BIBLIOTECA REGULAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIBLIOTECA REGULAMENTO"

Transcrição

1 1 FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO BIBLIOTECA REGULAMENTO Artigo 1.º (Missão, objectivos e actividades) 1. A Biblioteca da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (doravante, FADEUP), enquanto Biblioteca de uma instituição do ensino superior, tem como missão fundamental servir, na área da formação e da informação bibliográfica, os professores/investigadores,/estudantes e os funcionários da FADEUP, e de outras unidades orgânicas da Universidade do Porto, das outras Universidades Públicas ou ainda outros que por qualquer razão estejam ligados à investigação na área das Ciências do Desporto. 2. Compete à Biblioteca da FADEUP: a) Apoiar as necessidades de informação dos professores/ investigadores/ estudantes e funcionários da FADEUP, de outras unidades orgânicas da Universidade do Porto, de outras Universidades Públicas ou de outros que por qualquer razão estejam ligados à investigação na área das Ciências do Desporto; b) Apoiar e disponibilizar a bibliografia curricular; c) Apoiar os utilizadores no processo de transformação de informação em conhecimento; d) Adquirir, organizar e disponibilizar a informação documental na área das Ciências do Desporto; e) Formar e orientar os seus utilizadores na área da pesquisa bibliográfica; f) Estabelecer a relação com as bibliotecas de instituições afins Na Biblioteca da FADEUP é possível consultar a bibliografia disponível, estudar, pesquisar em recursos electrónicos de informação, frequentar acções de formação sobre o uso dos recursos, requisitar documentos para leitura domiciliária e ler a imprensa diária. 4. Na Biblioteca da FADEUP é possível efectuar pesquisas, localizar documentos, obter ajuda no uso dos recursos electrónicos, obter documentos de outras bibliotecas (nacionais ou estrangeiras) ao abrigo do EIB 1. 1 EIB Empréstimo Inter-Bibliotecas. Sempre que haja mais do que um exemplar, o documento é passível de empréstimo; nos casos em que exista apenas um exemplar cabe ao responsável pelos serviços da Biblioteca definir os documentos passíveis de empréstimo.

2 2 Artigo 2.º (Leitores) 1. São leitores da Biblioteca da Faculdade de Desporto: a) estudantes, docentes, investigadores e funcionários da FADEUP Leitores FADEUP; b) estudantes, docentes, investigadores e funcionários da Universidade do Porto Leitores UP; c) estudantes, docentes, investigadores e funcionários de qualquer Universidade Pública portuguesa Leitores de outras Universidades (LOU); d) outras pessoas, externas à Faculdade, à UP ou a qualquer outra Universidade Pública portuguesa, desde que inscritas na Biblioteca e desde que portadoras do Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte Leitores Externos; e) Arquivos, Bibliotecas e Serviços de Documentação nacionais Leitores Instituição; 2. O estatuto de leitor é atribuído automaticamente aos Leitores FADEUP, UP e LOU, dispensa a emissão de cartão e é válido pelo período correspondente ao exercício das suas funções. O documento de identificação é o da instituição correspondente. 3. A emissão do cartão dos Leitores Externos depende do preenchimento de uma ficha de inscrição de que conste a identificação completa do seu titular e do pagamento de uma cota. As cotas são de duração anual, mensal ou diária, respectivamente 50.00, e 5.00 Euros. 4. À excepção dos leitores que efectuem cota diária, todos os restantes devem ser portadores de um cartão de leitor que os identifica junto dos serviços, caso lhes seja solicitado. Artigo 3º (Serviço de Leitura) 1. A Biblioteca da Faculdade funciona em regime de livre acesso. O fundo documental é constituído por publicações impressas (monografias, publicações periódicas e trabalhos académicos) e material não-livro (bases de dados on-line, periódicos on-line, vídeos, CD-ROM e DVD). 2. Nas salas de leitura o utilizador pode servir-se simultaneamente de publicações da Biblioteca e de outros materiais estranhos à mesma, desde que não perturbem o normal funcionamento desse espaço, nem ponham em causa a integridade e bom estado de conservação das instalações, mobiliário e equipamentos. 3. A Biblioteca dispõe de computadores destinados exclusivamente à pesquisa do seu fundo documental e dos recursos electrónicos existentes.

3 3 4. Após consulta da documentação, esta deve ser colocada nos carros de apoio, existentes na sala, para esse efeito. Os leitores não devem, em caso algum, arrumar a documentação nas estantes. 5. Na Biblioteca existe um serviço de fotocópias em self-service; os utilizadores devem estar munidos de um login e uma password pré-comprados, à venda na Reprografia. 6. Na reprodução de documentos existentes na Biblioteca é obrigatório o respeito da legislação em matéria dos direitos de autor, sendo da exclusiva responsabilidade dos leitores toda e qualquer violação das normas aplicáveis. 7. Na sala de leitura da Biblioteca, não é permitido: a) Comer, beber, fumar, utilizar telemóveis ou ter atitudes que perturbem o ambiente e a disciplina requeridos neste espaço; b) Alterar a colocação dos móveis e equipamentos; c) Fotocopiar trabalhos académicos, excepto resumo, introdução, anexos e bibliografia; d) Estudar em grupo. 8. Um leitor que perturbe o natural funcionamento da Biblioteca, poderá ser impedido de permanecer na Biblioteca e nesse dia. Caso o mesmo leitor seja reincidente, poderá ser inibido de entrar na Biblioteca e requisitar documentos pelo prazo de um mês. 9. A Biblioteca encontra-se aberta de Segunda a Sexta-feira, das 9:00 às 18:50 horas. Qualquer alteração a este horário será atempadamente afixada, no placard que se encontra à entrada da Biblioteca. Artigo 4.º (Serviço de Empréstimo) 1. Entende-se por empréstimo a cedência de documentos para leitura/visualização em espaços externos à Biblioteca. 2. O empréstimo exclui as publicações periódicas (jornais e revistas), as obras de referência (enciclopédias e dicionários), os trabalhos académicos e qualquer livro assinalado com cota vermelha na lombada. 3. O empréstimo é facultado a título individual para cada utilizador ou a Instituições, em regime de EIB.

4 4 4. A Biblioteca dispõe de um serviço informatizado para a gestão do serviço de empréstimos. 5. O empréstimo compromete o leitor quanto à sua devolução no mesmo estado de conservação em que lhe foi emprestado e dentro do prazo determinado. 6. O empréstimo efectua-se por períodos diferenciados, de acordo com o estatuto do leitor: Designação Tipo Dias (corridos) Documentos 01 Docente Funcionário Mestrado Doutoramento Licenciatura Mestrado integrado Mobilidade Leitor externo / Universidades Públicas Leitor UP EIB Antigo estudante 3 3 Docentes FADEUP (Requisição de Longa Duração) No termo do prazo do empréstimo o leitor deve apresentar-se na Biblioteca munido do(s) documento(s) requisitado(s) a fim de o devolver ou solicitar a sua renovação. 8. Os docentes da FADEUP, têm direito a renovar o empréstimo mensal até um limite de 365 dias, após o qual, passa a regime de requisição de longa duração (ver artigo 5.º). 9. Sem detrimento do ponto anterior, todos os leitores têm direito a uma renovação do empréstimo por um prazo igual ao de empréstimo, excepto nos seguintes casos: a) se os documentos forem devolvidos fora do prazo estabelecido; b) se os documentos tiverem sido, entretanto, reservados por outro leitor; c) em circunstâncias devidamente fundamentadas, os serviços da Biblioteca poderão solicitar a um utilizador a devolução de um documento antes do termo do prazo inicialmente fixado. 10. Sempre que o leitor pretenda o empréstimo de determinado documento que esteja requisitado em regime de leitura externa, pode fazer a sua reserva. 11. É proibido ceder a terceiros os documentos requisitados ou requisitar para terceiros, seja qual for o motivo invocado.

5 5 Artigo 5.º (Requisição de Longa Duração) 1. Entende-se por requisição de longa duração o empréstimo de publicações pelo período de um ano, renovável, até um limite de 3 anos, de que podem beneficiar os Docentes da FADEUP. 2. O empréstimo de obras em regime de requisição de longa duração é efectuado mediante solicitação do responsável pelo docente requisitante, que assume o compromisso de zelar pelo cumprimento do presente regulamento. 3. Cada docente pode ter, simultaneamente, até 2 títulos na sua posse em regime de requisição de longa duração Em circunstâncias devidamente fundamentadas, os serviços da Biblioteca poderão solicitar a um utilizador a devolução de um documento antes do termo do prazo inicialmente fixado. Artigo 6.º (Taxas e penalizações) 1. Atrasos na devolução de documentos cedidos em regime de leitura externa implicam a suspensão do direito de requisição de documentos, enquanto se verificar o atraso, e o pagamento de uma multa de 1.00 Euro por cada dia de atraso e por cada documento retido. 2. Para além da penalização anteriormente referida, quando o faltoso for reincidente, poderá ficar inibido de requisitar livros por prazo a definir pelo Director da Biblioteca ou pelo responsável pelo serviço, tendo em consideração o historial das reincidências. 3 O leitor que tente retirar documentos da Biblioteca, sem prévia requisição, será objecto de suspensão de todos os direitos de empréstimo, durante um ano. Para efeitos do presente artigo o responsável pelo serviço da Biblioteca fará a respectiva participação por escrito ao Director da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Artigo 7.º (Indemnização por extravio e danos) 1. Em qualquer circunstância o leitor é sempre o exclusivo responsável pelo documento que requisitou, tendo de indemnizar a Biblioteca em caso de dano ou perda do mesmo. 2. Considera-se dano de um documento, a acção de dobrar, cortar ou rasgar, escrever ou riscar, desenhar, sublinhar, sujar ou molhar as folhas ou capas, inviabilizar a leitura ou visualização dos

6 6 documentos, bem como arrancar ou inutilizar quaisquer sinalizações colocadas pela Biblioteca. 3. Compete à Biblioteca deliberar se os danos causados são ou não passíveis de indemnização. 4. O cálculo da importância a pagar pelo leitor, em caso de dano ou extravio de documentos, será feito pelos Biblioteca tomando em consideração o valor real e estimativo do documento, bem como todas as despesas inerentes ao respectivo processo. Artigo 8.º (Disposições finais) 1. A Biblioteca não se responsabiliza pelo eventual extravio ou dano de bens pessoais dos leitores, enquanto nela permanecerem. 2. Os casos pontuais não previstos neste regulamento serão decididos pelo Director da Biblioteca e/ou pelo responsável dos serviços da Biblioteca. 3. Compete ao Conselho Executivo decidir sobre a interpretação e integração de lacunas do presente Regulamento. 4. O presente regulamento pode ser revisto, sempre que necessário, por decisão do Conselho Executivo ou por proposta do Director da Biblioteca e/ou do responsável pelos serviços da Biblioteca. 5. A inscrição como leitor implica a aceitação deste Regulamento.

Artigo 2º Direitos dos utilizadores

Artigo 2º Direitos dos utilizadores Objectivos O Serviço de Documentação, Informação e Biblioteca (SDIB) da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis, (ESEnfCVPOA) tem como objectivo, disponibilizar

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Ce ntro Re gi onal de B raga. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA D. Manuel Vieira de Matos

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Ce ntro Re gi onal de B raga. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA D. Manuel Vieira de Matos UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Ce ntro Re gi onal de B raga REGULAMENTO DA BIBLIOTECA D. Manuel Vieira de Matos BRAGA 2013 I LEITORES 1. São considerados leitores, com o direito a utilizar habitualmente

Leia mais

Regulamento das Bibliotecas do IPVC.

Regulamento das Bibliotecas do IPVC. Regulamento das Bibliotecas do IPVC. TOC \o "1-1" \n \h \z \u 1. Leitores 2. Sala de Leitura 3.º Serviço de Referência 4.º Depósito de Publicações e Outros Documentos 5. Leitura de Presença 6. Empréstimo

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRAL DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRAL DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRAL DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA 1. FUNDOS BIBLIOGRÁFICOS Os fundos disponíveis na Biblioteca têm classificações diferenciadas e estão sujeitos a condições

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Instituto Politécnico de Viana do Castelo ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Aprovado pelo Conselho Directivo, em reunião de 23 de Janeiro de 2008 RTE-BIB00/ESEnf/0 Rev:0/2007.03.30

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA ESEL

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA ESEL REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA ESEL ESEL 2014 Aprovado pelo Conselho Directivo em 30 de Abril de 2008 2ª revisão: 30 de Setembro de 2011 3ª revisão 13 de setembro de 2012 4ª revisão:

Leia mais

Universidade do Algarve Regulamento de Funcionamento das Bibliotecas Conselho Geral das Bibliotecas 2001

Universidade do Algarve Regulamento de Funcionamento das Bibliotecas Conselho Geral das Bibliotecas 2001 Índice Universidade do Algarve Regulamento de Funcionamento das Bibliotecas Conselho Geral das Bibliotecas 2001 I - Leitores II - Sala de Leitura III - Leitura de Presença IV - Empréstimo de Publicações

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO

NORMAS DE FUNCIONAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MANUEL TEIXEIRA GOMES PORTIMÃO NORMAS DE FUNCIONAMENTO Ponto 1. Utilizadores a) Todos os alunos do agrupamento com matrícula válida; b) Docentes em exercício de funções no agrupamento;

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA EUSÉBIO/CE

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA EUSÉBIO/CE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA EUSÉBIO/CE SUMÁRIO SUMÁRIO PÁG. TÍTULO I DO ACESSO AOS MATERIAIS DA BIBLIOTECA 1 TÍTULO II Da inscrição 1 TÍTULO III Da consulta 1 TÍTULO IV Do empréstimo 2 TÍTULO V Da renovação

Leia mais

Regulamento da Biblioteca Jurídica

Regulamento da Biblioteca Jurídica Regulamento da Biblioteca Jurídica Capitulo I Disposições Gerais Artigo 1.º Objeto O presente regulamento disciplina as condições de utilização da Biblioteca Jurídica da Associação Académica da Faculdade

Leia mais

Regulamento da Biblioteca Jurídica

Regulamento da Biblioteca Jurídica Regulamento da Biblioteca Jurídica Capitulo I Disposições Gerais Artigo 1.º Objeto O presente regulamento disciplina as condições de utilização da Biblioteca Jurídica da Associação Académica da Faculdade

Leia mais

CAPITULO IV BIBLIOTECA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

CAPITULO IV BIBLIOTECA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA CAPITULO IV BIBLIOTECA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Biblioteca Artigo 89º (Âmbito e objecto) O Regulamento da Biblioteca tem como fim regular as várias actividades desenvolvidas na Biblioteca do ISCISA e

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Capítulo I Disposições gerais. Art. 1º - Objeto

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Capítulo I Disposições gerais. Art. 1º - Objeto Capítulo I Disposições gerais Art. 1º - Objeto a) O presente regulamento define, uniformiza e articula objetivos, procedimentos e condições de utilização da Biblioteca da Academia Militar (AM). b) A Biblioteca

Leia mais

Regulamento da Biblioteca

Regulamento da Biblioteca Regulamento da Biblioteca Capítulo I - Disposições gerais... 1 Capítulo II Utilizadores... 1 Capítulo III Utilização da Biblioteca... 2 Secção I Referência e Apoio à Pesquisa... 2 Secção II Difusão de

Leia mais

Regimento de utilização da Mediateca

Regimento de utilização da Mediateca Regimento de utilização da Mediateca 01.10.05 Conteúdo Enquadramento... 3 1 Utilização presencial... 3 1.1 Documentos em geral... 3 1.2 Recursos multimédia... 3 1.3 Acesso... 3 2 Utilização não presencial...

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1.º Objecto

CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1.º Objecto CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Objecto 1- O presente Regulamento tem por objectivo a definição do modo de funcionamento dos serviços e espaços da Biblioteca da Egas Moniz Cooperativa de Ensino

Leia mais

Regulamento da Biblioteca

Regulamento da Biblioteca 1 DATA: Setembro 2016 ELABORADO: Madalena Mira APROVADO: João Pancada Correia ASSUNTO: Preâmbulo A Biblioteca da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) é uma biblioteca particular, assistindo-nos o direito

Leia mais

Escola Secundária de Sampaio REGULAMENTO DO CENTRO DE RECURSOS

Escola Secundária de Sampaio REGULAMENTO DO CENTRO DE RECURSOS Escola Secundária de Sampaio REGULAMENTO DO CENTRO DE RECURSOS ARTIGO 1 O Centro de Recursos da Escola Secundária de Sampaio é um serviço com objectivos pedagógicos, informativos e lúdico-culturais. Procura

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBILIOTECA DO ISLA-LEIRIA

REGULAMENTO DA BIBILIOTECA DO ISLA-LEIRIA CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Objetivo e âmbito O presente documento regulamenta o funcionamento da Biblioteca do Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria (ISLA-Leiria), tendo

Leia mais

Regulamento da Biblioteca do IST (aprovado em CG )

Regulamento da Biblioteca do IST (aprovado em CG ) Regulamento da Biblioteca do IST (aprovado em CG 23.11.2016) 1. Biblioteca do IST A Biblioteca do IST (BIST) compreende vários espaços distribuídos pelos Campi do IST. O presente Regulamento define as

Leia mais

Regulamento da Biblioteca da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes

Regulamento da Biblioteca da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes Regulamento da Biblioteca da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes Preâmbulo As Bibliotecas são serviços públicos de natureza cultural, informativa, lúdica e educativa. É com base neste pressuposto,

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA FUNDAÇÃO

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA FUNDAÇÃO REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA FUNDAÇÃO LISBOA 2011 CAPÍTULO I ORIGEM HISTÓRICA Artigo 1.º Enquadramento A Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS) é uma instituição de utilidade pública, criada

Leia mais

regulamento da rede de bibliotecas

regulamento da rede de bibliotecas Sumário Preâmbulo... 2 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 Artigo 1.º Constituição... 2 Artigo 2.º Sistema de utilização... 2 CAPÍTULO II UTILIZADORES DA REDE DE BIBLIOTECAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE

Leia mais

Regulamento da Biblioteca do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Regulamento da Biblioteca do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Regulamento da Biblioteca do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Capítulo I Princípios Gerais Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento define as condições de utilização dos serviços prestados e dos

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES

UNIVERSIDADE DOS AÇORES UNIVERSIDADE DOS AÇORES SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO Biblioteca Central REGULAMENTO A memória do mundo não está só nos livros. Mas é nos livros que mais perfeitamente se encontra definida. Preservada através

Leia mais

Regulamento interno do Centro de Documentação e Informação da Direcção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça

Regulamento interno do Centro de Documentação e Informação da Direcção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça Regulamento interno do Centro de Documentação e Informação da Direcção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça 1. Missão O Centro de Documentação e Informação da Direcção-Geral da Política

Leia mais

R E G U L A M E N T O D A B I B L I O T E C A I S A L

R E G U L A M E N T O D A B I B L I O T E C A I S A L CAPITULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º Missão 1. A Biblioteca do ISAL tem como missão disponibilizar e promover o acesso, a pesquisa e a utilização da informação na área da Gestão, Hotelaria e do Turismo,

Leia mais

Regulamento das Bibliotecas do Instituto Politécnico de Bragança VERSÃO 2 DATA: JANEIRO DE Verificado:

Regulamento das Bibliotecas do Instituto Politécnico de Bragança VERSÃO 2 DATA: JANEIRO DE Verificado: 5i 11 u. 0 POLITÉCI ICO J BRAGA1 CA Regulamento das Bibliotecas do Instituto Politécnico de Bragança VERSÃO 2 DATA: JANEIRO DE 2017 Elaborado: Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do

Leia mais

EB1/PE de Santa Cruz Biblioteca

EB1/PE de Santa Cruz Biblioteca Capítulo I: Âmbito e estrutura Art.º 1 Definição A Escolar é um serviço público de natureza informativa da EB1/PE de Santa Cruz, regendo-se o seu funcionamento pelas normas definidas no presente regulamento.

Leia mais

REGULAMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS

REGULAMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS PREÂMBULO A Rede de Bibliotecas do Instituto Politécnico de Viseu (REBIPV) tem como missão específica disponibilizar recursos informativos, formular os fins organizacionais e as suas opções a nível do

Leia mais

Horário (Artigo 2.º) Utilizadores da Biblioteca do ISCTE-IUL (Artigo 3.º) Acesso à Biblioteca (Artigo 4.º)... 2

Horário (Artigo 2.º) Utilizadores da Biblioteca do ISCTE-IUL (Artigo 3.º) Acesso à Biblioteca (Artigo 4.º)... 2 Índice Localização (Artigo 1.º)... 2 Horário (Artigo 2.º)... 2 Utilizadores da Biblioteca do ISCTE-IUL (Artigo 3.º)... 2 Acesso à Biblioteca (Artigo 4.º)... 2 Cartão de Utilizador da Biblioteca do ISCTE-IUL

Leia mais

Regulamento Biblioteca da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto

Regulamento Biblioteca da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE POLITÉCNICO DO PORTO Regulamento Biblioteca da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto JULHO 2018 DESPACHO ESS P.PORTO / P-031/ 2018 ÍNDICE 3 Capítulo I Disposições Gerais

Leia mais

Biblioteca Manuel Alegre EB 2.3 C/ Sec. José Falcão REGIMENTO INTERNO

Biblioteca Manuel Alegre EB 2.3 C/ Sec. José Falcão REGIMENTO INTERNO Biblioteca Manuel Alegre EB 2.3 C/ Sec. José Falcão REGIMENTO INTERNO 1. INTRODUÇÃO O conceito atual de biblioteca escolar inclui os espaços e equipamentos onde são recolhidos, tratados e disponibilizados

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE EUROPEIA

REGULAMENTO BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE EUROPEIA REGULAMENTO BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE EUROPEIA REG-003/V00; 24-09-2018 Data do documento: 24/09/2018 Validação Reitor: Competência: Assinatura: Número de registo interno: Publicação: REG-003/V00; 24-09-2018

Leia mais

Regulamento. Artigo 1º Objeto O presente regulamento define as condições de acesso e utilização dos serviços prestados pelas bibliotecas da UFP.

Regulamento. Artigo 1º Objeto O presente regulamento define as condições de acesso e utilização dos serviços prestados pelas bibliotecas da UFP. Regulamento Artigo 1º Objeto O presente regulamento define as condições de acesso e utilização dos serviços prestados pelas bibliotecas da UFP. Biblioteca Alberto Caeiro (BAC) Casa da Garrida Rua Conde

Leia mais

BIBLIOTECA UC-POLO II

BIBLIOTECA UC-POLO II BIBLIOTECA UC-POLO II FCTUC Engenharias e Ciências da Terra Universidade de Coimbra Edifício do Departamento de Engenharia Civil - Piso 3, Bloco D Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra

Leia mais

REGULAMENTO. Artigo 1.º Localização. A Biblioteca encontra-se localizada no Edifício II do ISCTE-IUL nos pisos 4 a 6. Artigo 2.

REGULAMENTO. Artigo 1.º Localização. A Biblioteca encontra-se localizada no Edifício II do ISCTE-IUL nos pisos 4 a 6. Artigo 2. Índice Localização (Artigo 1.º)... 3 Horário (Artigo 2.º)... 3 Utilizadores da Biblioteca do ISCTE-IUL (Artigo 3.º)... 3 Acesso à Biblioteca (Artigo 4.º)... 4 Cartão de Utilizador da Biblioteca do ISCTE-IUL

Leia mais

REGULAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA IR. IRACEMA FARINA

REGULAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA IR. IRACEMA FARINA REGULAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA IR. IRACEMA FARINA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - A Biblioteca Ir. Iracema Farina atende alunos, professores, coordenadores, diretores acadêmicos,

Leia mais

REGULAMENTO. Artigo 1.º Localização A Biblioteca encontra-se localizada no Edifício II do ISCTE-IUL nos pisos 4 a 6.

REGULAMENTO. Artigo 1.º Localização A Biblioteca encontra-se localizada no Edifício II do ISCTE-IUL nos pisos 4 a 6. REGULAMENTO À Biblioteca do ISCTE Instituto Universitário de Lisboa, adiante designado por ISCTE-IUL, compete facultar, nas melhores condições de utilização, os recursos bibliográficos e informativos necessários

Leia mais

Localização (Artigo 1.º) Horário (Artigo 2.º) Utilizadores da Biblioteca do ISCTE-IUL (Artigo 3.º)... 2

Localização (Artigo 1.º) Horário (Artigo 2.º) Utilizadores da Biblioteca do ISCTE-IUL (Artigo 3.º)... 2 Índice Localização (Artigo 1.º)... 2 Horário (Artigo 2.º)... 2 Utilizadores da Biblioteca do ISCTE-IUL (Artigo 3.º)... 2 Acesso à Biblioteca (Artigo 4.º)... 2 Serviços prestados pela Biblioteca (Artigo

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO

REGULAMENTO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO SUMÁRIO Capítulo I Utilizadores Capítulo II Serviços Serviços técnicos Sala de leitura Leitura de presença Documentos impressos - Material não livro e recursos eletrónicos

Leia mais

RF-PR09-01/V04 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

RF-PR09-01/V04 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA As Bibliotecas não se fazem: CRESCEM Augustine Birrel 1. DEFINIÇÃO A Biblioteca/Centro de Recursos é um meio de promover o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos seus utilizadores, proporcionando-lhes

Leia mais

REGULAMENTO Biblioteca Mário Sottomayor Cardia

REGULAMENTO Biblioteca Mário Sottomayor Cardia REGULAMENTO Biblioteca Mário Sottomayor Cardia Artigo 1.º Missão A Biblioteca Mário Sottomayor Cardia (BMSC) integra a Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Leia mais

Artigo 10.º. Empréstimo domiciliário

Artigo 10.º. Empréstimo domiciliário Artigo 10.º Empréstimo domiciliário 1. O empréstimo domiciliário consiste na cedência de documentos, independentemente do suporte, para leitura e consulta pelos utilizadores, em espaços exteriores às instalações

Leia mais

Regulamento da Biblioteca da Junta de Freguesia de Avanca

Regulamento da Biblioteca da Junta de Freguesia de Avanca Regulamento da Biblioteca da Junta de Freguesia de Avanca Junta de Freguesia de Avanca Avanca 2010 Preâmbulo As Bibliotecas são serviços públicos de natureza cultural, informativa, lúdica e educativa.

Leia mais

UNIVERSIDADE KATYAVALA BWILA FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE KATYAVALA BWILA FACULDADE DE MEDICINA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA Benguela, 2016 BIBLIOTECA DA Regulamento PREÂMBULO O presente documento tem como objectivo informar aos utilizadores da Biblioteca da FMUKB as regras que normalizam o seu uso.

Leia mais

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA REGULAMENTO CAPÍTULO I ÂMBITO E ESTRUTURA. Artigo 1º DEFINIÇÃO

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA REGULAMENTO CAPÍTULO I ÂMBITO E ESTRUTURA. Artigo 1º DEFINIÇÃO REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA REGULAMENTO CAPÍTULO I ÂMBITO E ESTRUTURA Artigo 1º DEFINIÇÃO A Biblioteca Municipal de Palmela é um serviço cultural da Câmara Municipal de

Leia mais

CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS GUIA DO UTILIZADOR E REGULAMENTO

CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS GUIA DO UTILIZADOR E REGULAMENTO CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS GUIA DO UTILIZADOR E REGULAMENTO 2015/2016 GUIA DO UTILIZADOR 1- MISSÃO E OBJETIVOS O Centro de Recursos Educativos (CRE) está inserido na Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO O RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado no

Leia mais

DESPACHO ISEP/P/15/2015

DESPACHO ISEP/P/15/2015 DESPACHO DESPACHO ISEP/P/15/2015 Regulamento da Biblioteca Considerando que: 1. O artigo 35º, conjugado com a alínea c) do n.º 1 do artigo 12º, ambos dos Estatutos do ISEP, dispõem sobre a competência

Leia mais

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ITINERANTE DE S. JOÃO DA PESQUEIRA

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ITINERANTE DE S. JOÃO DA PESQUEIRA NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ITINERANTE DE S. JOÃO DA PESQUEIRA I- DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 Definição A Biblioteca Itinerante de S. João da Pesqueira é, desde 2010, um veículo descentralizador do

Leia mais

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian ALAAREGULAMENTO DA BIBLIOTECA 1) Utilizadores A Biblioteca Escolar (BE) está aberta aos alunos, ao pessoal docente e não docente e aos encarregados de educação desta Escola, bem como, a elementos da comunidade

Leia mais

Introdução. Apresentação da Biblioteca

Introdução. Apresentação da Biblioteca BIBLIOTECA DO IPCA Introdução Este guia tem por finalidade documentar e apoiar o utilizador no que concerne aos serviços e recursos disponíveis na biblioteca. Define os espaços físicos, a utilização do

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. CAPÍTULO I Aspectos Gerais. Artigo 1º Missão

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. CAPÍTULO I Aspectos Gerais. Artigo 1º Missão REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Aspectos Gerais Artigo 1º Missão 1 - As Bibliotecas da UFP têm como objectivo viabilizar a difusão de informação das áreas científicas ministradas na Universidade,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. CAPÍTULO I Natureza e missão

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. CAPÍTULO I Natureza e missão REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Natureza e missão Art.º 1.º Natureza A Biblioteca é um serviço de apoio pedagógico à ESTC e à comunidade (art.º 46.º alínea c), dos estatutos publicados no D.R., 2ª

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO (IPCB)

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO (IPCB) REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO (IPCB) 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. O acervo das Bibliotecas do IPCB encontra-se em regime de livre acesso. 1.2. As

Leia mais

Preâmbulo. Capítulo I. Art.º 1.º. Objectivos Gerais

Preâmbulo. Capítulo I. Art.º 1.º. Objectivos Gerais Preâmbulo A Biblioteca Municipal Alves Mateus de Santa Comba Dão é um serviço público, orientada de modo a proporcionar aos seus utilizadores o acesso à cultura, à Informação, à Educação e ao Lazer, contribuindo

Leia mais

1. A presente norma transitória reguladora aplica-se à utilização do serviço de empréstimo domiciliário.

1. A presente norma transitória reguladora aplica-se à utilização do serviço de empréstimo domiciliário. Capítulo I DEFINIÇÃO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO 1. A presente norma transitória reguladora aplica-se à utilização do serviço de empréstimo domiciliário. 2. O serviço de empréstimo domiciliário encerra 15 minutos

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1.º Objecto

CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1.º Objecto CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Objecto 1- O presente Regulamento tem por objectivo a definição do modo de funcionamento dos serviços e espaços da Biblioteca da Egas Moni Cooperativa de Ensino

Leia mais

M U N I C Í PIO D E VI EIR A D O M I N H O

M U N I C Í PIO D E VI EIR A D O M I N H O Regulamento da Biblioteca Municipal CAPÍTULO I : ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA Artigo 1º - Disposições gerais Artigo 2º - Sistema de utilização Artigo 3º - Sistema de classificação bibliográfica Artigo 4º

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Centro Escolar de Arruda dos Vinhos

REGIMENTO INTERNO. Centro Escolar de Arruda dos Vinhos REGIMENTO INTERNO Centro Escolar de Arruda dos Vinhos 1 Artigo 1.º Definição 1. A Biblioteca Escolar Luísa Ducla Soares situa-se no Centro Escolar de Arruda dos Vinhos, do Agrupamento de Escolas de Arruda

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO 1.1 A Biblioteca da Escola Superior de Educação, tem como finalidade reunir, preservar, tratar e difundir toda a documentação e

Leia mais

Regulamento de Utilização da Biblioteca Universitária João Paulo II

Regulamento de Utilização da Biblioteca Universitária João Paulo II Regulamento de Utilização da Biblioteca Universitária João Paulo II Com o presente Regulamento pretende estabelecer-se um conjunto de normas que se julgam indispensáveis para proporcionar aos utentes da

Leia mais

mini biblioteca aefmup

mini biblioteca aefmup mini biblioteca aefmup Regulamento da Mini-Biblioteca AEFMUP Preâmbulo O presente instrumento normativo tem como objetivo definir as linhas orientadoras para a utilização da Mini-Biblioteca AEFMUP. A Mini-Biblioteca

Leia mais

Município de Vieira do Minho

Município de Vieira do Minho CAPÍTULO I ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA Artigo 1º Disposições gerais 1- A Biblioteca Municipal de Vieira do Minho presta um serviço público, que tem por finalidade facilitar o acesso à cultura, à informação,

Leia mais

2016/2017 BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO. Guia do utilizador

2016/2017 BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO. Guia do utilizador 2016/2017 BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO Guia do utilizador 2 UTILIZADORES: CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A biblioteca está aberta a toda a comunidade docente e discente da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA ESCOLAR

REGULAMENTO BIBLIOTECA ESCOLAR REGULAMENTO BIBLIOTECA ESCOLAR PARTE I PARTE GERAL ARTIGO 1º (DEFINIÇÃO) A Biblioteca Escolar da Academia de Música de Costa Cabral (BE) faz parte integrante do processo educativo, um polo dinamizador

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO Definição da Biblioteca da Escola ETG Missão da Biblioteca Escolar da ETG... 3

ÍNDICE INTRODUÇÃO Definição da Biblioteca da Escola ETG Missão da Biblioteca Escolar da ETG... 3 2015 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1. Definição da Biblioteca da Escola ETG... 3 2. Missão da Biblioteca Escolar da ETG.... 3 3. Responsabilidade da Biblioteca.... 3 I Condições de Acesso... 3 II Direitos dos

Leia mais

NORMA INTERNA. 3. Os instrumentos musicais podem ser solicitados para empréstimo domiciliário, apenas na biblioteca central.

NORMA INTERNA. 3. Os instrumentos musicais podem ser solicitados para empréstimo domiciliário, apenas na biblioteca central. Capítulo I Definição e âmbito de aplicação 1. Entende-se por empréstimo domiciliário a requisição de documentos e de instrumentos musicais, da BMSMF e polos desta, para utilização fora das suas instalações.

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO 2016/2017 1. Utilizadores e Condições de acesso Os serviços da Biblioteca estão abertos a toda a comunidade docente e discente da Universidade de Aveiro, bem como

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE SETE DE SETEMBRO - FASETE SUMÁRIO CAPÍTULO I...3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...3 CAPÍTULO II...4 DA INSCRIÇÃO DO USUÁRIO...4 CAPÍTULO III...4 DA CONSULTA...4

Leia mais

REGULAMENTO DA CASA DA CULTURA DE PARANHOS

REGULAMENTO DA CASA DA CULTURA DE PARANHOS REGULAMENTO DA CASA DA CULTURA DE PARANHOS CAPÍTULO I: ÂMBITO E ESTRUTURA Artigo 1.º Definição A Casa da Cultura de Paranhos, adiante designada por CCP, é um equipamento da Junta de Freguesia de Paranhos

Leia mais

Arquivo Biblioteca Alfredo Tinoco. Regulamento

Arquivo Biblioteca Alfredo Tinoco. Regulamento Arquivo Biblioteca Alfredo Tinoco Regulamento CAPÍTULO I Da organização da Arquivo Biblioteca Alfredo Tinoco Artigo 1.º Definição e Património O Arquivo Biblioteca Alfredo Tinoco é uma unidade científica

Leia mais

Biblioteca Mercedes Silva Pinto. Manual da Biblioteca. Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível

Biblioteca Mercedes Silva Pinto. Manual da Biblioteca. Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível Biblioteca Mercedes Silva Pinto Manual da Biblioteca Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível INSTRUÇÕES GERAIS Horário de Funcionamento De segunda a

Leia mais

Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional

Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional Secretaria-Geral Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional Direção de Serviços Administrativo Financeiros. Ver.3-2019 Edição: Ministério da Defesa Nacional Direção: Secretaria-Geral do Ministério da Defesa

Leia mais

Os serviços prestados são, sumariamente, os seguintes:

Os serviços prestados são, sumariamente, os seguintes: A BIBLIOTECA ESS Biblioteca da Escola Superior de Saúde (ESS) iniciou as suas atividades em A novembro de 2000. Integra o Centro de Recursos para a Aprendizagem e Investigação da ESS, situando-se no 2º

Leia mais

Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas de Gualtar. da E.B. de Gualtar

Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas de Gualtar. da E.B. de Gualtar Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas de Gualtar da E.B. de Gualtar 1. Objetivos da Biblioteca Preparar os alunos para a utilização e frequência de Bibliotecas. Proporcionar aos utilizadores um espaço

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA ASCES-UNITA BIBLIOTECA REGULAMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA ASCES-UNITA BIBLIOTECA REGULAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA ASCES-UNITA BIBLIOTECA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Art. 1º. Para efeito desta norma, será considerado empréstimo a cessão de itens do acervo em

Leia mais

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOUTIM NORMAS DE FUNCIONAMENTO. I Definição. II Objectivos

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOUTIM NORMAS DE FUNCIONAMENTO. I Definição. II Objectivos BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOUTIM NORMAS DE FUNCIONAMENTO I Definição A Biblioteca Municipal de Alcoutim, integrada no Edifício Casa dos Condes Alcoutim, é um serviço cultural e educativo da Câmara Municipal

Leia mais

Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Regulamento da Biblioteca. Preâmbulo

Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Regulamento da Biblioteca. Preâmbulo Escola Superior de Educação Almeida Garrett Regulamento da Biblioteca Preâmbulo A Biblioteca da Escola Superior de Educação Almeida Garrett (adiante designada por ESE Almeida Garrett) tem como objetivo

Leia mais

ANEXO E REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DO CENTRO DE RECURSOS E APOIO EDUCATIVO

ANEXO E REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DO CENTRO DE RECURSOS E APOIO EDUCATIVO ANEXO E REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DO CENTRO DE RECURSOS E APOIO EDUCATIVO REGIMENTO DA BIBLIOTECA INTRODUÇÃO As Bibliotecas Escolares devem constituir recursos básicos do processo educativo, sendo-lhes

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES REGIMENTO

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES REGIMENTO ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES REGIMENTO REGIMENTO BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º (Objecto) O presente regimento define os princípios

Leia mais

REGULAMENTO DOS UTILIZADORES CAPÍTULO I PRINCÍPIOS NORMATIVOS

REGULAMENTO DOS UTILIZADORES CAPÍTULO I PRINCÍPIOS NORMATIVOS REGULAMENTO DOS UTILIZADORES CAPÍTULO I PRINCÍPIOS NORMATIVOS A Biblioteca Escolar /Centro de Recursos Educativos (BE/CRE), empenhada no desenvolvimento da literacia dos alunos, na sensibilização e fixação

Leia mais

Rede de Bibliotecas do Concelho de Seia

Rede de Bibliotecas do Concelho de Seia Rede de Bibliotecas do Concelho de Seia Regulamento de Utilização e Circulação das Maletas Pedagógicas Artigo 1º Âmbito O objectivo deste regulamento é assegurar o bom funcionamento da gestão das Maletas

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Art.º 1º DESTINATÁRIOS

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Art.º 1º DESTINATÁRIOS REGIÃO AUTÓNOMA Escola Básica DA MADEIRA dos 2º e 3º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Art.º 1º DESTINATÁRIOS 1. Podem ser utilizadores da Biblioteca da Escola Básica

Leia mais

Escola Secundária de Carvalhos REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Escola Secundária de Carvalhos REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Escola Secundária de Carvalhos REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2009/ 2013 INTRODUÇÃO Se a Biblioteca é um modelo do universo, tentemos transformá-la num verdadeiro universo à medida do homem ( ) uma

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA C A P Í T U L O I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º. A Biblioteca da Faculdade UNEB, adiante citada Biblioteca, é o órgão responsável pela administração e controle do acervo

Leia mais

MACROPROCESSO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO

MACROPROCESSO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO LEITURA PRESENCIAL PÁGINA 1 DE 5 1.OBJETIVO E ÂMBITO Assegurar que o Serviço de Leitura Presencial é prestado nas instalações da Biblioteca especialmente destinados para o efeito onde é permitido consultar

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO. Título: Centro de Documentação e Informação do Ecomuseu Municipal do Seixal. Guia de Apoio ao Utilizador

IDENTIFICAÇÃO. Título: Centro de Documentação e Informação do Ecomuseu Municipal do Seixal. Guia de Apoio ao Utilizador IDENTIFICAÇÃO Título: de Apoio ao Utilizador Código: CMSeixal_260_02_03_GuiaApoioUtilizador_V01_R00 Versão: 01 Destinatários: Utilizadores do do Ecomuseu Municipal do Seixal Campo de aplicação: Este guia

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLA DIEESE DE CIÊNCIAS DO TRABALHO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLA DIEESE DE CIÊNCIAS DO TRABALHO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLA DIEESE DE CIÊNCIAS DO TRABALHO ENDEREÇO: Rua Aurora, 957 CEP 01209-001 Centro Tel: 3821-2161 / 2157 CONTATOS: Eliana Martins Pereira Bibliotecária eliana@dieese.org.br

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO DA ACEP

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO DA ACEP REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE RECURSOS EM CONHECIMENTO DA ACEP (Aprovado em Reunião de Direcção de 17.12.2004) Contactos: Centro de Recursos em Conhecimento da ACEP Associação Cultural

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE INFORMAÇÃO/ DOCUMENTAÇÃO DO CIPA- CENTRO DE INFORMAÇÃO, PROMOÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS DE IGUALDADE

REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE INFORMAÇÃO/ DOCUMENTAÇÃO DO CIPA- CENTRO DE INFORMAÇÃO, PROMOÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS DE IGUALDADE REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE INFORMAÇÃO/ DOCUMENTAÇÃO DO CIPA- CENTRO DE INFORMAÇÃO, PROMOÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS DE IGUALDADE CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA DO CENTRO DE INFORMAÇÃO/ DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional

Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional Secretaria-Geral Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional Direção de Serviços de Comunicação e Relações Públicas Ver.1 19-Jun.2013. 12h00 Edição: Ministério da Defesa Nacional Direção: Secretaria-Geral

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES REGULAMENTO MUNICIPAL BIBLIOTECA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

CÂMARA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES REGULAMENTO MUNICIPAL BIBLIOTECA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES REGULAMENTO MUNICIPAL DA BIBLIOTECA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES CAPÍTULO I ÂMBITO E ESTRUTURA Artigo 1.º (Definição) A Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães (BMCA) é um serviço público tutelado pela

Leia mais

Centro Escolar de S. Cristóvão Regimento da Biblioteca/Centro de Recursos

Centro Escolar de S. Cristóvão Regimento da Biblioteca/Centro de Recursos Centro Escolar de S. Cristóvão Regimento da Biblioteca/Centro de Recursos Artigo 1º Objectivos 1- Tornar possível a plena utilização dos recursos pedagógicos existentes e dotar a escola de um fundo documental

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO

Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO 1. Horário de Funcionamento - Período letivo: segunda a sexta-feira: 8-22h e sábados: 9-13h (sábados próximos à feriados

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA A Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (BFDUL) tem por missão apoiar e incentivar o desenvolvimento da investigação

Leia mais

MUNICÍPIO DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS

MUNICÍPIO DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS PREÂMBULO O presente Regulamento pretende ser um instrumento regulador da actividade da Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio) que se encontra integrada na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Leia mais

Preâmbulo. Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objetivos

Preâmbulo. Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objetivos REGULAMENTO INTERNO Preâmbulo A Biblioteca Escolar (BE) é uma estrutura educativa integrada na rede de bibliotecas escolares desde o ano letivo 2003 2004, essencial, no apoio, a todo o processo de ensino

Leia mais