GRACE. Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GRACE. Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial"

Transcrição

1 GRACE Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial

2 O GRACE GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de Missão. Reflexão, promoção e desenvolvimento de iniciativas sobre responsabilidade social corporativa. Visão. Fomentar a participação das empresas no contexto social em que se inserem, através de parcerias que potenciem impactos visíveis e concretos da atividade da associação em articulação com outras entidades da sociedade civil. Fundadores. FLAD, PEC (Norma Vogelweid), BP, HBI, IBM, INAPA, McDONALD s, XEROX, Fátima Fonseca e João Mourão. Auditoria e Certificação KPMG

3 ÓRGÃOS SOCIAIS Assembleia Geral Presidente IBM Secretários Essilor Linklaters Suplentes Universidade Europeia Vodafone Conselho Fiscal Presidente Fundação EDP Vogais Secil Unicer Suplentes Everis Microsoft Direção Presidente Fundação Montepio Vice-presidentes Lift World VdA Vogais ANA Aeroportos CARRIS, Metro, TT CAOS CH Consulting Delta Cafés Fundação BP Fundação Manuel António da Mota Resiquímica Suplentes J. Walter Thompson MSD PwC

4 CONSELHO CONSULTIVO Presidente João Sá Nogueira Agostinho Miranda Américo Fernandes António Raposo de Lima António Tomás Correia Carlos Magno Charles Buchanan Conceição Zagalo Francisco Ferreira Guta Moura Guedes Isabel Jonet Isabel Mota João Reis José Silva Rodrigues Luís Portela Maria José Ritta Miguel Athayde Marques Nuno Gama de Oliveira Pinto Pedro Quintela Purificação Tavares Rui Nabeiro 1ª Reunião Lusitânia Palácio de Porto Covo 21 de Novembro de ª Reunião Morais Leitão Galvão Teles & Associados 30 de Janeiro de ª Reunião Museu da Carris 29 de Janeiro de ª Reunião Palácio Foz 26 de Novembro de ª Reunião Fundação PT 15 de Janeiro de 2015

5 MODELO DE FUNCIONAMENTO Para uma melhor articulação com os diferentes stakeholders, a direção do GRACE está organizada por pelouros, correspondentes a outros tantos grupos de trabalho: Gestão de Recursos Humanos; Financeiro; Relação com associados; Angariação - Reuniões com potenciais associados; Comunicação; Representação Externa; Parcerias Nacionais / Internacionais; Projetos.

6 ASSOCIADOS

7 O QUE FAZEMOS REFLEXÃO

8 ENCONTROS TEMÁTICOS 2016 RSC: da Filantropia ao Investimento 24 de Novembro, Fidelidade (Lisboa) Responsabilidade Social, Arte e Sociedade 10 de Novembro, We Art (Lisboa) III Encontro Transfronteiriço: RSC nas PME 1 de Julho, Primavera BSS (Braga) Sustentabilidade nas cidades (em parceria com a CSR Europe) 11 de Março, Lipor (Porto) Os ODS das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas 29 de Janeiro, Museu da Carris (Lisboa)

9 Guias/Manuais: Responsabilidade Social nas PME (2014) GRUPOS DE TRABALHO Fichas Setoriais: Os Desafios e Oportunidades da RSC Em curso: Entidades Públicas Responsabilidade Social Interna Lançadas: Instituições Financeiras (2016) Sociedades de Advogados (2016) Transportes Rodoviários de Mercadorias e Passageiros (2016) Turismo (2014) Setores identificados: Alimentação e bebidas; Distribuição; Farmacêuticas; Comunicação e Tecnologias de Informação; Energia; Grande Consumo; Indústria (energia-intensiva); Retalho; Seguros; Startups

10 CARTA PORTUGUESA PARA A DIVERSIDADE Contexto. A Carta é uma iniciativa da União Europeia, decorrente das prioridades da Estratégia Europa Em 2015, o GRACE foi desafiado pelo CSR Europe a implementar a Carta em Portugal, tendo mobilizado um Grupo de Trabalho Diversidade. A dinamização da Carta está ao cuidado de seis entidades parceiras, entre organismos públicos e entidades privadas sem fins lucrativos. Objetivo. Promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da raça, origem étnica e social, orientação sexual, género, idade, características físicas, estilo pessoal e religião. Qualquer organização empregadora dos vários setores (público, privado com e sem fins lucrativos) em Portugal pode assinar - Em parceria com:

11 PUBLICAÇÕES Como investir na Comunidade? (GRACE, 2016) Guia do Voluntariado Corporativo em Instituições de Economia Social (CPV-GRACE, 2016) Guia do Voluntário - Voluntariado no contexto da atividade corporativa (2014); Como mobilizar as empresas para projetos sociais? (2014); Guia para a Promoção do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações no Contexto Empresarial (2013); Estudo Olhar para o Futuro Uma nova reflexão sobre responsabilidade social corporativa (2013); Economia Verde 2020 Desafios e Oportunidades para as Empresas (2012); Aprender a Crescer - Voluntariado contado às crianças (2012); Primeiros Passos Guia Prático para a Responsabilidade Social das Empresas (1ª edição ª edição 2011); As organizações, a diversidade e a inclusão (2010); As empresas pela educação (2006); Como implementar projetos de voluntariado empresarial (2006); As empresas e os objetivos de desenvolvimento do milénio (2005); A integração de pessoas com deficiência nas empresas (2005).

12 APOIO TÉCNICO Oferta ampla em matéria de apoio técnico aos Associados e outros parceiros através da partilha de conhecimentos e recursos: Apresentações / Ações de sensibilização para colaboradores das empresas associadas sobre boas práticas de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal; Sessões de trabalho com Associados, nomeadamente com os grupos internos de Responsabilidade Social das empresas.

13 O QUE FAZEMOS CIDADANIA EMPRESARIAL

14 VOLUNTARIADO CORPORATIVO Ações a pedido dos associados

15 VOLUNTARIADO EM FAMÍLIA X Edição Voluntariado em Família 14 de Maio Carcavelos, Vila Nova de Gaia e Faro 234 participantes/ 24 Associados No âmbito da parceria com o Business in the Community e sob o chapéu do Give&Gain Day, esta ação de voluntariado corporativo de cariz ambiental ou social reúne, num sábado, colaboradores das empresas associadas e os seus familiares. Apoio:

16 G.I.R.O (GRACE, Intervir, Recuperar, Organizar) Iniciativa de voluntariado corporativo com maior dimensão nacional que, em onze edições, já contou com mais de 7000 voluntários e beneficiários. ECONOMIA SOCIAL profissionais e clientes XI EDIÇÃO: OUTUBRO 2016, O Mar é GIRO Matosinhos, Ílhavo, Figueira da Foz, Mafra, Setúbal, Olhão, S. Miguel e Madeira. ENTIDADES ACADÉMICAS Professores e Alunos GIRO EMPRESAS Colaboradores O OBJETIVO Todos os anos, o GRACE desafia as empresas associadas a trocarem o seu local de trabalho por um dia de voluntariado, em prol da comunidade envolvente. ÁREAS DE INTERVENÇÃO Requalificação de espaços e apoio comunidades em risco; Preservação do Ambiente; Inclusão de pessoas com deficiência; Defesa dos animais; Voluntariado de Competências.

17 RSE DE SUCESSO Objetivos: Promover o conhecimento da atividade de responsabilidade social das empresas portuguesas sedeadas no Norte e todas as demais que quiserem associar-se ao evento; Partilhar boas práticas e rentabilizar os programas de responsabilidade corporativa das empresas; Dar a conhecer o GRACE a toda a comunidade. Local: Mercado do Bom Sucesso, Porto III EDIÇÃO MARÇO 2016 Manhã: Mostra de Boas Práticas; evento Uni.Network Tarde: Conferência Sustentabilidade nas Cidades.

18 GRAIS Consulta Pública Linhas de Orientação para Investidores e Financiadores Socialmente Responsáveis O documento colocado online para Consulta Pública sistematiza as grandes conclusões dos trabalhos do GRAIS (Grupo de Reflexão para a Avaliação de Impacto Social). Em Parceria com:

19 UNI.NETWORK Objetivos: Sensibilizar o mundo académico para as boas práticas de RS e do Empreendedorismo Social. Promover a ligação e a aproximação entre as Universidades portuguesas na temática da RSC. Fomentar a aproximação entre o mundo empresarial e as Universidades, de forma a haver maior convergência entre a saída dos jovens do mundo académico e entrada na vida laboral. Dar a conhecer a atuação do GRACE. Pilares: Sensibilização e formação Futuro profissional Academia GRACE* Voluntariado *Academia GRACE Júri da Edição 2015/16: João Queiroz, Diretor-Geral do Ensino Superior; Representantes de Empresas (Bosch, everis, Resiquímica); Direção GRACE 22 Entidades Académicas parceiras: ESEC FCH UCP Nova SBE IHC FCH-UNL Porto Business School IP Leiria Univ. do Algarve IP Portalegre Univ. de Aveiro IP Porto Univ. Europeia ISCSP-UL Univ. de Évora ISCTE-IUL Univ. do Minho ISEG-UL Univ. do Porto ISEL-IPL Univ. Portucalense IST-UL

20 NOVOS LÍDERES PARA A CIDADANIA EMPRESARIAL OBJETIVOS: Disponibilizar às empresas associadas iniciativas formativas gratuitas para os seus colaboradores, em áreas relacionadas com a responsabilidade social. Estimular a criação de uma experiência que congregue colaboradores de várias empresas em torno de uma filosofia comum e com possibilidade de interagirem entre si, enquanto membros GRACE. Compilar princípios-chave num documento sobre os desafios dos novos líderes para a cidadania empresarial Setembro Diversidade: fator chave na Liderança? (FMAM, Porto) 25 Outubro Liderar para servir (Atmosfera M, Porto) 29 Novembro Diversidade: fator chave na Liderança? (Fórum PT, Lisboa) 26 Janeiro O Humor na Liderança (Amotsfera m, Lisboa)

21 PLATAFORMA DE APOIO AOS REFUGIADOS A PAR Plataforma de Apoio aos Refugiados é uma plataforma de organizações da sociedade civil portuguesa, para apoio aos refugiados, na presente crise humanitária. Eixos de atuação: PAR Famílias É um projeto de acolhimento e integração de crianças refugiadas e suas famílias em Portugal, em contexto comunitário, com o envolvimento de instituições locais (IPSS, Autarquias, Associações, Inst. Religiosas, Escolas ) que assumam essa responsabilidade face a uma família concreta. PAR Linha da Frente Campanha de recolha de fundos, com o apoio dos media, para o trabalho da Cáritas Médio Oriente e do JRS no Médio Oriente e Norte de África (particularmente Síria, Líbano e Jordânia), no apoio a refugiados e deslocados internos. O GRACE coloca ao serviço da PAR o seu portefólio de atividades procurando responder ao repto de promover o acolhimento e a integração de adultos no mercado de trabalho. Na PAR o GRACE integra: Comissão Executiva Grupo de Trabalho Advocacy Direitos Humanos

22 EXPOSIÇÃO ITINERANTE Objetivo: Dar a conhecer e valorizar o papel que as empresas desempenham em prol da sociedade e da sustentabilidade, junto da população em geral, exemplificando diferentes áreas de atuação e impactos gerados pela sua ação. Missão: Colocar a questão da Responsabilidade Social das Organizações Portuguesas na agenda mental dos portugueses. Divulgar conceitos, objetivos e práticas de ética e responsabilidade social do tecido empresarial português: contribuir para a literacia dos portugueses nesse domínio. Público-Alvo: Transversal a todos os portugueses, mas direcionado para consumidores com preocupações quanto ao futuro (ambiente, empregabilidade ). Promotores do Projeto: ACEGE - Associação Cristã de Empresários e Gestores; APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial; THE GLOBAL COMPACT - Global Compact Network Portugal; GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial; JUNIOR ACHIEVEMENT Junior Achievement Portugal Operacionalização/Inauguração da Exposição (previsão): 2º Trimestre de 2017 Apoios:

23 DESENVOLVIMENTO SOCIAL RedEmprega Vale de Alcântara Rede local de parceiros (CML e autarquias, escolas de formação, IPSS, ONGs, agrupamentos de escolas, IEFP, SCML) Objetivo: criar oportunidades de qualificação e emprego, promovendo a inclusão e inserção social de cidadãos que se encontram em situação de persistência ou de vulnerabilidade à pobreza e à exclusão. Iniciativas e relação com Empresas Mapeamento de ofertas formativas Feiras de Orientação Escolar e Profissional Formações à medidas das necessidades de RH das Empresas - Skills Matching Identificação de candidatos adequados às necessidades de RH indicados pelas Empresas - Job Matching Emprego Apoiado Elevado impacto direto num território e área de intervenção social prioritários - cruzamento com ações de RSC. CLIP Associação da Alta de Lisboa Missão: fortalecer de forma participada a ação de pessoas individuais ou coletivas que promovam o desenvolvimento local. Foco territorial na Alta de Lisboa, mas potencial de abrangência alargado a toda a cidade e concelhos limítrofes. CLIP LAB Laboratório de Experimentação para os Associados do GRACE no âmbito da sua intervenção comunitária; Ponte entre Associados GRACE e as Associações da Economia Social da Alta de Lisboa; Voluntariado de Competências; Workshops de Financiamento; etc.

24 PARCERIAS NACIONAIS

25 PARCERIAS PÚBLICAS

26 PARCERIAS INTERNACIONAIS

27 COMUNICAÇÃO

28 COMUNICAÇÃO Portal GRACE, desenvolvido pela GetMore, empresa do Grupo Lift. Conteúdos produzidos pelo GRACE. Notícias Associados e Parceiros Acesso exclusivo a Associados a: Boas Iniciativas; Projetos; Quem é quem na RSC?; Eventos e workshops.

29 COMUNICAÇÃO Newsletter trimestral para comunicação interna e externa, das diversas atividades do GRACE e de outros temas de interesse para os Associados; Conteúdos produzidos pelo GRACE. Página oficial no Facebook gerida pelo GRACE 461 posts em 2016 Mais de 4300 seguidores Mais de 100 mil visualizações

30 CIDADANIA EMPRESARIAL Coluna periódica na RH Magazine Colaboração fixa na plataforma Gerir & Liderar (Masemba) Colaboração fixa na plataforma Link to Leaders Parceria, em regime de pro bono, com diversas empresas e entidades, na Assessoria Mediática e Clipping: Deste esforço conjunto resultou o aumento significativo e consequente incremento da visibilidade externa e notoriedade do GRACE em todos os meios de comunicação: Em 2016 marcámos presença em: 101 notícias na Imprensa Digital 60 notícias na Imprensa Escrita 5 notícias na Rádio e TV Total: 166 Notícias

31 JUNTE-SE A NÓS! Se quer colaborar com um conjunto de empresas comprometidas em integrar, inovar e inspirar práticas socialmente responsáveis o GRACE dá-lhe o acesso ao conhecimento, à experiência e a uma rede de contactos que lhe serão úteis para desenvolver a Responsabilidade Social Corporativa na sua organização.

32 QUOTAS ANUAIS 2017 Escalão Volume de vendas Nº Colaboradores Valor I Até ,00 II III Fundações e Holdings , , ,00 IV ,00 NOTAS: - Cada associado só se integrará num escalão quando cumprir os dois requisitos que o caracterizam (Volume de Vendas e Nº de Colaboradores). Na falta de um dos requisitos, enquadrar-se-á no escalão imediatamente anterior ao seu volume de vendas. - Foi aprovado em Assembleia Geral (27 de Março de 2008) que as quotas têm um aumento anual indexado ao índice da inflação (se positivo) à data de 31 de Dezembro do ano anterior. Qualquer outro tipo de alteração ao valor das quotas tem de ser aprovado em Assembleia Geral.

33 O QUE ESPERAMOS DOS ASSOCIADOS Motivação para a promoção de boas iniciativas socialmente responsáveis e para a vida associativa Partilha Participação Disseminação de boas iniciativas e de conhecimento nas atividades promovidas pelo GRACE da temática da Responsabilidade Social Corporativa e do GRACE a fornecedores, clientes, parceiros e contactos pessoais (aumento do número de Associados)

34 CONTACTOS Quem somos Mª João Simões de Almeida (Diretora Executiva) Ana Monteiro Carlos Ramos Joana Lobo Mariana Delgado Tânia Reis Onde estamos Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 108 2ºB 5.1 e LISBOA Tel.: / grace@grace.pt Site:

35

- Copyright GRACE Maio Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

- Copyright GRACE Maio Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação - Copyright GRACE Maio 2012 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação O GRACE GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão, promoção

Leia mais

GRUPO DE REFLEXÃO E APOIO À CIDADANIA EMPRESARIAL

GRUPO DE REFLEXÃO E APOIO À CIDADANIA EMPRESARIAL GRUPO DE REFLEXÃO E APOIO À CIDADANIA EMPRESARIAL 2019 O GRACE GRACE. Associação sem fins lucrativos, com Estatuto de Utilidade Pública. Missão. Reflexão, promoção e desenvolvimento de iniciativas sobre

Leia mais

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão, promoção

Leia mais

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão,

Leia mais

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial 2018 O GRACE GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão, promoção e desenvolvimento de iniciativas

Leia mais

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial 2018 O GRACE GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão, promoção e desenvolvimento de iniciativas

Leia mais

- Copyright GRACE Maio Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

- Copyright GRACE Maio Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação - Copyright GRACE Maio 2012 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Uni.Network Missão Promover a ligação e a aproximação entre as Entidades Académicas portuguesas e as Empresas na

Leia mais

- Copyright GRACE Maio Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

- Copyright GRACE Maio Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação - Copyright GRACE Maio 2012 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Uni.Network Missão Promover a ligação e a aproximação entre as Entidades Académicas portuguesas e as Empresas na

Leia mais

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial 2019 1 O GRACE I. Associação sem fins lucrativos, com Estatuto de Utilidade Pública. II. Missão. Reflexão, promoção e desenvolvimento de iniciativas sobre

Leia mais

Seminário Biodiscoveries RESPONSABILIDADE SOCIAL E VOLUNTARIADO EMPRESARIAL. Paula Miranda Membro da Direção do GRACE em representação da Resiquímica

Seminário Biodiscoveries RESPONSABILIDADE SOCIAL E VOLUNTARIADO EMPRESARIAL. Paula Miranda Membro da Direção do GRACE em representação da Resiquímica Seminário Biodiscoveries RESPONSABILIDADE SOCIAL E VOLUNTARIADO EMPRESARIAL Paula Miranda Membro da Direção do GRACE em representação da Resiquímica 7 de fevereiro 2018 Responsabilidade Social Corporativa

Leia mais

Apresentação da Ficha Setorial Desafios e Oportunidades da RSC nas Sociedades de Advogados

Apresentação da Ficha Setorial Desafios e Oportunidades da RSC nas Sociedades de Advogados Apresentação da Ficha Setorial Desafios e Oportunidades da RSC nas Sociedades de Advogados 28 de Setembro de 2016 - Copyright GRACE Maio 2012 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

Leia mais

Composição da Lista A Triénio 2015-2017

Composição da Lista A Triénio 2015-2017 Composição da Lista A Triénio 2015-2017 Composição da lista A e suplentes - triénio 2015-2017 Assembleia Geral Presidente IBM, representada por Conceição Zagalo Secretários Linklaters, representada por

Leia mais

Plano de Ação 2017 GRACE

Plano de Ação 2017 GRACE Plano de Ação 2017 GRACE Mensagem da Direção 2017 será um ano crucial para a consolidação da tendência de crescimento associativo e de conclusão de projetos iniciados em 2015. Procuraremos dar continuidade

Leia mais

WORKSHOP BUREAU VERITAS 5ªEdição da Semana da Responsabilidade Social - SRS10

WORKSHOP BUREAU VERITAS 5ªEdição da Semana da Responsabilidade Social - SRS10 WORKSHOP BUREAU VERITAS 5ªEdição da Semana da Responsabilidade Social - SRS10 Manual Primeiros Passos Cláudia Cardoso Fundação Cidade de Lisboa 5 de Maio de 2010 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial

Leia mais

Apresentação da Ficha Setorial Responsabilidade Social nas Entidades Públicas. 11 de Janeiro de 2018 Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente

Apresentação da Ficha Setorial Responsabilidade Social nas Entidades Públicas. 11 de Janeiro de 2018 Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente Apresentação da Ficha Setorial Responsabilidade Social nas Entidades Públicas 11 de Janeiro de 2018 Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente Ficha Setorial da Responsabilidade Social nas Entidades Públicas

Leia mais

O GRACE e a Egas Moniz Responsabilidade Social Corporativa

O GRACE e a Egas Moniz Responsabilidade Social Corporativa O GRACE e a Egas Moniz Responsabilidade Social Corporativa Luís Roberto Vice-Presidente do GRACE em representação da Fundação BP 19 de Abril de 2018 Egas Moniz O GRACE em 2 minutos https://www.youtube.com/w

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO DA LISTA A TRIÉNIO 2018/2020

PROGRAMA DE AÇÃO DA LISTA A TRIÉNIO 2018/2020 PROGRAMA DE AÇÃO DA LISTA A TRIÉNIO 2018/2020 CONTEXTO Pontos Fortes Crescimento da massa associativa Consolidação da equipa técnica Consolidação das parcerias nacionais e internacionais Consolidação de

Leia mais

Novos líderes para a cidadania empresarial. Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

Novos líderes para a cidadania empresarial. Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Novos líderes para a cidadania empresarial Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Objetivos Disseminar o GRACE e os seus objetivos junto dos colaboradores das empresas associadas;

Leia mais

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social Susana Ramos Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social É um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um

Leia mais

Plano de Acção FLAD, 15 de Dezembro de Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial

Plano de Acção FLAD, 15 de Dezembro de Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Plano de Acção 2012 FLAD, 15 de Dezembro de 2011 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Contexto Externo Agravamento da conjuntura socioeconómica; Redução expectável da intervenção do Estado

Leia mais

2ª edição do projeto

2ª edição do projeto 2ª edição do projeto 2ª Edição em números 25 escolas 20 empresas 10 universidades +entidades parceiras Entidades coordenadoras CIG Instituto Superior Técnico Novas parcerias: Carta Portuguesa para a Diversidade

Leia mais

COMO COMUNICAR PROJETOS APOIADOS POR FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA

COMO COMUNICAR PROJETOS APOIADOS POR FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA COMO COMUNICAR PROJETOS APOIADOS POR FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA ENQUADRAMENTO Resenha histórica 1988: fundação da NERSANT como delegação da Associação Industrial Portuguesa, em Santarém; 1989: adquire autonomia

Leia mais

Sustentabilidade Workshops

Sustentabilidade Workshops www.pwc.pt/academy Workshops PwC s Academy Portefólio de soluções formativas de profissionais para profissionais Workshops As empresas do futuro devem ser capazes de garantir a gestão dos seus pilares

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2015 COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE ENCOSTA DO SOL

PLANO DE AÇÃO 2015 COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE ENCOSTA DO SOL PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE ENCOSTA DO SOL Ficha Técnica: Titulo: Plano Ação Documento Elaborado Por: Núcleo Executivo da CSF de Encosta do Sol Coordenação Geral: Armando Jorge Paulino

Leia mais

Inspirar colaboradores: empresas com missão e propósito. Porto, 27 de Setembro 2017

Inspirar colaboradores: empresas com missão e propósito. Porto, 27 de Setembro 2017 Inspirar colaboradores: empresas com missão e propósito Porto, 27 de Setembro 2017 Propósito Propósito e missão valores Missão Visão Missão e propósito Para criar a missão é necessário compreender quais

Leia mais

Objetivo específico Ação Responsáveis Local Diagnóstico Periodicidade 1. Aprovar o programa de ação e o orçamento para 2018

Objetivo específico Ação Responsáveis Local Diagnóstico Periodicidade 1. Aprovar o programa de ação e o orçamento para 2018 Plano de Ação da APP para o ano 2017 Objetivo 1: Manutenção do funcionamento regular da APP Objetivo específico Ação Responsáveis Local Diagnóstico Periodicidade 1. Aprovar o programa de ação e o orçamento

Leia mais

Envelhecimento Ativo: mudar o presente para ganhar o futuro

Envelhecimento Ativo: mudar o presente para ganhar o futuro Envelhecimento Ativo: mudar o presente para ganhar o futuro - Seminário_Murça- Paula Cruz 19 Outubro 2011 Missão da EAPN Portugal Defender os direitos humanos fundamentais e garantir que todos tenham as

Leia mais

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Nota Introdutória A elaboração do Plano de Ação agora apresentado, tem por base uma metodologia de trabalho de envolvimento e participação

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2019

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2019 1 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2019 2 NOTA INTRODUTÓRIA O Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS-ISCTE) é uma associação sem fins lucrativos que tem por missão contribuir para a melhoria

Leia mais

Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade

Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade Maio 2012 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação O que éo GRACE? Uma Associação de empresas que visa a promoção da cidadania empresarial

Leia mais

Plano de Atividades. A lista proponente à Direção da rede ex aequo, propõe o seguinte plano de atividades para o ano de 2016: Organização

Plano de Atividades. A lista proponente à Direção da rede ex aequo, propõe o seguinte plano de atividades para o ano de 2016: Organização A lista proponente à Direção 2016 Plano de Atividades A lista proponente à Direção da rede ex aequo, propõe o seguinte plano de atividades para o ano de 2016: Organização Tesouraria e financiamento Gestão

Leia mais

- Copyright GRACE Maio 2012. Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

- Copyright GRACE Maio 2012. Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação - Copyright GRACE Maio 2012 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação O GRACE GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão, promoção

Leia mais

O BCSD Portugal Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e

O BCSD Portugal Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e O BCSD Portugal Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a

Leia mais

Perto de si para o ajudar a crescer. Associação Empresarial e de Serviços de Pampilhosa da Serra

Perto de si para o ajudar a crescer. Associação Empresarial e de Serviços de Pampilhosa da Serra Perto de si para o ajudar a crescer Associação Empresarial e de Serviços de Pampilhosa da Serra Bem-vindo à Pampilhosa da Serra FICHA TÉCNICA propriedade Associação Empresarial e de Serviços de Pampilhosa

Leia mais

Projecto SER Px. Sessão de Abertura

Projecto SER Px. Sessão de Abertura Projecto Sessão de Abertura Semear, Enraizar e Renovar x (vezes) sem conta Parceiros Completam as valências da PX, construindo soluções conjuntas e partilhando conhecimentos, experiências e diferentes

Leia mais

II JORNADAS DO OBSERVATÓRIO DE IMIGRAÇÃO ACIDI, I.P.

II JORNADAS DO OBSERVATÓRIO DE IMIGRAÇÃO ACIDI, I.P. II JORNADAS DO OBSERVATÓRIO DE IMIGRAÇÃO ACIDI, I.P. 6 de Abril de 2009 Auditório 3 e Sala 1, Fundação Calouste Gulbenkian PROGRAMA 09:30 ACOLHIMENTO DOS PARTICIPANTES 09:45 SESSÃO DE ABERTURA Rosário

Leia mais

e.newsletter GS1 Portugal

e.newsletter GS1 Portugal Caso não consiga visualizar corretamente Clique aqui A Linguagem Global dos Negócios CODIPOR Assembleia Geral da GS1 Portugal CODIPOR realiza-se a 26 de março Será no próximo dia 26 de março, a partir

Leia mais

Programa Cidadãos

Programa Cidadãos Programa Cidadãos Ativ@s 2018-2024 PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S / O que é o Programa Cidadãos Ativ@s? O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do

Leia mais

Associação Portuguesa de Avaliação

Associação Portuguesa de Avaliação Associação Portuguesa de Avaliação Orientações estratégicas 2013/ 16 Apresentação de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais 25 de Janeiro de 2013 ISCTE, Lisboa 1 O Início Necessidade de criação de uma

Leia mais

Nasceu a 16 de Novembro Estados membros 9 membros associados.

Nasceu a 16 de Novembro Estados membros 9 membros associados. Nasceu a 16 de Novembro 1945 195 Estados membros 9 membros associados http://en.unesco.org/about-us/introducing-unesco A MISSÃO DA UNESCO Como as guerras nascem nas mentes dos Como as guerras nascem nas

Leia mais

A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS IX Conferência RELOP 5 de Dezembro de 2016 O QUE É E PARA QUE SERVE A ALER PROMOTORA A ALER é uma associação sem fins lucrativos que tem

Leia mais

Programa Cidadãos

Programa Cidadãos Programa Cidadãos Ativ@s 2018-2024 PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S / O que é o Programa Cidadãos Ativ@s? O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do

Leia mais

PROGRAMA CIDADÃOS

PROGRAMA CIDADÃOS PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S Workshop Ponta Delgada, 19.07.2018 Luís Madureira Pires Diretor do Programa Os EEA Grants são os recursos financeiros com os quais a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam

Leia mais

REGULAMENTO Ano Letivo 2018/2019

REGULAMENTO Ano Letivo 2018/2019 ACADEMIA GRACE REGULAMENTO Ano Letivo 2018/2019 1. Enquadramento O GRACE Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial afirma-se como um ator fundamental na reflexão e fomento do tema da Responsabilidade

Leia mais

Seminário de Especialização em Refugiados, direitos humanos e acolhimento: perspetivas nacionais e internacionais

Seminário de Especialização em Refugiados, direitos humanos e acolhimento: perspetivas nacionais e internacionais Seminário de Especialização em Refugiados, direitos humanos e acolhimento: perspetivas nacionais e internacionais Apresentação Este curso pretende acrescentar conhecimento especializado, a partir do olhar

Leia mais

Grandes linhas de desenvolvimento

Grandes linhas de desenvolvimento Grandes linhas de desenvolvimento Fev. 2017 1 1. Enquadramento No dia 14 de dezembro de 2016 no Teatro Thalia, em Lisboa, teve lugar o Encontro Nacional sobre Responsabilidade Social e Ensino Superior

Leia mais

PRÉMIO ACADEMIA GRACE

PRÉMIO ACADEMIA GRACE PRÉMIO ACADEMIA GRACE REGULAMENTO Ano Letivo 2017/2018 1. Enquadramento O GRACE Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial afirma-se como um ator fundamental na reflexão e fomento do tema da Responsabilidade

Leia mais

Assembleia Geral Ordinária GRACE

Assembleia Geral Ordinária GRACE Assembleia Geral Ordinária GRACE Lisboa Anfitriões: Porto 28 de Maio de 2019 António Brandão de Vasconcelos Presidente da Mesa da Assembleia Geral em representação da everis Estatutos GRACE Artigo 13º

Leia mais

PROGRAMA CIDADÃOS

PROGRAMA CIDADÃOS PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S Workshop Técnico Lisboa 03.05.2019 Luís Madureira Pires Diretor do Programa /17 Os EEA Grants são os recursos financeiros com os quais a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CLAS VISEU 2014

PLANO DE ATIVIDADES CLAS VISEU 2014 PLANO DE ATIVIDADES CLAS VISEU 2014 AÇÃO ATIVIDADES INTERVENIENTES Calendarização das Atividades J F M A M J J A S O N D 1) Realizar quatro reuniões plenárias durante o ano de 2014 1.1) Realização de uma

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2015

Programa BIP/ZIP 2015 Programa BIP/ZIP 2015 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 030 CARNIDE SOMOS NÓS! Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Sonae MC Responsável da entidade Nádia Reis Setor de Atividade Retalho Alimentar Número de Efetivos 28327 NIF 502 011 475 Morada Rua João Mendonça, 529 6º Esq. 4464-501

Leia mais

- Copyright GRACE Maio 2012. Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

- Copyright GRACE Maio 2012. Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação - Copyright GRACE Maio 2012 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação O GRACE GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão, promoção

Leia mais

Entidades envolvidas. Protótipos de impacto. Participantes no Fórum

Entidades envolvidas. Protótipos de impacto. Participantes no Fórum 37 +265 +1000 Protótipos de impacto Entidades envolvidas Participantes no Fórum Um caminho para o Impacto Do Programa à Comunidade Impacto Social Nascido em 2013, o Programa Impacto Social proporcionou

Leia mais

Panorama do Voluntariado. Panorama do Voluntariado

Panorama do Voluntariado. Panorama do Voluntariado Panorama do Voluntariado Panorama do Voluntariado Carolina Thaís Müller Assessoria Executiva CIEDS carolinamuller.rj@cieds.org.br Carolina Thaís Müller Assessoria Executiva CIEDS carolinamuller.rj@cieds.org.br

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2017

PLANO DE ATIVIDADES 2017 PLANO DE ATIVIDADES 2017 PE1 Reforçar a participação ativa na discussão, implementação e avaliação de planos, políticas e legislação ambientais, promovendo a partilha de informação e conhecimento com os

Leia mais

FIL - Feira Internacional de Lisboa

FIL - Feira Internacional de Lisboa FIL - Feira Internacional de Lisboa www.portugaleconomiasocial.fil.pt Porquê Economia Social? A economia social, para além do seu peso quantitativo, tem vindo nas últimas décadas a afirmar a sua capacidade

Leia mais

EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE

EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE Programa de Ocupação de Jovens (POJ) Descrição: Programa que proporciona a jovens experiências iniciais de contacto com o mercado de trabalho facilitando o desenvolvimento

Leia mais

Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude.

Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude. Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude. ÍNDICE NOTA INTRODUTÓRIA PROGRAMA EMPREENDE JOVEM Objetivos Para quem Iniciativas PLATAFORMA EMPREENDEJOVEM MOVE YOUR WAY @ PORTO

Leia mais

A economia social, o emprego e o desenvolvimento local. Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013

A economia social, o emprego e o desenvolvimento local. Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013 A economia social, o emprego e o desenvolvimento local Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013 Agenda 1. Dados globais do FSE no QREN 2. Alguns resultados do FSE nas políticas públicas

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2018

Programa BIP/ZIP 2018 Programa BIP/ZIP 2018 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 045 GerEmprega Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21

Leia mais

Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto. Vale de Alcântara CLDS +

Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto. Vale de Alcântara CLDS + Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto Vale de Alcântara CLDS + 1 A. IDENTIFICAÇÃO GERAL DA ENTIDADE Projecto(s) K'CIDADE para a Inclusão - Vale de Alcântara Entidade Coordenadora da Parceria Fundação

Leia mais

APRESENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO SMART WASTE PORTUGAL. maio de

APRESENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO SMART WASTE PORTUGAL. maio de APRESENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO SMART WASTE PORTUGAL maio de 2019 1 Agenda Enquadramento Associação Smart Waste Portugal Principais Iniciativas da ASWP Plano de Atividades para 2019 Ser Associado da ASWP 2 Enquadramento

Leia mais

NOVEMBRO DE 2016 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO VEM VENCER ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS, IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Barreiro

NOVEMBRO DE 2016 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO VEM VENCER ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS, IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Barreiro NOVEMBRO DE 2016 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2017 VEM VENCER ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS, IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Barreiro Para o ano 2017, decidimos como principais e prioritárias, as

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO PORTUGUÊS PARA O INVESTIMENTO SOCIAL

GRUPO DE TRABALHO PORTUGUÊS PARA O INVESTIMENTO SOCIAL GRUPO DE TRABALHO PORTUGUÊS PARA O INVESTIMENTO SOCIAL Reunião de sub-grupo 1 Outubro, 2015 REUNIÃO INTERMÉDIA 7 de Novembro de 2014 GRUPO DE TRABALHO PARA O INVESTIMENTO SOCIAL O Grupo de Trabalho (GT)

Leia mais

AVEIRO DIGITAL

AVEIRO DIGITAL AVEIRO DIGITAL 2003-2006 14 Janeiro 2003 Pousada da Ria, Torreira, Murtosa Natureza e Âmbito Geográfico Modelo de Gestão Estrutura do Programa As 8 Áreas de Intervenção Modelo de Execução Avaliação e Concertação

Leia mais

LABORATÓRIO ESTRATÉGICO DE TURISMO. Conhecimento, Emprego & Formação

LABORATÓRIO ESTRATÉGICO DE TURISMO. Conhecimento, Emprego & Formação LABORATÓRIO ESTRATÉGICO DE TURISMO Conhecimento, Emprego & Formação SETÚBAL, 6 de outubro de 2016 Nuno Fazenda O Turismo nos últimos 10 anos ESTRUTURA Gestão e Monitorização Grandes Desafios Referencial

Leia mais

INTRODUÇÃO. 3 de 11. A Direção, Luísa Monteiro

INTRODUÇÃO. 3 de 11. A Direção, Luísa Monteiro PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2019 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 I ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL... 4 1. Princípios de Ação... 4 2. Recursos Organizacionais... 4 3. Recursos Humanos... 5 4. Recursos

Leia mais

Plano Nacional de Cinema

Plano Nacional de Cinema O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através dos Gabinetes do Secretário Plano Nacional de Cinema de Estado da Cultura, e do Ministério da

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA 2017

PLANO DE AÇÃO PARA 2017 PLANO DE AÇÃO 2017 Em mais um ano que se afigura como difícil da vida da Instituição, apresentamos, mesmo assim, um Plano otimista e ambicioso mas realista. Otimista desde logo pelos sinais positivos de

Leia mais

Grelha de Planificação de Atividades Plano de Ação 2018 de: REDE SOCIAL CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL

Grelha de Planificação de Atividades Plano de Ação 2018 de: REDE SOCIAL CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL Eixo de Intervenção: GOVERNAÇÃO E GESTÃO INTEGRADA Domínio de Intervenção: Cooperação e Comunicação Objetivo Estratégico: Consolidar a articulação e colaboração estratégica interinstitucional e intersectorial

Leia mais

Núcleo Executivo do CLAS de Mafra, 28 Maio de

Núcleo Executivo do CLAS de Mafra, 28 Maio de Plano de Ação Rede Social Mafra Eixo I - DEMOGRAFIA E EQUIPAMENTOS (INFRA-ESTRUTURAS DE APOIO) Objectivo geral 1. Reforçar as estruturas de apoio ao idoso Objectivo Específico 1. Aumentar a capacidade

Leia mais

Plano de Actividades 2017

Plano de Actividades 2017 Plano de Actividades 2017 Índice Introdução 2 Objetivos Gerais 3 Reforço do envolvimento dos associados 3 3 Sustentabilidade Financeira 4 4 Grupo trabalho Formação 5 Objetivo geral 5 Resultados a atingir

Leia mais

Plano de Ação e Orçamento 2019

Plano de Ação e Orçamento 2019 1 Introdução O Plano de Ação para o Ano de 2019 está enquadrado pelo plano Estratégico da Instituição, e que teve a sua apresentação pública em Fevereiro de 2018, bem como na continuação da celebração

Leia mais

Responsabilidade Social Interna A estratégia do Voluntariado

Responsabilidade Social Interna A estratégia do Voluntariado Responsabilidade Social Interna A estratégia do Voluntariado Paula Guimarães, Presidente do GRACE em representação do Montepio 29 de Setembro, Oeiras Maio 2012 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO METROPOLITANO PARA A AÇÃO SOCIAL NA AMP (PEMAS14.17)

PLANO ESTRATÉGICO METROPOLITANO PARA A AÇÃO SOCIAL NA AMP (PEMAS14.17) PLANO ESTRATÉGICO METROPOLITANO PARA A AÇÃO SOCIAL NA AMP 2014-2017 - (PEMAS14.17) - O PEMAS14.17 estrutura e operacionaliza as diretrizes avançadas pelo REF-AMP tendo em vista a sua implementação no quadro

Leia mais

Plano de Acção

Plano de Acção - 2 - Nota Prévia A Rede Social afirmou-se ao longo da sua criação como uma medida inovadora e com capacidade de produzir alterações positivas na intervenção social. Esta medida assumiu-se, desde início,

Leia mais

27 de junho de Domingos Lopes

27 de junho de Domingos Lopes 27 de junho de 2016 Domingos Lopes Objetivos Temáticos OT 8. Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores assumindo como meta nacional, até 2020, o aumento

Leia mais

PRÉMIO ACADEMIA GRACE

PRÉMIO ACADEMIA GRACE PRÉMIO ACADEMIA GRACE REGULAMENTO Ano Letivo 2016/2017 1. Enquadramento O GRACE Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial afirma-se como um ator fundamental na reflexão e fomento do tema da Responsabilidade

Leia mais

DICAS - Dinâmicas Comunitárias de Ativação Social

DICAS - Dinâmicas Comunitárias de Ativação Social ADILO PLANO DE AÇÃO CLDS 3G Lordelo do Ouro e Massarelos DICAS - Dinâmicas Comunitárias de Ativação Social 2016-2018 Eixo de Intervenção Objetivos Gerais por Eixo de Intervenção N.º Objetivo Descrição

Leia mais

Responsável pela Candidatura Cargo Departamento Vanessa Romeu Diretora Dpto Comunicação

Responsável pela Candidatura Cargo Departamento Vanessa Romeu Diretora Dpto Comunicação FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Lidl & Cia Diretor(a) Dr.ª Vanessa Romeu Setor de Atividade Retalho Alimentar Número de Efetivos 5056 NIF 503340855 Morada Rua Pé de Mouro, nº18, Linhó Telefone 219102100

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2017-2020 15 de fevereiro de 2018 PRINCÍPIOS Rede Social de Lisboa FINALIDADES Promover o Desenvolvimento Social Integrado Combater Pobreza e Exclusão Social Parceria Participação

Leia mais

PROGRAMA AND - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DESIGNERS

PROGRAMA AND - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DESIGNERS PROGRAMA 2019-2022 AND - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DESIGNERS 2019-22 A AND - Associação Nacional de Designers é uma associação profissional sem fins lucrativos que foi fundada em 2003 com a missão de defender

Leia mais

Comemoração do Dia da Europa - outras regiões. Iniciativas promovidas pelos Centros Europe Direct

Comemoração do Dia da Europa - outras regiões. Iniciativas promovidas pelos Centros Europe Direct Comemoração do Dia da Europa - outras regiões Iniciativas promovidas pelos Centros Europe Direct Açores Angra do Heroísmo Sessão Solene de Comemoração do Dia da Europa, com conferências sobre Ano Europeu

Leia mais

FINANCE FOR GROWTH 1

FINANCE FOR GROWTH 1 FINANCE FOR GROWTH 1 O que é o Finance for Growth? REFLEXÃO E REVISÃO DA ORGANIZAÇÃO O Finance for Growth é um projeto inovador e abrangente, que se destina a apoiar as empresas mais ambiciosas, dinâmicas

Leia mais

COE COMMUNICATION ON ENGAGEMENT

COE COMMUNICATION ON ENGAGEMENT COE COMMUNICATION ON ENGAGEMENT ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS EMPRESAS DO SETOR PRIVADO DE EMPREGO E DE RECURSOS HUMANOS 1. DECLARAÇÃO DE APOIO CONTÍNUO AO UN GLOBAL COMPACT A APESPE RH- Associação Portuguesa

Leia mais

Plano Bienal de Desenvolvimento de Marvila (Março de 2014 a Março de 2016)

Plano Bienal de Desenvolvimento de Marvila (Março de 2014 a Março de 2016) 1. - Ação de Team Building - Nº de ações realizadas; Trabalho em - Consolidar - Realizar 1 ação em - ATM - Nº de entidades presentes por ação Rede parcerias conjunto. - Criar plano de comunicação da CSF;

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Sonae MC Diretor(a) Nádia Reis Setor de Atividade Retalho Alimentar Número de Efetivos 22100 NIF 502 011 475 Morada Rua João Mendonça, 529-6º Esq. 4464-501 Senhora da

Leia mais

A S S O C I A Ç Ã O GUIA DE APRESENTAÇÃO

A S S O C I A Ç Ã O GUIA DE APRESENTAÇÃO A S S O C I A Ç Ã O GUIA DE APRESENTAÇÃO Quadriénio 2014-2017 introdução A Associação Tempos Brilhantes é uma instituição sem fins lucrativos criada a 19 de Setembro de 2013, com sede na Quinta das Pontes,

Leia mais

Parceria para a formação financeira na Região Norte

Parceria para a formação financeira na Região Norte Parceria para a formação financeira na Região Norte Objetivos da formação financeira Elevar os conhecimentos financeiros da população Contribuir para a melhoria dos comportamentos financeiros Promover

Leia mais

Plano Estratégico

Plano Estratégico Plano Estratégico para aprovação em Assembleia Geral GS1 Portugal 3 de abril 2019 Objetivos 1 Dar continuidade Das atividades core da GS1 Portugal, mantendo as orientações estratégicas definidas no Plano

Leia mais

GS1 Portugal CODIPOR. Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos. Novembro 2010

GS1 Portugal CODIPOR. Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos. Novembro 2010 GS1 Portugal CODIPOR Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos Novembro 2010 Apresentação da GS1 Portugal CODIPOR 1. Quem somos a) A GS1 no Mundo b) A GS1 em Portugal A CODIPOR i.

Leia mais

XI ENCONTRO NACIONAL DE COOPERATIVAS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL

XI ENCONTRO NACIONAL DE COOPERATIVAS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL XI ENCONTRO NACIONAL DE COOPERATIVAS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL 22, 23 E 24 DE NOVEMBRO - GUARDA PROGRAMA 22 DE NOVEMBRO 14h30 Sessão de Abertura 15h00 I Sessão Plenária - Olhares sobre o papel das organizações

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Social Parcerias, Desafios e Sinergias

Plano de Desenvolvimento Social Parcerias, Desafios e Sinergias Plano de Desenvolvimento Social 2016-2020 Parcerias, Desafios e Sinergias Julho de 2016 Eixo 1 - Organização e Trabalho em Rede Objetivo Estratégico Dimensão Objetivo Geral Ação OE1. Melhorar o modelo

Leia mais

24 e 25 Março Pátio da Galé Terreiro do Paço

24 e 25 Março Pátio da Galé Terreiro do Paço 24 e 25 Março Pátio da Galé Terreiro do Paço +351 929 145 002 www.fef.com.pt miguel.cordeiro@empreendedor.com Apoio: FEF2017 FEIRA DE EMPREENDEDORISMO E FRANCHISING DE LISBOA O Empreendedor e a Associação

Leia mais

Rede Social de Vila Nova de Famalicão 2013 Ano Europeu dos Cidadãos Famalicão promove Fóruns Comunitários nas Comissões Sociais Inter- Freguesias

Rede Social de Vila Nova de Famalicão 2013 Ano Europeu dos Cidadãos Famalicão promove Fóruns Comunitários nas Comissões Sociais Inter- Freguesias Rede Social de Valongo Pais, Mães & Companhia Rede Social de Aveiro Sessões de Sensibilização entre pares na área das demências Rede Social da Covilhã Efemérides e Atividades Atividades 2013 Ano Europeu

Leia mais

Gabinete do Presidente

Gabinete do Presidente Câmara Municipal de Aveiro Gabinete do Presidente Nota de Imprensa N.º 64, de 22 de maio de 2017 I Feira do Livro 2017 42.ª edição A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em parceria com os livreiros da cidade

Leia mais

PLANO DE AÇÃO. Rede Social de Lagoa Em parceria, para o desenvolvimento social. Conselho Local de Ação Social de Lagoa

PLANO DE AÇÃO. Rede Social de Lagoa Em parceria, para o desenvolvimento social. Conselho Local de Ação Social de Lagoa 2013 PLANO DE AÇÃO Rede Social de Em parceria, para o desenvolvimento social Conselho Local de Ação Social de s 1. Organização e Interação Institucionais 1.1 Consolidar o Sistema de Informação e Comunicação

Leia mais

Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS

Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS Seminário Agentes de educação ambiental, contributos de participação e cidadania Lisboa 9 de Maio de 2014 Associação Nacional

Leia mais