Empreendedorismo e Plano de Negócios. Prof. Msc. Raul Benites Paradeda Introdução a Empreendedorismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Empreendedorismo e Plano de Negócios. Prof. Msc. Raul Benites Paradeda Introdução a Empreendedorismo"

Transcrição

1 Empreendedorismo e Plano de Negócios Prof. Msc. Raul Benites Paradeda Introdução a Empreendedorismo

2 Introdução Existem algumas diferenças entre os conceito de Organização e Empresa, qual a diferença entre os dois? Qual as características de uma organização? é formalmente constituída e possui normas e regulamentos, hierarquia, cultura organizacional, recursos, pessoas ocupando cargos e etc. necessitam obter receita para pagar as despesas. Qual a principal característica de uma empresa? empresas têm todas as características de quaisquer organizações, mas com um grande detalhe: seu objetivo é o lucro.

3 Introdução Definindo empresa: é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas e obter o lucro. para tal o empreendedor precisa adquirir recursos, estruturar um sistema de operações e assumir um compromisso com a satisfação do cliente.

4 Tendências segundo Naisbitt De: Para: Alteração: Sociedade Industrial Tecnologia simples Economia nacional Curto prazo Democracia representativa Hierarquias Centralização Ajuda Institucional Sociedade da informação Tecnologia sofisticada Economia mundial Longo prazo Democracia participativa Comunicação lateral Descentralização Autoajuda Inovação e mudança Maior eficiência Globalização e competitividade Visão do negócio e do futuro Pluralismo e participação Democratização e visibilidade Incerteza e imprevisibilidade Serviços diferenciados e autonomia

5 Influências A empresa é um sistema aberto que recebe influências do ambiente ao mesmo tempo que o influência. Podemos dividir em: Ambiente Direto / Específico / Imediato ou de Tarefa; Ambiente Geral ou Indireto ou Maior ou Macro ambiente.

6 Ambiente Direto O mais próximo no qual a organização realiza suas operações diárias. Diz respeito às organizações que concorrem no mesmo setor de atividade. Sua análise é sempre feita considerando-se a empresa como centro e o que os diversos públicos esperam dela. De acordo com o público considerado, as expectativas são divididas em: externas Produtos substitutos, concorrentes, comunidade, clientes e fornecedores. internas acionistas, alta direção e colaboradores.

7 Ambiente Indireto ou Geral É o ambiente mais distante. Exerce influência sobre as organizações, mas é pouco influenciado por elas. Afeta todas as organizações, independente do setor de atuação. É composto de forças que a empresa não pode controlar diretamente, como as variáveis econômicas, sociais, sindicais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais, ecológicas, culturais e mercadológicas. Estas variáveis atuam de uma maneira integrada, sendo que a variação de uma delas pode influenciar bastante ou quase nada as outras. Por exemplo: a estabilidade econômica, uma variável política, pode reduzir a inflação, aumentando o poder aquisitivo da população. Esta, por sua vez, é uma variável econômica, que influencia a demanda de mercado.

8 Globalização 1. Desenvolvimento e intensificação da TI. 2. Ênfase no conhecimento. 3. Formação de espaços plurirregionais. 4. Internacionalização do sistema produtivo, do capital e investimentos. 5. Automação. 6. Gradativa expansão dos mercados. 7. Dificuldades e limitações dos estados modernos e a obsolescência do direito. 8. Predomínio das forças democráticas do mundo desenvolvido. 9. Redução da possibilidade de uma conflagração mundial.

9 Globalização 1. Fontes externas 2. Exportação 3. Licenciamento 4. Franquia (franchising) 5. Investimento direto

10 Parceiros Contribuem com: Parceiros: Esperam retorno em: Matérias-primas, serviços e tecnologia Fornecedores Lucros e novos negócios Capital e investimentos Investidores a acionistas Lucros e dividendos Conhecimentos, esforço e habilidades Empregados Salários, benefícios e retribuições Aquisição de bens e serviços Clientes Qualidade, preço e satisfação

11 Desenvolvimento de Novo Negócio Inicialmente, o futuro empreendedor desenvolve ideias para novos produtos ou serviços. Não são apenas os produtos de alto conteúdo tecnológico que tem potencial para o sucesso. Na verdade, com frequência chegam ao mercado produtos e serviços sem nenhuma sofisticação tecnológica. As ideias de novos negócios nascem de muitas formas. Um inovador e empreendedor é capaz de transformar ideias em oportunidades de negócios.

12 Desenvolvimento de Novo Negócio Existem algumas fontes de ideias e oportunidades, são elas: Novo negócio com base em novo negócio. Necessidade dos consumidores. Aperfeiçoamento do negócio. Exploração de Hobbies. Derivação de ocupação. Observação de tendências.

13 Novo Negócio com Base em Novo Negócio Baseia-se em competência técnica e grande criatividade do empreendedor, bem como habilidade para prever padrões e tendências. O conceito do negócio é tão novo e revolucionário que cria um novo mercado, como: a lâmpada de Thomas Edison, o Modelo T de Henry Ford, o telefone de Graham Bell, o sistema operacional de Bill Gates e muitos outros.

14 Necessidades dos Consumidores Identificar carências e interesses das pessoas simplesmente prestando atenção em suas reclamações, hábitos e traços culturais. Em seguida, interpretar esses comportamentos para desenvolver produtos ou serviços que atendam essas necessidades. Muitos produtos importantes foram desenvolvidos com a ajuda do consumidor, como: serviços de entrega que exploram as deficiências e limitações dos serviços oficiais dos Correios.

15 Aperfeiçoamento do Negócio Pode originar-se da observação das necessidades e insatisfações dos consumidores, bem como da avaliação contínua do negócio atual. Buscar informações sobre como funciona cada setor, identificando os pontos onde há possibilidade de realizar melhorias. A identificação de oportunidades de aperfeiçoamento possibilita ao empreendedor adequar seus produtos e serviços a novos formatos e padrões de qualidade, preço, distribuição, etc. Autoatendimento das farmácias, que copiaram o modelo dos supermercados.

16 Exploração de Hobbies O hobby do empreendedor pode transformar-se em oportunidade de negócio, a partir do momento em que identificar suas possibilidades comerciais em algum segmento da sociedade. Invenção do walkman, criado por Aiko Morita, que jogava golfe e queria ouvir música ao mesmo tempo.

17 Derivação de Ocupação Alguns empreendedores iniciam negócios com base em sua atividade. Analisando sua ocupação, e seu grau de sucesso ou insucesso, o empreendedor poderá desenvolver produtos e serviços nos quais suas experiências e seus conhecimentos são aproveitados. Por exemplo, os professores que criam escolas.

18 Observação de Tendências A observação da realidade permite a descoberta de novos mercados. O empreendedor precisa desenvolver o hábito de observar a realidade, com o objetivo de compreender seus mecanismos de funcionamento e tendências. Um exemplo é o aumento da criminalidade em algumas regiões do Brasil, criando oportunidades para empresas de serviços de seguros, vigilância e localização de carros roubados.

19 Licenças Para garantir a propriedade do novo produto ou serviço e impedir que outros o pirateiem, o empreendedor deverá patenteá-lo ou registrá-lo. A patente é a emissão de uma concessão de direito legal para proteger o inventor de um novo produto.

20 Fatores críticos para Novos Produtos Pesquisa adequada de marketing. Atendimento de uma necessidade. Grande vantagem do produto. Qualidade e preço adequado no lançamento. Escolha dos canais corretos de distribuição.

21 Viabilidade de Mercado O que seria? O mercado é o principal fator que o empreendedor deverá levar em consideração antes de montar um negócio. A viabilidade de uma ideia é determinada em primeiro lugar pela existência de pessoas com poder aquisitivo e vontade de comprar.

22 Concorrência As barreiras para a entrada de competidores, como as taxas sobre produtos importados ou os subsídios para os produtos locais, constituem também uma vantagem competitiva. É importante para o empreendedor conhecer quem são os fornecedores dos concorrentes, o que pode ajudar o empreendedor a identificar novas oportunidades e manter-se informado sobre as tendências do mercado.

23 Viabilidade de Produção Refere-se à capacidade efetiva de fornecer o produto ou serviço hoje e amanhã. O empreendedor precisa verificar se é possível fabricar o produto ou prestar o serviço e o que é necessário para fornecer o produto ou serviço.

24 Controle Governamental A intensidade do controle governamental na qual o empreendedor vai estar sujeito deverá ser levada em consideração, pois nessa situação as mudanças nas regras são constantes, gerando uma inconstância no mercado. Nos dias de hoje que temos uma grande globalização no mercado, se a matriz de sua empresa fica no Brasil, porém, as filiais no Canadá. De acordo com o cenário acima, a filial vai ser controlado por qual governo?

25 Viabilidade de Mercado O produto tem compradores potenciais? Com que frequência o produto será comprado? Administração de Novos Negócios CRITÉRIOS PARA AVALIAR PRODUTOS E NEGÓCIOS Concorrência Viabilidade de Produção Controle Governamental Quem são os concorrentes? Existem componentes e Há controles governamentais matérias-primas para fazer sobre o produto ou tipo de o produto ou prestar o negócio? serviço? Quantos são? Existem máquinas, equipamentos e instalações? Há necessidade de licenciamento ou aprovação? Quem compraria? Onde estão? Existe a mão de obra? Qual o investimento necessário para atender à legislação? Quantos comprariam? Onde estão os compradores? Qual preço aceitariam? Há sazonalidade? Quais são suas vantagens competitivas? Qual é o alcance e a eficácia de seus canais de distribuição? Há barreiras para novos ingressantes? Quais são os fornecedores concorrentes? Qual a necessidade de desenvolvimento e de experimentação? Qual o investimento necessário? Investimento Inicial e retorno Qual o investimento necessário? Qual o período de retorno desse investimento?

26 Quem sabe comprar um Negócio Pronto? PONTOS A CONSIDERAR NA COMPRA DE UM NEGÓCIO EXISTENTE Pontos a favor e vantagens Pontos contra e risco Produto, serviço e mercado definidos Empresa em funcionamento Equipamentos disponíveis Clientela formada Fornecedores operando Experiência do proprietário anterior Conhecimento dos empregados Herança de problemas trabalhistas ou fiscais Problemas futuros ocultos Mão de obra desqualificada Imagem comprometida Modernização necessária dispendiosa Localização desvantajosa Preço alto, gerando ônus sobre o lucro

27 Exercícios 1 - Com a Globalização associada à Tecnologia da informação, são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações abocanham participações no mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização, assinale a alternativa INCORRETA: 1) A Globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência. 2) Ela gerou uma menor diversidade de produtos e serviços. 3) Ela exige um diferencial competitivo das empresas. 4) Ela gerou a queda das barreiras entre os países.

28 Exercícios 2 - De acordo com Peter Drucker, grande autor da área de novos negócios, estamos viajando por um território desconhecido, onde os velhos mapas e bússolas são inadequados e possivelmente perigosos. Baseado no conhecimento sobre mudanças, assinale a alternativa correta: 1) A mudança é algo recente no mundo das organizações. 2) A mudança não faz parte da vida das organizações, e sim das empresas. 3) Resistir às mudanças é uma atitude frequente. 4) As pessoas devem se afastar das mudanças.

29 Exercícios 3 - Baseado nas diferenças entre organização e empresa, assinale a alternativa correta: 1) Toda organização é uma empresa. 2) As empresas são organizações sem fins lucrativos. 3) As ONGs são exemplos de empresas. 4) Toda empresa é uma organização

30 Exercícios 4 - De acordo com Bill Gates, as Tecnologias da Informação e de negócios estão se tornando inevitavelmente uma coisa só. Não creio que alguém possa falar sobre um sem falar sobre o outro. Baseado nesta informação, pode-se afirmar que: 1) A tecnologia é a atividade fim da organização. 2) A tecnologia não colaborou para a Globalização. 3) A tecnologia não deve ser utilizada como ferramenta para tomadas de decisão. 4) A tecnologia é a atividade meio da organização.

31 Exercícios 5 - Uma empresa é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Baseado nesta afirmação, assinale a alternativa correta: 1) A empresa possui o ambiente geral e o ambiente de tarefa. 2) Os clientes fazem parte do ambiente geral. 3) O ambiente geral pode ser influenciado pela empresa. 4) A variável política é um exemplo do ambiente de tarefa.

32 Próxima Aula TIPOS DE EMPRESA Empresa Tradicional Empresa Familiar Franquia ou Franchising Escritório Doméstico ou Home Office Cooperativas NATUREZA JURÍDICA Sociedade simples Sociedade empresária Sociedade limitada Sociedade por ações Sociedade estrangeira

CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ESCOLHA DO NEGÓCIO. PROFª DRª GECIANE PORTO

CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ESCOLHA DO NEGÓCIO. PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ESCOLHA DO NEGÓCIO PROFª DRª GECIANE PORTO geciane@usp.br www.usp.br/ingtec Desenvolvimento de um novo negócio Identificação de oportunidades Associadas à criação de valor para

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Três Etapas para criar um Negócio. Capítulo 6. Matriz de Planejamento. Benchmarking. Capítulo 7. Blog do Leo leonardoaugustin.

Três Etapas para criar um Negócio. Capítulo 6. Matriz de Planejamento. Benchmarking. Capítulo 7. Blog do Leo leonardoaugustin. Três Etapas para criar um Negócio Capítulo 6 Identificar a Oportunidade do Negócio Desenvolver o Conceito do negócio Implantar o Empreendiment o Identificação de Oportunidades Fórmulas para Identificar

Leia mais

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO.

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. PROCESSO EMPREENDEDOR SE DESENVOLVE AO LONGO DO TEMPO E SE MOVE POR MEIO DE FASES DISTINTAS, MAS INTIMAMENTE

Leia mais

Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial. Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon

Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial. Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon Implantação do planejamento Estratégico Declaração de Valores cria um diferencial competitivo

Leia mais

Planejamento Estratégico Análise: Externa, Variáveis Ambientais. Unidade 05 Material Complementar

Planejamento Estratégico Análise: Externa, Variáveis Ambientais. Unidade 05 Material Complementar O Ambiente Organizacional O ambiente organizacional é composto de fatores ou elementos externos e internos que lhe influencia, o funcionamento. Tipos de Ambiente Basicamente, há três subambientes que compõem

Leia mais

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico Analise do ambiente AULA 2 ASSUNTO: Análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar

Leia mais

Informações de marketing

Informações de marketing Pesquisas Mercadológicas Informações de Marketing Informações de marketing O Sistema de Informações de Marketing (SIM) possibilita que a empresa organize um fluxo de informações necessárias para a tomada

Leia mais

Modelo de Forças Competitivas de Porter

Modelo de Forças Competitivas de Porter Modelo de Forças Competitivas de Porter O modelo de forças competitivas de Porter pressupõe a existência de cinco forças para a análise da competitividade dos setores da economia. O modelo também pode

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

Aula 10. S.I. Aplicado às Organizações. Tipos de Vantagens Competitivas. O pensamento sistêmico aplicado às organizações

Aula 10. S.I. Aplicado às Organizações. Tipos de Vantagens Competitivas. O pensamento sistêmico aplicado às organizações Aula 10 O pensamento sistêmico aplicado às organizações Teoria Geral de Sistemas TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 S.I. Aplicado às Organizações Um dos fatores indispensáveis às empresas que buscam

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 5 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica. Aula 5 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 5 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Leitura INDISPENSÁVEL para Próxima Aula MODELO ADAPTADO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À MICROEMPRESAS:

Leia mais

Empreendedorismo A Administração da revolução

Empreendedorismo A Administração da revolução EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20 Timmons,

Leia mais

LOCALIZAÇÃO E EXPANSÃO NO VAREJO: Estratégias, Modelos e Operacionalização. Franquias como Opção: Vantagens e Desvantagens Paulo César Mauro

LOCALIZAÇÃO E EXPANSÃO NO VAREJO: Estratégias, Modelos e Operacionalização. Franquias como Opção: Vantagens e Desvantagens Paulo César Mauro LOCALIZAÇÃO E EXPANSÃO NO VAREJO: Estratégias, Modelos e Operacionalização Franquias como Opção: Vantagens e Desvantagens Paulo César Mauro O QUE É FRANQUIA Franquia é um tipo de canal de distribuição

Leia mais

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas Introdução à Administração Unidade 02 Conteúdo e Estudo da Administração O Estado Atual da Teoria Geral da Administração A Administração na Sociedade Moderna Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas

Leia mais

Inovação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Inovação. Alberto Felipe Friderichs Barros Inovação Alberto Felipe Friderichs Barros O desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias são essenciais para o crescimento da produção e aumento da produtividade. A inovação e o conhecimento desempenham

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. MSc. Márcio Rogério de Oliveira

Empreendedorismo. Prof. MSc. Márcio Rogério de Oliveira Empreendedorismo Prof. MSc. Márcio Rogério de Oliveira Unidades da Disciplina: As Empresas; Mortalidade, Competitividade e Inovação Empresarial; Empreendedorismo; Processo Empreendedor; Instituições de

Leia mais

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Estados Unidos Colômbia México Argentina Emirados Árabes Unidos Paraguai China

Leia mais

EMPREENDEDORISMO X RISCOS

EMPREENDEDORISMO X RISCOS EMPREENDEDORISMO X RISCOS Moreira, Alessandro Messias. M835e Empreendedorismo x riscos / Alessandro Messias Moreira. Varginha, 2015. 38 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso:

Leia mais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Númer o 05/2006 Cenário Moveleiro Número 05/2006 1 Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Leia mais

Aula 2 13/10/2016. Empresas Transnacionais. Conversa Inicial

Aula 2 13/10/2016. Empresas Transnacionais. Conversa Inicial Aula 2 Empresas Transnacionais Conversa Inicial 2 Profa. Ludmila A. Culpi 1) A origem e a evolução histórica das empresas 2) O regime fordista- -taylorista e o toyotismo 3) Definição de 4) Definição de

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 3: Formulação da estratégia e posicionamento 1 SEÇÃO 3.1 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS 2 Relembrando - SWOT A análise do ambiente externo permite que a organização identifique

Leia mais

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário Plano de Negócios Como se tornar um empreendedor de sucesso Prof. Ricardo Suñer Romera rsromera@hotmail.com Unimódulo Centro Universitário O que é um Plano de Negócios? Um instrumento para planejar seu

Leia mais

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 6 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br A BATALHA DE KURSK 1 Modelo de Porter As 5 forças Competitivas Estratégias Genéricas Propósito da Empresa

Leia mais

Economia Industrial. Prof. Marcelo Matos. Aula 18

Economia Industrial. Prof. Marcelo Matos. Aula 18 Economia Industrial Prof. Marcelo Matos Aula 18 A Empresa Transnacional e Reorganização das estruturas produtivas mundiais Gonçalves (K&H 2013, cap17); Introdução ET como principal locus de acumulação

Leia mais

Administração de Serviços. Prof. Marcos Cesar

Administração de Serviços. Prof. Marcos Cesar Administração de Serviços Prof. Marcos Cesar A importância dos Serviços na Economia: Grécia Clássica - Importância a educação dos jovens. Serviços deixado de lado, sociedade agrícola e escravocrata. Idade

Leia mais

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação Os papéis estratégicos dos Parte 3 Aula 6 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr Introdução aos sistemas de informação Os podem alterar a forma como as organizações competem em seus mercados,

Leia mais

Prospecção, PI, TT e Políticas Públicas para efetivação da Inovação no Vale do São Francisco

Prospecção, PI, TT e Políticas Públicas para efetivação da Inovação no Vale do São Francisco Prospecção, PI, TT e Políticas Públicas para efetivação da Inovação no Vale do São Francisco Prospecção Tecnológica Cenário Global Inovação Prospecção Tecnológica para quê? Cenário Global Globalização;

Leia mais

Eficiência e Eficácia

Eficiência e Eficácia Eficiência e Eficácia Desempenho das Organizações A eficiência é determinante da eficácia: caso haja recursos disponíveis, e estes forem utilizados corretamente, a probabilidade de atingir os objetivos

Leia mais

ESTRATÉGIA INTERNACIONAL. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA 12 Prof. Adalberto Fischmann Prof. Marcos Bruno/Luiz Bloem Jr.

ESTRATÉGIA INTERNACIONAL. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA 12 Prof. Adalberto Fischmann Prof. Marcos Bruno/Luiz Bloem Jr. ESTRATÉGIA INTERNACIONAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA 12 Prof. Adalberto Fischmann Prof. Marcos Bruno/Luiz Bloem Jr. 1 ESTRATÉGIA INTERNACIONAL Michael Porter A estratégia de internacionalização corresponde

Leia mais

Introdução ao Estudo da Economia. Contextualização. Aula 3. Instrumentalização. Estruturas de Mercado. Prof. Me. Ciro Burgos

Introdução ao Estudo da Economia. Contextualização. Aula 3. Instrumentalização. Estruturas de Mercado. Prof. Me. Ciro Burgos Introdução ao Estudo da Economia Aula 3 Contextualização Prof. Me. Ciro Burgos É fundamental conhecer as estruturas de mercado, onde a empresa atua, para agir de forma correta Como agem; impactos sobre

Leia mais

Administração e Empreendimento em Informática

Administração e Empreendimento em Informática Administração e Empreendimento em Informática SLIDE V Professor Júlio Cesar da juliocesar@eloquium.com.br site: http://eloquium.com.br/ twitter: @profjuliocsilva facebook: https://www.facebook.com/paginaeloquium

Leia mais

Análise Estratégica. Fontes: PORTER, TAVARES, 2000.

Análise Estratégica. Fontes: PORTER, TAVARES, 2000. Análise Estratégica Fontes: PORTER, 1998. TAVARES, 2000. 1. Análise Macroambiental Deve ser orientada pela definição do negócio, visão e missão para análise mais focada. Pode mostrar inadequação do negócio,

Leia mais

XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30

XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30 XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30 Nós, da Edenred, customizamos e gerenciamos soluções que geram eficiência para as organizações e poder de compra para os trabalhadores.

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE Análise do Ambiente DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de monitoração do ambiente organizacional que visa identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar

Leia mais

AMBIENTE COMPETITIVO

AMBIENTE COMPETITIVO Objetivo AMBIENTE COMPETITIVO Entender como as forças ambientais influenciam a competitividade das empresas. Ser capaz de analisar o ambiente competitivo e formular estratégias empresariais Sumário Ambiente

Leia mais

Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo.

Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo. EMPREENDEDORISMO CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO SEGUNDO ALGUNS AUTORES Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo.

Leia mais

Estratégias de internacionalização: oportunidades e limitadores

Estratégias de internacionalização: oportunidades e limitadores Estratégias de internacionalização: oportunidades e limitadores prof.danilopastorelli@saojudas.br Mestre em Economia Graduado em História e Pedagogia conceito mecanismo de desenvolvimento das exportações

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo

PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo INTRODUÇÃO É um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma

Leia mais

3. Sobre as 5 Forças de Porter é correto dizer:

3. Sobre as 5 Forças de Porter é correto dizer: Quizz #1 ESTRATÉGIA - GABARITO 1. Qual das alternativas abaixo é incorreta sobre a matriz SWOT da VW? a) Uma fraqueza da empresa é a crescente pressão para utilização de transporte público frente a crise

Leia mais

Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER

Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite

Leia mais

VANTAGEM COMPETITIVA

VANTAGEM COMPETITIVA Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Pós-GraduaP Graduação em Engenharia de Produção VANTAGEM COMPETITIVA Disciplina: Inovação e estratégia empresarial para competitividade

Leia mais

Relatório Aprendendo a Exportar

Relatório Aprendendo a Exportar Relatório Aprendendo a Exportar Encontro 1 O número de empresas exportadoras no Brasil é bastante reduzido, já que não há uma cultura de exportação em larga escala consolidada no país. Para as empresas,

Leia mais

ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO APRESENTAÇÃO GERAL DA EMPRESA: Histórico da empresa; Missão, Visão, Valores; Fonte da ideia (máximo10 linhas) 1. EMPREENDEDORES(Critério e Perguntas

Leia mais

conomia e Finanças FATEC-SP 2012 FATEC-SP 2011 Justificativa para atualização curricular do curso de TI

conomia e Finanças FATEC-SP 2012 FATEC-SP 2011 Justificativa para atualização curricular do curso de TI Economia e Finanças FATEC-SP 2012 conomia e Finanças TI da FATEC-SP Justificativa para atualização curricular do curso de TI Profissional fazer estudos de necessidades e viabilidade técnico-econômica TI

Leia mais

A Revolução do Empreendedorismo

A Revolução do Empreendedorismo A Revolução do Empreendedorismo A Revolução do Empreendedorismo As transformações do século XX. As invenções são fruto de inovação. As pessoas e equipes de pessoas com características especiais. Os empreendedores

Leia mais

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão da Qualidade Aula 03 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão da Qualidade Aula 03 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Gestão da Qualidade Aula 03 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves No que devemos pensar antes de estabelecermos qualquer nível de desempenho para uma organização? Uma clara

Leia mais

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL RH e Administração da Empresa A organização se constitui a partir da somatória de esforços individuais orientados para objetivos grupais pré-determinados.

Leia mais

Administração Mercadológica II

Administração Mercadológica II ADMINISTRAÇÃO Administração Mercadológica II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ APLICADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova: Administrador(a)

Leia mais

Economia Industrial. Prof. Marcelo Matos. Aula 4

Economia Industrial. Prof. Marcelo Matos. Aula 4 Economia Industrial Prof. Marcelo Matos Aula 4 O Modelo Estrutura - Conduta - Desempenho Hasenclever e Torres [cap 4 de K&H, 2013]; Scherer e Ross, 1990; Mason: Esforço empírico Antecedentes A Firma Ativa

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Aula N : 03 Tema:

Leia mais

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NO SETOR EMPRESARIAL PORTUGUÊS

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NO SETOR EMPRESARIAL PORTUGUÊS INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NO SETOR EMPRESARIAL PORTUGUÊS Contributos para uma reflexão Rui Coutinho Porto, 25 Junho 2018 Conferência Central de Balanços Banco de Portugal 4 Grandes Desafios de Inovação

Leia mais

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue na etapa Envio da Solução. Nesta etapa todos os itens

Leia mais

resultados 3T09 23 de outubro de 2009

resultados 3T09 23 de outubro de 2009 resultados 3T09 23 de outubro de 2009 1 mercado alvo CF&T - Brasil > Mercado Alvo 1 Receita Líquida (R$ bilhões, nominal) CAGR (2004-2008) = 15,0% 16,0 15,2 14,0 13,0 12,0 11,5 10,0 8,0 8,7 10,1 +17,3%

Leia mais

Aula Mercado para as MPE s. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Aula Mercado para as MPE s. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Aula Mercado para as MPE s Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Mercado e Composição de Preços Estudo de Mercado 2 2 Estudo de Mercado O Estudo de Mercado é uma ferramenta para auxiliar na tomada de

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO

CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO Negócios ambientais Prof. Adriana Gonzaga E ESTRATÉGIAS POR SETOR ECONÔMICO Slide 1 SETOR ECONÔMICO CONCENTRADO Produtos homogêneos; Elevado grau de concentração com poucas empresas responsáveis por grande

Leia mais

PROPOSTA DE PALESTRA

PROPOSTA DE PALESTRA PROPOSTA DE PALESTRA PALESTRANTE: Claudio Forner É Administrador de Empresas e especialista em comercialização internacional pela Fundação Getúlio Vargas, em convênio com a Organização dos Estados Americanos

Leia mais

mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte Empreendedorismo mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 Prof. Antonio Celso Duarte

mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte Empreendedorismo mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 Prof. Antonio Celso Duarte Empreendedorismo FATEC-SP 2011 Econ-Fin: Plano de Aulas conomia e Finanças Aula 2011 Assunto 1 10/fev Regras da disciplina e introdução ao empreendedorismo 2 17/fev Testes de perfil dos alunos 3 24/fev

Leia mais

Administração de Produção Prof. Vilmar da Silva A Produção nos segmentos diferentes das empresas Todos produzem

Administração de Produção Prof. Vilmar da Silva A Produção nos segmentos diferentes das empresas Todos produzem A Produção nos segmentos diferentes das empresas Todos produzem Objetivo: Evidenciar que a produção não se faz somente na área afim, é o resultado de toda uma linha de esforço Até 1950 Via de a regra área

Leia mais

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES CLIENTE A definição do negócio deve partir de fora para dentro e do ponto de vista do cliente e não do produto/serviço que você pretende oferecer. mercado consumidor

Leia mais

Um ótimo custo x benefício

Um ótimo custo x benefício História da Rifai A Rifai JEANS foi fundada em 1986, atuando no segmento de calças jeans. Quando Mona El Bacha, idealizadora e fundadora, percebeu no mercado a falta de oferta de calças jeans com preços

Leia mais

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Empreendedorismo no Mercado de Seguros Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Novos Desafios do Corretor O conceito de venda mudou! - Empoderamento do Cliente - Maior Concorrência - Mercado em Mudança

Leia mais

APIMEC Natura. 21 de março de 2007

APIMEC Natura. 21 de março de 2007 APIMEC Natura 21 de março de 2007 a empresa 2 nossa visão a natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão

Leia mais

LLM Marketing de serviços jurídicos

LLM Marketing de serviços jurídicos LLM Marketing de serviços jurídicos Planejamento estratégico + Posicionamento de Mercado Aula 02 Wolney Pereira Agenda 1) Projeto de marketing 2) Conceituação de estratégia 3) Processo de planejamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms.

ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht Conceito de Produção mais Limpa A partir de 1989 a United Nation Environmental

Leia mais

AULA 3 ADMINISTRAÇÃO

AULA 3 ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informações AULA 3 ADMINISTRAÇÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com waltenomartins@hotmail.com www.waltenomartins.com.br Objetivos da unidade Introduzir o conceitos

Leia mais

Apresentação de Resultados 1T15

Apresentação de Resultados 1T15 Apresentação de Resultados 06 de Maio de 2015 Aviso Importante Algumas das afirmações aqui contidas se baseiam nas hipóteses e perspectivas atuais da administração da Companhia que poderiam ocasionar variações

Leia mais

Resizing aula 2 segunda parte

Resizing aula 2 segunda parte Resizing aula 2 segunda parte Professor Douglas Pereira da Silva 1 Revisão da Estratégia A revisão deve ser precedida de uma análise no ambiente interno e externo à empresa. Mudanças bruscas no ambiente

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO PARA ALGUNS ESTUDIOSOS MARKETING SIGNIFICA: - Churchill e Paul J. Peter (2000, p. 04) definem marketing como um processo pelo qual se planeja e efetua

Leia mais

Figura 5 Ciclo de vantagem competitiva sustentável no mercado de saúde

Figura 5 Ciclo de vantagem competitiva sustentável no mercado de saúde 5 Conclusão A análise realizada ao longo deste estudo foi voltada para responder a pergunta problema proposta pelo autor: no atual contexto, que práticas de gestão levam as empresas de serviço em Saúde

Leia mais

PALESTRA: OFICINA: CURSO:

PALESTRA: OFICINA: CURSO: PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

ROTEIRO PARA PLANO DE NEGÓCIOS

ROTEIRO PARA PLANO DE NEGÓCIOS ROTEIRO PARA PLANO DE NEGÓCIOS I. APRESENTAÇÃO: dizer o que você quer fazer, que projeto/trabalho é o seu: Montar uma empresa? Implementar atividades (numa empresa já existente)? Renovar métodos? Assimilar

Leia mais

Composto de Mkt: Produto

Composto de Mkt: Produto Composto de Mkt: Produto Naotake Fukushima : UFPR : R$16,75 Naotake Fukushima : UFPR : R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal

Leia mais

Resultados do 4T06 e do ano de de março de 2007

Resultados do 4T06 e do ano de de março de 2007 Resultados do 4T06 e do ano de 2006 02 de março de 2007 mercado alvo CF&T Brasil > Mercado Alvo 1 Receita Líquida (R$ bilhões, nominal) CAGR (2001-2006) = 16,5% 10,1 11,4 8,7 5,3 6,3 7,2 +13,4% 2001 2002

Leia mais

Ministrante. Trabalhou no Centro de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG ( );

Ministrante. Trabalhou no Centro de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG ( ); Ministrante Engenheiro de Produção (UFMG) MBA em Engenharia e Inovação Mestrando em Inovação Tecnológica e PI (UFMG) Diretor de Presidente da Techmall S.A.; Membro do Comitê de Seleção de Startups; Trabalhou

Leia mais

Exportação e Internacionalização: A Importância da Cooperação

Exportação e Internacionalização: A Importância da Cooperação Exportação e Internacionalização: A Importância da Cooperação Quais os constrangimentos das Empresas Portuguesas? Alguns Constrangimentos: 1. Dimensão e capacidade instalada; 2. Disponibilidade para investir;

Leia mais

ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING

ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING A HISTÓRIA DO MARKETING MARKETING? Conceitos de marketing Definição Social Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e

Leia mais

Desconto de 10% de desconto para pagamento à vista

Desconto de 10% de desconto para pagamento à vista 1 PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata

Leia mais

INOVAÇÃO. Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica

INOVAÇÃO. Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica INOVAÇÃO Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica Descoberta Invenção Inovação DESCOBERTA: revelação para a sociedade de alguma coisa existente. Exemplo: descobertas

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

Economia Industrial. Prof. Marcelo Matos. Aula 11

Economia Industrial. Prof. Marcelo Matos. Aula 11 Economia Industrial Prof. Marcelo Matos Aula 11 Penrose e abordagem baseada em recursos Penrose, 1959 cap 2-5; Teoria da Firma - Questões Fundamentais 1. O que é uma firma? 2. Razões para o surgimento

Leia mais

CAPÍTULO 1 ESPÍRITO EMPREENDEDOR

CAPÍTULO 1 ESPÍRITO EMPREENDEDOR CAPÍTULO 1 ESPÍRITO EMPREENDEDOR OBJETIVOS Empreendedorismo Empresa Indicadores de Desempenho de uma empresa de sucesso. PAPEL DO EMPREENDEDOR COMO ADMINISTRADOR GERAL DA EMPRESA ADvidades de alta alavancagem.

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;

Leia mais

MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL. O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria.

MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL. O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria. MEIO ENVOLVENTE TRANSACCIONAL O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria. Clientes: consumidores actuais e potenciais dos bens e serviços oferecidos

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS EMENTA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS DISCIPLINA: Estratégias Competitivas e BSC EMENTA: Organização e ambiente organizacional, Desafios estratégicos e adaptação estratégica. Abordagens recentes a respeito

Leia mais

Gestão da Inovação Aula 01. Inovação e competitividade empresarial. Profa. Dra. Geciane Porto

Gestão da Inovação Aula 01. Inovação e competitividade empresarial. Profa. Dra. Geciane Porto Gestão da Inovação Aula 01 Inovação e competitividade empresarial Profa. Dra. Geciane Porto geciane@usp.br Algumas afirmações Inovação combinada com transferência eficiente de tecnologia é o combustível

Leia mais

Inovação. Data: 12/04/2012. Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. United Kingdom Department of Trade & Industry

Inovação. Data: 12/04/2012. Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. United Kingdom Department of Trade & Industry Cursos: Administração / Ciências Contábeis Disciplina: Inovação Tecnológica Data: 12/04/2012 Inovação Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. United Kingdom Department of Trade & Industry

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional.

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional. QUEM SOMOS O SEBRAE-SP é uma entidade privada e de interesse público, que apoia a abertura e expansão dos pequenos negócios e transforma a vida de milhões de pessoas por meio do empreendedorismo. Estas

Leia mais

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial Gestão da Produção Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Empresas Classe Mundial ESTRATÉGIA PRODUTIVIDADE QUALIDADE Balanced ScoreCard Lean

Leia mais

Transforme seu negócio em uma rede de Franquia

Transforme seu negócio em uma rede de Franquia Transforme seu negócio em uma rede de Franquia Nossa História de Sucesso O Grupo Multiply foi criado por um grupo de consultores com experiências em atendimento de projetos de gestão em micro, pequenas

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Paper Print

PLANO DE NEGÓCIO Paper Print PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/6 PLANO DE NEGÓCIO Paper Print maycon lins cruz de vasconcelos (maycon_lins@hotmail.com) Renan de Souza Ferreira (renanzinho.ferreira@hotmail.com) idejarlisson Morais de Sousa

Leia mais

Franchising: Transforme sua empresa em franquia

Franchising: Transforme sua empresa em franquia Franchising: Transforme sua empresa em franquia Apresentação do Palestrante Empreendedor Palestrante Coaching Consultor Quem somos O Grupo Multiply é uma empresa especialista no segmento gestão e franchising.

Leia mais

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf Fundamentos do Marketing Prof. Ms. Marilia G. Graf Vários Conceitos Marketing e o processo social e gerencial pelo qual o indivíduo ou grupo de pessoas obtém aquilo que necessitam ou desejam através da

Leia mais

Questões Logísticas nas Guerras

Questões Logísticas nas Guerras Questões Logísticas nas Guerras Para onde e como deslocar as tropas? Que tipo de armas e equipamentos serão necessários? Quais as necessidades da tropa? Quem irá fornecer as armas, medicamentos, etc? Como,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Aula 1 - Administração Estratégica e Competitividade Estratégica O ambiente competitivo contemporâneo As mudanças ocorridas no ambiente de negócios brasileiros

Leia mais