Comentário às Conclusões da Advogada-Geral Juliane Kokott no Processo C-116/08 (Meerts), tendo como reportação o Acórdão de 22 de Outubro de 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comentário às Conclusões da Advogada-Geral Juliane Kokott no Processo C-116/08 (Meerts), tendo como reportação o Acórdão de 22 de Outubro de 2009"

Transcrição

1 Comentário às Conclusões da Advogada-Geral Juliane Kokott no Processo C-116/08 (Meerts), tendo como reportação o Acórdão de 22 de Outubro de 2009 Ementa Directiva 96/34/CE Licença parental a tempo parcial Despedimento do trabalhador antes do termo do período de licença parental e sem observar o prazo legal de pré-aviso Montante de indemnização a auferir pelo trabalhador. Breve Relatório C.Meerts, desde Setembro de 1992, nos termos de um contrato de trabalho por tempo indeterminado, exercia a sua actividade a tempo inteiro para a Proost NV, respectiva entidade patronal. Entre 18 de Novembro de 2002 e 17 de Maio de 2003 ao abrigo de uma licença parental, reduziu a sua actividade para metade do tempo. Sucede que, antes do termo da licença (em 8 de Maio de 2003) a Proost NV, sem pré-aviso despediu com efeitos imediatos C.Meerts, mediante o pagamento de uma indemnização calculada com base na remuneração proporcional à prestação de trabalho reduzida que auferia durante a licença parental. Todavia quanto a esta questão, C. Meerts teve outro entendimento, nomeadamente, a indemnização devia ser calculada com base na remuneração integral que auferia antes de gozar a licença parental e que iria voltar a auferir após o termo da licença. Com o intuito de saber, se teria direito a uma remuneração por trabalho a tempo inteiro, a que tinha direito antes do início da licença parental, C. Meerts reclamou então para o Arbeidsrechtbank Turnhout (Tribunal de Trabalho de Turnhout) porém, a acção foi julgada improcedente. Seguidamente interpôs recurso para o Arbeidshof Antwerpen (Tribunal de Trabalho de 2ª Instância de Antuérpia), em vão, já que este último confirmou a decisão anterior. C. Meerts interpôs novamente recurso da decisão, para o Hof Van Cassatie (Órgão Jurisdicional de Reenvio), porque defendia que quer em 1ª Instância, quer em sede de recurso, os órgãos jurisdicionais interpretaram o direito nacional sem ter em conta as disposições da Directiva 96/34/CE. Por decisão de 25 de Fevereiro de 2008, o Holf Van Cassatie decidiu suspender a instância e submeter ao Tribunal de Justiça a seguinte questão prejudicial:

2 «As disposições da cláusula 2, n. os 4 a 7, do acordo-quadro sobre a licença parental contida na Directiva 96/34 [...] devem ser interpretadas no sentido de que, em caso de rescisão unilateral do contrato de trabalho pela entidade patronal durante a vigência de um regime de redução da prestação de trabalho, sem justa causa ou sem observância do pré-aviso previsto na lei, a indemnização por despedimento devida ao trabalhador deve ser determinada em função do salário base calculado como se o trabalhador não tivesse reduzido a sua prestação de trabalho como forma de gozar a licença parental, nos termos do n.º 3, alínea a), da cláusula [2] do acordo-quadro?» Intervenientes e suas Apreciações (O pedido de decisão prejudicial teve por objecto a interpretação dos n. os 4 a 7 da cláusula 2 do acordo-quadro sobre a licença parental que figura em anexo à Directiva 96/34/CE do Conselho, de 3 de Junho de 1996, celebrado pela UNICE, pelo CEEP e pela CES.) O Governo Belga defendeu que o Holf Van Cassatie, na decisão do reenvio, não sustentou o porquê, de ser necessária uma resposta do Tribunal de Justiça para dar solução ao litígio no processo principal, uma vez que na mesma decisão deviam ser indicadas de forma clara e objectiva, as razões que levaram o juiz nacional a interrogarse sobre a interpretação do direito comunitário e a apresentar questões prejudiciais ao Tribunal de Justiça; Nos termos do direito do trabalho belga, o prazo de pré-aviso por parte da entidade patronal devia depender da antiguidade do trabalhador. Quanto maior for a antiguidade, maior será o prazo de pré-aviso ; Nos termos do direito belga, em caso de despedimento sem pré-aviso por parte da entidade patronal, o montante da indemnização a reembolsar ao trabalhador seria determinado pelo prazo de pré-aviso, isto é, o montante da indemnização é calculado em função da remuneração em vigor, correspondente ao prazo de pré-aviso. Transpondo estas palavras para a situação em concreto, o trabalhador que durante a vigência da licença parental reduziu o seu tempo de laboração, viu convertida a sua relação de trabalho numa relação a tempo parcial; Tendo em conta o que acima foi mencionado, o Governo Belga, defendeu assim que a indemnização por despedimento devia ser calculada unicamente com base na remuneração pelo trabalho a tempo parcial.

3 Quanto à Comissão das Comunidades Europeias, também esta defendeu que na decisão do reenvio, o Holf Van Cassatie não explicou porque considerou essencial uma resposta do Tribunal de Justiça para a solução do litígio no processo principal, contudo foi mais longe e, entendeu que, pelo facto dos fundamentos e de algumas partes do recurso da recorrente terem sido meramente indicados pelo órgão jurisdicional de reenvio, bem como, de este, se ter limitado a citar alguns excertos do acórdão proferido em sede de recurso, a questão do reenvio não preencheu os requisitos de admissibilidade de um pedido de decisão prejudicial, ou seja, a Comissão entendeu inaceitável esta decisão supra referida, por se limitar a reproduzir os fundamentos do recurso da recorrente sem expor, com a clareza que se impõe, a razão pela qual o órgão jurisdicional de reenvio considera necessária uma interpretação do acordo-quadro. Atendendo à questão de fundo submetida pelo órgão jurisdicional de reenvio, o Tribunal de Justiça, entendeu que relevantes para a concretização da situação seriam não os n. os 4 a 7, da cláusula 2 do acordo-quadro sobre a licença parental contida na Directiva 96/34, mas sim os n. os 6 e 7, primeiramente, porque resulta do n.º 6 que as medidas destinadas a conciliar a vida profissional e a vida familiar devem estimular a adopção, nos Estados-Membros, de novas formas flexíveis de organização do trabalho e do tempo de trabalho, o mesmo será dizer que o trabalhador possuía um conjunto de direitos e benefícios emergentes da relação de trabalho existente e consolidada, que o mesmo à data do início da licença parental, podia invocar perante a entidade empregadora. Posteriormente, o n.º 7 dispõe que o trabalhador no decurso da licença parental podia continuar a adquirir direitos em relação à entidade patronal. Do que resulta da cláusula 2, n. os 6 e 7, o Tribunal de Justiça declarou que esta devia ser interpretada no sentido de que se opõe a que, no caso de rescisão unilateral pela entidade patronal, sem justa causa ou sem observar o prazo legal de pré-aviso, do contrato de trabalho de um trabalhador contratado por tempo indeterminado e a tempo inteiro, durante o período em que este goza uma licença parental a tempo parcial, a indemnização a pagar seja calculada com base na remuneração reduzida que ele aufere no momento em que ocorre o despedimento. Por fim, no respeitante às conclusões da Advogada-Geral, Juliane Kokott, também ela partilhou das acepções do Tribunal de Justiça, todavia enveredou por um outro caminho, incidindo a sua fundamentação no n.º 6 da cláusula 2., dizendo que a finalidade do acordo-quadro consiste em melhorar a conciliação entre o trabalho e a vida familiar e promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e

4 mulheres, logo, o facto do trabalhador ter recebido uma indemnização inferior à que lhe cabia antes da licença paternal, podia dissuadir o trabalhador de gozar a respectiva licença e isto iria contra o propósito de se proteger o mesmo. Assim o órgão jurisdicional nacional deve analisar se a interpretação dada à Directiva 96/34/CE pode ser concretizada através da interpretação do direito interno, uma vez que esta é contrária a uma legislação nacional, que para a indemnização por despedimento, se baseie na remuneração reduzida em razão da licença parental no momento do despedimento. Tendo por base o entendimento da Advogada-Geral, esta considerou que a resposta a dar ao Tribunal Jurisdicional de Reenvio fosse, o de interpretar o n.º 6 da cláusula 2, para o caso da entidade empregadora, sem justa causa ou sem observar o prazo de pré-aviso, ter rescindido o contrato e que a indemnização fosse calculada em função do salário base, como se o trabalhador não tivesse reduzido a sua prestação devido à licença parental. Comentário Do pedido de decisão prejudicial apresentado pelo Holf Van Cassatie, quanto à interpretação de uma situação jurídica de um trabalhador que gozou de uma licença parental, a minha linha de orientação tende a seguir os passos da Advogada-Geral, Juliane Kokott e passo a fundar: A interpretação requerida consubstanciava a cláusula 2 n. os 4, 5, 6, e 7 do acordo-quadro quanto à licença parental prevista na Directiva 96/34/CE, contudo na óptica da Advogada-Geral, para a situação que se evidenciava a importância restringiase à aplicabilidade do n.º 6, os restantes foram usados meramente a título descritivo. O n.º 6 diz o seguinte: Os direitos adquiridos ou em fase de aquisição pelo trabalhador no momento de início da licença parental são mantidos tal como se encontram até ao final da licença parental. No termo da licença parental, são aplicáveis estes direitos, incluindo as alterações introduzidas pela legislação, por convenções colectivas ou pelas práticas nacionais. Ainda que o conceito direitos adquiridos não esteja concretizado no conceito-quadro sobre a licença parental, nem remeta para o direito dos Estados-Membros, através da aplicação uniforme do direito comunitário, esse conceito pode ser interpretado, tendo em conta o contexto da disposição, (págs. 127 e ss dos Princípios de Direito da União Europeia)

5 Reportando o conteúdo da citação acima citada para o caso concreto, C.Meerts, trabalhava para a Proost NV desde 1992, logo, até ao momento de início da licença parental já adquirira alguns direitos, por exemplo de cariz económico, fruto da relação de trabalho existente, nomeadamente, o direito a auferir uma indemnização no caso de despedimento. Portanto tendo a rescisão do contrato ocorrido ainda durante a licença, e tendo em consideração que o n.º 6 alude a uma manutenção dos direitos, o montante a auferir não pode ser de reduzido valor. Mas não só, obtivera também direito às condições de trabalho, entre elas o direito a um período de licença paternal, regida pela Lei Geral do Trabalho. Não pôr de parte a questão do despedimento sem justa causa, que segundo disposições laborais é proibido. No caso do aviso-prévio, o trabalhador não foi comunicado atempadamente da decisão da entidade patronal (60 dias), logo isto será meio caminho para que aferir que os direitos adquiridos pelo trabalhador no momento de início da licença parental sendo mantidos tal como se encontram até ao final da licença parental, o calculo da indemnização basear-se-á na remuneração integral que o trabalhador auferia antes da licença (cláusula 2, n.º 6 do acordo-quadro). Conclusão O garante sustentado pelo n.º 6 da cláusula 2 da questão-quadro é de que o trabalhador que usufrua de uma licença parental pode ser auxiliado, o mesmo será dizer que, para o cálculo da indemnização por despedimento o trabalhador terá direito a auferir uma remuneração integral. Pretende-se com a licença paternal melhorar a conciliação entre o trabalho e a vida familiar e promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres (Preambulo DIRECTIVA 96/34/CE DO CONSELHO, de 3 de Junho de 1996 relativa ao acordo-quadro, sobre a licença parental celebrado pela UNICE, pelo CEEP e pela CES) Comentário elaborado por: Graciana Pereira, n.º 15780

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quarta Secção) 15 de Dezembro de 2011 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quarta Secção) 15 de Dezembro de 2011 * VOOGSGEERD ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quarta Secção) 15 de Dezembro de 2011 * No processo C-384/10, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do Primeiro Protocolo, de 19 de

Leia mais

Universidade do Minho Escola de Direito

Universidade do Minho Escola de Direito Universidade do Minho Escola de Direito Mestrado em Direito da União Europeia Contencioso da União Europeia COMENTÁRIO AO ACÓRDÃO PONTIN DE 29 DE OUTUBRO 2009 PROCESSO C-63/08 Joana Whyte PG 15148 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 30 de Abril de 2002 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 30 de Abril de 2002 * CLUB-TOUR ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 30 de Abril de 2002 * No processo C-400/00, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 234. CE, pelo

Leia mais

Coletânea da Jurisprudência

Coletânea da Jurisprudência Coletânea da Jurisprudência ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Oitava Secção) 13 de março de 2014 * «Reenvio prejudicial Política social Diretiva 1999/70/CE Acordo-Quadro CES, UNICE e CEEP relativo a contratos

Leia mais

L 283/36 Jornal Oficial da União Europeia DIRECTIVAS

L 283/36 Jornal Oficial da União Europeia DIRECTIVAS L 283/36 Jornal Oficial da União Europeia 28.10.2008 DIRECTIVAS DIRECTIVA 2008/94/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 22 de Outubro de 2008 relativa à protecção dos trabalhadores assalariados em

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Sesção) 4 de Dezembro de 1990*

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Sesção) 4 de Dezembro de 1990* ACÓRDÃO DE 4. 12. 1990 PROCESSO C-186/89 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Sesção) 4 de Dezembro de 1990* No processo C-186/89, que tem por objecto o pedido dirigido ao Tribunal, nos termos do artigo

Leia mais

Processo 0524/04. Test Claimants in the Thin Cap Group Litigation contra Commissioners of Inland Revenue

Processo 0524/04. Test Claimants in the Thin Cap Group Litigation contra Commissioners of Inland Revenue Processo 0524/04 Test Claimants in the Thin Cap Group Litigation contra Commissioners of Inland Revenue [pedido de decisão prejudicial apresentado pela High Court of Justice (England & Wales), Chancery

Leia mais

Processo C-321/99 P. Associação dos Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e o. contra Comissão das Comunidades Europeias

Processo C-321/99 P. Associação dos Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e o. contra Comissão das Comunidades Europeias Processo C-321/99 P Associação dos Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e o. contra Comissão das Comunidades Europeias «Recurso de decisão do Tribunal de Primeira Instância Auxílios de Estado Política

Leia mais

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção),

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção), CHARTRY DESPACHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 1 de Março de 2011 * No processo C-457/09, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo 234. o CE, apresentado pelo

Leia mais

Caso Andrew Webster. Nenhuma das partes se conformou com a decisão do DRC e todas interpuseram recurso para o TAS.

Caso Andrew Webster. Nenhuma das partes se conformou com a decisão do DRC e todas interpuseram recurso para o TAS. Caso Andrew Webster No dia 30 de Janeiro do corrente ano o Tribunal Arbitral do Desporto, proferiu uma decisão, em sede de recurso, de uma decisão da Câmara de Resolução de Litígios da FIFA. Nenhuma das

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 20 de Junho de 1991 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 20 de Junho de 1991 * ACÓRDÃO DE 20. 6. 1991 PROCESSO C-60/90 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 20 de Junho de 1991 * No processo C-60/90, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos

Leia mais

DIRECTIVA 2008/94/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. de 22 de Outubro de 2008

DIRECTIVA 2008/94/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. de 22 de Outubro de 2008 0.2008 PT Jornal Oficial da União Europeia L 283/36 DIRECTIVA 2008/94/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 22 de Outubro de 2008 relativa à protecção dos trabalhadores assalariados em caso de insolvência

Leia mais

Coletânea da Jurisprudência

Coletânea da Jurisprudência Coletânea da Jurisprudência ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quarta Secção) 6 de dezembro de 2018 * «Reenvio prejudicial Propriedade intelectual Direito das marcas Diretiva 2008/95/CE Artigo 3. o, n. o

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 3 de Março de 1994 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 3 de Março de 1994 * TOLSMA ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 3 de Março de 1994 * No processo C-16/93, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 177. do Tratado CEE, pelo

Leia mais

DESPACHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Oitava Secção) 13 de fevereiro de 2014 (*)

DESPACHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Oitava Secção) 13 de fevereiro de 2014 (*) DESPACHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Oitava Secção) 13 de fevereiro de 2014 (*) «Reenvio prejudicial Conceito de ʻórgão jurisdicional nacionalʼ na aceção do artigo 267. TFUE Tribunal Arbitral necessário Admissibilidade

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 29 de Novembro de 2007 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 29 de Novembro de 2007 * ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 29 de Novembro de 2007 * No processo C-68/07, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos dos artigos 68. CE e 234. CE, apresentado

Leia mais

Processo C-415/93. Union royale belge des sociétés de football association ASBL contra Jean-Marc Bosman e o.

Processo C-415/93. Union royale belge des sociétés de football association ASBL contra Jean-Marc Bosman e o. Processo C-415/93 Union royale belge des sociétés de football association ASBL contra Jean-Marc Bosman e o. (pedido de decisão prejudicial apresentado pela cour d'appel de Liège) «Livre circulação dos

Leia mais

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social Interpretação das sentenças A interpretação das sentenças não se queda pelo elemento literal, importando atender ao seu elemento sistemático, bem como ao elemento teleológico e funcional. 08-05-2019 Proc.

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 36/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 36/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 36/XII Exposição de Motivos O Estado Português, através da assinatura do Memorando de Políticas Económicas e Financeiras, assumiu perante a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional

Leia mais

Dunlop AG, com sede em Hanau am Main (República Federal da Alemanha),

Dunlop AG, com sede em Hanau am Main (República Federal da Alemanha), * ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 6 de Outubro de 1976 * No processo 12/76, 1. que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal, nos termos do artigo do protocolo de 3 de Junho de 1971

Leia mais

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social Acidente de trabalho Descaracterização de acidente de trabalho Violação de regras de segurança Nexo de causalidade Culpa do sinistrado Ónus da prova I. Tendo-se provado apenas que o sinistrado estava em

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 9 de Novembro de 2000 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 9 de Novembro de 2000 * INGMAR ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 9 de Novembro de 2000 * No processo C-381/98, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 177. do Tratado CE

Leia mais

1 JO no C 24 de , p JO no C 240 de , p JO no C 159 de , p. 32.

1 JO no C 24 de , p JO no C 240 de , p JO no C 159 de , p. 32. Directiva 91/533/CEE do Conselho, de 14 de Outubro de 1991, relativa à obrigação de a entidade patronal informar o trabalhador sobre as condições aplicáveis ao contrato ou à relação de trabalho Jornal

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais ***II PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO PARA SEGUNDA LEITURA

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais ***II PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO PARA SEGUNDA LEITURA PARLAMENTO EUROPEU 2004 2009 Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais 2004/0209(COD) 3.10.2008 ***II PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO PARA SEGUNDA LEITURA sobre a proposta de directiva do Parlamento Europeu

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Segunda Secção) 30 de Setembro de 2010 (*)

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Segunda Secção) 30 de Setembro de 2010 (*) O conteúdo deste arquivo provém originalmente do site na internet da Corte de Justiça da União Européia e estava armazenado sob o seguinte endereço no dia 5 de outubro de 2010: http://curia.europa.eu/jurisp/cgibin/form.pl?lang=pt&submit=rechercher&numaff=c-104/09

Leia mais

Impacto das alterações ao Código do Trabalho na vida das Organizações

Impacto das alterações ao Código do Trabalho na vida das Organizações Impacto das alterações ao Código do Trabalho na vida das Organizações ÍNDICE 01 Acórdão n.º 602/2013, de 20 de Setembro, do Tribunal Constitucional Consequências 02 Lei n.º 69/2013, de 30 de Agosto Compensações

Leia mais

Conferência do Dr. Rui Assis Museu Municipal da Póvoa de Varzim 16/02/2012. Elaborado por Ana Carla Teixeira

Conferência do Dr. Rui Assis Museu Municipal da Póvoa de Varzim 16/02/2012. Elaborado por Ana Carla Teixeira Conferência do Dr. Rui Assis Museu Municipal da Póvoa de Varzim 16/02/2012 Elaborado por Ana Carla Teixeira 1 Nesta conferência, o Dr. Rui Assis, abordou com uma enorme clareza os seguintes temas: I- A

Leia mais

Alterações ao Código do Trabalho Segunda, 23 Setembro :54 - Actualizado em Segunda, 23 Setembro :04

Alterações ao Código do Trabalho Segunda, 23 Setembro :54 - Actualizado em Segunda, 23 Setembro :04 No passado dia 30 de Agosto foram publicados dois diplomas com efeitos significativos nas relações de trabalho a Lei n.º 69/2013, que altera o valor das compensações devidas pela cessação do contrato de

Leia mais

EFEITOS LABORAIS DA TRANSMISSÃO DE EMPRESA OU ESTABELECIMENTO - O que mudou?

EFEITOS LABORAIS DA TRANSMISSÃO DE EMPRESA OU ESTABELECIMENTO - O que mudou? EFEITOS LABORAIS DA TRANSMISSÃO DE EMPRESA OU ESTABELECIMENTO - O que mudou? ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI N.º 14/2018, DE 19 DE MARÇO Muitas eram as querelas existentes referentes às implicações laborais

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 22 de Novembro de 2001 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 22 de Novembro de 2001 * ACÓRDÃO DE 22. 11. 2001 PROCESSO C-184/00 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Terceira Secção) 22 de Novembro de 2001 * No processo C-184/00, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça,

Leia mais

As suas questões. sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia

As suas questões. sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia As suas questões sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia PORQUÊ UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA (TJUE)? Para construir a Europa, os Estados (actualmente 27) celebraram entre si Tratados

Leia mais

P á g i n a 1. Introdução

P á g i n a 1. Introdução P á g i n a 1 Introdução O processo de integração europeia tem vindo a evoluir gradualmente ao longo das décadas. Nesse espaço de tempo, temos assistido a vários momentos de avanços e recuos, dúvidas e

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL (Sexta Secção) 8 de Março de 1988 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL (Sexta Secção) 8 de Março de 1988 * ACÓRDÃO DO TRIBUNAL (Sexta Secção) 8 de Março de 1988 * No processo 102/86, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal, nos termos do artigo 177. do Tratado CEE, pela House of Lords e tendente

Leia mais

COMPENSAÇÃO DEVIDA PELA CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO LEI N.º 69/2013, DE 30 DE AGOSTO

COMPENSAÇÃO DEVIDA PELA CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO LEI N.º 69/2013, DE 30 DE AGOSTO PÓS-TROIKA O QUE MUDOU NOS DESPEDIMENTOS? Autora: Sofia Pamplona, Associada na TELLES. COMPENSAÇÃO DEVIDA PELA CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO LEI N.º 69/2013, DE 30 DE AGOSTO 1 CONTRATO DE TRABALHO CELEBRADO

Leia mais

Coletânea da Jurisprudência

Coletânea da Jurisprudência Coletânea da Jurisprudência DESPACHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Oitava Secção) 17 de abril de 2018 * «Reenvio prejudicial Artigo 99. o do Regulamento de Processo do Tribunal de Justiça Imposições internas

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 15 de Março de 2001 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 15 de Março de 2001 * ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 15 de Março de 2001 * No processo C-165/98, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 177. do Tratado CE (actual

Leia mais

DESPACHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 3 de Julho de 2001 *

DESPACHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 3 de Julho de 2001 * DESPACHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 3 de Julho de 2001 * No processo C-241/99, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 234. CE, pelo Tribunal Superior

Leia mais

Justificação do contrato a termo

Justificação do contrato a termo Justificação do contrato a termo 19-12-2011 O Tribunal da Relação do Porto analisou o motivo justificativo apresentado para a celebração de um contrato a termo certo por seis meses e pronunciou-se relativamente

Leia mais

O Cálculo da Compensação. Artigo 366.º, número 1 do Código do Trabalho

O Cálculo da Compensação. Artigo 366.º, número 1 do Código do Trabalho ALTERAÇÃO DA FÓRMULA DE CÁLCULO DAS COMPENSAÇÕES DEVIDAS POR CESSAÇÃO DE CONTRATO POR CAUSAS OBJECTIVAS, POR INADAPTAÇÃO E AINDA POR CADUCIDADE DE CONTRATOS A TERMO. Súmula prática da Lei 69/2013, de 30

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 28 de Abril de 2005 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 28 de Abril de 2005 * ST. PAUL DAIRY ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 28 de Abril de 2005 * No processo C-104/03, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do Protocolo de 3 de Junho de

Leia mais

ALTERAÇÃO CÓDIGO DO TRABALHO

ALTERAÇÃO CÓDIGO DO TRABALHO 12-09-2012 ALTERAÇÃO CÓDIGO DO TRABALHO Em anexo enviamos um resumo elaborado pelo nosso advogado, Dr. João Pombo Lopes, com as alterações mais importantes no Código do Trabalho. Relembramos que vamos

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 5 de Fevereiro de 2004 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 5 de Fevereiro de 2004 * ACÓRDÃO DE 5. 2. 2004 - PROCESSO C-265/02 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 5 de Fevereiro de 2004 * No processo C-265/02, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL (Sexta Secção) 12 de Maio de 1989 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL (Sexta Secção) 12 de Maio de 1989 * ACÓRDÃO DO TRIBUNAL (Sexta Secção) 12 de Maio de 1989 * No processo 320/87, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal, em aplicação do artigo 177. do Tratado CEE, pelo Sø- og Handelsret de Copenhaga

Leia mais

1612/68, relativo à livre. de secção, A. M. Donner, R. Mónaco, J. Mertens de Wilmars, P. Pescatore, No processo 36/74, 1. Bruno Nils Olaf Walrave

1612/68, relativo à livre. de secção, A. M. Donner, R. Mónaco, J. Mertens de Wilmars, P. Pescatore, No processo 36/74, 1. Bruno Nils Olaf Walrave * n. WALRAVE/UNION CYCLISTE INTERNACIONALE ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 12 de Dezembro de 1974 * No processo 36/74, que tem por objecto um pedido apresentado ao Tribunal de Justiça,

Leia mais

Processo T-28/03. Hokim (Deutschland) AG contra Comissão das Comunidades Europeias

Processo T-28/03. Hokim (Deutschland) AG contra Comissão das Comunidades Europeias Processo T-28/03 Hokim (Deutschland) AG contra Comissão das Comunidades Europeias «Artigo 85. do Tratado CE (actual artigo 81. CE) Execução de um acórdão do Tribunal de Primeira Instância Reembolso de

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Grande Secção) 22 de Novembro de 2005 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Grande Secção) 22 de Novembro de 2005 * MANGOLD ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Grande Secção) 22 de Novembro de 2005 * No processo C-144/04, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo 234. CE, apresentado pelo

Leia mais

Circular 2012 / 05 01/08/2012

Circular 2012 / 05 01/08/2012 Circular 2012 / 05 01/08/2012 Estimado Cliente, Na sequência das alterações ao Código do Trabalho, entretanto publicadas, e que hoje entram em vigor, as quais resultaram do Compromisso para o Crescimento,

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. Lei nº 23/2012, de 25 de Junho

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO. Lei nº 23/2012, de 25 de Junho ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO Lei nº 23/2012, de 25 de Junho Aproxima-se o dia um de Agosto, data em que entram em vigor as novas alterações ao Código do Trabalho, as quais foram já objecto de uma acção

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Grande Secção) 11 de Julho de 2006 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Grande Secção) 11 de Julho de 2006 * ACÓRDÃO DE 11. 7. 2006 PROCESSO C-13/05 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Grande Secção) 11 de Julho de 2006 * No processo C-13/05, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo

Leia mais

Acórdão C 279/09. DEB Deutsche Energiehandels- und Beratungsgesellschaft mbh. contra. Bundesrepublik Deutschland, Princípio da Efectividade

Acórdão C 279/09. DEB Deutsche Energiehandels- und Beratungsgesellschaft mbh. contra. Bundesrepublik Deutschland, Princípio da Efectividade Universidade do Minho Escola de Direito Mestrado: Direito da União Europeia Ano Lectivo 2010/2011 Acórdão C 279/09 DEB Deutsche Energiehandels- und Beratungsgesellschaft mbh contra Bundesrepublik Deutschland,

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 4 de Outubro de 2001 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 4 de Outubro de 2001 * ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 4 de Outubro de 2001 * No processo C-438/99, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 234. CE, pelo Juzgado de

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 1 de Julho de 1969 * Nos processos apensos 2/69 e 3/69, que têm por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 177. do Tratado CEE, pelo juge

Leia mais

Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p

Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p Directiva 98/59/CE do Conselho de 20 de Julho de 1998 relativa à aproximação das legislações dos Estados-membros respeitantes aos despedimentos colectivos Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p. 0016-0021

Leia mais

PARECER DA UGT SOBRE A PROPOSTA DE LEI 120/XII/2ª QUE ALTERA O VALOR DA COMPENSAÇÃO DEVIDA EM CASO DE CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

PARECER DA UGT SOBRE A PROPOSTA DE LEI 120/XII/2ª QUE ALTERA O VALOR DA COMPENSAÇÃO DEVIDA EM CASO DE CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO PARECER DA UGT SOBRE A PROPOSTA DE LEI 120/XII/2ª QUE ALTERA O VALOR DA COMPENSAÇÃO DEVIDA EM CASO DE CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO A proposta de lei agora apresentada pretende, segundo o Governo, proceder

Leia mais

Ex.ma Senhora. Sua referência Sua comunicação Nossa referência Proc. R-4890/09 (A4)

Ex.ma Senhora. Sua referência Sua comunicação Nossa referência Proc. R-4890/09 (A4) Ex.ma Senhora Sua referência Sua comunicação Nossa referência Proc. R-4890/09 (A4) Assunto: Reclamação recebida na Provedoria de Justiça em 24.9.2009. Novo regime de vinculação, carreiras e remunerações

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 5 de Outubro de 1994 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 5 de Outubro de 1994 * ACÓRDÃO DE 5. 10. 1994 PROCESSO C-165/91 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 5 de Outubro de 1994 * No processo C-165/91, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 20 de Janeiro de 2005 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 20 de Janeiro de 2005 * HOTEL SCANDIC GÅSABÄCK ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 20 de Janeiro de 2005 * No processo C-412/03, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo 234. CE,

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL (Quinta Secção) 19 de Abril de 1988 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL (Quinta Secção) 19 de Abril de 1988 * ERAUW-JACQUERY/LA HESBIGNONNE ACÓRDÃO DO TRIBUNAL (Quinta Secção) 19 de Abril de 1988 * No processo 27/87, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal nos termos do artigo 177. do Tratado CEE, pelo

Leia mais

CONCLUSÕES DA ADVOGADA-GERAL JULIANE KOKOTT apresentadas em 27 de Outubro de

CONCLUSÕES DA ADVOGADA-GERAL JULIANE KOKOTT apresentadas em 27 de Outubro de CONCLUSÕES DE J. KOKOTT PROCESSO C-212/04 CONCLUSÕES DA ADVOGADA-GERAL JULIANE KOKOTT apresentadas em 27 de Outubro de 2005 1 I Introdução II Quadro jurídico A Direito comunitário 1. O presente processo

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quarta Secção) 6 de setembro de 2012 (*)

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quarta Secção) 6 de setembro de 2012 (*) ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quarta Secção) 6 de setembro de 2012 (*) «Competência judiciária em matéria civil e comercial Competência em matéria de contratos celebrados pelos consumidores Regulamento

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 29 de Abril de 1999 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 29 de Abril de 1999 * ACÓRDÃO DE 29. 4. 1999 PROCESSO C-311/97 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 29 de Abril de 1999 * No processo C-311/97, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos

Leia mais

EUROPA» UNIÃO EUROPEIA. UNIÃO EUROPEIA Em defesa do hijab ou do Tribunal de Justiça?

EUROPA» UNIÃO EUROPEIA. UNIÃO EUROPEIA Em defesa do hijab ou do Tribunal de Justiça? Page 1 of 6 EUROPA» UNIÃO EUROPEIA UNIÃO EUROPEIA Em defesa do hijab ou do Tribunal de Justiça? Patrícia Fragoso Martins Seguir 4/4/2017, 0:11 1 O TJUE não validou ilimitadamente as proibições de uso do

Leia mais

Mestrado em Direito da União Europeia

Mestrado em Direito da União Europeia Mestrado em Direito da União Europeia Contencioso da União Europeia Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias Processo C-210/06 Cartesio Oktató és Szolgáltató Bt Comentário elaborado por Célia Marques

Leia mais

Retroatividade das taxas de tributação autónoma é inconstitucional

Retroatividade das taxas de tributação autónoma é inconstitucional 29-06-12 - Retroatividade das taxas de tributação autónoma é inconstitucional O Tribunal Constitucional (TC) julgou inconstitucional a aplicação das novas taxas de tributação autónoma, que, tendo entrado

Leia mais

NOVAS REGRAS DO TRABALHO. Funchal, 27 de Setembro de 2012

NOVAS REGRAS DO TRABALHO. Funchal, 27 de Setembro de 2012 NOVAS REGRAS DO TRABALHO Funchal, 27 de Setembro de 2012 Lei 23/2012, de 15 de Junho (altera Código do Trabalho) (início vigência 1 de Agosto de 2012) OBRIGAÇÕES ADMINISTRATIVAS Cátia Henriques Fernandes

Leia mais

A diminuição da retribuição pelo empregador

A diminuição da retribuição pelo empregador A diminuição da retribuição pelo empregador A questão da diminuição da retribuição dos trabalhadores pelo empregador é uma questão de particular relevância, tendo em atenção a necessidade que, por vezes,

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO [SEC (2010) 887] [SEC (2010) 888]

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO [SEC (2010) 887] [SEC (2010) 888] RELATÓRIO COM (2010) 379 FINAL Proposta de Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho Relativa às condições de entrada e de residência de nacionais de países terceiros para efeitos de trabalho sazonal

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 5 de Fevereiro de 1963 * No processo 26/62, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal nos termos do artigo 177, primeiro parágrafo, alínea a),

Leia mais

Laranjeiro dos Santos & Associados Sociedade de Advogados RL

Laranjeiro dos Santos & Associados Sociedade de Advogados RL Nota Informativa 1/2012: Alterações relevantes em matéria Processamento Salarial e Encargos Sociais I. Comissão Permanente de Concertação Social Alterações à tipologia contratual: Alargamento da duração

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Quando as

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Quando as Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Quando as partes, em caso de litígio resultante de um serviço público essencial, optem por recorrer a mecanismos de resolução extrajudicial

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA AUDITORIA JURÍDICA TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DO CIRCULO DE LISBOA

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA AUDITORIA JURÍDICA TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DO CIRCULO DE LISBOA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA AUDITORIA JURÍDICA TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DO CIRCULO DE LISBOA PROC. 0092/03 1ª Sec. - 3ª Sub. Acção de reconhecimento de direito Ex.mo Senhor Dr. Juiz de Direito: Contestando acção

Leia mais

Jornal Oficial das Comunidades Europeias L 14/9

Jornal Oficial das Comunidades Europeias L 14/9 20. 1. 98 PT Jornal Oficial das Comunidades Europeias L 14/9 DIRECTIVA 97/81/CE DO CONSELHO de 15 de Dezembro de 1997 respeitante ao acordo-quadro relativo ao trabalho a tempo parcial celebrado pela UNICE,

Leia mais

Jornal Oficial nº L 082 de 22/03/2001 p

Jornal Oficial nº L 082 de 22/03/2001 p Directiva 2001/23/CE do Conselho, de 12 de Março de 2001, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes à manutenção dos direitos dos trabalhadores em caso de transferência de

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 14 de Dezembro de 1995 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 14 de Dezembro de 1995 * PETERBROECK ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 14 de Dezembro de 1995 * No processo C-312/93, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 177. do Tratado CEE, pela cour

Leia mais

PARECER N.º 448/CITE/2014

PARECER N.º 448/CITE/2014 PARECER N.º 448/CITE/2014 Assunto: Parecer prévio ao despedimento de trabalhadora lactante por facto imputável à trabalhadora, nos termos do n.º 1 e da alínea a) do n.º 3 do artigo 63.º do Código do Trabalho,

Leia mais

Nota: Todos os preceitos desacompanhados de referência ao respectivo diploma pertencem ao Código do Trabalho.

Nota: Todos os preceitos desacompanhados de referência ao respectivo diploma pertencem ao Código do Trabalho. Lei n.º 53/2011 de 14 de Outubro, que procede à segunda alteração ao Código do Trabalho, aprovado em anexo à Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, estabelecendo um novo sistema de compensação em diversas

Leia mais

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições 2001L0023 PT 09.10.2015 001.001 1 Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições B DIRECTIVA 2001/23/CE DO CONSELHO de 12 de Março de 2001 relativa à aproximação

Leia mais

DIRECTIVA 2001/23/CE DO CONSELHO

DIRECTIVA 2001/23/CE DO CONSELHO L 82/16 DIRECTIVA 2001/23/CE DO CONSELHO de 12 de Março de 2001 relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes à manutenção dos direitos dos trabalhadores em caso de transferência

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA CAPOLONGO/MAYA ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 19 de Junho de 1973 * No processo 77/72, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 177. do Tratado CEE, pelo Pretore

Leia mais

23 de Março de 2006 *

23 de Março de 2006 * HONYVEM INFORMAZIONI COMMERCIALI ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 23 de Março de 2006 * No processo C-465/04, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo 234.º

Leia mais

CONVENÇÃO de SUBVENÇÃO n.º TÍTULO DO PROJECTO [ACRÓNIMO] (indicar REGIME de FINANCIAMENTO)

CONVENÇÃO de SUBVENÇÃO n.º TÍTULO DO PROJECTO [ACRÓNIMO] (indicar REGIME de FINANCIAMENTO) SÉTIMO PROGRAMA-QUADRO CONVENÇÃO de SUBVENÇÃO n.º TÍTULO DO PROJECTO [ACRÓNIMO] (indicar REGIME de FINANCIAMENTO) A [Comunidade Europeia] [Comunidade Europeia da Energia Atómica] (a seguir designada a

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 7 de Outubro de 2010 (*)

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 7 de Outubro de 2010 (*) INFORMAÇÃO JURÍDICA IMPORTANTE: As informações contidas neste sítio são objecto de uma declaração de exoneração de responsabilidade e de uma declaração de direitos reservados ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Leia mais

2. O primeiro considerando tem a seguinte redacção: O artigo 4., n. 3, primeiro parágrafo, tem a seguinte redacção:

2. O primeiro considerando tem a seguinte redacção: O artigo 4., n. 3, primeiro parágrafo, tem a seguinte redacção: BARSOTO E O. CONCLUSÕES DA ADVOGADA-GERAL CHRISTINE STIX-HACKL apresentadas em 15 de Maio de 2003 1 I Observações preliminares 1. O presente processo diz respeito à interpretação da Directiva 80/987/CEE

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémio e Encargos de

Leia mais

Processo C-540/03. Parlamento Europeu contra Conselho da União Europeia

Processo C-540/03. Parlamento Europeu contra Conselho da União Europeia Processo C-540/03 Parlamento Europeu contra Conselho da União Europeia «Política de imigração Direito ao reagrupamento familiar de filhos menores de nacionais de países terceiros Directiva 2003/86/CE Protecção

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 27 de Outubro de 2005 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 27 de Outubro de 2005 * LEVOB VERZEKERINGEN E OV BANK ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 27 de Outubro de 2005 * No processo C-41/04, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo 234.

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 14 de Setembro de 2000 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 14 de Setembro de 2000 * ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 14 de Setembro de 2000 * No processo C-384/98, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 177. do Tratado CE (actual

Leia mais

CONTRATAÇÃO COLECTIVA

CONTRATAÇÃO COLECTIVA CONTRATAÇÃO COLECTIVA TABELAS PRÁTICAS de ENQUADRAMENTO LEGAL Sofia Mendes Pereira Março de 2013 1 Autoria: Sofia Mendes Pereira Edição e Comercialização: Justic Unipessoal Lda. Versão para Ebook: Justic

Leia mais

Acordo colectivo de trabalho n.º 3/2010

Acordo colectivo de trabalho n.º 3/2010 Acordo colectivo de trabalho n.º 3/2010 Acordo colectivo de entidade empregadora pública celebrado entre a Associação Sindical dos Oficiais dos Registos e do Notariado, Associação Sindical dos Conservadores

Leia mais

ECLI:PT:TRC:2017: TBCTB.B.C1.DF

ECLI:PT:TRC:2017: TBCTB.B.C1.DF ECLI:PT:TRC:2017:1786.05.1TBCTB.B.C1.DF http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trc:2017:1786.05.1tbctb.b.c1.df Relator Nº do Documento Emidio Francisco Santos Apenso Data do Acordão 28/03/2017 Data

Leia mais

OUTUBRO Proposta de Lei n.º 146/IX, publicada no Diário da Assembleia da República II Série A, n.º 12/IX/3, de 16 de Outubro

OUTUBRO Proposta de Lei n.º 146/IX, publicada no Diário da Assembleia da República II Série A, n.º 12/IX/3, de 16 de Outubro OUTUBRO 2004 SUMÁRIO I. Legislação II. Instruções administrativas III. Jurisprudência nacional IV. Jurisprudência comunitária I. LEGISLAÇÃO Ministério das Finanças e da Administração Pública Proposta de

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Grande Secção) 13 de Dezembro de 2005 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Grande Secção) 13 de Dezembro de 2005 * SEVIC SYSTEMS ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Grande Secção) 13 de Dezembro de 2005 * No processo C-411/03, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo 234. CE, apresentado

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 12 de Abril de 1994 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 12 de Abril de 1994 * ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Sexta Secção) 12 de Abril de 1994 * No processo C-l/93, que tem por objecto um pedido dirigido ao Tribunal de Justiça, nos termos do artigo 177. do Tratado CEE, pelo Hoge

Leia mais

Código do Trabalho e Acórdão do Tribunal Constitucional

Código do Trabalho e Acórdão do Tribunal Constitucional Código do Trabalho e Acórdão do Tribunal Constitucional O Acórdão do Tribunal Constitucional nº 602/2013, de 20 de Setembro considerou inconstitucionais, com força obrigatória geral e com efeitos reportados

Leia mais

F O R M A E S U B S T Â N C I A N A F A C T U R A Ç Ã O E M I V A : O C A S O B A R L I S N O S S E R V I Ç O S J U R Í D I C O S

F O R M A E S U B S T Â N C I A N A F A C T U R A Ç Ã O E M I V A : O C A S O B A R L I S N O S S E R V I Ç O S J U R Í D I C O S i N º 3 3 / 1 6 F O R M A E S U B S T Â N C I A N A F A C T U R A Ç Ã O E M I V A : O C A S O B A R L I S N O S S E R V I Ç O S J U R Í D I C O S SUMÁRIO Após a discussão em torno da obrigatoriedade de

Leia mais

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social Dupla conforme Pluralidade de pedidos Fundamentação essencialmente diferente I. Nos casos em que a parte dispositiva da decisão contenha segmentos decisórios distintos e autónomos, o conceito de dupla

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO A TERMO

CONTRATO DE TRABALHO A TERMO CONTRATO DE TRABALHO A TERMO Entre [NOME] Na qualidade de Entidade Empregadora E [NOME DO TRABALHADOR] Na qualidade de Trabalhador A Macedo Vitorino & Associados disponibiliza este documento de boa-fé

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quarta Secção) 24 de Maio de 2007 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quarta Secção) 24 de Maio de 2007 * ACÓRDÃO DE 24. 5. 2007 PROCESSO C-157/05 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quarta Secção) 24 de Maio de 2007 * No processo C-157/05, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo

Leia mais

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 15 de Setembro de 2005 *

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 15 de Setembro de 2005 * KÖHLER ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Primeira Secção) 15 de Setembro de 2005 * No processo C-58/04, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo 234. CE, submetido pelo Bundesfinanzhof

Leia mais