Meditação para crianças e jovens

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Meditação para crianças e jovens"

Transcrição

1 Meditação para crianças e jovens

2 Introdução Segundo Patanjali, meditar é manter o fluxo continuo da concentração. para estar em estado meditativo é preciso estabilizar o prana (energia) mantendo a postura firme e estável; é preciso tornar a mente introspectiva recolhendo os sentidos e focando a atenção em um ponto, quer seja interno ou externo. Meditar é treinar e mente para viver a realidade interna, observando o momento presente desde a perspectiva da mente silenciosa. O objetivo final é alcançar a fonte de vida e consciência. No inicio a mente se agita, se rebela e nossa pratica consiste em observar a mente saltando de pensamento em pensamento. Com a pratica desenvolvemos o desapego destes pensamentos inoportunos que já não nos incomodam tanto e acabam perdendo a força. Eles não vão embora, é a gente que não se incomoda mais com eles, sua mente entra no fluxo continuo de concentração. Você é capaz de perceber além do corpo, além das emoções, além dos pensamentos. você começa a viver o aqui e agora em toda sua plenitude.

3 Introdução A prática da meditação é um ponto importante quando trabalhamos com crianças e jovens. Muitos não sabem, mas meditar oferece muitos benefícios e pode ajudar a manter nossas crianças mais calmas e equilibradas. Vejamos quais são os principais benefícios da prática e como podemos utiliza-la em nossas aulas.

4 Os benefícios da meditação não se limitam somente a nível emocional mas também a nível comportamental, social e físico. As crianças e jovens aprendem a relaxar através da meditação. Aumentam sua concentração. Melhoram sua autoestima. Desenvolvem a inteligência emocional. Melhoram a disciplina.

5 Desenvolvem autoconfiança. Melhoram o autocontrole. Se tornam mais calmos e tranquilos. Melhoram o equilíbrio. Descobrem a paz interior. Melhoram o comportamento em relação a colegas e professores quando a meditação é praticada em sala de aula.

6 A meditação também: Reduz a pressão sanguínea. Reduz a ansiedade. Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento. Melhora o sistema imunológico. Aumenta a criatividade. Aumenta o foco. Desenvolve a intuição.

7 Como trabalhar a meditação com crianças e jovens? As perguntas são muitas,não é? COMO? QUANDO? QUAL A MELHOR POSIÇÃO? A seguir veremos um pouco destas questões, bem como vários exemplos de meditações que podem ser utilizadas tanto em aulas de Yoga, como em práticas somente de meditação.

8 Como? Quando pensamos em crianças e jovens, na maioria das vezes nos encontramos com uma dúvida: Como fazer com que fiquem quietos e concentrados para meditar? A melhor forma de inicia-los na prática é através de pequenos roteiros, como um filme que passará em suas cabeças e de preferência tendo eles como personagens. Desta forma é mais fácil manter o foco. Com o passar do tempo, diferentes técnicas podem ser utilizadas, pois já estarão mais acostumados aos momentos de concentração.

9 ONDE? Devemos buscar lugares tranquilos e confortáveis, com clima agradável e principalmente livres de muitos estímulos que possam distrair nossos alunos. Alguns acessórios como almofadas, cobertores, eye pillows ou máscaras para os olhos, podem ser bem úteis em nossas práticas.

10 Quando? Esta pergunta não tem resposta. Como assim professora? Na verdade ela tem centenas de respostas. Podemos utilizar a meditação ao longo do horário escolar como uma forma de relaxar e quebrar a rotina. Podemos utiliza-la no início de uma aula de Yoga para acalmar os mais agitados. Ao final como forma de relaxamento. No início de um dia para deixar a mente mais clara. No final para esvaziar a mente depois de um dia agitado.

11 Qual a melhor posição para meditar? Podemos meditar sentados, em pé, quietos ou até em movimento como ocorre em práticas como as danças circulares. O mais importante é que nossos alunos estejam confortáveis e possam relaxar e manter o foco somente na prática e neles mesmos.

12 Como conduzir a prática? O papel do professor na condução da prática é de suma importância. Apresentaremos algumas meditações, mas lembre-se, o sucesso da prática depende muito mais da condução do que da história que contaremos. Seja claro, fale com calma e tranquilidade, sem pressa, dando tempo para que a visualização possa ocorrer.

13 Toda história tem princípio, meio e fim, e que o respeito a estes tempos permite que a criança se envolva com a história e em sua mente consiga interagir. Para que elas se adaptem a prática, faça pequenas pausas entre os parágrafos de sua história, desacelerando ainda mais o ritmo e diminuindo o tom de voz, para que a cada trecho da história elas fiquem ainda mais relaxadas.

14 Utilize a respiração como ferramenta durante as meditações. Respirar de forma lenta e profunda auxilia no processo e ajuda a relaxar, inspirarndo pelo nariz e expirando pela boca. A respiração pode ser muito útil no início da prática pois ajuda a desacelerar das atividades anteriores e ao final pode ser utilizada para recobrar a atenção.

15 Uma forma de ensinar os pequenos a respirarem é utilizando um flor e um cata-vento (Podem ser feitos por eles mesmos durante a aula) Podemos inclusive colocar alguma essência na flor para que tenha um cheirinho agradável. É simples, inalamos sentindo o perfume da flor e exalamos fazendo o cata-vento girar. Podemos usar outros materiais, basta soltar a imaginação que também nos permite trabalhar s e m n e n h u m o b j e t o e m m ã o s, a p e n a s visualizando.

16 Outra forma é pedir que tragam seu bichinho de pelúcia favorito. Com todos deitados, pedimos que apoiem seus bichinhos sobre o peito, sobre o coração. Ao inspirar e expirar eles obser vam o movimento de subir e descer de seus bichinhos e assim tomam consciência do processo da respiração.

17 Seja qual for o momento da prática, planeje com antecedência sempre que possível. Estabelecer roteiros e objetivos ajudam ao professor a conduzir melhor todas as suas aulas. Utilize se disponível, musicas calmas e relaxantes, sons da natureza, aromas e outras ferramentas que permitam criar um ambiente agradável e acolhedor. A meditação não precisa ser longa, podemos iniciar com práticas de um ou dois minutos e aumentar estes tempos a medida que percebemos que eles já estão acostumados ao tempo atual. Não importa a quantidade (tempo) mas sim a qualidade da meditação. Melhor 1 minuto focado do que 5 minutos com o aluno disperso.

18 Meditação do amor Sentado, com as pernas cruzadas, deixo meu corpo molenga e relaxado. Apoio minhas mão nas pernas e deixo as palmas viradas para cima. Deixo as costas bem retas e me concentro fechando bem os olhos. Respiro profundamente, inspiro pelo nariz e solto suavemente pela boca. Sinto que cada vez que respiro meu coração se enche de amor e alegria. A cada respiração esta luz e este amor ficam maiores e se espalham por todo meu corpo. Agora eles chegam a todos os meus colegas na sala e a todos os que estão perto de mim e a todas as pessoas que eu amo. Continuo respirando, cada vez mais profunda e lentamente. Agora vou juntando toda esta luz e este amor e guardado dentro do meu coração para sempre que alguém precisar eu poder dar amor a esta pessoa através de um forte abraço. Vou abrindo lentamente meus olhos, olhando para meus amigos e sorrindo Agora dou um forte abraço no amigo ao lado e depois uno as mãos em prece e o saúdo com um profundo e sincero. Namastê.

19 Meditação do corpo Deitado, com os braços ao lado do corpo, as pernas esticadas, deixo as costas bem apoiadas e me concentro fechando bem os olhos. Respiro profundamente, inspiro pelo nariz e solto suavemente pela boca. Sinto que cada vez que respiro meu pulmão se enche de ar e meu corpo se enche de energia. A cada respiração esta energia se espalha por todo meu corpo. Primeiro ela enche meu pulmão, depois meu peito e meu coração, se espalhando pelo meu pescoço, cabeça, ombros e braços, calma e lentamente. Continuo respirando, cada vez mais profunda e lentamente.agora esta energia desce do meu peito em direção a minha barriga, descendo para as pernas e pés Esta energia deixa meu corpo mole e relaxado, limpa meu organismo, purifica minha alma e com isso recarrego minhas baterias. Agora, com minha energia revigorada, respiro profundamente e abro os olhos lentamente. Vou sentando devagar, alongo o meu corpo e estou pronto para enfrentar os desafios da vida.

20 Meditação da natureza Deitado, com os braços ao lado do corpo, as pernas esticadas, deixo as costas bem apoiadas e me concentro fechando bem os olhos. Respiro profundamente, inspiro pelo nariz e solto suavemente pela boca. Vejo muitas plantas e animais em um lindo bosque. Encontro uma bela e frondosa árvore e seus galhos e folhas me protegem do forte sol que brilha no céu. Me deito embaixo dela e fico observando os pássaros a voar no céu. Sinto uma brisa fresca que me traz paz e tranquilidade. Respiro profundamente e sinto o perfume das flores do bosque. Olho a minha volta e agradeço por tudo o que a natureza nos dá e me encho de alegria. Vou deixando o bosque e voltando para nossa sala, abro os olhos bem devagar e me sento calmamente..

21 Meditação da imaginação Sentado, com as pernas cruzadas, deixo meu corpo mole e relaxado. Apoio minhas mão nas pernas e deixo as palmas viradas para cima. Deixo as costas bem retas e me concentro fechando bem os olhos. Respiro profundamente, inspiro pelo nariz e solto suavemente pela boca. Na minha frente tem uma linda porta mágica, que me leva para onde eu quiser Abro a porta e começo minha aventura. posso ir onde minha imaginação me levar. Posso ir a uma praia, a um parque, encontrar as pessoas que amo, encontrar aqueles que já se foram. Sou livre, posso ir onde eu quiser, com quem eu quiser. Passeio livremente pelo lugar que escolhi.. admirando suas belezas. quando respiro, sinto os cheiros e perfumes do lugar, com as minhas mão toco tudo para poder sentir. Agora vou voltando lentamente para a porta pois tenho que voltar, mas sei que posso vir aqui sempre que quiser pois a porta sempre estará aberta para mim. Me despeço daqueles que ficam e deste lindo lugar. Abro lentamente meus olhos, movimento meu corpo e compartilho com meus amigos as experiências que vivi.

22 Como podemos perceber, cada uma das meditações acima além de relaxar e manter o foco do aluno nele mesmo, tem um objetivo específico. Através das práticas meditativas podemos trabalhar diferentes questões e assim ajudar nossos alunos. Não existe receita de bolo, nem aula pronta universal. Muito alunos dizem: Professora, imaginei que encontraria um passo a passo ou dezenas de meditações prontas. É muito importante analisar as necessidades de nossos alunos e que planejemos nossas aulas com base nisto. O professor deve saber criar, planejar e executar seu planejamento.

Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento www.young-dementia-guide.pt Cuidar de Si Técnicas de Relaxamento Portugal 2017 2/6 Indíce 1 -...3 2 - Exercícios para os ombros e pescoço...3 3 - Viagem imaginária para um lugar de relaxamento...4 3/6

Leia mais

5 Passos para aprender Meditar. Interessado em meditação?

5 Passos para aprender Meditar. Interessado em meditação? 5 Passos para aprender Meditar Interessado em meditação? 2 A tão desejada paz interior que se vê nas imagens de pessoas meditando está ao alcance da sua mão, bem mais perto de você do que você imagina.

Leia mais

Dicas de Meditação para Iniciantes!

Dicas de Meditação para Iniciantes! Dicas de Meditação para Iniciantes! Respirar Se você se sentir sobrecarregado, respire. Isso irá acalmá-lo e liberar as tensões. Se você está preocupado com alguma coisa, ou algo que já aconteceu, respire.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Segundo Barros (2004), Dhyana é a palavra em sânscrito que

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

Meditação Guiada. 5 Modelos Para Você Montar A Sua

Meditação Guiada. 5 Modelos Para Você Montar A Sua Meditação Guiada 5 Modelos Para Você Montar A Sua Meditação Guiada 1 Meditação Guiada Para Competência 2 Meditação Guiada Para O Perdão 3 Meditação Guiada Para A Prosperidade 4 Meditação Guiada Para A

Leia mais

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL Luciana Justino A Música Litúrgica na Santa Missa www.lucianajustino.com.br Acesse o artigo sobre aquecimento vocal aqui. PRIMEIRA FASE: AQUECIMENTO CORPORAL AQUECIMENTO GERAL

Leia mais

Eu acredito que você está aqui, nessa vida, por uma razão

Eu acredito que você está aqui, nessa vida, por uma razão Bem vinda ao Essa semana é toda dedicada a te ajudar a se reconectar com a sua essência e ter autoconfiança pra viver sua verdade Eu acredito que você está aqui, nessa vida, por uma razão especial. Eu

Leia mais

COMO LIMPAR, HARMONIZAR E ELEVAR SUA ENERGIA

COMO LIMPAR, HARMONIZAR E ELEVAR SUA ENERGIA OSHO prana HEALING E-BOOK COMO LIMPAR, HARMONIZAR E ELEVAR SUA ENERGIA Osho Prana Healing (Cura Prânica) Harmonização Energética é um trabalho baseado na síntese da pranoterapia ocidental, o sistema de

Leia mais

15 passos para você aumentar seu potencial através da meditação. VIVER DE BLOG Página 1

15 passos para você aumentar seu potencial através da meditação. VIVER DE BLOG Página 1 15 passos para você aumentar seu potencial através da meditação VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Aprender a controlar uma mente completamente caótica leva tempo e prática. Mas ao contrário do que pode

Leia mais

Fanpage no Facebook Como Controlar a Ansiedade

Fanpage no Facebook Como Controlar a Ansiedade trantornodeansiedadeguia.com Fanpage no Facebook Como Controlar a Ansiedade Sumário Como ajudar alguém que está tendo um ataque de pânico... 5 Gerenciamento da Ansiedade... 2 Relaxamento... 2 Um exercício

Leia mais

PILATES SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! 2 O MUNDO MISTERIOSO DO PILATES 8 VAMOS LÁ! 18 QUERO MAIS! 50

PILATES SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! 2 O MUNDO MISTERIOSO DO PILATES 8 VAMOS LÁ! 18 QUERO MAIS! 50 PILATES SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! O MUNDO MISTERIOSO DO PILATES 8 VAMOS LÁ! 8 QUERO MAIS! 50 EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! O PILATES AJUDA A REDESCOBRIR AS CAPACIDADES DE CONCENTRAÇÃO.

Leia mais

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Dificuldade para dormir, acordar no meio da madrugada, ficar rolando na

Leia mais

01 F E L I C I D A D E 01

01 F E L I C I D A D E 01 100 AFIRMAÇÕES POSITIVAS 01 F E L I C I D A D E 01 1. A felicidade é o meu direito. Eu abraço a felicidade como meu ponto de equilíbrio. 2. Sinto alegria e satisfação neste momento. 3. Despertei de manhã

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

We have been implementing an educational program for minimizing psychological effects from disasters

We have been implementing an educational program for minimizing psychological effects from disasters Nagoya University Researchers Group for Mitigating Psychological Impact after Disaster We have been implementing an educational program for minimizing psychological effects from disasters Índice Quando

Leia mais

GUIA DO MEDITADOR 4 PASSOS PARA ACALMAR A MENTE E AS EMOÇÕES

GUIA DO MEDITADOR 4 PASSOS PARA ACALMAR A MENTE E AS EMOÇÕES GUIA DO MEDITADOR 4 PASSOS PARA ACALMAR A MENTE E AS EMOÇÕES QUEM SOU? Eu sou Amanda Dreher e neste ebook especial eu vou falar sobre os 4 Passos para você começar a praticar meditação agora, conseguir

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

GUIA DO MEDITADOR 4 PASSOS PARA ACALMAR A MENTE E AS EMOÇÕES

GUIA DO MEDITADOR 4 PASSOS PARA ACALMAR A MENTE E AS EMOÇÕES GUIA DO MEDITADOR 4 PASSOS PARA ACALMAR A MENTE E AS EMOÇÕES QUEM SOU? Eu sou Amanda Dreher e neste ebook especial eu vou falar sobre os 4 Passos para você começar a praticar meditação agora, conseguir

Leia mais

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida.

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida. Poeta é bicho que voa Sem tirar os pés do chão É quem sente com a mente E pensa com o coração Viva a força da poesia Viva Pedro Salomão Bráulio Bessa Quando você ama minhas ideias, Eu me sinto também abraçado.

Leia mais

Olá, eu sou a Carina Takahama e quero te apresentar o Guia Relaxamento rápido.

Olá, eu sou a Carina Takahama e quero te apresentar o Guia Relaxamento rápido. Introdução Olá, eu sou a Carina Takahama e quero te apresentar o Guia Relaxamento rápido. Ele vai te ajudar a obter ótimos resultados em suas tarefas com 9 dicas simples e práticas. Os compromissos cotidianos

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

Música: O Caminho. Compositor: Daniel Feitosa. Estreito é o caminho da glória duplicado e asfaltado é o caminho da perdição

Música: O Caminho. Compositor: Daniel Feitosa. Estreito é o caminho da glória duplicado e asfaltado é o caminho da perdição Música: O Caminho Compositor: Daniel Feitosa Estreito é o caminho da glória duplicado e asfaltado é o caminho da perdição Não vá se enganar se quiser se salvar o homem penitente este sim passará Pelos

Leia mais

5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S. Sheila Drumond

5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S. Sheila Drumond 5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S Sheila Drumond Mestres em viver no Aqui e Agora POR QUE MINDFULNESS PARA CRIANÇAS? Não há nenhuma dúvida de que as crianças tem muito mais

Leia mais

MISSÃO DE CASA htpp://palestrantesdf.org

MISSÃO DE CASA htpp://palestrantesdf.org Orientações e Práticas Fonoaudiológicas 3º Encontro htpp://palestrantesdf.org Ana Paula d Aquino Carina C.B. Pinheiro Fonoaudiólogas Resumo O Padrão Respiratório pode variar quanto: região: superior/inferior/mista

Leia mais

Caminhada em Atenção Plena O R I E N T A Ç Õ E S G E R A I S

Caminhada em Atenção Plena O R I E N T A Ç Õ E S G E R A I S Caminhada em Atenção Plena O R I E N T A Ç Õ E S G E R A I S Sinônimos contemplativa, meditativa, perceptiva, consciente, mindful. Recomendações Tempo : A caminhada dura 50 min; Aquecimento : Antes será

Leia mais

IGREJA CRISTÃ MARANATA PES DEPARTAMENTO DE ENSINO

IGREJA CRISTÃ MARANATA PES DEPARTAMENTO DE ENSINO 1- MARANATA VEM SENHOR JESUS Mãos na boca (sinal de falar) Sinal de vem ( mãos para o alto descendo) Vem buscar Tua igreja. Mão na boca falando (sinal de falar) Sinal de vem ( mãos para o alto descendo)

Leia mais

GUIA SIMPLES PARA INICIAR NAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO

GUIA SIMPLES PARA INICIAR NAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO GUIA SIMPLES PARA INICIAR NAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO INTRODUÇÃO Este guia foi desenvolvido para quem busca um novo estilo de vida. O ritmo do mundo nos domina até o momento em que não aceitamos mais sermos

Leia mais

Técnicas Cognitivo Comportamentais II: Transtornos da Ansiedade Por: Profa. Dra. Mônica Portella

Técnicas Cognitivo Comportamentais II: Transtornos da Ansiedade Por: Profa. Dra. Mônica Portella Técnicas Cognitivo Comportamentais II: Transtornos da Ansiedade Por: Profa. Dra. Mônica Portella Profa. Dra. Mônica Portella 55-21-2267-4475 55-21-9104-0315 m.portella@uol.com.br Técnicas Cognitivo Comportamentais

Leia mais

Projeto. Na escola sem stress. Ação de formação: Pedagogia Empreendedora: Programa Brincadores de Sonhos Turma- A

Projeto. Na escola sem stress. Ação de formação: Pedagogia Empreendedora: Programa Brincadores de Sonhos Turma- A Projeto Na escola sem stress Ação de formação: Pedagogia Empreendedora: Programa Brincadores de Sonhos Turma- A Nome do Formando: Alexandra Isabel Martins Gonçalves Pinho Nome do Formador: Jacinto Jardim

Leia mais

Da importância do preparo prévio do agente de cura para exercer sua capacidade curadora.

Da importância do preparo prévio do agente de cura para exercer sua capacidade curadora. Da importância do preparo prévio do agente de cura para exercer sua capacidade curadora. ADAPTADO DO TEXTO DO DR. RICHARD GERBER IN: UM GUIA PRÁTICO DE MEDICINA VIBRACIONAL Concentração Aprender a se concentrar.

Leia mais

Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Tema: Certamente Cedo Venho Lista de louvores a serem cantados:

Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Tema: Certamente Cedo Venho Lista de louvores a serem cantados: Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Lista de louvores a serem cantados: 1a Aula: Período de Louvor de Crianças e Intermediários 1- Perdoa-me, Senhor (06) 2- Deus criou os céus (177) 3-

Leia mais

Auto-hipnose de Betty Erickson- Use o poder da sua mente inconsciente para atingir objetivos pessoais

Auto-hipnose de Betty Erickson- Use o poder da sua mente inconsciente para atingir objetivos pessoais Auto-hipnose de Betty Erickson- Use o poder da sua mente inconsciente para atingir objetivos pessoais Liderança OBJETIVOS & DECISÃO A estratégia abaixo é útil para se conseguir resultados comportamentais

Leia mais

Manual de fisioterapia

Manual de fisioterapia Manual de fisioterapia unidades de internação e terapia intensiva Cruz Azul de São Paulo 2 Índice Orientações gerais...4 Coluna cervical...5 Coluna lombar...6 Tornozelo...7 Ombros...8 Joelhos...9 Mãos

Leia mais

Sugestão de Roteiro de trabalho:

Sugestão de Roteiro de trabalho: Sugestão de Roteiro de trabalho: Técnicas:Contar Historia Conversa e incentivo relaxam ento -pintura em grupo ou individual. Material necessário: figuras da historia ( se possível); exemplares ou gravuras

Leia mais

Sejam Bem-vindos! Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas

Sejam Bem-vindos! Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas Sejam Bem-vindos! -8h Recepção -8h10 café e Música no salão -8h30 Comentário do 2º Encontro -8h40 Video -8h50 - Mensagem inicial - 8h55 Prece de abertura TURMA

Leia mais

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer Treino para Prevenção de Quedas O que é e como fazer Orientações Treino Prevenção de Quedas Com este treino você terá melhora no seu equilíbrio, força muscular e bem estar geral, reduzindo seu risco de

Leia mais

As entranhas: seu simbolismo corporal

As entranhas: seu simbolismo corporal As entranhas: seu simbolismo corporal Ana Serras Asceta, meditação, unidade com o Divino, como? Se nem me podes sentir a mim que sou um simples rato? Se nos fundimos com uma gota, fundimo-nos com o oceano.

Leia mais

Minha inspiração. A Poesia harmoniza o seu dia

Minha inspiração. A Poesia harmoniza o seu dia Minha inspiração A Poesia harmoniza o seu dia Meu jeito de amar Meu jeito de amar é alegre e autêntico É sincero puro e verdadeiro Meu jeito de amar é romântico Me doo me dedico por inteiro Meu jeito de

Leia mais

O CÓDIGO DO GUERREIRO

O CÓDIGO DO GUERREIRO O CÓDIGO DO GUERREIRO VIVER André Furlan CÓDIGO DO GUERREIRO Às vezes tenho tido insônia. Ontem consegui dormir eram seis horas da manhã. Hoje já vou combater este problema. Deitado faço respiração lenta

Leia mais

Limpeza de energias negativas em sua casa

Limpeza de energias negativas em sua casa Limpeza de energias negativas em sua casa Acenda um incenso. Confie na sua intuição para a quantidade de incenso a ser usada. Lembre-se de manifestar a sua gratidão. Ande por toda casa com o incenso, permitindo

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

AUTOCONFIANÇA C O M O A U M E N T Á - L A I M E D I A T A M E N T E. Paula Machado

AUTOCONFIANÇA C O M O A U M E N T Á - L A I M E D I A T A M E N T E. Paula Machado AUTOCONFIANÇA C O M O A U M E N T Á - L A I M E D I A T A M E N T E Paula Machado INSPIRE CONFIANÇA. EXPIRE A DÚVIDA. POSTURA 1. Coluna ereta, peito aberto, ombros para trás, barriga para dentro, olhar

Leia mais

Pé ante pé Depois dos olhos.

Pé ante pé Depois dos olhos. C a m i n h o Pé ante pé Depois dos olhos. O l h o E não passo. O caminho É a v i d a E m e d á A s c o. C o m e n d o Quis roer a unha Mas cortei tão curta Q u e t i v e Q u e r o e r O d e d o. Mas era

Leia mais

DESCUBRA. SE VOCÊ PRECISA Meditar

DESCUBRA. SE VOCÊ PRECISA Meditar DESCUBRA SE VOCÊ PRECISA Meditar QUEM SOU? Eu sou Amanda Dreher e neste ebook especial você vai descobrir se nível de energia interna e se você precisa praticar meditação para acalmar a mente equilibrar

Leia mais

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade DESAFIO CRIATIVO Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade NOME: DATA: BORA CRIAR? Parabéns por ter abraçado este desafio. Significa que você está agindo a respeito dos desafios que

Leia mais

MINDFULNESS. Uma forma fácil para as crianças praticar mindfulness é focar a atenção

MINDFULNESS. Uma forma fácil para as crianças praticar mindfulness é focar a atenção MINDFULNESS com Mikaela Övén Meditação Mindfulness OUVIR O SINO Uma forma fácil para as crianças praticar mindfulness é focar a atenção ao que estão a ouvir. Eu tenho usado uma taça de som, para este exercício,

Leia mais

CONCEITOS DE AUTO-HIPNOSE

CONCEITOS DE AUTO-HIPNOSE CONCEITOS DE AUTO-HIPNOSE Toda hipnose é Auto-hipnose, pois é necessário o foco de atenção do sujeito-paciente para que a indução tenha seu efeito. O conceito de auto-hipnose, no entanto é o de entrar

Leia mais

Simpatia para o amor

Simpatia para o amor Simpatia para o amor Essa simpatia e para um novo amor Requesito para a simpatia Dia 13/06 Hora As 18:00 O que se espera Para encontrar um novo amor. Materiais para a simpatia *Uma imagem de Santo Antonio

Leia mais

ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO

ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO Sumário INTRODUÇÃO... 2 RESPIRAÇÃO... 3 EXERCÍCIOS... 7 CONCLUSÃO... 11 BIBLIOGRAFIA... 12 1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

9 exercícios para um abdômen trincado

9 exercícios para um abdômen trincado 9 exercícios para um abdômen trincado Aqui * Os melhores exercícios para definir o abdômen. * Exercícios para queimar a gordura localizada. Definir o abdômen é muito fácil, basta fazer os exercícios certos

Leia mais

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Preparativos Para a massagem você vai precisar de: - um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado pode ser óleo

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

Ritual mágico com anjos

Ritual mágico com anjos Ritual mágico com anjos Como invocar os anjos no seu dia a dia. Os anjos podem ser contatados através de rituais de ancoragem como salmos, orações, meditações e cartas. Eles ouvem pedidos tanto feitos

Leia mais

setembro O Senhor Polegar A casa do sono O despertador O balão O amiguinho Jogo dos dedos Jogo das mãos Automassagem...

setembro O Senhor Polegar A casa do sono O despertador O balão O amiguinho Jogo dos dedos Jogo das mãos Automassagem... setembro O Senhor Polegar Jogo dos dedos.... 10 A casa do sono Jogo das mãos... 12 O despertador Automassagem... 15 O balão Consciencialização da própria respiração... 18 O amiguinho Força apaziguadora

Leia mais

Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade

Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade Nome: Data: VOCÊ VEIO! BORA CRIAR? Parabéns por ter abraçado este desafio. Significa que você está agindo a respeito dos desafios que a vida

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em O Amor O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em ter alguém por perto ou fazer algo que goste.

Leia mais

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como se concentrar mais? O que eu tenho que fazer? Logo abaixo, há 5 atitudes altamente eficazes para concentrar

Leia mais

Deus está em ti, está em mim, Do Universo é a Grande Luz. Deus está em ti, está em mim Seu Espírito é a força do amor. Está em ti, está em mim...

Deus está em ti, está em mim, Do Universo é a Grande Luz. Deus está em ti, está em mim Seu Espírito é a força do amor. Está em ti, está em mim... Deus está em ti, está em mim, Do Universo é a Grande Luz. Deus está em ti, está em mim Seu Espírito é a força do amor. Está em ti, está em mim... Silêncio O silêncio abre o coração e a mente à escuta do

Leia mais

Mindfulness USANDO MINDFULNESS PARA LIDAR COM EMOÇÕES DIFÍCEIS

Mindfulness USANDO MINDFULNESS PARA LIDAR COM EMOÇÕES DIFÍCEIS Se você estiver sofrendo por estresse, cansaço, doença ou simplesmente quiser reencontrar algum equilíbrio em sua vida, mindfulness pode ajudar. Estas pequenas dicas práticas podem ajudar a aumentar seu

Leia mais

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE 1 CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de

Leia mais

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos*

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* Heinz Liesen** UNITERMOS: Ginástica especial. Cardiopatas. Os exercícios sâo organizados de maneira a trabalhar as diversas

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

7 CONSELHOS PARA VENCER O CANSAÇO MENTAL

7 CONSELHOS PARA VENCER O CANSAÇO MENTAL Informativo Semanal Graças à atividade física, nosso cérebro se ativa, mantendo-se alerta por muito mais tempo, o que previne o cansaço mental. Também é muito importante dormir sete horas diárias para

Leia mais

Pág. Dificuldade: Fácil Tempo de leitura: 20 mins

Pág. Dificuldade: Fácil Tempo de leitura: 20 mins 1 Dificuldade: Fácil Tempo de leitura: 20 mins Existem várias posições e posturas adequadas à prática de meditação. São tão importantes que vale a pena investir algum tempo a encontrar a postura certa,

Leia mais

O stress e a ansiedade são problemas muito comuns em pessoas com doença respiratória crónica e suas famílias.

O stress e a ansiedade são problemas muito comuns em pessoas com doença respiratória crónica e suas famílias. 1 STRESS E ANSIEDADE O stress e a ansiedade são problemas muito comuns em pessoas com doença respiratória crónica e suas famílias. O QUE É O STRESS? O stress acontece quando julgamos não ter os recursos

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

Capítulo 16 Intimidade Sexual

Capítulo 16 Intimidade Sexual Capítulo 16 Intimidade Sexual Você sabia? Muitas pessoas que sofreram algum evento cardíaco têm medo de voltar a fazer sexo ou preocupações a esse respeito. Sentir medo ou preocupação é uma forma de o

Leia mais

37. Passo 5: O Grande Ensinamento Prājñanam Brahman, o Ser Ilimitado é Plena Consciência

37. Passo 5: O Grande Ensinamento Prājñanam Brahman, o Ser Ilimitado é Plena Consciência oṁ vān me manasi pratiṣṭhitā mano me vāci pratiṣṭhitamāvirāvīrma edhi vedasya ma āṇīsthaḥ śrutaṁ me mā prahāsīḥ anenādhītenāhorātrān sandadhāmyṛtaṁ vadiṣyāmi satyaṁ vadiṣyāmi tanmāmavatu tadvaktāramavatvavatu

Leia mais

Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível. Fabiana Macedo - (11)

Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível. Fabiana Macedo - (11) Alce Novos Voos - Você no Próximo Nível Fabiana Macedo - (11) 9.7171-8710 Muito Prazer Meu nome é Fabiana Macedo, mas conhecida como Fabi Master Coach Vocacional e Carreira Coach Integrativo Analista Comportamental

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

1ª Atitude Beber bastante água.

1ª Atitude Beber bastante água. Introdução Este E-book vai te mostrar de forma simples e fácil, que com apenas 5 Atitudes Transformadoras, você pode melhorar, conquistar e manter sua saúde. Experimente!!! Imagine: Você melhorando a qualidade

Leia mais

O Mar O mar É calmo e comprido E no verão Um pouco colorido O mar é azul Como o céu E as ondas Parecem um véu!

O Mar O mar É calmo e comprido E no verão Um pouco colorido O mar é azul Como o céu E as ondas Parecem um véu! O mar É calmo e comprido E no verão Um pouco colorido O mar é azul Como o céu E as ondas Parecem um véu! O mar é onde Moram os peixinhos E outros animaizinhos Podem viver calmos e tranquilos E quando estou

Leia mais

Mais uma Prece (Marcelo Daimom)

Mais uma Prece (Marcelo Daimom) INTRODUÇÃO Bm7 4x Bm7 Mais uma Prece Nesse momento, e sempre eu quero lembrar Bm7 O que a vida me fez acreditar Bm7 Que existe uma chama que nos conduz Bm7 Nos ensina a viver meu Jesus Em Bm7 Que em toda

Leia mais

ebook benzimento com louro

ebook benzimento com louro ebook benzimento com louro Eu já escrevi mais de 10 livros na temática da espiritualidade e das terapias vibracionais e complementares, contudo, a minha primeira obra e a mais difícil de fazer foi Fitoenergética

Leia mais

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM Por quê fazer exercícios? Porquê você recebeu um medicamento que age nos músculos, tornando-os mais relaxados, no entanto, se não houver a prática de exercícios físicos

Leia mais

Foco da semana 1 Praticar a Atenção Plena

Foco da semana 1 Praticar a Atenção Plena Foco da semana 1 Praticar a Atenção Plena Muitas vezes nossas mentes não atribuem atenção ao que está a acontecendo no presente, e nosso pensamento está voltado a sobre algo que aconteceu no passado ou

Leia mais

Poemas de um Fantasma. Fantasma Souza

Poemas de um Fantasma. Fantasma Souza 1 2 3 Poemas de um Fantasma Fantasma Souza 2012 4 5 Fantasma Souza Todos os Direitos Reservados TITULO ORIGINAL POEMAS DE UM FANTASMA Projeto Gráfico Midiartes Capa Erisvaldo Correia Edição e Comercialização

Leia mais

QUAL É A TUA MOTIVAÇÃO?

QUAL É A TUA MOTIVAÇÃO? 4 YOGA PARA TI Respira fundo Que semana esta! Sobes os degraus do estúdio de yoga do teu bairro com o peso do mundo às costas. Entre o teste de matemática na segunda-feira e a montanha de trabalhos de

Leia mais

Como ter um bumbum que TODO MUNDO Vai Notar! Você já quis melhorar o visual do seu bumbum? Você já quis ter um bumbum bonito, tonificado e atraente como o das modelos? Eu já, então eu desenvolvi uma forma

Leia mais

Paz. De vez em quando, procura um espaço de silêncio. O barulho excessivo é prejudicial.

Paz. De vez em quando, procura um espaço de silêncio. O barulho excessivo é prejudicial. Paz Paz De vez em quando, procura um espaço de silêncio. O barulho excessivo é prejudicial. Jacob procura um deserto O professor de religião está a explicar às crianças por que razão os profetas e Jesus

Leia mais

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres torres@waltertorres.com.br Música finalidade da bateria/percussão Resumo Este artigo tem como objetivo melhorar a absorção de exercícios,

Leia mais

Ginásticas de flexão e ativação

Ginásticas de flexão e ativação Ginásticas de flexão e ativação GINÁSTICAS DE FLEXÃO E ATIVAÇÃO 1 Introdução Este trabalho e uma revisão da vida segundo sua relação energia/movimento. Objetiva compreendê-la tal como é, e obter recursos

Leia mais

REVENDO O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE FAZER AO ADESTRAR SEU CÃO

REVENDO O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE FAZER AO ADESTRAR SEU CÃO Proporcionar ao seu cão pelo menos algum adestramento é a melhor coisa e a maior demonstração de amor que você pode dar a ele. Adestrar seu cão garante que ele esteja sempre em segurança, seja bem-vindo

Leia mais

APRENDER A RELAXAR. Ansiedade funcional e disfuncional. Respiração diafragmática. O que é?

APRENDER A RELAXAR. Ansiedade funcional e disfuncional. Respiração diafragmática. O que é? APRENDER A RELAXAR Ansiedade funcional e disfuncional Todas as pessoas experimentam, pelo menos ocasionalmente, um determinado grau de ansiedade. Isto não é necessariamente negativo - na verdade, a ansiedade

Leia mais

Meditação Shinsokan de autorreverência

Meditação Shinsokan de autorreverência Meditação Shinsokan de autorreverência Reverência (realizar apenas se tiver Quadro do Jisso) Uma reverência. (Sentar-se voltado para o público) Queiram sentar-se, por favor. Vamos nos sentar na extremidade

Leia mais

A P R E N D A A V I V E R E M P A Z

A P R E N D A A V I V E R E M P A Z A P R E N D A A V I V E R E M P A Z institutoviverbem.com.br APRENDA A VIVER EM PAZ. Hoje em dia, devido a grande carga de compromissos e obrigações que temos, é muito comum passarmos dias estressados,

Leia mais

ROQUE FERNANDO Coach de produtividade, liderança e prosperidade

ROQUE FERNANDO Coach de produtividade, liderança e prosperidade ROQUE FERNANDO Coach de produtividade, liderança e prosperidade Roque Fernando é Master Coach e Mentor. Em 17 anos capacitou mais de 20.000 pessoas. Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, formação

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Lombar - Abdômen - Alongamento Em decúbito ventral coloque as mãos ao lado e empurre seu corpo para cima até sentir o alongamento. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Deitado

Leia mais

Um presente hipnótico é um ato aleatório de bondade para ajudar pessoas a se sentirem bem. Os presentes podem ser qualquer coisa desde induzir o

Um presente hipnótico é um ato aleatório de bondade para ajudar pessoas a se sentirem bem. Os presentes podem ser qualquer coisa desde induzir o Um presente hipnótico é um ato aleatório de bondade para ajudar pessoas a se sentirem bem. Os presentes podem ser qualquer coisa desde induzir o riso, sentimentos de felicidade, gratidão ou reviver uma

Leia mais

o ano à frente O ano à frente Eu acredito que tudo é possível este ano. o ano à frente Data: assinatura

o ano à frente O ano à frente Eu acredito que tudo é possível este ano. o ano à frente Data: assinatura Eu acredito que tudo é possível este ano. Data: o ano à assinatura frente Feito pelos voluntários de YearCompass e Invisible University International. Tradutores: Italo André Oliveira, Marco Vasconcelos,

Leia mais

As coisas citadas no texto fazem parte da nossa vida, e nós aprendemos sobre elas lendo, observando, vendo, sentindo, escutando...

As coisas citadas no texto fazem parte da nossa vida, e nós aprendemos sobre elas lendo, observando, vendo, sentindo, escutando... I Leia uma parte do texto de Valéria Belém. Bom de ser menino O foguete me leva ao céu Eu quase toco em Marte Depois vejo o mundo passar Girando, girando, bem forte. Cavalgo meu veloz alazão Sua crina

Leia mais

Relatório de Yoga FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 2º semestre/2017

Relatório de Yoga FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 2º semestre/2017 Relatório de Yoga FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 2º semestre/2017 Turma: Maternal A e B / Jardim I e II Professor: Andrea Gonçalves Coordenadora: Giselle C. Gaudencio Vale As aulas de Yoga, na Escola do Sítio,

Leia mais

Compreender e controlar comportamentos

Compreender e controlar comportamentos Coleção Crescer a Brincar Aprendizagem emocional para o ajustamento psicológico 4-8 anos Compreender e controlar comportamentos Paulo Moreira Oo Índice Página No recreio ou na sala de aula?... 5 Qual é

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

Aula GFAI 2. GFAI - Aula 2 Aula de Técnicas Respiratórias GFAI. Técnica Respiratória Na GFAI

Aula GFAI 2. GFAI - Aula 2 Aula de Técnicas Respiratórias GFAI. Técnica Respiratória Na GFAI Técnica Respiratória Na GFAI GFAI GFAI - Aula 2 Aula de Técnicas Respiratórias Aula GFAI 2 Enquanto a respiração for irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá

Leia mais

Verifique o estado de consciência

Verifique o estado de consciência Verifique o estado de consciência A vítima responde Avalie sinais/sintomas presentes; Inicie cuidados de emergência; Se necessário, recorra ao serviço de urgência. A vítima não responde Desobstrua as vias

Leia mais