CHARGES E CARTUNS. Profa. Cristiane Lourenço

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CHARGES E CARTUNS. Profa. Cristiane Lourenço"

Transcrição

1 CHARGES E CARTUNS Profa. Cristiane Lourenço

2 .CHARGE: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva, relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida..

3

4 CARTUM: Ao contrário da charge, o cartum relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como o náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o bem x mau, são frequentemente explorados em cartuns. São temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo por diferentes culturas em diferentes épocas. É comum vermos a ausência de textos em cartuns. A idéia é representada somente pela expressão dos personagens no desenho sem que seja necessário o emprego de texto como suporte.

5 3) Cartum

6

7

8

9

10 .

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27 VAMOS EXERCITAR!!!! Cite características da CHARGE.

28 VAMOS EXERCITAR!!!!! Cite características do CARTUM.

29 VAMOS EXERCITAR!!!!! Qual a principal característica que distingue o CARTUM da CHARGE?

30

31

32

33

34 ESTRUTURA BÁSICA DA DISSERTAÇÃO- ARGUMENTATIVA Introduçã o Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese (ideia principal do texto) seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.

35 Desenvolvime nto Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar. Ou seja, se na sua introdução você pôs dois ou três argumentos, cada argumento será dissertado em um parágrafo.

36 Conclusão Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. É nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.

37 OBSERVAÇÕES: REVISE O TEXTO: AGORA É HORA DE CORRIGIR A GRAMÁTICA E ENCONTRAR OUTROS ERRINHOS NA SUA REDAÇÃO. CASO TENHA DÚVIDA NA GRAFIA DE ALGUMA PALAVRA, TENTE SUBSTITUIR POR OUTRA EXPRESSÃO. PRESTE ATENÇÃO SE NÃO EXISTE ALGUMA FRASE SEM SENTIDO PERDIDA PELO TEXTO E AVALIE SE HÁ COERÊNCIA ENTRE AS IDEIAS. PASSE O TEXTO A LIMPO: FINALMENTE, ESSA É A ÚLTIMA ETAPA DA REDAÇÃO. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE PREPARAR SEU TEXTO EM UM RASCUNHO. RESPEITE O LIMITE DE LINHAS.

38 ??????????

39 TEMA X TÍTULO PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE TEMA X TÍTULO: TEMA É geralmente uma oração com começo, meio e fim, por isso tem sempre um verbo. É o assunto de que trata o texto. Está inserido no texto, comentado, discutido, trabalhado dentro do mesmo. TÍTULO Normalmente não tem verbo. É o resumo do que você escreveu. Aparece antes do texto, na primeira linha ou em lugar específico.

40 ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO 1º PARÁGRAFO: TEMA + ARGUMENTO 1 + ARGUMENTO 2 + ARGUMENTO 3 2 PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 1 3 PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 2 4 PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 3 5 PARÁGRAFO: EXPRESSÃO INICIAL + REAFIRMAÇÃO DO TEMA + OBSERVAÇÃO FINAL.

41 EXEMPLO: TEMA: CHEGANDO AO TERCEIRO MILÊNIO, O HOMEM AINDA NÃO CONSEGUIU RESOLVER GRAVES PROBLEMAS QUE PREOCUPAM A TODOS. POR QUÊ? *ARGUMENTO 1: EXISTEM POPULAÇÕES IMERSAS EM COMPLETA MISÉRIA. *ARGUMENTO 2: A PAZ É INTERROMPIDA FREQUENTEMENTE POR CONFLITOS INTERNACIONAIS. *ARGUMENTO 3: O MEIO AMBIENTE ENCONTRA-SE AMEAÇADO POR SÉRIO DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO.

42 TEXTO DEFINITIVO CHEGANDO AO TERCEIRO MILÊNIO, O HOMEM AINDA NÃO CONSEGUIU RESOLVER OS GRAVES PROBLEMAS QUE PREOCUPAM A TODOS, POIS EXISTEM POPULAÇÕES IMERSAS EM COMPLETA MISÉRIA, A PAZ É INTERROMPIDA FREQUENTEMENTE POR CONFLITOS INTERNACIONAIS E, ALÉM DO MAIS, O MEIO AMBIENTE ENCONTRA-SE AMEAÇADO POR SÉRIO DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO. EMBORA O PLANETA DISPONHA DE RIQUEZAS INCALCULÁVEIS - ESTAS, MAL DISTRIBUÍDAS, QUER ENTRE ESTADOS, QUER ENTRE INDIVÍDUOS - ENCONTRAMOS LEGIÕES DE FAMINTOS EM PONTOS ESPECÍFICOS DA TERRA. NOS PAÍSES DO TERCEIRO MUNDO, SOBRETUDO EM CERTAS REGIÕES DA ÁFRICA, VEMOS COM TRISTEZA, A FALÊNCIA DA SOLIDARIEDADE HUMANA E DA COLABORAÇÃO ENTRE AS NAÇÕES. ALÉM DISSO, NESTA ÚLTIMAS DÉCADAS, TEMOS ASSISTIDO, COM CERTA PREOCUPAÇÃO, AOS CONFLITOS INTERNACIONAIS QUE SE SUCEDEM. MUITOS TRAZEM NA MEMÓRIA A TRISTE LEMBRANÇA DAS GUERRAS DO VIETNÃ E DA CORÉIA, AS QUAIS PROVOCARAM GRANDE EXTERMÍNIO. EM NOSSOS DIAS, TESTEMUNHAMOS CONFLITOS NA ANTIGA IUGOSLÁVIA, EM ALGUNS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS ESTADOS OUTRA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE É O DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO, PROVOCADO PELA AMBIÇÃO DESMEDIDA DE ALGUNS, QUE PROMOVEM DESMATAMENTOS DESORDENADOS E POLUEM AS ÁGUAS DOS RIOS. TAIS ATITUDES CONTRIBUEM PARA QUE O MEIO AMBIENTE, EM VIRTUDE DE TANTAS AGRESSÕES, ACABE POR SE TRANSFORMAR EM LOCAL INABITÁVEL. EM VIRTUDE DOS FATOS MENCIONADOS, SOMOS LEVADOS A ACREDITAR QUE O HOMEM ESTÁ MUITO LONGE DE SOLUCIONAR OS GRAVES PROBLEMAS QUE AFLIGEM DIRETAMENTE UMA GRANDE PARCELA DA HUMANIDADE E INDIRETAMENTE A QUALQUER PESSOA CONSCIENTE E SOLIDÁRIA. É DESEJO DE TODOS NÓS QUE ALGO SEJA FEITO NO SENTIDO DE CONTER ESSAS FORÇAS AMEAÇADORAS, PARA PODERMOS SUPORTAR AS ADVERSIDADES E

43

44 PROPOSTA DE REDAÇÃO: Num feriado, resolvemos acampar em uma praia, um lugarzinho esquecido do mundo. Só para vocês terem uma ideia, o vilarejo tinha apenas um telefone que era pago por minuto. Sinal de celular, nem pensar! No caminho pegamos um pé d'água. Entre raios e trovões, o carro atolou na passagem de um córrego. Demoramos um tempão para tirar o carro dali. A chuva passou, anoiteceu e nada do acampamento chegar. Continue a história como se você fosse uma das pessoas que resolveram acampar. Faça um relato detalhando essa aventura inesquecível.

45 PROPOSTA DE REDAÇÃO:

46 REDIJA, AGORA, UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO QUE REFLITA CRITICAMENTE SOBRE O SEGUINTE TEMA: OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA INTERNET NA RELAÇÃO INTERPESSOAL

47 PROPOS TA DE REDAÇÃ O Abandonar animais domésticos em vias públicas e parques tem sido uma prática cada vez mais frequente nas principais cidades do mundo, principalmente causado por modismo passageiro ou dificuldade econômica, o abandono de animais gera problemas ambientais de higiene nas pequenas e grandes cidades. Crie um texto, continuando a história da tira, cujo foco narrativo esteja na 3ª pessoa. Conte o que aconteceu com o cãozinho abandonado. Alguém o encontrou? Ele ficou muito tempo sozinho, com fome? O que fizeram com ele?

48 PROPOSTA DE REDAÇÃO: Trabalho infantil: exploração ou sobrevivência? Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime. A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos, e países emergentes como no brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos. Apesar de existirem legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de

49 BOM ESTUDO A TODOS!!!

Esquema para texto dissertativo 5 A s. Prof. Deborah Costa

Esquema para texto dissertativo 5 A s. Prof. Deborah Costa Esquema para texto dissertativo 5 A s Prof. Deborah Costa ESQUEMA 5 A s O esquema que será apresentado poderá ser utilizado para a elaboração de qualquer texto dissertativo; Ele será útil para que você

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

Serão avaliados: identificação das atividades (títulos e subtítulos), letra legível, paragrafação, consistência e clareza nas respostas.

Serão avaliados: identificação das atividades (títulos e subtítulos), letra legível, paragrafação, consistência e clareza nas respostas. Nome: Ano: 6 ANO Disciplina: P. textos Nº: Data: Professor: Valdeci Lopes 1. Organizar registros do caderno ( trazer o caderno para visto) Dica: como referencia para a proposta 1 - procure um amigo da

Leia mais

Produção de Texto. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim

Produção de Texto. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim Produção de Texto Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim 2 Texto dissertativo-argumentativo O texto dissertativo-argumentativo é organizado para defender de um ponto de vista sobre

Leia mais

REDAÇÃO - 1º BIMESTRE

REDAÇÃO - 1º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 9º T.: Profª.: Luciana Arleu Vieira Data: / /2015 REDAÇÃO - 1º BIMESTRE O ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO Primeiramente é importante diferenciar título de tema. TÍTULO É uma referência vaga

Leia mais

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO P R O F. E R I VA N F E R N A N D E S REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO A Redação no ENEM COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM A redação é dividida em cinco aspectos, chamados de

Leia mais

www.preparacaototalenem.com.br Dicas de Redação para nota 1000 no ENEM Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova - Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TEXTOS - REDAÇÃO. O que será avaliado esse ano em sua redação:

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TEXTOS - REDAÇÃO. O que será avaliado esse ano em sua redação: Nome: Nº.: Ano: 9 T.: ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TEXTOS - REDAÇÃO O que será avaliado esse ano em sua redação: 1. Apresentação ( Letra legível, demarcação de parágrafos, regularidades de margens, rasuras).

Leia mais

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM.

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Você tem interesse em conhecer melhor o método desenvolvido pela

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

REDAÇÃO ---DISSERTAÇÃO Prof. Waleska

REDAÇÃO ---DISSERTAÇÃO Prof. Waleska REDAÇÃO ---DISSERTAÇÃO Prof. Waleska Fazer dissertação consiste em defender um tema. A primeira coisa é reconhecer a diferença entre um tema e um título. O tema é o assunto sobre o qual você irá escrever,

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

Prova Qualis. Orientações Gerais:

Prova Qualis. Orientações Gerais: Prova Qualis Orientações Gerais: Horário; Duração da prova: 2h30; Composição: questões objetivas e discursivas; Conteúdo: as provas abrangem conteúdos de formação geral e específicos; Orientações. Oficina:

Leia mais

José Leonardo Annunziato Ruivo Contato: Porto Alegre, 24 de Setembro 2012.

José Leonardo Annunziato Ruivo Contato:  Porto Alegre, 24 de Setembro 2012. José Leonardo Annunziato Ruivo Contato: jleonardo.ruivo@gmail.com Um texto dissertativo-argumentativo Argumentativo: defende um ponto de vista Dissertativo: explica-o para convencer o leitor Respeitando

Leia mais

Aula 4. Esquema de dissertação 2 (As relações de causa e consequência)

Aula 4. Esquema de dissertação 2 (As relações de causa e consequência) Aula 4 Esquema de dissertação 2 (As relações de causa e consequência) Como falamos na aula 3, o esquema de argumentação 1 é base para praticamente todas as redações. Com aquela estrutura, você se cerca

Leia mais

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Introdução A primeira parte do texto dissertativo é a introdução. Nela, são apresentados o tema e, normalmente,

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES PROFESSOR LEO www.materiaisdeportugues.com.br www.materiaisdeportugues.com.br Página 1 www.materiaisdeportugues.com.br Página 2 Sumário Conceito de Dissertação...

Leia mais

Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino)

Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino) Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil. (Jorge Luis Borges, escritor argentino) DESVENDANDO ALGUNS SEGREDOS DA REDAÇÃO Considerações preliminares: O hábito de escrever O

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

A conclusão Dissertação Argumentativa. Aula 06 de Produção de texto Professora Carolina Ferreira Leite

A conclusão Dissertação Argumentativa. Aula 06 de Produção de texto Professora Carolina Ferreira Leite A conclusão Dissertação Argumentativa Aula 06 de Produção de texto Professora Carolina Ferreira Leite Conclusão - Dissertação Agora vamos estudar as 3 funções e as estratégias para construir uma boa conclusão.

Leia mais

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade REDAÇÃO Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade A folha em branco é um campo aberto para suas ideias! Questões e mais questões objetivas, testes

Leia mais

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 - Exercícios e dicas de estudos 23 de janeiro de 2016 Professora Vânia Aráujo INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS I N S S OPORTUNIDADE! 20% de desconto nos cursos online do

Leia mais

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente Dissertação Argumentativa parte II Professor Guga Valente Esquema da dissertação INTRODUÇÃO - Tema (paráfrase) - Tese (ideia a ser defendida) DESENVOLVIMENTO - Argumentos - Exemplos CONCLUSÃO - Ponto de

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Habilidades:

Leia mais

ARTIGO DE OPINIÃO. Profª Kellen Ramos Mandarino

ARTIGO DE OPINIÃO. Profª Kellen Ramos Mandarino ARTIGO DE OPINIÃO Profª Kellen Ramos Mandarino CARACTERÍSTICAS FINALIDADE: expressar o ponto de vista do autor sobre determinado tema; FOCO NARRATIVO: 1ª ou 3ª pessoa ESTRUTURA: introdução + desenvolvimento

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono*

Leia mais

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS Fotos e trechos inéditos do diário de trabalho do arquiteto e diretor de arte de cinema, Valdy Lopes Jn, revela um sertão que, apesar de conhecido, ainda é idealizado e esquecido

Leia mais

VESTIBULAR. o guia definitivo para uma redação incrível

VESTIBULAR. o guia definitivo para uma redação incrível VESTIBULAR o guia definitivo para uma redação incrível VESTIBULAR o guia definitivo para uma redação incrível Ponto forte de uns estudantes e fonte de pânico para outros, a redação tem um peso enorme nos

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo

Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo Caro Aluno, Oficina inaugural de produção textual Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo Esta oficina tem como objetivo geral criar a oportunidade para ter o primeiro

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Glauber Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Redação Resultado / Rubrica

Leia mais

O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia.

O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI

REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI 1ª - APRESENTAÇÃO DO TEMA IMPLÍCITO Redija um texto dissertativo argumentativo acerca da temática apresentada no cartum 2ª - APRESENTAÇÃO DO TEMA EXPLÍCITO FGV: Analista

Leia mais

MÊS: JULHO Semana Dias Previdenciário Português Constitucional Administrativo Raciocínio Lógico Informática

MÊS: JULHO Semana Dias Previdenciário Português Constitucional Administrativo Raciocínio Lógico Informática MÊS: JULHO MÊS: AGOSTO MÊS: SETEMBRO MÊS: OUTUBRO MÊS: NOVEMBRO MÊS: DEZEMBRO REVISÃO DE TODAS AS MATÉRIAS POR QUESTÕES COMENTADAS Assunto (Vídeo...) Assunto (Vídeo...) Assunto (Vídeo...) Assunto (Vídeo...)

Leia mais

MODELO Nº 01 DE UMA BOA. Prof. Joaquim Bispo

MODELO Nº 01 DE UMA BOA. Prof. Joaquim Bispo MODELO Nº 01 DE UMA BOA REDAÇÃO Prof. Joaquim Bispo Prof. Joaquim Bispo Tema: A SINTOMÁTICA DA VIOLÊNCIA E A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA É sabido que, a violência e a insegurança reafirmam o grande desafio

Leia mais

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do prazo de entrega e sem travar na frente do seu computador

Leia mais

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Introdução Existem vários tipos de textos: Que contam uma história. Que descrevem uma situação. Que apresenta os diálogos

Leia mais

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 1ª DATA: /05/2017 PROFESSORAS: RAQUEL MARIA VALOR: 3,0 PONTOS ALUNO(A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo

Leia mais

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO O que é dissertar? I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; II. Defender princípios, tomando

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO. A importância da solidariedade. Vamos experimentar?

PROPOSTA DE REDAÇÃO. A importância da solidariedade. Vamos experimentar? SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 8 / 0 / 06 III ETAPA PRODUÇÃO DE TEXTO 7.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:,0 MÉDIA:, RESULTADO:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL 4º BIM/2016 3º ANO TEMA: Escolha um personagem de um dos livros que você leu neste bimestre e conte o que ele faz na história. mão das características específicas

Leia mais

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Pegada nas Escolas - ÁGUA - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de propostas que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha PRODUÇÃO TEXTUAL Nº3 ENTREGA: 17/ 03/ 2016 2º Ano do Ensino Médio Nome do aluno: Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

Texto dissertativo argumentativo

Texto dissertativo argumentativo Texto dissertativo argumentativo Textos dissertativos argumentativos Os textos dissertativos argumentativos procuram emitir uma visão pessoal de questões relevantes nos mais diversos campos: economia,

Leia mais

Nossa história nos mostra que têm sido raras as situações em que sociedades humanas conseguiram garantir uma alimentação de qualidade para todos os

Nossa história nos mostra que têm sido raras as situações em que sociedades humanas conseguiram garantir uma alimentação de qualidade para todos os Nossa história nos mostra que têm sido raras as situações em que sociedades humanas conseguiram garantir uma alimentação de qualidade para todos os seus membros. Nenhum dos paradigmas de desenvolvimento

Leia mais

EsPCEx/ EsSA REDAÇÃO -AULA 1. Profa. ElisângelaLopes

EsPCEx/ EsSA REDAÇÃO -AULA 1. Profa. ElisângelaLopes EsPCEx/ EsSA REDAÇÃO -AULA 1 Profa. ElisângelaLopes Metodologia de trabalho Uma aula semanal de 1:30 h Intercalaremos Aula expositiva e Produção de texto Literatura aula expositiva e correção de exercícios

Leia mais

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / 0 / 06 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

REDAÇÃO. Colégio Anísio Teixeira Redação 1 ano

REDAÇÃO. Colégio Anísio Teixeira Redação 1 ano REDAÇÃO Colégio Anísio Teixeira Redação 1 ano Por onde começar? Transforme a proposta em pergunta, como por exemplo: Quais são as regras que regem os comportamentos nas redes sociais?. Com base isso, tente

Leia mais

Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir.

Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir. Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir. O tempo todo estamos redigindo. Seja em uma folha de papel ou falando, ou mesmo imersos

Leia mais

Leitura e Mediação Pedagógica

Leitura e Mediação Pedagógica Protocolo Colaborador: 40 Leitura e Mediação Pedagógica B. Pesquisador: Elizete Cristina de Souza Índices de Natalidade. Retirado do livro didático de Geografia Índices de natalidade#luzineth\natalidade.pdf#

Leia mais

NEEJA ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO REDAÇÃO

NEEJA ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO REDAÇÃO 0 NEEJA NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CAXIAS DO SUL 4ª CRE Rua Garibaldi, 660 Centro CEP 95080-190 Fone Fax 3221-1383 Email neejacxs@gmail.com blog - http://blogneejacxs.blogspot.com/

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

Red. Eduardo Valladares (Bernardo Soares) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por

Red. Eduardo Valladares (Bernardo Soares) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Aula 3 Eduardo Valladares (Bernardo Soares) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Foca na Redação 28 mar Como planejar um bom texto?

Leia mais

Roteiro semanal. 5º ano Matutino De 03 a 06 de novembro

Roteiro semanal. 5º ano Matutino De 03 a 06 de novembro Roteiro semanal 5º ano Matutino De 03 a 06 de novembro Colégio Guilherme Ramos. Goiânia, 03 de novembro de 2015. Professora: Nome: Terça-feira 03/11/2015 Ciências - no caderno. Recorte cole e responda.

Leia mais

Slogan: é uma palavra ou frase curta e de fácil memorização, usada com frequência em propaganda comercial, política, religiosa etc.

Slogan: é uma palavra ou frase curta e de fácil memorização, usada com frequência em propaganda comercial, política, religiosa etc. Projeto Interdisciplinar - 3º bimestre 7º ano - Meio Ambiente I. Fundamentação teórica para desenvolvimento do tema: Data limite de entrega: 23/09 (6ª feira) Objetivo: Propor reflexões que levem o aluno

Leia mais

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico PRODUÇÃO DE TEXTO Disponível em https://pixabay.com/pt/terra-globo-mundo-ecologia-verde-159123/ - 16 de outubro

Leia mais

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem. Aula-tema 7: População e Meio Ambiente

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem. Aula-tema 7: População e Meio Ambiente Questões para Acompanhamento da Aprendizagem Aula-tema 7: População e Meio Ambiente QUESTÃO 01 Julgue as alternativas como Verdadeiras ou Falsas: I. Segundo Malthus, o aumento populacional é exponencial,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE CIÊNCIAS Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2016 Professor(a): Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste ano, fizemos um estudo acerca da diversidade dos seres vivos em nosso planeta.

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

O ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO. Primeiramente é importante diferenciar título de tema.

O ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO. Primeiramente é importante diferenciar título de tema. Nome: Nº.: Ano: 1 T.: Prof.: Luciana Arleu Data: / /2016 O ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO Primeiramente é importante diferenciar título de tema. TÌTULO E uma referência vaga a um assunto. È uma expressão

Leia mais

NOME DO AUTOR TÍTULO ILUSTRAÇÕES DE... COLEÇÃO...

NOME DO AUTOR TÍTULO ILUSTRAÇÕES DE... COLEÇÃO... NOME DO AUTOR TÍTULO ILUSTRAÇÕES DE... COLEÇÃO... MONTES CLAROS 2014 COORDENAÇÃO EDITORIAL: Daniela Barreto ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO: Alexandra Vieira Beatriz Guimarães Cristiane Souza Elen Neves Maria

Leia mais

Redação. O assunto é mais abrangente; o tema, por sua vez, é a delimitação de um aspecto a ser trabalhado.

Redação. O assunto é mais abrangente; o tema, por sua vez, é a delimitação de um aspecto a ser trabalhado. Redação E aí, galera do Me Salva! Tudo bem? Está chegando o grande dia, não é?! As provas do ENEM acontecerão logo logo, portanto, cá estamos para revisar este assunto: REDAÇÃO. A ideia é traçarmos um

Leia mais

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins TEXTOS DISSERTATIVOS Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins DISSERTAR É um ato que desenvolvemos todos os dias, quando procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência;

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 O CAT nº 15 vale dez pontos e deverá ser entregue à professora de Redação no dia 08 de setembro

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS º ANO E.F. II

LISTA DE MATERIAIS º ANO E.F. II LISTA DE MATERIAIS 2017-9º ANO E.F. II AOS CUIDADOS DO ALUNO: - Mochila para carregar livros e cadernos - Fichário ou caderno para todas as matérias - Estojo contendo: Lápis, lapiseira, Canetas (Várias

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir?

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir? PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS TEXTO MOTIVADOR Videogame: permitir ou proibir? Por mais que os pais procurem proibir ou limitar o uso de videogames, esses eletrônicos

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental 2017 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº DA CHAMADA: Tempo estipulado pelo professor para a aplicação da Avaliação: h/a º TRIMESTRE/ 0 º ANO Componente Curricular: Redação Ano/ Série e Turma: Data:

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR

MATERIAL COMPLEMENTAR MATERIAL COMPLEMENTAR dicas de redação Uma boa redação é instrumento valioso para o progresso na escrita. Por meio dela, são apontados os problemas do texto, as falhas de construção,os desvios da norma

Leia mais

OS METAPLASMOS NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE

OS METAPLASMOS NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE OS METAPLASMOS NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE Ana Carolina Mendes Camilo Jéssica Luzia Machado Vanessa Aparecida Clemente (G-CLCA UENP/CJ) Luiz Antonio Xavier Dias (Orientador CLCA - UENP/CJ) 1 Introdução Segundo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: / /2017 Professor: Fernanda/ Iuri 3º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Pegada nas Escolas - CONSUMO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola.

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica O PROCESSO DE LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS Profª Ma. Fabiana Rocha O PROCESSO DE LEITURA Importância da Leitura Aprendizagem do ser humano; Enriquecer o vocabulário; Obter conhecimento;

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados concorrentes aos cargos disponibilizados,

Leia mais

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar...

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... 4º ano Querido(a) educando(a), Atividades de férias As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... Mas para continuar progredindo e melhorar

Leia mais

canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia

canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia O que esperamos? Introdução simples e direta Argumentação clara Proposta de intervenção que resolva os problemas citados Diga quem fará o que Respeito

Leia mais

VISITA AOS POBRES TREINAMENTO GLOBAL SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO CONSELHO GERAL INTERNACIONAL TREINAMENTO GLOBAL

VISITA AOS POBRES TREINAMENTO GLOBAL SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO CONSELHO GERAL INTERNACIONAL TREINAMENTO GLOBAL SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO CONSELHO GERAL INTERNACIONAL VISITA AOS POBRES 1 Visitar os pobres nos proporciona a experiência necessária para julgar os problemas sociais FRANCOIS LALLIER, AGOSTO DE

Leia mais

Colégio Stella Maris Laguna SC EMENTA DA DISCIPLINA DE REDAÇÃO 9º ano 2º Trimestre Professora Eveline Silveira

Colégio Stella Maris Laguna SC EMENTA DA DISCIPLINA DE REDAÇÃO 9º ano 2º Trimestre Professora Eveline Silveira Colégio Stella Maris Laguna SC EMENTA DA DISCIPLINA DE REDAÇÃO 9º ano 2º Trimestre Professora Eveline Silveira DATA CONTEÚDOS 30/05 Gênero textual: relatos de memória. Produção textual. 06/06 Interpretação

Leia mais

RESPOSTAS ESPERADAS. Redação

RESPOSTAS ESPERADAS. Redação Redação A partir da leitura e da reflexão dos textos motivadores da proposta de produção, espera-se que o aluno reflita sobre o bullying, suas formas de manifestação, de combate e outros aspectos relacionados

Leia mais

Esquemas de organização do texto dissertativo-argumentativo

Esquemas de organização do texto dissertativo-argumentativo Esquemas de organização do texto dissertativo-argumentativo Esquema básico de uma redação Título 1º Parágrafo 2º parágrafo 3º parágrafo 4º parágrafo 5º parágrafo TESE + argumento 1 + argumento 2 + argumento

Leia mais

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS Programa: Produção de Material Didático O Sistema Preventivo nos livros didáticos da RSE EXEMPLOS AVULSOS LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL Alfabetização UNIDADE Reprodução proibida Reproduzir livro

Leia mais

EDUCADORAS DEBORA E KATIA

EDUCADORAS DEBORA E KATIA EDUCADORAS DEBORA E KATIA FÉRIAS ESCOLARES 2011 Como é gostoso aprender cada dia mais, conhecer professores e novos amigos... Mas, quando chega às férias, tudo se torna bem mais gostoso, podemos dormir

Leia mais

Corpo da Dissertação ou Tese

Corpo da Dissertação ou Tese PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS PGCEM DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA SEMINÁRIOS Corpo da Dissertação ou Tese 2015/02 Corpo

Leia mais

DATA: 09 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 09 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE

MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Passo Fundo, Pelotas, Pelotas - Visconde da Graça e Sapucaia do Sul. CADERNO 2 Instruções CADERNO DE REDAÇÃO 1. Este

Leia mais

Profª Rebecca Amor APRESENTAÇÃO

Profª Rebecca Amor APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Profª Rebecca Amor Atua no magistério há 19 anos; Formada em Letras pela Universidade da Região de Joinville UNIVILLE - (SC); Mestrado em Letras UNIR (RO); Vice-coordenadora do projeto de

Leia mais

Professor Hudson de Paula

Professor Hudson de Paula Professor Hudson de Paula Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes. Decorreram-se mais de 1600 anos para que a população do mundo dobrasse para 600 milhões.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

MATERIAIS PARA PROFESSORES, PAIS E FILHOS

MATERIAIS PARA PROFESSORES, PAIS E FILHOS Nível de competência B2 Oficina de escrita (Adaptada de Materiais para o Novo Programa de Português do Ensino Básico SD3_Ano7_FT03) Vai propor a aquisição de novas obras para a biblioteca escolar. Comece

Leia mais

Opa, seja bem vindo! Aqui Valdinei Martins e pouco abaixo você vai encontrar os 20 Passos para criar cartas de vendas matadoras.

Opa, seja bem vindo! Aqui Valdinei Martins e pouco abaixo você vai encontrar os 20 Passos para criar cartas de vendas matadoras. Opa, seja bem vindo! Aqui Valdinei Martins e pouco abaixo você vai encontrar os 20 Passos para criar cartas de vendas matadoras. Este é um dos processos que eu utilizo para fazer várias vendas de diversos

Leia mais

Processo Seletivo Caderno 3 Prova da 2. a Fase. Redação em Língua Portuguesa. 1.º Semestre de 2012

Processo Seletivo Caderno 3 Prova da 2. a Fase. Redação em Língua Portuguesa. 1.º Semestre de 2012 Processo Seletivo 1.º Semestre de 2012 Processo Seletivo 1.º Semestre de 2012 005. Caderno 3 Prova da 2. a Fase Redação em Língua Portuguesa Confira seus dados impressos na capa deste caderno. A duração

Leia mais

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique.

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique. Nome: Data: Unidade 1 Leia o texto a seguir e depois responda às questões de 1 a 9. A sopa de pedras Um rapaz pobre e faminto andava pelo campo em busca de alimento. Teve uma ideia e resolveu colocá-la

Leia mais

Ensino da Palavra voltado para a instrumentalidade na Obra. TRABALHO COM OS JOVENS 1ª fase - IMPLANTAÇÃO

Ensino da Palavra voltado para a instrumentalidade na Obra. TRABALHO COM OS JOVENS 1ª fase - IMPLANTAÇÃO TRABALHO COM OS JOVENS Ensino da Palavra voltado para a Instrumentalidade na Obra Direitos reservados a: Igreja Cristã Maranata - Presbitério Espírito Santense Ensino da Palavra voltado para a instrumentalidade

Leia mais

No processo de AUTOCONHECIMENTO, a parte mais importante é a nossa

No processo de AUTOCONHECIMENTO, a parte mais importante é a nossa Olá, politécnic@! Parabéns por sua aprovação no Programa de Carreira, estamos muito felizes por esta sua conquista e também porque trabalharemos juntos em alguns dos encontros. Somos do Programa Poli Gestão

Leia mais