Relatório de Inteligência DMARC. Fevereiro 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Inteligência DMARC. Fevereiro 2015"

Transcrição

1 Relatório de Inteligência DMARC Fevereiro 2015

2 Introdução Quando o DMARC, (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance), foi criado pelas maiores marcas da Internet em janeiro de 2012, foi nomeado a mais poderosa arma na luta contra o phishing e spoofing. Em menos de três anos, o padrão DMARC remodelou o cenário da fraude por , interrompendo estratégias de phishing de longo prazo, e os cibercriminosos foram obrigados a abandonar alvos preferenciais. Hoje em dia, o DMARC ainda é o melhor remédio no combate ao phishing e spoofing. Como a sua implantação continua a aumentar indo além dos early adopters, tem o potencial de anular toda uma classe de fraude nos próximos anos. Neste relatório, foram analisadas mais de das maiores marcas do mundo para averiguar as taxas de adoção do DMARC por região e setor da indústria, bem como o estágio de implementação do DMARC. Também utilizamos a Trusted Cooperative Network da Return Path para analisar a adoção do DMARC entre ISPs globais e regionais, cujo reforço de políticas DMARC é crítica. Temos orgulho de contribuir com a fundação do DMARC, continuamos a apoiar a sua adoção em todo o mundo mas, ao mesmo tempo que o padrão de autenticação já percorreu um longo caminho desde que foi revelado ao mundo, ainda há muito a ser feito na luta contra a fraude por e abuso de marca. Vamos seguir na vanguarda da inovação, ajudando as empresas a proteger, sistematicamente, seus funcionários e seus clientes. Robert Holmes Gerente Geral, Fraud Protection DMARC Intelligence Report February 2015 page 2 Share this:

3 Adoção do DMARC - Remetentes Crescimento mundial A Return Path analisou mais de marcas globais em 31 países e verificou as empresas que publicaram um Registro DMARC. No geral, verificou-se que 22% das empresas pesquisadas publicaram um registro DMARC e haviam dado os primeiros passos para uma melhor proteção contra fraudes por . Isto é encorajador, mas mostra algumas diferenças regionais importantes: enquanto os remetentes de da América do Norte têm uma taxa relativamente alta de adoção do DMARC entre algumas das marcas mais conhecidas do mundo (33%), outras regiões estão muito atrasadas, com taxas de adoção entre 12% e 15%. 76 Austrália & Nova Zelândia 88% 12% 395 EMEA 88% 12% 81 América Latina 85% 15% 497 EUA & Canadá 67% 33% 1049 Total 78% 22% Amostra Nenhum registro Política implementada Relatório de Inteligência DMARC 2015 pág 3 Compartilhe:

4 35% 50% 200% De mensagens recebidas em grandes provedores de vieram de domínios protegidos por DMARC Mais domínios de envio publicaram registros DMARC ao longo de 2014 Aumento de mensagens protegidas pela política de Rejeição do DMARC ao longo de x 7/10 Mais fontes enviando relatórios DMARC ao longo de 2014 Maiores bancos dos EUA (ranking FDIC) publicaram registro DMARC em seus principais domínios de envio Source: DMARC.org (Feb 2015) Relatório de Inteligência DMARC 2015 pág 4 Compartilhe:

5 Taxas de Adoção do DMARC por Vertical Embora marcas maiores e mais modernas de algumas verticais tenham sido pioneiras em adotar o padrão de ter sido o primeiro a adotar o padrão, e a taxa média global de adoção entre os remetentes tenha subido para 22%, alguns setores têm sido notavelmente mais lentos a tomar medidas contra a fraude por . Bancário Apesar de taxas relativamente altas de adoção do DMARC entre grandes bancos - incluindo metade dos dez maiores do mundo apenas 19% dos bancos incluídos nesta análise estão usando o padrão hoje. Uma possível explicação para essa baixa adoção frente ao risco evidente é que os sistemas de TI legados desta indústria tendem a ser mais complexos em comparação com indústrias mais recentes, como empresas de mídia social. Seus ecossistemas de tendem a ser mais complexos, também, contribuindo para um amplo conjunto de funções (de transacional para informacional) com múltiplas marcas e múltiplas regiões. Os bancos também têm tolerância menor do que outros para os riscos que as mudanças em todo o sistema representam, tornando a adoção do DMARC mais desafiadora para a sua segurança e as equipes de TI. Vertical Amostra Adoção do DMARC Social Media 59 51% Logística 22 41% Tecnologia 62 35% Viagens % Serviços de pagamento Varejo / Games / ecommerce % Setor Público 16 19% ISP/Telecom 77 16% Saúde 76 8% 21% Setor Bancário % Total % Relatório de Inteligência DMARC 2015 pág 5 Compartilhe:

6 Saúde A indústria da saúde enfrenta desafios semelhantes com legado de sistemas complexos e sensibilidade dos dados, mas a sua taxa de adoção DMARC está evidentemente baixa, a menor de todos os setores, em 8%. Com violações de dados recentes em seguradoras de saúde, a proteção contra fraudes por está, certamente, ganhando prioridade na lista de afazeres dos profissionais de Segurança da Informação desta indústria. Varejo Os varejistas também têm ficado para trás comparados a outros setores. Apesar do APWG (Grupo de Trabalho Anti-Phishing) relatar que os varejistas são cada vez mais alvos de phishers (6,5% do total de ataques de phishing, em 2012, em comparação com 16,5% em 2014), a adoção do DMARC em todo o varejo / ecommerce é de apenas 21%. Enquanto muitos dos players mais avançados da indústria estão usando o padrão para combater a fraude, é surpreendente que o foco da mídia e da área regulatória sobre a segurança dos dados no setor varejista não tem estimulado mais marcas de varejo a tomar medidas. Tal como acontece com os bancos, a complexidade dos programas de no varejo e comércio eletrônico pode estar diminuindo a adoção do DMARC. Suas mensagens são frequentemente enviadas a partir de vários domínios, incluindo sistemas de terceiros, afiliados e diversas marcas e departamentos internos. O nível de coordenação operacional e sofisticação necessário para que marcas de varejo implementem o DMARC pode demandar mais tempo e esforço. Social Media Em contraste, as taxas de adoção do DMARC em mídias sociais lidera com 51%. Esta não é uma surpresa. Suas redes são grandes, sua tecnologia é nova, e sua necessidade de segurança da informação é alta. As redes sociais têm uma grande quantidade de informações pessoais para proteger, e seus modelos de negócios dependem de serem capazes de enviar grandes volumes de . A confiança também é fundamental para marcas de mídia social: quando a sua plataforma é usada como um veículo para fraudar usuários ou contas de usuários são comprometidas, o impacto desses ataques em sua base de usuários pode ser exponencial e desgastar a confiança numa velocidade relâmpago. Logística Prestadores de serviços logísticos, como as companhias de entregas globais, são líderes em proteção contra fraude por também, com uma taxa global de adoção do DMARC de 41%. Esta é outra vertical altamente vulnerável, portanto o seu reconhecimento precoce sobre o valor do DMARC não é nenhuma surpresa; essas marcas precisam enviar altos volumes de s transacionais, com objetivo de fornecer informações críticas a seus clientes. 1 APWG Phishing Activity Trends Report, Q2 14 Relatório de Inteligência DMARC 2015 pág 6 Compartilhe:

7 Implementação da Política DMARC por Vertical Em seguida, vamos analisar as políticas de DMARC aplicadas entre as marcas globais: monitoramento, quarentena e rejeição. Uma política de monitoramento é utilizada ao iniciar a implementação do DMARC. Isto ajuda remetentes a identificar domínios de envio que estão com falha de autenticação e, talvez devam ser bloqueados por provedores de , se a política do remetente for definida como rejeição. A política de quarentena orienta provedores de a anular s com falha de autenticação. Geralmente, os s que falham na autenticação com política de quarentena acabam na pasta de spam ou lixo eletrônico. A política de rejeição orienta provedores de a fazer exatamente isso: bloquear as mensagens com falha de autenticação. 14% 7% 4% 14% 7% 17% 25% 11% 4% 32% 33% 7% 40% 9% 44% 12% 20% 9% 17% 11% 7% 37% 7% 16% 63% 100% 58% 56% 16% 67% 70% 47% 77% 82% 63% Rejeição Quarentena Múltiplo* Monitoramento Amostra (somente política) Tamanho da amostra * Múltiplo indica diferentes domínios de envio em diferentes fases de implementação da política DMARC Uma grande porcentagem dos remetentes implementaram uma política de monitoramento, significando que adotaram o padrão DMARC mas sem compromisso rigoroso com as operações de necessário para bloquear totalmente as mensagens maliciosas com uma política de rejeição. Três setores da indústria estão mostrando o nível mais forte de implementação do DMARC, instruindo os provedores de a bloquear mensagens supostamente fraudulentas: serviços de pagamento (32%), mídias sociais (40%) e logística (44%) Bancário Saúde ISP/Telecom Logística Serviços de Pagamento Setor Público Varejo / Games / ecommerce Social Media Tecnologia Viagens Total Relatório de Inteligência DMARC 2015 pág 7 Compartilhe:

8 DMARC em Ação: Benefícios vistos pelos Early Adopters Implementar o DMARC é como se um proprietário colocasse uma placa anunciando que sua propriedade tem alarme de segurança, dizendo aos ladrões para escolher outro alvo. Mensagens suspeitas 1,250,000 1,000,000 Fonte: Cliente Return Path (Empresa de Serviços Financeiros) Conforme mostra o gráfico, uma empresa de serviços financeiros dos EUA, uma vez 750,000 Implantação do Bloqueio DMARC que eles implementaram DMARC, 500,000 ataques baseados em domínio contra a sua marca reduziram a zero. O 250,000 DMARC não só ajuda a evitar phishing e falsificação de s de para atingir 0 Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov os clientes, como pode desencorajar fraudadores de tentar explorar a marca 2014 protegida por DMARC. No caso da Receita Federal do Reino Unido (HMRC - HM Revenue & Customs), o DMARC vem contribuindo muito para os resultados obtidos, permitindo o monitoramento detalhado de fluxos de correio utilizando seus domínios ativos e registrados defensivamente, ajudando-os a reduzir o malicioso direcionado aos contribuintes do Reino Unido que fingem ser do HMRC. Simplificando, o padrão DMARC funciona. Em uma abordagem mista para combater a fraude por , o DMARC representa a base de controles técnicos que os remetentes corporativos podem implementar imediatamente para reconstruir a confiança e retomar o canal de para marcas e consumidores legítimos. Edward Tucker, Head of Cyber Security Her Majesty s Revenue & Customs. Relatório de Inteligência DMARC 2015 pág 8 Compartilhe:

9 Adoção Global do DMARC - Provedores Enquanto as taxas de adoção do DMARC entre as marcas e os remetentes de variam muito por vertical e região, a taxa de adoção entre os receptores de (ISPs) aumentou dramaticamente ao longo dos últimos dois anos. Em janeiro de 2013, apenas seis provedores de tinham adotado DMARC, ainda que alguns dos maiores provedores do mundo. Em dezembro de 2014, o número aumentou para 142 protegendo cerca de 2.43 bilhões de caixas de entrada em todo o mundo. Desde o lançamento com Yahoo!, Google, Microsoft, AOL e Comcast, o DMARC adicionou uma série de outros domínios do setor público e privado. Estes receptores levaram o phishing e spoofing a sério e agiram para ajudar remetentes a evitar isso. Número de provedores no mundo adotando DMARC Source: Return Path Trusted Cooperative Network - February Q1 13 Q2 13 Q3 13 Q4 13 Q1 14 Q2 14 Q3 14 Q4 14 Relatório de Inteligência DMARC 2015 pág 9 Compartilhe:

10 Cobertura Regional Embora a adoção global de DMARC pelos provedores esteja trilhando o caminho certo, o percentual de caixas de entrada dos consumidores protegidos por DMARC por país não é necessariamente o que se poderia 90% Hong Kong 90% Rússia 85% EUA prever. Hong Kong e Rússia lideram o mundo em caixas de entrada protegidas pelo DMARC com cobertura de 90%, seguidos por Estados Unidos com 85%, e então a Turquia com 79%. 79% 75% 75% A Alemanha tem o menor percentual de caixas Turquia Reino Unido Brasil de entrada protegidas (30%), com a Espanha e França empatadas com a segunda taxa mais baixa (50%), No entanto, com alguns grandes ISPs regionais já engajados na implementação do DMARC, esperamos que estas taxas de adoção aumentem significativamente nos próximos 2 trimestres. 75% Cingapura 75% Itália 65% Austrália 30% 50% 50% França Espanha Alemanha Fonte: Return Path Trusted Cooperative Network Fevereiro 2015 Relatório de Inteligência DMARC 2015 pág 10 Compartilhe:

11 Conclusão Nos últimos três anos, a adoção do DMARC tem feito grandes progressos, tanto do lado de remetentes quanto de provedores. Entre a maioria dos setores da indústria, os early adopters - e maiores marcas - claramente seguiram os passos certos e alguns já estão colhendo os benefícios da proteção avançada contra a fraude por e abuso de marca. Para o segundo nível de empresas, porém, há uma cauda longa notável de retardatários na adoção que têm ainda de assumir uma postura pró-ativa contra as ameaças do . Pode ser que haja um incentivo adicional no horizonte: alguns provedores de sugeriram que a autenticação DMARC poderia tornar-se parte de sua tomada de decisão de entrega em caixa de entrada no futuro. Remetentes cujas mensagens falharem na autenticação DMARC poderiam ver mais de seus s entregues na pasta de spam ou mesmo bloqueados. Mesmo sem essa ameaça, cabe aos remetentes proteger as pessoas de serem vítimas de fraudadores que usam sua marca indevidamente. Para aqueles que já estão caminho para o DMARC, um pouco de trabalho ainda é necessário para mover a curva de adoção de políticas de quarentena para rejeição, Indicando que ao mesmo tempo que o DMARC é percebido como valioso, a sua implementação completa na prática ainda é um desafio. Remetentes precisam estar muito familiarizados com o estado de suas operações de e confortáveis para a analisar e reagir aos dados do DMARC provenientes dos ISPs, a fim de evoluir a curva de adoção. As manchetes recentes estão servindo como um lembrete implacável do custo de spoofing e ataques de phishing para as marcas e seus clientes. A pergunta a todas as empresas conceituadas já não é mais Devemos implementar DMARC?, mas sim Vamos nos responsabilizar por não implementar Relatório de Inteligência DMARC 2015 pág 11 Compartilhe:

12 Metodologia A Return Path realizou este estudo com uma amostra representativa de mais de empresas globais de 31 países a partir dos seguintes índices: Fortune 500, Inc DJIA, NASDAQ, S&P, FTSE, andforbes 2014 Top 100 Most Recognizable Brands. Dados da adoção do DMARC foram extraídos em fevereiro de 2015.As porcentagens podem não somar 100 devido a arredondamentos. Sobre a Return Path Nossos dados ajudam marcas líderes mundiais a manterem-se conectadas com seus consumidores. Analisamos um grande volume de dados de para que profissionais de Marketing possam se manter conectados às suas audiências, fortalecendo o engajamento de seus consumidores e protegendo suas marcas contra fraude. Nossas soluções ajudam provedores de em todo o mundo a oferecer uma melhor experiência a seus usuários e construir confiança no , garantindo que somente mensagens desejadas cheguem à caixa de entrada, enquanto spam e abusos não cheguem. Consumidores usam a tecnologia da Return Path para gerenciar suas caixas de entrada e fazer o funcionar melhor para eles Entre em contato conosco: EUA (matriz) rpinfo@returnpath.com Brasil rpinfo-brazil@returnpath.com França rpinfo-france@returnpath.com Reino Unido rpinfo-uk@returnpath.com Austrália rpinfo-australia@returnpath.com Canadá rpinfo-canada@returnpath.com Alemanha rpinfo-germany@returnpath.com br.returnpath.com

Relatório de Benchmark Sender Score 2014

Relatório de Benchmark Sender Score 2014 Relatório de Benchmark Sender Score 2014 SENDER SCORE: POR QUE A REPUTAÇÃO É IMPORTANTE NO EMAIL MARKETING 55 SCORE Cada remetente de email tem uma reputação, ou Sender Score. O Sender Score é um proxy

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

Introdução do Jornalismo Móvel

Introdução do Jornalismo Móvel Introdução do Jornalismo Móvel Semana 1: Visão geral das plataformas móveis, tendências e futuro Instrutor Técnico Móvel: Will Sullivan Instrutora Brasileira: Lorena Tárcia http://visual.ly/reaching-50-million-users

Leia mais

The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil. Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil

The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil. Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil etailbrazil.com 2014 O mercado está se ajustando a uma realidade multi-canal não excludente,

Leia mais

Mais de 40% do spam tem como objectivo roubar informação pessoal, incluindo dados financeiros

Mais de 40% do spam tem como objectivo roubar informação pessoal, incluindo dados financeiros Mais de 40% do spam tem como objectivo roubar informação pessoal, incluindo dados financeiros Lisboa, 21 de Agosto de 2013 As notificações de falha de entrega de e-mails são novo isco de spam O volume

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO PARA SEGURANÇA CIBERNÉTICA: COMO O COMPORTAMENTO ON-LINE COLOCA OS CONSUMIDORES EM RISCO

CONSCIENTIZAÇÃO PARA SEGURANÇA CIBERNÉTICA: COMO O COMPORTAMENTO ON-LINE COLOCA OS CONSUMIDORES EM RISCO CONSCIENTIZAÇÃO PARA SEGURANÇA CIBERNÉTICA: COMO O COMPORTAMENTO ON-LINE COLOCA OS CONSUMIDORES EM RISCO Outubro de 2013 Outubro marca o lançamento do mês de conscientização para segurança cibernética

Leia mais

Resolvendo Problemas de Métricas de Email. Compartilhe!

Resolvendo Problemas de Métricas de Email. Compartilhe! Resolvendo problemas de Métricas de Email pag.: 1 Resolvendo problemas de Métricas de Email Escrito por Bonnie Malone Com mais de 14 anos de experiência em Marketing e Merchandising, Bonnie gerenciou empresas

Leia mais

Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Índice de Informações Digitais

Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Índice de Informações Digitais Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Visão geral A mais recente Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação 2012 da Symantec de 2012 revela o primeiro e apresenta um panorama das informações de

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

PROTEJA SEUS NEGÓCIOS NÃO IMPORTA ONDE LEVEM VOCÊ. Protection Service for Business

PROTEJA SEUS NEGÓCIOS NÃO IMPORTA ONDE LEVEM VOCÊ. Protection Service for Business PROTEJA SEUS NEGÓCIOS NÃO IMPORTA ONDE LEVEM VOCÊ Protection Service for Business ESTE É UM MUNDO MÓVEL Hoje, utilizamos mais dispositivos conectados do que em qualquer momento do passado. Escolher quando,

Leia mais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais O núcleo de inteligência em redes sociais Há cinco anos, a DP6, consultoria de marketing digital com foco em inteligência e performance

Leia mais

COMUNICADO DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA COMUNICADO DE IMPRENSA Marketing digital, novo veículo para o spam Para uma onda de spam de conteúdo pornográfico, com mais de 5.000 bots activos, foram criados 250 novos bots por dia. Para algumas campanhas,

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA SEGURANÇA CIBERNÉTICA Fevereiro/2015 SOBRE A PESQUISA Esta pesquisa tem como objetivo entender o nível de maturidade em que as indústrias paulistas se encontram em relação

Leia mais

COMUNICADO DE IMIMPRENSA

COMUNICADO DE IMIMPRENSA COMUNICADO DE IMIMPRENSA RELATÓRIO ANUAL DE SPAM 2012 Spam caiu 8,2% em 2012, atingindo o nível mais baixo dos últimos 5 anos As categorias tradicionais de spam estão a migrar para as redes sociais. Alguns

Leia mais

Entregabilidade Relatório de Benchmark 2014

Entregabilidade Relatório de Benchmark 2014 Entregabilidade Relatório de Benchmark 2014 Você pode pensar que, depois de tantos anos aprendendo sobre email, chegar à caixa de entrada está ficando mais fácil para os profissionais de Marketing. Não

Leia mais

2011 012 Pta e t s e o qui f Mo sa s b o i b lre Sur e a Sivte uyação da Mobilidade

2011 012 Pta e t s e o qui f Mo sa s b o i b lre Sur e a Sivte uyação da Mobilidade 2012 2011 Pesquisa State of Mobile sobre a Survey Situação da Mobilidade Resultados do Brasil Copyright 2012 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. Symantec, o logo Symantec e o logo Checkmark

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

AGILIDADE ORGANIZACIONAL

AGILIDADE ORGANIZACIONAL PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO AGILIDADE ORGANIZACIONAL Destaques do Estudo O lento crescimento econômico e as prioridades mutantes do mercado global criaram um ambiente de negócios complexo

Leia mais

NÃO DEIXE A FRAUDE ON-LINE ATRAPALHAR SEUS NEGÓCIOS SIMPLIFIQUE

NÃO DEIXE A FRAUDE ON-LINE ATRAPALHAR SEUS NEGÓCIOS SIMPLIFIQUE NÃO DEIXE A FRAUDE ON-LINE ATRAPALHAR SEUS NEGÓCIOS SIMPLIFIQUE A GESTÃO DE PAGAMENTO WWW.CYBERSOURCE.COM BRASIL@CYBERSOURCE.COM COMO SER MAIS EFICIENTE, RÁPIDO E SEGURO PARA QUE OS CLIENTES PREFIRAM COMPRAR

Leia mais

Soluções de Output LRS

Soluções de Output LRS Soluções de Output LRS Enormes economias de custo estão aguardando L O G O A B A I X O D A S U P E R F Í C I E Organizações de todos os tamanhos enfrentam um desafio singular: reduzir dramaticamente os

Leia mais

Relatório sobre Segurança da Informação nas Empresas RESULTADOS DA AMÉRICA LATINA

Relatório sobre Segurança da Informação nas Empresas RESULTADOS DA AMÉRICA LATINA 2011 Relatório sobre Segurança da Informação nas Empresas RESULTADOS DA AMÉRICA LATINA SUMÁRIO Introdução... 4 Metodologia... 6 Resultado 1: Cibersegurança é importante para os negócios... 8 Resultado

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas.

7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas. 7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas. Neste Guia, vamos mostrar algumas dicas para que a implantação da tendência BYOD nas empresas

Leia mais

Exportação de Serviços

Exportação de Serviços Exportação de Serviços 1. Ementa O objetivo deste trabalho é dar uma maior visibilidade do setor a partir da apresentação de algumas informações sobre o comércio exterior de serviços brasileiro. 2. Introdução

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Gnatus inova e simplifica gestão com SAP Business Suite powered by SAP HANA

Gnatus inova e simplifica gestão com SAP Business Suite powered by SAP HANA Gnatus inova e simplifica gestão com SAP Business Suite powered by SAP HANA A Gnatus é uma importante fabricante de equipamentos odontológicos e precisava sustentar seu crescimento em um ambiente de alta

Leia mais

Programa de Email Win-Back: Todo mundo recomenda, mas será que funciona mesmo?

Programa de Email Win-Back: Todo mundo recomenda, mas será que funciona mesmo? Programa de Email Win-Back: 1 Todo mundo recomenda, mas será que funciona mesmo? Programa de Email Win-Back: Todo mundo recomenda, mas será que funciona mesmo? Sim, mas não da maneira que você imagina

Leia mais

Pesquisa Profissionais de Ecommerce

Pesquisa Profissionais de Ecommerce Pesquisa Profissionais de Ecommerce Agosto de 2011 http://www.ecommerceschool.com.br Introdução O crescimento do comércio eletrônico brasileiro é feito com tecnologia e pessoas. Por trás desse crescimento

Leia mais

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e Demanda NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Paulo Viola paulo.viola@neogrid.com Introdução Tema: Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015.

Redes Sociais. Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. Redes Sociais Engajamento do Cliente Porque devo investir um tempo do meu dia em minhas redes sociais. Redes Sociais 2015. REDES SOCIAIS Criar uma presença online é um passo obrigatório para qualquer negócio

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO.

NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO. NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO. Muitas empresas brasileiras estão interessadas nas vantagens proporcionadas pela computação em nuvem, como flexibilidade, agilidade e escalabilidade,

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise

Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise de Soluções SAP SAP Afaria, edição para nuvem Objetivos Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise 2013 SAP AG ou empresa afiliada da SAP. Investimentos

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

Roubo de dados e de dinheiro ou o bloqueio da infra-estrutura TI: os principais alvos dos ciberataques empresariais em 2013

Roubo de dados e de dinheiro ou o bloqueio da infra-estrutura TI: os principais alvos dos ciberataques empresariais em 2013 Roubo de dados e de dinheiro ou o bloqueio da infra-estrutura TI: os principais alvos dos ciberataques empresariais em 2013 RELATÓRIO CIBERAMEAÇAS B2B 2O13 Lisboa, 18 de Dezembro de 2013 O uso alargado

Leia mais

Webinar: Black Friday Brasil. Insights de inteligência competitiva para email marketing

Webinar: Black Friday Brasil. Insights de inteligência competitiva para email marketing Webinar: Black Friday Brasil Insights de inteligência competitiva para email marketing Boas-vindas! Eliane Iwasaki Marketing Manager Return Path Brasil Instruções Gerais Introdução Para habilitar o áudio:

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE AS TENDÊNCIAS DO ATAQUE DISTRIBUÍDO DE NEGAÇÃO DE SERVIÇO DA VERISIGN 1A EDIÇÃO - 1O TRIMESTRE DE 2014

RELATÓRIO SOBRE AS TENDÊNCIAS DO ATAQUE DISTRIBUÍDO DE NEGAÇÃO DE SERVIÇO DA VERISIGN 1A EDIÇÃO - 1O TRIMESTRE DE 2014 RELATÓRIO SOBRE AS TENDÊNCIAS DO ATAQUE DISTRIBUÍDO DE NEGAÇÃO DE SERVIÇO DA VERISIGN 1A EDIÇÃO - 1O TRIMESTRE DE 214 RESUMO EXECUTIVO Este relatório contém as observações e conhecimentos derivados de

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Superioridade do Linux sobre Windows no quesito segurança

Superioridade do Linux sobre Windows no quesito segurança OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (UNI 003) UFMG ICEX CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2º SEMESTRE 2010 Superioridade do Linux sobre Windows no quesito segurança Thiago de Freitas Faria Lucas

Leia mais

Marketplaces. Como usar o Moip em Marketplaces ou em aplicações com comissionamento

Marketplaces. Como usar o Moip em Marketplaces ou em aplicações com comissionamento Como usar o Moip em Marketplaces ou em aplicações com comissionamento Índice Como usar o Moip em seu Marketplace ou em aplicações em que utilizem comissionamento... 03 1 - Estrutura de uma transação...

Leia mais

Saúde e produtividade: um olhar sobre o cenário brasileiro. Cesar Lopes Líder de Saúde e Benefícios em Grupo, Towers Watson

Saúde e produtividade: um olhar sobre o cenário brasileiro. Cesar Lopes Líder de Saúde e Benefícios em Grupo, Towers Watson Saúde e produtividade: o valor de uma força de trabalho saudável para o sucesso nos negócios Saúde e produtividade: um olhar sobre o cenário brasileiro Cesar Lopes Líder de Saúde e Benefícios em Grupo,

Leia mais

Programa de Gestão Técnica de Contas

Programa de Gestão Técnica de Contas Programa de Gestão Técnica de Contas Para ajudar os clientes da D2L a maximizar seu investimento na plataforma Brightspace, oferecemos uma experiência de suporte avançada que ultrapassa os benefícios

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais

Crescer em Segurança. Desafios e Oportunidades

Crescer em Segurança. Desafios e Oportunidades e Oportunidades Arctel-CPLP Anatel Anatel, Brasília/Brasil, 9 de novembro de 2012 Qual é a nossa envolvente? Coletividade de empresas caraterizada por uma predominância de pequeno porte, sem planos de

Leia mais

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes.

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Por Palmira Santinni No Brasil, nos últimos anos, está ocorrendo um significativo aumento na criação de novas empresas e de optantes pelo

Leia mais

Confiança no crescimento em baixa

Confiança no crescimento em baixa 10Minutos 19ª Pesquisa Global com CEOs Setor de Engenharia e Construção Confiança no crescimento em baixa Destaques Março 2016 Destaques Com 65% das indicações, suborno e corrupção são consideradas as

Leia mais

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Destaques do Estudo As organizações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarão formas de se diferenciar. As organizações estão

Leia mais

7 motivos pelos quais as Redes Sociais Corporativas vão se consolidar na América Latina.

7 motivos pelos quais as Redes Sociais Corporativas vão se consolidar na América Latina. 7 motivos pelos quais as Redes Sociais Corporativas vão se consolidar na América Latina. Não é possível voltar atrás. As Redes Sociais Corporativas (RSC) chegaram à América Latina para ficar, e irão se

Leia mais

Resumo executivo. Metodologia. versus RESUMO EXECUTIVO DO EMC PRIVACY INDEX

Resumo executivo. Metodologia. versus RESUMO EXECUTIVO DO EMC PRIVACY INDEX Privacidade versus Conveniência Resumo executivo As manchetes sobre privacidade na Internet estão fomentando um debate sobre quanto de acesso governos e empresas devem ter a atividades, comunicações e

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

Technology and Security Risk Services. Novembro, 2003

Technology and Security Risk Services. Novembro, 2003 Technology and Security Risk Services Novembro, 2003 1. Por que escrevemos o livro? 2. Objetivo do livro 3. Conteúdo do livro 4. Dúvidas Acesso aos sites financeiros cresceu 199% em dois anos; Os sites

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Etapas da criação de uma campanha de email marketing

Etapas da criação de uma campanha de email marketing Etapas da criação de uma campanha de email marketing EMAIL MARKETING Como já vimos, e-mail marketing é o uso do e-mail como uma ferramenta de marketing direto, possibilitando que uma empresa ou marca atinja

Leia mais

UM MANIFESTO POR MUDANÇAS

UM MANIFESTO POR MUDANÇAS SEGURANÇA CIBERNÉTICA NO BRASIL UM MANIFESTO POR MUDANÇAS www.cyber-manifesto.org A crescente ameaça dos ataques cibernéticos 1 Quantos ataques cibernéticos o Brasil enfrentou durante a copa do mundo?

Leia mais

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA. E COM OS DIFERENCIAIS INOVAÇÃO E QUALIDADE. ISSO É EVERIS BPO. attitude makes the difference

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA. E COM OS DIFERENCIAIS INOVAÇÃO E QUALIDADE. ISSO É EVERIS BPO. attitude makes the difference EFICIÊNCIA E EFICÁCIA. E COM OS DIFERENCIAIS INOVAÇÃO E QUALIDADE. ISSO É EVERIS BPO. attitude makes the difference Consulting, IT & Outsourcing Professional Services everis BPO. Nossa razão de ser: Direcionamos

Leia mais

6 Quarta parte logística - Quarterização

6 Quarta parte logística - Quarterização 87 6 Conclusão A concorrência aumentou muito nos últimos anos e com isso os clientes estão recebendo produtos com melhor qualidade e um nível de serviço melhor. As empresas precisam, cada vez mais, melhorar

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Accenture Technology Vision 2015 Serviços Públicos para o Futuro. Visão geral das cinco tendências digitais para serviços públicos

Accenture Technology Vision 2015 Serviços Públicos para o Futuro. Visão geral das cinco tendências digitais para serviços públicos Accenture Technology Vision 2015 Serviços Públicos para o Futuro Visão geral das cinco tendências digitais para serviços públicos #techvision2015 INFOGRÁFICO O governo digital é fundamentado pela utilização

Leia mais

Inteligência Cibernética para Combater o Crime Cibernético. Copyright 2013 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

Inteligência Cibernética para Combater o Crime Cibernético. Copyright 2013 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Inteligência Cibernética para Combater o Crime Cibernético 1 2 Agenda Cenário de ameaças Introdução ao big data Inteligência cibernética Cenário de ameaças 1 OCULTO LENTO E SORRATEIRO 2 DESTINADO OBJETIVO

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso visitante on-line, você tem o direito de saber as práticas que

Leia mais

Pesquisa da Interactive Intelligence revela como o cliente avalia os serviços do contact center

Pesquisa da Interactive Intelligence revela como o cliente avalia os serviços do contact center Pesquisa da Interactive Intelligence revela como o cliente avalia os serviços do contact center Levantamento realizado em oito países incluindo o Brasil revela as principais satisfações e frustrações dos

Leia mais

O papel dominante da mobilidade no mercado de trabalho

O papel dominante da mobilidade no mercado de trabalho Um perfil personalizado de adoção da tecnologia comissionado pela Cisco Systems Fevereiro de 2012 Dinâmica de ganhos com as iniciativas de mobilidade corporativa Os trabalhadores estão cada vez mais remotos,

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Um White Paper da Websense Web Security Gateway: A Web 2.0 Protegida e Simplificada

Um White Paper da Websense Web Security Gateway: A Web 2.0 Protegida e Simplificada Um White Paper da Websense Web Security Gateway: A Web 2.0 Protegida e Simplificada Visão Geral do Mercado Embora o uso dos produtos da Web 2.0 esteja crescendo rapidamente, seu impacto integral sobre

Leia mais

IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014

IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014 IT SERVICES 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014 TEMA DA PALESTRA: Desafios da Gestão de TI no Mercado Jurídico PALESTRANTE:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital Julia Lopes - gerente de parcerias de canais Dados de e-commerce no Brasil dimensionando o mercado Faturamento do e-commerce

Leia mais

Introdução. A Internet de Todas as Coisas está pronta para gerar pelo menos US$ 613 bilhões em lucros empresariais mundiais no. ano de 2013.

Introdução. A Internet de Todas as Coisas está pronta para gerar pelo menos US$ 613 bilhões em lucros empresariais mundiais no. ano de 2013. Internet de Todas as Coisas (IoE). 10 principais descobertas da Pesquisa Índice de valor da IoE da Cisco com 7.500 responsáveis pela tomada de decisão em 12 países Joseph Bradley Jeff Loucks Andy Noronha

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB)

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB) A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação Maio de 2014 O novo comprador de tecnologia e a mentalidade de aquisição Existe hoje um novo comprador de tecnologia da informação Esse comprador

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Por Antonio Couto. Autor: Antonio Couto Enterprise Architect

Por Antonio Couto. Autor: Antonio Couto Enterprise Architect Cloud Computing e HP Converged Infrastructure Para fazer uso de uma private cloud, é necessário crescer em maturidade na direção de uma infraestrutura convergente. Por Antonio Couto O que é Cloud Computing?

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal de Brasília Data: 03/03/2011 Seção: Brasil Pág.: 17 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal Alô Brasília

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS Conectt i3 Portais Corporativos Há cinco anos, as empresas vêm apostando em Intranet. Hoje estão na terceira geração, a mais interativa de todas. Souvenir Zalla Revista

Leia mais

O CONSUMIDOR MOBILE. Uma visão global

O CONSUMIDOR MOBILE. Uma visão global O CONSUMIDOR MOBILE Uma visão global A PRÓXIMA POTÊNCIA EM MÍDIA Quando a primeira chamada foi realizada por um telefone móvel em 1973, o protótipo utilizado tinha bateria com duração de 30 minutos e levava

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Comunicado à Imprensa

Comunicado à Imprensa Industry 4.0 Página 1 de 6 Beckhoff na Hanover Messe: Hall 9 Stand F06 Indústria 4.0 Fórum: Controle baseado em PC como base tecnológica para aplicações em fabricas inteligentes Com o Indústria Integrada

Leia mais

2002 - Serviços para empresas

2002 - Serviços para empresas 2002 - Serviços para empresas Grupo Telefónica Data. Resultados Consolidados 1 (dados em milhões de euros) Janeiro - Dezembro 2002 2001 % Var. Receita por operações 1.731,4 1.849,7 (6,4) Trabalho para

Leia mais

Uma infraestrutura de TI inadequada é a causa de prejuízo de três em cada cinco organizações

Uma infraestrutura de TI inadequada é a causa de prejuízo de três em cada cinco organizações Hoje o ambiente de negócios está pronto para as oportunidades, mas corre muitos riscos. Essa dicotomia está se revelando no mundo da TI principalmente nas salas de reuniões como nunca havíamos visto antes.

Leia mais

Os Desafios da Segurança para Mobilidade

Os Desafios da Segurança para Mobilidade Os Desafios da Segurança para Mobilidade Antes de começarmos, observem alguns dados importantes 2 Uma pesquisa de usuários móveis mostra que um em cada três usuários perdem seus dispositivos móveis Aproximadamente

Leia mais

CELULARES FALSIFICADOS/ DE BAIXA QUALIDADE

CELULARES FALSIFICADOS/ DE BAIXA QUALIDADE CELULARES FALSIFICADOS/ DE BAIXA QUALIDADE UM GUIA DE RECURSOS PARA OS GOVERNOS 1 INTRODUÇÃO Tem havido uma proliferação nos últimos anos na fabricação, distribuição e venda de celulares no mercado negro

Leia mais

Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais

Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais Pesquisa conclui que o Brasil está entre os três países que mais compartilham conteúdo nas mídias sociais A informação faz parte de um estudo realizado pela Social@Ogilvy e SurveyMonkey. E destaca ainda:

Leia mais

Pesquisa Virtualização e Evolução para a Nuvem RESULTADOS BRASIL

Pesquisa Virtualização e Evolução para a Nuvem RESULTADOS BRASIL 2011 Pesquisa Virtualização e Evolução para a Nuvem RESULTADOS BRASIL ÍNDICE Evolução de TI... 4 Metodologia... 6 Foco... 8 Conclusão 1: As diferenças entre expectativas e realidade revelam a evolução

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A EVOLUÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO Adaptando-se às Novas e Avançadas Tecnologias de Comunicações

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A EVOLUÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO Adaptando-se às Novas e Avançadas Tecnologias de Comunicações O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A EVOLUÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO Adaptando-se às Novas e Avançadas Tecnologias de Comunicações Sua força de trabalho, clientes, parceiros e fornecedores estão distribuídos

Leia mais

IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Rio de Janeiro -RJ 13/02/2014

IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Rio de Janeiro -RJ 13/02/2014 IT SERVICES 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia LOCAL: Rio de Janeiro -RJ 13/02/2014 TEMA DA PALESTRA: Desafios da Gestão de TI no Mercado Jurídico

Leia mais

Firewalls. Firewalls

Firewalls. Firewalls Firewalls Firewalls Paredes Corta-Fogo Regula o Fluxo de Tráfego entre as redes Pacote1 INTERNET Pacote2 INTERNET Pacote3 Firewalls Firewalls Barreira de Comunicação entre duas redes Host, roteador, PC

Leia mais

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing?

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? edição 06 Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? COMO CRIAR PROMOTORES DA MARCA COM E-MAIL MARKETING? Não são poucas as pessoas e empresas que já praticamente declararam

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais