PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC. Rua Almirante Teffé, 637 2º andar Centro CEP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC. Rua Almirante Teffé, 637 2º andar Centro CEP"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC Rua Almirante Teffé, 637 2º andar Centro CEP Telefone: (21) / uff.edh.proex@gmail.com Estabelece normas do processo seletivo de Tutores à distância para o Curso de Extensão Educação em Direitos Humanos A Universidade Federal Fluminense (UFF), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do Núcleo de Educação e Cidadania (NUEC), no uso de suas atribuições, considerando as disposições estabelecidas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação (MEC), torna pública a normatização que regerá o processo seletivo de bolsistas na função de tutores à distância para atuarem no Curso de Extensão sobre Educação em Direitos Humanos na modalidade à distância. 1. DO OBJETIVO DO PROCESSO SELETIVO 1.1 O processo seletivo tem por objetivo selecionar tutores à distância para atuarem no curso de extensão sobre Educação em Direitos Humanos, na modalidade à distância, a ser oferecido aos profissionais com experiência ou que atuem nas áreas de Educação e/ou promoção dos Direitos Humanos. A carga horária total desse curso será de 120 (cento e vinte) horas. 1.2 Favorecer a consolidação de práticas reflexivas e produção de material didático a ser utilizado em escolas e instituições, visando à popularização dos Direitos Humanos. 1.3 Estimular a garantia dos Direitos Humanos por meio de ações intencionais e pedagógicas, contribuindo para os avanços necessários à transformação política social da realidade dos cidadãos nos diversos municípios onde o curso será oferecido, em todo território nacional. 1.4 O Processo seletivo será realizado em duas fases, de caráter eliminatório: INSCRIÇÃO e AVALIAÇÃO. O conhecimento destas duas fases exigirá do (a)

2 candidato (a) um conhecimento mínimo na área de informática, que é, em si também um componente avaliativo e eliminatório do referido processo. 2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO 2.1. Ter diploma de curso superior reconhecido pelo MEC em Pedagogia, Direito, Ciências Sociais, Psicologia, Serviço Social e/ou Licenciatura nas áreas de conhecimento da educação básica Possuir disponibilidade de 8 horas para fazer o curso de formação presencial de tutores oferecido pelo NUEC, aos sábados na cidade sede do Nuec (Niterói), ministrado aos selecionados, que ocorrerá antes do início do Curso em data a ser definida pela coordenação do curso Ter acesso diário e habilidade no uso de computadores e ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Internet e ambientes virtuais de aprendizagem e aplicativos do office) Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para atendimento aos alunos, por meio eletrônico e por telefone. 3. DOS MUNICÍPIOS E DA OFERTA DE VAGAS 3.1 Serão atendidos por este curso todos os municípios do território nacional. 3.2 Serão oferecidas 14 (catorze) vagas, abertas a todos os cidadãos brasileiros que preencham os requisitos do item 1 do Edital. 4. DAS ATRIBUIÇÕES DO(A) TUTOR(A) 4.1 Participar de todos os momentos de formação, planejamento e execução das atividades do curso, em diálogo permanente com o Profissional Formador durante os dias da semana e nos finais de acordo com o determinado pela coordenação do curso. 4.2 Dialogar de modo virtual e presencial, permanentemente, com os formadores, levantando dúvidas, propondo sugestões e etc. 4.3 Manter hábitos de estudo, pesquisa e de elaboração de atividades que enriqueçam as propostas do material didático básico, definido pelos conteudistas e disponibilizados aos tutores durante os momentos de formação.

3 4.4 Fazer a mediação entre os cursistas e as propostas de trabalho desenvolvidas, esclarecendo dúvidas, orientando e incentivando a realização das atividades propostas que devem ser integralmente cumpridas. 4.5 Contribuir de forma efetiva com o registro de informações relativas ao desenvolvimento do curso (organização da documentação dos cursistas, das atividades propostas e realizadas e outras informações solicitadas posteriormente). 4.6 Estar disponível para os encontros presenciais com os formadores aos sábados em datas e horários a serem previamente planejados e divulgados pela coordenação do curso. 5. DO VÍNCULO E DA REMUNERAÇÃO 5.1 O (A) candidato (a) selecionado deverá ter vínculo ao curso no período de 5 (cinco) meses com carga horária de 20 (vinte) horas semanais. 5.2 O valor mensal da bolsa de tutoria será de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais). 5.3 Serão selecionados 14 tutores efetivos. Os demais comporão cadastro de reserva e serão convocados nos casos em que se identifique a necessidade de substituição, obedecendo-se a ordem classificatória ao final do processo seletivo. Os tutores passarão a receber a bolsa estipulada a partir do exercício da função. 5.4 A bolsa de tutoria poderá ser cancelada a qualquer momento, caso haja qualquer procedimento por parte do (a) tutor (a) que acarrete perda de interatividade, acompanhamento, ética ou ação que venha a ser configurada como prejudicial à integridade de algum participante do curso e/ou desenvolvimento pedagógico. Poderá ser cancelada de igual maneira por interesse do Nuec e da Coordenação deste curso. 6. DAS INSCRIÇÕES 6.1 As inscrições serão feitas exclusivamente via internet e de forma gratuita, não sendo aceitas, em hipótese alguma, as realizadas via fax, via postal, em unidades da UFF, condicional e/ou extemporaneamente. 6.2 Na 1ª etapa o (a) candidato (a) preencherá o formulário REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO por completo, no período de 16 de julho a 01 de agosto de 2014, através do endereço eletrônico Para efetuar a inscrição, o (a) candidato (a) deverá acessar o endereço eletrônico citado no item 6.2 e preencher o formulário REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO O (a) candidato (a) ao preencher os dados cadastrais deverá informar, obrigatoriamente, apenas um endereço eletrônico ( ), que será considerado

4 como o canal de comunicação oficial com a Comissão do Concurso para os procedimentos das fases do processo seletivo É de total responsabilidade do (a) candidato (a) o preenchimento correto do seu endereço eletrônico ( ), não sendo permitido s de uso coletivo ou associado. 6.4 O formulário de inscrição deverá ser totalmente preenchido com dados corretos e atualizados. O não cumprimento dessa exigência implicará na anulação do processo de seleção. 6.5 Em caso de duplicidade de inscrição, será considerada a de data mais recente. 6.6 A UFF/NUEC não se responsabilizará por solicitação de inscrição não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnica, alheios à UFF/NUEC, que venham impossibilitar a transferência dos dados ou por falhas de impressão dos documentos. 6.7 O (a) candidato (a) será responsável pelas informações prestadas ao inscrever-se, dispondo a UFF/NUEC do direito de excluir deste processo seletivo, a qualquer tempo, aquele que não preencher o requerimento de inscrição on-line de forma completa ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos. 6.8 DOCUMENTOS EXIGIDOS Na segunda etapa, os candidatos devem enviar os documentos abaixo relacionados: Fotocópia da carteira de identidade (com frente e verso) em que conste o campo NATURALIDADE - não serve a CNH; Fotocópia do CPF; Currículo Vitae resumido e devidamente comprovado em, no máximo, cinco páginas; Diploma de graduação devidamente registrado por instituição reconhecida pelo MEC, com frente e verso OU se não houver Diploma de Graduação, enviar a Certidão original de Conclusão de Curso de Graduação juntamente com o Histórico Escolar contendo as datas de conclusão e colação de grau; Diploma da maior titulação acadêmica, com frente e verso, quando houver; Não serão aceitos documentos comprobatórios de Cursos Superiores que não sejam de graduação, como por exemplo, Curso Normal Superior ou apresentem carga horária menor que (duas mil) horas.

5 6.8.7 Será eliminado o (a) candidato (a) que não enviar a comprovação de Graduação, independentemente de ter enviado comprovações de titulações superiores, tais como as de Especialista, Mestre ou Doutor O não cumprimento de qualquer uma das duas etapas previstas da INSCRIÇÃO acarretará na eliminação do (a) candidato (a) do processo seletivo, não cabendo qualquer recurso. 6.9 A inscrição implica o conhecimento e a tácita aceitação pelos (as) candidatos (as) das condições estabelecidas neste edital, comprometendo-se a tomar conhecimento de eventuais termos aditivos e avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico dos quais não poderá alegar desconhecimento É da responsabilidade do (a) candidato (a), caso não receba qualquer informação de acordo com o cronograma apresentado, verificar eventuais problemas de comunicação e retorno da informação Os (as) candidatos (as) inscritos (as), após a análise da ficha, serão informados (as) sobre o cronograma de entrevistas disponível no endereço No dia da entrevista e antes da sua realização, como parte do processo seletivo, o (a) candidato (a) deverá elaborar em 20 (vinte) minutos um pequeno texto versando sobre conhecimento acerca da relação entre Direitos Humanos e Educação. O Candidato deverá levar caneta preta ou azul. A entrevista acontecerá as 10 horas; 6.12 É da responsabilidade do (a) candidato (a), caso não receba qualquer informação de acordo com o cronograma apresentado, verificar eventuais problemas de comunicação e retorno da informação. 7. DO PROCESSO SELETIVO 7.1 O processo seletivo será realizado considerando-se as seguintes etapas: Preenchimento do requerimento on-line e envio da documentação; Entrevista para aqueles habilitados no item 7.1.1; Avaliação do texto sobre Educação e Direitos Humanos. 8. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 8.1. Os (a) candidatos (as) serão avaliados (as) conforme os seguintes critérios:

6 ETAPA Entrevista (domínio da tecnologia de internet, comunicação, cordialidade e liderança. Experiência profissional / Currículo Vitae Avaliação do texto (coesão, coerência, clareza, conhecimentos específicos). MÁXIMO DE PONTOS Titulação Na Entrevista serão considerados os seguintes requisitos do (a) candidato (a): a capacidade de comunicação, de cordialidade, de liderança, de argumentação e de sustentação do (a) candidato (a) de forma objetiva acerca das informações declaradas no Curriculum Vitae. Será considerado também outros conhecimentos referentes ao tema deste curso, além daqueles relacionados às ferramentas de Tecnologias da Comunicação e Informação utilizadas na Educação Na Experiência profissional / Curriculum Vitae será considerada a experiência acumulada pelo (a) candidato (a) no exercício da docência na Educação Básica da escola pública e em demais áreas voltadas à garantia dos Direitos Humanos Na Avaliação do Texto serão considerados os aspectos formais, aspectos textuais, aspectos discursivos e conhecimentos acerca da temática que envolve a relação entre Educação e Direitos Humanos Na titulação acadêmica será considerada a seguinte pontuação: Descrição Nota Diploma de Graduação 1,0 Certificado de Especialização 1,3 Diploma de Mestrado 1,5 Diploma de Doutorado 2,0

7 8.2 Não será avaliado o (a) candidato (a) que não apresentar qualquer um dos requisitos exigidos neste Edital, bem como aquele que apresentar documentos e/ou informações inconsistentes ou que não correspondam à verdade. 8.3 Não serão fornecidas informações sobre notas e resultados por telefone ou DA CLASSIFICAÇÃO 9.1 A nota final (NF) será o somatório das etapas elencadas no item A classificação final, far-se-á obedecendo-se a rigorosa ordem decrescente das notas finais dos (as) candidatos (as). 9.3 Em caso de empate na classificação obedecer-se-á, pela ordem aos seguintes critérios de desempate: a) a maior nota na Avaliação da Experiência Profissional; b) a maior nota da Avaliação do Texto; c) a maior idade do(a) candidato (a). 10. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 10.1 A lista com os tutores (as) selecionados (a) será disponibilizada no site a partir de 19 de Agosto de 2014, sujeita a alterações, caso seja necessário. 11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 11.1 O formulário de inscrição on-line é parte integrante do presente edital Os casos omissos serão decididos pela coordenação do Curso. Niterói, 16 de julho de 2014 Márcia Maria de Jesus Pessanha Coordenador do NUEC

8 CRONOGRAMA EVENTO Período de Inscrição Divulgação dos habilitados para entrevista Período de entrevistas e elaboração do texto sobre o tema do curso na sede do Nuec às 10h Divulgação Final dos Habilitados Formação presencial para os tutores selecionados na cidade sede do Nuec Início das aulas online DATA 16 de Julho até 01 de Agosto 08 de Agosto 16 de Agosto 19 de Agosto 23 de Agosto 26 de Agosto

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC. Rua Almirante Teffé, 637 2º andar Centro CEP

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC. Rua Almirante Teffé, 637 2º andar Centro CEP UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC Rua Almirante Teffé, 637 2º andar Centro CEP 24.030-085 Telefone: (21) 2629-2478 / 2629-2479 e-mail: nuecproex.uff@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC EDITAL Estabelece normas do processo seletivo de tutoras/tutores presenciais para o IV Curso de Aperfeiçoamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO COMFOR Rua São Pedro, 24/8º andar Centro, Niterói - CEP: 24020-050 Telefones: 2629-2975 e-mail:

Leia mais

Os candidatos devem atender os seguintes requisitos:

Os candidatos devem atender os seguintes requisitos: EDITAL Nº 15/2017 DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES - POLO DE CURITIBA - PR CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

EDITAL Nº. 18/2018 PROGRAD/CIPEAD/UAB

EDITAL Nº. 18/2018 PROGRAD/CIPEAD/UAB EDITAL Nº. 18/2018 PROGRAD/CIPEAD/UAB EDITAL DE CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO A Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR

EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA ATUAR NO PROGRAMA PNAP NAS DIVERSAS OFERTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFPR NA MODALIDADE

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Instituto Universidade Virtual Edital Nº 01/2019 da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física à distância da UFC Cadastro de Candidatos a tutoria

Leia mais

EDITAL N 26/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTOR

EDITAL N 26/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTOR EDITAL N 26/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTOR EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR PARA ATUAR NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE DE

Leia mais

EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Administração

Leia mais

EDITAL Nº 34/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD

EDITAL Nº 34/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD EDITAL Nº 34/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA ATUAR NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX Centro de Automação, Gestão e Pesquisa em Finanças - AUTOMATA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX Centro de Automação, Gestão e Pesquisa em Finanças - AUTOMATA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX Centro de Automação, Gestão e Pesquisa em Finanças - AUTOMATA EDITAL A Universidade Federal Fluminense (UFF), por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL Nº 59/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD

EDITAL Nº 59/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD EDITAL Nº 59/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO DA SAÚDE A Universidade Federal do Paraná

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Faculdade de História Centro Integrado de Aprendizagem em Rede EDITAL Nº 006/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Faculdade de História Centro Integrado de Aprendizagem em Rede EDITAL Nº 006/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Faculdade de História Centro Integrado de Aprendizagem em Rede EDITAL Nº 006/2012 A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de História

Leia mais

EDITAL n 144 / 2014 CIPEAD/PROGRAD/UFPR

EDITAL n 144 / 2014 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL n 144 / 2014 CIPEAD/PROGRAD/UFPR CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL PARA O POLO DE FOZ DE IGUAÇU PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO A Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA EDITAL Nº 46 DE 17/02/2017 PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM ANÁLISE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE "SUPERVISOR DA FORMAÇÃO" PARA O PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

Edital do Processo Seletivo para o Curso Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde do Sistema Único de Saúde

Edital do Processo Seletivo para o Curso Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde do Sistema Único de Saúde SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE

Leia mais

EDITAL Nº 35/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD

EDITAL Nº 35/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD EDITAL Nº 35/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD REABERTURA DA CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POLOS JACAREZINHO E CURITIBA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL EDITAL Nº 05/2018 A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o

Leia mais

EDITAL 01/ INFORMAÇÕES GERAIS

EDITAL 01/ INFORMAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E INOVAÇÃO Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar EDITAL

Leia mais

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012. PREAE/UAB/UFMS O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EDITAL n 01 / 2017 CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA A Universidade Federal do Paraná (UFPR),, por meio do torna público o Edital 01/2017, que rege a seleção

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES

EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instituição integrante do Sistema

Leia mais

EDITAL n 004/ 2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES. 1. PÚBLICO-ALVO - Os candidatos e as candidatas devem atender aos seguintes requisitos:

EDITAL n 004/ 2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES. 1. PÚBLICO-ALVO - Os candidatos e as candidatas devem atender aos seguintes requisitos: EDITAL n 004/ 2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES Edital de Chamada Pública para seleção de Pessoas Físicas de NÍVEL SUPERIOR, que tenham interesse em atuar como TUTORAS ou TUTORES no Projeto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Niterói, em 19 de julho de 2018. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GERÊNCIA DE UNIDADES BÁSICAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. Edital Nº 03/2017 CIAR/UFG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. Edital Nº 03/2017 CIAR/UFG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Centro Integrado de Aprendizagem em Rede Edital Nº 03/2017 CIAR/UFG Estabelece normas do Processo Seletivo Simplificado de Tutores para o curso de Aperfeiçoamento

Leia mais

EDITAL 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL PREAE Nº 94, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014.

EDITAL PREAE Nº 94, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014. EDITAL PREAE Nº 94, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014. Processo Seletivo para Tutor a Distância para atuar no Curso de Extensão Produção de Material Didático para a Diversidade. O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO, CULTURA

Leia mais

EDITAL 001/2018 PROGRAD/UAB/CIPEAD

EDITAL 001/2018 PROGRAD/UAB/CIPEAD EDITAL 001/2018 PROGRAD/UAB/CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTOR DE APOIO PARA ATUAR NO PROGRAMA PNAP NAS DIVERSAS OFERTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO CHAMADA PÚBLICA Nº

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO CHAMADA PÚBLICA Nº UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017 PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES

Leia mais

EDITAL Nº. 16/2018 PROGRAD/CIPEAD/UAB

EDITAL Nº. 16/2018 PROGRAD/CIPEAD/UAB EDITAL Nº. 16/2018 PROGRAD/CIPEAD/UAB EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO DA SAÚDE A Universidade Federal

Leia mais

E n v e l h e c i m e n t o e S a ú d e d a P e s s o a I d o s a

E n v e l h e c i m e n t o e S a ú d e d a P e s s o a I d o s a Rio de Janeiro, 04 de janeiro de 2011 E n v e l h e c i m e n t o e S a ú d e d a P e s s o a I d o s a CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA AS VAGAS REMANESCENTES A Escola Nacional

Leia mais

Edital. 003/2010 SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

Edital. 003/2010 SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ Centro de Educação Aberta e a Distância CEAD Rua Olavo Bilac Nº. 1148 Praça Saraiva Centro/CEP

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ EDITAL Nº 93/2017-UEPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ EDITAL Nº 93/2017-UEPA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ EDITAL Nº 93/2017-UEPA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A FUNÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO PARA ATUAR NAS COORDENAÇÕES DE CURSOS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Niterói, em 01 de abril de 2019. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO EM SAÚDE, CUIDADOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA EDITAL Nº 493 DE 15/08/2017 PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM TOXICOLOGIA

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil www.ead.ufsc.br / +55 (48) 3721-8325 EDITAL N

Leia mais

EDITAL N 124/ Não ser bolsista da UAB, ou FNDE/CAPES para aperfeiçoamento de professores.

EDITAL N 124/ Não ser bolsista da UAB, ou FNDE/CAPES para aperfeiçoamento de professores. EDITAL N 124/2013 EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA ATUAR NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TURMA 2013

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Rio de Janeiro, em 13 de junho de 2017. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO GERÊNCIA DE UNIDADES

Leia mais

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando;

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando; TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04/2013, de 26 de agosto de 2013 Seleção de Tutores do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL N 07/2010 PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O PÓLO SALVADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EAD: UMA PROPOSTA EM REDE PARA A QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 005/2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 005/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 005/2013 Seleção Simplificada de Tutores a Distância modalidade Educação

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA SELEÇÃO DE DOCENTES Módulos II e III do Curso Técnico em Radiologia

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA SELEÇÃO DE DOCENTES Módulos II e III do Curso Técnico em Radiologia Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Saúde Pública Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde Dr. Manoel da Costa Souza CEFOPE EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA SELEÇÃO

Leia mais

Edital nº 04/2012 SELEÇÃO DE TUTOR/A A DISTÂNCIA PARA AS DISCIPLINAS DO 2º SEMESTRE DE 2012

Edital nº 04/2012 SELEÇÃO DE TUTOR/A A DISTÂNCIA PARA AS DISCIPLINAS DO 2º SEMESTRE DE 2012 Edital nº 04/2012 SELEÇÃO DE TUTOR/A A DISTÂNCIA PARA AS DISCIPLINAS DO 2º SEMESTRE DE 2012 O Colegiado do Curso de Administração Pública na modalidade a distância da Universidade Federal de Lavras torna

Leia mais

EDITAL Nº 06/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB

EDITAL Nº 06/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB EDITAL Nº 06/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para preenchimento de vaga para BOLSISTA

Leia mais

Edital PROEX n 12, de 11 dezembro de 2017

Edital PROEX n 12, de 11 dezembro de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDU Edital PROEX n 12, de 11 dezembro de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 03/2012 SELEÇÃO PARA TUTOR VIRTUAL. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância

EDITAL Nº 03/2012 SELEÇÃO PARA TUTOR VIRTUAL. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância EDITAL Nº 03/2012 SELEÇÃO PARA TUTOR VIRTUAL Cursos de Aperfeiçoamento a Distância A Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia abre inscrições para o processo de seleção de Tutores Virtuais

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão UEMA Núcleo de Tecnologias para Educação UEMAnet

Universidade Estadual do Maranhão UEMA Núcleo de Tecnologias para Educação UEMAnet CHAMADA PÚBLICA INTERNA Nº 01/2018 UEMANET/UEMA SELEÇÃO INTERNA PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE PROFESSORES MEDIADORES PARA O CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA,

Leia mais

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE EDITAL Nº 04/2013. Seleção Pública para Professor Pesquisador e Tutor - UAEADTec UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO A UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA - UAEADTec convida os

Leia mais

EDITAL Nº 01/ ProEF PROCESSO Nº /2018

EDITAL Nº 01/ ProEF PROCESSO Nº /2018 EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA ATUAREM NO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL PROEF 2º SEMESTRE/2018 EDITAL Nº 01/2018

Leia mais

EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel

EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para BOLSISTA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB EDITAL Nº 336, DE 11 DE OUTUBRO DE 2018 EDITAL PARA SELEÇÃO

Leia mais

Os interessados devem preencher os requisitos constantes neste Edital.

Os interessados devem preencher os requisitos constantes neste Edital. EDITAL SELEÇÃO DE TUTORES PARA ATUAREM NO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DA DISCIPLINA DE LIBRAS, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA A SER OFERECIDA AOS ALUNOS DA UNESP NO ANO LETIVO DE 2019. PREÂMBULO

Leia mais

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando;

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando; TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2013, de 09 de agosto de 2013 Seleção de Orientadores de Aprendizagem do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE

EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE 1 Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 2008 EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS

Leia mais

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA COMPLEMENTAR DE CURSISTAS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO POLO IBAITI A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos EDITAL NCDH Nº 02/2014 Processo seletivo simplificado para tutor/a Apoio ao Curso de Docência

Leia mais

EDITAL N 002/2017/PNAP/EaDADM/CAD/UFSC PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS PNAP/CAPES

EDITAL N 002/2017/PNAP/EaDADM/CAD/UFSC PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS PNAP/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO CAMPUS PROF. JOÃO DAVID FERREIRA LIMA TRINDADE CAIXA POSTAL 5025 CEP 88040 900 FLORIANÓPOLIS SANTA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (EAD)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (EAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei 5.152 de 21/10/1966 São Luís Maranhão PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Rio de Janeiro, 30 de maio de Edital de Seleção de Tutores para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Rio de Janeiro, 30 de maio de Edital de Seleção de Tutores para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana 1 Rio de Janeiro, 30 de maio de 2008 Edital de Seleção de Tutores para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação

Leia mais

1 DO OBJETIVO 1.1 Selecionar servidores para atuarem como tutores online no curso de Integração do Servidor na UFT 2018.

1 DO OBJETIVO 1.1 Selecionar servidores para atuarem como tutores online no curso de Integração do Servidor na UFT 2018. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Avenida NS 15, ALCNO 14, Bl. 04,

Leia mais

EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância

EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR Cursos de Aperfeiçoamento a Distância A Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia abre inscrições para o processo de seleção de Professores

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EDITAL Nº 01/2017 A Coordenação de Formação, no âmbito

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA ATUAREM NO PÓLO DE PONTA GROSSA E FOZ DO IGUAÇU

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 Polo UAB/VALENÇA DO PIAUÍ PI

EDITAL Nº 01/2014 Polo UAB/VALENÇA DO PIAUÍ PI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ Centro de Educação Aberta e a Distância CEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL Polo de Apoio Presencial de Valença do Piauí/PI Endereço: Av. 15 de Novembro,

Leia mais

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Formação Continuada de Professores

Leia mais

EDITAL PREAE Nº 53, DE 22 DE JULHO DE 2014

EDITAL PREAE Nº 53, DE 22 DE JULHO DE 2014 EDITAL PREAE Nº 53, DE 22 DE JULHO DE 2014 Processo Seletivo de Candidatos para o Curso de Extensão em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul. O

Leia mais

CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA GDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTORES A DISTÂNCIA Nº. 06/2009.

CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA GDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTORES A DISTÂNCIA Nº. 06/2009. CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA GDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTORES A DISTÂNCIA Nº. 06/2009. A Direção da Unidade Universitária de Educação a Distância da Universidade Estadual de Goiás (UnUEAD-UEG),

Leia mais

EDITAL Nº 116/2018 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA

EDITAL Nº 116/2018 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA EDITAL Nº 116/2018 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura de inscrições para a seleção de tutor(a)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES ORIENTADORES PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS NÍVEIS BÁSICO E TÉCNICO NO IFCE

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES ORIENTADORES PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS NÍVEIS BÁSICO E TÉCNICO NO IFCE EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES ORIENTADORES PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS NÍVEIS BÁSICO E TÉCNICO NO IFCE Edital 04 /2014 A Pró-reitoria de Ensino, por meio

Leia mais

EDITAL Nº 104, DE 09 DE JUNHO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL

EDITAL Nº 104, DE 09 DE JUNHO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 104, DE 09 DE JUNHO DE 24.

Leia mais

EDITAL - PROCESSO SELETIVO

EDITAL - PROCESSO SELETIVO PósARTCULT EDITAL - PROCESSO SELETIVO - 2016 APRESENTAÇÃO O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória da Universidade Federal do Oeste da Bahia torna pública, por meio deste Edital, a abertura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EDITAL Nº 04, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR BOLSISTA DO NÚCLEO DE LÍNGUAS (NUCLI) DO PROGRAMA IDIOMAS SEM

Leia mais

Rio de Janeiro, 05 de julho de 2017.

Rio de Janeiro, 05 de julho de 2017. Rio de Janeiro, 05 de julho de 2017. Seleção de Tutores para o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia com Ênfase em Aceleradores Lineares A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Leia mais

EDITAL N 123/ Possuir formação superior e ter concluído ou estar cursando pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu);

EDITAL N 123/ Possuir formação superior e ter concluído ou estar cursando pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu); EDITAL N 123/2013 EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA ATUAR NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - TURMA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMAnet CHAMADA PÚBLICA N 008/2017- UEMAnet/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMAnet CHAMADA PÚBLICA N 008/2017- UEMAnet/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMAnet CHAMADA PÚBLICA N 008/2017- UEMAnet/UEMA EDITAL N 008/2017- UEMAnet/UEMA SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA ADMISSÃO DE TUTORES

Leia mais

EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR

EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA ATUAR NOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO OFERTADOS PELA COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel

EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para BOLSISTA

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016 O Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Alfabetização das Crianças das Classes

Leia mais

Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família

Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de

Leia mais

EDITAL Nº 036/2018 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UAB/UNIPAMPA

EDITAL Nº 036/2018 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UAB/UNIPAMPA EDITAL Nº 036/2018 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UAB/UNIPAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna

Leia mais

EDITAL 022/ NEAD/FAEFID SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA

EDITAL 022/ NEAD/FAEFID SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E J U I Z D E F O R A U F J F N E A D N ú c l e o d e E d u c a ç ã o a D i s t â n c i a Prédio do CRITT Cidade Universitária Bairro Martelos Juiz de Fora - MG

Leia mais

Edital N 46/2017/PIBID (RETIFICADO) CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DOS SUPERVISORES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/2013

Edital N 46/2017/PIBID (RETIFICADO) CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DOS SUPERVISORES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/2013 Edital N 46/2017/PIBID (RETIFICADO) CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DOS SUPERVISORES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/2013 VAGAS REMANESCENTES A Coordenação Institucional do Programa Institucional

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 13/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 13/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 13/2018 A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins FAPTO, personalidade jurídica de direito privado, CNPJ: 06.343.763/0001-11, situada à Orla 14, Praia da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Faculdade de Educação Física Centro Integrado de Aprendizagem em Rede.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Faculdade de Educação Física Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. Edital nº 10/2012 Estabelece normas do Processo Seletivo para formação de cadastro de reserva de Tutores de Polo e Orientadores Acadêmicos para o Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 19/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 19/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 19/2018 A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins FAPTO, personalidade jurídica de direito privado, CNPJ: 06.343.763/0001-11, situada à Orla 14, Praia da

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EDITAL n 01 / 2019 CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA A Universidade Federal do Paraná (UFPR),, por meio do, torna público o Edital 01/2019, que rege a seleção

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil www.ead.ufsc.br / +55 (48) 3721-3772 EDITAL N

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 11/2016 PROGRAD/UFRRJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 11/2016 PROGRAD/UFRRJ PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 11/2016 PROGRAD/UFRRJ A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, informa que se encontram abertas, no Programa de Tutoria, entre

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM REVISÃO DE TEXTOS (ProQPRT)

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM REVISÃO DE TEXTOS (ProQPRT) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTA

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E GESTÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E GESTÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTOR DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA A Coordenação Institucional de Educação a Distância UFPB VIRTUAL da Universidade

Leia mais

SELEÇÃO PARA ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM TUTORIA PRESENCIAL POLO PARAUAPEBAS

SELEÇÃO PARA ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM TUTORIA PRESENCIAL POLO PARAUAPEBAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE À DISTÂNCIA SELEÇÃO PARA ORIENTADORES

Leia mais