CHARGES E CARTUNS. Profa. Cristiane Lourenço

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CHARGES E CARTUNS. Profa. Cristiane Lourenço"

Transcrição

1 CHARGES E CARTUNS Profa. Cristiane Lourenço

2 .CHARGE: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva, relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida..

3

4 CARTUM: Ao contrário da charge, o cartum relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como o náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o bem x mau, são frequentemente explorados em cartuns. São temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo por diferentes culturas em diferentes épocas. É comum vermos a ausência de textos em cartuns. A idéia é representada somente pela expressão dos personagens no desenho sem que seja necessário o emprego de texto como suporte.

5 3) Cartum

6

7

8

9

10 .

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27 VAMOS EXERCITAR!!!! Cite características da CHARGE.

28 VAMOS EXERCITAR!!!!! Cite características do CARTUM.

29 VAMOS EXERCITAR!!!!! Qual a principal característica que distingue o CARTUM da CHARGE?

30

31

32

33

34 ESTRUTURA BÁSICA DA DISSERTAÇÃO- ARGUMENTATIVA Introduçã o Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese (ideia principal do texto) seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.

35 Desenvolvime nto Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar. Ou seja, se na sua introdução você pôs dois ou três argumentos, cada argumento será dissertado em um parágrafo.

36 Conclusão Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. É nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.

37 OBSERVAÇÕES: REVISE O TEXTO: AGORA É HORA DE CORRIGIR A GRAMÁTICA E ENCONTRAR OUTROS ERRINHOS NA SUA REDAÇÃO. CASO TENHA DÚVIDA NA GRAFIA DE ALGUMA PALAVRA, TENTE SUBSTITUIR POR OUTRA EXPRESSÃO. PRESTE ATENÇÃO SE NÃO EXISTE ALGUMA FRASE SEM SENTIDO PERDIDA PELO TEXTO E AVALIE SE HÁ COERÊNCIA ENTRE AS IDEIAS. PASSE O TEXTO A LIMPO: FINALMENTE, ESSA É A ÚLTIMA ETAPA DA REDAÇÃO. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE PREPARAR SEU TEXTO EM UM RASCUNHO. RESPEITE O LIMITE DE LINHAS.

38 ??????????

39 TEMA X TÍTULO PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE TEMA X TÍTULO: TEMA É geralmente uma oração com começo, meio e fim, por isso tem sempre um verbo. É o assunto de que trata o texto. Está inserido no texto, comentado, discutido, trabalhado dentro do mesmo. TÍTULO Normalmente não tem verbo. É o resumo do que você escreveu. Aparece antes do texto, na primeira linha ou em lugar específico.

40 ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO 1º PARÁGRAFO: TEMA + ARGUMENTO 1 + ARGUMENTO 2 + ARGUMENTO 3 2 PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 1 3 PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 2 4 PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 3 5 PARÁGRAFO: EXPRESSÃO INICIAL + REAFIRMAÇÃO DO TEMA + OBSERVAÇÃO FINAL.

41 EXEMPLO: TEMA: CHEGANDO AO TERCEIRO MILÊNIO, O HOMEM AINDA NÃO CONSEGUIU RESOLVER GRAVES PROBLEMAS QUE PREOCUPAM A TODOS. POR QUÊ? *ARGUMENTO 1: EXISTEM POPULAÇÕES IMERSAS EM COMPLETA MISÉRIA. *ARGUMENTO 2: A PAZ É INTERROMPIDA FREQUENTEMENTE POR CONFLITOS INTERNACIONAIS. *ARGUMENTO 3: O MEIO AMBIENTE ENCONTRA-SE AMEAÇADO POR SÉRIO DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO.

42 TEXTO DEFINITIVO CHEGANDO AO TERCEIRO MILÊNIO, O HOMEM AINDA NÃO CONSEGUIU RESOLVER OS GRAVES PROBLEMAS QUE PREOCUPAM A TODOS, POIS EXISTEM POPULAÇÕES IMERSAS EM COMPLETA MISÉRIA, A PAZ É INTERROMPIDA FREQUENTEMENTE POR CONFLITOS INTERNACIONAIS E, ALÉM DO MAIS, O MEIO AMBIENTE ENCONTRA-SE AMEAÇADO POR SÉRIO DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO. EMBORA O PLANETA DISPONHA DE RIQUEZAS INCALCULÁVEIS - ESTAS, MAL DISTRIBUÍDAS, QUER ENTRE ESTADOS, QUER ENTRE INDIVÍDUOS - ENCONTRAMOS LEGIÕES DE FAMINTOS EM PONTOS ESPECÍFICOS DA TERRA. NOS PAÍSES DO TERCEIRO MUNDO, SOBRETUDO EM CERTAS REGIÕES DA ÁFRICA, VEMOS COM TRISTEZA, A FALÊNCIA DA SOLIDARIEDADE HUMANA E DA COLABORAÇÃO ENTRE AS NAÇÕES. ALÉM DISSO, NESTA ÚLTIMAS DÉCADAS, TEMOS ASSISTIDO, COM CERTA PREOCUPAÇÃO, AOS CONFLITOS INTERNACIONAIS QUE SE SUCEDEM. MUITOS TRAZEM NA MEMÓRIA A TRISTE LEMBRANÇA DAS GUERRAS DO VIETNÃ E DA CORÉIA, AS QUAIS PROVOCARAM GRANDE EXTERMÍNIO. EM NOSSOS DIAS, TESTEMUNHAMOS CONFLITOS NA ANTIGA IUGOSLÁVIA, EM ALGUNS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS ESTADOS OUTRA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE É O DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO, PROVOCADO PELA AMBIÇÃO DESMEDIDA DE ALGUNS, QUE PROMOVEM DESMATAMENTOS DESORDENADOS E POLUEM AS ÁGUAS DOS RIOS. TAIS ATITUDES CONTRIBUEM PARA QUE O MEIO AMBIENTE, EM VIRTUDE DE TANTAS AGRESSÕES, ACABE POR SE TRANSFORMAR EM LOCAL INABITÁVEL. EM VIRTUDE DOS FATOS MENCIONADOS, SOMOS LEVADOS A ACREDITAR QUE O HOMEM ESTÁ MUITO LONGE DE SOLUCIONAR OS GRAVES PROBLEMAS QUE AFLIGEM DIRETAMENTE UMA GRANDE PARCELA DA HUMANIDADE E INDIRETAMENTE A QUALQUER PESSOA CONSCIENTE E SOLIDÁRIA. É DESEJO DE TODOS NÓS QUE ALGO SEJA FEITO NO SENTIDO DE CONTER ESSAS FORÇAS AMEAÇADORAS, PARA PODERMOS SUPORTAR AS ADVERSIDADES E

43

44 PROPOSTA DE REDAÇÃO: Num feriado, resolvemos acampar em uma praia, um lugarzinho esquecido do mundo. Só para vocês terem uma ideia, o vilarejo tinha apenas um telefone que era pago por minuto. Sinal de celular, nem pensar! No caminho pegamos um pé d'água. Entre raios e trovões, o carro atolou na passagem de um córrego. Demoramos um tempão para tirar o carro dali. A chuva passou, anoiteceu e nada do acampamento chegar. Continue a história como se você fosse uma das pessoas que resolveram acampar. Faça um relato detalhando essa aventura inesquecível.

45 PROPOSTA DE REDAÇÃO:

46 REDIJA, AGORA, UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO QUE REFLITA CRITICAMENTE SOBRE O SEGUINTE TEMA: OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA INTERNET NA RELAÇÃO INTERPESSOAL

47 PROPOS TA DE REDAÇÃ O Abandonar animais domésticos em vias públicas e parques tem sido uma prática cada vez mais frequente nas principais cidades do mundo, principalmente causado por modismo passageiro ou dificuldade econômica, o abandono de animais gera problemas ambientais de higiene nas pequenas e grandes cidades. Crie um texto, continuando a história da tira, cujo foco narrativo esteja na 3ª pessoa. Conte o que aconteceu com o cãozinho abandonado. Alguém o encontrou? Ele ficou muito tempo sozinho, com fome? O que fizeram com ele?

48 PROPOSTA DE REDAÇÃO: Trabalho infantil: exploração ou sobrevivência? Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime. A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos, e países emergentes como no brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos. Apesar de existirem legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de

49 BOM ESTUDO A TODOS!!!

Esquema para texto dissertativo 5 A s. Prof. Deborah Costa

Esquema para texto dissertativo 5 A s. Prof. Deborah Costa Esquema para texto dissertativo 5 A s Prof. Deborah Costa ESQUEMA 5 A s O esquema que será apresentado poderá ser utilizado para a elaboração de qualquer texto dissertativo; Ele será útil para que você

Leia mais

Técnicas de Redação Prof.: Alcy Rodrigues

Técnicas de Redação Prof.: Alcy Rodrigues Dissertaçã o Técnicas de Redação Prof.: Alcy Rodrigues No universo dos vestibulares, dissertar e usando uma linguagem que se distancie da norma popular, coloquial, usando preferencialmente a linguagem

Leia mais

1) Apresentação: onde o assunto é apresentado pelo tutor ou pelo aluno. Neste último caso, esta etapa inclui pesquisa.

1) Apresentação: onde o assunto é apresentado pelo tutor ou pelo aluno. Neste último caso, esta etapa inclui pesquisa. Bem-vindos! Este é o primeiro plano de aula para alunos de 6-10 anos. Como não gosto de limitar o material para uma idade específica, este plano serve para qualquer criança que saiba ler e escrever e tenha

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

TIPOLOGIA TEXTUAL. Prof. Me. William Alves

TIPOLOGIA TEXTUAL. Prof. Me. William Alves TIPOLOGIA TEXTUAL Prof. Me. William Alves Tipologia textual O texto descritivo O texto narrativo O texto dissertativo O texto injuntivo A descrição A descrição é a pintura animada, viva e deve fazer alusão

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO E PROPOSTAS DE REDAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO LIDIANE

ROTEIRO DE ESTUDO E PROPOSTAS DE REDAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO LIDIANE ROTEIRO DE ESTUDO E PROPOSTAS DE REDAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO LIDIANE OBJETIVO: Este roteiro tem por objetivo orientar seus estudos, para que possa ter uma visão mais ampla das questões da avaliação. A seguir,

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

Serão avaliados: identificação das atividades (títulos e subtítulos), letra legível, paragrafação, consistência e clareza nas respostas.

Serão avaliados: identificação das atividades (títulos e subtítulos), letra legível, paragrafação, consistência e clareza nas respostas. Nome: Ano: 6 ANO Disciplina: P. textos Nº: Data: Professor: Valdeci Lopes 1. Organizar registros do caderno ( trazer o caderno para visto) Dica: como referencia para a proposta 1 - procure um amigo da

Leia mais

Produção de Texto. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim

Produção de Texto. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim Produção de Texto Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim 2 Texto dissertativo-argumentativo O texto dissertativo-argumentativo é organizado para defender de um ponto de vista sobre

Leia mais

www.preparacaototalenem.com.br Dicas de Redação para nota 1000 no ENEM Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova - Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia

Leia mais

REDAÇÃO - 1º BIMESTRE

REDAÇÃO - 1º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 9º T.: Profª.: Luciana Arleu Vieira Data: / /2015 REDAÇÃO - 1º BIMESTRE O ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO Primeiramente é importante diferenciar título de tema. TÍTULO É uma referência vaga

Leia mais

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO P R O F. E R I VA N F E R N A N D E S REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO A Redação no ENEM COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM A redação é dividida em cinco aspectos, chamados de

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TEXTOS - REDAÇÃO. O que será avaliado esse ano em sua redação:

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TEXTOS - REDAÇÃO. O que será avaliado esse ano em sua redação: Nome: Nº.: Ano: 9 T.: ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TEXTOS - REDAÇÃO O que será avaliado esse ano em sua redação: 1. Apresentação ( Letra legível, demarcação de parágrafos, regularidades de margens, rasuras).

Leia mais

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM.

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Você tem interesse em conhecer melhor o método desenvolvido pela

Leia mais

Prova Qualis. Orientações Gerais:

Prova Qualis. Orientações Gerais: Prova Qualis Orientações Gerais: Horário; Duração da prova: 2h30; Composição: questões objetivas e discursivas; Conteúdo: as provas abrangem conteúdos de formação geral e específicos; Orientações. Oficina:

Leia mais

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM VOL.01 Dicas Redação ENEM Especial Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. 10 Dicas para mandar bem na redação com a Profª Jânia Conheça o "esquema" para

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

José Leonardo Annunziato Ruivo Contato: Porto Alegre, 24 de Setembro 2012.

José Leonardo Annunziato Ruivo Contato:  Porto Alegre, 24 de Setembro 2012. José Leonardo Annunziato Ruivo Contato: jleonardo.ruivo@gmail.com Um texto dissertativo-argumentativo Argumentativo: defende um ponto de vista Dissertativo: explica-o para convencer o leitor Respeitando

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES PROFESSOR LEO www.materiaisdeportugues.com.br www.materiaisdeportugues.com.br Página 1 www.materiaisdeportugues.com.br Página 2 Sumário Conceito de Dissertação...

Leia mais

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 7º Ano 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: GRAZIANE QUEIROZ BOARETTO Grupo: 02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

Texto dissertativoargumentativo/ REVISÃO

Texto dissertativoargumentativo/ REVISÃO Flávia Lêda Redação Texto dissertativoargumentativo/ REVISÃO Paz na escola 23.04.2019 TEMPO DE AULA: 50 min CONTEÚDO: TIPO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO: Características e elementos

Leia mais

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o Aula 6 Conclusão Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o parágrafo final, chamado também de fecho

Leia mais

REDAÇÃO ---DISSERTAÇÃO Prof. Waleska

REDAÇÃO ---DISSERTAÇÃO Prof. Waleska REDAÇÃO ---DISSERTAÇÃO Prof. Waleska Fazer dissertação consiste em defender um tema. A primeira coisa é reconhecer a diferença entre um tema e um título. O tema é o assunto sobre o qual você irá escrever,

Leia mais

Redação Discursiva para PM MG/2015. Professor Nélson

Redação Discursiva para PM MG/2015. Professor Nélson Redação Discursiva para PM MG/2015 Professor Nélson contato@sartorivirtual.com.br Critérios para a elaboração da redação discursiva 1. Domínio da Expressão Escrita; 2. Adequação Conceitual; 3. Pertinência,

Leia mais

fatos que podem ser pontos chave para você iniciar a sua redação. #Dica 2: Pensadores como aliados. Ham? Sim, isso mesmo. Se o tema for um tema de

fatos que podem ser pontos chave para você iniciar a sua redação. #Dica 2: Pensadores como aliados. Ham? Sim, isso mesmo. Se o tema for um tema de O QUE É INTRODUÇÃO? É a parte do texto em que se coloca a ideia-chave, o assunto da dissertação. A partir da ideia principal é que se desenvolve o resto do texto, onde você pode justificar e apresentar

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade REDAÇÃO Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade A folha em branco é um campo aberto para suas ideias! Questões e mais questões objetivas, testes

Leia mais

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO PARTES DA CONCLUSÃO Retomada da tese Proposta de intervenção ou Síntese das ideias-chave dos parágrafos do desenvolvimento. POSSÍVEIS FALHAS DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Não apresenta

Leia mais

Qual é o problema? >> Por que é um problema? >> Quais as causas desse problema? >> Qual a solução para esse problema? >> Por que essa solução deveria

Qual é o problema? >> Por que é um problema? >> Quais as causas desse problema? >> Qual a solução para esse problema? >> Por que essa solução deveria ESTRUTURA BÁSICA PARA UMA BOA REDAÇÃO PRIMEIRO PASSO: entenda bem o tema da redação. Faça perguntas relacionadas ao assunto. Coloque seu conhecimento de mundo em ação. Pense no problema relacionado a esse

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino)

Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino) Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino) DESVENDANDO ALGUNS SEGREDOS DA REDAÇÃO Considerações preliminares: O hábito de escrever O

Leia mais

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Introdução A primeira parte do texto dissertativo é a introdução. Nela, são apresentados o tema e, normalmente,

Leia mais

A conclusão Dissertação Argumentativa. Aula 06 de Produção de texto Professora Carolina Ferreira Leite

A conclusão Dissertação Argumentativa. Aula 06 de Produção de texto Professora Carolina Ferreira Leite A conclusão Dissertação Argumentativa Aula 06 de Produção de texto Professora Carolina Ferreira Leite Conclusão - Dissertação Agora vamos estudar as 3 funções e as estratégias para construir uma boa conclusão.

Leia mais

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra TIPOS DE CONCLUSÃO Prof. Sandra Comentário referente redações já elaboradas Quantidade de parágrafos de argumentação: três? Dois? Um? Principal problema: coesão nível de frase, nas retomadas anafóricas

Leia mais

O TEXTO DISSERTATIVO

O TEXTO DISSERTATIVO O TEXTO DISSERTATIVO O texto dissertativo é de natureza teórica e visa discutir minuciosamente um tema, desdobrando-o em todos os seus aspectos. O autor de um texto dissertativo pode, entre outras coisas,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivos. TEXTO GERADOR

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivos. TEXTO GERADOR APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: Grupo: SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): Tarefa: Roteiro de Atividades Original (versão preliminar) PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo;

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; produção textual; contra-argumento. Texto Gerador. Universalização com informação

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; produção textual; contra-argumento. Texto Gerador. Universalização com informação APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: Sonia Henriques Angelo Grupo: 1 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): Helismar Azevedo Tarefa: Roteiro de Atividades Original (versão

Leia mais

Profª. Adriana Figueiredo

Profª. Adriana Figueiredo Profª. Adriana Figueiredo Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal ao Rio de Janeiro, com especialização em Produção Textual. Trabalhou 10 anos como Analista Judiciário do Tribunal

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente Dissertação Argumentativa parte II Professor Guga Valente Esquema da dissertação INTRODUÇÃO - Tema (paráfrase) - Tese (ideia a ser defendida) DESENVOLVIMENTO - Argumentos - Exemplos CONCLUSÃO - Ponto de

Leia mais

NEEJA ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO REDAÇÃO

NEEJA ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO REDAÇÃO 0 NEEJA NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CAXIAS DO SUL 4ª CRE Rua Garibaldi, 660 Centro CEP 95080-190 Fone Fax 3221-1383 Email neejacxs@gmail.com blog - http://blogneejacxs.blogspot.com/

Leia mais

PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL. - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO -

PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL. - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo;

Leia mais

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 - Exercícios e dicas de estudos 23 de janeiro de 2016 Professora Vânia Aráujo INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS I N S S OPORTUNIDADE! 20% de desconto nos cursos online do

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA III UNIDADE PROCESSUAL 4 ºANO PRÓ: WELMA GONÇALVES DICAS DE ESTUDO Tenha um espaço próprio para estudar. Nele, você poderá se organizar do seu jeito. O que importa é que se sinta

Leia mais

VESTIBULAR. o guia definitivo para uma redação incrível

VESTIBULAR. o guia definitivo para uma redação incrível VESTIBULAR o guia definitivo para uma redação incrível VESTIBULAR o guia definitivo para uma redação incrível Ponto forte de uns estudantes e fonte de pânico para outros, a redação tem um peso enorme nos

Leia mais

Aula 4. Esquema de dissertação 2 (As relações de causa e consequência)

Aula 4. Esquema de dissertação 2 (As relações de causa e consequência) Aula 4 Esquema de dissertação 2 (As relações de causa e consequência) Como falamos na aula 3, o esquema de argumentação 1 é base para praticamente todas as redações. Com aquela estrutura, você se cerca

Leia mais

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Habilidades:

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio - O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. - REDAÇÃO. HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS. Orientação: - Imprima este material e redija as respostas a lápis, com letra legível, na própria folha.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS. Orientação: - Imprima este material e redija as respostas a lápis, com letra legível, na própria folha. Linguagens Redação Marcelo Roteiro de recuperação 7ª CONTEÚDOS: RELEITURA DE CONTOS DE FADAS AUTOBIOGRAFIA RELATO DE VIAGEM ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS Orientação: - Imprima este material e

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

REDAÇÃO. aula Vocabulário I

REDAÇÃO. aula Vocabulário I REDAÇÃO aula Vocabulário I Vocabulário Lugares-comuns e modismos Ao escrever seu parágrafo de introdução, você pode fazê-lo de forma criativa. Ele deve atrair a atenção do leitor. Por isso, evite os lugares-comuns

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia.

O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL 4º BIM/2016 3º ANO TEMA: Escolha um personagem de um dos livros que você leu neste bimestre e conte o que ele faz na história. mão das características específicas

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conjunções; coesão.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conjunções; coesão. APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno:Ana Cristina Barcello Ferrari Grupo:06 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): Josileide Maria Braga Tarefa: Roteiro de Atividades

Leia mais

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim Profª Mª Fernanda Trombini Cassim TESE INICIAL ARGUMENTOS PARA DEFESA DA TESE INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - CONCLUSÃO TEXTO I TEXTOS MOTIVADORES Em consonância com a Constituição da República Federativa

Leia mais

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

Leia mais

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO Na introdução, deve-se apresentar o tema sobre o qual irá discorrer e deixar bem clara

Leia mais

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 2.º ANO/EM

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 2.º ANO/EM SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA:

Leia mais

Como Elaborar um Relato de Pesquisa

Como Elaborar um Relato de Pesquisa Como Elaborar um Relato de Pesquisa A ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Introdução = Qual o problema estudado? Metodologia = Como o problema foi estudado? Resultados = Que foi encontrado? Discussão =

Leia mais

REVISÃO: LENDA E ARTIGO DE OPINIÃO. Ana Gabriela Redação

REVISÃO: LENDA E ARTIGO DE OPINIÃO. Ana Gabriela Redação REVISÃO: LENDA E ARTIGO DE OPINIÃO Ana Gabriela Redação Lenda Definição (o que é) Lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas

Leia mais

Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo

Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo Caro Aluno, Oficina inaugural de produção textual Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo Esta oficina tem como objetivo geral criar a oportunidade para ter o primeiro

Leia mais

CIDADANIA... PARA QUÊ?

CIDADANIA... PARA QUÊ? Instituto de Educação Infantil e Juvenil VERÃO, 2018. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição especial MMXVIII Fase 2 Grupo B CIDADANIA... PARA QUÊ? 1. Vamos ajudar a Marilda a verificar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN NOME: TURMA: PROFESSOR: G:\2018\PEDAGÓGICO\DOCUMENTOS\Est_Compl_Rec_Parcial\Produção de Texto.

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN NOME: TURMA: PROFESSOR: G:\2018\PEDAGÓGICO\DOCUMENTOS\Est_Compl_Rec_Parcial\Produção de Texto. NOME: TURMA: PROFESSOR: 1 PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA MODELO ENEM A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Introdução Existem vários tipos de textos: Que contam uma história. Que descrevem uma situação. Que apresenta os diálogos

Leia mais

Nossa história nos mostra que têm sido raras as situações em que sociedades humanas conseguiram garantir uma alimentação de qualidade para todos os

Nossa história nos mostra que têm sido raras as situações em que sociedades humanas conseguiram garantir uma alimentação de qualidade para todos os Nossa história nos mostra que têm sido raras as situações em que sociedades humanas conseguiram garantir uma alimentação de qualidade para todos os seus membros. Nenhum dos paradigmas de desenvolvimento

Leia mais

REDAÇÃO. Colégio Anísio Teixeira Redação 1 ano

REDAÇÃO. Colégio Anísio Teixeira Redação 1 ano REDAÇÃO Colégio Anísio Teixeira Redação 1 ano Por onde começar? Transforme a proposta em pergunta, como por exemplo: Quais são as regras que regem os comportamentos nas redes sociais?. Com base isso, tente

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 O CAT nº 15 vale dez pontos e deverá ser entregue à professora de Redação no dia 08 de setembro

Leia mais

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA) DISSERTAÇÃO Escola de Sargentos das Armas (EsSA) R E D A Ç Ã O - CONTEÚDO DO EDITAL 4. A parte discursiva de Português será constituída de uma redação e terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão

Leia mais

O ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO. Primeiramente é importante diferenciar título de tema.

O ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO. Primeiramente é importante diferenciar título de tema. Nome: Nº.: Ano: 1 T.: Prof.: Luciana Arleu Data: / /2016 O ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO Primeiramente é importante diferenciar título de tema. TÌTULO E uma referência vaga a um assunto. È uma expressão

Leia mais

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Como zerar uma redação? - fuga total ao tema; - não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; - extensão de até 7 linhas; - cópia de texto motivador;

Leia mais

Tipos de Argumentação. Exemplos

Tipos de Argumentação. Exemplos Tipos de Argumentação Exemplos 1. Causa e consequência Ao se desesperar em um congestionamento em São Paulo, daqueles em que o automóvel não se move nem quando o sinal está verde, o indivíduo deve saber

Leia mais

Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas

Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas Danilo Gonçalves Gaspar Fabiano de Aragão Veiga O CAMINHO para APROVAÇÃO na PROVA ESCRITA DISCURSIVA MAGISTRATURA DO TRABALHO Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas 2017 ROTEIRO E DICAS ELABORAÇÃO

Leia mais

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E Principais dificuldades observadas nas produções textuais: Pontuação; Paragrafação; Desenvolvimento das ideias;

Leia mais

REVISÃO PARA O TESTE. Professora Camilla

REVISÃO PARA O TESTE. Professora Camilla REVISÃO PARA O TESTE Professora Camilla HISTÓRIAS EM QUADRINHO (HQ) Características: Gênero textual narrativo: narra uma história vivida por personagens situados no tempo e no espaço. Usam palavras escritas

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais

ARTIGO DE OPINIÃO. Profª Kellen Ramos Mandarino

ARTIGO DE OPINIÃO. Profª Kellen Ramos Mandarino ARTIGO DE OPINIÃO Profª Kellen Ramos Mandarino CARACTERÍSTICAS FINALIDADE: expressar o ponto de vista do autor sobre determinado tema; FOCO NARRATIVO: 1ª ou 3ª pessoa ESTRUTURA: introdução + desenvolvimento

Leia mais

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do prazo de entrega e sem travar na frente do seu computador

Leia mais

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO O que é dissertar? I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; II. Defender princípios, tomando

Leia mais

3º ANO 4º ANO PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

3º ANO 4º ANO PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL AUERBACH, Patrícia. Direitos do pequeno leitor. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007 PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 3º ANO Durante este ano, aconteceram muitas coisas com você. Escreva uma história

Leia mais

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS Fotos e trechos inéditos do diário de trabalho do arquiteto e diretor de arte de cinema, Valdy Lopes Jn, revela um sertão que, apesar de conhecido, ainda é idealizado e esquecido

Leia mais

DA VIDA UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES

DA VIDA UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES DA VIDA Este Trimestre começa focalizando o Crescimento e a Graça para as crianças de 9 a 11 anos. A Unidade 1 começa apresentando a Bíblia

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou à Unidade 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Guia Rápido de Redação

Guia Rápido de Redação Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos Saiba como começar a se preparar para a disciplina que ainda elimina centenas de milhares de candidatos todos os anos. Redação: o segredo dos concurseiros

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão. PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão. TEXTO GERADOR O texto abaixo é uma redação que obteve nota máxima no Enem 2007. Ela foi divulgada no site do Instituto Nacional de Estudos

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 TIPO DE AVALIAÇÃO: Produção Textual CAT 1º Período Valor: 10,0 Nome: Nº 6º ano Ensino Fundamental

Leia mais

MANIFESTO VERDE PELA PAZ DA HUMANIDADE, DA NATUREZA E DO PLANETA TERRA.

MANIFESTO VERDE PELA PAZ DA HUMANIDADE, DA NATUREZA E DO PLANETA TERRA. MANIFESTO VERDE PELA PAZ DA HUMANIDADE, DA NATUREZA E DO PLANETA TERRA. Um mantra de paz nessa primeira década do século XXI Paz em seu coração. Paz em sua vida. Paz em você. Paz em sua saúde. Paz em sua

Leia mais

VESTIBULAR DE INVERNO 2019/2 PROVA DE REDAÇÃO. Leia com atenção as seguintes instruções

VESTIBULAR DE INVERNO 2019/2 PROVA DE REDAÇÃO. Leia com atenção as seguintes instruções VESTIBULAR DE INVERNO 2019/2 PROVA DE REDAÇÃO Leia com atenção as seguintes instruções Unisinos Redação 1 PROPOSTA 1 Leia a notícia a seguir e, em seguida, a tarefa proposta. O bom e o mau na competição

Leia mais