A metáfora é a substituição de um termo por outro, criando uma dualidade de significado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A metáfora é a substituição de um termo por outro, criando uma dualidade de significado."

Transcrição

1 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 1º. TRIMESTRE DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: PAULA 8os. ANOS (181 e 182) Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: Você deverá: 1. Estudar o resumo dos conteúdos que, neste material, estão dentro dos quadros. 2. Responder e estudar os exercícios que estão colocados após cada quadro. 3. A realização dos exercícios é o TRABALHO DE PORTUGUÊS (valor: 3,0). Deverá ser entregue no dia da aula de recuperação, onde eventuais dúvidas serão sanadas. 4. A PROVA DE RECUPERAÇÃO (valor: 5,0) será no mesmo dia da aula. Veja o horário de recuperação. PARTE 1 (LEITURA) Poemas M.1 Os poemas líricos exprimem os sentimentos e as vivências profundas de um eu, nem sempre identificado geralmente sem nome e sem identificação de sexo. A voz que fala no poema lírico é chamada de eu lírico, sujeito lírico ou voz lírica. O eu lírico não se confunde com o autor nem com as categorias narrador (própria do gênero narrativo) e personagem (própria dos gêneros narrativo e dramático). M. 4 A imagem, uma das dimensões básicas do fazer poético, resulta da descrição dos detalhes sensíveis da realidade criada pelo autor e da combinação surpreen dente de palavras. As figuras de linguagem são escolhas e combinações especiais de palavras, a fim de produzir efeitos expressivos e surpreendentes nas dimensões da musicalidade, da imagem e do pensamento. A metáfora é a substituição de um termo por outro, criando uma dualidade de significado. A comparação é a aproximação de dois termos para evidenciar suas semelhanças e/ou diferenças. A personificação é a atribuição de características humanas (qualidades, ações, sentimentos) a seres inanimados, irracionais ou abstratos. M. 7 Noções básicas 1. Leia o poema de Astrid Cabral.

2 2. Leia o poema a seguir e assinale a afirmação correta a) Trata-se de dois textos pertencentes ao gênero lírico, pelo fato de serem escritos em versos. b) Copacabana é um poema narrativo, pois exprime os sentimentos de uma personagem em relação ao bairro de Copacabana. c) Os dois textos são poemas narrativos (contam histórias), com algumas características líricas (apresentam conflitos entre o eu lírico e a cidade) e dramáticas (exprimem sentimentos). d) Pela rua é um poema lírico, mas possui algumas características do gênero narrativo, como as ações de uma personagem em sequência temporal. 3. Assinale a alternativa que apresenta as marcas de uma progressão temporal (sucessão de acontecimentos no tempo): a) Em Pela rua, o verso solto ao fumo da gasolina queimada. b) Em Copacabana : as expressões ao longe e à noite. c) Em Pela rua : os substantivos crepúsculo e noite e os verbos detenho-me e continuo. d) Em Copacabana : a repetição do substantivo carro e o contraste entre as expressões ao longe e soa bem. Leia o soneto de Raimundo Correia.

3 4. O poema descreve a passagem de uma cavalgada de fidalgos caçadores. Podemos perceber dois movimentos. a) Entre quais versos se dá a passagem do primeiro para o segundo movimento? b) Explique a progressão do primeiro movimento até o ponto culminante. c) Explique a progressão do segundo movimento. d) Compare o primeiro com o último verso e explique o efeito pretendido pelo poeta com essa abertura e esse fechamento do poema. 5. Faça o esquema de rimas do soneto de Raimundo Correia, atribuindo uma letra do alfabeto a cada nova rima, iniciando por A. 6. Faça, de cada verso destacado a seguir, a separação e a contagem das sílabas métricas (escansão). a) Silêncio!... Mas além, confuso e brando, b) O remanso da noite embalsamada... c) E o bosque estala, move-se, estremece... d) A lua a estrada solitária banha... PARTE 2 (ESTUDO DA LÍNGUA) A. PRONOMES PESSOAIS (Módulo 2) Os pronomes de primeira pessoa (eu/nós) e de segunda (tu/vós) têm a propriedade de, no discurso, apontar respectivamente para quem fala e para com quem se fala. Portanto os elementos referidos por esses pronomes variam conforme se alternam os turnos na conversação. Os PRONOMES PESSOAIS RETOS funcionam como SUJEITO do verbo, determinando o modo como o verbo deve ser flexionado. Os PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS, precedidos ou não de preposição, funcionam como COMPLEMENTO DO VERBO e são classificados em átonos ou tônicos, segundo a acentuação dada pela voz e não por acento gráfico. Os pronomes o(s), a(s) em posição enclítica apresentam as seguintes variações: lo(s), la(s) se a forma verbal termina pelas consoantes r, s ou z, que são eliminadas; no(s), na(s) se a forma verbal termina em ditongo nasal. 7. Marque o que se pede. Sem qualquer esperança

4 Detenho-me diante de uma vitrina de bolsas a) Lendo o trecho acima, podemos dizer que, quem fala é a: ( ) primeira pessoa do discurso ( ) segunda pessoa do discurso ( ) terceira pessoa do discurso b) Em Te vejo no restaurante a pessoa com quem se fala é: ( ) primeira pessoa do discurso ( ) segunda pessoa do discurso ( ) terceira pessoa do discurso c) E em A noite se ergue comercial /Nas constelações da avenida, a pessoa de quem se fala é a ( ) primeira pessoa do discurso ( ) segunda pessoa do discurso ( ) terceira pessoa do discurso 8. Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes: a) Bianca e Debora são muito bonitas. b) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. 9. Os termos em destaque na questão anterior exercem a função sintática de (sujeito/complemento do verbo) e foram substituídos por ( pronomes pessoais retos/ pronomes pessoais oblíquos.) Então conclui-se que os pronomes pessoais retos funcionam como sujeito do verbo. 10. Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal correspondente. Observe a terminação dos verbos. a) Vou pagar o empregado. b) Mário cortou a grama. c) Resolveram os problemas. d) Fez a tarefa e) É preciso trazer os cadernos diariamente. f) Os alunos deixaram o recado. g) Quebramos o brinquedo. h) As meninas fizeram a vitamina. i) Entregaram flores à professora. J) Entregaram flores à professora. k) Dei a ele um belo presente. l) Dei a ele um belo presente. 11. Os termos em destaque na questão anterior exercem a função sintática de (sujeito/complemento do verbo) e foram substituídos por ( pronomes pessoais retos/ pronomes pessoais oblíquos.) Então conclui-se que os ( pronomes pessoais retos/ pronomes pessoais oblíquos.) funcionam como (sujeito/complemento do verbo) do verbo. B. FORMAS DE TRATAMENTO (módulo 5)

5 As pessoas dirigem se umas às outras usando o pronome pessoal da 2ª. pessoa do singular (tu) e formas de tratamento que levam o verbo para a 3ª. pessoa. As várias formas de tratamento obedecem aos diferentes níveis de intimidade ou distanciamento entre as pessoas, assim como aos de hierarquia social. As formas de tratamento podem exercer todas as funções sintáticas, como qualquer nome ou expressão nominal. A forma de tratamento com o pronome possessivo Vossa é usada em relação à 2a pessoa (com quem o interlocutor se comunica); o pronome Sua refere se à 3a pessoa (de quem se fala). Nas formas com Vossa, o verbo irá para a 3ª. pessoa, não para a 2ª. Textos escritos na norma culta não admitem que se misturem os tratamentos, como ocorre na linguagem coloquial com o tu e o você. 12. Complete: a) Vossa Excelência fazer o que for possível. (deve/ deveis) b) Quando Vossa Santidade basta chamar-me. (desejar/ desejardes) 13. Justifique a resposta dada no exercício anterior. 14. Leia esta piadinha: Na rua - Senhor, seu filho me atirou uma pedra. - Acertou na senhora? - Não! - Então não foi filho. a) No texto são empregados dois pronomes de tratamento. Quais são eles? b) O que o uso desses pronomes revela sobre a forma como as pessoas se tratam? 15. Compare: I. Espero que Vossa Excelência, Senhor Ministro, compareça a este encontro. II. Todos os membros da C.P.I. afirmaram que Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, agiu com propriedade. Explique por que na frase I usou-se Vossa e na II, Sua 16. Leia: Você se enfiou onde, meu filho? Eu te procurei, mas não te achei. Segundo a norma culta há uma inadequação na frase acima. Explique-a e reescreva-a de acordo com a norma padrão.

6 D. O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS (Módulo 8) O SUJEITO é o termo da oração com o qual o verbo concorda em número e pessoa; o predicado é o que resta de uma oração quando se retira o sujeito. O PREDICADO VERBAL tem como núcleo um verbo intransitivo ou transitivo. Neste último, o complemento verbal é um objeto, que pode ser direto, indireto ou direto e indireto. O objeto direto é o objeto da ação verbal que dispensa a preposição necessária para ligar se ao verbo. O objeto indireto liga se ao verbo por meio de preposição necessária. 17. Nas orações a seguir coloque: V I verbo intransitivo VTD verbo transitivo direto VTI verbo transitivo indireto VTDI verbo transitivo direto e indireto Observação: quando houver complemento verbal indique-o, classificando-o em objeto direto oi indireto. a) ( ) A ferrugem estraga o ferro. b) ( ) A planta cresce naturalmente. c) ( ) A bicicleta do garoto derrapo na pista. d) ( ) O rato roeu as cordas do barco. e) ( ) O rapaz assistiu ao filme na televisão. f) ( ) As florestas oferecem muitas riquezas aos homens. g) ( ) O governo afirmou à população as novas medidas. h) ( ) A garota escondeu seu diário na gaveta. i) ( ) Sempre gostamos de novidades. j) ( ) O foguete avança em direção à lua. E. OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO. O objeto direto preposicionado é quando o objeto direto está acompanhado de uma preposição, bem diferente do que ele realmente pede em sua definição, normalmente é a preposição a. Por exemplo: Joana sempre chama a Paulo 18. Distinga o Objeto Indireto do Objeto Direto Preposicionado: a) Ofendem a ti, sem razão. b) Seremos julgados por Deus. c) Zeus amou a Afrodite. d) Judas traiu a Cristo. e) O Dourado se alimenta de pequenos peixes. f) Os tigres despedaçavam-se uns aos outros. g) Ninguém resiste à temperaturas tão baixas. h) O brotinho lhe telefonou? i) O médico enganou a todos. j) Não obedeço a você. F. Predicado nominal O PREDICADO NOMINAL é constituído por um verbo de ligação e pelo predicativo do sujeito, possuindo

7 como núcleo um nome que atribui uma característica ao sujeito da oração. VERBOS DE LIGAÇÃO são verbos que ligam uma característica ao sujeito, indicando um estado. Não são significativos, nem indicam uma ação realizada, não sendo o núcleo do predicado. Exemplos de verbos de ligação: ser, estar, parecer, ficar, tornar-se, continuar, andar e permanecer. 18. Sublinhe o predicado das orações e circule seus núcleos. a) Tudo parece calmo b) Parecia satisfeito o diretor. c) Continua molhada sua camiseta. d) O estado de Minas Gerais é muito rico. 19. Marque PN para predicado nominal e PV para predicado verbal. a) ( ) O motoqueiro anda cansado. b) ( ) O motoqueiro anda devagar. c) ( ) A professora está em sua casa. d) ( ) A professora está brava. e) ( ) A criança caiu da cama. f) ( ) A criança caiu de cama. g) ( ) A Lua permanecia no céu. h) ( ) A Lua permanecia escondida entre as nuvens. G. REGÊNCIA VERBAL Módulo 11 A regência verbal estuda a relação de dependência entre o complemento verbal (termo regido) e o verbo (termo regente). A diferença entre a linguagem formal e a informal, ou entre a língua escrita e a língua oral, reflete-se no uso de alguns verbos. Há verbos que, em função da regência, ganham mais de um sentido. Ex. aspirar a (VTI) = desejar; aspirar (VTD)= inalar, inspirar Assistir (VTD) = ajudar, prestar assistência a, auxiliar; Assistir a (VTI) = ver, presenciar Alguns verbos aceitam duas construções diferentes para o mesmo sentido. Por exemplo: lembrar-se de algo, lembrar-se algo; esquecer algo/ esquecer-se de algo. A CRASE resulta da fusão de duas vogais numa só. No caso deste Módulo, a crase é a fusão da preposição a com outro a (artigo ou pronome feminino, ou o a inicial das formas aquilo, aquela aquele). A CRASE é indicada pelo acento grave. Modo prático de saber se ocorre crase: substituir a palavra feminina precedida de um a(s) por palavra masculina; haverá crase se a palavra masculina vier precedida por ao(s). Não corre crase entre palavras repetidas, antes de verbo e antes de palavra masculina. Ex. face a face A partir deste sábado não sairemos mais. Andamos a cavalo. Use para indicar horas. Ex. Sairemos às três horas. 20. Circule a resposta correta. a) [Esqueci / Esqueci-me] todo o dinheiro em casa. b) [Esqueci-me / Esqueci] de todo o dinheiro em casa. c) Não [esquecerei / me esquecerei] de você, Cláudia. d) Todos em casa assistem [telenovelas / a telenovelas]. e) Ópera é gratuita, mas ninguém quis [assisti-la / assistir a ela].

8 f) A empregada aspirou [o pó / ao pó] do tapete.. g) Aos domingos meu pai vai [ao / no] maracanã. h) Nunca namorei [com essa / essa] garota.. i) Prefiro ser prejudicado [do que / a] prejudicar os outros. j) Prefiro a companhia de Paulo [que a / a] de Joaquim. k) Prefiro crítica sincera [do que / a] elogios exagerados. l) [Esqueci / Esqueci-me] meu caderno de anotações. m) [Esqueci / Esqueci-me] da promessa. n) Eles obedeciam [os / aos] estatutos? o) Preferia [mais o / o] campo [do que a / a] cidade. p) Os corpos obedecem [leis / às leis] da gravidade. q) Obedeça [o / ao] regulamento. r) Aspire [o / ao] ar da manhã. s) Ele aspira [o / ao] sucesso. t) Ele assistiu [o / ao] jogo. u) O médico assiste [o / ao] ferido. v) Prefere [mais sair / sair] [do que ficar / a ficar]. w) Obedeçam [os / aos] sinais de trânsito. x) [Paguei o / Paguei ao] quitandeiro. y) [Perdoei as / Perdoei às] crianças. 21. Use, nas Palavras Abaixo, o Acento Grave Quando For Necessário: a) Não chegaram [a] saber quem era [a] autoridade. b) Não fui [aquela] farmácia. c) Entregamos o prêmio [aquele] aluno. d) Submeterei [aqueles] alunos a uma prova. e) Reprovo [aquela] atitude. f) Encontrei-o [a] porta de minha casa. g) Sua aversão [a] estrangeiros era censurada. h) [As] dez e meia todos dormiam. i) Você vai [a] aula hoje? j) Os meninos chegaram [a] uma hora. k) Tomou o remédio gota [a] gota. l) Dia [a] dia, a empresa foi crescendo. m) Os romeiros chegaram [a] Bahia. n) Já não agrada ir[ a ]Brasília. o) Saiu [a ]andar [a] pé. p) A professora chegou [a] tempo. Leia a tirinha.

9 22. Reescreva a segunda fala da menina adequando-a ao padrão culto da língua. ATENÇÃO: Por ser um texto cômico e destinado ao entretenimento, cujas personagens usam a linguagem coloquial não há problemas, nem tampouco considera-se erro o uso do verbo lembrar da forma apresentada. H. Concordância verbal (Material de adaptação Anglo) Concordância verbal é a igualdade de flexões de pessoa e número entre o verbo e seu sujeito. O número e a pessoa em que se emprega o núcleo (ou núcleos) do sujeito são determinantes na concordância verbal. A concordância verbal obedece a regras da gramática normativa. Regra básica de concordância verbal gramatical: o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. 23. Sublinhe os núcleos dos sujeitos. Em seguida, complete as frases com os verbos entre parênteses, usando um tempo do pretérito. a) As pulseiras de ouro escondidas no fundo do guarda-roupa ( valer)muito. b) A história dos garotos perdidos na floresta (encantar) as crianças. c) Os dois livros da autora mineira (fazer) sucesso nas escolas. d) Telefones celulares de alta tecnologia (mudar) a vida de muita gente. e) Os botões pregados na blusa de renda (ser) pequeninos. 24. Faça a concordância verbal nas orações a seguir. Use o presente do indicativo. a) As chuvas (causar) inundações na minha cidade. b) (chegar) à escola todos os meses várias caixas de livros. c) O chapéu de abas largas e flores amarelas custar) muito caro. d) As frutas estão murchas, por isso nem uma nem outra (fazer) bem à saúde. e) Os cães da fazenda de José (receber) vacina contra raiva. f) A gente de elogios. 25. A concordância verbal, de acordo com a linguagem formal, está correta na frase a) Haverá sempre pessoas reclamando de injustiça. b) Ontem haviam mais de mil pessoas na inauguração da praça. c) Na fazenda, existia animais doentes misturados aos sadios. d) No próximo domingo, haverão desfiles de Carnaval em vários bairros da cidade.

10 I. FORMAÇÃO DE PALAVRAS (Material de adaptação Anglo) O léxico das línguas renova-se constantemente. Os processos mais importantes para a expansão do léxico são a derivação e a composição. A DERIVAÇÃO é a formação de palavras por meio do acréscimo de afixos (prefixos e sufixos) a outras, chamadas primitivas. O sufixo é acrescentado à direita de uma palavra ou de um radical. O prefixo, à esquerda. Ex. atual = atualizar (sufixação) ; avô =bisavô (prefixação) A sufixação pode ser simultânea à prefixação. Exemplo: encarecer A COMPOSIÇÃO é a criação de palavra por meio da junção de dois radicais. Composição por Justaposição: ao juntar duas ou mais palavras ou radicais, não ocorre alteração. Exemplo: vaivém (vai + vem) Composição por Aglutinação: ao juntar duas ou mais palavras ocorre modificações. Exemplo: lobisomem (lobo + homem) FAMÍLIA ETIMOLÓGICA é um grupo de palavras com o mesmo radical. As questões de 26 a 29 baseiam-se na tira a seguir: Leia a tira: 26. A palavra pirambaba não existe no dicionário. Assim, é correto dizer que Mafalda usou: a) um estrangeirismo b) uma palavra derivada c) uma palavra composta d) um neologismo 27. Se Manolito não sabia o significado da palavra pirambaba, por que ele ficou furioso? Explique em que você se baseou para chegar à sua resposta. 28. Se levarmos em conta o contexto, é possível afirmar que, ao usar a palavra pirambaba, Mafalda quis dizer o mesmo que a) azarado b) desconfiado c) inconsequente d) distraído 29. Leia sobre o processo da derivação e faça o que for pedido: Derivação Sufixal ou Sufixação, forma palavras acrescentando sufixo à palavra primitiva, Forme palavras partindo desse processo. Siga os exemplos: a) Feio = feioso Jeito = Gosto = b) alegre = alegremente feliz = vagaroso =

11 Derivação Prefixal é um modo de formar palavras acrescentando um prefixo à palavra primitiva. Forme palavras partindo desse processo. Siga os exemplos: c) capaz = incapaz visível = produtivo = d) ler = reler fazer = escrever = 30. Ligue as palavras da 1ª. coluna, com palavras da 2ª. para formar palavras. Depois escreva a palavra formada. Moto campeão Gibi brinde Vale teca Hexa serra 31. Ao formar as palavras da questão anterior ocorreu: ( ) composição por justaposição ( ) composição por aglutinação 32. Os sufixos carregam significados. Nos grupos de palavras a seguir, assinale aquela que, por não ter sufixo, ou ter sufixo com significado diferente, não deveria fazer parte do grupo. a) instrutor professor carregador roedor b) cadeirão cachorrão sabão carrão c) milharal vertical capinzal laranjal d) duquesa princesa baronesa japonesa e) classicismo cristianismo darwinismo civismo Significado dos sufixos: dor indica profissão. ão expressa ideia de aumento. al indica aglomeração. esa forma nomes indicativos de títulos de nobreza esa denota origem ismo indica maneira de pensar, crença. ismo indica qualidade, característica.

I. As CLASSES GRAMATICAIS:

I. As CLASSES GRAMATICAIS: Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO PARALELA Você deverá saber: I. As CLASSES GRAMATICAIS: II. SUJEITO e PREDICADO 3. Sublinhe o sujeito de cada oração, circulando seus

Leia mais

Exercícios de regência

Exercícios de regência Exercícios de regência 01. [Esqueci / Esqueci-me] todo o dinheiro em casa. 02. [Esqueci-me / Esqueci] de todo o dinheiro em casa. 03. Não [esquecerei / me esquecerei] de você nunca, Cláudia. 04. Eles moram

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Termos essenciais da oração Introdução Chamamos de termos essenciais da oração aqueles compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado. São eles:

Leia mais

MARIA TEREZA E ZAMBELI

MARIA TEREZA E ZAMBELI MARIA TEREZA E ZAMBELI TRANSITIVIDADE VERBAL VERBOS Intransitivos Transitivos sem complemento A gente sabe viver Conviver, tanto prazer Anoitecer, amanhecer Eu e você, eu e você com complemento VTI com

Leia mais

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo 2016-2017 Manual adotado: Livro aberto, Porto Editora 1.º período Aulas previstas: 78 Unidade 0 Apresentações Unidade 1* Textos diversos Unidade

Leia mais

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito O estudo do predicado O predicado, como já vimos, é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há

Leia mais

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. Indica estado; VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 5.º ANO DE ESCOLARIDADE 1º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária *Textos da literatura para crianças e jovens, da tradição popular

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual º Ciclo- Português- Curso Vocacional

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual º Ciclo- Português- Curso Vocacional Módulo 1 - Texto narrativo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual 2015-2016 2º Ciclo- Português- Curso Vocacional Organização modular Módulos Conteúdos Carga horária Conto Popular

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto. VEJA: AGORA NOTE: Quando um termo REGENTE é

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I Bárbara da Silva Português Aula 14 O uso da crase I A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Professora ANA PAULA Língua Portuguesa / 2ºEM / 2º trimestre 2012 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na

Leia mais

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO Verbo de Ligação É aquele que, expressando estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações.

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

Planificação Anual Português 5.º ano

Planificação Anual Português 5.º ano AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 Planificação Anual Português 5.º ano Ano Letivo 2017/2018 Manual adotado: Livro Aberto 5.º ano, Porto Editora 1.º período: aulas previstas (+/-

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

PREDICADO. Profª Fernanda Colcerniani

PREDICADO. Profª Fernanda Colcerniani PREDICADO Profª Fernanda Colcerniani PREDICADO É o termo que expressa aquilo que se afirma a respeito do sujeito: 1. Jardineiros diplomados regam flores [...] sujeito predicado 2. A luz da tua poesia é

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 6 T.: Profª: Fabiana Almeida Data: 01/09/2015 EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE 1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

PORTUGUESA 1- JULGUE OS ITENS ABAIXO E JUSTIFIQUE OS ERRADOS.

PORTUGUESA 1- JULGUE OS ITENS ABAIXO E JUSTIFIQUE OS ERRADOS. NOME : SÉRIE: TURMA: MATRÍCULA : EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICA ENSINO: MÉDIO PORTUGUESA 1- JULGUE OS ITENS ABAIXO E JUSTIFIQUE OS ERRADOS. a) Temos verbo de ligação em Marta não estava no shopping. b) O verbo

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato PREDICAÇÃO VEBAL Professor Guilherme Medeiros Honorato Predicação Verbal É a parte da Gramática responsável pela verificação da necessidade da complementação de palavras ou expressões que possam dar sentido

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

Lista 3 - Língua Portuguesa 1

Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Frase, oração e período; sujeito e predicado LISTA 3 - LP 1 - FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO; SUJEITO E PREDICADO Frase, oração e período; sujeito e predicado Na fala ou na escrita,

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROFª. SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROFª. SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROFª. SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS E

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos

Leia mais

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Governo Governa Desgovernado Governadores Ingovernável As palavras do grupo anterior têm um elemento em comum: a forma govern-. Em todas elas há elementos que diferenciam

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA A. Gomes Ferreira J. Nunes de Figueiredo 2. CICLO Oo Introdução I. ONDE SE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA II. A PALAVRA. A FRASE. SINTAXE E MORFOLOGIA MATÉRIA DAS UNIDADES

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Indica estado; Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

Planificação anual Português 6º ano

Planificação anual Português 6º ano Planificação anual Português 6º ano Unidades / Textos Unidade 0 Leitura 1.º período Domínios / Conteúdos Nº de aulas previstas Começar de novo Apresentação Texto não literário Texto narrativo. 65 Avaliação

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Regência A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. Regência nominal Estuda as relações em que

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Indica estado; Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta?

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta? Atividade de estudo de Português Pronome 5º ano Leia o texto abaixo. É setembro, lua cheia, o tempo está gostoso. Não está fazendo nem muito calor, nem muito frio. Diário, Já faz mais de um mês que eu

Leia mais

Aula 18 Termos essenciais da oração II. Professor Guga Valente

Aula 18 Termos essenciais da oração II. Professor Guga Valente Aula 18 Termos essenciais da oração II Professor Guga Valente O meu tempo O meu tempo O meu tempo não é o seu tempo. O meu tempo é só meu. O seu tempo é seu e de qualquer pessoa, até eu. O seu tempo é

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Interação discursiva Princípio de cooperação Informação, explicação; pergunta, resposta ORALIDADE Interpretação de texto Intenção do locutor; tema; assunto;

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. Indica estado; VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos regidos). Em termos

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

REVISÃO DE SINTAXE Predicação e Tipos de Predicado

REVISÃO DE SINTAXE Predicação e Tipos de Predicado Sintaxe Aula 3 (Língua Portuguesa / Redação / Hermenêutica / Teologia Patrística / Teologia de Missões) Tel: 8566.8968 REVISÃO DE SINTAXE Predicação e Tipos de Predicado (Língua Portuguesa / Redação /

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência 1 Definição de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) Introdução ao Estudo do Predicado... PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo na oração, exceto o sujeito. Exemplos Paulo comprou um livro. A aluna

Leia mais

Fui ao cinema no domingo.

Fui ao cinema no domingo. VERBOS INTRANSITIVOS Os verbos CHEGAR e IR são acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. De acordo com a norma culta, as preposições usadas para indicar direção são A e PARA. A preposição EM deve ser

Leia mais

SINTAXE. Profa. Luana Lemos.

SINTAXE. Profa. Luana Lemos. SINTAXE Profa. Luana Lemos llemos@salesiano.org.br 1 O ESTUDO DO PREDICADO llemos@salesiano.org.br 2 No meu mundo ideal, todo mundo lê Nietzsche, Kant e Schopenhauer. Sujeito Todo mundo também entende

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA GUIOMAR APARECIDA BENTO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto apresentado é de Cláudio Manuel da Costa,

Leia mais

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO SUMÁRIO CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO 9 2 CRASE CRASE é um fenômeno fonético e sintático; fonético, porque simboliza a soma de dois sons iguais (A + A), sintático, porque sua ocorrência depende da

Leia mais

8.º ano po port r uguês ês Oo CTEP-PORT8_ _P001_016_3P_CIMG.indd 1 01/08/17 15:07

8.º ano po port r uguês ês Oo CTEP-PORT8_ _P001_016_3P_CIMG.indd 1 01/08/17 15:07 português 8.º ano Oo Índice de conteúdos por domínio Apresentação... 2-3 Dicas de preparação para os testes... 6 Recursos expressivos... 50-52 Texto narrativo... 53-57 Ação... 53-57 O RA LI DA D E Tempo...

Leia mais

PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 1

PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 1 Aulas 37 à 40 PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 1 Vimos nas aulas anteriores sobre o sujeito e seus tipos, mas não podemos entender de forma completa o que é o sujeito sem também conhecer e compreender

Leia mais

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação Colégio Magno Gramática 2.o ano Regência verbal e regência nominal Meditação Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Quem acreditou No amor, no sorriso, na flor Então sonhou, sonhou E perdeu

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Escrita (expressiva e lúdica) Texto narrativo Texto poético Texto descritivo Texto instrucional

Escrita (expressiva e lúdica) Texto narrativo Texto poético Texto descritivo Texto instrucional Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Língua Portuguesa 6º ano Ano letivo 2012 2013 1º PERIODO CONTEÚDOS Expressão Oral Exposição oral Texto oral Leitura expressiva Leitura coral Dramatização de

Leia mais

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vêm introduzidos

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 8 8 8 8 9 (As Aulas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA A REGÊNCIA PODE SER DIRETA, QUANDO A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA É REALIZADA POR JUSTAPOSIÇÃO DE TERMOS, OU INDIRETA,

Leia mais

Emprego dos pronomes oblíquos átonos. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Emprego dos pronomes oblíquos átonos. Professor Guilherme Medeiros Honorato Emprego dos pronomes oblíquos átonos Professor Guilherme Medeiros Honorato Para que pronomes oblíquos? Os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) são utilizados para fazer

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III Bárbara da Silva Português Aula 48 Transitividade verbal III Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado Há verbos que, de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado.

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO DE PORTUGUÊS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No final do 5.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar discursos orais com diferentes finalidades e coerência; produzir

Leia mais

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA RICARDO DO AMARAL ERSE. 6.ª edição revista e atualizada. Coleção TRIBUNAIS e MPU

PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA RICARDO DO AMARAL ERSE. 6.ª edição revista e atualizada. Coleção TRIBUNAIS e MPU RICARDO DO AMARAL ERSE Coleção TRIBUNAIS e MPU Coordenador HENRIQUE CORREIA PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA 6.ª edição revista e atualizada 2017 CAPÍTULO 2 Morfologia 2 PRONOMES O pronome

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Ponto de partida UNIDADE 5 Apanha-me também um poeta 1º PERÍODO DOMÍNIOS / CONTEÚDOS Expressão oral: memória

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Estrutura e Processos de Formação de Palavras. Professora Raysa

Estrutura e Processos de Formação de Palavras. Professora Raysa Estrutura e Processos de Formação de Palavras Professora Raysa Estrutura de Palavras As palavras são formadas por Morfemas: - Radical (raiz) parte fixa; - Afixos: Prefixo colocado antes do radical. Sufixo

Leia mais

Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos

Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos Pronomes pessoais Uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos Eu e tu pronomes pessoais retos (= sujeito): Ela trouxe o livro para eu ler ; Ela

Leia mais

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu.

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Retomada Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Obs.: O verbo intransitivo pode vir acompanhado de circunstâncias adverbiais. Ex.: O menino acordou cedo. O homem

Leia mais

Prof. Jorge Viana de Moraes

Prof. Jorge Viana de Moraes Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

Planificação anual Português 5.º ano

Planificação anual Português 5.º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificação anual Português 5.º ano Turma A B C D N.º de aulas previstas 1º período 77 76 77 74 N.º de aulas previstas 2º período 64 66 65

Leia mais

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: são aqueles que não podem faltar, pois caso contrário, a oração deixa de existir. São eles: o SUJEITO e o PREDICADO. a) SUJEITO:

Leia mais

CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R

CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. MORFEMAS SÃO UNIDADES MÍNIMAS DE SIGNIFICAÇÃO Exemplos: gatinho = gat + inh+o

Leia mais

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS OLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO 7º ano CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS 1) Quem é o sujeito de uma oração? Nas orações, o sujeito é um substantivo ou pronome com

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais