚDE C. CARREIROS E C. SAÚDE ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO CONHECIMENTO 01/08/2016 a 05/08/2016 01/08 A 05/08 DURANTE TODA SEMANA... 08:00 às 12:00/ 13:30 às 17:30 - ARRECADAÇÃO DE ROUPAS,

Leia mais

5. A não participação do relator implicará na eliminação do trabalho nos anais do NORMAS PARA APRESENTAÇÃO EM FORMATO DE PÔSTER

5. A não participação do relator implicará na eliminação do trabalho nos anais do NORMAS PARA APRESENTAÇÃO EM FORMATO DE PÔSTER NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL 1. O relator terá 15 minutos para explanação do trabalho, nos dias e horários estipulados. 2. Os trabalhos orais deverão ser apresentados com projetor de multimídia (datashow),

Leia mais

Relatório de vivencias Ver SUS

Relatório de vivencias Ver SUS Relatório de vivencias Ver SUS Por : Ana Daniele Linard do Vale Estudante do quinto período de Terapia Ocupacional Universidade Federal da Paraíba. Primeiro dia (01-03-15) O primeiro dia foi de acolhimento.

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL FONTE: Google Região de Saúde Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes (identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Prof. Domingos de Oliveira DIRETRIZES E POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL A Política de Saúde Mental instituída no Brasil através da Lei Federal No 10.216/01, tem como premissa fundamental

Leia mais

VER SUS. Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. João Pessoa Paraíba

VER SUS. Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. João Pessoa Paraíba VER SUS Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde João Pessoa Paraíba [...] Assim a terra se converte em causa, a liberdade se converte em sonho, o grito forte se converte em guerra e

Leia mais

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem Prof.ª Natale Souza Um pouco de história... A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre Campus Carreiros e Unidade Saúde

PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre Campus Carreiros e Unidade Saúde PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre Campus Carreiros e Unidade Saúde ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO CONHECIMENTO. ATIVIDADES PERMANENTES 06/8 A 17/8 UNIVERSITÁRIO SANGUE BOM CADASTRAMENTO

Leia mais

TECENDO A REDE: O DESAFIO DO EMPODERAMENTO DE USUÁRIOS E FAMILIARES NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, EM CRICIÚMA (SC)

TECENDO A REDE: O DESAFIO DO EMPODERAMENTO DE USUÁRIOS E FAMILIARES NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, EM CRICIÚMA (SC) http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude9 TECENDO A REDE: O DESAFIO DO EMPODERAMENTO DE USUÁRIOS E FAMILIARES NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, EM CRICIÚMA (SC) Priscila Schacht Cardozo Mestranda em Saúde Coletiva,

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA RELATÓRIO DE VIVÊNCIA Gardenia Aragão Pereira VER SUS JOÃO PESSOA, 2015 O VER-SUS João Pessoa aconteceu entre os dias 1 a 10 de março de 2015, com sede na Universidade Federal da Paraíba-UFPB e contou

Leia mais

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA

Relatório de Vivência - VER-SUS. São Luís - MA Vivente: Icariane Barros de Santana Araújo Relatório de Vivência - VER-SUS São Luís - MA Transmita amor, por onde for! Vivência: 06/09/2016 a 13/09/2016 Data: 06/09/2016 As atividades se iniciaram com

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS. Prof. Lucas do Prado Sociologia

MOVIMENTOS SOCIAIS. Prof. Lucas do Prado Sociologia MOVIMENTOS SOCIAIS Prof. Lucas do Prado Sociologia DEFINIÇÃO Trata-se da ação conjunta de homens, a partir de uma determinada visão de mundo, objetivando a mudança ou conservação das relações sociais numa

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016

RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016 RELATÓRIO VERSUS VERÃO 2016 Viviane Correia da Silva Enfermeira/Discente de Educação Física pela UFPE/CAV Facilitadora do NB 5 Vivência realizada na cidade de Vitória de Santo Antão no espaço do Centro

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PET-SAÚDE NO ANO LETIVO DE /2013.1

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PET-SAÚDE NO ANO LETIVO DE /2013.1 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PET-SAÚDE NO ANO LETIVO DE 2012.2/2013.1 O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde constitui-se em um instrumento para viabilizar programas de aperfeiçoamento

Leia mais

Eu quero ver, se você não se mexe... Eu quero ver quem se mexe por você!

Eu quero ver, se você não se mexe... Eu quero ver quem se mexe por você! Eu quero ver, se você não se mexe... Eu quero ver quem se mexe por você! O VER SUS RMR Nossa rebeldia é VER um SUS popular foi singular! Foram 13 dias de muito aprendizado, sorrisos, papos, trocas, abraços,

Leia mais

ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO.

ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PROGRAMAÇÃO 2018/ II Semestre CAMPUS CARREIROS E SAÚDE ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO. ATIVIDADES PERMANENTES 06/8 A 17/8 UNIVERSITÁRIO

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PESERICO, Anahlú 2 ; COLOMÉ, Juliana Silveira 3 RESUMO O trabalho tem como objetivo socializar

Leia mais

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO "A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO" THAYSSA CARVALHO SOUZA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO THAYSSA CARVALHO SOUZA RELATÓRIO DE VIVÊNCIAS V VER-SUS NO VALE DO SÃO FRANCISCO "A ORGANIZAÇÃO POPULAR NA LUTA PELA SAÚDE NO SEMIÁRIDO" THAYSSA CARVALHO SOUZA O aumento do conhecimento é como uma esfera dilatando-se no espaço:

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Prof. João Gregório Neto 2013 REFORMA PSIQUIÁTRICA Ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, objetivando garantir o acesso da população

Leia mais

para militantes de movimentos sociais e defensores de direitos humanos

para militantes de movimentos sociais e defensores de direitos humanos para militantes de movimentos sociais e defensores de direitos humanos "Ou os estudantes se identificam com o destino de seu povo, como ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo e, nesse caso,

Leia mais

Acadêmica do oitavo período do curso de medicina da UFSJ (Universidade Federal de São João del-rei)

Acadêmica do oitavo período do curso de medicina da UFSJ (Universidade Federal de São João del-rei) RELATÓRIO FINAL VER-SUS UBERABA 2016/1 - Raquel Yumi Sakamoto Acadêmica do oitavo período do curso de medicina da UFSJ (Universidade Federal de São João del-rei) Quem quer passar além do Bojador Tem que

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRA REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais: Formar médicos especialistas em psiquiatria que sejam capazes de interagir eficientemente

Leia mais

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM Raissa Ribeiro Saraiva de Carvalho CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

PRIMEIRO PERÍODO. PRÉ- REQUISITO NDC107 Anatomia Humana Geral NDC113 Biologia Celular

PRIMEIRO PERÍODO. PRÉ- REQUISITO NDC107 Anatomia Humana Geral NDC113 Biologia Celular MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001). PRIMEIRO PERÍODO NDC107 Anatomia Humana Geral 06 108 90 ----- NDC113 Biologia

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Modelo de Saúde de Olinda RENILDO CALHEIROS - PREFEITO TEREZA MIRANDA - SECRETÁRIA DE SAÚDE CRISTINA MENEZES SECRETÁRIA ADJUNTA

Modelo de Saúde de Olinda RENILDO CALHEIROS - PREFEITO TEREZA MIRANDA - SECRETÁRIA DE SAÚDE CRISTINA MENEZES SECRETÁRIA ADJUNTA Modelo de Saúde de Olinda RENILDO CALHEIROS - PREFEITO TEREZA MIRANDA - SECRETÁRIA DE SAÚDE CRISTINA MENEZES SECRETÁRIA ADJUNTA MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE HOSPITAIS ESTADUAIS HOSPITAIS UNIVERSIT. ATENÇÃO

Leia mais

Programação º Semestre

Programação º Semestre Programação 2017 2º Semestre ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO. ATIVIDADES PERMANENTES CBVU E CAATE-PRAE 08:30, 15:00 E 19:30 - VISITA DA COMUNIDADE ACADÊMICA AOS RUs DIAS:

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR REVISÃO DA PROPOSTA DAS DISICIPLINAS IAPS junho CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: MED NOME ATUAL:

Leia mais

Programação 02/07/2016 Abertura do Julho das Pretas Caminhada das Mulheres Negras

Programação 02/07/2016 Abertura do Julho das Pretas Caminhada das Mulheres Negras Programação 02/07/2016 Abertura do Julho das Pretas Caminhada das Mulheres Negras Homenagem a Maria Felipa, protagonista da independência da Bahia Local: Concentração na Lapinha - Salvador Realização:

Leia mais

GUIA CINE. contar esta história! Você também pode DEBATE. Pedagógico. Diálogo NA ADOLESCÊNCIA?

GUIA CINE. contar esta história! Você também pode DEBATE. Pedagógico. Diálogo NA ADOLESCÊNCIA? NA ADOLESCÊNCIA? GUIA Diálogo Pedagógico Você também pode contar esta história! 2 GUIA PEDAGÓGICO PARA REALIZAÇÃO DO DO VÍDEO: Você também pode contar esta história! INTRODUÇÃO Este guia é um convite às

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS UNIVILLE Campus Joinville Universidade da Região de Joinville ADMINISTRAÇÃO Empresas (146) Noturno 74 Decreto Federal nº 76.148/75 ARQUITETURA E URBANISMO (147) Noturno

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM.

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM. Autor (1)N.S.O; Normalene Sena de Oliveira Co-autor (1) D.X.M;Danielle Xavier Moraes ( Universidade Federal de

Leia mais

Relatório VERSUS Vitória de Santo Antão. Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória.

Relatório VERSUS Vitória de Santo Antão. Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória. Relatório VERSUS 2016.1 Vitória de Santo Antão Universidade Federal de Pernambuco (CAV) Centro Acadêmico de Vitória. Posso afirmar que o VERSUS foi uma oportunidade linda e única em minha vida, pois entre

Leia mais

Atividades do Curso de Psicologia 2016

Atividades do Curso de Psicologia 2016 Atividades do Curso de Psicologia 2016 NOTÍCIAS DE ABRIL 1) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Na sexta-feira, dia 1º de abril, o curso de Psicologia organizou palestra sobre o

Leia mais

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL REFORMA PSIQUIÁTRICA Reforma Psiquiátrica Brasileira Em 1978,

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS ANDRADE 1, Mariana Fernandes Ferreira de; MENESES 2, Danielle Barros Pires de Meneses; BARRETO 2, Djanilson Kleber da Rocha; MORAIS 3, Maria

Leia mais

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica. Profra Dra Rejane Queiroz

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica. Profra Dra Rejane Queiroz Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica Profra Dra Rejane Queiroz Atenção Primária à Saúde: marco histórico Conferência Internacional de Cuidados Primários em Saúde,

Leia mais

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência:

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Hospital Materno Infantil Presidente Vargas Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Experiências

Leia mais

20/11/2013 EM BRASÍLIA D.F.

20/11/2013 EM BRASÍLIA D.F. PROF. ÉRICO VALVERDE EM BRASÍLIA D.F. 1 ARCABOUÇO LEGAL Decreto nº 7.082/2010 Instituiu o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais. REHUF Lei No. 12.550 de 2011 - Criação

Leia mais

Metodologia CONESS 2013

Metodologia CONESS 2013 Metodologia CONESS 2013 Apresentamos aqui a metodologia que será utilizada para a condução dos trabalhos do Conselho Nacional de Entidade Estudantis de Serviço Social, que ocorrerá em Santos - São Paulo,

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais

Condições sensíveis à atenção primária, subsídio de avaliação e orientação preventiva a usuários que foram hospitalizados.

Condições sensíveis à atenção primária, subsídio de avaliação e orientação preventiva a usuários que foram hospitalizados. Condições sensíveis à atenção primária, subsídio de avaliação e orientação preventiva a usuários que foram hospitalizados. Mostra Local de: Maringá Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos

Leia mais

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA

PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA PORTFÓLIO DE VIVÊNCIA JULIANA SAMBUGARO 1. SOBRE A VIVENTE Juliana Sambugaro, 22 anos. Natural de Imbituba-SC e residente no município de Curitiba-PR. Técnica em Química pela Sociedade Educacional de Santa

Leia mais

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO :bministério DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER 1 - IDENTIFICAÇÃO: PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Foto Carga Horária: 15h presenciais. Facilitador: Sandro Barros. Objetivo:

Foto Carga Horária: 15h presenciais. Facilitador: Sandro Barros. Objetivo: Foto Calabor@tiva Carga Horária: 15h presenciais Facilitador: Sandro Barros Objetivo: O objetivo é estimular crianças e jovens a utilizar a linguagem fotográfica como elemento alternativo e visual, despertando

Leia mais

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Direitos Humanos e a Universidade 1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Na década de sessenta, as Universidades Públicas nesse contexto histórico foi parceira

Leia mais

A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe

A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe e Gerencial do SUS A Reforma Sanitária define o papel do Estado na gestão como produtor de serviço complementar aos municípios, indutor de políticas e coordenador de sistema assentado sobre os princípios

Leia mais

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação

Um lugar muito lindo, porém de difícil acesso, mas ainda assim conseguimos chegar fomos recepcionados por a cacique Dorinha, coordenadora de educação Como dizer que foi só um curso? No dia oito de Janeiro de 2015 embarquei em uma viagem, uma viagem que não imaginava que aprenderia tanto, que conheceria belíssimos lugares e pessoas maravilhosas. Fomos

Leia mais

Processo de implantação do Curso Medicina - NCV/CAA/UFPE

Processo de implantação do Curso Medicina - NCV/CAA/UFPE Processo de implantação do Curso Medicina - NCV/CAA/UFPE Antecedentes Discussões em torno da reforma do ensino da medicina, centrado nas necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde, centralidade no

Leia mais

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA Eixo Temático: Integração ensino-serviço-comunidade Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Leia mais

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA OFICINA 1 STORYTELLING Segunda, 06/02, das 19h às 22h30 OFICINA 2 PLANEJAMENTO INTELIGENTE Terça, 07/02, das 19h às 22h30 OFICINA 3 APLICAÇÕES DAS TEORIAS DE GRUPO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2017

PROGRAMAÇÃO DA RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2017 PROGRAMAÇÃO DA RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2017 MATRÍCULA SISU 03, 06 e 07 de fevereiro de 2017 Janeiro Matrícula dos Calouros entrantes pelo SISU 09:00 às 17:00 Atividade EACH SOCIAL e Cursinho Popular (arrecadação

Leia mais

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES Um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero Ituporanga 30/04/04 Conferência Espaço de participação popular para: Conferir o que tem sido feito

Leia mais

Análise Preliminar dos Dados da Enquete

Análise Preliminar dos Dados da Enquete Análise Preliminar dos Dados da Enquete Sobre a enquete: Iniciativa do Comitê da Campanha Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS/SP; Ficou disponível na Internet pelo período de 20/11/2018

Leia mais

Declaração do 1º Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas

Declaração do 1º Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas Declaração do 1º Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas Nós mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas MMC, vindas de 23 estados, representantes de outras organizações populares, feministas,

Leia mais