NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão"

Transcrição

1 VERSÃO NOVID AD ES E MELHORIAS E110A9

2 Jéssica Pinheiro 19/04/2016 2/93 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão Alterações nas tabelas do Simples Nacional Filtro por mais de um grupo no Exportador de Dados MÓDULO COMISSÃO Inclusão de LOG na alteração de status do funcionário MÓDULO CRM Alteração nos cadastros de prospect Alterações no Módulo CRM MÓDULO ESCRITA FISCAL Geração de novos registros no arquivo do SPED Fiscal Geração de novos registros no SPED Contribuições Visualização dos créditos de PIS/COFINS apurados no período MÓDULO ESTOQUE Alteração na informação de observações na NF para geração do SPED Alterações nos filtros na Consulta de Notas Alterações nos filtros de consulta de prenotas Alteração no processo de venda para entrega futura Controle de estoque por locais Alteração na impressão de pedidos de compra Modelo Alteração no cálculo de ICMS ST a recuperar Alterações no reprocessamento MÓDULO FINANCEIRO Criação de novo modelo da Relação de Títulos Pendentes MÓDULO FOLHA DE PAGAMENTO Cálculo de evento proporcional aos dias trabalhados Configuração de evento para cálculo do adicional por tempo de serviço Configuração para mais de um tipo de desconto por sindicato Período de validade do movimento fixo Movimentação do ponto na transferência do funcionário Cálculo de férias de fracionadas e alterações nas rotinas de férias MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Alterações nos orçamentos e pedidos Alteração no cadastro de Códigos de Cancelamento MÓDULO OFICINA Alteração na consulta de OS

3 Jéssica Pinheiro 19/04/2016 3/93 2. Controle de peças enviadas a campo Alteração no acesso dos relatórios de veículos através do menu Alteração no acesso nas rotinas de treinamentos através do menu

4 Jéssica Pinheiro 19/04/2016 4/93 1. Alterações nas tabelas do Simples Nacional. Menu Especial => Cadastro de Filial (99002) => aba "Padrões": Inseridos os campos para informação das tabelas do Simples Nacional para mercadorias e para serviços em empresas optantes pelo Simples Nacional, permitindo assim que a empresa possa diferenciar a tabela a ser utilizada de acordo com a atividade. Nestes campos deverão ser informadas as tabelas de acordo com a faixa de faturamento da empresa no período e serão aplicadas no processo de emissão de notas pela empresa. As empresas optantes pelo Simples Nacional obrigatoriamente deverão realizar esta configuração, pois, caso contrário, irão ocorrer erros na emissão de notas. Módulo Estoque => Cadastrar => Tabela de alíquotas do Simples Nacional (1661): Efetuada alteração no cadastro de tabelas de alíquotas do Simples Nacional, onde as alíquotas serão determinadas de acordo com a atividade e por faixas de faturamento. Através da rotina não será possível alterar nem realizar cadastro de novas tabelas. Os cadastros e alterações necessárias serão realizados pela Solution. A empresa poderá trocar de faixa de faturamento, com isso na troca do mês o sistema irá exibir uma mensagem de alerta ao usuário informando que a tabela do mês anterior será clonada para o mês.

5 Jéssica Pinheiro 19/04/2016 5/93 A rotina anterior de cadastro de alíquotas do Simples foi descontinuada. Módulo Estoque => Cadastrar => Contas => Cadastro de Clientes e Fornecedores (7034): Inserido no cadastro de fornecedores o quadro "Tabela do Simples Nacional", no qual será possível definir as tabelas do Simples Nacional. Os campos ficarão habilitados quando o cadastro estiver configurada com tipo de contribuinte estadual e federal como "Simples Nacional" e será utilizada para o cálculo da tributação no lançamento de notas. Desta forma será possível configurar corretamente os percentuais de impostos do Simples, sem causar impactos no lançamento de notas de outros fornecedores. As tabelas a serem informadas são que estão cadastradas na Rotina 1661.

6 Jéssica Pinheiro 19/04/2016 6/93 2. Filtro por mais de um grupo no Exportador de Dados. Menu Especial => Exportador de Dados => Configurar Exportação (1810): Inserida a possibilidade de configuração dos filtros do exportador de dados filtrando por mais de um grupo. Os grupos poderão ser informados digitando os códigos e separando-os por ponto e vírgula.

7 Jéssica Pinheiro 19/04/2016 7/93 Outra forma é clicar no botão "F4 - Pesquisar" no campo referente ao grupo e então selecionar os grupos a serem utilizados para a configuração do filtro. Versão:

8 Jéssica Pinheiro 19/04/2016 8/93 MÓDULO COMISSÃO 1. Inclusão de LOG na alteração de status do funcionário. Módulo Comissão => Cadastros => Funcionários (99030): Incluído LOG em todos os processos no ERP que mudam o status do funcionário. Para consultar o log deve-se informar a tabela RHU_FUNCIONARIOS. Versão:

9 Jéssica Pinheiro 19/04/2016 9/93 MÓDULO CRM 1. Alteração nos cadastros de prospect. Módulo CRM => Cadastros => Prospect (1763): No sistema existem processos que podem ser realizados tanto para clientes quanto para prospects. Anteriormente no sistema ao gerar um cliente a partir de um prospect toda a movimentação anterior ficava com um código diferente do atual, dificultando assim a análise da movimentação. Para atender essa dificuldade foi criado o conceito de clispect, que irá efetuar a unificação dos códigos de clientes e prospects. Foi criada inicialização no sistema que irá realizar a recodificação dos prospects, de modo que não haja duplicidade de código de prospects e de clientes, quando estes forem diferentes. Os cadastros de prospects que já possuíam vínculo com cadastro de cliente também serão recodificados, mas neste caso ficarão com mesmo código do cliente com o qual possui vínculo. Todas as movimentações anteriores ao processo recodificação dos códigos continuarão vinculadas ao prospect, porém com o novo código gerado para ele. Quando for selecionada a opção "Gerar Cliente" o sistema irá criar um código de clientes com mesmo código do prospect origem.

10 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Inserido o botão "Associar Cliente" através do qual será possível vincular o cadastro do prospect a um cadastro de cliente existente. Os cadastros a serem vinculados devem possuir mesmo número de CPF/CNPJ. O sistema não irá permitir a vinculação quando o cliente já estiver vinculado a outro prospect. Versão: Alterações no Módulo CRM. Módulo CRM => Principal => Agendamentos (14001): Implementado novo conceito do CRM, onde quando houver mais de um agendamento estes estarão vinculados a um fluxo, podendo assim acompanhar todos os contatos efetuados a cliente ou prospect. Anteriormente com a forma que o sistema funcionava não era possível ter o controle de todos os contatos realizados com o cliente. Outra alteração realizada foi a troca do termo assentamento que deixou de existir no sistema, passando a ser chamado de atendimento. Os agendamentos e atendimentos do CRM terão as finalidades comercial e financeira, auxiliando na análise de gestão da empresa. Estas finalidades são obrigatórias nos agendamentos e atendimentos. Os agendamentos que já haviam cadastrados no sistema poderão ser inicializados com a finalidade legado.

11 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Atendimento com controle de carteira No caso da utilização da carteira, somente será permitido registrar um atendimento para o cliente do vendedor vinculado ao local de venda informado. Ou seja, as validações da carteira, ocorrerão primeiramente do vendedor, do local de venda e após da conta do cliente. O mesmo ocorrerá para um prospect vinculado a uma carteira. Somente será permitido incluir atendimento, para proprietários e retaguardas da carteira. Cadastro de Agendamento Um novo agendamento é realizado através do botão F3 Cadastrar, onde será informado o funcionário para o qual o agendamento será criado e a data do mesmo. O sistema irá permitir realizar um agendamento para cliente ou prospect. No cadastro do agendamento deverão ser informados a Finalidade e o Motivo. Não será permitido ter um agendamento da finalidade Cobrança para prospect. Cadastro de Atendimento Para a continuidade de um atendimento já iniciado ou de um agendamento criado, o registro deverá ser selecionado na tela e após selecionar o botão Continuar Atendimento <F7>. Ao selecionar esta opção o

12 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 sistema irá abrir tela onde será registrado o contado efetuado com o cliente. Onde a finalidade não poderá ser alterada. Através do botão Novo Atendimento <F11> é possível criar um novo atendimento, sem que tenha sido criado um agendamento previamente.

13 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Na realização do atendimento existem três campos para informação de funcionário. O campo Funcionário indica o funcionário que está realizado o registro, este sempre ficará bloqueado sendo preenchido com o código do funcionário logado. O campo Funcionário/Vendedor indica o funcionário que realizou o contato com o clispect. O campo Agendado para o funcionário é o funcionário para o qual será criado um novo agendamento.

14 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 De acordo com a opção informada no campo Finalidade o sistema irá exibir opções no campo Motivo, onde será registrado o motivo do contato com o cliente.

15 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Quando a finalidade do contato for do tipo Venda o sistema irá habilitar o campo Etapa, onde será informada a etapa da negociação. Através do Módulo CRM => Cadastros => Etapa do Atendimento (1983) há o campo Ocorrência onde será definido se a etapa será obrigatória.

16 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 No campo Resultado será informado o resultado do contato com o cliente. As opções exibidas no campo irão variar de acordo com a finalidade e etapa informadas, sendo configuradas através do Módulo CRM => Cadastros => Resultado do Atendimento (1981) => botão Motivos e Etapas vinculados. Por padrão, funcionará da seguinte forma: Quando o motivo do contato for do tipo Venda o sistema irá exibir as seguintes opções de resultados: Possibilidade de Venda: Indica que há possibilidade de venda, dando assim continuidade a negociação com o cliente. Quando selecionada esta opção o sistema irá obrigar que seja informada uma data de próximo contato e também um Status de Venda. Esta opção está disponível para as etapas Oportunidade, Apresentação, Orçamento e Pedido ; Sem Possibilidade de Venda: Indica que o cliente desistiu antes de receber uma proposta, não demonstrando interesse na negociação. Neste caso a negociação é finalizada e não poderá ser informada uma data de próximo contato. Disponível para as etapas Oportunidade e Apresentação ;

17 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Venda Perdida: Indica que o cliente desistiu da negociação após ter recebido uma proposta. Neste caso a negociação é encerrada e não é possível informar uma data de próximo contato. Disponível para as etapas Orçamento e Pedido. Venda Realizada: Indica que o cliente fechou o negócio e a venda será efetuada. Neste caso a negociação é finalizada e não poderá ser informada uma data de próximo contato. Resultado quando o motivo for do tipo Cobrança ou Registro Simples : Contato Efetuado: Indica que contato foi realizado com sucesso. Neste caso será possível informar uma próxima data de contato. Resultado comum a todas as finalidades e etapas: Sem Contato: Indica que não foi possível realizar o contato com o cliente. Será obrigatório informar uma nova data de contato. Para os contatos com motivo Venda será obrigatória a informação de um local de venda.

18 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 É possível configurar através do Módulo CRM => Cadastros => Resultado do Atendimento (1981) se determinado resultado encerra ou não o atendimento selecionando a opção Encerra Atendimento. Além dos motivos que encerram automaticamente o atendimento também é possível finalizá-lo através da opção Encerrar Fluxo Atendimento. O campo fica habilitado quando informado um motivo Registro Simples e Cobrança.

19 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Alterações na tela de consulta de atendimentos Ao acessar a rotina 14001, sempre serão listados os atendimentos do funcionário vinculado ao usuário logado. Para alterar o funcionário deve e clicar no botão Seguir Funcionário. Ao clicar no botão Seguir Funcionário será aberta a Rotina 1984 para seleção do funcionário. Nesta nova rotina existe a seguinte regra para seleção de funcionário: 1) Se o usuário tiver permissão total na rotina pode escolher qualquer funcionário; 2) Se o usuário não tiver permissão total, o sistema irá verificar a função que o funcionário possui, de forma hierárquica, seguindo a seguinte ordem: Diretor: se tiver a função Diretor poderá escolher qualquer funcionário; Gerente de Vendas: tendo esta função poderá escolher qualquer funcionário da empresa atual;

20 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Gerente de Filial: tendo esta função poderá escolher qualquer funcionário da empresa e filial atual; Coordenador: tendo esta função poderá escolher qualquer funcionário da empresa e filial atual os quais ele seja o coordenador; Vendedor: tendo esta função não poderá escolher outro funcionário; Nenhuma das anteriores: tendo as demais funções poderá escolher qualquer funcionário da empresa e filial atual. Foi inserida a informação do status do atendimento. Os atendimentos com status Finalizado já foram encerrados e não será possível mais realizar movimentações no mesmo, quando o status for Pendente o mesmo ainda está em aberto, podendo ainda serem inseridas informações. Foi inserido filtro por período dinâmico, onde ao acessar a rotina ficará por padrão a data atual, podendo ser alterada conforme filtros desejados.

21 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 A coluna em que é informado o código da conta foi renomeada para Clispect, pois a mesma exibe contas que se referem a clientes e prospect. Ao clicar no código da conta na coluna Clispect o sistema abrirá tela demonstrando as informações do clispect, tais como: endereço, telefone e .

22 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Foi inserida a coluna Motivo na qual será exibida a informação do motivo do contato com o cliente. Na coluna Prox Contato ao selecionar a data o sistema irá abrir tela onde será possível visualizar os contatos realizados com o cliente e as informações deste contato. Além da visualização, também é possível alterar a descrição do assunto do atendimento através do botão Redefinir Assunto do Fluxo de Atendimento, esta opção irá renomear o assunto em todos os atendimentos e agendamento do fluxo selecionado. Os registros dos contatos realizados com o cliente em um mesmo fluxo de atendimento serão exibidos no quadro Registros. O sistema irá exibir um registro por vez, mostrando sempre o mais recente, os demais registros podem ser visualizados através dos botões de navegação inseridos logo abaixo do quadro. Também existe a possibilidade de visualização de todos os registros ao selecionar a opção Exibir todos.

23 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Alterações no acesso do CRM através de outros módulos Módulo Estoque => Cadastrar => Contas => Cadastro de clientes e fornecedores (7034): Inseridos os botões "CRM - Histórico de Atendimento" e "CRM - Agendar Atendimento", onde no botão de histórico será possível visualizar somente os atendimentos, sem poder alterar ou incluir um novo. O botão agendar atendimento irá buscar a rotina Agenda do funcionário.

24 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Nas rotinas referentes a prenotas => campo "Ação", renomeado a ação de assentamentos CRM, onde agora está como "CRM - Atendimento Prenota". Ao executar esta ação serão listados os históricos dos atendimentos, sendo este somente de finalidade Comercial.

25 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Módulo Oficina => Movimentação => Ordem de serviço (2010): Renomeado o botão assentamento CRM, para "CRM - Atendimento OS", onde também listará somente os atendimentos de finalidade "Comercial".

26 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Módulo CRM => Cadastros => Prospect (1763): Inserido o botão "CRM - Histórico de Atendimento", onde listarão todos os atendimentos realizados para o prospect selecionado na tela, sem poder incluir ou alterar.

27 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93

28 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 MÓDULO ESCRITA FISCAL 1. Geração de novos registros no arquivo do SPED Fiscal. Módulo Escrita Fiscal => Principal => Arquivos digitais => SPED - EFD (6063): Desenvolvida a geração dos registros E111, E113, E220 e E240 automaticamente no arquivo do SPED Fiscal, nestes registros serão demonstrados valores referentes ao diferencial de alíquota. Quando no período forem apurados valores de diferencial de alíquota será necessário que durante a geração do arquivo do SPED seja informado o valor e o código do ajuste. Estas informações serão inseridas na aba "ICMS - Diferencial de Alíquota".

29 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Versão: Geração de novos registros no SPED Contribuições. Módulo Escrita Fiscal => Principal => Arquivos Digitais => SPED - EFD PIS/COFINS (6073): Inserida a geração dos registros F600, 1300 e 1700 no arquivo do SPED Contribuições. Estes registros referem-se aos valores de PIS/COFINS retidos. Para que o registro F600 seja gerado é necessário que o campo "Bloco F - Demais Documentos e Apurações" esteja selecionado e para que os registros 1300 e 1700 sejam gerados o campo "Bloco 1 - Complemento da Escrituração - Controle de Saldos de Créditos e de Retenções, Operações Extemporâneas e Outras Informações" deve estar selecionado. Na apuração de PIS/COFINS - Rotina 1742 foi inserida validação quanto a notas fiscais com inconsistências quanto a retenção de PIS/COFINS, onde caso sejam encontrados erros estes serão apontados em relatório de consistência gerado pelo sistema.

30 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Caso seja encontrada alguma inconsistência de valores de retenção de PIS/COFINS será possível efetuar o ajuste da nota fiscal através do Módulo Estoque => Principal => Notas => Altera tributação NF (1359), onde foram inseridos campos de base, alíquota e valor de retenção. 3. Visualização dos créditos de PIS/COFINS apurados no período. Módulo Escrita Fiscal => Relatórios => Crédito de PIS/COFINS (1960): Desenvolvida rotina onde será possível a visualização dos créditos de PIS/COFINS apurados em cada período e o aproveitamento destes créditos.

31 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Através do botão "Consultar Débitos" será possível visualizar os valores referentes ao aproveitamento dos créditos de PIS/COFINS do período.

32 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Caso seja apurado um valor maior de créditos do que débitos em determinado período, ficará um saldo do valor do crédito a ser utilizado nos meses seguintes, até que este fique zerado. Atualmente o sistema irá utilizar sempre os créditos mais antigos para realizar o aproveitamento.

33 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Os valores serão gerados na Rotina 1960 somente após efetuar o processo de apuração de PIS/COFINS através da Rotina 1742, utilizando a opção "Efetua Cálculo". Módulo Escrita Fiscal => Principal => Arquivos Digitais => SPED - EFD PIS/COFINS (6073): Inserida a geração de informações quanto ao controle dos créditos de PIS/COFINS nos registros 1100 e 1500 do SPED. Para que os mesmos sejam gerados é necessário que na tela de geração do arquivo seja selecionado o campo "Bloco 1 - Complemento da Escrituração - Controle de Saldos de Créditos e de Retenções, Operações Extemporâneas e Outras informações". Versão:

34 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 MÓDULO ESTOQUE 1. Alteração na informação de observações na NF para geração do SPED. Módulo Estoque => Principal => Notas => Consulta de Notas (1057) => botão "Ação" => SPED Fiscal - Observações da NF: Efetuada alteração ao efetuar o lançamento de códigos de ajustes referentes aos valores de substituição tributária a serem gerados no arquivo do SPED Fiscal. Ao realizar o lançamento do código de ajuste, o sistema irá aplicar o mesmo para todos os itens da nota que contem ICMS ST e o valor será o mesmo de ICMS ST do item na nota fiscal. Anteriormente era necessário realizar o lançamento manualmente para cada um dos itens da nota. Versão:

35 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 2. Alterações nos filtros na Consulta de Notas. Módulo Estoque => Principal => Notas => Consulta de notas (1057): Realizadas as seguintes alterações de modo a melhorar o desempenho do sistema na consulta de notas fiscais: - Ao acessar a rotina, o sistema já preencherá o campo de período com período de 4 dias; - O sistema não permitirá consulta com período maior que 3 anos; - Se não forem informados conta e período, o sistema irá preencher automaticamente o período com intervalo de 60 dias (hoje - 60 e hoje, como data inicial e final respectivamente); - Se não for informada conta e for informado período maior que 6 meses (180 dias), sistema irá bloquear a consulta exibindo mensagem de erro; - Se for informada conta e não informado período, o sistema irá preencher automaticamente o período com intervalo de 365 dias (hoje e hoje, como data inicial e final respectivamente). Se utilizados os filtros de número da nota ou código interno, não haverá bloqueios de período. Versão: Alterações nos filtros de consulta de prenotas. Módulo Estoque => Principal => Notas => Emissão de notas (1076), Orçamento (1077), Ordens de serviços (1078), Ordens de compra (1080), Pedidos de venda (1079) e Reservas (1081): Realizadas as seguintes alterações de modo a melhorar o desempenho do sistema na consulta de prenotas: - O sistema não permitirá consulta com período maior que 3 anos; - Se não forem informadas conta e período, o sistema irá preencher automaticamente o período com intervalo de 60 dias (hoje - 60 e hoje, como data inicial e final respectivamente); - Se não for informada conta e for informado período maior que 6 meses (180 dias), sistema irá bloquear a consulta exibindo mensagem de erro; - Se for informada conta e não informado período, o sistema irá preencher automaticamente o período com intervalo de 365 dias (hoje e hoje, como data inicial e final respectivamente). Se utilizados os filtros de número da prenota ou código interno, não haverá bloqueios de período. Versão:

36 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 4. Alteração no processo de venda para entrega futura. Módulo Estoque => Principal => Entrega futura (1959): Alterado processo de venda para entrega futura no ERP, de modo que, o sistema possibilite o cancelamento, devolução ou desfazimento dessas operações. Para possibilitar esse controle foi criada a rotina 1959, através da qual será possível gerenciar o processo de entrega futura. Sempre que emitida uma nota fiscal com o tipo de operação "Venda - entrega futura", o sistema irá gerar uma entrega futura na rotina 1959, com os itens da nota fiscal, e também irá reservar os itens para o cliente, não sendo mais necessário gerar uma prenota de reserva ao emitir a venda para entrega futura. Para utilizar o novo controle, é necessário que a empresa controle estoque de terceiros, pois o controle de saldos a entregar será realizado pela rotina As reservas realizadas por esse processo, as quais os itens estão vinculados, poderão ser visualizadas através do Módulo Estoque => Principal => Consulta preço - vários itens (1103) => botão "Alocações" - aba "Reservas".

37 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 No cadastro de operações (1010) foi criado um novo tipo de operação "Desfazimento - Entrega Futura", o qual deve ser utilizado para criar uma operação de desfazimento da entrega futura, e será utilizada quando o cliente desistir da compra, antes que a entrega seja realizada. A operação deverá ser do tipo "Outras entradas". No cadastro da filial (99002) - aba "Padrões" foram criados os campos "Operação Remessa de Venda para Entrega Futura" e "Operação Desfazimento de Venda para Entrega Futura" nos quais devem ser definidas as operações das notas de entrega e desfazimento da venda futura.

38 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Na rotina 1959 existe o botão "Emitir NF de Remessa" que ao clicar irá abrir uma tela com os itens pendentes de entrega futura, da entrega futura selecionada, e ao realizar a marcação do item, será possível definir a quantidade a ser entregue. Os valores de descontos, fretes e demais rateios da prenota, serão gerados proporcionalmente de acordo com os produtos e quantidades definidos para entrega ou desfazimento.

39 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Caso ocorra algum bloqueio na emissão da nota de entrega, o desbloqueio deve ser realizado através do botão "Desbloquear prenota de Remessa" na rotina 1959, e a finalização, após o desbloqueio, através do botão "Finalizar prenota de Remessa". Se a entrega futura estiver bloqueada, não será possível entregar os demais itens desta, antes do desbloqueio e emissão da mesma. O botão "Emissão NF de Desfazimento" terá o mesmo comportamento do botão "Emitir NF de Remessa", porém ao invés de realizar a entrega, irá desfazer a entrega futura, excluindo a reserva dos itens e todos os processos gerados pela venda para entrega futura.

40 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Uma mesma entrega futura poderá ter N notas de entrega e de desfazimento, até que seu saldo seja zerado e seu status fique como "Finalizado". Versão: Controle de estoque por locais. Módulo Estoque => Cadastrar => Depósitos (1939): Desenvolvido conceito de estoque por locais, através do qual será possível controlar os estoques por depósitos, onde uma mesma filial poderá possuir mais de um depósito. Inicialmente cada filial terá somente um depósito, com isso os estoques e movimentações se manterão como funciona atualmente. Caso haja somente um depósito cadastrado, em todas as telas em que o campo Depósito foi inserido o mesmo ficará bloqueado, não impactando no funcionamento das rotinas. O conceito de estoque por locais não possui nenhum impacto no fiscal, mesmo que hajam vários depósitos com movimentação no período para a geração de arquivos fiscais, por exemplo, o sistema irá considerar a empresa e/ou filial com todos os seus depósitos.

41 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Bloqueios do Depósito No cadastro dos depósitos foram inseridas configurações para restringir o seu uso com determinados tipos de lançamento. Com isso, ao selecionar opção para restringir determinado tipo de lançamento o sistema não irá permitir o seu uso nesta movimentação. O sistema não permite que um estoque seja excluído, somente inativado. A inativação de um depósito é realizada através do botão Inativar Depósito, porém é necessário que o depósito não possua itens.

42 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Depósito Padrão da Filial Menu Especial => Cadastro de Filial (99002) => aba Padrões : Inseridos campos para definição dos depósitos padrão da filial para operações de compra e venda. Os depósitos definidos como padrão serão utilizados como padrão na abertura de prenotas e consulta de preços, por exemplo.

43 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Transferência entre Depósitos Módulo Estoque => Principal => Transferência entre Depósitos (1946): O sistema possibilita que seja realizada a transferência de itens entre depósitos de uma mesma filial, sem que haja a emissão de nota fiscal. Ao dar F3 Cadastrar na tela da rotina serão informados os depósitos origem e destino. Além disto, deverão ser informadas as operações de entrada e saída que serão utilizadas pelo sistema para realização dos lançamentos de ajuste. A operação de entrada de transferência entre depósitos deve ser do tipo de lançamento Outras entradas e a operação de saída de transferência deve ser do tipo de lançamento Outras saídas.

44 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Após a informação dos depósitos e operações o sistema irá abrir automaticamente a tela para informação dos itens que serão transferidos. A tela exibida pelo sistema dispõe de vários filtros a serem utilizados, sendo obrigatória a informação de pelo menos um filtro.

45 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 É possível a seleção de vários produtos a serem transferidos a partir desta tela, para isso na coluna Qtd. Transferência deve ser informada a quantidade a ser transferida, devendo esta ser inferior a quantidade disponível no depósito origem.

46 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 A visualização dos itens da transferência é realizada através do botão Itens, onde também é possível alterar quantidades, excluir e inserir produtos. Quando a transferência já possuir itens não é mais possível realizar a alteração nesta.

47 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 A transferência é finalizada quando selecionada a opção Efetivar transferência. No processo de efetivação da transferência o sistema irá efetuar lançamentos de saída no depósito origem e de entrada no depósito destino através de lançamentos de ajustes com as operações informadas para a transferência.

48 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Consulta de Preços Módulo Estoque => Principal => Consulta preços vários itens (1103): Ao realizar a consulta de um item o sistema irá exibir o saldo do mesmo no depósito padrão definido no cadastro da filial. A consulta do saldo do item nos demais depósitos é realizada através do botão Filiais <F6>. Na tela de consulta do saldo por filiais foi inserida a coluna Depósito para que seja possível identificar a qual depósito refere-se o saldo.

49 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Lançamento e Emissão de Notas Módulo Estoque => Principal => Emissão de Notas (1076) e Lançamento de Notas (1020): Inserido o campo Depósito através do qual será possível definir em qual depósito será realizada a movimentação. Ao abrir a rotina o sistema trará o campo preenchido com o depósito padrão da filial, sendo possível alterá-lo informando outro depósito, desde seja da mesma filial e não haja restrição para o tipo de lançamento da operação informada.

50 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Inventário Módulo Estoque => Estoque => Inventário Especial (1211): Desenvolvido modelo Depósito através do qual será possível efetuar a geração do inventário totalizando por depósito.

51 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Quando informado o modelo Depósito o sistema habilita o filtro Depósito através do qual será possível gerar o inventário filtrando por determinado depósito. Os depósitos serão exibidos neste campo de acordo com a empresa e filial informados.

52 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Extrato de Produtos Módulo Estoque => Principal => Extrato de Produtos (1082): Inserido o filtro Depósito através do qual será possível efetuar a geração do extrato do produto filtrando por determinado depósito. Ao informar determinado depósito o sistema irá mostrar as movimentações e saldo do produto neste depósito. Será possível visualizar somente a movimentação de quantidade dos produtos, pois nesse processo não existe custo médio por depósito, somente por filial.

53 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Lançamento de Ajuste de Quantidade Módulo Estoque => Estoque => Lançamentos de ajuste em quantidade (1113): Na realização de lançamento de ajuste de quantidade deverá ser informado o depósito no qual o ajuste será realizado. Como padrão o sistema irá buscar o depósito padrão da filial. Para os lançamentos de ajuste de custo médio não é informado depósito, pois neste caso o ajuste é aplicado para todos os depósitos e o sistema irá gravar sempre o padrão da filial nestes.

54 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Balanço de Estoque Módulo Estoque => Estoque => Balanços (1296): Na tela de abertura do balanço foi inserido o campo Depósito, o qual possui preenchimento obrigatório. Os lançamentos de ajuste e verificação dos saldos serão realizados no depósito informado e o saldo dos produtos do balanço será sempre o saldo do depósito.

55 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Oficina Módulo Oficina => Cadastrar => Parâmetros (2001): Inserido o campo Depósito onde será definido o depósito para movimentações do Módulo Oficina. O depósito definido nos parâmetros será utilizado para todas as movimentações, não sendo possível informar um depósito diferente por ordem de serviço.

56 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Gestão de Pedidos Módulo Gestão de Pedidos => Cadastrar => Parâmetros (3024): Inserido campo Depósito Padrão onde será definido depósito para as movimentações realizadas no Módulo Gestão de Pedidos. O depósito nos parâmetros será utilizado para todas as movimentações, não sendo possível informar um depósito diferente por pedido.

57 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Relatório Módulo Estoque => Principal => Reservas Pendentes de Entrega (1978): Desenvolvido relatório para visualização de movimentações de reservas para entrega futura. 6. Alteração na impressão de pedidos de compra Modelo 1. Módulo Estoque => Compras => Sugestão de compras => Pedido de compra ( ): Alterado o modelo de impressão de pedido de compra modelo 1, no qual será impresso as observações da solicitação de compra que deu origem ao pedido de compra através do fluxo de compras. Para que esta observação seja impressa é necessário que na Rotina 1190,01 seja selecionada a opção Imprimir Observação da Solicitação e que tenha sido inserida uma observação na abertura da solicitação de compra.

58 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Inserido também na impressão do pedido de compra modelo 1, a informação da "Condição de pagamento" da "Cotação" que deu origem ao pedido de compra através do fluxo de compras. Para que esta "Condição de pagamento" seja impressa é necessário que na Rotina 1190,01 seja selecionada a opção "Imprimir Condição de Pagamento da Cotação" e que na cotação que deu origem ao pedido de compra tenha sido preenchido o campo Condição de Pagamento. Versão:

59 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 7. Alteração no cálculo de ICMS ST a recuperar. Módulo Estoque => Diversos => Planilhas de Recuperação => Planilha de Recuperação ICMS ST (1235): Modificada rotina de cálculo de ICMS ST a recuperar. O cálculo de ICMS ST a recuperar no ERP não é realizado apenas ao executar o relatório da rotina 1235 e sim a cada processo que possa alterar esse valor, como por exemplo, a emissão e lançamento de notas fiscais. Até então, quando a nota de compra era lançada com CST 10, 30 e 70, e não possuía valor de ICMS ST, ou lançada GR que deveria ter ICMS destacado e não teve, o sistema calculava um valor de acordo com a tabela de tributação do item e se recuperava do mesmo. A partir de agora, o sistema somente irá se creditar de valores lançados de fato na nota fiscal. Essa alteração tem impacto direto na formação de preço de venda, visto que, o ICMS ST a recuperar é considerado na formação do custo para vendas para outros estados. Versão:

60 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 8. Alterações no reprocessamento. Módulo Estoque => Processamentos => Reprocessamento (1095): Realizadas alterações no reprocessamento dos produtos, de modo que, o processo fique mais rápido e consistente. O reprocessamento tem a finalidade de verificar e consistir o tipo de custo informado na operação da movimentação de produtos e analisar se todos os custos de movimentação do produto esta correta. Esse processo analisa exclusivamente custo médio e caso encontre alguma inconsistência realiza a correção. O processo é executado pelo sistema todas as noites, durante a reorganização diária, considerando o período de menor e maior data definido no cadastro da empresa. Foi realizada alteração no processo, de modo que, seja considerada a definição do campo "Tipo de cálculo de custo" na aba "Outras informações" do cadastro da empresa (99001). No campo existem as opções "Diário - Primeiro as entradas, depois as saídas" e "Diário - Por ordem de lançamento". A primeira opção é a forma como o reprocessamento sempre considerou, primeiro as entradas do dia e depois as saídas. Nesta configuração mesmo que uma nota fiscal de compra seja lançada a tarde ela será considerada antes das notas fiscais de venda que tiveram na manhã do mesmo dia.

61 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 A segunda opção é nova e o sistema considera por ordem de lançamento. Nesta configuração se a nota fiscal de compra for lançada a tarde será considerada depois das notas fiscais de venda que tiveram na manhã do mesmo dia. O seu sistema será inicializado com a primeira opção. Versão: MÓDULO FINANCEIRO 1. Criação de novo modelo da Relação de Títulos Pendentes. Módulo Financeiro => Relatórios => Relação de títulos pendentes (7036) => aba Configurações : Inserido o campo Imprimir nome completo da conta que ao ser selecionado o relatório será impresso com melhor visibilidade da descrição da conta, que anteriormente era exibido de forma parcial, dificultando a interpretação da informação. O campo somente fica habilitado na tela com as seguintes configurações: - No campo Ordem deve estar selecionada a opção "Data de vencimento"; - No campo Tipo de relatório deve estar selecionada a opção "Somente títulos". Versão:

62 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 MÓDULO FOLHA DE PAGAMENTO 1. Cálculo de evento proporcional aos dias trabalhados. Módulo Folha de Pagamento => Cadastrar => Eventos (6103): Inserido o campo "Calcula proporcional aos dias trabalhados no período", através do qual será possível configurar o evento para calcular proporcionalmente aos dias trabalhados pelo funcionário. Foi inserida inicialização para que campo fique como "Sim" para os eventos com os códigos de cálculo: 001, 004, 005, 006, 010, 021, 022, 023, 024, 032, 040, 043, 053, 060, 062 e 063. Os demais eventos serão inicializados como "Não". Versão:

63 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 2. Configuração de evento para cálculo do adicional por tempo de serviço. Módulo Folha de Pagamento => Cadastrar => Sindicatos (6104): Inserido campo "Evento" no quadro "Adicional por Tempo de Serviço", no qual deverá ser informado o código do evento para o cálculo do adicional por tempo de serviço.

64 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Nestes campos somente serão listados os eventos configurados na Rotina 6103 com o tipo "Adicional por Tempo de Serviço". O campo possui preenchimento obrigatório, desde que, os demais campos referentes ao adicional por tempo de serviço estejam preenchidos. Para que não haja impacto no cálculo da folha de pagamento, o sistema irá realizar o cálculo do adicional mesmo que não haja evento informado, da mesma forma que é realizado atualmente. Com esta informação, será possível diferenciar o evento a ser utilizado de acordo com o número de anos do adicional. Módulo Folha de Pagamento => Cadastrar => Eventos (6103): No campo "Código de cálculo" foi renomeada a opção "006 - Anuênios/Quinquênios" para "006 - Adicional por Tempo de Serviço" e no campo "Tipo de Evento" a opção "Quinquênios" foi renomeada para "Adicional por Tempo de Serviço", pois os campos serão utilizados para todos os tipos de adicionais por tempo de serviço. Versão:

65 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 3. Configuração para mais de um tipo de desconto por sindicato. Módulo Folha de Pagamento => Cadastrar => Sindicatos (6104): Inseridas configurações de mais de um tipo de desconto por sindicato.

66 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Através do botão "Contribuições Sindicais" serão cadastrados os tipos de descontos que o sindicato tem, bem como a forma que é aplicado e o evento a ser utilizado no cálculo da folha.

67 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 A informação do código do evento tem preenchimento obrigatório, portanto para que o cálculo funcione corretamente é necessário que nos cadastros de sindicatos já existentes seja informado o código de evento da contribuição, quando houver. No campo "Evento" somente serão listados os eventos configurados na Rotina 6103 com o tipo de evento de acordo com o tipo de desconto cadastrado, ou seja, para cadastros com tipo de desconto "Assistencial" somente serão listados eventos do tipo "Contribuição Sindical Assistencial". Versão:

68 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 4. Período de validade do movimento fixo. Módulo Folha de Pagamento => Rotinas Mensais => Movimento Fixo (6204): Inseridos os campos "Data Inicial" e "Data Final" no cadastro dos movimentos fixos, através dos quais será possível definir o período em que o movimento será válido para o cálculo da folha. Versão:

69 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 5. Movimentação do ponto na transferência do funcionário. Módulo Folha de Pagamento => Rotinas Mensais => Transferência Funcionário (6215): Efetuada alteração no sistema, para que ao realizar a transferência de um funcionário o sistema copie a movimentação do ponto do funcionário na empresa ou filial anterior para a nova. Desta forma, será possível ter os registros de ponto do código novo do funcionário também na empresa ou filial anterior à transferência, facilitando o controle das horas anteriores a transferência. Módulo Folha de Pagamento => Rotinas Mensais => Cartão Ponto => Consulta Dados (6231) => botão Impressão : Na impressão do espelho do ponto foram inseridas as colunas Empresa e Filial, onde será possível visualizar qual a empresa e filial em que o funcionário trabalhou no período. Versão:

70 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 6. Cálculo de férias de fracionadas e alterações nas rotinas de férias. Módulo Folha de Pagamento => Férias => Consulta de Férias (6504): Desenvolvido o cálculo de férias fracionadas, com isso será possível efetuar o cálculo das férias do funcionário, referente a um mesmo período aquisitivo, em dois período diferentes. Na rotina de cálculo de férias foi inserido o campo "Férias Fracionadas", onde será possível definir se as férias serão calculadas de forma fracionada ou integral. Ao definir o campo como "Sim", o sistema habilitará o campo "Período Férias Fracionadas", onde será informado se as férias se referem ao primeiro ou segundo período de férias que será concedido ao funcionário.

71 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Somente serão permitidos dois períodos de férias, em que somados totalizem 30 dias, não podendo haver período inferior a 10 dias. Os valores serão calculados de forma proporcional aos dias de férias informados. Além do cálculo de férias fracionadas foram realizadas as seguintes alterações nos processos de férias: Cálculo de Férias Para a realização do cálculo de férias, deverá ser selecionada a opção "Calcula Férias" na tela de inserção de férias. O botão "Cálculo Férias" que havia na Rotina 6504 foi removido.

72 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Visualização de Movimentos de Férias A visualização dos movimentos de férias será realizada através do Módulo Folha de Pagamento => Férias => Consulta de férias (Rotina 6504) => botão "Movimentos de Férias". O sistema irá exibir os movimentos de férias do funcionário selecionado na Rotina 6504.

73 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Lançamento de Férias e Recálculo do Movimento de Férias O lançamento de férias será realizados através do Módulo Folha de Pagamento => Férias => Consulta de férias (Rotina 6504) => botão "Movimentos de Férias" => botão "Lançar Férias".

74 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS 1. Alterações nos orçamentos e pedidos. Módulo Gestão de Pedidos => Pedidos => Orçamentos (3504): Efetuadas alterações nos orçamentos e pedidos do Gestão de Pedidos. Informação de funcionário na abertura de orçamento Na abertura do orçamento não será mais informado um código de vendedor e sim um funcionário. Ao dar "F4 - Pesquisar" no campo "Id do Vendedor" serão listados os funcionário cadastrados na Rotina que possuem função vendedor com departamento Gestão de Pedidos. No pedido Rotina 3510, ainda conterá o código de vendedor, com isso o código informado no orçamento será diferente do pedido, porém refere-se ao mesmo vendedor. O mesmo ocorre para a nota fiscal gerada após o pedido ser faturado, que irá conter o código do vendedor, da mesma forma que funcionava anteriormente.

75 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Possibilidade de abrir orçamentos para prospects Ao dar "F4 - Pesquisar" no campo "Id do Cliente/Prospect" o sistema irá listar na tela de pesquisa todos os clientes - cadastrados na Rotina 7034 e todos os prospects - cadastrados na Rotina 1763, sendo possível selecionar um cadastro de cliente ou prospect para a abertura de orçamento. Quando no orçamento não for informado um cliente ou prospect o sistema irá criar automaticamente um cadastro de prospect na Rotina 1763 com os dados inseridos na tela de abertura do orçamento. O sistema não permite que seja gerado um pedido para um prospect, portanto caso o orçamento tenha sido gerado para um prospect será necessário gerar cliente através da Rotina 1763 antes da geração do pedido, caso contrário o sistema irá aplicar bloqueio. Alterações nos itens do orçamento Foi inserido o campo Quantidade, através do qual será possível informar quantas unidades de um mesmo item serão vendidas. Caso seja informado um veículo o campo ficará bloqueado, sendo obrigatoriamente informado somente 1 (um).

76 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Quando um orçamento com itens com quantidade maior do que 1 (um) for transformado em pedido, será criado um item no pedido referente a cada unidade informada no orçamento. Os valores informados serão divididos a cada item do pedido. Para inserir itens de compra deverá ser selecionado o botão "Inserir item de compra". No caso dos itens de compra o sistema somente irá permitir quantidade igual a 1 (um). Geração de Pedido do Orçamento A geração do pedido será realizada através do botão Trocar Status na Rotina Ao selecionar este botão o sistema irá exibir tela onde deverá ser selecionada a opção Confirmar (Gerar Pedido). Esta nova opção é equivalente ao botão Gerar Pedido que foi retirado da tela.

77 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93

78 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Após o pedido ser gerado o sistema não irá realizar a exclusão do orçamento, o mesmo seguirá sendo exibido na Rotina 3504 para consulta, com status Confirmado. Uma vez o orçamento confirmado não será possível realizar a reabertura dele. Gerar Venda Pedida do Orçamento e de Itens do Orçamento A venda perdida poderá ser gerada de todo o orçamento ou de itens do orçamento. A geração de venda perdida de todo o orçamento é realizada a através do botão Trocar Status selecionando a opção Perder (Gerar Venda Perdida). Quando selecionada esta opção o sistema irá abrir tela onde deverão ser informados o código e motivo da venda perdida. Ao dar F4 Pesquisar no campo Código de Cancelamento o sistema irá listar na tela somente os códigos de cancelamento cadastrados no sistema com a finalidade Venda Perdida. A geração de venda perdida de somente um dos itens do orçamento é realizada através do botão Itens => selecionando o item a ser perdido => botão Perder. Da mesma forma que a geração da venda perdida do orçamento, o sistema irá obrigar que seja informado um código de cancelamento.

79 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Cancelamento de Orçamento e Itens do Orçamento O cancelamento de um orçamento é realizado através do botão Trocar Status selecionando a opção Cancelar. Quando selecionada esta opção o sistema ira abrir tela onde deverá ser informado o código e motivo do cancelamento. Ao dar F4 Pesquisar no campo Código de Cancelamento o sistema irá listar na tela somente os códigos de cancelamentos cadastrados no sistema com a finalidade Cancelamento. Esta opção efetua o cancelamento do orçamento e de todos os seus itens. O cancelamento de somente um dos itens do orçamento é realizado através do botão Itens => selecionando o item a ser cancelado => botão Cancelar. Da mesma forma que o cancelamento do orçamento, o sistema irá obrigar que seja informado um código de cancelamento. Caso não haja no sistema nenhum código cadastrado com a finalidade Cancelamento não será possível realizar o cancelamento, sendo necessário cadastrá-lo na Rotina Cancelamento x Venda Perdida O sistema não permite mais que um orçamento, pedido, itens do orçamento e itens do pedido sejam excluídos, somente cancelados ou perdidos.

80 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 A opção Cancelamento tem objetivo de cancelar o orçamento ou itens do orçamento nos casos em que tenha sido aberto um orçamento incorretamente, tenha sido informado um cliente ou produto de forma equivocada, por exemplo. A opção Venda Perdida tem como objetivo gerar a venda perdida quando já houve uma negociação com o cliente e por algum motivo a venda não será realizada. No caso dos pedidos existentes na Rotina 3510 somente será possível gerar venda perdida, pois se entende que neste momento já houve uma negociação com o cliente. Reabertura de Orçamento Foi inserida a possibilidade de reabertura do orçamento quando o mesmo foi cancelado, perdido ou finalizado. A reabertura é realizada através do botão Trocar Status => opção Reabrir. Na reabertura de orçamentos cancelados e perdidos o sistema irá exibir tela com todos os itens do orçamento, onde os itens a serem reabertos devem ser selecionados, os que não forem selecionados continuarão com status anterior. Na reabertura de orçamentos que foram finalizados, o sistema irá deixar marcados todos os itens que estavam com status Orçado, pois estes serão reabertos automaticamente. Para os itens que estavam com status Cancelado ou Perdido existe a possibilidade de marcá-los ou não, onde ao não selecionar o item o mesmo continuará com a situação anterior no orçamento. Finalizar Orçamento Na Rotina 3504 => botão Trocar Status foi inserida a possibilidade de finalizar o orçamento ao selecionar a opção Finalizar. Quando deixado o orçamento nesta situação não será mais possível efetuar alterações no mesmo, porém ainda existirá a possibilidade de reabrir no orçamento e efetuar alterações, diferente de quando o mesmo é confirmado.

81 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Impressão do Orçamento O sistema somente irá permitir a impressão de um orçamento quando o mesmo estiver com status Finalizado ou Confirmado. Dados Gerais O botão Dados Gerais foi removido da tela de consulta de orçamentos, com isso a visualização dos dados gerais do orçamento passou a ser realizada ao clicar no número do orçamento destacado em azul na coluna Orçamento.

82 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Dados do Financiamento A tela para informação dos dados de financiamento era aberta automaticamente pelo sistema após criar o orçamento, situação que foi alterada. Após criar o orçamento e informar os itens do mesmo o sistema irá abrir a tela de consulta de itens do orçamento, onde ao clicar em Enter o sistema irá abrir a tela de informação do financiamento. Também será possível realizar esta informação através do botão Financiamento disponível na tela da Rotina Quando for selecionada a opção para geração do pedido do orçamento esta tela será exibida novamente, para conferência dos valores do orçamento e validações do sistema quanto aos valores de financiamento próprio e de terceiros.

83 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Permissão para alteração do status do orçamento Na Rotina 3504 ao clicar no botão Trocar Status o usuário deverá possuir as seguintes permissões para cada uma das funcionalidades: - Finalizar: Desenvolvida a rotina 1989, onde para poder finalizar o orçamento o usuário deverá ter permissão total na rotina. - Confirmar (gerar pedido): Desenvolvida a rotina 1990, onde para gerar o pedido o usuário deverá ter permissão total na rotina. - Cancelar: Desenvolvida rotina 1954, onde para poder cancelar o orçamento o usuário deverá ter permissão total na rotina. - Perder (gerar venda perdida): Desenvolvida rotina 1956, onde para gerar a venda perdida o usuário deverá ter permissão total na rotina. - Reabrir: Desenvolvida rotina 1988, onde para poder reabrir o orçamento o usuário deverá ter permissão total na rotina. Versão:

84 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 2. Alteração no cadastro de Códigos de Cancelamento. Módulo Gestão de Pedidos => Cadastrar => Códigos de Cancelamento (3016): Inserido campo "Finalidade", onde será possível definir a finalidade do código, podendo o mesmo ser "Cancelamento" ou "Venda Perdida". Os códigos já cadastrados no sistema serão inicializados como "Venda Perdida" e serão utilizados normalmente para os processos de geração de venda perdida já existentes pelo sistema. Já os códigos com finalidade "Cancelamento" serão utilizados para novas opções inseridas no Módulo Gestão de Pedidos para cancelamento do orçamento e item do orçamento. Foram inseridos campos para definir a liberação de uso dos códigos por módulo do ERP, sendo possível configurar determinado código para uso exclusivo em determinado módulo.

85 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Foi inserido o campo "Obrigar Motivo" através do qual será configurado se ao efetuar o cancelamento ou geração de venda perdida será obrigatória à informação de um motivo.

86 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Os códigos deixaram de ser cadastrados por empresa, agora um mesmo código de cancelamento poderá ser utilizado por todas as empresas do grupo. Versão: MÓDULO OFICINA 1. Alteração na consulta de OS. Módulo Oficina => Movimentação => Ordem de serviços (2010): Foram realizadas as seguintes alterações de modo a melhorar o desempenho na consulta de ordens de serviços:

87 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 - O sistema não permitirá consulta com período maior que 3 anos; - Se não forem informados conta e período o sistema irá preencher automaticamente o período com intervalo de 60 dias (hoje - 60 e hoje, como data inicial e final respectivamente); - Se não for informada conta e for informado período maior que 6 meses (180 dias), sistema irá bloquear a consulta exibindo mensagem de erro; - Se for informada conta e não informado período o sistema irá preencher automaticamente o período com intervalo de 365 dias (hoje e hoje, como data inicial e final respectivamente). Se utilizados os filtros de número da ordem de serviço ou código interno, não haverá bloqueios de período. Versão Controle de peças enviadas a campo. Módulo Oficina => Movimentação => Ordem de serviços (2010): Criado controle de emissão de notas de remessa de mercadorias enviadas a campo para conserto, pela ordem de serviços. Muitas vezes um mecânico é chamado a campo em decorrência de algum problema ocorrido em uma máquina. Quando isso acontece, este mecânico leva uma série de peças sem saber exatamente se irá usá-las. Com isso, algumas peças retornam a empresa enquanto outras são usadas para o conserto da máquina. O novo controle visa identificar essas peças que estão em campo e evitar perdas, realizando um controle efetivo do que está saindo a campo e o que esta retornando de lá. Para habilitar o controle é necessário, que no Cadastro de Parâmetros do ERP (99900), o parâmetro #NFConsertoExtControla esteja definido como "Sim".

88 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 No Módulo Oficina => Cadastrar => Tipo de Ordem de Serviços (2026) foi criada a aba Remessa de peças onde deve ser marcado o campo Controlar Remessa de peças a campo para os tipos de OS que forem de campo, e deverão ser informadas as operações que o sistema irá utilizar para emissão das notas de saída para conserto e retorno de conserto. A operação de saída deverá ser do tipo de lançamento Outras saídas e tipo de operação Saída Normal ou Conserto, e a operação de entrada deverá ser do tipo de lançamento Outras entradas e tipo de operação Nota de entrada normal ou Conserto. Ambas as operações não devem atualizar estoque. Em todas as ordens de serviços abertas com um tipo de OS, que esteja com a configuração realizada, não será possível alocar peças sem a emissão de notas de saída e retorno de campo.

89 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 No Módulo Oficina => Movimentação => Ordem de serviços (2010), a alocação das peças que serão enviadas a campo deverá obrigatoriamente ser realizada pelo botão Peças orçadas. Na tela de peças orçadas foram adicionados os botões Remessa para atendimento externo e Retorno de atendimento externo.

90 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Após alocar as peças orçadas, deve-se clicar no botão Remessa para atendimento externo. O sistema exibirá então uma tela com todas as peças orçadas da OS que não tiveram notas de campo, e o usuário deverá marcar as peças que deseja enviar a campo. Ao confirmar, o sistema irá emitir a nota de saída para campo, e também irá reservar os itens para a ordem de serviço.

91 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 As reservas para as quais as peças estão vinculadas poderão ser visualizadas através do Módulo Estoque => Principal => Consulta preços - vários itens (1103) => Alocações (1102) aba Reservas.

92 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 É possível emitir quantas notas de saída desejar para a mesma OS e o sistema não permitirá encerrar a OS, caso a nota de retorno das peças não seja emitida. Após o mecânico retornar do campo, deve-se acessar a tela de peças orçadas da OS e clicar no botão Retorno de atendimento externo. Então o sistema exibirá uma tela com todas as peças que tiveram notas de saída para campo. Nesta tela, existe a coluna Quantidade Utilizada, onde o usuário deverá informar a quantidade que foi utilizada na realização do serviço, para que o sistema aloque na ordem de serviço. Essa será a única forma de alocação de peças nas ordens de serviços com essa configuração. Em todas as outras telas de alocação, as opções de cadastrar e alterar serão bloqueadas. Após definir a quantidade utilizada, o sistema emitirá a nota de retorno das peças, com a quantidade enviada na saída, e irá alocar a quantidade utilizada.

93 Jéssica Pinheiro 19/04/ /93 Se a ordem de serviço for finalizada, o sistema impedirá a anulação da nota de retorno de campo, bem com a nota de saída, caso já houver a nota de entrada. Módulo Oficina => Relatórios => Relatório de remessa de peças (1963): Desenvolvido relatório para análise das peças enviadas a campo através da ordem de serviços. Versão: Alteração no acesso dos relatórios de veículos através do menu. Módulo Oficina => Relatórios => Veículos: Criado sub menu Veículos no qual foram agrupados todos os relatórios referentes a veículos. Versão: Alteração no acesso nas rotinas de treinamentos através do menu. Módulo Oficina => Treinamentos: Criado novo menu no Módulo Oficina, através do qual será possível acessar as rotinas de treinamentos que estavam no menu relatórios. Versão:

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8 VERSÃO 008.014 NOVID AD ES E MELHORIAS E94A8 Jéssica Pinheiro 21/02/2015 2/26 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.014 1. Parâmetro para configuração da forma de controle dos serviços.... 3 2. Parâmetro

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 5 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 5 A8 VERSÃO 008.014 NOVID AD ES E MELHORIAS E95A8 Jéssica Pinheiro 23/03/2015 2/27 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.014 1. Parâmetros para data de fechamento da folha de pagamento.... 3 2. Parâmetro

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E109A9 Jéssica Pinheiro 01/04/2016 2/11 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Parâmetro para controle do saldo na geração de pedido de compra de venda

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E104A8 Jéssica Pinheiro 28/10/2015 2/28 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Configuração para envio DDI AGCO.... 4 2. Configuração para definição da

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.020 NOVID AD ES E MELHORIAS E120A9 Jéssica Pinheiro 20/12/2016 2/39 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.020 1. Informação da política de prazo e número de parcelas no Frente de Caixa....

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Foi incluído no PDV o novo atalho Ctrl+W para alterar a quantidade de um item já lançado na venda.

Foi incluído no PDV o novo atalho Ctrl+W para alterar a quantidade de um item já lançado na venda. PDV 1 Novo Atalho: Alterar Quantidade Foi incluído no PDV o novo atalho Ctrl+W para alterar a quantidade de um item já lançado na venda. Futura Server 1 Novas colunas em Cadastro de ICMS Foram criadas

Leia mais

Manual Módulo Processos:

Manual Módulo Processos: Manual Módulo Processos: O que é? O módulo Processos é um sistema criado pela Domínio Sistemas, que tem por função o controle de todas as operações existentes dentro de um escritório de contabilidade,

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E106A8 Jéssica Pinheiro 21/12/2015 2/32 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Configurações para preenchimento dos dados de transporte na emissão de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web Manual do Usuário Módulo de CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente O módulo de CRM possui ferramentas práticas para auxiliar no atendimento ao cliente

Leia mais

TUTORIAL SIMPLES REMESSA BAIXANDO ESTOQUE

TUTORIAL SIMPLES REMESSA BAIXANDO ESTOQUE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Emitir Nota Fiscal Simples Remessa com Baixa no Estoque:... 2 2.1 Gerando Contas a Receber... 2 2.3 Sem Gerar Contas a Receber... 5 Apresentação

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Centro de Custos Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões de Usuário... 3 3.2... 4 3.3 Empresas... 5 3.4 Motivos de Movimentação... 6

Leia mais

1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema

1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema Futura Server 1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema Nesta versão foi incluída uma nova opção no menu Meu Sistema, que consiste em informar alterações de Alíquota de ICMS ST de determinado

Leia mais

Por Percentual Fixo = preço de venda X (percentual de comissão para empresa)

Por Percentual Fixo = preço de venda X (percentual de comissão para empresa) 1 VENDAS DIRETAS É comum varejistas no seguimento de materiais de construção realizarem vendas com participação do fornecedor. Essas vendas são realizadas pela loja, no entanto a responsabilidade de entrega

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS)

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Salas 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Para mais informações, verifique o manual Tela para De/Para de ICMS CST nas Devoluções/Retorno.

Para mais informações, verifique o manual Tela para De/Para de ICMS CST nas Devoluções/Retorno. Release 3.133 Resumo das alterações Gerais Livros Fiscais ERP-29782 SPED Fiscal SPED Fiscal - Geração dos Registros D510 e D590 1. De acordo com o entendimento do departamento fiscal da Ti9 a geração dos

Leia mais

Informativo de Versão 19.07

Informativo de Versão 19.07 Informativo de Versão 19.07 Índice Resulth Start... 2 Movimento PDV (Chamado 28079)... 2 ERP Receber... 3 Consultas de Vencimentos (Chamado 27491)... 3 Resulth Business... 5 Importação de XML de Conhecimento

Leia mais

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado do Mato Grosso do Sul.

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado do Mato Grosso do Sul. Título: MS - Como realizar o cálculo do ICMS sobre o estoque das mercadorias incluídas do regime de Substituição Tributária conforme Art. 2º do Decreto nº 14.359/2015? Esta solução é exclusiva para empresas

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 3 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 4 4. Registrar vendas em mesas... 6 5. Emitir relatório gerencial... 15 6.

Leia mais

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Gerar Nova Ordem de Serviço... 3 3. Pesquisar e Alterar Ordem de Serviço... 9 4. Gerar OS a partir de Orçamento Aprovado... 11 Apresentação A

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos Sumário 1 CONCEITO... 3 2 CONFIGURAÇÕES... 3 2.1 Natureza de Operação... 3 2.2 Cadastrar Produtos Compostos... 4 3 FUNCIONALIDADES...

Leia mais

Table of Contents. WinThor 7. Index Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS

Table of Contents. WinThor 7. Index Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS Table of Contents WinThor 7 1 40 - Tributação... 7 4001 - Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS 7 Visão Geral... 8 Validações Importantes... 12 Ações mais... Comuns 12 Incluir Tributação... PIS/COFINS

Leia mais

GUIA DO VENDEDOR DE PEÇAS

GUIA DO VENDEDOR DE PEÇAS Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/6 GUIA DO VENDEDOR DE PEÇAS Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Consulta de Preços (1103)... 2 3. Nota Fiscal (1076)... 2 4. Orçamento (1077)... 2 5. Ordem de Serviço

Leia mais

TUTORIAL ALTERAR PEDIDO DE VENDA

TUTORIAL ALTERAR PEDIDO DE VENDA Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Incluir \ Alterar 3 2.1 Itens no Pedido de Venda... 4 2.2 Quantidade do Item no Pedido de Venda... 5 2.3 Preço do Item no Pedido de Venda...

Leia mais

Boletim Técnico Gestão por Quadrantes Produto Processo Subprocesso Data publicação Desenvolvimento/Procedimento 1 Cadastro

Boletim Técnico Gestão por Quadrantes Produto Processo Subprocesso Data publicação  Desenvolvimento/Procedimento 1 Cadastro Gestão por Quadrantes Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1.1 Processo : Gestão por Quadrantes Subprocesso : Gestão por Quadrantes Data publicação da : 15/10/2014 A Gestão por Quadrantes tem como

Leia mais

COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016

COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016 COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016 Menu Colaborativo O CRM Senior prioriza o fluxo da informação na organização, onde possui agenda corporativa dos usuários, tarefas, eventos, recados e consulta

Leia mais

Boletim Técnico. Gestão de Metas. Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão Processo : Gestão de Metas

Boletim Técnico. Gestão de Metas. Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão Processo : Gestão de Metas Gestão de Metas Produto : Totvs Gestão de Pessoas Processo : Gestão de Metas Subprocesso : Gestão de Metas Data publicação da : 20/10/2014 A Gestão de Metas tem como objetivo definir o caminho (metas)

Leia mais

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV POST Sistemas Manual do Módulo PDV Sumário Histórico de Modificações... 4 Introdução... 5 Imagem da Tela... 5 Disponibilidade... 6 Restrição / Permissão de Operações... 6 Como Operar... 6 Registrar Produtos...

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal Simplificada

Emissão de Nota Fiscal Simplificada Emissão de Nota Fiscal Simplificada Apresentação: Esta nova rotina foi desenvolvida para facilitar a emissão de notas fiscais simples e que se tornam uma tarefa repetitiva. Objetivo: Facilitar e agilizar

Leia mais

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos

Leia mais

SMARAM Manual do Almoxarifado

SMARAM Manual do Almoxarifado SMARAM Módulo RME Marcio Tomazelli Programador Sênior Versão 1.0 Página 1 de 24 ÍNDICE SMARAM 1 1 ÍNDICE DE FIGURAS 2 ÍNDICE DE TABELAS 3 1. Almoxarifado 4 1.1. Requisição Material Estoque 4 1.1.1. Solicitação

Leia mais

Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17

Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17 Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17 Sistema: Gourmet Server Caminho: Cadastros>Restaurante>Comandas Extraviadas Referência: FGS17 Versão: 2016.04.11 Como funciona: A tela de Comandas

Leia mais

Catalogo de Produtos FS154

Catalogo de Produtos FS154 Catalogo de Produtos FS154 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Catálogo de Produtos Referência: FS154 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para imprimir catálogos de produtos

Leia mais

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server.

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server. Como Cancelar Fiscal? - FS93 uma Nota Sistema: Futura Server Caminho:Fiscal>NfeEventos>Cancelamento Referência: FS93 Versão: 2015.8.7 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das

Leia mais

Minuta de Despacho? FS153

Minuta de Despacho? FS153 Como Imprimir Layout de Minuta de Despacho? FS153 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Minuta de Despacho Referência: FS153 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer a impressão

Leia mais

SSPlus (9.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 9.0 1

SSPlus (9.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 9.0 1 REA SSPlus 9.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (9.0) Autor: Controle de Qualidade Criado em 24/01/2017 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 9.0.40a REA SSPlus

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES Apresentação A lista de presentes é utilizada para o cadastro de listas de Chá de Cozinha, Chá de Bebê, Lista de Presentes, Chá de Casa Nova, Lista de Casamento e outras conforme o tipo de evento. Este

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Manual de Utilização (Fluxo)

Manual de Utilização (Fluxo) Manual de Utilização (Fluxo) Manual do Usuário - Gestão de Assinaturas Projuris Enterprise Novembro/2014 Gestão de Assinaturas 1 Objetivo Permitir ao usuário efetuar inclusões, alterações e eventualmente

Leia mais

1. Selecione a linha que deseja excluir a declaração na coluna Ação, do painel Declarações. Após isso, clique sobre o botão "Excluir".

1. Selecione a linha que deseja excluir a declaração na coluna Ação, do painel Declarações. Após isso, clique sobre o botão Excluir. Declarações O que é isto? O que isto faz? Esta página tem por objetivo auxiliá-lo na localização de declarações já cadastradas, bem como na criação de novas declarações. Saiba que, uma vez localizada,

Leia mais

Correções. Data de Liberação: 06 de Outubro de 2014 ADM: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS ADC: ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS FAE: FATURAMENTO E EXPEDIÇÃO

Correções. Data de Liberação: 06 de Outubro de 2014 ADM: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS ADC: ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS FAE: FATURAMENTO E EXPEDIÇÃO Data de Liberação: 06 de Outubro de 2014 Correções ADM: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 1- (ADM Consultas Análise de Item Botão "Razão): Corrigido o campo Item para que o mesmo exiba a sua descrição, quando

Leia mais

Controle de Financiamentos. Sumário

Controle de Financiamentos. Sumário Fernanda Klein Both 02/04/2013 008.011.0035 B13 1/8 Controle de Financiamentos Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastros... 2 2.1. Instituições Financeiras... 2 2.2. Conta Corrente... 2 2.3. Linhas de Crédito...

Leia mais

Principais Novidades Dezembro/ 2012 a Março/2013

Principais Novidades Dezembro/ 2012 a Março/2013 Principais Novidades Dezembro/ 2012 a Março/2013 Sumário 1. Alterações nos menus Relatórios e Gráficos... 3 2. Resgate do orçamento para cálculo de rateio de condomínio... 4 3. Alteração em Permissões

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Abas Menu Caixa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Abrir o Caixa... 3 3.2 Permissões... 3 3.3 Configurar Relatórios de Motivos de Movimentação...

Leia mais

Manual do usuário. Sistema Online Ibirapuera Textil.

Manual do usuário. Sistema Online Ibirapuera Textil. Manual do usuário Sistema Online Ibirapuera Textil http://pedidos.ibirapueratextil.com.br Esse documento descreve as funcionalidades do Sistema de Vendas, Pedidos, Atendimento a Clientes e Consumidores,

Leia mais

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 9 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 9 A8 VERSÃO 008.015 NOVID AD ES E MELHORIAS E99A8 Jéssica Pinheiro 24/06/2015 2/6 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.015 1. Sincronização de clientes inativos no Middleware.... 3 MÓDULO ESCRITA FISCAL...

Leia mais

TUTORIAL ADIANTAMENTOS AO FORNECEDOR

TUTORIAL ADIANTAMENTOS AO FORNECEDOR Apresentação Este tutorial contém informações que orientam como proceder nos processos de: inclusão de adiantamentos que foram feitos para o fornecedor, baixa de adiantamento ao fornecedor com vários títulos,

Leia mais

Título: SC - Como realizar o cálculo do crédito do ICMS sobre o estoque das mercadorias excluídas do regime de substituição tributária?

Título: SC - Como realizar o cálculo do crédito do ICMS sobre o estoque das mercadorias excluídas do regime de substituição tributária? Título: SC - Como realizar o cálculo do crédito do ICMS sobre o estoque das mercadorias excluídas do regime de substituição tributária? Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado de Santa

Leia mais

Como Funciona: Esta tela é utilizada para consultar as movimentações relacionadas a consignação.

Como Funciona: Esta tela é utilizada para consultar as movimentações relacionadas a consignação. Como Consultar Movimentações? FC02 as Sistema: Futura Consignação Caminho: Consignação>Consulta Referência: FC02 Versão: 2016.03.14 Como Funciona: Esta tela é utilizada para consultar as movimentações

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Realizar Devolução de Cliente... 3 2.1 Geração Nota Fiscal Própria.... 3 2.2 Utilizando uma Nota de Devolução Enviada pelo Cliente.... 4 2.3

Leia mais

Como Cadastrar Crédito ICMS Simples Nacional? - FS45

Como Cadastrar Crédito ICMS Simples Nacional? - FS45 Como Cadastrar Situação Tributária? - FS41 Caminho: Cadastros>Fiscal>Substituição Tributaria Referência: FS41 Versão: 2015.5.4 Como Funciona: A tela de Situação Tributária contém os códigos e as descrições

Leia mais

Inventario Saldo Inicial FS111

Inventario Saldo Inicial FS111 Inventario Saldo Inicial FS111 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal>Inventario>Inventario Saldo Inicial Referência: FS111 Versão: 2015.12.2 Como Funciona: Esta tela é utilizada para inserir o saldo e

Leia mais

TUTORIAL SIMULAR PRECIFICAÇÃO PRODUTOS IMPORTADOS

TUTORIAL SIMULAR PRECIFICAÇÃO PRODUTOS IMPORTADOS Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Pesquisar e Precificar Produto... 3 2.1 Aplicar Preço Futuro... 3 2.2 Aplicar Venda Externa... 10 2.3 Aplicar Preço Sugerido... 12 2.4 Analisar

Leia mais

OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços. OFIC Requisição de Peças para Serviços 1 / 10

OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços. OFIC Requisição de Peças para Serviços 1 / 10 OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços 1 / 10 Este programa permite requisitar peças para uma determinada O.S. Como critério de filtro estarão disponíveis a seguintes opções Requisição, Estorno e Consulta

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL VITÓRIA 2016 SUMÁRIO CADASTROS GERAIS... 3 Cadastro de Empresas... 3 Cadastro de Autônomos e Sócios... 6 Cadastro de Participantes... 7 Cadastro de Itens (Produtos)...

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Configurações Gerais...2 Configurações para Serviços...2 Configurações para Peças...5 Configurando o Módulo...7 Perfil de Comissões...7 Perfil de Comissão de Veículos...7

Leia mais

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e Nota Eletrônica Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos estejam cadastrados (usuário e atualização

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

Boletim Técnico. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1.

Boletim Técnico. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Produto : Totvs Gestão de Pessoas Processo : Plano de Desenvolvimento Individual Subprocesso : Plano de Desenvolvimento Individual Data publicação da : 15/10/2014

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte no cadastro do empregado 1 CADASTRO

Leia mais

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Sistema: Futura PDV PAF Referencia: FPF05 Versão: 2015.2.20 Como funciona: O fechamento do caixa no PDV- PAF é um procedimento muito importante, pois

Leia mais

TUTORIAL ACERTO DE COMISSÕES

TUTORIAL ACERTO DE COMISSÕES Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Preparar acerto de comissões... 3 3. Acertar comissões... 6 4. Fechar comissões... 9 5. Acompanhar comissões fechadas... 11 Apresentação A rotina

Leia mais

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte individualmente ou para vários

Leia mais

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Como Atualizar Preço? - FS37 Tabela de Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Referência: FS37 Versão: 2015.5.4 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar o valor

Leia mais

Manual Gestão Garantias

Manual Gestão Garantias Manual Gestão Garantias OUTUBRO/2013 Sumário Sumário... 2 1. Introdução... 3 2. Funcionalidade... 3 3. Navegação no Sistema... 3 4. Configuração... 6 4.1. Garantias... 6 4.1.1. Cadastrar... 7 4.1.2. Validar...

Leia mais

Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda. Documentação - Joinville

Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda. Documentação - Joinville Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda Documentação - Joinville Apresentação A rotina de Emissão de Nota Fiscal tem por objetivo realizar duas grandes atividades: a Emissão de Nota Fiscal

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS O método de configuração e tributação anterior não atendia as necessidades de grupos empresariais com regimes de apuração distintos,

Leia mais

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Fiscal>Fundo de Combate a Pobreza Referência: FN13 Versão: 2017.01.16 Como funciona: A tela de Sys Fundo de Combate

Leia mais

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP Pedido de Vendas ML-01 Versão 4_7_3 Departamento: Módulo: Coordenador de Projetos: Data: Número de Controle: Desenvolvido por: ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012

Leia mais

Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12

Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12 Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12 Índice ERP Faturamento... 2 Cadastro de Filiais... 2 Cadastro de Produtos... 4 Digitação e Emissão de NF-e... 5 Validação do Cst Ipi X Cód. Enquadramento Ipi...

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

mail/cash? - FCSH10.4

mail/cash? - FCSH10.4 Como Enviar XML por mail/cash? - FCSH10.4 E- Sistema: Futura Cash Caminho: Cadastros>Fiscal>Envio de XML por e-mail Referência: FCSH10.4 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Está tela é utilizada para enviar

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Guia de Usuário Linx Devolução de Venda. Documentação - Joinville

Guia de Usuário Linx Devolução de Venda. Documentação - Joinville Guia de Usuário Linx Devolução de Venda Documentação - Joinville Apresentação Após a emissão de uma nota de saída, caso haja necessidade, é possível realizar a devolução da venda. Portanto, com intuito

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0

MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 DON CORPORATE ERP EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 A partir do dia 05/06/2017 (Segunda-feira) a versão 1.0 do MDF-e será DESATIVADA pela SEFAZ. Será NECESSÁRIO alterar

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR

TUTORIAL DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Devolução a Fornecedor Gerando Desconto na Duplicata... 2 3. Devolução a Fornecedor Gerando uma Verba... 4 4. Devolução a Fornecedor Gerando

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES Procedimento para Cálculo de Folha de Professores Através de Tabela Fixa 1º Passo: Em Cadastros\ Genéricos Eventos, devem ser criados todos os eventos de hora

Leia mais

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados.

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. MANUAL DO USUÁRIO Copyright 2000-2017 Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os nomes e dados fornecidos

Leia mais

CADASTRO DE CLIENTES

CADASTRO DE CLIENTES CADASTRO DE CLIENTES 1. INTRODUÇÃO No Softpharma há o Cadastro de Convênio, nele estão vinculados os clientes que fazem parte do convênio e podem usufruir dos descontos e demais benefícios negociados entre

Leia mais

Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD

Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD Introdução Quando o pagamento é efetuado via cartão de crédito ou débito, é gerado um título financeiro em nome da operadora

Leia mais

Ordem de Compra. Índice. 1.Criando uma ordem de compra. 1. Criando uma Ordem de Compra. 2. Gerenciando suas Ordens de Compra

Ordem de Compra. Índice. 1.Criando uma ordem de compra. 1. Criando uma Ordem de Compra. 2. Gerenciando suas Ordens de Compra Ordem de Compra Índice 1. Criando uma Ordem de Compra 2. Gerenciando suas Ordens de Compra 1.Criando uma ordem de compra Para cadastrar ou gerenciar uma Ordem de Compra acesse o menu: Compras > Ordem de

Leia mais

Apresentação Procedimentos iniciais Acertar Carregamento Acertar Caixa Checkout... 6

Apresentação Procedimentos iniciais Acertar Carregamento Acertar Caixa Checkout... 6 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Acertar Carregamento... 4 3. Acertar Caixa Checkout... 6 4. Acerto de Carregamento Zero (Venda balcão)... 8 Apresentação Esta rotina tem como

Leia mais

Agrupamento de Ordens de Serviço

Agrupamento de Ordens de Serviço Agrupamento de Ordens de Serviço Introdução Quando ocorre a realização de diversos serviços para um cliente, é possível agrupar as ordens de serviço fechadas para o mesmo e efetuar a emissão de notas onde

Leia mais