CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa"

Transcrição

1 Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D / 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO 2 o DESAFIO CENM Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1.Chico Bento e Rosinha são personagens das histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa. Nas histórias, eles são namorados e moram na roça. Leia esta tira com as duas personagens: a) No 1º quadrinho, que tipo de sonho Rosinha descreve a Chico? b) No 2º quadrinho, Rosinha faz uma pergunta a Chico Bento. Pela resposta do garoto, o que ele deve estar pensando a respeito do noivo? c) A língua portuguesa que falamos no Brasil não é igual em todo lugar. Nessa tira, por exemplo, Chico Bento e Rosinha, por viverem no campo, falam o dialeto caipira, isto é, um português diferente daquele que é usado em outros lugares. Se você fala diferente de Chico Bento, então que palavras utilizaria no lugar de: frô? laranjera? ocê? 2. Leia a tira ao lado, da Adão Iturrusgarai. a) Para construir o sentido da tira, o cartunista empregou em cada quadrinho um substantivo e seu coletivo. Assim, que coletivos ele empregou no 2º, no 3º, no 4º e no 5º qua drinho? b) Qual é o coletivo de abelha? c) A tira é engraçada porque quebra nossa expectativa quanto ao uso do coletivo no último quadrinho. Explique esse procedimento do cartunista.

2 Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D / 7 3. Leia este anúncio: a) Todo anúncio publicitário tem a finalidade de promover um produto ou uma ideia. Leia o enunciado da parte superior do anúncio. O que o anúncio promove: um produto ou uma ideia? Qual? b) Os anúncios geralmente são constituídos por uma parte visual e uma parte verbal (com palavras). Observe a parte visual do anúncio: o desenho traçado com giz sugere uma brincadeira infantil. c) O jogo real tem dez casas, identificadas com números de 1 a 10 No jogo do anúncio, entretanto, as casas são identificadas com palavras. A que classe gramatical essas palavras pertencem? d) Suponha que uma criança entre no jogo do trabalho infantil pela casa Trabalho, o ponto de partida do jogo. O que essas etapas representam para o cidadão que essa criança será no futuro? 4. Leia a tira a seguir, de Laerte, para responder às questões... a) Observe os balões do 1º e do último quadrinho. Que modo verbal as pessoas estão usando nas duas situações? b) No 2º quadrinho as personagens estão caladas, mas há um balão com uma fala. De quem é essa fala? Que tempo verbal está sendo usado?

3 Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D / 7 5. Leia estes cartuns de Caulos: Os cartuns retratam quatro tipos de carta. Abaixo de cada uma delas está um enunciado verbal que identifica cada uma das cartas. Leia esses enunciados e responda: a) A que classe gramatical pertencem essas palavras ou expressões? b) O cruzamento dos enunciados com as imagens resulta em humor ou critica. Por que a carta de demissão é representada por um pé? c) A expressão carta branca é utilizada com frequência na linguagem cotidiana. O que normalmente significa essa expressão? d) Observe como está representada a carta anônima. Esse sinal é coerente com o adjetivo anônima? Por quê? e) Você viu, nesses cartuns, uma situação concreta de emprego de adjetivos e locuções adjetivas. Conclua: Qual o papel dos adjetivos e locuções adjetivas na língua? 6. Reescreva as frases da tira a seguir, completando-as com os verbos tricotar e brincar no pretérito imperfeito e com o verbo perder no pretérito perfeito.

4 Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D / 7 7. Leia esta fábula: O sapo e o escorpião Era uma vez um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio. Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? ---Perguntou o escorpião ao sapo. De jeito nenhum. Você é a mais traiçoeira das criaturas. Se eu te ajudar, você me mata em vez de me agradecer. Mas, se eu te picar com meu veneno respondeu o escorpião com uma voz tema e doce, morro também. Me dê uma carona. Prometo ser bom, meu amigo sapo. O sapo concordou. Durante a travessia do rio, porém, o sapo sentiu a picada mortal do escorpião. Por que você fez isso, escorpião? Agora nós dois morreremos afogados! disse o sapo. E o escorpião simplesmente respondeu: Porque esta é a minha natureza, meu amigo sapo. E eu não posso mudá-la. a) No trecho Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? perguntou o escorpião ao sapo, que palavra o escorpião usa para se dirigir ao sapo? b) Na frase Mas, se eu te picar com meu veneno, que sentido a palavra meu acrescenta à palavra veneno? c) Durante a travessia do rio, o escorpião pica as costas do sapo e este, aborrecido, exclama: Agora nós dois morreremos afogados!. A quem se refere a palavra nós? d) Leia a fala do escorpião no final da fábula e responda: A palavra la na expressão mudá-la se refere a que termo, citado anteriormente? 8. Leia esta anedota:. O pai do Joãozinho fica apavorado quando este lhe mostra o boletim: Na minha época, as notas eram punidas com uma boa surra comenta contrafeito. Legal, pai! Que tal pegarmos o professor na saída amanhã? a) Reconheça e classifique os artigos empregados na anedota acima: b) Que diferença de sentido existe entre um professor e o professor?

5 Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D / 7 9. Leia a tira de Angelli, para responder: a) Bibelô, na maioria das tiras em que aparece como personagem, costuma apresentar um comportamento de quem não aceita a igualdade de direitos entre o homem e a mulher. Que palavra empregada por Bibelô na tira confirma essa característica dele? b) Releia o 2º quadrinho. O que Bibelô quis dizer ao afirmar que ele está uma perfeita baleia? Nesse caso, a palavra baleia indica sexo? c) No último quadrinho Bibelô faz uma ressalva quanto ao sexo da baleia. Qual é o masculino do substantivo baleia? Por que, na sua opinião, ele empregou a palavra macho junto à palavra baleia? 10. Leia este poema, de Sylvia Orthof: Santo do dia Dia de São João, fogueira e clarão. Dia de São Pedro, Barquinhos no mar. Mas tadinho de São Nunca, seu dia custa a chegar. não foi ontem, não é hoje, Amanhã... Nunca será? Na primeira estrofe do poema, foi empregada a palavra clarão. Veja seu significado no dicionário e responda: a) No contexto do poema, essa palavra significa claro grande ou claridade intensa? b) Nesse caso, ela é adjetivo ou substantivo? c) De onde surge o clarão no dia de São João?

6 Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D / 7 Na segunda estrofe: a) Que palavra apresenta uma partícula que significa pequeno? b) Na terceira estrofe, em relação ao dia de São Nunca, o diminutivo tadinho indica algo pequeno ou dá ideia de afeto? 11. Na tira a seguir de Laerte, os acentos gráficos das palavras foram propositalmente retirados. Acentue-as e justifique a acentuação das palavras. 12. Leia este poema: Estação café Pastéis Santa Clara, Paes de queijo, ovos moles, Bem-casados com ambrosia, Olho-de-sogra, doce de abóbora Caramelados com nozes Pingos de chuva, algodão doce E bombas de baunilha Doce, oh doce, senhora! Senhora dona doceira, Me tira dessa agonia! Mil-folhas e broinhas Com geleias e pavê, Fios de ovos, apfelstrudel, Maçãs flambadas, não vê? Qual é o doce mais doce? O doce mais doce? Você! Senhora dona doceira, Doce aqui e agora E agora bem no fim, Eu recuso maria-mole, Mas nós dois, bem juntim, Agarradim, rocambole. a) Em todo o poema, há diversos nomes de doces. A que classe gramatical pertencem as palavras usadas para nomeá-los? b) No verso O doce mais doce? Você!, a palavra doce aparece repetida. Em uma e outra ocorrência ela pertence a classes gramaticais diferentes. Quais são essas classes? _ c) O plural das palavras noz e maçã é formado da mesma maneira? Explique. _

7 Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D / Leia estas palavras: fixo xampu tóxico mexerica pretexto exótico transparência exibir Em quais delas a letra x corresponde: a) ao fonema: b) aos fonemas /ks/? chê? se? _ Zé? _ c) Sublinhe a conclusão de relação entre os fonemas e as letras. Um fonema pode ser representado na escrita por uma ou por várias letras. Uma letra só pode representar um fonema. Um fonema será sempre representado por uma única letra. 14. Leia o trecho do livro Robóticos. Em menos de cinco minutos, os robôs saíam pela porta. Miguel voltava para o quarto e ligava o computador. Maria sentava-se em frente à televisão da sala. Dê a classe gramatical das palavras sublinhadas: 15. Complete com uma das palavras entre parênteses: a) Miguel levou para o as peças do robô. (conserto / conserto) b) Reinaldo não gostava de trocar o de seu automóvel. (assento / acento) c) O robô foi os seus deveres. (cassar / caçar) d) O homem gosta de no Pantanal. (caçar / cassar) e) muito tempo Maria tinha os robôs. (Há / A)

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE. CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 01 de novembro de 2015 NÍVEL ALFABETIZADO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE. CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 01 de novembro de 2015 NÍVEL ALFABETIZADO PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 01 de novembro de 2015 NÍVEL ALFABETIZADO AGENTE DE PORTARIA, AGENTE DE SERVIÇOS URBANOS, AGENTE DE VIGILÂNCIA, AUXILIAR DE ELETRICISTA,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1- Complete a cantiga de roda, escrevendo nas linhas nomes de cinco colegas de classe que iniciem

Leia mais

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMINÓPOLIS EDITAL 01/18 - CONCURSO PÚBLICO 21 DE OUTUBRO DE 2018 Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO VIGIA PROVA QUESTÕES Língua Portuguesa 01 a

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMINÓPOLIS EDITAL 01/18 - CONCURSO PÚBLICO 21 DE OUTUBRO DE 2018 Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS PROVA QUESTÕES Língua

Leia mais

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMINÓPOLIS EDITAL 01/18 - CONCURSO PÚBLICO 21 DE OUTUBRO DE 2018 Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO SERVENTE DE OBRAS E SERVIÇOS PROVA QUESTÕES

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMINÓPOLIS EDITAL 01/18 - CONCURSO PÚBLICO 21 DE OUTUBRO DE 2018 Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO MECÂNICO(A) DE MANUTENÇÃO DE AUTOS PROVA QUESTÕES

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMINÓPOLIS EDITAL 01/18 - CONCURSO PÚBLICO 21 DE OUTUBRO DE 2018 Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO AGENTE DE HIGIENE E ALIMENTAÇÃO PROVA QUESTÕES

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a),

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a), Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS PARA A RECUPERAÇÃO - I E II ETAPAS / 2018 Aluno (a):

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano: 5 Ef 1. Júlia quis mandar uma mensagem para seu amigo

Leia mais

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO

Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMINÓPOLIS EDITAL 01/18 - CONCURSO PÚBLICO 21 DE OUTUBRO DE 2018 Caderno de Provas ATENÇÃO: SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO FISCAL DE OBRAS E SERVIÇOS PROVA QUESTÕES Língua

Leia mais

Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II

Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II Professor(a) da Disciplina: Data: /05/2019 1º TRIMESTRE Aluno (a): Nº 6º ano Ensino Fundamental II Período: Matutino Conteúdos: Leitura e compreensão de

Leia mais

REVISÃO ON- LINE 2º BIMESTRE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS 6º. ANO EF

REVISÃO ON- LINE 2º BIMESTRE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS 6º. ANO EF Colégio J. R. Passalacqua Colégio Santo Antonio de Lisboa Colégio São Vicente de Paulo Penha Colégio Francisco Telles Colégio São Vicente de Paulo Jundiaí Aluno: Nº.: Data: / / 2º. Bimestre Ensino Fundamental

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1. Leia a história a seguir. A) O que deixa este texto engraçado é: (a) o fato do supermercado

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO PORTUGUÊS

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  PORTUGUÊS CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 PORTUGUÊS 1. A classificação sintática da expressão de criança que acompanha o substantivo olhos na capa do livro é (A) adjunto adnominal.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO 1- Leia a tirinha abaixo. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 5 EF 2- No trecho: Ele vivia cercado de animais, plantas, flores, enfim de

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 4D 2015 1/ 6 1. Observe a cantata de Natal. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Dê a classe

Leia mais

Tatuagem. 02- Qual a pessoa do discurso empregada para narrar a crônica? Ela participa da história? R.:

Tatuagem. 02- Qual a pessoa do discurso empregada para narrar a crônica? Ela participa da história? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Tatuagem Enfermeira

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

(Fábulas de Esopo. Compilação de Russell Ash e Bernard Higton. São Paulo: Companhia das Letrinhas, P. 12.) Página 1 de 5-28/09/2017-3:58

(Fábulas de Esopo. Compilação de Russell Ash e Bernard Higton. São Paulo: Companhia das Letrinhas, P. 12.) Página 1 de 5-28/09/2017-3:58 PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 A LEBRE E A TARTARUGA Um

Leia mais

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe:

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: . 3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta 1-Observe a propaganda abaixo: a- Qual é a predicação da forma verbal vote? b- Identifique e classifique o seu complemento. c-

Leia mais

2º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA 6º ANO

2º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA 6º ANO 2º BIM P1 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno:... Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

Estudar o capítulo 3 do livro didático: As variedades de uma língua plural (páginas: 46 a 67)

Estudar o capítulo 3 do livro didático: As variedades de uma língua plural (páginas: 46 a 67) LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA P2 Aluno (a): Série: 6º ANO 1º BIMESTRE Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / / 2016. Valor: 1,0 Estudar o capítulo 3 do livro didático: As variedades de uma língua plural

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ 1) Leia: EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ A respeito da relação entre os fonemas e as letras, assinale os itens que expressam essas conclusões: (a) Um fonema

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf Sobre Variação Linguística Você já conversou com uma pessoa simples, que vive na roça? Teve oportunidade de observar como essa pessoa fala? Leia o texto a seguir: Texto I Seu dotô me conhece? Patativa

Leia mais

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal.

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal. Sistema de Ensino São Benedito Cuiabá, de de 2011 Atividades de Língua Portuguesa Série: 7º Ano Assuntos: Conjugação Verbal/Imperativo e Formas nominais. 1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a seguir. 1) No

Leia mais

III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 01 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS

ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS Leia este poema de Carlos Drummond de Andrade: Orion 1) O eu lírico do texto, isto é, a pessoa que fala no poema, caracteriza a primeira namorada com um adjetivo. b) Qual é o

Leia mais

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM Barueri, de de 2009. Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º S ANOS A e B Querido aluno, Neste momento de expectativa de volta as aulas pedimos a você,

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 6º ano do Ensino Fundamental 2008 Prova de Português. Texto II

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 6º ano do Ensino Fundamental 2008 Prova de Português. Texto II COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 6º ano do Ensino Fundamental 2008 Prova de Português Texto I CONVITE Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA 1) Determine a quantidade de fonemas e de letras das palavras: a) carro- b) avião- c) motocicleta- d) caminhão- e) kombi-

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2013 1/ 6 1. Leia esta tira de Mauricio de Souza. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2014 Língua Portuguesa Direção: Ano: 5 Ef A)

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a):

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a): PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 7º ANO Data: 21/11/2015 Candidato (a): Valor: 10 Obtido: Leia estes quadrinhos de Angeli. Angeli. Ozzy 1, Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 . 3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 1-Leia. Na frase Procuro um dono de raça, como se classifica o sujeito? 2- Leia o texto. Mônica nasceu um mês antes da data oficial de aniversário Bruno Molinero Oficialmente,

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:, MÉDIA:

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 2015 PROFESSORA FABIANE DISCIPLINA(S): PORTUGUÊS / GEOGRAFIA / CIÊNCIAS / HISTÓRIA / MATEMÁTICA / RELIGIÃO PORTUGUÊS Bilhete. Bilhete ou carta?

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

FIGURAS DE SINTAXE. h) i)

FIGURAS DE SINTAXE. h) i) FIGURAS DE SINTAXE 1. Identifique, nas frases e nos anúncios seguintes, as figuras de sintaxe. Atenção: há frases em que ocorrem duas figuras. a) Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser,

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir. Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal.

Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir. Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal. Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal. Atividades de Natal 4 ano - POR QUE O PINHEIRO É A ÁRVORE DE NATAL? Quando o Menino

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-2º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / HABILIDADES E COMPETÊNCIAS /2016 Saber o conceito de substantivo e adjetivo; Identificar e classificar

Leia mais

DATA: 07 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 07 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 07 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 22 /05/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 05,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a),

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 22 /05/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 05,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a), Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 22 /05/2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 05,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS PARA A RECUPERAÇÃO - I ETAPA Aluno (a): Nº: Nota:

Leia mais

O Conto da Mentira Rogério Augusto

O Conto da Mentira Rogério Augusto PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Leia o texto e resolva às questões

Leia mais

BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Conteúdo: Módulo 5 e 8 da apostila 1; Interpretação de textos e quadrinhos; Tipos de sujeito. Leia o poema abaixo: CORAÇÃO À DERIVA Roseana Murray Pendurada num

Leia mais

Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS e PORTUGUÊS 4º ANO 4º A e B 4º C

Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS e PORTUGUÊS 4º ANO 4º A e B 4º C Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS e PORTUGUÊS 4º ANO 4º A e B 4º C Semana de 4 a 8 de setembro quarta-feira segunda-feira Lundi - Français Curitiba, le 4 septembre 2017. Fais l'activité 2 de la page 48

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES APOSTILA DE RECUPERAÇÃO 1ª 10 pts 6,5 pts 05 18 7º Caro aluno, o conteúdo da recuperação está registrado no caderno e também

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 4D 2014 1/ 5 1. Observe a história em quadrinhos. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2014 Língua Portuguesa Direção: Ano: 3 Ef Você já

Leia mais

NOME: TURMA: GENTILEZA GERA GENTILEZA (José Datrino, Profeta Gentileza)

NOME: TURMA: GENTILEZA GERA GENTILEZA (José Datrino, Profeta Gentileza) NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 20 / 09 / 2017 TEXTO I Quem foi José Datrino, o Profeta Gentileza? GENTILEZA GERA GENTILEZA (José Datrino, Profeta Gentileza) Empresário do setor de transporte

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 3º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 3º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 3º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 13/09/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua portuguesa Desafio de Português 4 ano EF 3D 2016 1/ 6 1. Leia o texto a seguir CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2016 Língua portuguesa Direção: Ano : 4 Ef a) Agora, indique o gênero

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 2D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa 1. Separe as palavras nos balões corretos de acordo com as indicações:

Leia mais

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes.

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes. Nome: nº Professor (a): Ano: 8º Data: / /2014 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE PORTUGUÊS I 1º trimestre 1- Identifique os adjuntos adnominais e indique os núcleos a que se referem.

Leia mais

1. Leia esta fábula. No texto, há palavras que se referem às personagens, caracterizando-as. a) Qual palavra caracteriza o galo?

1. Leia esta fábula. No texto, há palavras que se referem às personagens, caracterizando-as. a) Qual palavra caracteriza o galo? 1. Leia esta fábula. No texto, há palavras que se referem às personagens, caracterizando-as. a) Qual palavra caracteriza o galo? b) Quais palavras caracterizam a raposa? c) E quais palavras caracterizam

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 1D 2015 1/ 5 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa 1. Recruta Zero é o personagem de Mort Walker. Leia uma de suas

Leia mais

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo:

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS SERIE: 6 ANO TURMA 3 BIMESTRE DATA / /2010 PROFESSORA: MARCIA ALUNO (A): NOTA: Nº: 1. Leia: a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: 2. Ao consultar

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome: Conteúdo da prova: Sinônimos Substantivos comuns / próprios Adjetivos / locuções adjetivas Ordem alfabética Leia, leia

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Veja atentamente a letra de uma canção infantil bem conhecida: DIREÇÃO: Ano: 2 Ef a) Marque a alternativa que

Leia mais

Mauricio de Sousa: Como acontece com toda criança, desenhei assim que tive em minhas mãos um lápis e um papel. A diferença é que não parei mais.

Mauricio de Sousa: Como acontece com toda criança, desenhei assim que tive em minhas mãos um lápis e um papel. A diferença é que não parei mais. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Leia: MAURICIO DE SOUSA Adriana

Leia mais

1ª Revisão para Uerj. 1ª Revisão para Uerj Monitor: Maria Carolina Coelho 26 e 28/05/2014. Material de apoio para Monitoria

1ª Revisão para Uerj. 1ª Revisão para Uerj Monitor: Maria Carolina Coelho 26 e 28/05/2014. Material de apoio para Monitoria 1. Texto para as questões 1 e 2 A segunda e a terceira estrofes retratam a língua em imagens opostas. Ao estado de rigidez se segue o de uma mudança gradual. Considerando a terceira estrofe, apresente

Leia mais

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016 TEXTO I Embaixo da ponte, sem número O endereço das famílias R. e S. é um buraco que fica embaixo de um viaduto sem nome, ao lado da ponte da

Leia mais

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS Resumo teórico Profas. Beatriz, Carolina e Joyce Os advérbios são as classes de palavra que acrescentam circunstâncias à frase. Apesar de comumente serem apresentados

Leia mais

01- Por que não podemos classificar o texto acima como uma campanha comunitária? R.:

01- Por que não podemos classificar o texto acima como uma campanha comunitária? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= No decorrer

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Desequilíbrio Ecológico

Desequilíbrio Ecológico Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 3D 2014 1/ 6 1. Leia o texto: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Desequilíbrio Ecológico Os coelhos não existiam

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Fabiana Gomes Data: / /2016 COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Advérbios sistematização

Advérbios sistematização Advérbios sistematização Os advérbios e locuções adverbiais estão presentes em diferentes gêneros discursivos e, muitas vezes, são indispensáveis ao cumprimento da intenção discursiva dos textos em que

Leia mais

Exercícios variados. Na primeira frase do parágrafo, empregou-se duas vezes o verbo haver cujo sentido,

Exercícios variados. Na primeira frase do parágrafo, empregou-se duas vezes o verbo haver cujo sentido, Exercícios variados QUESTÃO 01 Leia o trecho : Há exatos dez anos, uma lei chegou para romper um modelo enraizado há séculos no Brasil. Padrões excludentes empurravam para a minoria a hoje majoritária

Leia mais

Meu amigo mais antigo

Meu amigo mais antigo Valor Máximo: 10,0 Valor Obtido (VO): Erros Ortográficos (EO): Nota Final (VO-EO): Vencendo Desafios de Língua Portuguesa Ensino Fundamental I 3º ano Texto I Meu amigo mais antigo Meu pai e minha mãe acreditavam

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

EDUCACIONAL NOVO MUNDO PORTUGUÊS

EDUCACIONAL NOVO MUNDO  PORTUGUÊS Leia o texto a seguir: O grito CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM- 2017 PORTUGUÊS Direção: Ano: 7 EF O pintor norueguês Edvard Munch não poderia imaginar que o personagem anônimo

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 8º Ano 3º/4º Bimestre 2014 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Márcio Data: / /2014 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 4D 2013 1/ 5 1. Observe a tirinha e faça o que se pede: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2013 Língua Portuguesa Direção: Ano: 4 Ef

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais